Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vencedor do Oscar estrela campanha contra matança de índios no Brasil

Colin Firth, de 'O Discurso do Rei', pedirá ao governo brasileiro que tome medidas para proteger a tribo dos Awás, da Amazônia

O ator inglês Colin Firth, vencedor do Oscar em 2011 por sua atuação em O Discurso do Rei, vai pedir ao governo brasileiro que tome medidas urgentes para proteger a tribo dos Awás, na Amazônia. A informação foi divulgada em reportagem do jornal britânico The Observer, publicada no domingo. Firth fará o apelo em um vídeo da ONG Survival International, que tem sede em Londres.

De acordo com a ONG, a tribo Awá tem 335 sobreviventes, dos quais 100 permanecem sem contato com o mundo de fora da floresta. É também uma das únicas duas tribos nômades restantes na Amazônia, que ainda vivem da caça e dos alimentos que coletam da selva. Devido à ação violenta de fazendeiros e madeireiros na região, a ONG considera que os Awás sejam a tribo mais ameaçada de extinção no planeta.

Na internet, a reportagem exibe parte de um vídeo feito por uma equipe da FUNAI que mostra um carregamento ilegal de madeira próximo à área de proteção dos índios. A campanha estrelada por Firth vai ser lançada nesta quarta-feira.