Blogs e Colunistas

16/09/2009

às 16:15

TOFFOLI NO SUPREMO – NOTÓRIO SABER PETISTA

Lula convidou, só falta oficializar, José Antonio Dias Toffolli para o Supremo, conforme o esperado. De fato, oficializou a coisa. A decisão já estava tomada. Vocês sabem o que penso a respeito. Como revela o currículo do ainda advogado geral, os muitos seminários de que participou e os dois únicos artigos que conseguiu publicar evidenciam que não tem o tal “notório saber jurídico” que o cargo exige.

Ontem, referi-me ao fato de que não fez mestrado. Algumas pessoas protestaram: “Pô, é possível ter notória formação sem mestrado e ter mestrado sem notória formação”. É verdade. Só citei o caso como um indício da falta de preparo; no caso, o mestrado que ele não tem indica um conjunto de ausências e uma só presença: ele está chegando ao topo da carreira, aos 41 anos, porque é petista: trabalhou para o partido até 2006 (!!!) e foi advogado de Lula. Quando os petistas pagaram Duda Mendonça com dinheiro de origem desconhecida, em dólares, no exterior, o advogado da legenda era Toffoli.

Algum leitores vêm com impertinências: “Gilmar Mendes também era Advogado Geral da União”. Estou dizendo, por acaso, que Toffoli não poderia ser do STF porque advogado geral? Ora… A experiência, em si, até o qualifica. Não poderia ter sido nem advogado geral, isto sim. Ou é normal que o sujeito salte da condição de advogado de partido para um dos cargos públicos mais importantes do país?

Vimos ontem que o desembargador que, na prática, censurou o Estadão foi declarado suspeito pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal — decisão demoradíssima. Suspeito por quê? Ficou evidenciada a proximidade entre o magistrado e a família Sarney. Toffoli terá coragem de votar no processo do mensalão? Duvido. Afinal, ele era parte daquilo, ainda que possa alegar que advogava para os que agiam dentro da lei. Mais: foi assessor direto de José Dirceu, a personagem principal daquele caso.

Bom menino, acho que ele vai cumprir o script e declarar a própria suspeição, abstendo-se de votar, quando chegar a hora. Cumprindo o script? Claro! Não deixa de ser um voto a menos contra os réus. Toffoli, em suma, chegou lá por notório saber petista. Vai ter de sambar muito para provar que não. Se é que lhe interessa ser como a mulher de César: além de honesto, tem de parecer honesto. Que ele seja diferente de seus pares, que já não se preocupam mais com as aparências — menos ainda com a essência.

Sobre Lula, o Supremo e o processo do mensalão, ainda não acabei. Leiam o próximo post.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

96 Comentários

  • mário

    -

    14/11/2009 às 4:59 am

    Acho que eu vou entrar para o PT… deve ser mais fácil do que ficar enviando curriculum pelas madrugadas todo dia! Quem sabe não consigo uma boquinha com a Dilma Marionete?

  • George

    -

    21/9/2009 às 4:58 pm

    Com tantos juristas renomados em nosso país, demonstro minha irresignação contra a indicação de Toffoli para o STF. Fiz uma comunidade no Orkut para reunir os irresignados.

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94438489

    Fiz minha parte. Não fiquei parado.

  • Carol

    -

    18/9/2009 às 1:04 am

    Sobre as especulações de Toffoli poder participar do julgamento do caso Battisti, deve-se observar que a Advocacia-Geral da União, sob o comando de Toffoli, já se pronunciou, inclusive em sustentação oral, pela licitude do ato do ministro da Justiça. Socorro!!!

  • Pepe

    -

    18/9/2009 às 12:41 am

    Queriam quem, aquele notório lobista-puxa-saco e eterno candidato?
    Gostei da indicação. Jovem e brilhante.

  • Papai Sabetudo

    -

    17/9/2009 às 9:04 pm

    Vou confessar uma coisa: não tinha visto ainda a imagem do Toffolli até momentos atrás quando a “net” noticiou o que já se esperava: a indicação do seu nome para o STF.

    É um garoto!

    Vai injetar sangue novo na Corte Máxima onde predomina a experiência de fatigados macróbios. Uma troca muito proveitosa, portanto!

    Sou favorável a que se limite em 65 anos para o homem e 60 para a mulher a idade para que se dê a aposentadoria compulsória no Judiciário.

    É preciso acabar com essa compulsória aos 70. E dar uma chance aos jovens!

    Não se iludam, todas as respostas estão na juventude.

  • Paulo

    -

    17/9/2009 às 6:44 pm

    Carta Aberta aos Ministros do STF e Senadores da República contra a indicação de Toffoli ao STF pautada na explícita relação político-partidária entre o favorito e o Presidente da República.

    Acesse o link abaixo e manifeste a sua indignação contra essa indicação meramente política:
    http://www.PetitionOnline.com/br092009/petition.html

    Após acessar o link da cidadania, siga os seguintes passos até o final:
    1) Click no botão: “Click here to sing petition”;
    2) Digite o nome e o e-mail. O e-mail não será divulgado se a opção não for alterada para “public”;
    3) Click no botão: “Preview Your Signature”;
    4) Para finalizar, click em “Approve Signature”

  • Unsinner

    -

    17/9/2009 às 6:28 pm

    Discordo, Reinaldo. O mero fato de ser/ter sido AGU já indica alinhamento com o governo, não com a lei. Deveria servir como presságio para a não indicação e, principalmente, para ser negado o nome. Isso serve tanto para Mendes quanto para Toffoli.

  • Thiago Bauru-SP

    -

    17/9/2009 às 6:22 pm

    Excelente matéria!
    Muita argúcia!
    Parabéns!

  • FLAVIO DIMAS FRANZOI

    -

    17/9/2009 às 4:45 pm

    REINALDO…
    O STF É POLITICO, NÃO JURIDICO, JÁ A TEMPO, LOGO OS JULGAMENTOS SÃO ALTERADOS DE ACORDO COM OS INTERESSES NÃO NOS NOS TERMOS DO DIREITO ESTA É A MAIOR CRISE QUE EXISTE NESTE PAIS, A CRISE DE JUSTIÇA.
    ABRAÇOS.

  • Tomé

    -

    17/9/2009 às 4:40 pm

    Reinaldo,

    A coisa é muito mais sórdida do que parece. O Apedeuta convidou Menezes Direito, católico e conservador, mas aos 65 anos e doente, para que não o acusassem de querer aparelhar o Supremo com gente alinhada com o petismo. No pior cenário, para eles, Direito ficaria 5 anos no máximo.

    Um dos que caiu na tramóia foi Merval Pereira, que dedicou boa parte de um artigo para enfatizar a isenção de Lula ao indicar Direito para o STF.

    Tudo isso era cortina de fumaça e agora o Apedeuta revela sua real intenção ao indicar esse neófito para um cargo que ocupará por 29 anos.

    O petismo é mesmo um câncer!

  • Sarah Justina

    -

    17/9/2009 às 4:12 pm

    Retificando: “Portanto É TEORIA DA CONSPIRAÇÃO dizer que o indicado não tem conhecimento jurídico suficiente para ser Ministro”.

  • Sarah Justina

    -

    17/9/2009 às 4:08 pm

    Para assumir o cargo de Advogado-Geral da União, Toffoli precisou preencher os requisitos constitucionais do notório saber jurídico e de reputação ilibada. Os mesmos requisitos para se tornar ministro do STF. O sucesso na advocacia privada, e agora recentemente na advocacia pública, demonstra que ele possui, sim, conhecimentos jurídicos apurados e relevantes. Do contrário, não teria obtido as vitórias que conseguiu na AGU e nas diversas atuações, desde o início da carreira. Portanto, não é teoria da conspiração dizer que o indicado não tem conhecimento jurídico para ser Ministro.

  • Mnelson

    -

    17/9/2009 às 3:23 pm

    caro Reinaldo,papai noel nao existe se tffoli assumir no STF,e creio que assumira,nao tenha duvida ele votara , pois nao tem notorio saber,e sendo assim creio que ele toffoli nao se sentira constrangido em fazelo

  • jurisconsulto

    -

    17/9/2009 às 2:39 pm

    Reinaldo,
    veja essa que pesquei no G1:
    “[Toffoli] É uma pessoa qualificada, que tem um bom diálogo no tribunal e vem desenvolvendo um bom trabalho na Advocacia-Geral da União”, afirmou Gilmar Mendes.

    Seria sincero? ou mera política de boa vizinhança?

  • Ivaldo

    -

    17/9/2009 às 2:23 pm

    Mais uma coisa que não me surpreende: O Ministro Jobim apoia o nome do Sr. Toffoli, além dos rasgados elogios.
    Todos do mesmo saco, o do Lula e o do PT (não são a mesma coisa?).
    Você, Reinaldo, tem estômago. Eu, sinceramente, não aguento toda essa cadeia de ingerências do PT nas instituições.
    Problema que se avoluma: Em todos os poderes aumentam os ataques à “mídia”, como inimiga mortal dos seus interesses.
    Democracia, Democracia, te cuida!

  • Anderson Soares

    -

    17/9/2009 às 1:26 pm

    Reinaldo:

    Acredito que seria um bom momento para você encaminhar aos leitores do Blog uma chamada para que invadam as caixas de e-mail dos senadores da oposição, cobrando uma atitude firme e democrática dos senhores parlamentares contra a indicação desse advogado petista. Eu já fiz a minha parte; enviei mensagens para a senadora Katia Abreu a ao senador Jereissati. O local é esse:
    http://www.senado.gov.br/sf/senadores/senadores_atual.asp?o=2&u=*&p=*

  • Rômulo

    -

    17/9/2009 às 1:26 pm

    Dr. Gilmar Mendes diz que Toffoli “é uma pessoa qualificada. Tem um bom diálogo com o Tribunal e tem feito um bom trabalho na AGU”.

    (Link: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/09/17/ministro+gilmar+mendes+nao+se+opoe+a+entrada+de+toffoli+no+supremo+8496903.html)

    Não comentarei. Minha parcela de divergência em relação aos entendimentos de Dr. Gilmar está numa vertiginosa ascensão, começando pelos casos Dantas e Palocci e agora culminando com o caso Toffoli. Porém, ninguém pode negar que, diante da sucessão Dantas-Palocci-Toffoli, o Ministro tem se mostrado cristalinamente coerente.

  • Fernando de Souza

    -

    17/9/2009 às 12:35 pm

    É preciso separar as coisas… A indicação de José Antônio Dias para o Supremo não obedece critério político ou de amizade ou de qualquer outro elemento que sabidamente não cola neste tipo de caso. É óbvio que se o advogado foi considerado para a vaga aberta no Tribunal, é porque ele preenche os requisitos constitucionais, aliás, os mesmos exigidos para ser Advogado Geral da União. O presidente seria realmente irresponsável em enviar para o principal Tribunal alguém despreparado. A técnica jurídica empregada por Toffoli, no exercício da advocacia privada, e depois píublica, foi responsável por vitórias inúmeras, em vários tribunais. Significa que ele tem sim conhecimento jurídico sim!

  • Renato

    -

    17/9/2009 às 12:03 pm

    Reinaldo, apenas um comento: vc escreveu que o desembargador do caso “Estadão” foi declarado suspeito pois teria sido evidenciada “a proximidade entre o magistrado e a família Sarney”. Mas infelizmente não foi isso o que entendeu o TJDF. Na verdade, eles não aceitaram a tese da proximidade e por isso negaram a primeira exceção de suspeição interposta pelo “Estadão”. Aceitaram a segunda, que foi interposta com base em declarações do desembargador posteriores à sua liminar, criticando a imprensa e mais especificamente o próprio “Estadão”. Assim, o TJDF entendeu que a suspeição era posterior, nada tinha a ver com a proximidade e por isso não invalidava a liminar. Abs,

  • Asinus ad tegulas

    -

    17/9/2009 às 11:50 am

    Asinus ad tegulas

  • Asinus in cathedra

    -

    17/9/2009 às 11:34 am

    REINALDO: “Asinus in scamno se vult similare magistro”!

  • Asinus in cathedra

    -

    17/9/2009 às 11:33 am

    REINALDO: “Asinus in scammo se vult similare magistro”!

  • Anderson Soares

    -

    17/9/2009 às 11:03 am

    Cadê a droga das oposições?. Não vão se manifestar?. Ficaram mudos?. Estão amordaçados?. Vocês, senhores parlamentares da oposição, fazem de um país um picadeiro de PALHAÇOS. NÃO CUMPREM SEU PAPEL DEMOCRÁTICO DE FAZER OPOSIÇÃO A ESSES DESMANDOS DO DESGOVERNO LULA. Essa atitute do petralha MOR é absurda, nojenta, anti-ética?. Claro que sim. Mas o pior É O SILÊNCIO DOS PARLAMENTARES DA OPOSIÇÃO. Essa atitude COVARDE e CONIVENTE dos senhores representa UM TAPAÇO na cara daqueles que votaram nos senhores. ESSE PAÍS É UMA GRANDE LATRINA!!!! E VOCÊS SÃO O CONTEÚDO DA MESMA!.

  • NETO

    -

    17/9/2009 às 10:18 am

    Caro Reinaldo, na minha opinião o DR. LULA está querendo transformar o STF num verdadeiro lixão .

  • Vanderly

    -

    17/9/2009 às 10:13 am

    Lembrei a tempo, a outra coisa que este senhor quer é ter uma retaguarda bem preparada para depois de deixar o poder não ir parar na cadeia, risco este levado muito a sério por que o Palocci, aquele do estrupo sem estrupador, já anda se preparando para conseguir junto ao Serra um acórdão para livrar este governo corrupto de futuros problemas. Espero que após a eleição o novo governo abra todas as contas inclusive do tempo de FHC em especial os cartões de crédito e repasse para ONGs. Vai faltar cadeia e país para fornecer refúgio político, aliás que na verdade Cuba vai receber uma onda enorme de imigrantes, o que seria hilário ver estes esquerdista viverem num país de exceção.

  • Vanderly

    -

    17/9/2009 às 10:06 am

    Eu sei que muitos tontos de plantão vão e irão protestar contra seus artigos e evidentemente querem a aprovação no senado, já que muitos dos senadores lêem seus artigos, a indicação de Toffoli ao STF, se isto acontecer, e acho que vai pelos motivos que já conhecemos, LULA e o PT conseguira fazer Monstesquieu revirar suas cinzas no túmulo já que a TRIPARTIÇÃO dos poderes acabou, LULA e o PT dominam no congresso, no executivo e agora no judiciário, depois de mais de 260 anos desta teoria no bananão tudo volta a estaca zero, já me vejo pendurado pelo rabo tentando pegar a minha cota de banana.

  • Bob Gambler

    -

    17/9/2009 às 9:54 am

    O problema aí está no precedente. Ou herança maldita, como queiram. Acho que todos se lembram quem era Gilmar mendes no governo passado, quem o indicou para o supremo e os protestos veementes da oab. Lembraram?

  • Nobelda...

    -

    17/9/2009 às 9:31 am

    Terrorismo na Assembléia do RS (giuseppe.delgesu às 5:20 pm)

    Os comunas liderados por políticos do PT agem no RS. Leiam no endereço do jornalista gaúcho Políbio Braga, postado nestes comentários. Vale a pena!

  • Nobelda...

    -

    17/9/2009 às 9:13 am

    MEU DEUS!
    O STF, aos poucos, se transforma num Sindicatão!!!
    Qual a credibilidade nos julgamentos de um tribunal eminentemente político (já quase partidário)?
    E Lula ainda terá chance de mais uma indicação.
    Esse governicho precisa acabar logo.

  • Nélio

    -

    17/9/2009 às 8:40 am

    E a instância revisora desta “obra”, o senado federal, está imersa em sua própria irrelevância. Ninguém o considera capaz de desmistificar o injustificável. Também, casa liderada pelo sarnento, Calheiros, Cabilêra, Virgílio e outros “democratas” do mesmo padrão tem vocação para ser é carimbadora maluca.

  • Damião Leite Dejaneto

    -

    17/9/2009 às 8:07 am

    É claro se foi indicado por Lula só vai faser o que for bom para o PT.O Brasil que se dane.
    O que me entriga na politica é que para faser um concusso publico para fachineiro, tem exige o primeiro grau completo eu por exemplo não posso. Hoje eu ouvi na TV uma senhora que faz a seleção das pessoas para trabalhar em um supermercado diser que para ser adimitido a pessoa tem que falar o portuguez corretamente.Hora logo em Caruaru que o Lula tirou mais de 80% dos votos.quer dizer que para presidente não tem nenhuma exigencia?Só no Brasil.Quer dizer que para se presidente não precisa nem saber ler? e para ser fachineiro tem que ser quase dotor, Ou Brasil.Isso é coisa da politica Brasileira

  • Marília

    -

    17/9/2009 às 6:57 am

    O currículo com as reprovações e a ausência de mestrado deveriam servir para desqualificação no Senado, pois vão se basear em quê?

  • Lulla, VTNC!

    -

    17/9/2009 às 2:15 am

    O PT é uma quadrilha e Lula o seu chefe supremo. Quer aparelhar o Supremo para livrar os 40 ladrões. A comunidade jurídica vai permitir? Chamemos o PCC para nos salvar. PQP!

  • Julio Cesar

    -

    17/9/2009 às 12:56 am

    Tio Rei, acredito que, infelizmente, ele votará contra a extradição do terrorista.

  • Mário

    -

    16/9/2009 às 10:57 pm

    É óbvio que não existe ninguém com notório saber no PT, a escolha é por exclusão, só isto.

  • josé de Campinas

    -

    16/9/2009 às 10:12 pm

    POR TUDO QUE ESTE MOLUSCO NOJENTO TEM FEITO COM ESTE PAÍS, ESTUPRANDO A CONSTITUIÇÃO A TODO MOMENTO; APARELHANDO DA FORMA MAIS DISCARADA POSSÍVEL AS INSTITUIÇÕES; PROCURANDO SE RESGUARDAR DE SEUS ATOS ILEGAIS, NOMEANDO SEUS ASSECLAS E PUXA SACOS; IMAGINEM O CLIMA DE DEBOCHE DESTE EERGUMENO QUANDO ERA PRESIDENTE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS NAS GREVES DO ABC, NAS NEGOCIAÇÕES SALARIAIS, ENQUANTO OS PEÕES DE FÁBRICA SE FERRAVAM COM A DEMISSÃO, O GRANDE NEGOCIADOR SE ESBALDAVA COM UISQUES E OUTROS BABADOS, NAS SALAS REFRIGERADAS DOS SINDICATOS PATRONAIS; ESTE É O CARA; QUEIRA DEUS ESTE PESADELA ACABE EM 2010, CASSANDO-LHE O MANDATO ATRAVÉS DO VOTO.

  • Reginaldo Gadelha

    -

    16/9/2009 às 9:38 pm

    Dessa vez o Alli Barbudo se superou..

  • ADAO BRAGA

    -

    16/9/2009 às 9:20 pm

    Meu curriculum:

    100 comentários publicados no blog do Reinaldo;
    50 seguidores no twitter;
    1 Comunidade no Orkut
    150 contatos no MSN;
    3 E-mails para contato;
    1 conta no Facebook;
    250 fotos no flickr

    Isto vale como notório saber em TI?

  • Felipe

    -

    16/9/2009 às 8:57 pm

    Nunca antes nesse país um presidente foi tão cínico, nos causou tanta vergonha e repulsa.

  • Marcos F

    -

    16/9/2009 às 8:55 pm

    Toffoli … com esse nome, parece mais um esfolheado à italiana, com “pana” e uva-passa.
    Tem de ser comido ao esfarelar-se.

  • Jorge

    -

    16/9/2009 às 8:52 pm

    O Brasil claramente não vive uma democracia, com o judiciário e o legislativo cabresteados ao executivo, acaba-se o pilar da independência dos poderes e portanto, falar em democracia por enquanto é tão verdadeiro quanto falar em notas de 3 reais!

  • DOIS MÍSEROS ARTIGOS

    -

    16/9/2009 às 8:10 pm

    Com apenas DOIS MÍSEROS ARTIGOS publicados em toda a sua vida o sujeito chegará ao Supremo Tribunal Federal. Isso é uma vergonha para o Brasil. O notável saber certamente não é jurídico como exige a Constituição mas político… DEUS ME LIVRE!

  • PAULO ROBERTO

    -

    16/9/2009 às 7:58 pm

    Reinaldo,
    É um porco cínico que nem mesmo disfarça a suinice. Aparelhar o Supremo é o fim. Como se expurga este carnegão do orgão ?

  • tonsura

    -

    16/9/2009 às 7:37 pm

    Caro Rei, entendo que apesar de claríssima, para os “doutos” desembargadores do TJ/DF não “Ficou evidenciada a proximidade entre o magistrado e a família Sarney”. Até a concessão da liminar censurando o Estadão, o “douto censor, digo desembargador” era absolutamente confiável. Tanto é esse o entendimento do TJ/DF que o seu despacho foi mantido. Para colocar panos quentes, já que era impossível encobrir a desconfiança, considerou-se que a suspeição restou caracterizada apenas quando intimado o amigo de Sarney e Agaciel apresentou suas razões de defesa ao embargo apresentadao pela advogado do Estadão.

  • BEM FEITO

    -

    16/9/2009 às 7:27 pm

    Votaram nelle 2 vezes ? BEM FEITO…
    E alguém acha que o apedeuta vá escolher um DR. com notório saber…sem ser do PT ??? Podem chorar que nada vai adiantar..
    (tomara que nunca vamos precisar dessa gente que tá no STF!)
    E olha que o “adevogado do PT” vai ficar anos e anos lá, viu?

  • v.b.p.f.

    -

    16/9/2009 às 7:04 pm

    Não adianta argumento, racionalismo, postura, ética, ou qualquer outro “defeito” que nos ensinaram. O negócio é “Eu hoje vou me dar Bem!”. Desculpem, a brincadeira com algo tão sério, mas é uma maneira honesta (juro) de lembrar o cantor dessa musica (bem melhor que as de forró) “PIU PIU DE MARAPENDI”. Um sujeito brasileiro e honesto.

  • Dado

    -

    16/9/2009 às 6:33 pm

    É um absurdo. Será que ninguém da imprensa (Rede Globo) vai se insurgir com essa aberração jurídica. Cadê a OAB ? Cadê os profissionais da área jurídica deste país ? Lula está brincando com as instituições democráticas. O nobre causídico, além de reprovado em concurso para magistratura paulista, é muito jovem para ocupar tão elevado cargo de ministro e ainda foi subalterno de José Dirceu. Enviei emails a 17 Senadores. Acho que mesmo o Supremo deveria vetar tal nomeação. O país está em completo abondono. Sempre seremos pequenos.

  • Tarvin

    -

    16/9/2009 às 6:17 pm

    Deveria existir algum mecanismo legal para impugnar indicação de alguém tão diretamente comprometido com o petismo. O pior, nessa situação, é que, além da imprensa, ninguém se manifesta claramente contra a nomeação de uma inexperiente figura sem currículo para assumir posição no Supremo. Mais uma ofensa.

  • jcafonso

    -

    16/9/2009 às 6:15 pm

    Reinaldo,

    Mais um pessimo exemplo para os jovens brasileiros.

    A mensagem eh assim: PRA QUE LEVAR OS ESTUDOS A SERIO? POR QUE SER HONESTO? VALE A PENA SER BOM PROFISSIONAL?

    Deve haver um meio de barrar esse oportunista.
    Nao acredito que nao haja.

    Estudantes de direito de todos o Brasil: isto eh uma humilhacao para voces todos. Vao ficar olhando?

  • Jorge Marum

    -

    16/9/2009 às 6:02 pm

    Ele ainda vai ser sabatinado pelo Senado. Sugiro que algum senador da oposição (se é que ela exite) faça a ele perguntas de um concurso para juiz substituto, como aqueles em que ele foi bombado em São Paulo. Por exemplo: qual a diferença entre prescrição e dacadência?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados