Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Boate divulga nota oficial sobre tragédia em Santa Maria

Nota em suposto perfil da empresa no Facebook foi desmentida por advogados

A direção da boate Kiss divulgou nota oficial sobre a tragédia que deixou 231 mortos e outras centenas de feridos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O texto foi encaminhado por meio do escritório de advocacia Kümmel & Kümmel, que representa a empresa. Na nota, os responsáveis pelo estabelecimento afirmam estar solidários às famílias das vítimas do incêndio, lamentam o ocorrido e atribuem a tragédia a uma “fatalidade”, cuja dimensão excede a “normalidade e previsibilidade de qualquer atividade empresarial”.

A boate ressalta ainda no texto que sua situação se encontrava “regular, contando com todos os equipamentos previsíveis e necessários para o sistema de proteção e combate contra o incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros”. Apesar dessa afirmação, o alvará do Plano de Prevenção de Combate a Incêndio da boate estava vencido desde agosto de 2012, segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo. O coronel, contudo, confirmou a existência dos equipamentos anti-incêndio.

Nota falsa – No início da noite deste domingo, uma nota falsa da boate Kiss foi divulgada em perfil atribuído à casa de shows no Facebook. Os advogados da empresa, que divulgaram o comunicado oficial, confirmaram que tal nota não é verdadeira. O texto falso afirmava que a prioridade no momento é atender sobreviventes e os familiares dos mortos, e acrescenta que seu quadro de funcionários possui “a mais alta qualificação técnica” para atuar em situações de emergência.

Confira o texto oficial na íntegra:

“Nota de solidariedade e pesar

A Boate Kiss, por sua direção, vem a público manifestar a todas as famílias das vítimas o seu maior sentimento de dor e de solidariedade em decorrência da lamentável tragédia, ocorrida nesta madrugada, nas suas dependências.

A bem da verdade diante dos inúmeros boatos a respeito do ocorrido deseja esclarecer que a situação da empresa se encontra regular, contando com todos os equipamentos previsíveis e necessários para o sistema de proteção e combate contra o incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros, adequado às necessidades da casa e de seus freqüentadores.

A direção da empresa, por seu turno, já se colocou à inteira disposição das autoridades para fornecer todos os documentos necessários à apuração dos fatos, que restarão devidamente esclarecidos no curso da investigação.

Lamentamos sinceramente a extensão da tragédia que excedeu a toda a normalidade e previsibilidade de qualquer atividade empresarial, creditando o terrível acontecimento a uma fatalidade que somente Deus tem condições de levar o consolo e o conforto espiritual que desejamos a todos os familiares e ao povo santamariense, gaúcho e brasileiro.

Santa Maria, 27 de janeiro de 2013

Santo Entretenimento Ltda.