Blogs e Colunistas

30/06/2013

às 6:33

Resultado eleitoral da crise: em dois cenários, Dilma e Marina disputam o 2º turno; em outros dois, Lula vence no primeiro. Está bom para você?

Resolvi manter este texto no alto da home por mais algum tempo

Eita!

Quanta coisa, não!? Alguns amigos liberais tiraram uma casquinha deste escriba neste sábado. “Viu a despencada de Dilma? Não vai mudar de ideia sobre esse período todo?” Pois é. Vi e não vou mudar. O risco continua a ser o mesmo, que venho apontando desde o início: uma torção à esquerda do processo político. No debate desta quinta na VEJA.com, afirmei que Lula era um dos ganhadores desse processo todo. Não! Nem os 35 pontos que Dilma perdeu de ótimo/bom nesses três meses me deixaram muito animado. Mas isso fica para mais tarde. Vamos ao fato do dia, que está na Folha de amanhã: pesquisa Datafolha sobre a disputa eleitoral de 2014 simula quatro cenários, TODOS, A MEU VER, DE HORROR. Em dois deles, Dilma Rousseff (PT) disputa o segundo turno com Marina Silva (Rede). Nos outros dois, Lula vence a disputa no primeiro turno. Tá bom pra vocês?

Sim, Dilma despencou também na disputa eleitoral, mas quem ascende de modo mais evidente é Marina Silva. Escolha com qual obscurantismo você quer ficar: com o do leninismo chumbrega-tardio ou o do perereca holística. Eu poderia citar Manuel Bandeira de “Pneumotórax” e escolher um tango argentino — mas isso, hoje, seria mal interpretado.

Vamos ao cenário A
Dilma tinha 58% em março, 51% no começo deste mês e, agora, aparece com 30%. Marina, nesses mesmos períodos, tem 16%, 16% e 23%. A petista perdeu 21 pontos em três semanas; a redista ganhou 7. Aécio, do PSDB, salta de 10% para 14% no começo do mês e, agora, aparece com 17%. Eduardo Campos tem 7% agora — antes, 6% e 6%. Nesse cenário, Dilma e Marina disputam o segundo turno.

Vamos ao cenário B
Nas mesmas datas, a petista cai de 56% para 49% e, depois, para 29%. Marina obtém 14% nas primeiras duas medições e surge agora com 18%. Aécio e Joaquim Barbosa empatam em 15%. Campos fica com 4%, 5% e 5%. Também nesse caso, Dilma e Marina vão para uma segunda rodada.
Nota: Barbosa não será candidato. Parte considerável de seus votos — que é basicamente de gente que está com o saco cheio da política e dos políticos — tende a migrar para Marina.

Vamos ao cenário C
Nesse caso, Dilma cede a vaga a Lula, que disputaria, então, pelo PT. Ele também foi afetado pela crise. Tinha 60 pontos percentuais em março; caiu para 55% no começo deste mês e tem agora 46%. Marina segue em segundo, com 19% (obteve 14% nas duas jornadas anteriores). Nessa hipótese, Aécio evolui pouco: fica com 14%. No começo do mês, tinha 13%. Em março, 10%. Eduardo Campos fica com 4% (4% e 5% nas anteriores). Lula vence no primeiro turno. Percebam: Lula e Marina, juntos, obtêm 65% do eleitorado. Não me peçam para aplaudir!
Nota – Se Lula for o candidato do PT, Eduardo Campos já disse que não disputa e que o apoia.

Vamos ao cenário D
Nesse caso, reaparece o não candidato Joaquim Barbosa. Lula vai de 58% em março para 55% no começo de junho e agora tem 45%. É o pior cenário para Marina, com 14% 12% e 14%. Por quê? Justamente por causa de Barbosa — é o voto dos que odeiam a política: ele fica, respectivamente, com 7%, 6% e 13%. Reparem que os votos que Lula perde do começo do mês para agora foram transferidos, quase na totalidade, para Marina e Barbosa. Nesse caso, Aécio se mexe pouco de novo: dos 9% em março, passa para 11% no começo de junho e, agora, apenas 12%. Campos, que não seria candidato para apoiar Lula, fica com 3%, 3% e agora 4%.

Encerrando por enquanto
Não me peçam para vibrar. E olhem que o PT ainda nem botou a tropa na rua. Vai botar. Cenário eleitoral em que acontece o que vai abaixo, lamento, não é bom:
Dilma + Marina = 53%
Dilma + Marina + Barbosa = 62%
Lula + Marina = 65%
Lula + Marina + Barbosa = 72%

Assim, meus queridos amigos liberais, não vou mudar, não! O fato de uma fatia do PT estar em desespero não é suficiente para que eu vibre no médio e no longo prazos. Muita coisa precisa ser pensada, inclusive a formidável queda de prestígio de Dilma. Não existe milagre em política. Em política, milagre é sempre feitiçaria.

Texto publicado às 18h55 deste sábado
Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

641 Comentários

  • Anónimo

    -

    2/7/2013 às 2:46 pm

    prefiro pensar que a parte do Joaquim Barbosa migre para o Aécio Neves.

  • bento 12

    -

    1/7/2013 às 7:52 pm

    Eu não acredito nisso, eis que ele ainda vai ter que dar muitas explicações aos eleitores, penso que o povo acordou, esse mal elemento não fez nada para o Brasil, a única coisa boa que ele conseguiu foi entrar e sair do palácio. A demais, todo que começou, deixou inacabado e saiu com o bolso cheio juntamente com seus filhos. Pobre dos aposentados, todos estão atolados em dívidas e ainda lançaram um cartão que será a falência total da classe.

  • Mateus Emilio Mazzochi

    -

    1/7/2013 às 3:37 pm

    Péssimo. Resposta a pergunta-título deste artigo.

  • Rocha

    -

    1/7/2013 às 11:36 am

    Aécio não é candidato para derrotar ninguém. Se o PSDB deseja vencer a eleição precisa aprender a fazer oposição e fabricar outro candidato. Marina Silva passa a ser a única alternativa.

  • Ingo Máximo

    -

    1/7/2013 às 10:39 am

    Isso que dá viver em uma ditadura socialista onde só tem partido de esquerda.

  • nojusta

    -

    1/7/2013 às 10:34 am

    engraçado eu não vejo isso! até porque se isso ocorrer os militares não vão deixar por menos, já que o projeto de LULA é desmilitarizar as forças armadas. 20% da popul~çaõ não está anestesiada pela ignorância e não vive de bolsa família. Entre ter um governo sindicalista governado pelo maior esculhambador da nação, sem compromisso com a saude porque fumava baga de cigarro do chão, sem compromisso com a educação porque estudar da canseirae sem compromisso com a segurança porque se aposentou pela falta de um dedo e a vida toda foipara anarquisar o país.ou ser vitima da ditadura trafical essa que da o toque de recolher e todo mundo obedece eu prefiro o governo militar porque que anda direito direito tem todo mundo fala da ditadura militar e obedece a ditadura trafical os traficantes ordem=nam e todo mundo obedece. Esse pt tenta desmoralizar a todo custo as forças armadas do país mais na hora que a coisa pega eles chamam os militares e nehum dles sofreu repressão por que eram bobo aprontaram e muito, agor a querem tira de santinhos. AS forçs armadas estão atentas a jogada dess gangster.

  • Ferreira Pena

    -

    1/7/2013 às 8:03 am

    Pois é, a desgraça da nação pode voltar. Que povo é o nosso? Não percebe o atoleiro em que nos enfiamos? Se o Lula candidatar-se e ganhar, dessa vez os comunistas controlarão tudo, inclusive nossa consciência.

  • Fernando

    -

    1/7/2013 às 5:20 am

    Caramba, acabei de ler uma notícia que o Lula ELOGIOU lá da áfrica as manifestações!!!

    Sendo que 2 dias atrás o bandido mandou a militância nojenta dele ir às ruas para ARRANCAR a direita das ruas! “Se a direita quer a guerra de massas, a direita vai ter a guerra de massas!”, disse o bandido!

    Como aqui não é a Venezuela e o discurso da “luta de classes” não cola, o sem vergonha mudou o discurso e passou a elogiar os protestos! (Como se não fosse contra ele também né?)

    Ah sim, e cadê a grande, poderosa, onipotente e vermelha militância do PT?

  • Marisa

    -

    1/7/2013 às 1:01 am

    Mas não é possível!! Quando ficaremos livres dessa corja?

  • Guilherme Macalossi

    -

    1/7/2013 às 12:40 am

    Prezado Reinaldo.

    As manifestações derrubaram a popularidade de Dilma mas, ao mesmo tempo, reviveram Lula e deram gás para Marina Silva (que por em muitos aspectos é tratada pela mídia da mesma forma que o sabujo que acha que inventou o país). Em um cenário sem os protestos, já seria suficientemente desolador constatar que tanto Dilma quanto Lula liderariam as pesquisas. Já nos cenários que você descreve, com a presença dos protestos, a coisa muda quase não muda de figura, sobrando apenas uma margem de transferência de índices de Dilma para Lula ou de Dilma para Marina. Tudo isso com o agravante de que a saúde institucional do país piorou. Não, o que está ai também não me agrada.

  • Sai PT, que este povo não te pertence!

    -

    1/7/2013 às 12:31 am

    Muitos falam de otimismo-pessimismo; de continuar saindo às ruas; de medo de comunista…
    Acredito que Aécio ganha, sim.
    MAS…
    A verdade é que estamos implorando para o PSDB ser oposição! Que governo teríamos ? Só falta pedir para o Aécio ‘por favor’ colocar a faixa presidencial !!!
    Pois o PSDB, Aécio, Alckimin, Serra não demonstram vontade, ganas de assumir o país !!!
    No dedo mindinho de Dilma tem mais testosterona que na cúpula inteira da oposição…
    Então, apesar de ser ótimo termos o PT fora, o futuro é um buraco só !
    Rezemos…

  • lucerna juris

    -

    30/6/2013 às 11:36 pm

    Temos que reunir as assinaturas necessárias para aprovar uma PEC de iniciativa popular, a fim de suspender o direito de voto daqueles que recebem dinheiro do Governo a título de “Bolsas”. Isso não passa de corrupção eleitoral, deslavada compra de votos disfarçada de assistência social. Se essa alteração constitucional não for feito, o Governo ou quem instituiu o sistema sempre ganhará as eleições !!!

  • Eduardo Bohme

    -

    30/6/2013 às 11:31 pm

    Caso essa estatistica for verdade, o povo Brasileiro não sabe o que estão fazendo!!! Toda essa indignação veem do impostor Lula( Verdadeira herança maldita).

  • SOLUÇÃO!

    -

    30/6/2013 às 11:08 pm

    Reinaldo. Quer dar uma Reviravolta no País?

    MARCO FELICIANO PARA PRESIDENTE!

    É A ÚNICA SOLUÇÃO.

  • denys

    -

    30/6/2013 às 10:29 pm

    Primeiro é preciso saber se o Lula vai ser candidato.O que não acredito.Lula não entra em bola divida.Ele é muito esperto.Sabe o que vai enfrentar no exercício da presidência.A economia só tende a piorar.Porém, eu gostaria que ele assumisse o governo.A oportunidade de ver seu prestigio pulverizado em um novo mandato.Numa situaçâo muito crìtica.Já imaginou a herança que a Dilma vai deixar para seu sucessor?Consertar o que o PT destruiu nos doze anos não vai ser fácil.Volte Lula!

  • luiz carlos

    -

    30/6/2013 às 10:05 pm

    Do jeito que a vaca PTRalha está indo para o brejo, Lula em 2014 não se elege nem para Síndico de prédio. Será que ele estaria disposto a responder de público, perguntas e mais perguntas sobre os mais diversos tipos de “Mal Feitos” que realizou? Ora, qualquer que seja o candidato que venha a concorrer com Lula, certamente irá explorar o Mensalão, o caso Rose e mais uma quantidade enorme de podridões em que Lula está envolvido até os cabelos. Na realidade o que esse oportunista, mentiroso e enganador tinha mais é que ganhar uns anos de cadeia.

  • Sebastião P.A

    -

    30/6/2013 às 9:44 pm

    Cenário ideal:
    1- Lula,Dirceu, Genoino, João Paulo na cadeia (pela roubalheira do mensalão, aliás comprovada pelo STF);
    2- Dilma julgada e condenada pela comissão da verdade, pelos atos de torrorismo e mortes que ela e sua turma cometeram;
    3- PT FORA DA PRESIDENCIA EM 2014 (pode ser qualquer um menos o PT E O SEU CUMPLICE DIRETO O PMDB). 4- REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL JÁ!!!

  • Anderson Fortaleza

    -

    30/6/2013 às 9:16 pm

    Pense num futuro brilhante, brilhante feito m…!

  • ...e eu que tudo o que çei é que de nada çei...

    -

    30/6/2013 às 9:14 pm

    A capa da Veja desta semana…ótima!

  • Mara Mendonça

    -

    30/6/2013 às 9:09 pm

    Não acredito em pesquisas, são tendenciosas e como as urnas eletrônicas não são 100% confiáveis, como querem alguns, se tem 0,01% de vulnerabilidade é porque não são confiáveis… estas pesquisas já devem ser uma forma de fazermos acreditar na reeleição do apedeuta…

  • luciana

    -

    30/6/2013 às 8:51 pm

    Analisando….

    Um cenário que Aécio ganhasse. Essa gente toda milhões que estão no poder iriam ficar soltos no Brasil e a baderna começaria porque eles não aceitam sair do poder a mamata é grande e eles nunca gostaram de trabalhar.

    Por essa razão talvez o brasileiro tenha que sofrer mais
    4 anos com esse partido no poder. E o sofrimento maior com o ex-presidente lingua presa. A DERROTA DO PARTIDO E DA ATUAL PRESIDENTE SE CONCLUA COM O SEU CRIADOR QUE COM A CONTINUIDADE DO POVO NAS RUAS CAIRA A MASCARA DO CRIADOR
    DO PARTIDÃO E TIRARA PARA SEMPRE A GENTALHA TODA DO PODER PARA SEMPRE.

  • Beatriz

    -

    30/6/2013 às 8:32 pm

    Votar em Marina Silva é a mesma coisa que votar em lullarápio ou em dilmanta, é tudo farinha do mesmo saco, presta atenção!estou achando que o povo brasileiro emburreceu de vez!ACORDA AÍ BRASIL!

  • Magally

    -

    30/6/2013 às 7:46 pm

    Lula na disputa seria apenas mais do mesmo.Afinal foi ele que instituiu o que está aí.Ela só repete o chefe.

  • mehraldas

    -

    30/6/2013 às 7:35 pm

    DearR; Que bom ver que você também erra nas suas previsôes.
    Primeiro: Essa tal Dilma , já era. Sugiro-lhe (a ela) um recanto em Cuba, ou na Venezuela. Melhor, no Iran.

    Quanto ao outro,até o final do ano de 2014 estará na cadeia. Prisão perpétua será pouco pelo que fez ao Brasil

  • Tânia SP

    -

    30/6/2013 às 7:25 pm

    Rei, o Brasil não merece LULA-DILMA, e MARINA (Ministra de Lula na época do Mensalão, e o defendeu e muito!!!), ela q vá ficar em sua florestinha tocando o sininho, ou então retorne ao Mobral, me poupe Dona Marina, se acha!!!.
    Joaquim Barbosa e Aécio Neve serão a bola da vez, espero!.

  • Marilena Chun Li

    -

    30/6/2013 às 7:13 pm

    Se o Aécio não sair dando pontapés, pode esquecer.

  • ISIDORIO

    -

    30/6/2013 às 6:55 pm

    Tio Rei, sei que o PT com DILMA ou sem DILMA nâo terá o seu voto e nem o meu ,mas reconheço que ainda NÃO será dessa vez ,que o PT irá deixar o PLANALTO em 2015, pois no nosso País não existe oposição capaz dessa façanha,por enquanto; pois a MARINA SILVA nunca foi oposição e nem o SEN.AÉCIO NEVES,EDUARDO CAMPOS só quer mostrar seus olhos bonitos pra televisão.

  • Luiz Carlos

    -

    30/6/2013 às 6:40 pm

    Meu caro Reinaldo, pela primeira vez ouso discordar de sua análise, relativamente a previsão de uma possível eleição de Lula no primeiro turno. Digo isso em relação ao que está acontecendo e o que ainda irá acontecer no país, muito em breve. O povo acordou, reagiu e os resultados começaram a aparecer. Assim sendo, engana-se redondamente quem pensar que as manifestações irão arrefecer ou parar. A sociedade percebeu que somente indo a luta é que essa corja toda vai entender que, na qualidade de seus representantes, terão que ouvir a voz do povo e responder pelos seus atos.

  • paulo

    -

    30/6/2013 às 6:22 pm

    A soma de todos os medos vai redundar no:”fora PT”, qualquer que seja o candidato!

  • Roberval

    -

    30/6/2013 às 6:21 pm

    É como diz um grande amigo meu, por sinal petista de carteirinha: Há males que vem para o mal.

  • Jeremias-no-deserto

    -

    30/6/2013 às 6:19 pm

    Oremos.Pior que esse cenário só se chover m…..!

  • obs

    -

    30/6/2013 às 6:16 pm

    alhures, li que o molusco está recomendando o petismo a deixar imediatamente os mensaleiros, pois segundo o apedeuta o pt perderá a eleição de 2014…

  • obs

    -

    30/6/2013 às 6:11 pm

    o molusco sempre foi a carta na manga do pt….
    os estrategistas do petismo estavam com tudo, pretensamente, sob controle…

  • baby

    -

    30/6/2013 às 6:10 pm

    O senhor das armas contra Dilma? Até lá fora sabem que o homem é um carrapato do poder. Gostaria que Dilma se livrasse dos três.

    http://www.alertatotal.net/2013/06/o-senhor-das-armas-contra-dilma.html

  • Fernando

    -

    30/6/2013 às 6:08 pm

    O pior de tudo Reinaldo, é que o Lula está
    incitando a violência e o ódio (aquilo que ele
    sempre fez né?) mandando a militância petista
    ir às ruas para tirar das ruas, aquilo que ele
    chama de direita!

    Notem que pra esse sujeito, O POVO que foi
    às ruas brigar por educação, saúde,
    segurança, justiça, fim da corrupção, ou seja,
    BANDEIRAS LEGÍTIMAS não são o povo, mas
    sim, INIMIGOS!
    Não é o povo que está na rua. É a direita!

    Quer dizer então que lutar por aquilo que é
    certo é ser “de direita”? Que bom saber disso!

    1) Enquanto os comunistas do MPL foram às
    manifestações vestidos de VERMELHO, o povo
    de verdade foi vestido de VERDE E AMARELO.

    2) Enquanto os comunistas do MPL foram
    brigar por migalhas, por esmolas, O POVO de
    verde e amarelo foi lutar por saúde, educação,
    segurança, justiça, etc…

    3) Quando os comunistas do MPL
    conseguiram os 20 centavos que queriam,
    FORAM EMBORA! Mas o povo de verde e
    amarelo FICOU para continuar lutando por
    aquilo que realmente interessa.

    É aquele velho papo manjado de “luta de
    classes”. Da tal “burguesia x povo”. Só que o
    engraçado é que “o povo” neste caso, são
    aqueles que se vestem de vermelho, que se
    vendem por 20 centavos, e claro, que votam
    no PT.

    O resto, os que se vestem de verde e amarelo,
    que lutam por aquilo que é certo, não são o
    povo e não tem o direito sequer de protestar! E se tiver violência? E a imprensa “conservadora” não vai falar NADA?

    Aqui não é a Venezuela bandido. Vai quebrar a cara!

  • BARBOSA CORDEIRO

    -

    30/6/2013 às 5:57 pm

    .
    - o PT só perde se quiser – é só a DILMA/LULA dar a PETROBRÁS – porteira fechada para o PMDB…
    .
    - o BCO DO BRASIL para o PSD…
    .
    - a CEF para o pp…
    .
    - e os correios de novo para o PTB…
    .
    … E O POVO MAIS UMA VEZ SIFU…HEHEHE…KKK…RSRSRS…

  • Therezinha

    -

    30/6/2013 às 5:54 pm

    Penso que os jovens que iniciaram os movimentos não concordam com a volta do Lula. Sabem que ele é um enganador incompetente e chefe do Mensalão. Marina é uma songa-monga, da mesma escola do Lula e também não corresponde aos anseios do povo esclarecido.
    O povo quer um governante inteligente e incorruptível, tipo Joaquim Barbosa, onde não cabem nem Lula e nem Marina.
    O perigo está entre os “bolsistas” que pensam com a barriga e em seus próprios interesses.
    A corrida presidencial zerou e não se aceita agora nenhuma pesquisa dirigida e tendenciosa

  • DIZ

    -

    30/6/2013 às 5:49 pm

    Cada povo tem o governo que merece.
    Estamos caminhando para virar uma Argentina, uma Bolívia ou uma Venezuela.
    O povo merece mais esse golpe dos PeTralhas.

  • Petistas: vampiros do dinheiro público

    -

    30/6/2013 às 5:48 pm

    Concordo com Marcos-PE as 17:04

  • Alessandra

    -

    30/6/2013 às 5:47 pm

    Prezado @DEUS NOS LIVRE DE LULA DE DILMA E DE MARINA, nós tivemos o PSDB por longos anos na presidência da república e o que isso mudou, além do Plano Real? Em Minas temos o PSDB no comando do Estado e vai perguntar para os mineiros como tem sido a experiência. Temos impostos absurdos no Brasil? Pois é, em Minas é pior. Apesar de amar Minas, o Estado que aparece nas propagandas eleitorais do PSDB só existe na imaginação dos psdebistas. Como você acha que teremos prestigio como nação tendo, além de corrupto, um presidência com queda para coisas ilícitas? Aí sim, o País vai virar uma bagunça. Penso que estamos ruins de opções. Precisamos de algo novo e não é PSDB e nem PT. Espero que apareçam deputados, senadores, governadores e presidente dispostos a pensar de forma mais altruísta e elevar o Brasil ao status de país desenvolvido, com saúde, educação, infra-estrutura, sustentabilidade, desenvolvimento tecnológico etc. Espero que os meus filhos tenham um Brasil melhor do que eu tive até hoje.

  • Petistas: vampiros do dinheiro público

    -

    30/6/2013 às 5:47 pm

    OFF, Reinaldo
    *
    Não deu para colar o texto aqui por que é muito grande
    *
    Projeto de lei do senador Marcelo Crivella propõe que protestos durante a Copa sejam considerados terrorismo, com penas de 15 a 30 anos

    *

    http://noticias.gospelmais.com.br/projeto-lei-protestos-copa-considerados-terrorismo-55718.html

  • David

    -

    30/6/2013 às 5:45 pm

    Fiquei em dúvida se era um artigo sobre política ou um conto de terror.

  • Maurício Giovani

    -

    30/6/2013 às 5:45 pm

    Caro Reinaldo! Marina Silva não é a esposa do tal dono de várias Ongs que recebem dinheiro do Governo enquanto o povo morre à mingua por falta dinheiro para as escolas e atendimento nos hospitais? Elá é burguesa sim.

  • Lucia

    -

    30/6/2013 às 5:44 pm

    Tio Rei, a queda vai ser cada vez maior daqui pra frente, de todo o partido, não só da Dilma, a marionete do pai do mensalão que se refugiou na África.

  • ZM

    -

    30/6/2013 às 5:44 pm

    Acho que sua análise parte de dados e de uma premissa falsa: os índices e a metodologia dos “institutos” de pesquisa não são confiáveis. Eu não confio numa pesquisa do VoxPopuli, por exemplo, claramente adorador ($) do petismo. Dê uma olhada nas “previsões-chutes” nas eleições de 2010 e veja como erraram feio. Não creio que essa crise toda não tenha sido um tapa na cara de Ignorácio da Silva, com mais efeitos do que os apresentados. Ele, Dilma e o petê estão sendo reduzidos a nitrato a cada dia. No final, os “institutos” ajustam os chutes à realidade observada e fica tudo por isso mesmo.

  • jair sergio

    -

    30/6/2013 às 5:44 pm

    Reinaldo, enviei um comentário lhe pedindo desculpas por ter sido grosseiro e mal educado com você, como não foi publicado acho e espero que tenha sido perdoado, embora tenha visto as manifestações como justas, nem tanto pelo passe livre, mas os outros pedidos, aqueles por saúde melhor, educação, segurança, prisão para os corruptos, fim dos desmandos, etc. compartilho um pouco de seus receios, mas achava que no geral você iria apoiar este protestos, vendo o lado positivo, as pessoas idosas e as famílias que foram à ruas contra tudo de erado que acontece hoje, não sou nenhum gênio, mas a gente sempre desconfia destas pessoas que se organizam, a verdade é essa, a pessoa comum dificilmente iria para às ruas defender o passe livre para os estudantes, só mesmo os estudantes, e estes são organizados baseados numa ideologia que na minha opinião a maioria dos brasileiros não quer para o país, então aproveitaram a oportunidade e sairam desorganizadamente e sem lideranças, até porque o povo não tem confiança em nenhum partido e nenhum político, então aproveitaram a oportunidade, o que acontece é que enquanto o povo trabalha pelo seu pão de cada dia, existem pessoas que ficam pensando na “trama de cada dia”, infelizmente, e prá encerrar, também não acredito no Datafolha, só lamento que este institutos de pesquisa ainda influenciem a opinião de muitos brasileiros.

  • Edvaldo Nunes

    -

    30/6/2013 às 5:43 pm

    La vou eu novamente : Qual dos candidatos contra Dilma NÃO POSSUI a palavra SOCIALISTA no discurso ou/e na sigla? Não temos oposição e quando o PT sair entrará outro com um nome diferente.
    Mudança realmente começa pela doutrina da escola e da universidade mesma coisa que os marxista fizeram nos últimos 40 anos.

  • Observer

    -

    30/6/2013 às 5:43 pm

    Nao conheço o politico de origem libanes Michel Temer,mas acredito que ele,deveria entrar nesta e também o nosso ministro Joaquim Barbosa…
    E,em relaçao a oposiçao fantasma.Fantasma pois parece-me que ainda nao moveu um unico dedo eu pergunto?
    Ma l’opposizione non ha le palle!!!

  • luluzinha

    -

    30/6/2013 às 5:41 pm

    Grande Reinaldo, permita-me discordar de vc. Falta primeiramente combinar com os russos. A “PRESIDENTA QUE UM DIA FOI ESTUDANTA” ela e sua turma não vão entregar o ouro ao bandido de graça. Por mais que roubem juntos haverá um pega pra capá de consequência imprevisível no desdobramento eleitoral. Muitas águas vão rolar, neste caso, certamente uma enchente. Nunca se viu filme de bandido terminar em paz na hora de distribuir o roubo.

  • Jorge Alberto Rodrigues

    -

    30/6/2013 às 5:35 pm

    Teoricamente o Lula deveria ser um candidato mais fácil de ser derrotado. O ex-presidente é um notório praticante de ilicitudes, é altamente conivente com a corrupção, defende com afinco os inúmeros corruptos que lhe dão apoio político, é populista, patrimonialista e adora mamar nas tetas do estado. Infelizmente o eleitorado brasileiro não é muito chegado a teorias e adora eleger candidatos ineptos e possuidores de graves desvios éticos. Assim, infelizmente, o Lula tem chances de voltar a ser presidente do Brasil.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados