Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Principal investigação sobre black blocs acaba em SP sem acusar ninguém

Com todas as vênias, é claro que se trata de um caso de incompetência da Polícia Civil, que conduziu as investigações. Por que é possível afirmar isso? Porque crimes em penca foram cometidos, mas são crimes sem criminosos

Por: Reinaldo Azevedo

 

Não quero nem ser nem parecer leviano, até porque não conheço detalhes, mas leio na Folha que a principal investigação sobre black blocs acabou sem acusar ninguém. Com a devida vênia, parece que estamos diante da soma indesejada da leniência com incompetência. Fazer o quê? Infelizmente, esse par não é assim tão raro.

Incompetência de quem? Daquela parte da Polícia Civil que ficou responsável pelo inquérito. Não me parece também, sempre destacando as exceções, que o Ministério Público tenha se interessado vivamente pela questão. Os investigados foram detidos nas manifestações de 2013 e início de 2014.

O que a Polícia Civil tem a oferecer a respeito? Nada! Até mesmo a óbvia associação entre o Movimento Passe Livre e os black blocs não ficou provada. É mesmo? Assim, estamos diante de mais um portento parido em Banânia: o crime sem criminosos.

A conclusão da investigação transforma os black blocs apenas em baderneiros avulsos, sem quaisquer conexões entre si. Escreve a Folha: “Segundo os policias ouvidos, a maioria dos investigados não tinha formação política ou linha ideológica e se juntava à quebradeira pelo ‘efeito manada’”.

É mesmo? Que encantadora essa gente espontânea!!! Ora, o fato de os black blocs só aparecerem em manifestações do Movimento Passe Livre certamente não quer dizer nada. Também é irrelevante que MPL jamais tenha condenado as depredações e insista que tudo não passa de um complô contra os movimentos populares. O fato é que a polícia investigou a coisa toda por dois anos. Os crimes se espalharam pela cidade. Já os criminosos não foram e não vão ser responsabilizados.

“Estepaiz”, como dizia aquele, está, a cada dia mais, brincando com o perigo. Também nesse área, vai começando a se consolidar aquela sensação permanente de impunidade.

O MPL é um movimento pequeno, mixuruca, embora notavelmente truculento. É assim desde que passamos a ter notícia dele. A ser como as coisas se desenham, é evidente que, num cenário de crise econômica, que ainda vai piorar muito antes de melhorar, é grande a chance de que comecem a pipocar aqui e ali manifestações violentas. Afinal, ninguém vai preso, não é mesmo?

É uma vergonha que assim seja. Marcelo Barone, promotor que atua no caso, afirma o óbvio: “Como havia grande articulação entre eles [black blocs], houve a ideia de enquadrá-los no Artigo 288 A, que vem a ser organizar grupos para praticar qualquer dos crimes previstos no Código Penal. Isso caía como uma luva, mas muitos delegados não entenderam assim”.

Então ficamos assim: você pode quebrar, depredar, botar fogo onde quiser. Mas faça isso em grupo e com máscara. Como será difícil mesmo individualizar a acusação, nada vai acontecer.

Se, em algum momento, algum grupo de direita resolver quebrar banco, virar carro de polícia e lançar uma bomba dentro de uma estação do metrô, aí talvez alguém se lembre de que essas ações são criminosas e só podem ser praticadas por… criminosos.

Enquanto só as esquerdas forem adeptas disso que a imprensa chama “tática black bloc”, então se trata mesmo de movimento social. Hora dessas eles adquirem o direito até de matar.

É o fim da picada!

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Carlos Alberto Baccelli

    Aliás, já mataram aquele cinegrafista da Band. São criminosos e deveriam estar presos. Não servem para viver, ou conviver em sociedade.

  2. ADÍLIO BELMONTE

    Há declarações promíscuas e omissas sobre essas investigações. Inicialmente EFEITO MANADA não é de se estranhar em nada neste país. Lula e Dilma foram eleitos pelo “efeito manada” a partir da priorização das bolsas famílias em dinheiro, quando se sabe que em muitos casos não há escola para matricular o filho, mas a mãe recebe dinheiro para mantê-lo na escola. Há aqueles que ontêm declaração de matrícula e de frequência em papel bem timbrado. A verdade, sob outro fundamento, pode-se dizer que não há no Brasil como se concluir num inquérito policial quando há a prática de terrorismo. Terrorismo hoje no Brasil é ideologia, são as desastradas a criminosas manifestações que se escondem sob o manto da democracia, mas revelam a profunda anarquia em vivemos. Para qualquer observador, mesmo medíocre, a ordem pública está comprometida no Brasil. Muitos brasileiros, inclusive governantes, precisam estudar e meditar sobre os conceitos de democracia que não se confunde com anarquia. Nesta somos experts. E como dá voto!

  3. Paulista

    MP ta preocupado em caçar manifestante de internet, cujas “armas” de protesto são um teclado. Já quem joga garrafa em ônibus de passageiro e manda trabalhador descer, com esses eles não tão preocupados

  4. Carlos Olimpio Alves

    O direito de matar eles já tem.
    Lembre o cinegrafista assassinado ano passado.

  5. Anderson Soares

    Direito de matar eles já tem. E o cinegrafista do Rio?

  6. Gabriel

    Reinaldo por favor comente sobre absurdo reportado pelo fantástico ontem!! Vangloriando a manifestação do passe livre e black blocs. Realmente foi estupefaciente o modo que a Globo valorizou esses vagabundos

  7. Achmed

    Bom…este episódio serve ao menos para chegarmos a duas conclusões: as policias militar e civil precisam realmente ser unificadas e; com certeza a policia militar terá de ser a cabeça dessas forças!!!

  8. Alano

    Que lindo! Black Blocs invadem as ruas onde promovem toda especie de desordem, desde apedrejamento da policia a depedração de bens públicos e particulares. Presos, conduzidos à delegacia, logo são liberados sem qualquer indiciamento pelos crimes que praticaram. Isto é Brasil onde impera a impunidade.

  9. Carlos Alvim

    Realmente, ReinaldoJá estamosà beira da barbárie! Pobre Brasil!

  10. marcio

    Reinaldo, esse Ministério Público não serve pra nada, não fiscaliza nada. Procure encontrar um promotor no MP, você nunca vai encontrá-lo.

  11. Fabiana

    Hã? Quer dizer que aquele facinora que mandou uma senhora com bebê do colo descer do ônibus após um dia de trabalho (mostrou na TV) não vai pagar????

  12. carlos alberto

    Há gente ainda que crê que estamos numa democracia.

  13. carlos alberto

    Se a maior cidade do Brasil, no estado 50% do PIB do Brasil, se a locomotiva do Brasil não consegue impor a lei, tamo fudido.

  14. Guilherme Fugimoto de Andrade

    aqui no Rio é aquela …sininho! prende solta prende solta! dondoca debochada… vive na esbórnia… …

  15. Etevaldo

    Ele vão às rua com certeza de impunidade, porque tem gente no governo e na polícia que protegem esses vagabundos

  16. brasileirinho

    Como se posicionará o MP paulista quando um cidadão lesado pela súcia, meter um balaço nos membros dessa cambada?!
    De quem será a culpa?

  17. alberto santo andre

    o ministerio publico e uma parte da policia civil hoje sao apenas umapiada de mau gosto com consequencias nefastas para a sociedade ordeira e honesta que paga impostos e os salarios destes patetas travestidos de ministerio publico e boa parte da policia civil , enato acabem com eles que so servem para nos darem gastos ,visto que na hora do vamos ver quem resolveos problemas da sociedade honesta e sempre a policia militar, entao que tambem se use o serviço reservado da pm para estas investigaçoes , a chance de termos uma respota a altura sao muito maiores .

  18. Marcos F

    O MP não tem desculpa. Nem que os solitários “gatos pingados” trabalhassem por si (e não em grupo), deviam um-a-um, serem presos como criminosos.

  19. alberto santo andre

    entao se a policia civil nao tevea capacidade de fazer averiguaçao ,e denunciar os criminosos e terroristas ,inclusive allguns presos pela policia militar que se acabe entao com apolicia civile se use os dados do serviço reservado da pm que tem todas as provas,basta apenas queo secretario de segurança e o governador tenham culhoes para isto.

  20. Márcio

    Essa mesma Polícia Civil concluiu que o assassinato de Celso Daniel foi crime comum, diversamente do que afirma o Ministério Público Estadual.
    Pra que serve uma polícia dessas?

  21. marco andrade

    Essa é a Segurança Pública de São Paulo. Governador medíocre. Secretário da segurança mais medíocre ainda. Não existe trabalho de inteligência na polícia civil de São Paulo.

  22. Anselmo Carvalho

    Estranha essa declaração do MP.
    Uma denúncia (início da ação penal em juízo) pode ser feita sem mesmo o Inquérito Policial, que dirá diferente da conclusão do delegado. É o que a jurisprudência firmou a partir dos art. 12, 39, §5º, e 41 do Código de Processo Penal.
    Veja o HC 71622, julgado pelo STJ. https://ww2.stj.jus.br/processo/revista/documento/mediado/?componente=ITA&sequencial=1471850&num_registro=200602669202&data=20151211&formato=HTML

  23. Vida Ramos

    Eita povo bonzinho…
    É um tal de prende e solta e não se prova nada contra ninguém.
    Vai um coitadinho levar 1 kg de carne prá matar a fome.
    Cadeia com certeza!

  24. Kevin Lomax

    Quem mandou matar Celso Daniel e Toninho do PT?

    Por que o Procurador Rodrigo Janot não denuncia os parlamentares citados nas delações do PT e dos partidos aliados da corrupta Dilma com todos esses indicios de autoria e materialidade dos fatos?

    É verdade que a esposa do Ministro Luis Roberto Barroso tem uma offshore em Miami e que o pai dele tem um contrato milionário com o Gov. Federal?

    É verdade que os ministros Luis Fux e Marco Aurélio Mello ficaram contra o IMPEACHMENT depois que Dilma atuou pessoalmente para que suas filhas virassem Desembargadoras?

    Por que Lula e seu filho ainda estão soltos??

    # TODOSPELOIMPEACHMENT

  25. MAIS UMA VEZ O DIRCEU AMEAÇA!

    SE NÃO ENTREGAR
    O SUPRA SUMO DA
    HONESTIDADE, O
    PINGUCINHA
    AGORA?
    ATIRA ESTE
    SEM VERGONHA
    NA CADEIA E JOGA
    A CHAVE FORA!

  26. Biagione Rangel de Araújo

    Será que houve investigação, ou foi apenas um faz de contas?

    Não é à toa que a violência cresce nesse país. VIVA A IMPUNIDADE!!!!

    Os Tucanos estão com muita inveja dos PeTralhas?Aproveitem a oportunidade e afundam juntos!!!

  27. SÃO DA QUADRILHA PT & PMDB!

    SÃO COBRAS MANDADAS!
    TAL QUAL MPL, CUT, MST,
    MTST, MARGARITAS,
    EXTUDANTES, UNE,
    OAB, MULHERES
    PRETAS, PSD, PP,
    IMPRENSA ARRENDADA,
    SUPREMACIA TOGADA E
    MUITOS CHICOS DA VIDA!
    LOGO LOGO IRÃO CAIR!
    A DUPLA MALU, JÁ ERA!

  28. João Carneiro

    O que esperar quando um chefe de estado publicamente exalta vândalos?
    Nos países civilizados quando pessoas se organizam para depredar o patrimônio público, para depredar o patrimônio de particulares e para enfrentar a polícia, acontece de no outro dia os legisladores e todos os poderes agirem e legislarem para enfrentar esse tipo de coisa, para proteger os cidadãos, como aconteceu recentemente na Alemanha,
    quando imigrantes recém chegados, que receberam asilo da Alemanha, estupraram mulheres alemãs.
    Tá com peninha de bandido, de criminoso e di dimenor?
    Então deixe a falácia, deixe o discurso fácil, parta para a ação,
    faz como a Alemanha fez, dê asilo a criminoso, fácil assim,
    e peça ao Estado para tirar algum da prisão e acolha-o na sua casa para reeducá-lo, viu?
    Aqui os políticos não fazem nada de nada,
    e ainda por cima a mídia exalta os vândalos e o vandalismo que praticam, como heróis, como virtude.
    Heróis e virtuosos até antes do dia que eles resolvam invadir e depredar também os prédios da mídia e dos parentes daqueles que os apoiam e os louvam, porque pimenta nos olhos dos outros é refresco.
    Pagamos os maiores impostos do mundo para manter uma máquina estatal que presta os piores serviços à população,
    e que, como se não bastasse,
    em vez de defender o cidadão trabalhador, pacato e ordeiro contra vândalos e seus vandalismos, e que
    em vez de defender o direito do trabalhador de poder usar ônibus para se locomover,
    em vez disso protege vândalos que quebram e queimam ônibus,
    vândalos que nem ao menos se preocupam de obrigar os passageiros de descerem dos ônibus,
    antes de depredarem e queimarem ônibus.
    Banânia, país de todos… de todos os criminosos…
    Em cima de queda, coice.

  29. Otto Heinrich Wehmann

    Parece que hj é feriado em São Paulo………então não têm protesto? Interessante.

  30. silva

    Pertinente! Cadê a lei e o responsável por omissão?
    Recordar a que ponto chegamos é preciso.
    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/opiniao-2/silvio-navarro-o-pt-deu-bastante-trabalho/
    Mais ainda, este é um discurso- antigo e muito atual-do homem que se auto intitula o mais honesto do Brasil, desafiando a Justiça, o Ministério Público, a Polícia, os religiosos… Na mesma esteira rocambolesca:
    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/opiniao-2/editorial-do-estadao-o-asceta-de-garanhuns/

  31. affonso

    É a barbárie dando sua cara,digo, não mostrando a cara(cara mesmo!,animais!). É a impunidade se alimentando da impunidade; são os maus e o mal acuando os bons e o bem. O sonho nosso de o Brasil se tornar um dia uma Noruega e/ou uma Dinamarca, se esfuma no horizonte algo tenebroso de nosso país.

  32. Jula

    Isto é Banânia!!! Onde dizem ( os incautos ) existir instituições. É mesmo?!

  33. Marcus Meyer

    O MPP (Ministério Público do PT) indiciando alguém da turma deles? Esqueçam!

  34. Dilson

    É mesmo? Então não deu em nada toda aquela barbárie? Então esperemos que agora as próximas eles trarão armas de grosso calibre (alguém duvida?) aí eu quero ver!

  35. Sovir

    País sem lei não é uma nação é apenas um ajuntamento de indivíduos governado por um sem cabeça, tudo é possível.

  36. carlos

    Se nenhum órgão público funciona bem nesse pais o que vc esperava da polícia? Se não fosse as prisões de milhares de micro-traficanates (41.000 no ano 2015 só no estado de sp) a produção seria muito pouca. Ninguem com estabilidade quer mais trabalhar,….

  37. Delane Lima

    Os black b….. e o Movimento Passe Livre são tentáculos da mesma lula, ou polvo, se os envolvidos preferirem.

  38. maria

    Dúvida. É verdade ou não que o Brasil doou arroz e feijão de seu estoque regulador de preços – no Sul do Brasil- para ajudar a Rússia em suas empreitadas no exterior, através de Cuba e o porto que nós financiamos e subsidiamos, doamos$? ( desculpa, isso em última instância, pois a decisão não coube – primeiramente- a nós não, mas ao governo petista e o BNDS)
    E a CPI do BNDS, como vai ou não vai?

  39. maria

    Hoje na primeira página on-line, mais notícias, como sempre, do Irã e da Rússia. O mundo anda encolhendo… Já quase tinha esquecido que Putin apoia não só o Irã, o Assad na Síria, que não larga o osso; também, invadiu a Ucrânia… Guerras…

  40. Wilson Rodrigues

    Hora dessas eles adquirem o direito até de matar?. E já não mataram?.
    Onde estão os assassinos do cinegrafista da Band?.
    Suas palavras sobre grupos de direita caem como uma luva para o momento atual, pois se não existem leis ou homens capazes de aplicá-las, esse será o único caminho, como resposta a esses criminosos travestidos e defendidos como movimentos sociais, mas não com a rubrica “de direita” e sim com a de “aqueles que cansaram de serem feitos de idiotas”, ou seja, os pagadores de impostos que precisam se locomover e fazer uso dos equipamentos públicos, sejam eles onibus, trens ou metrô, esses que a galera do crime e comparsa dos petistas e sua base alugada sequer usa, além é claro, das coisas privadas que por serem privadas terão seus custos de manutenção e/ou reparos também bancada pelos otários/idiotas pagadores de impostos, ainda que na forma de elevação de tarifas e/ou preços dos serviços que empresário nenhum deixa de incluir tais riscos em suas planilhas. Talvez seja mesmo essa a intenção dessa quadrilha que tomou de assalto o país, inclusive suas instituições e, nesse aspecto, o estado de São Paulo não foge à regra, principalmente quando tem um governador medroso, sem coragem para contar aos paulistas a verdadeira razão dessa balburdia que se instalou no estado à partir dos acontecimentos na capital, com a complacência de todos os órgãos de governo, ainda que estaduais, também infestados de vermelhinhos, mas que o governador se utilize de palavras inteligíveis aos menos letrados, deixe de falar de forma quase cifrada. O que ocorre nos dias atuais é simplesmente o reflexo da frouxidão do governo nas manifestações de 2013 e 2014, estava com medo das eleições de 2014, e agora, o que ele teme?. Sim, eles tentaram de tudo para aprisionar totalmente o pais, não conseguiram uma vitória final, ainda encontram focos de resistência e veem seu prestigio descer ladeira abaixo, só resta mesmo a barbárie, vamos assistir de braços cruzados?.

  41. BOB

    Hoje um grupo de 15 baderneiros fechou o trânsito na Praça João Mendes, e aos gritos e palavrões, chutou o carro oficial de Alckmin, e ainda jogou uma garrafa plástica em Haddad. Como é que um pequeno grupo de só 15 meliantes consegue fechar uma praça da cidade com essa facilidade? Não estavam lá os seguranças do governador e do prefeito? E a polícia não conseguiu deter nem um único desses babacas que chutava o carro do governador? Fechar praça para promover o terror já é coisa de guerra civil! Como é que ninguém é responsabilizado?

  42. Marcos

    Reinaldo, mesmo se os delegados não entendessem o cabimento do artigo 288 A, o Promotor de Justiça, como fiscal da lei, deveria determinar a instauração de inquérito policial para apurar o crime por ele tipificado ou até mesmo, caso com conteúdo probatório, abrir a ação penal. NÃO DEPENDE DOS DELEGADOS.

  43. mjag

    Guerrilha urbana mascarada de movimento social – Importantíssimo!

  44. roberta

    Os inocentes ,AGORA PARTEM PRA A AGRESSÃO a AS AUTORIDADES CONSTITUIDAS, ATÉ QUANDO VÃO TRATAR COM RESPEITO ,ESSE BANDO DE MARGINAIS !!!!! QUANDO ELES APANHAM ,NÃO PODE ,QUANDO BATEM PODE ????

  45. silva

    No momento terrível que o Brasil vive, nada melhor que se respaldar e ouvir as lições de verdadeiros juristas de escol como Rui Barbosa e Sobral Pinto:
    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/a-licao-de-sobral-pinto-desmoraliza-o-manifesto-dos-bachareis-a-favor-do-petrolao-o-advogado-e-o-juiz-inicial-da-causa-nao-pode-agir-como-comparsa-de-cliente-bandido/

  46. mágico do UOL

    ENQUANTO ISSO, NO MUNDO MÁGICO DO UOL (O PORTAL PETRALHA, SEGUNDO INTERNAUTAS):
    “Leonardo Sakamoto: Para a PM, jornalista em protesto é como alvo fácil”

  47. Pagador de Impostos

    Quáquáquáquáquáquáquáquáquá!!!!!
    http://f5.folha.uol.com.br/televisao/2016/01/1733121-jose-de-abreu-vai-morar-em-paris-e-viajar-para-o-japao-apos-fim-de-novela.shtml
    Aguardando ansiosamente um post sobre essa notícia!!!!

  48. Amadeus

    Caríssimo Reynaldo, vai aqui uma sugestão: acompanhe a real situação de desmonte da PC-SP. De uns anos prá cá, o efetivo diminuiu uma barbaridade. Só na SPTC há uma defasagem de 40%. Há outrs carências, como por exemplo, auxiliares de necrotério, escrivães, etc. O último concurso foi em 2013, e ninguém ainda tomou posse. Poderia colocar um monte de links, mas acredito que para vcs seja facil encontrar a real situação da PC-SP. Se for possível, e viável, escreva um artigo, infromando a sociedade paulistana a respeito desse descalabro.

  49. neiabisset

    É uma piada atrás da outra: só anjinhos no meio da baderna! É a nova cara da cidade, não é mesmo?

  50. Antonio Henriques

    Já tinha contratado alguns lutadores brucutus para se infiltrar e dar uma lição do que não se deve fazer com o patrimônio alheio.

    Vou esperar o quê da polícia do Alckmin senão olhar pro lado?

    Convidem o serviço reservado do exército para ver se não identificam e triangulam que está pagando e quem está recebendo pra fazer isso. Fácil!