Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Odebrecht bancou mão de obra usada no sítio de Atibaia

A empreiteira Odebrecht bancou metade da mão de obra usada na construção de um anexo com quatro suítes no sítio em Atibaia (SP) frequentado pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Lula e sua família

Por: Reinaldo Azevedo

Por Flávio Ferreira e Bela Megale, na Folha:
A empreiteira Odebrecht bancou metade da mão de obra usada na construção de um anexo com quatro suítes no sítio em Atibaia (SP) frequentado pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Lula e sua família.

Os trabalhos tiveram início no fim de 2010, quando o petista ainda ocupava o cargo de chefe do Executivo.

Segundo a Folha apurou, a construtora forneceu 15 de seus funcionários e o engenheiro que conduziu as obras, Frederico Barbosa, que depois ficou conhecido nacionalmente pela direção do projeto do estádio do Corinthians em São Paulo.

O próprio Barbosa reconheceu o fato em depoimento à força-tarefa de procuradores da Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras, em fevereiro.

Porém, nenhum dos envolvidos no caso admitiu até agora ter sido o responsável pelo pagamento dos materiais de construção usados nas obras da propriedade.

Como a Folha revelou em janeiro, cerca de R$ 500 mil (R$ 700 mil em valores atualizados) foram gastos só em itens de construção, segundo a ex-dona de uma loja da cidade que realizou vendas para o sítio.

O empresário Fernando Bittar, um dos donos do imóvel no papel, já afirmou à força-tarefa que a mulher de Lula, Marisa Letícia, coordenou a construção do anexo com quatro suítes.

Assim, segundo Bittar, somente a ex-primeira-dama pode esclarecer quem bancou a compra dos materiais usados nas obras, uma vez que ele não arcou com esses custos, apesar de ser o proprietário.

O engenheiro Barbosa também revelou aos procuradores que atuou na propriedade rural para atender a um pedido de seu superior Emyr Diniz Costa Junior, diretor de Contratos da CNO (Construtora Norberto Odebrecht).

Segundo Barbosa, no sítio ele recebeu orientações do então assessor do presidente Lula, Rogério Aurélio Pimentel, que era o responsável pela execução de pagamentos em dinheiro vivo para fornecedores de produtos e serviços.
(…)

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

32 comentários
  1. Dorivaldo

    Guilherme 1:54, os advogados, alguns de excelência reconhecida, disseram que não iam cobrar nada. É sempre assim com o Lula.

  2. Delane Lima

    A essa altura das investigações acredito que o Marcelo já perdeu aquele sorrisinho de Monalisa e a Mônica já engoliu o chiclete. Tanta arrogância desses falsos deuses para terminarem no xilindró. O Lula então, é a figura mais patética dos últimos tempos, já está morto, com cheiro de cadáver, mas insiste em permanecer em pé. Deita logo, jararaca.
    Obrigada, Juiz Sérgio Moro e procuradores do MP-SP pela coragem. O Brasil precisa de homens como vocês.
    Impeachment para dona Dilma e cadeia para Lula.

  3. Velho Huno

    Esse marcelo odebrecht é muito burro mesmo como pode ser um dos maiores empresários do país sem ter nada no meio das orelhas? Vai acabar virando um valério enqto os “amiguinhos” dele (lula et caterva) vão curtir o dinheiro roubado cumprindo 2 anos de semi-aberto e depois sendo perdoados pelo stf ele vai passar no mínimo 10 anos comendo o pão que o lulla (diabo) amassou. Devíamos fazer uma campanha abre a boca marcelo o relógio está correndo.

  4. Rue des Sablons

    Como disse um leitor, “não deixem a casa aberta ao sairem. Há o risco de a OAS ou a Odebrecht espontaneamente construir novos cômodos, especialmente suítes e cozinha americana (ao gosto da refinada primeira-dama). De graça!”

  5. Antonio

    Olá
    Reinaldo
    Se eu não estou enganado produto de roubo, colocado em sitio ou em qualquer lugar disfarçado (quatro suítes) e para lavagem de dinheiro é pura receptação, que na justiça a pena é maior do que o que praticou o roubo (Ladrão) só não vê quem não quer, fica o mesmo que eu comprar um celular roubado de um sujeito que acabara de rouba-lo.
    Para a justiça não existiria o ladrão se não existir o receptador, ou comprador.
    Todos devem ser punidos; pois tentaram disfarçadamente enganar todos, cada um fazia a sua parte até que agora a casa caiu, Lula e seus ladrões devem ir para a cadeia senão fica que tudo pode para os amigos e aos inimigos a cadeia.
    O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER ENXERGAR

  6. Rocha

    Que vergonha Lula roubar a obra do aleijadinho , vocês nem acreditam em DEUS , o roubo foi pelo valor da obra , nós do PT estamos nos superando , a obra é patrimônio do povo Brasileiro .

  7. gomes

    Construir um anexo com 4 suítes, supostamente com dinheiro público, em propriedade que alega ser de outras pessoas!! Essa história na fecha.
    SEM O IMPEACHMENT DA SENHORA PRESIDENTE, NÃO HAVERÁ SOLUÇÃO PARA O BRASIL.
    SE VOCÊ NÃO VAI PRAS RUAS, DILMA FICA. E SE ELA FICAR, ALÉM DA DESGRACEIRA CONTINUAR, ELA VAI LEVAR MAIS UM PARA O FORO PRIVILEGIADO, LIVRANDO-0 DAS GARRAS DO JUIZ SÉRGIO MORO.
    A HORA TÁ CHEGANDO! É NO PRÓXIMO DOMINGO, DIA 13/03, VAMOS ENCHER AS RUAS DO BRASIL, VESTIDOS COM AS CORES DA NOSSA BANDEIRA, FAÇA SOL OU CHUVA.
    FORA DILMA! FORA LULA! FORA PT!

  8. areobaldo teruel

    ACOMPANHO O LULA, DESDE QUE ELE ÉRA SINDICALISTA.- NÃO PENSE QUE POR ADMIRA-LO, MAS POR JA ODIA-LO.- PELAS GREVES E PARALIZAÇÕES, QUE ME IRRITAVAM POIS NOS ANOS 60/70, EU ÉRA EMPREGADO…..E NAQUELA ÉPOCA A NOÇÃO DE EMPREGADO ÉRA DE QUEM NÃO ESTAVA CONTENTE COM O SALARIO, QUE PEDISSE A CONTA E FOSSE TRABALHAR EM QUEM PAGAVA MAIS.- ERA ASSIM QUE A RODA GIRAVA.- ENTÃO ME IRRITAVA, AQUELES OPERARIOS QUEREM OBRIGAR OS PATRÕES A PAGAR MAIS, EM VBEZ DE PROCURAR OUTRO EMPREGO.- O LULA EU ODIAVA, COMO ATÉ HOJE.-QUANDO FUNDOU O PT, A VIDA PESSOAL VEIO A TONA….E AI DESCOBRI QUE ELE NÃO TINHA CASA PROPIA…..MAS MORAVA NUMA SENHORA CASA, DE UM AMIGO SEM PAGAR ALUGUEL…..E ASSIM PROSEGUIU, FOI DEPUTADO FEDERAL (mediocre) NÃO APRESENTOU UM PROJETO, E CONTINUAVA SEM CASA PRA MORAR.-
    EU DISSE TUDO ISSO, GENTE, SÓMENTE PARA FAZER A ULTIMA PERGUNTA….COMO PODE ATÉ HOJE, UM HOMEM COM 70 ANOS, PAI DE FAMILIA, NUNCA TER UMA CASA EM SEU NOME??? NEM SUA COBERTURA NO ABC, ESTA EM SEU NOME.- E DE OUTRO….PAGA ALUGUEL.- DA PARA ACREDITAR?? O QUE ESCONDE OU AMEDRONTA TANTO ELE QUE APESAR DE BILIONARIO, NUNCA TER NADA EM SEU NOME??? ALGUEM PODE ME RESPONDER??? E JA ENSINA OS FILHOS A FAZEREM O MESMO……PORQUE ATÉ AGORA NINGUEM PEDIU PARA VER OS RECIBOS DE ALUGUEIS QUE ELE OU OS FILHOS PAGAM?? E SE O RECEBEDOR DECLARA ESSES VALORES NO I.R.??? AI TEM COISA.

  9. Guilherme Heine

    Oi Reinaldo,
    Gostaria de saber, quem esta bancando os advogados de Lula e familia?
    Um grande abraço
    Guilherme

  10. SILVIO JD

    Tio Rei e amigos bons brasileiros. Bom dia.
    Essa noite tive um pesadelo horripilante. Nele, a serpente tinha sido nomeada ‘ministra presidente’, e o pior do tal pesadelo ainda está por vir.
    Sob a eminência de ser presa por talvez décadas, juntamente com seu serpentário e em conluio com outras cascavéis, também na eminência de serem conduzidas ao ‘paredão de fuzilamento’ por seus crimes, elaboraram um maligno plano. Implantaram da noite para o dia um golpe militar que conduziu nosso País às mais profundas trevas da ditadura. Tanques amanheceram cercando a capital federal, guerrilheiros mercenários invadiram o País. A serpente então, rasgou a Constituição em rede nacional de TV, dizendo-se ‘perseguida’ por uma ‘elite criminosa’ que ameaça a ‘sua nação’, extinguiu o Congresso, decretou estado de exceção e governando com ‘decretos’, indicou muitas cascavéis para cercarem e ‘protegerem’ seu território. O engraçado foi que, nesse pesadelo, o mesmo golpe de jararaca havia sido dado na Venezuela quase que simultaneamente, conclamando o início da unificação de um governo ‘serpentário sul americano’.
    Acordei suando frio. E após o pesadelo louco, a primeira pergunta que me veio à cabeça foi: Por onde anda e o que faz nesse momento o ministro comunista Aldo Rebelo. A segunda: Por que um comunista assumiria o comando das forças armadas?
    Foi só um pesadelo. Está tudo muito bem, tá tudo muito bom. Até demais.
    Mas por outro lado, essa ‘calmaria’, esse ‘já ganhou’ está me preocupando.
    A serpente está acuada e apavorada, e ela ainda bebe. Não só ela, mais um infinito número de outras cascavéis estão acuadas e apavoradas.
    Que seja só um bobo pesadelo. Mas de qualquer forma, todo cuidado é pouco com quem nada mais tem a perder.

  11. FALA SÉRIO

    JÁ DISSE QUE ESTA EMPRESA TEM QUE SER PUNIDA, NÃO PODE SAIR ILESA, POIS A PESSOA JURÍDICA TEM QUE RESPONDER POR TUDO TAMBÉM, MESMO QUE ISSO CUSTE O FECHAMENTO DA MESMA. PASSAR A MÃO POR CIMA PORQUE TEM EMPREGADOS, É CONCORDAR COM O CRIME. SE ELA QUEBRAR, PACIÊNCIA, QUANTAS EMPRESAS QUEBRAM FAZENDO AS COISAS CORRETAMENTE, MAS SÃO VITIMAS DA POLÍTICA ECONÔMICA. A Odebrecht, FOI PROTAGONISTA DOS CRIMES, ENTÃO NÃO PODEMOS SER COMPLACENTE. A LEI TEM QUE PUNI-LA.

  12. Marcos

    Não sei por qual motivo a CPI do BNDES não decolou. A Lava Jato deveria investigar os contratos de financiamentos entre BNDES x Venezuela x Odebrecht, onde os avanços financeiros são muito maiores que os avanços físicos reais.
    Veja o link http://elestimulo.com/elinteres/infierno-de-odebrecht-en-venezuela-perjudica-a-unos-6-000-trabjadores/

  13. SILVIO JD

    Tio Rei e amigos bons brasileiros. Bom dia.
    Essa noite tive um pesadelo horripilante. Nele, a serpente tinha sido nomeada ‘ministra presidente’, e o pior do tal pesadelo ainda está por vir.
    Sob a eminência de ser presa por talvez décadas, juntamente com seu serpentário e em conluio com outras cascavéis, também na eminência de serem conduzidas ao ‘paredão de fuzilamento’ por seus crimes, elaboraram um maligno plano. Implantaram da noite para o dia um golpe militar que conduziu nosso País às mais profundas trevas da ditadura. Tanques amanheceram cercando a capital federal, guerrilheiros mercenários invadiram o País. A serpente então, rasgou a Constituição em rede nacional de TV, dizendo-se ‘perseguida’ por uma ‘elite criminosa’ que ameaça a ‘sua nação’, extinguiu o Congresso, decretou estado de exceção e governando com ‘decretos’, indicou muitas cascavéis para cercarem e ‘protegerem’ seu território. O engraçado foi que, nesse pesadelo, o mesmo golpe de jararaca havia sido dado na Venezuela quase que simultaneamente, conclamando o início da unificação de um governo ‘serpentário sul americano’.
    Acordei suando frio. E após o pesadelo louco, a primeira pergunta que me veio à cabeça foi: Por onde anda e o que faz nesse momento o ministro comunista Aldo Rebelo. A segunda: Por que um comunista assumiria o comando das forças armadas?
    Foi só um pesadelo. Está tudo muito bem, tá tudo muito bom. Até demais.
    Mas por outro lado, essa ‘calmaria’, esse ‘já ganhou’ está me preocupando.
    A serpente está acuada e apavorada, e ela ainda bebe. Não só ela, mais um infinito número de outras cascavéis estão acuadas e apavoradas.
    Que seja só um bobo pesadelo. Mas de qualquer forma, todo cuidado é pouco.

  14. Roberto Silva

    Um puxadinho com 4 suites para os filhos de Jacó Bittar ops!

  15. Gil Santos

    Indicios? O que se tem são mais do que provas robustas.

  16. Lima

    Um puxadinho de 4 ( quatro ) suítes. Quantos filho Lula tem ? ? ? ? ?

  17. Milson

    Éééééééé’Prezado Reinaldo…. A lava-jato esta encurtando o caminho… Tenho certeza absoluta que a força-tarefa da lava-jato tem MUITAS informações e material para brevemente chamar a Sra Marisa Letícia para bater um papinho ao pé do ouvido.. Será que ela vai conseguir mentir ou vai se entregar ???? Eu acho que o LULA depois das manifestações de amanha, VAI ACEITAR ALGUM MINISTÉRIO PARA SE LIVRAR DE MORO….. Alguém quer apostar ???? Mas tenho certeza também, que se isso acontecer, VAI FICAR TÃO ÓBVIO QUE É PARA PROTEGER QUE O MPF VAI TER QUE INTERVIR OU……… A DILMA VAI CAIR MAIS RAPIDAMENTE DO QUE SE ESPERA… E com isso…….. KARACASSSSSSS, todos esses MINISTROS CORRUPTOS E LADRÕES vão ficar livres do fôro privilegiado e………. A FORÇA-TAREFA DA LAVA JATO, VÃO DEITAR E ROLAR…… Ae sim….. VAMOS VER ESSES GRANDÕES NA CADEIA……

  18. LADRÃO de CRUCIFIXO

    Isso o Brasil todo já sabe.

  19. Chico

    O sitio de Atibaia ainda vai render muito! Acharam o crucifixo, obra de Aleijadinho!!! Está em cofre do Banco do Brasil.
    A jararaca escondeu mas, acharam…O que é isto? ROUBO, roubo…
    E nada acontece com o apedeuta? Meu Deus, estamos ferrados!

  20. Alex

    É só processar os donos de papel passado que ele abrirão o bico. Empresário corrupto e avesso a processos, pois dai podem achar mais coisas.

  21. Mauricio de Oliveira

    Porque a Dna. Mariza, como esposa amantissima do ‘” PAE DOS POBRES” nao construiu um PUXADINHO com umas duzentas suites para os CUMPANHEIROS????? Tudo estava sendo pago pelas empreiteiras, o sitio nao era e nao e do apedeuta, a reforma ele nao sabia, alias do que sabe ELE??????

  22. Carvalho da Font'Seca

    UÊ? E depois de tudo isto o apedeuta ainda quer afirmar que o sítio não é dele? O que ele pensa que os brasileiros são? Um bando de imbecis? Senhores juízes: aqui está um processo simplíssimo para que nele se aplique a “teoria do domínio do fato”, ponto final, acabou: lula é o dono do sítio!

  23. david

    Quer dizer que o “dono” do imóvel não sabe quem fez a obra, não sabe quanto custou e não sabe quem pagou? è muito louca esta estória.

  24. jose flavio

    E os vagabundos esquerdistas ainda tem coragem em dizer que a elite são os outros…. Corja.

  25. JLeParc

    Sem comentários. Perdão, só unzinho…..CADEIA NELLES!!!

  26. Claudia

    Lava Jato nessa sujeirada. Viva Sérgio Moro!

  27. Mauro

    É incrível o contexto, onde a certeza da impunidade colocou o “ditador Africano” da tribo “zuLula”, levando o capricho das suítes no sítio a ter o mesmo engenheiro, do outro capricho, que era o capricho do reizinho enquanto torcedor do SCCP, de ser o pai da nova casa do clube pelo qual torce. Haja delírio de poder!.

  28. renzo

    A alma mauis pura e limpa precisava ajoelhar na frente de um crucifixo digno da sua honestidade para receber o perdao dos pecados veniais cometidos durante a juventude. Por isso precisava levar para casa o ben da nacao feito Por mosso maior artista. Posicao de trombadinha que surrupia una maça na feira de rua no bairo da periferia. Lamentavel. Ainda tem gente que acredita neles disponiveis a votar e brigar por este larapio bandido. Vergogna . Muita vergonha.

  29. José Nepo

    O Lula e família já sentindo o que é ser comido pela ganância, mesquinharia e egoísmo, depois serão defecados diretamente na boca da caldeira do demo.
    Só mesmo uma Força Superior para fazer o que o povo oprimido, enganado e esbulhado não percebe, e quando percebe, não consegue fazer: virar a mesa e esmagar todos …!
    Porque, se depender dessa “Oposição” (???) e dos intelectuais mequetrefes que aí estão, o povo vai continuar … por décadas e décadas, ou para sempre?

  30. Inides

    Reinaldo, foi encontrado cofre do Lula com joias e vários objetos em caixas lacradas. Mas o mais me impressionou foi a descoberta do crucifixo do Palácio do Planalto, que havia sumido. Esse homem não é o mais honesto do mundo e por que carregar uma coisa que pertence ao Brasil e não a ele? Pois é….. Se até um crucifixo foi apropriado, imagina o resto não descoberto? É chefe de quadrilha mesmo! Essa é a grande razão de querer se esconder, se isolar, se defender sem álibi convincente. Está como um náufrago tentando se segurar a qualquer coisa para se salvar. Infelizmente há fatos que não há argumentos que explique. Será que não teve vontade de derrubar o Palácio para levar os tijolos para Atibaia também?
    Ele vai morrer sem conseguir explicar 50% dos erros cometidos durante o seu período de gestão juntamente com o da Dilma, pois sempre teve passe livre como se fosse a casa da sogra.

  31. contribuinte

    O governo de São Paulo poderia investigar crimes de sonegação fiscal nas transações comerciais de R$ 700 mil em loja de materiais de construção, pois em nenhum momento apareceu a NOTA FISCAL legítima, inferindo-se anonimato do comprador e omissão de dados de identificação na relação comercial. Se comprovado devem recair as multas de praxe.

  32. Guiga

    Puxa vida! Quando essa sujeira vai acabar!? Até a imagem de Jesus Cristo, feito por Aleijadinho, o pessoal levou por engano pracasa. Que loucura.