Blogs e Colunistas

23/07/2009

às 4:19

Sarney planeja retaliação contra adversários

No Globo Online:
A disposição do PMDB é de continuar dando sustentação ao presidente do Senado. Mas, cientes de que o clima de confronto poderá piorar após o recesso, os aliados começaram a articular uma reação, reforçando as ameaças que vinham fazendo de maneira mais discreta até agora: se Sarney cair, levará consigo pelo menos meia dúzia de senadores.

O grupo já estaria, inclusive, reunindo dados para a apresentação de representações no Conselho de Ética contra os principais críticos de Sarney. Entre os alvos está o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), que anunciou ontem sua intenção de protocolar a quarta denúncia contra Sarney no Conselho de Ética. Ele encaminhou ainda um pedido ao novo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, solicitando investigação sobre a responsabilidade penal de Fernando Sarney e Agaciel Maia na denúncia de tráfico de influência para nomeação de servidores no Senado.

O senador Tião Viana (PT-AC), que perdeu no início no ano a disputa pela presidência do Senado, também estaria na mira dos aliados de Sarney. No DEM, o alvo mais provável deverá ser o senador Efraim Morais (PB), que ocupou a 1ª Secretaria.

O delegado da Polícia Federal Gustavo Buquer, responsável pelo inquérito sobre atos secretos, decidiu nesta quarta pedir à Justiça Federal do Maranhão cópias das gravações em que Sarney intercede em favor da nomeação do namorado da neta para um emprego na Casa. A partir daí, o presidente do Senado, que até então tentava se manter distante dos abusos cometidos pelo ex-diretor-geral Agaciel Maia, pode se tornar um dos principais alvos das investigações criminais sobre nomeações secretas.

Para a polícia, os diálogos contêm indicações de suposta ligação de Sarney com crimes investigados no inquérito aberto em maio para apurar nomeações, demissões, transferências e concessões de benefícios para senadores e funcionários em atos sigilosos. Caso a expectativa dos investigadores se confirme, o inquérito será transferido da Justiça de primeira instância para o Supremo Tribunal Federal (STF), instituição que tem, entre suas atribuições, oficiar investigações relacionadas a pessoas com foro privilegiado, como é o caso do presidente do Senado.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

19 Comentários

  1. João

    -

    31/07/2009 às 7:26

    Já está na hora dos brasileiros por fim no governo mais corrupto que esse país ja viu, fora lula fora dilma, fora petezada.

  2. Não corre não

    -

    25/07/2009 às 8:38

    a refeição tá na mesa, não é hora de mais nada , só de comerem,

    que vergonha pra essa turma de corrupto, enquanto a gente paga nossos imposto esse ovo faz farra.

    complementando o comentário acima da nossa amiga, olha eu acho que o Sarney vai ficar pra historia sim, ele vai levar todo mundo junto, oministério da justiça vai ter que contruir uns dois ou tres presídio pra esse povo, eu acho é pouco só pensam naquilo.

  3. deugilson tarauaca

    -

    24/07/2009 às 18:16

    deputado luiz calixto parabens pelo os comentario da lixeira do PT ABRAÇOS DEGILSON

  4. Comunizado pelo PT

    -

    24/07/2009 às 11:16

    Lula quando defende sarnei, elle defende a própria pele, pois sarney é o executor do lullopetismo-comunista dentro do congresso, qualquer ato do sarney tem ligação com o lula, elles “são unha e carne” ou “anoslargo e hemorróida”. É impossível separar um do outro.O congresso só aprova pacotes de maldades contra o trabalhador por meio de MPs mandadas por lula e, mais NADA de útil, além de abafar os desvios de dinheiro público(MENSALÃO,BANESTADO,BB-Visanet, etc.). Por exemplo: aumento de impostos e penhora da salário do trabalhador. Para o povão sobraram 48.000 HOMICÍDIOS/ano(segundo a ONU), em nenhum lugar do mundo se MATA mais que no Brasil-Comunizado pelo PT.

  5. Inocêncio

    -

    23/07/2009 às 19:47

    Se o sr. Sarney aprontou tanto como senador, fico imaginando o que êle andou fazendo como presidente da República.

  6. Elah

    -

    23/07/2009 às 15:23

    “…se Sarney cair, levará consigo pelo menos meia dúzia de senadores…”

    Seria uma ótima desratização no Senado, não?

  7. Márcia

    -

    23/07/2009 às 13:31

    Fale tudo , Sarney!!!Leve todos junto, mas TODOS mesmo, inclusive o Chefe-Maior do PT! Vai ficar para a história como o homem que fez uma limpa na política brasileira, vai virar herói, mesmo sendo corrupto também ( isso pode até ser perdoado, com se faz com os bandidos que colaboram com a polícia!!)

  8. E AÍ, SARNEY!!!!

    -

    23/07/2009 às 13:10

    Tudo o que o povo brasileiro espera é um ACORDA SARNEY, trazendo à tona o que precisa, sim, vir a conhecimento público e evite a continuidade dessas administrações catastróficas a que temos assistido passivamente e que vêm sinalizando o pior! Deixa de ser antiquado, seu bigode está fora de moda, seus fios já deixaram de garantir “acordos”, dê-se conta de que o outro lado já roeu a corda e fala, Sarney: há uma nação toda ouvidos para o que tem que ser dito .

  9. jopa

    -

    23/07/2009 às 12:59

    palavras de um fake no orkut:

    Existe nepotismo? Existe. Houve envolvimento do Sarney? Houve.

    Mas…

    Quem disse que os outros senadores estão limpos?

    Viva a corrupção visível, pelo menos o povo vê.

  10. sempre preocupado

    -

    23/07/2009 às 12:49

    Que Sarney caia e leve esses senadores e muitos mais. Se puder levar a anta, seria a única coisa decente que ficaria registrado de bom em sua história política.
    Abraço!

  11. L.G.

    -

    23/07/2009 às 12:37

    Querido Reinaldo

    Sobre essas denúncias, que diga-se de passagem, só enfraquecem o legislativo, considero-as insuportáveis para um regime democrático, e precisam ser apuradas dento do rigor da lei. No entanto, o executivo reina soberanamente frente as pesquisas de opinião. Vejo nisso um “perigo real imediato” à democracia.

    Um Abraço

    L.G.

  12. Esse é o nosso Sarneygate

    -

    23/07/2009 às 11:08

    E quem será o “garganta profunda”? Vale a recomendação de “seguir o dinheiro” ? Vai chegar na PTrobras (caixa da campanha) também ? São tantas as perguntas !

  13. Cherchez la Femme

    -

    23/07/2009 às 10:19

    Bom dia Reinaldo,

    “Sarney ameaça retaliações”…… Mas que ótimo!!! Desde que não se limite aos “mensageiros”, como o Artur Virgílio.

    Os vazamentos de notícias que mostram os podres da famiglia Sarney Corleone tem origem certa, em um partido cuja sigla é “PT” (quem quiser que adivinhe o nome do partido) e de um ministério comandado por uma supermulher, cujo nome oficial tem as iniciais DR (nãoposso dizer seu nome, pois tenho medo de represálias e xingamentos).

    A idéia original é enfraquecer, humilhar, deixar de joelhos mas não matar, o atual presidente do Senado, para submetê-lo às vontades da Casa Civil(ôps, escapou) e da candidata à sucessão do lullarápio.

  14. Floripa

    -

    23/07/2009 às 9:30

    Em 2008, conversando com um baiano esclarecido, disse-me ele que o Brasil só melhoria no dia que acabasse a dinastia sirney, ou seja no dia que morresse o patriarca, pois no mensalão, quando todas as evidencias caminhavam para o impetchaman do molusco, eis que o sirney disse ao mesmo, deixa por minha conta e nada acontecerá. Dito e feito. Hoje o molusco é obrigado a defende-lo, porém a nossa esperança é que a oposição, sem medo e ajudada pelos trapalhões do PT, consiga encerrar a dita dinastia e por fim ao governo mais corrupto da história deste País.

  15. jcafonso

    -

    23/07/2009 às 9:29

    Reinaldo,

    Essa briga o Brasil precisa assistir.
    Sera para aqueles de estomago forte.
    Me lembra Pedro Collor (que o Diabo o carregue.)

  16. Alzires

    -

    23/07/2009 às 9:25

    Se o Sarney cair e levar todos seus defensores com ele,principalmente os do PMDB ,a patria e todos nós cidadaos honestos que pagamos nossos impostos para ver corrupção agradeceremos e muito.Vão para o diabo que te carregue.

  17. Rods

    -

    23/07/2009 às 9:20

    REI.

    NOSSA!!! EM QUE O PT TRANSFORMOU ESTE PAÍS, ELES DESMORALIZAM SEUS OPOSITORES E, ATÉ “ALIADOS” E FICAM NA SOMBRA, QUANDO, NA VERDADE, SÃO TÃO OU MAIS DESONESTOS QUE OS ACUSADOS.

    TUDO PARA ENCOBRIR A CPI DA PETROSSÁURO QUE, NA MINHA MODESTA OPINIÃO, OS DESMANDOS DA QUADRILHA MARANHENSE DEVEM SER PEQUENOS PERTO DO QUE O PT FAZ.

    É O CASO SIMILAR AOS BANDOS DE TROMBADINHAS QUE ATUAVAM NO CENTRO DE SP, UM ROUBAVA E OS DEMIAS INTEGRANTES APONTAVAM PARA OUTRO LADO, PARA CONFUNDIR AS VÍTIMAS.

    Rods

  18. Small Winner

    -

    23/07/2009 às 5:47

    Não serei incomum: xô sarney, passa ribamar!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados