Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Quando “pau” é apenas uma metáfora! Ou: Será que Malafaia cometeu um crime?

Por: Reinaldo Azevedo

Comecemos pelo lead, pela notícia do dia, porque o início dessa história está lá atrás, em junho do ano passado. Já conto. O Setorial LBGT (lésbica, gays, bissexuais e transgêneros) do PT divulgou nesta quinta uma nota de repúdio ao senador do partido Lindberg Farias (RJ). O que ele fez? Num discurso em plenário, solidarizou-se com o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, que está sendo acusado de homofobia pelo Ministério Público Federal. Mas o que fez, afinal de contas, o pastor? Então agora é preciso recuar a junho do ano passado.

O tema da marcha gay de 2011, em São Paulo, a maior do país, fazia uma óbvia provocação ao cristianismo: “Amai-vos uns aos outros”. Nem eles nem os cristãos são ingênuos, não é? O “amar”, no caso, assumia um conteúdo obviamente “homoafetivo”, como eles dizem. Como provocação pouca é bobagem, a organização do movimento espalhou na avenida 12 modelos masculinos, todos seminus, representando santos católicos em situações “homoeróticas”.

Tratava-se de uma agressão imbecil a um bem, destaque-se, protegido pela Constituição. Na época, escrevi:
“Sexualizar ícones de uma religião que cultiva um conjunto de valores contrários a essa forma de proselitismo é uma agressão gratuita, típica de quem se sente fortalecido o bastante para partir para o confronto. Colabora com a causa gay e para a eliminação dos preconceitos? É claro que não! (…) Você deixaria seu filho entregue a um professor que achasse São João Batista um, como posso dizer, “gato”? Que visse São Sebastião e  não resistisse a o apelo ‘erótico’ de um homem agonizante, sofrendo? O que quer essa gente, afinal? Direitos?”

Ah, sim: a proposta então, não sei se levada a efeito, era distribuir 100 mil camisinhas que trouxessem no invólucro a imagem dos “santos gays”. A hierarquia católica fez um muxoxo de protesto, mas nada além disso. Teve uma reação notavelmente covarde. O sindicalismo gay reivindique o que quiser! Precisa, para tanto, agredir a religião alheia? Embora, por óbvio, não seja católico, Malafaia reagiu em seu programa de televisão. Afirmou: “É para a Igreja Católica entrar de pau em cima desses caras, sabe? Baixar o porrete em cima pra esses caras aprender. É uma vergonha!” Ele acusou os promotores do evento de “ridicularizar os símbolos católicos”. Teve, em suma, a coragem que faltou à CNBB!

Pois é. O Ministério Público viu na sua fala incitamento à violência!!! Ah, tenham paciência, não é? O sindicalismo gay tem de distinguir um “pau” que fere de um “pau” metafórico — ou “porrete”. Alguém, por acaso, já viu católicos nas ruas, em hordas, a agredir pessoas? Isso não acontece em nenhum lugar do mundo! O contrário se dá todos os dias: o cristianismo, nas suas várias denominações, é a religião mais perseguida do mundo, especialmente na África e no Oriente Médio. E, no entanto, não se ouve um pio a respeito. A “cristofobia” é hoje uma realidade inconteste. A homofobia existe? Sim! Tem de ser coibida? Tem! Mas nem as vítimas desse tipo de preconceito têm o direito de ser “cristofóbicas”!

É evidente que “baixar o pau” ou “porrete”, na fala do pastor, acena para a necessidade de uma reação da religião agredida — legal, se for o caso. É uma metáfora comuníssima por aí afirmar que alguém decidiu pôr outrem “no pau”, isto é, processá-lo: “Fulano pôs a empresa no pau”, isto é, “entrou com um processo trabalhista”. Os cristãos, no Brasil, não agridem ninguém. Mas são, sim, molestados, a exemplo do que se viu há dias numa manifestação contra o aborto. Faziam seu protesto de modo pacífico, sem agredir ninguém, quando o ato foi invadido por um grupo de abortistas. Estes queriam o confronto, a agressão. Ganharam uma oração.

A ação contra Malafaia, na verdade, tem um alcance maior. Ele é um dos mais notórios críticos da tal lei que criminaliza a homofobia — e que, de fato, avança contra a liberdade de expressão e a liberdade religiosa. Os que cultivam os valores da democracia não precisam, no entanto, concordar com o que ele diz para reconhecer seu direito de deixar claro o que pensa.

Vejam como autoritarismo e hipocrisia se cruzam nesse caso. Os agressores — aqueles que levaram os “santos gays” para a avenida — se fazem de vitimas e, em nome da reparação a um suposto agravo, querem punir um de seus críticos. É um modo interessante de ver o mundo: os sindicalistas do movimento gay acham que, em nome da causa, tudo lhes é permitido. E aqueles que discordam? Ora, ou o silêncio ou a cadeia!

É assim que pretendem construir um mundo melhor e mais tolerante.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

2.011 comentários
  1. Antonio Sapucaia

    Não há nada contra a verdade senão a própria verdade.

    SHARAMANAIAS!!!!!!!!!!!!!

  2. Jó Souza

    Muito bom,querer direitos interferindo no direito alheio, e bem a cara deles,

  3. Ediney Faro

    Não preciso falar nada, o Sr. Reinaldo Azevedo deixou mais claro que o sol ao meio dia.

  4. wilian

    Parabéns, pela analise verdadeira Sr R. Azevedo
    aqui no Brasil o senhor tem sido o único que tem se posicionado de forma imparcial
    a imprensa parece estar refém desse movimento

  5. Fátima

    “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?” (Marcos 12 : 24)
    “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mateus 22 : 29)
    No tempo de JESUS já havia homofobia, hipocresia e Ele sabiamente efrentava a todos e deixou claro que o único caminho era através dEle a chegar-se ao Reino do Pai.Por isso disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14 : 6).Jesus já sabia que em outros tempos essa filosofia pluralista ampliaria para o relativismo(segundo ponto de vista), silenciando e amordaçando nossa consciência filosofia perniciosa. Querem amordaçar nossa consciência obrigando-nos aceitar valores degradáveis sob o ponto de vista dos relativistas , não podemos barganhar, negociatas de espécie alguma com as verdades do evangelho que guarda os bons valores e CRISTO a nós basta, dispensando misticismo ou fé em qualquer outra coisa ,dispensamos seguir falsos profetas e seguir para o beleléu. Quanto aos que andam na contra mão da criação divina Deus deu oportunidade de salvação pelo seu filho único e pelo arrependimento e a um novo nascimento em Espirito , Deus não faz acepção de pessoas desde que sua rebeldia seja quebrantada e seu caminho retomado ao caminho
    Da LUZ.Enquanto na contramão esta nas TREVAS.
    JESUS FOI CLARO já havia vários caminhos quando disse : : Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14 : 6).
    ELE É A PORTA OUTROS CAMINHOS O MURO

  6. Fátima

    Saudações!
    O plano do criador é que através do arrependimento os que andam na contramão de sua criação se arrependam,sigam na fila do que ele criou, obedeçam o manual do fabricante a Biblia a verdade absoluta que só Deus tem,nasçam em Espírito,morram nos desejos,creiam que o senhor JESUS

  7. J. Cristã

    Parabéns Reinaldo Azevedo e Silas Malafaia pela coragem e competência!
    A população precisa saber quem é o Deus criador dos céus, da terra e do mar e de tudo que neles há. Ele é digno de louvor e honra. Devemos crer em Deus e obedecê-lo sim, pois sabemos que somente o criador pode dizer com exatidão como a sua criação deve ser manuseada corretamente. A bíblia sagrada é o manual de instruções que foi escrita por homens inspirados por Deus. Ele revelou aos autores da bíblia como as suas criaturas foram criadas e como devem proceder para que possamos obter êxito nesta terra cheia de mistérios. Ele disse: ” O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (…).” (Oséias 4.6-7)).

  8. J. Cristã

    Parabéns Reinaldo Azevedo e Silas Malafaia pela coragem e competência! Viva à liberdade de expressão!

  9. J. Cristã

    Os homossexuais estão tentando proibir os cristãos de manifestarem suas opiniões contra essa prática (nós temos direito de religião, no art. 5º, inciso VI, diz:”é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias” e temos liberdade de expressão. Eles estão restringindo o trabalho dos psicólogos (quer dizer que eles não podem considerar o homossexualismo como desvio sexual porque um grupo de pessoas não aceita?) e querem obrigar a população a aceitar esse comportamento como se fosse normal sendo que nem eles o consideram pois a maioria esconde que é gay.

  10. Rogério

    Realmente nos dias atuais é mesmo difícil ver alguém se manifestar em favor dos esquecidos valores éticos e morais. O que era motivo de orgulho, por exemplo: uma moça se casar virgem, hoje é motivo de vergonha…Sou evangélico e penso que a maior forma de se agredir Deus, é ir contra a natureza que ele criou…Macho e Femea. Penso que a sociedade brasileira, está sendo vitima de uma grande injustiça, quando o assunto é reconhecimento de união estavél de pessoas do mesmo sexo, que gera direitos previdenciarios. Recentemente faleceu uma tia minha que estava doente e era cuidada por uma irmã dela. Não seria justo que esta tia recebece então uma pensão da irmã falecida, tendo em vista que cuidou dela a vida inteira? Mas se ela disser que é homosexual e que mantinha um relacionamento com a propria irma talvez ela conseguisse….que justiça é essa??? Sem falar de outras varias situações: filho que cuidou do pai doente a vida inteira, abrindo mão da propria vida…amigos que mantinham uma sociedade em comum….Porque não fazer que essa lei os alcancem também, quando do falecimento de seus entes queridos??? Só porque são heterosexuais??? Isso pra mim é uma verdadeira heterofobia….vai chegar o tempo em que teremos que pedir desculpas por sermos normais, digo heterosexuais…

  11. Amarildo Borges

    PARABENS INLUSTRE JORNALISTA REINALDO AZEVEDO POR SUA REPORTAGEM DEFENDENDO A ETICA HUMANA E CRISTÃ.. DEUS ABENÇOE VOCÊ E , PARABENS A REVISTA VEJA POR TER UM JORNALISTA IMPARCIAL COMO REINALDO AZEVEDO.

  12. Welinton Dutra da Cunha

    Ilustre Jornalista
    Reinaldo Azevedo
    Bom dia!!
    Devemos parabenizá-lo por ter em sua belissima reportagem defendido o Revmo Pr. Silas Malafaia, mas sim por ter a dignidade e coragem de colocar em uma das mais respeitadas revistas do Brasil o pensamento de milhares de brasileiros e brasileiras que não podem e ou não conseguem se expressarem por não possuirem tão importante ferramentas em mãos, e devo concordar que a situação no Brasil atualmente é esta mesmo, Cristofobia não tem nada a ver, agora dizer o que pensa ou se posicionar contra os atentados contra a familia e até mesmo contra a constituição brasileira que reconhece como familia a união de um homem e uma mulher ai sim vira crime, vira discriminação, vira “HOMOFOBIA”, e concordo com o que disse o Pr. Silas Malafaia, os lideres da igreja catolica no Brasil deveriam mesmo ter ido pra cima (DESCER O PORRETE, BAIXAR O PAU) nas ações de afrontas e desrespeito aos seus santos e principios!!

    PARABENS!!!! E QUE DEUS LHE ABENÇOE!!!!

  13. MARCOS ANTONIO

    SERÁ QUE ESSES ATIVISTAS GAY CONCORDARIAM COM UMA LEI PARA OS HÉTEROS NOS MESMOS MOLDES QUE ELES QUEREM PARA A HOMOFOBIA ? DUVIDO.

  14. Ana

    Parabéns pela imparcialidade na análise,realmente hoje em dia tem sido difícil ver pessoas assim. Vitória da democracia,com certeza!

  15. Danielle Edite Magalhães

    É muito confortante saber que existem pessoas que analisam esse assunto com imparcialidade, porque temos visto grandes comunicadoras deste país dando a sociedade uma unica auternativa, aceitar, deixando de lado a democracia que da ao mais improvavel inocente reu, a chanse de mostrar o seu lado da historia. Parabens a quem fala sua opnião não se importando com as consequencias desta nova ditadura social. Deus nos abençoe.

  16. Renato Soares do Nascimento

    Parabéns ao Reinaldo Azevedo pela exposição do assunto supracitado. Uma análise fria sem tendenciar para nenhum lado. Oxalá todos fossem assim. Ao invés de criticarem os evangélicos, analisassem como um todo o assunto. Mais uma vez, Parabéns Reinaldo!!!

  17. Ramili

    deus fez o home e a mulher para contruir familia,tanto é que,para os gays estarem hije fazendo tudo isso um HOMEM e uma MULHER tiveram que se “unir” num ato sexual para o colocarem no mundo!Deus é amor mas é justiça tambem!

  18. Jéssica

    DEMOCRACIA JÁ! SOMOS A FAVOR DA PRESERVAÇÃO DA FAMILIA TRADICIONAL… ESSA É NOSSA OPINIÃO!TEMOS DIREITO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

  19. Ricardo

    Concordo com você. É loucura isso, uma cara dura. Com certeza nem todos os gays concordam com o que aqueles outros na passeada fizeram com as imagens dos santos, avacalhando a manifestação que os verdadeiros gays queriam fazer. O pior, que alguns gays em lugares, chaves, de estratégia, de opinião, de alcance, ou até mesmo gays que devem estar sendo chantageados por outros, porque só pode ser isso, usam de suas influencias, para fazer pessoas que tem o poder de fazer qualquer coisa com a vida de outra, pegar videos editados, cortados, só o que lhe interessa, para tentar, veja bem, só tentar, destruir, denegrir a imagem de alguém que não gostaram do disse. Isso é loucura, como, que num país democrático, as pessoas que são o instrumento da ação da democracia, agem sem democracia !?

  20. oziel nunes - recife -pe

    Há na verdade um silencio mortal de nossos políticos, na intençao de garantir votos, ‘vendem’ a própria mãe. a justiça em alguns caso se cala, e a moral de um país está indo de água a baixo. parabens ao pr. silas que Deus o oriente sente na verdade, houve um homem na bíblia, na verdade vários, que não se calaram ante atitudes contrárias a ética. carecemos de homens assim.

  21. marcelo j.

    Esses sujeitos sem ètica, sem carater, sem pudor, provocam igrejas que lutam pelo bem da humanidade, e querem que elas aida fiquem caladas? Ferem princípios, abusam da fé das pessoas, e ainda querem que elas fiquem caladas? Desse jeito eles querem a volta da escravidão. Não pela cor, mais sim pela religião que escolheram! Obrigado por defender a liberdade!

  22. […] – Quando â??pauâ? é apenas uma metáfora! Ou: Será que Malafaia cometeu um crime? […]

  23. Rose Silva

    Parabéns, saiba que se levantar e não se calar a esse respeito é uma causa nobre. Temos o direito de expressar nossa opinião, não somos escravos, porém livres, assim o nosso Deus nos fez. Livres para acreditarmos que Deus fez homem e mulher o fez, para que o Seu grande projeto Familia, fosse estabelecida nesta terra. Pr Silas Deus é contigo, estamos orando por você, Sr. Reinado Deus tem usado você , que o temor de Deus esteja em teu coração, esta é minha oração. Rose Silva São José da Coroa Grande-PE

  24. […] – Quando â??pauâ? é apenas uma metáfora! Ou: Será que Malafaia cometeu um crime? […]

  25. […] – Quando â??pauâ? é apenas uma metáfora! Ou: Será que Malafaia cometeu um crime? […]

  26. […] – Quando â??pauâ? é apenas uma metáfora! Ou: Será que Malafaia cometeu um crime? […]

  27. NATANAEL ROCHA

    Concordo plenamente meu querido Cristão,com a forma como vc defende não o Pastor,mas sim um Cristão que defende assim como vc o nome Precioso que carregam consigo¨cristo¨sem é claro deixar de respeitar aqueles que procuram agredi-los com páus e pedras!

  28. […] – Quando â??pauâ? é apenas uma metáfora! Ou: Será que Malafaia cometeu um crime? […]

  29. Mauri Cioato

    Parabéns Reinaldo, continue assim, força, não esmoreça. No RS tem uma música chamada “As razões do boca braba” na letra cantamos a frase… “Tem gente que não entende que o macho quando é bem macho. Nem que o mundo vem abaixo não dispara e não se rende”. Para ver a letra da música clique em
    http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/pedro-ortaca/as-razoes-do-boca-braba/1202233

    Abraços e minha admiração.

    Mauri

  30. Antonio Fernando Silveira

    È lamentavel ver um grupo que é um minoria na sociedade fazer tão grande alarde, será que não há interesse de alguma ordem pública, como no caso da prefeitura, que vê na passeata gay um grande atrativo de turistas que movimenta milhões de reais para a nossa cidade,tal movimento só fica atrás da parada gay de Nova york.Então creio que tudo é uma questão de conveniencia, que desde que favoreça a sicrano ou a beltrano, não me importa a religião ou linha de pensamento, desde que sobre algum para o bolso de uns corruptos e desonestos politicos de nossa sociedade.

  31. […] homoeróticas. Já escrevi alguns posts a respeito. Aquele em que em exponho detalhes do caso está aqui . Ao defender que a Igreja Católica recorresse à Justiça contra o deboche, Malafaia afirmou o […]

  32. […] – Quando â??pauâ? é apenas uma metáfora! Ou: Será que Malafaia cometeu um crime? […]

  33. Magda

    Nossa!Parabéns Reinaldo!Suas palavras são indiscutíveis,um texto coeso e bem colocado,concordo com tudo,principalmente com a parte em que você fala que os cristãos são bastante perseguidos no oriente médio,àfrica e confins a fora e nem por isso entram em guerrilha com seus perseguidores,apenas oram!e isso é bastante verdade!Que Deus continue abênçoando você e continue lhe dando mais intelecto para levar uma boa matéria aos brasileiros.Abraços

  34. Márcia Helena

    A VITÓRIA NÃO FOI DO PR.SILAS MALAFAIA,NÃO FOI DOS EVANGÉLICOS E SIM DE TODOS NÓS BRASILEIROS. ABAIXO A CENSURA E VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO
    REINALDO AZEVEDO PELO TRABALHO SÉRIO.

  35. SILAS O S

    PARABÉNS REINALDO, PARABÉNS SENADOR LINDBERG FARIAS, PARABÉNS SENADOR MAGNO MALTA E OBRIGADO PASTOR SILAS MALAFAIA, OS SENHORES FAZEM PARTE DO BRASIL SÉRIO.

  36. ruan

    Eu tenho claro pra mim que a mídia não é capaz de eleger quem quiser, mas é capaz de manipular uma parcela significativa das intenções de voto.

    Vamos lembrar do exemplo mais recente: a mídia não conseguiu impedir a eleição de Dilma, mas sem dúvida contribuiu para que houvesse segundo turno.

    Partindo do princípio de que 80% da população aprovava o governo Lula, não é difícil admitir que a mídia conseguiu transferir 30% dos eleitores para Serra ou Marina.

    Isso aconteceu em circunstâncias absolutamente anormais. Se Lula tivesse 60% de popularidade, talvez a mídia tivesse conseguido jogar a votação final de Dilma para baixo dos 30% — e, então, teríamos Serra presidente.

  37. […] homoeróticas. Já escrevi alguns posts a respeito. Aquele em que em exponho detalhes do caso está aqui. Ao defender que a Igreja Católica recorresse à Justiça contra o deboche, Malafaia afirmou o […]

  38. jesuino

    o ex-presidente Lula com o partido do PT,tem o (JARGÂO)
    “PAU NELES COMPANHEIROS”referindo-se aos patrões. Nem por
    isso, estão incentivando os trabalhadores à violência.
    o lago de fogo os espera,caso não se convertam(LBGT), está escrito.Eu prefiro acreditar em DEUS no quê ELE disse.
    Lv:18:22,20:13,Rm:1:24-27,1Co:6:9-11,Ap:21:8,22:11:15
    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS,SEM EXCESSÃO

  39. […] – Quando â??pauâ? é apenas uma metáfora! Ou: Será que Malafaia cometeu um crime? […]

  40. […] – Quando â??pauâ? é apenas uma metáfora! Ou: Será que Malafaia cometeu um crime? […]

  41. […] – Quando â??pauâ? é apenas uma metáfora! Ou: Será que Malafaia cometeu um crime? […]

  42. gleison

    jesus cristo é o senhor… para todo o sempre. sabias palavras azevedo.

  43. jose

    comungo com toda convicção a fé cristã e respeito todos, até aqueles que decidiram violar o que nem mesmo a maioria dos animais faria. Deus não será omisso nesta questão ele apenas é longanimo.Lembrai-vos do caso de Sodoma e Gomorra.

  44. Clevio Iran Antunes De Oliveira

    espalhar modelos masculinos seminus, representando santos católicos em situações “homoeróticas” pode né. Agora dizer pra igreja entrar de pau em cima desses caras não pode, é crime? Achei que eles gostassem… que iriam ficar felizes. Eles querem se aparecer e tão usando o Pastor Silas para se aparecerem, Pastor Silas Malafaia um Homem íntegro, honesto, sincero… isso incomoda, não é pra qualquer um meu irmão. Estamos contigo Amado Pastor

  45. israel guedes dos santos

    que o exemplo deste brilhante jornalista seja seguido,pastor Silas pelos seus colegas pois os mesmos só sabem criticar.

  46. Soraia Bomfim

    Muito bom texto Azevedo.

  47. Jorge Peclat

    Parabéns mais uma vez Reinaldo!

    Só para pensar. Para prender e crucificar Jesus Cristo, os contrários da época precisaram mentir, forjar provas falsas, comprar testemunhas, etc. Parece que o movimento gay, incomodado com a única instituição que abomina suas práticas, quer fazer o mesmo hoje com a igreja de Jesus Cristo.
    Só para lembrar. Nós cristãos não combatemos os gays, combatemos suas práticas.

  48. elizangela

    Os direitos são iguais para todos? Não parece. Querem adquirir seus direitos a força, nem que seja necessário tentar calar a voz de quem discorda das extravagâncias cometidas. Parabéns pela matéria Reinaldo Azevedo.

  49. Silvia

    Essa manchete é d+, as pessoas tem que começar a olhar mais por esse ponto de vista!

  50. Elioenai

    Que pena que a maioria dos brasileiros não enxerga toda essa realidade abordada nessa matéria… Deus tenha misericórdia desses… Parabéns pela matéria, Reinado Azevedo. Excelente.