Blogs e Colunistas

09/12/2011

às 7:00

Podem vir quente que eu estou fervendo. Ou: Aos meus leitores, com açúcar, afeto e pimenta!

Blogueiros a soldo do oficialismo, que pagam as contas com o nosso dinheiro, criaram o mito de que ofendo as pessoas. Já aconteceu, sim, aqui e ali, coisa rara, mas em questões pessoais — e nunca sem ter sido atacado antes. Mas deixei isso de lado. Quando se trata de um tema público, nunca! Nada de ofensas! Ao contrário: devo ser o jornalista que mais argumenta no país. Marcelo Coelho, colunista da Folha, acusou certa feita essa minha mania de fazer vermelhos-e-azuis de ser uma tática policialesca ou algo assim. Não lembro direito. Sei o que respondi. Eu recorro a isso em respeito àquele de quem divirjo e aos leitores. Feio é fazer como Márcio Sotelo Felippe, ex-procurador-geral do Estado de São Paulo, marido de uma juíza “para a democracia”, que me acusa de jogo bruto, mas não cita uma só passagem do meu artigo que o evidencie, reproduz de forma distorcida o texto de referência que nos pôs em confronto e, para mostrar que é um homem suave, acusa-me de recorrer a práticas nazistas, sugerindo que eu seja censurado. Ele não é mesmo um exemplo de democracia?

Eu não ofendo ninguém! Gostem ou não, faço análise política, mais acerto do que erro — tudo está disponível para consulta —, cito textos de referência (quem não gostar ou discordar que diga onde está a impropriedade) e tempero o texto opinativo com pitadas de crônica, apelando a algum humor. Nem todo mundo acha engraçado. Fazer o quê? E chamar Lula de “Apedeuta” não é ofensa? Não! Como não era quando a imprensa americana chamava George W. Bush de ignorante. Há vários livros sobre os “bushismos”, as suas batatadas. Atenção! Foram publicados enquanto ele era presidente! As bobagens que Lula disse ao longo da carreira ainda não foram devidamente coligidas e confrontadas com os fatos. A mais engraçada e aquela em que ele explica que, caso a Terra fosse quadrada, a poluição não seria um problema… global!

Comecei a chamar Lula de “O Apedeuta” para irritar mesmo, para provocar. Quantas foram as ironias feitas com FHC porque ele era um professor? Sacanear alguém com formação intelectual é coisa de progressistas, mas só um reacionário sacanearia alguém que faz a apologia da ignorância? Ora… “Ah, mas Lula não estudou porque não pôde…” Vêm dizer isso pra mim? Justo pra mim? Não cola! De resto, nunca o critiquei por sua baixa escolaridade, mas por sua ignorância saliente e propositiva. E o fiz sem nunca deixar de reconhecer a sua notável inteligência política — e muitos leitores sempre me criticaram por isso.

Eu não ofendo ninguém. O que faço é confrontar as falas das personalidades políticas com o seu próprio discurso e, freqüentemente, com os fatos. Critiquei aqui duramente, por exemplo, uma intervenção da psicanalista petista Maria Kehl no programa Roda Viva. Ela contou uma inverdade escandalosa sobre a reivindicação dos invasores da USP e fez uma apreciação do trabalho da Polícia de São Paulo que considerei injusta porque contra os fatos. Mas eu não fiquei só nisso, não! Eu escrevi um outro post com dados oficiais do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, dados esses coligidos pelo governo federal. Provei com números que ela estava errada e que seu discurso era mero proselitismo partidário. Ela ficou ofendida? Que venha a público dizer que estou errado! Seus admiradores ficaram bravos? Excelente! Em vez de recorrer a surrados clichês da desqualificação do adversário — “reacionário, direitista…” —, tentem evidenciar que quem mente sou eu, não ela. Mas o façam com números, como fiz.

É claro que tenho convicções políticas!
É claro que não sou de esquerda!
É claro que me identifico com a direta democrática — nunca escondi isso de ninguém! POr que o faria?

Enquanto alguns que me acusam estavam no conforto do lar ou puxando o saco da ditadura, eu a estava combatendo, correndo riscos. E assim fiz porque quis e porque achei o certo. Não me deixo patrulhar por vagabundos — notem: uso a palavra “vagabundos”, mas deixarei claro por quê! que ganharam dinheiro puxando o saco de Sarney, de Collor, de Itamar, de FHC, de Lula e agora de Dilma. Que palavra pode definir essas pessoas? “Vagabundos” me parece apropriada. Como são “vagabundos” aqueles que se penduram nas tetas do governo para atacar os “inimigos do regime”.

Convenham: independentemente do mérito e desde que dentro das regras do jogo democrático, será sempre mais corajoso criticar o poder do que lhe puxar o saco. Ou há algo de errado nesse raciocínio? Sim, elogiar um governo quando ele acerta também é de rigor. Também pode ser corajoso, especialmente quando se é um crítico. E eu já elogiei. “Ah, mas bem pouco…” Queriam o quê?

Uma psicanalista me censura
Recebi de uma psicanalista de expressão em seu meio uma mensagem me censurando pelas críticas que fiz a Maria Rta Kehl. Ela deixou claro que sua restrição nada tinha a ver com a “contestação objetiva” que fiz ao que a petista havia dito sobre a polícia. Segundo a missivista, com quem tenho alguma proximidade por razões que não vêm ao caso, isso foi até positivo. Ela não gostou foi de outra coisa. Eu transcrevi no post a fala de Maria Rita e demonstrei que ela tem um raciocínio tortuoso, confuso. Em sua intervenção, afirmou que iria fazer uma “pergunta dupla”, que tentaria “juntar as pontas” de ambas, que eram, na verdade “duas coisas paralelas”… Mais adiante, completamente perdida no raciocínio, ao fazer a segunda insagação, considerou: “Por outro lado, parece que não tem a ver, mas acho que tem…”

Bem, eu observei que Maria Rita seria a primeira pessoa na história a “juntar as pontas das paralelas”, que isso era uma verdadeira revolução geométrica  e notei: “Além de militante petista — e era nessa condição que estava no Roda Viva -, Maria Rita é psicanalista. Consta que é lacaniana. Huuummm… A linguagem exerce, assim, papel importante no seu ofício. (…) É o que chamo linguagem da “lacanagem”. Estamos no meio de um tumulto mental, mas o propósito, é evidente.”

“Ao fazê-lo, Reinaldo, você tenta desqualificá-la profissionalmente, o que é uma desnecessidade”, escreveu a missivista. Bem, lamento discordar. Começo esclarecendo que “lacanagem” é uma ironia que faço com os lacanianos há muito tempo. É, não sou exatamente fã de Lacan, mas isso não cabe agora aqui. Ora, por que Maria Rita estava lá? Porque petista? Há outros mais qualificados intelectualmente para debater política com um ex-presidente. Suponho que estivesse por sua outra especialidade: a psicanálise. Sendo assim, qual é o grande pecado de cobrar algo a alguém que seja pertinente a sua área?

O problema é outro
Não! O problema é outro! As personalidades de esquerda e a militância de modo geral se acostumaram a jamais ser contestadas pela imprensa. Ao contrário. Publiquei ontem aqui um post sobre as barbaridades ditas por Marina Silva antes e depois da aprovação do novo Código Florestal. Ela falou, está falado. Separaram-se as esferas de opinião em dois blocos: o das pessoas que estão sempre certas e o das pessoas que estão sempre erradas. Algumas, como quer Rui Falcão, “estão acima de qualquer suspeita”, e outras, como diria Louis, o policial corrupto do filme Casablanca, são “os suspeitos de sempre”.

Eu estou entre os poucos — não sou o único — que resolveu afrontar essa lógica. Os difamadores, em vez de ler o que escrevo, atacam-me pelo que nunca escrevi. Querem ver? Eu nunca escrevi que pessoas presas pelo regime militar e que morreram ou foram seviciadas não devam receber indenização — ou seus familiares. Nunca! Ao contrário: afirmei que, nessas condições, é justo e imperioso. Mas escrevi, sim, e acho, sim, que indenizar alguém que pegou em armas — porque quis — para derrubar o regime e instalar o socialismo no país, não se encaixando na condição acima, é indecoroso. Eu nunca defendi as ações dos porões — ao contrário: fui vítima de um agente da repressão. Mas escrevi, sim, que as esquerdas armadas nunca quiseram democracia e que é um impostura, uma mentira factual, afirmar o contrário. Fatos, fatos, fatos… Por que, até hoje, não surgiu um só documento daqueles esquerdas defendendo a democracia? Porque não existe! Mas existe, sim, o “Minimanual da Guerrilha urbana”, de Marighella, transformado em “herói do povo brasileiro” pela Comissão de Anistia, defendendo o terrorismo. Fatos, fatos, fatos… O mundo dos fatos!

Outras verdades
As esquerdas não suportam ser contestadas porque acham que detêm o monopólio do bem! Há anos defendo que viciados em crack sejam compulsoriamente retirados das ruas e internados. Andrea Matarazzo, um dos pré-candidatos do PSDB à Prefeitura, sempre pensou o mesmo. Ele, um político, e eu, um jornalista, fomos demonizados por um desses padres de passeata que não saberia rezar um “Pai Nosso” — eventualmente fã do “vinde a mim as criancinhas” (não gostam do meu humor? Que pena!) — e tachados de “higienistas”. A proposta foi agora incorporada pelo tal programa do governo federal de combate ao crack e defendida com entusiasmo pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do PT. Pronto! O que antes era “higienismo de direita” passou a ser agora uma proposta ousada, corajosa, sei lá o quê? Cadê o padre vermelho? Cadê o amigo das criancinhas? Cadê as ONGs fazendo barulho? Eu me nego a ser patrulhado por esse tipo de vigarice intelectual.

Além do ódio à contestação, há duas outras coisas que odeiam em mim. Uma delas é o fato de que não sou, de fato, um sujeito nem-nem, que pensa com escusas, pedindo licença. Não sou exatamente suave e não tentarei dizer o contrário. Mas o que realmente os deixa enfezados é o fato de quem não conseguem quebrar a lógica com a qual opero; não conseguem, em suma, é articular o contra-argumento. Então preferem sair gritando por aí: “Reinaldo me ofendeu! Reinaldo ofende as pessoas! Reinaldo só sabe xingar!”

Uma ova! Se Reinaldo vivesse do xingamento, não haveria motivo para braveza e para rancor. Bastaria xingá-lo também. E pronto! Ao contrário: o Reinaldo que mais os ofende é justamente o Reinaldo que não ofende ninguém! Até tentam me arrastar para a baixaria, mas eu não vou. No esgoto, eles ganham! Na língua pátria, ganho eu.

É pouco provável que os milhares de leitores deste blog venham aqui, todos os dias — inclusive os petralhas — em busca de duas ou três ofensas. Vêm em busca de argumentos. Há até quem o faça só para poder defender o contrário. Pode haver evidência maior de Reinaldo-dependência?

E não! Eu não vou parar! Também não vou mudar! Nem vou “pegar mais leve”. É o que eu tenho a fazer de mais digno para e com os meus, bem…, muitos milhares de leitores! Podem formar correntes à vontade! Mal sabem os difamadores que, ao proceder assim, fortalecem o blog porque outros tantos vão chegando. A corrente do bem é maior.

Podem vir quente que eu estou fervendo!

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

406 Comentários

  • marcia costa

    -

    11/12/2011 às 1:01 pm

    Fiquei sem vir aqui por algumas semanas por falta de tempo, mas desde ontem não consigo fazer outra coisa se não ler seus últimos posts. Sem me aliar ou me aliando, é tão bom…

  • Divaldo

    -

    10/12/2011 às 11:33 pm

    PARABENS.

  • justo iluminado.

    -

    10/12/2011 às 11:31 pm

    A verdade sempre estará acima de qualquer mentira, seja
    ela do tamanho que for.Quando se tenta sujar alguém
    acaba-se sujando também Quem luta pela verdade e pela
    justiça é iluminado por Deus. continue iluminado meu
    amigo Reinaldo…

  • Paulo

    -

    10/12/2011 às 10:32 am

    Reinaldo. Você é minha leitura diária e obrigatória por sua coragem e clareza. Não se deixe intimidar, essa gente perdeu a noção do ridículo faz muito tempo.

  • Henrique

    -

    10/12/2011 às 9:23 am

    Reinaldo, fico muito feliz em ver que você não se acanha ante a massiva campanha imunda que alguns esclerosados pseudointelectuais tentam te enquadrar.
    O regime plural democrático reclama a liberdade de expressão, seguindo regras de decência, o que ocorre aqui, em seu blog, em larga escala.
    Contudo, não é o que se vê internet afora, praticamente tomada pelo dinheiro público, e por alguns que aguardam o beneplácito da verba estatal… Aqui é um OASIS de democracia e liberdade.
    Quando vi a sua colocação referente a Glenn Beck, realmente me identifiquei com suas ponderações.
    Longe de ser um seguidor de Beck, mas é necessário o exercício do dissentimento, que tanto enriquece os caminhos das sociedades democráticas.
    Abraço!

  • Myrian Elizabeth Dauer

    -

    10/12/2011 às 3:08 am

    Boa Noite Reinaldo
    Você tem todo o meu apoio e sua luta, todo o meu respeito.
    Sou só mais uma, mas juntos, somos milhões.
    Obrigada novamente por nos dar voz e por fazê-lo com brilhantismo, finíssima ironia e (sim!!!!) muito boa educação!

  • maria

    -

    10/12/2011 às 12:37 am

    E` isso ai Rei! Como se diz no interior continue descendo o pau , senta a pua, prega a madeira sem do nem piedade nessa petralhada velhaca!

  • Sidney

    -

    10/12/2011 às 12:16 am

    A crítica contra a psicanalista é válida, sim! Ela é mesmo ruim das idéias, e pior ainda deve ser seus pacientes na escolha da profissional. Se ela queria posar de inteligente, caiu a máscara! Raciocina muito mal e consegue se expressar ainda pior. Será que é alguma doença que acomete somente os petralhas?

  • Corinthians

    -

    9/12/2011 às 11:58 pm

    Mais um post impecável.
    É isso aí, não tem que pegar leve não – pelo andar da carruagem aliás, é necessário que “se pegue mais pesado” com este governo.

  • sueli

    -

    9/12/2011 às 11:48 pm

    SENHOR REINALDO, P A R A B E N S!

    Petralhada, usem sempre “VEJA” para limpar seus quadros politicos!!

    Digam ao Berzoini que “VEJA” FAZ BARBA CABELO E , E , E , E , E , BIGODE EM BRASILIA!!!

  • fígado sensual

    -

    9/12/2011 às 11:07 pm

    Caro Reinaldo,

    O mais perverso dessa assustadora declaração dos juízes sobre os ” acima da lei ” é o fato de que esses juízes se julgam ( com trocadilho, por favor…) Os Acima dos “acima da lei”.

    Afinal são eles que escolhem quem é superior a essa bobagem de letrinhas constitucionais e quem deverá ser punido por elas.
    Uma imagem explicita lindamente a condição ideológica de quaisquer autointitulados pais da pátria : fofos e humanitários Paizinhos Iluminadores da massa ignara que precisa ser protegida de si mesma ( á exceção de alguns “ irmãozinhos acima de tudo “ – perfeitos para ajudar no pastoreio do rebanho que trota alegremente rumo aos felizes campos de caça da ditadura final e eterna)

    Trata-se da não menos assombrosa edição de uma propaganda veiculada no programa eleitoral do PT, mostrando Lindberg,como uma criança, sentado aos pés de Lula, escutando encantado O Mais Acima de Todos, segurando com fervor suas mãos abençoadas, e, no final da fala divina, inacreditavelmente, sem vergonha alguma, beijando as mesmas.

    Sim, Luiz Lindbergh Farias Filho beijou as mãos de Luis Ignácio da Silva ao vivo e a cores.

    Nem corou.

    De cara pintada a cara pálida, as voltas que o mundo dá…

    Essa peça de propaganda petista nada mais é do que uma cópia tardia e saudosa de tantas e tantas fotos de Stalin, Mao, Tito, sentadões, “o povo” aninhado aos seus pés, lábios ansiosos por ao menos uma lambida no poder.

    Sabe como é, enquanto se espera a conclusão do que foi combinado no Foro de São Paulo não custa nada relembrar o passado sonhando com o futuro…

  • Paulo Matter

    -

    9/12/2011 às 10:42 pm

    Apiamos vc. Eu e os meus, estamos com vc!

  • Hugo Venturini

    -

    9/12/2011 às 10:39 pm

    Dá-lhe Reinaldo!!!!

  • Frank

    -

    9/12/2011 às 10:36 pm

    Parabéns, mais uma vez, Reinaldo! Continue assim e, por favor, não dê bola para esta canalhada petralha. O que eles querem é calar a sua voz e, me permita dizer, a voz de todos que te admiram. Um abração.

  • Adriano da Ilha

    -

    9/12/2011 às 10:22 pm

    O que me ofende ? Simples, um ex-presidente populista explicando ERRADO como se descontam despesas de saúde
    do IR. Uma minsitra da casa civil dizendo que um raio provocou uma apagão, sendo que o raio mais próximo caiu a quilômetros de distância da rede de transmissão. A última ? Um ministro da fazenda que não faz nada para conter a inflação e reduz o IPI dos eletrodomésticos para tentar manter a inflação abaixo do 6,5% no ano.
    Em nenhum destes casos a imprensa especializada retrucra, pior ainda fica na defensiva.

    A matéria do estadão sobre a inflação está aqui.

    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,ipca-de-dezembro-precisa-ser-de-05-para-ficar-dentro-da-meta,95280,0.htm

  • josevar

    -

    9/12/2011 às 10:20 pm

    Caro Reinaldo. Contra os fatos não há argumentos.Mais um POST MAIÚSCULO, irretocável. O que essa canalha não entende, não sabe e finge não ver, é que você não usa VERSÕES e sim um apego às LEIS e à verdade. Esteja certo de que, apesar da grita dessa gente, o que eles querem mesmo é CONHECIMENTO, o que nas hostes deles não existe.Além do mais, ser NOTICIA no BLOG do Reinaldo é o mesmo que ganhar na Mega Sena da virada. E eles não perderão isso por nada.Siga adiante e que DEUS continue a ilumiar sua mente. Grande abraço.

  • Anónimo

    -

    9/12/2011 às 9:52 pm

    Apoiado, Reinaldo!

  • Alessandro

    -

    9/12/2011 às 9:46 pm

    Parabens, continue assim.
    Grande abraço

  • wilson1

    -

    9/12/2011 às 9:40 pm

    Reinaldo, só um ignorante ou mal intencionado pode dizer que você é radical da direita(ou de qualquer lado, he, he, he). Pois nos seus posts o que há é muita argumentação e das boas. Eu mesmo um anti-petista ferrenho não gosto e tenho discernimento para constatar pessoas que fazem criticas que não se sustentam na realidade. Muito diferente de que acontece com você. Aliás, para mim, é o mesmo que acontece em relação ao PSDB quando ELES chamam este partido radical da direita e outros adjetivos parecidos. Quando ao invés, qualquer pessoa, com um mínimo de discernimento, nunca poderia achar que um Fernando Henrique, um José Serra e, pelo menos, a quase totalidade dos integrantes deste partido(afinal, pode ser que escape algum, ninguém está livre) sejam radicais. É claro que o que ELES pretendem, pensando sempre nas eleições seu objetivo primeiro, é enganar os incautos, né?

  • A. TINOCO

    -

    9/12/2011 às 9:31 pm

    Grande Reinaldo Azevedo
    Se todos os reacionários do Brasil fossem como você, este seria um país bem melhor. Conheci você quando vi numa livraria o seu livro, NO PAÍS DOS PETRALHAS. Eu votei no PT, até o aparecimento do mensalão. Pensei, vou ler este cidadão. Comprei o livro e pude constatar, que seu racíonio é lógico e claro. Mas o busílis, como você costuma escrever, é que aqui, os esquerdistas podem tudo. No brasil, tem gente que acha que chamar alguém de direitista está no fundo ofendendo esta pessoa. Não existe na academia o respeito ao contraditório. O pior disto tudo é que parece que não existe direita neste país. Que tem medo de se declarar de direita. Hoje lhe digo, sou sim de direita. Como vc defendo o Estado Democrático de Direito, o respeito à Constituição, as liberdades individuais, a segurança jurídica e o nosso arcabouço jurídico. Certos, sempre serão apenas os esquerdistas, donos de todas as verdades absolutas. Isto nas cabeças deles…

  • Anónimo

    -

    9/12/2011 às 8:49 pm

    reinaldo continue assim , so com a verdade e fatos

  • Atento

    -

    9/12/2011 às 8:47 pm

    Reinaldo,
    Graças a você, aprendi a olhar a política com outros olhos, mais abertos, e a entender os motivos que fazem as coisas serem como são. Devo isso especialmente a você e a sua análise clara, objetiva e lógica dos fatos.
    Agradeço publicamente a você por criar e manter este espaço, assim como aos seus inúmeros leitores que, com seus comentários inteligentes e oportunos, me tornaram um cidadão mais crítico e um eleitor mais consciente. Muito Obrigado a todos!
    E força para tocar em frente, que a luta é grande mas a vitória é certa!

  • Anderson Soares

    -

    9/12/2011 às 8:27 pm

    Os esquerdistas não suportam críticas, pois não aceitam que é possível existir alguma coisa diferente do que pensam ou pregam. Dai, partem para a agressão, xingamentos, desqualificação, etc.

  • Cláudio Luís Vitório dos Santos

    -

    9/12/2011 às 8:26 pm

    Reinaldo, continua com teu trabalho. A “canalha a soldo” sempre discordará (e ofenderá) daqueles que não pensam como eles. Estás no caminho certo, é isto que importa.

  • hdrummond

    -

    9/12/2011 às 8:24 pm

    Não pare mesmo, meu Rei e que Deus o abençoe e dê saúde para continuar esse valoroso trabalho.

  • paulo

    -

    9/12/2011 às 8:20 pm

    Caro Rei: Matou a pau.

  • João Filho

    -

    9/12/2011 às 8:17 pm

    Fantástico o depoimento de Ricardo K. – 09/12/2011 às 14:41

  • Vera L.

    -

    9/12/2011 às 8:03 pm

    Reinaldo,
    A esquerdopatia ambulante sempe disse o que quis e praticamente nuna teve réplica. Você faz a réplica com toda a honestidade, mostrando o que eles escreveram ou disseram, como se acostumaram com a “zona de conforto”, hoje são muito ruins de tréplica.
    É isso mesmo, NÃO pare, NÃO se intimide. No Brasil têm 99% dos “pensantes” com esse viés de esquerda dizendo muitas mentiras como se fossem verdades, os bem poucos como você tem que replicar mesmo, só que os ARGUMENTOS são irrefutáveis e isso dói nos meliantes, aí eles LATEM… Enquanto isso a caravana passa….para novas empreitadas…E “nóis” aqui! Eita “nóis”!

  • André

    -

    9/12/2011 às 7:53 pm

    Esperar de gente que admira Fidel que tenham apreço pelo contraditório?Não rola,não mesmo.

  • João Filho

    -

    9/12/2011 às 7:44 pm

    Aos milhares de leitores satisfeitos ou não do Reinaldo Azevedo
    .

    Essa excrescência de demonizá-lo é de gente que não aceita as regras da lei de oferta e da procura intelectual. Creio que alguns, nem tanto por maldade, mas é por inveja. Alguns dos invejosos, creio, às vezes não tanto por maldade, mas por quererem ter a mesma independência, coerência, destreza com as letras e o raciocínio lógico e um memória de elefante.
    .
    Reinaldo se tornou uma referência a nós leitores identificados com sua ótima oferta. Quantos aqui em seu blog não melhoraram seu senso crítico, redigindo melhores seus textos seja no trabalho, na faculdade, cartas a namorada e até se aventurando em criar blogs?
    Duvido que seus milhares de admiradores sejam 100% tudo que ele escreve. E nem poderia; caso contrário seríamos alienados e com certeza não seriam dezenas de milhares. Sua posição quanto a sua religião é corajosa, defende o que acredita e critica quando acha que deve. Agora me digam: alguma vez o RA criticou a religião ou a fé de alguém? Não me recordo e não preciso voltar a tudo que escreveu para ter certeza que não.
    .
    Quando indico seu blog não teço nenhum comentário a favor. Não precisa. Simplesmente falo: “Leia e depois me conta…”. Ele fala por si, não precisa de cabo eleitoral.
    Diga também quem nunca leu um texto seu por mais de uma vez. Tenho certeza, como mostra bem os comentários, todos, ou quase, já o fizeram. Quais motivos teriam para lê-lo duas, três ou mais vezes, um texto do RA com tantos bilhões de páginas na internet? Cito apenas três: a qualidade de alguns textos é tamanha que uma vez não é o bastante. Outra é a língua portuguesa, que tantas regras nos afastam dela, até os mais ferrenhos críticos, não dá para ficar indiferente a sua apurada gramática e, claro, honestidade intelectual.
    .
    Religião, política e futebol – Tudo que causa confusão
    .
    Alguém que não o conhece e o lê pela primeira vez criticando a oposição canhestra do PSDB e do DEM, para ficar em dois exemplos, vai com certeza achar que nunca votou em nenhum candidato deles. E é respeitado por esses partidos. Como pode? E é corintiano, deflagra a bandeira do seu time logo após ser campeão brasileiro. E recebe juntamente com seu time parabéns e algumas provocações saudáveis. Como pode? É católico fervoroso e a defende sem ser pichado. Como pode?
    Os que não descobriram até agora, sinceramente, melhor procurar ajuda profissional, pois estou falando de dezenas de milhares de leitores que sabem responder.
    .
    ps. Não sou católico, nem do PSDB ou DEM e muito menos corintiano.

  • André

    -

    9/12/2011 às 7:43 pm

    O Brasil é uma sociedade babaca,careta e que vive sob a ditadura do politicamente correto,nos EUA os poderosos enquanto no poder são achincalhados por todo tipo de piadas,humoristas,formadores de opinião-odeio esse termo- e por aí vai.

    Somos uma sociedade de puxa sacos.Todo povo com vergonha na cara deve nutrir certo desprezo por que os governa.

  • Teresinha

    -

    9/12/2011 às 7:34 pm

    É engraçado o pré-conceito que usam para atacar.
    Foi lendo uma crítica que resolvi verificar e descobri este blog tão esclarecedor e rico de informações e com possibilidade do desabafo que eu e outros tantos necessitamos.
    Que os críticos arrebanhem os seus admiradores , ainda existe liberdade para isto.

  • MTS

    -

    9/12/2011 às 7:29 pm

    Reinaldao, a minha maior tentacao sempre que leio seu blog, eh mandar muitos textos contidos nele, para as dezenas petralhas e simpatizantes bocos da esquerda light, para os niilistas burgueses que dizem que todos sao iguais-para justificar seu voto imbecil em pessoas como suplicy e outros patetas com aparencia de bonzinhos.
    Mas o que constato, infelizmente, eh que essa raça de adoradores informais de lullas da vida, de estudantes uspianos mimados vivendo seus anos dourados, de movimentos sociais e ongs lideradas por donos da “comunidade” nao gostam de ser confrontados com os fatos.
    Nao costumam mesmo ler mais do que 04 linhas em qualquer texto. Muito menos avancariam num texto que faria ruir suas bases demagogicas de pensamento.
    Por isso parei de enviar a esses infelizes, capachos mentais da mentira, seus textos.
    Mesmo pq, sao tao abundantes que me lembro, passava o dia os repassando.
    Continue sempre. Com lulla, dilma, pimentel, mensalao,
    petralhas, corrupcao, politicamente corretos, ongs picaretas, fisiologistas em numero crescente sob o desgoverno petralha, precisamos cada vez mais de uma referencia.
    PETRALHA BOM EH PETRALHA M_ _ _ O!

  • Samwise

    -

    9/12/2011 às 7:25 pm

    Putz, nunca imaginei que você não gostasse de Lacan! Muito pelo contrário, achava até que você o admirava. Enfim, é do jogo.
    Eu tenho uma interpretação bem lacaniana para o que acontece com as oposições hoje, mas deixarei para um post onde o assunto for esse.
    Abraços

  • João Menezes

    -

    9/12/2011 às 7:24 pm

    Dá-lhe Reinaldo. O que essa canalha não suporta ouvir são as verdades ditas sobre elas. Não se intimide e lembre-se sempre – sua legião de leitores/seguidores sempre o apoiará e nunca haverá de acovardar-se.

  • Payxao

    -

    9/12/2011 às 7:20 pm

    Estou fora do Br, se tem uma coisa que adoooooro ler e voce!

  • Beto Lima - Bariri

    -

    9/12/2011 às 7:11 pm

    Puts. Não fumei nada, mas acho que agora viajei. Imaginei a Dilma fazendo obrigatória e compulsória a internação dos leitores do teu Blog para desintoxicação de democracia. Ai..ai…

  • Beto Lima - Bariri

    -

    9/12/2011 às 6:58 pm

    Tio Rei, “Pegar leve”com essa turma de porra louca, desculpe mas, nem fodendo. Continue assim.

  • Eduardo Calmon Costa Jr

    -

    9/12/2011 às 6:49 pm

    A verdade incomoda….

  • mbarreto

    -

    9/12/2011 às 6:47 pm

    Pois é, diagnosticado um “problema” meu:Reinaldo-dependência.
    É um grande prazer desfrutar dessa fonte de coerência, sabedoria e ensinamentos.
    Definitivamente não quero me “curar”. Quero desfrutar por muito tempo dessa fonte e ver cada vez mais prosperar esse contigente de Brasil que presta. Amém.

  • Adriano Luchiari

    -

    9/12/2011 às 6:42 pm

    Caro Reinaldo, me permita discordar de você quando escreve que elogiar o governo quando acerta é de rigor. Imagino que qualquer governo, quando acerta, não faz mais que a sua obrigação, o mérito será o reconhecimento pelo voto. Quando erra, e nos últimos tempos o GF mais erra do que acerta, tanto que reconhece que há “mal-feitos”, aí sim cabe crítica ou porrada mesmo nos ignorantes de plantão. Forte abraço, com estima e admiração.

  • jacor1976

    -

    9/12/2011 às 6:35 pm

    Ai Reinaldo… quanto mais eles esperneiam… melhor encaixa a bordoada…e a gente que só leva na cabeça com esta corja… pelo menos se diverte um pouco. Já estamos esperando a próxima traulitada.

  • Lunardeli

    -

    9/12/2011 às 6:35 pm

    Reinaldo, estou viciado no seu blog. A patroa tá até reclamando.

  • Winnie

    -

    9/12/2011 às 6:30 pm

    REINALDO, NUNCA, NUNCA SE CURVE! Acho que você deveria liderar uma grande corrente anti-corrupção. Só você consegue mobilizar os milhares de leitores que tem, para uma grande marcha contra a corrupção. O que acha?

  • veiaco

    -

    9/12/2011 às 6:25 pm

    O poblema Reinaldo é que os lacaios que seguem Lacan, não admitem teus seguidores nesse Blog. Cumé que pode existir gente assim que não segue grande macunaíma Lula.

  • BarbosaJr

    -

    9/12/2011 às 6:25 pm

    REI, agora que sou mais fã seu, pois com essa frase “No esgoto, eles ganham! Na língua pátria, ganho eu.” vc resumiu tudo,pois com argumentos lógicos e números reais vc desconstitue os “esquerdeopatas”. PARABÉNS.

  • celia pereira

    -

    9/12/2011 às 6:19 pm

    Dá-lhe Reinaldo, seu blog é referência da verdade dos fatos, recomendo para todos que conheço, meus filhos já são leitores do seu blog e matérias importantes divulgam no facebook.
    Precisamos de Jornalistas sérios, comprometidos coma verdade e não de LAMBE-BOTAS.

  • Ernane Filho Filho

    -

    9/12/2011 às 6:11 pm

    parabéns

    .

  • marla

    -

    9/12/2011 às 6:07 pm

    Ah! Rei vc é meu vício…Passo por aqui todos os dias e faço propaganda do seu blog. Todos adoram!!! Deixe a inveja matar essa gentalha…Essa alteração toda é porque eles sabem que nós sabemos quem são eles..A máscara caiu. E ademais, nossa corrente é bem grande e é do bem!!!

  • ana soriano

    -

    9/12/2011 às 6:01 pm

    Sou Reinaldo-dependente.
    Todos os dias ao final da tarde,depois de um árduo dia de trabalho, venho buscar, aqui no teu blog, forças para
    assistir ao desfile de horrores dos noticiários.
    É maravilhoso ter alguém que expresse tão bem a indignação que sinto ao ver a mediocridade imperando.
    Quem dera fosse tua inteligência contagiante.
    Infelizmente não é, e a cumpanheirada dos chavões e mentiras vai continuar reinando em Banânia com o Apedeuta rei.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados