Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

STJ autoriza investigação contra Beto Richa por fraude na Receita

A Operação Publicano apura o recebimento por auditores fiscais da Receita de propina para não realizar de forma adequada a fiscalização

Por: Reinaldo Azevedo

O Superior Tribunal de Justiça autorizou a abertura de investigação contra o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), no âmbito da Operação Publicano. Ele é suspeito de participar de um esquema de corrupção na Receita Estadual. As investigações chegaram ao tucano depois que o principal delator do caso, o auditor fiscal Luiz Antônio Souza, disse ao Ministério Público de Londrina que parte da propina arrecadada por auditores da Receita foi usada para financiar a sua campanha à reeleição, em 2014. O inquérito contra Richa foi aberto a pedido da Procuradoria-Geral da República. Nem o órgão nem o STJ deram detalhes da investigação, porque ela corre em segredo de Justiça.

Voltar para a home

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

23 comentários
  1. Ari Bruno

    Não, o STJ ainda não decidiu sobre a matéria e segundo o ministro que relata o caso, só vai se pronunciar depois do carnaval.

  2. Razumikhin

    Sinceramente? Se for culpado, que se dane.

  3. Ciro Lauschner

    Querem ver um Janot eficiente? Agora ele será e a esgotosfera,que de vergonha,se a tivesse, deveria calar-se,terá assunto, já que não consegue defender seus apaniguados, que graças a PGR estão aí posando de arautos da virtude.Até Lindbergh se acha no direito de exigir honestidade dos adversários. Faltará só a Gleizy vir posar de honesta, ela que tinha a unica função de trancar verba do estado.

  4. Fábio Luís Inaimo


    Porque tantas exclamações? É porque são muitas exclamações mesmo!!! Assim mesmo a “HORDA” não quer entender! Bater no PSDB ajuda em que??? Oque pensam estar fazendo?? Atacar o PSDB só ajuda o PÊTÊ !! A direita , Fez oque de útil, de efetivo até agora?? Só vejo a direita de mãos dadas com o PT , Maluf, Collor , Delfim Neto, Todos de direita a ajudar o LULOPETRALHISMO !! Isso é que é gostar de ditadura!!

  5. Mauro Pereira

    O PT procura nas cinzas alheias sua Fenix que não resistiu às chamas da corrupção e virou fumaça.
    À bordo de uma CPI que cairia do céu, bastante experimentados na arte da empulhação é quase certo que se fantasiarão de democratas indignados e procurarão passar para a sociedade a figura escandalizada de donzelas pudicas e devotadas seguidoras de nossa senhora da virgindade, quando é notório que em se tratando de pureza encontrariam sérias dificuldades para se empregarem até mesmo como cortesãs de bordéis de quinta categoria que lhes fechariam as portas preocupados em preservar a integridade de suas prostitutas.
    Coléricos, bradarão: “joguem merda no PSDB, corrupto PSDB”, sabendo de antemão de onde virá o excremento a ser jogado nos políticos tucanos denunciados. Só não conseguirão disfarçar o fedor que emanará dessa fossa que não esgota e os equivalerá.
    Se comprovadas as denúncias envolvendo os políticos de São Paulo e do Paraná, os petistas estarão fadados a experimentar o gosto amargo da vitória, pois perceberão tarde demais que a dedicação que sempre demonstraram desde 1994 recitando versos estilizados para provar que eram, no mínimo, iguais aos tucanos apenas os fará descobrir, com mais de vinte anos de atraso, que os tucanos que eram, no máximo, exatamente iguais a eles.

  6. irs

    Acho correto abrir a investigação contra Beto Richa, só é estranho que a PGR investiga quem ela quer, e o Lula envolvido em escândalos bilionários há muito tempo e a presidenta Dilma, ambos usaram dinheiro sujo para suas campanhas e até agora só enrolação, isso é mesmo justiça? Vão ou não ser punidos? Quando?
    Todos são iguais perante as leis, mas isto parece que não vale nem para o criador nem a criatura, que dizem q

  7. Lucia R.

    Se for provado sua culpa que pague.
    Mas, a petralhada está louca para incriminar o PSDB.
    Depois dirão “tá vendo eis aí o PSDB, também rouba.
    Mas o que querem mesmo é desviar o foco do “zicalulla e aedesdilma”
    Até o Zé Dirceu em seu depoimento tentou incriminar Aécio Neves no caso da Petrobrás?

  8. Carvalho da Font'Seca

    E o fernando pimentel? Não vai ser investigado? Como é STJ? Agora vocês vão também usar os princípios de direito do jantotinhoprdadilmaedolula? Cujos princípíos diz: ” a lei não é para todos, é somente para os contrários aos santinhos lula e dilma”! Será assim? Vai ser maravilhoso não? Vocês querem se enquadrar na mesma avaliação que hoje o stf tem dos brasileiros, não?

  9. Sônia

    Não importa a qual partido pertença. Apure-se os fatos e se houver violação das leis, que sejam devidamente punidos.

  10. Paolo Hemmerich

    A decisão, mesmo, ainda NÃO HOUVE! Houve PEDIDO da PGR! Está com o relator, Ministro Noronha, para decisão!!

  11. Kevin Lomax

    PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR!!!!
    Quem mandou matar Celso Daniel, Toninho do PT e Luis Eduardo Saeger Malheiro ( PRESIDENTE DA BANCOOP) ??
    Por que o Procurador Geral da República Rodrigo Janot não denuncia os 49 parlamentares citados nas delações do PT e dos partidos aliados da criminosa Dilma mesmo com todos indícios de autoria e materialidade dos fatos ??
    Por que Rodrigo Janot pede o afastamento de Eduardo Cunha e não pede o de Renan Calheiros, já que ambos estão envolvidos nas delações do Petrolão da Dilma ??
    É verdade que a esposa do Ministro do STF Luis Roberto Barroso tem uma offshore em Miami ?? E que o escritório do pai dele tem um contrato milionário com o Governo Federal ??
    Ele não deveria se declarar impedido de julgar o tramite do IMPEACHMENT? Qual o motivo de ele ter omitido trechos do Regimento Interno da Câmara propositalmente para justificar o seu voto e dificultar a aprovação do impedimento da Presidente que faz parte do Governo mais corrupto da história do Brasil ? Não deveria ser afastado ??
    Procede que os Ministros Luis Fux e Marco Aurélio Mello ficaram contra o IMPEACHMENT depois que Dilma pessoalmente atuou para que suas filhas virassem Desembargadoras?
    Por que os políticos do Congresso Nacional contrariaram os técnicos do TCU e aprovaram as contas da criminosa DILMA, mesmo ela tendo pedalado e cometido crime de responsabilidade fiscal?
    Qual o interesse da Rede Globo, Record, Band, SBT, REDE TV entre outras emissoras, todos os jornais, revistas e sites, salvo raras exceções; Os maiores Empresários e Banqueiros do país; ARTISTAS e FORMADORES DE OPINIÃO; OAB, CNBB, IURD, Sindicatos e Movimentos Sociais continuarem apoiando e defendendo um Governo que trouxe de volta a inflação, desemprego e literalmente quebrou e rachou o BRASIL?
    Como é possível não responsabilizar criminalmente e politicamente uma Presidente e um Governo que tiveram mais de 20 Ministros de Estado que caíram, foram afastados ou estão denunciados e envolvidos em escândalos de corrupção desde a posse em Janeiro de 2011 ??
    Por que o vice Michel Temer se acovarda, rasgando assim a sua BIOGRAFIA e não rompe de vez com o Governo do PT?
    Por qual motivo os partidos de Direita que foram eleitos com os votos das pessoas conservadoras como o PMDB, PP, PR, PRB, PROS, PSC e PSD continuam apoiando e defendendo um Governo de Esquerda Bolivariana ??
    Por que Lula e seu filho ainda estão soltos diante de tantas provas que as autoridades já possuem ??
    ACORDA BRASIL!!! – Até que quando o POVO vai ser saco de pancada??
    Ou fazemos alguma coisa até Março, ou vamos ter que aguentar mais 3 anos de DILMA/LULA e o PT.
    # TODOS PELO IMPEACHMENT ( Dia 13/03 MEGA MANIFESTAÇÃO PARA PARALISAR O BRASIL )

  12. Edson

    Se for culpado que pague pelos seus crimes, iguais aos petebas, para ficar tudo limpo, um forte abraço Reinaldo

  13. Viviane

    Que chique o novo lay-out!!!! É interessante o critério da PGR para solicitar a investigação de uns e o “passar a régua” em relação a outros. O Ricardo Pessoa (UTC) e o Milton Pascowitch (lobista) delataram que dinheiro desviado da Petrobrás abasteceu a campanha da presidente petista. O “Chambinho” delatou recursos desviados para a senadora, também petista e também paranaense, gleisi hoffmann. Mas essas delações não são relevantes, porém a delação em relação ao tucano Beto Richa sim, merece a abertura de investigações. No mínimo, peculiar.

  14. Giovani

    Será coisa do Requião, a Maria Louca. Se este playboy roubou, cana nele e todos que não ‘sabiam’ de nada. Em nada se parece com seu pai José Richa.

  15. mario

    Ferr@ nesse também!

  16. altevir almeida

    BOA TARDE REINALDO, que seja tudo investigado mesmo,e que nao paire duvidas sobre os fatos,voce sabe que aqui no parana ja foi inventado de tudo um pouco sobre o governador,principalmente vindo dos opositores ,segundo ele tudo vai ser explicado no seu devido tempo.lembrando que foi o proprio governo que solicitou estas investigaçoes quando surgiram as primeiras denuncias contra servidores da receita estadual,coisa que o governo petista nunca fez ,alias sempre negou que os seus estivessem envolvidos ,no mensalao no petrolao e tantos outros,vide o exemplo do lula no caso da cobertura no guaruja e no sitio que ele diz que nunca foram de sua propriedade,O TEMPO E O SENHOR DA RAZAO. para ambos os casos,seja no caso do tucano ou dos petistas que semprem negam tudo,alias o jose dirceu em seu depoimento quiz envolver ate o AECIO na suposta indicaçao na petrobras,e mole ou quer mais.

  17. RICHA APROFUNDA A RIXA!

    PT & PMDB X PSDB!
    PENA O AÉCIO
    ESTAR DE
    FÉRIAS!
    POIS A
    PRESI TENTA
    SAIR DAS CORDAS
    ATRAVÉS DO AEDES!
    ACORDEM! TUCANOS!

  18. Rodrigo

    Se for culpado o Papuda inn tem vaga. Isso se chama justiça e ninguém está acima dela.

  19. TUDO SACO DA MESMA FARINHA!

    O SISTEMA POLITICO
    ESTÁ ACABADO E OS
    PRÓPRIOS, PODRES!

  20. Darazoom

    É do PSDB? O cara pode ser um bom ou até não valer nada, mas se foi investigado… A legião de idiotas vai descer a lenha.

  21. Michael

    Excelente! Quanto mais tucano e petista investigado e preso menos esquerda pra incomodar.

  22. Didi

    … SE FICASSE QUIETINHO ESTARIA NUMA NICE, MAS ESSE LANCE DE RICHA PRA CÁ RIXA PRA LÁ, UMA HORA IA DAR PAU MESMO.

  23. Alex Wie

    Sabe por que os PTistas nos odeiam rei? Porque não temos dó de ninguém, se tem algo suspeito de qualquer partido, mandamos sentar a pua.
    A diferença que queremos transparência para todos os partidos, e não defendemos ninguem.
    Eles odeiam isto rs.