Herman a Gilmar: ‘TSE cassa aqueles que vão contra a democracia’

Em aparte à fala do relator, presidente da corte pregou moderação com 'intervenção indevida no processo democrático'

Os ministros Herman Benjamin e Gilmar Mendes travaram um embate nesta terça-feira durante o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode levar à cassação da chapa Dilma Rousseff e Michel Temer. A sessão foi suspensa pouco depois das 22h e será retomada às 9h desta quarta.

Presidente da corte, Gilmar fez um aparte durante as considerações iniciais do relator da ação, Herman Benjamin, e destacou a importância de um processo que pode derrubar o governante do país. “Temos uma situação singular, que não é comezinha, que é a impugnação de uma chapa presidencial”, afirmou. Para comparar, Gilmar citou “parlamentares, vereadores e prefeitos” que perdem o mandato e, em tom de crítica, afirmou que o TSE estaria “cassando mais do que a ditadura”. Por fim, o presidente da corte disse que o processo é um aprendizado e que “mais importante que o resultado do julgamento” é conhecer como funcionam as campanhas presidenciais.

Ao retomar a palavra, Herman respondeu para o colega: “As ditaduras cassavam e cassam quem defende a democracia. O TSE cassa aqueles que vão contra a democracia. É uma enorme diferença”. Gilmar, então, retrucou. “De qualquer forma, nós temos que ser moderados”, disse. “Essa é uma intervenção indevida no processo democrático eleitoral e nós temos que ser muito cuidadosos com isso.” Herman concordou e acrescentou que a “soberania do voto popular” deve ser protegida também de infrações.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Rodrigo Santos

    a “soberania do voto popular” deve ser protegida também de infrações.

    a “soberania do voto popular” deve ser protegida também de infrações.

    a “soberania do voto popular” deve ser protegida também de infrações.

    “A soberania do voto popular” deve ser protegida também de infrações.

    a “soberania do voto popular” deve ser protegida também de infrações.” Toma essa senhor Gilmar e vá aprender a ser honesto.

    Curtir

  2. …“mais importante que o resultado do julgamento” é conhecer como funcionam as campanhas presidenciais. Misericórdia! Fechem os tribunais. Esse juizeco vai se dar mal. Por sorte temos um juiz (BH)de verdade lá dentro.

    Curtir

  3. Esse juizeco só esta com medo de ser levado pela bola de neve. E será!!!! Questao de tempo.

    Curtir

  4. Cético, muito cético

    Nitidamente Gilmar está defendendo o amigo Temer. E sua atitude contra a Lava Jato mostra que ele tem medo. Deve ter o que esconder. Acho que já amadurecemos o suficiente para perceber que a economia vai continuar progredindo mesmo se Temer cair, exceto claro de o PT voltar. Aí será o caos, de novo.

    Curtir

  5. Paulo Sergio Barci

    Ministro Gilmar Mendes, boca fechada não entra mosquito! Aliás, quando é que o senhor se aposenta e nos deixa em paz?

    Curtir

  6. Soraia Alencar

    Esse ministro Gilmar Mendes é a treva!😈😈😈😈😈😈😈😈

    Curtir

  7. Fábio Luís Inaimo

    Andaram com esse processo depois de 3 anos só porque interessa aos Petralhas voltar ao poder !!

    Curtir

  8. Paulo Cesar Rodrigues

    Parabéns Sr. Herman. O TSE cassa aqueles que vão contra a democracia. E assim preserva a própria democracia dos desmandos daqueles que fazem uso de dinheiro ilícito nas campanhas.

    Curtir

  9. Isso eu gostaria de ver…Manda esse #bodevelho logo para o #aprisco dele, de preferência que vá no saltinho… ◠🐐◠ 🐐◠🐐◠ 🐐 , já passou da hora…affffff

    Curtir

  10. Roberto Ferro

    Democracia ? kkkkkkkk

    Curtir