03/12/2009
às 4:47UM DESPROPÓSITO!
Procurem saber quando é que os países optam por processos constituintes. Sempre que isso acontece, há um rompimento da velha ordem, como houve no Brasil com o fim do regime militar. Fazer constituinte para resolver dificuldades no Congresso é coisa de gente mal intencionada, que não entende como funcionam as democracias. Não por acaso, bandoleiros da América Latina têm recorrido a tal expediente, a exemplo do trio calafrio: Chávez, Evo Morales e Rafael Correa. Sem que seus respectivos países tivessem passado por uma revolução ou rompimento da ordem, usaram a Constituinte como atalho para implementar regimes autoritários.
Anteontem, Lula já havia afirmado em Portugal que a lambança havida no governo de José Roberto Arruda decorre da falta de uma reforma política. Segundo disse, houvesse o financiamento público de campanha, aquela bandidagem não aconteceria. Obviamente, trata-se de uma bobagem. Quem disse que aqueles vagabundos estavam fazendo apenas caixa ilegal de campanha? Tudo leva a crer que se trata de ladroagem — pura e simplesmente, ladroagem.
Esse negócio de que é a lei que leva um sujeito a transgredir a lei é uma tautologia estúpida, como todas. Sempre se transgride uma lei dada, é claro. O que leva alguém a respeitar ou não os limites impostos é uma decisão pessoal, de caráter moral. Mude-se o texto legal o quanto for, e o vigarista determinado vai tentar fraudá-lo. Ou existe a punição exemplar que torne mau negócio fazer a coisa errada, ou não há lei que o contenha.
Achando que a bobagem era pouca até ali, Lula avançou ontem em Kiev. Agora ele defendeu, imaginem vocês, uma Constituinte! É… Como Chávez, Evo e Correa. E acrescenta, assim, um risco a mais à eventual vitória de Dilma Rousseff. Se Lula fizer o seu sucessor, vem por aí a tentativa de uma… Constituinte!!! Já disse que, do ponto de vista puramente intelectual, um demônio sopra em meus ouvidos: “Vai, Reinaldo, deixa que os adesistas, sobretudo do empresariado e da imprensa, conheçam o verdadeiro PT”. O problema é que a gente sabe onde esse negócio termina…
E Lula deu os seus motivos: enviou propostas de reforma tributária ao Congresso, e elas não avançaram; enviou propostas de reforma política, e elas não avançaram. E AINDA BEM QUE NÃO AVANÇARAM! ERAM E SÃO MUITO RUINS!
Pergunta que não quer calar ao nosso bolivariano light: se o Congresso regular não aprovou as medidas, mesmo ele tendo uma maioria espantosa, por que seria diferente num Congresso Constituinte? Há várias respostas que se combinam, todas ruins: a) porque os valentes tentariam fazer uma Constituinte ad hoc, isto é, eleger representantes que teriam o fito único de fazer a Carta e ir para casa; b) porque, num processo constituinte, aprovar-se-iam medidas por maioria simples. Em suma: se a maioria qualificada para aprovar emendas constitucionais se mostra impossível, então se opta por golpear o Congresso. Simples, como se vê; c) porque o Executivo, desta feita, poria toda a sua força, com o apoio dos ditos ”movimentos sociais”, para pressionar aquela Assembléia que se dissolveria tão logo redigida a nova Carta… NOTA À MARGEM: a primeira vítima de um processo constituinte nesses moldes seria a liberdade de expressão; os petistas defendem uma verdadeira “revolução” na área de comunicação, especialmente na radiodifusão.
Não, não acho que seja simples convocar uma constituinte mesmo que Dilma vença a eleição. Mas a simples menção dessa possibilidade revela o debate rebaixado que se faz no governo. Em seus sete anos de poder, o que fez Lula para manter uma relação mais qualificada com os partidos e com o Congresso? O movimento mais vistoso foi o… mensalão!!! Todos os vícios históricos da relação dos partidos da base aliada com o governo foram mantidos, e outros tantos se acrescentaram. E ele vem falar em Constituinte?
Trata-se de um absoluto despropósito. Mas devemos ter cuidado: pode ser também um cálculo.
Tags: Constituinte



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
81 Comentários
carlos
-04/12/2009 às 6:57
Olá Reinaldo,
Acompanho seu blog faz algum tempo. Que bom ter uma luz na escuridão que assola este país. É extremamente preocupante a questão da constituinte com a qualidade dos homens publicos que temos hoje. Ja basta o ranço que acompanhou a ultima.
- Por falar em escuridão, lembro que por volta de um mes antes do apagão houve um ataque com explosivos em duas torres de transmissão no interior do estado do Rio.
Genaro Salles
-03/12/2009 às 22:53
Depois de tantos absurdos na atuação política internacional do Lula, sem nenhuma condenação da mídia nacional e estrangeira, estou desconfiado que ele é mesmo “o cara”. O cara adequado para pregar o que líderes mundiais globalistas não podem pregar abertamente, ou seja: fim da soberania nacional; câmbio desatrelado do dólar; reeleição ilimitada de chefe de estado; poder nuclear livre para os países que conseguirem a tecnologia própria. Eu só não estou achando é se ele vai se dar bem. Será que não está aí como “boi de piranha”? Somente este raciocínio pode justificar o seu comportamento. “Um despropósito”, como afirmado nesta coluna.
Kirk
-03/12/2009 às 22:02
“…Fazer constituinte para resolver dificuldades no Congresso é coisa de gente mal intencionada, que não entende como funcionam as democracias. Não por acaso, bandoleiros da América Latina têm recorrido a tal expediente, a exemplo do trio calafrio: Chávez, Evo Morales e Rafael Correa. Sem que seus respectivos países tivessem passado por uma revolução ou rompimento da ordem, usaram a Constituinte como atalho para implementar regimes autoritários.”
É isso mesmo,caro Reinaldo!
Lembrei,a propósito,do grande Alborghetti,cuja saúde,abalada por um câncer,inspira cuidados:
http://www.youtube.com/watch?v=x87McDDJOzg
Rezo a Deus por sua cura,caro Alborghetti…Você faz falta!
dora
-03/12/2009 às 21:57
Os canalhas não dormem.
pedro
-03/12/2009 às 20:09
Se tiver constituinte vai dar pau na bodeguinha.
MaGioZal
-03/12/2009 às 16:40
O maior perigo poderia ser a administração seguinte forjar uma crise e, usando ela como desculpa, bolar medidas que passem por cima de preceitos constitucionais ou ainda que fizesse o povo acreditar que uma nova constituição seria imprescindível.
machado
-03/12/2009 às 16:25
a constituinte, proroga os mandatos por 2 anos, e autoriza a reeleição por 4 mandatos, maximo vinte anos, é o tempo que se precisa, para que sejam resolvidos todos os problemas que só o enviado por jesus pode faze-lo: proposta da base aliada com 360 assinaturas é aprovada.pode ou não pode, vai correr o risco.o objetivo é claro: se perpetuar no poder ,qualquer oportunidade ele fala na constituinte,as chances de ser provocada uma crise institucional no brasil são muinto grande.tem o apoio chaves/fidel/irã/frança já começou a se afastar dos estados unidos, o homen não tem principios.
Rapaz das brasílicas highlands
-03/12/2009 às 16:01
Vícios históricos… gostei! E eu que jurava que a “ordem democrática pós ‘ditadura’” era um sonho…
anônimo
-03/12/2009 às 15:59
Sugiro invocarmos a ajuda de Honduras…
Esther Correa
-03/12/2009 às 15:06
Oi tio Rei
Bota despropósito nisso. Tudo que o Menas puder fazer p/ se tornar um Chavez ele fará. Estamos indo perigosamente para um regime totalitário. Que Deus nos proteja, Ele e você.
Li hoje no Coturno que o filho do Evo Morales apareceu chorando na televisão, pedindo casa e comida para ele e seus irmãos. Ele é tão bonzinho, não? São esses os tipos que nos circundam, affff…
R. Plácido
-03/12/2009 às 14:31
“Sempre que isso acontece, há um rompimento da velha ordem”. É, parece que ele sabe disso.
Pescarini
-03/12/2009 às 14:27
Excelente análise, como sempre. Na linha que vc propôs, i.é., da manobra calculada, penso que se o PT perder a eleição, uma nova constituinte pode ser a bandeira para paralizar o novo governo com os argumentos canalhas de barrar o retrocesso dos “avanços” sociais do governo anterior, ou de assegurar o pré-sal para o Brasil contra o entreguismo, etc.
E se convocada, eles poderiam estrupiar o goveno com propostas de aumento de gastos sociais, restrições à imprensa e perenização da influência dos sindicatos através dos fundos de pensão na coisa pública.
Manoel Guimarães
-03/12/2009 às 14:02
Lula segue os passos bolivarianos. Vai reformando as instituições para ampliar seu poder até o Regime se tornar Totalitário. Quer diminuir a força do TCU, do MP, nomeia ao STF com critério político, mesmo sem os requisitos consitucionais para o cargo, quer criar uma polícia acima das outras, subordinada diretamente a ele. Uma Reforma Constitucional ajudaria no plano. Em nada me surpreende…
Manoel Guimarães
Achmed
-03/12/2009 às 13:59
Tio Rei,
Se eu conheço bem o apedeuta, essa constituinte talvez venha a servir aos seus propósitos instaurando um parlamentarismo, onde o primeiro ministro seria o próprio papa-detentos.
Nem sei se uma constituinte teria poderes para isso, mas seria um cenário tenebroso, não acha??
TITO
-03/12/2009 às 13:39
Em cada país uma opinião, não interessa se é tudo lorota,ou não faça o mínimo sentido.Em Portugal,a solução para o caso Arruda (não no caso do mensalão petralha!),é a Reforma Política,o financiamento público de campanha,coisa que em sete anos passou longe dos seus interesses…Na Ucrânia uma sugestão bastante usada pela vizinhança bananeira,uma Constituinte para se perpetuar no poder…e aí o buraco é mais embaixo,é o projeto de poder dos Petralhas e da Dilma!Sob a pretensa Reforma Tributária,não aprovada, mais demagogia,não foi aprovada porque tecnicamente seria um desastre!Aos colaboradores do regime,o recado foi dado,benefícios hoje e um caminho sem volta !!!!
CRISTINA
-03/12/2009 às 13:34
Será que não está faltando uma completa campanha de esclarecimento aos nossos estudantes, jovens, etc o que realmente foi e é o comunismo? Eu sou de 63, cresci ouvindo minha família falar mal e contar os horrores do comunismo, naquela época assistíamos filmes de comunismo, os EUA combatiam efaziam uma super propaganda contra os comunistas, percebo que essa geração de hj, incluindo minhas filhas (25,20 anos) que fazem unesp não sabem nada de comunismo. E ficaremos todos quietos assistindo o nosso país virar um reduto de camaradas e companheiros? Qual será o fim disso?????????
Vinícius Araújo
-03/12/2009 às 13:29
A proposta de uma Constituinte realmente não faz sentido no momento. Mas um Congresso revisor seria bem vindo, com prazo e pauta delimitados e procedimentos mais acelerados. Basta dizer que a atual Constituição já tem cerca de 60 emendas em 21 anos, porque foi quase reescrita na área econômica e administrativa.
Os atores políticos tem que parar se acusar de golpismo mútuo para interditar mudanças de maior alcance no Brasil. Se pegarmos a imprensa da década passada veremos o mesmo discurso do outro lado em relação às emendas constitucionais feitas por Menem, FHC, Fujimori e outros. A reforma política deve fortalecer a democracia e não mantê-la deformada como hoje.
Cris
-03/12/2009 às 13:25
Segundo o Estadão, ele falou na coisa hoje, DE NOVO!
Bom, mas pelo menos….
juiz da 13ª Vara da Fazenda Pública da capital paulista, Jayme Martins de Oliveira Neto, condenou o vereador Arselino Tatto (PT) e a mulher dele, Maria José Barros da Silva, por improbidade administrativa. O Ministério Público Estadual (MPE) acusava o casal de ter retido até 100% dos vencimentos pagos a funcionários de gabinete. O esquema teria funcionado por mais de sete anos - entre março de 1989 e julho de 1996. A defesa de Tatto nega qualquer irregularidade e já recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
TITO
-03/12/2009 às 13:09
Interessante que nem os lideres das maiores nacões do planeta costumam viajar tanto para cumprir a sua agenda internacional.Por aqui o Aerolulla não desliga nem as turbinas, é viagem para todo lado, uma mais insignificante que a outra.O que num governo austero é feito pelo titular da pasta em vôos de carreira, no governo petralha é um convite para Lulla e todos os ministros,embarcar em mais um passeio vip, pagos com o dinheiro do contribuinte que se restringe a uma indignação passiva.E aí aquela imprensa chapa branca, fazendo sempre as mesmas perguntas idiotas com respostas mais idiotas ainda,parece que até nisso há uma cobinação prévia (que tédio !).Mais uma sucessão de mentiras e retórica.
O Locutor
-03/12/2009 às 12:57
O apedeuta com as glorias de 80% de aceitação, não fez as reformas política e tributaria , mais por incompetência do que falta de apoio popular e político.
FELIPE
-03/12/2009 às 12:52
Só um apontamento. É genial quando você fala dos seus demônios!! Simplesmente genial!!
Mauricio
-03/12/2009 às 12:40
Reinaldo, para onde correr? A notícia do mensalão do DEM mostrou, mais uma vez, que a classe política brasileira, tanto governo quanto oposição, está infestada por criminosos. Acredito que existam pessoas corretas dentro da política, mas não me atreveria a dizer em que proporção. Ainda, os escandalos políticos que saem de suas tocas diariamente envolvem sempre o nome de políticos muito poderosos. Como pode um político honesto e sozinho disputar forças com a quadrilha que domina o poder? Com quem ele unirá forças, se os bandidos são poderosos a ponto de ou anular as possibilidades de que dispõe ou calar seus comentários? Esse país está se tornando insuportável.
Sergio G
-03/12/2009 às 12:30
Me senti o próprio demônio!!!
um demônio sopra em meus ouvidos: “Vai, Reinaldo, deixa que os adesistas, sobretudo do empresariado e da imprensa, conheçam o verdadeiro PT”.
Confesso que às vezes penso nisso, com o complemento: Serra deveria se reeleger em São Paulo e deixar que o Braziu-ziu-ziu se exploda…
Eu só acrescentaria a sua lista de adesistas a classe média vila-madalenista, aquela que age como esquerdista de shopping: esses seriam os primeiros a sentir no lombo a vara da opressão comuno-fascista…
BASTIÃO
-03/12/2009 às 12:25
Não desproposito, tem um propòsito e muito bem cauculado, ele tem um projeto e gente para bota-lo em pràtica, sò falta dar
“enter” para à execução.
BeoSP
-03/12/2009 às 12:10
Não é cauculo é plano mesmo. Tenho quase certeza que ano que vem esses vagabundos tentarao convocar a tal constituinte. Eles tem pressa….é so notar a sincronia com que os golpes vem se sucedendo na america latina. Precisamos agir ja! Ja que a imprensa covarde se cala, que falemos pois esses são os reais planos dessa escória.
P
-03/12/2009 às 12:05
O leitor Indignação das 8:56 quer ver os intelectuais da classe alta “levantando da cadeira e ajudando a nação” ao invés de ficarem fazendo a cabeça do povo contra nosso governo.
Prezado Indgnação, você já ouviu falar de um cara chamado Pol-Pot ?
Cuidado com essas idéias
Paulo Cesar Leal
-03/12/2009 às 11:57
O Brasil não precisa de Constituinte. Precisa, isso sim, modernizar o Código Penal e, de roldão, acabar com as benesses jurídicas a que fazem jus os bandidos de todas as vertentes. Penas mais severas. Abolição da famigerada progressão das penas. Enfim, cadeia e pesadas multas para os bandidos. Sem esquecer que a raiz da justiça social deve alimentar-se na liberdade de imprensa. Liberdade de imprensa sim; constituinte não!
Paulo S
-03/12/2009 às 11:40
Não está na hora de trocar a enquete?
Sugiro um destino para o Zelaya.
João Alberto
-03/12/2009 às 11:29
Meu caro Reinaldo.
É tudo caso pensado, com um congresso nacional submisso e despudorado como esse, eles fazem a festa !!!!!
Amaral
-03/12/2009 às 11:20
com esta oposiçao eu acho q nos vms perpetuar estes esquerdistas desorientados no poder. a policia federal so investiga o q interessa ao governo
Delmar Fontoura
-03/12/2009 às 11:14
Alô Reinaldo!
“Constituinte!!! Já disse que, do ponto de vista puramente intelectual, um demônio sopra em meus ouvidos: “Vai, Reinaldo, deixa que os adesistas, sobretudo do empresariado e da imprensa, conheçam o verdadeiro PT”. O problema é que a gente sabe onde esse negócio termina…”
Que Demônio é esse?…
O que terá matado Cristo?
Foi a crucificação,
A arma que o lancetou
Ou foram as mentiras?…
O que terá matado Tiradentes?
Foi a corda que o enforcou,
O cutelo que o esquartejou
Ou foram as mentiras?…
E os seis milhões de Judeus?
Foram os fuzis,
As câmaras de gás
Ou foram as mentiras?…
As armas ou as mentiras?…
O que terá sido pior?
Mentira!…
Que demônio é esse?!…
Giovanni
-03/12/2009 às 11:01
Continuando - 9:45 - Em verdade o Brasil está precisando - urgente - de um Contrato Social, coisa que nunca teve, verdadeiramente.
O fato de “o garanhão de Garanhuns” ter mencionado a palavra “constituinte” não invalida a necessidade. A “Constituição Cidadã” não pode ser revista. Ela é ruim em sua totalidade. Cheia de “direitos” e quase nenhum dever correspondente. Eu, e mais um montão de gente que costuma pensar enquanto procura sobreviver, acho que está passando da hora de alguém propor essa discussão, à sério.
Quem sabe esse “alguém” seja vc, Don REI Naldo. Com a licença e apoio de Dona Reinalda, é claro !!!
Victor
-03/12/2009 às 10:59
Anos dificeis os da ditadura militar de direita, mas, o braço da esquerda é muito, muito mais pesado…
Alguem gostaria de experimentar?
caitum
-03/12/2009 às 10:59
Ontem no Jornal das Dez da Globo News ,Merval Pereira disse a frase chave.A única coisa que precisa, para acabar com isso é cadeia,quando pessoas que fizerem isso for para cadeia ,parar não vai parar ,mas vai diminuir muito.Portanto concordo que constituinte,é golpe do pessoal de Lula para chegarmos mais perto dos seus irmãos camaradas ,Chavez,Evo e o Bacalhau.
José
-03/12/2009 às 10:52
Será que falta artigo na Constituição que nos permita punir ladrões? É a constituição que impede punir Waldomiro, Dirceu, ou Arruda? Uma nova Constituinte seria a grande oportunidade do popularíssimo finalmente impor seus desejos à nação, como quem subjuga um companheiro de cela.
Mineiro Inconformado
-03/12/2009 às 10:48
Seu Reinaldo, tudo que ele está disposto a pagar o preço da tabela do Congresso ele tem obtido.
Só não está conseguindo aprovar o que ele considera um DESPROPÓSITO de preço cobrado para suas “reformas”.
É isso. Lula não tem “cacife” para comprar a aprovação das “reformas”, que vamos e convenhamos, não teriam o mesmo preço que uma TVPública ou um simples aumento do salário mínimo e outras por exemplo…
A CPMF ele também regateou no preço e não levou.
A turma do Congresso está mais esperta agora e quer uma fatia maior do bolo também, uai !!
Siqueira
-03/12/2009 às 10:46
Lula, amigo de Castro, Chávez, Morales, Ortega e Zelaya, e ainda por cima petista, com a oposição de joelhos e um grande aparato mercadológico de culto à personalidade em andamento, falando em constituinte? O Brasil tem que por suas barbas de molho.
César Benjamin, que já foi íntimo dessa gente, sabe muito bem do que está falando ao denunciar o processo de mitificação em andamento, e nós, é claro também.
Wagner
-03/12/2009 às 10:46
De um deputado do partido de Zelaya, votando contra Zelaya, na sessão que decidiu que Zelaya não volta:
“La OEA es un organismo manipulado por Chávez y por Lula y por otros que pretenden darnos lecciones de democracia cuando ellos nunca la han practicado”.
Tereza E
-03/12/2009 às 10:37
Os brasileiros ( os tais 80%) deveriam é aprender com a pequena Honduras a defender o próprio País.
Viva Honduras, pequena em tamanho, mas GIGANTE EM DEMOCRACIA!!!!
Yara Chiara
-03/12/2009 às 10:37
O problema das autoridades brasileiras é respeitar a Constituição em suas normas fundamentais, que apenas refletem os princípios que regem todas as grandes democracias e que derivam, em última instância, das primeiras constituições democráticas e das convenções internacionais que constituem a base legal da civilização moderna: os conceitos básicos de liberdade de expressão, representação política e separação de poderes têm sido sistematicamente distorcidos ou ignorados.
Antes de sequer cogitar uma Constituinte, o Brasil precisa aprender a cumprir e valorizar as normas básicas da Constituição vigente, que nada mais são do que os contornos legais do próprio regime democrático.
Júnior
-03/12/2009 às 10:27
Reinaldo.
Não é constituinte, é golpe mesmo.
Que vergonha do nosso presidente.
Abraço.
Ferrabraz
-03/12/2009 às 10:21
Pois é, acordas-te?
Sempre disse que o golpe viria, aliás muito melhor feito que Chaves, vai fazê-lo com uma constituinte eleita pelo povo, nas próximas eleições.
Pilgrim
-03/12/2009 às 10:20
Reinaldo,
Com a devida vênia, discordo de sua opinião. Não creio que uma constituinte seja, necessariamente, uma má idéia. Existe no mundo jurídico hoje um certo consenso quanto às imperfeições de nossa Constituição: Detalhismo em excesso, má divisão das atrubuições (e recursos) entre as 3 esferas do Poder Executivo, etc.
Se a isso tudo somarmos as necessárias reformas políticas, tributárias e previdenciárias, teremos, creio eu, motivos suficientes para considerar a realização de uma nova Assembléia Constituinte.
O problema é apenas de gestão. Quem vai conduzir isso tudo ? O PT ?!
att.
Sergio
-03/12/2009 às 10:16
Só tem uma resposta a isto tudo….
Aprender a VOTAR ou FAÇA UM POLÍTICO TRABALHAR, NÃO VOTEM NELES.
lilian
-03/12/2009 às 10:10
“O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER”, diz o velho ditado popular. O Brasil não quer ver, Reinaldo. Lá fora, já começam a querer ver. Até Oscar Arias já está falando das escolhas seletivas de ditadores e “democracias” feita por Lulla!
Como diz Fernando Meirelles, “o cara” é excelente ator. Mas, para quem quer ver, a máscara já caiu há muito tempo!
100destino
-03/12/2009 às 10:06
Chamam o lula de um monte de coisas , mas uma coisa tenho certeza que burro ele não é . Agora cá pra nos , burro mesmo somos nós que ainda acreditamos em salvador da pátria achando que seremos salvos da nossa ignorancia e extupidez politica.
Ronaldo
-03/12/2009 às 10:02
Reinaldo:
A nossa Constituição é de péssima qualidade, provavelmente porque o processo com a qual foi criada revelou-se tortuoso e ilegítimo desde o início. Entretanto, a convocação de assembléia constituínte pode ser um mal ainda maior nas atuais circunstâncias. Ademais uma reforma completa da Constituição, para ser benéfica, supõe um longo trabalho preparatório, anterior mesmo à convocação da assembléia constituínte, no qual todas as grandes questões nacionais possam ser estudadas e debatidas com profundidade e seriedade. A proposta do Lula, portanto cheira a subserviência à estratégia “chavista”, pura e simplesmente.
Chacon
-03/12/2009 às 10:01
Assim como as empresas têm seus advogados tributaristas que ficam buscando nichos nas leis para pagarem menos impostos. Assim também Lula está bem assessorado quanto ao golpe que pretendem dar no Brasil, só não vê quem não quer. A América do Sul caminha para ser uma nova URSS, Chavez, para concluir esse intento, espera apenas o Brasil, se livrar de sua democracia.
Luiz Antonio Rodrigues
-03/12/2009 às 9:58
para quem controla a cachorrada do congresso (com ou sem mensalão) fica estranha a afirmação de impotência (ops!) em aprovar reformas políticas e tributárias!
as verdadeiras reformas dos sonhos petralhas agora dependem tão sómente de uma constituinte camarada que talvez até assegure um terceiro mandato ao tarado do dops!
Ubaldo. o Paranóico
-03/12/2009 às 9:58
Corrigindo o final do último parágrafo: e outras tentativas de controlar todos os meios de comunicação e sugestões de uma nova constituinte. Não vai demorar para termos milícias urbanas e rurais defendendo a perpetuação de um governo aclamado pelo povo, cujo poder se sobrepõe a uma constituição escrita pelas elites antidemocráticas. É verdade, Reinaldo, isso dá calafrios!
Ubaldo, o Paranóico
-03/12/2009 às 9:53
É preocupante ver como Lula, Amorim e Garcia defendem com fervor figuras como Chavez, Evo Morales, Rafael Correa, Raul e Fidel Castro, Mahmoud Ahmadinejad, Muammar Kadafi e Omar al Bashir (ditador do Sudão). Junte-se a isso a dinheirama dada ao MST, à UNE e ONGS do esquema, o Bolsa Família, a aprovação de leis que transformaram os sindicatos em fabulosas fontes de lucro, as centenas de milhares de petistas amigos e familiares contratados sem concurso público, os balões de ensaio lançados contra a liberdade de imprensa e outras tentativas de controlar todos os meios de comunicação e sugestões de uma nova constituição escrita pelas elites antidemocráticas. É verdade, isso dá calafrios!
Fátima
-03/12/2009 às 9:48
Não ENTENDI o que quiz dizer Indgnação das 8,56am! Quem deveria estar INDIGNADA era a NAÇÃO com essa colocação do nosso presidente e não com a constatação de INTELECTUAIS SIM, que usando de sua capacidade para DISCERNIR está ALERTANDO seus leitores das entrelinhas nas falas de lula, que sinalizam INSTABILIDADES DEMOCRÁTICAS.
Giovanni
-03/12/2009 às 9:45
Prezado Don Rei Naldo: Permita-me discordar de sua magnífica argumentação neste POST. Constituinte SIM. E,como vc diz, “ad hoc” SIM. Esses representantes ( pouquíssimos ) deveriam ser escolhidos a dedo entre os os notáveis desta Nação. Se é que queremos FUNDAR uma NAÇÃO VERDADEIRA. Uma Nação que abrigue todas as pessoas que aqui vivem, sob as mesmas leis, CLARAS e OBJETIVAS. Uma Nação que deverá liderar todas as outras Nações, a caminho do terceiro milênio, que ainda não começou, verdadeiramente. Estamos no limiar de uma nova era para a humanidade. E não se avista no horizonte, a saída desta zorra em que estamos metidos. Pena que este espaço seja pouco para indicar as razões deste argumento.
Carlos Alberto
-03/12/2009 às 9:43
Só tem um jeito: contra aspirantes à tirania , 7.65 neles!!!!!
Leon
-03/12/2009 às 9:43
Mais uma vigarice de Lulla, entre tantas já realizadas por este monumental presidente, como nunca antes nestepaiz. Lulla é um homenzinho medíocre, narcisista, arrogante e autoritário. Ele quer decidir tudo sozinho, não é à toa que ele admira gente(?) com Che, Fidel, Mao e até Hitler… Se os poucos brasileiros vigilantes vacilarem, Lulla transforma o Brasil em uma ditadura. Precisamos ficar atentos, os sinais emitidos por Lulla é sempre em direção ao autoritarismo e a eleição de Dilma é só o primeiro passo, se Lulla conseguir isso, tudo estará ao alcançe das suas mãos sujas e autoritárias. Lulla é uma ameaça a Democracia e ao estado de direito.
alberuaz neves
-03/12/2009 às 9:42
Caro Rei,a câmara terá que convocar com urgência,o irmão bruneli,pra fazer uma oração pela multiplicação dos panetones.Como abruxa está solta na câmara,recomendar aos seus seguidores ,colocar um galho de arruda a trás das orelhas.
Pedro Couto
-03/12/2009 às 9:39
Será que, o que aconteceu em Honduras, serviu de inspiração ao PT para se perpetuar no poder.? É muita coisa ruim na America Latina, Fidel Castro, Hugo Chaves, Evo Morales, Lula e etc.
Dayson Kayama
-03/12/2009 às 9:36
É um absurdo tudo isso…Gostaria de saber quando o poder público vai ter a agilidade e descencia de punir esses ladrões e propagadores de mal exemplos????
É nesse momento que existe aquele sentimento de vergonha de ser Brasileiro.
Mobilização agora gente!!!!!!
Pedro Couto
-03/12/2009 às 9:36
Será que, o que aconteceu em Honduras, serviu de inspiração ao PT para se perpetuar no poder. É muita coisa ruim na America Latina, Fidel Castro, Hugo Chaves, Evo Morales, Lula e etc.
Sergio
-03/12/2009 às 9:35
É isso mesmo, espero que a VEJA tire de destaque o mensalao do DEM, principal aliado do PSDB, vamos só comentar o mensalao do PT e falar mal de lula.
E colocar o mensalao do DEM pra debaixo do tapete…
Manoel
-03/12/2009 às 9:33
Reinaldo,
O que aconteceu no DF é o mesmo que aconteceu com os mensaleiros do Lulla, aconteceu na República de Campinas, onde até assassinato de prefeito aconteceu. Ou seja roubalheira. O financiamento público de campanha seria uma “mão na roda” para eles, pois não seria mais necessário doar parte do roubo para o partido fazer campanha, pois isto seria feito com o dinheiro do povo. Acho que o financiamento seria mais uma forma de roubo que o Lulla deseja criar.
Interessante é como aconteceu com o pessoal da oposição, a PF descobriu e divulgou com filmes e tudo e logo alguém organizou um protesto onde não sei porque estava cheio de bandeira vermelha e algumas camisas vermelhas também.
lourinaldo
-03/12/2009 às 9:29
E UMA VERGONHA.um tal governo que nunca sabe nada, sempre fica calado quando si comento em escandalos do seu governo que evolve jente da sua turma . hora lula calando nao corri o risco de desagradar ninquem ou alquem. sabido esse lula matuto que de bobo nun tem nada. so que esse povo BRASILEIRO SABE !
toninho
-03/12/2009 às 9:12
Com esse Vagaba é assim. Apareceu uma complicação para atrapalhar os seus planos e dos seus aloprados, para assaltar os cofres públicos ou gerir as estatais, que virou empresas petistas; dirigida por sindicalistas, todos bandidos com fichas conhecidas. Logo ele saca suas ameaças: vamos criar uma comissão de notáveis para substituir o Tribunal de contas na fiscalização do Executivo ou pra justificar a sua incompetência em comportar-se, como um dos poderes da República, de maneira descente, vem com essa, “precisamos de uma nova Constituinte”, é preciso ter vergonha na cara, e se comportar de maneira correta, e ser responsavel até o próximo pleito, para que o povo, ponha fora essa quadrilha.
Manoel Francisco Gomes
-03/12/2009 às 9:08
O nome disso é golpe, puro e simples. Foi o que ocorreu na Venezuela, Equador e Bolívia.
Nei Moreira
-03/12/2009 às 9:07
e da vassalagem de muitos membros dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciario.
Nei Moreira
-03/12/2009 às 9:04
Reinaldo.
o despropósito e muitas coisas que fogem da percepção da maioria brasileiros é esta reunião dos governantes picaretas da América Latina, encabeçada pelo Hugo Chaves e acompanhada pelo nosso presidente e mais alguns bolivarianos, para instalar na nossa américa terceira mundista o atrazo e a ditadura comunista em pleno século 21. Tenho acompanhado a politicagem xula que vem ocorrendo em nosso pais. A compra de quem conduz a nossa politica do apoio e
cel
-03/12/2009 às 8:59
Reinaldo, fico feliz pelo conteúdo texto - coerente e taxativo. No entanto, mesmo pela expressividade de leitores de VEJA, a maioria do povo brasileiro não tem acesso aos seus comentários. Seria estratégico se VEJA, pudesse alcança-los criando outro meio de comunicação de massa - rádio - antes da criação da constituinte… Que deus nos ajude.
ivanor
-03/12/2009 às 8:58
Não satisfeito, o Lulla, com a cedência da Embaixada em Tegucigalpa, quer dar uma de Zé laya por aqui. Quer transformar o Brasil na sua própria Embaixada livre do TCU, da Imprensa e livre até dos Dez Mandamentos.
Indignação
-03/12/2009 às 8:56
Fico abismado ao observar pessoas tentando se passar por intelectuais, com opinião formada, mas que simplesmente falam, regorjeam, mas de nada acrescentam a sociedade como um todo.
Se as opiniões e conclusões desse colunistas de classe alta fossem tão coerentes, estariam eles sendo procurados pelas autoridades dos estados e do pais para formarem opiniões, muito ao contrario do que vejo. Essas declaraçõe servem apenas para incentivar o povo a mudar de opinião, quando deveriam trazer informações que acrescentam no conhecimento da nação.
Se quer fazer algo pelo país, comece levantando-se dai e agindo!!!!
Meusdez Porccento
-03/12/2009 às 8:38
Inacreditavelmente, todo mundo caiu na cantilena do Lulla. Ele desviou o assunto sorrateiramente e todo mundo caiu na dele. Todo mundo sabe que não é possível fazer uma constituinte em um país com a classe política formada por gente rasteira como a que temos. A bestalhada ouve o que ele fala e chega a levar a sério. Isto tudo para desviar do DF as flexas que invariavelmente cairiam perto do PT e do Clube dos Mensaleiros Inocentes. A comparação seria inevitável.
molina
-03/12/2009 às 8:24
olha o lulaya aí gente!!!!
fora isso, falar que salário alto bane a corrupção é balela, senão, como podem os mandatários (3 poderes) que ganham muito além do que merecem, viverem eternamente envolvidos na rapinagem?
separe-se o que não ficamos sabendo, óbvio.
Sharp Random
-03/12/2009 às 8:17
O homi é uma zoeira só:
http://www.youtube.com/watch?v=WOUm0_QMdz0
Matheus Azevedo
-03/12/2009 às 8:11
De fato Reinaldo, não tem lei que nos proteja da imbecilidade. Fosse fácil como molusco diz, nós não teríamos ele como mandatário supremo.
Fausto Marino
-03/12/2009 às 7:46
Bolivariano light, não: certa está a imprensa de Honduras, que chama lullalau de presidente chavista, e aponta seu total desconhecimento do que se passa ali - e em qualquer lugar, por sinal.
Airton
-03/12/2009 às 7:40
Reinaldo bom dia….
Qdo estou o mensalão do PT, o mesmo teria como obrigação p/ com os brasileiros propor uma reforma política, junto com todos os partidos, o mesmo não foi feito, agora fico vendo o PT criticando e propondo a saída do governador do DEM como se eles não tivesse nada com isso, esse governo e o PT é uma piada de mau gosto.
Yara Chiara
-03/12/2009 às 7:21
Que vá anunciar o golpe lá na manjedoura abrigada no Museu de Garanhuns. Quem sabe não há umas viúvas carpideiras, pagas com o dinheiro do “carinho” dado à maquina pública, à espera do sindicalista garanhão?
Na Ucrânia, não. Depois comento as questões acessórias. Mas já deixo consignado: em solo sagrado, não, limão.
Marcus Meyer
-03/12/2009 às 7:01
Supor que o financiamento público de campanha seria o teto é ridículo, pois este dinheiro seria o piso, igual para todos, mas ganha a eleição quem amealhar mais caixa dois, do mesmo jeito! Hoje existem leis para coibir campanha fora do tempo, adianta alguma coisa? Evita que Lula se empenhe em fazer campanha fora do tempo? Evita que Dlima passeie com dinheiro público para fazer… campanha? Então não é a lei estúpido, é a moral de nossos políticos que precisa ser mudada. No caso de Lula, introduzida!
lucia
-03/12/2009 às 6:42
Lulla é perigoso.
Lulla é muito perigoso!
Sharp Random
-03/12/2009 às 6:16
Ok, Reinaldo. Bom texto de apresentação do imbróglio.
Acompanhemos o trabalho do relator Dep. Rubens Otoni (PT-GO).
http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=377999
O texto do Dep. Marco Maia (PT-RS) prevê a eleição da Constituinte já em outubro de 2010.
http://docs.google.com/gview?a=v&q=cache:11FeJ_9qGckJ:www.camara.gov.br/sileg/MostrarIntegra.asp%3FCodTeor%3D668737+384/2009+constituinte&hl=pt-BR&gl=br&sig=AFQjCNFhZk3NeRQEQ1cy0Ag-hwnXcPG88g
caipira mermo
-03/12/2009 às 6:10
Amigo Reinaldo
Os americanos têm aviões comandados á
distancia. Grande coisa! O nosso presidente, comanda
o BRASIL por controle remoto.
Sempre longe…Sempre longe…