Blogs e Colunistas

18/03/2010

às 4:51

TIO REI E O PETRÓLEO DO RIO

Muitos leitores estão afirmando que não me posicionei sobre a questão dos royalties do petróleo. Como não? No dia 12, escrevi o texto OS ROYALTIES E AS LÁGRIMAS. E disse claramente que considero a emenda Ibsen Pinheiro absurda. Que a distribuição do pré-sal, quando houver petróleo do pré-sal, tenha um modelo diferente, vá lá. Mas mudar a lei que já existe e tirar, da noite para o dia, R$ 7 bilhões do Rio e R$ 400 milhões do Espírito Santo — punindo algumas cidades que passaram a depender vitalmente do dinheiro — me parece absurdo.

Eu me posicionei, sim. E, modéstia às favas, considero que fiz a melhor abordagem das que li. A culpa é do governo, que não se empenhou para tentar aprovar a sua proposta original e permitiu que a emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) prosperasse, ora essa! Evidentemente, a soma dos parlamentares dos estados não-beneficiados pelos royalties é maior do que a dos beneficiados. Na base do voto a voto, a aprovação da emenda Ibsen era certa como a luz do dia. Até porque ele arrumou a fórmula mágica, dado que não existe almoço grátis: a União que compensasse os perdedores! Cumpria ao governo mobilizar a sua base e dizer: “Não podemos deixar isso passar”.

É possível que os senadores não queiram arcar com a acusação de terem votado contra seus respectivos estados — lembrem-se que os não-produtores não partilham da mesma comoção vista no Rio, não é? Em especial, na imprensa do Rio… Então sobra a Lula o veto. Mas terá de ser uma coisa feita com cuidado para não melindrar a candidatura de Dilma Rousseff — que, diga-se, calou-se a respeito. Ontem, o tucano José Serra manifestou-se contra e emenda, com o argumento óbvio de que não se pode arrombar, assim, da noite para o dia, os cofres de dois estados.

O Rio foi à rua ontem, à esteira do choro de Sérgio Cabral — sim, achei aquilo um tantinho exagerado. Havia um clima entre a indignação cívica e a festa, com adversários políticos de mãos dadas em defesa do estado… Essa, convenham, Cabral faturou — daquele seu jeito, sempre tão, como posso dizer?, superlativo nas emoções.

Os cariocas — ou fluminenses — não fiquem avexados comigo! Não chego a ser, assim, um Arnaldo Jabor, que parece considerar que há sempre conspirações em curso contra o Rio — algumas delas, convenham, vieram pelo voto… —, mas, nesse caso, sou Rio desde criancinha. Só não me peçam para chorar. Eu não choro nem quando tentam fazer uma reforma tributária para ferrar São Paulo, por exemplo.

Aliás, termino com essa nota de humor (humor paulista, vocês sabem…). Imaginem Serra — ou outro governador qualquer — convocando os paulistas para ir às ruas contra propostas de reforma tributária que seriam desastrosas para o estado. Boa parte da imprensa nacional acusaria arrogância e tentação separatista. Aliás, os jornais daqui seriam os primeiros a publicar textos descendo o sarrafo em São Paulo. Paulista não é bom nesse negócio de universalizar suas dores e seus amores.

Tô junto, moçada! Todo apoio ao Rio! Mas vamos combinar: sem o choro de Sérgio Cabral, que as eleições ainda estão longe.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

176 Comentários

  1. Marcos Duarte

    -

    21/03/2010 às 15:57

    Paulinia - uma das cidades mais ricas de São Paulo - vai ser seriamente prejudicada com essa emenda, por causa royalties que recebe como compensação por ter refinarias em seu território. Santos, Ubatuba, Praia Grande, etc… também serão muito prejudicados;

  2. O apedeuta do Maracanã

    -

    19/03/2010 às 11:10

    Reinaldo,

    Não acho que se precisa, nem que se deva ter uma lei diferente para o pré-sal.

    Ora, o risco era maior? Quem tem dinheiro e acha que a recompensa não vale o risco, não invista. Ah, agora não tem mais risco? Como assim? Ainda não se produziu uma gota e não se sabe se aprodução será econômica a longo prazo.

    Ora, mantenha-se a lei atual, que funciona. Daqui a pouco alguém acha petróleo de verdade na Bacia do Paraná e teremos uma nova lei?

    Absurdo!

  3. Augusto

    -

    19/03/2010 às 10:57

    Pedro perguntou pro reinaldo: a soja e a cana de açucar tambem vão ser divididos?
    Nada a ver, a plantação de soja e de cana não pagam royalties; portanto, não há o que ser dividido. O estado de Mato Grosso, por exemplo, nunca reinvindicou royalties sobre a produção de soja para compensar os prejuízos ambientais. Está muito satisfeito com o progresso econômico e social trazido pelo agronegócio. Já o Rio Janeiro não se satifaz só com isso e quer a fatia do leão dos royalties, em detrimento dos demais entes federativos.

  4. -

    19/03/2010 às 0:05

    Pois é… O que eu acho curioso é ver essas gentes de esquerda (a maioria é de esquerda), que sempre pregaram aos quatro ventos a distribuição de riqueza, indignarem-se contra esta… Distribuição de riqueza. Onde está toda essa gente da “consciência social”, da “classe média emergente”?

    E eu, que sempre fui contra qualquer distribuição (e sempre sou acusado de egoísta, fascista, nazista e sei lá que mais… Não ligo), vejo que é toda a gente igual a mim, com a única diferença de serem uns hipócritas que querem a distribuição da riqueza DOS OUTROS, para ver se conseguem pôr a mão em parte dessa riqueza.

    Abraços.

  5. Eric

    -

    18/03/2010 às 23:42

    A encrenca é muito mais séria e possui muito mais implicações, do que o “dividir ou não dividir: eis a questão”.

    O castelo de cartas fiscal do Rio, pode ficar realmente abalado com essa situação. Para os que afloraram com um genuíno “pensamento petralha”, da partilha do que pertence ao outro, fica a sugestão de reverem os conceitos, ao lerem com atenção esse elucidativo artigo da Míriam Leitão:

    http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2010/03/18/o-rio-em-risco-275615.asp

    Se no Rio o troço toma forma daquela tempestade, que se forma no horizonte, ao final do “Exterminador do Futuro”, não é difícil imaginar, o que aguarda alguns municípios do meu sofrido ES.

  6. Preto Velho

    -

    18/03/2010 às 23:25

    Parte II
    Ao passo que acredito que o petróleo está no mar e portanto não pertence a nenhum estado, também não acho razoável que se tire do dia pra noite 7 bi de receitas de um Estado.
    O mais sensato seria manter as áreas atuais como está, e dividir as novas áreas igualmente entre todos os estados e municípios.
    E para finalizar, para os cariocas que acham que são prejudicados pela exploração, faz-se necessário lembrá-los que o RJ hoje se resume à Petrobras e à Rede Globo. Se a sede e as bases de operação da Petrobras se mudarem, o RJ vai viver do quê? O que mais o RJ produz?

  7. Preto Velho

    -

    18/03/2010 às 23:19

    Parte I
    Nem tanto ao céu, nem tanto à terra.
    Concordo com o argumento de que o petróleo está no mar, portanto não “pertence” a nenhum estado ou município.
    Os municípios que servem como base para exploração têm mais bônus do que ônus. Afinal, essas empresas geram empregos, boa parte de alta qualificação, que aquecem as economias.
    Se atrair pessoas é motivo para indenização financeira, então São Paulo tem que receber um navio cheio de dinheiro pelos 7 milhões de nordestinos que se mudaram para a cidade nas últimas décadas.
    A cidade de Araucária, na grande Curitiba, também deveria receber indenização pelos 15 mil nordestinos que lá chegaram no último ano para trabalhar nas obras de ampliação

  8. Sandra

    -

    18/03/2010 às 23:17

    Também dividirão mar de óleo e peixe morto?

  9. José (eu)

    -

    18/03/2010 às 22:43

    concluindo…
    Portanto, se o Governo Federal quiser repartir com estados, os lucros auferidos por tal investimento, deve lembrar que Estados sem praia também trabalham e também têm problemas de infraestrutura para resolver.
    O maior problema do Rio de Janeiro é e sempre foi o da bandidagem cheia de “direitos’ e a comunidade carioca, complacente com seus desmandos.
    Querem resolver o problema do Rio de Janeiro?
    Tratem bandidos como bandidos e não encham o saco da polícia, por fazer o seu trabalho (que é matar bandidos).
    José

  10. José (eu)

    -

    18/03/2010 às 22:42

    continuação - 2…
    (coisa de milico megalomaníaco, que vai gastar combustível nos navios e aviões, para fazer o patrulhamento) e não vi nenhum movimento da população do Rio de Janeiro, em apoio à iniciativa do Governo Federal.
    Portanto, a princípio, não vejo motivo algum para “compensação reparatória” aos “estados produtores” pois, pelo que entendo, não há “estados produtores”, em poços em alto mar, área de jurisdição Federal.
    E essa história do tal de “pré sal” é mais uma balela demagógica do atual governo, pois esse petróleo, para ser retirado lá de baixo, ainda vai demandar muito investimento (e, não vi, até agora, o governo carioca reivindicar sua parcela na cota desse investimento.

  11. José (eu)

    -

    18/03/2010 às 22:40

    continuação…
    (prefiro chamá-los assim, para ser mais justo), para que a primeira gota de Petróleo fosse extraída de lá.
    Na época, lembro, até esses investimentos foram criticados e nenhum “estado” se prontificou em “rachar a despesa”.
    Além do mais, os estados não possuem “águas territoriais”, quem as possui e banca sua segurança, é a União, através da nossa Marinha de Guerra e Força Aérea (patrulhamento aéreo).
    Qualquer problema, lá, a “bronca” é Federal.
    Outra coisa que lembro, foi o fato de que, na época, se não me engano, do governo Geisel, em que o Governo Federal estendeu o limite do nosso mar territorial para 200 Milhas Marítimas, também teve gente da então “oposição” que criticou

  12. José (eu)

    -

    18/03/2010 às 22:39

    Desculpe, Reinaldo,
    Tenho uma visão muito particular sobre essa história dos tais de “royalties”.
    Esse recurso é uma compensação pelas perdas que os estados produtores tem com a exploração em terra firme, interdição de áreas, utilização de infraestrutura, etc, apesar de também gerar renda para o município e o estado, pela enorme geração de emprego e renda.
    Em alto-mar não se justifica, pois os investimentos para retirar o petróleo, a mais de 2.000 m de profundidade, foi todo da União, mediante aplicação direta de recursos do Orçamento, além de investimentos diretos da própria Petrobrás.
    Procure descobrir o vulto dos investimentos federais, ao longo dos anos dos governos da “Contra-revolução”

  13. carlos

    -

    18/03/2010 às 21:54

    Reinaldo, não sei não mais parece que estos royalties não estão mesmo bem distribuidos. O que o RJ fez com essa dinheirada toda todos estos anos, pois o litoral norte está virando um favelão e ate a zona sul, o que esperar de essos políticos vagabundos ex. cabral, paes e por ai vai, pais afora. Caso seja armação pro dilma, já veremos o mesias com sua voz gutural tipo berrante chamando a manada na chincha ou se aprovado no senado querer vetar e o congreso em massa derrubar o veto. Caso este projeto for enmenda constitucional nem vai para veto do molusco.
    Qual seria o deputado o senador que seria contra uma graninha a mais para seu estado, onde foi eleito, que não é produtor? Suspense.

  14. pedro

    -

    18/03/2010 às 20:59

    Perguntinha reinaldo: a soja e a cana de açucar tambem vão ser divididos? porque não mandam para porto alegre a refinariA D PETROBRAS

  15. QUAKER

    -

    18/03/2010 às 20:25

    DA NOJO VER:

    SERGIO CABRAL,EDUARDO PAES,ROSINHA MATEUS MULHER DE GAROTINHO DE BRAÇOS DADO.
    POR DINHEIRO OS CURRUPTOS SE UNEM.
    QUERO QUE SE DANEM.NA HORA DE TRABALHAR PELO RIO DE JANEIRO OS DEPUTADOS DO ESTADO DO RIO NÃO FIZERAM.
    AGORA VEEM PEDIR O POVO PARA FAZER AQUILO QUE SERIA OBRIGAÇÃO DELES.
    ELES QUEREM QUE O RIO SE DANE.ESTÃO ATRAZ DE DINHEIRO PARA METER NO BOLSO.
    CAMBADA DE SAFADOS E IDIOTAS.
    PUXARAM O SACO DE LULLA E AGORA,ELE DEU AS COSTAS.
    TOME CABRAL, PARA APRENDER DEIXAR DE SER VAGABUNDO E BABACA.LULLA ORDENOU A VOTAÇÃO E AGORA DISSE QUE NÃO FALARAM COM ELE.VOTEM NESTES CANALHAS E NA TERRORISTA
    ASSANTANTE DE BANCO E RESIDÊNCIAS.

  16. eratóstenes

    -

    18/03/2010 às 19:44

    “Augusto”:

    Sua proposta é bem interessante; infelizmente quando há vazamento de óleo no mar e nos oleodutos, não dá para acondicionar esses danos e espalhá-los, “dividindo-os” com os outros estados; também não podemos mandar de volta para seus locais de origem a enorme população migrante e sem qualificação; a indústria petrolífera se instala próximo da área de produção e consumo, obviamente; por que as montadoras de automóveis preferencialmente se instalam no interior de SP? A propósito, o RJ cresceu graças à indústria petrolífera tanto quanto outros estados viram sua indústria automobilística crescer enormemente, graças à redução da alíquota do IPI nos últimos anos. Estou errado?

  17. dorio

    -

    18/03/2010 às 19:42

    Cabral foi esperrrrtamente engambelado pelo Lula e sua marionete Dilma, o negócio deles é o conflito, chegaram aonde queriam, mudar a legislação e pagamento dos royaltes na produção de petróleo, o marketing petista criou esta peça chamada de Pré-sal, peça eleitoreira, está mudando a legislação do que já existia e ainda do que está por vir. De quebra uma estatal, cabide de empregos, propinas, conselheiros, sindicalistas, etc…
    Este é o “Cara”, que descobriu o Brasil e também todos os campos de petróleo, até 2003 vivíamos a carvão e óleo de baleia, agora vai salvar o Rio de Janeiro da falência e acima de tudo é muito amigo do Sergio Cabral, estes caras são profissionais! chora Cabral, chora

  18. mineira, filha de cearense e moradora do Rio

    -

    18/03/2010 às 19:03

    Será que as pessoas não sabem que a descoberta de petróleo nas bacias do Rio e ES trouxe para as cidades (algumas pequeníssimas) milhares de pessoas e que entre elas muitas oriundas do nordeste, sul, centro, centro-oeste?

    Esse contingente chegou com mala, cuia, mulher, filho e papagaio.
    Isso significou necessidade de mais gastos em escolas, atendimenos medicos, saneamento, enfim TUDO.

    Muita grana está comprometida em investimentos para dar conta desse crescimento até a próxima década.

    É como se o seu salário fosse de 5000 e da noite para o dia dissessem que você passaria a ganhar 1500. E as prestações da geladeira, o aluguel, etc . É simples, não?

  19. mameluco,

    -

    18/03/2010 às 18:57

    Não tem pra ninguèm FLORIANOPOLIS, a nova Macaé. Parabens.Como não há royaltes este glorioso estado de SC poderá ajudar o Brasil a explorar seu petróleo pelo amor (aviso: não se recolhe ICMS tá ?). Evidente que a BR 101 em Camboriú vai ter problemas de densidade de tráfego mas o que é isso pelo prazer de bater no peito e dizer, ajudamos o Brasil não é mesmo ?.

  20. LS

    -

    18/03/2010 às 18:53

    Caramba Reinaldo! Esta area de comentarios ta parecendo um “samba do crioulo doido”! Brasileiros contra brasileiros! Culpa de quem?

  21. SAM57

    -

    18/03/2010 às 18:47

    Socialismo Royal

    Estes políticos do Brasil têm grande inveja do Rio de Janeiro, talvez por ter sido corte e capital política e cultural do país. Considero este um golpe ao povo carioca, não maior que a derrubada do Palácio Monroe. Sendo contra este ébrio governador e as prefeituras que recebem esta compensação, mostrem em seus balanços a aplicação deste recurso, e estará lá o pouco retornado à sociedade.
    Ao anão moral gaúcho, por que não demonstra qual será a real arrecadação de cada prefeitura e estado incluídos na lista de distribuição?
    Estão socializando a pobreza.

    A quem duvidar dos males da exploração de petróleo, faça um tour pela Baía da Guanabara.

  22. João Guilherme

    -

    18/03/2010 às 18:46

    O PRESIDENTE LULA FALOU:” CONGRESSO QUE RESOLVA PROBLEMA DOS ROYALTIES”, NÃO PRESIDENTE É O SENHOR QUE VAI TER DE RESOLVER ESSA BATALHA!!
    Por essa o nosso presidente falastrão não esperava, queira ou não queira ele tem sim responsabilidade sobre essa batalha, porque foi ele que deu o primeiro tiro.
    Agora sabe quem está rindo a toa desse impasse é o governador Serra, porque querendo ou não isso vai respingar na candidatura da Dilma.
    O presidente Lula não tem saída, a escolha está com ele, ou seja, magoa dois estados ou magoa os 24 restantes, a escolha é só dele.
    Eu tenho minhas dúvidas se o Congresso vai resolver essa situação para o presidente Lula, poderia até resolver, se não estivéssemos em ano de eleição.
    Em quando o nosso também governador Sérgio Cabral, que é outro falastrão também, ele nunca se preocupou com os aposentados, os projetos dos aposentados estão mofando na Câmara na gaveta do marionete do presidente Lula, o deputado Michel Temer e ele (governador Sérgio Cabral), nunca falou nada a favor dos aposentados, já que ele e o presidente Lula são tão amigos.
    Agora ele vem com essa falácia que se o Rio de Janeiro perder os ROYALTIES, vai afetar os aposentados do estado.
    O único motivo que realmente está preocupando o governador Sérgio Cabral é o poder de fogo, que ele vai perder sem essa dinheirama, não porque ele não vai poder fazer isso ou aquilo em benefício do estado e sim pensando, daqui a quatro anos como um futuro candidato à presidente da república.

  23. lilico

    -

    18/03/2010 às 18:42

    Esse negócio de 200 milhas é demagógico,vamos supor que o sudeste fosse um País, a quem pertenceria o petróleo? Ao sudeste ou ao resto do País? O que tem de ser discutido é,porque o resto do País não via a cor do dindim que era distribuido a União? E também porque mudar a regra do jogo agora? Para o pre-sal façamos novas regras beneficiando o País como um todo,mas sem tirar do Rio de Janeiro o que é seu de direito. Agora começo a entender o carater urgentíssimo em ano eleitoral,mas acho que o mula está armando e depois sai de fininho,como todo bandido não esperava um reação tão forte e inesperado do povo carioca.

  24. Fernando Guedes

    -

    18/03/2010 às 18:36

    Reinaldo, desse imbróglio fica uma questão: se o Presidente disse que o ideal seria que a questão dos royalties fosse votada após as eleições, por que o governo enviou o projeto de lei ao Congresso agora? Resposta óbvia…

  25. Roque

    -

    18/03/2010 às 18:35

    OFF-TOPIC

    E essa notícia, que não foi muito bem difundida:

    16/3/2010 20:35:39
    Governo da India recusa compra de 126 aviões Rafale por US$ 10 bilhões

    Pelo mesmo preço que o Brasil pagaria por 36 aviões de combate franceses Rafale, os indianos desenbolsariam por 126!!! O assunto foi manchete hoje no Indian Express.com que ressaltou a posição do Ministro da Defesa da India frente ao Rafale Dassault Aviatiion,rejeitado por não atender aos requisitos mínimos de desempenho detalhados no edital. Ensaios de vôo para os restantes cinco que disputam a venda (F-18 e F-16 americanos, Eurofighter Typhoon, russo MiG-35 e o sueco Gripen NG) deverão começar dentro de três meses.

  26. Iguinho

    -

    18/03/2010 às 18:27

    Na manisfestação de ontem no Rio havia bandeiras do PSTU e do PC do B. E onde há bandeiras do PSTU e do PC do B há gente querendo roubar o meu dinheiro. Não fico do lado dessa gente nem quando estão do lado certo, porque certamente não estão do lado certo pelos motivos mais nobres.

  27. Augusto

    -

    18/03/2010 às 18:08

    Só se fala nos impactos negativos da indústria petrolífera. E os efeitos benéficos da produção de petróleo? E o crescimento econômico? E os empregos? Durante muito tempo o Rio cresceu mais que os outros estados graças à indústria petrolífera (não aos royalties). Infelizmente é impossível mudar jazidas de petróleo de lugar, mas se fosse, todos os demais estados receberiam de muito bom grado essas reservas, mesmo sem os royalties. Sei que é duro perder uma mamata, mas é questão de justiça.

  28. RJMARCOS

    -

    18/03/2010 às 17:59

    Os que moram em áreas não afetadas pela indústria do petróleo acham que é tudo uma maravilha. O dinheiro jorrando e todos vivendo nababescamente. Engano. visitem essas cidades e vejam que não é bem assim. Cidades dobrando de população em cinco anos, trazendo o caos na segurança, saúde, educação; carretas com equipamentos cruzando as ruas, infernizando o transito; praias com óleo, helicópteros voando o tempo todo, agredindo os ouvidos, e por aí vai. E o governo federal? Não está nem aí. Não fez uma escola, ou mesmo um hospital. Querem saber o que o governo fez? Privatizou a Rodovia BR-101 e passamos a pagar pedágio. Bom né?

  29. André Luiz

    -

    18/03/2010 às 16:48

    Tio Rei, fiquei na dúvida. Você disse: “…convocando os paulistas para ir às ruas contra propostas de reforma tributária…”. Usar irem em vez de ir seria errado?
    Abraço!

  30. e. roberto

    -

    18/03/2010 às 16:46

    Interessante, Rei e Erastótenes pelos esclarecimentos.

    Sempre tivemos interesse em saber o por quê da tributação ICMS do petróleo não ser na origem.

    Poderíamos resolver a questão, digamos, passando a cobrar o ICMS petróleo no Rio de Janeiro e admitindo a nova partilha dos royalties ?

  31. eratóstenes

    -

    18/03/2010 às 16:41

    Para “Gabriel” das 4:00 PM:

    O sr. não acha que é uma “verdadeira aberração” um estado que tem uma população menor e um PIB ainda menor recolher à União proprocionalmente mais que um estado muito mais rico? Parece que há “estados-flanelinhas” por todo o Brasil, mas, curiosamente os maiores não se encontram na latitude e longitude que o nosso despeito supunha…

    http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/1/cariocas_pagam_mais_imposto_61507.html

  32. Julio Mad

    -

    18/03/2010 às 16:29

    Ufa! Tio Rei, que alívio. Enfim, discordamos em alguma coisa (já estava ficando preocupado).
    Sempre pensei o porque do Rio ter se apossado do mar e suas riquezas (já que a Constituição diz que é da união). Se seria da época da corte, ou seria uma compensação por ter perdido a realeza para Brasilia, ou porque quase todas as elites estão instaladas ali, ou, simplesmente, porque cariocas e fluminenses são mais lindos e superiores a paraíbas e todo o resto. Não sei. Mas, tambem não consigo compreender. Talvez, se eu tivesse nascido por lá… não sei.

  33. eratóstenes

    -

    18/03/2010 às 16:24

    Para o “Cidadão Quem?”

    Eu só queria lhe lembrar que inveja e ódio ainda são pecados capitais e que preconceito étnico e social são crimes previstos na constituição federal. Depois, sugiro-lhe, humildemente como V. Sa. imagina que deve fazer cada cidadão fluminense, que leia o artigo cujo link vai abaixo. Sei que não vai abrandar seu desconhecimento, mas poderá constatar que se há cidadãos que não “largam o ossinho”, certamente não habitam no estado do Rio de Janeiro… Boa leitura…

    http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/1/cariocas_pagam_mais_imposto_61507.html

  34. Wilson

    -

    18/03/2010 às 16:08

    Rio?

    Integra o território nacional a plataforma submarina e o mar territorial que é a faixa costeira da superfície do mar. O mar territorial brasileiro abrangia a largura de 6 milhas pelo Decreto-lei 44/66, passou para 200 milhas marítimas no Decreto-lei 1.098/70 e finalmente ficou estipulado em 12 milhas marítimas pela Lei 8.612/93, que fixou também a faixa de Zona Contígua entre 12 e 24 milhas marítimas e criou ainda uma Zona Econômica Exclusiva brasileira, com largura que vai das 12 às 200 milhas marítimas.

  35. eratóstenes

    -

    18/03/2010 às 16:05

    Para o “Cidadão Quem?” das 2:59 PM:

    A maior parte da receita de royalty que o governo do estado recebe vai direto para a União, para pagamento de juros e amortização da dívida para saneamento de finanças (lembra-se dos “esqueletos do armário” do Banerj e do Banespa, entre outros?). A receita está comprometida até 2019. Já a parte que cabe aos municípios, alguns a têm aplicado mais ou menos bem como Quissamã, outros não dão conta do afluxo de migrantes que recebem, atraídos pela indústria do petróleo (Macaé, por exemplo) e o resto esbanja da mesma forma que o fazem Paulínia e Barueri. Gostaria que o amigo esclarecesse qual é o “ossinho” que o cidadão fluminense tem de largar…

  36. Wilson

    -

    18/03/2010 às 16:04

    Estado produtor no pré-sal?
    rs, rs, rs, rs, rs, rs, rs, rs, rs, rs, rs, rs
    Conta outra, vai!

    O Rio deve devolver o que já recebeu.
    Como se sabe a distribuição dos royalties da exploração do petróleo, não acontece em países produtores como Rússia, Canadá e outros. No caso do Brasil, isso aconteceu em virtude de uma malandragem política que beneficiou o Rio, principalmente.
    O argumento do articulista, não prospera, visto que por estarem levando algo que nunca deveriam ter levado, não significa que tenham adquirido direitos inexistentes.

  37. Gabriel

    -

    18/03/2010 às 16:00

    Pagar royalties pelo petróleo extraído em alto mar é uma verdadeira aberração. É como ser achacado por flanelinhas nas ruas. Afinal, o que o Estado ou o Município faz para merecê-los? É por essas e outras que pagamos pelos combustíveis um dos preços mais caros do mundo. É muita gente mamando nas negras tetas do petróleo. Como os políticos não têm coragem de acabar com essa imoralidade, o deputado Ibsen considerou razoável que todos nos locupletemos com ela. Chega de Estados-flanelinhas!

  38. Teresa

    -

    18/03/2010 às 15:58

    Reinaldo,

    Gostaria de saber a opinião de nossos ilustres deputados caso a partir do próximo mes fosse cortado de seus sálarios todos os “extras” ou “auxílios” que recebem. Como eles ficariam?

  39. C.

    -

    18/03/2010 às 15:58

    Pois é, a Mirian Leitão publicou no blog dela um dado muito ilustrativo do carater demagógico e eleitoreiro da emenda Ibsen - esse anão moral.

    O governo federal repassou esse ano ao fundo de participações de etc etc, esse mesmo q quer os royalties, 100 BILHÕES de reais. Tirando a parte q cabe ao Rio através dos royalties, esse fundo seria engordado em 7 bi, q não passa da enormidade de 7% a mais para os municípios.
    Uma dinheirama, né? Vai acabar com toda a “probresa” do país.

    O Rio, na verdade, fica com o troco da exploração de petróleo de seu litoral.

  40. eratóstenes

    -

    18/03/2010 às 15:56

    (final)
    Isto posto, pergunta-se: alguém que tenha mais de dois neurônios pensantes e funcionantes pode em sã consciência julgar que a tal Emenda Ibsen é justa? Ela significa simplesmente que quase toda a receita gerada pelo petróleo será distribuída entre os demais brasileiros, cabendo aos fluminenses arcar com os custos da poluição, da extinção da vida marinha, dos desastres ecológicos e dos problemas sociais inerentes à indústria petrolífera – quem conheceu Macaé há 20 ou 30 anos e a visita hoje em dia é capaz de compreender…

    Eis o que eu tinha a dizer, Reinaldo, e grato pela oportunidade.

  41. Renato Santos

    -

    18/03/2010 às 15:54

    Escrito abaixo: “.. É bem verdade que os locais de exploração comfinam com os Estados do Rio e Espírito Santo que já se beneficiam com a logística da exploração ..”

    Ora, este é um dos muitos argumentos vazios que estão sustentando a emenda demagócica do Ibsen.

    As sondas estão em alto-mar, mas TODA a estrutura de apoio, que é gigantesca, encontra-se em terra. O impacto é gigantesco. Veja o E a grande maioria das empresas que compoem esta estrutura nao recolhe impostos locais.

  42. eratóstenes

    -

    18/03/2010 às 15:54

    (continuação…)
    e) acontece que o óleo explorado no litoral é basicamente do tipo “pesado”, que algumas refinarias brasileiras não estão aptas a processar; esse óleo que “sobra” é exportado para outros países e essa venda gera imposto de exportação para o governo federal; nada para o RJ, portanto;

    (Entendo porém que nada disso diminui nem justifica o choro do Cabral Filho, mas ele aprendeu essas práticas cenográficas com seu espelho que ocupa a presidência da república…)

  43. Vera L.

    -

    18/03/2010 às 15:53

    Reinaldo,

    Veja que NÃO teve discurso porque veio de BRASÍLIA a ordem para não radicalizar, O Rio não tem um governador, tem um capacho de Lula. Tudo o que Lula manda ele faz. Agora mesmo vi na Globo News, Lula dizendo que o Senado é que vai decidir e ele NÃO se mete. Já havia “aconselhado” para não levarem em frente à parte dos royalties, falou com os líderes, e disse em tom de brabeza!!!! Quê lideres? Os líderes são de sua base aliada.

    Muito bom foi o comentário do José N Pinto na Pan, sobre o samba da passeata dos royalties.

  44. eratóstenes

    -

    18/03/2010 às 15:51

    (continuação)
    c) se considerarmos a produção atual de (por baixo) mais de 1 milhão de barris diários e o preço do barril de petróleo no mercado internacional… Bem, nem quero comentar, sobretudo quando lembro que isso já vem acontecendo há 22 anos…

    d) a legislação sobre a distribuição de royalties que já existia foi estendida para “compensar” os cidadãos contribuintes fluminenses (assim como os capixabas); estados e municípios produtores ficam com 60% e o governo federal com 40% dos royalties pagos pelas petrolíferas; esse último percentual é dividido entre os outros estados segundo a fórmula já usada para divisão do fundo de participação de estados e municípios;

    (continua…)

  45. eratóstenes

    -

    18/03/2010 às 15:50

    (continuação)

    b) qual a razão para essa inversão de valores? Alguns falam em justificativas técnicas tributárias; os demais, talvez mais sensatos, dizem que isso se deu porque não haviam sido ainda descobertas jazidas de petróleo significativas no litoral do estado que esses três parlamentares representavam, muito mais consumidor que produtor; assim, os carros produzidos em SP e vendidos no RJ geram ICMS para SP; o petróleo explorado no RJ e refinado em SP gera ICMS para SP (e para MG, PR, RS e demais estados que o receberem); simples assim…

  46. eratóstenes

    -

    18/03/2010 às 15:49

    Fluminenses cariocas e fluminenses não cariocas, ingênuos ou desinformados, vamos desenhar para ver se todos conseguimos nos entender:

    a) na assembléia constituinte de 1988, articulações entabuladas pelo então deputado José Serra e pelos então senadores Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso fizeram com que fosse inscrito na constituição que o ICMS gerado pelo petróleo seria recolhido pelo estado consumidor e não pelo produtor. É o único produto que sofre esse “tratamento diferenciado” (alguém me disse que acontece o mesmo com a energia elétrica, mas não estou certo disso). (continua…)

  47. Vera L.

    -

    18/03/2010 às 15:37

    Reinaldo,
    Sou a favor do Rio, a política que Cabral fez com relação aos royalties que foi desastrada, eu acompanhei desde o início.Imagina entrar em conflito com um batalhão de deputados depois que confiou que Lula o ajudaria? Até a palavra covardia soou falsa,quem foi mais covarde? Ele que confiou piamente no Lula, ou os deputados que como ele querem uns votinhos com essa pendenga? Lula também quis assim quando deixou tudo prosperar, ele acredita na popularidade dele no Rio.

    A passeata NÃO teve discurso!que DIFERENÇA de outros tempos!!Só Show da Xuxa, Fernanda Abreu, Neguinho da Beija Flor, depoimento de Letícia Spiller,tudo com a CARA do Cabral. O RIO CONTINUA LINDO!! Já às passeatas..

  48. Bernardo

    -

    18/03/2010 às 15:36

    Reinaldo,
    você tocou, meio en passant, no ponto mais curioso dessa história: a D. Dilma não deu um pio sobre o assunto (idem PNDH…), logo ela, a senhora das minas e energia, presidente do Conselho da Petrobas e etc. Mas o espantoso não foi a omissão dela, previsível, e sim que não apareceu um “jornalista político” pra pedir-lhe opinião! Mais ainda: ontem os jornais/sites anunciavam que “Serra finalmente rompe o silêncio”, com o se o gov. de SP tivesse mais obrigação de se manifestar a respeito do que a chefe da Casa Civil, responsável direta pelo setor no país!
    A parcialidade dessa gente é de envergonhar, e ainda estamos longe das eleições!

  49. mameluco, o logístico

    -

    18/03/2010 às 15:27

    A região mais ao sul (bacia de Santos) poderá ser perfeitamente atendida por um centro de operação na ilha de Florianópolis. Com isto, acreditamos poder atender com toda a presteza possível as necessidades dos novos Campos, parabens são paulo parabéns Santa Catarina.

  50. mameluco, o logístico

    -

    18/03/2010 às 15:23

    Examinando o mapa com mais acuidade, chegamos a conclusão que há uma praia ao Sul de Ilha Bela que também possui todos os predicados para ser a nova Macaé, é um lugar denominado Maresias. Oferece quase uma linha reta até a região do pré sal. Possui uma boa malha viária, apesar da distância de grandes centros. Acreditamos ser o lugar ideal de apoio. Sugerimos assim, que os barcos de apoio fiquem sediados em Ilha Bela e o suporte logístico seja em Maresias. Agora sim.

  51. jorge gaúcho

    -

    18/03/2010 às 15:15

    Vou viajar de carro amanhã para o Rio de Janeiro, pergunto aos cariocas, qual estrada pego para conhecer os campos de produção de pré-sal? Tem posto de gasolina lá? Onde fica o hotel? E o posto de saúde onde fica? Dá para enxergar os poços lá do Cristo Redentor? Ué, não há resposta afirmativa? Acho que errei de estado produtor de petróleo!
    Observação: como dizem que o tal ente etéreo, o petróleo do pré-sal, existe em boa parte da plataforma continental brasileira, por que não começam a explorar em outra parte do Brasil ou será que o resto também não existe? Qual a área do estado do Rio de Janeiro, pois pelo jeito a maior parte do mesmo fica dentro do mar!

  52. Cidadão Quem?

    -

    18/03/2010 às 15:13

    Só para continuar…Alguém me explica o seguinte: o Petróleo é extraído em plataforma continental, pela PETROBRÁS, E NÃO PELA “PETRO-RIO”.

    Nunca entendi o motivo do Rio levar tanta grana, aliás. É só por “buniteza”? Por competência (excetuados os gloriosos cariocas da comunidade artística e científica), não é.

    Quanto a mudar “regras em curso”, são muitos os exemplos. Consultar: Direito Constitucional.

    Aliás, o Lula não tem ideia da munição que vai fornecer pra oposição quando negar isso.

    E onde estão as passeatas de “O Petróleo É Nosso! (do brasileiros todos)”? CUT? CGT? UNE? MST? Pelegos do PT…Inimigos do Brasil!

  53. mameluco, o perguntador

    -

    18/03/2010 às 15:04

    Devido aos inúmeros argumentos de que o pré sal está longe da costa e por isto a Constituição do mar territorial não precisa ser seguida vamos começar o movimento: ILHA BELA COMO CENTRO DE APOIO AO PRE SAL. não precisa de porto, já possui uma face voltada ao alto mar, e possui um canal com um terminal. VAMOS LÁ, ILHA BELA A NOVA MACAÉ.

  54. Jeremias

    -

    18/03/2010 às 15:01

    Reinaldo,

    Eu tenho a mesma opinião de um comentario feito aqui, a exploração do petroleo se fosse em terra, o Rio teria todo o direito de reclamar, mas pense bem, é no mar dentro das 200 milhas, e tudo que esta nao mar pertence ao Brasil e não ao Rio de Janeiro, portanto as fundamentações feitas por Ibsen Pinheiro leva em conta exatamente isto. Agora se o Gov. chorão que até hoje recebeu os royalties não fez nada pelo Rio, pq. a violencia campeia, a pobreza não diminuiu, a educação não avançou, a saude é precaria, o trafico de drogas e armas continuam, creio que não tem motivo pra protestar…desculpa da Copa é absurda, pq. não vai ser só lá..da Olimpiada tbem não. Então pra que?????

  55. Cidadão Quem?

    -

    18/03/2010 às 14:59

    Alguém, por favor, explique-me o que o Rio fez com tanto dinheiro?

    A tese de Darcy Ribeiro era a de que o Norte Fluminense haveria de se desenvolver com o petróleo e a universidade federal do Norte fluminense - sucedeu o seguinte ao Rio: o crime piorou; o Rio perdeu indústrias de produtos intelectuais (publicidade, etc.), perdeu o mercado financeiro, perdeu indústrias de transformação e demais, a favelização aumentou (a favela “dobrou” e chegou à Gávea), etc. Em suma: o Rio piorou. É uma cidade que se tornou inviável, devido à sua (autoglorificada) indisciplina, que permeia todos os aspectos do viver no Rio. No Pan, inauguraram a vaia ao atleta.

    Está na hora de largar o ossinho.

  56. Mané

    -

    18/03/2010 às 14:53

    O que precisa ser feito é dar maior disciplina no uso dos recursos dos royalties. Algumas prefeituras que tem esse benefício esbanjam esse dinheiro extra. Em Paulínia já quiseram até fazer uma pirâmide de vidro cobrindo toda o centro antigo da cidade.

  57. LIMA

    -

    18/03/2010 às 14:48

    REINALDO.

    QUANDO É QUE OS CARIOCAS VÃO APRENDER QUE OS PETRALHAS SÃO VIGARISTAS, MENTIROSOS E CANALHAS?

  58. diego almeida

    -

    18/03/2010 às 14:44

    Aqui no rio ventila-se a secessão… “o sul é meu país.’” Mas eu replico, Reinaldo, o Brasil é muito maior que o Rio e o ES.

  59. BETHS

    -

    18/03/2010 às 14:41

    Mauríco disse:
    março 18, 2010 às 12:17 pm

    Concordo com o seu comentário. Eu também tenho horror a pequenez do bairrismo. Acrescento que alguns comentaristas justificam sua posição usando o argumento dos maus usos feitos por governadores e prefeitos inscrupulosos, ora, qual unidade da federação pode se orgulhar de SÓ ter tido grandes administradores, governadores probos e prefeitos irrepreensíveis? Se houver, que esses atirem a primeira pedra. Por outro lado, qual a garantia de que os ‘novos’ beneficiados, Brasil a fora, utilizarão os recursos de forma justa e honesta? Se há malversação, que a justiça aja e puna.
    Lamento ver isso aqui, neste blog onde o nível costuma ser elevado.

  60. Tony Banderas

    -

    18/03/2010 às 14:32

    - Não podemos pedir ‘dá licença, mamãe’ para fazer uma visita diplomática - disse Amorim, o Megalô-Naniquinho.( Lula: quem critica política externa brasileira tem complexo de inferioridade ) o Artur Virgilio ( que é diplomata ) declarou guerra ao Itamaraty . Mas ele anda meio quieto ultimamente.-DISSE LULLA:” A minha grande descoberta é saber quem não quer a paz. É lógico que temos que conversar exatamente com aqueles que não querem” - disse ele, negando-se a revelar, exatamente, qual a mensagem que está sendo levada neste momento a Damasco por seu chanceler. Qual será ?

  61. E se Lulla Vetar?

    -

    18/03/2010 às 14:30

    Se emenda passar pelo Senado, como acredito que passará e facilmente, dizem que o Molusco poderá usar seu poder de veto. Se isso acontecer realmente, o veto de Lula será derrubado, disso não tenham dúvida. Essa é uma emenda sem volta e os estados que se dizem “produtores de petróleo”, sabe-se lá porque, terão que aceitar uma redução do maná que lhes cai do céu, talvez não de maneira tão draconiana como pede a emenda.

  62. marcelo muniz do rio de janeiro

    -

    18/03/2010 às 14:28

    alem do mais o estado não esta nem ai para o cidadão e tem municipios que nem sabe o que é petroleo..nessa paseata de onde o cumulo do absurdo para não se PEREDER A MAMATA xuxa falando o que não sabe.. a tal de ROSINHA GAROTINHO que esta sendo processada por improbidade administrativa e algumas cositasmas..os 150 mil que alardeias s~~ao funcionarios publicos que obtiveram ponto facultativo e ameaça de de ter que ir a manifestação.. que não era funcionario eram pessoas querendo assistir a show de pagode de graça..

  63. giselle

    -

    18/03/2010 às 14:26

    Povo carioca

    tenho orgulho de você!

    Foi muito bom ver que você está vivo e atuante em defesa dos seus direitos!

  64. marcelo muniz do rio de janeiro

    -

    18/03/2010 às 14:24

    reinal perdoe-me discordar do seu ponto de vista..sou carioca morador de um bairro pobre aqui do rio denominado pavua ( limitrofe com um muncipio chamado saõ joao de meriti )..
    ao meu juizo de valor a discordancia se da porque acrdito que o deputado ibsem esta corretisimo, analisando com calma suas ponderaçoes não tive como lhe dar razaõ ele argumenta que o petroleo encontrado a 200 milhas nauticas saõ do brasil e não do rio.. e ele esta certo..segundo as suas fundamentaçoes se a extração fosse em terra firme ainda vá lá mas no mar..só porque por um acaso a sonda de extração esta ali tem que sustentar o rio e alguns dos seus municipios?nota-se que o estado do rio naõ faz nada para melhorar

  65. Dupla Penalidade

    -

    18/03/2010 às 14:19

    Carlos Minc, com os olhos vermelhos (presumo que seja por falta de sono…) dizia que os royalties servem para indenizar eventuais perdas ecológicas causadas por acidentes.

    Ora, os brasileiros são, então, duplamente penalizados! A Petrobras, ou qualquer outra empresa do ramo causadora do acidente, sempre é regiamente multada e obrigada a indenizar eventuais vitimas pelos danos ecológicos e estragos causados. E o estado “produtor” ainda tem MAIS os royalties!

  66. LIMA

    -

    18/03/2010 às 14:04

    REINALDO.

    CONCORDO QUE MUDAR A REGRA DO JOGOS NÃO É UMA MEDIDA SADIA. O GOV. DO RIO TEM RAZÃO. MAS NÃO DA PARA ENTENDER QUE O RIO, QUE JÁ RECEBE UMA FATIA DAS GRANDES, POSSA TER CIDADE NO SEU INTERIOR (O ESTADO É PEQUENO) SEM GRANDES BENEFICIOS PUBLICOS, HÁ MUITOS ANOS E SÃO MUITAS. AONDE SE COLOCA DO DINHEIRO DOS ROYTES RECEBIDOS?

  67. HOH-POA

    -

    18/03/2010 às 14:03

    Fazer às pressas dá nisso.
    No meu comentário das 13:07.
    O correto é:
    “ficar” e não “ficarem”.
    “demais” e não “de mais”.

  68. Ubaldo

    -

    18/03/2010 às 13:59

    Deverá haver um decréscimo gradual nos royalties dos estados produtores para permitir a diversificação e busca de novas receitas. Assim, a nova distribuição deverá valer somente para as novas áreas licitadas. A participação da União deve ser reduzida para contemplar, temporariamente os estados produtores.
    Esse negócio de que sempre a maioria vence é demagogia e não democracia. Isso é coisa de petista que pensa que se os trabalhadores representam a maioria nas indústrias então eles é que aprovam seus salários.

  69. silvia m

    -

    18/03/2010 às 13:46

    Estou abismada como certas pessoas têm um certo rancor dos cariocas, pelo visto o empenho do governo federal de criar brigas entre estados já esta dando certo.
    Para informação de muitos, as pessoas que vivem no Rio de Janeiro trabalham e trabalham muito. Como São Paulo, o Rio acolhe pessoas de todos os estados do Brasil com carinho e respeito.Os municípios produtores de petróleo precisam dos pagamentos dos royalties devido ao grande crescimento da população dessas cidades etc etc… tudo que já é sabido.
    Quanto a eleger Cabral, Lula, Garotinho, Rosinha, Brizola (sempre com 33%) é o preço, muito alto, que se paga para viver aqui.

  70. Vanderlei Simionatto

    -

    18/03/2010 às 13:43

    Reinaldo, a gang da Tropa do Cheque e da Base Alugada aprovou a emenda. Se Lula quisesse, a exemplo do que fez com a CPI da Ptrobrás, a emenda não passaria. Agora o energúmeno diz que o problema dos royalties é dos deputados. Conversa mole. Jucá, não “aceita” retirar a urgência do projeto. Lula quer votar regras que deverão ser cumpridas por governos futuros. Enquanto o circo pega fogo, o Capo está na palestina, vomitando como de costume. Ah, foi lançado candidato a secretário geral da ONU, pelo…Hammas. Anunciou o desejo de ver o Mercosul ligado com os palestinos. Afinal, de lá vem a tecnologia dos túneis e das bombas. Tudo a ver.

  71. Lupini

    -

    18/03/2010 às 13:28

    Reinaldão,

    entendo a sua preocupação com a sangria dos cofres dos estados e cidades que se acostumaram a receber o que a CF não prevê.
    Porém…
    A pergunta é: e como fica a posição que defendemos aqui e em outros foros que participamos? A lei maior deve ser jogada para as traças? Vamos nos colocar de cócoras como os sapos petralhas, que enlameiam nossas instituições usando a CF como papel de limpeza no banheiro?
    Sejamos coerentes: ou locupletem-se todos ou restaure-se a moralidade (apud Barão de Itararé - Aparicio Torelli)

  72. Luiz Antônio

    -

    18/03/2010 às 13:25

    Pois é, agora o governador Sérgio Cheira-pum descobriu que estava andando de mãos dadas com assaltantes, resultado: bateram-lhe a carteira, quem mandou confiar na PaTifaria.
    Não duvido nada que elle, a metamorfose ambulante, vai fingir de morto, é esperar para ver.

  73. Cris Azevedo

    -

    18/03/2010 às 13:18

    Ai, Rei e colegas,

    Confesso, antes que me joguem pedra, que sou meio a meio. Meio carioca -por parte de mãe- e paulista, por parte de pai.
    Mas me deu uma vergoooooooooooooooooooonha aquela ceninha de ontem, gente!
    Ninguém percebeu nada, não? É claro que Lula vai vetar qualquer modificação - Lobão já tinha avisado - e que o Chorão estava era fazendo campanha pela reeleição dele. E os cariocas cairam como patinhos!
    Meu lado 1/2 carioca ficou prá morrer, com o mico.

  74. mameluco, o tributarista

    -

    18/03/2010 às 13:16

    Augusto

    Eu queria ver Macaé lá em São Paulo, melhor, na Ilha Bela, lá onde fica o pessoal que vaia mulher de mini saia. Já tem um terminal e reclamam (pasmem) do barulho dos motores dos navios e do cheiro de petróleo. Na hora do ônus, os “mano” não tão nem aí. Na hora dos royaltes estão. Como se diz aqui, gostam é FGTS, trabalhar que é bom…bom deixa pros baiano…né mano ?

  75. Caneda

    -

    18/03/2010 às 13:13

    Em termos nacionais a emenda será bastante positiva tendo em vista que permitirá, ao menos em teoria, fomentar o desenvolvimento em Regiões atrasadas, regionalmente, porém, na qualidade de cidadão fluminense, penso que a emenda será bastante desastrosa para o Estado, cujos serviços, que já são de má qualidade, irão piorar sensivelmente.
    Dessa forma a referida emenda deveria regular somente os contratos futuros sobre o pré-sal (se é que ele existe), permanecendo a situação jurídica vigente até o fim dos contratos em curso, permitindo assim ao Estado se adaptar gradativamente à futura situação.

  76. mariana do RIO

    -

    18/03/2010 às 13:10

    QUERO MAIS PASSEATAS NO RIO , EM SÃO PAULO, EM BH, NO RGS, EM VITORIA, EM RECIFE, EM MACEIÓ, EM BRASILIA, EM BRASILIA, EM BRASILIA …………….ABAIXO OS ESCROTOS DO MENSALÃO, CHEGA DE ROUBALHEIRA, CHEGA DE SACANAGEM COM NOSSA GRANA. UM FOI IMPICHADO E O ATUAL TÁ NA FILA. VAMOS PARA AS PASSEATAS . CHEGA DE CORRUPÇÃO.

  77. HOH-POA

    -

    18/03/2010 às 13:07

    É um balaio de dinheiro !
    Deve ser melhor dividido entre todas as UFs ! Óbvio que RJ e ES não podem, com isso, ficarem à míngua.
    Se SP é uma locomotiva do país, que seja recompensado por isso. E assim em relação aos de mais Estados.
    O que não dá é, eternamente ficar dividindo o fruto do suor de algumas UFs com outras que produzem menos.
    A cada um será dado segundo os seus méritos !

  78. toninho

    -

    18/03/2010 às 13:06

    adorei a passeata no RIO … acho que essa passeata, inspirada nas outras do passado contra a didatura militar, deveria ser repetida varias vezes contra os corruptos do mensalão, ISSO SIM !!! por que não?
    vamos para as ruas, vamos denunciar a corrupção escancarada em 2005, vamos gritar que, SIM, O LULLA SABIA DE TUDO, que tá na hora de partir prá outra, vamos nos unir aos grevistas esfomeados de Cuba, vamos protestar contra essa babaquice de alinhamento com Chaves e o iraniano vesgo de nome impronunciavel … Tá na hora de ir para as ruas… é a única solucão. ABAIXO A DILMA-NÉ? a que só fala né? né? né? - HAJA SACO !!!!!!!

  79. Luis carlos

    -

    18/03/2010 às 12:49

    O petróleo da camada do pré sal esta à 300 km da costa em aguas teritoriais BRASILEIRAS e não fluminenses portanto pertence ao brasil, o Rio De janeiro deveria agradecer por as empresas estarem situadas em suas cidades gerando impostos e empregos ja esta de bom tamanho pra eles, afinal quem investiu nas descobertas desse petróleo foi todos os estados brasileiros principalmente através da petrobras

  80. Augusto

    -

    18/03/2010 às 12:40

    Era uma distribuição injusta que tinha que ser corrigida, não importa o eventual desequilíbrio financeiro dos estados e municípios produtores. O custo da correção de coisas erradas não importa. A prisão e cassação do Arruda trouxe enormes prejuízos ao DF (obras paralisadas etc.), entretanto, isso não serviu de argumento para que ele não fosse preso, cassado e processado.

  81. Burguês

    -

    18/03/2010 às 12:34

    Não sei qual é a mais estúpida, das atuações do governador Cabral, se é o bêbado como gambá, no carnaval ao lado da Dilma, ou se é panaca chorão, devido a grana para manter o estado do Rio de Janeiro, no estágio atual de pura demagogia administrativa.
    O petróleo, quase na totalidade está situado na plataforma continental do Brasil, se há algo para distribuir, lógico, abatidas as despesas reais do ambientalismo, deve ser igualitariamente distruido para todos os municípios e estasdos da nação.

  82. TC

    -

    18/03/2010 às 12:30

    Rei,

    É mesmo um absurdo mexer nas regras do jogo com o jogo em andamento. Tem a questão do ICMS aí que também é crucial, vez que o imposto não é arrecadado na origem. E o Rio, como principal produtor, nunca reclamou por isso. Que se faça a partilha do que der nas camadas pré-sal, que, de lá, pelo menos até agora não jorrou uma gota. Querer vantatens agora é eleitoreiro. Mas o Ibsem sabe que obter recursos do pré-sal demanda muita coisa, inclusive tempo, além de vultosos investimentos. E não me espanta que o autor da proposta seja um deputado desonesto que teve mandato cassado na CPI do orçamento e foi processado por sonegação. Oportunismo rasteiro, puro!

  83. JORGE COSTA

    -

    18/03/2010 às 12:30

    Tio Rei e o petróleo.Bem,essa fortuna de roylaltiies que o Estado do Rio recebe sabe para que serviu?Fazer pisos de porcelanato nas orlas marítimas(isso até é o de menos) e deflagrar a guerra fiscal,um dos maiores males da nossa gestão pública recente.A Lei Rosinha(senhora Garotinho)praticamente isentou as empresas que se instalarem no Estado do Rio dos tributos estaduais.As empresas de Juiz de fora migram para Três Rios,minha cidade natal(sem piadas infâmes com Dois Córregos).Aí,quando o cara fica doente,põem numa ambulância e mandam para tratar em JF.O SUS é nacional e a solidadiedade cristâ é universal.São tratados.O ônus fica em Minas e o bônus no Rio.Tem graça?

  84. Surfista Prateado

    -

    18/03/2010 às 12:28

    Sua lógica é ímpar: já que o RJ e ES se tornaram dependentes da mamata sem sentido, agora não se pode mais tirá-la deles. Seguindo essa lógica, por exemplo, a escravidão nunca teria acabado. É isso que você prega, que a escravidão do resto do Brasil continue, afinal os sugadores estão acostumados com isso, que injustiça tirar agora… Como eu já disse: subsolo em terra ou mar é da União. A Petrossauro também. Não tem lógica os royalties não serem distribuídos entre todos.

  85. Maurício

    -

    18/03/2010 às 12:27

    Caro Reinaldo,
    como afirmei em meu comentário anterior, percebi traços bem nítidos de inveja e recalque manifestados no tom demasiadamente emocional dos comentários que algumas pessoas escreveram sobre esse assunto. Ao invés de discutir argumentos distintos com maturidade (nada de mal em discordar civilizadamente), muitos partiram para o ataque ao Rio de Janeiro e aos cariocas. E como afirmei no comentário prévio, vejo a inveja como um dos motores do comunismo em seu discurso inflamado de luta de classes. Gostaria de sugerir que escrevesses um texto sobre este que é um dos mais destrutivos vícios da humanidade, a inveja, e sua relação com o discurso comunista.

  86. Mauríco

    -

    18/03/2010 às 12:17

    Caro Reinaldo,
    lastimo o tom bairrista, cheio de inveja e recalques que tomou conta da discussão em inúmeros comentários que li. Que se tenham opiniões divergentes a respeito do assunto é natural e, mais do que isso, ponto positivo e importante de toda discussão dentro de uma democracia. Mas o tom de “bem feito para o Rio e para os cariocas” que percebi em alguns comentários demonstra uma imaturidade emocional lastimável. A ironia com que alguns se referem à “Cidade Maravilhosa” contém um óbvio recalque pelo atributo “Maravilhosa” conferido à cidade. Vale lembrar que a inveja da qualidade alheia é uma das características deletérias do comunismo disfarçadas sob o discurso “igualitário”.

  87. Eduardo Gonçalves

    -

    18/03/2010 às 11:58

    E impressionante a palhaçada desses governantes alienados em venderem algo que não existe a não ser no papel e isso vêm da escola superior do Rei Molusco o mestre do mestre na arte de enganar e ficam fazendo movimentos do nada ,mas não fazem movimentos contra as falcatruas ,contra os enganosos,contra a mentira,contra os aproveitadores ,contra a essa política do é dando que se recebe,do rouba mas faz e ai vamos continuar na mesma!!!!!O Brasil tem que mudar urgentemente e precisamos de políticos sérios e não de atores(políticos)o candidato que precisamos tem que se comprometer a mudar tudo isso de fato e se entregar de corpo e alma nessa luta,por isso nunca mais vote no 13 dá azar

  88. José Augusto - BH

    -

    18/03/2010 às 11:58

    Prezado Reinaldo:

    O PT está conseguindo, com esse imbróglio, seu objetivo de dividir a nação por coisa pouca, do campo teórico.

    Todos os preconceitos contra os cariocas (atuais fluminenses) estão sendo exacerbados com essa discussão, acrescidos de outros recém-revelados: egoístas, arrogantes, soberbos, presunçosos, tudo, deixo claro, produzidos artificialmente para melhor trabalhar o consciente coletivo numa solução “salomônica” já planejada para comprar a simpatia daquele povo que sempre foi altivo, ativo e contestador. Solução acompanhada dos aplausos que certamente virão. Na hora certa. Quando a Dilma entrar na descendente e se manifestar a respeito.

    Não nos deixemos enganar

  89. Távora

    -

    18/03/2010 às 11:55

    Não considero legítimo o argumento usado pela imprensa sobre o fato do Rio e do Espírito Santo serem ESTADOS PRODUTORES DE PETRÓLEO. Ora o petróleo é explorado por uma empresa estatal (PETROBAS) pertencente a todos os brasileiros, sendo extraído em águas profundas da plataforma continental sobre o oceano atlântico. Portanto o petróleo é extraído do fundo do mar. É bem verdade que os locais de exploração comfinam com os Estados do Rio e Espírito Santo que já se beneficiam com a logística da exploração (Instalações, empregos diretos e indiretos e os correspondentes impostos que alimentam as burras dos Estados). Por ser um bem comum ao país deve ser dividido por todos sem privilégios.

  90. facenova

    -

    18/03/2010 às 11:55

    O Pré-Sal nem existe. É um projeto.

    Nem se sabe, se lá no futuro, a extração em águas tão profundas é viável economicamente ou até necessária.

    O que parece é que há embutida nessa proposta de Ibsen Pinheiro uma alteração na atual distribuição dos royalties - o que é uma sacanagem com o Rio e ES. Todo estado que tem plataformas no ’seu nariz’ tem despesas adicionais com infraestrutura etc, que os outros não tem; e por isso precisam ser recompensados.

    Serra, inclusive, se manifestou, também, contrário à proposta de Ibsen:

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/serra-diz-mudanca-divisao-royalties-petroleo-arruina-rio-janeiro-espirito-santo-541182.shtml

  91. ALERTA

    -

    18/03/2010 às 11:51

    QUANDO O SUL PROPOS O ‘SEPARATISMO’, DISCRIMINANDO O NORDESTINO E RESPONSABILIZANDO O NORDESTE POR TODA A MISERIA EXISTENTE NESSE PAIS, TODO MUNDO CHIOU. VEJO ISSO COMO UMA FORMA MAIS RADICAL DE SEGREGAÇÃO RACIAL. PRA ENTENDER…O PAIS E UM TODO. QUEM ESTIVER NA MERDA QUE CONTINUE E QUEM ESTIVER SE DANDO BEM QUE CONTINUE ASSIM. ENQUANTO NESSE PAIS HOUVER ESSA MENTALIDADE EGOISTA JAMAIS O BRASIL COMO FEDERAÇÃO SAIRÁ DA ‘MERDA’. E AQUELE DITADO ‘FARINHA POUCA MEU PIRÃO PRIMEIRO’. SERÁ QUE O POVO ELEITOR TA SACANDO ISSO. E QUEM SÃO OS POLITICOS QUE ESTÃO POR TRAS DISSO. REINALDO. COLOQUE AQUI O NOME DOS POLITICOS ‘FOMINHAS’, PARA QUE CADA UM TIRE SUAS PROPRIAS CONCLUSÕES. POBRE BRASIL……..

  92. Anna

    -

    18/03/2010 às 11:51

    Mas paulista mas todo o apoio ao Rio de Janeiro.

  93. Ferdinando Osorio

    -

    18/03/2010 às 11:47

    Caro Reinaldo, a idéia do Ibsen não é de toda ruim. Pelo projeto, o bolo seria repartido entre todos os estados, com grandes chances de, em alguns, ser bem aplicado. Agora, com a tradição carioca de eleger quem elegem, imagine esse bolo todo nas mãos de governadores como Rosinha e seu esposo Garotinho ou assemelhados.

  94. ricardo

    -

    18/03/2010 às 11:45

    po, cariocas…

    dividiam essa bolada conosco, com os catarinenses…

    que pão-duros vocês, hein?

    socialismo bom eh aquele na reta dos outros, ne?

    mexer no meu din-din, nao!

  95. Lincoln Meireles

    -

    18/03/2010 às 11:44

    Moro no Rio. Concordo com as razões do Reinaldo de que uma facada dessas, nos estados que têm custos com a exploração, é indevida. Mas convenhamos… Pode um estado importante estar completamente dependente dos royalties do petróleo? Se o que diz o governador é verdade–que o estado falirá–então pobre Rio de Janeiro! Onde estão as outras receitas da cidade? Acabando o petróleo, não vingando o pré-sal, que nos restará? Chorar juntos com Sérgio Cabral. Mais: o governo deu um mal exemplo decretando ponto facultativo. Por que não fez o SHOW num fim de semana? No oil, no money. No work, no oil, no services, no money… not anything.

  96. Reinério Dantas

    -

    18/03/2010 às 11:44

    A Constituição diz que o petróleo é bem da União e que o produto de sua exploração deve ser partilhado entre todos os estados, o DF e municípios. Aliás, quando a CF fala em compensação por exploração ela também generaliza, deixando claro que todos os entes federativo fazem jus à benesse/indenização. Então, nada mais justo que o Rio, que não gasta um só centavo na exploração do ptróleo em alto mar, receba o mesmo que o Piauí, onde sequer há petróleo. A demanda populacional em Campos é maior? Certamente a arrecadação tributária da cidade cresce em progressão geométrica com o crescimento demográfico. Ademais, o Rio receberá investimentos colossais com o advento das Olimpíadas, como foi c o Pan!

  97. ricardo

    -

    18/03/2010 às 11:43

    100 mil pessoas nas ruas do Rio?

    eh a prova cabal que brasileiro so se mexe quando a questão eh :

    DINHEIRO!!
    DINHEIRO!
    DINHEIRO!
    DINHEIRO!

    de resto, não se mexe para mais nada!

    pode morrer 300 mil pessoas por ano, haverá apenas meia duzia de gatos pingados dispostos a ir para as ruas…

    brasileiro gosta apenas de DINHEIRO!

  98. Eduardo Gonçalves

    -

    18/03/2010 às 11:41

    Para começar o Rio ou seja quem for não perde nada do que já existe e no caso do pré-sal só vai poder ver dinheiro daqui a uns 10 anos no mínimo ,a Petrobrás tem que desenvolver equipamentos para a extração no pré-sal ,que é um processo completamente diferente e muito complexo,as brocas atuais não suportam perfurar camadas de sal ,o que foi perfurado precisa ser encamizado porque o sal volta a fechar o espaço aberto por compressão e muitas outras dificuldades e muito caras nos dias de hoje inviáveis em retorno financeiro e isso é papo de campanha enganosa vendendo a idéia que o Petróleo está nas mãos é piada ,por isso acorde e nunca mais vote no 13 dá azar e não dá petróleo

  99. Rose Perito

    -

    18/03/2010 às 11:40

    Antes de embarcar de volta para o Brasil, Lula disse que o governo fez sua parte apresentando o projeto que era fruto de acordo: “… eu já cumpri a minha parte … a bola agora está com o Congresso”.

    Lula advertiu que vai se “sentar e debruçar” sobre o tema, caso o texto final do Congresso seja “muito diferente” do projeto original. Abordado se iria vetar os artigos sobre os royalties, Lula imediatamente disparou: “Não, eu não disse isso”.

    Foi o deputado Vaccarezza quem falou em proposta de veto, seguido da apresentação de um novo projeto de lei do governo sobre a questão.

    Fonte. G1/Estadão on line.

  100. Mineiro

    -

    18/03/2010 às 11:39

    RJ e ES não devem perder abruptamente esta receita mas sim suavemente. A compensação aos produtores deve levar em conta o impacto da atividade. O prejuízo causado por uma plataforma localizada a mais de 100 km da costa é nulo. Compare com o brutal impacto das mineradoras de ferro (veja Google Earth na região mineradora ao sul de BH [-20.42 -43.88] e ao longo da BR-040): poeira, caminhões ultrapesados e abrasão do minério acabando com as estradas etc.
    Compare com às áreas subtraídas aos municípios pelos lagos das usinas.
    No entanto o % dos royalties nestes casos é menor que o do petróleo. E mesmo assim, José Alencar quer que eles sejam distribuídos pelo país. Tá certo, ele só viaja de avião

  101. pc

    -

    18/03/2010 às 11:36

    francisco disse:
    março 18, 2010 às 9:24 am
    -Dilma pode até perder alguns votos no Rio ,mas vai ganhar um oceano de votos nos outros estados por conta deste “Bolsa Petróleo”.

    Humm…Será que o Francisco tem razão, Reinaldo? Será que não é mais uma armação do governo? Afinal seria uma ótima propaganda política dizer que distribuiu o dinheiro do petroléo para todos os Estados!

    São Paulo, maior berço eleitoral, não ficaria triste, pois não perderia muito! Minas, outro grande berço, ficaria satisfeito! Então, somente Rio e ES ficariam no prejuizo, mas os votos desses Estados seriam compensados pelo resto dos Estados beneficiados!

    Epa! Será que tem dedo do PT nisso?

  102. ELOI

    -

    18/03/2010 às 11:36

    O Rio e os outros estados produtores tem todo o direito de brigar pelos royalties,mas tem que saber como brigar. O choro de Cabral foi ridículo - os políticos têm que ter e demonstrar o mínimo de auto-controle. O Choro pode ser bem visto como a expressão de uma forte emoção, mas também pode ser entendido como sinal de fraqueza e descontrole emocional. Existe até o choro seletivo que o nosso presidente mostra vez por outra… =)

  103. Daniel Soares

    -

    18/03/2010 às 11:33

    Reinaldo, eu estive lá!
    A passeata dos royalties foi a primeira com lista VIP na história destepaiz!
    Foi também a primeira com a participação da Xuxa!
    E, como não podiam faltar, de Fernanda Abreu e Afroreggae.
    Não tem show bancado pelo governo do Rio em que não estejam lá esses dois monumentos da música, que recebem vultosos cachês.
    Só não conheço quem ouça, em casa, um disco deles.

  104. C.

    -

    18/03/2010 às 11:24

    Dando nome aos bois (ou, onde é mesmo q esse petroleo se esconde?):

    “A Bacia de Campos é uma bacia sedimentar brasileira situada na costa norte do Estado do Rio de Janeiro, estendendo-se até o sul do Estado do Espírito Santo, entre os paralelos 21 e 23 sul. Seu limite, ao sul, com a Bacia de Santos ocorre no Alto de Cabo Frio.

    A Bacia de Campos é a maior província petrolífera do Brasil, responsável por mais de 80% da produção nacional de petróleo, além de possuir as maiores reservas provadas já identificadas e classificadas no Brasil.”

    A Bacia de CAMPOS fica no Estado do RIO DE JANEIRO !!!
    Assim como ROUBO É ROUBO!!!

  105. jorge gaúcho

    -

    18/03/2010 às 11:17

    Reinaldo, desde que a Petrobrás foi criada, foi mantida com o dinheiro de todos os brasileiros, isto não é discutível, é ponto pacífico. Ela foi criada para dar combustíveis ao Brasil. Quanto aos royalties gerados por petróleo em terra, onde as pessoas vivem, comem e dormem, também é ponto pacífico. O petróleo do pré-sal ser este ainda etéreo, oculto e misterioso, verdadeiro El Dorado está a centenas de quilômetross da costa, em águas territoriais brasileiras, isto é ponto pacífico. Os custos de extração deste petróleo serão altíssimos, isto é ponto pacífico. Pergunto, é justo todos os estados brasileiros pagarem todo este custo para somente alguns se beneficiarem de seus lucros? Qual o custo que o Rio de Janeiro tem para obter estes royalties? Nenhum. O Brasil é uma federação?
    Um exemplo sobre injustiças que Sérgio Cabral usufrui e nunca combateu. O RS pela sua vocação tem alta produção agrícola e que, para bem do Brasil é em boa parte exportada. Os leitores conhecem a Lei Kandir? Nós recebemos uma fração mínima de retorno em relação a toda a receita gerada pelas nossas exportações, temos que mendigar em Brasília para receber centavos, apesar de gerar bilhões por ano e bilhões gerados por trabalho de pessoas, por empresas que correm riscos, por iniciativa privada forte, por empreendedorismo extremo, isto é líquido e certo, não há favores, apenas competência e trabalho, nós somos formigas. Sérgio Cabral e seus apoiadores são cigarras, à moda da fábula de Esopo, nada faz, nada produz mas quer ter todas as vantagens. Sugiro que compre então a Petrobrás, aí ele vai faturar o que quiser, mas vão ter que trabalhar, correr riscos para gerar renda. Acabou o Brasil com mamatas de mão beijada.

  106. Mané

    -

    18/03/2010 às 11:16

    Algumas considerações sobre o assunto. Quais são os limites do Estado do RIO? MG e ES ao norte, SP à oeste e o Atlântico portanto, o petróleo é extraído na plataforma continental, que pertence ao Brasil. Por que cobrar royalties? Por que cobrar ICMS?
    Se uma indústria pesqueira, instalada em SC, pescar na região das plataformas, onde os impostos serão pagos? Em SC naturalmente, não no Rio.
    Se só o Rio tiver direitos, que tal instalar hidrômetros nos principais rios que nascem em MG, e cobrar pela água fornecida para os outros estados?

  107. lou

    -

    18/03/2010 às 11:11

    Emenda Ibsen desrespeita Constituição.Não se pode alterar regras em vigor.A distribuição dos royalties para RJ e ES foi votada e aprovada pelo Congresso e a partir daí esses Estados e Municípios organizaram seu crescimento e investimentos.O que estamos vendo é oportunismo e Lula é o maior responsável por isso.Cabral foi omisso e serviu de capacho para Lula, pois se tivesse reunido a população no ano passado, Lula veria os prejuízos à candidatura Dilma e não deixaria a emenda ser votada.Com certeza Lula vetará a emenda para aparecer como salvador do Rio.Já estão espalhando entre desinformados que Serra é o culpado porque quer riquesas do RJ.A oposição no RJ deveria se organizar e cobrar Lula

  108. Assino Embaixo

    -

    18/03/2010 às 11:08

    Guilherme disse:
    março 18, 2010 às 9:11 am

    ” Não tenho nada contra o Rio ou contra os fluminenses. Mas o petróleo não é deles nem de nenhum outro Estado da federação. É do Brasil. A riqueza é de todos. Que seja então distribuída proporcionalmente. ”

    Assino embaixo do que Guilherme disse.

  109. Augusto

    -

    18/03/2010 às 11:04

    É isso aí, José Augusto. As riquezas do subsolo sempre foram da União, não só na atual Constituição. Mais, na campanha pela criação da Petrobrás, na década de 50, o lema era “O Petróleo é Nosso”. Nosso, de todos os brasileiros, não apenas de cariocas “isssperrrtosss”.

  110. João

    -

    18/03/2010 às 10:59

    A passeata ontem só tinha político, sindicalista, funcionário público matando trabalho e estudante/militante/massa de manobra matando aula.

  111. didi1962

    -

    18/03/2010 às 10:57

    Bom dia, Reinaldo!

    Estou contigo e não abro.

    Não se pode tirar de uma hora para outra os recursos com que contam os Estados e municípios do Rio e Espirírito Santo.

    Agora, como esse Gov Cabral é um espertinho, não?

    Bobinho, chorão e ator, igual não há!

    Numa causa que é de todos os cariocas e capixabas, em ano eleitoral, ele tenta tirar lasquinha…tem tonto que qcreditq no choro dele…

  112. JCB/RJ

    -

    18/03/2010 às 10:53

    Como paulista morando Há 37 anos no Rio, te agradeço Reinaldo. Mas nessa esquizofrênica república nossa, não dá pra evitar desconfianças…. E se essa história fizer parte da campanha da fulana? Depois vem o “cara” e tira o bode da sala… Ah!, ele sempre amou o Rio, desde Garanhuns!

  113. Carlos

    -

    18/03/2010 às 10:51

    Essa usurpação dos royalties dos estados produtores é a versão federativa da ideologia socialista, comunista, petralha, à la MST, de se manobrar as “massas” para se apoderar das propriedades privadas dos outros. Ah, não carioca. Sou recifense.

  114. Sergio

    -

    18/03/2010 às 10:49

    Falando só sobre pré-sal ,nem sei se essa porra existe, mas se existir um dia, não pode se transformar num cartório para RJ e ES.
    Estamos falando de coisas que acontecerão a 300 km de Copacabana. Por que ser do RJ?
    Ainda bem que será outro ponto de desgaste da quadrilha no “pudê”.

  115. Nicão

    -

    18/03/2010 às 10:48

    Uma perguntinha: O que é que, diabos, 150 mil (coisa da TeVeZONA não minha!) desocupados faziam numa quarta feira á tarde, na rua? Tirando a turma “oficial”, governador e balaio, mais artistarada de praxe, tudo bem, mas, e o resto?
    Por essas e por outras é que, às vezes, da vontade de concordar com um deputado Ibsem Pinheiro, cuja proposta chega a doer de tão idiotamente burra!
    Olhando aquela cena, dá pra entender como o RJ adotou um Brizolla, passou por um Garotinho e brinca com um Cabral. Melhor, projetando aquilo para o país, dá pra entender um Lula com 83% de aprovação. Valha-me Deus! Estamos ferrados!

  116. CRUMB

    -

    18/03/2010 às 10:39

    Aqui no Rio tudo acaba em samba. Este nosso governador, serginho cabral, filho de sambista, puxa saco de primeira hora de lula e estela é um farsante. Chora, joga futebol, frequenta escola de samba, organiza passeatas de funcionários públicos com show de artistas oportunistas. E está junto com o prefeito, Eduardo Paes que disse que lula era o maior corrupto do país e agora está agarrado no saco do apedeuta, um sem vergonha exemplar.
    Quem foi governado por garotinho, rosinha, benedita, brizola, moreira franco e serginho cabral não tem esperanças.

  117. lvdovicvs

    -

    18/03/2010 às 10:38

    Caro Reinaldo
    Esta rapina sobre o Rio é a paga que merecem uns bajuladores baratos como o Sr. Sergin Cabralzin ( ele merece os diminuitivos) e o Sr. Eduardin Cabral ( ele merece o sobrenome, ou melhor codinome). Lamberam que lamberam aquele senhor analfabeto e deu nisto. Acho que o petróleo é do Rio , tanto quanto o ferro é de Minas e o Ouro é de Serra Pelada. O Rio nunca quis riqueza de outros lugares. Há duas opções . Se o governador fosse homen , como o Lacerda, o risco de guerra civil era certo . Para o Sergin, que é o que é, basta mandar a PM invadir as refinarias e o dono do Sergin vai ter pena do sofrido povo fluminense.

  118. Otávio Brandao

    -

    18/03/2010 às 10:34

    Reireto, Sr. Reinaldo, o que já havia afirmado antes: se o bonus ficar todo com o estado produtor teremos que fazer uma nova remontagem da República e da Federação. Os estados exportadores (de comida) tb, creio, devam ficar com todo o resultado de sua produção (agronegócio). Ademais, se é para os alienígenas de outros estados pagar pela extração e refino alguns preferem que se possa optar pela YPF, como já afirmei, que produz gasolina mais barata e superior qualidade. Qdo os problemas ecológicos surgirem, não esperem que verbas de estados não-produtores sejam utilizadas (União). Depois que o petróleo acabar, ou for substituído, que o Rio viva do que puder viver. Talvez de carnaval.

  119. E.Burke

    -

    18/03/2010 às 10:28

    Interessante a questao. Como o Tesouro Nacional sera o principal financiador do Pre-Sal, quem pagara a conta caso a Petrobras vire uma PDVSA ou uma PEMEX? Os contribuintes cariocas?

  120. Gione Oigen

    -

    18/03/2010 às 10:27

    O Ibsen Pinheiro é um exemplo de que o Brasil tem má memória.

    Ele foi um dos anões do orçamento, junto com aquele deputado que tinha uma sorte danada e vivia ganhando a mega-sena.

    Nosso povo faz cada uma. Agora esse demagogo vem com essa emenda maluca e causa esse transtorno todo no país.

    Cariocas, dessa vez foi mal. Desculpem mas gente ruim tem em toda a parte. Se nosso povo tivesse memória esse cara estaria afastado da política, como tantos outros que aí estão e querem se eternizar no poder para servir-se dele, não para servir.

  121. Navarro

    -

    18/03/2010 às 10:21

    Que dinheiro é esse que vem dos royalties do petróleo? Por que faz tanta diferença? Todos os empregos são gerados nos locais de produção. Quem ganha no Rio de Janeiro gasta no Rio de Janeiro. É mais rico quem consome mais, pois a riqueza é apenas uma questão de maior consumo. O dinheiro dos royalties enriquece quem? Dá para acreditar que é o povo do Rio de Janeiro que fica mais rico ou é o aparelho do estado gastador que nada transfere à população? Quanto mais o estado arrecada, mais injusto ele fica. Prefiro acabar com essa história de royalties. Quem não vá para ninguém e que o lucro fique com quem produz. Prefiro abaixar o preço da gasolina. Abaixo os royalties. http://www.blogdonavarro.com.br

  122. pc

    -

    18/03/2010 às 10:20

    Olá Reinaldo!
    Parabéns pela sua sensatez, sem pragmatismo.

    Mesmo sob a perspectiva de que “a ocasião faz o ladrão”, não creio que isso faria parte de sua natureza pois, venho com outra, “quem é rei nunca perde a majestade”, diante disso seria interessante tê-lo como político, seria um dos melhores.

    Acho que suportaria as pressões adversas travadas nos sórdidos bastidores da política!

  123. Fabi_separatista

    -

    18/03/2010 às 10:15

    O Brasil inteiro desce a lenha em São Paulo, se SP defender seus próprios interesses e identidade.

    Ao passo que cada estado defende os seus livremente.

    São Paulo sustenta esse “país” com 41% de todo o dinheiro fornecido.

    Brasil: racista e preconceituoso.
    Pensa que São Paulo existe pra ser pilhado, saqueado, depenado, invadido, destruída sua cultura e identidade.

  124. joauca

    -

    18/03/2010 às 10:13

    O lula comprou o bode, deu ao Ibsen que o colocou na sala. Cabral puxa o saco do lula e agora chora; BEM FEITO!!!
    Todos sabem que o lula só respeita os seus intereces,quem se alinha a ele tem mais é que chorar, vejam os cumpanheiros que ele deixou pelo caminho.

  125. C.

    -

    18/03/2010 às 10:09

    E se essa emenda não passar, esse congressinho provavelmente vai tentar aprovar um imposto para cada carioca que for a praia e der um mergulho no mar da União.

  126. O petróleo será de todos

    -

    18/03/2010 às 9:58

    Pois eu não apoio ao Rio! Fosse outra a situação e esses royalties fossem,a exemplo do q o Rio quer para sí, para qualquer outro estado da federação a grita,o choro do governador,artistas e imprensa local;a balada com Funk e Samba seriam por causa inversa.Por que não a Justa distribuição igualitária? Seria o coro!
    Tenha asco da posição deles,bossais,sempre se achando os melhores do País. Uns “lula”,o Brasil só existe por causa deles! Os turistas só conhecem o Brasil por causa do Rio…Tudo é Rio.
    Mas os brasileiros sabem o que é o Rio! Tudo o que é de mau exemplo,vulgaridade,roubalheira histórica,corrupção,distorção de usos e costumes,inicia por lá. Sou pelo projeto Ibsen!

  127. Alisson - Montes Claros

    -

    18/03/2010 às 9:49

    Fiz um google na expressão “royalties minério ferro”. Olha só o que encontrei.

    Na Austrália, as mineradoras recolhem 7% da receita BRUTA pela extração de minério de ferro. Na Rússia, o percentual de 4,8% incide sobre o faturamento BRUTO - portanto maior do que quando incide no faturamento líquido. Na Indonésia, 2,5% e 2% na África do Sul. No Canadá, outro grande produtor mundial, o preço da extração do minério de ferro varia de 15% a 20% das receitas tributáveis. [www.royaltiesdopetroleo.ucam-campos.br/cont.php?url]

    No Brasil, a alíquota para o minério de ferro é 2% (dois por cento), incidente sobre o lucro líquido - NÃO LUCRO BRUTO – conforme inciso art. 2°, §1°, II, da Lei 8001/90.

  128. Jmendes

    -

    18/03/2010 às 9:49

    A movimentação, manifestações, etc… deveriam ter sido feitas antes da proposta ir à câmara. As pessoas por aqui só tem falado nisso. E o Ibsen Pinheiro se tornou inimigo público número 1.

  129. Alisson - Montes Claros

    -

    18/03/2010 às 9:48

    Tio Rei,
    A tal emenda Ibsen é na verdade cria do Dep. Fed. Humberto Souto - PPS/MG.
    Por coincidência, lá vem uma pitada de bairrismo, Humberto Souto é da minha terrinha.
    Tomo de empréstimo a fala do Assessor de Comunicação do Dep. Souto: “Quem acompanhou a sessão da Câmara em que a emenda foi votada viu que vários deputados falaram em emenda Ibsen/Humberto, emenda Humberto Souto/Ibsen, emenda Ibsen ou emenda Humberto Souto”
    Sou de um estado não-produtor, por isso apóio a emenda Souto. Porém, há espaço para negociação. Aumentem o royalties do minério de ferro e contem com o meu sincero e inexplexivo apoio.
    (…)

  130. Francisco de Vitória/ES

    -

    18/03/2010 às 9:43

    Convenhamos, Tio: está claro que essa emenda não passa. E isso não é novidade. Quando foi proposta essa emenda, Sérgio Cabral e Paulo Hartung (duas águias, você bem sabe) tinham plena certeza de que não vingaria. Se representa um prejuízo aos Estados produtores, por outro lado, é tônico fortíssimo para robustecer as candidaturas de Cabral para a reeleição e de PH para o Senado. Nada mais. PH já está eleito para o Senado. Isso é certo: o homem tem uma aprovação maior que a de Lula aqui. Por isso não se empenha tanto quanto Sergio Cabral. Este tem que demonstrar ao Rio que, apesar de sequer conseguir conter um mosquito, morre de amores por aquele Estado, e por ele daria sangue… e lágrimas

  131. RENEU J. K.

    -

    18/03/2010 às 9:38

    Esse Ibsen Pinheiro, infelizmente é gaúcho, do meu estado. Quem não se lembra dele aparecendo à frente para o impitchment (acho que é assim que se escreve) de COLLOR DE MELO? E, não tardou, foi caçado por não conseguir justificar origem de um enorme patrimônio conquistado durante seu mandato. De volta ao RS, pediu sua aposentadoria como JUIZ DE DIREITO, sem nunca ter exercido o cargo (passou em concurso e em seguida seguiu carreira política). Essa fera não tem moral prá nada! Os 8 (oito) anos sem direitos políticos não serviram de lição para que modificasse sua postura demagógica. Não estranhem se logo, logo, não aparece na lista dos mensaleiros.

  132. José Cassais

    -

    18/03/2010 às 9:34

    Como diz o velho ditado: “cada um puxa as brasas para o seu assado”. O petróleo que existe próximo ao Rio de Janeiro é petróleo brasileiro, pertence ao Rio Grande do Sul, Amazonas, etc. Argumentar invocando o direito de continuar usufruindo privilégios indevidos, porque se está habituado com eles, é irracional e injusto, ainda que, argumentando desta maneira, se saiba contar com o apoio também irracional, de milhões de pessoas beneficiadas pelo nosso ponto de vista.

  133. Fernando

    -

    18/03/2010 às 9:33

    Se o lucro do petróleo do pre-sal (quando houver) é de todos os Estados, deveria se-lo também pelo ferro e pedras de Minas, pela fertilidade do solo de alguns Estados, pela água e madeira da Amazônas, pelas praias do nordeste.
    Porque não?

  134. nei moreira

    -

    18/03/2010 às 9:31

    Reinaldo.
    A culpa de toda esta esculhambação é do próprio Congresso Nacional, que ao invés de criar leis equânimes para todos os estados da federação, abriu precedentes em outros tempos, criando estados privilegiados, e agora dando nisto que esta ai. É preciso corrigir as distorções, os brasileiros do Mato Grosso ou do Acre, tem os mesmos direitos ao compartilhar das riquezas do país.

  135. José Augusto - BH

    -

    18/03/2010 às 9:25

    Prezado Reinaldo:
    Te admiro muito, leio e frequento sua coluna há anos.
    Mas, creio que pela primeira vez, vou discordar de seu ponto de vista, pelo seguintes motivos:
    1 - Pela Constituição em vigor, o sub-solo pertence à União. O pré-sal está no sub-solo, não interessando no “terreno” de quem;
    2 - MG, GO, SC, BA etc sempre distribuíram os lucros dos royalties(?) explorados do sub-solo para todas as UF, especialmente para o Rio, que nunca produziu nada, e é a “cidade maravilhosa” graças às riquezas recebidas nesses 445 anos, de graça;
    3 - Agora, que produzem alguma coisa, não querem mais distribuição para todos. E ponto final;
    (Continua)

  136. Serra Jr

    -

    18/03/2010 às 9:24

    Sacanagem o que estão fazendo com o RJ e ES. SP defenderá os interesses desses estados. O problema é MG, como sempre.

    Até agora, só o Serra saiu em defesa dos estados produtores de petróleo. Cadê o Aécio? Vai ficar quieto? Já não basta a apunhalada que deu nas costas do Serra durante a inauguração da nova sede do governo mineiro?

    Bom o Serra ficar esperto. Minas está flertando com a traição.

    Todo mundo sabe que precisamos de um paulista na presidência para consertar tudo o que está aí. A vanguarda está aqui. Somos a locomotiva…

  137. José Augusto - BH

    -

    18/03/2010 às 9:24

    4 - Esse argumento de “vai fazer falta em 2014 e 2016″, “vamos fechar os postos de saúde, educação, segurança etc” É FALSO! Essa verba só vai aparecer, segundo o próprio senador Camata, do ES, a partir de 2.018 (a não ser que gastem no cartão para pagar a partir de 2.018).

    Se consideram injusta a Lei que manda distribuir essa riqueza equitativamente pela Fedreração, então que devolvam o ouro e os minérios do sub-solo mineiro (que deixaram só buracos por aqui) que construíram e mantiveram a Cidade Maravilhosa, tanto como Corte quanto como Distrito Federal, Estado da Guanabara e isso que está lá, com sua cultura e poder dominantes subsidiados pelo “resto do Brasil”. Nós somos só “o resto”.

  138. francisco

    -

    18/03/2010 às 9:24

    Os fatos: - Ibsen é do mesmo partido de Cabral.
    -Este item foi aprovado pela base aliada do Lula,da qual o PMDB faz parte.
    -O Rio votou no Lula e Lula ajudou a eleger Cabral.
    -Lula vai trair o Rio e não vai vetar isto,como prometeu ,o Cabral sabe disso e está enganando o povão.
    -Lula sempre esteve por tráz ,orquestrando tudo.
    -Dilma pode até perder alguns votos no Rio ,mas vai ganhar um oceano de votos nos outros estados por conta deste “Bolsa Petróleo”.

  139. Sergio Luis

    -

    18/03/2010 às 9:24

    Oi Reinaldo,
    gostaria se saber porque o Rio de Janeiro tem direito a usufruir desse tal de royalty do pre-sal, lá do alto mar? Eles tem a posse do alto mar? Afinal o Atlantico faz divisa com quase todos os estados brasileiros. E quem é que vai explorar o tal petroleo? São os cariocas ou alguma empresa carioca? Então porque esse privilégio? Esses cariôcos sempre acham que o Rio de Janeiro é o Brasil. Não é não. O Rio de Janeiro é o Rio de Janeiro, e o Brasil somos todos nós, de Roraima até o R.Grande do Sul. Ah! é Lei? pois bem, as lei existem para ser cumpridas, fraudadas e… mudadas, o que o congresso está fazendo agora para acabar com esse privilégio maroto. Abç. Sergio Luis

  140. Luiz

    -

    18/03/2010 às 9:16

    Reinaldo, como você disse, “o governo federal sempre arruma um jeito de espoliar São Paulo”. Isso é verdade, você já está sabendo que a receita federal quer que o recebimento da nota fiscal paulista seja enquadra como rendimento dos paulista. Esse absurdo poderá prejudicar muitos trabalhadores, pois poderá cair em outra faixa de renda e pagar imposto ao governo federal. Ainda veremos mais.

  141. Juca

    -

    18/03/2010 às 9:16

    Repararam como todo mundo passou a brigar aqui no Brasil ,e agora resolveram arrancar mais do Rio de janeiro . Se houver algum ponto de sucesso no país , vem logo um grupo jogar gasolina e tacar fogo . Tem um macaco solto na sociedade brasileira.

  142. felipa

    -

    18/03/2010 às 9:12

    Concordo.
    Concordo.
    Concordo.
    Serginho, e a miaoria dos políticos tupiniquins, ainda faz política com modus operandi do século passado. Claro q vários dos participantes foram convocados p lá estarem. Os de outros municípios receberam um dia, chuvoso, na cidade maravilhosa, com transporte e lanchinho de graça.
    Porém, é claro q a proposta de tirar os royalties do Rio é absurda. Mas, devo confessar q me diverti mais foi com a contra-proposta: dividir p todos e a união pagar de volta aos prejudicados. Sei… Pagaria como? Precatórios???
    Um fato me chama atenção: pq ninguém falou sobre mexer na cobrança do icms, q no caso do petróleo é feita no destino e não na origem como nos demais casos??

  143. Antonio Pereira

    -

    18/03/2010 às 9:12

    Reinaldo, humor paulista e finíssimo é dizer que paulista tem humor.

  144. Guilherme

    -

    18/03/2010 às 9:11

    Não tenho nada contra o Rio ou contra os fluminenses. Mas o petróleo não é deles nem de nenhum outro Estado da federação. É do Brasil. A riqueza é de todos. Que seja então distribuída proporcionalmente.

  145. Renato racional - MG

    -

    18/03/2010 às 9:08

    Reinaldo,

    então a questão regionalista vale, quando o assunto é dinheiro???
    Vamos lá…, Minas Gerais que esta tendo suas montanhas resumidas a nada, devido ao setor de mineração - logico que o minerio gera milhares de empregos e desenvolvimento para as regiões que tem sua exploração - diferentemente do mar que fica do mesmo jeito quando acaba a exploração de certo poço de petroleo, as montanhas viram crateras imensas apos o fim da exploração do minerio, e quanto são os royalties do minerio? Infinitamente inferiores aos do petroleo, pra se ter uma ideia, ano passado Minas Gerais recebeu míseros R$ 60 milhões que não pagam a degradação .
    Nós mineiros teremos que ir para as ruas também!!

  146. Sara

    -

    18/03/2010 às 8:56

    Essa fumaceira toda só pra despistar o povo das mazelas da corja, estão mantendo todos ocupados e por de baixo do fumacê tudo pode acontecer.

  147. Nélio

    -

    18/03/2010 às 8:49

    Penso que esta discussão é o símbolo da ganância humana. Está-se discutindo os jogos do Brasileirão de 2014! Ao que consta, pela legislação atual, 60% dos royalties vão para a União e 40% para os estados produtores. Ora, a União não é um fim em si mesma. Esses 60% são para toda a União, não para o governo. A emocionalidade que envolve esse debate dá conta que este carece de um exame profundo, demonstrando que o regime de urgência interessa ao governo, não à União.

  148. sei...

    -

    18/03/2010 às 8:46

    O pré-sal já foi p/o brejo antes mesmo do projeto sair do papel. Gente… o pre-sal fica a mais de 300 milhas da costa brasileira. O limite territorial são 200 milhas. Semana passa foi noticiado de que uma empresa britânica petrolífera comprou “grande extensão de terras na costa brasileira”. O que será que estão escondendo da nação?Enquanto não resolver a questão das milhas marítimas o pré-sal não é do Brasil. Empresas estrangeira precisam de terras costeiras para poder explorar o pre-sal. P gov. brasileiro resolveu esta questão? Estão ensandecidos ou são espertos demais em ano eleitoral, para sair por aí dividindo o que não existem ainda.Alguém pode explicar esta situação?

  149. antonio

    -

    18/03/2010 às 8:41

    Toda esta celeuma só acontece porque o Sr. Lula a estimulou, no momento em quis mudar tudo que vinha em curso, no tocante ao petróleo, vendendo a ilusão da produção do pré-sal, –que se sabe, tão cedo não vai produzir uma só gota de petróleo. Portanto, neste caso, sim, há um culpado, e ele atende pelo nome de Lula da Silva. Quanto à mãe do PAC, não está livre, também. Ela participou de tudo que é pertiente ao imbróglio.
    Esse é o PT. O Rio de janeiro e o Espírito Santo agradeçam as gentilezas dos homens sérios destepaiz.

  150. norma

    -

    18/03/2010 às 8:39

    O q.chamou minha atenção foi a afirmação do governador e seguidores afirmando que vai faltar dinheiro p/a saúde, educação, Olimpíada, Copa e por aí vai.Imediatamente pensei:Como assim? Aonde vai parar a fortuna em verbas´da união destinada para os eventos e pastas?Que eu saiba, o min. dos esportes declarou que o governo federal liberou 14 BILHÕES para os eventos citados. Quem está mentindo? cidade de Capos tem na prefeitura a mulhr do Garotinho, ex-governadora do Rio. O Cabral é grudado c/o Crivela.No Espírito Santo quem comanda é o Magno Malta, etambém do partido do Crivella.A mamata está na mão desses grupos.O min. dos esportes é evangélico também.Pergunto,q. diabos (rs)acontece? Aí têm.

  151. Mariazinha

    -

    18/03/2010 às 8:37

    Por favor, perdoem a minha ignorância, mas já conseguimos extrair alguma coisa do pré-sal? Já conseguimos furar os 7 km de rocha que nos separam de tanta riqueza?

  152. Achmed

    -

    18/03/2010 às 8:37

    Tio Rei,

    Me desculpe, mas nesse caso considero sua posição meio esquisita.

    Não vejo motivo para insistir no erro de beneficiar estados e municipios, que ficam a 300 Km de distancia das plataformas da Petrobras.

    Acho que o prejuizo ambiental dos beneficiarios dos royalties é praticamente nulo, e bem diferente de um estado ou município de onde se extrai, por exemplo, um minério qualquer, que sempre exige desmatamentos e escavações monstruosas, dentro de seus territórios.

    Que a perda dessa renda trará graves problemas, todos sabemos; mas isso também se deve à acomodação dos governantes dessas localidades, que nunca se preocuparam em gerar qualquer outro tipo de riqueza.

  153. mameluco, o tributarista

    -

    18/03/2010 às 8:36

    Não há problema algum em tirar os Royaltes do Rio. É somente mudar a lei e cobrar o ICMS do petróleo na fonte e não nos postos, como é hoje. Simples não ? Atualmente os estados consumidores recebem o ICMS dos produtos de petróleo.

    A quadrilha petista fez uma jogada, começou uma batalha federativa, assim como já tentou a Racial ( no entender deles) e a regional (nordestinos versus o resto). É apenas tática dos ladrões.

  154. Luiz Inácio Di Caprio

    -

    18/03/2010 às 8:27

    O Rio continua sendo o que mais recebe e São Paulo o que mais paga. Um ganha em cima do pretróleo e o outros trabalha em cima da cana de açucar. Sertãozinho tinha ou tem o maior salário per capita do Brasil isso sim que é um programa social mais bem sucediod do que aquele do Vagner Love (Que arma era aquela do “segurança-cangaceiro” ogiva de bolso?)

    PS: Evidente que cortar o Royalty na dimensão proposta é injusto. Engraçado é essa demora de Lula e da Dilma em se posicionar contra a emenda Ibsen.

  155. seco

    -

    18/03/2010 às 8:27

    Cara, adorei essa coisa dos royalties. A petrobras é do rio ou do brasil???? quem investe nos campos petrolíferos? o estado do rio, as prefeituras?
    não, a petrobras. nada mais justo do que dividir com todos.
    fora a palhaçada do cob. antes de falarem alguma coisa, teriam q explicar os rombos de 1000% nos orçamentos do pan.
    eu não ganhei nada com o pan, não vi nada no meu estado, e to cansado de pagar cta pra carioca divertir-se. vão trabalhar.

    concordo q não pode ser de soco,a retirada da mamata.mas vai ser bom o susto…..vc viu o q foi, esta sendo feito e será feito de obras com o dinheiro dos royalties…..rsrsrs
    abs

  156. Agejota

    -

    18/03/2010 às 8:26

    Concordo plenamente com o fato de ser tecnicamente burra essa emenda proposta (politicamente foi inteligente: obriga o Mula a posicionar-se ou contra o seu parceiro RJ ou contra os estados chupins lá de cima). E completo com mais humor paulista: o choro do Sérgio Cabral foi ruim mas poderia ser pior; faltou a Fafá cantando o Hino Nacional.

  157. marco

    -

    18/03/2010 às 8:21

    Da série “criança, não verás país como esse”: Cabral e Eduardo Paes ‘lançam dissidência’ do PMDB apoiando Tarso Genro ao governo do RS, contra o candidato do próprio PMDB ao qual pertence Ibsen em represália a dita emenda pós-sal.
    Parece q andaram bebendo muito chá de camomila!!

  158. Ségolène

    -

    18/03/2010 às 8:19

    Cabral e Aécio são dois toscos. Cabral deu entrevista culpando o Congresso Nacional e, por consequência, isentando Lula e Dilma. E no Valor Econômico, Ciro diz que Aécio que salvou o mandato de Lula no episódio do mensalão.

    Ambos, por vaidade ou sabe-se lá o motivo, não percebem o método e estão sendo massacrados.

  159. zamir anjos

    -

    18/03/2010 às 8:15

    A minha indignação neste assunto é tamanha pelos seguinters fatos:
    1-Foi O Lula que começou todo este problema,querendo fazer média disse que o pre-sal era do governo ele iria distribuir para outros estados.Foi a senha dada para começar a confusão.
    2- Se for assim porque os estados produtores de minério também não distribuem o que retiram da terra com os outros estados,afinal de contas o sub solo não é da união?
    3-Há muito oportunismo e oportunistas tirando proveito para se posicionar políticamente, mas quem deu inicio a tudo isto foi o Lula.

  160. Apócrifo

    -

    18/03/2010 às 8:05

    Em princípio até concordaria com seu ponto de vista.
    Mas o Brasil é federativo. Assim não é ilógico que os benefícios de recursos localizados em uma região sejam distribuídos para outras regiões.
    Outra questão, que me assusta, e me faz achar mais lógica ainda a emenda, é a tal da Olim - piada do RJ.
    Imagino que a União, mudando ou não o critério de distribuição dos royalties, arcará com enorme quantidade de recursos arrecadados em todo o país, para suprir o não-comparecimento de recursos privados e do Estado do RJ para bancar este mico.
    Sem contar que os recursos que o governo federal entrará, irão bancar, provavelmente, obras superfaturadas.

  161. Aldo Matias

    -

    18/03/2010 às 8:02

    Reinaldo,
    Infelizmente se é para fazer oba oba, isso é com o Rio de Janeiro mesmo!. Nunca antes na história desse país uma cidade foi tão competente em mobilizar manifestantes contra ou a favor de qualquer coisa. Se a televisão estiver cobrindo, então …
    Infelizmente também, na hora do “vamo vê” do “pega prá capá”, os resultados são, invariavelmente, pífios porque o que se tratava na manifestação era só brincadeirinha, não era prá valer! E essa emenda Ibsen é muita séria para ser tratada com carnaval. Já deveriam, inclusive ter acionado os canais legais para IMPEDIR tal absurdo. Em respeito ao Estado de Direito, ao Pacto Federativo, aos VALORES verdadeiramente DEMOCRÁTICOS e REPUBLICANOS!

  162. psbolivar

    -

    18/03/2010 às 7:58

    correção :

    a dinheirama é injustamente recebida por ES e RJ

  163. Renato Santos

    -

    18/03/2010 às 7:57

    Neste caso também acho a emenda absurda. O pagamento é uma indenização. E acho que é merecido, pois se formos analisar a fundo os danos da economia do petróleo, eles são mais profundos do que a princípio se apresentam. Tomemos, por exemplo, um ponto pouco discutido: o custo de oportunidade da atividade. São milhares de pessoas que se dedicam à atividade nestes estados, nativos que poderiam estar se dedicando a outras atividades ou pessoas que poderiam estar em seus estados de origem trabalhando. Esta massa de gente poderia estar gerando impostos em outros ramos de negócio, nas não .. estão produzindo petróleo, que nao paga ICMS, nada ..

  164. psbolivar

    -

    18/03/2010 às 7:57

    essa polêmica serviu para revelar a injustiça nessa divisão das rendas do oil.

    a dinheirama recebida por ES e RJ são injustas e deve sim ser revista pra baixo. e sem choradeira, seja do cabral ou da xuxa.

    ps: a juliana tah se achando Caymmi

  165. ioca100

    -

    18/03/2010 às 7:51

    Parabéns Reinaldo de um carioca da gema.
    Usam a máxima do que é meu, é meu e o que é teu é meu também.
    Que país é esse? Qual a alternativa restará ao Rio e Espírito Santo?

  166. José Rodrigo

    -

    18/03/2010 às 7:34

    Duvido que esse dinheiro vá chegar ao povo, independente do valor da distribuição. Sérgio Cabral só chorou porque sabia que não iria poder desviar o tanto de grana que ele havia planejado antes. Privatização da Petrobrás já!

  167. Cactus

    -

    18/03/2010 às 7:32

    A malandragem dos políticos no protesto é típica de petralha, formando um clima de festa com muitos shows de artistas famosos. Eles usam um público que nem sabe o que significa este protesto. E que vai lá apenas para ver seus artistas. Fazem o povo de bobo em benefício próprio, parecendo que são centenas de milhares. Quero ver se fizer apenas uma passeata se vão mais de meia duzia…

  168. Marcus Meyer

    -

    18/03/2010 às 6:50

    O Rio, em alguns casos, tem se mostrado na vanguarda quando se trata de dizer ao governo o tamanho de sua indignação. Primeiro, quando um Maracnã lotado mostrou o quanto o Lula é unânime em popularidade (dizem que é +80%?), vaiando-o solenemente durante o PANAMERICANO. Agora, debaixo de chuva, vai às ruas para demonstrar o grau deinsatisfação contra a tungada que querem fazer no dinheiro do Estado. Os cariocas tem o meu apoio incondicional neste justo protesto! De resto, são todos filhos Dil´ma sem-vergonha!

  169. tere

    -

    18/03/2010 às 6:05

    Ontem a Prefeitura da minha cidade (interior do RJ) fretou um ônibus para levar manifestantes para a passeata. Enquanto isso a população estava no meio da lama, já que no dia anterior uma chuva muito forte tinha inundado tudo. Já para limpar a cidade não tinha funcionário.

  170. cidinha

    -

    18/03/2010 às 5:56

    bom dia

  171. vera

    -

    18/03/2010 às 5:56

    bom dia

  172. casrlos

    -

    18/03/2010 às 5:55

    leia

  173. Eduardo

    -

    18/03/2010 às 5:51

    Sou favorável à emenda, pois reflete a Constituiçao. Se é ruim ou nao ao RJ, paciência, que impere sempre o texto constitucional. Quanto às lágrimas do Cabral, que nao chorou nem na morte de dezenas de pessoas em Angra, foram apenas para seu cinzento futuro político, pois confiou nos companheiros que roubam até companheiros (Bancoop), deu palanque à Dilama e agora é tarde para voltar atrás e tem como avalista da boa vontade Lula/PTista o verdadeiro arauto da moral, da palavra e dos bons costumes: José Sarney. Ora, tem que chorar mesmo. Pena que, em matéria de votos, o povo do RJ demonstra ser o mais imbecil do país.

  174. carlos alberto

    -

    18/03/2010 às 5:46

    Há muito não se via adversários políticos unidos pela mesma causa.

    Não adianta voltar ao passado e chorar a perda da capital, do estado cidade, de centenas de instituições levadas (até a Biblioteca Nacional tentaram levr para Brasília, afinal se é “nacional” tem que ficar na capital federal, ne?) sem justo reparo, mas lutar por essa espoliação presente é obrigação.

    Qualquer estado que sofresse o desmonte e mudanças políticas, geográficas e organizacioal que o Rio sofreu, mesmo São Paulo, ficariam na lona e não tenho a menor dúvida, estariam metendo a boca no trombone até hoje e exigindo reparação pelos dados. Porém, como o povo do Rio é cosmopolita e burro fica tudo por isso mesmo.

  175. Chacrinha

    -

    18/03/2010 às 5:39

    Ai não Reinaldo, o que há de errado na lei?

    Nada, ora.

    Essa gente não ama o socialismo?

    E quando ele é aplicado no seu sentido mais amplo ( O socialismo é a ética do ladrão) todos reclamam?

    Assim não dá não é mesmo.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados