Gilmar elogia pacote anticorrupção aprovado pela Câmara

Ministro do STF participou de sessão no Senado ao lado de Sergio Moro. Juiz federal criticou duramente 'emenda da meia-noite' aprovada por deputados

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou nesta quinta-feira no Senado o papel dos deputados na aprovação do pacote anticorrupção, na madrugada de ontem. Gilmar avaliou que a Câmara “andou bem” ao retirar do projeto itens que tratam de habeas corpus e aceitação de provas ilícitas. O juiz federal Sergio Moro, que também participou da sessão na Casa, fez duras críticas à aprovação da emenda do abuso de autoridade por juízes, procuradores e promotores.

“A Câmara fez bem em rejeitar a questão do habeas corpus. Nesse ponto, a Câmara andou bem em rejeitar habeas corpus, a prova ilícita. Se esse projeto tivesse sido aprovado, isso acabava com o habeas corpus como o conhecemos”, disse Gilmar.

Ele também menosprezou o apoio popular que o pacote das dez medidas anticorrupção, apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF), recebeu, reunindo mais de dois milhões de assinaturas. “Duvido que esses dois milhões de pessoas tivessem consciência disso, ou de provas ilícitas, lá no Viaduto do Chá (SP). Não vamos canonizar iniciativas populares”, ironizou.

O ministro ainda criticou o vazamento de gravações por autoridades. Em março, foram vazadas na imprensa gravações autorizadas por Moro entre a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. “Há vazamentos, e é preciso dar nome pelo nome (que é)”, provocou Gilmar.

‘Emendas da meia-noite’

Também na sessão de hoje no Senado, Sergio Moro disse ter “severas críticas” à decisão da Câmara dos Deputados de aprovar dispositivo que prevê a responsabilização de juízes e membros do Ministério Público, e afirmou que a aprovação pelo Congresso de uma nova lei de abuso de autoridade pode passar mensagem errada à sociedade no momento em que são investigados diversos casos de corrupção pelo país.

“Emendas da meia-noite, que não permitem uma avaliação por parte da sociedade, que não permitem um debate mais aprofundado por parte do Parlamento, não são apropriadas tratando de temas tão sensíveis”, disse Moro ao comentar o projeto aprovado pelos deputados.

(com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Carlos Marques

    O que foi aprovado, Veja, foi um pacote pró-corrupção. Já Gilmar Mendes… é uma boa pessoa, mas fica extremamente enciumado quando o Juiz Moro está presente! Acha que “não lhe dão atenção”, amarra a cara, faz beicinho…Às vezes, até faz escândalo….Um problema!!

    Curtir

  2. Gentil Santana

    Gilmar de Adamantino boa pessoa? So se for para os corruptos do pmdb e psdb. Para nós e um embuste.

    Curtir

  3. Jorge Afonso

    Esse Gilmar Mendes é um incentivador da anarco tirania pela qual vive o país. Anos atrás, proibiu o uso de algemas em criminosos do colarinho branco. Só faz cafajestada!!

    Curtir

  4. O Gilmar tem o mesmo defeito que outros participantes do STF: ele é pedante, arrogante e orgulhoso, se acha mais de que os outros e para ele também, ‘o povo é apenas um detalhe’. Ele exige respeito, processou até a Monica Lozzi, mas desrespeita ele mesmo o povo. Pelo menos, essa é a minha percepção.

    Curtir

  5. Rachel de Lima Reis

    CALA A BOCA GILMAR ! ! !

    Curtir

  6. “Gilmar de Adamantino boa pessoa? So se for para os corruptos do pmdb e psdb. Para nós e um embuste.” Faltou você colocar o PT na lista, amigo.

    Curtir

  7. Daniel Soares

    Ministro Gilmar Mendes está navegando contra a maré, pois esse definitivamente não é o pensamento nem o desejo da maioria dos brasileiros.

    Curtir

  8. FERNANDO PEREIRA LIMA

    Gilmar Mendes está certo, tem mais é que defender os dele.

    Curtir

  9. FERNANDO PEREIRA LIMA

    Essa atitude já define ele o que ele quer!!!

    Curtir

  10. FERNANDO PEREIRA LIMA

    Gilmar quer fazer com os Brasileiros o que os políticos estão fazendo

    Curtir

  11. FERNANDO PEREIRA LIMA

    Gilmar, Temer, Renan, Maia e Jucá o quinteto fantastico

    Curtir

  12. JOSÉ ALVES GUIMARÃES

    O Brasil precisa urgentemente de alguém honesto, ou, que pareça honesta. Considerando o nível do caráter e do comportamento da maioria do povo, será mais provável que o encontremos nas profundezas do inferno!

    Curtir

  13. Eu não sei se entendi bem aquela questão que NÃO considera crime o enriquecimento ilício de funcionário público. É isso mesmo?

    Curtir

  14. Sergio Cihgral

    Como o midiático controvertido Marco Aurélio saiu de cena após o impeachment, Gilmar o está substituindo nos dois papeis – midiático e controvertido.

    Curtir

  15. Liê Ribeiro

    Nós precisávamos de 11 Sergios Moros no STF.. isso sim.

    Curtir

  16. Esse juiz de faz de conta trata o povo que nem os capangas da sua fazenda. Dia perdido pro Dr. Sérgio Moro. Ele foi num covil de raposas. Ele está fazendo um trabalho descomunal. Vamos ver no que vai dar.

    Curtir

  17. Mostrou sem medo de que lado está. Juiz “ruim, tendencioso e mal intencionado”

    Curtir

  18. Cade o MBL? Será mesmo esse movimento um grupo envolvido com a direita que também esta toda suja de petróleo?

    Curtir

  19. Elias Ferreira Viana

    O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. Provérbios 14:30
    Gilmar entrou no Senado e ninguem quiz tirar foto com ele, ja Moro…

    Ta explicado

    Curtir

  20. Elias Ferreira Viana

    O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. Provérbios 14:30
    Gilmar entrou no Senado e ninguem quiz tirar foto com ele, ja Moro…
    Ta explicado

    Curtir

  21. Marcio Souza

    Só no Brasil, conseguimos ter um; sem escrupulos, tirano e traidor da nação usando toga.
    Traídores da nação contra o povo brasileiro deveriam ir á forca em praça publica.

    Curtir

  22. ViP Berbigao

    Esse G. Mendes perdeu a oportunidade de ficar calado. Mas fazer o quê, teve os seus 15 minutos de Lewandovisk…. 🙂

    Curtir

  23. Flavio Vilas

    O pior é que Gilmar Mendes falou a verdade, Habeas Corpus é um direito constitucional. E aceitar provas obtidas por meio ilícito, é, amanhã, autorizar provas obtidas através da tortura, e vcs acham que politico vai ser torturado? quanto ao abuso de autoridade também tem que se regular, pois tem juízes e promotores que se acham Deuses ou já se esqueceram daquele juiz no maranhão que deu voz de prisão aos funcionários da TAM por não pararem o avião para ele embarcar. Não podemos pensar em leis com esse teor pensando apenas na Lava Jato, ela acaba a lei continua, e os atores também mudam na sede de justiça hoje pode se tornar injustiça amanhã.

    Curtir

  24. Alessandro Alvares Carlos de Araujo

    Esse Gilmar Mendes e Levandowiski definitivamente não deveriam estar aonde estão e sim na cadeia. Como é difícil neste pais se ter ao menor JUSTIÇA

    Curtir

  25. Antonio Amorim

    ai gilmar mostrou quem o v ex e quer ferrar o povo.

    Curtir

  26. Antonio Amorim

    ai gilmar mostrou quem o v ex e quer ferrar o povo.

    Curtir

  27. Bandido de toga, comparsa do vagabundo lulladrão, traidor.

    Curtir

  28. Ricardo Silva

    Gilmar e seu beicinho está deixando a desejar. a quem ele defende? provavelmente o impeachment de Temer. e por que? eis a questão: e por que?l

    Curtir

  29. Francisco Lemos

    os juizes do stf sao idicados por essa ou aquela gangue, logico que irao agir como advogados dos seus padrinhos.Brasil sera eternamente terceiro mundo medieval.

    Curtir

  30. Magrão Forte PTralha Cadeia

    Depois de dizer essas besteiras foi lá defender o Renan, totalmente fora de compasso, poderia sim aposentar e deixar outros esse privilegio de promover a justiça em uma nação tão injusta.

    Curtir

  31. Tem que proteger Aecio Neves!!!

    Curtir

  32. Mitovaldo da Silva

    João Plenário!!! Tucanalha!! Invejoso da notoriedade do Juiz Sérgio Moro!!

    Curtir

  33. Gilmar Mendes foi covarde nessas declarações. Ele sabe muito bem que o Dr Moro, na hierarquia da justiça esta abaixo dele e aproveita pra ser ironico . Dr Moro obviamente fica numa situação constrangedora pra criticar o ministro que se aproveita dessa situação pois tem a caneta que pode alterar qualquer decisão do Juíz. Tem muito juiz do STF que tem uma inveja do DR Moro e ja nao conseguem mais esconder isso. Dois deles são o Gilmar Mendes e Marco Aurelio Melo . Pura vaidade. Em condições de igualdade o Dr Moro destruiria os argumentos de Gilmar Mendes da mesma forma que destruiu Lindemberg . Chegou a dar pena do Lindinho . não deu nem pro começo contra o Moro

    Curtir

  34. Marco Águila

    Carlos Marques, tb acho q o grande incomôdo para esses caciques do judiciário é justamento o despeito pela relevância do Moro. Um “juizinho” de 1ª instância q fez mais pelo país do q todas as “excelências” do STF juntas (mesmo de outros colegiados). Eu sinto tb q é isso q incomoda a esses “donos da verdade”, aos quais imputo tb um certo jornalista da Veja.

    Curtir

  35. Marco Águila

    Seria tb interessante lembrar a esse rábula do Gilmar Mendes q nossa opinião importa sim, e muito!
    Somos nós, o mero zé povinho, q pagamos suas mordomias, safado!

    Curtir

  36. Horta Jose Geraldo

    Depois que Gilmar Mendes conheceu o Toffoli,

    Curtir

  37. Horta Jose Geraldo

    Gilmar Mendes é amiguinho de Renan… Como diz o ditado francês: qui se ressemble, s’assemble!

    Curtir