Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Mercado fecha em alta com Grécia e decisão do BCE

(Texto atualizado com mais informações após o fechamento oficial)

NOVA YORK, 3 de novembro (Reuters) – Os principais índices do mercado acionário norte-americano subiram pelo segundo dia seguido nesta quinta-feira. A alta foi alcançada devido ao recuo da Grécia em realizar referendo sobre pacote de ajuda financeira que ameaçou a participação do país na zona do euro.

O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, avançou 1,76 por cento, para 12.044 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq teve valorização de 2,20 por cento, para 2.697 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 registrou alta de 1,88 por cento, para 1.261 pontos.

O Banco Central Europeu surpreendeu investidores mais cedo ao cortar a taxa básica de juros em 0,25 ponto, para 1,25 por cento. A avaliação é que a autoridade monetária sinalizou uma abordagem mais agressiva para enfrentar o fraco crescimento na região.

O primeiro-ministro grego George Papandreou desistiu de realizar um plebiscito sobre o pacote de ajuda financeira da União Européia. O referendo poderia ter impedido o acordo feito na semana passada. O financiamento tem como objetivo reduzir a dívida grega e amparar os bancos europeus. Os investidorestemem uma moratória da Grécia, o que poderia provocar outra crise financeira com possibilidades de se espalhar para além da Europa.

“Há um foco extraordinário sobre a Grécia, o dinheiro em rápida circulação no mercado está interpretando as notícias sobre a Europa”, disse Eric Kuby, chefe de investimentos da North Star Investment Management, em Chicago.

“Um ou dois meses atrás, as pessoas pensavam que haveria uma crise maior, com mais contágio. Não aconteceu, então elas estão tentando investir mais em ações, se voltando novamente para o risco”.

O setor de energia teve o melhor desempenho nesta quinta-feira. A performance do mercado acionário tem se mostrado altamente relacionado aos movimentos do euro, que ganhou força ao longo do dia com notícias positivas sobre a Europa.