Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo presidente da OAB-SP toma posse nesta quarta-feira

Marcos da Costa entra no lugar de Luiz Flávio Borges D'Urso, que ocupou o cargo por três gestões seguidas, desde 2004

Toma posse nesta quarta-feira o novo presidente da secção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Marcos da Costa, para o triênio 2013/2015. Costa entra no lugar de Luiz Flávio Borges D’Urso, que ocupou o cargo por três gestões seguidas – ele estava no comando da entidade desde 2004. Na solenidade, a partir das 17 horas, também serão empossados os integrantes da diretoria da OAB-SP e do Conselho Seccional de São Paulo.

Para o novo presidente, um dos desafios da advocacia no seu período de mandato é a informatização da Justiça estadual, onde tramitam 21 milhões de processos. De acordo com nota da entidade, Costa também pretende encaminhar à Assembleia Legislativa de São Paulo proposta para criar um Conselho Estadual de Justiça, nos moldes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Costa quer construir, de forma emergencial, fóruns como os da Lapa, na capital, e Guarulhos, na Grande São Paulo, para dar lugar a fóruns hoje instalados em prédios totalmente saturados. A defesa das prerrogativas profissionais, a melhoria das condições do convênio de assistência judiciária e a luta contra projetos de lei que tentam acabar com o Exame de Ordem são outras questões prioritárias para o novo presidente, que foi eleito em 29 de novembro com 59.770 votos.

(Com Estadão Conteúdo)