Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Wyllys e dois deputados petistas recorrem até a falso perfil no Facebook para calar adversários. E amplos setores da imprensa aplaudem! Um dia ainda vão propor o “controle social da piada”

Por: Reinaldo Azevedo

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) tem a mania de tratar como inimigas as pessoas que discordam dele. Pior: parece achar que a homofobia é a única razão que leva a essa discordância. É um sestro que carrega lá do BBB. Quando foi indicado para o paredão, Pedro Bial quis saber por que, na sua opinião, fora o mais votado. Ele mandou bala: “Vai ver é porque eu sou gay”. Ali nascia o seu vitimismo agressivo e triunfante. Como os demais participantes não eram gays, não podiam usar essa condição a seu favor. O que diriam, afinal: “Fui indicado porque sou louro”, “fui indicada porque sou mulher”, “fui indicado porque sou morena”, “fui indicado porque sou hétero”? Wyllys acabou levando a bolada. Agora deputado, em companhia de dois outros colegas, os petistas Érika Kokay (DF) e Domingos Dutra (MA), Wyllys fez uma coisa feia: resolveu apelar à Procuradoria-Geral da República para criminalizar seus adversários políticos ou intelectuais. E ainda diz que o faz em nome da liberdade. Um dos alvos, claro!, é o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Outro é o pastor Silas Malafaia — nesse caso, então, a coisa vai além das franjas do absurdo. Já chego ao ponto. Antes, algumas considerações.

Democracia decadente e controle da mídia
Escrevi ontem à noite um texto sobre aquelas 70 pessoas que foram ao Palácio do Planalto protestar contra Feliciano portando velas acesas. Exigiram que a presidente Dilma Rousseff se manifeste contra o deputado do PSC. Cobraram que a chefe do Executivo atue contra uma comissão do Legislativo. Sob o pretexto de defender as minorias e os direitos humanos, propõem, sem pestanejar, a violação de um dos pilares do regime democrático. Conhecem o pensamento de Wyllys, é certo, mas devem achar que Montesquieu era um banana com aquele negócio de independência entre os Poderes.

A evidência de que a democracia brasileira se degrada não está na manifestação em si — ao contrário: coisas assim só são possíveis em sociedades livres. O sintoma da decadência está no fato de que amplos setores da imprensa aplaudem o que é um convite à violência institucional.

A turma, aliás, que quer o “controle social da mídia” — viu, Zé Dirceu?; viu, Rui Falcão? — já sabe o bom mau caminho: o negócio é fazer as Blitzen no Congresso e sair por aí acedendo velas. Depois virão o “controle social das piadas”, “o controle social da opinião”… O Brasil vai ficar lotado de aiatolás bondosos dizendo o que podemos pensar ou não, o que podemos dizer ou não, que religião podemos ter ou não. Os que acreditam em Deus devem deixar de lado essa ideia estúpida de absoluto e acreditar em Wyllys — que já venceu Montesquieu, como é sabido. Faço uma ironia, mas a coisa é séria.

A acusação
A representação criminal contra um grupo de pessoas, que inclui Feliciano e Malafaia, está na página do próprio deputado do PSOL. A íntegra está aqui. Há uma penca de acusações: difamação, calúnia, falsificação de documentos, formação de quadrilha, falsidade ideológica e improbidade administrativa. As acusações são muitas porque eles querem transformar uma penca de pessoas em rés. Deve ser uma das peças mais absurdas em que pus os olhos nos últimos tempos. Fica óbvio que Wyllys e os demais deputados se querem acima das críticas. O parlamentar do PSOL parece achar razoável sair por aí acusando os desafetos de racistas, homofóbicos, fundamentalistas etc., mas se zanga quando eles reagem.

Muito bem! Qual é a principal peça que apresentam contra Feliciano? Um vídeo (abaixo), divulgado pelo deputado em seu Twitter, com crítica à atuação de alguns deputados que o atacam. Se alguém quiser ver, segue abaixo. Retomo depois.

Retomo

É evidente que há aí um trabalho de edição que pode dar acento exagerado a determinadas falas, eventualmente distorcendo-lhes o sentido. Mas pergunto: é coisa muito diferente do que os militantes fizeram com várias falas do próprio deputado? Será mesmo uma agressão mais severa do que aquelas que ele passou a enfrentar cotidianamente, seja na comissão, seja à porta das suas igrejas, seja nas redes sociais? Então o pau que bate em Chico é diferente daquele que bate em Francisco? Ora… Mas isso fica para a Procuradoria-Geral.

No caso de Malafaia, o troço, como escrevi, vai além das franjas do absurdo. A representação usa esta mensagem de uma página de Facebook contra o pastor:

Página falsa
Ocorre que esse é um perfil falso. Não pertence ao líder religioso. O verdadeiro não é “Pastor Silas Malafaia”, como vai acima, mas “Silas Malafaia Oficial”. O curioso é que a própria representação fala sobre a existência de perfis falsos, mas parte do princípio de que os responsáveis por eles são justamente os que têm seus respectivos nomes usados à revelia.

Wyllys não disse aquelas sandices à CBN. Ocorre que Malafaia também não postou a tal mensagem. Há um tuíte que é, de fato, de autoria do líder religioso, mas se insere perfeitamente no direito que as pessoas têm à crítica — ou Wyllys e os dois outros deputados pairam acima das divergências?

A dita representação criminal é um saco de gatos. E me parece que a aberração técnica é mais método do que loucura. Por quê? Com base numa reportagem da Folha, por exemplo, acusam Feliciano de improbidade administrativa por causa de funcionários oficialmente lotados em seu gabinete, mas que serviriam à denominação religiosa à qual ele é ligado. Muito bem! O que isso tem a ver com Malafaia e com alguns outros que estão sendo acusados por delitos que, entendo, são de opinião? Resposta: NADA! O trio só está interessado em juntar adversários no mesmo saco de gatos.

Chega a ser uma piada que Wyllys processe Feliciano, dizendo-se perseguido. Ora, quem é que lidera a campanha nacional contra o presidente da comissão? Incluir Malafaia na peça acusatória é a evidência escancarada de má-fé. Ele não é político, não está na comissão — é, apenas, alguém com o direito a uma opinião. Mas com direito à SUA opinião, não a de um falso perfil.

Espero que a mesma imprensa que está endossando esse espetáculo de intolerância não venha a pagar caro por sua estupidez. Está confundindo o direito à divergência e ao protesto — e as praças estão aí para isso — com a “boa censura”, como se isso fosse possível.

Não queremos ser tutelados pelo estado, certo? E creio haver um razoável consenso nisso (os petistas discordam, desde que eles sejam o estado, claro!). Cumpre indagar se a tutela exercida por minorias — ou maiorias — organizadas é legítima. Para alguém que se orienta segundo os critérios da democracia política, a resposta é uma só: NÃO!

A imprensa brasileira, com as exceções costumeiras, vive um momento vergonhoso. Entende, de modo estúpido, que a única censura que se deve repudiar é a legal. Se um dia lhe ocorrer de escarafunchar a biblioteca, verá que há outra tão ou mais perversa: aquela que pretende censurar mais do que a liberdade de expressão; pretende impedir o próprio exercício do pensamento em nome de valores supostamente infensos a quaisquer questionamentos.

Resta-nos aguardar agora o “controle social da piada”. Os humoristas podem começar a treinar as piadas construtivas. Nessa toada, a liberdade, especialmente na Internet, está com os dias contados. Se acham que o cristianismo, que eles adoram esculhambar — e o fazem, felizmente, sem qualquer censura —, é uma religião problemática, é porque não conhecem o laicismo controlado por alguns fanáticos. 

Texto publicado originalmente às 5h49

Peço ponderação nos comentários. O país não precisa de mais linchadores, mas de mais pensadores. O exercício da opinião dispensa acusações, agressões, demonizações. Vale para este post e para todos os outros. 

 

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

763 comentários
  1. CARLOS FIGUEIREDO

    PARABENS PASTOR SILAS MALAFAIA PR E DEPUTADO MARCOS FELICIANO SENADOR MAGNO MALTA VOCES TEM TOTAL OS APOIOS DE NOSSAS FAMILIAS QUEREM TIRAR DO ALVO OS COMPANHEIROS DELES DO MENSALÃOP ASSIM VOCES MUDA DE COVERSAR NAO DA OUVIDO A ISSO NAO INTERNET QUAL QUER PESSOA CRIA UM FACEBOOK E ORKUT TWITER FALSO ISSO E O QUE MAIS TEM NA FACE DA TERRA SAO FALCIDAES CONTINUA DEFENDENDO A FAMILIA NAO SAI DESSE ALVO ESTAMOS JUNTOS ESTAREI PEDINDO MEUS FAMILIARES TAMBEM EM MASSA SE POSSIVEL FOR ATE NO MEU ESTADO ESTAREI MANIFESTANDO ESTA DEFEZA AOS CRISTAO E NAO TIRANDO O DIREITO DE EXPRESSÃO DE TODOS AMEM VAI NESSA SUA FORÇA PRECISAMOS LANÇAR NAS PROXIMAS ELEIÇOES MAIS HOMENS SACERDOTES LEAL DE DEUS PARA ENTRA NESTA GUERRA CONTRA OS FILISTEU AMEM

  2. LEANDRO OLIVEIRA

    PARABENS REINALDO.VC É UM COLUNISTA DE PRIMEIRA.PRA MIM TOP DO MOMENTO PELA REALIDADE E CLAREZA DAS NOTICIAS.UE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO.

  3. samuel do nascimento

    È raro hoje ver um posicionamento equilibrado e imparcial por parte de setores da midia em materia que envolve direitos,culturas,leis e afins pois um blogueiro, um pensador precisa do equilibrio da justiça nas suas opiniões para construir alguma coisa. Ao que parece a muitos representantes da mídia sua pseudo-intectualidade lhe incapacitou de dicernir.Siga em frente fazendo a diferença.

  4. Nirlan

    Excelente comentário!Muita lucidez e muita coerência no que diz respeito as inversões de valores.Estão querendo fazer do certo o errado e vice-versa.Pensar agora e opinar agora é crime e o ´´Todo poderoso“ J Wyllys é quem está com a razão.

  5. wagner

    Deram asas para a cobra ou invés de amassarem sua cabeça.

  6. jailson rodrigues

    É assim que Deus faz, com quem vai contra os seus princípios

  7. LUIS ARMANDO

    A familia foi a primeira instituição criada por DEUS, e o inimigo tenta de varias formas e maneiras destrui-la. Mais
    DEUS esta no controle de tudo e levanta homens tementes a ele e cumpridos dos seus designos, o inimigo pode usar os seus seguidores deturpando a palavra de DEUS, mais destruir a familia isso nós não permiteremos nunca, por isso o meu apoio ao Pr. Silas Malafaia e ao Deputado Pr. Marco Feliciano. Que DEUS os abençoe e os dêem forças para continuar nessa luta pela familia brasileira e do resto do mundo.

  8. Isadora Lopes

    Acho que essa jogada desse “deputado” foi mais um tiro no pé. Tentou jogar a opiniao publica contra o Feliciano e acabou aumentando seus seguidores,pois independente de religião o povo brasileiro preza muito a familia,e por ele lutar pela sua manutenção acabou despretando a simpatia dos brasileiros de bem,por essa Jean e sua corja nao contavam.Nas proximas eleições saberemos de qual lado o povo brasileiro está.A popularidade de Feliciano nunca foi tão grande quanto nos dias de hj.Tá na hora desse “deputado” assumir a posição a que foi “eleito” e cuidar dos interesses do povo e nao apenas de seu interesse e de uma minoria promiscua que não admite discordância,retrato da tirania.

  9. allan

    que esse tal de gean saiba, DEUS E A FAMILIA SÃO MAIOR QUE TUDO!! Se é que ele sabe que é familia e DEUS!!

  10. jadilson silva

    eu estou indiguinado com essa poca vergonha se eu pudesse falar com esse deputado eu perguntaria a ele de qual relação ele nasceu se hetéro ou homo.

  11. OMEGA

    Um pobre coitado que sabe que teve uma unica chance de estar no planalto e sabe também que na próxima não volta, porque aquele que se levanta contra um servo de Deus jamais obterá a vitória. São 3 patetas realmente, sordidos, mentirosos, falsifistas, moleques.

  12. DJALMA

    ESSE DEPUTADO JEAN E UM FOLGADO. MEDIOCRE E OPORTUNISTA ENTROU PELA JANELA AMARRADO EM OUTRO DEPUTADO. FRACO SEM VOTO E PENSA QUE É ALGUMA COISA. RIDICULO ESSE PROCEDIMENTO NEFASTO QUE SO TEM CRIADO MAIS ANIMOSIDADE CONTRA ESSE TEMA QUE SO FAZ MAL AO NOSSO PAIS. SILAS , TA NA HORA DE PROCESSAR ESSE SUJEITO QUE FALSIFICA PAGINA DO FACEBOOK.

  13. DJALMA

    REISNALDO PARABENS PELO COMENTARIO ! ESPERO EM DEUS QUE ESSA MIDIA CONIVENTE NAO SEJA VITIMA NO FUTURO DESSES RADICAIS QUE PENSAN QUE ESTAO ACIMA DA LEI… ACORDA BRASIL.

  14. iolanda

    parabens a voce Reinaldo de Azevedo pelo seu profissinalismo é de pessoas asim que o nosso país precisa quem dera nessa sua profisao tivesse pelo menos mais meia dúzia que pensa da maneira como voce . Tudo de bom pra voce

  15. ELIOMAR DA SILVA

    ESSE DEPUTADO GEAN,JUNTO COM UMA MENORIA DE DEPUTADOS,PARECE QUE NÃO ESTÃO LIGANDO PROQUE A FALILIA BRASILEIRA PENSA,OU OQUE O BRASIL PENSA SOB ESSAS ACUSAÇÕES FALSAS ENVOLVENDO DOIS HOMENS HONRADOS DE FAMILIA HONRADAS QUE SÃO PASTORES SILAS E MARCO FELICIANO
    ESSES sÃO HOMENS PUBLICOS DE CARATER DE HONRA E QUE TEM UMA FAMILIA,POREM ESTÃO NO ALVO DE PESSOAS QUE SEM NEM HUM COMPROMISSO COM A FAMILIA TENTAM MAIS JAMAIS VÃO CONSEGUIR,POIS O BRASIL ESTA DE OLHO A NOSSA DEMOCRACIA,JAMAIS VAI SER FERIDA,NOS ESTAMOS BEM ORGANIZADOS E COM A VERDADE DO NOSSO LADO,O POVO BRASILEIRO MERECE RESPEITO E MUITO MAIS AS NOSSAS CRIANÇAS QUE NÃO MECECEM PASSAR PO ESSA VERGONHA DE KIT GAYISSO E UM ABSURDO!o brasil vai se levantar se isso acontecer para defender nossas crianças.

  16. ELIOMAR DA SILVA

    PR.Marco,tudo isso e fruto do seu trabalho e que o brasil decida em um prebicito sob a pl122,que o povo vote
    e toda a sociedade brasileira e o pais vera oque o povo pensa a serca dessas leis que amparam a organização lgbt.

  17. ELIOMAR DA SILVA

    Pr.Marco Feliciano,você foi categorico,confiante,preciso,determinado,com toda a serinidade,com toda a sabedoria e direção de Deus calu a boca dessa organizaçao chamada LGBT,tudo isso Marco e o começo da sua vitória,essa Organização LGBT esta conquistando a indignação do povo brasileiro essa minoria de pessoas sem escrupulos,sem a minima vergonha,sem o minimo afeto,sem amor nem hum,você Pr.Marco vc tem a Famlia brasileira te apoiando e o apoio dos evangelicos,sso e o começo para uma vitoria esmagadora contra os seus inimigos,mais eles não são seus inimigos pois Deus não tem inimigos a sua altura,todos eles estão abaixo dos seus pes,todos estão abaixo de Deus,sja forte
    e conquiste o brasil pois Deu ja te deu essa nação.
    O BRASIL TE AMA E O POVO DE DEUS.

  18. Ana Melo

    PARABÉNS Reinaldo!Enfim,alguém sensato.Obrigada por ler suas palavras.

  19. Erika

    Parabéns pelo texto inteligente e imparcial!!!
    Quem dera tivéssemos mais pessoas assim na imprensa…

  20. ELIOMAR DA SILVA

    Esse Gean não deve ter nada pra fazer,um projeto que ampare as pessoas que o elegeram,isso é o cumulo isso e falso testemunho,isso revela o carater de quem representa a comunidade de gueis,eles nunca vão aceitar que se so existece gueis a raça humana seria extinta,pois o que a Sociedade Brasileira reconhece e um homem e uma mulher que juntos formam uma familia e podem procriar,oque um casal homo sexual podem gerar alem de deturpar a cabeça de uma criança,alem de agredir o psicologico de uma criança que deve ser livre pra escolher,como eles querem ser uma familia,sera que a Sociedade e os parlamentares não veem que isso e uma destruição para as nossas crianças,cade os direitos humanos para os nossos crianças,cada a proteção das nossas criancinhas elas vão ficar a mercer desse tipo de criação,isso e absurdo cade o conselho de psicoçogia,como uma criança vai viver num ambiente homoxesual,que tipo de vida ela vai ter,isso é uma agressão a sua psicologia infantil,isso vai deixar ela confusa e assustada na infancia vai crescer com traumas terriveis.e cade o direito delas a uma vida normal cade.isso é a pódridão da sociedade Brasileira não vamos deixar isso acontecer,vamos pras ruas vamos sair de dentro das 4 paredes e defender a nossa democracia,e o direito das nossas crianças.

  21. josask cavalcante

    o mundo ja foi destruido uma vez ,iso ja e um fato confimado,pela arqueologia e pela ciencia,a maior prova esta na tuquia sobre o monte de ararat,a arca de Noe foi encontra em 1952,e um fato comfimado pelo governo Turco; Outro fato tamben confirmado pela arqueologia e pela ciencia e a destruiçao de Sodoma e Gomora,da forma que a biblia relata;e muito mais fatos tamben cofimados;e ate a onde sei exiten augumas profecias biblicas para ceren cumpridas,e atraves desas confirmaçõe arqueologicas e cientificas,nao podemos acreditar que Deus esta iguinorando oque esta acontecendo;mas a questao e por que Deus resoveu esterminar a humanidade?peso resposta aos SR;deputado:Jean wyllys e otros deputados envouvidos j

  22. wanda

    Parabéns Reinaldo!Enfim, alguém sensato, imparcial, que consegue ver e criticar a altura as maracutaias que esses loucos fazem e a maioria não consegue ver.

  23. leonardo

    Será que estou em Marte ou algum jornalista sério no Brasil resolveu ser imparcial??
    Gente, pelo amor de Deus!!! Está estampado que os ativistas Gays não suportam serem contrariados. Vivemos num país democrático e não ditador. Quando não conseguem seus interesses apelam para uma tal de homofobia!! Isso é uma piada!! Aliás, essa palavra já está banalizada (homofobia). Quando eles não conseguem democraticamente seus interesses, é homofobia!! O pior é que parte da mídia sustenta essa ideologia sórdida!! Para quem não sabe, até cota para homossexuais querem criar nas universidades!!! Daqui há pouco os héteros serão discriminados por não serem homo. Brincadeira!! Já sabem, a lei é: discordou dos ativistas, homofobia.

  24. TONY BARROS

    ESSE DUTRA É DAQUI DE SÃO LUIS,ELE VIVE CHAMANDO A FAMILIA SARNEY DE CANCER E NÃO RESPEITA SEUA FAMILIARES.UMA COISA É NÃO CONCORDAR COM POLITICO.OUTRA COISA E RESPEITAR A FAMILIA DO ADVERSARIO POLITICO.ESSE DEPUTADO É IGNORANTE ATÉ NO EXTRTEMO E CALUNIADOR,MAS DESTA VEZ ELE NÃO VAI SER ELEITO,POIS SEU PARTIDO ESTÁ SEM CREDIBILIDADE.

  25. cristiane

    esse deputado jean wyllys como todos os ativista gays são arrogante,presunçosos,agressivos,intolerantes, malignos.

  26. gilmar villa Machado

    A questão é muito simples, não sabemos por que tanta polêmica: Deus ama o pecador, mas abomina o pecado. E o pecado do homossexualismo está citado na Palavra de Deus [Bíblia]. (Apocalipse 22:15). Como somos imagem de Deus, também amamos nossos irmão homossexuais, mas jamais aceitaremos suas práticas pecaminosas por isso lutaremos juntos com o Pastores Silas Malafáia e Marcos Feliciano para libertar os que estão no pecado e para proteger a família brasileira de projetos imorais do PT como: casamento homossexual, adoção homossexual, Kit gay, aborto e outras aberrações. Você que é homossexual: Jesus te ama, se arrependa e venha para o lado da verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32).

  27. josé martins

    ufa, que bom saber que existem homens inteligentes e bons pensadores neste pais(cuidado para que paises do primeiro mundo não o arrebatem para lá). a gente vé tanta asneira, tanta subserviéncia e covardia. Misericordia Senhor

  28. Jocicler Vieira

    Lucidez, responsabilidade, coerencia, inteligencia e sabedoria, tudo em um só artigo. Parabéns.
    Se as coisas continuarem nesse caminho, a IMPRENSA ainda vai se arrepender da sua omissão. Acordem PT, PSOL e cia, não são democratas, só exigem democracia quando o poder está nas mãos dos adversários.

  29. Estevam

    MUITO BEM REINALDO, PARABÉNS!
    Os tais deputados DEVERIAM PRIORIZAR coisas de GRANDE IMPORTÂNCIA !!! Parece BRIGUINHA DE FEIRANTES…que coisa medíocre… eles não foram eleitos com esse objetivo!!! O PT cada vez perdendo a credibilidade.

  30. Renato

    Milagre! Finalmente alguém que pensa como eu… Não gosto do Pr. Feliciano, mas o que eu vejo é muita gente atacando ele dizendo que é ele quem ataca! Se o Pr. Feliciano usasse as mesmas armas que usam contra ele, já o teriam mandado embora até do país!!! Parabéns

  31. Éden

    Mais uma vez. PARABÉNS REINALDO! Por sua imparcialidade e equilíbrio nas informações. PARABÉNS!

  32. Marcos

    Reinaldo. PARABENS pela clareza, imparcialidade. Pessoas como vc que nosso Pais precisa, nao de jornalistas que para nao serem taxados de caretas ou ultrapassados, fazem coro a movimentos que para se firmarem combatem pessoas e nao ideias.

  33. Filipe

    Coluna excelente!
    A tão comentada homofobia e preconceito contra homossexuais (se é que existe todo este preconceito contra os Gays, Lesbicas e simpatizantes) é exatamente o que praticam agora contra Marcos Feliciano, discordo de suas declarações no Twitter, porém é sua opnião e sua opnião é garantida pela constituição, o que não podemos tolerar é que minorias aprovem leis que não representam a maioria, não é a toa que o deputado Wyllys é contra um plebiscito nacional para aprovação do casamento gay, pois sabe que vai perder, nos como sociedade temos que representar os valores aos quais defendemos, portanto temos que defender com unhas e dentes nossos ideais, acho bacana o debate ideológico, porém o que não pode ocorrer é nossa opinião seja reprimida, como querem aprovar a PL122,onde você não pode se manifestar contra o movimento gay, que está infringindo a lei, que lei é essa que não se aplica a todos?

    Realmente estamos entrando numa ditadura GAY!

  34. wilson

    já ouvi falar deste casos dos petista a gente tem que tomar cuidado a quem a gente vota nos candidatos e nos partidos eu não sou de nenhum partido mas já ouvi falar que esta turmas do PT esta querendo fazer nos futuros as igrejas principalmente os evangelicos vai ser muitos perseguidos e traidos tomem muito cuidados a quem vamos eleger que deus abençoe e de sabedoria e visão espirituais para todos.

  35. jay

    Podem contar os dias até a próxima eleição para deputado federal e veremos se o Jean Wyllys vai se reeleger… O que é de Deus é de Deus, o que é do demônio já sabemos a quem pertencem… Polêmicas sem fundamentos que abusam, nos enchem do absurdo… Tantos são os assuntos importante para se cuidar em nosso pais que os deputados perdem tempo nessa PL 122, esqueçam. Não nos interessamos naquilo que é de extrema importância para o povo brasileiro, perdemos tempo em polêmica para se aparecer.

  36. jay

    Existem assuntos mais importante e ninguém dar não ligam, agora uns tolos querem aparecer, fazem uma polêmica sem fundamento em criar leis absurdas e abusivas para beneficiar uma minoria e prejudicar uma maioria.
    Agora podem contar os dias até a próxima eleição para deputado federal e veremos se o Jean Wyllys vai se reeleger… O que é de Deus é de Deus, o que é do demônio já sabemos a quem pertencem…

  37. Neuton Marcelo Melonio Asevedo

    Eu gostaria de saber se esses deputados e os herdeiros da mídia,tem conhecimento de quantos morreram para haver liberdade de expressão e pensamento tanto no Brasil como no mundo, o que estão fazendo com o meu país que tanto amo e dou minha contribuição sendo um cidadão que cumpro minhas obrigações não sendo inadimplente por exemplo, jogando lixo na lixeira ,sendo fiel a minha família mais para alguns isso não basta pois sou contra a prática homossexual,que vergonha senhores deputados!que vergonha herdeiros da atual imprensa que vergonha!

  38. Joel Teixeira Martins

    Parabéns, Muito boa sua coloção. As pessoas precisam conhecer toda a verdade. Infelizmente essas pessoas tentam transformar mentiras em verdade. Como dizem os antigos( Mentira tem pernas curtas.

  39. ALESSANDRA

    Excelente matéria Parabéns! A mídia precisa passar a verdade para o POVO BRASILEIRO, afinal a minoria não representa o nosso País, querem rasgar a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, mas será que essa minoria acha que tudo agora gira em torno deles? eles poderiam protestar?Protestem contra o PT(genuino e jose investigados e condenados pelo MENSALÃO)contra o desemprego, contra a corrupção,inflação, isso sim é CIDADANIA!

  40. Irineu

    Reinaldo Azevedo parabéns amigo. O movimento homossexual mostra sua cara. Se nem as leis que lhes favoreceram foram aprovadas ainda e eles já utilizam todos os meios possíveis para calar seus adversários, imagine quando estas vierem a ser aprovadas?

  41. SANDRA

    REINALDO, BOA TARDE:
    QUERO PARABENIZÁ-LO PELA SUA REPORTAGEM. DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO! VC JÁ DISSE TUDO…

  42. José Carlos Azevedo

    Reinaldo Azevedo,que Deus possa cada vez mais te abençoar em todos os momento da tua vida.São muito pouco jornalista que expõem suas opiniões certa como você.Gosto de ler tudo que você escreve, meus parabéns!.Essa turma está desesperada e ainda vão perder muitos votos em 2014.
    Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.
    Levítico 20:13

  43. Érica

    Sinto que a democracia em nosso país está diariamente sendo massacrada pela mídia divulgadora da “ditadura gay”. Cuide para que você não seja o próximo alvo!

  44. enirlon

    cuidado com esses ativistas gays reinaldo, vc com esses comentários defendendo em partes a liberdade de pensamento e indo contra esse movimento glbt vai se um motivo a mais pra eles querer calar você.

  45. Romeu

    Obrigado Reinaldo …. muitos já estavam sendo convencido de que não tinham direito às próprias convicções !!

  46. Antoniel Braga Rodrigues

    É muito bom quando ainda temos pessoas em lugares de destaques inclusive da mídia, e com pensamentos voltados ´para a moralidade e a favor do direito de expreção que é um direito constitucional e que no momento como este primam pelo que é correto , apesar da imprensa( não todos) se importarem mais com o desvario da sociedade, mas alegando estarem em favor do que é correto.

  47. Gleydson

    Temos realmente visto em vc um exemplo a ser seguido no ramo jornalistico, ótima matéria. Deus abençoe sua vida e sua família.

  48. Fernando

    Como sempre muito bom. Obrigado Reinaldo, que Deus oabençoe. “Quem não é contra nós é por nós.”

    Com relação ao Marcos Feliciano. Só peço que o Feliciano pense antes de falar, pois aquela da mãe dele ter tido uma clinica de aborto foi demais porque até ela o desmentiu. Irmão Feliciano amado, Vigia.

  49. wagner

    Em primeiro lugar que o DEUS TODO PODEROSO continue te abençoando Reinaldo Azevedo. Raros são os jornalista que expõem suas opiniões coerentes sem medo de nada,como o senhor. O senhor tem sido um instrumento usado por DEUS,para falar a verdade,que DEUS te abençoe sempre.

  50. Joamir

    O ataque ao pensamento tornou-se um grande problema nos dias de hoje.
    Independente do credo, é óbvio que o que está acontecendo é uma tentativa de controle a liberdade ao pensamento, faço minha as suas palavras.
    Não são apenas os valores que devem ser preservados, mas o pensamento livre, não o libertino.
    Aplaudo seu profissionalismo, concordo com seu ponto de vista.