Blogs e Colunistas

19/10/2010

às 15:43

Sérgio Guerra acusa Vox Populi de fazer “pesquisa sem-vergonha”

No Estadão Online:
No dia em que uma nova rodada da Pesquisa Vox Populi apontou 12 pontos de vantagem da petista Dilma Rousseff sobre o candidato tucano José Serra, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, acusou a instituição de trabalhar para o governo e para o PT. Em entrevista coletiva nesta manhã em São Paulo, o dirigente chamou o levantamento divulgado hoje “de pesquisa sem-vergonha” e afirmou que o instituto promove uma “poderosa” ação combinada para interferir na intenção de voto.

De acordo com Guerra, o erro do instituto de pesquisa no primeiro turno (que indicava a vitória de Dilma Rousseff em 3 de outubro) prova que houve uma manipulação dos dados. “Não dá para acreditar que foi um erro. Foi uma safadeza, uma falta de respeito pelas instituições brasileiras”, acusou.

Segundo o dirigente, institutos de pesquisa, como Vox Populi, fizeram um trabalho sistemático contra as campanhas dos aliados do PSDB no primeiro turno e repetem a estratégia do que ele chamou “de nova conspiração.” Para ele, os “institutos de pesquisa se tornaram campanhas eleitorais.”

A preocupação do partido, enfatizou Guerra, é que a repercussão das pesquisas na imprensa interfira na escolha dos eleitores e afete o ânimo dos militantes. “É uma ação irresponsável e leviana de uma instituição que não tem neutralidade”, afirmou.

Guerra afirmou que o partido não pretende entrar com uma ação judicial para impedir a divulgação de novas pesquisas do instituto Vox Populi, embora tenha alegado que a repercussão desse tipo de pesquisa deixa a democracia brasileira comprometida. “Não dá para aceitar calado que uma instituição como essa, que trabalha para o governo, que faz a campanha do governo, do PT, atue impunemente”, disse. No final, o tucano mandou um recado para o presidente do instituto: “Marcos Coimbra não vai eleger o presidente da República, ele não é o povo”, afirmou.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

203 Comentários

  1. luizinho

    -

    20/10/2010 às 9:09

    Acho preocupante com as pesquisas. Infelizmente ainda no Brasil, muitos votam naquele em que as pesquisas apontam. Apostam no OCAVALO DE CORRIDA que estiver na frente. Por isto que acho mto ruim, anúncio de pesquisas nas vesperas de eleições. Aquele eleitor que não tem opinião formada, não acompanham a vida de cada candidato, não leem, apenas assistem novelas, só assistem o horário eleitoral e nos programas de horário eleitoral tem de tudo. QUEM É O MELHOR????? Acabam sendo unfluenciado pelas pesquisas. Está mais que na hora de acabar com isso. Do jeito que o povão está com o saco cheio destas coisas!!!! EStão cada vez menos politizado. Isto é ruim!!!

  2. Kropotkin

    -

    20/10/2010 às 0:29

    Não voto!!! e não estou preocupado com quem será eleito, agora ou O Marcos Coimbra é um completo idiota e louco (rasga dinheiro), pois a crediblidade de um instituto de pesquisa é o seu maior capital ou é incompetente… Difícil também de acreditar que seja apenas um problema de método na busca das intenções de voto.
    Aliás, TODOS os institutos se declararam oráculos e futurólogos e os partidos utilizam essas “profecias” quando lhe são favoráveis, quando não são…

    Não estou em cima do muro, apenas acho que as pessoas que votam devem desconsiderar os institutos e votarem de acordo com a sua consciência…

  3. Aylton

    -

    20/10/2010 às 0:09

    Esse Instituto Vox Populi é mesmo tendencioso para o PT, pois no pleito para o governo de São Paulo foi o único que deu possibilidade de 2º turno entre Geraldo Alckmin PSDB e Aloisio Mercadante PT, deu no que deu Geraldo Alckmin no 1º turno e que Dilma venceria no 1º turno com larga vantagem, deu no que deu, 2º turno. Então…?

  4. Moita

    -

    19/10/2010 às 23:57

    Olha c/ números não se brinca (rsrs),a considerar as previsões de Coimbra no 1° turno onde ele afirmou que Dilma venceria c/ 12pontos de diferença, segue o seguinte raciocinio:
    1°turno - Dilma 59(no real 47) / Serra 27 (no real 33).
    2°turno - Dilma 52-12 (pq eles sempre erram) = 40
    Serra 39+6 (pq eles sempre erram) = 45
    Graças ao VoxDilma, vericamos que está assim:
    Serra - 45
    Dilma - 40
    OBS - Os números estão c/ a razão.
    Obrigado Coimbra,sua notável manipulação nos fez ver a real situação.

  5. Seavon

    -

    19/10/2010 às 22:46

    Quem descobriu o Brasil? Foi Pedro Álvares Cabral em 1500.
    Quem pode ser o melhor presidente do Brasil após 510 anos do seu descobrimento? José Serra.
    Se a maioria dos eleitores pensa assim, porque umas poucas pessoas, um Instituto, acha que pode ou vai mudar o rumo da história?
    Forçar, manipular, mentir, delatar, inventar, fazer de conta é menosprezar a inteligência de um povo.
    Ser ludibriado por quem quer estar numa atividade sem apresentar capacidade é muito feio.
    Não se deixe enganar pelos que faltam com a verdade.
    Vamos valorizar o nosso voto.

  6. Teresa cearense

    -

    19/10/2010 às 22:16

    Aqui no Ceará a guerrilha petista é fogo. Dizem aos pobres ignorantes que o Serra vai acabar com o bolsa família e eles acreditam, aos funcionários públicos dizem que o Serra não dá aumento de salário e que tem raiva de nordestino. E os adesivos de carro com o nome da Dilma são azuis, eles adotaram o tom azul pra confundir o eleitor, como fizeram no 1º turno, teve gente que se admirou pq diz que davam um santinho com a foto do Senador Tasso, mas os números eram todos começando com 13, eles admirados pq o Tasso não se elegeu e diziam o numero dele não é 13? Então agora os adesivos de colocar o carro com o nº 13, mas a cor azul, pq eles sabem que muita gente não gosta do pt e liga a sigla á cor vermelha. São uns cretinos, se aproveitam da inocência e ignorância das pessoas.

  7. Roberto Santana

    -

    19/10/2010 às 22:14

    UMA PERGUNTA QUE NUNCA SE CALA?
    QUEM ENCHE A GELADEIRA DESTE GRANDE E PATRI
    ÒTICO SENHOR, O GRANDE SABEDOR DA MAIORIA DOS SEM SARJETAS
    A PROXIMA PESQUISA VAI QUERER SABER QUEM O BRASILEIRO APONTA? QUEM É? O DENTISTA SACA TARTARO DE TOQ-TOQ GARCIA

  8. Nego Jonas

    -

    19/10/2010 às 21:49

    Caro Reinaldo,nem o Badanha acreditaria em mais esta loróta
    safada do parente do Collor.Se, não me engano ou é cunhado ou sobrinho…Alem disso, é REINCIDENCIA ESPECÍFICA, conforme vimos no primeiro tempo. Na inesperada prorrogação,
    da região sudeste o VOX… foi dispensado pela ¨descoordenação da campanha da FOFA…A Turma tá realmente no desesepero, pela primeira vez, na hixtória destepaís@braxxxil.com.beéééérrre.qUE TAL, tche…?

  9. josé campos

    -

    19/10/2010 às 21:37

    O Sérgio Guerra esqueceu-se de citar o Carlos Montenegro e o Otavinho Friasm, que elegeram Serra com quase dois anos de antecedência. E no primeiro turno, lembra-se, meu Rei?

  10. cleber mstias

    -

    19/10/2010 às 21:36

    Eu aprendi em estatisca, que uma amostragem so tem valor se for feita com 1% da universo ou seja realmente dos eleitores, que irão votar (coisa como 1.300.000 eleitores), ademais com tantos esc andalos dos petralhas e dilma empacada que nunca sabe nada, esperar o que, aliás vi o chico buarque dar apoio a dilma empacada, não seria o caso de perguntar a ele o que ele acha da esquerda do mensalão, do do dolar na cueca, do premio nobel(2010)que o governo lula nada disse, da morte de jovens na praça da paz celestial em 1.989

  11. LAHOZ

    -

    19/10/2010 às 21:16

    VOX BOSTOLI.
    COM ESSA DIFERENÇA MENTIROSA VAI DESMOBILIZAR AINDA MAIS OS DESANIMADOS PETISTAS.
    NÃO ESQUECER QUE O VOX BOSTOLI É DO PRIMO DO COLLOR. DO
    COIMBRA AQUELE COM CARA DE…

  12. lsmes@terra.com.br

    -

    19/10/2010 às 21:01

    Estava esperando hoje as pesquisas Datafolha e Ipobe. Porque será não sairam???
    Como na semana passada não era o dia??
    LS

  13. UNK

    -

    19/10/2010 às 19:54

    Reinaldo e amigos,

    PADILHA PEDE PARA SAIR!!

    PORQUE COLOCAR O SERRA NESTE EMBROLIO QUE É DA TURMA DO MAL!!
    FOI A DILMA E QUADRILHA QUE COLOCOU SEU NOME NA LISTA.

    VAMOS COMBATER AS MILÍCIAS DA DILMA E SEUS MILICIANOS MAS
    NÃO MISTURE OS CANAIS.

    O SERRA É DO BEM!!
    SERRA É PRESIDENTE!!!

  14. Cláudio Pérsio

    -

    19/10/2010 às 19:43

    Repito comentário já feito por mim a respeito do instituto de pesquisas Vox Populi. Numa das eleiçóes ganhas por Aécio (lembro aos leitores que em ambas o Aécio ganhou de goleada no primeiro turno), tal instituto colocou o Newtão Cardoso num hipotético segundo turno com 28% de votos. Pois bem: não passou de meros 7%. Aqui em BH o crédito do tal instituto é zero. O Denis está bem enganado ou enganando.

  15. Denis

    -

    19/10/2010 às 19:27

    interessante, quem procurar não vai encontrar, uma única acusação verbal desferida pelo PSDB contra o Vox Populi, nem qualquer questionamento à correção do seu trabalho, nas corridas estaduais em São Paulo e Minas Gerais, onde o instituto previu a vitória dos candidatos tucanos em primeiro turno.Porq será, heim? O PSDB e a mídia da “Casa Grande” simplesmente ignoram as avaliações do governo Lula, além de subestimar a inteligência e o senso crítico da população brasileira.É Brincadeira!!!

  16. Thiago Ramasco

    -

    19/10/2010 às 19:19

    Reinaldo,

    Não é de hoje que esse MArcos Coimbra apronta.
    Dá uma olhada nesse vídeo do YouTube. É daquele surto que o Collor teve com o Pedro Simon, no Senado: http://www.youtube.com/watch?v=O43II_C0jVY
    Avance a 5:25. O apoiador da Dilma conta que a idéia de lançar sua candidatura surgiu de uma conversa com esse grande “pesquisador”. Acho que isso poderia ser mostrado no horário eleitoral para mostrar de que lado essa gente toda está.

    Abraço!

  17. Marcus(MG)

    -

    19/10/2010 às 19:12

    Qual a novidade?Seria de assustar era se este instituto colocasse uma única vez o Serra na frente,aí sim eu ficaria grilado!

  18. roni

    -

    19/10/2010 às 19:03

    A pesquisa é sem vergonha mesmo, mas muito mais sem vergonha é o partidarismo que ocorre também no site brturbo/IG, vai ser tendencioso assim lá na….bem acho que são mesmo é da turma OI/Telecom/PT saudações!

  19. teco-teco no fubeco

    -

    19/10/2010 às 18:56

    Quando é instada a se manifestar, a justiça eleitoral brasileira mostra a sua total e cara inutilidade. De suas duas obrigações, julgar causa eleitorias e fiscalizar o pleito, ela é pífia na primeira e nula na segunda. Se na primeira,ela é inerte por definição, na segunda é inerte por preguiça e omissão, isto porque um órgão fiscalizador tem o dever de agir ‘de ofício’. E como ela é uma nulidade absoluta, absurdos como as pesquisas desse tal vox populi grassam por aí impunemente. Ponto para o tal Marcos Coimbra.

  20. Vera L.

    -

    19/10/2010 às 18:53

    Reinaldo,
    Agora também pelo que vi tem muita gente MESMO que não acredita em pesquisa e devido a Marina. Todos viam que Marina estava subindo, e ela mesma dizia que a pesquisa não refletia o que via nas ruas. Então o VOX 171 pode até fazer toda essa fraude que não tem mais aquele negócio de ir atrás das pesquisas assim sem mais nem menos, não mesmo. A campanha do Serra tem que PEDIR VOTOS de todo mundo, teve bastante voto nulo,abstenções. No horário eleitoral Serra teria que convencer essas pessoas. Apesar do CAPO eleitoral Lula, Dilma é muito ruim, os debates do segundo turno evidenciaram muito à diferença dela e do Serra. dizem que teve pouca audiência, mas tem à repercussão na internet, vê que ele ganha em todas as enquetes. O PSDB tem que continuar bem unido e vamos em frente, os BANDIDOS são bandidos e não vão mudar. A luta é dura mesmo,com o banditismo do PT é muito mais.

  21. Mangusto

    -

    19/10/2010 às 18:52

    Vox Populi
    Indico o Marcos Coimbra para o prêmio ALGEMAS DE OURO.

  22. José

    -

    19/10/2010 às 18:51

    Reinaldo
    Eu estou tranquilo,ninguém mais acredita nestas pesquisas.Elas podem colocarem 12 pontos de vantagem para a Dilma porque todo mundo está sabendo que a eleição está pau a pau ou o José Serra está na frente.

  23. AC

    -

    19/10/2010 às 18:50

    É que o Coimbra esqueceu de dizer que a pesquisa foi feita no PMDB.

  24. QUAKER

    -

    19/10/2010 às 18:45

    A VERDADE TEM QUE SER DITA.NÃO ADIANTA FICAR ESCONDENDO.
    SE DILMA SE ELEGER ELA NÃO FICA NO GOVERNO DESTE PAIS MAIS QUE SEIS MESES.
    ELA VAI SER COLOCADA PRA FORA DO GOVERNO E DO PAÍS.;LULA VAI JUNTO.NÃO DUVIDEM DISTO.

  25. QUAKER

    -

    19/10/2010 às 18:42

    ENTRE ACUSAR E EXIGIR IMEDIATA AÇÃO DO MINSTÉRIO P[ÚBLICO TEM MUITA DISTÂNCIA.
    PORQUE NÃO EXIGIR AO STE PARA NÃO PERMITIR MAIS DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS PARA O SEGUNDO TURNO?

  26. rhbs

    -

    19/10/2010 às 18:27

    no 1º turno, no Paraná, por várias ocasiões o PSDB “barrou na justiça” a divulgação de pesquisas de vários institutos. A alegação, reconhecida pela justiça, era a metodologia da amostragem. Aonde está o PSDB nacional que não faz o mesmo?

  27. Cláudia

    -

    19/10/2010 às 18:25

    Rei,
    O PT é uma organização criminosa. Contrata uma pesquisa a um Instituto também criminoso. Divulga um falso resultado aos eleitores brasileiros, com o objetivo de influenciar o voto. Um jornalista, Fernando Rodrigues, que diz fazer análise política para um jornal do porte da Folha de São Paulo e um portal da internet como o UOL, faz um comentário onde diz, claramente, que o resultado é fraudulento, mas que o PT comete um crime em nome da mobilização de seus militantes:” Houve grande desmobilização por parte do PT e do PSDB nos dias que sucederam ao primeiro turno. Os bons percentuais em pesquisas servem para galvanizar apoios –no caso, para Dilma. Os militantes ficam mais animados. E, é claro, na campanha com menos pontos na pesquisa, o efeito é oposto.”

    E ponto. Está tudo muito bom, está tudo muito certo. Ainda considera oportuno fazer uma piada com o crime cometido pelo PT e pelo Instituto Vox Populi contra o povo brasileiro. O que é isso????

  28. Anônimo

    -

    19/10/2010 às 18:23

    Reinaldo, o Paulo Nery tem razão. Tem que falar o salário da Dilma na Petrobrás que recebe como conselheira; tem que dizer que a nossa gasolina é a mais cara e a mais vagabunda do mundo; tem que dizer que o lula ENTREGOU parte da Petrobrás para a Bolívia; tem que dizer que o Lula gastou 100 mil na festinha da neta com dinheiro do contribuinte (elles já estão tirando os sites com essa informação do ar… entendeu!); tem que dizer que o terno do Lulla custa 5 mil doletas, que a bolsa hermes da dilma custa 14 mil doletas e que o ZéDirceu gastou 15 mil num restaurante com 3 garrafas de vinho!!! Isso o povo entende, ele sabe o que é 15 mil reais e como é difícil juntar essa quantia.

    Não adianta falar de economia ou de estatística.
    Aqui em Fpolis o Dário se reelegeu somente dizendo que o seu oponente (Chiquinho) tinha 2 ou três aposentadoria… que ganhava mais de 20 mil reais por mês! O Dário como empresário deve ganhar isso por dia!!!, mas o povo acha justo que o Dário ganhe isso como empresário> O que o povo não aceita é que uma pessoa seja, por exemplo, do conselho de uma estatal e ganhe mais de 50 mil por mês para comparecer 1 vez a cada 3 meses!!! ENTENDERAM MARQUETEIROS DO SERRA!!!, a eleição tá no papo é só o Serra usar uma linguagem que o povo entenda!!!

  29. Cezar Ramos

    -

    19/10/2010 às 18:22

    Li a pouco na Veja on line que o PSDB denuncia a conspiração do Vox Populi sobre a sua ultima pesquisa. E o que faz o presidente do partido, o senhor Sergio Guerra, chamado pelo Coturno Noturno, de lerdo: simplesmente convoca a imprensa para dizer o que todo mundo já sabe, é uma pesquisa comprada, e que não vai entrar na justiça. Por que o partido não faz como fez o Beto Richa no Paraná e entra na justiça proibindo esse institutozinho, vendido ao PT, de publicar as suas pesquisas? Será que o presidente do partido não veste calças ou lulou de vez. Porque aqui em Pernambuco, no primeiro turno deixou o Jarbas Vasconcelos a ver navios. Entre a aliança dos partidos de oposição e o governador Eduardo Campos ele não optou pela aliança. Chego à conclusão de que o Coturno Noturno esta com razão quando o chama de lerdo. Será que a oposição acabou no Brasil?

  30. djailson santos -

    -

    19/10/2010 às 18:20

    QUERO A OPINIÃO SOBRE UM DETALHE MUITO SIMPLES E ESQUECIDO NESTA CAMPANHA: POR QUE DILMA DECLAROU AO TSE GUARDAR EM CASA MAIS DE r$ 150.000,00 (SERÁ DE QUE SÓ É ESSA A QUANTIA?)INDICIO MUITO FORTE DE MUTRETA JÁ O QUE FICOU VALENDO FOI O DITO POR ELA. COMO COMPROVAR?

  31. PT666

    -

    19/10/2010 às 18:13

    Reinaldo, não se foi petralha infiltrado querendo desestabilizar nossa campanha. Mas aí vai o comentário retirado do blog Augusto Nunes

    Comentário de Algoncalves
    -

    19/10/2010 às 17:47

    Caro Augusto,

    É preciso que o Serra e o PSDB desmintam categoricamente os boatos que correm em São Paulo, ainda hoje meus funcionários declararam que vão votar Dilma porque foi lhes dito que Serra vai acabar com o 13o salário e não os consigo convencer do contrario, é o próprio candidato que tem de desmentir estes boatos de forma categórica.

    De contrario vai ser mais difícil do que se prevê. O jogo vai ser baixo, é preciso mostrar estes vídeos. é preciso uma linguagem mais clara.

    SE ISSO FOR VERDADE O PSDB PRECISA DESMENTIR ISSO HOJE NA GLOBO.

  32. Flávio Dimas Franzoi

    -

    19/10/2010 às 18:12

    REINALDO,
    O PÚBLICO NÃO ENTENDEU, OS JORNALISTAS ACHO QUE NÃO ENTENDERAM MAS A PESQUISA DO VOX POPULI FOI FEITA ENTRE OS PETRALHAS, LOGO O SERRA JÁ TEM 39% DOS PETRALHAS, ATÉ OS PETRALHAS NÃO ESTÃO MAIS A FIM DE VOTAR NA MÃE DILMÁ. A PROPÓSITO LOGO, LOGO ELA VAI FALAR QUE VAI GOVERNAR PARA OS SEMOVENTES TAMBÉM.

  33. carlos mattos

    -

    19/10/2010 às 18:01

    e so prender o chefe, prende o homiiiiiiiiiiiiii

  34. Sanderson

    -

    19/10/2010 às 18:01

    Fico feliz desse infeliz predidente de uma legenda que há anos caiu no descrédito do brasileiro se irritar tanto com os dados da nova pesquisa Vox Populi. A Dilma tem um partido de sustentação que é caracterizado pela militância, onde o corpo a cordo de seus simpatizantes se torna um elo forte na cadeia de vitórias que o PT tem obtido nos últimos pleitos. Se a pesquisa apontasse uma diminuição da distância o senador estaria comemorando e incitando a adversário. Pena que o brasileiro não quer mais esse tipo de politicagem barata e que mostra o desespero de quem trabalha mau e não sabe perder. Serão apenas 4 anos Sérgio.

  35. Marcelo Jr.

    -

    19/10/2010 às 17:58

    #
    Institutos de PESQUISAS são uma FRAUDE ..
    http://www.youtube.com/watch?v=sHK-7JyNHEM&feature=player_embedded
    #

  36. Henrique

    -

    19/10/2010 às 17:54

    Tio Rei,

    TODOS os institutos de pesquisa estão vendidos ao Lulo-petismo. É claro que alegam a mais completa inocência, mas na última hora vão indicar uma “inflexão de tendência” que em última análise é apenas para justificar um resultado inverso ao que vinham indicando.

    Uma diretora do IBOPE explicou no Roda-Viva, logo após o primeiro turno, como são feitas essas pesquisas e porque o resultado sai assim. Basicamente, não perguntam de cara em quem o entrevistado vai votar.

    A ordem das perguntas é mais ou menos assim:

    1. O sr(a.) sabe que no atual governo o país cresceu mais que o dobro do que cresceu nos 8 anos de FHC?

    2. O sr. sabia que no governo Lula 28 milhões de psssoas saíram da miséria?

    3. O sr. sabia que xx milhões de pessoas entraram na classe média (sem explicar que para isso passaram a considerar “classe média” uma renda familiar bem menor que a que consideravam anteriormente…)?

    4. Blá blá blá… tudo o que se positivo se possa dizer sobre o govêrno Lula.

    5. O sr. sabe que a ministra Dilma Rouseff é a candidata do Presidente Lula?

    6. Muito bem, agora que o sr. sabe tudo isso, em quem pretende votar?

    Tá explicado. Os números não mentem, mas a mentira tem pernas curtas, e faltam menos de duas semanas…

    Se correr, o bicho pega, se ficar o bicho come. Eles estão ferrados, mas vão fingir que estão ganhando até o último anúncio do TSE…

  37. Marcelo Jr.

    -

    19/10/2010 às 17:49

  38. Eduardo

    -

    19/10/2010 às 17:49

    Concordo em número e grau com o “Jorge 19/10/2010 às 17:37″. Isto é uma questão que deve ser analisada a fundo, poxa, um governo repleto de corrupção, a cada dia ou semana surgem notícias que o mais alto escalão do governo está envolvido em inúmeros escândalos e mesmo assim o presidente continua com altos índices de aprovação. Muito estranho isso tudo.

  39. simone

    -

    19/10/2010 às 17:48

    Gente, nossa resposta tem que ser nas urnas, pq não adianta só esbravejar e não agirmos. Precisamos união, força, estimular a família, amigos, amigos dos amigos, vizinhos. Cada qual fazendo a sua parte. Não vamos viajar feriado, precisamos eleger SERRRA= Se é isto que queremos, não vai acontecer por osmose, vai acontecer votando, e não viajando, e conquistando cada dia mais votos.
    DIA 31- JOSÉ SERRA - PRESIDENTE DO BRASIL

  40. 45 Eduardo Gonçalves 45

    -

    19/10/2010 às 17:48

    O idiota do Coimbra pensa que a militancia do PSDB vai desistir e ficar desanimada ,mas o que importa é que sabemos do crescimento constante do Serra e quem foi vaiado em BH foi o moluscão e sua cria Poste ,e com certeza vamos mostrar nas urnas o desejo do fim do mandato de Petralha e trabalhar após as eleições para afastar todos os criminosos que invadiram o governo por 8 anos e acorda jumento o povo não confia em pesquisas e principalmente fajuta e quero ver vc ir na Band defender a vitória de um Poste.

  41. Anônimo

    -

    19/10/2010 às 17:46

    Doutor Reinaldo,
    O Lula não quer “liberdade de imprensa” ele quer “se ver livre da imprensa”!
    E como fica a Globo com o Noblat anunciando (no Twiter)ontem o resultado do IBOPE (passado pelo amiguinhos do PT) que só fecha amanhã? Vai divulgar e compactuar com essa fraude?

  42. Paulo Nery

    -

    19/10/2010 às 17:46

    URGENTEEEE !!! Reinaldo, manda o pessoal do Serra jogar o salário da Dilma na Petrobrás pro povo entender, porque ela defende tanto. No debate ao vivo !! NA MIRA !!! CHEQUE-MATE !!

  43. Marcos Pinto

    -

    19/10/2010 às 17:45

    ESSE INSTUTUTO DE PESQUISA E FAJUTO,,NÃO TEM COMO ACREDITAR,TODO LUGAR QUE VOU SO DÁ SERRA,O UNICO INSITUTO COMPRADO PELO PT,É ESSE FULEIRO ESSE VOX POPULI

  44. Bovi

    -

    19/10/2010 às 17:40

    O controle dos institutos de pesquisa segue a mesma lógica do controle da imprensa, ou seja, é feito pelo público, pelos leitores. Se perder credibilidade, não sobreviverá. É a mesma coisa. Podemos achar ruim, mas há o direito de se fazer pesquisas…

  45. Marcelo Jr.

    -

    19/10/2010 às 17:38

    **
    O CIRO GOMES, agora coordenador da Dilma, já antecipou isto, o Vox Populi é uma fraude.!
    **

  46. ANÍSIO CARLOS

    -

    19/10/2010 às 17:37

    POR ENQUANTO A MENTIRA NÃO TRAZ GRANDES PREJUÍZOS.
    PIOR É ESSE TIPO DE FRAUDE NAS CONTAGENS DOS VOTOS .
    SERÁ QUE SE FOR DIVULGADO A VITÓRIA DA PALANQUEIRA TEREMOS COMO DIVERGIR DO RESULTADO ?
    QUEM ESTARÁ PRESENTE NESSE ATO DAS APURAÇÕES ?
    HUUM….. PT = FALCATRUAS

  47. Jorge

    -

    19/10/2010 às 17:37

    Os erros grosseiros cometidos pelas empresas de pesquisas de opiniao durante o primeiro turno fazem-me questionar, igualmente, os altos indices de popularidade do Lula que essas mesmas empresas pregam dia apos dia. Para mim, tudo nao passa de empulhacao!

  48. Claudio

    -

    19/10/2010 às 17:37

    Boa idéia!
    Serra precisa dar uns telefonemas para essa Zelite Petralha que está patrocinando essa (cara) fajutagem e avisar: façam direitinho porque se se ganhar não vou esquecer o que voces estão fazendo agora! Vai ter represáia! Quer arriscar?!

  49. EL

    -

    19/10/2010 às 17:37

    E alguém ainda acredita nesse “instituto”?
    Eles não irão influenciar em nada pois ja perderam a pouca credibilidade que tinham.(se é que tinham)

  50. Rosali

    -

    19/10/2010 às 17:37

    O presidente do PSDB,esta certo.A pesquisa volta tentar enfluenciar.O correto seria fazer o que foi feito no PARANÁ,pedir que não seja divulgado pesquisa nenhuma até sa eleições, ja foi visto e divulgado que no primeiro TURNO foram dadas informações ERRADAS.Tem um departamento do governo que impede informar errado os meios de comunicação.NINGUEM FAZ NADA? ONDE ELE ESTÁ?

  51. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 17:36

    TIO REI DO CÉU!
    MOSTRA OS 4 JACARÉS DO INFOGRÁFICO DO UOL NO SEU BLOG!
    ESCANCARA A FARSA DO PT E VOX POPULI!
    DETONA COM OS PETRALHAS!

    http://eleicoes.uol.com.br/2010/pesquisas-eleitorais/brasil-presidente-segundo-turno-datafolha.jhtm

    FERRO NOS FARSANTES!

  52. Pedro Couto

    -

    19/10/2010 às 17:35

    O Senhor Sergio Guerra devia acionar na justiça, contra esse tipo de resultado apresenteado pelos Institutos de Pesquisas. Pois é o mesmo caso da disparidade publicitária com tendências facciosas à determinado candidato. Sempre com a intenção de influenciar o Eleitor. O Senhor Beto Richa em Curitiba, acionou a justiça e conseguiu, no final da campanha sobre o mesmo assunto. Em que o resultado do seu opositor da noite para o dia subiu nas alturas, dando como empate técnico tudo, mentira. O resultado nas urnas se confirmaram a verdade pois é considerado o melhor Instituto de pesquisa, com resultado real, doa a quem doer.

  53. Patricia

    -

    19/10/2010 às 17:34

    Esta é a mente petista:

    http://pt20anos.wordpress.com/2010/10/18/a-igreja-e-contra-pt-vamos-combatela/

    O povo brasileiro que abra os olhos.

  54. Anônimo Paulistano

    -

    19/10/2010 às 17:34

    O resultado da pesquisa Vox Populi é maravilhoso, quanto maior é a altura do salto alto maior será o tombo.

  55. Adhemar

    -

    19/10/2010 às 17:33

    Reinaldo.
    A verdade é que Serra já está na frente da Dilma em 1 ponto percentual.
    Eu ainda acho que ele vai vencer com uma margem de mais de 5 pontos percentuais. Algo como 53% dos votos válidos.
    A força pró-Serra está muito grande, não somente em Minas, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, como também em alguns estados do norte/nordeste, enquanto que a Dilma esta se afogando no próprio vômito.

  56. ricardo

    -

    19/10/2010 às 17:32

    tem que ter lei, tem que ter lei!!!! esses institutos, TODOS ELES, tem de ser enquadrados em algum código regulamentador…não se pode ficar por ai ganhando dinheiro fabricando o nada! a situação eh insustentável!

  57. Anônimo

    -

    19/10/2010 às 17:32

  58. Francano

    -

    19/10/2010 às 17:31

    Pesquisa sem-vergonha.Vox Populi.foi a que fez um estrago no Acre./absurdo.

  59. Claudio

    -

    19/10/2010 às 17:31

    Raça Petralha! Não param nunca de delinquir! Quando se pensa que já se viu de tudo, eles se reinvetam na patifaria. Os pobres números não aguentam mais tanta violência e eles continuam a bater. Quando não há mais nada a extrair dessas pobres criaturas,aí eles mudam o torturador.

  60. Marcia

    -

    19/10/2010 às 17:30

    Reinaldo
    Até que enfim. É disso que precisamos, que o PSDB suba o tom da voz, que é a voz de quem vota no Serra.

  61. Anônimo

    -

    19/10/2010 às 17:27

    Paulo - BH, está tudo explicadíssimo! Se desenhar estraga. O coimbra tem imunidade, pode mentir à vontade. O “instituto” deveria se chamar vox coimbrae, já que fala por ele, não pelo povo.

  62. Marcelo Jr.

    -

    19/10/2010 às 17:27

    #
    Dilma fica insinuando que os eleitores de São Paulo ‘não sabem votar’, ou seja, são ignorantes e não elegem candidatos do PT ..
    #

  63. quintino

    -

    19/10/2010 às 17:22

    a recor e o edir maçedo estao juntos com dilma e o pt pois eles se mereçem estao tudo com problemas com a justiça conforme notiçiarios esta na hora da globo se acordar voçe ja pensou dilma lula color sarney edir maçedo chaves tudo junto querendo implantar um chavismo no brasil isso é possivel como a boneca tem a maioria no senado e na camara dos deputados

  64. Anônimo

    -

    19/10/2010 às 17:22

    Até que enfim alguém levanta a voz em alto e bom som contra mais essa safadeza. O pior é o TSE aceitar registrar, sem normatizar, pesquisas que só tem cunho eleitoral partidário.
    O lado bom é que está nos indicando, conforme no primeiro turno, que as oposições de fato terão a vitória se continuarem como estão.

  65. Schurispy

    -

    19/10/2010 às 17:21

    Impressionante como um orgão desclassificado como esse seja tolerado pelas autoridades que tem a obrigação de proteger nossa eleição. o Tribunal Eleitoral, que existe apenas com essa finalidade, deveria estar atento.
    Essa eleição já esta mais do que “bichada”, com os crimes eleitorais cometido pelo Presidente, e a presença descarada dos órgãos públicos e empresas estatais . Petrobras, Correios etc…
    Que autoridade terá um(a) presidente(a) que poderá chegar com esses vícios?
    Corremos o risco de ter quatro anos governados por alguem que foi plantado no poder de forma ilegal e anti-democrata. O Brasil ficaria mais próximo de uma Venezuela.
    SERRA aparece nesse momento como o antidoto dessa safadeza petista, e sera assim que o eleitorado brasileiro, se DEUS quiser, vai entender no dia 31.

  66. PTNUNCAMAIS

    -

    19/10/2010 às 17:20

    Uma sugestão, Reinaldo

    Para quem mora em cidades do Estado do Rio que têm restaurantes populares (1,00), será muito bom fazer campanha do Serra. Esse pessoal, a maioria, de baixa condição financeira, vota por votar ou vota por ignorância.

  67. POR UM BRASIL DECENTE, SERRA PRESIDENTE

    -

    19/10/2010 às 17:16

    Sim, agora é GUERRA!
    Até 31 de outubro, arregacemos as mangas das camisas e vamos à luta.
    O FASCISMO PETISTA NÃO PASSARÁ!

  68. denys

    -

    19/10/2010 às 17:16

    SIMPLESMENTE NÃO HÁ SEGUNDO TURNO.NÃO FOI O VOX POPULI QUE AFIRMOU QUE ELA ESTARIA ELEITA NO PRIMEIRO TURNO COM 12 PONTOS Á FRENTE DOS DEMAIS CANDIDATOS?KKKKKKKKKKK

  69. DILMALUCA

    -

    19/10/2010 às 17:15

    Hoje falei com um coordenador de campanha do PSDB, e ele me disse que as pesquisas internas do PSDB mostram tranquilidade para o Serra.

  70. Monge

    -

    19/10/2010 às 17:11

    Sem-vergonha e criminosa! Cadeia nesses bandidos ja!

  71. País eticamente destroçado

    -

    19/10/2010 às 17:10

    Acho que o PSDB deveria entrar na justiça sim. E tantar proibir o Vox Poppuli de fazer campanha.

  72. justiça

    -

    19/10/2010 às 17:06

    De todas as coisa que odeio e desprezo nos petralhas , é chamarem diumulla de Joana D’Arc. Os puxa-sacos que a rodeiam deveriam ler ou se informar melhor, todo mundo sabe o fim da Santa.

  73. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 17:06

    TIO REI,
    http://eleicoes.uol.com.br/2010/pesquisas-eleitorais/brasil-presidente-segundo-turno-datafolha.jhtm

    OLHA O LINK DO INFOGRÁFICO DO UOL, COM O HISTÓRICO DOS 4 INSTITUTOS…EM TODOS ELES, O JACARÉ ESTÁ FECHANDO A BOCA, INDICANDO A VIRA DO SERRA
    QUER DIZER, ESTAVAM
    O VOX POPULI, MANIPULOU GROSSEIRAMENTE AS CURVAS!
    VERIFIQUEM!
    ESTÁ CONFIGURADA A FRAUDE!
    MATEMATICAMENTE PROVADA!
    É HORA DO PSDB IMPUGNAR A PESQUISA E PROCESSAR O VOX POPULI

    http://eleicoes.uol.com.br/2010/pesquisas-eleitorais/brasil-presidente-segundo-turno-datafolha.jhtm

  74. País eticamente destroçado

    -

    19/10/2010 às 17:05

    brilhante. Gostei muito do Sérgio Guerra. É uma calhordice sem tamanho mesmo, uma falcatrua, uma pilantragem como só mesmo um lixo como este prostituto de pesquisa é capaz.

  75. tere

    -

    19/10/2010 às 17:04

    Rei, acho que o pessoal do PT está começando a ficar desesperado. Hoje a minha filha foi ao departamento de pessoal do Instituto federal onde ela trabalha e eles estão instruindo os funcionários a votarem e convencerem outras pessoas a votarem na Dilma. O argumento é de que se o Serra ganhar o Instituto será fechado.

  76. Gustavo

    -

    19/10/2010 às 17:04

    Prezado Reinaldo, essa eu também não pude deixar passar ‘em branco’. No blog do pt20anos que você citou em um dos posts, achei um post colado de um outro blog, chamado “Escrivinhador”. Nesse post colado, fica clara, mesmo que não escrita diretamente, a lógica desses ‘nobres’ esquerdistas. Ele coloca, inicialmente, que os votos estão divididos em classes e que os mais ricos e/ou com maior grau educacional tem preferência pelo Serra, enquanto a contrapartida, pela Dilma. Ele acha que é um erro da estratégia de marketing petista, tentar se aproximar da classe média, que está com Serra. Ele propõe o oposto: “Já disse aqui: a campanha de Lula deveria aprofundar o corte de classe”. Por fim, e é aí que se encontra a bela proposta “igualitária” da sua argumentação, ele coloca que: “O Brasil ainda é um país de muitos pobres. Essa massa, imensa, apesar de todo o bombardeio midiático e religioso, segue ao lado de Lula e Dilma. Esse é o patrimônio maior da candidatura Dilma. Patrimônio que – com Lula em campo – pode decidir essa eleição que se tornou tão difícil e imprevisível na reta final”. Leia-se: Patrimônio que deveria ser mantido. Ou seja, em suas ‘nobres’ reivindicações ‘igualitárias’ ele defende que os petistas mantenham os pobres e com baixa escolaridade da mesma forma, pobres e sem escolaridade, porque esse é o patrimônio a ser mantido. Impressionante esse ‘novo socialismo’ que já não tem mais o pudor de dizer que quer miséria para ganhar poder.

  77. Matheus

    -

    19/10/2010 às 17:04

    Ao Anonimo-19/10/2010 das 16:22:
    A metodologia de cálculo do índice está explicada no site do próprio IDEB. As notas das provas são o que compõem o índice e a aprovação ajusta o indicador para tornar mais justa a comparação de escolas que aprovam muito mas ensinam mal (a tese da Dilma) e escolas que ensinam bem mas reprovam muito (o que por oposição, é o que ela imagina que aconteça com as que reprovam do partido dela).
    Leia com calma a primeira página da nota técnica. Dilma não só mentiu, mostrou falta de informação e desrespeito com aqueles que elaboraram o critério técnico.

  78. Marcelo Jr.

    -

    19/10/2010 às 17:03

    **
    Pelo menos na web, SERRA está muito mais confortável. Até nas mais TENDENCIOSAS enquetes, SERRA está em vantagem..!!
    **

  79. ricardo wagner

    -

    19/10/2010 às 17:03

    Alguém ainda acredita nesse Vox Populi??? Não vamos nos preocupar com isso. A eleição vai ser difícil, mas não é isso que vai decidir. O que precisa é o Serra finalmente desmoralizar a Dilma. Falta um pouc o de coragem e ousadia. Tem que bater forte, mesmo que tenha que bater no Lula também… Sigam os conselhos do Aécio e do Aloizio Nunes que esse jogo vira rapidinho.

  80. justiça

    -

    19/10/2010 às 17:02

    Essa pesquisa (VP)ViperinaPetista deve ter sido feita no ninho de cobras que se transformou o “palácio do governo”.

  81. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 17:01

    DILMA FALOU NO JORNAL NACIONAL:
    “Eu e Indira Gandhi somos as maiores mulheres da história da humanidade…”
    SOMOS MAIORES QUE A MARIA, A NOSSA SENHORA, DOS CATÓLICOS!

  82. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 16:58

    tio rei,
    no infográfico do uol, há o histórico (desde o início do processo, há meses) dos 4 institutos
    EM TODOS, O JACARÉ ESTÁ FECHANDO A BOCA, INDICANDO A VIRADA DO SERRA

    QUER DIZER, ATÉ ONTEM…

    POIS O MARCOS COIMBRA, O “PESQUISEIRO” (VIZINHO DO MARCOS VALERIO, O MENSALEIRO), ABRIU A BOCA DO JACARÉ A FORCEPS (OU ABRIU O COFRE, DIGO A BOCA DO JACARÉ, NO ESTILO DILMA TERRORISTA…À BASE DE DINAMITE)

    CONFIRAM…NO INFOGRÁFICO DO UOL

    É A PROVA CABAL!

    PRISÃO PARA O “PESQUISEIRO”

  83. Paulo - BH

    -

    19/10/2010 às 16:57

    Esse Coimbra, que mora aqui em BH, tem o DNA da safadeza: é sobrinho do Collor, filho da Leda Collor e do ex-embaixador Coimbra. Tá explicado?

  84. Clê

    -

    19/10/2010 às 16:55

    Atençao PSDB. Tem um video no Coturno noturno do Lula acusando Plano Real de ser golpe eleitoal e FHC diz na cara dele que apesar do PT e PDT atrapalharem, vai dar certo. Em seguida a Dilma fala que a estabilidade econômica foi conquistada pelo governo FHc!!!
    Rei, posta aqui tb!!!!!
    Tem que ir pro horario eleitoral. Vamos espalhar!!!!!!!!!!!!!!!!!

  85. leon

    -

    19/10/2010 às 16:55

    O mais impressionante é O Globo publicar a tal pesquisa.

  86. Climazzen

    -

    19/10/2010 às 16:54

  87. simone

    -

    19/10/2010 às 16:53

    Gente , vamos nos mobilizar, o que esta gangue de petralhas são capazes de fazer, já esperávamos por isso. OCorre , que a hora é de trabalho, arregaçar as mangar, apelar para as pessoas não viajarem, falar com os familiares, com amigos, amigos do amigos, vizinho etc…, Paulistada, a Dilma chamou vocês de besta, e agora? como vocês vão responder. Respondam nas urnas, aproveitem o que a cidade tem de bom pra oferecer e mostra pra petralha guerrilheira quem são os bestas. Vamos agir no lugar de se lamentar. Os petralhas partem pra ação e nós aqui chorando as pitangas. Vamos lá, vamos pra igrejas, mostre o que o Reinaldo noticiou baixo , sobre a luta que o pt vai travar com a igreja. Vamos pro batente. Dia 31- JOSÉ SERRA-PRESIDENTE

  88. Dilmanão

    -

    19/10/2010 às 16:53

    blog coturno noturno - assunto: pesquisas

    Blogger DIL_MENTINDO disse…

    Onda Azul no RS

    RS: Fogaça e Rigotto anunciam voto em Serra

    http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4742741-EI15335,00-RS+Fogaca+e+Rigotto+anunciam+apoio+a+Jose+Serra.html

    SP + MG + PR + RS desse jeito vai dar Serra 58% dos votos válidos

  89. Rapaz das brasílicas highlands

    -

    19/10/2010 às 16:51

    AHHH! Enfim!!! Já tem um bom tempo que eu vejo este posar de “homem de instituto responsável”. Enfim, cai a máscara dos covardes.

  90. José N.Rodrigues

    -

    19/10/2010 às 16:48

    Sérgio Guerra falou o óbvio.Marcos Coimbra na verdade não elegerá o presidente da República.Só que… este continuará “mamando” nas tetas de quem lhe franquia o leite,caso a sua “vaca leiteira” mude de nome,mas permaneça no mesmo enderêço.
    Rodrigão

  91. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 16:48

    MARCOS COIMBRA É VIZINHO DO MARCOS VALÉRIO…
    …UM É MENSALEIRO, O OUTRO É PESQUISEIRO…

  92. Flavio Antonio Lourenço

    -

    19/10/2010 às 16:47

    Reinaldo

    Esse cara de mula que comenta suas pesquisas compradas, ele queria apostar que Dilma ganharia no Primeiro turno, depois de ficar alguns dias na moita só esperando o que iria acontece ele vem com uma pesquisa sem vergonha, esse MC é um grande sem vergonha e mais um vagabundo sustentado por um partido mentiroso, cínico, sem caráter.

  93. Sergio Accioly

    -

    19/10/2010 às 16:45

    Lulla foi contra o plano Real assim como Dilma era a favor do aborto. Hoje MENTEM DESCARADAMENTE: a estabilidade é obra delle assim como Dilma é contra o aborto.
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=dnFpcXXroAc

  94. CRenato

    -

    19/10/2010 às 16:45

    Investigar a fundo essas putarias também é um bom motivo para votar na oposição.

  95. Matheus

    -

    19/10/2010 às 16:44

    Tem petista alegando que as urnas que não estão corretas…pra falar isso realmente deve estar com medo de perder o emprego.

  96. Samuel

    -

    19/10/2010 às 16:44

    Reinaldo,

    você ouviu o que deu agora na rádio CBN:

    “Revista pró-DILMA da CUT, retirada de circulação pelo TSE, por crime eleitoral, era custeada pela PETROBRAS e pelo BANCO DO BRASIL”.
    Que coincidência!

  97. Karen-SP

    -

    19/10/2010 às 16:43

    Esse “resultado” me assustaria se fosse no primeiro turno. Mas agora, não. A búlgara só fala e faz besteria. Gagueja, não consegue formular um pensamento coerente. Tomou uma chapuletada do Serra no último debate. Serra está subindo, essa é a verdade. Serra sobe porque está usando muito bem a comparação de biografias, o que ele tem de sobra. O povo já percebeu que a búlgara é robotizada. Fraca demais, nem decorar textos sabe. Porém é especialista em mentiras e calúnias, tal e qual seu partideco!
    A subida de Serra é a única explicação para o desespero dos petralhas. Intimidam o gráfico que apenas e tão somente estava fazendo seu trabalho. Ameaça de morte dois bispos católicos. Quer rastrear quem recebe e envia e-mails com “boatos” sobre ella, enfim, é tudo desespero. Com certeza a casa caiu e vem esse instituo medíocre com dados pouco confiáveis! Pelo desespero delles, serra tem, no mínimo, uns 50%…e continua a subir… ainda mais depois que ela chamou os paulistas de “bestas”.

  98. Sergio Accioly

    -

    19/10/2010 às 16:43

    O que entristece é ver tantas NULIDADES à frente da campanha de Serra. São uns poltrões.

  99. Franco

    -

    19/10/2010 às 16:42

    UMA VERGONHA ESSA PROSTITUIÇÃO DE ÓRGÃOS DE IMPRENSA E INSTITUTOS DE “PESQUISA”. TUDO APARELHADO À ESSE GOVERNO MENTIROSO. COMO PODE TER GENTE OU “PESSOA HUMANA” QUE DEFENDE ESSE JOGO SUJO?????
    QUE SAUDADE DA MORAL E DA ÉTICA

  100. Rods

    -

    19/10/2010 às 16:42

    REI.

    INCRÍVEL!!! DEPOIS DE SE DESMORALIREM, PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA ESTES, VENDEDORES DE RESULTADOS, INTITULADOS INSTITUTOS DE PESQUISA AINDA ENCONTRAM QUEM LHES DÊ DESTAQUE E AOS SEUS PRODUTOS VICIADOS.

    Rods

  101. Luiz

    -

    19/10/2010 às 16:42

    O que me parece inexplicável é esta estranha fixação do brasileiro por factóides reveladores. Há sempre que existir a próxima pesquisa, a próxima notícia, o próximo evento para que todos mudem de idéia, como se constantemente navegassem no fluxo ondulatório da indecisão. Será tão difícil assim aderir simplesmente a um dos candidatos apenas pela análise do passado político, do passado ético e pela trajetoria coerente e livre de atos reprováveis? Definir uma posição bem informada e seguir nela? Se alguém acreditar que vale a pena a informação, como respaldo necessário a uma boa tomada de posição, recomendo a leitura do livro “Lula-O Chefe do Mensalão”. Depois de ler decida e esqueça de vez pesquisas e outras tentativas de burla intelectual.

  102. Zeca

    -

    19/10/2010 às 16:41

    O que o Sérgio (que de guerra não entende nada) Guerra e seus aliados estão esperando para tomar alguma atitude legal contra esse tipo de manipulação? Que todos nós internautas lutemos por eles enquanto ficam choramingando e dizendo que isso ou aquilo é ilegal? Estamos fazendo a nossa parte, mas também precisamos de ajuda.

  103. Lourdes Regina

    -

    19/10/2010 às 16:39

    Estão usando a mesma tática do primeiro turno. Não aconteceu nada na campanha da Dilma e ela deu um salto.Racionalmente quem não votou nela no primeiro turno não vai votar no segundo, então ela tem 47%. Por que alguém que não votou na Dilma no primeiro turno quando ela tinha chance segundo as pesquisas de se eleger sem precisar de segundo turno, iria agora optar por ela. É um contra senso.

  104. Fábio de Carvalho Pereira

    -

    19/10/2010 às 16:38

    Infelizmente já vi pessoas que só votam em quem está na frente na pesquisa. É o jogo sujo do poder. Mas acho, acredito que todo o PT sabe disso.

  105. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 16:37

    DILMA: PETISTA, ABORTISTA, CORRUPTA E MENTIROSA DECLARA:
    (JN de ontem…está gravado)
    “Eu e Indira Gandhi, SOMOS AS MAIORES MULHERES da história da humanidade!”
    tradução:
    Maria, Mãe de Deus, a “Nossa Senhora” dos católicos?
    quem é essa? de que partido ela é?
    E JESUS CRISTO?
    NEM ELE ME TIRA ESSA ELEIÇÃO!

    PALVRAS DILMA-LUCA, A LOUCA:
    “EU E INDIRA GANDHI SOMOS AS MAIORES MULHERES DA HISTÓRIA HUMANIDADE!”

  106. Elza

    -

    19/10/2010 às 16:36

    Se a intenção dessa pesquisa mentirosa é desanimar os eleitores de Serra.. estao muito enganados.. vao ter outra surpresa no segundo turno. Incrível o que eles fazem pra se manter no poder nao é? Que cambada.. sinto asco.

  107. delmo oliveira

    -

    19/10/2010 às 16:36

    Caro Reinaldo Azevedo, somente como exemplo de manipulação, visando estimular o voto no candidato(a) derrotado(a), vou dar o exemplo ocorrido aqui no Estado do Rio de Janeiro. O Engº Leonel de Moura Brizola disputava com Moreira Franco, o Palácio Laranjeiras(Sede do Governo Estadual), nas ruas só dava Brizola; num passe de mágica as pesquisas apontavam o Moreira como o futuro Governador(Escândalo do Proconsult). Precisou o Cesar Maia e Brizola irem para imprensa e denunciar a tal manobra, caso contrário o Moreira teria ganho, não respeitando assim a vontade do eleitor, que manipulado e influenciado teriam colocado Moreira, no lugar do Saudoso Brizola.

  108. Do Brasil para o mundo

    -

    19/10/2010 às 16:36

    É isto mesmo que o Aluízio de Azevedo falou, é o momento de CONVOCAR A COMUNIDADE INTERNACIONAL A SE INTERESSAR PELO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO!!!!

  109. Dilmanão

    -

    19/10/2010 às 16:34

    Sobre “PROSTITUTOS” DE PESQUISAS:
    Reinaldo, repasso aqui a opinião de Aluízio de Azevedo sobre essas pesquisas:

    “O PSDB tem de fazer como Leonel Brizola fez no escândalo da Proconsult. Tem de convocar a imprensa internacional e denunciar essa manobra que constitui claramente um golpe eleitoral”.

    O PSDB NÃO PODE DEIXAR PASSAR ISSO.

  110. joana fonseca

    -

    19/10/2010 às 16:34

    Existe um video no youtube.”reuniao de lula com Dirceu (cassado pela CPI do mensalhao)Bruno Maranhao(sem terra,que invadio o congresso) Luiz GushiKen (desviu das verbas das cartilhas) onde Dirseu fala que vox populi quer falar com Lula e sobre Fernando Henrique ,video que confirma que esse instituto de pesquisa faz parte do PT. Pena que nao sei copiar e nem colar….

  111. Antonio Carlos Roos

    -

    19/10/2010 às 16:33

    Tá certo!! têm que ponhar a boca no trombone!! Faze que nem petista!! hehe

  112. José

    -

    19/10/2010 às 16:33

    Mercado já está reagindo… é medo do carolismo.

  113. DILERMANDO COSTA

    -

    19/10/2010 às 16:32

    PELO MENOS AQUI NO BLOG É 100% JOSÉ SERRA. O DESESPERO E O MEDO DE PERDER O REINADO (REI LULLA E SUA TURMA) É TAMANHO QUE PRECISAM SE VALER DESTAS ARTIMANHAS EM DIVULGAR NÚMEROS IRREAIS.
    TENDO EM VISTA A FALTA DE CREDIBILIDADE DESTE VOX POPULI VALERÁ A RESPOSTA QUE SERÁ DADA NAS URNAS.
    AGORA, SE ARRUMAREM UM JEITO DE BURLAR ESTAS URNAS AÍ NEM BURRO DE CHUTEIRAS AGUENTA.
    O BRASIL SE TRANSFORMOU NO PAÍS DO VALE TUDO E ESTAMOS ASSISTINDO A CADA DIA.

  114. caito

    -

    19/10/2010 às 16:32

    Eu concorda com a Maria das 16:21 O Marreteiro ops Marqueteiro do Serra é ruim pra chuchu ops xinguei o Alckimin ,enfim oPSDB tem que jogar duro com esse pessoal eles dizem suas mentiras e fica tudo certo tenha dó pô os caras jogam pesado e pior com o custo no leite de pata veja aquele Gabrielli aquilo é coisa de bandido mesmo se ele sabia do plano sinistro contra a Petrobras porque não falou antes esperou o segundo turno ? Ah tenha dó isso é o chefe da maior empresa Brasileira um monopólio , olha o Serra precisa ganhar esse escumalha tem que ver o sol nascer quadrado a começar pelo chefe que devia por pijama xadres

  115. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 16:31

    TIO REI!
    ESCÂNDALO!
    DILMA-RACUTAIA, A ABORTISTA MENTIROSA DO PT, DECLARA NO JORNAL NACIONAL DE ONTEM…

    COM OS VOTOS QUE TIVE NO 1º TURNO, EU E INDIRA GANDHI SOMOS AS MULHERES MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

    A NOSSA SENHORA DOS CATÓLICOS? MARIA?
    QUEM É ELA, PERTO DE MIM, DILMA, E DA INDIRA GANDHI..

    E O FILHO DELA, JESUS CRISTO?…NEM ELE ME TIRA ESSA ELEIÇÃO!

    AH… E O ABORTO VAI SER LIBERADO NO BRASIL, VIU…
    DOA A QUEM DOER…
    EU. DILMA, SEMPRE CONSIDEREI ISSO PRIORIDADE E ASSUNTO DE SAÚDE PÚBLICA…

    FOI O QUE A DILMA DISSE, ESPONTANEAMENTE (NO CASO DA OFENSA A MARIA, MÃE DE DEUS) E PRESSIONADA PELO BONNER (NO CASO DA MENTIRA QUE É A “CARTA DA DILMA”)

    ESTÁ GRAVADO…É SÓ VER O VÍDEO…

  116. CW

    -

    19/10/2010 às 16:31

    Vejam o que acha quem vota na Dilma e concluam de forma definitiva:”Durante muitos anos, mesmo entre pessoas de esquerda, havia um certo constrangimento em falar de Stalín, como se isso demonstrasse uma desatualização cultural e política lastimável.
    Jamais me conformei com isso. Sempre manifestei o meu apreço pelo grande herói de Stalingrado, a figura máxima da luta contra o nazismo.
    Um dia, os que se recusavam a discutir o velho Stalin vão perceber como estavam enganados, iludidos pela campanha odiosa movida pelas forças mais reacionárias, que este livro de Ludo Martens tão bem revela.” - Oscar Niemeyer.

  117. carlos nascimento

    -

    19/10/2010 às 16:31

    Caro Reinaldo,

    Marcos Coimbra e Montenegro nos Estados Unidos já teriam suas credenciais empresariais CASSADAS, é vergonhoso essas “empresas” ainda funcionarem como instrumento de pesquisas, só no Brasil do “molusco.
    Carlos Nascimento.

  118. POR UM BRASIL DECENTE, SERRA PRESIDENTE

    -

    19/10/2010 às 16:31

    Acabei de ler no Pitacos Politicos o que segue abaixo.
    “A coluna de Merval Pereira, publicada pelo jornal O Globo, traz um dado interessante.

    O articulista discorre sobre a importância de Minas na eleição do quanto o Estado é a síntese do Brasil. Relata as várias ocasiões onde os números da disputa presidencial nas Alterosas foram os mesmos do resultado nacional.

    Até aí, Merval descreve uma teoria, que se repetirá neste ano. Ou não.

    Quase ao final de sua coluna, largou uma informação bombástica: ”o fato é que a situação em Minas já está mudando, em favor de Serra. Na capital Belo Horizonte, onde Marina teve a maior votação no primeiro turno, 39.8% dos votos, Dilma teve 30.9% e Serra 27.7%, segundo o instituto Vox Populi, que faz pesquisa para o governo do PSDB do Estado, a eleição já virou. Serra estaria com 45% e Dilma com 35%”.

    Uma dúvida atroz assaltou Pitacos. Como é que o Vox Populi concilia esta virada em Belo Horizonte, com sua pesquisa de ontem, que deu 12% de vantagem a Dilma, em todo o país? Não bate.

    Em que pesquisa devemos confiar? Na que o Vox Populi fez para Aécio ou na que foi encomendada por Dilma e Lula? O instituto ainda não descobriu que não se serve a Deus e ao Diabo, ao mesmo tempo. Mas que tenta, tenta.”

  119. Marcelo Jr.

    -

    19/10/2010 às 16:30

    Vote e veja o resultado. Depois repasse se quizer para que todos participem e também vejam o resultado.

    Obrigado.

    Não aceita votar mais do que uma vez.

    Enquete para o 2º Turno.
    Clique no link abaixo e vote:
    ê
    http://inquiete.com.br/

  120. Salvador Alves Diniz

    -

    19/10/2010 às 16:30

    Reinaldo, além do efeito emocional sobre a militância, com debandada de apoios e financiadores, outra coisa terrível que acontece com essas pesquisas arranjadas é o efeito sobre a pauta. A mídia comprada e vendida passa a discutir os motivos da queda do candidato e aí essa pauta negativa vira notícia diária: será que foi o Paulo Preto, será que foi a privatização, foi o PCC… e essas mentiras passam a ocupar grande espaço em jornais, revistas e blogs enquanto do outro lado só se noticia o bom momento.
    Não há dúvida alguma que é a manipulação da opinião pública como estratégia de campanha, por isso tem que ser proibido. Se os partidos quiserem fazer pesquisa pra consumo interno que façam. Mas divulgação só deveria valer após as eleições definidas.

  121. Salvador Alves Diniz

    -

    19/10/2010 às 16:30

    Reinaldo, além do efeito emocional sobre a militância, com debandada de apoios e financiadores, outra coisa terrível que acontece com essas pesquisas arranjadas é o efeito sobre a pauta. A mídia comprada e vendida passa a discutir os motivos da queda do candidato e aí essa pauta negativa vira notícia diária: será que foi o Paulo Preto, será que foi a privatização, foi o PCC… e essas mentiras passam a ocupar grande espaço em jornais, revistas e blogs enquanto do outro lado só se noticia o bom momento.
    Não há dúvida alguma que é a manipulação da opinião pública como estratégia de campanha, por isso tem que ser proibido. Se os partidos quiserem fazer pesquisa pra consumo interno que façam. Mas divulgação só deveria valer após as eleições definidas.

  122. Sandra D'Agostini

    -

    19/10/2010 às 16:30

    Marcos Coimbra NÃO TEM VERGONHA! tem de haver punição para isso. não é possivel…

  123. Erinaldo Azeredo

    -

    19/10/2010 às 16:28

    Dilma, esclareça-te a ti
    Entre os anacolutos de minhas hesitações quero em meu texto me resumir. Dilma, Dilma, que entre as epigeuxes de minhas palavras no limiar das paranomásias, eis que te digo: “Esclareça-te, dilma vez por todas”. Nos circunlóquios tergiversas. O que foi dito é desdito. É desdito o que foi dito, na mais clara anadiplose. Se já sei por que pergunto? - dizes a repetir. Te respondo, com humildade. Quero ouvir mais uma vez e ter a certeza da verdade.

  124. Fernando Barbi

    -

    19/10/2010 às 16:28

    Caro Reinaldo, acompanho seus textos diariamente - as vezes tento acompanhá-los mesmo antes de vc colocá-los no blog - e praticamente de forma unanime compartilho de suas opiniões acerca do cenário político que se instalou no país.
    Assim, em que pese o grau informativo e investigativo (no sentido de busca)de seus textos como também as suas sempre sensatas e esclarecedoras opiniões, me pergunto se alguém já lhe procurou a fim de que vc ‘pautasse’ algum programa político eleitoral, pois se ainda não o fizeram, estão perdendo tempo e assumindo sério risco no pleito que se aproxima.
    Abraço

  125. Rodrigo

    -

    19/10/2010 às 16:26

    AlôÔÔÔÔÔÔÔ Sr. JOAQUIM BARBOOOOOOOOOOSAAAAAAAAAA….

    Onde estás que não apareces… E o julgamento do mensalão, quando vai começar, hein?

  126. POR UM BRASIL DECENTE, SERRA PRESIDENTE

    -

    19/10/2010 às 16:26

    Vejam o vídeo em que Lula fala um monte de m… contra o Plano Real e FHC rebate à altura.
    http://www.youtube.com/watch?v=wcbEnnhkDd8&feature=player_embedded

  127. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 16:25

    DILMA-LUCA, A LOUCA FALOU:
    O ABORTO É UMA AGRESSÃO À MULHER!
    tradução da mentira da abortista corrupta (dilma-racutaia)
    DILMA PRESIDENTE = ABORTO LIBERADO NO BRASIL, SEM DÓ!

  128. caito

    -

    19/10/2010 às 16:24

    Não sei não hoje já ouvi que o tal Noblat que falaram também estar com dilma e não abre falou que amanhâ o Ibope do montenegro que vende a mãe segundo Ciro Gomes , vai soltar uma com Dilma de 14 pontos a frente do Serra o engraçado que o Ibope saiu ontem as ruas e ele já sabe o resultado ? hummmmm …. É caso de policia se for mentira agora porque o Guerra não dá seus numeros deve te-los ou não ?

  129. Chacon

    -

    19/10/2010 às 16:23

    Coimbra certamente não é uma pessoa humana, e não sei a que grupo pertence na biodiversidade brasileira. Abraço

  130. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 16:22

    DILMA-LUCA FALOU:
    Com os votos que tive no 1º turno, Eu e Indira Gandhi somos as mulheres mais votadas da história da humanidade…
    SOMOS MAIORES QUE A NOSSA SENHORA, DOS CATÓLICOS!

    NEM JESUS CRISTO ME TIRA ESSA ELEIÇÃO!

  131. Fábio Veiga

    -

    19/10/2010 às 16:22

    Boa tarde,
    Interessante como no VOX “petralha” a companheira de armas do chefe da quadrilha do mensalão está sempre muito na frente.
    Foi assim no primeiro turno, que seria encerrado com uma goleada da candidata fantoche. Deu no que deu.
    Se pesquisa ganhasse eleição não precisaria haver votação.
    A resposta será dada nas urnas.
    Brasil decente SERRA PRESIDENTE!
    Um abraço,

  132. Campanha Eleitoral

    -

    19/10/2010 às 16:22

    Não é só alguns institutos de pesquisas como esses vigaristas do Vox Pupulis, que estão impunemente e de forma criminosa em plena campanha a favor da candidata petista, mas é toda uma máquina, começando pelo humilde ascensorista do Palacio do Planaldo, passando pelos 45.345 ministérios e secretarias do governo petralha e mais algumas poderosas estatais, agora propriedades do PT, como Banco do Brasil, Petrobras e Caixa. Estão todos em plena campanha contra Serra, para garantir os empreguinhos e mordomias da cumpanhêrada conquistadas com a eleição do Lula. Ele querem se eternizar no poder como partido único.

  133. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 16:22

    Reinaldo, demorei um pouco para tocar nesse assunto, mas antes tarde do que nunca…

    Você havia dito pelo twitter, durante o último debate, que a Dilma havia mentido em uma resposta dela referente ao Ideb de SP. Você disse posteriormente que o “Ideb é prova e ponto final! Não tem essa história de aprovação. É mentira!”

    Consta no site do MEC o seguinte: “O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.”

    Só estou postando isso, porque da forma como você se expressou, acredito que ficou faltando alguma informação mais detalhada que você tenha sobre como o indicador é calculado. Porque da forma como ficou dito, a Dilma não mentiu e é você quem está desinformado sobre a questão.

    Com certeza ela está exagerando em querer reduzir as melhorias em SP unicamente ao fator da aprovação automática, mas mentindo ela não está. Ao dizer que tendo índices altos de aprovação, isso contribui para a melhoria do Ideb, não está dizendo nada diferente do que consta dos critérios do Ministério da Educação.

    PS: Quanto ao termo aprovação automática ou continuada… eu sou do tempo que existia reprovação, mas existiam tantos “arredondamentos” e “dependências” e subterfúgios para “ajudar” o estudante, que só quem fosse muito vagabundo conseguia ser reprovado. Não dúvido que essa aprovação continuada, na prática, não seja como a automática. O que também não é demérito de SP, a educação é uma piada de mal gosto no país inteiro…

  134. Maria

    -

    19/10/2010 às 16:21

    A Beth das 16:01 tem razão. Porque o PSDB não divulga tb as suas pesquisas. Serra 14 de vantagem. Cara, o PSDB parece marinheiro de primeira viagem. Nem arquivo eles tem. Aposto que eles não tinham em arquivo o vídeo do Perillo sugerindo a reunião das bolsas alimentação e educação ao Lula. Acho mesmo que nem se lembravam. Assim não pode, assim não dá! Quer jogar limpo com a turma do esgoto? Tenham dó!

  135. eduardo carreira

    -

    19/10/2010 às 16:21

    Sobre a pergunta feita pela leitora Janine e a tese (em estado bruto) levantada pela leitora Simone. 1) Embora seja relevante, a distorsão consciente do resultado das pequisas não é o problema central. Comprar uma pesquisa não muda muito para o PSDB. Por vários aspectos, as pesquisas viciadas do PT podem até ser bem exploradas por seus adversários. Como vem se demonstrando. 2) O problema central é a metologia das pesquisas usada por todos os institutos no Brasil. Além de superada, em países grandes como o nosso, é ridícula. A cientificidade dela é mínima.

  136. InterNetO

    -

    19/10/2010 às 16:20

    Pensem comigo: Se Lula tivesse realmente 80% de aprovação como as pesquisas mencionam, voces acham que ele sofreria aquela tremenda vaia na abertura dos jogos panamericanos?
    Lula foi vaiado em Belo Horizonte sabado passado, e o imbecil reclamou do povo que mostrava o “dedo mata piolho” virado pra baixo.
    Povo da Bahia vamos reagir, é Serra 45 neles!

  137. Camada von Ozonio

    -

    19/10/2010 às 16:20

    VOX POPULI = PFROSTIBULO DE PESQUISA

  138. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 16:19

    MARCOS COIMBRA É VIZINHO DO MARCOS VALÉRIO…
    …UM É MENSALEIRO, O OUTRO É PESQUISEIRO…

    ei, serra…ei, psdb
    QUANDO É QUE VAI ESTOURAR O ESCANDALO DOS INSTITUTOS DE “PESQUISA”?
    É O NOVO MENSALÃO DOS PETRALHAS…

  139. Camada von Ozonio

    -

    19/10/2010 às 16:19

    MARCOS COIMBRA É UM CRIMINOSO ELEITORAL. ESTA EMPRESA DEVE SER INVESTIGADA, BANDITOS ESCROTOS

  140. Sergio

    -

    19/10/2010 às 16:19

    Esse “instituto” na época em que trabalhava para Paulo Maluf declarou que ele venceria, mas perdeu feio!!!
    Agora esse “instituto” trabalha para Lula e o PT. Cuidado PT… não basta comprar “institutos” de pesquisa para ganhar uma eleição!!!

  141. Olegário Montes

    -

    19/10/2010 às 16:19

    Enquete de hoje dos leitores no site http://www.Cláudihumberto.com.br:

    Enquete

    Você já decidiu o voto no 2º. turno?

    Indeciso 0.757 %
    Nulo 1.184 %
    Dilma 9.611 %
    Branco 0.427 %
    Serra 88.01 %

    Total 5150 votos

  142. ilmarnasc

    -

    19/10/2010 às 16:18

    Essa pesquisa é mentirosa.As pesquisas davam vitória para a cria do Lula no primeiro turno.Mentiram.Agora tentam novamente fazer o jogo dos petralhas.Nunca acreditei nessas pesquisas.Fora petralhas!!!Contra o aborto,contra as invasões de terras,a favor da liberdade de imprensa.Serra 45

  143. jacor1976

    -

    19/10/2010 às 16:18

    Gente Vcs. precisam aprender a ler as pesquisas do Vox… no primeiro turno dava 20 e tantos pontos de diferença e ficou no que ficou … agora o Serra deve estar uns 4 ou 5 pontos a frente… sou mais o meu data nada que fez pesquisa com 4 pessoas e deu 99,99% para o Serra … é que um dos entrevistados coçou a cabeça na hora e ficamos com um átimo de dúvida… precisão é isso seu Coimbra… se quisé nóis cede a tequinologia…

  144. Renata

    -

    19/10/2010 às 16:18

    Quem vai eleger o Presidente da Republica é o povo, muito bem dito!

    O povo honrado reconduzirá o País para rumos dignos de um Brasil que nos causará orgulho!

  145. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 16:17

    DILMA PETISTA ABORTISTA MENTIROSA = ABORTO LIBERADO NO BRASIL, SEM DÓ!

  146. Gil

    -

    19/10/2010 às 16:16

    Só não dá para entender a passividade dos tucanos diante da manipulação de pesquisas.O que que está acontencendo? estarão por um acaso com o rabo preso? Fala aí Sergio Guerra, explica para aqueles que estão batalhando gratuitamente pela campanha do Serra o porque de não entrar com medidas judiciais contra essas pesquisa manipuladas..

  147. José

    -

    19/10/2010 às 16:16

    Reinaldo
    Parabéns ão Presidente do PSDB por denunciar esta farsa.

  148. Marcelo Jr.

    -

    19/10/2010 às 16:16

    **
    Onde está o MP? Porque o PSDB não solicita uma investigação?
    No Paraná, Beto Richa, conseguiu impugnar diversas pesquisas.
    Se tivessem na legalidade, não seriam barradas..!!
    **

  149. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 16:15

    MARCOS COIMBRA É VIZINHO DO MARCOS VALÉRIO…
    …UM É MENSALEIRO, O OUTRO É PESQUISEIRO…

  150. Proativo

    -

    19/10/2010 às 16:15

    VOX POPULI NÃO TEM NENHUMA CREDIBILIDADE.

  151. RPCS

    -

    19/10/2010 às 16:15

    ELE NAO DEVE PEDIR PARA IMPEDIR AS PESQUISA, MAS, COM CERTEZA, DEVE ENTRA COM AÇÃO NO TSE, PARA QUE O TRIBUNAL TENHA MAIS RIGOR COM A QUALIDADE DAS PESQUISA.
    O TRIBUNAL NÃO PODE ACEITAR ERROS DE 20%.

  152. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 16:14

    cuidado eleitor desavisado!
    DILMA-LUCA PRESIDENTE = ABORTO LIBERADO NO BRASIL, SEM DÓ!
    toma, distraído (no caso, é…toma, traído)

  153. No Anos do Lulla

    -

    19/10/2010 às 16:14

    Esse vergonhoso caso das pesquisas é mais uma das tragédias da era lulla. O traficante vende droga enquanto houver usuário. O dia em que o eleitor iludido pelo “pesquisanalha” (híbrido de pesquisador com canalha) perceber que um muro está sendo erguido ao seu redor, espero que não seja tarde demais.

  154. Márcia

    -

    19/10/2010 às 16:14

    É golpe!!!É golpe eleitoral!!!!!!!!!
    Ah, se o PT fosse oposição, já tinha impedido todas essas pesquisas fajutas e encomendadas ao gosto do cliente.
    IPOPETÊ, SEM-SENSUS-DE-RIDÍCULO,DATAFOLHA-DE-PAGAMENTO-DOS-PETISTAS E VOX-POLULI !!!!!!!!!

  155. Marcelo Jr.

    -

    19/10/2010 às 16:12

    **
    Estatística é ciência exata. Porque tamanha diferença entre os resultados de diversos institutos?
    **

  156. Gaucho

    -

    19/10/2010 às 16:11

    já está na hora de mudar o nome do instituto pra Vox do PT

  157. Claudia

    -

    19/10/2010 às 16:11

    Não esqueçam que já há precedentes, lembram da pesquisa da Sensus?

  158. JOAO RODOLFO

    -

    19/10/2010 às 16:11

    Isso é vergonhoso, parece coisa de Republiqueta essa coisa de indução fraudulenta da massa através da mídia paga, essa Vox Populi “errou em quase todo o Brasil”, afetando a lisura do pleito mais importante em nosso País.
    Devería ser criada uma legislação que coibisse este tipo de prática criminosa.

  159. MINEIRIN INVOCADIN

    -

    19/10/2010 às 16:11

    REINALDO, esse sujeito,o “marcos cochambra”,PERDEU A VERGONHA E A HONESTIDADE DESDE HÁ MUITO TEMPO,QUANDO PASSOU DE DIRIGENTE DE INSTITUTO DE PESQUISA PARA “cafetão de prostíbulo”,UMA RELES VAREJEIRA CUJAS PATAS ACOSTUMARAM-SE A CHAFURDAR NAS FEZES PETRALHAS E TAMBÉM A SUGAR SEU CONTEÚDO,NUTRINDO-se DELE!TEM A CREDIBILIDADE DE UM CALOTEIRO!

  160. MR Genuino

    -

    19/10/2010 às 16:10

    Eu acredito mais em papai noel e no coelhinho da pascoa do que nessas pesquisas desse instituto imoral e ilegal. A maioria dos eleitores do Serra são esclarecidos e não vão se deixar levar por pesquisas ordinárias, vagabundas e manipuladas cujo dono trabalha para uma revista igualmente ordinária e vagabunda.

  161. Claudia

    -

    19/10/2010 às 16:09

    Sugiro ao Sergio Guerra que vá até o coturno noturno como bem escreveu algém aqui no seu blog e veja a pesquisa do IPOBE já divulgada antes de terminar, são os milagres das pesquisas.

  162. simone

    -

    19/10/2010 às 16:09

    Tá tudo certo Walter: 16:03- Mas porque o Serra não é mais enfático, mais claro em todas essas informações, porque ele bate leve?

  163. Marcelo Jr.

    -

    19/10/2010 às 16:09

    **
    Segredos e métodos capciosos marcam pesquisas eleitorais de 2010
    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/segredos-metodos-curiosos-marcam-pesquisas-eleitorais-2010
    **

  164. InterNetO

    -

    19/10/2010 às 16:09

    Faça uma enquete com os visitantes do blog e pergunte em qual instituto de pesquisas eles acreditam, se no InterNetO “Propulis” ou nos outros? hehehehehe
    Dá dó da falta de argumentos dos desesperados que achavam que ganhariam no primeiro turno.

  165. anarquista

    -

    19/10/2010 às 16:09

    Campeoníssima:

    “Você viu? O Vox Populi está dizendo que a Dilma ganhou no primeiro turno”.

    http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2010-10-17_2010-10-23.html#2010_10-19_13_00_42-9961110-0

  166. A Crusoé

    -

    19/10/2010 às 16:09

    Este Instituto de pesquisa no afã de agradar seu guia conseguiu cair no descrédito.Todos já sabem que seus dados são manipulados, só servem para aquele horário eleitoral da candidata que todos também já sabem só usar e abusar de números fectícios.

  167. MRT

    -

    19/10/2010 às 16:08

    É o fim do mundo, até quando teremos que aguentar isso!!!Gente miserável!!!!

  168. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 16:08

    DILMA-RACUTAIA FALOU:
    NEM, JESUS CRISTO ME TIRA ESSA ELEIÇÃO!

  169. jmn

    -

    19/10/2010 às 16:08

    Ah, agora tiraram a chamada do ar. Foi preciso a manifestação de Sérgio Guerra para que o UOL se mancasse e tirou a manchete do ar, agora colocando que o PSDB questiona pesquisa VP. Que imprensa é essa que só age por pressão, aonde está a isenção? A Folha tem me decepcionado, será que está sofrendo tanta pressão do governo?

  170. Escândalo

    -

    19/10/2010 às 16:08

    Reinaldo, está MAIS DO QUE NA HORA de a oposição pedir observadores internacionais. Essa eleição está completamente fora do padrão. Foi assim que a oposição venezuelana fez para frear Chávez. Com funcionários da OEA e do Centro Carter aqui dentro, o Molusco vai se acalmar. E sua verdadeira face vai ser revelada ao mundo. OEA E CENTRO CARTER JÁ!

  171. POR UM BRASIL DECENTE, SERRA PRESIDENTE

    -

    19/10/2010 às 16:08

    Bom dia, Luiz Inácio !

    Sabe Luiz, tal como você, também sou de origem humilde. Minha mãe lavou muita roupa e fez muito crochê para me criar. Depois, minhas irmãs cresceram e foram ser tecelãs numa indústria em Bauru …
    Estudamos em escola pública. Naquele tempo nem calçado tinha. Ganhava roupas usadas e me sentia uma rainha.
    Com muito custo estudamos, Luiz Inácio!
    Desde 5 anos eu já ajudava em casa para minhas irmãs trabalharem e minha mãe também. Com 12 anos comecei a trabalhar fora, como doméstica, depois metalúrgica, até que terminei meu colégio e ingressei numa Universidade Pública.
    Luiz Inácio, nunca fiz cursinho, nunca fui incentivada, levantava às 4 e ia dormir uma da manhã; tomava vários ônibus.
    Caminhava muito, comia pouco, vivia para os estudos e, engraçado, nunca perdi um ano, nunca perdi uma aula e, Graças a Deus, em 1983 me formei em Medicina. Me especializei, me casei e junto com meu marido luto para dar o melhor para as minhas filhas.
    Hoje sou preceptora em uma Universidade, ganho tão pouco que é uma vergonha ser médico nesse país… depois que você quis brincar de presidente, as coisas pioraram ainda mais, mas o que se há de fazer.
    Agora, vem cá: Você é pobre e não teve condição de estudar ? ? ?
    Não me engana com esse rosário… mas não mesmo…
    Sua mãe era analfabeta? Empatamos; a minha também, eu ensinei a ela conforme ia me alfabetizando até aparecer o Mobral - desculpinha esfarrapada essa sua heim???
    Eu engoli você esses 8 anos, com suas gafes, seus roubos, (e como sei de coisas… conheço o Palocci)… e sempre fiquei na minha, quieta porque é um direito seu…
    Mas hoje, ao ligar a televisão e ver você, hipocritamente, chamar a todos os brasileiros de burros e incompetentes, lamento. Mas foi a gota d’água! …
    Não julgue os outros por você… não me compare a sua laia … Sou apolítica, mas sou brasileira e em momento algum o senhor fez por merecer todo carinho que essa gente lhe dá.
    Luiz Inácio, falar que o POVO BRASILEIRO NÃO TEVE INTELIGÊNCIA SUFICIENTE PARA DECIDIR A ELEIÇÃO,
    creia, foi a pior frase que você poderia ter dito…
    Posso até concordar que 48% não teve inteligência porque vive na ignorância, na mesma que você julga que o povo brasileiro tem.

    Eu só espero que essa sua frase, dita num sorriso de quem já tinha bebido todas… ecoe de Norte ao Sul do País e acorde esse povo que como eu lutou muito para chegar onde está… que como eu, não agüenta mais pagar impostos para o senhor e sua corja gastarem com sabe-se lá o que.

    Foi mal Luiz Inácio… muito mal mesmo!

    Uma brasileira.

    DRA. MARISE VALÉRIA SANTOS-CRM 77.577-SP

    ” O que me preocupa não é o grito dos sem ética, dos sem caráter, dos corruptos, dos sem vergonha. O que me preocupa é o silêncio dos bons”.

  172. Hellen

    -

    19/10/2010 às 16:07

    Eu achei um absurdo esta pesquisa, e nem um pouco condizente com a verdade. Pesquisas como essas não deveriam ser permitidas, pois como o Sergio Guerra disse, isso interferi diretamente na intenção de voto da população. Pra falar a verdade, acho que pesquisa nenhuma deveria existir, já que os institutos de pesquisas não conseguem ser neutros. Cada um puxa pro seu lado.

  173. LUIZA

    -

    19/10/2010 às 16:07

    É sinal que DILMA vai perder feio o eleitor, não é de todo BURRO.

  174. Anônimo

    -

    19/10/2010 às 16:07

    Reinaldo, no blog Coturno Noturno tem um link direto para reclamação na Rede Globo. Eu entrei lá, fiz o meu cadastro, e postei a minha indignação. Acho interessante que outras pessoas também o façam pois entendo que o acerto prévio da pesquisa do vox populi se enquadra em crime eleitoral!

  175. InterNetO

    -

    19/10/2010 às 16:06

    O Instituto de Pesquisa InterNetO “Propulis” contraria essa pesquisa ridicula e safada. Veja o resultado da pesquisas do meu instituro que é muito, mas muito menos sem vergonha que o VP.
    Serra 62% x Turma da Mentira 18% x votos nulos e coloridos 7%, não souberam, não viram, não ouviram, não leram e não se interessam 13%….

  176. LM

    -

    19/10/2010 às 16:06

    Só os cegos do PT ainda dão créditos as pesquisas do Vox Populi!!!
    Continuo daqui de MS a perguntar a tds que trabalham, desde os mais simples aos mais abastados, e até agora nada…ninguém vota Dilma…os que ainda tinham alguma dúvida…. caíram fora desse voto… Deixa o Vox… o povo está vacinado!!!! Que Deus estaja conosco!!!

  177. caetano da silva

    -

    19/10/2010 às 16:04

    Sem vergonha, tendenciosa e manipuladora.

  178. ricardo

    -

    19/10/2010 às 16:04

    os petralhas roubam tudo!!!! ate assinatura em manifesto!!!…kkkkkkk…soube do caso do José Padilha?

  179. Walter

    -

    19/10/2010 às 16:03

    Jabor Disse:
    Dilma, você tem de negar em todos os debates que o PT tentou impedir o Plano Real no STF, assim como não assinou a Constituição de 88 para não compactuar com o “Estado burguês”; todos têm de esquecer que fomos contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, que demos força a todos os ladrões que pudemos para manter as alianças para nosso poder eterno, pois as ordens do companheiro Dirceu (”sim, doutor Dirceu, como está? Estamos ensinando aqui à dona Dilma suas recomendações…”) eram: atacar tudo do governo FHC, mesmo as coisas inegavelmente boas. Dilma, afirme com fé e indignação que as “privatizações roubaram o patrimônio do povo”, mesmo sabendo que a Vale, por exemplo, quando foi privatizada em 97 valia 8 bilhões de reais e que hoje vale 273 bilhões, que seu lucro era de 756 milhões e que agora é de 10 bilhões, que seus empregados eram 11 mil e que agora emprega 40.000. Mesmo sabendo que a Embraer entregava 4 jatos em 97 e que agora entrega 227, que a telefonia não existia na Telebrás e que agora quase todos os brasileiros têm celular. Não podemos divulgar, mas a telefonia privatizada aumentou o número de telefones em 2.500 por cento… Isso. Mas, não diga nada… Pode citar número quanto quiser que ninguém confere… diga que os municípios têm saneamento básico, quando metade deles não tem esgoto nem água tratada, depois de nossos oito anos no poder… Pode dizer o que quiser. Viu o belo exemplo do Gabrielli, que ousou dizer que o FHC queria que a Petrobras morresse de inanição e que o Zylberstajn era a favor da privatização do pré-sal”? Ninguém contesta, mesmo sendo publicado o que FHC escreveu na época, dizendo que “nunca privatizaria a Petrobras”. Diga sempre que a culpa é das “elite”, que o povão do Bolsa acredita…

  180. Perguntador

    -

    19/10/2010 às 16:03

    É o vox própolis que tem o marcos coentro??????
    Isto AINDA existe????????

  181. POR UM BRASIL DECENTE, SERRA PRESIDENTE

    -

    19/10/2010 às 16:02

    Frouxidão do PSDB.
    BANDIDO, como esse Coimbra, só entende a mão da justiça em seu pescoço; foi só o Paulo Preto declarar que vai processar meio mundo do PT e a canalha petista começou a dizer que não era bem assim etc e tal e escalou o RATO Paulinho da Força para pedir quebra de sigilo de Serra, Aloysio e Paulo Preto. É o modus operandi da bandidagem petista.

  182. AUDITOR

    -

    19/10/2010 às 16:02

    A sorte do PSDB é que a Dilma é o reflexo dos quadros do PT, isto é, horrível demais.
    Fosse qualquer outro cidadão e já tinha levado no primeiro turno, tamanha a complacencia das instituições com os absurdos que estão caracterizando esta eleição e com o clima torcedor-fanático da imprensa.
    A culpa disso é do nosso caráter brasileiro que não gosta de disciplina e ordem, e que desde a ditadura, vem se desgostando de tudo que indique nessa direção, resultando no fim da Polícia, da Justiça e de tudo que deveria impor ordem no caos.

  183. beth

    -

    19/10/2010 às 16:01

    Uma coisa eu juro que não entendo e, por favor, não me queiram mal: o PSDB não encomenda suas próprias pesquisas?Não é possivel que um partido dessa importância não se baseie em pesquisas feitas por institutos de sua confiança.E ai fica a pergunta: por que não divulgam?

  184. Janine

    -

    19/10/2010 às 16:01

    E desde quando o sentimento de “vergonha’ ainda existe no Brasil?
    Ate o Pre-sal a Petrobras resolveu produzir amanha so porque estamos em eleicao?
    Se ja podia ter iniciado o trabalho porque a Petrobras nao fez antes?
    Ou sera que eles sao tao infantis que se nao receberem todos os votos que querem vao colocar fogo na Petrobras? (so de raiva … ja que nao eh minha nao sera de ninguem!!)

  185. Caravaggio

    -

    19/10/2010 às 16:01

    Ele tem razão, mas como presidente do partido não deveria demonstrar tamanho destempero.

  186. Ze mensalao

    -

    19/10/2010 às 16:00

    temos q dar um jeito do pt e a nossa cambada ficar lá para podermos continuar mamando nas costas do povo imbecil. como sindicalista nunca na historia desse pais, a vida foi tao boa!!!

  187. detinho

    -

    19/10/2010 às 15:59

    Engraçado. Segundo coluna do Merval, a mesma Vox Populi diz que Serra está com 10% a mais que Dilma na cidade de Belo Horizonte. Belo Horizonte é um espelho de minha minas, se lá está virando, está virando no estado inteiro, pois Aécio e Anastazia agora esta trabalhando pra Serra. De onde vem este aumento de intenções de voto em Dilma?

  188. GAUCHÃO

    -

    19/10/2010 às 15:59

    PRECISAMOS QUE TODOS OS LÍDERES QUE APOIAM O SERRA SE MANIFESTEM COM INDIGNAÇÃO SOBRE TODOS ESSES FATOS QUE ESTÃO OCORRENDO. TEM QUE FALAR TODOS OS DIAS , VÁRIAS VEZES AO DIA SOBRE A INVASÃO DA GRÁFICA DE UM TRABALHADOR JAPONES VELHO E HUMILDE , DOS IRMÃOS CARDEAL , DO AMIGO CÁSSEL, DA ERENICE, DO VLAD , DO DIRETOR DA BANCOOP AGORA INDICIADO ( E TESOUREIRO DO PT - OLHA O DELÚBIO AÍ GENTE ), DA REVISTA DA CUT , DA PRORROGAÇÃO DO INQUERITO PELA PF E DE NOVO SOBRE ABORTO E TUDO O MAIS, A PETROBRÁS INVADIDA NA BOLÍVIA PELO AMIGO COCALERO . VAMOS SENHORES LÍDERES POLÍTICOS , MOSTREM SUAS CARAS , POIS ESTA É A HORA DE REALMENTE FAZER ALGO DE MUITO BEM PELO BRASIL , QUE CORRE RISCO SIM COM A DILMA PRESIDENTE. VAMOS BORNHAUSEN E OUTROS ( O QUE O ÔNIX LORENZONI ESTÁ FAZENDO PELO DEM AGORA NO RIO GRANDE ?); VAMOS PPS , VAMOS FICHAS LIMPAS DO PMDB E DO PDT E DO ETERNO RIVAL DO PT - O PP. OLHEM PARA AS CARAS DE SEUS FILHOS E SUAS MULHERES, OU ENTÃO NOS POUPEM EM DEFINITIVO DE VÊ-LOS E OUVI-LOS.

  189. Anonimo

    -

    19/10/2010 às 15:59

    Tio Rei,
    Quando é que vai estourar o escândalo dos Institutos de “Pesquisa” (um, em particular, vizinho do Marcos Valério)?

    Sem dúvida será um novo MENSALÃO DOS PETRALHAS!

  190. Sonia

    -

    19/10/2010 às 15:59

    A” pesquisa sem vergonha”vai ser outro tiro no pé.

  191. jmn

    -

    19/10/2010 às 15:58

    É engraçado que o UOL mantenha em primeira chamada, essa pesquisa do Vox Populi por tanto tempo em sua página, dizendo Dilma amplia vantagem sobre Serra. Todo mundo sabe que a pesquisa é fria, mas infelizmente parte da imprensa da voz a um governo que tenta se manter no poder através de achaques, e tenta ludibriar a opinião pública.

  192. simone

    -

    19/10/2010 às 15:57

    Assim como vários comentaristas, não consigo entender, como o Serra não explora este farto material contra os petralhas em seu programa eleitoral. Suas propostas já sabemos, cabe agora mostrar a cara do adversário , mostras o modo petista de fazer campanha, dar nome aos bois, não ser prolixo, e , principalmente, convocar o povo a não desistir diante da fraudulenta pesquisa de intenção de votos e comparecerem as urnas 31, véspera do que pode ser um feriadão. Apelar para estes cidadãos, sobre sua responsabilidade se abstendo de votar, e as consequencias de seus atos.
    Vamos lá gente, todos mobilizando familiares, amigos, amigo dos amigos, vizinhos etc… É agora JOSÉ SERRA PRESIDENTE

  193. Ziu

    -

    19/10/2010 às 15:56

    Reinaldo,
    Chamar isso ai de pesquisa é sem sombra de dúvidas um enorme exagero. Isso é a mais pura picaretagem montada estratégicamente pelo PT junto com essa Vox para ludibriar o pais.
    Me admira muito que o PSDB até hoje não tenha se cercado de instrumentos externos de pesquisa para mostrar ao eleitorado brasileiro a realidade dos fatos. Oh, lerdeza!!!

  194. Samuel

    -

    19/10/2010 às 15:56

    Minhas rugas de preocupação com pesquisas do Vox Populli…

  195. Arthur Pires Sanches

    -

    19/10/2010 às 15:55

    Tio Rei,
    Qualquer coisa hj em dia tem mais credibilidade q o Vox Populi,esse instituto 171 ptralha,isso e´um pesquisa comprada como todas deles, e o que mais eh interessante é q eles estão feio demais nos ultimos tempos,acho q nao devemos ligar para esse tipo de informação,na minha modesta opinião,acho q a Dilma não vai passar dos votos q teve no primeiro turno,onde o presidente fez de tudo para ela vencer,mas não venceu,eles não esperavam o segundo turno,e agora ficam fazendo baxaria na campanha e comprando o vox populi e o sensus.

  196. Anônimo

    -

    19/10/2010 às 15:52

    Na minha opinião, o vox populi faz semvergonhice sem pesquisa.

  197. Miro Batista

    -

    19/10/2010 às 15:51

    AQUI EM MINHA CIDADE ITAMARAJU/BA, A ONDA AZUL CRESÇE A CADA DIA, AS PESSOAS SE DECLARAM EM SERRA, VAMOS PRA VIRADA ATÉ 31 DE OUTUBRO, E 45 NELES.

  198. Victor

    -

    19/10/2010 às 15:51

    O QUE SÃO 0,002% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA … UM PEIDO !!!
    MESMO QUE FOSSE SERÍSSIMA AS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTO.

    3000 PESSOAS DE UM TOTAL DE 130.000.000 MILHOES É EXATAMENTE UM PEIDO … NADA MAIS …

    OU SEJA É PROPAGANDA DESCARADA DA CANDIDATA PETISTA
    É A MAIS EFETIVA PROPAGANDA … ESTA TUDO COMPRADO
    É MUITA GENTE ENVOLVIDA, MUITAS BOQUINHAS ENVOLVIDAS, MUITO DESEMPREGO ENVOLVIDO CASO SERRA GANHE.
    E VAI GANHAR … É SERRA 45 !!!!
    É SERRA 45 !!!
    É SERRA 45 !!!
    É SERRA 45 !!!
    CHEGA DE PTALHAÇADA !!!!

  199. simone

    -

    19/10/2010 às 15:50

    Não podemos entregar os pontos. Eles estão tentando de todas as formas, as mais sórdidas possíveis. Não podemos amornar os ânimos, ao contrário, vamos arregaçar as mangas, conversar com todos : família, amigos, vizinhos, etc… Não podemos esmorecer, bola pra frente gente. SERRRA 45- PRESIDENTE

  200. Elouquisa

    -

    19/10/2010 às 15:49

    A equipe de Beto Richa,aqui no Paraná,fez o pedido de impugnação de algumas pesquisas e no final vimos que tinham razão.As pesquisas davam empate técnico entre Beto e Osmar(apoiado pelo molusco),no frigir dos ovos Beto levou no primeiro turno!

  201. Coincidência

    -

    19/10/2010 às 15:47

    É fato sabido, mas seria importante que ele tivesse reiterado que Coimbra é primo do Collor, que apóia a Dilma.

  202. capitão

    -

    19/10/2010 às 15:44

    FERIADOS

    A estratégia dos petralhas é clara: desanimar os serristas para que desistam de votar no feriadão. Viajam e pronto, já que estaria tudo perdido.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados