BUSCA

Busca avançada      
FALE CONOSCO
Escreva para VEJA
Para anunciar
Abril SAC
Publicidade

Ou a civilização ou o estado da natureza. Ou ainda: SOU UM MULHERISTA!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009 | 17:51

Vetei comentários, alguns até em linguagem suave, que especulavam sobre a adequação da roupa da garota ameaçada de estupro e linchamento. Desculpem! Ofenderam a minha moral pessoal. Mais do que isso: ofenderam as mulheres. E eu sou mulherista: casado com mulher, pai de duas mulheres. E não reconheço a ninguém o direito de tocar nelas se elas não quiserem, ainda que saiam peladas à rua. Porque, para punir o comportamento inadequado, existe a lei. Assim como existe a lei, que espero que seja acionada, para punir aqueles bandidos e bandidas disfarçados de estudantes, que se comportaram como turba.

O que é que há? Um homem não seria alvo das mesmas manifestações se exibisse uma roupa inadequada que exaltasse, sei lá, os seus dotes de macho. Até porque, no caso de exibir algum excesso de virilidade, como bíceps avantajados, os machos mais fracos certamente ficariam com receio. Vamos voltar ao tempo em que a mulher era objeto dos predadores?

Não posso condescender com isso. E há gente que costuma pensar direito que resolveu confundir as bolas. Isso nada tem a ver com ceder ao politicamente correto. Já fui professor. Nas minhas aulas, não se mascava chiclete ou se usava camiseta — exceção feita a uma turma que, por infelicidade da grade, vinha da educação física. Por que eu tinha as minhas exigências? É impossível aprender com chiclete na boca ou com os pêlos do sovaco à mostra? É claro que é possível! Acredito, no entanto, que as coisas têm de obedecer a um determinado decoro.

A disciplina — ao contrário do que pensam os educadores do vale-tudo, essa turma do miolo mole para quem, como é mesmo?, “educação é uma troca entre iguais”  — não é um fim em si mesmo. Ao contrário: ELA SÓ É UM MEIO. Ao cumprir determinadas regras e pré-requisitos, deixo claro que me mobilizei para determinado propósito.

Se a roupa da moça era inadequada, ela deveria ter sido chamada pela direção da escola. Seria até compreensível a manifestação boçal de um ou de outro, embora censurável. Mas a turba exaltada, no pressuposto de que ela destoava do conjunto? O que é que há? Estamos na China da Revolução Cultural? Na Itália ou na Alemanha da década de 30? Não! Estamos no Brasil de 2009!!!

Alguém resolveu ironizar: “Nossa! Você e a Laura Capriglione (a minha musa!) do mesmo lado?!” Estamos? Não li o texto dela. Respondo, com humor, que até relógio parado está certo ao menos duas vezes por dia. Eu não me obrigo a ser sempre contrário a esta ou àquela personalidades do debate público em qualquer tipo de escolha. Lula é corintiano. Também sou. Vai ver Emir Sader gosta de Coca-Cola light. Eu também (a light, não a Zero).

Reprovar aquele vandalismo, sem concessões ou especulações sobre a roupa que a moça vestia, é uma questão de escolha: ou você fica com a civilização ou fica com o estado da natureza. Eu fiz a minha escolha faz tempo. Por isso combato petralhas, estupradores e linchadores.

COMPARTILHE Digg StumbleUpon del.icio.us Twitter Enviar por e-mail

87 comentários em “Ou a civilização ou o estado da natureza. Ou ainda: SOU UM MULHERISTA!”

  1. André Ricardo, amazônimo disse:

    Claro que tal sandice (ou sandinice?) é horrível de qualquer forma

    Mas a tchurma que frequenta as universidades brasileiras é notadamente dada a comportamentos promíscuos, hedonistas…

    e é essa mesma tchurma que hostilizou a senhorita…

    Por outro lado, se a diretoria censurasse a moça, a universidade seria vitima da patrulha politicamente correta… mas efim, ela deveria era fazer o correto sem medo de críticas mesmo…

  2. Alexandre do Espírito Santo disse:

    Absolutamente nada, justifica a imbecilidade coletiva de que foi vítima essa moça. Um ritual de covardia é o que foi. Não foi atitude de homens e de mulheres, mas de moleques. A roupa era inadequada? E, quantas vezes se podem presenciar nas mais variadas situações, fato semelhante, e ninguém dá um pio? Covardia, grosseria e hipocrisia.
    Tô com tio Rei.

  3. Henrique disse:

    Me impressionei com sua opinião.Fazia uma idéia diferente de sua pessoa.Podemos discordar de tudo,mas pelo menos na reprovação desta barbárie concordamos.

  4. Pensando disse:

    E Woodstock não serviu para nada!

  5. liz nunes disse:

    oi, Reinaldo
    Parece cena de cinema retratando motim em cadeia. Tudo muito triste e deplorável, ainda mais quando se constata que aconteceu entre jovens, de quem não se espera tamanha intolerância.
    Pensar que, em um passado não tão distante, saias até mais curtas que a da estudante faziam parte de um conjunto de sinais libertários que criavam a ilusão de que o mundo seria bem melhor. Confesso que quando vejo aquelas cenas, fico tentada a achar que já andamos mesmo com as duas mãos no chão. Lastimável!

  6. Vitoral disse:

    Também só tomo Coca light. que ressurgiu pela demanda, quando acharam que iriam detoná-la em favor da zero.
    Seu sabor característico, porém, a salvou da degola de mercado quase imposta pela fábrica.
    Provavelmente era mais caro produzir a prateada.
    Digo mais, Coca light é até um pouco elitista, só a achamos em lugares mais elitizados e em capitais.
    Coca zero, para mim, é água suja.
    Quanto à moça, peço desculpas a ela pela raça humana. Parte dela ainda reconhece a miséria que nos é inerente, e a grandeza também.

  7. Imbecil e ignorante disse:

    Parabéns Rei

    É isso ai, uma no cravo, outra na ferradura. Disse tudo.

  8. Analítica disse:

    Parabéns pela lucidez. Nada pior que a falsa moralidade, os preconceitos e a barbárie justificados por pretensos princípios.

  9. Carlo Germani disse:

    Caro Reinaldo,

    ASSUNTO DE UTILIDADE PÚBLICA

    Todos produtos DIET/LIGHT,contém ASPARTAME.Sintomas como:fibromialgia,espasmos,dores articulares,formigamento nas pernas,câimbras,vertigem,tontura,dores de cabeça,fala atrapalhada,visão borrada,depressão,são doenças dos consumidores do Aspartame.

    Quando a temperatura do ASPARTAME excede 30º,o álcool contido
    no aspartame se converte em formaleído e daí em ácido fórmico,que provoca acidose metabólica ( o ácido fórmico é o veneno para formigas).

    O aspartame é especialmente mortal para os diabéticos.
    Não existe nenhuma razão para o uso desse veneno.Não é um produto dietético.

    O aspartame muda a química do cérebro.

    Dica dada e comprovada.

  10. Anacleto Jacutinga disse:

    Reinaldo, também sou um mulherista como você (duas a um aqui em casa, sem contar a shitzu). Ou a “universidade” indentifica e expulsa sumariamente os agressores, ou deve fechar as portas, já que pela excelência do ensino não deveria nem ter sido aberta. Não se pode usar meios tons com esses delinqüentes. Parabéns pela coragem de dizer a palavra certa quando a hora e fato exigem. Um grande abraço do admirador. A. Jacutinga.
    PS: Continue firme. Você não está só e é nosso porta-voz.

  11. Lincoln Meireles disse:

    Vamos cobrar agora racionalidade de irracionais? A esses a lei. Rei mesmo diz que cadeia é para conter a criminalidade, não para ressocializar. Por que a barbaridade era injustificável, sob qualquer aspecto, fica proibido apontar a imprudência da moça? Ela se torna virtuosa (não digo que não seja) por ser vítima, muito mais vítima feminina? Parece o argumento de que sendo o holocausto um mal absoluto, fica proíbido falar mal de judeus, mesmo que haja razões. A deliquência é deliquência por si. Tanto maior o perigo, maiores os cuidados. Não é assim porque eu quero… Recomendar prudência, não condena a vítima nem absolve os delinquentes.

  12. LUG disse:

    Acho que os alunos agressores portaram-se como selvagens, como animais desembestados.
    Mas a moça tambem não estava certa de se apresentar na faculdade vestida de forma inadequada. Ha limites para a liberdade de se vestir. Não se toleraria, por exemplo, um biquini numa missa. Ou um fraque na praia. Essa moça (que não deveria ter sido agredida, repito!) na minha opinião é vulgar, ou tola, De qualquer forma, acho que estava crente de que iria abafar. Coitada, deu-se mal, as bestas feras partiram para a agressão. Lamentável.
    PS: O Suplicy de cueca vermelha no Senado tambem estava vestido inadequadamente para o ambiente, e a nação inteira riu dele ou indignou-se. Felizmente, sem apedrejamento.

  13. [...] - E GERALD THOMAS DISSE “LOVE, LOVE, LOVE”; - SE HAVIA ALGUMA CONFUSÃO, AGORA NÃO HÁ MAIS; - Ou a civilização ou o estado da natureza. Ou ainda: SOU UM MULHERISTA!; - EXPANSÃO E BARBÁRIE; - CENAS DA BARBÁRIE BRASILEIRA - OS ESTUPRADORES DE TERCEIRO GRAU; - Tudo [...]

  14. Kirk disse:

    “Reprovar aquele vandalismo, sem concessões ou especulações sobre a roupa que a moça vestia, é uma questão de escolha: ou você fica com a civilização ou fica com o estado da natureza. Eu fiz a minha escolha faz tempo. Por isso combato petralhas, estupradores e linchadores.”

    PARABÉNS,caro Reinaldo!!!DISSE TUDO!!!

  15. Manfredo disse:

    Eu prefiro leite integral à Coca Light ou Zero. Não pela cor - não sou racista.

    Os produtores de leite deste pais merecem ser condecorados todos os dias pela bravura: bovinicultura de leite é coisa pra idealista. Bebo para prestigiá-los e para afogar as mágoas. Além disso, o tal líquido é saudável e nutritivo. E barato, pensando bem.

    - Barman, manda um leite integral, duplo, sem água. Tô a fim de encher a cara!
    Será que vou ser linchado moralmente? Vão cuspir na minha cara?Vou ter de sair escoltado pela polícia?

  16. MaGioZal disse:

    Ah… e essa história toda me fez lembrar dum episódio mais brutal, mas que teve um pano de fundo bem parecido, que aconteceu no PaquistÃo há alguns anos atrás e que chocou o mundo:

    http://edition.cnn.com/2005/US/11/03/btsc.koppel/

  17. Divergências disse:

    Leio você sempre.

    E sou ateia.

    Mas gosto de COCA LIGHT. Não da Zero.
    (pena que a light deve sumir do mercado!)

    Concordo com uns 90, 95% do que escreve.

    Beijos

  18. C.R. disse:

    Já comentei nos dois posts acima.
    Repudio a manifestação insana e chocante que assisti.
    Agradeço a você, Reinaldo, pelo bom senso em seus comentários.
    Aos que escreveram que a mulher precisa se valorizar, que a roupa era imprópria, etc, suplico que entendam que o que está em questão, foi a agressiva reação à esta jovem, a intolerância e o desrespeito com que a trataram. A decisão de usar uma roupa curta, justa ou decotada, por parte da jovem, não dá o direito aos universitários, de terem feito o que fizeram.
    Foi muito triste e de uma pobreza inconcebível.
    Como mulher e ser humano, eu te agradeço mais uma vez pelo contundente repúdio ao fato.

  19. azul honduras disse:

    Belo texto,antológico.

    Foi bem isso: um tipo de linchamento moral…
    Penso cá com meus botões que coisas muito mais reprováveis não fazem ou já fizeram os moralistas de plantão.

    De repente, me lembrei do caso muito mais grave,deve se lembrar tb,da moça do curso de direito,numa fac do interior,que foi filmada pelos colegas que estavam com ela num ‘menage a 3′.Nem por isso houve a zoeira toda,talvez porque tinha 2 homens,um deles me parece até era casado.

    E agora,por uma microssaia!?

    Pra evitar lances assim vão adotar uniforme nas faculdades?Nem duvido…
    E nada impede de enrolar a saia no cós pra ela ficar mais curta,hehehe,depois da aula ;)

  20. PoA disse:

    …que legal, Rei, ter princípios. abs.

  21. Perito disse:

    Sr. Reinaldo

    Discordo da afirmativa “Já fui professor”. Não. Ainda o é.

    Agradeço pelo muito que aprendo em seus curtos, mas sábios textos, às vezes ácidos, cáusticos, porém corretos, sob o meu ponto de vista.

    Ah, eu já fui professor. FUI. A única coisa que vedei, terminantemente, aos meus alunos, foi o fumar em sala (nada mais próprio; a disciplina era toxicologia, e a matéria visava a proteção da saúde dos trabalhadores).

    Perito

  22. ivo leme disse:

    sem rei, voce tem parar de pegar no pe do H. do IRA, nos temos historia de 509 anos, elles teem 3000 anos, ou mais, vamos resolver nossa casa, para resolver a casa dos outros

  23. QUAKER disse:

    ATITUDE INSANA.A PUNIÇÃO DEVERIA SER EXEMPLAR.
    A MÁXIMA POSSÍVEL EXPULSÃO DE TODOS.
    QUANTO AS MULHERES QUE APOIARAM ESTE CRIME,DEVERIAM SER PUNIDAS COM O ISOLAMENTO TOTAL DURANTE MUITO TEMPOS.
    OS PAIS? AH! ESSES DEVERIAM TER QUE PAGAR INDENIZAÇÃO A ESTA MOÇA DURANTE TANTOS ANOS IGUAL A NÚMERO DE ALUNOS DESTA FACULDADE ONDE PARECE NÃO ESTAR A ALTURA DE FAZER CIDADÃO DE BEM.
    O FECHAMENTO SERIA ÓBVIO E DE GRANDE EXEMPLO.
    PARA O BRASIL DE VERDADE.

  24. Achmed disse:

    Tio Rei,

    E no final das contas, a roupa da moça nem era tão escandalosa assim.

    E olha que eu tenho mais de cinquenta.

    Não imagino o que essa rapaziada faz nas horas de folga, mas devem fazer parte da maior comunidade xiita concentrada numa única universidade.

    Será que já é resultado dessa intimidade carnal do apedeuta com
    ahmadinejad.

  25. ivo leme disse:

    caro reinaldo, quero congratular com voce, por ter nascido em dois corgos, entre as escolas que frequentei no estado S.P, sempre realco JOSE ALVES MIRA, escola que fez, ou faz, homens de bem, estudei em 1964, adorei, fui reprovado,mas como sou
    grato pela essa dois corgos, meu pai era ferroviario, confidencial!!!

  26. carine disse:

    Caro Reinaldo,li seu blog, mas nao concordo com o que você disse, a mulher de modo geral, esta se desvalorizando, depois da dita” revolução feminista”, elas acham que podem tudo, está certo que elas tem que conquistar seu espaço, mas dai fazer dessa prerrogativa uma “desculpa” para ser desvalorizar já é demais…. a mulher brasileira já é considerada no exterior um mero objeto, aqui no pais nem se fala, ela esta se comparando ao homem na sua maneira de ser… sexo livre sem ao menos se dar ao valor… é logico que aquilo q aconteceu na universidade foi uma animalidade, mas que a mulher se tornou, e se torna um objeto de consumo isso à torna….

  27. Anônimo Paulistano disse:

    é uma gang, a imprensa é pródiga em noticiar episódios envolvendo gangs com idêntico perfil, notadamente agressivo e preconceituoso: os punks, skinheads, carecas, pitboys….resta apenas nomear o gênero a que pertence a gang da universidade.

  28. jorge costa disse:

    Sorte desses valentões que a moça nãoé minha filha. Reinaldo, com as leis que nós temos, somadas às ONGs de defesa de bandidos,só nos resta a coragem dos habitantes do velho oeste. Justiça com as próprias mãos.

  29. ivo lemm disse:

    caro porfessor, peguei meu discionario, estou corrigindo minha ignorancia,eh desejar

  30. Marcelo disse:

    Reinaldo,
    Boa noite.
    Por favor, seria possível explicar como conseguir obter o nível de disciplina que você mencionou: “Nas minhas aulas, não se mascava chiclete ou se usava camiseta”, nos dias de hoje?
    Professores, na maioria dos casos, são reféns das “faculdades”, “universidades” e jumentos que “pagam o seu salário”. Essa gente que só tem direitos, mas nenhum dever.
    A única saída seria pedir demissão? Nas públicas, esse tipo de coisa ainda não tem efeito, mas no exemplo da Uniban, é claro o destempero dessa gente que nada teme e se acha no direito de fazer qualquer coisa, pois “está pagando”.
    Obrigado,
    Marcelo.

  31. ivo leme disse:

    caro dois corgos, ha dias atras, li na internet, um colunista, nao me lembro, mas deve ser da inglaterra, dizendo que essa UNIBAN, implantada pelo grande guia, era a universidade do seculo XXI, devido as exigencias ao docentes, doutorado, phd, talvez seja, mas os docentes, deixa a dejesar!!!

  32. Johnny disse:

    É isso mesmo, belíssima carraspana nesses babacas machistas e intolerantes. Aquilo foi o fim da picada, e eu não sei o que foi mais deprimente, um bando de marmanjos COVARDES e preconceituosos ou as mulheres que aderiram à grita.

    Johnny

  33. ivo leme disse:

    adimiro voce, pois voce eh de dois corgos, eh um jeito carinhoso de dizer do nosso interior paulista segundo RENATO TEIXEIRA, pois eh, o idiota do nosso presidente dizendo que nosso povo teem consciencia de sua prerrogativas e nao sao mais influenciados pelos formadores de opinioes,porem esses universitarios do UNIBAN que deveriam ter pelo menos a
    discernecia da pluridade, respeito, fraternidade, cansei, isso eh briga de muihe
    feia . saude e felicidades

  34. Walter disse:

    Parece que agora a tal Universidade ganhou o real nome de UNIBANDO.

    Vai ser interessante para os alunos lá formados terem seu curriculun vitae rejeitado em futuros empregos.

  35. Susi disse:

    Reinaldo, voce merece nossos agradecimentos pela sua veemente manifestação de repúdio a essa barbárie criminosa! O que está havendo com essa “moçada”? Vimos, aqui, esse espetáculo dantesco de “julgamento” de uma jovem estudante por causa de suas roupas ou aparencia sensual. Hipocrisia pura. Afinal, não vivemos num país que “glorifica” a nudez feminina e “canta em verso e prosa” a beleza da mulher brasileira - aí entenda-se: exibição de seios e nádegas?
    Nesta semana, também os americanos dos EUA ficaram estarrecidos: sete ou oito estudantes, cujas idades variavam entre 16 e 17 anos, estupraram, sobre uma das mesas da cantina do colégio, uma garota de apenas 15 anos. Sem mais comentários!

  36. Leonel disse:

    Tocante o moralismo dos candidatos a talibã!
    Devem ser rapazes e moças de conduta irrepreensível, e as mulheres das famílias deles devem andar de burka!
    Eu particularmente, tenho outra teoria: isto pode ser um indício de insegurança causada pela impotência, ou pela falta de coragem de se aproximar de uma mulher!
    Mas, se hoje, no séc. XXI, a visão de uma minissaia (criada por Mary Quant nos anos 60 do séc. passado) provoca tanta agressividade nesses jovens universitários, também pode ser outra coisa: talvez algum tipo de inveja por não se sentirem seguros o suficiente para andar de minissaia!

  37. Ricardão disse:

    Se você se diz “mulherista”, então você votaria numa mulher para Presidente? Não precisaria necessariamente ser a Dilma…

  38. daniel akatsu disse:

    É o Brasil de 2009. Imagina como será o Brasil de 2030.

  39. jn, de portugal disse:

    concordo integralmente com você, e estou feliz que você não tenha deixado passar em branco este evento vergonhoso.
    estou muito incomodado com o silêncio da imprensa.
    abraço

  40. Emilio disse:

    Não existe nada que já não esteja na Bíblia: NSJC e a mulher adúltera. Quem não tem pecado que atire a primeira pedra. São nossos piores moralistas, que gritam por “ética na política” e cerram os olhos para as canalhices que cometem.

  41. luiz mafra disse:

    Não sou muito fã seu, mas vc tá de parabéns por essa explanação!!!

  42. Marcos F disse:

    Muito legal você tomar estas dores, Rei.
    Obrigado em nome da humanidade que, antigamente, era formada por homens e mulheres.

  43. Decadência disse:

    As cenas são terríveis. A cenas são de um Brasil tristemente decadente, de um Brasil cada vez mais mal-educado, grotesco e cada vez mais terceiro-mundo. A não ser no Afganistão do tempo ds talibans, não há no mundo algo semelhante. E veja bem, aquela gentalha serão os brasileiros que daqui a alguns anos tocarão os destinos deste pobre pais, ou do que restar dele. Será que estão naquela universidade os 80% de preferencia do Apedeuta?

  44. Ricardo Frota disse:

    Reinaldo, estou chocado como nós, brasileiros, somos uns vermes! A juventude parece não saber o que quer ou o que é! Triste!
    Mas… uma correção… Há brasileiros que não são assim, claro! Não posso acreditar que eu estaria contido neste grupo de retardados!
    Reinaldo, como sempre, se mostrando presente com ótimos comentários… suas palavras podem servir de conforto para a menina que sofreu essa agressão!
    Valeu!

  45. Carlo Germani disse:

    Caro Reinaldo,

    Impressionante o pseudo-moralismo dessa geração de estudantes.
    Por que não fazem auto-crítica sobre os seus próprios procedimentos ?

    A grande massa humana desses jovens, é apologista do ter em detrimento do ser.São incapazes de pensar a longo prazo.O pouco que planejam, é vinculado a questão: poder e dinheiro imediatos.

    A lei do sistema dominante,e defendida por eles: “quem não tem,quer ter;quem tem,quer mais:quem tem mais diz:nunca é suficiente”.

    O jovem de hoje é confuso,isento de sabedoria,não tem estrutura moral/espiritual,nem projeto de vida individual e coletiva.

    Os efeitos dessas causas, estão na alienação total,escravidão ao sistema,nas drogras e no álcool.

  46. ADN disse:

    Só discordo em um ponto: relógio parado tá certo DUAS vezes ao dia!

  47. Marcelo disse:

    Tenho uma filha de 18 anos. Sempre que posso, digo a ela para não abusar de roupas picantes. Moralismo? Não. Segurança. Da mesma forma que ando com os vidros do carro fechados, ou evito ruas escuras à noite. Os ladrões (assim como essas bestas da UNIBAN) estão errados, mas não deixam de existir por conta disso. Infelizmente. Desconhecer esta realidade é de uma ingenuidade atroz. Note que não estou culpando a moça por ter sido atacada, assim como não se pode culpar o motorista por ser assaltado no semáforo. Mas isso não significa que um e outro não devam procurar se proteger, evitando a ocasião.

  48. Luiz disse:

    Meu caro, isto é Brasil!
    Em outros tempos, até ficaria preocupado em ver a universidade envolvida em atos de intolerância, mas agora, nestes tempos de “nunca nestepaiz”, só assisto o aumento da vulgaridade.
    Está tudo tão populacho, que até o é proibido proibir, foi esquecido.
    É uma profunda e inexorável decadência.
    Reinaldo, exceto você, é dificílimo encontrar vida inteligente na imprensa, internet……. cuidado, se continuar assim, você será tombado , como referência cultural do Brasil, que não se perca pelo paiz.

  49. Sanchez disse:

    Disciplina?

    É mais aquela de abrir mao da liberdade natural p/ dar vazao a ordem. Tal qual Hobbes pregava. Mas acontece que nao funciona nao. Nao qd ‘humanos’ (que, a bem da verdade, de humano só o nome) q se dizem civilizados agem de forma q só fazem os aproximar cada vez mais dos macacos.
    O cara ali embaixo compara o ato a um pedreiro, o outro viaja em alucinaçoes esquerdistas. Acho mesmo é q o mal esta na teima em que temos em achar q o tempo todos devemos tomar um partido. E é isso que atrapalha, que exclui. Pô, os caras tao errados em fazer isso ou aquilo? Ou sera que errado é aquele que deu liberdade ou incinuou algo?
    Ta faltando é bom senso. De todo mundo.

  50. PP disse:

    Reinaldo,
    em total sintonia com vc, mulherista que sou (assim como vc, tenho mulher e duas filhas) fiquei indignado quando li hoje a narrativa do quase-linchamento da estudante. À minha indignação somou-se uma sensação de estar cercado, e de não ver saida. Que sociedade a nossa! Estamos ficando piores a cada dia. Não desprezo a contribuição dada pela ignorância e o primitivismo de nossos líderes nos últimos anos para a exacerbação de comportamentos quadrupedes como esse. Quanto à jovem, torço para que use a revolta que hoje sente para seu amadurecimento e para ajudar a melhorar o entorno, que anda muito ruim!

  51. Alex disse:

    Mas o que eh isso!?! Estou chocada! Estamos virando o pais dos talibans? A universidade se transformou em uma madracal? Qual era o plano de punicao: chibatadas?

  52. BASTIÃO disse:

    A atitude dos alunos demostra a qualidade da faculdade e o tipo
    de alunos do curso. Serão otimos funcionários do Sr. FB depois de formados. Canudo é coisa garantida, só ja não é tão apreciado,não impoem o mesmo respeito de antigamente.

  53. Luciano Marques (correspondente do Blog à Paris) disse:

    Não tem meio-termo. É inaceitável, é abjeto e deve ser punido com cadeia. Eu cheguei até a pensar que esse tipo de brutalidade fosse apanágio dos brucutus islamistas que assombram as ocidentais aqui na Europa. A que ponto chegamos !

  54. MD disse:

    Evidente que, se aconteceu o que se noticiou (a ressalva é cada vez mais necessária), houve um tremendo abuso, contra a moça.

    Mas a raiz do problema - esperava que você tocasse nela - é a ausência da autoridade: faltou autoridade para impedir o traje inapropriado; faltou autoridade para controlar (ou evitar) a turba.

    Se é para tirar lição do episódio, é que é, em certa medida, um retrato 3×4 do que acontece no Bananão: é o que provoca, por exemplo, as milícias no Rio para combater traficantes. É o que faz com que sempre tenhamos, aqui, sempre, malditos dois lados, para cada questão: dois lados errados, cada um à sua moda.

  55. Walter disse:

    Houve o caso do Shopping Frei Caneca de São Paulo, onde um segurança expulsou um casal gay que se beijava. A reação foi uma “beijaço” com diversos casais gays ali mesmo, dias depois, desafiando a truculência.
    Acredito que as alunas mais esclarecidas da Uniban ficaram revoltadas com o ocorrido. Talvez elas pretendam, como forma de protesto, ir às aulas com micro-vestidos a partir de agora.
    Vou me matricular lá.

  56. Mário Machado disse:

    É tio Rei depois são os religiosos como nós que são intolerantes. Que tipo de homem hostiliza uma mulher de vestido curto?

  57. Paulinho disse:

    Reinaldo, se me permite a discordância, gosto da Zero, não da Light.

    Sobre o desrespeito crimnoso do qual foi vítima essa moça, pode ser que os companheiros e as companheiras (ou remelentos e mafaldinhas) se sentiram afrontados com a beleza da moça.

    Imagine só: bela, estudando em faculdade paga e preparada pra balada, onde iria se divertir.

    Devem ter entendido isso como uma manifestação da “zelite”.

    Conspirações à parte, é lamentável ver onde chegamos. A barbárie solta na academia. Tomara que sejam identificados e punidos os responsáveis por isso.

    Abraço.

  58. Cidadão disse:

    Prezado General Azevedo, boa noite,

    Vi o vídeo, sim!, e vou ser repetitivo: ele é um reflexo da mentalidade nacional; melhor dizendo, o inconsciente de uma nação a beira de algo nada bom que eclodirá no momento certo. Estou com o amigo de caserna. Por isso modifico a letra, sem perder o conteúdo: “Agora chegou a vez de eu cantar…, mulher em primeiro lugar”. Não precisa ser brasileira, basta ser mulher, basta ser humano para entender isso. Como esta raça é um conjunto de filhos-da-puta, de hipócritas que não tem coragem de jogar pedras em si mesmos, fazem o que fizeram.
    MEUS PARABÉNS PELA LUCIDEZ E PELO CAMINHO DO BEM.

    Abraços e beijos no coração do seu fã incondicional,

  59. AJS RJ disse:

    Reinaldo,

    Será que aqueles boçais universitários querem aplicar o regime “taleban” na universidade?.É aquela moça deveria usar uma burka.Ó, estudantes atrasados, dá um tempo é vão estudar ou procura um trabalho ou tanque para lavar roupa.

  60. Pedro disse:

    … ocorresse com ninguém o que ocorreu com essa menina, ainda mais vindo da parte de professores e funcionários, depois de ocorrido o fato.
    Ah, e aos moralistas de plantão, muito mais imoral que uma mulher de vestido curto, é violação da lei por parte dos políticos, as articulações políticas para barrarem investigações, a impunidade, a eleição dos “fichas sujas”, o dinheiro na cueca, as dancinhas da impunidade….

  61. Tomé disse:

    Não vi as imagens, mas não entendi a alusão a estupradores. Os garotos tentaram rasgar a roupa da moça? Se foi assim é grave.

    No mais, civilizadamente discordo sobre ser “mulherista”. Embora ache que homens e mulheres possuam, em regra, diferenças de ordem natural que refletem em suas expectativas e comportamento - isso nada tem a ver com moral ou com o espírito de um tempo - acho que todos devem ser vistos como indivíduos.

    Uma coisa que me irrita profundamente no “mulherismo” é a condescendência com a TPM. Muitas mulheres se escondem atrás dela para exibir agressividade sem poder receber resposta a altura. Grande parcela da sociedade aceita isso numa boa.

  62. Pedro disse:

    … (continuação) na universidade? Na verdade acho que reações como essa são resultados dos exemplos que temos (os políticos), da falta de valores na sociedade, da ética (palavra que caiu em desuso e pode não passar da próxima reforma ortográfica), até mesmo da educação. Se eu agisse assim uma única vez, meu pai me daria tanta porrada que talvez eu ficasse até mesmo com medo de olhar para as mulheres. Já fui professor universitário e tive muitas alunas que as vezes se vestiam com pouca roupa e muito provocantes, mas nunca vi esse tipo de reação. Acho que se esse tipo de comportamento não fosse aceito na universidade, que isso ficasse bem claro com regras predeterminadas, mas que nunca…

  63. Kropotkin disse:

    Iria travestido de mulher só para ver quem teria ousadia em me impedir de exercer livremente meu direito de ir e vir.
    Parabéns pelo texto.

  64. João disse:

    Concordo, Reinaldo.

    Nada. Absolutamente nada justifica o comportamento daqueles desordeiros covardes.
    Espero que a estudante processe a universidade e que todos, ou, pelo menos, muitos dos agressores que aparecem nos vídeos no YouTube sejam punidos e repondam individualmente pelo crime praticado coletivamente.

  65. Fabio FD disse:

    Salve Rei, paz e saúde!
    Recebi um vídeo logo e manhã e fiz um comentário no twitter algumas pessoas vieram me repreender. Reconhecemos um covarde pela situação, àquele em que está em vantagem e mesmo assim não mostra caridade nenhuma com quem está em desvantagem. No caso ela estava sozinha.
    Esse é o pessoal que vive falando em hipocrisia, que vive falando em liberdade, que vive falando em igualdade, mas que é capaz de cometer os atos mais baixos. Um dia eles querem libertar o Brasil dos imperialistas no outro eles esmagam o caseiro humilde.
    É claro que não devemos generalizar. Mas esses babacas é que são os futuros profissionais “honrados”.

  66. coutinho disse:

    No início da semana, os profesores mandaram os alunos
    para casa e trancaram a escola por causa da baderna e a
    falta de respeito, agora vemos uma estupidez dessa em uma faculdade. O que começa mal só pode acabar mal.

  67. Marcos disse:

    Bem, Reinaldo, acho que pela primeira vez desde que leio seu blog (incluindo o post orginal) concordo inteiramente com você. É assustador o quanto a barbárie no Brasil transita naturalmente do Morro do Alemão à sala da Universidade. E quando você diz que pra consertar o Morro do Alemão precisa consertar a sala da Universidade, ninguém sabe ninguém viu…

  68. foralula disse:

    Rei,
    em Interlagos, por ocasião do GP Brasil de Formula 1, qualquer mulher, acompanhada ou não, ao descer as escadas da arquibancada para escolher lugar, ouve da platéia “gostooooosaaa”, x-x-taaaaaa”, e por aí vai.
    isso porque se paga no mínimo 300 reais para entrar no autódromo.
    alguma coisa aconteceu no Brasil nos últimos 40 anos, pois o que vemos hoje é que as pessoas se comportam de maneira, no mínimo, totalmente mal-educada, e muitas vezes como animais em qualquer espaço público.

  69. Gonça disse:

    Das duas uma: ou as colegas ficaram com inveja da beleza da jovem de minissaia ou os rapazes da Uniban não estão muito focados nesse tema. Em qualquer da opções, respeito é bom e as mulheres merecem. Bom lembrar que a minissaia está fazendo 45 anos, desde que Mary Quant desfilou em Londres e nem naquela época foi moralmente apedrejada. O resto é moralismo de talibã caipira.

  70. Pedro disse:

    Prezado Rei,

    Concordo com tudo que você disse. Sou heterossexual e amo as mulheres mais do que tudo na vida. Como seria ruim o mundo sem mulheres…. Bom, de qualquer forma, pelas imagens que vi, não acho que a moça estivesse exagerada a ponto de gerar todo esse levante de predadores. De qualquer forma, acho que a atitude mais ponderada, seria a diretoria ter chamado a moça tão logo chegasse na UniSupletivão para conversar e pedissem para ela voltar para casa para colocar uma vestimenta mais adequada. Por outro lado, devemos nos perguntar? Se ela estivesse realmente tão “pelada” a ponto de incomodar da forma como incomodou, será que a diretoria não a teria chamado? Ou vetado sua entrada…

  71. Sandra2 disse:

    Concordo em genero, numero e grau com você. Hoje, não se respeita nada, quer dizer que a garota quer se vestir de maneira ousada e não pode? Aonde estamos? Eu por exemplo sempre tive vontade de colocar uma roupa mais sensual, porém sempre me faltou coragem, por achar que não tinha o corpo adequado, mas admiro as mulheres que têm coragem e as usam, qual o problema? Os estudantes machos que tentaram atacá-la e a ofenderam devem ter complexos de bichismo, a as estudantes fêmeas devem ser umas gordas,cheias de celulite que se usassem tal roupa estariam causando congestão visual em quem as olhassem.A forma expressada machos e fêmeas é por eles se assemelharem mais aos animais,pois é isso que são

  72. Cassio disse:

    Essa suposição é um escândalo.

    Seria um grave e imperdoável desvio de caráter do Emir se ele consumisse a “água negra do imperialismo”, mesmo que na sua versão light.

    Refrigerante tem de ser produzido por empresa com controle social, que cumpra sua função social, que tenha responsabilidade social, que tenha crítica social… uma Social-Cola nada light.

    Caso contrário é só um agente disfarçado a serviço dos interesses ocultos das elites - e não é por outro motivo que anuncia na imprensa burguesa.

  73. Marcelo Ribas disse:

    A reação dos alunos lembra o filme A Onda (die welle).

  74. Anônimo de Minas! disse:

    Creio eu que só ah uma explicação para o caso… [ já aconteceu coisa parecida comigo no colégio por eu ser o ''MENINO INTELIGENTE DA TURMA'' e TAMBÉM O MENINO RICO DA TURMA'' ]

    EXPLICAÇÃO PARA O CASO = ALUCINAÇÃO ESQUERDISTA!

  75. Márcia de Alencar disse:

    Concordo com tudo que você escreveu Rei. O raciocínio de alguns é o mesmo de alguns delegados que tratam a vítima de estupro como se ela fosse a culpada.
    Nem peão de obra faria o que esses animais fizeram, o máximo que eles fazem quando uma mulher passa em trajes sumários é chamar de gostosa.

  76. Suely Marques disse:

    Espero que a moça processe a todos que a constrangeram e ganhe. Ela tem o direito de vestir o que quiser, esse não é um país livre?
    Eu prefiro Coca Zero!

  77. meireles disse:

    Isto é o que escreve dona Laura :

    (…) Tudo isso contra uma aluna do primeiro ano do curso de turismo, 20 anos, 1,70 metro, cabelos loiríssimos esticados e olhos verdes, que compareceu à escola em um microvestido rosa-choque, pernas nuas com pelinhos oxigenados à vista, salto 15, maquiagem de balada, na quinta-feira (…)

    Pergunto:

    É imprescindível ao jornalismo referir-se superlativamente à cor do cabelo da moça ? Do mesmo modo tem relevancia jornalistica o diminutivo acerca dos pelos oxigenados ? Faria falta não saber que ela usava salto 15 ? Esta minuciosa descrição se presta a que? Justificar o ato ? Creio que não. Laura não seria tão cruel.

  78. Adelson Elias Vasconcellos disse:

    Conforme comentário anterior, somos um povo estúpido, brutalizado e selvagem. Claro que é de estranhar que tais atos ocorram numa universidade. É bom lembrar: intelectualidade nada tem a ver com educação, boas maneiras, bons princípios e valores, coisas que são transmitidas no lar. E, aí, meu amigo, o bicho pega.
    Não será com a simples aplicação da lei que o problema se resolverá, é preciso muito mais.E, pelo comportamento geral da Nação, não há de ser em uma única geração, que nos tornaremos um povo civilizado. Assim, os que puderem, preparem seus filhos para estes duros tempos que ainda virão.
    Muitos dos saem do Brasil, o fazem pelo desejo de conviverem com gente EDUCADA.

  79. ricardo disse:

    “Estamos no Brasil de 2009!!!”

    quase isso…

    faltou o complemento

    “Estamos no Brasil de 2009 da era-Lula!!!”

    isso explica tudo…

  80. João Sebastião disse:

    Esperar o quê??! Na Universidade mais prestigiada do país (USP) os alunos afogam os calouros na piscina. E o que é ainda pior, tudo fica por isso mesmo, ninguém sofre a menor punição!

  81. Renato disse:

    Concordo integralmente. Quando me contaram do ocorrido não consegui acreditar, estava achando que a moça já fosse persona non grata por outros motivos — e mesmo isso não justificaria tamanha barbaridade. É totalmente inacreditável e preocupante o nível a que estamos descendo!

  82. lf500 disse:

    Reinaldo, corretíssimo. Assino em baixo, se vc permitir.

  83. Toco disse:

    Não gostam da fruta.

    O bolivarianismo já abunda nas faculdades do país. Agora os talebans tupiniquins querem que a menina use burka? – ou aquela calça poída que só é lavada uma vez por ano.

    Estamos involuindo.

  84. Luis disse:

    Caro Rei,

    Quando vi esta história ontem, pensei que a turba realmente estava para variar totalmente errada. Hoje com seu post, como sempre concordo com tudo que voce escreveu, só para variar.

  85. Lulu Coelho disse:

    Concordo com você em tudo. O fato da moça estar trajada de piriguete não dá a ninguém o direito de tratá-la daquela maneira, de insultá-la, agredi-la e ameçar a moça de estupro. Aquela gentalha merece mesmo é cadeia, povinho de segunda categoria.

  86. BETHS disse:

    Sabe, Tio Rei, eu acho que a coerência, a capacidade de raciocínio lógico e a honestidade intelectual expostos assim, sem pudor e em textos limpos e brilhantes, devem causar dores excruciantes à turba ignara, por isso, você tem que aguentar os comentários patéticos e calhordas da piolhada. Deus te dê muita paciência!
    E à universidade: queremos os nomes e as expulsões dos vândalos!

  87. Professor disse:

    Reinaldo, eu também não tenho problema em assumir minha heterosexualidade, mas nem por isso concordo com a teoria da sociedade alternativa. Se a mulher se exibe tirando a roupa, hitoricamente os homens se exibem “mostrando” a roupa, e o relógio, o carro, a corrente de ouro etc. Acho inadequado uma mulher se apresentar nua no ambiente de trabalho e acho inadequado alguém ir fantasiado de Eike Batista na igreja, por exemplo. Porém em nenhum caso deve-se expulsar a pessoa a pontapés.

Escrever um comentário



Powered by WP Hashcash


 
  VEJA | Veja São Paulo | Veja Rio | Expediente | Fale conosco | Anuncie | Newsletter |