30/07/2011
às 6:25Obama é um fiasco e está preparado para presidir o Findomundistão!
Há coisas que têm tudo para dar errado e que, vejam vocês, dão! É o caso de Barack Obama nos EUA. O que sempre pensei a respeito deste senhor está nos arquivos. Sempre vi nele o traço inconfundível de um populista do Terceiro Mundo. É claro que isso nada tem a ver com a sua cor ou origem, mas com os seus métodos. Achava detestável sua mania de se referir a “Washington” como o lugar da picaretagem, como se ele não fosse, afinal, alguém de… Washington! No Brasil, Lula atacava — e ataca ainda — as “elites”.
Ambos têm histórias, origens e formações muito distintas. Mas algo os reúne de maneira inegável: não estão nem aí para as instituições; acreditam que uma de suas tarefas é atropelá-las. E as atropelam. Obama, só para citar um caso, foi à guerra contra a Líbia sem pedir autorização para o Congresso e, na prática, jogou no lixo os termos da resolução da ONU que autorizava a ação naquele país. Sim, ele acha que pode.
Nego-me a discutir a questão estúpida sobre se a crise é ou não herança do governo Bush. Deixo isso para o Arnaldo Jabor. Essa é outra marca da mentalidade tacanha terceiro-mundista. Quem se apresenta como candidato e se dispõe a ganhar uma eleição está afirmando que sabe como resolver o impasse — se há um. Se o governo Bush tivesse sido um espetáculo, Obama não teria sido eleito. É simples assim. E ele se tornou presidente justamente porque o outro se deu mal. O que lhe garantiu a ascensão não pode ser fonte permanente de desculpa para o seu insucesso. É uma questão óbvia, de lógica elementar.
Os republicanos não fizeram sozinhos a crise sobre o limite do endividamento. Aliás, Obama passou dois anos com maioria nas duas Casas. Foram os seus apoiadores que ajudaram a extrapolar o limite de gastos. E, numa democracia, ele tem de negociar com o Congresso — quem lhe tirou a maioria na Câmara foi o eleitorado, não uma conspiração. Não gostam do Tea Party, é? Troquem o eleitorado americano, então!!! Ou ele é legítimo quando elege Obama, mas ilegítimo quando dá mandatos à direita republicana? Tenham a santa paciência!
Obama transformou os EUA no Findomundistão, um paiseco ridículo, em que o presidente da República se comporta como um propagandista vulgar. Em meio a uma das maiores crises da história recente dos EUA, sabem o que fez o homem ontem? Um tuitaço, jogando a população contra o Congresso. Ou melhor: tentando incitar as massas contra os republicanos. Leiam este trecho de reportagem da Folha:
Ontem, o twitter @BarackObama, mantido pela campanha de 2012, passou a tarde listando contatos de republicanos que os eleitores deveriam pressionar a ceder.
A primeira mensagem foi enviada pelo próprio presidente, que assina como “BO”: “A hora de pôr o partido em primeiro plano acabou.
Se você quer ver um acordo (#compromise) bipartidário, diga ao Congresso. Ligue. Mande e-mail. Tuíte”.
Você entenderam direito: o endereço criado para a campanha presidencial do ano que vem foi usado para insuflar os americanos contra os republicanos. Isso tudo porque, afinal, o presidente quer se apresentar como um magistrado!!! Num de seus milionésimos pronunciamentos na TV, referindo-se ao plano dos republicanos, aprovado na Câmara e depois rejeitado no Senado, afirmou: “Esse plano nos forçará a reviver essa crise em poucos meses, mantendo nossa economia cativa da politicagem de Washington outra vez”. O homem que usa o seu Twitter de candidato para pressionar em favor de uma questão que interessa ao presidente ataca a “politicagem” de Washington… Ele, afinal de contas, faz o quê?
A verdade insofismável é que Obama é ruim de doer; trata-se de uma dos mais vistosos fiascos da história política dos EUA. Ontem, irritados com a pressão, nada menos de 37 mil seguidores do presidente no Twitter resolveram desertar. Perceberam que estavam sendo vítimas de uma espécie de assédio — e que Obama, afinal, está molestando as instituições do país. Não por acaso, hoje seu governo é aprovado apenas por 40% dos americanos.
O homem pode até vir a ser reeleito — como mais um sintoma da crise, diga-se. Os republicanos, por enquanto, parecem não ter uma alternativa sólida. Um presidente dos EUA, diante de um caso dessa gravidade, senta para negociar com o Congresso em vez de sacar do bolso o BlackBerry… Foi eleito para governar o país mais importante do mundo e se comporta como um tuitero do Findomundistão… É patético! E ridículo! É perigoso!
Um colunista da Folha Online, mandaram-me o link, comparou a situação dos EUA à estabilidade brasileira e concluiu que o que falta ao presidente americano, acreditem ou não, é um PMDB! Essa sabedoria convencional, que vê no partido um, digamos assim, monumento à fisiologia e ao troca-troca, é só uma visão reacionária de mundo. O PMDB seria, segundo entendi, o grande fator de estabilidade do Brasil. O PR também, claro…
É, vai ver é isto mesmo: a política americana anda muito ideologizada, né, gente? Faltam alguns larápios para fazer a moderação, cobrando o devido pedágio…
O mundo é bárbaro.
Tags: Obama


Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed
Rebeldes criticam a ONU após novo massacre na Síria
Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola
Atirador em cima de telhado mata uma pessoa na Finlândia
Iêmen: tropas do governo matam 20 membros da Al Qaeda









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
161 Comentários
kannahoot
-02/08/2011 às 22:26
Os dois cottonetes ja foram devolvidos…Quem tem a oportunidade de viver aqui, sabe que o OBAMA se transformou em uma mulher IRANIANA acusada indevidamente de adultera, e perdoavel para os ignorantes classifica-lo como FIASCO, agora, comparar o OBAMA ao lula e de uma tragedia tendeciosa sem limites..ficou cada vez mais facil fazer analise das trevas baseado em informacoes sem luz e ainda la bem das profundezas do poço da ignorancia bater no peito e dizer: ” a minha bola de cristal nao mente , eu sabia que ele ia dar errado”a nossa politica e o nosso jornalismo sao feitas de pessoas iluminadas..o bom de tudo isso, que todas “AS GENTES” do brazil sao iluminadas pelo mesmo processo, coisa de deus mesmo…..
kannahoot
-01/08/2011 às 22:03
Vendo um prego totalmente enferrujado por quinhetos dolares…vai junto dois cottonetes usados..interessados favor contactar a portaria desse jornal…Se voce nao ficar satisfeito com os dois cottonetes, aceitaremos o prego de volta sem nenhum contestamento, ja os 500 dolares, jamais devolveremos por razoes obvias.
di Carvalho - Minas/ Sul
-01/08/2011 às 19:44
“OBAMBA”, FIASCO.
NOVO MAMOLENGO DAS AMÉRICAS.
ATÉ NISSO ELE PROCURA SER O CARA…
ASSIM ELE MATA O BICHO SEM DEDO DE RAIVA!
E SEGUE O CIRCO!!!
Justice
-01/08/2011 às 17:59
Sempre achei Obama um lula com diploma. No dia em que recebeu e não recusou o Nobel da Paz, sua pequenez ficou ainda mais notória. Seu sorriso super-star não cativa mais. O povo americano pode ser ingênuo, mas não é otário. O tempo dos oportunistas vai se acabando. É torcer para que chegue logo, embora em nosso caso segue ao deslizar da lesma.
Side Show Bob
-01/08/2011 às 14:11
40% de aprovação enquanto o NYT e a CNN estiverem dando apoio irrestrito ao Governo, pois sem estes fanáticos endinheirados, a maioria dos americanos veria que Barack Obama é apenas um produto de marketing politicamente correto.
Spitfire
-01/08/2011 às 12:12
Olha caro Reinaldo, mesmo assim, eu preferia ter um Obama, formado em Harvard, na presidência do Brasil, do que esta porcaria de desgoverno apedeutico-lullo-dilmo-petista que temos aqui, que não é nem de 3º mundo, este sim é do fim do mundo!!!
Obama deveria ser mais cuidadoso e preciso, metendo um Patriot certeiro na cabeça de Kadafi e familiares pois esse lixo derrubou um Jumbo da Panam na Escócia, atirou cidadãos americanos em cadeira de rodas, em viagem de turismo, ao mar, e centenas de outras atrocidades, e era, em tempos passados, o Ahmadinejad da época.
Mauricio A
-01/08/2011 às 11:04
Parece que tem muita gente que não entendeu, então vou tentar desenhar.
Terceiro mundismo é entre outras coisas ficar jogando a culpa dos fracassos nos outros sempre. Isso é o que o Mulla fez nos 8 anos em que nos atormentou com sua verborragia horrorosa.
Obama já faz isso há 2 anos. E pelo jeito assim como o Mulla vai continuar fazendo até tirarem ele de lá.
Se o Obama pegou um abacaxi que não previa apesar de já ter uma boa idéia do que o esperava antes da posse, porque não renunciou?
Porque no terceiro mundo ficar culpando o antecessor pega. Nos EUA pode ser que pegue porque o terceiro mundo tá chegando lá.
E não sou eu quem diz, os comentaristas americanos dizem isso o tempo todo.
John Paul
-01/08/2011 às 4:09
Tá, agora que todo mundo criticou, vamos todos a Miami fazer compras!
patricia
-31/07/2011 às 23:48
Rei
Como sempre nesse caso nao concordo com voce.
O Obahapegou o pais quebrado,com umas dads maiores crises que o EUA enfrentou,02 guerras.Eu nao gostaria de estar na pele dele.Foi um abacaxi.E no mais o Partido Republicano e culpado de tudo isso.
Juvencio
-31/07/2011 às 23:37
Só queria saber quando os mandantes ocidentais irão entender que o grande vilão das crises é a China. Os chineses estão tentando monopolizar os meios de produção , e comercio mundiais , através da concorrencia predatória(dumping), da industria da falsificação e do contrabando. Se faltam empregos na Espanha ,nos EUA, Grécia e mundo afora , é porque estão sendo criados na China. Os norteamericanos sempre gastaram demais (bem antes de Bush e Obama). Isso não é novidade.
Renan Martins
-31/07/2011 às 22:53
Perdoe o erro escabroso, só notei depois de postar… proximidade muito próxima foi horrível, quis dizer apenas que as frases são próximas. Desculpem o erro!
Renan Martins
-31/07/2011 às 22:51
Tio Rei, acredito que você cometeu um plágio sem saber… Quando diz: “Essa é outra marca da mentalidade tacanha terceiro-mundista”, a frase é muito próxima de uma trecho da música Proprietários do 3º Mundo, do Dead Fish, que diz: “Mentalidade tacanha e assassina dos sem teto do 3º mnundo”.
A proximidade é muito próxima. Acredito que você não conheça a música, até porque ela tem um viés, digamos, “progressista”… mas os termos estão muito próximos. Aliás, recomendo a música para todos, acho excelente.
DEFADANADO
-31/07/2011 às 21:55
O que vocês queriam de um cara que (quando criança) foi educado num MADRAÇAL da Indonésia.
É estultice acreditar que oriundo dos RINCÕES do MUNDO surgirá alguem com algo de valor para nos mostrar.
“NÃO SE BUSCA VIRGENS NO PUTEIRO.”
O ponto fraco da escola forte
-31/07/2011 às 20:27
Se até a ( petista ) Carta Capital fez uma capa com o título ” O fracasso Obama ” é porque ele é mesmo !
Sr. Objetivo
-31/07/2011 às 20:27
Ao Alexis:
Tem razão, Alexis. O gasto militar que Obama está fazendo desnecessariamente na Líbia acaba se refletindo negativamente no serviço público de saúde dos USA.
argenario
-31/07/2011 às 19:34
Reinaldo, discordo de você. O presidente do EUA não pode ser comparado ao Lula, por duas coisas, primeiro ele não defende o partido e segundo,busca a negociação aberta, enquanto o Lula buscava negociação de privilégios políticos com os partidos…etc.
Maurício (MG)
-31/07/2011 às 19:16
Reinaldo
Não sei se você percebeu um rapaz muito educado - formado na Harvard petralha - às 10:43 horas. Diz se chamar “Alex”.
Maurício (MG)
-31/07/2011 às 19:13
Reinaldo
É o fim da picada! Não é só o PT e, por óbvio, o PMDB que vêm destruindo moralmente o país e, para piorar, desviando bilhões para seus partidários bandidos. Também a grande imprensa tem feito um papel vergonhoso. Não me interessa se a maioria destes senhores que se apresentam com jornalistas ou articulistas é de esquerda. A verdade é que deveriam ter vergonha na cara, mas ficam a passar a mão nas cabeças dos corruptos que estão por detrás da cortina e que dali nos governam. Nós brasileiros queremos honestidade; e não apenas honestidade no governo, mas também na grande imprensa, que tem a obrigação de combater a corrupção, sem transigir com corruptos por motivos ideológicos.
fabricio
-31/07/2011 às 16:43
O Lula deixou uma herança maldita para a Dilma, mas o Bush não fez o mesmo com o Obama?
“Obama transformou os EUA no Findomundistão” … bem, a crise todos sabemos que é de origem à gastança do governo Bush apoiada sim pelo partido de Obama.
Walmir Cardoso Cardoso
-31/07/2011 às 16:17
Senpre achei que Obana seria um fiasco sim caro Reinaldo inclusive escrevi algo de como seria o final do governo Obama no meu blog logo após sua eleição (BLOG DO WALMIR CARDOSO ) Obama nada mais é um Lula de origem mais nobre.Quer viver verá…
palm
-31/07/2011 às 15:17
Obrigada, moderador! Minha preocupação era essa mesmo!
Agora, acho que tem barata aqui: Alex, 31/07, 10:43
Anônimo
-31/07/2011 às 15:16
Obrigada, moderador! Essa foi a minha preocupação!
Agora, acho que tem barata aqui: Alex, 3107, 10:43.
ANTI-PETISTA
-31/07/2011 às 14:43
ALEX-31/07/2011 às 10:43 VOCÊ É UM GRANDE BABACA,FALA BESTEIRA,SEM TER NENHUM CONHECIMENTO,REINALDO DELETA O COMENTÁRIO DESTE PETRALHA IDIOTA.
Akhenathon
-31/07/2011 às 14:24
Troglodita cretino: ALEX - 31/07/2011 às 10:43
Marc Faber
-31/07/2011 às 13:59
A unica chance dos EUA se reerguerem com forca novamente e o pais voltar a origem: respeito as leis e ao livre mercado.
O unico candidato que convence nesse sentido e Ron Paul.
Anos de Keynesianismo socialisaram o pais e deixaram-no a beira do colapso. Obama e apenas um fantoche que segue a MESMA politica intervencionaista (na economia e no mundo) de Bush.
Gabriel Birkhann
-31/07/2011 às 13:59
Gilberto Jacao (30/07/2011-20:35h) tem a ironia do Mainardi e a seriedade do Reinaldo.
Ácido,Sagaz e lúcido.
Abraços para todos.
di Carvalho - Minas/ Sul
-31/07/2011 às 13:58
BOM DIA, REINALDO.
POR QUE SERÁ QUE O ‘CARA’ DE LÁ FALAVA QUE O ‘CARA’ DAQUI ERA ‘O CARA’?
CLARO, É QUE O ‘CARA’ DAQUI É A CARA DO ‘CARA’ DE LÁ.
TUDO ERA UM TEATRO!
dismo
-31/07/2011 às 13:54
Nossa ! Como tem petralha hoje aqui no blog !
(Claro, entendendo-se que “petralhas” são os que não concordam com o blogueiro e aí tem o comentário censurado) O Tio Rei vai ter que mandar REINALDOX em 1/4 dos comentários pelo menos, rsrsrsrs
Gabriel Birkhann
-31/07/2011 às 13:52
OS EUA com Obama é a mesma coisa que o Brasil com o PT:um fiasco.
Leon
-31/07/2011 às 13:30
Reinaldo, Petralha nojento na area ( ALEX às 10:43), REINALDOXX nele.
Paulistano Indignado
-31/07/2011 às 13:18
Eu acho que essa situação dos USA não pode ser avaliada de maneira superficial ou ideológica. Em minha opinião o povo americano tem de ser justo e reeleger Obama ano que vem. Essa canalha de extrema-direita dos USA foi que botou o país nessa draga em que ele está hoje. Uma situação inimaginável há uma década atrás. A imprensa e os republicanos estão tentando ferrar com o cara tentando enfraquecê-lo politicamente só pensando em voltar ao poder. E o país e o mundo que se exploda. É de uma canalhice e irresponsabilidade ímpar. O republicano Bush Jr fez um governo trágico de tão ruim. Levou os USA ao fundo do poço. Uma espécie de FHC norte-americano. E agora você, Reinaldo, quer dizer que Obama é que é um fiasco ??? Isso já é cegueira ideológica. Ou desonestidade mesmo. Os culpados dessa situação são ELES: os republicanos ! E também a imprensa, eterna lambe-botas do partido. Que o povo norte-americano não se deixe enganar. Obama pode não ser uma maravilha, mas a extrema-direita americana é um lixo. Tirar Obama ano que vem e colocar a turma do Tea Party no comando dos USA seria uma sandice.
Ricardo
-31/07/2011 às 13:10
Obama é o Lula americano, porém o Partido republicano não passa de um PMDB, mais rico e igualmente corrupto. É o fim do império, mas quem vai substitui-lo? A Europa? a China? Quem viver verá.
Pedro
-31/07/2011 às 13:02
anonimo
- 31/07/2011 às 5:34,
É sempre complicado teorizar sobre o que não aconteceu, mas, como John McCain ainda não morreu, é de se presumir que, se eleito, ainda estaria na Casa Branca, e Sarah Palin seria só vice.
Nostradamus
-31/07/2011 às 12:50
A situação atual nos EUA e no Brasil é muito parecida. Nós e os republicanos estadunidenses estamos contando os dias que faltam para os atuais governos. Todavia, no que diz respeito ao futuro, a diferença é abissal. Nosso horizonte político é muito mais promissor e risonho. Para 2014 nós temos José Serra, um político extremamente qualificado e preparado e que tem pronto um projeto para o nosso país. José Serra irá, com certeza, recolocar o Brasil nos trilhos e restabelecer aquela era de ouro que foi o governo do Doutor Fernando Henrique Cardoso. Já nos Estados Unidos estão falando em Sarah Palin…
hermenegildo
-31/07/2011 às 11:13
Obama tenta levar as pessoas para o twitter para não irem às ruas como fizeram os gregos quando foram anunciados os cortes nos gastos como vai acontecer essa semana nos EUA.
ALEX
-31/07/2011 às 10:43
REINALDOXX!!!
MARCO SILVA
-31/07/2011 às 9:07
O POPULISMO DE OBAMA TÁ CUSTANDO CARO AOS AMERICANOS
anonimo
-31/07/2011 às 5:34
Se ao invés deste comunista os americanos tivessem eleito o senador MacCain, a esta altura a vice Sarah Palin já estaria na presidência. Como um gênio político (assim a classificou nosso Reinaldo), ela resolveria o impasse num piscar de olhos, bastando acabar com gastos sociais e isentar os ricos de impostos. Os EUA precisam dar o poder ao Tea Party.
palm
-31/07/2011 às 3:38
MODERADOR ESCLARECE: aquele comentário foi removido pela impropriedade em relação ao post e para evitar propagação de informações inconsistentes.
Não catolico
-31/07/2011 às 0:23
Um equívoco comum é julgar que as dívidas criadas durante o governo Bush foram culpa, na sua maioria, dos republicanos. Isso é falso. A maioria dos aumentos de gastos vieram de propostas dos congressistas democratas QUE TINHAM A MAIORIA. E lá, o congresso realmente tem o poder de impor gastos. O executivo é obrigado a negociar, para tentar segurar as coisas, mas se tentar simplesmente se opor, é atropelado pelo congresso. Durante o governo Clinton, o congresso era republicana, segurou pra caramba os “gastos sociais”. Daí o bom desempenho da economia. Durante os governos Bush, o congresso era democrata, e gastou horrores, subsidiando as poderosas ONGs do G e outras coisas mais.
Gente tola diz que Bush deu privilégios para os ricos. Diminuir um pouquinho os escorchantes impostos pagos pelos que sustentam o governo é “dar privilégios”… Pensamento terceiro-mundista, de quem acha que o governo é o dono do pais, e os cidadãos são seus escravos…
Criticam os parlamentares republicanos por quererem cortar gastos. Mas eles foram eleitos justamente pela maioria da população, por a maioria da população achar que os gastos devem ser cortados. A quem devem os parlamentares republicanos obedecerem? À maioria da população que votou neles pela promessa de cortar gastos (para o governo não quebrar) ou ao presidente? No Brasil, os parlamentares não estão nem aí para o povo, obedecem ao presidente. Nos EUA eles geralmente obedecem aos seus eleitores.
Anos atrás, a cidade de Nova York esteve perto da falência. Então o povo votou seguidamente em republicanos, que botaram as contas em dia. E funcionou.
dea C
-30/07/2011 às 23:45
Discordo totalmente do blogueiro, o presidente Obama em nenhum momento abandonou a negociação. Quem abandonou foi o lider republicano. A utilização das redes sociais é uma marca do governo Obama e mais, o cidadão americano, diferente do cidadão brasileiro costuma fazer pressao nos seus eleitos através de cartas, telefonea e internet. Vide os aposentados quando resolvem fazer boicote são ouvidos e respeitados. Voltando a crise econômica, que na verdade nem é econômica é uma crise política, após dois anos de governo eles ainda nao aceitam um negro no poder, e ainda tem gente que afirma que ele nem americano é, como afirma alguém no blog, tudo que eles querem é destruir o presidente Obama. Não conseguirão. As pessoas de bem não permitirão e com certeza esse problema será resolvido antes do aniversário do presidente e mais o Sr. Obama será reeleito. Até porque não existe um só candidato respeitável dentre os republicanos.
EURIPEDES
-30/07/2011 às 22:43
Reinaldo, nao quero encher demais sua bola, mas vc e um profissional como poucos, seu trabalho jornalistico e de alta qualidade, me coloque na sua relaçao de pessoas que desejam ler vc todo dia, ficarei grato, mande suas tiras, obrigado…
MODERADOR ESCLARECE: este blog não publica endereços de email na área de comentários e também não mantém newsletter.
EURIPEDES
-30/07/2011 às 22:37
Desde o inicio sempre vi ele o Obama como um ator, sempre apresentando algo, ele nao tem olhar firme e de seriedade, ele nao tem a humildade necessaria um governante que esta num momento de crise, ele se acha, ele precisa ir nas pessoas e pedir a elas, ele precisa entender que as pessoas mudaram, as pessoas querem ter direito de também expor suas ideas, o grande lider e aquele que deixa as pessoas pensarem, creio que ele nao vai ter o apoio do congresso, a politica americana esta num momento de muita mudança, vai ter um final forte talvez nunca visto, vai haver a saida do Obama de cena e entrar uma liderança do Congresso, fato nunca visto.
Marco Antonio - Curitiba (PR)
-30/07/2011 às 22:14
BO? Borat Obama?
Flavio
-30/07/2011 às 21:44
O Obama é realmente um fracasso, não há dúvidas. Mas os Republicanos são muito piores:
-corte de impostos somente para o 1% mais ricos;
-guerras;
-irresponsabilidade fiscal;
-bolha imobiliária.
O aumento de gastos do Obama se deveu principalmente a o aumento de gasto com o Wellfare - seguro desemprego.
O Obama é pusilânime, mas votar no GOP só piorará as coisas.
O aumento de gasto
Alexis de Tocqueville
-30/07/2011 às 21:39
Ao sr. Objetivo:
A crise hipotecária que eclodiu em 2008 deveu-se sobretudo à recusa do Banco Central americano em inibir operações de crédito de viabilidade duvidosa por parte de bancos e agências financeiras. A cúmplice omissão do Federal Reserve com relação aos frenéticos movimentos especulativos do sistema financeiro certamente não foi iniciada no governo de George W. Bush, pois remonta ao período em que Ronald Reagan ocupou a Casa Branca. Cumpre mencionar, contudo, que a volúpia com que as instituições de crédito ofertaram empréstimos imobiliários desprovidos de sólidas garantias ao longo das três últimas décadas atingiu seu paroxismo nos governos de Bill Clinton e George W. Bush, que nada fizeram para contê-la.
Caso cortasse seu orçamento militar em um terço, o governo americano teria plenas condições financeiras de sustentar um sistema público de saúde nos moldes daquele existente no Reino Unido. É um absurdo que milhões de cidadãos americanos se vejam privados de serviços de saúde de média e alta complexidade por não disporem de poder aquisitivo suficiente para arcar com os elevados custos da medicina privada. Qualquer Estado que se preze tem a obrigação de devolver à sociedade os tributos que dela arrecada mediante a oferta de serviços públicos de boa qualidade, dentre os quais os de educação e saúde.
Gilberto Jacao
-30/07/2011 às 20:55
Esse incompetente não vai se reeleger, ao contrário daqui, o povo lá não é dado a viver no curral!
wilson
-30/07/2011 às 20:37
Assim como os milicos e intelectuais tupiniquins achavam
frescura e exótica a crise de Watergate. O mesmo ocorre
agora com os nossos doutos tipo jabor, k.akencar e quejados, para estes é inconcebível o congresso(o povo)é
que manda o presidente é um clerck (jabor vai pesquisar)
da vontade do povo.Não quilo que nossos progressistas
acham.
Sr. Objetivo
-30/07/2011 às 20:17
Algumas verdades que a imprensa não diz:
1) o ataque de 11 de setembro de 2001 foi planejado durante o governo Clinton;
2) G. W. Bush na época era acusado de não se interessar pela política externa;
3) G. W. Bush fez a guerra anti-terror sob pressão do povo norte-americano;
4) o Iraque foi invadido porque realmente suspeitava-se de que Saddam Hussein possuísse armas de destruição em massa, dadas suas próprias bravatas e por ter usado armas químicas contra os curdos;
5) as mortes de civis no Iraque, em sua grande maioria, foram causadas nos atentados dos sunitas contra oa norte-americanos e os xiitas; as mortes por efeito colateral das ações americanas foram poucas se comparadas àquelas;
6) os gastos adicionais com as guerras do Iraque e Afeganistão se deveram a erros militares que prolongaram muito além do previsto as invasões;
7) para uma superação rápida da crise econômica gerada pelos atentados terroristas foi necessário estimular a poupança e o mercado interno dos EUA com corte de impostos sobre os investidores;
a crise de 2008 deveu-se mais à política de crédito criada no governo Clinton e mantida pelo Congresso de maioria democrata nos governos Bush que à alavancagem posterior, a qual apenas agravou os efeitos da inadimplência que aquela política democrata produzira;
9) foi Obama quem auxiliou os bancos quebrados na crise (talvez com razão, para que não houvesse uma quebradeira maior);
10) em vez de procurar conter a crise com uma política de austeridade nos gastos públicos, Obama obstinou-se a aprovar a reforma no sistema de saúde que elevou essas despesas, para cumprir uma promessa populista de campanha.
Como sempre, é a esquerda querendo fazer caridade com os recursos alheios.
Pedro
-30/07/2011 às 19:54
Pimenta Casan
- 30/07/2011 às 17:54
Tem toda razão. Obama cometeu grandes erros, como adiar o fechamento de Guantanamo e prosseguir com a política militarista, com o malsucedido ataque à Líbia, mas nao tem sentido culpa-lo pela ruína econômica causada pelo governo de George W. Bush, o mais desastroso da história americana, e no entanto idolatrado pelos republicanos, que perderam o senso de realidade, e, como disse o ex-subsecretário de tesouro americano Paul Craig Roberts, são hoje um partido de camisas-pardas, com o mesmo baixo nível moral e intelectual dos nazistas.
alfredo
-30/07/2011 às 19:44
Desde o primeiro dia falei que o Obama era o mula deles, ou seja, fazer o país andar para trás. Nós pagaremos por trinta anos o desgoverno do mula. Os EUA também, afinal o discurso do Obrama não resolve os problemas.
Leticia Martelle Maynard
-30/07/2011 às 19:40
Caro senador Álvaro Dias .
Gostaria de lhe fazer um pedido, e acredito que este pedido possa ser o mesmo de milhões de brasileiras(o) .
Lula tem dito que é homem do povo, CONTRADIÇÃO, porque ele não quer mais viajar em aviões comerciais . Sua exigência agora é sempre em Jatinhos assim ele fica bem longe do povão.
O pedido que tenho a fazer é o seguinte: Seria possível o senhor com sua equipe juntamente com a imprensa procurarem saber quem banca as viagens para Lula palestrar em alguns países e em território nacional ?
Seria possível também descobrir quem são esses “Amigos” de Lula que lhe emprestam os jatinhos para ele viajar pelo mundo a fora e em todo o território Nacional ?
Algo é certo, ninguém faz gracinha para ninguém de GRAÇA . Portanto é preciso saber o que estar por trás desses “Bonzinhos” que emprestam os jatinhos a Lula .
Estive vendo na internet (BOMBANDO NO TWITER), que muitos brasileiros querem fazer um movimento para pedir ao ministério Público Federal , ao TCU e Imprensa para procurar saber quem banca as viagens de Lula e os jatinhos que ele usa para fins pessoas e camapanha .
Se for comprovado que tudo é pago do bolso dele O QUE EU DUVIDO, tudo bem , mas se for provado + PROVÁVEL que ele é beneficiados por pessoas que lhe servem porque já foi beneficiado por ele no passado ou se veicula ser no futuro, é preciso fazer algo antes que seja tarde D+ .
O que não aceito como contribuinte , é continuar sendo explorada por Lula , um Homem de vaidade Doentia que faz uso da Máquina pública para se manter na mídia , se auto promover e se beneficiar.
Esse é o meu pedido, e não tenho dúvidas que será alvo de vossa atenção.
Obrigada por sua atenção e espero resposta se assim for possível .
Letícia Martelle
Funcionária Pública Federal
Alexis de Tocqueville
-30/07/2011 às 19:12
Reinaldo,
A revolução científico-tecnológica que marcou as últimas duas décadas do século XX, contribuindo decisivamente para o colapso final da modorrenta economia soviética e para o advento da globalização, certamente não teria existido não fosse a notável expansão da economia internacional havida naquele período, para a qual a dinamização dos mercados financeiros desatada pelas reformas liberais levadas a cabo por Ronald Reagan e Margaret Thatcher exerceu papel considerável. As virtudes da política econômica do governo Reagan não têm o condão de escamotear os equívocos grosseiros nos quais ela incorreu, dentre os quais cumpre ressaltar o aumento substancial do déficit público, que gerou expressivo incremento do endividamento externo. Convém lembrar que a indisciplina fiscal do governo Reagan foi um dos principais fatores responsáveis pela elevação brutal do déficit comercial dos EUA no último quartel do século XX, pois o Departamento do Tesouro e o Banco Central se viram obrigados a atrair capitais externos para financiar o desequilíbrio orçamentário, provocando, por conseguinte, uma excessiva elevação do poder de compra do dólar e a perda da competitividade das exportações americanas. Não foi propriamente a liberalização do sistema financeiro que provocou a crise das hipotecas no governo Bush, mas a inércia da autoridade monetária americana ante a forma temerária com que bancos e agências financeiras disponilizaram empréstimos imobiliários.
Nelson® - São Paulo
-30/07/2011 às 19:09
Na prática o que Ubama está pedindo aos republicanos é que lhe entreguem de bandeja a reeleição em 2012, que cometam suicídio eleitoral. Isso eles não vão fazer e estão certíssimos. Quem dera os PSDBestas fizessem aqui 10% da oposição dos republicanos lá.
Quando a situação exige mais do que sua capacidade de pregar no púlpito, o que faz Mister Queixo? Fica de mimimi no Tweeter. Ora vá….
PT e DÓLAR SEM RUMO
-30/07/2011 às 18:58
… Os EUA precisa de um “cara” como o Molusco BEBUM que negocia até a paz em Israel………mandem o apedeuta pros EUA………..
Decio
-30/07/2011 às 18:52
A oposição de lá está seguindo a cartilha que orientava o PT antes de entrar no comando. Ser contra tudo, e torcer para dar tudo errado, nem que o país quebre…
Adamor Neves
-30/07/2011 às 18:52
Pois é, Tio Rei, Obama nem é americano, nunca conseguiu mostrar a certidão de nascimento. Ao que tudo idica, é queniano. Sobre isso, tem praticado várias fraudes,usando programas de computador para enganar o público americano. Além disso, é muçulmano, trabalha a favor dos inimigos americanos, não consegue fazer nada certo. Há um livro do professor Corsi, sobre a fraude da certidão de nascimento do Obama, que está vendendo que nem água, nos Estados Unidos. Obama não passa de um espertinho.
Hercilio
-30/07/2011 às 18:47
Estou assistindo à novela interessado, será que os republicanos vão realmente apostar em liberalismo puro quando a economia mundial está capenga? É um belo jeito de alimentar seus adversários, os protestos e talvez alguma alternativa de esquerda que queira realmente mudar alguma coisa, foi assim nos anos 30, além disso alimentam a extrema direita, o centro some nessas situações.
jandira gomes
-30/07/2011 às 18:08
Quando os olhos de um povo são vedados pelo véu do marketing político, acontece o que estamos vendo, lá como cá os marqueteiros venderam ao povo gato por lebre. Obama, um jovem negro, inteligente e que seria capaz de trazer de volta os EUA ao patamar de maior líder mundial, era o homem certo para “desinfetar” a Casa Branca das lambanças perpetradas pelo filhinho do papai George W Bush. O primeiro ano foi de festa, o segundo ano já começaram a olhá-lo com desconfiança e o terceiro, bem este já começa a ir pelo ralo. A crise imobiliária foi um arraso para as finanças mundiais e o cara ainda se meteu a bombardear a Líbia. Nesse meio tempo, para não ficar só nas lambanças ( Bush fez escola), pegou de jeito o Osama e mandou o cara pra queimar no mármore do inferno. Era o que faltava para subir sua popularidade que começava a despencar. Agora se vê frente a uma crise financeira que não tem fim. No que isso vai dar, não sabemos, há os que acreditam no Apocalipse, vai todo mundo rodar nessa, inclusive a nossa pátria amada, e dessa vez não tem o “cara” pra dizer que é tudo uma marolinha. Marketing é bom? Talvez para vender geladeira, refrigerante, etc…mas para eleger alguém que será o responsável pelo destino de uma nação e quiçá do mundo, não sei, não.
Luciana
-30/07/2011 às 18:02
Pimenta Casan,
Peço que você me informe quais as medidas que o Obama tomou desde que tomou posse nos EUA. O que ele fez de diferente do “Bushinho”? Nem mesmo cumpriu as promessas de campanha…
Luciana
-30/07/2011 às 18:00
Acabei de ler no Midia sem Máscara sobre um novo projeto de lei do PT:
“para garantir que o Brasil esteja em sintonia com as pregações da mídia, o PT apresentou no Congresso Nacional o projeto de lei PL 1780/2011 para tornar obrigatório nas escolas o ensino da “cultura árabe e da tradição islâmica”. A finalidade do PT é “combater a intolerância e o preconceito” contra a “religião da paz”.”
-
De onde saiu isso? E cadê a turminha de sempre pra gritar que “o Estado é laico” e que “escola não é lugar de ensino religioso”?
morg
-30/07/2011 às 17:57
Corrigindo: “… a devida …”
morg
morg
-30/07/2011 às 17:55
Reinaldo, desculpe, li sem prestar a devia atenção ao texto.
morg
Pimenta Casan
-30/07/2011 às 17:54
Caro Reinaldo,
Poucas vezes discordo dos seus artigos. Nesse caso, discordo e muito.
Da mesma maneira que Lula recebeu o Brasil ajustado nos trilhos por FHC, Obama recebeu os EUA descarrilados e destruidos das mãos de “Bushinho”.
No caso do Brasil, ele andaria sozinho, independentemente de quem viesse ser o presidente; no caso americano, não haveria presidente capaz de deixar o País noutra situação que não esta em que se encontra.
Obama está naquela situação de “se correr o bicho pega se ficar o bicho come”.
Resolveu enfrentar o bicho com a única arma que lhe sobrou. O tuitaço.
Como os republicanos de 2011 de lá, estão se comportando como os petistas até 2002, de cá, acho que ele está certíssimo.
Muqueta na orelha dos extremistas!
indignada
-30/07/2011 às 17:38
NÃO FOI À TOA QUE BARACK OBAMA CHAMOU O LULA DE “o cara”.
É DE AMARGAR. QUEM SABE OBAMA CONVIDA O LULA PARA CONSELHEIRO DO REI.
André B.
-30/07/2011 às 17:38
Pô, Reinaldo, facilita a nossa vida! Publica o link do iluminado colunista da Folha Online. Ou melhor: faz um vermelho-e-azul com ele! Quer dizer que o grande problema dos EUA é a ausência de um PMDB? O que costumo dizer sobre o PT, adapto agora para a Folha: será que o poço da Folha tem fundo?
Klaatu
-30/07/2011 às 17:29
Barak Obama eh um BO mesmo, um Boletim de Ocorrencia daqueles brabos.
a força dos fatos
-30/07/2011 às 16:50
mas nao é legítimo para eleger Obama?
Jacques de Molay
-30/07/2011 às 16:36
40% ainda aprovam ele?
é muito ainda….
Lucia São Paulo_SP
-30/07/2011 às 16:33
Off Topic
O globo.com noticiou Marcha Contra a Maconha hoje em São Paulo. Segundo os organizadores eram três mil os manifestantes; segundo a PM eram mil.
Repercutiu na midia? Não. Porque foi ordeira e pacífica.
Nova Marcha está progamada para 17 de dezembro.
Tito
-30/07/2011 às 16:33
O colunista da Folha errou feio.
O que falta ao Obama não é um PMDB, é um povo brasileiro.
morg
-30/07/2011 às 16:28
Reinaldo, na 1a. linha do antepenúltimo parágrafo: “…, mandou-me o link…”
morg
REINALDO COMENTA
Desta vez, não. Releia.
Marcos F
-30/07/2011 às 16:11
Obama está longe de ser um Chávez, mas se se esforçar, consegue.
Falta-lhe um belo Sarney … e um Maranhão.
Cactus
-30/07/2011 às 15:46
O Obama é um fiasco e a imprensa daqui para justificar o coitadismo do sujeito, fica colocando a culpa na oposição, só me fazem rir…
Alexis de Tocqueville
-30/07/2011 às 15:38
A política econômica de inspiração liberal praticada nos EUA ao longo das décadas de 1980 e 1990 está a cobrar um amargo preço da sociedade americana. Foi a atitude complacente do Banco Central americano frente à orgia especulativa das instituições financeiras que ensejou a eclosão da crise das hipotecas no governo de George W. Bush. Tivesse a autoridade monetária americana adotado severa política prudencial, os bancos e demais entidades financeiras seguramente não teriam ofertado financiamentos imobiliários em volume incompatível com seus níveis de alavancagem. Em outras palavras, a crise econômica com que se debate o mundo desenvolvido há mais de cinco anos não teria ocorrido se o Banco Central americano não tivesse se omitido com relação à atitude imprevidente do sistema financeiro.
REINALDO COMENTA
Desse modo, como diria o poeta Horácio, ainda voltaremos às musas, não é? Elas seriam as culpadas. A notável expansão da economia mundial em razão das reformas liberais dos anos 80 só trouxeram, então, desatinos? Você já se deu conta de que essa expansão financiou a revolução tecnológica?
Diego R
-30/07/2011 às 15:26
Ele pediu para os americanos mandarem mensagens, não jogar ovos nos republicanos. Não vejo nenhum problema nisso. É um tipo de pressão completamente legítima. E faltou um comentário sobre a degradação do partido republicano.Faz uma oposição ridícula e a liderança foi tomada por um bando de imbecis.
Geraldo
-30/07/2011 às 15:18
Reinaldo, teus artigos são sempre oportunos e bem coerentes. Mas neste artigo, sinto muito, tua ótica não está bem ajustada. Obama recebeu uma bela herança maldita, assim como Dilma também recebeu. No Brasil, as manchetes falam da “corrupção do governo Dilma”. Mas nada falam do governo anterior que instalou e institucionalizou a corrupção. Falar que Obama é incompetente pela situação atual é esquecer quem de fato afundou o país. O congresso, tanto lá como cá, só age conforme seus próprios interesses, ou seja, o povão que se lasque. Aqui se compra o congresso. Lá, tenta-se convencer a população que votaram nos congressistas errados.
Alexis de Tocqueville
-30/07/2011 às 15:02
O governo de George W. Bush foi uma verdadeira calamidade, pois deixou a economia americana em frangalhos e debilitou sobremaneira a imagem da América perante a comunidade das nações. As raízes da severa crise econômica por que passam os EUA encontram-se, sem sombra de dúvidas, na política de desregulamentação do setor financeiro iniciada na administração Reagan e aprofundada nos governos seguintes, conforme reconheceu recentemente Alan Greenspan, o ex-presidente do Federal Reserve que se notabilizou pela defesa do receituário econômico monetarista. Embora não lhe possa ser atribuída responsabilidade exclusiva pela crise econômica que está a atormentar a nação americana desde 2008, o governo de George W. Bush contribuiu de modo considerável para o seu desenrolar ao elevar a níveis insustentáveis o déficit público dos EUA por força da irresponsável política fiscal que adotou. O significativo aumento do orçamento militar que o governo de George W. Bush patrocinou para financiar sua pretensiosa e dispendiosa política externa contribuiu para agravar ainda mais a fragilidade fiscal do Estado americano. Barack Obama errou ao supor que poderia encetar a recuperação da economia americana sem promover drásticos cortes nos gastos públicos com vistas a eliminar o explosivo desequilíbrio orçamentário legado pelo perdulário governo de seu antecessor, responsável em última análise pelo colossal aumento da dívida externa americana ocorrido nos últimos dez anos.
Ana
-30/07/2011 às 14:45
Pronunciamento do senador republicano Jon Kyl. Achei bem convincente. Isso sim é que é política, ganha quem tem o melhor argumento. God save America!!
http://edition.cnn.com/video/#/video/politics/2011/07/30/gop.weekly.address.07.30.gop?iref=allsearch
Gulag Jr.
-30/07/2011 às 14:33
Resposta ao Anônimo
- 30/07/2011 às 13:28
Para vocês comunas, tudo o que estiver à direita do PSDB é “extrema direita”. Como vcs são ridículos… Já vi guevarinha vagabundo defender que Hitler era “de direita”, que Stalin (!!) era de direita e até mesmo - pasmem - Lulla, o Apedeuta, é um direitista!
Vai estudar…
Robson
-30/07/2011 às 14:25
Disse tudo Reinaldo !
Obama não sabe nada de política.
Dúvido que ocorra uma moratória, mas caso realmete aconteça, Obama perderá a reeleição, os americanos não vão perdoar esse incompetente, pois mostrará que ele pois a disputa política acima dos interesses dos EUA.
Rodrigo
-30/07/2011 às 14:12
Kennedy Alencar, ecce homo!
Anônimo de todo dia
-30/07/2011 às 14:11
Petralha Andre Carvalho, 11:26H.
Anônimo de todo dia
-30/07/2011 às 14:06
Nônimo das 13:28h, o que é “fato”, meu querido? Você foi ao Iraque contar pessoalmente as vítimas, ou está apenas inventando números, como vc acusa os outros de terem inventado armas que não existiam? As vítimas do regime de Saddam Hussein entraram na sua conta, ou não? As vítimas civis na Líbia entraram na sua conta, ou não?
Luiz - Belém
-30/07/2011 às 14:00
O que dizer de um político, responsável por governar a maior economia do mundo, que chama o APEDEUTA de “O CARA”? São iguais, farinha do mesmo saco!!!
Ahmad Jamal
-30/07/2011 às 13:59
Nunca me esqueço dessa faceta do governo Collor, uma das melhores: Acabou com a EMBRAFILME. Detonou a fonte de champanha e caviar de Jabor e tutti quanti.
Ferrabraz
-30/07/2011 às 13:46
Sempre escrevi OBAMALA quando me referia ao presidente dos EUA, pois este cara não passa de um mala, uma ameba intelectual, lider de minorias recalcadas, incapaz de impor algo mais inteligente que estourar orçamentos e endividar a nação com apoio aos carentes incapazes de melhorar seu padrão de vida no país mais livre para ganhar a grana de todo dia.
Sempre se leu, que um dia um ET destruiria a democracia institucional americana, talvez seja Obamala o cara que vai causar isso ao intruduzir o populismo rastaquera na equação do poder.
Anônimo
-30/07/2011 às 13:28
Vanderlei as 9:57, imperfeito! Twitar diretamente aos constituintes - o que é errado e tolo -não é nada comparado a fabricacação de evidências sobre a existência de armas de destruição de massa, a quebra do sigilo telefônico de milhões de americanos, a tortura sistemática de culpados e inocentes em Guantanamo e paises do Leste Europeu e Egito, e o banho de sangue de levado a mais de 400 mil mulheres e crianças no Iraque são a obra da vida de George Bush e da extrema direita do Partido Republicano. Isto não é visão apocalíptica do Jabor, meus queridos, é um fato…
Rodolfo
-30/07/2011 às 13:27
Realmente, essa do Obama ir à TV e pedir que os americanos entupam a caixa-postal dos congressistas e ficar o dia inteiro enviando mensagens no Twitter foi a coisa mais patética e idiota que eu já vi vinda de um Presidente dos EUA. Atitute PATÉTICA, BIZARRA!
Sempre percebi que esse Obama era marketing puro! O cara definitivamente não tem a menor capacidade de ser Presidente da maior potência mundial.
Leon
-30/07/2011 às 13:26
Eu acredito que o Obama NÃO vai conseguir se reeleger, os americanos são bem diferentes dos brasileiros e não vão deixar se enganar por este senhor e como o você mesmo disse “Quem se apresenta como candidato e se dispõe a ganhar uma eleição está afirmando que sabe como resolver o impasse — se há um.” Obama foi eleito para resolver os problemas do país e não para falar mal do antecessor. Espero que o povo americano faça a coisa certa nas eleições presidenciais no proximo ano.
Ahmad Jamal
-30/07/2011 às 13:25
Jabor. Já que você postou aqui, é bem possível que você volte para saber se o Reinaldo responde ou não à sua provocação, correto? Aproveitando a deixa, gostaria de te pedir meu dinheiro de volta. Dinheiro dos ingressos para ver o seus filmes. Quero meu dinheiro de volta.
nobel
-30/07/2011 às 13:25
Paul Krugman
Há um argumento que poderia passar despercebido na discussão um tanto confusa sobre os efeitos da moratória nos mercados financeiros: ninguém sabe exatamente quais seriam os efeitos de um calote da dívida. Ela poderia produzir uma calamidade, ou o desastre poderia ser contido afetando muito pouco as taxas de empréstimos ao setor privado.
Mas o que nós sabemos é que, se o governo for obrigado a reduzir drasticamente os gastos quando o dinheiro acabar – se parar de pagar as aposentadorias, ou parar de pagar as empreiteiras, ou seja lá o que for – as consequências disso tudo serão tremendamente negativas para a economia. Haverá uma nova quebra da Bolsa.
Espero e rezo para que os advogados de Obama descubram que a solução proposta pela 14ª emenda afinal de contas é válida. Porque, de outro modo, nos encontraremos diante de uma situação realmente calamitosa, mesmo que os mercados se mantenham calmos.
Wagner
-30/07/2011 às 13:23
Caro tio Rei, então os EUA estão precisando de fisiologismo? Bom tudo bem, manda a Cabralhada pra lá e mais uns 500 prefeitos do PMDB, só não vale devolver!
Anônimo
-30/07/2011 às 13:19
Eu entendi bem: o que falta aos EUA é fisiologismo?
Tudo bem, manda o Cabral pra eles e mais uns 500 prefeitos do PMDB, só não vale devolver!
Anônimo
-30/07/2011 às 13:19
Eu entendi bem: o que falta aos EUA é fisiologismo?
Tudo bem, manda o Cabral pra eles e mais uns 500 prefeitos do PMDB, só não vale devolver!
Elah
-30/07/2011 às 13:17
OFF TOPIC sobre a Copa de 2014.
Vale muito a pena ler:
http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/para-o-torcedor-brasil-2014-vai-ser-a-copa-da-corrupcao
Elah
-30/07/2011 às 13:14
Resumindo: Obama é o Lula dos americanos.
Aprendiz de Lógico
-30/07/2011 às 13:11
Esqueci a infraestrutura, a qual cabe ao Estado.
PELA LIBERDADE INDIVIDUAL, DIGA NÃO À “JUSTIÇA SOCIAL”!!!
Ahmad Jamal
-30/07/2011 às 13:07
A Democracia é um regime lento e caro. Prefiro um déspota esclarecido.
nihil
-30/07/2011 às 13:05
Editorial do Estadão
….Licitações eram dispensadas sem a apresentação de justa causa. Só uma empresa interessada ganhou 12 mil licitações; desistiu de todas para favorecer “concorrentes” que haviam apresentado lances mais altos. Duas ou mais empresas com os mesmos sócios participaram de 16 mil disputas. Cerca de 1.500 contratos foram assinados com empresas inidôneas ou condenadas por improbidade. Aditivos da ordem de 125% sobre o valor original - o limite legal é de 25% - engordaram 9.400 contratos. As irregularidades, que somam mais de 100 mil, “estão disseminadas entre todos os gestores”, concluiu o relatório de 70 páginas da mega-auditoria realizada pelo tribunal de abril a setembro do ano passado.
Aprendiz de Lógico
-30/07/2011 às 12:59
O Estado deve gerir a sociedade provendo-a de ordem pública, segurança pública, defesa externa, prestação jurisdicional, educação básica e medicina preventiva e curativa emergencial. Todo o resto deve ser prestado pela iniciativa privada, gratuitamente por quem quiser ser solidário, e onerosamente para remunerar o empreendedor particular.
Quem não puder pagar e não encontrar solidariedade alheia que batAlhe para conseguir o dinheiro ou se dane. O que não dá é o Estado confiscar de quem tem para dar a quem não tem em troca de voto do eleitorado.
PELA LIBERDADE INDIVIDUAL, DIGA NÃO À “JUSTIÇA SOCIAL”!!!
ACPN
-30/07/2011 às 12:58
Era óbvio, desde o início, que alguém cuja maior experiência política foi ser inspetor de quarteirão, promovendo reuniões comunitárias em bairros da periferia de Chicago, quando se deparasse com problemas como estes iria chamar a mamãe.
Almir
-30/07/2011 às 12:53
Reinaldo,
Off topic:
Para divulgar o evento do sorteio no Rio para as eliminatórias da Copa espalharam centenas de cartazes pela zona sul da cidade e até um cartaz gigante na frente do túnel de acesso a Copacabana.
O inusitado foi a forma como traduziram para o português este evento. Do inglês “PRELIMINARY draw”, traduziram ao pé da letra para “sorteio PRELIMINAR”, ao invés de “sorteio das ELIMINATÓRIAS”, como é num bom português.
Coisa de estudante de inglês do nível básico.
Enfim, com perdão do trocadilho, a organização da Copa pisou na bola!!
Aprendiz de Lógico
-30/07/2011 às 12:35
O melhor que os governos têm a fazer pelo “social” é nada fazerem pelo “social”.
PELA LIBERDADE INDIVIDUAL, DIGA NÃO À “JUSTIÇA SOCIAL”!!!
Danilo Rocha
-30/07/2011 às 12:34
Reinaldo, eis uma declaração de Obama, em 2006, para fazer Jabor pirar o cabeção de vez:
“The fact that we are here today to debate raising America’s debt limit is a sign of leadership failure. It is a sign that the U.S. Government can’t pay its own bills. It is a sign that we now depend on ongoing financial assistance from foreign countries to finance our Government’s reckless fiscal policies. … Increasing America’s debt weakens us domestically and internationally. Leadership means that “the buck stops here.” Instead, Washington is shifting the burden of bad choices today onto the backs of our children and grandchildren. America has a debt problem and a failure of leadership. Americans deserve better.”
http://www.nationalreview.com/corner/256288/senator-barack-obama-explaining-his-2006-vote-against-raising-debt-limit-andrew-c-mcca
juca ramos
-30/07/2011 às 12:20
Essa tonta mal intencionada Hillary Clinton defendendo o sistema de impostos brasileiros e a gentalha socialista da Folha que acha que falta um PMDB no sistema eleitoral americano. Todos anti liberdade e contra a livre iniciativa do individuo, a favor do corporativismo e opressão de um Governo Mundial da Nova Era.
LABOR
-30/07/2011 às 12:17
Estamos atravessando a ERA MEDÍOCRE em nosso país, iniciada em janeiro/2003 pelo Apedeuta .Parece-me, no entanto, que está sendo generalizada (ou globalizada, diriam alguns). Não seria o aumento da população e suas consequências fazendo o bicho-homem retornar aos seus primórdios?.
João
-30/07/2011 às 12:10
Caro leitor, leia isso com atenção: “Esse plano nos forçará a reviver essa crise em poucos meses, mantendo nossa economia cativa da politicagem de Washington outra vez”.
Ora, Obama está dizendo que o plano forçará os EUA a reviver essa crise em poucos meses. Ou seja, ele está dizendo que é melhor aumentar o teto da dívida sem restrições imediatas - ou seja, na prática, sem restrições, porque restrições planejadas para um futuro mais distante nunca são obedecidas porque nenhum político é burro o suficiente para entrar na canoa furada de cortar gastos de verdade. Obama está dizendo que é melhor o governo torrar dinheiro e deixar a conta para um futuro mais distante. Ele quer adiar o problema. É o que os presidentes dos EUA fizeram nas últimas décadas. É o que Obama quer fazer.
José Geraldo Coelho
-30/07/2011 às 12:09
Obama é um governante jovem.
Usa e abusa de recursos cibernéticos para governar a maior economia do mundo.
Enquanto isso, no hemisfério sul, um outro governante usa e abusa de carrocerias de caminhão para governar a maior economia do sub-mundo.
Cássio
-30/07/2011 às 11:54
Na verdade a proposta republicana foi uma falsa solução para o problema. Problema esse, criado pelos republicanos nos governos Bush, qualquer especialista sabe disso, pois os programas criados no governo Obama são pífios em termos do tamanho do endividamento.
.
As dívidas já existiam e a atual legislatura apenas negociou (consensualmente!) um modo de pagá-las e autorizou novos endividamentos para contornar a crise do final da última década. Não sejamos tolos, o aumento do endividamente tem sido rotina nas legislaturas anteriores. Agora, republicanos e democratas não entram em um consenso sobre como cortar gastos, pois ironicamente, os cortes vão colocar a recuperação da economia em passos de tartaruga.
.
A briga não sabota apenas o governo Obama, mas os próximos governos republicanos ou democratas. Para não falar dos problemas externos! Podem ter certeza que eles vão chegar num acordo loguinho…
Fernando
-30/07/2011 às 11:53
Essas atitudes já vêm desde antes de ser eleito. Como senador, ele aprovou uma lei confirmando que filhos de estrangeiros não podem ser presidente dos Estados Unidos. Mas isto não impediu este filho de um súdito da coroa britânica de se candidatar.
Henrique Lima
-30/07/2011 às 11:39
Com PMDB e PR os EUA já teriam o teto nos ares há muito.
Kennedy é minha anta, diria Mainardi.
furstenau
-30/07/2011 às 11:33
No mundo atual, nem os EUA estão a salvo de uma aventura populista. A diferença é que lá, após um mandato, o eleitorado acaba com a farra esquerdista e recoloca o país nos trilhos.
O grande problema é aqui, onde a sociedade está anestesiada pelo dinheiro oficial e pela praga do politicamente correto. O Brasil ainda deve padecer muitos anos sob o império do lulo-petismo.
Não catolico
-30/07/2011 às 11:31
André Luis
No periíodo anterior, os democratas tinham o domínio das duas casas do congresso. Sempre foi o partido democrata que mais puxou os gastos, o executivo tinha de ceder, pois lá quem realmente manda no orçamento é o congresso.
Quanto aaos que pensam o contrário, é muito simples perceber:
1. Bush reagiu a uma situação real. Suas respostas militares começaram quando seu país foi atacado. Não foi a melhor reação? Toda ação de grande proporções está sujeita a erros de grandes proporções, mas não se pode negar que a origem do caso foi o ataque sofrido pelos EUA.
2. Somando todos os gastos a mais das forças armadas em razão das guerras, é uma fração do aumento do déficit público. Os maiores aumentos de gastos foram os “sociais”, as “bolsas compra-votos” de lá, pressionados por políticos do partido democrata.
3. Ninguém entende o que BHO está fazendo na Líbia, mas tem tudo para ser a construção de mais um Irã. Gastando dinheiro que não tem para tornar a situação dos EUA ainda mais dificil…
Alex Esteves da Rocha Sousa
-30/07/2011 às 11:28
Reinaldo,
Alguém já lhe mandou o link do texto de Kennedy Alencar, algo que eu pensei em fazer. Quando o li, pensei estar lendo a pior análise política de todos os tempos. Como aquele rapaz consegue escrever aquilo?
andre carvalho
-30/07/2011 às 11:26
REINALDOXX!!!
JM
-30/07/2011 às 11:24
Reinaldo,
Belo artigo!
Vc. descreveu as características dos terceiros mundistas.
Os idiotas não perderam a modéstia , eles descobriram que são maioria ,e , por
solidariedade numérica já estão dominando o mundo.
Quanto ao Brasil já esta dominado , penso que forever.
Não sei se esta frase que os idiotas perderam a modéstia seja do Nelson.
Ele falava sempre dos idiotas da objetividade. Fui seu leitor assíduo.
Havia nos seus textos um tipo fabuloso, Palhares( O Canalha) que agarrou a cunhada,
dando lhe um beijo no pescoço. O Palhares hoje está presente em toda novela da TV.
Aliás , permita-me dizer , a novela das nove é o tsunami do inverossímil.
Anônimo de todo dia
-30/07/2011 às 11:23
Idiota Sagarana das 7:40h, onde Reinaldo reescreveu a história? Conte os fatos, dê argumentos. Não jogue apenas afirmações no ar sem substanciar. apenas jogando afirmações no ar você revela o que realmente é, um petralha.
Anônimo de todo dia
-30/07/2011 às 11:21
Andre Luis, quem salvou a GM foi o Obama. Vais se esclarecer um pouco antes de sair comentando. Os republicanos podem até estar endurecendo o jogo, e terem culpa no cartório, mas não é esse o ponto do texto do Reinaldo. O que Reinaldo critica são a postura e a atitude de Obama. Ao invés de liderar, convencer, vai ao tuiter (de candidato) e à TV posar de bebê chorão. A maior economia do mundo não pode ser presidida por um bebê chorão, por uma invenção do marketing político. O Brasil, por irrelevante, pode conviver com ficções do marketing político, a maior economia do mundo não.
Anônimo de todo dia
-30/07/2011 às 11:18
Idiota Zardeto às 9:51h. Nossa, os idiotas invadiram a área de comentários, socorro Nelson Rodrigues.
Anouk
-30/07/2011 às 11:17
Oi Reinaldo,
Os republicanos nao estariam sendo pressionados pelo lobista Grover Nordquist? Tendo este a maioria republicana do seu lado, entender o porquê de nao se chegar a um acordo fica mais claro. Afinal, muitos assinaram a tal declaracao “Taxpayer Protection Pledge”. Entre estes estao Michele Bachmann, Mitt Romeney, Newt Gingrich (todos com pretensoes à presidência).
Anônimo de todo dia
-30/07/2011 às 11:17
Leo das 9:51h, ele tem que pedir para sair por que acima dele não tem ninguém com legitimidade ou força suficiente para demiti-lo? Se é assim, o país está acéfalo?
Anônimo de todo dia
-30/07/2011 às 11:15
Comunista VIC às 9:52h.
LF
-30/07/2011 às 11:15
Acho que Obama está preocupado em encontrar uma saída. Ao contrário do que você pensa, suas mensagens no twitter pediam uma manifestação popular contra essa briga estúpida entre os dois partidos no que diz respeito ao limite de endividamento. Obama não faz parte dessa “nova onda” revisionista intelectualóide que questiona aspectos positivos do “New Deal” e se esquece que o problema é o agora suprapartidário. Também está muito distante dos ideais do Tea Party e seus antagonistas de esquerda que os rotulam de “white trash”. Quando as ideologias falam alto, sempre surge uma força para neutralizá-las cedo ou tarde. A história mostra isso.
En passant
-30/07/2011 às 11:11
Fiasco é síntese de elogio.
Hugo
-30/07/2011 às 11:00
Tio Rei, como você é malvado! Falando assim do Obama o Jabor vai entrar em depressão profunda. Fale mal de Nosso Senhor Jesus Cristo, critique Chico Buarque, mas ousar levantar a voz contra Obama?! Aí o Jabor não aguenta.
Franklin
-30/07/2011 às 10:56
Pela lógica desse post, então Lula ganhou porque FHC foi mal; e Lula não tem mesmo que dizer que foi graças a FHC que ele conseguiu sucesso. Como Obama não tem que dizer que os problemas dele foram herdados.
Comparar Estados Unidos com Brasil dá sempre problema. Tirando a idade dos países e seus respectivos tamanhos, nada há de semelhante entre estes dois países.
Obama não é Lula. O Tea Party não tem nem vestígio no Brasil.
Rodesiludido
-30/07/2011 às 10:54
Desde o começo eu não botava fé nele.
Lugger
-30/07/2011 às 10:52
André Luis: justamente por terem salvo essas empresas que vc refere que surgiu o Tea Party, como reação à gastança estupida e injeção de dinheiro público em empresas que deveriam fechar.
Carla
-30/07/2011 às 10:52
Tem gente criticando os republicanos. Mas eles estão fazendo o papel que lhes é de direito… E se Obama fosse um bom político, teria BONS arguentos políticos para opor aos adversários, oras… Mas não tem, fica apenas se fazendo de vítima, tal qual nossos petistas.
Carla
-30/07/2011 às 10:47
O Obama não quis deixar a presidência para a loirinha, a Clinton, que era sim muito competente, agora aguente né!
Gui
-30/07/2011 às 10:46
Fora algumas (muitas)crônicas sobre os PeTralhas, esta é
a mais bem elaborada e realista, de sua autoria.
Política Internacional … pouco importa, se, de algum modo estamos no mesmo alvo.
Por isso o BO disse que o Lula era o cara.
Quem sabe, não ache a “presidenta”, a cara. LOL
Rudnei
-30/07/2011 às 10:42
Serah que o Caio Blinder te le?
anonimo mesmo
-30/07/2011 às 10:41
Obama ‘e o cara!
O cara errado,na hora errada!
-Concordo,ele ‘e um grande fiasco!
Dilma I, a Muda
-30/07/2011 às 10:30
>>
A governanta continua muda e calada enquanto seus assessores falam por ela ou em seu nome: “Dilma disse…”, ” a Presidenta recomendou…”, “Dilma fará isso…”, “Dilma fará aquilo…”.
A governanta conseguiu reunir o ministério mais corrupto, incompetente e mediocre desde que essa República existe.
O governo Dilma é uma tragicomédia. Escrita, produzida e dirigida por Lula, o Boçal.
<<
Cássio
-30/07/2011 às 10:30
Os politicamente corretos vão me crucificar, mas devia ser obrigatório ter curso superior para ser candidato a presidente. Abaixo a ditadura dos peões!!!
Milton
-30/07/2011 às 10:30
Bom dia Reinaldo! Sou fã do seu blog que leio quase todos os dias, e na maioria das vezes concordo com seus comentários. Mas acho que no caso presente da questão da dívida americana, Barack Obama tem cedido, e quem está sendo realmente intransigente são os republicanos, que se aproveitam da momentânea situação de maioria na Camara. A questão de Barack Obama recorrer ao twiter pode ser entedida como uma forma de atingir o eleitorado americano a se manifestar. No presente caso acho que você está sendo coerente com as suas idéias, mas extremamente duro nos seus comentários contra B.O., que se não é “o cara”, também está longe de se assemelhar aos BANDIDOS que temos no nosso congresso.Abraço
Tito Livio Bereta Bereta
-30/07/2011 às 10:25
Minha folha corrida não me dá a condição de pensador. Sou apenas observador dos fatos. Desconheço fisicamente o país. A leitura, todavia, me levou a uma conclusão: o americano médio é tão babaca quanto o brasileiro superior, médio e inferior. Ambos acreditamos em demagogos. Claro que existem diferenças intrínsecas no modus vivendi e modus operandi, porém tais diferenças não serão gritantes a ponto de considerá-los melhores que o brasileiro. Obama foi visto como o salvador da pátria tanto quanto o lula. Não foi ele que disse ser lula “o cara”? Agora todo mundo quer jogar bosta na Geni dele. Negros, brancos ou amarelos, asiáticos, europeus ou americanos, nenhum indivíduo tem o condão de salvar um país. O que faz um país é a somatória de seu povo. Imbecil, decisões imbecis. Aplicado, decisões sábias. Eleições sensatas. A história mostra que todos os impérios tiveram apogeu e declínio. Não torço para dar errado. Mas “não é do homem dirigir seus próprios passos”. O horizonte democrático não é por si suficiente para garantir nada a quem quer que seja. Democracia é apenas uma ferramenta criada pelo desejo de poder.
patricia m.
-30/07/2011 às 10:11
ALERTA, Leo @9.51 eh maior petralhudo… Jobim tem sido indelicado eh, so porque disse que votou no Serra? Quale, meu, vai arrastar a turminha do abaixo-assinado petralha para tirar ele de la entao, vai… Sai daqui.
patricia m.
-30/07/2011 às 10:09
O mundo é bárbaro não, o BRASIL é bárbaro… Querendo ou não mesmo no meio da maior crise os americanos se seguram firmes e fortes, inclusive deserdando o twiter do Barack. Aqui no Brasil, quanto mais bobagem o Lula fala, mais gente tem aplaudindo. De novo, o BRASIL é bárbaro.
Vanderlei
-30/07/2011 às 9:57
Reinaldo, perfeito! Twitar é a especialidade desse cara que não é especializado em mais nada. Quando lançou o We Can, lembrei-me de Collor. O homem batia no peito querendo dizer: deixem comigo, pés descalços; deixem comigo, descamisados. E treze por cento dos eleitores votaram como protesto pelos anos de segregação e o restante, por vadiagem.
vic
-30/07/2011 às 9:52
todo governo conservador deixa herança maldita ao seu sucessor na esperança de que o país se ferre e eles voltem ao poder…
Leo
-30/07/2011 às 9:51
Pede o boné, Jobim
O ministro da Defesa tem sido indelicado com espantosa frequência. Já é hora de sair.
zardeto
-30/07/2011 às 9:51
Sei…
Quer dizer que obama tem a obrigação de salvar o mundo das lambanças republicanas do doido bush que só pensava em guerra e em tirar imposto dos ricos…
Mariazinha
-30/07/2011 às 9:46
O barack é um babaca mesmo! Qualquer coisinha vai para TV ou vai tuitar feito um adolescente, fracamente!Fica indignado que a oposição se comporte como oposição. Isso é o que dá marqueteiro montar a imagem de um candidato, a realidade ajuda a desfazer o mito e não sobra muita coisa.
ricardo
-30/07/2011 às 9:41
<b”É claro que isso nada tem a ver com a sua cor ou origem…”… já estamos em 2011 e ainda eh necessário fazer observações desse tipo para se antecipar a reação dos idiotas que sempre dão as caras nesses casos…lembra muito um episodio da serie Seinfeld, aonde cada vez que ele fazia citação a algum determinado tipo de comportamento atribuído aos gays, ele dizia logo em seguida: “não que eu tenha alguma coisa contra”…esse o mundo cretino e imbecil do politicamente correto, que te faz parecer um papagaio idiotizado…
André Luis
-30/07/2011 às 9:05
Esta é uma das poucas vezes em que discordo.
Se Obama pode ser criticado por defender que o congresso dos EUA tem que dar uma solução para o orçamento, também os Republicanos podem ser criticados por sua incoerência no que tange ao limite do endividamento e a déficits fiscais. Basta ver o que ocorreu no período do governo anterior. De fato Obama tentou encontrar uma solução e, de fato, Obama cedeu, negociou abdicando de algumas prioridades no orçamento para chegar a um consenso. Não conseguiu. Agora cabe ao Concresso dos EUA resolver o problema ou não.
Se o Obama pode ser criticado pelo seu comportamento, então o que dizer de muitos republicanos, então? E o Tea Party que chama o Obama de comunista? Onde estava o Tea party quando o Bush salvou os bancos e a GM, aí não era comunismo?????? Ridícula a posição dos Republicanos. E também hipócrita.
André Silva
-30/07/2011 às 8:53
Pelo mesmo raciocínio presente nesse texto, dá pra afirmar que se o gorverno FHC tivesse sido um espetáculo Lula não teria sido eleito? É possível um paradoxo?
Victor Kroeger
-30/07/2011 às 8:20
“Quem se apresenta como candidato e se dispõe a ganhar uma eleição está afirmando que sabe como resolver o impasse…”
Esta frase deveria ser esfregado na cara de qualquer candidato a qualquer cargo, antes mesmo das eleições, para que depois não tenha esta retórica ridícula de “herança maldita” como desculpa para a própria incompetência!
Quem se candidata a algo é porque afirma saber lidar com a situação “no estado em que se encontra”. Se for diferente, então se trata de um engodo!
LULA BRANQUELO AQUI, BO NEGÃO LÁ e AÉCIO EM MG: assim caminha a humanidade, minha gente!
-30/07/2011 às 8:08
Meus caros eleitores medíocres!
A mediocridade, meus caros eleitores medíocres,
A mediocridade avança, avança, AVANÇA!
Em seguida, a mediocridade DESTRÓI, destrói, destr…
(A mediocridade renasce, renasce, RENASCE!
Porque eleitor que não sabe votar é igual erva daninha:
Renasce, renasce, RENASCE!!!)
Ferreira Pena
-30/07/2011 às 8:02
Mesmo antes das eleições americanas, nunca senti simpatia pelo Barack Hussein Obama, não sei se por influência do nome, nada americano. Ele tem a ginga sestrosa dos antigos malandros dos morros cariocas. À semelhança do nosso Velhaco, só tem conversa sem compromisso, e vai levando as coisas ao Deus dará. Ele é realmente muito ruim, a culpa é sempre do outro, nada com ele. Por aqui, o Velhaco está como pinto no lixo, à vontade, e com a imprensa dando o maior apoio. Nenhum repórter tem a coragem de perguntar a esse sacana, sobre sua responsabilidade na situação em que deixou o Brasil.
DuraLexSedLex
-30/07/2011 às 7:43
Caríssimo.
No fundo, no fundo, tudo se resume a dinheiro. Acredito que não se trate de quem gastou, ou como gastou. Acredito que se trate de A QUEM SE DEVE a dinheirama. Se os credores fossem países terceiromundistas (tese impossível ,mas apenas para fins retóricos), a moratória já teria sido declarada. Entidades muito poderosas estão por trás desde déficit americano, a quem não interessa em absoluto que isto venha a acontecer. Um engano muito comum, é acreditar que o interesse financeiro, é “dos americanos”, ou “dos ingleses”, quando se trata de dinheiro. Engano. Dinheiro não tem cheiro, nem nacionalidade. “Quem” realmente tem dinheiro, pode até ter nascido lá, aqui ou acolá, isto consta nas cédulas de identidade, lá deles. Todos eles, independente de onde tenham nascido, são…adivinha!
esther correa
-30/07/2011 às 7:40
Oi Tio
Muito didática a sua abordagem sobre o Obama. Não tenho acompanhado o caso, mas não deixo de escutar comentários a respeito todo o tempo.
Deu p/ entender direitinho. Em suma, O Obama se comporta de maneira indgna e leviana, bem parecidinha c/ o Apedeuta, culpando os Republicanos e reclamando p/ o povo como se fosse uma criança birrenta, ao invéz de calar a boca e negociar civbilizadamente com o Congresso, respeitando, assim, as instituições.
Se fosse aqui o Apedeuta convocava o MST e mandava arrebentar o Congresso, como já fez.
Tio, obrigada pela aula sobre o Obama. Vc. é um ótimo professor.
Sagarana
-30/07/2011 às 7:40
“Obama, só para citar um caso, foi à guerra contra a Líbia sem pedir autorização para o Congresso e, na prática, jogou no lixo os termos da resolução da ONU que autorizava a ação naquele país” Que “são” isso companheiro Reinaldo, deu para imitar a esquerda e “reescrever a história”?
“Um colunista da Folha Online, mandaram-me o link…” Ai!!! Ai você já esta sendo “companheiro” demais.
maria
-30/07/2011 às 7:37
Cada pais tem o apedeuta que merece.Nunca acreditei nesse muleque narcisista, fabricado por marqueteiros tal e qual lula e o poste.
Marcelo
-30/07/2011 às 7:35
Brilhante, Reinaldo. Você é o melhor.
Gostaria que aprofundasse um pouco mais sobre a transição dos governos Bush e Obama. Sou um dos ferrenhos defensores de Bush, acho que ele pecou em alguns aspectos, mas enfrentou dificuldades internas na política muito maiores do que Obama vem enfrentando até agora.
Anônimo
-30/07/2011 às 7:27
Bom dia, reinaldo.
Se FHC tivesse sido um populista, o sapo barbudo e a companheirada nao teriam assaltado o nosso Pais!
Anônimo
-30/07/2011 às 7:17
Sem dúvida, “BO” significa boboca e lá vem os ufanistas transformar nossas mazelas em virtudes. Tenha a santa paciência…
Solo
-30/07/2011 às 7:15
Foi direto ao ponto. Muito bem seu Reinaldo!