Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa sobe e dólar cai em dia de Dilma no Senado

Fala da petista na etapa final do processo que pode cassar seu mandato atraiu a atenção dos investidores, assim como o avanço das Bolsas dos EUA

Os investidores passaram a segunda-feira atentos à fala da presidente afastada Dilma Rousseff, que foi ao Senado se defender em seu processo de impeachment. O Ibovespa, principal índice da Bovespa, fechou em alta de 1,55%, a 58.610 pontos. O dólar, por sua vez, recuou 1,21%, a 3,23 reais na venda, após bater 3,29 reais na máxima do dia e 3,22 reais na mínima.

A fala da petista é a última etapa do processo de impeachment antes da votação no Senado que pode cassar o mandato da presidente. Mas o mercado financeiro também foi influenciado pelo avanço das Bolsas americanas.

Leia mais:
Emoção, tortura e preconceito: 7 momentos do discurso de Dilma
Leia a íntegra do pronunciamento de Dilma ao Senado

Houve uma melhora no humor na última hora depois da divulgação de dados sobre gastos e renda dos consumidores nos EUA. Eentre junho e julho, os gastos subiram 0,3% e a renda avançou 0,4%, confirmando as expectativas dos analistas. Os números de junho, por sua vez, foram ligeiramente revisados para cima.

Os dados mostram que a recuperação dos EUA continua em andamento, o que favorece investimentos em ações, e ao mesmo tempo, podem ajudar a fortalecer o argumento a favor de uma nova alta de juros pelo Federal Reserve (o banco central americano), o que tende a impulsionar o dólar.

(Com Estadão Conteúdo)