Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

PSDB formaliza pedido para que provas da Acarajé sejam incluídas em ação contra Dilma

Em pedido ao TSE, tucanos argumentam que são “públicos e notórios” os fatos que apontam para uma arrecadação irregular da campanha à reeleição de Dilma Rousseff

Por: Reinaldo Azevedo

Por Laryssa Borges, na VEJA.com:
O PSDB protocolou nesta terça-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedido para que as provas recolhidas na 23ª fase da Operação Lava Jato sejam anexadas ao processo de cassação da presidente Dilma Rousseff. A prisão do marqueteiro João Santana, decretada pelo juiz Sergio Moro na fase Acarajé, é considerada mais um catalisador para a ação que pode tirar a petista e o vice-presidente Michel Temer do poder.

No pedido, os tucanos alegam que são “públicos e notórios” os fatos que apontam para uma arrecadação irregular da campanha à reeleição de Dilma Rousseff e dizem que as novas informações sobre repasses de dinheiro a João Santana no exterior devem embasar o processo de cassação. Na epígrafe do documento, o PSDB lembra a notória frase de Dilma Rousseff “nós podemos fazer o diabo quando é a hora da eleição” e responde: “Vade retro, satanás”.

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira a 23ª fase da Operação Lava Jato, que tem como alvo preferencial o marqueteiro João Santana. A nova etapa das investigações cumpriu 51 mandados judiciais na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo e atinge em cheio as campanhas presidenciais de Lula e Dilma.

Conforme revelou VEJA, depois do repasse de documentos encontrados em fevereiro de 2015, durante a nona fase da Lava Jato, investigadores detectaram indícios de que subsidiárias da empreiteira Odebrecht repassaram dinheiro a contas no exterior controladas por João Santana, marqueteiro responsável pelas campanhas que levaram Lula e Dilma a vitórias nas últimas três eleições presidenciais. Os indícios são de que o publicitário recebeu secretamente dinheiro por meio de contas que o Grupo Odebrecht mantinha no exterior para quitar despesas de campanhas do PT.

VEJA também mostrou que, ao analisarem o material apreendido ainda na nona fase da Lava Jato, os investigadores encontraram uma carta enviada em 2013 pela esposa de João Santana, Mônica Moura, ao engenheiro Zwi Skornicki com as coordenadas de duas contas no exterior. Sócia do marido, Mônica indicava uma conta nos Estados Unidos e a outra na Inglaterra.

O envolvimento direto de um marqueteiro em suspeitas de corrupção não é novidade nos mais de 13 anos de governo petista. No auge do escândalo do mensalão, o publicitário Duda Mendonça, que dominava as campanhas petistas na época, admitiu à CPI dos Correios que recebera no exterior o pagamento por serviços prestados durante a eleição de Lula.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Darazoom

    E como fica? Não vamos fechar o PT? Mandar toda essa corja trabalhar, puxar uma enxada (ou uma carroça)?

  2. FALA SÉRIO

    O PSDB tava tão devagar nas eleições passadas, que não sei se eles estão mesmo querendo a saída da Mulher Sapiens.
    Se eles se consideram oposição, são muito lerdos ou muito burros.

  3. E ESTA AÇÃO SERÁ JULGADA QUANDO?

    EM 2018?
    ANEXA!
    ACRESCENTA!
    INCLUI!
    JUNTA!
    SOMA!
    REJUNTA!
    E VAI PASSANDO
    O PRECIOSO TEMPO!
    DE REPENTE, ATÉ A
    VENEZUELA COM SEU
    REFERENDO REVOGATÓRIO
    CHEGA ANTES!
    SEI QUE TEM
    O IMPEACHMENT,
    QUE NO FINAL DAS
    CONTAS VAI PARAR
    NO CONGRESSO!
    QUE COMEÇANDO
    PELA PRESIDÊNCIA,
    ESTÁ INFESTADO
    DE PODRES
    VENDIDOS!
    E AINDA ASSIM,
    SE PASSASSE,
    O GOVERNO
    PARARIA NAS MÃOS
    DO VICE! UM ZERO
    À ESQUERDA QUE
    NÃO MUDARIA NADA!
    VACILAR, CONTINUARIA
    A CUMPRIR ORDENS
    DO CHEFE DA
    QUADRILHA,
    ALÉM DA
    SECRETÁRIA POSTE,
    MESMO AFASTADA!
    ENTÃO?
    VOLTAMOS AO TSE!
    ONDE, PELO QUE
    SE VIU, O CRITÉRIO
    FINAL É? O DINHEIRO
    ROUBADO INTERFERIU
    OU NÃO NOS RESULTADOS
    DAS ELEIÇÕES DE 2014?
    LARGANDO A SEGUNDO
    PLANO, O DINHEIRO SER
    HONESTO OU NÃO!
    PORTANTO, ESTÁ
    DIFÍCIL DAR UM
    FIM NESTE
    DESGOVERNO!
    PIOR DE TUDO,
    É QUE CONTINUAM
    A ROUBAR E
    ENTERRAR
    O BRASIL!
    FORÇA PSDB!
    DERRUBEM A
    CHAPA DAQUELA
    QUE PRESI TENTA
    E NÃO DESISTE E
    DO SEU VICE QUE
    NEM TENTAR, TENTA!
    E LEVEM JUNTO
    A DESGRAÇA
    PT/PMDB!
    LIVRE-NOS DO MAL!

  4. Francisco

    Reinaldo, li em um outro site sobre a possibilidade de Lula ter dado o pira. Diz lá que ele pegou um jatinho, não sabe onde nem pra onde, porém, com a possibilidade de ter ido para o exterior. Tudo isso após a “fritura dos acarajés”. Tem como confirmar isso?

  5. Edison Antunes

    Não sou e nunca fui PSDB, mas esta mais que na hora do PSDB arregaçar as mangas e entrar com tudo nessa batalha política contra essa facção chamada de PT.