Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Por que Dilma não se cala?

Quase 26 anos depois da queda de Collor, petista vem com a cascata de que a democracia brasileira “é muito jovem” para haver impeachment...

Por: Reinaldo Azevedo

A presidente Dilma Rousseff participou de um café da manhã com os jornalistas e demonstrou, mais uma vez, que não tem nada a dizer, o que ajuda a explicar a situação de desalento da economia. Insistiu naquela que é a tese mais estúpida do petismo na crise política: a possibilidade de impeachment derivaria apenas do fato de algumas pessoas não gostarem dela. Não! Deriva dos crimes de responsabilidade que ela cometeu.

E veio com uma cascata que não encontra apoio da história: a democracia brasileira seria “muito jovem”, e um presidente perder um mandato poderia ter “repercussão negativa de longo prazo”.

Fato. O primeiro impeachment aconteceu há quase 24 anos. Tratava-se do primeiro presidente eleito depois da ditadura militar. Ele caiu, o vice tomou posse, a democracia se fortaleceu, fez-se o Plano Real. E o plano permitiu que até o PT chegasse ao poder.

“Por que Dilma não se cala?”, perguntaria aquele…

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

101 comentários
  1. maria do carmo

    D. Dilma, repercussão negativa estamos tendo com a senhora e seu partido. Faça um favor a toda população brasileira, CAIAM FORA!

  2. santos

    O que esperavam de um poste?

  3. Sonja

    Esse ser – minha irritação me impede de chamá-la pelo nome -, além de ignorante em toda e qualquer área em que se mete a dar pitaco, assassina o português insistentemente – parece um vício -, não consegue montar um raciocínio com uma lógica minimamente encarável e, o que é pior, dá bandeira de mau-caratismo o tempo todo! Quem aguenta?
    Ah!, é claro!…, a resposta é: todos os idiotas e/ou incompetentes que mamam, gostosamente, nas tetas que nós, contribuintes bobalhões, mantemos recheadas…

  4. AE

    Porque diante das nefastas evidências de seu desgoverno e má administração, da traição imperdoável aos brasileiros inclusive aos que a elegeram, diante daqueles cuja agenda internacional, via fsp, segue literalmente, ela precisa em primeiro se convencer de que não é um fracasso, 2 de que errou solenemente e intencionalmente, 3 das traições a que se submete de seu partido, 4 de que ao fim de seus tantos anos de luta( revolução), tudo é desvario, tudo é breve, e se a alma é pequena nada vale a pena. Ela fala para si mesma, tentando se convencer. Madame, use o espelho da verdade e a senhora e seu partido juntamente com todos os que se dizem revolucionarios aprendem que a verdadeira revolução é amai ao próximo como a si mesmo…

  5. Alcyr de Igarapava-sp

    Caro REInaldo,
    Permita-me por favor tomar mais um pedacinho do do seu Blog, a Dilma não se cala, porque tudo que ela diz é para se permanecer na mídia, como faz o Lula e como faz a Marina Silva, não tem nada para falar, ora, fala qualquer merda que a mídia mostra na primeira página, não sei se paga ou não para isso, mas, normalmente toda patacoada que eles dizem sai na primeira página da Folha. Mas, o objetivo de ocupar esse cantinho é pedir, rogar aos leitores brasileiros, que tem entendimento do que era o Brasil e no que o Lula, a Dilma e o PT o transformaram e em seguida vem aí a Presidente da União Brasileira dos Estudantes, muitíssimo bem demonstrado no artigo “Aparências e Fatos”, de J.R. Guzzo na Revista Veja, como o Lula, a Dilma o PT e essa Mocinha sem caráter utiliza a mediocridade da ralé para fazê-la de buro de carga dos miseráveis, aquele camelo idiota da periferia carregando a donzela com odor de bacalhau na nuca, vejam que a estúpida nem sabe falar, como Dilma e o Lula, mas sua entidade já ganhou mais grana do que aquele pobre diabo poderá ganhar nessa vida e em outras cem encarnações se as pudesse ter. já viajou por tantos países, mais do que manganga á custa dos “Burros estudantes”que a veneram, repito: o artigo de J.R. Guzzo pode despertar até os grandiosíssimos idiotas do Passe Livre, para uma reflexão sadia e não fazer como aquele marmanjo de 19 anos que foi pegar a bomba e arremessá-la de volta contra a polícia. Os estudantes que se prezam como estudantes, deveriam se desligar dessas Ongs de Cafajestes, e se alinhar a um líder de valor como o Kim Kataguiri, trazendo à lembrança do pensamento de Theodore Roosevelt :”É MUITO MELHOR ARRISCAR COISAS GRANDIOSAS, ALCANÇAR TRIUNFOS E GLÓRIAS, MESMO EXPONDO-SE À DERROTAS, DO QUE FORMAR FILAS COM POBRES DE ESPÍRITO, QUE NEM GOZAM MUITO E NEM SOFREM MUITO, PORQUE VIVEM NESSA PENUMBRA CINZENTA, QUE NÃO CONHECEM NEM VITÓRIAS E NEM DERROTAS”. É entristecedor ver essa juventude, aliás, verdadeiros homens formados, perdidos sem horizontes, lutando para engrandecer uma sem rumo como aquela filhinha de papai que usa a periferia sem cérebro para cavalgar, como vem fazendo o PT a 13 longos anos. O mal vai sobrepujar o bem até quando o bem quiser, quando o bem quiser, jogará as arreatas fora e caminhará sozinho, sem intermediários cafajestes como essa moça. E tenho dito.

  6. julia

    Em um país sério esta senhora já estaria contando suas mentiras para as paredes de uma cela

  7. Maidan

    Por que nenhum jornalista a rebate?!?

  8. S.G.E.

    Tem a audiência dos manés na TV e com a imprensa tenta novas mentiras e ganha fichinhas ainda com a mídia podre que precisa do emprego e da audiência. Tomar café e enganar faz parte da estratégia golpista. Depois nós é que somos os golpistas e que a direita quer tirá-la porque não gosta da cara dela. Esse foi o discurso de improviso e fraco como sempre . A mesmice cansa. Ninguém quer trocar o certo pelo duvidoso ou mexer no que vai bem . Essa ai só atira no próprio pé . Saia e verá que o Brasil anda com as duas pernas mesmo se arrastando e não perde nada , só vai ganhar respeito e dignidade do mundo lá fora .

  9. toninho

    A Democracia do Brasil é muito burra para eleger uma incompetente como Dilma.
    Uma senhora que tem no currículum, que quebrou uma Loginha de R$ 1,99, quando qualquer anta se dava bem na onda dos empreendedores sem nenhuma qualificação para se iniciar um negócio.
    Foi o que essa senhora fez, quebrou o país e nós que iremos pagar a conta e levará décadas para recuperar o tempo perdido, sem falar nos bilhões que foram roubados do estado.
    Cadeia nessa gerentona de meia tigela e seus aloprados. Quanto ao chefe o Lularápio esta podre como o seu partido e se as instituições funcionarem nesse país ele será preso, terá seus bens confiscado e seu partido banido da política.

  10. frederico moritz

    Meu Deus! Somos nos quem elegemos o presidente da republica. “Cada povo tem o governo que merece” (Jesus Cristo) Eh tão dificil entender isso?

  11. Luiz Eduardo

    É uma enorme vergonha termos uma presidente incompetente, desonesta e patética como esta.

  12. Geraldo Pereira

    Essa destrambelhada, calada, presta um grande serviço à Nação.

  13. Wanda

    Reinaldo, bom dia. De fato a democracia está correndo um risco: se continuar essa DITADURA PETISTA, das esquerdas a mandar e desmandar no Brasil. Nós já estamos em uma DITADURA, senão, porque não conseguimos nos livrar dessa gente que consegue de uma maneira bem desonesta mudar o rumo de tudo? Eu desligo a televisão, mudo de canal, mas não escuto mais a presidente e seus asseclas, falando. Sinto nojo. Um abraço.

  14. Waldir

    Só sei de uma coisa, votei no PT; com esperança de mudança e por causa de um trabalhador braçau, meu pai. Agora nunca mais votarei em ninguém.

  15. PÁTRIA EDUCADUCANDO

    “Cala boca Dil’magda”!? Lógico que Dilma insiste em forçar a barra com esse coitadismo desnecessário. Parece até que ela é dona do monopólio da antipatia. Ela precisa entender que qualquer pessoa que seja, de qualquer partido que seja, de qualquer ideologia que seja, de qualquer militarismo que seja, será UM ESTÚPIDO, UM IDIOTA, se seguir essa mesma ideia do “não gostarem de mim”. A questão não é PESSOAL e sim de resultados. Neste quesito, o País está de mal a pior. O PT precisa orientar, se for capaz, a Presidente a agir sem cobrar simpatias, pois quando os resultados positivos aparecem, os antipáticos de quem ela tanto culpa, enfiarão o rabo entre as pernas e sumirão. Por falar em sumir, por onde anda uma tal “CNV”? Encheu o saco de todo mundo, encheu o próprio saco de “dinheiro” e ficou por isso mesmo!!!!!!!???????

  16. affonso

    A democracia brasileira pode até ser “muito jovem” mas a corrupção-brasileira-xiiiiiiiiiiiiiiiii;é bem velhinha!!!!!!!!!!!Como os três macaquinhos ela não viu nada, não ouviu nada,nem falou nada. Assim sendo,vamos convir: prá quê governante,não?Não seria mais razoável colocarmos um robot adrede programado para governar nosso querido Brasil?.

  17. Daniel Oliveira

    Engraçado, em 92, 4 anos depois da CF de 88, o país e as intituições passaram pelo impeachment numa boa. Agora, 24 anos depois, as “instituições estão em risco pela democracia ser ‘jovem'”? Qual a lógica desse “”argumento”” repetido exaustivamente? Mudando um pouco de assunto: Reinaldo, acho que foi você que citou uma frase que derruba essa babaquice de “democracia jovem/ consolidada”. Não me lembro das palavras exatas, mas era algo como “a democracia está consolidada quando as instituições funcionam”. Poderia me confimar? Se sim, de quem é essa citação?

  18. Luiz

    Dilma é insuportável porque de fato não venceu as eleições.
    Como em tudo que fez, também nas eleições o PT ganhou roubando, ou alguém acredita que o Lula aceitaria a derrota nas urnas.
    Vão roubar enquanto nós otarios aceitarmos como um bando de idiotas.
    Rui Falcão vive desafiando a oposição para vence-los em 2018.
    Ele sabe que com os ministros do TSE e com as urnas eletrônicas de primeira geração Lula voltará em 2018.
    Basta comprar pesquisas dizendo que Lula está empatado, que as urnas eletrônicas resolvem na reta final do segundo turno.

  19. julio cesar ferreira

    a ultima vez que o pmdb comandou o pais foi o miseravel do sarney e o temer não e diferente o aecio e o novo collor mauricinho daqui de minas que mais fica no rio que aqui o alkimim fez as mesmas pedaladas da dilma

  20. wilton reis

    Torcer para que o PT caia fora e o PSDB e PMDB não assumam.

  21. Jean Phillipe

    Essa vai para o psdbpmdbpt e pt do B de Brasil:
    Onde não há corrupção não há pobreza
    Onde não há corrupção não há miséria
    Quando sou corrupto sou mísero(fig. pobre de ideias ou desprovido de inteligência)
    Onde não há corrupção a criminalidade despenca
    E saio nas ruas mais tranquilo

  22. Carvalho da Font'Seca

    Pois é! Quem sabe a história não se repetirá: cai a dilma (ninguém, mas ninguém mesmo, vai chorar!), assume o Dr. Temer e, como aconteceu antes com o saudoso Itamar Franco, arma um excelente governo, recoloca o país nos trilhos e o entrega em 2018 a um Aécio Neves ou Alckimin ou José Serra e aí, repete-se algo semelhante a Fernando Henrique e os brasileiros esquecem as mágoas, o choro e passam a rir a toa!

  23. marcoslopesmrcl

    Pior ainda é o programa eleitoral do PT que chama de golpe o processo de impeachment, com direito a foto de tanque do exército e tudo. Ora, se impeachment de presidente é golpe, então devolvam o mandato para que Collor possa completa-lo. E mais ainda, então o STF faz parte desse golpe, porque se julgou o rito de impeachment então está legalizando o golpe. Não seria o caso de tirar o dito programa eivado de mentiras do ar, ou pode-se usar a propaganda eleitoral para propagar mentiras descaradas?

  24. Kevin Lomax

    Eu também estou começando a perder as esperanças. Os delatores estão voltando atrás nos depoimentos, pois perceberam que é muito melhor continuar na Organização Criminosa.
    Qual a vantagem deles em ser inimigo do Poder?? Dos Donos do Brasil??

    Pensar no país, na população, em cidadania e honestidade só mesmo as pessoas de bem, e essas já estão na Oposição a esse Governo Corrupto.
    A Imprensa Vendida em sua totalidade ( TV, Jornais e Sites ), os Grandes Empresários e Banqueiros, UNE, OAB, Sindicatos, Movimentos Sociais, 80% dos partidos políticos seja de Esquerda ou de Direita, STF e MPF todos querem que o PT continue a roubalheira.

    Todo mundo ganha o seu pixuleco.

    A única chave da mudança, seria o POVO na rua, só que o pessoal está cansando, fizeram 4 manifestações. A primeira foi a maior da HISTÓRIA do Brasil em todos os tempos e nada mudou.

    Só acredito em IMPEACHMENT e Cassação se o chefe da Organização Criminosa estiver preso. Pois assim, todos perderiam o medo de enfrentar essa quadrilha politicamente.

    Somente o Juiz Sérgio Moro pode mudar este país, tendo a coragem de prender o político mais corrupto e mafioso que já tivemos conhecimento que é o LULA.

    Maluf, Renan, Collor , Barbalho e Sarney que pensavamos que eram os piores ladrões da Pátria são fichinha perto desse cidadão corrupto demagogo e populista.

    Ele conseguiu superar todos esses. Tanto que todos esse são atualmente seus apoiadores.

    Estamos em um momento como aconteceu na época da Ditadura Militar, que não importa muito a corrente e a ideologia dos membros da Oposição. O inimigo é o mesmo para todos : a Ditadura Civil do PT. Essa Organização Criminosa que tem que ser enfrentada e desmascarada. E ela tem pai e mãe: Lula e Dilma. É momento de união de todas as forças e não de brigas, quando tivermos Novas Eleições aí sim, cada um voto no candidato que achar mais preparado.

    Ou o povo acorda logo e deixa de ser trouxa, principalmente a classe média ou o Brasil vai acabar. E é em um país de pobreza extrema e desemprego que a ladainha socialista e populista vai prosperar mais ainda.

    A Oposição tem que falar mais grosso. As pessoas tem que começar a cobrar seus deputados sobre o Impeachment.

    Vamos fazer uma enquete aqui no site: O seu DEPUTADO e SENADOR são a favor do Impechment??

    Vou começar por mim : Deputado João Paulo Papa PSDB e Senador José Serra PSDB são a favor do IMPEACHMENT.

  25. ricardo

    Quando teremos um jornalista com coragem ,e desmascarar … nessas reuniões ,é incrível que ela vomite todas as … que fala e todos ,SE CALAM ,99% dá referida profissão , SÃO COVARDES ???? FECHEM TODAS FACULDADES DE JORNALISMO ,JÁ!!!!!

  26. Roberto

    Dilma insiste em aprovar a CPMF, concordo plenamente , vamos aprovar ” Como Por a Mulher Fora”!

  27. Pat Montano

    Temos que entender que quando um petista fala em “democracia jovem”, na realidade esta querendo dizer “democracia petista” ja que ela tem 12/13 anos apenas. Porque estes petralhas sao tao petulantes e ignorantes que acham que eles sao o começo de tudo no Brasil, inclusive nossa grandiosa democracia tao dolorosamente conquistada por todos nos brasileiros. Fora PT. Brasil e hora de acordar estamos no seculo XXI!

  28. tutti

    Eu cheguei a pensar, antes de Lula, que o Brasil ia deslanchar. Democraticamente. Pensei que nunca mais teríamos medo de ditadura. Como, em menos de quinze dias de governo, Lula já tinha me enchido o saco e deu no que deu, ouvir essa senhora é torturante.

  29. Tereza Niemeyer

    Eu nunca conheci alguem tao desprovida de sabedoria como a Dilma ela é totalmente desconectada do mundo .Eu aqui sózinha dentro de casa sinto vergonha das coisas que ela fala,é uma pessoa sem propósito.Meu Deus ,fala sério .aqui na Alemanha eu tenho vergonha , dessa mulher,quando um certo Deputado disse que ela precisa tratamento,ele nao esta errado,ou tratamento ou vergonha na cara.

  30. Edgard

    CALA A BOCA, DILMA ROUSSEFF! BRASILEIROS, CALEM A BOCA DE DILMA!

  31. Hipócrates Viana

    Tirando os petista, os esquerdistas e a imprensa, ninguem leva mais a sério que Dilma fala! Já está até irritante a maneira e os trejeitos dela ao fazer pronunciamentos. A arrogancia já está até deixando-a inassistível. Um incômodo visual. Coisa chata!

  32. Leonam

    Porque não se cala? Por que a burrice não tem limites. Estamos, sem freios, descendo a ladeira. Essa senhora, jamais poderia ocupar o cargo que tem. Falta-lhe cognição, isso, nem todo dinheiro desviado no Petrolão compra. Nunca vi na história, um governante com tanta asnice.

  33. Cirval

    Na falta de Pedro II, chamem o Rei Carlos. O pior de tudo é que ela sabe que está falando bobagem, mas tem na cabeça os princípios goebbelianos. É característico da dupla LUMA. A mulher mentiris não vai se emendar mesmo depois do impeachment. Até hoje ela diz que a loja de R$ 1,99 não era dela.

  34. Marcos

    Me pergunto onde estava está senhora quando tudo isso aconteceu? Em algum pote de formol aguardando o criador efetuar a descarga elétrica que iria dar vida à criatura!? Vivendo em algum porão da ditadura aguardando Sassá Mutema lhe trazer a luz!? Francamente, essa conversinha de intelectual descolado não cola. O país já sabe quem são e a que vieram.

  35. ANGÈLìKA -

    Ella, elles NÃO SE CALAM porque continuamos VOTANDO felizes e cheios de esperanças nas URNAS FRAUDÔNICAS!
    Enquanto a mídia se cala nós GRITAMOS SIM!!! de DOIS em DOIS anos.
    O VOTO é a nossa VOZ. Nós, sim, deveríamos NOS CALAR.

  36. Jaimisson dos Santos

    Impressionante como essa pseudo presid”anta” e ex terrorista de araque fala me…
    Petralhas são ignorantes e quando abrem a boca …não falam…vomitam bobagens que êles não conseguem engolir!!!

  37. wanderlei lima

    Quem na mídia em geral tem a lucidez de questionar… como você faz Reinaldo? Então diante do silêncio das grandes redes e dos grandes telejornais a população ouve e vê as sandices que a incompetentA fala e nem se dá conta da mentira e da ignorância. Fora dilma!

  38. Otávio

    Pelo visto, ela já está dando bom dia a cavalo. Está tão perdida, que sua “proficiência” no discurso dá sinais de cansaço. Como a nossa Odorico Paraguassú não desce do salto, é esperar prá ver o resultado dessa ópera bufa. …

  39. Roque

    Reinaldo, tenho que discordar de você e concordar com a Dilma! Efetivamente no longo prazo o impeachment de Collor foi um desastre: o PT chegou ao poder! Ou seja impeachment dela agora vai eleger em 2024 o Tiririca, o Jean Willis ou pior: o Lula. ..

  40. Vinicius

    Uma jovem democracia ou individuo, corre sempre o risco de errar em sua trajetória mas, tempo não lhe faltam para corrigi-la.
    No ímpeto da sua juventude, uma parcela da população brasileira, se deixou enganar, por essa inescrupulosa mentirosa, que permitiu na sua incompetente e desonesta administração atos que causaram grande prejuízos a nação. Esse é o motivo do tão necessário e desejado impeachment . O jovem Brasil, está aprendendo com seus erros.

  41. SHIRU

    Curto, grosso e corretíssimo, caro Tio Rei!!

  42. Muttley,

    Dona Diulma, a presidente $1,99, é a Ofélia da política brasileira: só abre a boca pra falar, quando tem certeza!…

  43. Razumikhin

    … Dilma Estela Wanda Rousseff ainda não encontrou o tom certo. Mas, só vai encontra-lo se for para a Coréia do Norte. Lá a camarada estará em casa.

  44. PRÓXIMOS PASSOS?

    OS EUA RECOMENDAM
    QUE GRÁVIDAS FIQUEM
    LONGE DO BRASIL,
    POR CAUSA DA ZIKA!
    NA CONTINUAÇÃO,
    O ALERTA SERÁ GERAL!
    APÓS, PROVAVELMENTE
    SEREMOS IMPEDIDOS
    DE PISAR NO PRIMEIRO
    MUNDO, PARA NÃO
    INFESTAR AS PESSOAS!
    SERÁ COMO CUBA!
    PROIBIDOS DE SAIR!
    O PLANO BOLIVARIANO
    ESTÁ DE VENTO
    EM POPA!

  45. Marcus Meyer

    Ela só não explicou que a repercussão negativa será bastante longa para o PT, que será apartado dos votos por muitas eleições. Esta é a sua preocupação, não se trata de zelo com a democracia em si!

  46. Vinicius

    Uma jovem democracia ou um jovem indivíduo, permite erros, pois dispõem de uma existência para corrigi-los. O Brasil no impecto da sua juventude foi enganado por essa inescrupulosa, que entre outras mentiras, é responsável por uma administrácao incompetente e desonesta causando sérios prejuízos a nação. Essa é a razão do tão desejado e necessário impeachment. O jovem Brasil, vai aprender com seus erros.

  47. Jacinto

    Ela já reparou que ninguém gosta dela!!

  48. José

    É bom que Dilma não se cale.
    Quanto mais fala, mais mostra quem é.
    Nada!

  49. marcia

    Sabe porque Dilma não se cala, mesmo sendo ridicularizada assustadoramente?
    Porque Dilma tem uma obstinação : Ela quer que a engulam (…) No sentido literal da palavra!
    O que ela faz pra conseguir que a engulam , não a importa.
    Porque ela não tem consciência. Ou tem?!

  50. Prof. Pinheiro

    Se Ofélia ficar calada, como Fernandinho vai fazer?
    Essa mulher sapiens só abre a boca quando tem certeza…