19/08/2010
às 5:17Regredindo às emoções primitivas
Pode ser que FHC tenha chorado em público outras vezes. Lembro-me de uma apenas: na morte de sua mulher, Ruth Cardoso. Com o rosto congestionado pela emoção, também o vi nos velórios de Sérgio Motta e de Luiz Eduardo Magalhães. Talvez tivesse chorado. A “irrevogável das gentes” convoca, por óbvio, as nossas emoções. O choro, a emoção, anda em alta na política brasileira. Quando o Senado decidiu mudar a lei dos royalties do petróleo, Sérgio Cabral, por exemplo, não se conteve: debulhou-se em público! Pouco antes, as centenas de mortos nos deslizamentos de terra do Rio não lhe arrancaram um miligrama de sódio.
Lula é um chorão. O horário eleitoral de Dilma carrega no que os analistas falam de boca cheia “emoção”. Não tenho informação, mas imagino que Serra deva receber centenas de e-mails com o mesmo conselho: “Demonstre mais emoção!”. Sobre FHC, aliás, diziam os críticos, que era um político muito frio — inclinado, às vezes, à ironia e à auto-ironia.
Se bem se lembram, Collor era um homem muito “emocionado”, né? Itamar tinha lá seus momentos “mercuriais”. O presidente tucano foi sempre muito discreto, investiu muito pouco no personalismo, pôs o governo para funcionar — houve coisas fabulosas; houve o que não foi bem —, mas sem arroubos. Isso lhe rendeu a fama de “frio”. E, para variar, parte da crônica política embarcou nessa besteira.
O que será que caracteriza as democracias avançadas? O governante que se coloca de modo racional e não-personalista no debate das questões de estado ou o que gosta de manter a sociedade com a temperatura da euforia e do ódio relativamente elevada, para poder mobilizá-la para seus propósitos? O que será que caracteriza as democracias avançadas? Um dirigente que põe as instituições democráticas para conter homens ou o que põe homens para conter as instituições democráticas?
Essa conversa de “emoção” é uma das coisas mais cretinas e obtusas do debate político. Emocionado era Mussolini. Emocionado era Hitler. Emocionado é Hugo Chávez. Fidel Castro é emocionadíssimo! Dilma só despertava uma simpatia em mim: não era “emocionada”. Os marqueteiros se encarregaram de torná-la uma “fofa”.
Quanto a este escriba, posso me emocionar com as minhas filhas, com a minha mulher, com aspectos da memória familiar, lendo um poema, assistindo a uma cena de filme, até comendo pipoca. Nesses casos, posso ser bastante chorão. No que respeita à política, só instituições democráticas sólidas me emocionam. Emoção do tipo seca. Em política, os “emotivos” estão sempre a um passo da vigarice — quando não são vigaristas.
Tags: teoria política



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
53 Comentários
raissapedra
-21/08/2010 às 0:08
Reinaldo,com um dia de atrazo aqui vai o meu “presente”!
Na minha terra tem um ditado que diz: POLÍTICO QUE CHORA E
MULHER QUE JURA É MENTIRA PURA.
Raskol acha movimento social uma fraude
-20/08/2010 às 23:10
Reinaldo, hoje lí que a candidata dilma disse: “nós não temos medo dos movimentos sociais”. Do mesmo modo, se diz representante dos MOVIMENTOS SOCIAIS o plinio, o veinho que perdeu a vergonha de ser ridículo, de ser paspalho.
O MOVIMENTO se diz SOCIAL e isso leva a crer que aí está representada toda a sociedade. Isso é uma grande mentira, uma fraude.
Eu gostaria que você escrevesse, com sua verve e inteligência, o que vem a ser essa coisa denominada MOVIMENTO SOCIAL?
A população brasileira soma cerca de 190 milhões de brasileiros. Qual a percentagem de brasileiros representados nesses tais MOVIMENTOS SOCIAIS? Esses tais MOVIMENTOS são ínfimos perante o tamanho da população brasileira. Acho que isso é uma forma de fraudar a democracia e vender, como bem disse Demétrio Magnoli, a “democracia plebiscitária”, uma farsa de democracia.
Já, quando parte da esquerda - parte bem pequena, diga-se - envolveu-se na luta armada, no terrorismo, que parte percentual do Brasil era representada por esses grupos de meia dúzia?
Em minha humilde opinião MOVIMENTOS SOCIAIS são representações fraudulentas da democracia, são sombras de uma realidade que não é e nem vira a ser. Ainda que haja democratas nesses ditos movimentos, estão iludidos… e estão iludindo.
Raskol: o fim da politica
-20/08/2010 às 22:48
A política desapareceu do processo eleitoral. Hoje é apenas a forma de ENGANAR, ILUDIR… O debate está interditado. Pobre eleitor brasileiro cercado pela marketagem que transforma poste em candidato. Já tivemos o Collor. E mesmo lulla foi um fenômeno da midia, do marketing. Todo o Brasil foi iludido, seja pela dita direita, seja pela dita esquerda. Poucos pensam no interesse público. Há um imediatismo que aproveita dos crédulos, dos ignorantes para perpetuar o coronelismo, agora, midiático e comandado pelo maior coroné deste país: lulla.
sueli pini
-19/08/2010 às 20:19
Reinaldo, a emoção cosmética é o primeiro refúgio da canalha e da vigarice. Que tal um detector de emoções falsas a apitar no horário político…melhor não. Seria insuportável a dimazela.
Marila, sp
-19/08/2010 às 18:44
“Os marqueteiros se encarregaram de torná-la uma “fofa”…
Adorei, Reinaldo, mas não concordo com você. Ela é “fofa” só se fôr em “gordura”, pois, apesar de tanto botox, cirurgia plástica, cabeleireiro famoso, roupetas “de marca” e outros artifícios, nem assim ela consegue transmitir SIMPATIA. Ela é antipática pra caramba. Não adianta trocar a casca pois o conteúdo continua o mesmo.
Ma
-19/08/2010 às 18:35
“Os marqueteiros se encarregaram de torná-la uma “fofa”. Adorei, Reinaldo, mas não concordo com você pois ela é “fofa” só se fôr em “gordura” pois, apesar de tanto botox, cirurgia plástica, cabeleireiro famoso, roupetas “de marca” e outros artificios, mem assim ela consegue transmitir SIMPATIA. Ela é antipática “pra caramba”. Não adianta trocar a casca, porque o conteúdo continua o mesmo.
Rêre
-19/08/2010 às 18:12
Beleza, Reinaldo ! Em política os “emotivos” estão sempre a um passo da vigarice______ quando não são vigaristas.
Perfeito. Que o tal marqueteiro de Serra , aquele mágico de araque, não procure fazer um Serra emotivo e chorão______ porque ele não é. Vira palhaçada, vigarice.Sinto-me mal ao ouvi-lo falar de sua infancia na Mooca, bla bla bla, isso é, para o Lula, não é para o Serra, um cara mais composto, mais cabeça. pelo amor de Deus!
Carlos Ferrante
-19/08/2010 às 17:46
O apelo à emoção é uma jogada do marketing moderno, que tenta associar às marcas, ou aos candidatos, apelos sentimentais que vão além da “coisa”. Existem as “lovemarks”, como no slogan do McDonalds “Amo muito tudo isso …”. O que me deixa furioso, é saber que estas estratégias de marketing possam frutificar numa disputa presidencial. É sacanagem, jogo sujo, mentira vestida de modernidade. Odeio muito tudo isso ! Será que Hitler, sem Joseph Goebbels no Ministério do Povo e da Propaganda (hummmm …o próximo cargo de Franklin Martins ?) teria tido sucesso ??
Roberto K.
-19/08/2010 às 17:04
Apelar para a emoção é o último recurso de quem não tem mais nenhum argumento lógico e coerente para embasar as suas idéias. É o recurso dos fracos. Com uma candidata fraca para oferecer a um eleitorado majoritariamente fraco a nível de formação educacional, não resta outra alternativa aos cleptopelegos que não seja abusar da pieguice. Ou será que alguém acredita piamente que, num debate aberto e sem restrições, José Serra não daria um nó na Criatura?
silviop
-19/08/2010 às 17:01
0i Rei
0 Larapio não chora não. Nem lágrimas ele tem. É que todo Pudim de Pinga chora muito. Se voce fala que esta fazendo Sol, ele chora, e toma mais uma. Se voce fala que está chovendo, ele chora, e toma mais uma. Se voce fala qualquer merda, ele esborragia a garrafa e se põe a chorar.
0lhos esbugalhados de Pinguçu, qualquer fato invade seu ser e comove seu coração. Quer dizer, seu fígado.
Sergio
-19/08/2010 às 16:10
Democratas de todo o mundo raramente choram, pois possuem conceitos claros e transparentes sobre como governar servindo à justiça social, quer dizer, ao bem comum…
Quando o governante não sabe governar… os marketeiros mandam que eles chorem… como para desculpar para a má gestão… como se dissesse para o povão que não sabe direito governar, mas têm sentimentos… é humano… tem emoções… e “errar é humano”.
Chiquita Bacana
-19/08/2010 às 15:44
Hiiiii!!!!
Tem aniversário?!?!?!
Parabéns, Reinaldo!
Obrigada por este convívio tão salutar e produtivo!
Um fraternal abraço!
Chiquita
Marcos F
-19/08/2010 às 15:37
Antigamente, os microfones, o video … não funcionavam direito. Tudo era captado com má qualidade e microfonia.
Sobrava então o grito da emoção e as lágrimas. Collor bateu o record, e deu no que deu.
Hoje, em HDTV, dá para ler o espectro da lágrima, em zoom de 30x e … volto a preferir a calma sutil de FHC, despojada de egoísmo, que refundou um Brasil - que ainda não aprendeu!
pctinoco
-19/08/2010 às 15:36
Pois é Rei, alguém houve falar no 1º Ministro ou Presidente sei lá, da Suiça, Holanda, Bélgica, Austria, Noruega, Islãndia, Suécia, Finlândia, esses países atrasados.
Chiquita Bacana
-19/08/2010 às 15:18
Titio!
Se já não fosses meu tio por adoção, eu te adotava como tio, só pra dizer: “Conversei sobre isso com meu tio Rei.”
Óia o cacuete: Hehehe!
Que orguio desta famia,Sô!
M A R A V I L H A!
Cris Azevedo
-19/08/2010 às 14:44
Rei
Acredite: fui criada em um maio em que corar é uma coisa tão intima, mas tão intima, que ninguém chorava na frente de ninguém! Essa coisa de derramar lágrimas sem pudor algum, é resultado de educação.
FHC deve ter sido criado como eu fui. A gente tinha que ser contido, sóbrio, nada espalhafatoso, não chamar a atenção. Tinhamos que ser DISCRETOS. Isso ficou em mim até hoje. Choro, si. No banheiro e SOZINHA! hahahaha
Lula já é daquele tipo que grita, chuta porta, ri alto, fala alto e…se descabela em público. Eu acho horrivel.
Alexandre
-19/08/2010 às 14:36
Reinaldo, não seria ”a indesejada das gentes”, é de Manuel Bandeira não é? Abraço.
Nelson Henrique Corrêa Nepomuceno
-19/08/2010 às 14:11
No futuro, o FHC será lembrado como um estadista discreto, competente, homem de caráter e postura condizente ao cargo que ocupou.
Já o Lula, será lembrado como um fanfarrão, populista, grosseiro, capaz de qualquer coisa para se manter no poder.
André
-19/08/2010 às 14:04
Do jeito que esse país é mediocre com viés de baixa, não dúvido nada que o Tiririca se elega deputado federal por São Paulo. Tá aí Reinaldo uma boa enquete para os leitores: Qual o candidato mais estranho do seu estado?
anônima-RJ
-19/08/2010 às 13:32
“Quanto a este escriba, posso me emocionar com as minhas filhas, com a minha mulher, com aspectos da memória familiar, lendo um poema, assistindo a uma cena de filme, até comendo pipoca. Nesses casos, posso ser bastante chorão. No que respeita à política, só instituições democráticas sólidas me emocionam. Emoção do tipo seca. Em política, os “emotivos” estão sempre a um passo da vigarice — quando não são vigaristas.”
Assino embaixo com correções: onde se lê “minhas filhas”, leia-se “meus filhos” (um casal);
excluir “minha mulher”;
acrescento que me emociono com meus amigos íntimos;
acrescento que me emociono com o afeto que você, Reinaldo, tem pelos teus leitores.
E bravo, mais uma vez pelo teu discernimento…
Ziu
-19/08/2010 às 12:56
Reinaldo,
No caso de Lula não é emoção coisa nenhuma.
Trata-se da mais fajuta representação de sentimentos que o farsante não sente, mas quer que os outros pensem que sente, pois assim ele aparece aos olhos alheios como alguém que se pré-ocupa mais com o bem estar alheio que os demais mortais deste mundo! Pantomima, grotesta, de 5ª categoria mesmo, bem na medida do tipo que a representa!!!
wanda
-19/08/2010 às 12:52
como dizia minha avó: são lágrimas de crocodílo, fallsssaass…
José Luiz Melo
-19/08/2010 às 12:48
Caro Reinaldo,
Não sei porque você critica tanto este governo maravilhoso
do presidente Lula. Segue uma lista dos mais fabulosos
sucessos deste governo:
a)fome zero
b) bolsa jovem
c) empréstimos do BC para carentes
d) primeiro emprego
e) projeto rondon (ressuscitado)
f) transposição do rio Sâo Francisco (aliás, como está?)
g) gasoduto atravessando a amazônia para trazer gás da
Venezuela
h) 1 milhão de casas (quantas construídas?)
i) Privatização das rodovias
j) a melhor política externa de todos os tempos
k) a melhor infra-estrutra já construída no Brasil
nos últimos 508 anos (e tudo em apenas 8 anos)
m) a empresa OI (e a Gamecorp do lulinha)
n) a fortuna bilionária de vento do Eike Batista
o) a super-eficiência dos correios
p) a independência das agências reguladoras
(pra que fiscalizar, o estado é perfeito)
q) a Petrobrás (quando vai ser a falência?)
A república sindical vai muito bem e existe
uma psicose coletiva de adoração a um embusteiro
por boa parte da população brasileira e da
mídia brasileira. Estamos bem, uma espiral rumo
ao caos, este deve ser o nosso futuro.
etc.
Padma Ganesh
-19/08/2010 às 12:02
Tio, que texto delicioso. O último parágrafo é o resumo do meu pensamento. Obrigada, viu?
P.S. Acho que estou apaixonada pelo seu cérebro, tio.
BOB
-19/08/2010 às 12:02
ALÉM DO “FRIO” E “EMOCIONADO”, TAMBÉM EXISTE A QUESTÃO DO “ARROGANTE”. SEMPRE QUE UM CANDIDATO DIZ QUE O OPOSITOR É “ARROGANTE”, AÍ É MORTE CERTA. POR ISSO OS POLÍTICOS - AJUDADOS POR CERTA IMPRENSA - VIVEM TENTANDO COLAR A FAMA DE “ARROGANTE” UNS NOS OUTROS. ORA ESSA, A ELEIÇÃO É PARA ESCOLHER PRESIDENTE, OU PARA ELEGER MISS SIMPATIA? E AINDA EXISTE O ANTÍDOTO PARA O VENENO DO “ARROGANTE”: É O “HUMILDE”. TODOS OS POLÍTICOS FAZEM QUESTÃO DE DIZER QUE SÃO “HUMILDES”… OU SEJA, ESTE PANORAMA POLÍTICO É DE UMA MEDIOCRIDADE TOTAL.
Rose Perito
-19/08/2010 às 11:36
Emoção de governante é ferramenta para o populismo.
Repito o que disse aqui outro dia: a nação não precisa de pai ou mãe, porque o cidadão brasileiro já tem (ou teve) os que lhe geraram. Precisa de administratores, governantes, que possam tomar decisões e conduzir o país.
Emoção pública explicitada é para show e novela e para occorrer requer artista (ou simplesmente celebridade, como acontece nos dias de hoje de pouco talento e muita promoção).
Se tem uma coisa que me tira do sério, além da ignorância geral, é querer impingir um pai/mãe dos quais eu não preciso: já sou grandinha o suficiente para tomar minhas próprias decisões - sei pensar e tenho, sem falsa modéstia, bagagem cultural de qualidade.
Roubocoop
-19/08/2010 às 11:35
Galtieri emocionou o povo Argentino. As cruzadas eram emocionantes. O Coliseu mais ainda. Apedrejar e linchar então…
.
É disso que o povo gosta. Só que está ficando mais falso que novela das oito.
Expaulo
-19/08/2010 às 11:18
O pessoal do PT chora demais! Outro dia, num discurso, a voz de Aloizio Mercadante embargou e ele teve que tomar um copo d’água para não chorar ao se referir a Paulo Freire: “Quanta falta faz ao país homens como Paulo Freire”, disse o candidato à beira de um ataque de choro! Que curso de teatro ele frequentou?
Antonio
-19/08/2010 às 11:05
CHORAR É UM TRUQUE PARA OS INCAUTOS ACREDITAREM NA BOA ÍNDOLE DE UM POLÍTICO.
LÁGRIMAS DE CROCODILO, É MUITO COMUM PARA OS ARTISTAS
DA POLÍTICA.
O CHORO MAIS “BONITO” FOI O DO LULA NO COLO DO JOBIM.
GANHOU UM “HABEAS” NA QUEBRA DO SIGILO DO HOKAMOTO.
QUEM NÃO LEMBRA?
Agilmar Machado Filho
-19/08/2010 às 10:34
Em política só contam: olhos e ouvidos bem abertos.
Tem outras, mas vou evitar a baixaria.
Romane
-19/08/2010 às 10:20
Ainda cabe o termo “populismo” nisso tudo?
Flávio
-19/08/2010 às 10:02
Até que enfim alguém para dizer o quão imbecil é essa baboseira de dizer que governante tem que saber demonstrar emoção, sorrir, chorar etc. Eu sou da opinião que governante tem que saber GOVERNAR. Mas infelizmente o povo brasileiro prefere um chorão ignorante que fala errado por que ele(a) se parece mais com o povo. Governante não tem que parecer com o povo, governante tem que parecer com … governante. Simples assim.
Sherlock
-19/08/2010 às 9:50
Rei,
Este post está em consonância com o anterior, que trata do estilo da campanha.
Aparentemente o povo não quer saber de um administrador competente, com propostas concretas: o que rende voto é a promessa de amanhãs gloriosos (ainda que não façamos idéia de como chegar lá!).
A campanha do Obama chegou ao ápice dessa estratégia: ele não precisava dizer nada ou, pelo menos, não muito; bastava ser filmado de perfil, com o olhar perdido no horizonte, possivelmente enxergando o que simples mortais não enxergam, e contabilizar os votos. O discurso abstrato parece ter finalmente conquistado o coração do povo, e isso, diga-se, é um excelente negócio para o político canastrão… ele promete amanhãs dourados, sem se ater a essas “preocupações rasteiras” (como diria Leo Vaz) de construir hospitais, escolas, estradas…
Situações distintas pedem estratégias distintas: talvez seja a hora de começar a prometer o futuro glorioso. Afinal, é mais fácil mudar o discurso que mudar a cabeça do povo.
Abraço.
Walfrêdo Rodriguez Neto
-19/08/2010 às 9:39
Não tenho a menor vergonha de dizer: após ler esse texto derramei algumas lágrimas.
De fato, você foi fundo. Você me emocionou pela cristalina verdade colocada no bico da pena.
Candura onde deve estar. Firmeza onde deve estar. Assim é o político não hipócrita. Pelo menos devia ser assim.
Nestes tempos bicudos formatam políticos. O mais interessante é que o marketing é sempre voltado para evidenciar a parte mentirosa do ser humano. Não vejo o marketing reforçar o que temos de bom.
Parabéns, Reinaldo. Continue a nos brindar com textos primorosos como esse, que nos anima a dizer e a ter certeza que viver vale mesmo a pena.
Pedro
-19/08/2010 às 9:35
NO entanto, me lembro que esse colunista se empolgou muito com a emotiva Sarah Palin na eleição americana de 2008.
Pedro
-19/08/2010 às 9:33
Al Gore também era muito acusado de frio, por uma mídia que flertava com o “bonachão” Bush.
Alê
-19/08/2010 às 9:29
Perfeito Tio.
Lamentavelmente esta “emoção” (ou talvez os petralhas chamem de “emotividade”) é o pavimento da estrada dos modernos regimes ditatoriais-democratas - não vou nem falar do óbvio chavismo, estou pensando mais é na Africa mesmo…
Não quero dar uma de Mario Amato aqui, mas… ah que vontade de fazer um pit-stop de 20 anos no exterior….
jo
-19/08/2010 às 9:14
Perfeito Reinaldo. É isso mesmo essa “falsa emoção” do Lulla é puro jogo de cena. O cara era dedo-duro na fábrica e já usava esse dispositivo para criar brigas internas e dissid~encias entre os trabalhadores, agora usa essa “emoção” para dividir o país. Lógico, os ptralhas amam isso porque é dividindo que se conquista. Emoção do timoneiro é dinheiro fácil entrando no bolso do “ronaldinho dos negócios” ou na poupancinha pro futuro dos netinhos com cartão corporativo…
Rods
-19/08/2010 às 9:13
REI.
TOUCHÉ!!!
Rods
JT
-19/08/2010 às 8:57
Iê-oh-ô vida de gado: no programa do PT o povo é tratado como propriedade do Lula. Lula quer entregar o SEU povo nas mãos de SUA candidata.
Há milênios, o Rei Persa Dário e Alexandre - o Grande, já conheciam o poder da arte para construir imagens de poder. Isso funciona até hoje.
Dário esculpia seu arco em rocha. Alexandre cunhava moedas com sua face. Hoje Lula usa técnicas cinematográficas com maestria para se impor.
A arte como persuasão tem um poder magnífico. As épocas e lugares mudam mas o povo sempre estará suscetível à propaganda de fundo político.
SANDOVAL
-19/08/2010 às 8:35
YESSSS: Serra deva receber centenas de e-mails com o mesmo conselho: “Demonstre mais emoção!
NO! “emotivos” estão sempre a um passo da vigarice — quando não são vigaristas.
Elouquisa
-19/08/2010 às 8:23
Lula é emo…emoglodita…
RICHARD
-19/08/2010 às 7:41
Ricardo Berzoini é a pessoa mais fria do mundo.
Peter
-19/08/2010 às 7:34
Perfeito. Disseca mais um aspecto de nossa pobre política. De nossa e de toda a política latino americana, sempre às voltas com vigaristas emocionadíssimos. Imagino se algum dia teremos educação suficiente para expulsar de uma vez por todas da cena política todos esses “Odoricos Paraguaçus”.
Luiz Cláudio
-19/08/2010 às 7:29
Quando a indesejável das gentes chegar…
Ati comuna
-19/08/2010 às 7:19
A maior parte do eleitorado brsileiro gosta de se sentir bajulado pelos candidatos da mesma forma que gosta de vê-los chorando. Ver um candidato trabalhando e mostrando conpetência é um mero detalhe relegado a segundo plano, infelizmente. É por isso que digo que, em qualque país sério e com uma população bem desenvolvida, o PT, Lula e sua corja não existiriam mais. Pq, a única coisa que eles sabem fazer é demagogia política. As administrações petistas são um desastre, vide prefeituras e governos estaduais pelo Brasil.
Rodrigo
-19/08/2010 às 7:18
Obviamente, as lágrimas de Lula são as de um crocodilo com uma boca enorme e cheia de dentes afiados!
Gonçalves
-19/08/2010 às 7:06
É isso aí. Serra não tem que debulhar-se em pranto. Emoção na política é coisa de covardes, de patifes, de pessoas nocivas, de gente desonesta que busca no choro o abrigo perfeito para as virtudes que não são suas. Lula chora por que não tem o que mostrar ou quando as tem faz um esforço do cacete para não dizer que tudo aquilo que de bom aconteceu ou acontece neste oito anos de governo petista começou no governo FHC. A única virtude do atual DESgoverno foi transformar o Brasil, segundo o ex-Sealopra, no mais corrupto em 500 anos de história.
Marcus Meyer
-19/08/2010 às 6:49
Confesso a você, Reinaldo, que agora, toda vez que vejo Dilma eu choro…de raiva, pelas mentiras que ela conta e pelas verdades que ela esconde!
marco antonio
-19/08/2010 às 6:47
na real, reinaldo, acaso o pior ocorra, quem tem de chorar mesmo é o cidadão-contribuinte-eleitor com as bobagens do porvir…
Yolanda Heller
-19/08/2010 às 6:27
Maravilhoso como sempre Parabens Reinaldo!