Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Por unanimidade, PMDB do Rio, que era um dos mais governistas, votará pelo rompimento com Dilma

É evidente que a decisão do PMDB do Rio prenuncia aquela que será tomada pela maioria do partido no dia 29

Por: Reinaldo Azevedo

 

A notícia está confirmadíssima. O PMDB do Rio votou em favor do desembarque. A seção fluminense da legenda quer o rompimento com o governo Dilma. O tema foi posto em votação e venceu por unanimidade.

Assim, os 12 votos que o partido tem no Diretório Nacional estarão unidos em favor do rompimento — e isso inclui Sérgio Cabral, Eduardo Paes e Jorge Picciani.

A notícia é especialmente relevante porque o PMDB do Estado era o mais, vamos dizer assim, rebelde à liderança de Michel Temer e à possibilidade de o partido romper com Dilma.

Não custa lembrar que o governo decidiu patrocinar a queda de Temer no partido, estimulando a divisão interna e chegando mesmo a investir na possibilidade de que ele fosse forçado a deixar a presidência da legenda.

Sem alarde, o vice deu a volta por cima na legenda, conseguiu reunir o partido e garantiu a sua reeleição. Tudo caminhando conforme se desenha, não poderá exercer o novo mandato à frente da sigla porque deverá estar no comando do país.

Se o PMDB do Rio decidiu tomar essa posição — Sérgio Cabral e Eduardo Paes eram os dois que mais resistiam —, é sinal de que já não vê condições de Dilma continuar à frente do país. Aliás, vamos ser claros, nem o PT as vislumbra mais. Só está tentando organizar a saída.

É evidente que a decisão do PMDB do Rio prenuncia aquela que será tomada pela maioria do partido no dia 29. É até possível que um ou outro da legenda decidam continuar no ministério, mas será em nome pessoal. A sigla não se sentirá obrigada a votar com o governo.

É uma péssima notícia para Dilma porque outros partidos da base aliada só esperam que o PMDB abra a fila do rompimento para poder ir atrás. O impeachment fica a cada dia mais próximo, Dilma sabe disso, e o conjunto da obra explica o desespero.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

72 comentários
  1. Tessalia

    Coisa incrível a falta de memória e a adoção da novilíngua que alguns brasileiros têm manifestado. Aos internautas postadores de opinião neste blog como eu, permitam-me uma reflexão: Como ficar contente com um partido como o PMDB que durante os 13 anos de duração deste governo, estiveram juntos desde o princípio, inclusive declarando apoio abertamente alguns, outros nem tanto, mas sempre próximos desde que lhes sobrassem uns carguinhos e benesses para repartir entre os correligionários? Como repentinamente em nome de uma mudança nas diretrizes governamentais, que todos sabemos é necessária e urgente para tentar tirar o país do buraco, elegemos de uma hora para outra aquelas mesmas figuras que até ontem, eram parte significativa da tal base aliada sendo eles mesmos “o governo” que tanto criticam, negociando cargos e posando em fotos até de inauguração de placa de obras? Como tirar da memória de uma hora para a outra, apagar da história do atual governo que essa gente que hoje se diz “descontente” com os rumos que o país vem tomando, planejando sair em debandada , são as mesmas figuras que contribuíram para mergulhar o país na crise que se encontra? Não podemos simplesmente deixar para lá, porque atitudes assim demonstram antes de tudo uma tremenda canalhice, um descompromisso total com o país, em que a única coisa que importa é salvar a própria pele, rumo ao salve-se quem puder.
    As Leis, os projetos, as medidas que contribuem ou não para que um país ande para frente ou permaneça na estagnação, foram criadas e aprovadas, ou engavetadas, conforme o interesse de cada bancada, pelos mesmos Deputados e Senadores de todos os partidos que estão nesse governo, inclusive o PMDB, que quer posar de santo convenientemente, fingindo que durante esse tempo todo em que estiveram junto ao PT quer que pensemos que eles estavam quem sabe de férias em Marte e em nada contribuíram para o agravamento da crise? Importante lembrar que vivemos num regime presidencialista, todas as Leis que são aprovadas, é preciso a participação dos Senadores e Deputados. Como então, querem nos fazer crer que não tiveram nada com isso, e agora posam de indignados?
    Essa é a espécie de políticos que acredito que foi às ruas não gostaria de ter no comando do país. Essa espécie de oportunismo que não gostaríamos de ver reeditada, penso eu.

  2. Carlos Militão

    Olha o Impeachment é uma realidade, mas ainda não chegou ao fim; justamente graças a alguém que não é um “pomar” de honra e dignidade, mas que teve a coragem que muitos santinhos de araque não tiveram, chegamos a estes estágio. Quem vai suceder Dilma? Jesus, José e Maria? Não, são homens com defeitos, mas que sinalizam pelo menos algo diferente do que está aí: a perpetuação da corrupção, o assistencialismo, o atraso econômico, a o aparelhamento de Milícias(que proliferaram nos últimos 13 anos com dinheiro do contribuinte)petistas, que AINDA, AINDA, NÃO ESTÃO ARAMADAS, MAS…. Nós todos temos o dever de apontar soluções; e aqui no blog pessoas cultas e sérias dão a sua opinião, e sinalizam caminhos diferentes. Se houver a saída desta senhora, a nova Equipe de Governo vai ter muito trabalho: destruir é fácil, CONSTRUIR É QUE É DIFÍCIL. Fazer o populismo rasteiro e vagabundo do PT é “mamão com mel”, agora fazer as Reformas que FHC fez é trabalho Hercúleo, e por isto ainda hoje por muitos ele é odiado.Agora, a mulher nem saiu, e já tem gente querendo soluções da oposição.

  3. Helio

    É CLARO QUE O PMDB DO RIO ADERIRIA
    Ante a perspectiva de ter o Governo todo na mão ou só alguns cargos, é claro que o PMDB fica com a primeira opção. Vão ficar só aqueles 8 gatos pingados de não querem entregar os cargos. E olhe lá, que ainda tem gente que vai desembarcar de última hora. Dilma, o teu tempo passou! ESVAZIA AS GAVETAS QUE AÍ VEM UM NOVO ITAMAR FRANCO PARA SALVAR O BRASIL! SE DEUS QUISER E ELE QUER!

  4. Gomide Alcantara

    A honra e a dignidade NÃO SÃO produtos de comercialização. Os atuais Senhores do Poder, egoístas e prepotentes, desfilam mesquinhas preocupações de intermináveis ambições pessoais, de pensamentos e sentimentos rastejantes, de intrigas e mazelas provincianas. Vivemos dias tormentosos, desfile de uma realidade brutal e vergonhosa. Ressurgem, aqui e acolá, manobras dos Senhores traficantes do Poder que humilham, envergonham e estarrecem a sociedade brasileira. Não pode surgir democracia, nem liberdade, nem verdadeira justiça social se o poder for corrompido, tomado por ladrões e por parasitas em busca de lucros fáceis, fúteis recreações e interesses pessoais. Então permanecerá a pergunta: Quais as forças que conseguirão tirar este nosso Brasil do vazio… da apatia… da estagnação? No Brasil pós PT (arruinado/quebrado), como vamos organizar, manter e vivificá-lo com o espírito do renascimento e anunciar a alvorada de uma nova época? Onde estão aqueles indivíduos moralmente capacitados para criar e estimular o desenvolvimento de uma nova ordem social? Nossa democracia política continuará sendo apenas uma ficção… um nome sem essência? O PMDB e a oposição precisam esclarecer, o mais rápido possível, estas e outras questões aos brasileiros honestos e trabalhadores.

  5. Brasil em estado de calamidade com a produção em baixa, desemprego em massa e arrecadação orçamentária em declínio!

    Tudo isso pela péssima administração petista, desde o segundo mandato do LULA, até a presente administração da Dilma!
    Notadamente, LULA, tem sido o precursor dessa bagunça na área econômica pulverizando o dinheiro bom em benefícios de médio prazo sem nenhum retorno ao país, ainda, evidentemente copiado e desenvolvido no desgoverno Dilma (criação de mais Ministérios, cargos comissionados, apadrinhamentos, mais benesses e demais despesas abusivas).
    Com todos esses absurdos de desgoverno atual, impressionante é que, ainda existem oportunistas aliados aos petistas que acham tudo isso normal. Gostaria de indagar a esses representantes oportunistas, caso, no momento que a liquidez de caixa orçamentária não corresponder mais com o pagamento de seus proventos mensais, por acaso vocês trabalhariam de graça? Tenho minhas dúvidas!
    Desta feita, uma alerta aos Senhores (as) eleitores (as) anotem todos esses nomes de oportunistas, principalmente esses Ministros que não querem deixar o desgoverno da DILMA. São eles, EDUARDO BRAGA (PMDB-AM) e KÁTIA ABREU (PMDB-TO).
    Anotem, mas anotem mesmo para nunca mais votar nesses oportunistas antipatrióticos!

  6. Carvalho da Font'Seca

    Não me diga! Então o casal já pode arrumar as malas! E tem mais: solicitar vaga para dois lá na Itália, porque deixar a dilmona aqui, sozinha, é até covardia! O criador deve levar consigo a cria!

  7. pericles

    Jorge Picciani.também está contra Dilma? Como é que fica o filhinho?

  8. AOTC

    Que bela notícia!!…espero que a PresidAnta não consiga obter os 172 votos contrários ao Impedimento…vamos torcer!!!

  9. Iberê Paiva

    Dilma sempre mostrou inaptidão para o cargo,qualquer político em sua condição se afastaria do PT e Lula no início do segundo mandato,o Ex- presidente FHC ,ainda acenou com um gesto de aproximação declarando achar Dilma honrada e honesta,mas com a cabeça fechada para possibilidade de terminar o mandato,não entendeu a porta “aberta ” para um Governo de União Nacional,seria demonstração de alguma inteligência, mas ouviu conselhos dos “Três Porquinhos”,e vai deixar a missão para Temer, porque já está com a cabeça na guilhotina do Impeachment.

  10. Ariana

    Não sou a favor do Michel Temer e do PMDB… Porém a Dilma e seu chefe Lularápio precisam ver que por mais que façam…Não vão se safar…#Foradilma e #Lularápiocadeia.

  11. Elementar, Osório!

    É preciso acordar PMDB e varrer o PT do poder! Apenas aquela escuta legal, onde Dilma manda o termo de posse em mãos para Lula assinar se precisar, e a explicação da presidente da república, sobre aquilo, na posse de Lula, é motivo amplo geral e irrestrito para o desembarque do PMBD e o consequente impedimento dela. Vai Brasil!

  12. ib

    Ajudou muito o PMDB do Rio sentir o cheiro de carne queimada – e era a dele – na manifestação do dia 13.

  13. Oliva

    Nao vejo a hora de ver a petralhada fora de cena!
    Vou chorar de alegria e soltar fogos!

  14. fred oliveira

    Apos Dilma, o novo governo tem que desaparelhar as estatais, os orgaos publicos, desinflar a influencia dos sindicatos e adotar ideias liberais. Vejam a Franca e a Grecia: cheia de Estado e sindicalistas e nao deslancham.

  15. Cirval

    Meu conterrâneo, o Temer, é osso duro de roer. Foi fustigado por todos os lados, inclusive pela Dilma e pelo Renan, mas se manteve firme e foi reeleito. Até eu o critiquei. Isso prova que ele tem jogo de cintura para assumir a presidência. Não duvido que ele seja um novo Itamar. No fundo, o PMDB carioca preferiu ouvir as ruas, no que está corretíssimo.

  16. Sidney

    A primeira providência, seja qual for o novo governo, será desaparelhar o Estado em todos os seus segmentos, em todos os níveis. Não pode sobrar um petralha sequer, em qualquer lugar. E baixar o numero de ministérios para 14, no máximo, e valorizando a meritocracia. Esse negócio de distribuir ministérios e estatais para partidos politicos tem de acabar. É o primeiro passo para acabar com a corrupção desenfreada que assola o país. Seria um bom começo.

  17. tutti

    Acho que Eduardo Paes deveria se filiar ao PT. No cerne ele é igualzinho ao Lula.

  18. Batman dos Santos

    É muito bom ver o barco do petê afundar,, não tem preço,, ainda que para isto tenhamos que depender de pessoas como eduardo paes (eca), sérgio cabral (eca de novo) aliás,, um grande ECA para todo o pmdb, ainda assim é melhor que a maior de todas as quadrilhas.

  19. Fernando

    Parabéns ao PMDB do RIO, por ficar ao lado dos cariocas e brasileiros!!

  20. luizs

    O pmdb parece “biruta” de aeroporto. Vai para o lado que o vento sopra.
    Percebeu que o fim do pt se aproxima e tenta se manter, aliando-se aos partidos de oposição.
    A vantagem para o Brasil, dessa decisão de deixar o pt, é que dilma e seus apadrinhados caem fora, o que irá impulsionar o crescimento de nossa economia.

  21. Paulo Roberto da Silva

    Quem não sair desse barco furado , vai se afogar juntos. O POVO de um pais sempre vence!

  22. Fernando Patrício

    Parabéns ao PMDB do Rio, sou filiado ao PMDB muitos anos, agora sim vcs estão com o Povo do Rio e do Brasil. Vamos deixar de ser rabo de Lula e dilma e ser cabeça dominante para tirar este País do fundo do poço.

  23. Wilson Rodrigues

    Eduardo Paes, Sergio Cabral……., ah, eles me fazem lembrar Antonio Carlos Magalhães pulando do barco militarista depois de tantos anos lambendo-lhes os coturnos, durante uma cerimônia em Salvador, onde enfrentou o Délio Jardim. Oportunismo é isso aí mesmo, essa é a gente que sonha herdar alguma coisa dos destroços, assim como ACM à época. Triste liderança, triste lembrança.

  24. Sonja

    A PeTralha vai de Leão da Montanha (Snagglepuss), saída pela esquerda!

  25. Guiga

    A culpa de tudo isso e do lula que nos empurrou uma falsa competencia de uma gerente. Ele colocou o país inteiro em risco. Agora, pelas notícias da revista Veja, há um plano para ir para Itália. Este homem tem que responder a justiça e esclarecer tudo. Espero que o Michel Temer mande o Cesare Batisti de volta para a Itália. Vamos lavar este país do socialismo medíocre. Parece que o século XX está acabando somente agora no Brasil.

  26. VICTOR GROSSI

    Impeachment já! Impeachment e Parlamentarismo!

  27. Tapir

    Pede o pinico, Dilma!

  28. Marcus Meyer

    O que a moribunda Dilma tem a oferecer ao PMDB que o Michel Temer não poderá dar-lhe se tiver a caneta prwesidencial nas mãos?

  29. SILVIO JD

    Que saiam Dilma vez.

  30. Eduardo

    Caro Reinaldo,
    Importante enfatizar que a atual crise politica mostra com clareza que o PODER EXECUTIVO DEIXOU DE SER UM SUPER-PODER, O PODER LEGISLATIVO DEIXOU DE SER UM SUB-PODER E O PODER JUDICIARIO DEIXOU DE SER UM MERO SERVICO PUBLICO. O principio consttucional da INTERPENETRACAO DOS PODERES (LEI DOS FREIOS E CONTRA-PESOS) VEM OPERANDO EM BENEFICIO DA DEMOCRACIA PARA EXPURGAR OS VERDADEIROS GOLPISTAS QUE AFRONTAM A SOCIEDADE.

  31. Elaine Seromenho

    Olá,Reinaldo Azevedo simpatizo com teu blog e gostaria de participar,além de gostar de seu estilo de se expressar e de fácil entendimento,porque as vezes fica difícil para pessoas sem conhecimento político entender o que querem os meios de comunicação nos passar numa linguagem um tanto complicada ,admito sou leiga em politica,pois nunca gostei mas agora estou interessada no que está acontecendo no meu país,pois quero o melhor para o mesmo e para as futuras gerações, temos todos que ter conhecimento,agora e já,chega de dormir é hora de despertar!Obrigado

  32. Lilith

    Picciani, Pezão, Cabral e principalmente o Paes são políticos fim de feira que foram desmascarados. O povo do Rio não merecem umas coisas dessas. Esperam que eles não elejam mais essas figuras(sic). Mas, para o bem do Brasil é uma boa notícia. Se esses oportunistas aí estão desembarcando do PT significa que o “pra rua, Dilma” está mais perto. E que o PT não está conseguindo COMPRAR aliados. Um ou outro ainda está “se vendendo” , o ser humano é fogo!

  33. Macena

    Senhores, o PMDB é sem-vergonha! Esses vagabundos do PT ainda estão emporcalhando o país por culpa deles. A hora que, de fato saírem, todos voaram juntos. São mercenários!

  34. Rue des Sablons

    A Dilma pode ser presa pelo Moro após perder o cargo? É uma dúvida sobre algo possível: ela cometeu crime (Pasadena) e não terá foro privilegiado. Ou ela iria para a Bulgária?

  35. FM

    Por maior que seja os interesses a razão prevalece. Só não entendo participar de um governo, ver cometer erros e só sair porque vão apagar a luz. Êta política descarada em que o interesse do povo fica relegado ao último lugar. Quanto à presidente já sozinha, quase ex, ainda tenho esperança que Dilma possa dizer para os seus mais chegados, que renunciou porque realmente estava doente, e deixe dessa bobagem de querer que acreditem que foi um golpe. Fica mais aceitável para terminar sua história com um adeus. Afinal, teimosia pode ser um distúrbio psicológico não curado na infância, enquanto um golpe onde não existe, pode ser desmentido fácil, fácil com ajuda da Lei e o mundo todo vai saber.

  36. Wanderley

    Entre: a) sair agora e governar a partir de junho e b) morrer como auxiliar do novo Hitler, não há dúvida quanto ao que fazer

  37. Dalvo José Rossi

    #RepúblicaPetralha #IMPEACHMENT_JÁ #LulaNaCadeiaJá

    Jorge Picciani, o patriarca político da família coloca uma saia justa em seu filho Leonardo – garoto de recados dos petralhas na Câmara. Isso prova que a decantada divisão do PMDB se dá também nas melhores famílias fluminenses?

  38. ser

    Boa noite Brasil.
    Boa noite brasileiros e brasileiras da razão e coração.
    Boa noite RA.
    Saiam logo daí, suas tartarugas.
    A casa de cartas marcadas está caindo e vcs ainda apoiando o desbocado poderoso chefão, que vai gastar seus milhões na Itália.
    Bem, em termos, até a extradição.
    Francamente viu, é de doer.

  39. B_J

    Falando assim, você até anima a gente, Reinaldo!

  40. Russa Branca

    Só vou acreditar na 4a feira, RA…Renan Calheiros, ao meu ver é o político mais perigoso ¨destepais

  41. diana

    Mas parece que o governo já está oferecendo vantagens e cargos para os desembarcáveis. Isso é verdade? Se assim for, acho que dificilmente o desembarque será tão eloquente como desejamos. Tem gente que só espera pelo mais leve aceno..

  42. umberto melo

    …Cabal, Pezão, Picciani, continuam leal ao apedeuta, soldados eternamente, quem foi a primeira ratazana abandonar o navio? lula.
    Agora a ratazana quer foro privilegiado e os seu familiares??? mais um abandono!!! o tal de lula devia mudas novamente o seu patronímico, Luiz Inácio Lula CHAVE DE CADEIA da Silva, vulgo AMARELÃO !!!

  43. Cyzi

    Saída do PMDB do Rio é sinal importante. Já tinha acabado, agora acabou de acabar. Acho que os repórteres não terão descanso nos feriados. Fiquem atentos podemos ter novidades em breve.

  44. Luiz

    E o Leonardo vai seguir o papai.
    Vai atraiçoar Dilma que lhe abençoou.
    Vai ser a favor do impeachment?
    Canalhas estão sempre à venda.

  45. Maurício M.A

    O Titanic petista em naufrágio. Os últimos tripulantes estão saindo até de boias, como os cubanos que refugiam do seu país.

  46. arthur

    Que o PMDB vai desembarcar, isso é óbvio.
    O que me incomoda é ver que ninguém está pensando no dia seguinte.
    A guerra começara na quarta-feira e o governo vai usar do tudo ou nada. Aécio? Temer? Cunha?
    Bem, as forças obscuras do PT passarão para a oposição… e essas lideranças definitivamente não estão em sua melhor fase.
    Boa parte da classe média já não se sente mais tão confortável em ver esses lideres como seu presidente e vice, já que isto não é mais uma ideia abstrata, mas sim, uma relidade provável. Estão ficando menos enfáticos nas mídias sociais.

  47. Antonio Carlos

    Deste que o Serra perdeu a eleição para a Dilma, sinto um peso sobrenatural sobre as costas. Entramos num reino de trevas que, agora, começam a se dissipar. Fará muito bem ao país quando a Dilma sair do governo. Não da para viver sempre no reino da mentira..

  48. analu

    Fico imaginando a cara do valentão Leonardo Picciani… Hoje, é o bobo da corte.
    E o Eduardo Paes, hein? À época do Mensalão, ainda no PSDB, chamou o lulinha de ladrão. Para se eleger, passou para o PMDB, e pediu desculpas à marisa letícia. Agora, resolveu desembarcar, somente alguns dias após jurar amor eterno a “Vossa Excelência”, naquele triste diálogo. Isso é que é homem de caráter!
    O PT acaba de perder também o apoio do PRB, de Edir Macedo e Crivella. E vamos que vamos!

  49. vagabundos

    se fossem honestos EXPULSARIAM do “partido” os “ministros” que ficarem nos “cargos”… Mentiraiada bêsta…

  50. unanimidade

    INTELIGENTE