Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Sarney planeja retaliação contra adversários

Por: Reinaldo Azevedo

No Globo Online:
A disposição do PMDB é de continuar dando sustentação ao presidente do Senado. Mas, cientes de que o clima de confronto poderá piorar após o recesso, os aliados começaram a articular uma reação, reforçando as ameaças que vinham fazendo de maneira mais discreta até agora: se Sarney cair, levará consigo pelo menos meia dúzia de senadores.

O grupo já estaria, inclusive, reunindo dados para a apresentação de representações no Conselho de Ética contra os principais críticos de Sarney. Entre os alvos está o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), que anunciou ontem sua intenção de protocolar a quarta denúncia contra Sarney no Conselho de Ética. Ele encaminhou ainda um pedido ao novo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, solicitando investigação sobre a responsabilidade penal de Fernando Sarney e Agaciel Maia na denúncia de tráfico de influência para nomeação de servidores no Senado.

O senador Tião Viana (PT-AC), que perdeu no início no ano a disputa pela presidência do Senado, também estaria na mira dos aliados de Sarney. No DEM, o alvo mais provável deverá ser o senador Efraim Morais (PB), que ocupou a 1ª Secretaria.

O delegado da Polícia Federal Gustavo Buquer, responsável pelo inquérito sobre atos secretos, decidiu nesta quarta pedir à Justiça Federal do Maranhão cópias das gravações em que Sarney intercede em favor da nomeação do namorado da neta para um emprego na Casa. A partir daí, o presidente do Senado, que até então tentava se manter distante dos abusos cometidos pelo ex-diretor-geral Agaciel Maia, pode se tornar um dos principais alvos das investigações criminais sobre nomeações secretas.

Para a polícia, os diálogos contêm indicações de suposta ligação de Sarney com crimes investigados no inquérito aberto em maio para apurar nomeações, demissões, transferências e concessões de benefícios para senadores e funcionários em atos sigilosos. Caso a expectativa dos investigadores se confirme, o inquérito será transferido da Justiça de primeira instância para o Supremo Tribunal Federal (STF), instituição que tem, entre suas atribuições, oficiar investigações relacionadas a pessoas com foro privilegiado, como é o caso do presidente do Senado.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. João

    Já está na hora dos brasileiros por fim no governo mais corrupto que esse país ja viu, fora lula fora dilma, fora petezada.

  2. Não corre não

    a refeição tá na mesa, não é hora de mais nada , só de comerem,

    que vergonha pra essa turma de corrupto, enquanto a gente paga nossos imposto esse ovo faz farra.

    complementando o comentário acima da nossa amiga, olha eu acho que o Sarney vai ficar pra historia sim, ele vai levar todo mundo junto, oministério da justiça vai ter que contruir uns dois ou tres presídio pra esse povo, eu acho é pouco só pensam naquilo.

  3. deugilson tarauaca

    deputado luiz calixto parabens pelo os comentario da lixeira do PT ABRAÇOS DEGILSON

  4. Comunizado pelo PT

    Lula quando defende sarnei, elle defende a própria pele, pois sarney é o executor do lullopetismo-comunista dentro do congresso, qualquer ato do sarney tem ligação com o lula, elles “são unha e carne” ou “anoslargo e hemorróida”. É impossível separar um do outro.O congresso só aprova pacotes de maldades contra o trabalhador por meio de MPs mandadas por lula e, mais NADA de útil, além de abafar os desvios de dinheiro público(MENSALÃO,BANESTADO,BB-Visanet, etc.). Por exemplo: aumento de impostos e penhora da salário do trabalhador. Para o povão sobraram 48.000 HOMICÍDIOS/ano(segundo a ONU), em nenhum lugar do mundo se MATA mais que no Brasil-Comunizado pelo PT.

  5. Inocêncio

    Se o sr. Sarney aprontou tanto como senador, fico imaginando o que êle andou fazendo como presidente da República.

  6. Elah

    “…se Sarney cair, levará consigo pelo menos meia dúzia de senadores…”

    Seria uma ótima desratização no Senado, não?

  7. Márcia

    Fale tudo , Sarney!!!Leve todos junto, mas TODOS mesmo, inclusive o Chefe-Maior do PT! Vai ficar para a história como o homem que fez uma limpa na política brasileira, vai virar herói, mesmo sendo corrupto também ( isso pode até ser perdoado, com se faz com os bandidos que colaboram com a polícia!!)

  8. E AÍ, SARNEY!!!!

    Tudo o que o povo brasileiro espera é um ACORDA SARNEY, trazendo à tona o que precisa, sim, vir a conhecimento público e evite a continuidade dessas administrações catastróficas a que temos assistido passivamente e que vêm sinalizando o pior! Deixa de ser antiquado, seu bigode está fora de moda, seus fios já deixaram de garantir “acordos”, dê-se conta de que o outro lado já roeu a corda e fala, Sarney: há uma nação toda ouvidos para o que tem que ser dito .

  9. jopa

    palavras de um fake no orkut:

    Existe nepotismo? Existe. Houve envolvimento do Sarney? Houve.

    Mas…

    Quem disse que os outros senadores estão limpos?

    Viva a corrupção visível, pelo menos o povo vê.

  10. sempre preocupado

    Que Sarney caia e leve esses senadores e muitos mais. Se puder levar a anta, seria a única coisa decente que ficaria registrado de bom em sua história política.
    Abraço!

  11. L.G.

    Querido Reinaldo

    Sobre essas denúncias, que diga-se de passagem, só enfraquecem o legislativo, considero-as insuportáveis para um regime democrático, e precisam ser apuradas dento do rigor da lei. No entanto, o executivo reina soberanamente frente as pesquisas de opinião. Vejo nisso um “perigo real imediato” à democracia.

    Um Abraço

    L.G.

  12. Esse é o nosso Sarneygate

    E quem será o “garganta profunda”? Vale a recomendação de “seguir o dinheiro” ? Vai chegar na PTrobras (caixa da campanha) também ? São tantas as perguntas !

  13. Cherchez la Femme

    Bom dia Reinaldo,

    “Sarney ameaça retaliações”…… Mas que ótimo!!! Desde que não se limite aos “mensageiros”, como o Artur Virgílio.

    Os vazamentos de notícias que mostram os podres da famiglia Sarney Corleone tem origem certa, em um partido cuja sigla é “PT” (quem quiser que adivinhe o nome do partido) e de um ministério comandado por uma supermulher, cujo nome oficial tem as iniciais DR (nãoposso dizer seu nome, pois tenho medo de represálias e xingamentos).

    A idéia original é enfraquecer, humilhar, deixar de joelhos mas não matar, o atual presidente do Senado, para submetê-lo às vontades da Casa Civil(ôps, escapou) e da candidata à sucessão do lullarápio.

  14. Floripa

    Em 2008, conversando com um baiano esclarecido, disse-me ele que o Brasil só melhoria no dia que acabasse a dinastia sirney, ou seja no dia que morresse o patriarca, pois no mensalão, quando todas as evidencias caminhavam para o impetchaman do molusco, eis que o sirney disse ao mesmo, deixa por minha conta e nada acontecerá. Dito e feito. Hoje o molusco é obrigado a defende-lo, porém a nossa esperança é que a oposição, sem medo e ajudada pelos trapalhões do PT, consiga encerrar a dita dinastia e por fim ao governo mais corrupto da história deste País.

  15. jcafonso

    Reinaldo,

    Essa briga o Brasil precisa assistir.
    Sera para aqueles de estomago forte.
    Me lembra Pedro Collor (que o Diabo o carregue.)

  16. Alzires

    Se o Sarney cair e levar todos seus defensores com ele,principalmente os do PMDB ,a patria e todos nós cidadaos honestos que pagamos nossos impostos para ver corrupção agradeceremos e muito.Vão para o diabo que te carregue.

  17. Rods

    REI.

    NOSSA!!! EM QUE O PT TRANSFORMOU ESTE PAÍS, ELES DESMORALIZAM SEUS OPOSITORES E, ATÉ “ALIADOS” E FICAM NA SOMBRA, QUANDO, NA VERDADE, SÃO TÃO OU MAIS DESONESTOS QUE OS ACUSADOS.

    TUDO PARA ENCOBRIR A CPI DA PETROSSÁURO QUE, NA MINHA MODESTA OPINIÃO, OS DESMANDOS DA QUADRILHA MARANHENSE DEVEM SER PEQUENOS PERTO DO QUE O PT FAZ.

    É O CASO SIMILAR AOS BANDOS DE TROMBADINHAS QUE ATUAVAM NO CENTRO DE SP, UM ROUBAVA E OS DEMIAS INTEGRANTES APONTAVAM PARA OUTRO LADO, PARA CONFUNDIR AS VÍTIMAS.

    Rods

  18. Small Winner

    Não serei incomum: xô sarney, passa ribamar!

  19. […] dos Sarneys; – Sarney culpa PT e diz que não renuncia: “Foram conversas de pai e filho”; – Sarney planeja retaliação contra adversários; – Por 2010, Alckmin e Kassab se aproximam; – BC corta Selic pela 5 ª vez seguida; – CELSO AMORIM USA […]