Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Terror petista: partido e governo pedem guilhotina para funcionários do Santander; eles serão entregues a Dilma numa bandeja!

Por: Reinaldo Azevedo

Na fase do Terror, a guilhotina se transforma numa das armas dos poderosos

Na fase do Terror, a guilhotina se transforma numa das armas dos poderosos

Cabeças vão rolar no banco Santander no Brasil. Por quê? Porque alguém — ou um departamento, sabe-se lá — decidiu anexar ao extrato de um grupo seleto de clientes uma avaliação sobre o comportamento dos indicadores econômicos e sua conexão com as pesquisas eleitorais. Em síntese, o texto, um tanto confuso, afirmava que, se a presidente Dilma voltar a subir nas pesquisas ou se mantiver estável, os juros vão subir, a Bolsa vai cair e o câmbio vai se desvalorizar. Há algo de errado na avaliação? Não! Trata-se de alguma opinião surpreendente ou exótica? Não também! Um banco tem o direito de orientar seus correntistas e investidores? Tem. Mas se fez um enorme escarcéu.

Os petistas aproveitaram o caso para acusar uma grande conspiração dos ricos, dos bancos, do setor financeiro… Tudo não passa de uma bobajada infernal. Ao contrário: como Lula não cansa de repetir por aí, essa área da economia nunca lucrou tanto como em seu governo — e isso também é verdade. O partido que recebeu doações mais generosas dos bancos em 2006 e 2010 foi o PT. Era justamente no setor financeiro que se concentravam os maiores entusiastas do “Volta, Lula!”. Assim, essa guerra das tais elites contra o partido nunca passou de uma fantasia eleitoreira para enganar trouxas.

Acontece que a desconfiança no governo é, hoje, gigantesca. E isso vale para o conjunto do empresariado, inclusive e muito especialmente do setor industrial. O comunicado do Santander toca, direta ou indiretamente, no tripé do desconsolo provocado pela gestão petista: inflação alta, juros elevados e baixo crescimento. Por que o mercado reage mal quando acha que as chances de Dilma aumentam? Porque não vê pela frente perspectiva de mudança.

Jesús Zabalza, presidente do Santander no Brasil, conversou pessoalmente com Dilma e informou que todos os responsáveis pela elaboração do boletim serão demitidos. Neste domingo, Emilio Botín, que preside a instituição em escala mundial, destacou que a avaliação não é do Santander, mas de um analista. E reiterou a importância do Brasil para a empresa.

Coitados dos demitidos do Santander! Vão perder o emprego por terem falado uma verdade inconveniente. Nas democracias mundo afora, ninguém daria a menor bola para isso. O tal boletim não passou de uma análise corriqueira.

Na sexta, diga-se, o Banco Central anunciou mudança nas regras do compulsório recolhido pelos bancos. O objetivo é liberar pelo menos R$ 45 bilhões para o crédito. Acontece que, há dias, em sua ata, esse mesmo BC saudou o esfriamento do crédito como um dos elementos que concorreriam para diminuir a pressão inflacionária. Ou por outra: o BC tomou uma decisão na contramão de sua convicção técnica.

Quando isso acontece, como é que os tais agentes econômicos reagem? No mínimo, com pessimismo, não é? O que o Santander fez foi só uma leitura de conjuntura, que não é distinta daquela que está em todos os lugares, muito especialmente na imprensa. O próprio PT sabe que se está diante de uma verdade evidente.

Pedir cabeças? Cortar cabeças? Não são práticas que honrem a democracia, não é mesmo? Mas também não se trata de nada estranho ao PT. Como esquecer a tal lista negra de nove jornalistas, da qual honrosamente faço parte, elaborada pelo partido? Também para estes, o que se pedia era guilhotina.

Essa gente é o que é. E não é coisa boa!

 

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

644 comentários
  1. Antonio Jose Mattos

    É lamentável que a maioria dos brasileiros ainda não enxergaram a tristeza, o poço fervilhante de ladrões que é esse partido, pessoas que NUNCA deveriam dizer que se esforçaram pelo povo, não existe ideologia no PT e sim revanchismos e a sede pelo poder. Antes reclamavam da situação e depois que chegaram ao tão sonhado palácio dos planaltos, esqueceram de nós brasileiros e só pensam em roubar e falcatruas. TRISTE SER BRASILEIRO. MUDA DE VEZ BRASIL.

  2. olinto

    12 ANOS DE PT MAIS DE 1 TRILHÃO DE REAIS DESVIADOS. PETROBRAS ROMBO 220 BILHOES, ELETROBRAS 63 BILHOES, CAIXA ECONOMICA 55 BILHOES, FUNDO PETROS,FUNDO POSTALIS, 39 MINISTERIS DESVIANDO BILHÕES DE REAIS POR DIA NINGUEM AGUENTA MAIS.

  3. Fábio Fernandes

    Estamos retroagindo na conquista da democracia. Precisamos estar atentos a fatos como esse e tirar nossas conclusões.

  4. elyson

    PS a Empíricus não contou nenhuma novidade. Quando eu os ouvi, era tudo o que eu já sabia.

    O que mais desejo é estar errado!!!!

  5. elyson

    heheheeheheh!!!!

    Um relatório técnico que rebata o dito pelo santander e pela Empíricus os incomPTentes não fizeram.

    É mais fácil pedir a cabeça de quem dá uma opinião técnica que rebatê-la, bem como ir chorar no Judiciário para calar a boca de quem critica um governo que não aceita críticas.

    Postura muito democrática!!!!

    Bem digna dos companheiros… Agora o PT está mostrando a cara dele como ela é.

  6. Edison Correa da Silva

    O Banco Santander, digo, os dirigentes do banco, deveriam se preocupar sim. É que com essa atitude de demitir funcionários os clientes que tomarem conhecimento da notícia encerrarem as contas neste banco, em solidariedade aos mesmos. Não sou correntista do Santander, se fosse iria para outro banco.

  7. VALMIRO-BA

    A Empiricus Research, deveria contratar os funcionários demitidos pelo Santander, pois eles devem serem competentes…

  8. eduardo

    A guilhotina virá para corja petista nas próximas eleições. Eduardo Conde.

  9. juan mesone vega

    Tem que acabar esse terrorismo que o PT implantou no Brasil

  10. hugo cezar messias

    Dr. Guilhote inventor da guilhotina, ficaria escandalizado pela má utilização desse instrumento. Não há,atualmente, ninguém digno para perder a cabeça dessa forma. Já chega quem perde na política, e entre os banqueiros, literalmente suas cabeças. Não sabem nem se a tem.

  11. Deusdedith Freire Brasil

    Estou com medo. Vejo tendencia no PT que nao se concilia com o processo democratico. Um banco que auxiliar os seus clientes com analise da estrutura economica do Pais e nao projeto o que pode acontecer no futuro nao merece os depositos do cliente. Inicio a campanha, vamos sair do Banco ate que os analistas sejam readmitidos.

  12. Tadeu

    Ditadura

  13. Júlio César

    Vimos em 4 dias a tragédia da educação que reflete a prepotência,autoritarismo e a arrogância deste Governo.
    Primeiro o Ex-Presidente dizer “Porra… e demita essa mulher que não é capaz de ser executiva de uma instituição financeira”. Vão aplicar a LEI Maria da Penha para tal arrogância contra uma funcionária que estava exercendo sua função? Essa “mulher” como ele próprio diz, estudou muito, trabalhou muito, fez sacrifícios para chegar onde chegou.

    Depois vem o Vice do PT e diz que “nem fede e nem cheira” a avaliação do FMI sobre a economia do Brasil publicada no ultimo dia 29.
    Vão exigir também, autoritarismo total, a demissão dos Técnicos do FMI?
    É para este Governo que pedimos investimento em “Educação, Saúde, Transporte, Saneamento Básico, Infraestrutura Modal e outras.
    Classe realmente trabalhadora…pense bem seu voto.

  14. Vadianda de Menezes Bosseta

    Reinaldo, O PT (corruPTos) desmoralizou nosso país. Além de ladrões, são aliciadores do mal, um horror à democracia. Estão fodendo geral e em breve vão instalar o comunismo, estamos perto de uma ditadura cruel. O PT é formado por uma corja safada. E os eleitores deles são burros, são aqueles que gostam de mamar nas tetas do governo, uma vez que este dá o peixe em vez de ensinar a pescar. Lamentável.
    A censura está se espalhando cada vez mais, é coisa do demônio. Estou revoltada! Caralho, eu pago os meus impostos direitinho e sou representada por mafiosos. Querem fazer do Brasil uma Cuba, absurdo. Mas vamos seguir na luta. Esses filhos da puta não podem vencer o bem, a honra, o decoro. Nossa economia foi pro saco, a saúde faliu, a educação virou merda, tudo culpa do PT, dos petralhas ou canalhas.
    Abç.

  15. lucas

    Reinaldo, se uma prefeitura ( ou outra administração direta ou indireta) rompe o vínculo com o Banco, em virtude dessa nota, não seria uma atitude ilegal? Visto que não há um interesse público nessa atitude, mas sim político. Um abraço.

  16. lucas

    Era uma vez democracia, liberdade de expressão…

  17. sheila thome

    Vamos demiti-los da política!

  18. joao carlos

    Ai esta senhores para que todos os Brasileiros possam ver analisar, e refletir, para depois decidirem seus voto.
    O governo e o PT dizem serem a favor da democracia, mais não é a verdade. Pois na pratica eles CENSURAM MAIS QUE OS MILITARES NA EPOCA DA DITADURA, pois é ir contra a vontade deles que ai já acaba a democracia,. O PT sempre procurou criticar a CENSURA na época dos militares, e agora agem pior que s militares, pois s militares faziam e assumiam o eu faziam, mais o PT faz mais não assume nada, sempre se escondem nas sombras dos outros. Portanto pensem muito na hora do seu voto. DEMOCRACIA OU COMUNISMO COM UMA SUPER CENSURA, ACOMPANHADA DE UMA BAITA RECESSÃO.

  19. Leandro

    ReinaldoXXXXXXX na cascuda petralha!

  20. laércio

    Não trabalho com o Santander. Mas caso tivesse conta nesse banco, já a teria cancelado.

  21. Sidnei

    Hoje o governo pede a demissão de trabalhadores honestos que estão desempenhando sua obrigação perante os clientes.O povo brasileiro já entregou aviso prévio para o governo, mas acho que ele não entendeu!

  22. geninho

    Onde Hitler começou sua trajetória política?
    Resposta: Foi no Partido nacional socialista dos trabalhadores alemães.
    Pronto não é difícil entender o que vem ocorrendo no Brasil. Partido de trabalhador, partido socialista e grupos radicais de esquerdas. Há muito que se repensar no Brasil de hoje.

  23. wagner

    Sério quanto mais esses desgraçados agem, mais fervo de ódio e esse ódio eles não vão vencer, porque esse ódio causaram a derrota deles, e Deus que me perdoe mas como queria que alguém matasse o Lula, a Dilma e todos esses lixos do PT, porque amo meu pais demais para aguenta ver lo na mão desses miseráveis

  24. Luis Machado

    Coisa primária, que só serve ao ego do PT. Uma triste amostra do indigente quadro político do Brasil.

  25. jose roberto plima

    Apenas mais uma lição onde quem obedece e quem manda…..Democracia é coisa do passado!!!!!!

  26. revoltado com todos partidos políticos diz

    Tento escrever minhas opiniões, porem nada, tenho mais de 60 sou mané de floripa, algumas pessoas escrevem sobre guerra civil em nosso pais, talvez a erva não seja boa sugiro mudar para o Paraguai lá o mujica vai liberar a marvada, o Malufe fala o mesmo que o Rodsom Marinho não tenho conta na Suíça, aqui em floripa chamamos ista de baláio de siris vivos puxando um vem vários agarrados.Voto nunca mais, pago uma multa e fico feliz. Vida longa Isadora Faber e seu diário de classe.

  27. Luiz Carlos

    Então, mais uma vez o Governo que criou a “Comissão da Verdade” só gosta da sua Verdade.

  28. jose louremço

    tenho vergonha de morar em um pais governado pelo PT!

  29. tato

    O PT é uma organização criminosa com fins lucrativos, travestida de partido político.

  30. Newton Santana

    Diante desses fatos cabe uma reflexão: e se essa senhora de maus modos com o emprego alheio for reeleita,todos que se opuserem ao seu desgoverno e enumerarem as consequências nefastas das suas loucuras serão demitidos. É assim que o pt vê a democracia, eles mandam e o resto tem que concordar, ou calar a boca.
    Ainda bem que Aécio está crescendo nas pesquisas, ainda bem.

  31. M

    Coitados desses bancários.

  32. Elisa

    Assistam ao Marcelo Madureira falando sobre a Dilma em sua histórica participação no programa Manhattan Connection às vésperas das eleições de 2010. Vale a pena ver de novo. http://www.casseta.com.br/madureira/2014/07/08/1-ano-de-blog

  33. Helvécio

    Isso se chama patrulhamento. Se é assim, o governo deveria proibir os institutos de pesquisa divulgarem resultados de pesquisas, ou o governo quer impor que só se divulgue os gols marcados… se é que eles existem! Aliás, a divulgação para clientes seletos do banco Santander não é nenhuma novidade pra quem acompanha suas aplicações… quem tem grana de verdade já pulou fora há muito tempo e já está saboreando os belos vinhos do velho continente…

  34. veronica

    Não esqueço a lista negra, pois me assusta que em plena democracia vigente no Brasil, ainda tenha tal episódio.
    Agora esse partido fascista pedem que “cortem as cabeças” dos funcionários de uma instituição privada e ainda por cima ela concorda com isso. Como diria um amigo “é o fim do mundo”.

  35. cidadão

    O QUE É ISSO COMPANHEIRO? Perseguição política. Com o novo presidente AÉCIO NEVES urge a criação da CVV-COMISSÃO DA VERDADE DE VERDADE. O país precisa saber da tortura praticada pelos comunistas do petismo, além de vítimas como bancários, moralmente, constrangidos e demitidos porque opinaram de forma diferente da cartilha comunista, ainda temos as mortes por tortura de CELSO DANIEL e TONINHO do PT assassinados por causa do MENSALÃO do PT. O presidente AÉCIO poderia mandar investigar e denunciar no STF os responsáveis pelas despesas na PETROBRÁS, principalmente, a sucata de ferro de Pasadena típico CRIME LESA PÁTRIA visando o LAVAJATO PETISTA.

  36. Pedro Luiz Dias

    Eu não confiaria em um banco que se ajoelha para esse governo … Sairia logo para outro banco, e de preferência, estrangeiro…

  37. estevao dom

    cade a cut,o sindicato para defender a demissao do funcionário/Nao irao defende-lo/?E o mesmo caso quando usaram de racismo petralha contra o ministro JOAQUIM BRABOSA,os movimentos negros atrelados aos petralhas,nao deram 1 piu!!

  38. Pedro Luiz Dias

    Esse tal banco cortará cabeças por conta de um relatório que expressa a verdade. Democracia? Morreu faz tempo…

  39. André Luiz Bezerra

    Está totalmente errado pois é um assunto um tanto delicado pois envolve economia e isto é muito sério, e o que tem que ser discutido é a questão de opiniões vier fazer frente as questões econômicas, mas ao meu ver não pode de maneira alguma haver demissão só porque o PT quer, e sim uma retratação que seria o mais correto, mas uma demissão é simplesmente fora de questão e perigoso pois o governo não pode ditar regras a uma empresa privada para demissão, visto que a empresa é privada e não estatal e se o banco acatar estará mostrando com evidências de que está havendo pressões do governo e que isso é inadmissível em um país democrático de direito.

  40. Antonio Tavares

    Eu não sei mais o que precisa para alertar o setor empresarial brasileiro. Quando perceberem que não adianta querer “ser amigo do rei” será tarde demais. É um governo que a caa dia que passa fica mais forte e autoritário. Não derrubaram o decreto 8243 e é muito improvável que consigam deter a reforma da Constituição pelos movimentos sociais chapas brancas, o que resultará em um golpe do Executivo sobre o Legislativo. Além do autoritarismo político a roubalheira e a corrupção serão muito ampliadas e o país quebrará rapidamente. É verdade mesmo que o socialismo dura até o dinheiro acabar! Mas isso não tem problema! Até lá os líderes da “cumpanherada” vão estar podres de ricos e poderão até abandonar o país em um caos absoluto!

  41. Charles A.

    Banquinho covarde,esse Santander!O que falta fazer; acentuar suas cores vermelhas e mudar seu logotipo para a estrela do pt até as eleições?

  42. furao

    Esse Santander é malandro, ele está demitindo é por interesse nos convênios milionários com o setor público, tendo em vita que já teve prefeituras do PT que anunciaram o imediato cancelamento do convenio com o banco, por exemplo, a prefeitura de Osasco-SP. Com isso o Banco Vai deixar de lucrar milhões..

  43. Charles A.

    A verdade fere o PT como uma faca afiada.Desesperados como baratas diante do veneno(no caso, os fatos)os petistas escancaram sua face autoritária,arrogante e idiota;não sabem o que fazer diante do desastre econômico evidente e iminente,e querem esconder a verdade até as eleições,como se isso fosse possível.Perderam o controle,mas como num ritual macabro e fanático,repetem diariamente que “fora do pt não há salvação”. Contam com a ignorância e a falta de percepção da população. Preferem destruir o país a tentar salvá-lo por outros meios que não a ideologia imbecil e fóssil que os embala,a mesma que destrói a olhos vistos as instituições e a economia brasileiras.Se ganharem as eleições ,imediatamente decretam o fim da democracia no Brasil ,em nome da economia! A coisa é bem grave!O que farão,apavorados que estão? E a oposição dorme como sempre em berço esplêndido!

  44. FERNANDO

    A “Democracia da PTralhada” significa: Oprimir, Reprimir, extorquir, Perseguir e Eliminar seus adversários.

  45. Maria Ivonise Andrade

    A presidente não tem vergonha na cara?
    Por que punição só para os que falam a verdade?
    Porque ela não usa a mesma autoridade para colocar o pescoço dos mensaleiros na guilhotina ? .
    Nós trabalhadores estamos pagando muito caro por esse desgoverno.

  46. Fernando Carvalho

    Iniciamos a fase de censura a avaliações/análises econômicas e a recomendações de investimentos

  47. domenico

    Em qual democracia nós vivemos, quando um partido político, dita as regras do que pode ou não ser explicitado, de acordo com o que está ocorrendo na economia do país ? É lamentável, que cabeças “rolem” por alertar àqueles que mantém a instituição bancária. A omissão da verdade e a condenação imposta aos analistas e demais responsáveis pela veiculação do alerta é uma traição aos seus clientes !

  48. Emilia Grossman

    Se tais pessoas forem demitidas pelo banco por isto, o que seria um absurdo, espero que entrem com uma ação trabalhista milionária contra o mesmo pois tais demissões seriam imorais!
    Aliás, creio que os correntistas do banco devem analisar se está instituição é confiável!
    Lamentável a gritaria do pt e mais lamentável ainda a reação do santander

  49. Julio

    Como não há gratuito na vida, vamos ver quanto será a doação do SANTANDER à reeleição da soberana. Pobre democracia brasileira!!!!

  50. Anónimo

    A Revolução Francesa teve sua fase de trevas, caça e corte de cabeças. Dela, porem, se tiraram lições valiosas que ajudaram a criar um novo mundo, mais democrático e livre.
    O Brasil atual não conta com mortes e combates entre civis, mas enfrenta um sério perigo que é o sequestro do comando do país por um grupo de políticos criminosos, inaptos e coronealistas.
    A transformaçaõ do país em uma republiqueta bolivariana já começou. Assim como já passo da hora da oposição adotar um discurso mais duro de repulsa e de denúncia contra essa onsa pseudo progressista e pseudo social que serve, na realidade, aos bolsos e desejos de grupos oligarcas que usam o estado brasileiro como um adendo de suas casas desde o advento da República.