Blogs e Colunistas

27/11/2009

às 5:33

Uma entrevista de César Benjamin

Quanto estourou o escândalo do mensalão, César Benjamin concedeu uma entrevista a Wilson Tosta, do Estadao, em que narrava como tudo começou. Foi publicada no dia 19 de agosto de 2005:

Militante do PT de 1980 a 1995, o editor César Queiroz Benjamin, de 51 anos, situa no início dos anos 90, com a atuação do então representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Delúbio Soares, no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), o início da mudança que levou o partido à atual crise. De acordo com Benjamin, com repasses do FAT para sindicatos Delúbio Soares fortaleceu a tendência Articulação, da qual fazem parte o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado José Dirceu (SP), que assim dominou a máquina partidária.

Na direção do PT, conta ele, Delúbio, com aval do hoje presidente e do ex-ministro da Casa Civil, formou com outros petistas o grupo conhecido como “os operadores”, cujo objetivo prioritário era dinheiro.

“Então esse grupo consolida a sua hegemonia”, diz Benjamin, que não apresenta provas, mas alega que no PT “todos sabiam” do que ocorria. Ele deixou o partido há uma década, denunciando o que chamou de “ovo da serpente”, a entrada maciça na legenda de dinheiro de bancos e empreiteiras. Hoje, acha que suas previsões se confirmaram e avalia que Lula sabia das irregularidades. “Eu, que já estava fora do PT, sabia. Como o Lula poderia não saber?”

O senhor acha que as previsões que fez ao sair do o PT se cumpriram?
Vamos situar a saída. Na campanha de 1994, eu era da direção e da coordenação da campanha. E depois ficou claro que tinha havido uma série de financiamentos que desconhecíamos. De bancos e empreiteiras, para a campanha do Lula.

Eram financiamentos ilegais?
Do ponto de vista partidário não eram legais. Porque tanto a direção quanto a militância nunca souberam disso. Tentei discutir na direção nacional, não houve possibilidade, e resolvi levar ao Encontro Nacional do PT de 1995, que era o primeiro na seqüência da eleição. E aí ficou claro para mim que já estava havendo no PT o início do esquema que agora vem à luz, inclusive com os mesmos personagens. Eu tive a percepção de que isso continha um perigo extraordinário, que era a entrada no PT, pesadamente, de esquemas de financiamento que teriam um impacto grande na vida interna do partido. O Dirceu foi eleito para a presidência, esse grupo que agora está nas manchetes assume cargos-chave, e fica claro que o partido tinha tido uma inflexão para pior. Ser direção passava a ser gerenciar interesses. E saí, eu me lembro que no meu pronunciamento no Encontro Nacional disse que estávamos diante do ovo da serpente que ia nos devorar. Então, quando vejo essa situação atual, tenho consciência de que não começou agora e é a expressão de uma prática continuada e sistêmica, que foi introduzida através do Lula e do Zé Dirceu.

Pode-se dizer que o processo de corrupção começou em 1994?
Talvez tenha começado antes.

Quando?
Há notícias de processos semelhantes no Fundo de Amparo ao Trabalhador. Não por coincidência o representante da CUT no FAT chamava-se Delúbio Soares e se multiplicaram notícias de esquemas de financiamento heterodoxos.

O que houve?
Até essa época, a Articulação, que é o grupo do Lula e do Dirceu, ainda disputava a hegemonia no PT cabeça com cabeça. A minha interpretação é a de que esse grupo usou esquemas de financiamento heterodoxos para fortalecer a Articulação. Porque o FAT faz convênios com sindicatos. E assim fortaleceu as finanças da Articulação, que passa a manejar poder financeiro que é uma arma nova na luta. Passa a ter capacidade de financiar candidaturas, trazer pessoas, estabelecer pontes. Delúbio se tornou figura paradigmática. Foi tesoureiro da CUT, foi para o PT como tesoureiro. E esse grupo começa a ser conhecido como “os operadores”.

Quem eram Delúbio, Sílvio?
Silvio Pereira, depois Marcelo Sereno… Esse grupo estabelece influência crescente no PT e na CUT. Ser da Articulação significava fazer campanhas muito caras. E se combina com o esvaziamento da militância. Então esse grupo consolida a hegemonia. Passa a operar em vários esquemas. Santo André é um deles. Passa a procurar maneiras de levantar dinheiro. E com a chegada ao governo federal as práticas ganham escala e um potencial de crescimento e visibilidade muito maior.

E o presidente Lula nisso tudo?
O Lula garante que foi traído, que não sabia. Mas eu não acredito nisso. Foram práticas sistemáticas durante mais de dez anos, do grupo que era mais próximo do próprio Lula. Me parece completamente inverossímil que ele fosse o único a não saber. Todos sabíamos. Eu, que já estava fora do PT, sabia. Como o Lula poderia não saber?

Qual é o efeito disso?
O principal legado é que a liderança do Lula dissolveu por dentro os valores da esquerda. Se você pegar para trás, Luiz Carlos Prestes morre pobre. Nunca tínhamos tido uma liderança que disseminasse o antivalor.

O que é isso?
O grande legado do Lula é essa disseminação do antivalor. O valor da esperteza, o valor de se dar bem, de não estudar, ter orgulho de não estudar… Eu diria que o Lula sempre foi um grande guarda-chuva para os oportunistas no PT. Uma coisa é o partido ter um líder que é honesto, honrado. Então, quem quer ser picareta fica meio acuado. Pode até querer ser picareta, mas não é a regra. Outra coisa é você estar num ambiente em que veio de cima o exemplo. Então, sob a liderança do Lula, eu diria que se formou a pior geração de militantes da esquerda brasileira de toda a sua história: pragmática, oportunista, individualista, carreirista.
(…)

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

95 Comentários

  1. Francisco Alves de Oliveira

    -

    24/09/2012 às 21:19

    Desde que me entendo como gente, nunca gostei do PT, sempre votei contra. Na minha conta não há débitos para o Lula, Dilma e etc. Portanto aqueles que sempre acharam oPT
    um partido “limpo”, agora ajudem a pagar essa conta e con-
    tinuem votando neles. Eu vou continaur sofrendo.

  2. Luiz

    -

    26/03/2012 às 13:31

    Não sei. Por ocasião do escândalo do mensalão Lula disse que foi traído, mas nunca nomeou os traidor ou traidores. Fico pensando: será que D. Marisa teve um caso extra-conjugal na época?

  3. FRANCISCO MARQUES

    -

    29/12/2011 às 20:39

    Algumas pessoas põem em dúvida as declarações do sr Cesar Benjamim sobre LULA, acontece que: quando ele fez tais denuncias, foi exatamente no calor do MENSALÃO,num programa de televisão e, ninguém do PT ou do Governo se manifestou para desmentir tais declarações.AGORA vem alguns petistas ou coisa alguma, dizendo que não são verdades as declarações, porquê se calaram na época do MENSALÃO? se são mentirosas as declarações de um ex-petista, o que dizer então de PRIVATARIA TUCANA e LISTA DE FURNAS, (esta ultima “BOI DE PIRANHA” PARA LULA)?

  4. FRANCISCO MARQUES

    -

    29/12/2011 às 20:20

    Algumas pessoas põem em dúvida as declarações do sr Cesar Benjamim sobre LULA, acontece que: quando ele fez tais denuncias, foi exatamente no calor do MENSALÃO,num programa de televisão e, ninguém do PT ou do Governo se manifestou para desmentis tais declarações.AGORA vem alguns petistas ou coisa alguma, dizendo que não são verdades as declarações, porquê se calaram na época do MENSALÃO? se são mentirosas as declarações de um ex-petista, o que dizer então de PRIVATARIA TUCANA e LISTA DE FURAS, (esta ultima “BOI DE PIRANHA” PARA LULA)?

  5. Sérgio Ricardo

    -

    29/11/2009 às 14:56

    A esquerdalha dogmatica foi pega de surpresa com o artigo do César Benjamin. Se olharmos os blogs dos jacobinistas, stalinistas e maoístas veremos as palavras usadas para diabolizar o César. O bom da liberdade de imprensa é isso, as pessoas podem emitir opiniões até mesmo sobre aqueles que se consideram “Deuses Governantes”. Antes de estar no poder, o petismo publicava nos blogs e na imprensa coisas absurdas contra governantes. Hoje,no poder, viraram vidraças e não aceitam crítica nenhuma. Para alguns esquerdistas do PT o bom seria a volta da censura. Para eles,a liberdade de imprensa só é boa quando são oposição.

    Sérgio Ricardo (ex-comunista e ex-petista, graças a deus)

  6. O PT já telefonou para a mãe do Benjamin

    -

    29/11/2009 às 9:02

    O Lima esta certissimo no que disse no seu comentário: 90% dos petistas não sabem ler.
    Nós sabemos ler e por esta razão vemos o que se passa, os eleitores do PT só pensam nas “bolsas” o resto não tem a miníma relevância e os petistas sabem. Nemhum escandâlo, nenhuma verdade irá jamais machucar o governo do Lula. O PT sabe muito bem que é facilissimo impingir um herói no Brasil, basta sair na capa do Playboy ou ser ganhador no BB, não é necessário muito sem deixar de mencionar ser actor da Globo. Esta gente que elege o PT sequer sabe o que significa a palavra “ideologia”. O Lula tem tudo para agradar os da laia dele, lhe falta um dedo, não sabe falar o idioma oficial do Brasil e é analfabeto

  7. Roberto

    -

    29/11/2009 às 0:28

    Reinaldo

    O duro é ter que aguentar o discurso ”ético” dessa canalhada que governa o Brasil.
    Merecemos um governo melhor.
    Não pense o Sr Lula que a sua roubalheira e de seus compadres será eterna.
    Um dia tudo isso acaba!

  8. Gato do Mato

    -

    29/11/2009 às 0:06

    O que nunca deixou de me intrigar foi a declaração de Lula, que fora traído. Lembram?

    Pois quem o traiu, se todos os envolvidos continuam seus amigos? Frequentam os mesmos ambientes, etc.

    Só amigo trai. Lula tem a obrigação de declarar quem o traiu. Se não declarar, não houve traição, mas apenas um comportamento normal entre eles. E este comportamento normal, cada um deduza como bem entender.

  9. Dunga

    -

    28/11/2009 às 18:48

    REi,

    Vejo que o que se temia aconteceu; os caras se cansaram de serem explorados e trabalharem por nada ou quase nada e partiram pra cima.

    Será que é aquela velha máxima: “dente por dente olho por olho”

    Esta é a questão!!!

  10. Zeca contra o PT

    -

    28/11/2009 às 18:45

    Campanheiros e Companheiras do blog:

    Está na hora de unirmos em campanha por toda a rede, utilizando tadas as ferramentas para que apareça o garoto do MEP, que já é quase ancião. Procura-se o garoto.
    Então o Lula lá é isso? – mas quem, com o mínimo de cultura, duvidava?

    Está aberto o concurso para jingle do papa anjo. Eis o meu:

    Sapo barbudo, gosta do que? ele diz que adora muié, mas se vira como pode quando está à pé.

  11. demostenes

    -

    28/11/2009 às 18:41

    Caro Reinaldo Azevedo,

    Quem está preocupado com as relações frustradas do presidente Lula?

    É meu caro amigo, pelo andar da carruagem a direita continuará mesmo sem interlocutores a altura.

    É por isso que não temos saída, vamos por ora deixar tudo como está.

    Um abraço!

  12. João

    -

    28/11/2009 às 13:35

    maria terezinha cicconi garcia, 1 pm:

    Muito boas suas considerações sobre a conspiração judaica por meio dos órgãos de imprensa. Faltou você mencionar o protocolo dos sábios de Sião e, claro, negar o holocausto.
    A Reuters, fonte de matérias dos principais órgão de imprensa do mundo todo, é de víés socialista e a BBC é de árabes.
    Sugiro que frenquente os blogs daqueles que falam a verdade, isto é, fazem apologia ao governo Lula custe o que custar.

  13. maria terezinha cicconi garcia

    -

    28/11/2009 às 13:00

    dedetizado por dona reinalda.

  14. Dacem

    -

    28/11/2009 às 9:55

    Reinaldo

    E lá se vão mais de quatro anos desde a denúncia do Benajmim, no ESTADÃO !!! E NADA FOI FEITO contra a QUADRILHA QUE GOVERNA O BRASIL !!!!

    A canalhada toda do pt nunca foi de esquerda. Sempre foi de roubar os direitos.

  15. Reginaldo Gadelha

    -

    28/11/2009 às 0:52

    Qual a novidade ?
    O sujeito já declarou que “comia” cabras, jumentos, bezerras, quem sabe naquela época já “comia” a força a garotada da região.
    Caraca, o sujeito é cruel.

  16. Titus Petronius

    -

    27/11/2009 às 23:07

    Destaco a seguinte frase: “Então, sob a liderança do Lula, eu diria que se formou a pior geração de militantes da esquerda brasileira de toda a sua história: pragmática, oportunista, individualista, carreirista.” É verdade. Os esquerdistas pré-Lula tinham lá suas convicções, a tal da ideologia, ainda que tola. Os de agora formam – como é mesmo, Reinaldão? – a “burguesia do capital alheio”.

  17. Abreu falou e...

    -

    27/11/2009 às 22:09

    Se quem conhece o apedeuta diz isto «O grande legado do Lula é essa disseminação do antivalor. O valor da esperteza, o valor de se dar bem, de não estudar, ter orgulho de não estudar… Eu diria que o Lula sempre foi um grande guarda-chuva para os oportunistas no PT. Uma coisa é o partido ter um líder que é honesto, honrado. Então, quem quer ser picareta fica meio acuado. Pode até querer ser picareta, mas não é a regra. Outra coisa é você estar num ambiente em que veio de cima o exemplo. Então, sob a liderança do Lula, eu diria que se formou a pior geração de militantes da esquerda brasileira de toda a sua história: pragmática, oportunista, individualista, carreirista.», já basta

  18. Jose Elias Aiex Neto

    -

    27/11/2009 às 21:38

    Em 1994 fui candidato a deputado federal pelo PT de Foz do Iguaçu e quem coordenou um seminário para discutir conosco a proposta do PT para a área econômica foi Benjamin.
    Me desfiliei do PT quando aconteceu o caso do caseiro Francenildo, que teve a coragem de denunciar Palocci. Um amigo que trabalhou na primeira administração Palocci contou que Lula exigia que os prefeitos do PT eleitos em cidades maiores levassem uma tropa dele para organizar a corrupção e fazer caixa para financiar as campanhas dele à presidente. E ele sempre foi truculento e autoritário. Acredito em Benjamin, pois para mim está claro o perfil de um homem que é o maior psicopata deste país.

  19. C.R.

    -

    27/11/2009 às 20:12

    Olha Reinaldo, gostaria muito que este ex-petista fosse ouvido pelo STF, no julgamento do mensalão.
    Quanto à nova notícia sobre o que Lula fez na cadeia, vindo do apedeuta, nada me surpreende.
    Ao sr. Cesar Boldrin:
    Acho que o senhor se precipitou…segure a ansiedade ou se informe melhor.

  20. Pica pau

    -

    27/11/2009 às 19:29

    Sr. Benjamin,já ouviu falar em Celso Daniel e Tonimho do PT, fica esperto companheiros deles.

  21. Andre M Andrade Jr

    -

    27/11/2009 às 18:29

    A verdade sempre prevalece.É só uma questão de tempo.O do Apedeuta está chegando. Êle está tão inflado que estoura por sí.
    A questão do mensalão está amadurecendo.Cachorro doido todos a êle.O judiciário não apressa o julgamento porque? Questões essenciais ao país devem ter prioridade máxima.O que o Presidente do STF está esperando para comecar o julgamento? Muitos serão candidatos e se elegerão,e a representacão do país cai de padrão, por muitos anos.
    REINALDO E.T.: corre em São José dos Campos que vão abrir 4 bingos e que o verdadeiro dono é nada mais nada menos que o LULINHA !

  22. Paulo Silveira

    -

    27/11/2009 às 17:28

    Corrupção é uma via de duas mãos. Não vão querer dar o vexame da CPI do PC Farias na qual apareceu apenas os nomes dos corrompidos.
    É preciso sair, desta vez, o nome dos corruptores também.

  23. Batista

    -

    27/11/2009 às 17:26

    Num mesmo momento 3 figuras importantes sairam do PT: Erondina e mais dois. Um deles acho que é este Benjamim. Na época foi pbulicada uma entrevista de um deles fazendo diversas acusações aos “procedimentos” do PT.

  24. ELSTIR

    -

    27/11/2009 às 17:08

    É /Z/ e não /S/.

  25. Deolho

    -

    27/11/2009 às 17:07

    Correção:- no email anterior, onde se lê “não-contalilizado”, leia-se
    não-contabilizado.

  26. Deolho

    -

    27/11/2009 às 17:04

    Nas ações do PT, honestidade é o 1° principio não-contalilizado.

  27. ELSTIR

    -

    27/11/2009 às 16:59

    Cesar Boldrin, não se faça de tonto/sonso. Não aqui, meu senhor. O post é tão importante que você se deu ao trabalho de escrever seu comentariosinho reles pra tentar defender–sem êxito– o tipo de pessoa que governa este país.

    ELSTIR

  28. LENA

    -

    27/11/2009 às 16:49

    TEM MUITO MAIS SORDIDEZ.E SO COMEÇAREM INVESTIGAR QUE DESCOBRIRAO COISAS HORRIVEIS A RESPEITO DE TODA ESSA PETRALHADA E SEU CHEFAO.PODEM APOSTAR.

  29. AO CESAR BOLDRIN

    -

    27/11/2009 às 16:20

    Esta postagem serve para MOSTRAR a caras como vc o que é MAL CARATISMO, fui clara? Permita-me, REINALDO, mas vou PLAGIÁ-LO – ” OU QUER QUE O TIO DESENHE PARA VC?”
    Esta postagem SERVE também para alertar o BRASIL DOS TIPOS inferiores de homem que hoje governam nossa pátria

  30. Marcelo

    -

    27/11/2009 às 16:08

    Olha, o que o Lula fez na cadeia eu não sei não..
    Agora, o lande do FAT.. se contratassem uma auditoria externa de uma empresa séria, ia botar toda quadrilha do PT no xadrez… e bem provavelmente, o chefe também..!

  31. Pela Pátria

    -

    27/11/2009 às 16:08

    Desculpe, mas, por falar em petismo… Essa foi demais!
    Vejam: o ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que a decisão do governo suíço de devolver ao Brasil US$ 28 milhões desviados a partir do esquema que ficou conhecido como “propinoduto”, era “um recado aos corruptos e bandidos”. Para o ministro gaúcho, a determinação tem um valor simbólico “maior que o econômico”.
    AMIGOS, SÓ NOS RESTA LANÇAR A CAMPANHA:
    “DEVOLVE TARSO!”

  32. Desconfiado

    -

    27/11/2009 às 15:58

    Calma Cesar Boldrin, o verdadeiro motivo bem logo. Isto apenas é uma introdução.

  33. Cesar Boldrin

    -

    27/11/2009 às 15:37

    Não entendi o propósito desta postagem. Sei que é sempre bom recorrer à história, parece pertinente de uma maneira geral para quem não gosta do PT no poder, mas não entendi o propósito específico neste ponto do blog. Obrigado.

  34. Paola

    -

    27/11/2009 às 15:15

    Caro Reinaldo, esse Cesar Benjamin falou tudo, não? Só não vê quem não quer: a descrição que ele faz do caráter do presimente é a mais real possível. Abraço. Paola.

  35. APA

    -

    27/11/2009 às 15:11

    Chamem o frei Betto para uma entrevista e uma exegese deste episodio!
    agora o tema da musica de Caetano nao é mais Menino do Rio…
    o nome mudou por razoes obvias…Menino do EP faz sentido!
    pense num cabra mais nojento!

    APA

  36. JM não acha que exista uma esquerda do bem

    -

    27/11/2009 às 14:56

    Nota 10 para Yara Chiara. Pegou no laço.

    É claro que Cesar mostra – o que é bom para a democracia – o espúrio da esquerda, mas concordo com a Yara Chiara. Qualquer esquerda teria feito isso e mais um pouco.

    A história está carregada de exemplos de países que, ao implantarem esse dito socialismo, cometeram as piores barbaridades, desde lesão ao patrimônio público até genocídios.

    Há na esquerda um defeito ORIGINAL. Não há esquerda boa. É que durante muito tempo a ESQUERDA apropriou-se de valores que não eram seus como a história comprovou.

    E o marketing da esquerda foi muito eficiente. Lula é um e exemplo disso.

  37. TITO

    -

    27/11/2009 às 14:30

    A entrevista de César Benjamin não deveria ser menosprezada pois foi alguém que tinha trânsito nos altos escalões do PT.Há uma descrição pormenorizada da origem do esquema de arrecadação,que remonta ao Delúbio Soares no FAT.Posteriormente o esquema se profissionaliza com o Zé Dirceu como operador do esquema.Supor que o Lula não soubesse de nada é menosprezar a inteligência de qualquer mortal.Sabendo dos métodos usados pelo PT para chegar ao poder não deve ter sido difícil abandonar o ideário da ética e a luta contra a corrupção e deixar a grana entrar até estourar no mensalão.Acho que a qualquer hora,um descontente ou abandonado abre a boca e a verdade vem a tona numa autofagia petista !

  38. Cristiano Antio-comunista

    -

    27/11/2009 às 14:27

    ESSE CARA (CÉSAR BENJAMIN) É DIREITISTA E NÃO SABIA! :-)

  39. ONDE ESTÁ A NOVIDADE?

    -

    27/11/2009 às 14:14

    PARA QUEM POSSUI UM MÍNIMO DE RACIONALIDADE, BOM SENSO, INFORMAÇÃO E ESCLARECIMENTO NÃO VÊ NENHUMA NOVIDADE NESSAS DECLARAÇÕES. É LÓGICO, É ÓBVIO, É FACTÍVEL QUE O CABEÇA DE TODA ESSA MERDALHADA É LULA! SÓ PETISTAS OU ANENCÉFALOS DISCORDAM. O BRASIL FOI JOGADO NA FOSSA COM A ELEIÇÃO DESSE LIXO HUMANO QUE É ENDEUSADO POR UMA SUB-RAÇA COM QI DE FLATULÊNCIA BOVINA. ESTAMOS PERDIDOS, ARRANCAR ESSA DOENÇA DO PUDÊ SÓ COM A UTILIZAÇÃO DA TSAR BOMBA, ELES VÃO JOGAR PODRE PARA ELEGER DILMA A QUALQUER CUSTO, ELES SÃO PODRES, FÉTIDOS, O POVO BRASILEIRO É PODRE, CONIVENTE, MARGINAL, SE FUÇAREM MAIS VÃO DESCOBRIR OUTRAS PODRIDÕES ENVOLVENDO ESSA ESCÓRIA, ADEUS BRASIL!!!!

  40. anômima

    -

    27/11/2009 às 14:01

    O lula é o cara…de pau, e a Cia, FBI, Mossad etc…devem saber disso tudo,esse Benjamim, coitado, caiu nas malhas da mentira que esse “cara” montou e monta com requinte de crueldade e desqualifica as opiniões lógicas- não precisam nem ser honestas…rs. como somos um país mal educado- literalmente falando,, então, não há como gente comum ou isolada sustentar argumentos consistentes perante a boçalidade de um chefe de estado porque simplesmente ele é Maria.rs…Covarde, quero dizer. que tem que se esconder atrás de mentiras de mil e uma noite.
    Tomara espiem ele até…E façam outro filme,é claro…rs

  41. Airton

    -

    27/11/2009 às 13:56

    O que o Cesinha diz , já foi dito pelo Paulo de Tarso rendendo algumas reportagens e uma edição do Programa Canal Livre na Band pré Frankilin Martins, e da mesma forma que hoje morreu no esquecimento, nem os partidos de oposição se interessaram pelo fato, indo naquela linha ” de deixar sangrar “, só que o LuLLa se elegeu e reelegeu.

  42. richard smith

    -

    27/11/2009 às 13:46

    Não se esquecendo que Paulo de Tarso Wencelau, outro “puro” levou ao diretório estadual a então prefeita Angela Guadagnin, a “dançarina” com denúncias de desvio de recursos e tentativas de extorsão/desvio de recursos públicos, exercida pelo japonesinho das cartilhas “nunca antes vistas neste país” (e nem depois!) e outras “sombras”.

    O que aconteceu? Paulo de Traso foi expulso do partido daqueles “que não roubam e nem deixam roubar”! Mais ou menos como o tal do Bassuma, que ousou questionar a politica abortista oficial do PT e a possível entrada de “fartos recursos internacionais” mencionada pelo ministro temporão no programa RODA-VIVA da Cultura, caso o aborto fosse liberado no País!

  43. JK

    -

    27/11/2009 às 13:41

    SERA QUE SOMOS AINDA ALIENADOS?

  44. toninho

    -

    27/11/2009 às 13:34

    Falou bem, em todos os partidos tem PICARETAS, mas não é a regra, so que no PT, é sim, pois o chefão é o maior deles e tem os especialistas como: Dirceu, Delúbio, o picareta Genuíno, os Mecardantes e Suplycis da vida. é uma podridão só.

  45. Caio

    -

    27/11/2009 às 13:18

    Mais um que vem a público defender o PT e a esquerda, dizendo que o partidão se corrompeu, que foi tudo culpa de uma “tendência” dentro do partido, que antes era imaculado.. que o assassino Prestes era um santo.. mas de qualquer forma ele ainda é boa fonte de informações, que deve ser usada estrategicamente..

  46. Ex-petista

    -

    27/11/2009 às 13:18

    .
    Logo, logo vem algum petralha dizer que Benjamin era um infiltrado quando estava no PT.

  47. Eduardo Gonçalves

    -

    27/11/2009 às 13:04

    O Sr.Lula,como nunca antes nesse país é e sempre foi o dono do PT e sob o seu comando com mão de ferro determina os rumos dos PTralhas com seu fiel escudeiro Zé Dirceu fazendo o trabalho pela porta dos fundos ,eles tem um procedimento simples ,intimidar e até o Celso Daniel pagou por isso e até hoje não permite a solução desse caso abominável e qto a qualquer esquema é impossível dizer que o dono do PT não saiba de nada que acontece nas suas cercanias é uma piada nunca vista nesse país de tanta cara de pau ,mas infelizmente o governo desse Sr.não investe em educação no nordeste,norte,centro-oeste com um único objetivo de não perder o poder sobre os necessitados do saber ,Acorda Brasil

  48. Guilherme Segal

    -

    27/11/2009 às 12:58

    Uau! Voce sabe que esse pessoal eh podre e nao tem limites, qdo alguem que saiu la de dentro começa a falar, realmente começamos a ter uma noçao do que essa podridao representa. Esse pais nao vai restar pedra sobre pedra se esses caras nao sairem do poder e saindo dele, como fica um Estado todo aparelhado por essa gente ?

  49. Gabi

    -

    27/11/2009 às 12:39

    O último tópico explica os 80% de aprovação do Lula. O povo é malandro e prefere as coisas erradas.
    Pagar uma cerveja pro guarda ao envez da multa, fazer gato de energia elética, invandir terra de outros (mesmo que esteja com um Foxcross ou Vectra novo e se dizendo sem terra – como apareceu na TV nesta semana), receber bolsa família, entrar em universidade por cota, montar ONGs fajutas.
    Os hábitos e costumes do governo dão legalidade a qualquer coisa.

  50. Brito

    -

    27/11/2009 às 12:24

    Eu já disse e repito: A diferença com o governo do Professor Fernando Henrique, é de anos-luz: competência x oportunismo, cultura x grosseria, ética x malandragem, elegância x cafonice, etc. E aqui deixo um texto escrito em 1949 pelo professor Wilson Martins, está na pág. 283 vol.7 de História da Inteligência Brasileira:” Um povo que não lê é um povo que não pode governar-se a si mesmo: eis como a democracia chega a depender do hábito de leitura. A nossa democracia é formal e não orgânica precisamente porque esse povo que não lê pode ser dirigido por estadistas que também não lêem – ou não leram, quando ainda era tempo. A maior parte deles não saberia escrever os próprios discursos.

  51. Vera L.

    -

    27/11/2009 às 11:36

    Reinaldo a entrevista está atualíssima, e é com essa gente que o PSDB está entrando na campanha desunido. Hoje esses salafrários estão ricos ROUBANDO nosso dinheiro, se já faziam o VALE-TUDO para ganhar antes de ver as benesses, mordomias, poderes que ser governo dá, imagina agora. A máquina petista está azeitadíssima com TODOS os empreiteiros, Fundos de Pensão e todos esses empresários sem escrúpulos que querem viver mamando no governo.
    Desde a CPMI dos Correiso que eu sabia do PODER do Delúbio de ROUBAR dinheiro para o PT do FAT: Fundo de Amparo ao Trabalhador, escrevi o nome por extenso para assinalar bem os BANDIDOS que nos governam. O quê essa gente não está fazendo na PETROBRAS?

  52. Akhenathon

    -

    27/11/2009 às 11:31

    Iso influencia não apenas “as esquerdas”, caro Benjamin, mas todo um país.

    É o jeitinho materializado e posto em prática.

  53. Gione Oigen

    -

    27/11/2009 às 11:25

    Depois de tudo começam a aparecer os bastidores desse período que na história vai ser lembrado como o período negro da nossa busca pela democracia.

    Concordo que o exemplo vem de cima.

    Lula hoje é cercado de bajuladores, aproveitadores, corruptos de toda a ordem.

    Ele criou as cobras que vão lhe picar.

  54. O Locutor

    -

    27/11/2009 às 11:22

    Mais sintético, não é possível, Lula é promíscuo, por isso muita gente nem suporta vê-lo. A Dilma tem o mesmo perfil. Por isso muito cuidado.

  55. Jokha

    -

    27/11/2009 às 11:15

    Já fiz curso de neurolinguística, onde aprendi a identificar traços de pessoas que mentem. Numa entrevista onde o Lula diz que o Mensalão é uma mentira, uma invenção, é clara a fisionomia de quem está mentindo. Peça para uma pessoa especializada analisar este vídeo, que provavelmente está no Youtube, e a conclusão será a mesma que obtive.
    Essa história de que não sabe de nada é pura balela, para enganar os trouxas.

  56. Pescarini

    -

    27/11/2009 às 11:05

    Eu diria que nós temos no Brasil um perfil muito mais fisiológico que ideológico.
    Aqui funciona o seguinte: se o cara é seu amigo, quer dizer do seu grupo, ele pode ser pilantra (ou até criminoso) que vc não denuncia. Isso é um traço cultural devido à formação clientelista da sociedade brasileira.
    Depois que o cara sai do grupo, alguns por arrependimento sincero, então denunciam. E tem os que saem porque realemte vem a realidade da sacanagem que predomina. É o caso do Benjamim. Parabéns Benjamim.

  57. sombrero

    -

    27/11/2009 às 11:04

    Reinaldo,
    no transcorrer da vida percebemos que DEUS ás vezes atende nossas preces com ironía e isto pode ser tremendamente desastroso, por isso ao fazermos nossas preces devemos ser bem específico, explicar nos mínimos detalhes as nossas necessidades, sem deixar margens a interpretações, senão com certeza iremos nos arrepender. Vem daí as recomendações inúmeras vezes expressa no ECLESIASTES de temor a DEUS. A minha grande esperança é que esse analfabeto do FILHO DESTEPAÍS não saiba explicar bem o que queira em suas preces, que entretanto pode não acontecer uma vez que ele se acha maior que DEUS e não precisa pedir nada a ninguém, MAS DEUS É GRANDE, ele vai escorregar, isso vai acontecer.

  58. Ricardo

    -

    27/11/2009 às 10:56

    Dizer o que, depois disso?

  59. Se-Gyn

    -

    27/11/2009 às 10:47

    Estou atordoado com o que li sobre o Presidente da República do Brasil no post “Dias Sórdidos!”.

    É realmente impressionante.

    …Entre os três personagens – o do filme, o tipo real e, o depoente, não dá para escapar da sensação de que o depoente é um filho do Brasil e de seu tempo, como tantos outros e, que o outros – a cuja imagem tentam associar o mesmo homem, é um outro tipo de “filho”…

  60. celia

    -

    27/11/2009 às 10:38

    MISERICÓRDIA……………. Só consigo escrever isso! É muita imundície. Também, alguém esperava outra coisa dessa galera?

  61. Politicida Plus

    -

    27/11/2009 às 10:05

    Então, sob a liderança do Lula, eu diria que se formou a pior geração de militantes da esquerda brasileira de toda a sua história: pragmática, oportunista, individualista, carreirista. Cesar Benjamin

    Precisa dizer algo mais?

  62. Leonel Gomes

    -

    27/11/2009 às 10:01

    Sabemos que existe a máfia italiana, a máfia japonesa, a máfia chinesa…só espero que não chamem isso de máfia brasileira. Isso não faz parte daquele filme então não é verdade.

  63. Rômulo

    -

    27/11/2009 às 9:45

    Pergunto: será que a oposição saberá usar dessas informações durante a campanha eleitoral contra a Dilma? É material farto para apontar o dedo contra as falcatruas do PT, não?

  64. Heitor

    -

    27/11/2009 às 9:42

    Vou comentar o quê? César Benjamin, mostrou a índole de Lula. Por coincidência, ouvi na rádio que o Duce italiano era um viciado em sexo, deve ser uma das característica comum de todos maníacos e criminosos.
    Os maníacos e psicopatas agem por instinto, não têm limites. Vejam Berlusconi, volta e meia suas atividades instintivas aparecem na imprensa.
    Vemos todos os dias os esquerdistas deixar aflorar seus instintos primitvos, até em versos do Ministro da Justiça, Tarso Genro, comandante em chefe da polícia federal.
    O instinto mais primitivo do homem é o sexual.
    Todos nós observamos que a lógica não é algo que os esquerdistas tenham desenvovido na evolução humana.
    Eles são pré-históricos.

  65. Diogo

    -

    27/11/2009 às 9:40

    Até que enfim alguém falando essas coisas sobre o Lula.

    É sim o antivalor – temos um ídolo com 80% de popularidade falando que o certo é não estudar, fazer caixa dois, que subir na vida justifica tudo, e tantas outras atrocidades.

    Pior, este homem é um símbolo do nosso país, e um herói para o povo. Para sempre esse homem tentará articular sua volta ou, ainda pior, construir um mito sebastianista que dure para sempre.

    Só posso torcer para que toda a imundície pela qual ele é responsável apareça e seja esfregada em sua cara, desconstruindo a lenda.

  66. Salomão Cohen

    -

    27/11/2009 às 9:33

    Eu não lembro de ter visto esta entrevista na época do mensalão, mas ela é muito reveladora. Chega a ser patético que Lula não esteja entre os 40 do Mensalão!

    Joaquim Barbosa diz a que veio…

  67. APA

    -

    27/11/2009 às 9:32

    Este é o cara…Benjamim!
    detonou!!!!!!!!!!

    APA

  68. Marco

    -

    27/11/2009 às 9:23

    Será que Cézar Benjamin poderia ser o “garganta profunda” à descoberto?
    É tudo muito grave. GRAVÍSSIMO!!!
    QUE PAÍS QUEREMOS PARA NOSSOS FILHOS?????????

  69. Vanderlei Simionatto

    -

    27/11/2009 às 9:19

    É fato que não há a menor necessidade de estar próximo a Lula pra saber que esse energúmeno vagabundo tem digitais no cofre público. Nem é preciso recorrer ao mensalão pra avaliar o tamanho do volume da corrupção. Nem vamos falar no escândalo da venda da empresinha de Lulinha. Basta concentrar no “compadre” de Lula e remexer na morte de Celso Daniel, ex prefeito de Santo André. O “compadre” de Lula, se um dia as coisas ficarem claras, está metido em grandes negociatas, que envolveram a assinatura do presidente da república. Êle é um dos mais promissores LARANJAS de Lula. Não só pelo compadrio, mas pela relação de confiança. Se um dia ver à tona, saberemos de coisas piores. Será que virá?

  70. Luiz

    -

    27/11/2009 às 9:17

    Meu caro Reinaldo, não estaremos livres deste Lulla nunca!
    O peçonhento voltará para nos assombrar em 2014.
    Não importa que vença em 2010, o bebum já é candidato para 2014.
    Vou aprofundar meus estudos sobre cirrose.

  71. Mauricio (Brasilia)

    -

    27/11/2009 às 9:14

    Bom, todos nos sabemos que tudo isso é verdade. O que me indigna é que “nada” fizeram as organizações brasileiras como imprensa, policia, ministério público ou organizações responsáveis pelas fiscalizações de gastos partidários. Agora resta apenas lamentar, pois infelizmente vão demorar sair do poder. A voz de Deus nunca foi e nunca será a voz do povo.

  72. roby

    -

    27/11/2009 às 9:13

    Isso não chega a ser propriamente chocante: quem esperaria algo diferente do apedeuta-em-chefe e de sua canalha.
    A entrevista me traz à memória uma cena de “Mississipi em chamas” [Gene Hackman e Willem Dafoe num bom momento], quando o personagem diz que a conspiração deveria ser aberta por dentro, como uma lata de vermes.
    A comparação é justa, mas aqui entre nós, mesmo quando a lata já está aberta e exposta nada acontece! O aparelhamento alcançou tal nível que nada ameaça os personagens da “nossa” conspiração.
    Ou será que perdi alguma coisa?

  73. teco-teco no fubeco

    -

    27/11/2009 às 9:11

    Reinaldo,
    Ainda está em tempo de o MPF oferecer denúncia contra Lula, usando Benjamin como testemunha.
    Ainda há tempo para o impeachment. Onde estão as oposições? Reunidas para lançar Aécio candidato?

  74. Caetano Santos

    -

    27/11/2009 às 9:08

    Ainda bem que a esquerda indecente que esta no poder é extremamente corrupta. pq se nao fosse , viriam com os ideias piores da raça humana.os ideais solicalistas. tipo cuba. onde so o canalha FIDEL tem .

  75. Arquiteto

    -

    27/11/2009 às 9:05

    Reinaldo, o esquema com certeza começou antes. Fui arquiteto concursado na prefeitura de Santo André ente 1990 e 1994. Sou testemunha de uma reunião na prefeitura sobre desapropriações numa área inadequada, na Av. dos Estados, que mais tarde geraram um precatório de mais de 200 milhões de reais. Nesa reunião o superintendente da EMHAP, Juan Gonzales, um petista histórico, saiu revoltado contra o que chamou de “indústria da desapropriação”. O prefeito Celso daniel e seu principal assessor jurídico o Marcos Andrade, foram os responsáveis pela decisão que puniu o município. O irmão do Celso vive no exílio com medo das represálias do PT por outros epsódios. Precisa contar mais?

  76. Rods

    -

    27/11/2009 às 9:04

    REI.

    DE FATO ALGUMAS COLOCAÇÕES SÃO GRAVES E DESMONTAM A FARSA MONTADA PELO APEDEUTA, PORÉM, OUTRAS SÃO BEM RIDÍCULAS, HAJA VISTA QUE VÊEM DE UM COMUNISTA DE CARTEIRINHA.

    EXALTAR A POBREZA DO OPORTUNISTA PRESTES E OS “VALORES” DA ESQUERDA, É RISÍVEL, POIS BEM SABEMOS QUE O PERFIL DENUNCIADO É O PERFIL VERDADEIRO DOS ESQUERDÓIDES.

    ME DIGA QUAL PARTIDO DE ESQUEDA TEVE LÍDERES “HONESTOS E HONRADOS”?? COMO O FILME DO APEDEUTA, É MISTIFICAÇÃO DE UMA IDEOLOGIA.

    Rods

  77. LIMA

    -

    27/11/2009 às 8:52

    REINALDO.
    É UMA PENA QUE 90% DOS PETRALHAS NÃO SABEM LER. BANDIDO NÃO GOSTA DE QUEM SABE.

  78. maria-maria

    -

    27/11/2009 às 8:40

    Na ocasião essa entrevista não repercutiu, ao que me parece. Não havia interesse em fazê-lo, diferentemente ao que ocorre em relação às obras virtuais,ao “fantástico” desenvolvimento, ao “protagonismo” do pulha-mor em âmbito internacional…

  79. JulioK

    -

    27/11/2009 às 8:38

    Reinaldo,

    Resumindo tudo só posso concluir que estamos sendo governados por uma máfia que se formou dentro da CUT e que, aos poucos quer dominar o Brasil.

    E o Aécio quer detonar a chance do PSDB devolver alguma dignidade a este país. Grande patriota! Não esqueço o Tasso, outro grande patriota!

    Abraço

    JulioK

  80. Wal

    -

    27/11/2009 às 8:31

    Rei, acho que você nunca conseguiu sintetizar o Lula tão bem quanto esse cara. Tire o seu chapéu pra ele, mesmo sendo relevantes suas diferenças ideológicas.

  81. zé capixaba

    -

    27/11/2009 às 8:01

    Tio Rei :
    Só faltava uma declaração como esta,de pessoa que conhece as entranhas do PT….não presisamos de mais nada para chegarmos a conclusão quem é o lulla, o PT,zé dirceu e todo o “resto”.
    Chegou-se ao final da linha, ou ainda tem mais ?????…
    Sds

  82. J.J.S.Xavier

    -

    27/11/2009 às 7:59

    Esse depoimento parece aludir aquela parábola da “festa no céu”, ocasião em que um sapo querendo ir na tal festa escondeu-se dentro de um violão que um passaro levaria.Ocorreu que o violão caiu e o sapo esborrachou-se no chão.

  83. Fausto Marino

    -

    27/11/2009 às 7:58

    Foice, martelo e picaretas.

  84. Yara Chiara

    -

    27/11/2009 às 7:55

    O problema dessa entrevista é a insinuação de que tenha havido uma parte, digamos, ética do PT traída pelos lobos maus.

    Tenho certa dificuldade de acreditar nisso em razão do caráter essencialmente imoral da prática política da esquerda, que considera lícito todo tipo de desvio que sirva aos propósitos maiores do Partido: será que, caso a outra banda do PT tivesse prevalecido e sido eleita, estaríamos em melhor situação?

    Creio que não.

    As informações são relevantes porque apontam para um método; para o envolvimento de Lula em décadas de financiamento ilegal, espúrio.

    Mas Lula sabia de algo ainda pior: o pagamento a Duda Mendonça em dólares no exterior, confessado na CPI!

  85. ivan bertolozzi

    -

    27/11/2009 às 7:54

    Pergunta: Por que só agora o “Cezinha” revela isso tudo??? É recorrente na história as pessoas calarem e depois de muito tempo vir a público revelar coisas que, se ditas antes, poderiam mudar alguns rumos ou até a história toda.

  86. Cideval

    -

    27/11/2009 às 7:14

    Cesar Benjamin disse o que todos ja sabemos e ja comentamos muitas vezes neste blog. Uma reportagem como esta na Europa ou USA seria uma bomba que causaria estrago nacional. No Brasil, não haverá a repercussão devida, “estamos todos dominados”. Os bandidos são herois, o chefe do bando tornou-se um santo.

  87. Rubens Costa

    -

    27/11/2009 às 7:04

    Reinaldo,
    Bom dia!
    Governar um país é como governar uma empresa. O Presidente da República é cumpre o mesmo papel de um presidente de uma empresa. Os dois são responsáveis pelos resultados das suas “empresas”. Se uma auditoria descobre alguma irregularidade, o presidente de uma empresa privada pode até se defender, falando que não sabia de nada; acontece. Duas, três, cinco, dez, vinte? Ele não sobreviveria à segunda. Um presidente é responsável pela sua equipe, pois é ele que escolhe os seus subordinados e por eles é responsável. Fui claro?

  88. Anônimo

    -

    27/11/2009 às 6:50

    Com toda a certeza, não foram formados só esquerdistas piores, mas milhares de brasileiros piores por seguir tão nefasto exemplo.

  89. zamir anjos

    -

    27/11/2009 às 6:48

    Os assaltantes de banco fizeram escola só que o assalto agora é mais sofisticado.

  90. lucia

    -

    27/11/2009 às 6:25

    Lulla é um cara perigoso.
    Muito perigoso.

  91. DuraLexSedLex

    -

    27/11/2009 às 6:20

    Caríssimo.
    “Do ponto de vista partidário não eram legais” – eram o que?
    Confirma, em parte a tese deque esse personagem foi “criado” por genteque tinha interesse em acabar com a outra parte. O tiro saiu pela culatra…

  92. Marcus Meyer

    -

    27/11/2009 às 6:06

    Mesmo para alguém tão ignorante como Lula da Silva é impossível ignorar tanto, sobre tanta coisa durante tanto tempo. Ou ele é a pessoa mais idiota que já nasceu neste país ou é o maior de todos os mentirosos!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados