Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Petista narra crime em página oficial da Petrobras como se fosse coisa bacana

É tal a certeza da impunidade, tão grande e tão corriqueira a intimidade com o crime, tão banal a violação explícita da lei, que esses caras não se vexam

Por: Reinaldo Azevedo

Santo Deus! Prestem bem atenção. A fase Acarajé da Lava Jato tomou o depoimento de um sujeito chamado Armando Tripodi, vulgo “Bacalhau”. Não era um qualquer. O homem ficou como chefe de gabinete da Presidência da Petrobras entre 2003 e 2012, nas gestões José Eduardo Dutra e Sérgio Gabrielli. Depois se tornou gerente de Responsabilidade Social da empresa. É acusado de ter recebido propina por meio da reforma de um apartamento. No dia 22, ele foi destituído da função e, segundo a estatal, pediu demissão. Até aqui, vá lá.

A petroleira brasileira, senhores, tem um site institucional chamado “Memória Petrobras”. E lá está um depoimento de Tripodi. Ele relata, cheio de orgulho, que, na campanha eleitoral de Lula em 2002, dinheiro do imposto sindical dos petroleiros da Bahia foi usado na campanha eleitoral do petista. Diz: “Montamos um comitê no sindicato. Aprovamos na assembleia uma contribuição. A categoria aprovou todo imposto sindical da categoria ser destinado à campanha de Lula”. Nota: um dos líderes dos petroleiros à época era Jaques Wagner, atual ministro da Casa Civil.

Segundo Tripodi, o imposto sindical foi um “recurso fantástico”. E acrescenta: “Montamos uma lojinha, fizemos todo um trabalho de mandar matéria para o interior, montar carro, alugamos carro”.

Na campanha anterior, de 1998, Tripodi conta ter conseguido doação para a compra de um carro de som, “quase um trio elétrico”, que depois teria sido doado ao PT.

O “Bacalhau” não era, como se vê, um qualquer. Ele diz ter sido escolhido membro informal do grupo de transição escolhido por Lula no fim de 2002, depois que o PT venceu a eleição presidencial.

Novidade nenhuma!
Não! Meus caros, não há novidade nenhuma na informação de que o PT usou recursos do imposto sindical na campanha eleitoral de Lula. Todos sabemos que os sindicatos ligados à CUT, a maior central do país, colocam sua infraestrutura a serviço do partido.

Obviamente, tudo isso é ilegal. O Inciso VI do Artigo 24 da Lei 9.504 proíbe entidades sindicais de fazer doação direta ou indireta a partidos políticos. Os “companheiros” não estão nem aí. Aliás, eis mais um traço da hipocrisia petista: o partido do mensalão e do petrolão hoje se diz contrário à doação de empresas a partidos. Não obstante, desde a sua fundação, a legenda recebe doação ilegal direta e indireta de sindicatos — que não deixam de ser entes privados.

Absurdo
Assim, embora Tripodi conte algo ilegal, a gente sabe que novo não é. O que é realmente do balacobaco é outra coisa.

Isso que o tal petista relata é crime. Não obstante, está lá no site oficial da Petrobras como “memória”. Depois da Operação Acarajé, foi retirado do ar. Cobrada pela Folha, a página voltou a exibir o relato. Mas só se consegue acessá-lo com cadastro e senha.

É tal a certeza da impunidade, tão grande e tão corriqueira a intimidade com o crime, tão banal a violação explícita da lei, que esses caras não se vexam de relatar seus delitos na página oficial de uma estatal. Pior: emprestando-lhes um caráter heroico.

Para lembrar
Nos seus primórdios, o PT se organizou opondo-se fortemente ao imposto sindical, que dizia ser coisa de “pelego”. A pregação passou para a CUT. O mantra: sindicato forte não precisa de imposto, mas de filiados.

Era tudo cascata. Em 2008, o então presidente Lula sancionou a lei que reconheceu as centrais sindicais. Em vez de se aproveitar a oportunidade para pôr fim ao imposto sindical, houve uma redistribuição.

A bolada de mais de R$ 2 bilhões é assim repartida: 5% vão para as confederações; 15%, para as federações, 60% para os sindicatos. Antes do reconhecimento das centrais, o Ministério do Trabalho levava 20% — o dinheiro integrava o FAT. A partir de 2008, as centrais — a CUT inclusive, é claro! — passaram a ter direito a metade do dinheiro que ia para a pasta.

A lei aprovada no Congresso obrigava os entes sindicais a prestar contas ao TCU, já que o dinheiro é obrigatoriamente descontado dos trabalhadores. É uma imposição legal absurda, não tem querer.

Sabem o que Lula fez? Vetou a exigência, alegando que o dinheiro pertence aos trabalhadores. Assim seria se a contribuição fosse volitiva, mas não é. As empresas são obrigadas a recolher o valor correspondente a um dia do salário de todos os trabalhadores formais e repassar o valor às entidades sindicais. Estas gastam como quiser e não prestam contas a ninguém.

Bacalhau nos conta para onde vai parte da grana. Depois os petistas se zangam quando a gente chama esse troço de organização criminosa, não de partido.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

240 comentários
  1. Edson Pereira de Andrade

    Boa noite pessoal.
    Sou um daqueles brasileiros que tem responsabilidades com seu país, portanto trabalho desde os meus oito anos de idade, meu primeiro dinheiro foi ganho com venda de canarinhos (coisa que nos dias de hoje eu jamais faria), entretanto está foi a forma que encontrei para saber dar valor à economia e à administração financeira pessoal.
    Esta mesma conduta, tentei passar para meus filhos e se Deus quiser tantarei passar para meus netos e bisnetos.
    As pessoas precisam aprender conquistar sua riquezas com trabalho, digno, honesto e suado para nunca se envergonhar do patrimonio que possui.
    Sou daquele tipo de brasileiro que nunca vai desistir de esperar por um Brasil melhor, mais do que esperar um Brasil melhor, sou daquele tipo de brasileiro que faz o máximo que pode para ver o Brasil melhor.
    Sinto me profundamente abatido quando ouço alguem de dizer “o Brasil não tem mais jeito por isso não voto mais em niguem”. É como alguem dizer para seu próprio filho “você esta muito mal e não tem cura, pode morrer porque os remedio não fazem mais efeito e por isso vou te abandonar ao relento”. Ninguém normal faz isso com seu próprio filho.
    Quero dizer o seguinte, o Brasil esta mesmo doente, mas ainda não está morto, portanto os brasileiros precisam encontrar um remedio que o cure. O primeiro e o mais importante remedio é uma boa cirurgia para limpar de uma vez por todas o cancer que está corroendo o patrimonio público e destruindo empresas importantes do nosso Brasil, esse cancer se chama: PT, Dilma, Lula e sua corja, que contaminaram a administração pública federal de um jeito que só se resolve com cirurgia e o medico não pode estar contaminado, se não infecciona o resto do corpo e ai é morte súbita. Quero dizer o cirurgião não pode ser ninguém que tenha vinculo com o PT, PMDB, PSDB, DEM, PSB, PCdoB e etc e tal, o cirurgião tem que ser alguém que tenha compromisso com o Brasil, com a moralidade, com os menos favorecido, com os doentes nas filas de hospitais, com a desvinculação de empresas e governos, com a prisão de quem realmente cometeu crimes de responsabilidade fiscal, crime de responsabildade administrativa. O Brasil está falido e você escutando Edinho Silva (ministro da comunicação social) dizer que não existe base juridica para o Impichimem é brincadeira.
    Escuta telefonica, grampo, quem não deve não teme, alias quem tem notório saber e reputação ilibada (caracteristica obrigatorias de um presidente ou ex presidente) não discutem falcatruas para proteger bandidos, discutem sim alternativas para sesolver a crise politica, a crise economica, a moralização da maquina pública entre tantos assuntos que deveriam ser prioridades quando duas pessoas que se dizem os salvadores da pátria se conectam.
    Parabéns ao Dr. Sergio Moro pela ações eficientes que tem tomado, o povo brasileiro está contigo.

    Tenho dito.

  2. Branca

    E mesmo assim, continuam achando truculento pedido de prisão preventiva do capo? Aquele que coloca um retrato seu na parede de um sítio que diz não ser seu? Que esconde caixas e mais caixas de vinhos no sítio que não é seu? Cuja mulher decora triplex que também nunca foi seu? Gente desta sarjeta deve ficar lá.

  3. Antonio

    O site foi retirado do ar! http://memoria.petrobras.com.br/

  4. Claudio Bilac

    Mais vexaminoso é as “autoridades”, TSE e STF não tomarem nenhuma providência. Isso que vivemos não é democracia com liberdade, é pura demagogia com libertinagem. afinal até o STF se acha no direito de jogar a Constituição no lixo!?

  5. Renata

    Mas também pudera, com um sobrenome desses, o cara só poderia mesmo “tripodiar” em cima do fato!

  6. Artur

    Lula , desde a época de sindicalista sabe muito bem como juntar dinheiro alheio.

  7. cidadão

    Assusta o fato de um “bacalhau” chegar a chefe de gabinete na PTbrás, de bacalhau em bacalhau, lula e dilma também chegaram ao topo e o BRASIL de hoje está falido de tantos desvios de dinheiro e, no fundo do poço de esgoto. Na época o lula mandou os sindicatos pagarem seus funcionários em trabalho externo com diárias-de-viagens saindo das restrições do TCU. Um ministro do trabalho criou 400 sindicatos em 1 ano e saiu acusado de pixuleco. Se a JUSTIÇA abrir a CAIXA PRETA dos cartões corporativos da república desde 2003, o sofrido povo brasileiro vai descobrir o que é “UM GOVERNO PARA TODOS”, todos os ptralhas.

  8. Armando Pinto

    E porque não colocaram o “bacalhau” na panela?

  9. ian

    SE WOLF DA V W RESUSSITASSE E VE QUE O QUE O BABALO E SINDICATOS ERAM TODOS COMPRADOS. .. E ESSE ROUBO DA CONT. SINDICAL QUANDO VAI ACABAR ,,,HEMM

  10. Sophia

    Lamentável

  11. Fernando C de Mello

    TODAS AS INSTITUIÇÕES ESTÃO APARELHADAS E PRATICANDO CRIMES CONTRA A REPUBLICA E A DEMOCRACIA !
    ?#?ForaVAGABUNDOS? ?#?FORACANALHAS?
    Não fosse a Revista ” Isto É ” arrancar das gavetas das Instituições o Depoimento do Delcídio, nunca saberíamos que mais lama corre no Planalto!
    Globo tenta vender normalidade e desvincular Delcídio do Partido da Dilma!
    QUE VERGONHA !
    IMPRENSA CANALHA !

  12. angelo

    Senhores, Boa tarde.-Em atenção ao texto e abaixo as explicações.- Nove anos de completa premiação aos trabalhos
    feitos sob um partido que leva o nome de verdadeiros trabalhadores, só o nome ! Porque na verdade os usa para o
    achaque sindical,conforme todos sabemos.- Gabam-se de estuprarem a Constituição, as Leis, a Segurança Jurídica
    na forma de aparelhamento, gabam-se das MENTIRAS ditas a imprensa, ou ao Ministério Público, gabam-se de seus
    CRIMES LESA PÁTRIA, lesam os próprios trabalhadores financeiramente, escondem-se debaixo da certeza da impunidade,
    estão intimamente ligados aos crimes, que nem procuram disfarçar ou ter Vergonha na cara de expô-los como um troféu.
    Acima de tudo creem que o povo é idiota , e que pode manipulá-lo e zombar na cara da Sociedade. É preciso em nome
    de um Brasil patriótico , para o futuro de Filhos e netos, que essa QUADRILHA DE LADRÕES seja sumariamente defenestrada da política brasileira.

  13. Julio Bras Cubas Norbertho

    Eles não se sentem no Desgoverno, eles se sentem donos do Brasil.

  14. blindado

    Está tudo desMOROnando! Segundo o próprio apedeuta trapalhão; sindicato é bom para fazer churrasco, jogar damas, e comer viúvas de companheiros; aliás foi assim que conheceu a galega; explicou. O dinheiro do FAT (Erário) Fundo de Amparo ao Trabalhador, transformou-se em Fundo de Apoio ao Apedeuta -FAA. VERGONHA!!.Vamos ver se depois dessa, agente acaba com tanto sindicato, com tanta viúva comida, com tanto trabalhador enganado (Vejam os fundos de pensão!) e diminui o número de sindicalistas analfabetos e preguiçosos que só querem mamar o imposto sindical; que aliás precisa ter revista a NÃO obrigatoriedade de prestação de contas ao TCU, afinal trata-se de dinheiro público e o Apedeuta foi quem sancionou esta pérola; legislando em causa própria.

  15. Biagione Rangel de Araújo

    Esse tipo de crime narrado é antigo e continua, sendo que não se restringe a campanhas presidenciais, eles usam dinheiro dos trabalhadores, de forma criminosa, nas campanhas de vereadores, deputados estaduais, deputados federais, prefeitos, governadores e senadores. Eles querem ter a bancada para manter os privilégios da classe dirigente sindical. É só a imprensa investigativa efetuar uma investigação que constatará isso. Embora não consigam eleger todos, eles contribuem para colocar um grande número de candidatos para somarem nas eleições proporcionais.

  16. Maria Monteiro

    Foi para isso que Lula aprovou no início de seu primeiro mandato que o dinheiro da contribuição sindical deveria ser sigiloso. Essas contas não poderiam ser auditadas, nem o valor total de quanto cada sindicato arrecada não poderiam ser de conhecimento público. Era para isso: aparelhar todas as instituições a seu alcance e arrumar fontes de somas extraordinárias para sustentar o projeto criminoso de poder. Que a justiça cobre explicações desse meliante e os funcionários honestos da Petrobras tomem as providências necessárias para colocar esse sujeito na cadeia.

  17. Assis Pereira

    O BRAÇO SINDICALISTA DO PT MONTADO POR LULA NA PETROBRAS COMEÇA A ROER A CORDA E PARTE PARA DELAÇÃO DOS COMPANHEIROS. DA SANTÍSSIMA TRINDADE FALTAM OS DEPOIMENTOS DE DIEGO HERNANDES E WILSON SANTAROSA.

    PARA ENTENDER UM POUCO DO APARELHAMENTO QUE O SISTEMA CORRUPTO MONTOU NA PETROBRAS VEJAM ARTIGO QUE O ENG APOSENTADO ASSIS PEREIRA POSTOU NA REDE LINKEDIN:

    GÊNESIS DA CORRUPÇÃO NA PETROBRAS

    https://www.linkedin.com/pulse/g%C3%AAnesis-da-corrup%C3%A7%C3%A3o-na-petrobras-jo%C3%A3o-batista-assis-pereira

    Na qualidade de ex-empregado da Petrobras, trabalhando por décadas como engenheiro especialista em contratação de grande porte na Petrobras, fui testemunha do início do processo de aparelhamento que foi engendrado na maior empresa nacional, orquestrado por sindicalistas, políticos e empresários inescrupulosos, lobistas e aproveitadores de plantão.
    Nos idos de 2003, fim do mandato de FHC e inicio do primeiro mandato do Lula, instalou-se na administração da Petrobras uma “força sindicalista” que foi logo intitulada como “Santíssima Trindade”, designação dada a Armando Trípode, Diego Hernandes e Wilson Santarosa, entes sindicalistas incrustados ma Petrobras, ato primeiro do aparelhamento do Governo Federal e inicio de uma nova era na Estatal que se tornou público nos dias atuais, em face das investigações desencadeada pela Policia Federal no âmbito da operação “Lava Jato”.
    Da Santíssima Trindade, permanece na atualidade apenas o Armando Trípodi que atuou inicialmente como assessor de Gabinete de Eduardo Dutra e Sérgio Gabrielli e posteriormente como Gerente de Sustentabilidade, assim como na qualidade de importante interlocutor dos negócios da Petrobras na África junto a Presidência da Petrobras. Desde 2012, o Armando Trípode acumulava o cargo de Conselheiro da Sete Brasil.
    O sindicalista Wilson Santarosa da base sindical paulista ocupava a gerência de publicidade e patrocínio da Petrobras, teve importante participação no aparelhamento político na Petrobras e foi demitido da Estatal com o advento da Investigação da Policia Federal na operação Lava Jato.
    Já o sindicalista Diego Hernandes foi um importante assessor de Eduardo Dutra e Gerente da área de Recurso Humanos da Petrobras, subordinado direto ao Renato Duque, Diretor de Serviços da Petrobras. Sob seu comando no RH da Petrobras foi triplicado o numero de terceirizados na Estatal em menos de uma década, ultrapassando o impressionante marca de 360 mil, que foram contratados e cedidos à Petrobras por empresas interpostas afiliadas do esquema de aparelhamento político reinante na Petrobras que constituía a base de arrecadação para o Sistema fraudulento instalado na Petrobras na primeira Fase do Petrolão.
    Chamou a atenção na primeira fase do Petrolão a atitude tomada pela “Santíssima Trindade” em permitir que gestores da Petrobras contratassem de forma ilegal as empresas “Hope RH” e “Personal Service”, através do Serviço Compartilhados da Petrobras para a pratica de cessão de mão de obra a Petrobras, disfarçada de prestação de serviços de apoio técnico e administrativo as Regionais Bacia de Campos (RBC) e Baia de Guanabara (RBG). Essas empresas assinaram contratos bilionários com a Estatal, totalizando a impressionante cifra de 6 bilhões de reais, sem contar os aditamentos bilionários celebrados a esses contratos, através de negociações precárias, em evidente burla a lei da licitação, que ainda continuam vigorando na Estatal por força desses aditamentos de valor e prazo de forma continuada, tornando-os totalmente ilegal por esses e demais motivos descritos a seguir:
    1. Esses mega contratos apresentam-se disfarçados de prestação de serviços, mas, na realidade funcionam como cessão de mão de obra à Petrobras para execução de serviços de atividades fins, de cunho estratégicos e sigilosos. A maioria dessas funções consta do Plano de Cargos e Salário da Petrobras implicando em flagrante Burla aos Concursos Públicos em arrepio ao art. 37 da CF em seu inciso II.
    2. São serviços generalizados originários de vários órgãos da Petrobras, incluindo objetos diversos e abrangentes, de forma que são considerados como Contratos “Guarda-Chuva” proibido de serem licitados no âmbito da legislação atual.
    3. Esses contratos foram licitados como de natureza continuada, possibilitando aditamentos bilionários sem licitação. Quando licitados, ocorria de forma sistemática e irregular a “recontratação” da empresa executora, já que, na condição de mobilizada, essa empresa, não incorrendo nos pesados encargos de mobilização, nem tão pouco, dispêndios por desmobilização, já que não necessitava demitir sua mão de obra levada a custo na licitação anterior, implicava na ausência do tratamento isonômico que haveria de ser conferido no certame licitatório e o tornava ilegal.
    4. Esses Contratos foram celebrados no Regime de Preços Unitários e são medidos por “Homem Hora trabalhada” que os tornam improdutivos, não havendo a apresentação efetiva de “produtos acabados” quando do processo de Medição e Pagamento, bastando a presença física da mão de obra cedida a Petrobras em seus escritórios com as devidas marcações de ponto para evidenciar a medição.
    5. Por fim, o motivo mais relevante conduz a ilegalidade, já que as delações premiadas da Operação Lava Jato denunciaram essas empresas, por mais de uma fonte, como sendo empresas abastecedoras do esquema fraudulento do Petrolão. Essas empresas continuam atuando como fornecedoras da Petrobras e foram alvo de mandato de busca e apreensão na 17ª fase da Lava Jato. A Policia Federal tem uma investigação em curso para apuração dos contratos que a Hope RH celebrou com a Petrobras.
    A sistemática inicial utilizada para obtenção de “recursos” para suprir as necessidades crescentes do Partido do Governo e base aliada foi montada segundo uma estratégia facilitadora para incrementação contínua e eficiente do processo de terceirização de serviços na Estatal, gerando cada vez mais Contratos assinados levando ao aumento da base arrecadadora das Contratadas para o “SISTEMA”.
    Esta estratégia possibilitava a terceirização em grande escala de serviços, abrangendo tanto aqueles de natureza acessórias previstos em lei, como os previstos no Plano de Cargos e Salário da Estatal, ai relacionados os das atividades fins, de cunho estratégico e sigiloso, condições essas indispensáveis para celebração de uma quantidade crescente de Contratos de Apoio Técnico e em contrapartida, obtenção do alargamento da “base arrecadadora” das empresas doadora ao “SISTEMA”.
    Assim, a missão da “Santíssima Trindade” consistiu naquela oportunidade no “aprimoramento” na administração da Petrobras e Gestão de RH da Companhia que resultasse na necessidade de incremento de contratação maciça de mão de obra terceirizada, para prestação de serviços nos escritórios da Estatal na forma de Cessão de Mão de Obra para execução de serviços ate então considerados pertinentes ao Plano de Cargos e Salários da Petrobras, tidos como atividades fins, estratégicas e sigilosas, implicando na condução a uma perversa política de terceirização ilegal colocada em prática ate os dias atuais.
    Pelo excesso da sistemática de terceirização excessiva implantada na Petrobras a favor do “SISTEMA”, não restavam mais espaços nos Escritórios da Petrobras destinados a novos contratados primeirizados, ainda que a Estatal Petroleira necessitasse desses recursos por conta do crescimento vertiginoso nos negócios da Petrobras na exploração OFFSHORE, no pós sal, e mais a frente no pré-sal.
    Não demorou muito, passou a ser prática corrente, constar nos contratos uma verba de fornecimento de escritório, com toda infraestrutura para execução de serviços a onerar os processos licitatórios para contratação de empresas terceirizadas, com espaço reservado para atuação dos Gerentes da Petrobras comandar a “equipe colocada a disposição da Petrobras” gerando mais uma evidência de terceirização ilegal.
    No final do Contrato, as facilidades dos escritórios pagos pela Petrobras ficavam com a Empresa Contratada ou aproveitador de plantão da Contratante ou Contratada, tornando em mais uma improbidade e farra para as contratadas ou outros aproveitadores, que deveriam ser questionados pelos órgãos de controle interno e externo, que onerava sobremaneira e indevidamente esses tipos de Contrato.
    A consequência imediata dessa desastrosa sistemática a serviços do “SISTEMA” foi a “Burla aos concursos públicos” e lesão aos direitos constitucionais, onde os aprovados nos certames admissionais de concursos públicos para ingresso na Estatal Petroleira foram preteridos em larga escala por admissão de terceirizados, não concursados, cedidos como mão de obra para executar serviços listados nos Cargos de Planos de cargos e salários da Petrobras para execução de serviços de atividades fins do seu objeto empresarial.
    Os contratos de mão de obra terceirizados efetuados pela Petrobras são na verdade, contratos de prestação de serviços por “Cessão de Mão de Obra”, disfarçados de apoio técnico, onde um elevado numero de prestadores de serviços, contados atualmente acima de 360 mil, executam tarefas nos escritórios da Petrobras, recebendo ordenamento direto de gerente, administradores e fiscais da Estatal, de maneira habitual e contínua, exercendo tarefas de atividades fins, estratégicas e sigilosas, cedidos de empresas entrepostas à Estatal, em verdadeiros turnos de revezamento de um seleto numero de empresas no rol do cadastro da estatal, denominado PROGEFE, (Programa de Gestão de Fornecedores), que sequer conhecem seus supostos empregados.
    Os donos dessas empresas são em sua maioria, aposentados ou ex-empregados da Estatal pagadores de dízimos ao “SISTEMA” que administram com sabedoria a divisão harmônica dos serviços, como se fossem uma verdadeira irmandade, introduzindo a mesma pratica cartelizadadora que foi mais a frente evidenciada e denunciada por empresários em acordo de delação premiada na operação Lava Jato.
    Podemos observar atualmente no âmbito do TJRJ, demais Tribunais e MP o desenrolar de inúmeras ações promovidas por concursados aprovados e preteridos que não se deram por vencido e continuam pleiteando seus direitos de serem contratados pela Petrobras, objetivando retirar de lá os que foram cedidos pelo esquema montado para contratação de Empresas Terceirizadas em contratos bilionários, como os da HOPE RH e PERSONAL SERVICE, empresas supridora de propina ao operador Milton Pascowitch, José Dirceu, Lobista Fernando Moura, Diretores e Gerentes da Petrobras, aparecendo ainda como supridora no esquema de lavagem de dinheiro comandada pelo doleiro Alberto Youseff.
    Não fica difícil depreender que esse modelo inicial de arrecadação de recursos através de empresas “supostas prestadoras de serviços” não atendia mais à ganância desenfreada do “SISTEMA”, dai, evoluiu e passou o receituário para uma NOVA FASE: Atuação junto aos grandes negócios da Estatal, as GRANDES CONTRATAÇÕES de obras faraônicas, criadas pelo ESQUEMA fraudulento – AFRETAMENTO DE EMBARCAÇÃO (SBM), PLATAFORMAS, FPSO, COMPERJ, RNEST, Refinarias PREMIO 1 e 2, Contratos de Propósitos Específicos – “SPE’s”, entre outros, resultando naquilo que observamos na atualidade na delação premiada da operação Lava Jato (PRC, BARUSCO, ALBERTO YOUSEF e EMPREITEIROS do nível de um GERSON ALMADA (ENGEVIX) e RICARDO PESSOA (UTC), que a PF esta desvendando.
    Ficou celebre e foi imperativo na execução da segunda fase a atuação do PEDRO BARUSCO junto a ABEMI presidida por Ricardo Pessoa (Presidente do Grupo UTC). Naquela oportunidade o PEDRO BARUSCO, efetuou “negociações” com ABEMI de Ricardo Pessoa, produzindo e celebrando 149 Comunicados, sendo 50 sobre Condições Contratuais e 106 com Procedimentos de Execução de Construção e Montagem.
    Todos os comunicados celebrados com o Ricardo Pessoa da ABEMI e do Grupo UTC, colocava a Petrobras EM EXTREMA DESVANTAGEM em relação as suas CONTRATADAS afiliadas daquela instituição.
    Podemos afirmar sem receio de errar que esses acordos, na forma de “comunicados” foram e são os grandes responsáveis pelos elevados custos dos megas empreendimentos da PETROBRAS, ai incluído o COMPERJ E RNEST em vigor ate o momento.
    Por simples artifício consubstanciado nesses acordos, os padrões de contratação da PETROBRAS que resultariam mais a frente nos Contratos licitados, foram formulados por esse receituário pouco ortodoxo que beneficia apenas a parte do empreiteiro (ABEMI/RICARDO PESSOA), onerando sobremaneira a PETROBRAS.
    Não restará alternativa para a nova Diretoria da ESTATAL que tomará posse em breve: deverá tomar uma atitude que a Graça Foster não teve coragem: Rasgar e incinerar todos os 149 Comunicados, 50 sobre Condições Contratuais e 106 com Procedimentos de Execução de Construção e Montagem, celebrados pelo BARUSCO e RICARDO PESSOA, assim como refazer todos os padrões contratuais contaminados por esses nefastos acordos. Afinal, esses acordos, contaminaram todos os contratos, os já encerrados e os em execução e ainda contaminarão todos os contratos de prestação de serviços que vierem a ser celebrados na Petrobras.

  18. Kevin Lomax

    FATOS DA ERA DILMA

    DILMA de PASADENA – esse é o seu novo apelido da presidente, pois segundo Nestor Cerveró e Delicidio do Amaral ela sabia de tudo sobre Pasadena e cobrou pessoalmente o diretor sobre a compra da Refinaria Ruivinha.

    MÃE DO PETROLÃO – pois ela era Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Ministra de Minas e Energia, Ministra Chefe da Casa Civil e Presidente da República durante o maior escandalo de desvio de recursos públicos da história da política mundial que aconteceu na Petrobrás.

    PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO PAÍS – Na sua gestão ela conseguiu quebrar o Brasil, fechando o ano com um rombo de 120 bilhões de reais nas contas, cometeu crime de responsabilidade fiscal apontada pelo TCU,está sendo denunciada no TSE por usar dinheiro de propina da Petrobrás na sua campanha eleitoral, volta da inflação, desemprego, violência desenfreada em todas as capitais, transporte público precário, obras da Copa superfaturadas, desastres ambientais por falta de fiscalização correta como o de Mariana, crescimento do desmatamento das florestas, saúde pública vergonhosa usando o ministério como barganha política, falta de saneamento básico que possibilitou o ZIKA VIRUS que atinge as populações mais carentes, educação com números vergonhosos tendo 3 ministros em menos de 1 ano e ainda tentou dividir o pais entre Norte contra Sul, Negros contra Brancos, Homens contra Mulheres, Gays contra Héteros, Ricos contra Pobres, Católicos contra Evangélicos. Entre outros diversos erros de gestão por falta de competência, habilidade política e conhecimento teórico. Lembrando que 70% dos impostos pagos pelos brasileiros fica com o Governo Federal.

    E ainda tenta interferir nas investigações da LAVAJATO para salvar a Organização Criminosa de qual ela faz parte.

    GOVERNO NOTA 10-
    10% de popularidade
    10% de inflação ao ano.
    10% de desemprego.

    GOVERNO MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DO BRASIL – Participa a 13 anos do governo que mais patrocinou corrupção na nossa história com diversos filiados do seu partido presos como Jóse Dirceu, José Genoino, Delubio Soares, Silvinho Pereira Land Rover, João Vaccari, Renato Duque, André Vargas e o líder do seu governo Delcidio do Amaral, fora diversos empresários ligados aos esquemas.

    Teve o seu marqueteiro, guru e maior conselheiro PRESO, por ter recebido dinheiro no exterior da ODEBRECHT para lavar dinheiro do Petrolão e pagar sua campanha presidencial.

    CONTRA FATOS NÃO EXISTE ARGUMENTOS.

    PS: Quem concorda com o texto, por favor repasse ele nas redes sociais e e-mail os verdadeiros motivos da saída da presidente. Não é Dilma contra Cunha é Dilma contra o Brasil. FORA DILMA, FORA RENAN e FORA CUNHA!!!!

    Dia 13 de Março todos na rua de verde amarelo azul e branco. ( MEGA MANIFESTAÇÃO PELO IMPEACHMENT )

  19. Sonja

    …e é março o mês do assalto aos trabalhadores…

  20. Isa

    Os brasileiros estão sendo “TRIPODIADOS” desse que esse partido ou melhor; quadrilha chegou ao poder.
    Todos os trabalhadores estão perdendo o poder de compra.
    Mesmo indo ao meio-dia na feira, não se acha um mamãozinho papaia por menos de R$5,00. Hã uns dois meses costumávamos comprar de 6 a 8 unidades por feira. O que mais terá que acontecer, para que a limpeza em Brasília seja feita?

  21. Darazoom

    Perguntinhas e respostinhas.
    P. Desde quando data esse procedimento criminoso?
    R. Desde quando os criminosos resolveram implementar o projeto criminoso de poder, ou seja, em meados dos anos 1980. Desde então, o que os criminosos desviaram é uma verdadeira fortuna.
    P. Como nos livrarmos desses criminosos que nos roubam cotidianamente?
    R 1. Aprendendo a votar direito.
    R 2. Fazendo pressão sobre o Parlamento e a Justiça para por na cadeia todos os criminosos em questão. Mesmo (e principalmente)os figurões.
    R 3. Indo às ruas sempre que necessário, a fim de nos manifestarmos e manifestarmos nosso desagrado com esses criminosos.
    R 4. Recusando-se a manter todo tipo de relações com os criminosos. Manter-se à distância.
    R 5. Dia 13 vem logo aí. Vamos todos às ruas.
    R 6. Você também pode montar seu cardápio.

  22. Hans Borg

    HÁ HÁ HÁ 2018 LULA LÁ direto para Presidente … Venceslau ou Bernardes (Penitenciárias de Segurança Máxima).

  23. ana soriano

    Reinaldo os sindicatos são uma máfia. Me recusei a pagar propina e levei multa do MT.
    Os caras entravam em minha empresa como bandidos ameaçadores.
    Nós brasileiros estamos sendo achacados por todos os lados.
    Multas, impostos, juros, extorsão.
    Esse Lula é um cangaceiro sem maria Bonita pois deus me livre do gosto dele.

  24. laercio

    E o valente povo baiano. Vai deixar o pt ficar Armando e Tripodiano com o dinheiro do imposto sindical dos petroleiros?
    Venham para as ruas no próximo dia 13 e mostrem que vocês estão descontentes e não vão mais apoiar o pt.
    Ah! Aproveitem para preparar acarajés, substituindo o camarão por bacalhau. Deve ficar uma delícia.

  25. Alexandre

    Por que será que a tal FUP apoia o PT mesmo depois do estrago que o partido promoveu na Petrobrás? Sabes, Bacalhau?

  26. TODOS EM PÂNICO NO PLANALTO! 2

    PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA?
    QUE NADA! MINAR
    CREDIBILIDADE?
    COMO? SE O DELCÍDIO
    ERA O BRAÇO DIREITO
    DAQUELA QUE PRESI TENTA
    SAIR DA LAMA E CADA DIA
    AFUNDA MAIS! E AÍ VEM
    O BODOZO COM SUAS
    PALAVRAS DE CONSOLO,
    QUE DE NADA MAIS
    ADIANTAM! O CARA É
    PAGO PRA FALAR BESTEIRAS!
    A DUPLA DE PILANTRAS,
    O EXXX CHEFE E A
    SECRETÁRIA SEM FUTURO,
    ESTÃO LASCADOS!
    NO MATO SEM
    CACHORRO!
    TENTARAM!
    CORROMPERAM!
    MANOBRARAM!
    SUBORNARAM!
    AMEAÇARAM! MAS A
    TRAJETÓRIA TERMINOU!
    É MUITA SUJEIRA JUNTA!
    COM A PALAVRA?
    SANTANA, LEO PINHEIRO,
    GUTIERREZ, ODEBRECHT
    E ISTO SEM CONTAR OS
    QUE JÁ FALARAM
    ANTERIORMENTE!
    O DELCÍDIO FOI A
    GOTA D’ÁGUA!
    O DIVISOR!
    AGORA VEM TODO MUNDO ATRÁS!
    PODEM TENTAR FAZER QUALQUER
    COISA! O DESTINO ESTÁ LACRADO!
    A DIRVA DEVE RENUNCIAR? O QUE
    ELA É MUITO TEIMOSA E BURRA
    PRA FAZER! SOFRERÁ IMPEACHMENT!
    OU O TSE CUIDARÁ DO PROBLEMA!
    O PINGUÇAEDES, ESTÁ ACABADO!
    PRISÃO É O MÍNIMO QUE
    ACONTECERÁ A ELE!
    ELA, SEM IMUNIDADE,
    TAMBÉM TEM BOAS
    CHANCES DE
    RETORNAR
    À JAULA!
    SÃO DOIS CRIMINOSOS!
    DESTRUÍRAM, ROUBARAM,
    MENTIRAM E ENGANARAM!
    O BRASIL NÃO MERECIA
    BANDIDOS DESTA LAIA!

  27. jcarlos

    Nada de novo nas declarações já que nunca vi bacalhau com cabeça KKKKK.

  28. P Faustini

    Culpa de quem? Minha? Acho que não, culpa de nossa justiça frouxa , pusilânime quande se trata de punir os poderosos, assim eles vão se eternizando na canalhice sabende que sempre podem contar com um habeas corpus aqui um embargo ali e os processos nunca terminam, vide Maluf etc,etc,etc ad infinitum.

  29. edgar devincenzi

    REINALDO, CADA VEZ MELHOR, BRILHANTE TEXTO, PARABÉNS.

  30. Cirval

    É assim que o Lula ajuda os pobres. Tira dinheiro do trabalhador para ajudar o partido. E o MP não diz nada? Essa decisão do Lula é inconstitucional, porque os impostos tem destino certo e não ao gosto dos sindicalistas pelegos. Investigar o uso do imposto sindical é uma boa forma de aniquilar esse partido corrupto.

  31. Paulistana

    Os Sindicados, a exemplo do q acontece com as torcidas organizadas, sempre puderam contar com a complacência da polícia e da justiça. Deu no q deu. Todos não passam de organizações criminosas. E não esqueçamos dos tais “movimentos sociais” q contam com o mesmo beneplácito.

  32. B Coimbra

    Os governos do PT deram empregos muito bem remunerados a uma cambada de sindicalistas que ganhavam 2000 reais por mês, por isso a alta cúpula dos sindicatos apoia, protege e financia as campanhas e os personagens do PT. O trabalhador que aporta compulsoriamente aos sindicatos é mera massa de manobra.
    Mesmo sistema adotado pela OAB, cuja alta cúpula tem pretensões de conseguir uma rica boquinha (e, de preferência, vitalícia) no governo. O país necessita de uma grande FAXINA, especialmente no judiciário, de cima a abaixo!

  33. Ana

    Na “República Socialista dos Bandidos”, não há Justiça! Cadeia?! Só pra quem rouba galinha. Os bandidaços têm “juízes”, “instituições” e ” advogados de porta de mansões” para lhes proteger.

  34. liz

    Quando é que vamos acabar com essa contribuição sindical OBRIGATÓRIA, não se pode contribuir para qualquer entidade de classe sem esse penduricalho. Contribuição sindical deve ser opcional.

  35. Mausher

    Estou farto da justiça brasileira. Com todas essas provas, indícios, confissões o que falta para a justiça agir? É a casa da mãe joana. O povo brasileiro é alienado e não está nem aí. Não quer pagar o preço por um futuro mais digno a seus filhos. Comi disse o colega a baixo, está de tanga rebolando em blocos e bebendo todas. Pocilga! Vergonha! Povo sem caráter!

  36. Torquato Ferreira da Silva

    ….Certamente não tem Papuda, ou estádio do Maracanã para caber tanto criminoso! Salvo o Chile que encheu um Estádio de salafrários companheiros, isso há mais de há de 40 anos!

  37. wanderlei lima

    O imposto sindical assim como outras verbas não são exclusivamente obtidas pela mensalidade de associado devem ser cortadas. Quero um bando de gente que não trabalha e vive atrapalhando a sociedade correr atrás do osso. Esse pessoal quer moleza e vive sacaneando as relações trabalhistas já que o dinheiro é farto e fácil.

  38. Bento

    Ptralha e assim mesmo, ninguém assume nada.

  39. IassaI

    Até onde vai a sua parcialidade Rodrigo Janot?

  40. VOLTAIRE

    ALGUÉM PODE ME EXPLICAR PORQUE ESTE SACRIPANTA DO GABRIELLE AINDA CONTINUA SOLTO?
    BACALHAU , SARDINHA, BAIACÚ, COCOROCA………………………………POBRE PETROBRAS.

  41. Ricardo Carvalho

    Reinaldo. Mais uma vez você foi cirúrgico.

  42. Marcus Meyer

    Mais do que vergonha, começo a ter nojo de possuir a cidadania bananeira!

  43. Guina

    Como não há fiscalização da aplicação do dinheiro, tudo vira festa. É por isso que, nas eleições dos sindicatos, há uma verdadeira “briga de foice”.

  44. afonso

    aro Reinaldo, esse partido, o PT, e lula, chegaram realmente ao cúmulo do exagero. Para eles trambicagem u uso de recursos alheios é coisa natural. Está no DNA deles. Não têm qualquer sentimento de culpa. A lavagem cerebral que tiveram todos eles, durante muito tempo, diz que simplesmente “o fim justifica os meios”, e pronto. Usam e abusam de recursos do trabalhador e utilizam os Sindicatos como Tesouraria de Quadrilha. Da mesma forma que não têm pudor em avançar sobre recursos do trabalhador, o fazem sobre os recursos públicos da Nação.Seres abomináveis como esses devem ser devidamente afastados de toda e qualquer possibilidade de avanço sobre recursos públicos. Eles não têm noção do que significa administrar recursos públicos. Para eles, público é “de todos” e pode ser distribuído irresponsavelmente, portanto, não há culpa e não aceitam penalidades. Deus queira a Lava-Jato imponha responsabilidade a esses ladrões.

  45. FM

    É para gente desse quilate que estão entregue nossas instituições. Não será com uma passeata de um ou dois milhões de pessoas que botaremos essa corja para correr. Não se enganem. Para que um dia não saiamos de nossas casas e esbarremos com um tanque militar, formemos uma corrente de salvação do Brasil. Quem tiver capacidade de arregimentar qualquer quantidade de pessoas para a passeata no dia 13 de março, peçam para que esses não só compareçam mas que também se esforcem para levar outro tanto número de brasileiros para as ruas. A mobilização não visa favorecer partidos mas sim livrar o Brasil do pt e de seus congêneres de esquerda. Se querem fazer a tal “pátria maior”, sonhada por Dilma, Lula, Maduro, Morales e Irmãos Castros, que a formem nos polos glaciais e se congelem por toda a eternidade.

  46. TODO MUNDO EM PÂNICO NO PLANALTO!

    DELCÍDIO!
    GUTIERREZ!
    LEO PINHEIRO!
    ABRIRAM A BOCA!
    VOCES AÍ DO PALÁCIO?
    PODEM FAZER AS MALAS!
    TERMINARAM AS BOQUINHAS!
    O LALAU DEVE ESTAR DEITADO
    EMBAIXO DE UM TONEL DE PINGA,
    DE FUÇA ABERTA! PREFERE MORRER
    A IR PRESO!

  47. DILMA RENUNCIOU !

    Mais factível impossível !
    Rumores e boatos de internet nos “informam” de que a presidente está redigindo junto com o departamento de marketing eleitoreiro do partido vermelho sua carta de renúncia!
    Michel Temer assimirá temporariamente a presidência clePTocrática e convocará eleições para o congresso e para presidência, pois sai mais barato ao país, do que prender todos os envolvidos agora. A governabilidade exige a formação de um novo governo e a operação lava jato só terminará 50 anos depois da morte de Lula ! Ninguém estará vivo para ver isso!
    A vergonha internacional que o Brasil escreve em sua história se iguala a venda de escravos e espólios de guerra feita pelas rainhas comunistas de Angola à Fidel Castro que apóia a escravidão dos indígenas tupiniquins, e ao espancamento de gays, que foram transformados junto com o atual povo brasileiro em LIXO HUMANO !
    Dia 13 de Março de 2016, empresas de reciclagem de alumínio deixarão caçambas na avenida paulista para recolherem as panelas amassadas e pediu proteção do exército, da marinha e da aeronáutica para que os petistas não roubem o vil metal que será doado para instituições de pessoas com problemas mentais verdadeiros, não o nosso congresso !
    Dia 14 de Março os sonhos petistas serão realizados, todos os pobres lotarão os aeroportos comprando passagem só de ida para Nova York, com passaportes palestinos falsos feitos no Rio de Janeiro, enfim PRIMEIRO MUNDO !
    Aré onde vai essa sandice parlamentar brasileira? Alguém sabe?
    Minhas opiniões acabaram !
    Agora só penso na insanidade e na decadência moral que estão criando o estado comunista de Pindorama! Para que trabalhar? Estudar se o ” guverno ” nos dará tudo ?
    AFFFF!

  48. João Alves

    Agora a vaca foi mesmo pro brejo, a sonsa Dilma lascou-se, rasgou a sua fantasia de Coringa ! Tanto ela como o Lula reservaram estadia direto na Papuda ! Não tem mais santo que dê jeito, pois o Delcídio sim, se transformou no herói do povo brasileiro, se redimiu de todos os seus erros, pois caso não tivesse errado, nada disso viria à tona, sendo, pois, um mal que se fez necessário, assim como a um infiltrado se faz necessário errar para, ao final, poder participar e acusar uma quadrilha. Além do Lula e da Dilma, virá também toda uma penca de senadores, deputados, ministros e , principalmente, juízes, magistrados e promotores.
    http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=50365478456

  49. Paolo Hemmerich

    De tempos em tempos me bate uma dúvida: Será que os petistas são mais desonestos do que burros ou seriam mais burros do que desonestos? Ainda não consegui me decidir sobre essa relevante questão, aliás, mais que relevante, a questão de alta indagação!!!

  50. Nilson

    Só Deus tendo pena de nós. Precisamos urgentemente destituir esse governo para tentar, novamente, colocar o país nos trilhos. É uma pena que tenhamos retroagido tanto a ponto de necessitar de remédios muito amargos para chegarmos aos níveis que estávamos.