É bom fazer sucesso com comida diferente? Especialista responde

Conheça as comidas inusitadas que bombaram nas redes sociais, como o buquê de bacon

Há limites na gastronomia? Para os brasileiros, a resposta é não. A internet entrou em colapso na última semana com a divulgação de imagens de um fondue de coxinha banhado em molho de catupiry.

O aperitivo só não é novidade no Rio de Janeiro, onde o Bar da Frente comercializa o fondue há cerca de sete anos. “Estava voltando um dia pra casa e comprei uma coxinha, quando fui morder percebi que não tinha catupiry. Fui na geladeira, e esquentei um pouco no microondas e comi assim. Liguei no dia seguinte pra minha mãe, que é minha sócia no bar”, contou a empresária Mariana Rezende.

Desde então o produto faz sucesso entre os consumidores e é o segundo item mais vendido no bar. “Você pode botar o queijo onde você quiser, a coxinha é uma coisa meio individual”, brincou Mariana.

Teve internauta que acreditou que o fondue de coxinha seria o limite para a gastronomia brasileira. Mas eles não contavam com a criatividade de uma pizzaria do interior de São Paulo.

Entrando na onda dos spinners, brinquedo de mão para rodar, a America Pizza resolveu inovar.

A ideia surgiu depois de uma postagem em que spinners apareciam em cima de uma caixa de pizza da marca, segundo o dono da empresa, Lucas Bastos. “Tivemos mais de 10 mil visualizações. Pensei; ‘Só porque associei o brinquedo com a pizza deu muita visibilidade, imagina se eu fizesse uma pizza de spinner'”.

A pizzaria também está organizando uma batalha de spinners para divulgar a novidade. O ganhador será quem conseguir rodar o brinquedo por mais tempo. O evento irá acontecer nas unidades de Lavras e Varginha, em Minas Gerais. Os prêmios ainda não estão definidos e o campeonato será transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube.

A America Pizza já havia feito sucesso no Facebook com a Pizza Trump, com metade ‘México’ e a outra ‘América’, sem esquecer do muro que divide as duas partes.

Mas o impacto da repercussão na internet é sempre positivo? Para o consultor do Sebrae-SP, Gustavo Carrer, é preciso ser cauteloso e entender o posicionamento da empresa. “Quando passa a novidade, o produto tende a se esgotar e a empresa vai ter que continuar lançando novidades para atrair”.

Se a empresa pretende se manter em uma linha mais ‘divertida’, o especialista recomenda estabelecer um calendário para fidelizar o consumidor. “As pessoas sempre vão buscar a empresa para serem surpreendidas”.

Outro caminho, de acordo com o consultor, é trabalhar com produtos inusitados como forma de dar visibilidade, mas não como política permanente. “Construir imagem com o público é uma medida de longo prazo. O efeito das campanhas com produtos mais divertidos não é definitivo, vai acabar em algum momento. Na internet, as coisas são efémeras, é o meme que bomba até o próximo meme”, explicou Carrer.

“Se a repercussão será positiva ou não depende do posicionamento da empresa. O problema é quando não era essa a intenção”, disse ele.

A Super Coxinha da Panetteria ZN é um exemplo de produto que conseguiu exposição positiva na internet. O salgado de 1 kg foi um erro de uma das cozinheiras, mas foi essencial para mudar o rumo do negócio, segundo a panetteria. Na época, em 2016, foi feito um desafio ao público: quem comesse a coxinha em até 10 minutos não pagaria o salgado e concorreria a um iPad. (confira abaixo)

“O resultado foi tão surpreendente que praticamente fugiu do nosso controle, as pessoas vinham de todas as cidades para fotografar e fazer apostas”, contou a dona da padaria, Fatima Dias.

Em 20 dias, a panetteria vendeu três mil super coxinhas e 270 pessoas conseguiram ganhar o desafio de comer o salgado em 10 minutos – o recorde pertence a um rapaz que comeu a coxinha em 2 minutos e 58 segundos. “Nunca imaginamos que a paixão do paulista por coxinha fosse tão grande”, disse Fatima.

Atualmente, a média de vendas semanais da super coxinha é de cerca de 150 unidades. Daqui a dois meses, a empresa irá lançar promoção para sortear prêmios a quem conseguir comer o salgado em menos de 10 minutos.

Sabrina Sato e Renata Alves na Panetteria ZN !!!

A post shared by Panetteria ZN (@panetteriazn) on

Recentemente, o Trutis Bacon Bar fez sucesso nas redes sociais por conta do buquê de bacon, produto tradicional do estabelecimento no Dia dos Namorados. “Em 2014, fizemos a campanha ‘Dê bacon a quem você ama’ e criamos as rosas”, explicou o dono e criador do produto, Loester Carlos Souza.

“Esse ano a repercussão digital foi muito legal, alcançamos 2 milhões de pessoas com a postagem no Facebook. Os maiores bares da região têm 500 mil de alcance”, disse Souza.

Os interessados no buquê de bacon só poderão encontrar o produto em Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. A boa notícia é que o bar comercializa o produto o ano todo. “As pessoas perguntam se fazemos para aniversário também e outras datas comemorativas, vendemos pra todo mundo que vem atrás”.

Quer conhecer mais histórias de comidas inusitadas? Veja abaixo:

Confira no vídeo abaixo o desafio da Super Coxinha:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Nico Pedreiro

    Acabei de vomitar!

    Curtir

  2. Adorei participar da reportagem com o coxovo foi mais de 4.708.183 pessoas alcançadas na minha página com as fotos do coxovo

    Curtir