Tráfico usa roupa especial para se esconder nas matas

Bandidos de São Gonçalo compraram vários 'Ghillie Suits' para enfrentar a polícia na floresta da região do Salgueiro

O Complexo de favelas do Salgueiro, em São Gonçalo, tornou-se uma das principais bases do Comando Vermelho depois da implantação do projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Enquanto o Estado tentava ocupar territórios na capital fluminense no início da década, o crime migrava e se fortalecia na região metropolitana. Hoje, o local é uma espécie de bunker do tráfico e esconderijo preferido de alguns dos mais procurados criminosos do Rio de Janeiro. Foi lá que, no último dia 26, o traficante Nicolas Labre Pereira de Jesus, o Fat Family, foi morto pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Agora, fotos apreendidas pela polícia dão uma dimensão do tamanho do problema. Com uma vasta área de mata, a quadrilha se camufla vestindo roupas especiais para se esconder e emboscar a polícia em ações de combate ao tráfico.

LEIA TAMBÉM:
Polícia Civil mata o traficante Fat Family 
Traficante Fat Family vivia escondido na mata

A roupa é conhecida como Traje Ghillie (Ghillie Suit, em inglês), idealizado por escoceses no início do século passado e muito utilizado por caçadores e atiradores de elite (snipers), com o objetivo de se misturar ao ambiente. “É um pouco dessa tática de guerrilha adotada pelos criminosos, para fazerem emboscadas sem serem vistos na mata”, afirma o delegado Fabrício Pereira, que comandou a ação que resultou na morte de Fat Family.

A novidade é fácil de ser adquirida. Numa simples busca no Google há ofertas de todos os tipos desses modelos, com preços variando entre 220 e 600 reais para modelos mais sofisticados. O traje é muito usado por jogadores de paintball. Há sites, inclusive, que ensinam a fazer a roupa em dez passos.

Em uma das fotos obtidas pela polícia, cinco traficantes (pés de chinelo, literalmente) exibem as roupas cobertas de folhas e um armamento pesado. São pelo menos cinco fuzis, sendo um deles com luneta para tiros de precisão. Em outra imagem um traficante faz um close na roupa e no seu fuzil FAL 7.62, pintado com o nome Salgueiro. Em meio à mata, fica difícil até de perceber que é um homem em pé na cena.

Em junho, numa operação do Comando de Operações Especiais (COE), agentes do Bope já haviam apreendido algumas dessas roupas camufladas utilizadas pelos criminosos.

Bandido com a roupa e o fuzil FAL com a inscrição Salgueiro

Bandido com a roupa e o fuzil FAL com a inscrição Salgueiro (Reprodução)

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fábio Luís Inaimo

    E as FARC depuseram as armas na Colômbia e se arrumaram por aqui, e com vista pro mar, ta pensando oque!?

    Curtir

  2. Francisco Lemos

    isso tudo so existe porque alguem compra. Se nao houvesse mercado eles estariam vendendo agua mineral.

    Curtir

  3. Fábio Luís Inaimo

    Vamos fazer que nem nas filipinas então, vamos prender ou matar os viciados, é assim que se acaba com o trafico!?

    Curtir

  4. Fábio Luís Inaimo

    Isso é resultado de um estado aliado a narcotraficantes como Venezuela e Bolívia, não duvido se estes individuo fizeram pós graduação nas FARC!

    Curtir

  5. Gostaria que essa noticia fosse mas além, e interroga-se o porque das autoridades não tomarem providências sobre o fato…quando e como eles as autoridades vão combater e levar a justiça esses bandidos que faz de um bairro inteiro seus reféns…Ir nessas comunidades e ver o dia dia de medo aonde até a cidade imprensa é proibida de entrar para registrar as atrocidades cometidas nesses locais…Um Brasil mudo e surdo…que fecha os olhos e não acompanha nunca o resultado do que foi denunciado…Não levando a nenhum resultado concreto:”O jornal de hoje embrulha o peixe de amanhã”

    Curtir

  6. Leitura térmica e morrerão feito moscas!

    Curtir

  7. Argemiro Miro Silveira

    Mas as chinelas são As Baianas….rsss

    Curtir

  8. Enquanto isso, o que fazem nossas forças armadas?

    Curtir

  9. Amorim Leandro Amorim

    Antao, deve ser por isso que vc escolheu um nome digestivo e de acordo com teu cérebro, vá ler em um livro com o nome de CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL em seus artigos sobre o uso e destinação das Forças Armadas ok.

    Curtir