Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

STJ dá aval para PF indiciar Pimentel, o comensal de Dilma

O ministro Herman Benjamin autorizou que a Polícia Federal interrogue o governador de Minas Gerais nas investigações da Operação Acrônimo e faça seu indiciamento caso ache pertinente

Por: Reinaldo Azevedo

Nesta terça, Dilma resolveu fazer um jantar de bambas no Palácio da Alvorada. Entre os presentes, Lula — que foi denunciado pelo Ministério Público Estadual nesta quarta — e Fernando Pimentel, governador de Minas, uma das personagens da Operação Acrônimo. Leiam agora o que informa a Folha:

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Herman Benjamin, autorizou que a Polícia Federal interrogue o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, nas investigações da Operação Acrônimo e faça seu indiciamento caso ache pertinente.

A decisão do ministro é de fevereiro, em resposta a um pedido da Polícia Federal. A PGR (Procuradoria Geral da República) havia se manifestado contra a possibilidade de a PF promover indiciamentos contra autoridades com foro privilegiado. Caso seja indiciado, Pimentel passa a ser considerado formalmente investigado no caso.

Posteriormente, porém, cabe à PGR mover a ação penal e incluí-lo como alvo caso veja indícios contra Pimentel.

O chefe do Executivo mineiro é um dos principais alvos da Operação Acrônimo, que apura indícios de ilegalidades na campanha do petista ao Palácio da Liberdade, em 2014.

A mesma investigação mira em suspeitas de compra de medidas provisórias e de favorecimento a empresas com empréstimos do BNDES, no período em que Pimentel comandava o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, pasta à qual o banco de fomento é vinculado. A Folha apurou que, na avaliação da PF, o governador pode ser indiciado sob suspeita dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
(…)

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

27 comentários
  1. instituto mané

    Ah, os mineiros!! Sem esquecer das mineiras, tão belas!!! Aos que por aqui não vivem: nas Minas Gerais de hoje falta tudo o que falta ao Brasil varonil; tem tudo de ruim que no Brasil destrói; mas com um toque refinado: a descrição, típica do comportamento do povo mineiro, em todos os setores e classes sociais; aquele ranço da Província da Colônia nos gens, no cérebro e nos testículos; muito aparente nas autoridades e na imprensa (subserviente). Estouram escândalos país afora; em Minas nada acontece.

  2. J.Gildo

    Nossos amigos Mineiros cometeram 2 erros graves nas ultimas eleições, foram os fieis da balança na eleição da Presidanta, e colocaram o Pimentel no poder, o problema todo é que o erro cometido com a presidanta ferrou todo Pais, agora o erro no PIMENTA que se ferrem agora.

  3. leandro

    Isto só pode ser perseguição política, “deixa o homem trabalhar”, lavar dinheiro, corromper e organizar a quadrilha.

  4. Alcyr de Igarapava-sp

    Prezado REInaldo,
    É muito obvio que existiu duas Cortes Supremas, uma de fato existiu, quando do extraordinário Joaquim Barbosa, a Corte de hoje, é puramente política de quatro para o Lula e a Dilma, é a Corte da Vergonha Nacional, tem Ministro que no seu aquecimento demagogo chega a criticar o Juiz Sérgio Moro, em detimento dos Sabujos petistas. A morosidade então, é mais vergonhosa do mundo, decisões que necessitam de urgência, é agendada, para 10 a 20 dias vidouros. dando toda a abertura para os bandidos se precaverem e esconderem a muamba, como aconteceu com o Instituto lula, sob a batuta do japonês Okamoto.

  5. molina

    pimentel nos olhos dos outros é colírio!

  6. Elementaríssimo!

    A imagem desse procurador geral é de alguém que tem o rabo preso ou de um tremendo medroso. Nos dois lados, não ajuda o Brasil!

  7. brasileiro

    http://www.luizberto.com/wp-content/dilmaepimentel1.jpg
    A foto do link acima é do Jorge e da Vanda(1ª fila) , amigos de julgamento por atos terroristas, é coisa para se guardar no coração e dívida para a vida toda.

    Em 1969 três jovens queriam transformar o país. Américo Lacombe era um juiz federal de 32 anos. Passou um ano na cadeia e foi demitido por ter acolhido em sua casa militantes da Ação Libertadora Nacional. Um deles fora baleado durante um assalto a banco em São Paulo. (Essa informação está no livro “Marighella — O guerrilheiro que incendiou o mundo”, do repórter Mário Magalhães, que começou a chegar às livrarias).
    Outro jovem, “Jorge”, tinha 19 anos. Militava na VAR-Palmares e, em abril de 1970, tentou sequestrar o cônsul americano em Porto Alegre. A operação fracassou, mas num aparelho da organização havia um manifesto no qual narrava-se a confissão feita pelo diplomata no cativeiro que não houve.
    Em Belo Horizonte, “Jorge” era colega de movimento estudantil de “Vanda”, que também militara na VAR até ser presa três meses antes do sequestro fracassado. Se a operação tivesse dado certo, “Vanda”, aos 23 anos, talvez tivesse entrado na lista dos presos a serem libertados em troca do cônsul.
    Nesse caso, Dilma Rousseff só teria voltado ao Brasil em 1979, com a anistia. Sua carreira política teria sido outra, “Jorge” não seria ministro do Desevolvimento e jamais conseguiria uma Bolsa-Consultoria de R$ 2 milhões, pois até 2009 seu patrimônio não chegava a R$ 1 milhão.
    Queriam mudar o Brasil, e deu no que deu. Ou melhor: deu no que está dando.

  8. Diogo

    Tem que se dar um cala boca no Batista.

  9. fred oliveira

    O que fez o eleitorado do belo Estado das Minas Gerais!

  10. Sonja

    Perguntinha astuta: quem se sentou à cabeceira da mesa????

  11. Sonja

    Eita! Então a sala de jantar do Palácio da Alvorada é quase uma extensão da Papuda?!

  12. ps

    É…pelo visto a saída para evitar superlotar a Papuda, será a criação de mais ministérios para proteger os integrantes da quadrilha e família…

  13. Ciro Lauschner

    Nunca os dizeres da bandeira de Minas tiveram tanto sentido:Libertas quae sera tamen. Mais um consultor de milhões de reais indo à Justiça.Rua, sem vergonha,vaza!

  14. kátia

    foro privilegiado de minas, foro privilegiado de brasília, foro privilegiado de são paulo… lula, pimentel, dilma, odebrecht, todos unidos pelo petrolão e bndes. dia 13, todos, na rua, fora pt.

  15. MANÉ

    do BENé
    Nada, NADA MESMO, — Vai ‘AdiantÁ’ — DAR Uma de MIGUé!
    ÉS : Burro; Trouxa; SERVIÇAL DA TERRORISTA steLL@
    NADA
    Mais
    Q
    ÏSTO
    F

  16. nadia

    A PGR já adiantou sua posição. Será a mesma adotada para a Dilma, o Lula e todos os demais membros da quadrilha que chegar lá..

  17. Mineirinho Come Quieto

    Demorou…a Justiça demorou pegar o guerrilheiro de festim com bufa cheia de dinheiro.

  18. Virgínia

    A hora do Pimentel está chegando…

  19. Adelson Paulo

    O povo de Minas Gerais será sempre lembrado por toda a História do Brasil por sua decisiva contribuição para a vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 2014. Em 1985, os três deputados do PT que votaram em Tancredo Neves no Colégio Eleitoral (Airton Soares, Bete Mendes e José Eudes) foram expulsos do partido, que optou por se abster da votação. Em 1993, o PT se recusou a participar do governo de entendimento nacional conclamado por Itamar Franco, depois do impeachment de Collor, suspendendo a deputada federal Luiza Erundina que aceitou o convite para assumir uma Secretaria. Em uma “coerente” retribuição histórica, o eleitor de Minas Gerais contribuiu de forma decisiva para manter o PT na Presidência da República, derrotando o candidato mineiro Aécio Neves em seu estado natal. Agora o povo mineiro pode usufruir da liderança do indiciado Fernando Pimentel e sua esfuziante Primeira Dama! Libertas quae será tamen…

  20. Kalil Boanova

    Rei vamos pegar um caldeirão bem grande e fazer um sopa …,os ingredientes é bem simples,a gangue do PT.

  21. Marcus Meyer

    A casa está caindo para os petistas. O teflon do Lula acabou e vai arrastar toda a quadrilha para o xilindró. Que se apurem agora todas as possibilidades de rotas de fuga dos safados e se neutralize qualquer esperteza para se livrarem da justiça!

  22. Archibaldo

    VIVA O NOVO BRASIL!!!
    Desde que era ministro ( ou antes), FERNANDO PIMENTEL é alvo de suspeitas gravíssimas. Finalmente elas serão seriamente investigadas e JANOT não poderá desonrar mais ainda o cargo que ocupa protegendo petistas suspeitos de crimes.
    JANOT TRAI O BRASIL!!! JANOT ATUA CONTRA O BRASIL!!!
    JANOT protegeu, descaradamente e contra a Constituição, o ministro da justiça de uma semana, o sr. Wellington César, protegido do sindicalista JAQUES WAGNER, que nada entende de Casa Civil. PREVARICAÇÃO!
    JANOT protege DILMA, LULA, RENAN, EDINHO, MERCADANTE, GLEISE H., PIMENTEL, WAGNER, todos esses petistas devedores da justiça. JANOT E OS PETISTAS FORMAM UMA AGREMIAÇÃO PERIGOSA!!!
    POR QUE JANOT NÃO APROVEITA O MOMENTO DE GRANDES MUDANÇAS E RENÚNCIA AO SEU CARGO???? Definitivamente, JANOT não representa os brasileiros!!!

  23. nelsondeoliveira

    Esse salafrário tem que ser o
    próximo a ver de perto a jararaca
    fumar , e leve a golpista vadiazinha pra ser fritada,
    e leva também o … bene,
    o rei da arapongagem, completando o triangulo
    vadio . Da corja do P…T…
    é difícil saber quem não
    é bandido . No dia 13 nós
    vamos ver como é que
    fica .

  24. João Alves

    O Pimentel sempre foi comensal da Dilma, colaboracionista horizontal de subversivos, desde quando atuavam na clandestinidade e se namoravam enquanto ladrões e assaltantes, ou seja, vejam a que esbirros foi entregue o poder da nação e, assim, só podia dar na merda que deu !

  25. FALA SÉRIO

    AS MASCARAS ESTÃO CAINDO UMA A UMA.
    A PODRIDÃO ESTÁ COLOCADA NO LIXO.
    NINGUÉM CONSEGUE ENGANAR TANTOS POR TANTO TEMPO, É HORA DAS NOSSAS AUTORIDADES SE EMPENHAREM AO MÁXIMO, POIS OS RASTROS DEIXADOS PELA CANALHADA É VASTO, PORÉM DÁ BASTANTE TRABALHO PARA VASCULHAR.
    ESSA GENTE VAI TENTAR DE TUDO PARA SE MANTER NO PODER, INCLUSIVE INCITANDO AQUELAS PESSOAS QUE ELES ILUDIRAM, PROMETENDO MUNDOS E FUNDOS.
    NÃO CAIAM MAIS NA CONVERSA DESSES COMUNISTAS, POIS NO SISTEMA QUE ELES PRETENDEM PARA O PAÍS, ELES NUNCA VÃO QUERER SER POVO.
    DIA 13 JUNTE AMIGOS, PARENTES, ENFIM TODAS AS PESSOAS DE BEM A SUA VOLTA, E VÃO PARA AS RUAS PROTESTAR CONTRA A CORRUPÇÃO DESTE GOVERNO.

  26. burduna nelles !!!

    cada dia isto fica melhor kkkk

  27. Laura

    Isso sem falar no dindim que a esposa dele recebeu, coisa em torno de 500 mil reais, a título sei lá eu de que, pra fazer sabe-se lá o quê. Estou com o governador atravessado na garganta desde que ele condecorou o Stédile e achincalhou a memória do pobre do Tiradentes.