Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

PF deflagra 26ª fase da Lava Jato, desdobramento da “Acarajé”, que prendeu João Santana

Estão sendo cumpridos 67 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, 11 mandados de prisão temporária e 4 mandados de prisão preventiva

Por: Reinaldo Azevedo

 

No Portal G1:
A Polícia Federal (PF) cumpre mandados da 26ª fase da Operação Lava Jato desde a madrugada desta terça-feira (22). Cerca de 380 policiais federais cumprem 110 ordens judiciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco.

Estão sendo cumpridos 67 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, 11 mandados de prisão temporária e 04 mandados de prisão preventiva.

A atual fase é um desdobramento da 23ª fase, batizada de Acarajé. A ação foi deflagrada no dia 22 de fevereiro e prendeu o marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Santana, além de mulher dele Monica Moura. Os dois são suspeitos de receber US$ 7,5 milhões em conta secreta no exterior.

Santana é publicitário e foi marqueteiro das campanhas da presidente Dilma Rousseff (PT) e da campanha da reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2006. Acarajé era o nome usado pelos suspeitos para se referirem ao dinheiro irregular.

A PF informou que em decorrência da análise de parte do material apreendido, descortinou-se um esquema de contabilidade paralela no âmbito do Grupo Odebrecht destinado ao pagamento de vantagens indevidas a terceiros, vários deles com vínculos diretos ou indiretos com o poder público em todas as esferas.
(…)

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Kevin Lomax

    Não vamos subestimar a Organização Criminosa e seu GOVERNO-QUADRILHA

    Eles são que nem monstro de filme de terror, quando todo mundo pensa que já morreram eles se levantam para assustar mais alguém

    A caneta do Governo é poderosa e sabemos que os nossos parlamentares não são assim tão patriotas e republicanos

    Temos que dar o tiro de misericórdia que é o IMPEACHMENT

    Pressão total nos deputados que estão indecisos no mapa do site VEM PRA RUA. Não adiantar mandar e-mail pra deputado da esquerda bolivariana

    Os partidos que tem quer pressionados são PMDB, PP, PROS, PR, PSD, PTB, PRB e os nanicos

    Não Vai Ter GOLPE, vai ter IMPEACHMENT

  2. FM

    Essa Lava Jato parece sarna, não dando sossego à delinquência instalada no país desde 2003 e que que se acostumaram com pixulecos, acarajés, e bilhões de grana saqueados dos cofres públicos, transformando esse país numa zona franca da corrupção. O Juiz Sergio Moro com sua inteligência e tranquilidade, seus auxiliares e a Polícia Federal estão deixando apavorada a bandidagem que se apossou do Brasil. O povo em sua grande maioria até então apático deu um basta solene e agora não consegue ver Lula e Dilma senão como as Genís da corrupção instaladas no poder há 13 anos. Quanto mais demorarem a largar o osso aumenta a indignação do povo desrespeitado. Fora Dilma – Fora Lula – Fora PT – Fora corruptos infelizes

  3. Biagione Rangel de Araújo

    Essa turma da Lava Jato slém de competente nas investigações e leitura da lei, estão se mostrando excepcionais estrategistas. Essa operação, pelo que li, derrete a estratégia do MBO de ser inocentado pelos seus executivos e, com isso, luvrá-lo da demonizadas, por ele, delação premiada. Agora só lhe resta engolir o que falou demais e assinar a delação ou apodrecer até o fim de seus dias na cadeia. Eu não tenho dúvidas de que ele arcará com as maiores penas e o somatório delas deixará Marcos Valério feliz.

    Essa operação Lava Jato desnuda a fragilidade que suporta a estrutura empresarial brasileira, já que, com suas revelações, aponta que as compressas crescem e de gornam gigantes, não pela competência e incotporação de conhecimento e sim pelas falcatruas criminosas perpetradas nas sombras da corrupção, em concluiu com a prostituição criminosa que solapou a política brasileira.

    Quero ver agora o que vai ocorrer, pois quando da prisão de MBO, seu pai esbravejou que se o filho não fosse solto a república não duraria uma semana e já se vão 9 meses. Será que a Odebrech desenvolveu uma nova escala de tempo/cslendário? Ou o patriarca está com medo de purgar na cadeia também? Desconfio que em breve teremos uma explosão digna daquela que exterminou os dinossauros e aqui poderá exterminar os dinossauros políticos. Se assim for poderemos enfrentar uma situação surreal, pois nem impeachment, nem renúncia poderá legitimar uma solução jurídica ou política, requerendo uma dituação de exceção para que alguma legitimidade do poder possa ser reiniciada.

  4. Marcos F

    Acho que o Moro vai segurar, deixar o Lula fechar a porta, por último – de milhares do PT.

  5. Inides

    Reinaldo, será que o Sapão Barbudo ainda acredita que não vai ser preso e a Dilma que vai ficar na cadeira presidencial? Eu, particularmente acho muito difícil! Os escândalos só aumentam! Já ultrapassou minhas expectativas. Não pensava que chegasse a tanto. Mas, pelo andar da carruagem, devem aparecer muitas outras falcatruas nesse embrulho. A espinha dorsal já se mostra visível.

  6. RODRIGUES

    Aperta-se o cerco aos bandidos que vamos chegar ao Chefe. Muitas vezes perguntei, porque não fizeram algo antes para da uma limpa nos corruptos? Todo mundo sabia quem era quem. Hoje os mesmos safados no passado voltam a fazer parte do sistema lesivo a nação.Dessa vez vamo-que-vamo! O Brasil todo esta com Moro e não abre!

  7. Hans Borg

    A Odebrecht está lançando em SP o grande empreendimento ESTAÇÃO GABRIELE (Studio, 1 Suíte e Duplex).
    Será uma homenagem a Sergio Gabrielli / ex-presidente da Petrobrás?
    Ajudado pela coincidência do nome da rua: Gabriele d’Annunzio que foi um poeta e dramaturgo italiano, símbolo do decadentismo e herói de guerra (fonte: Wikipédia).
    Já que não existe até o momento menção deste nome para nenhuma estação na Linha 17-Ouro.

  8. biagi.

    Reinaldo, a cada dia que passa surge novas corrupçôes, já chegamos no patamar nunca visto neste Pais, que prejuizo este governo dos PETRALHAS vai deixar para futuras gerações, as quadralihas se interligam completamente em varios setores, nao tem mais como esconder o sol com a peneira, as evidencias e as confirmações já levantadas com todas as provas dão poderes para o Judiciario mandar prender todos os envolvidos, inclusive o Lula e a Dilma, não vão escapar!

  9. Marcia

    AH! A GALINHA QUE ME DESCULPE …QTO A DESQUALIFICAÇÃO DO CONTEÚDO DOS “COXINHA”
    POIS, PARA QUEM GOSTA DE PENOSA ATÉ QUE FAZ UM SAUDÁVEL CONTEÚDO PARA ” OS COXINHAS” !
    JÁ CURTO, OU CURTO E GROSSO, SE DEFINE POR SI SÓ !
    NÃO TEM RECHEIO NEM CONTEÚDO.

  10. Marcia

    VEJAM
    EU CONFESSO, NÂO GOSTO DO APELIDINHO DE COXINHA QUE O PT NOS DEU!Ui Ui UI !
    NÃO GOSTO ! PORQUE NÂO ME IDENTIFICO.
    ACHO MEDÍOCRE DE CONTEUDO.
    ASSIM, COMO SÃO OS PETISTAS.
    AGORA,
    O QUE ACHAM VCES CAROS COLEGAS DE BLOG
    DE NOMINAR OS PTISTAS
    DE “CURTOS” NÃO È “CURDOS” È “CURTOS”.
    ESTE APELIDO SIM, TRAZ CONTEÚDO,
    NO Q DIZ RESPEITO AO SIGNIFICADO DA PALAVRA .
    OU PODEMOS LEVANTAR AQUI SUGESTÕES.
    EU GOSTAVA MAIS DE SER IDENTIFICADA KKK
    COMO “DAZELITE”, ARISTOCRATA, ( é que estes apelidinhos , agora são deles,né! E eles se acham os tais elitizados !KKKK)

  11. Indignado

    Não sei se feliz ou infelizmente mas o PT tem de ser extinto como partido.
    Não tem nada, nem ninguém, que possa ser aproveitado!
    Todos os que prestavam, no início do partido, foram se afastando aos poucos, vendo a forma de agir dos companheiros!
    Hoje todas as pessoas de bem, os idealistas, se afastaram, e o partido passou a ser comandado por uma quadrilha!
    Todo dia aparece uma novidade, ou um mal feito, para não dizer corrupção generalizada!
    Até agora só se investigou a Petrobrás, um pouco da Eletrobrás, um pouco dos Correios!
    E o restante?
    Todas as empresas públicas, ministérios, bancos públicos, sem falar nos fundos de pensão e o BNDES!
    Destruíram o Brasil !!!!
    Cadeia e devolução do que roubaram para todos os responsáveis!!!!!

  12. Marco Antonio Ferrari

    Pois é, Caríssimo Reinaldo… Realmente, o hiper, MEGA explosivo “Efeito Dominó” parece que, daquí prá frente, será inexorável, poderoso, irrefreável, amplo, geral, irrestrito, alcançando as MAIS ALTAS ESFERAS POLÍTICAS e EMPRESARIAIS, quiçá “derrubando” TAAAAAAAAAAAAAAAANTOS corruPTos aPTralhados clePTocratas clePTomaníacos que vão ter que contratar urgentemente uma GIGANTESCA AMPLIAÇÃO no “Papuda’s In”, impedindo-se, CLARO, a participação nas concorrências das empreiteiras indiciadas, né??? Aííí, não vai ter chorôrô: Enquanto as “OBRAS” não forem concluídas, os que idiotamente “segurarem o rojão” vão mesmo ter que cumprirem suas condenações em QUAISQUER Presídios que já existem por aí, meeeeeesmo aqueles “famosos” por suas atrocidades, violências, decapitações, e o esquimbau, né??? Enfim, como ensina a sabedoria popular, “Aqui se faz, aqui se paga!”, né???? Aliás, falando nisso, certamente haverá um MONTÃO de PTralhas e cúmplices matreiramente querendo se “pirulitar”urgentemente prá escapar dessa “parte” que diz “aquí se paga!!”, né??? SERÁ que a PF já “montou” preventivamente algum eficiente aparato de fiscalização e controle nos Aeroportos e Fronteiras Brasucas com a PATRIÓTICA MISSÃO de IMPEDIR que eventuais “FUJÕES” saiam do País para loooooooongas férias curtindo seus butins em algum paraíso fiscal pelo mundo?????? Aliááásss, caríssimo Reinaldo, será mesmo que o destrutivo e demolidor RESULTADO desse “efeito dominó” só se concretizará durante o mês de Abril, como já foi insinuado???? OOOUUU será que poderá se concretizar “JÁ” NESTE corrente mês de MARÇO de 2016???????? OOOOOOOUUUUUU NÃO é nada disso, Caríssimo Reinaldo??????????????

  13. Renata

    o esquema continuou mesmo com o Marcelinho preso
    e pensar que teve gente que esperneou quando decidiram mantê-lo preso
    KKKK

  14. Ferrabraz

    Iuhuuu, como vão apelidar quando fizerem a operação “prende gerente da Petrobrás”, que aí a PF vai precisar uns 1500 policiais com mandado. Vão ter que prender a cia inteira, de secretária, chefe de almoxarifado aos gerentes, todos sabiam e eram coniventes com o assalto a empresa. Imagina tem um monte de subsidiarias, refinarias, gerencias regionais. Isto não acaba mais, vai ter mais de 2000 presos. Veja o caso do RH da empresa, é maior em dinheiro desviado com finalidade imprópria que os próprios pixulecos aos políticos. Não tem jeito, vai ter que privatizar, este será único modo de limpar esta empresa da gatunagem estabelecida. Vai dar muita cadeia ainda.

  15. cansado

    Estamos assistindo ao fim terrível de um partido. Principalmente agora que os petistas parecem ter enlouquecido de vez e passaram a ignorar os fatos, a realidade, a conjuntura, a constituição, as leis, a opinião pública e as instituições. A tentativa de implantar um parlamentarismo bolivariano com Lula conduzido a um terceiro mandato sem voto é sinal de loucura. A tentativa de fingir que os grampos foram na Dilma e portanto ilegais, são outro sinônimo de loucura. A certeza de que o STF e o Janot deveriam se curvar aos interesses do PT por “gratidão”, e agir contra as leis, “aliviando” para os petistas, é outro sintoma de loucura. Esses caras se perderam completamente. O PT começou bem e acabou como um partido muito parecido com os partidos fascistas e stalinistas que tanta bobagem fizeram na história. Eles perderam a cabeça totalmente. É um fim detestável para algo que começou bem, com boas intenções. Estamos vendo uma caricatura feia e triste do que o PT já foi. Ou então estamos sendo expostos a horrenda nudez do que eles sempre foram.

  16. Newton

    Grita Marcelo !!! Falar não resolvia,não é mesmo !? Deus não te ouvirá.

  17. Marcio Ruivo

    Não imaginam o desespero no plantão petista na manha de hoje, todos com medo de Luladrão finalmente conhecer o seu novo apê em Curitiba, o medo se estende a todos os membros boca larga do submundo do PT.

  18. Welington Heringer


    Almir Bohana
    Março 22, 2016 às 9:49 am
    A crise econômica é em virtude do esquema criminoso do petrolão, que aniquilou
    com a Petrobras. Hoje pagamos alto por um custo de produção do petróleo que no
    mercado internacional é bem mais barato. Obedecendo política do apedeuta no
    pré sal.
    Bolsa família, minha casa minha vida, mais médicos, distribuição de remédios etc.
    não são programas sociais, São verdadeiros bolsões de corrupção e de compra de votos.
    Os senadores e deputados federais do PT e da base comprada criticam e acusam a oposição
    e as grandes revistas, jornais e emissoras de tv pela divulgação das noticias. MENTIRA. É uma
    vergonha ver esses idiotas no plenário do senado ou da câmara defendendo, unicamente, o
    seu lado. Ameaçando os membros do STF e do Ministério Público tentando salvar Lula.
    O que falta a essa gente é vergonha na cara, é dignidade, é honestidade.

    Não há, não existe sequer um setor público em Banânia que não está contaminado pela corrupção.

    Até Gerentes de Bancos privados ficam esperando “pixulecos” para liberar empréstimos, para micro e pequenas empresa, é claro.
    –BASA – antro.
    –SUDAM – e a criação de pererecas.

    Uns 500 mil delinquentes para começar.
    .

  19. Pátria amada,Brasil

    Quando alguém fica recorrendo de decisões de uma forma tão atabalhoada, ou seja, com ações movidas e abastecidas de desespero de causa e só recebem indeferimentos e decisões contrárias, constantemente, isso significa que o que se pede e se requere é improcedente, conflitante e sem fundamentação. O que é flagrante no DESgoverno do PT, com a sua presidenta: Dilma Rousseff e o seu mentor político, criador e padrinho: Lula. Acabou a era Petista, o povo não quer mais que a Dilma, continue ocupando o cargo de presidente da república. A presença de Lula, só faz crescer a revolta e a forte e incontrolável indignação do povo brasileiro. Foram seis milhões e novecentos mil pessoas nas manifestações de ruas no dia 13 de Março, em todos os Estados e Cidades do Brasil, gritando: “Queremos Lula na cadeia”, Impeachment, já, Fora PT! Fora Dilma! Chega de tantas corrupções e roubalheiras. não à impunidade, Apoiamos o Dr. Sérgio Moro, Dilma sabia de tudo na Petrobrás, governo incompetente”. Acabou o DESgoverno da Dilma Rousseff.

  20. Almir Bohana

    Operação gigantesca da Policia Federal, que os petralhas e os partidos da base
    comprada não conseguem entender.
    A crise, quer política, social, econômica ou qualquer outra foram criadas pelo
    governo. E o principal elemento foi a corrupção que Lula implantou e Dilma deu
    sequencia. Ninguém sabe dizer quanto custou o mensalão. o petrolão atinge
    somas mais do que expressivas e ainda faltam verificar outros setores.
    A crise econômica é em virtude do esquema criminoso do petrolão, que aniquilou
    com a Petrobras. Hoje pagamos alto por um custo de produção do petróleo que no
    mercado internacional é bem mais barato. Obedecendo política do apedeuta no
    pré sal.
    Bolsa família, minha casa minha vida, mais médicos, distribuição de remédios etc.
    não são programas sociais, São verdadeiros bolsões de corrupção e de compra de votos.
    Os senadores e deputados federais do PT e da base comprada criticam e acusam a oposição
    e as grandes revistas, jornais e emissoras de tv pela divulgação das noticias. MENTIRA. É uma
    vergonha ver esses idiotas no plenário do senado ou da câmara defendendo, unicamente, o
    seu lado. Ameaçando os membros do STF e do Ministério Público tentando salvar Lula.
    O que falta a essa gente é vergonha na cara, é dignidade, é honestidade.

  21. kátia

    tipo redistribuição do acarajé baiano para outros estados federados? massa, só falta o marcelo odebrecht fazer a tão aguardada delação premiada, né? tomara que faça…

  22. Marco André

    Acredito que com a soltura de Bumlai o Juiz Sérgio Moro deveria prender o Mauricio Bumlai , era ele que destribuia o dinheiro vindo da Petrobras a Delcidio a Zeca do PT e Vander , tenho certeza que ele abre o jogo, e afinal ele
    Delcidio contou que Mauricio tinha contatos com ele, mais que o pai. eles tinham três escritórios e mudavam estes mesmos a cada 6 meses dois de guangue mesmo. Além
    Do Bumlai pedir a Zeca o DNIT de MS para ele, para fazer rolo lá dentro , corrupção mesmo assim colocou maior corrupto de MS Marcelo Miranda e lá ficaram 8 anos roubando , até que presidente Dilma exonero por corrupção , e o judiciário acovardado nada fez . Mais parece que agora depois que Lula detonou o judiciário é demais órgãos eles acordaram , mais também já passou da hora foram bilhões de reais . Nunca se roubou tanto. João Santana esteve em Campo Grande MS fez campanha de Delcidio ao Senado e a governador que pedeu ao dizer que o DNIT as contas estavam certas enquanto o TCU CCU E MPF MOSTRARAM O ROMBO. Povo cansado de mentiras , não o elegeu, perdeu. Santana sabe se parte do dinheiro da campanha de Delcidio veio do DNIT de MS e outra parte Da Petrobras. Sabe também quem dava dinheiro era Mauricinho Bumlai. Sarney brecou a CPI do DNIT , porque? É por falar nisso , cadê Sarney?MS temos na PF Lama asfáltica mais o TJMS está atrapalhando. É vergonhoso. Cadê o CNJ? Calados e omissos . E Tofolli no TSE o que virou? Temos só que agradecer ao Juiz Moro , obrigado e continue a olhar por nós, e iremos a ruas toda vez que precisar. Acredito que Monica Moura que chegou tão metida achando que seu dinheiro sujo compra tudo está vendo que não é bem assim. Parece que o nariz já não está tão impondo assim. Delcido também já sabe que o Juiz Moro de fato faz justiça e não tem partidos , que não acovarda igual Lula falou do judiciário. A tempos canto esta pedra que o judiciário estava derretendo com estes que se dizia o poder , acima de tudo e de Todos . Juiz Moro colocou todos nos seus devidos lugares. Obrigado por nos mostra a verdade é que vergonha estava nosso País , na verdade sabíamos mais como fazer se nem
    O STF e nem STJ se manifestavam , foi por isto que Lula os detonou.

  23. max

    Aonde esta os 65 000 000 00 que foi passado pelo governo para construc,ao de um predio para o QG da ” U N E ” ? Sendo que este predio nao foi feito .No meu bolso nao esta ,este no seu? Ou sera que esta nos cofres do P T. .?

  24. Razumikhin

    Será nesta fase a LJ irá prender as mulheres petistas de “grelo duro”?

  25. Didi

    Será que Marcelo Oderbrecht resolveu falar ? O que ele esconde ? Será o medo de desdobramento da operação Lava Jato nos países africanos e na América Central e Venezuela ?

    Até hoje não foi esclarecida a tomada da usina da Petrobrás na Bolívia de Evo .. E a Odebrecht recebeu o dinheiro pela construção ?

    Se não falou mais parece o guarda livros dos Petralhas. Impressionante ele prefere ver o país quebrar a contar toda a verdade. Absurdo.

  26. Paulo

    PRESSIONAR OS COMUNISTAS E SEUS ALIADOS, JUNTO COM O POVÃO NAS RUAS!
    NO BRASIL A COISA FUNCIONA SÓ NA PRESSÃO!
    Acho melhor o Lula deixar a ideia do Ministerio da Casa Covil ou da Casa Caiu e se preparar para ser o CÃODIDATO do PT para a eleições de 2018!
    O çucéçu dele está garantido, ninguém leva: os 05% dele estão garantidos, pois merece!
    A não ser que a pressão nas ruas aumente e se mantenha sempre constante e nos estadios continuem no “FORA OS GOLPISTAS DO PT FORA LULA, DILMA”, podendo cair para até o 01%!
    Viram o que é QUE FAZ a pressão do povo quando sem parar?
    Os GOLPISTAS DO PT urrando por aí “NÃO VAI TER GOLPE” – não passam debando de fingidos e fariseus!

  27. Incréu

    Oba! Agora é que Donadilma receberá um ótimo empurrão para seu impeachment. Tchau Dilma.

  28. burduna nelles !!!

    kkkkkk vai faltar lugar pra colocar us cumpanherus, avante Moro !!!

  29. Diogo Vieira Desordi

    Olá Reinaldo, sou seu fã…você já viu as postagens do Sibá Machado? de uma olhada, está em 3:28min. https://www.youtube.com/watch?v=kPpHVJAggDA

  30. FeïrA LibrE

    No Tabuleiro da BAIANA TEM
    Tem de Tudo, meu REI. Só não tem PETRÓLEO
    A BAIANADA Cumpriu Rigorosamente o Vaticínio de MESTRE ARI BARROSO
    — “”Espera-se que o BAIANO Não VA_TA_PÁ””

  31. Gabriel Morse

    Posso fazer uma correção no texto do materialista do site da Época? “Dilma ainda tem o apoio dos movimentos sociais” o correto é
    “Dilma ainda tem o apoio dos ditos movimentos sociais”