Blogs e Colunistas

23/06/2009

às 5:39

Vídeo de morte de jovem iraniana vira símbolo de protestos


O vídeo acima é chocante. É um pouco mais do que um confronto entre times adversários, conforme definiram os pensadores Ahmadinejad e Luiz Inácio Lula da Silva

Por Sérgio Dávila, na Folha:
As imagens de violência contra manifestantes descontentes com o resultado das eleições iranianas que dominaram TVs e a internet no fim de semana deixaram o presidente Barack Obama “comovido”, segundo seu porta-voz. Ainda assim, o democrata insiste no discurso de não ingerência dos EUA em assuntos internos do Irã.
“Ao longo de sexta, sábado e domingo, ele ficou comovido pelo que viu na televisão”, disse Robert Gibbs, em entrevista coletiva na manhã de ontem.
“Principalmente pelas imagens das mulheres iranianas que lutaram por seu direito de protestar, de falar, de ser ouvidas.” Mas o presidente está cada vez mais convencido da necessidade de não se envolver diretamente no conflito pós-eleitoral, disse o porta-voz.
Em entrevista coletiva pela manhã em Washington, Reza Pahlevi, filho do xá iraniano deposto em 1979 pela Revolução Islâmica que vive nos EUA, disse que a não ingerência de nações estrangeiras era “admirável”, mas que “ninguém vai se beneficiar ao fechar os olhos para as facas e cabos cortando os rostos e bocas de nossos jovens e velhos. Só os tiranos”.
Gibbs disse que Obama se surpreendeu com a intensidade dos protestos no fim de semana, mas não soube dizer se o presidente tinha visto o vídeo feito por um celular que mostra o suposto assassinato de uma jovem iraniana durante manifestações de sábado. Ela foi identificada como Neda Agha-Soltan, ex-estudante de filosofia de 26 anos, que trabalhava com turismo em Teerã.
Segundo o “Los Angeles Times”, que conversou com familiares da vítima, Neda foi morta no sábado, durante protesto em Teerã, pela milícia basij, responsável pelos principais atos de violência contra os manifestantes. Pessoas ligadas ao governo teriam proibido que a família fizesse do velório um evento público, cientes do símbolo que ela virou para o movimento, afirma o diário.
O vídeo mostra uma jovem caindo no chão, com um ferimento no peito que sangra e pessoas correndo para a ajudar, aos gritos de “Neda! Neda!”. O celular a filma no momento em que seus olhos viram para cima e para o lado direito, e ela parece perder a vida naquele momento. Logo, sua boca e nariz começam a sangrar. Um grupo de homens a cerca.
Um deles seria um médico, segundo o escritor Paulo Coelho. “Meu melhor amigo no Irã, o médico que me mostrou a maravilhosa cultura do país quando eu visitei Teerã em 2000, que lutou em nome da República Islâmica (contra o Iraque), que cuidou de soldados feridos no front, que sempre defendeu valores humanos”, escreveu o brasileiro em seu blog. Aqui

Por Reinaldo Azevedo
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

58 Comentários

  1. lost

    -

    29/12/2009 às 22:35

    meu jesus quando as pessoa vao abrir os olhos,
    e oa mesmo tempo uma jovem pede socorro por esse olhos quer tritesa.

  2. aj

    -

    15/07/2009 às 22:23

    Esses caras não tem amor a vida
    pow cara atar uma pessoa inocente essa foia goto
    esses caras são uns sem corações isso sim

  3. viny

    -

    09/07/2009 às 13:07

    Que mundo é esse…?!

  4. Dany

    -

    26/06/2009 às 8:48

    Q esse video seja o símbolo da revolta do mundo contra esse ditador cruel. E q Deus proteja o divulgador.

  5. Criss

    -

    24/06/2009 às 12:25

    Acho que o amigo do Paulo Coelho não teve nada a ver com a morte da garota a não ser em somente tentar ajuda-la, por ser medico.

  6. rocket

    -

    24/06/2009 às 0:21

    Como é que Lula definiria essa cena? Uma falta? Um gol contra? Ou um pênalti?

  7. VAN DER BURG

    -

    23/06/2009 às 22:42

    Este é o começo do fim da ditadura teocrática do Irã.
    E pensar que o nosso presidente bem acessorado pelo ministro Celso Amorim e pelo iluminado Marco Aurélio Garcia compara os protestos com uma briga de torcidas de futebol e avaliza a vitória do demente Ahmadinejad !

  8. Dinha

    -

    23/06/2009 às 20:32

    O que d
    iuzer de tamanha barbarie
    Estupidez
    Ignorância
    Desvalorização da vida
    Vergonha para a raça humana dita racional

  9. Humberto de Luna Freire Filho

    -

    23/06/2009 às 17:54

    Esse vídeo que mostra a morte da garota iraniana abatida pelos jagunços de Ahamadinejad, deveria ser exibido várias vezes para Luiz Iácio Lula da Silva e para o pessoal do Itamaraty especialmente para o Sr. Celso Amorim. A briga de torcidas continua há 11 dias e já começa a mudar o placar. Agora com três milhões de votos a menos. Quem rouba três, rouba trinta.

  10. CGJr

    -

    23/06/2009 às 17:11

    Putz! Que coisa horrível. Passei mal vendo este vídeo. Tive que tomar um frontal. Pelo amor de deus, coloque um aviso dizendo que as cenas são extremamente chocantes. Você quer matar seus leitores de enfarto?

  11. Quaker

    -

    23/06/2009 às 16:30

    É isto que Lulla apoia.
    Que ele não tente fazer o mesmo aqui no Brasil.
    Cai no mesmo dia e vai se arrepender muito pouco,porque ele não terá tempo,nem para isto.
    Que os petralhas tomem juizo.
    Vejam que 60/70/80 % de aceitação não garante ele no poder.
    Se tiver que sair,sai. UFII

  12. Quaker

    -

    23/06/2009 às 16:30

    É isto que Lulla apoia.
    Que ele não tente fazer o mesmo aqui no Brasil.
    Cai no mesmo dia e vai se arrepender muito pouco,porque ele não terá tempo,nem para isto.
    Que os petralhas tomem juizo.
    Vejam que 60/70/80 % de aceitação não garante ele no poder.
    Se tiver que sair,sai. UFII

  13. Silvio

    -

    23/06/2009 às 16:03

    Suposto assassinato??? JORNALECO!!!!!

  14. Kk

    -

    23/06/2009 às 15:52

    Cris, querida
    Acho que não é brincadeira dos meninos, e se for, é de muito, muito, muito mau gosto.
    Abraços

  15. VAN DER BUrG

    -

    23/06/2009 às 15:35

    O governo brasileiro pode até estar conduzindo bem a política econômica e melhorando os indicadores sociais, inclusive com redução da pobreza. Entretanto a política externa deixa a desejar e começa a ser contestado o apoio a ditaduras em outros países , sendo que organizações de defesas dos direitos humanos , como Anistia Internacional e Human Rigths Watch, chegam a comentar que não há ditador ou governo repressivo que não conte com a simpatia do Brasil.
    É o que comenta o jornal La Nacion de hoje -Las dos caras
    del Brasil de Lula- http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1142386

  16. David

    -

    23/06/2009 às 15:33

    Se o capeta aposentado, o tal do Jorgebushi, estivesse no seu antigo cargo, declarava claramente seu repúdio, dava um ultimato e botava pressão nos Aiatolás. Já Obama, o ex-presidente de ONG, defensor dos pobres e dos oprimidos, se cala diante da perspectiva de ser acusado pelo Irã de ser patrocinador da revolta. É patético. Este é o preço da Demagogia. O odiado ex-presidente agia conforme os princípios democráticos mais elementares e não dava bola para a retórica esfarrapada dos terceiromundistas. Se o cowboy durão estivesse na Casa Branca, os Marines já estavam fazendo exercícios no Golfo Pérsico. Mr. Obama, refém do discurso politicamente correto dos humanistas, não sabe o que fazer

  17. Joe

    -

    23/06/2009 às 15:22

    É perturbador que o presidente Lula seja insensível a assassinatos.

  18. Anouk

    -

    23/06/2009 às 15:14

    Para o Capitão.

    De certa forma você está certo.

    Sem dúvida, Bani-Sadr de Paris é um dos orientadores ativos da oposição.

    Bani-Sadr uniu-se ao aiatola Chomeini no exílio em Paris, fracassou como presidente, tentou uma rasteira nos Mullas e para não ser provavelmente executado fugiu de novo para Paris, com a ajuda dos Modjahedins.

    É, para os iranianos democracia vai ter que ser fora do país como você diz. Tadinhos…

  19. Rodnei

    -

    23/06/2009 às 14:55

  20. Leopoldo Dogher

    -

    23/06/2009 às 14:54

    O Brasil não deve esquecer NUNCA do que o Lula disse:
    O confronto no Irã não passa de uma disputa de torcidas, como a dos vascainos contra flamenguistas.
    Essa é a visão estratégica do nosso estadista.

  21. Ratoeira

    -

    23/06/2009 às 14:44

    Cris, tem gente que é capaz de sustentar que uma pessoa morta com dois tiros na cabeça cometeu suicídio…

  22. Ratoeira

    -

    23/06/2009 às 14:42

    P-Q-P!!!!!! Isto é Flamengo X Vasco??????? É um joguinho de futebol??????? É briga de torcida??????????

  23. Yara Chiara

    -

    23/06/2009 às 14:39

    Triste de dar desânimo. Minha relação com o Irã é, por vezes, imediata, seja através de amizades ou por outros motivos. Sou da etnia que é um dos alvos da Aiatolice. Não posso falar do assunto do jeito que eu gostaria.

    Um querido amigo-irmão aqui do Brasil, que seria meu potencial Tio Yaro não fosse sua afeição por outra mocinha, é leitor ávido do Rei e me apresentou o blog. Tento parafrasear a observação que ele me fez:

    “Ante a brutalidade do regime, pergunta-se: A democracia constitucional tem um valor intrínseco ou é só um modelo pelo qual o Ocidente quer dominar o Oriente? A resposta serve como divisa moral e tem implicações para o Brasil.”

    Concordo.

  24. Anonimo

    -

    23/06/2009 às 14:22

    O tal Roger (ou seria, Rogéria?), das 6:02 am é contra a ocidentalização do Irã.

    Ele acha que o lugar da mulher é no irã-oriental, debaixo do chicote e fazendo quibe pro aiatolá!

  25. Anonimo

    -

    23/06/2009 às 14:20

    Petralhas assassinos!

    Psicopatas!

  26. André

    -

    23/06/2009 às 13:41

  27. limpa brasil

    -

    23/06/2009 às 13:37

    ô roger ,ocidentalizar o irã. vai morar lá se voce acha legal,tu és um idiota mesmo, respeite a vontade do povo iraniano

  28. Cris

    -

    23/06/2009 às 13:30

    É MESMO, REI!

    E não é que o jornalistazinho da Folha solta um SUPOSTO ASSASSINATO na matéria? COMO assim, Folha?
    Precisa mais o quê, para deixar de ser “suposto”?

    Ô, jornalzinho de MERDA!

  29. Kk

    -

    23/06/2009 às 13:23

    Horror.
    Nascemos para morrer, mas nunca nos acostumamos com esta idéia. A morte é especilamente brutal quando abate jovens.
    Uma menina linda e cheia de vida num momento e então - fim.
    Horror

  30. Cris

    -

    23/06/2009 às 13:23

    Rei,

    O Roger das 6;02am também tá brincando, né?

  31. Cris

    -

    23/06/2009 às 13:22

    REI,

    O TIAGO DAS 6:29 AM TÁ BRINCANDO, NÉ?

  32. anonimo

    -

    23/06/2009 às 12:56

    TIO REI,
    é estranho! Eu nunca vi um FLAMENGO X VASCO tão violento, com tanto derramamento de sangue, e tem varias semanas que um time não aceita a vitoria do outro.

  33. Surfista Prateado

    -

    23/06/2009 às 12:47

    Na minha opinião, toda esse agito no Irã também tem sua origem na derrocada de Saddam no Iraque e a instalação de uma incipiente democracia lá pelos EUA… O pessoal dos países vizinhos e ali próximos passou a acreditar que é possível ter democracia (e não teocracia) por lá. E eu diria mais: que “JórgiBúxi” tinha razão!!! O tempo irá resgatar sua importância e lhe fazer justiça.

  34. Capitão

    -

    23/06/2009 às 12:36

    Ao Roger:
    Ahmadinejad usa automóvel? Celular? Computador? Armas modernas? Relógio? Avião? Liquidificador? Rede telefônica? Medicina alopática?
    Então, para ser ocidentalizado só faltam as penas, como diria a minha avó.
    Tecnologicamente o Irã e todo o mundo é ocidentalizado, queira ou não.
    A questão religiosa é de valores e isso é igual para todos lá. Poucos querem ocidentalizar o Irã. O povo que está indo paras ruas quer Mousavi - veja no You tube, os vídeos de desde um ano atrás, quando começou a campanha para ver que ele sempre atraiu multidões. Fiz isso.
    Mousavi é um político conhecido e bem visto por lá, embora seja tão radical quanto qualquer outro dos líderes iranianos.

  35. Capitão

    -

    23/06/2009 às 12:27

    Para Anouk.

    Gostaria de pensar como você, mas já fui vencido pelo ceticismo.
    Se o povo do Irã quer a democracia, do nosso tipo, deve sair de lá, se for possível. Aquilo é uma ditadura religiosa bem retrógrada.
    Parece, mais, que o povo nas ruas é resultado de manipulação de Mousavi, muito experiente politicamente (e com as mãos sujas de sangue) que tem poderosíssimos amigos no Conselho Religioso Supremo. É uma luta de Poder, nada mais.

  36. Capitão

    -

    23/06/2009 às 12:25

    Internet.

    A Internet pode ter defeitos, mas tem, também algumas qualidades. A possibilidade de vermos algo tão chocante cria a oportunidade de reflexão sobre o regime iraniano. Não à toa João P. Coutinho tarta disso na FSPaulo de hoje em um artigo que merece ser lido. Obamistas pretendem ver Mousavi como o Obama do Irã, etc… Pura patacoada, como diria a minha avó. O que acontece lá é briga de cachorro grande e o povo é bucha de canhão. Ditaduras são ditaduras, nada mais. Leiam Arnold Toynbee, em sua obra dos anos 50. Está tudo lá.

  37. Vladimmir lacerda

    -

    23/06/2009 às 12:24

    Deve o presidente Obama ter ficado mais do que emocionado chocado com as imagens de civis mortos por tropas americanas no afeganistão.Crianças e mulheres ou será que o pedido de desculpa da sua Secretária de Estado foi o suficiente para ele?

  38. GG

    -

    23/06/2009 às 12:13

    Reinaldo, você não concorda que a justiça do Irã deve ouvir as ruas?

  39. Akhenathon

    -

    23/06/2009 às 12:05

    E pensar que idiotas de nossa esquerda barriguda, corajosos para dar empurrão em aluno univeristário, repetem que as mulheres iranianas têm “direitos”…

  40. José Laudir Vefago

    -

    23/06/2009 às 11:52

    Caro Reinaldo, nada que 80% pró para disparar o metralhadora giratória do nosso querido presidente (que vergonha!). Rapaz, até o Kennedy Alencar já perdeu a paciência!!!

  41. Aianãotolá

    -

    23/06/2009 às 11:40

    Ví ontem na Record News um cara de origem árabe sendo intrevistado - não conseguí ler o seu nome - dizendo que tudo que tem aparececido na TV sobre o Irã é armação da CIA e FBI. Que a morte da moça foi uma farsa… Tem petralha no Irã.

  42. Tektor

    -

    23/06/2009 às 11:08

    Pois é, já pensaram se fosse em Israel, estaria todo mundo caindo de pau e com condenação da ONU, mas como são os aloprados lá do Oriente, não vai dar em nada…

  43. Anouk

    -

    23/06/2009 às 11:06

    Oi Rei,

    A jovem Neda foi baleada ao lado de seu pai, um senhor grisalho, que a acompanhava na demonstração.

    O povo não quer Mousavi, o povo quer a democracia, se é que você me entende.

    Hamburgo é a cidade com a maior concentração iraniana da Europa. O povo é educado, discreto e a maioria culta.

  44. Orestes Reis jr

    -

    23/06/2009 às 10:47

    Reinaldo, os eventos não são comparáveis, as eleições no México, uma democracia e as eleições no Irã, uma ditadura, mas as reações das autoridades brasileiras nas duas situações podem ser, um assunto para você explorar.

  45. Helder Melo

    -

    23/06/2009 às 10:42

    Aparecem evidências de que seja verdadeiro. Mas a crítica do Paulo procede: os caras passam filmando, quando uma mulher apanha eles exultam!

  46. Fernando Correia

    -

    23/06/2009 às 9:52

    O que aconteceu a ela e a outros é chocante e terrível. Mas cumpre perguntar: a quem interessa esse clima de revolta no Irã? O candidato derrotado não seria talvez mais submisso ao regime teocrático? Há notícias de que as posições de poder estão nas mãos dos militares. Estaremos acompanhando a desestabilização do regime teocrático para a implantação de um regime militar?

  47. Paulo

    -

    23/06/2009 às 9:35

    As táticas são sempre as mesmas, basta estar na oposição.
    Arranja-se um cadáver pra chamar de seu. Foi o que incessantemente buscou a oposição iraniana. A infeliz moça mal dobra as pernas, insistindo ainda em se manter de pé, e já aparece uma câmera de celular pronta para filmar o horror. Isso sim é barbárie. O infeliz mal disfarça seu contentamento. Alguém, alguns, chegam para socorrer. O cineasta, indiferente à dor e à morte, continua a fazer o seu trabalho. Está ali pra isso. Não pode desviar-se de seu propósito em favor de uma causa. Sabe ele que logo, logo o vídeo dará a volta ao mundo, sensibilizando às lágrimas mentes e corações. Patético. Dá um close no rosto em agonia. Sangue.

  48. Hugo Fittipaldi

    -

    23/06/2009 às 9:27

    Se eu entendi corretamente, segundo o repórter a jovem se matou? Ou não morreu?
    Por que dizer “suposto assassinato”?
    As palavras são dele ou do Reza Pahlevi?
    Continuo sem entender…

  49. Val

    -

    23/06/2009 às 9:21

    É assustador. Os iranianos tem como pedir recontagem dos votos. Nós, não (graças à urna eletrônica). Eles tem uma juventude engajada. Nós temos mafaldinhas e remelentos. Espero que o exemplo da Neda nos anime a sair de vez da mesmice e do conformismo.

  50. PAULO BOCCATO

    -

    23/06/2009 às 9:17

    ESPERO AO MENOS QUE ELA TENHA DESCANSADO RÁPIDO…
    SEM DOR.

    SIM, PELO VIDEO, ELA PARECE TER MORRIDO MESMO AOS NOVE SEGUNDOS DA FILMAGEM APÓS TER RECEBIDO O TIRO QUE APARENTEMENTE ATINGIU O FAMOSO “TRIANGULO DO PESCOÇO” QUE É UM LOCAL MUITO VISADO PELAS POLICIAS DISPARANDO COM ARMAS CURTAS E A CURTA DISTANCIA.

    É O FAMOSO SISTEMA ‘UM-DOIS-TRES’…

    O ‘UM’ SERIA NA CABEÇA ,
    O ‘DOIS’ NO PESCOÇO E O TRES,
    NO TORAX…!

    NO PESCOÇO,
    CAUSA HEMORRAGIA ABUNDANTE SEJA POR CONTA DA AORTA OU DA CAROTIDA ROMPIDA…ALI, COMO NA FEMURAL, NAO TEM SALVAÇÃO !

    CUSTA-ME CRER QUE O BRASIL TENHA DESCIDO TANTO EM SUA DIPLOMACIA!

  51. Sandra

    -

    23/06/2009 às 9:11

    Flamenfo X Vasco agitado…

  52. João Marcus

    -

    23/06/2009 às 8:59

    Por outro lado, o mundo é um porre. Quando há ingerência dos EUA em algum país, ficam reclamando como p… velhas. Quando não há, também reclamam. Acho que eu, como presidente dos EUA, mandaria todos pastarem e resolverem seus problemas sozinhos. Não ficam reclamando de imperialismo? Então, que deixem morrer. Só depois não venham chorar as pitangas para a ONU, que, para variar, nada fará.

  53. Tony

    -

    23/06/2009 às 8:51

    Realmente o Lula estava certo, é exatamente como uma briga de torcidas aqui no Brasil.

  54. cadu

    -

    23/06/2009 às 8:48

    Lula deve estar pensando… bom, mas a moça também nem era corintiana.

  55. Gaucho

    -

    23/06/2009 às 8:20

    Vêr essa cena é muito triste, tu acaba ficando ainda com mais raiva destes esquerdistas fanaticos espalhados pelo mundo inteiro, principalmente aqui no Brasil. Agora sinceramente Reinaldo, o nome do Paulo Coelho no seu texto! Nao merecia, este animal é da mesma linhagem do lula e de todos estes desgraçados, acredita em mim.

  56. netto

    -

    23/06/2009 às 8:08

    É de estarrecer que o presidente de nosso país é partidário do presidente Iraniano Mahmoud Ahmadinejad, o sanquinário.
    Vergonha nacional e internacional.

  57. Piu

    -

    23/06/2009 às 7:37

    Se fazem isto com o próprio povo sem armas nucleares, imaginem com.

  58. tiago

    -

    23/06/2009 às 6:29

    bah! todo dia morre torcedor entre corinthians e palmeiras e vcs nao dizem nada! agora quando é o presidente lula que faz uma brincadeira vcs logo ampliam as coisas.


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados