Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ibope: Garotinho, Crivella e Pezão estão em empate técnico

Disputa pelo governo do Rio segue acirrada

Pesquisa feita pelo Ibope divulgada nesta quarta-feira pela TV Globo mostra que a disputa pelo governo do Rio de Janeiro continua acirrada. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Anthony Garotinho (PR), Marcelo Crivella (PRB) e Luiz Fernando Pezão (PMDB) estão tecnicamente empatados.

De acordo com o instituto, Anthony Garotinho (PR) possui 21% dos votos, Marcelo Crivella (PRB) marca 16%, e atual governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), tem 15%. Lindbergh Farias (PT) contabiliza 11%.

Esta foi a primeira pesquisa feita pelo Ibope após o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento foi feito entre os dias 26 e 28 de julho, com 1.204 eleitores, em 37 cidades e registrado no TSE com o número RJ-00011/2014.

Na última pesquisa do Ibope, feita entre 7 e 11 de junho, os três candidatos também estavam tecnicamente empatados. O deputado federal Anthony Garotinho (PR) aparecia com 18% dos votos, seguido pelo senador Marcelo Crivella (PRB), com 16%. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) tinha 13% da preferência, enquanto o senador Lindbergh Farias (PT) possuía 11%. A margem de erro do levantamento era de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Rejeição – Garotinho possui o maior percentual de rejeição entre o eleitorado: 44% afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. Lindbergh e Pezão possuem 17% de rejeição, e Crivella marca 15%, o que deixa os três tecnicamente empatados.

Aprovação – O instituto também perguntou aos eleitores se eles aprovam o governo Pezão. A resposta de 45% dos entrevistados foi que desaprovam o modo Pezão administra o governo, enquanto 36% aprovam. Também foi indagado como os eleitores avaliam o governo: 40% disseram que o consideram “regular”, 14% o consideram “ruim”, e 17%, péssima. Apenas 2% consideram a administração “ótima”, e 16%, boa.

Senado – O Ibope também pesquisou a situação dos candidatos ao Senado pelo Rio de Janeiro. Romário (PSB) aparece com 24% das intenções de voto, seguido por Cesar Maia (DEM), com 17%.

Leia também:

Datafolha: Garotinho e Crivella empatam em 24%