23/11/2010
às 6:35O Rio, o crime e o idealismo dos “especialistas”
Às 23h40 de ontem, o Globo Online pôs no ar uma reportagem que talvez esteja na edição impressa de hoje do jornal. Consulta uma série de “especialistas” sobre os ataques que a bandidagem vem fazendo no Rio nos últimos dias. Todas as pessoas ouvidas proclamam o sucesso das UPPs — as unidades da dita polícia pacificadora — e entendem que o narcotráfico está reagindo à ação bem-sucedida da Secretaria de Segurança. Assim é se lhes parece, mas, até onde sei, não é assim. Até porque, e isto é uma informação, o tráfico não foi banido das áreas a que chegaram as UPPs coisa nenhuma! Essa é uma doce ilusão de acadêmicos, ONGs e da imprensa. Como é uma ilusão que reforça alguns de seus preconceitos ditos humanistas, então é proclamada por aí. Mas é mentira.
Os pauteiros dos jornais, das revistas e das TVs deveriam dar um jeito de pôr repórteres nessas áreas. Os meus — os da rede — me contam que houve, sim, um ordenamento do tráfico de drogas, que agora opera de maneira bem mais sutil, nada ostensiva, mas continua a fazer normalmente o seu “trabalho”. Tanto é assim que o preço da mercadoria que vendem continua o mesmo. Também o narcotráfico opera segunda a lei da oferta e da procura. Quando esta é muito maior do que aquela, a droga fica mais cara. E ela não está. O fornecimento do bagulho está regularíssimo, e os preços, estáveis. Vale dizer: chega normalmente às bocas e narizes. O problema é que as áreas ditas “pacificadas” precisam é de menos mão-de-obra de segurança. A “Narcotráfico Inc.” vive um momento de enxugamento de quadros e de corte horizontal de pessoal.
Os trabalhadores dos outros setores, quando dispensados, vão para a fila do seguro-desemprego. Os desse ramo optam pela Bolsa-Madame. E saem barbarizando. Eu já tinha escrito aqui que Sérgio Cabral e seu secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, haviam descoberto a quadratura do círculo: a sua política de ocupação das favelas operaria o milagre do sumiço do bandido: oficialmente, a PM avança nas áreas dominadas pelo narcotráfico, leva a “paz”, e os bandidos somem — ou se convertem. A guerra do estado do Rio contra o narcotráfico nem mata bandidos nem faz prisioneiros. E isso excita o espírito humanista dos nossos “intelectuais”, que passam, então, a acreditar em milagres. Ora…
Há gente querendo aterrorizar a população e passar a sensação — que, ademais, é real — de insegurança? Sem dúvida nenhuma! Mas o que se tem aí é evidência do “sucesso” da política de segurança? “Humanistas” e “intelectuais” costumam não gostar de cadeia. Até prova do Enem traz hoje em dia questão sobre Michel Foucault… Esses poetas bucólicos acreditam que, quando uma UPP “ocupa” um morro sem dar um tiro, entamos diante de uma operação bem-sucedida. Foi do que se orgulhou Beltrame no dia 15 do mês passado, quando a unidade subiu o Morro dos Macacos. O silêncio significava um tiro no bom senso. O único barulho que se ouviu foi o dos aplausos. Dilma se animou. O Rio virou modelo de segurança pública para o resto do país… Meu Jesus Cristinho!
Desculpo-me por desafinar esse doce consenso. Bandido não desaparece. Se não é preso nem morre, então está “trabalhando”. Se a mercadoria que ele vende continua a abastecer o mercado normalmente sem nem sequer uma variação no preço, alguma coisa há de errado. Lamento perturbar o idealismo dos “especialistas”, mas o problema é maior do que se pensa. Saiam dessa zona de conforto que se conforma com a explicação simples e errada de que se trata apenas de uma “reação” às ocupações dos morros — até porque não foram tantas assim, não é? O problema é mais complexo. O narcotráfico “pacificado” está liberando mão-de-obra, que, ociosa, foi à luta.
Ou bem a polícia do Rio começa a fazer “prisioneiros” ou se cria, então, a Bolsa Pó: tenta-se convencer o traficante a deixar o vida bandida em troca de uma prebenda oficial — sempre lembrando que o crime paga mais.
Tags: narcotráfico, Rio


Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed
Rebeldes criticam a ONU após novo massacre na Síria
Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola
Atirador em cima de telhado mata uma pessoa na Finlândia
Iêmen: tropas do governo matam 20 membros da Al Qaeda









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
190 Comentários
Jorge de Oliveira
-26/11/2010 às 22:04
Tivemos muitos anos de complacencia com tudo, com drogas, com prostituiçâo, e todas as formas de perverções e apologias au uso, ou divulgação duvidosa. Temos tido e sofrido a AUSENCIA DO ESTADO, por muito tempo, acredito que chegou a Hora de um BASTA. Pagamos impostos, os nossos prefeitos, vereadores, deputados, senadores, ministros, Presidente, sâo representantes do POVO, e Administradores por ele (o povo) eleitos. Que façam pois uma Boa Administraçâo, e zelem pela SEGURANÇA deste POVO , que os elegeu e os elege sempre. POLITICOS, por favor, TRASBALHEM.
gabriella bernine
-26/11/2010 às 11:01
eu acho que colocando policias escondidas nas matas e outras nas favelas facilitaria
Cil
-24/11/2010 às 22:16
Na mosca!!!!!!! Tava tudo “pacificado” em ano de eleição, agora… tudo volta ao normal. São mais 4 anos para a população ficar presa na guerra do tráfico. A única coisa pacificada foi a cara de pau de Vossa Tirania e da Rainha de Copas durante este período eleitoral!
Leonardo
-24/11/2010 às 21:23
Perfeito!
Bruno Fonseca Almeida
-24/11/2010 às 20:57
Senhor Carlos E - Mas foi assim que começou a “milícia” que com o tempo subverteu um pouco o perfil pelo menos em algumas regiões que conheço. Inclusive antigamente era chamada de polícia mineira, carinhosamente conhecida como mineira até a mídia transformar em milícia.
DIVULGUEM!!
-24/11/2010 às 20:12
Vamos votar no melhor jornalista brasileiro:REINALDO AZEVEDO
http://www.whopopular.com/Reinaldo-Azevedo
Carlos E.
-24/11/2010 às 18:46
Boa tarde, Reinaldo.
Li com bastante interesse seu post e gostaria de acrescentar, se me permite, só mais um ingrediente que infelizmente tempera e por que não dizer apimenta a violência no Rio: A “blindagem” que parte da população faz com esses bandidos. Quer por medo,quer por dependência essa blindagem existe. Só tolo é que não vê ou não admite. Alegar que é medo de morrer acho estranho, pois muitos estão morrendo por nada; nem ao menos defendendo o que é seu. Quantos moram nos morros? 100 mil, 200 mil? Quantos são os bandidos? 50,100,200? Tenho certeza que o número de pessoas de bem é muito maior. Seria muito interessante que aprendessemos com os insetos. Alguém já viu o que acontece com um inseto estranho quando este tenta entrar em um formigueiro? É certo que algumas formigas morrem, mas o bicho não se cria. E com abelhas? A mesma coisa. E isso começaria a melhorar se própria população não aceitasse a presença desse bandidos. Morrer por morrer, que ao menos seja por uma causa justa.
Rodolfo Diminas
-24/11/2010 às 14:58
Não há nada de errado com a “Cidade Maravilhosa”. O problema está na sensação de insegurança da classe média(a palavra “burguesia está em desuso). Tolerância para consumo de drogas ilícitas e dinheiro para a compra de privilégios(corrupção) são a raiz mestra da “árvore da sabedoria do paraíso carioca”.
José
-24/11/2010 às 14:25
Os cariocas so sao valentoes para agredir o pessoal do Serra,aonde que os machoes se escondero agora.Voces ja imaginaram a situaçao de voces apartir do ano de 2011 o flamengo na segunda divisao, mais carro queimando nas rua,o governador dizendo que esta tudo sobre controle. Mas pode ficar tranguilo os paulista em concideraçao a voces vao dar a todos os elustre moradores do Rio um presente que sera a mudança do sr. Luiz Inacio que vai passar a a resedir ai na cidade maravilhosa
Anike
-24/11/2010 às 14:13
Serra estava certo fechar as fronteiras da Bolivia para que o “cumpanhero” Morales pare de mandar armas e coca para o Brasil, e onde está a tal “Força Nacional” não tem estrutura para nada, vão ter de usar outra vez o exército, aqui em SP a PM resolveu a questão.
estrela
-24/11/2010 às 13:12
estou enojada, com o cabral que deve receber propinas dos grandes traficantes que naturalmente não podem ser presos. agora mesmo vi na tv o secretário de segurança, apavorado, impotente, envergonhado mesmo, pedindo o auxílio da população. o que é ele quer? uma passeata monstro do povo carioca, para sermos metralhados como insetos? se o secretário tivesse vergonha, pois nada pode fazer, pediria a sua demissão. ENQUANTO TIVERMOS POLÍCOS E GOVERNADORES CORRUPTOS, O NOSSO PAÍS VAE SENDO DESTRUIDO E NÓS PAGAMOS A CONTA. Drogas são consumidas em vários países estrangeiros, e nem por isso os traficantes dominam e aterrorizam a população e nem confrontam a polícia super bem equipada. O que o corrupto cabral teria para explicar? quem tem que ir para cadeia como responsável pela guerrilha carioca é o seu Governador corrupto e incompetente. cabral o seu lugar é na cadeia…
Ricardo
-24/11/2010 às 12:07
Por que o governo vai combater o tráfico se muitos políticos se beneficiam dele? Ou cai de pau, joga o exército e vai na base da guerra civil, ou legaliza. Esse meio termo não pode continuar. Mas continuará enquanto houver impunidade. Bandido bom é bandido morto! Mas de novo, por que o governo vai combater o tráfico se obtêm benefício? O que vale é $$$ e poder… quando se tem, não é afetado. Um lava a mão do outro. E o povo fica embaixo recebendo a sujeira.
Paulo
-24/11/2010 às 9:32
UPP não é a solução mas já o início do caminho. E nem só pelo preço das drogas da pra se saber se está havendo algum impacto ou não. Em minha opiniãos não da pra negar que essas ações são uma reação a opreção que a policia vem fazendo contra o tráfico.
Thaís
-24/11/2010 às 7:05
Sou Defensora Pública e trabalho em contato com vários réus de processo criminal. Acho muito improvável que essa onda de violência no Rio de Janeiro tenha se dado pelo “desemprego” dos soldados do tráfico. Pelo que conheço daqueles que cometem crime não há entre eles qualquer organização. Se nem trabalhador consegue se manifestar sem sindicato, dirá quem está na margem da sociedade. Os acontecimentos atuais são muito similares ao do PCC em 2006 e parece ser algo ordenado. Não sei se o Sr. Reinaldo subiu no morro para saber se a UPP acabou com o domínio dos traficantes ou não. Pq dizer que não funcionou é tão sem conteúdo quanto dizer que funcionou. Para falar qq coisa tem q ir lá e subir no morro.
jose
-24/11/2010 às 6:51
so um detalhe. para domonar o morro, primeiro o oasfalto tem q estar dominado palmo a palmo, o que esta longe da nossa realidade. ha muito mais policiais em uma upp do que num batalhao inteiro que cobre varis bairros.
jose
-24/11/2010 às 6:49
Ola, sou policial e me espanta a lucidez do seu texto. Pq percepcoes como essa nao sao “liberadas” pela imprensa? aiaiai, quem nos salvara dessa policia feita por politicos?
Flavio
-24/11/2010 às 0:38
Morrem muitos jovens e até crianças inocentes, claro, nas comunidades do Rio por causa dessa porcaria! Legalizem logo isso p acabar a matança!!!!!!!!!!!
Flavio
-24/11/2010 às 0:35
Estamos perdendo os nossos jovens de um jeito ou de outro, por causa das drogas!!!!!!!!!!!!!!
Roberto
-24/11/2010 às 0:06
“O narcotráfico “pacificado” está liberando mão-de-obra, que, ociosa, foi à luta.” “Os trabalhadores dos outros setores, quando dispensados, vão para a fila do seguro-desemprego. Os desse ramo optam pela Bolsa-Madame. E saem barbarizando.”
Interessantes afirmações. Não conheço evidência factual que as fundamentem. Não estou discordando delas, apenas acho que devem ser apoiadas por fatos e provas. Se veja.com tem evidências a este respeito, que as publique.
PS: Notem que um “desempregado” do tráfico ir assaltar é uma coisa, e ir incendiar carros é outra bem diferente.
Marco André
-23/11/2010 às 23:35
Que a UPP não é solução todo mundo sabe. Não há uma solução, são diversas açoes em busca da solução. Ela pode sim ajudar, mas nunca sozinha. A verdade é que a sociedade carioca está doente, sem rumo e com valores muito distorcidos e vai demorar muito até compreender que até os pequenos atos influenciam o todo. Infelizmente Cabral, Babu, Picciani e outros fazem mparte dessa sociedade doente. O problema é de todos nós. Mas uma coisa não dá para negar, bandido não cria tumulto só por prazer, alguma coisa está incomodando.
duduvieira
-23/11/2010 às 23:34
Prezado Tio Rey; O problema do Rio é um só, chama-se NITROGLICERINA PURA, uma bomba várias vezes anunciada abateu sobre a cabeça dos cariocas, bomba com mistura química:irresponsabilidade+demagogia+falta de caráter+ ausência de autoridade+sucessão de governos medíocre. Começou com Brizola e de cá pra só piora, um monte de ilegalidades, impunidades, autoridades frouxas, arrasa com qualquer plano, podem colocar mil ups, a coisa ficou fora de controle e não é agora,põe 20 anos nisso!! Percebo que somente agora o carioca, gente boa, pessoal trabalhador,bem humarado,de bem com vida, alegre, brincalhão, adorava matar uma 2ª feira, esse carioca não existe mais, se tornou réfem da bandidagem, vive trancado, encurralado, medo, pânico,triste, se deu conta que a cidade maravilhosa foi pro beleléu. Meu prezado Tio ReY, preferia o Rio da década de 70/80, a cana era dura, havia o rigor da lei, não havia crise de “Autoridade”, sim, o bom e velho xerife, o carioca era feliz e não sabia, somos solidários com outrora alegre e bondoso povo carioca, assistimos entristecido a decadência do Rio, os morros verdes ficaram vermelhos, o povo vive em pânico, um teatro de guerra urbana, mas não estamos em Bagdá ou Cabul, estamos no Brasil mesmo, Rio, o antigo cartão postal.sds
MS
-23/11/2010 às 21:46
Cadê o Eduardo Paes? Se escondeu, a beleza do Rio está encoberta com a violência e a incapacidade do seu alcaíde. Não sabe administrar seja honrado e largue o seu mandato, capacidade não é para todos. Admirava-o no congresso, mas deixou enlamear-se com os malfeitores do planalto, são poucos bons exemplos. Agora se quiser sair do meio desses desatinados falseadores e procurar comandar essa linda cidade aglutinando as forças do bem.
maria eulália
-23/11/2010 às 21:31
O apresentador datena da TV Bandeirantes, vermelho por dentro e por fora, puxa saco do lulla e do pt, é um critíco ferrenho do governo de São Paulo, todos os dias fala mal do Kassab, do governador, da polícia, da educação, do trânsito etc., hoje ficou bem quietinho e não comentou nada sobre a guerra civil, que está acontecendo no Rio de Janeiro, seria bem melhor esse cidadão mudar-se para lá e deixar os paulistas e paulistanos livres de nefasta presença.
Eduardo Buys
-23/11/2010 às 21:26
É triste reconhecer, mas é verdade. Se não baixas no lado do narcotráfico, nem prisioneiros nem nada, para onde vão os bandidos “pacificados”? Não tem mágica, o Reinaldo Azevedo está certo. O buraco é mais embaixo. E temos, como sociedade, que enfrentar o problema de frente. Não dá mais prá continuar fingindo que é a casa do vizinho é que tá pegando fogo. Não é! É a nossa mesmo!
maria chiquinha
-23/11/2010 às 21:20
Cadê os bandidos cariocas que agrediram o candidato Serra, antes das eleições? Onde está escondida essa corja?
Eles se dizem tão macho, porque não vão enfrentar os traficantes das favelas, ao invés de fazerem baderna eles deveriam defender sua cidade.
Regina Lourenço
-23/11/2010 às 21:17
Ô pessoal! O Sérgio Cabral está muito ocupado no momento organizando a homenagem que fará para o Lula. Estão preparando faixas com dizeres como: “OBRIGADO PRESIDENTE LULA” e outras imbecilidades. Meu Deus, preciso mudar de cidade. Estou com muito medo.
Segurança Mínima
-23/11/2010 às 20:48
No Rio, para jogar para a platéia na área de Segurança, Sérgio Cabral fez como o homem da piada que pega a mulher com outro no sofá, e tira o sofá da sala: tirou os bandidos dos morros e trombeteou que o problema estava resolvido. Na Bahia governada pelo PT, a Secretaria de Segurança suspendeu a divulgação das estatísticas de ocorrências policiais a partir de junho até o final do ano, alegando “mudança no software”. Claro, os petralhas estavam de olho nas eleições. No Espírito Santo, outro governador que anda de braços dados com Lulla, Paulo Hartung, encontrou uma “genial” saída na questão prisional: colocar presos em containeres. É assim que estão funcionam as coisas nestepaíz controlado pelos petralhas: muito populismo, cortinas de fumaça e retiradas de “sofá da sala”.
alberto santo andre.
-23/11/2010 às 20:23
A DIFERENCA ENTRE TER OUVIDO, E TER VISTO E O QUE FAZ A DIFERENCA, QUANDO VOCE TEM LEITORES DENTRO DA COMUNIDADE QUE VEEM O INTRO E NAO CANTAM O EXTRO,TE INFORMAM REALMENTE A REALIDADE, PORTANTO QUEM VIVE CONTA O DRAMA, QUEM VE DE LONGE CANTA A MENTIRA,[ BASTA QUE SE PASSE NA LINHA VERMELHA PRATICAMENTE A QUALQUER HORA DO DIA, PARA SE VER PESSOAS ARMADAS, E PODES TER CERTEZA QUE NAO SAO POLICIAIS.]
celeraman+
-23/11/2010 às 19:42
Quase escorregando para dentro do glorioso Estado do Paraná, devo estar a uns 800 Km de distância do Corcovado e do Cristo Redentor [que lindo!]. Rio de Janeiro, para mim, só aquele cantado em verso e prosa. O verdadeiro eu desconheço, embora se deixe aparecer numa leve ponta nos telejornais!
Por enquanto, estou a salvo. Mas já estou sentindo o cheiro da maresia chegando…
Zeca
-23/11/2010 às 19:19
O maior problema é que os grandes estão calados. Se é que são grandes. Os formadores de opinião, cadê os generais, a classe de intelectuais sumiu. Os cientistas, reitores,os magistrados. Sobrou só os políticos e os bandidos. Estamos nas mãos deles.
Paulo Nery BAHIA
-23/11/2010 às 19:15
EU NÃO VEJO VIOLÊNCIA ALGUMA !! É TUDO FRUTO DA MÍDIA !!! O POVO VOTOU DINHEITINHO EM NÓS !! Ass.: LUIS INÁCIO (LULLA) DA SILVA ! LEMBREM DE MIM EM 2014 ! VOLTO LOGO !!!
Cactus
-23/11/2010 às 17:56
Ao Carlos (14:16) - Não concordo com você. Se para a imprensa a razão do crime é a pobreza, como você diz, então destacariam a pobreza quando houvesse o crime. Mas ocorre o contrário, destacam quando é da classe média. O que tentam nos passar é que a pobreza não é a razão do crime. Isto todo mundo sabe. Entretanto eles omitem que a pobreza agrava a segurança pois aí é um passo para o crime. Omitindo isso, só posso supor que eles querem mudar a nossa opinião, ou seja de que a criminalidade não vem da pobreza. Assim, estão do lado dos bandidos omitindo os fatos. É só observar que nos países desenvolvidos há muito menos crimes do que nos países pobres. Simples assim…
Ariadne
-23/11/2010 às 17:41
Caro Reinaldo,
ouvi hoje o Secretário de Segurança Pública de Jaques Wagner falando sobre a violência na Bahia (o caso das adolescentes decapitadas e o menino morto por bala perdida da polícia). Cheguei à conclusão que Salvador já está se tornando o Rio de janeiro. O cara é muito fraco. Não falou em medida alguma que venham a tomar. Só falou m..Neste ritmo, logo logo o GJW (prefixo do novo helicóptero do governador) vai inventar umas UPPs por aqui.
E que Deus tenha pena de nós!
roberto
-23/11/2010 às 17:30
O Rio de Janeiro é um gueto do tráfico de drogas da Bolivia e da Colombia. Um abastecedor de drogas para o mundo inteiro e não só para os morros. A corrupção e a indolencia das autoridades para tratar desse assunto com responsabilidade é uma tragedia. Desse jeito, nem para balneário essa cidade vai servir. Todo mundo, que pode, está saindo da cidade aceleradamente. Não vão esperar nem as olimpiadas.
Jose Preto de Oliveira
-23/11/2010 às 17:17
recomendo a leitura do jornalista J R Guzzo, na última página da revista veja desta semana.
Izabel
-23/11/2010 às 16:35
Isso tudo é resultado da hipocrisia, que reina em nosso pais.Tudo bem maquiado, tudo bem combinado
Vocês traficantes, fiquem em seu quadrado, façam seus negócios a vontade só não perturbem.
Só, que nêsse acordão, alguma coisa fugiu do controle,
e agora Sérgio Cabral a violência explodiu no asfalto, talvez seja a hora de chamar a dilma para assistir, toda éssa desgraceira já que ela é uma adimiradora dêsse MAGNIFICO, sistema de segurança.
simone
-23/11/2010 às 16:13
ricardo -23/11/2010 às 15:29
Concordo com você. Onde fica a responsabilidade dos consumidores?
Qual o papel deles nessa cadeia criminosa? usuários inocentes? me poupe!! não dá ne?
Viciados de todos as categorias, inclusive artistas, mostrem a cara!! falem do assunto , de como vocês usuários contribuem também pra este massacre!!!
Achmed
-23/11/2010 às 16:13
Tio Rei,
De repente caiu a ficha e resolveram prender 11 (onze???)suspeitos numa ação da polícia em 17 locais diferentes!
Ou seja escolheram tão bem os locais que nem conseguiram prender 1 bandido em cada um deles!
Só não podemos esquecer que de nada adiantaria todo aquele trabalho de expulsão dos arrozeiros da Raposa-Serra do Sol, justamente para abrir caminho para as FARC, e depois prender todos os responsáveis pela distribuição da mercadoria, que com certeza ajudou muito na campanha da cumpanhêra, né?
mosciaro
-23/11/2010 às 16:11
Caro Reinaldo,
rapaz você viu ou ouviu a cúpula da insegurança pública do Rio de Janeiro fazendo “análise” e juizo de valores, sobre os arrastões que aterroriza os cariocas.
O Cabral e seu Secretário de insegurança fazendo bravata da ocupação dos morros pela UPPs, ofendendo e zombando da nossa capacidade de pensar, ao afirmar que os arrastões são retaliações pelas ocupações e endurecimento com os chefes do tráfego que estão presos. Ora ora, o crime não para, não tem feriado, sábado ou domingo. Quer dizer então se o governo não ocupasse as favelas e não prendesse os traficantes as coisas seguiriam o curso normal, ou seja traficante nas favelas, milicianos extorquindo os cidadãos com pedidos de proteção onde o Estado não chega, a venda indiscriminada de drogas em mercado livre(em tese isso não mudou), os bailes funks, as balas perdidas; que acham trabalhador, criança ou idosos. Sinceramente não dá para entender a lógica do governo carioca, a coisa está beirando o caos e o cara quer fazer politicagem, a hora agora é de trabalho você fez cagada quando tirou o policiamento das ruas para fazer propaganda para o horário eleitoral e agora quer fazer-nos crer que está certo. Ou vai fazer igual ao seu presidente dizendo que a culpa é da oposição. Lugar de policia é na rua, na prevenção do crime e não nos quartéis fazendo serviços burocráticos.
Ricardo
-23/11/2010 às 16:02
no mundo inteiro o consumo de drogas é imenso (europa e EU), porque só no RJ traficantes assumem perfil gerrilheiro e narcoterrorista se a culpa é dos … consumidores ? os consumidores do RJ são MAIS consumidores do que os outros doidos no mundo ? lhes garanto que NÃO ! então porque a culpa é dos “consumidores” ? quem vende e quem compra essa estupidez malandra ?
Ricardo.
Cuidado com essa visão simplista do problema. EUA / Europa, o consumo vai de cocaina (da boa), lsd, heroina, até outras drogas “caras”. Em pais “sub” como o nosso, a droga que é consumida é o crack, maconha (pessima qualidade) e cocaina (idem). Com relação a violencia que vc associa com a droga, a relação se dá pela de mercado, ou seja, a droga que é vendida no morro “x”, não pode ser vendida no morro “y”, por isso esta guerra travada entre os traficantes, e a policia tentando proteger alguma coisa.
Patricia Huxley
-23/11/2010 às 16:00
Isso tudo não passa de uma maquiagem muito mal feita da situação de violência no Rio. Colocaram as tais UPPs lá para dar um apoio “psicológico” à população e para agradar os boçais humanistas… Só que o resultado foi pífio como qualquer outra política imbecil que criam por lá. Esta é, talvez, a mais imbecil de todas. Quando chegarem as Olimpíadas e a Copa, vocês vão ver o Rio de Janeiro virar uma Suíça brasileira de paz, segurança, ordem e limpeza. Capaz de colocaram um cenário artificial para “tapar” os morros, inclusive, para não mostrarem a pobreza e realidade da cidade. Depois que o show acabar, tudo volta a ser como hoje. Vai ser bom isso, pois vai ficar bem explícito que o que acontece é PURA FALTA DE VERGONHA NA CARA do poder público (com letra minúscula)… e hipocrisia, acima de tudo.
joao só
-23/11/2010 às 15:51
Mais um detalhe, quem mantém o tráfico não é o dependente, este é um coitado q não produz nada, como um alcolátra. esse , segundo estudo da Unicamp, é um dos 10% da população q se tornam dependente quimico ( das drogas ou bebida). Quem mantém o tráfico é o pessoal que faz as festinhas de embalo, consomem com amigos, companheiros, colegas , etc. Pessoas não dependentes, instruídas e com din-din no bolso, alguns até participam de marchas contra a violência q talvez ela tenha ajudado a financiar…
gugain
-23/11/2010 às 15:47
Gostei de um comentário sobre o inventor da guilhotina. Beleza foi guilhotinado mesmo. A comparaçao com nossos governantes foi sábia e acredito nisso .
joao só
-23/11/2010 às 15:45
Tenho uma posição meio radical. Antes de qualquer de mais nada quero dizer q não uso e não faço apologia a droga, nem a bebida e nem a cigarro.
Mas acho q droga em si faz menos mal a sociedade q abebida ( p. ex.), o maior problema da droga é o tráfico. Por ser ilicito gera um lucro enorme e com esse lucro, por ser ilegal o comercio, compra-se politicos, juizes , policiais, organiza-se quadrilhas, facçoes, milicias etc. Hoje a droga mais danoso ao consumidor é o crack, este só existe por ser bem mais barato q as outras drogas. Ele é um substrato da cocaína feito com algumas substancvias mais baratas e q acaba “detonando” o o usuário. Acho q deveriam liberar o consumo, como se fosse uma bebida, com todas as restriçoes q tem a mesma. Antes de acharem uma completa locura levem em consideração o seguinte: eu não uso, se liberarem não vou usar, mas tenho certeza q o crime organizado deixará de existirpois o q mantém essa organização é o dinheiro arrecadado.
carlos
-23/11/2010 às 15:42
Reinaldo, fico imaginando que alguém não está cumplindo o acordado entre o poder público e o tráfico, que segurança pode representar meia duzia de PM na UPP no meio da favela, alias chegaram até lá e se instalaram sem dar um tiro e sem preder ninguém, algué acredita que os miles de soldados do tráfico vão mudar de ramo para trabalhar nas obras do PAC o em qualquer outro serviço?
Tem que ser idiota para pensar isso.
Perseus
-23/11/2010 às 15:40
Rio, 40 graus à sombra:
O que tem de lindo, tem de intelectuais de m****.
simone
-23/11/2010 às 15:39
Gente, não podemos esquecer que esta é raia miúda da corrente bandidagem. Neste negócio, os grandões mesmo estão nas altas esferas e em vários setores da nossa sociedade. Eles estão no judiciário, na PF, no legislativo,enfim, entranhado de tudo que é jeito. Esses aí que se expõem são na mão de obra barata, que também corre riscos e se acham o tal , pq possuem um arma. O problema é muiiiiiito mais grave que isto. Quando um governo não reconhece as FARCS, como organização criminosa narcotraficante terroristas, o que vocês esperam???????????????????????????
Isaac
-23/11/2010 às 15:38
Ultimamente, esses intelectuais brasileiros só decepcionam. Só de vê-los defendendo que o socialismo científico é aplicável na sociedade atual, tenho enjoo - O Marx, não desmerecendo a sua importância na conquista da social democracia, foi tão utópico quanto os outros socialistas.
Os líderes dessa quadrilha continuam ganhando fortunas não só por economizar em pessoal, mas também porque eles compram os policiais - muitos deles têm passe livre e escolta de nossos seguranças estaduais.
Para acabar com o crime organizado, a corrupção e a violência, precisamos varrer e punir os patrocinadores e apoiadores dela. O problema é que muitos desses são membros do próprio governo, da administração e da segurança pública.
Ney Gaucho
-23/11/2010 às 15:35
Ô Graça, das 13.42, já tentei várias vezes votar e não consigo me inscrever. Sou burro mesmo ou tem um jeitim que não peguei? Falando em jeitim, o Chico já devolveu o jabuti? E o cara no Estadão, tentando acertar as coisas para o comunista, heim? Vergonheira!
Heitor. Imprensa que ousa, mas, pelo bandido
-23/11/2010 às 15:32
Por meio desta reclamo da imprensa que diz: “Rio - Em uma ação ousada, por volta das 13h desta terça-feira, bandidos abriram fogo contra um jovem que estava em frente ao posto do Detran (…)”. OGlobo-online
Não precisamos de imprensa que ouse pela bandidagem. Não estamos falando de Hobin Hood ou Gunga Din. Falamos de facínoras. Facínoras “ousam”? A imprensa precisa usar com uma linguagem adequada a ação. A imprensa tem dificuldade de chamar bandido de bandido. Quando morre um bandido, a polícia é que mata. quando morre um policial, um policial morreu. Entulho guerrilheiro, entulho que se mostra um entulho na época, pois os guerrilheiros de ontem são os ladrões de hoje.
H Stern
-23/11/2010 às 15:30
O Tráfico ” armado ” acabou. Tráfico não armado tem até na PUC
ricardo
-23/11/2010 às 15:29
no mundo inteiro o consumo de drogas é imenso (europa e EU), porque só no RJ traficantes assumem perfil gerrilheiro e narcoterrorista se a culpa é dos … consumidores ? os consumidores do RJ são MAIS consumidores do que os outros doidos no mundo ? lhes garanto que NÃO ! então porque a culpa é dos “consumidores” ? quem vende e quem compra essa estupidez malandra ?
"DEOLHOSBEMABERTOS"
-23/11/2010 às 15:29
Reinaldo,mais uma vez insisto: ‘Todo caminho que parte do romantismo(Rousseau) vai dar no sadismo. Quem não se lembra dos sambas românticos de louvor ao morro:’Barracão de zinco/sem telhado/lá no morro/barracão é bangalô/lá não existe felicidade de arranha-céu/pois quem mora lá no morro/já vive pertinho do céu…’/-Ou ainda: /’A porta do barraco era sem trinco/e a lua iluminando nosso zinco/salpicava de estrelas nosso chão/tu pisavas nos astros distraída/sem saber que a ventura dessa vida/é a cabrocha ,o luar e o violão/nossas roupas comuns dependuradas/na corda qual bandeiras agitadas/pareciam um estranho festival/festa dos nossos trapos coloridos/a mostrar que nos morros mal vestidos/é sempre feriado nacional…/ E aí entrou a turma dos oportunistas/ esquerdistas e resolveu capitalizar a pobreza dos morros em benefício próprio,preparando uma futura ‘revolução social’.Passou-se a letras mais agressivas,menos sonhadoras e românticas .É dessa fase sambas como:’/O morro não tem vez/e o que ele fez/já foi demais/mas olhem bem vocês/quando derem voz ao morro/o mundo inteiro vai cantar…/’ Ou :’/Podem me prender/podem me bater/que eu não mudo de opiniâo/daqui do morro eu não saio não…/’ Hoje,segundo percebo aleatoriamente (pois parece que nem podem ser tocados em rádios e TVs,) os funcks,rappers,ou o que for, têm letras escabrosas,de um nível abaixo do rés do chão,incitando e/ou fazendo apologia do mal.O que eu quero dizer é que a coisa chegou a um nível tão péssimo,ao nível do puro sadismo,e ninguém parece querer ver a solução,quer dizer,um princípio de solução-que seria dar nomes aos bois (quem está cometendo crimes,seja das altas esferas,seja das baixas ou das médias,seja adulto,criança ou adolescente,seja preto,branco,mulato,verde,azul ou amarelo…enfim:puna-se o crime,limpe-se a cidade-e de resto o país- do crime,da corrupção,do mal- feito.Tolerância zero! Cumpra-se a LEI ! Combata-se o tráfico,o descaminho,o contrabando,a entrada e a livre circulação tanto da bandidagem quanto das drogas,armas,moambas de qualquer espécie.Transformem os morros em lugares bonitos,com praças,escolas,clubes de lazer,muita área verde,gramados e a árvores,ótimas escolas,ótimos hospitais e polícia eficiente a quem recorrer quando seus direitos e segurança estiverem sendo sequer arranhados.Isso é política de pacificação.Mas tem de começar. Uma longuíssima caminhada começa sempre com o primeiro passo.Dêem às pessoas,às crianças em particular,o direito de sonhar e de viver em um mundo onde seus direitos fundamentais,escritos na constituição,sejam exercitados.Isso é o direito à felicidade. O que está aí é mero ‘mis-en-scène’,pura encenação, fantasia pra inglês ver.Que tal olhar ‘olhos nos olhos’ da bandidagem e pedir que se comportem bem? Parece que já ouvi essa sugestão em relação ao Ahmadnejad…A verdade é que,se vocês consultarem o Google Earth,constatarão que o Rio de Janeiro,esse Rio de Janeiro lendariamente lindo,está minúsculo em comparação às infinidades de favelas que o cercam.Temo ter de concluir que ,assim,do jeito que está,o Rio está acabado,destruído,dominado.Rezemos para que se salve.
carlos
-23/11/2010 às 15:28
Reinaldo, o tráfico é a única atividade com crecimento sustentavel, já somos o segundo maior mercado de drogas do mundo, so perdemos para os americanos.nessa atividade se conseguem os maiores lucros e salarios para qualquer um e de qualquer qualificação. Até em cidades de 3000 habitantes tem varias bocas, essa guerra é brava e dificil de ganhar, vejamos EUA, mexico, Colombia, Etc..
O pior é que parece que não há ninguma preocupação do gov. eu já estou achando incontrolavel no pais todo, mais estamos preocupados com submarinos, caças e outras porcarias para defender o presal. De quém?
Aquí tem mais comunistas que na China e em todos os partidos, as coisas vão piorar tanto e os honestos e trabalhadores não tem para onde correr sendo asaltados pelos políticos e o poder público em todo quanto é canto e pelos bandidos na rua, não tem cidade no brasil que não esteja rodeada de favelas. De aquí a pouco as UPPS vão querer extorquir os traficantes protegidos e logo logo vão virar micro ondas, os PM de motocicleta vão virar tiro ao alvo dos traficantes. De aquí a pouco vão dar inicio a caça dos políticos, carcereiros, juizes, promotores ao estilo colombiano, porque não vão se mudar do rio.
Gedeão
-23/11/2010 às 15:27
O Rio de Janeiro é caso de Estado de Defesa ou Estado de Sítio.
Perseus
-23/11/2010 às 15:25
Excelente ideia ! Sérgio Cabral mudar-se com seu “staff” para o Morro dos Macacos.
Ressuscitem Michel Foucault e façam-no residir no Morro do Borel. Que aprazível localidade! A vista é linda.
Ia aprender rapidinho o verdadeiro significado de “vigiar e punir”.
Ziu
-23/11/2010 às 15:23
Reinaldo,
É que neste Brasil de hoje, os “especialistas” vivem a Era da Mistificação!
O país com PT e Lula emburreceu uma barbaridade!
Aqueles que deveriam se debruçar sobre graves questões, como essa das UPPs para fazer uma análise mais lúcida, mais voltada à lógica dos fatos, como o faz, simplesmente se limitam a repetir aquilo que as autoridades constituídas, que já não têm mais tanta autoridade (se é que um dia Cabral e Cia. a tiveram), dizem. É como se tivessem se tornado cegos e surdos a realidade dos fatos. E só poderia dar nessas conclusões que não passam de uma bobagem monumental. Que se há de fazer diante de tais “especialistas”, não é mesmo. Mas fique tranquilo- tudo pode piorar ainda um pouo mais…!!!
Cerveja Itaipava no Fogo de Chão
-23/11/2010 às 15:22
tô, como se diz, ” por aqui ” com esses especialistas.
deniselrocha@
-23/11/2010 às 15:18
Esse fato que o Reinaldo expõe , qualquer pessoa com o mínimo de bom senso sabe que bandido não some de uma hora para a outra , precisa uma pessoa ser muito crédula para pensar asssim . Eu sabia que uma hora essa farsa iria vir à tona , não esperava que tão cedo . Qualquer um compra droga no Rio de Janeiro , nos morros que foram pacificados . É só querer!!!!!!!!
Felix Santos
-23/11/2010 às 15:04
O Brasil é o único país do mundo onde o crime compensa.
Compensa pelos governantes que, em sua maioria são criminosos também e compensa pelas leis, que são benevolentes e complacentes com os criminosos, em todas as instâncias.
Creio que os governantes, além de tudo, sofrem também do complexo Guillotin. Guillotin foi o inventor da guilhotina e, durante a revolução francesa, foi guilhotinado.
Aqui, não temos guilhotinas mas parece-me que temem construir cadeias e um belo dia acabar nelas. Não é, Maluf?
Azul
-23/11/2010 às 15:02
Antes que eu leve uma bala perdida
Azul
-23/11/2010 às 15:00
Do jeito que vão as coisas por essas bandas é melhor tirar umas férias. Estou pensando em Navegantes ou Florianópolis
NIKA
-23/11/2010 às 14:56
Só queria ver como estaria sendo a abordagem da imprensa e declarações de diversos setores envolvidos e “entendidos” do assunto, se algo parecido estivesse acontecendo em São Paulo …
Se as torrenciais chuvas do início desse ano já foram consideradas culpa do Serra, governador da oposição, como seria se esses “arrastões” fossem em S. Paulo?
Acho que dá para imaginar o “AUÊ” … e quem seria o culpado ? - certamente o governo paulista, de cabo a rabo, seria condenado sem piedade pela imprensa chapa branca e pautada pelos petralhas, em rede nacional de televisão em flashs de plantões ao vivo e horário nobre .
Como trata-se de governo amigo dos petralhas poderosos, a coisa é tratada de forma amena, justificada e até cordial, sem críticas .
Lamento, mas não me solidarizo com os cariocas, pois votaram na continuidade de um governo ineficiente e corrupto. Aliás, como sempre fizeram : os políticos melhores sempre foram desprezados e ignorados pelos cariocas e as falácias do Estado do Rio de Janeiro na segurança, saúde, educação, infraestrutura continuam onde sempre estiveram ao longo de décadas: assombrando, aterrorizando, matando cidadãos desse belo, mas trágico lugar .
Achmed
-23/11/2010 às 14:54
Marcia Soares,
Só uma pequena reparação:
De acordo com a Wikipedia, o ladrão de jabutis nasceu no Rio mesmo, e veio para São Paulo com 2 anos.
Pelo menos desse pecado não padecemos!
Ratoeira
-23/11/2010 às 14:48
Se esses VAGABUNDOS ESTIVESSESM PRE-SOS, NADA DISSO ESTARIA ACONTECENDO!
Isso é fruto de INCOMPETÊNCIA DE CABRAL, QUE SÓ É CAPAZ MESMO DE FAZER PROPAGANDA DE SUAS FALSAS REALIZAÇÕES!
Ratoeira
-23/11/2010 às 14:46
Ora, os bandidos — que são expulsos, mas não presos — AGIRIAM AO QUALQUER MOMENTO! Como esses “intelequitiáiz” SÃO UNS BURROS, UNS IGNORANTES, UNS ENERGÚMENOS! QUER DIZER QUE É SÓ A POLÍCIA EXPULSAR O BANDIDO DO MORRO, QUE ELE SE CONVERTE AO BEM?????
Bando de IMBECIS! ESTUDEM UM POUCO DE LÓGICA ANTES DE DESTILAREM SUAS ASNEIRAS!
Rodolfo
-23/11/2010 às 14:39
O que me deixa mais preocupado é a total letargia, o total congelamento de idéias, de revolta, de mobilização da sociedade que assiste a tudo isso calada, passiva sem um mínimo de reação!
Não vejo um artista, um político, um cantor, um intelectual….. NINGUÉM reagindo, soltando a voz na TV contra tudo isso!
Rodolfo
-23/11/2010 às 14:36
Resumindo, o RJ e o Brasil são governados para o pobre detentor da Bolsa-Família, para o favelado sonegador de impostos e por tabela o traficante, o assassino, o sequestrador, o assaltante que vive nessas comunidades e que não podem ser invadidas porque senão lá vem o tal de “Direitos Humanos” e o governante perde votos, perde pontos no Ibope!
Quem sustenta o Brasil, quem paga impostos, além de não ter absolutamente NADA em troca, ainda é obrigado a rezar a Deus e se trancar em casa para não ser morto numa esquina qualquer!
Heitor
-23/11/2010 às 14:36
Joao procopio das 14:13, se um dia aparecer um puliça corrupto na minha frente, não dura dois segundos em pé. Isso é que faz a diferença no meio da indiferença. Puliça corrupto significa povo corrupto. Não é outra coisa.
Perseus
-23/11/2010 às 14:31
Rio, 40 graus à sombra: cidade de faroeste total.
Antes de sair de casa vista o colete à prova de balas; se conseguir voltar vivo, antes de qualquer coisa prostre-se diante de Deus em seu altar doméstico e passe pelo menos meia hora agradecendo por mais um dia de “prorrogação”.
Rodolfo
-23/11/2010 às 14:31
Infelizmente a grande maioria da população do RJ vive em FAVELAS.
Classe-média e classe-alta não dá voto, não elege candidato!
Quem elege candidato é o favelado que na sua ampla maioria sonega IPTU e faz “gato” de tudo quanto é serviço público! E ainda tem elevador panorâmico, internet de graça e polícia 24h vigiando seus barracos!
Nós do “asfalto” temos que pagar tributos, segurança particular, blindagem contra fuzil, luz, gás, telefone, banda-larga e rezar a DEUS que nos protega!
Por quê a polícia do sambista Serginho Cabral não sobe o morro para pegar traficante? Porque não dá voto!!!!
Por quê o Serginho Cabral não convoca as FORÇAS ARMADAS, se há anos vivemos numa GUERRA CIVIL sem fim? Porque não dá voto!
Estranho tudo isso acontecer depois das eleições. Fica parecendo até que o Governo Estadual estava em conluio com os bandidos.
Achmed
-23/11/2010 às 14:27
Tio Rei,
Depois de tanta campanha nos morros do Rio e da vitória de dilma naquele estado, seria uma tremenda sacanagem prender usmanucumpanhêro, né?
O jeito é começar a pedir passaporte na rodoviaria!!!
Carlos
-23/11/2010 às 14:25
É incrível como os Petistas conseguem transformar fatos ruins em coisas boas, se esses fatos fossem aquim em S.Paulo eles já estariam falando que o PCC estava controlando a cidade
Gerson
-23/11/2010 às 14:21
A questão das drogas tem que ter uma abordagem semelhante à que a Igreja faz em relação à AIDS: Não adianta usar camisinha. O que adianta é a conscientização em relação ao sexo. Isso teve um sucesso enorme na África que estava tomada pelo vírus. No caso da droga, segundo o Governo “é melhor usar seringas descartáveis” mas programas de conscientização contra o uso de drogas nas escolas e na mídia, não se vê há muito tempo. E o que prevalecerá será sempre a lei da oferta e procura. Soma-se a isso a conivência do Governo com os maiores produtores mundiais, as FARC e a infiltração no meio político de traficantes que impede, dentre outras ações, aparelhamento das Forças Armadas para uma efetiva vigilância das fronteiras. Prá complicar, a mídia e os cursos nas áreas sociais das Universidades entram com o discurso “politicamente correto” de que o bandido é vítima da sociedade. Dentro desse caldeirão está o Rio de Janeiro e seus morros. Solução:Só na próxima encarnação…
joao procopio
-23/11/2010 às 14:21
Gostaria de propor pena de morte: EXCLUSIVAMENTE para policiais, civis, militares e federais, COMPROVADAMENTE CORUPTOS . O Problema será quem vai julgá-los.
Carlos
-23/11/2010 às 14:16
Para Cactus ás 11:14.
Eu já havia reparado nisso, na minha opinião acho que eles falam quando os bandidos são de classe média, porque para eles a razão do crime é a pobreza, então pessoas da classe média não teriam razão para serem bandidos mas os pobres sim.
joao procopio
-23/11/2010 às 14:13
Penso diferente de muita gente: O Rio de Janeiro só tem um problema, a”Puliça”, cresci lá, vou lá sempre(casa de mamãe), não gosto do que vejo em termos de Policia. Cem por cento(100%) corrupta, quando não estão trabalhando(achacando,batendo,negociando propinas). quando estão de “folga” fazem a mesma coisa. Definitivamente não é culpa do governo, e sim do povo que gosta do “jeitinho” mais que tudo. (Meu pai morreu há dois anos, sempre me aconselhava tomar cuidado com os “puliça” do rio. Quando ia visitá-lo, quanto a segurança, é só banir TODA tropa(civil,militar,milicia),e em vez de enviar milicos pro Haiti cobrando caro, enviar se possivel fuzileiros de outros estados para o Rio. O exercito do rio “tadominado”, o do brasil “fálido”
Tito
-23/11/2010 às 14:12
Estreou no Discovery Channel um documentário sobre a preparação da segurança do Rio para a Copa e para as Olimpíadas.
Depois que assisti, tive que tomar um remédio para o estômago.
De acordo com o documentário, o Rio tem uma segurança e uma polícia de primeiro mundo e todos os problemas estarão solucionados até 2014.
O maior nojo que tive foi quando escutei um sargento do BOPE, isto mesmo, do BOPE, falando que agora a filha dele pode andar tranqüila no Rio.
Até o BOPE!
Até o Discovery Channel!
Ruy Ferreira
-23/11/2010 às 13:45
Assistam Tropa de Elite 2 e vejam a constatação de José Padilha sobre um dos problemas da segurança pública: o político. Quem acredita em papai noel deve acreditar em política pública de segurança, no Rio ou em qualquer canto do Brasil. Sé falácia, propaganda, marketing. Vamos pedir ao Sérgio Cabral para se mudar para o Morro dos Macacos, afinal lá existe a paz que não existe no asfalto. É ruim!
Ricardo
-23/11/2010 às 13:43
Reinaldo.
Perguntas SEM respostas ?
Porque estes ataques sempre acontecem no final do ano ? Porque estes ataques acontecem em vias proximas a Dutra, Av. Brasil, ou Av.Washigton Luis ?
O preço dos narcoticos continua o mesmo, ou então subiu, porque ?
Varias favelas, estão “esvaziadas” de traficantes e bandidos, porque ?
INHAME INHAME
-23/11/2010 às 13:43
D epartamento
I nstitucional da
L uta à
M ão
A rmada
gente lixo…
graça
-23/11/2010 às 13:42
AOS LEITORES E ADMIRADORES DO REINALDO AZEVEDO, deêm seu voto para esse excelente jornalista. Só alguém sério e comprometido com a verdade como o REINALDO AZEVEDO merece vencer.
http://www.whopopular.com/Brazil/Journalists
Cristiano - LULA: DINHEIRO SUJO DE SANGUE!!!!!!!!!
-23/11/2010 às 13:38
Vídeo de Nivaldo Cordeiro.
.
lvdovicvs
-23/11/2010 às 13:35
Discordo duma comentarista abaixo. Ha muito tempo que não dá mais para culpar o Brizola deste problemas. Triste foi ver seu neto abraçado com sua traidora .
Fernando Portilho
-23/11/2010 às 13:35
Vou comentar somente para mencionar um ponto que passou batido. O que é melhor em uma favela? Que os traficantes recrutem crianças e ostentem armas por décadas a fio? Ou que vendam sua droga discretamente? Claro que, se o bem jurídico de que trata a lei de entorpecentes, que é a saúde pública foi o primeiro da hierarquia, nada muda ao se “pacificar” uma favela. A droga continuará chegando a quem quer consumi-la.
Porém, quando deixarmos de ver gerações de crianças nascendo e cerscendo em ambientes repletos de armas, assassinatos, tribunais do tráfica, guerras entre quadrilhas, e, somando-se à isso, se mais serviços públicos puderem chegar às favelas sem sofrer represálias de bandidos armados, acredito em uma mudança cultural muito importante e valiosa. E que vale a pena tentar.
lvdovicvs
-23/11/2010 às 13:34
Na minha opinião tudo que vier do Cabralzin e seus amigos é falso, é enganoso é meia verdade.
Angelo Losguardi
-23/11/2010 às 13:33
Reinaldo,
Excelentes colocações. Há porém uma pergunta a ser feita. Ninguém ganha dinheiro metralhando cabine de PM e incendiando automóvel. O que querem esses bandidos? Estão passando um recado, ao que parece. Que recado? O que eles esperam obter do Poder Público?
gaúcha indignada
-23/11/2010 às 13:33
Caro Reinaldo, acho que a polícia americana, deveria mandar seus agentes para fazer um curso no RJ, que segundo a nova Presidente é um exemplo a ser seguido por todos os Estados brasileiros. Será que a criatura lê jornal ou vê telejornais?????????
ricardo
-23/11/2010 às 13:30
O rio de janeiro não é simples. uma imensa favela cercada por alguns prediozinhos. terra de garotinho e garotinha; benedita da silva e agora o cabralzinho colado nas bolas do lula e nas tetas da dilma … uma cidade de terra arrasada. o maior centro de corrupção do brasil e do mundo, herança ainda dos tempos de distrito federal … um balneario sexual e caotico. uma mistura de calcuta , monaco e kandahar. uma selva. um lugar dificil de se viver.
Pedro
-23/11/2010 às 13:20
Quando o Sr. Beltrame diz que sabe o horário em que o chefe do tráfico na Rocinha faz ginástica na academia, mas não quer prendê-lo, isso manda um sinal claríssimo para a sociedade (e para os traficantes). Enquanto os canalhas (Lula, Dilma, Cabral etc.) andam em carros blindados - e se juntam para dizer que o Rio é o céu das UPA’s e UPP’s - a população está a mercê da bandidagem. Direitos humanos é o cacete!!! Está faltando é um Dalborgueti para dizer tudo no ar. E tem mais: lamento dizer mas o judiciário já está completamente infiltrado por essa corja gramscista e só faz condenar empresas e empresários, dizer que a pena privativa de liberdade não funciona e aumentar os próprios salários. Nosso poço moral não tem fundo mesmo…
Pelegadas idioTas e esTúPidas
-23/11/2010 às 12:52
Ataíde
23/11/2010 às 9:11
“Dupla dinâmica Sergio Cabral e Lula: Ninguém merece!… Aliás, o carioca/fluminense merece sim. E dá-lhes”.
CAro Ataíde, não sei quantos votos que Cabral e não faço questão de saber. Mas ME ORGULHA ESTAR ENTRE OS MILHÕES DE ELEITORES QUE NÃO VOTARAM EM CABRAL. No meu caso, nem Gabeira votei. PORTANTO, Amigo, NÃO MEREÇO esse governo latimável do Estado do Rio. Infelizmente terei que SUPORTAR mais 4 longos anos.
Oneias Cezar Filho
-23/11/2010 às 12:49
Meu caro Reinaldo Azevedo:
Tenho acompanhado o que tem escrito, e sei que o faz com a convicção da verdade. Mas você talvez não saiba como atingiu a verdade em cheio, quando diz que o tráfico de drogas permanece ativo nos lugares onde instalaram UPPs. Quiser eu poder lhe dizer o porquê desta minha palavra aqui.
Mas, até se admitindo a expulsão de traficantes, o que não é verdade, ficaram eles desempregados? Por ventura tomaram a decisão em massa de deixar o crime? Para onde teriam ido? Traficante solto é tráfico permanecente, certo? Apenas mudaria de lugar, mas não mudou, não, pelo menos em alguns lugares.
Assino embaixo da sua coluna. Parabéns.
Ético
-23/11/2010 às 12:44
Reinaldo,
Como sempre, sem muito esforço, você consegue desmontar mais uma farsa, devolvendo aos fatos sua exata realidade.
Há muito o RJ foi dominado por esses marqueteiros, travestidos de governantes, que não estão nem aí para o que acontece com a população.
Não me surpreenderia se esse papo furado de UPP, factóide criado para enganar bobo, contasse com a participação dos próprios donos das favelas…..
“Tá dominado…tá tudo dominado…..”
José Augusto
-23/11/2010 às 12:42
Pois é, Reinaldo. O lance é de uma obviedade ululante, mas parece que há uma idiotia reinante no país, infelizmente. No Rio, então, esta idiotia reina há uns 30 anos, no mínimo. Para bandido, só há duas soluções possíveis: a morte (que, evidentemente, só deve ser resultado de resistência à ação do poder público, pois não defendo esquadrões da morte) ou cadeia. Se não prender, para onde vão os meliantes “afastados” pelas UPP’s? Se regenerarão automaticamente? Os caras se esquecem deste “detalhe” evidente. E quanto à população urbana de bem do Rio, a ela só resta rezar, pois vem sendo governada por imbecis faz tempo…
Lopes
-23/11/2010 às 12:10
Ainda bem que político não cumpre promessas: Dilma prometeu em campanha que iria exportar a experiência das UPPs para todos os estados brasileiros.
zoot
-23/11/2010 às 12:08
Cinismo, cinismo e mais cinismo. É só o que podemos esperar desta gente que administra o estado e a cidade do Rio Abandonado de Janeiro.
anônima-RJ
-23/11/2010 às 11:40
Perfeito!
Ontem em entrevista coletiva, Beltarme disse que a única solução seria conseguir desarmar os bandidos e pacificar os morros. Prender os bandidos? Nenhuma palavra! Ato falho? Claro que não!
Por isto digo que é certo que continua o tráfico nas UPPs, sem armas!!!!
marcia soares
-23/11/2010 às 11:36
A herança maldita do governo Brizola e Garotinho, além das prefeituras socialistas morenas acabaram com o Rio. De quem é a culpa? dos próprios cariocas, que sempre se deixaram seduzir pelo canto vermelho. O que mais tem aqui é intelectualóide de esquerda, presidente de ONG, diretor de movimento hip hop, representante de “comunidade”, pagodeiro, funkeiro e artista da Globo fazendo coro. Não podia dar boa mesmo, né? Sem contar com o surrupiador do Jabuti, que importamos daí. Que Deus nos acuda!
Paulo Marcondes
-23/11/2010 às 11:34
Reinaldo,
Não só o tráfico precisa de menos “mão de obra”, mas também de menos “equipamento”. Assim, o “equipamento” que antes garantia a segurança do empreendimento, fica disponível para as pequenos e micro-empresários do “Bolsa-Madame”.
Ou seja, o armamento desceu o morro. Excelente oportunidade para a polícia trabalhar - apreender o armamento, e alguns “empreendedores”. Antes que “empreendam fuga”.
Francisco Amado
-23/11/2010 às 11:34
Mas, a pergunta que não quer calar é a seguinte.
Se o povo do RJ que passa pelas dificuldades diarias que assistimos na tv, elege a continuidade de uma proposta falaciosa.
O que vai sensibilizar este povo?
Argumentos?
Veja o que esta ocorrendo na BAHIA a policia esta morrendo que nem formiga e que foi eleito?
O que dizer?
V.H.
-23/11/2010 às 11:24
Bom já que é pra inovar e abandonar aquela velha idéia de que bandido preso reduz criminalidade, vamos inovar que tal darmos parte do nossso dinheiro para pessoas “potencialmente perigosas”. É claro tudo devidamente regulamentado através de um orgão do governo. Assim todos ganham os bandidos não precisam mais trabalhar e o cidadão não precisa mais ter medo da violência só no caso desse tal orgão decidir entrar em greve (provavelmente porque redistribuir o dinheiro dos outros é tarefa das mais penosas).
Therese
-23/11/2010 às 11:20
Há uma grande questão: quem é que financia esses bandidos ?
Quem financia compra de drogas e de armas dessa bandidagem ?
naldig
-23/11/2010 às 11:18
Esse negócio de pacificação nunca me enganou. Acredito que a coisa funciona mais ou menos assim: o malandro não dá bicicleta na área, e a polícia então não vê ninguém. É claro que os ‘grandes’ traficantes, com contatos com autoridades e etc., vão ficar melhor na fita. Já, os pés de chinelo vão dançar! É uma maneira que o tráfico tem para enxugar a máquina e diminuir despesas, aumentando o lucro. Negócio de autoridades com bandido é empulhação! Todo mundo sabe!
Anônimo
-23/11/2010 às 11:16
Reinaldo, foi criado um abaixo-assinado para solicitar, junto ao Governador eleito, Geraldo Alckmin, a manutenção da atual política de segurança pública, pois vem dando muitíssimo certo. O link é: http://peticaopublica.com.br/?pi=p2010n4072 . Ressalto que é uma manifestação civil, mas certamente adesões militares não serão nem um pouco ruins. Se quiser e puder divulgar, você fará um enorme favor a São Paulo.
Um abraço,
Luís Fernando
Setembrino Aparecido de Jesus da Silva
-23/11/2010 às 11:15
Obs: onde está escrito peca, leia-se pecam.
Cactus
-23/11/2010 às 11:14
Já repararam que as reportagens sobre certos crimes cometidos por pessoas da classe média os jornalistas reforçam este ponto? Do tipo: os suspeitos eram todos da classe média… Mas nunca dizem: os suspeitos eram todos da classe baixa, quando é o caso. Será que eles detestam a classe média? E daí que os suspeitos eram da classe média? Bandido é bandido e não tem classe.
Jorge Silva
-23/11/2010 às 11:11
Limpam o paiol e os ratos migram para o paiol vizinho.
Carlos
-23/11/2010 às 11:10
O tráfico armado bateu em retirada dos morros ocupados, o que não quer dizer que deixou de existir. Se aboletou em outros morros, desceu para o asfalto, se espalhou pela Baixada Fluminense e por outras regiões. Seria ilusão pensar que se poderia acabar com ele sem confronto. Agora, continuo achando ´válida a instalação das UPPs nos morros. Não pode é deixar de fazer a segunda parte, que é prender os bandidos aqui embaixo.
jayme guedes
-23/11/2010 às 11:09
Reinaldo, é tão óbvio que as UPP’s não passam de um processo de remanejamento de bandidos. As autoridades movidas a voto apenas fingem ignorar essa fato, vendendo mais uma mentira para o cidadão. Longe de serem resposta à auto propalada eficiência oficial,como querem essas autoridades, os últimos atentados no Rio são apenas o efeito esperado da atual política de redistribuição do crime. Não há solução para o crime fora da trilogia: “natalidade sustentada”, legislação penal drástica e foco na segurança da sociedade.Enquanto a taxa de natalidade for superior à taxa de criação de empregos não haverá solução. Também não haverá solução com a frouxa legislação penal atual e com o foco na fantasia que é a ressocialização do criminoso. Qualquer coisa fora disso é bobagem, vale dizer, é UPP.
Pau Oco
-23/11/2010 às 11:09
Bom Dia Reinaldo
Acho que um assunto bom para você comentar, seria o que está acontecendo com a CEF.
Ja faz 3 semanas que site da CEF (internetBankin) está com problemas. è uma dificuldade enorme para conseguir acessar a conta, não conseguimos emitir extratos, não conseguimos pagar a conta, temos que ficar o dia inteiro tentando acessar o site. Já perdi prazo de pagamento por causa das dificuldades no site.
Ontem o site nem entrava no ar. Tive que ir na agência, enfrentar fila, para solicitar um extrato. Perdi prazo para pagamento de contas.
Na semana passada havia uma informação no site ada CEF, que os problemas estavam ocorrendo “devido ao grande numero de acesso ao site”???????
Quer dizer que a CEf não está preparada para aumento da demanda? Então porque não colocam uma propaganda no ar, informanbdo que não estão aceitando mais clientes, pois os seus sistemas estão saturados!!!!!!!!!!!!!!
Para comprar um banco do SS quebrado tem dinheiro, mas para inventir em tecnologia não tem dinheiro?
Por que a imprensa não informa os problemas que estão ocorrendo na CEF? Por causa das verbas de propaganda?
Abraço
Cactus
-23/11/2010 às 11:03
Muitos aqui exaltaram elogios à rede globo por ter desmascarado o lulla no episódio da bolinha de papel atirada contra o José Serra. Então questionei: o quê, a globo atacando o lulla? Daí percebi a malandragem. A reportagem dizia que o lulla se resignava sobre a atitude de Serra, onde tudo lhe parecia uma montagem, uma farsa, sem saber que ocorrera, após 15 minutos do fato da bolinha de papel, um arremesso de algo que parecia um carretel na cabeça do ex-governador. Pois bem, a reportagem, na verdade tirou toda a culpa do lulla com a frase em que diz que “elle não sabia”. Mais uma vez elle não sabia! Ora, um presidente para dizer algo estúpido como este, no mínimo tem que se informar antes. Tem de ligar para o Serra se informar sobre o que aconteceu, ou pelo menos um assessor seu deveria tê-lo feito. Mas a globo não questionou, simplesmente disse que elle não sabia! E veja que mesmo depois da emissora ter provado que o presidente estava errado o mesmo continuou durante alguns dias a afirmar que houve uma farsa. Pronto, tudo esclarecido.
Daniel
-23/11/2010 às 10:59
O competentíssimo Merval Pereira também comentou o assunto:
Merval Pereira
segunda-feira, 22 de novembro de 2010 13:25
Arrastões mancham as políticas de segurança pública do Rio
http://imagens.globoradio.globo.com/cbn/podcast/comentaristas/merval-pereira.xml
Allan Pinho - S. João de Meriti/RJ
-23/11/2010 às 10:59
Bom dia Reinaldo, sou aqui da Baixada Fluminense, vc tem razão, chegaram vários “bondes” (grupo armados de bandidos) aqui na Baixada, principalmente em Nova Iguaçú, Prefeito Lindiberg eleito Senador, Belford Roxo, Japeri entre outras. Aumentou a violência aqui na Baixada, um amigo da Policía Civul falou para mim, que nas UPP’s o tráfico continua, a única coisa que mudou é que não há mais bandidos armados andando nas favelas. É por isso que aumentaram as ações criminosas na Via Dutra, porque é caminho mais facíl para fugir aqui para Baixada.
Outra coisa que gostaria de dizer sobre as UPP’s, é que policiais “que ganhavam por fora do tráfico”, estão tendo mais facilidade com as UPP’s porque não tem o risco dos conflontos com traficantes, porque nas UPP’S não tem muita vigilância da corregedoria, ou seja, facilito os corruptos.
F V B
-23/11/2010 às 10:58
De que adianta “pacificar” os morros se os bandidos, agora, resolvem aterrorizar no asfalto?? Eles não atiram nas favelas, mas assaltam nas ruas e queimam carros à luz do dia…nossa, que plano de sucesso esse das UPPs não??? Bem, mas estou falando de fora, como paulista que sou…de certo para os cariocas o cenário não é tão ruim…se assim o fosse, como explicar o voto que deram de continuidade em Sérgio Cabral e Dilma?? Só Deus para entender…deve ser a máxima: “tá ruim, mas tá bom”…lamento apenas pelos cariocas indignados que não votaram nisso tudo que está aí…
Walfrêdo Rodriguez Neto
-23/11/2010 às 10:54
Artigo supimpa!
Avalizo em baixo, concordando com tudo o que está escrito. Realmente, essa idéia cor-de-rosa de que a pacificação sem mover uma palha está ocorrendo é mesmo oriunda dos ideais do conformismo. A realidade é bem outra. Sem políticas públicas concretas (não estou falando de obras no papel, das quais este governo desmoralizado se vangloria) não há caminho para a salvação dessas pessoas distanciadas de Deus.
Parabéns, Rei, mas uma dentro. A sua caneta (ou o seu teclado?) pensa com a sua cabeça inteligente.
Heitor
-23/11/2010 às 10:54
Contra o crime, discursos. Isso é o que o carioca ganha dos políticos.
Heitor
-23/11/2010 às 10:52
Alguma autoridade do RJ disse “não estar surpresa” com os ataques. Assim é difícil combater o crime. Proselitismo não prende bandido. No Portal Terra http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4806643-EI5030,00-Ordem+para+ataques+no+Rio+teria+saido+de+presidio+no+PR+diz+PM.html
007
-23/11/2010 às 10:52
Rei, veja isso. Só neste governo expúrio desta corja PTralha pra isso acontecer..
País
23/11/2010 08h07
Onda de ataques no Rio já eram esperados, diz petista
Jornal do BrasilJane Rocha
# Tamanho do Texto:+A
# -A
Publicidade
A demonstração da revolta dos líderes de uma das principais facções criminosas do Rio contra a ocupação de 13 comunidades pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que teve mais cinco arrastões com queimas de veículos em 24 horas já era prevista, embora isso fosse negado pelas autoridades do estado durante meses. O deputado federal Luiz Sérgio (RJ), presidente do PT no Rio, afirmou ao JB que a onda de violência era esperada, mas apenas a partir de janeiro de 2011, com a ocupação de novas favelas. Agora, as medidas que estavam sendo preparadas serão antecipadas para novembro. No entanto, ele preferiu não adiantar o que será feito.
– Mudanças táticas já planejadas serão empregadas para enfrentar a criminalidade no estado. Se há reação dos criminosos é por que está dando resultados positivos – avalia.
Fonte: JB
possibilidade
-23/11/2010 às 10:49
bom, em geral, os ditos “especialistas” são marxistas, como o Cano e o Luís Eduardo Soares, ou pessoas que deixaram de ser marxistas mas não abandonaram a forma marxista de pensar (tudo é luta de classes). Eles vêem o bandido como coitadinho oprimido pelo sistema, e a polícia como braço armado do sistema opressor. Vêem o bandido pobre como coitadinho e as zelite como culpadas de tudo. Mesmo que o camarada da zelite, um cidadão da classe média trabalhador, seja um ex-pobre que trabalhou e subiu na vida. Então, tudo, rigorosamente tudo que os ditos “especialistas” falem está contaminado por sua mentalidade marxista ou marxistóide. A consequência é que os ditos especialistas não entendem patavinas de segurança pública. Desde quando, aliás, antropólogo e sociólogo é especialista em segurança?
vai que é tua , Reinaldo
-23/11/2010 às 10:45
E o pior é que esta semana , num dos canais Discovery , apresentaram um programa que é uma verdadeira ode ao “sucesso” da política de segurança de sergio Cabral. Uma vergonha ! Ficou parecendo , matéria paga.
vai que é tua , Reinaldo
-23/11/2010 às 10:42
É exatamente isto. Está havendo “enxugamento” da “mão de obra” que trabalhava como segurança das bocas..Agora a segurança é feita pela propria policia militar e é muito melhor para os traficantes , afinal o risco de terem suas bocas tomadas por outras facções simplesmente deixou de existir , tendo em vista que nenhuma facção vai querer subir o morro para tentar tomar a boca dos outros e tendo que enfrentar justamente a policia militar.Ficou mole para os traficantes que agora tem segurança gratuita , enquanto os otarios que pagam impostos e sustentam a PM e seu governadorzinho de meia tigela, continua sendo assaltada em arrastões e tendo seus carros e outros bens , quando não a própria vida, sendo roubados pela bandidagem que ficou “desempregada “ nas bocas.
Ou cabralzinho pensou que a bandidagem , convidada a sair dos morros iria enfrentar as filas para conseguir emprego ou se matricular em escolas técnicas para ter uma profissão?
Ou cabralzinho pensou que SEM PRENDER NINGUEM a bandidagem iria se acomodar ?
É a política de segurança d esergio Cabral , mas o reelegeram..o povo é sábio , não é o que dizem ?
Bertolozzi
-23/11/2010 às 10:41
Quando olho as TVs, vejo que AGORA, O RJ COMPROU MOTOS para facilitar o patrulhamento e IRÃO distribui-las, as férias dos PMs SERÃO suspensas, NO RÓXIMO ANO SERÃO contratados mais 7 mil policiais. PARECEM O EX-TÉCNICO DA SELEÇÃO CLAUDIO COUTINHO QUE INVENTOU O PASSE FUTURO!!!!!
Aí voce assisti o Sergio Cabral e o Secretário de Segurança falando…ninguem preocupado, tudo normal, dentro do previsto e estão sendo vitoriosos no combate ao crime!!!!!!
Os cariocas acreditam, pois votaram no cara, de novo!!!!!
anonimo
-23/11/2010 às 10:37
Rio, agora á pouco.
é cadaver em cima de cadaver
“Carro é atingido por tiros no
RJ; duas pessoas morrem
Em 15 dias, 15 carros foram incendiados no Rio”
Beirute?
não!
Rio!
cadê os caras do Vivario que diziam que o Rio iria ser um ‘Rio de paz’ após o meu avô entregar o revólver de 1952 que ele ganhou do pai dele hein?
aliás, tá azendo falta em casa pois tão matando não para roubar apenas mas tbem p. ver de que lado o corpo da gente vai cair.
o DESARMAMENTO foi e é uma mentira bem contada.
Rafael
-23/11/2010 às 10:36
Reinaldo,
Concordo que a política de se gurança pública do RJ é um desastre e é patético invadir o morro e não prender nenhum bandido.
Em relação ao tráfico não ter acabado nas favelas com UPP isso era esperado. Nem os EUA conseguem acabar com o tráfico. O tráfico nunca vai acabar enquanto houver demanda. A tendência é o preço da droga ficar mais caro devido a restrição da oferta. O que não pode, é existir traficantes que fazem poder paralelo com o Estado.
Marcos
-23/11/2010 às 10:32
Não há como manter-se a esperança sendo governado pelos “honrados”, “íntegros” e “competentes”, Sergio Cabral no RJ. e Lulla nacionalmente.O Rio de Janeiro mais parece a galeria subterrânea que dá acesso à fornalha principal do inferno. Vou para Cedar City. Não dá mais!!
capixaba atento
-23/11/2010 às 10:32
Reinaldo, o carioca, em sua grande maioria, infeliamente, sempre votou mal, só escolhendo políticos de ESQUERDA, os mais demagogos e corruptos … Nas últimas eleições escolheram Dilma, Cabral, Lindemberg, Crivela e uma horda de deputados ESQUERDISTAS, comunistas, todos muito aplaudidos e defendidos pela INTELECTUALIDADE carioca, a mais BURRA do Brasil, que só faz confundir o eleitor … Convencem o pobre carioca que o Rio está melhorando, que está uma maravilha, enquanto vemos arrastões organizados pela bandidagem de hora em hora, hospitais sucateados, sem as mínimas condições de atendimento, mortes por balas perdidas, milhares de crianças abandonadas pelas ruas sem qualquer assistência, cadáver dentro de carrinho de supermercado, enchentes e deslizamentos mortais, epidemias como a dengue, e por aí vai … Mas os intelectuais de ESQUERDA acham tudo isso muito normal … Será ??? E, a propósito, haverá clima para a copa do mundo e as olimpíadas ??? Veremos …
007
-23/11/2010 às 10:26
Rei, a situação do Rio se agrava ainda mais quando temos um secretário de segurança que não é carioca, que aterrissou de pára-quedas aqui em 2007, ja que seu amigo o ex.ministro da justiça Tarso Genro o impôs ao governador carioca.
As falhas não param por aí, UPP é baseada no famigerado Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), ah é claro, é obra PTralha, isto é importante salientar. Aliás Rei, tu já reparou que onde tem merda tem o PT no meio? É só eles estarem por perto que a caatinga sobe.
Bem Beltrame não conhece nada de nada de violência no Rio, ele deu uma declaração que não sabia que fuzil existia no Rio desde a década de 80, ora bolas pelo visto nem TV ele assistia, ja que nos anos 80 que houveram as primeiras guerras por boca de fumo na cidade maravilhosa. Será que o Beltrame já ouviu falar em Zaca x Cabeludo, a primeira guerra urbana que o Rio presenciou, no qual ambos os traficantes travaram por uma semana uma guerra pelo ponto de vendas de drogas do Dona Marta e mesmo com toda a polícia carioca cercando o Dona Marta, ambos conseguiram evadir-se? Acho que não, ele não conhece nem o passado e vem querer falar de futuro, esse cara é um fanfarrão.
anonimo
-23/11/2010 às 10:19
O Rio, o crime e o idealismo dos ‘especialistas’.
BAITA TÍTULO O VOSSO, MAIS ATUAL DO QUE NUNCA MAS, VOCÊ SE LEMBRA DISTO AQUI EM 2003 ?
http://www.terra.com.br/istoegente/216/urgente/urgente_01.htm
‘Realidade e ficção contra as armas’
‘Passeata a favor do desarmamento reúne 40 mil pessoas no Rio debaixo de chuva, incluindo
autoridades, parentes de vítimas de balas perdidas
e o elenco da novela Mulheres Apaixonadas’
(trechos)
‘A cena era de novela, mas também da vida real. ‘
…’40 mil pessoas que lotavam a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, atores de Mulheres Apaixonadas gravaram cenas da novela enquanto participavam da caminhada Brasil Sem Armas. Vestindo camisetas que lembravam a morte da personagem Fernanda ‘
“Organizada para pressionar o Congresso Nacional a aprovar o Estatuto do Desarmamento, a caminhada mobilizou autoridades como o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP),…’
ALA DAS AUTORIDADES
‘Na ala das autoridades, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha’
AL DAS AUTORIDADES
VIROU MESMO ESCOLA DE SAMBA…
AMIGO, QUEM NÃO SE LEMBRAR DE 2003 E DO ROLO COMPRESSOR MENTIROSO E FALAST~RAO DA DONA GLOBO ET CANALHA, ESTARÁ FALNDO PELA METADA DEQUE O QU ESTÁ ACONTECENDO NO RIO E NO BRASIL !
FOI UMA MENTRIA ATRÁS DA OUTRA QUE CONTARAM PRÁ POPULAÇÃO.
marcia
-23/11/2010 às 10:06
Realmente bolsa pó foi a melhor, apos o bolsa reclusao e td mais que bolsa, so falat agora o bolsa po, bandido sem comercio recebe bolsa po, bolsa fumo, assim como o bolsa pescador para os que nem pescam, assim se elegeu a nossa presidente oferecendo dinheiro bom a gente ruim, isso é que é evolução e tem gente que acredita, e vota fazer o que ? apenas protestar.
Eu de Novo
-23/11/2010 às 10:02
O Andre Lima, tá certo em sua dúvida. Há alguma coisa que não fecha nessa história. Faço uma suposição: Não seria os ataques a carros como uma nova ação dos narcotraficantes esquerdistas, é sim, há uma conotação idelógica em tais fatos. Não atacar onibus e incendiá-los para não despertar a ira da população carente, mas ter a neutralidade para não dizer a simpatia dela ao atacar os “ricos” com seus carros de luxo. Claro que os autores não são pé de chinas, mas indivíduos altamente treinados no uso de armas sofisticadas, o que dá entender tratar-se de ex-militares, tanto pms quanto das forças armadas e mesmo ex-policiais civis ou esquerdistas infiltrados preparando a “gloriosa revolução bolivariana”. Afinal Fernandinho Beira-Mar é o homem da linha de frente das FARCs e é o responsável pelo envio da droga para os EUA e a Europa, com a conivencia de Chaves, Os Castros, Morales, etc… e os seus seguidores “barbudinhos” aqui no Brasil, sejam Petistas ou não. Vejamos as ações dessas hordas para o futuro, se serão encerradas ou ampliadas, caso em que há algum motivo “inteligente” por tras dessas ações. Espero estar errado, mas o tempo dirá.
possibilidade
-23/11/2010 às 9:57
Pelos jornais, ficamos sabendo que as ordens para os atos de terrorismo no Rio ( vans de passageiros de renda baixa e automóveis da classe média incendiados, metralhados e atingidos por granadas), enchendo de medo a população, vieram dos chefes do tráfico, presos em Catanduvas (Paraná) e Gericinó(Rio).
Se, por pura sorte de nós todos, tais terroristas começassem a morrer, de morte natural, nos presídios, o medo ia mudar de lado e os ataques iam começar a parar.
Margarida
-23/11/2010 às 9:53
Além do que vc disse há a possibilidade desses “desempregados” partirem para Estados próximos, pra que neles abram novas banquinhas de venda de droga. Acho que a inteligencia da polícia paulista deveria se dedicar a cuidar disso, antes que a situação fique sem solução.
Surfista Prateado
-23/11/2010 às 9:49
No seu comentário na CBN de hoje, Gilberto Dimenstein achou genial a punição à Tânia Bulhões aplicada pelo De Sanctis. Ou seja: pode roubar que não dá cadeia!! Esse estúpido, assim como o De Sanctis não percebem que penas não tem apenas efeito sobre o réu, mas também são um recado aos demais cidadãos do que acontece com quem comete crimes! O recado foi dado: pode roubar que se for pego, faz um trabalhinho comunitário aí, com o bolso cheio da grana roubada! Depois não sabem o porquê do caos!
Ferreira
-23/11/2010 às 9:47
Parabéns Rei, eu sou PM Carioca, e tudo o que você falou é a pura realidade, os traficantes agora tem uma nova escolta que é os colegas das upps, eu sou de um morro desses ocupados, não podemos prender ninguém. O tráfico é puramente normal, com se já estivesse legalizado, os outros traficantes não invadem o morro porque lá já tem segurança do Estado. O RJ está um inferno para todos, pior para nós PMs, pois a nossa escala que já erabsurda piorou, vamos trabalhar mas de 70 horas semanais, sem poder ir para o no bico,ou seja,seguraça, nossoverdadeiro emprego. Estamos desesperados.
jacaré
-23/11/2010 às 9:47
Se vc pode me explicar, porque o Zé Serra, fez uma campanha, tão light, dante de tantas barbaridades?
George
-23/11/2010 às 9:46
AH, É ?
E O RICADO BOECHATO ?
‘Esses poetas bucólicos acreditam que, quando uma UPP “ocupa” um morro sem dar um tiro, entamos diante de uma operação bem-sucedida. Foi do que se orgulhou Beltrame no dia 15 do mês passado, quando a unidade subiu o Morro dos Macacos. Ora, o silêncio significava um tiro no bom senso. O único barulho que se ouviu foi o dos aplausos.’
RICARDO BOECHATO , PARA QUEM POLÍCIA BOA NAO DISPARA TIRO, ACREDITA E PIOR, PREGA PIAMENTE ISTO !
NAO PERDE UMA CHANCE DE DIZER EM SUAS ASNEIRAS ‘OPERAÇÃO POLCIAL DE SUCESSO FOI ESTA !NAO DISPAROU UM TIRO !!’
EU DOU RISADA….
AI GENTE PERGUNTA, ‘MAS PRENDEU ALGUEM ?’
AÍ ENTAO A SANTA CARIOCA, QUE ATÉ ONTEM NAO PASSAVA DE UM RELES COLUNISTINHA SOCIAL A SOMBRA DO GIBA LÁ VELHO JB, FICA NERVOSA, NERVOSINHA, OFENDIDINHA !!
‘PÚLISSA BOA NUM DÁ TIRO !’
AH COMO É CHATO ESTE BOEACHATO !
Quaker
-23/11/2010 às 9:43
Se está tudo bem para quem mora no morro,não está para quem paga os impostos. A classe média.
As pesquisas são pagas pelo governo.As perguntas são direcionadas e feitas para aqueles que são beneficiados.
Pesquisa no Brasil é sinônimo de mentira.
Quando Marcelo Madureira disse que se Lula soubesse o mal que fez a este paí Marcelo disse tudo.
Tanto lugar para Lula ter nascido.Essa merda,foi nascer logo aqui.
George
-23/11/2010 às 9:41
SEM PASSEATINHA NA ÓRRRRRLA, ARRRRRTISTAZZZZ DA GLOBO E POLITICOS DO PT SOLTANDO POMBINHAZZZZ BRANCAZZZZ, EU NÃO VOU AO RIO !
perla noemia de resende ferreira
-23/11/2010 às 9:39
O Reizinho filho do reizão adota a mesma tática do criador,a fala populista do Cabral enoja até quem não é carioca.O Rio tomado pelos bandidos e ele falando babozeira,Afh….
Bene Barbosa
-23/11/2010 às 9:35
Não há paz quando há barganha. Não há paz quando há acordo entre o Estado e os criminosos.
O acordo “não sobe, que eu não desço”, foi para muitos criminosos, “quebrado” pelas UPPs. Uns se resignaram simplesmente a vender o seu pozinho, o seu baseadinho, sem tiros, sem guerra, “sem” violência.
Outros, como vemos, não aceitaram o novo acordo e partiram para o confronto. vejam bem, eles não estão roubando, sequestrando ou extorquindo. Estão promovendo terrorismo.
Ou o Estado abandona a ingerência das ONGs pacifistas, desarmamentistas e pró-drogas, famosas defensoras dos direitos humanos (apenas dos criminosos) ou perderá a guerra.
A população acuada, fechada em suas casas, com medo. Impossibilitadas até de possuir armamento para em último recurso defender sua vida.
Senhores bandidos, não criem facções, criem ONGs. O sucesso é garantido!
Cidadão
-23/11/2010 às 9:33
Prezado General Azevedo, bom dia,
Eh, tem jangada no mar!
Eh,eh,eh! hoje tem arrastão
Eh, todo mundo pescar
Chega de sombra, Joo (j’oviu?)
Olha o arrastao entrando no mar sem fim
Eh, meu irmao me traz Iemanj pra mim
Minha Santa Barbara, me abencoai
Quero me casar com Janana
Eh, puxa bem devagar!
Eh,eh,eh, j vem vindo arrastão!
Eh, a rainha do mar!
Venm, vem na rede Joao
Pra mim!
Valha-me Deus Nosso Senhor do Bonfim
Nunca mais se viu tanto peixe assim!
ESTE É A MÚSICA MAIS EXECUTADA NO RIO, DEPOIS DO CIDADÃO!!!!!
Abraços,
ioca100
-23/11/2010 às 9:33
Quem disse que este governo é excelente, está parecendo o menos pior , nós, cariocas, já estamos cheios de bobagens, queremos resultados.
E pelo que observei, muita gente de comunidade gosta do Lula, daí a votação na “coisa”,mas tivemos 40% de votação no Serra.
possibilidade
-23/11/2010 às 9:30
Eu continuo sendo a favor das UPPs. A favela tem que ter polícia como qualquer área da cidade. Agora, realmente tem que prender os bandidos, não basta ocupar o morro.
possibilidade
-23/11/2010 às 9:28
Olha, Reinaldo, é um pouco mais que isso. Porque eles não estão apenas roubando. Eles estão incendiando carros e isso é terrorismo puro. Não é apenas um novo “emprego”, já que eles perderam o emprego no tráfico, é uma reação também às UPPs que lhes tiram os “empregos”. Se não fosse, eles não precisariam ficar incendiando carros, bastava assaltar. Pelo menos é a impressão que eu tenho.
juber
-23/11/2010 às 9:28
O tráfico está em todo lugar só as autoridades que não vêem.Estava em um certo lugar conversando com uma pessoa e do outro lado da parede um homem foi assassinado por traficantes que achavam que os entregava para a polícia.Só que eles vendem crack publicamente e em frente uma escola e todo mundo vê e sabe.A pessoa com quem eu estava conversando também estava jurada de morte e se não estivesse conversando comingo na parede e meia ao lado teria sido assassinado.Ele ficou em choque e eu também claro.O tráfico é a luz do dia e lá não é favela e todo mundo sabe quem são os traficantes.
Marcelo
-23/11/2010 às 9:24
Rei, matou a pau. As UPPs pacificaram apenas a região localizada a alguns metros da unidade. Resultado: um exercito de traficantes de baixo escalão (aqueles que eram responsáveis pela “segurança da boca”) ficaram desempregados. E com uma legião de vagabundos sobrando eles resolveram descer o morro. Simples assim. Vai piorar. Eles querem Bolsa, mas não a do governo. Querem a bolsa da minha e da sua mulher. Querem a minha carteira e a mochila do seu filho. E se vacilarmos, também querem as nossas vidas.
Enquanto o Rio não botar esses pilantras em cana a violência crescerá em progressão geométrica. O caos está chegando, junto com a Copa do Mundo e outros grandes eventos. Essa é a nossa contribuição ao mundo…
PARASITOLOGO
-23/11/2010 às 9:23
Parece que descobriram a América no RJ ,eles disseram que os bandidos estão emburrados ,com o despejo dos morros cariocas ,os governantes desse estado de infelizes eleitores que acreditaram no conto de fadas do Lula e seu Poste,já pagavam caro e agora mais ainda ,me parece algo bem obvio ,vc expulsa os caras do morro ,mas ninguém foi preso,ninguém morreu,ninguém virou padre ,pastor ,pai de santo ou seja eles estão se acumulando em algum lugar e formando um verdadeiro exercito bem armado ,sem medo de nada e precisam sobreviver,querem grana para pagar as dividas de drogas que é obvio ,e como sempre tem policiais que não serve pra nada e também perderam com isso ,porque a grana que recebiam está miando e isso é apenas o começo e coisas piores vão rolar ,se não permitirem uma mudança séria na policia em primeiro lugar ,com um projeto de lei que afaste rapidamente qualquer policial vendido e limpar a corporação principalmente a PM carioca e junto os oficiais que não prestam também ,que são os piores e assim vai começar a mudar e podem começar a construir mais presidios que vai ter que abrir muitas vagas se seguir nessa linha de mudar de fato.
Ségolène
-23/11/2010 às 9:20
É muito triste ver que a grande imprensa, com suas cada vez mais raras excessões, só discute segurança, saúde, educação e infra-estrutura agora, depois das eleições. Por quê não colocaram essas matérias que hoje grassam nos jornais e tvs durante as eleições? Triste ver o quanto tantos estavam vendidos para a campanha oficial.
Heitor
-23/11/2010 às 9:14
Agora gostaria de saber o jeito que darão para acusar quem incendeia veículo. Dano à propriedade Ou terrorismo? Baderna e arruaça é pouco. Se não houve lesão corporal o poder público acusará o meliante de quê? Para indiciar por formação de quadrilha precisa de pelo menos 4 indivíduos. E então?
silvia
-23/11/2010 às 9:13
Outra coisa: Sou carioca, e acho que entendo a cabeça do pessoal. Enquanto os bandidos não fizerem arrastão da Av. Vieira Souto e atrapalharem a ida à praia, está tudo bem! arrastão? ah, mas foi na Zona Norte!
adriano
-23/11/2010 às 9:13
gosto do ponto de vista. e acrescentao que essas ações não trazem de fato melhorias a comunidades locais: oportunidade de negócios, escolas, centros culturais… empresas, emprego. com certeza os especialistas tem que aprofundar mais na questão!
Paulo Fernandes
-23/11/2010 às 9:12
Realmente é uma questão interessante a ser examinada: Por que só depois das eleições esses ataques explodiram? Parece que houve um acordo com a bandidagem, ou a polícia conseguiu segurar alguns grupos até o fim de outubro.
Como no Rio bandido e político sempre tentam se conciliar, tudo é possível.
Ataíde
-23/11/2010 às 9:11
Dupla dinâmica Sergio Cabral e Lula: Ninguém merece!… Aliás, o carioca/fluminense merece sim. E dá-lhes.
Paulão de SP
-23/11/2010 às 9:11
As UPP´s são uma farsa de estado !
O estado finge que sobe, ocupando os morros e as favelas mas não prende e nem mata criminosos para em troca o tráfico ficar livre em seu comércio da morte, mas não há exibição de poderio com armas nas emissoras de tv´s e tampouco os tiroteios que incomodam e constrangem o governador Cabral na forma de manchetes negativas de jornal .
Uma “solução a carioca”.
Com Leonel Brizola quando governador foi assim tambem.
Um acordo com o crime para evitar a violencia a ser mostrada depois pelo jornal dos Marinho atacando-o com manchetes e materias do O Globo !
Tudo muito ‘plástico’, cenográfico mesmo, de ‘faz-de-conta’ !!
No mais, continua a venda de drogas mas ninguem atira em ninguem, ninguem prende ninguem e todo mundo fica contente, menos o cidadão de bem ofaõ de segurança pública efetiva.
Só tem um problema de ‘recursos humanos’ neste acordo.
O que vão fazer da vida os ’soldados do tráfico’ cujo excedente foi dispensado pelos barões da droga que não mais tem precisao de seus serviços ?
Ora, vão para o asfalto fazer uns ‘bicos’e reinvindicar o ’seu espaço’ !
Só o governador Cabral e o Cmdte. da PM fluminense afora o Secretario da Seg. Pública é que não sabem disto .
Mas o bom mesmo é desarmar ao cidadão de bem e deixa-lo indefeso diante disto tudo.Aí então o estado, sem acordo, fica mui macho e valente !!
silvia
-23/11/2010 às 9:10
É exatamente o que eu penso. Hoje, ouvindo a entrevista com o Beltrame no Bom Dia Brasil da Globo, fiquei esperando o repórter perguntar quantos bandidos a polícia havia prendido. A pergunta não veio. Os bandidos evaporaram?
Geraldo
-23/11/2010 às 9:06
Caro Rei.
Voce está muito desconfiado e pessimista. Os traficantes agora trabalham de serventes nas obras do PAC ganhando R$ 500,00 por mes ou entao vendendo sorvete na praia. Todos foram convencidos pelo governador e secretario de segurança para mudar de vida.E a Dilma vai exportar este modelo para o resto do Brasil. Dentro de mais um ano nao teremos mais violencia no Brasil. A nossa guerra que mata mais que a do Iraque , Afeganistao e o conflito Palestino e Judeus serão coisa do passado.Como diz o nosso guru nunca antes neste pais …
Marcos Fregolao
-23/11/2010 às 9:04
Vejam que primor:
Valor do seguro de carro pode cair 20%
Extra
A queda no número de carros roubados no Rio - que chegou a 19% em um ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública - vai gerar economia para muita gente na hora de renovar o seguro, já a partir de novembro. A estimativa do presidente do Sindicato dos Corretores (Sincor-RJ), Henrique Brandão, é que a redução média dos valores seja de 10%, chegando a 20% em áreas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), como Zona Sul e Tijuca.
- As seguradoras estão muito receptivas à redução dos valores, pois já começaram a notar a queda no número de sinistros (indenizações) - explicou Brandão.
Neival Rodrigues Freitas, diretor-executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), órgão que representa as seguradoras, não fala em valores, mas também acredita numa queda imediata.
- Há uma forte tendência de redução nos preços, mas esse ajuste é feito individualmente e varia muito. Cada caso é um caso. As seguradoras têm liberdade total para definir seus valores - ressaltou.
Economia com seguro
Consultora de seguros há 22 anos, Angélica Ramos, do Instituto de Seguros do Rio, já começou a notar os valores mais baixos e, principalmente, a queda no número de roubos.
- Tenho uma carteira com 600 clientes e, desde agosto, não registramos nenhum roubo - disse.
O produtor de eventos Allan Menezes, de 35 anos, aproveitou para fazer seu primeiro seguro. Morador de Bonsucesso, ele tem um Palio há cinco anos e apenas agora buscou proteção, por conta dos preços mais baixos.
- Vinha pesquisando há alguns meses, mas o valor cobrado passava dos R$ 5 mil. Agora, consegui fechar por R$ 2.200. É um alívio.
Como se forma o preço
Idade, estado civil, ano do carro e, principalmente, o local de residência do proprietário são os fatores que mais contam na formação do preço do seguro. A seguradora é quem decide o peso de cada um dos itens como fator de risco.
As estatísticas da Secretaria de Segurança também não chegam a ser fundamentais. Para definir as regiões mais perigosas, elas avaliam o número de roubos entre seus segurados, fazendo com que um bairro seja mais caro ou barato, dependendo de cada seguradora.
Desconto com pesquisa
Para quem quer economizar, a pesquisa pode render um bom desconto. Como a concorrência entre as seguradoras é acirrada e as referências usadas como fator de risco são diferentes, o valor cobrado pelo seguro pode até dobrar entre uma seguradora e outra. E quem já tem seguro pode se beneficiar ainda mais. Para conquistar o cliente da rival, as seguradoras costumam dar descontos maiores para quem está fazendo a renovação.
José
-23/11/2010 às 9:03
Reinaldo
O que esperar de um Governador que apoia uma candidata e após as eleições entra no STF para tentar derrubar um dos ítens do plano de governo desta candidata.Estou falando da partilha dos royaltes.Este Governador tem como único objetivo aparecer,usando metáforas futebolisticas,ele só joga ara a galera.
Heitor
-23/11/2010 às 8:59
Não é possível que o carioca não veja que não é possível acabar com o crime apenas com “inteligência” policial sem haver prisões. Pode-se prender um ou outro chefe semelhante a Fernandinho-Beira-mar. Porém os cardumes de marginais continuam a aumentar. Aumentam porque se drogam, ficam viciados e caem na criminalidade. Nã se acaba com o tráfico sem intimidar o viciado.
André Lima
-23/11/2010 às 8:53
Cris Azevedo
Concordo com algumas coisas que você disse so discordo totalmente do preconceito contra os cariocas. O dedo ruin na hora de votar não é exclusividade dos cariocas não. Ou foi o RJ que elegeu Maluf, Clodovil, Pitta, e mais recentemente, o Tiririca, entre outros?
Heitor
-23/11/2010 às 8:53
Em Campinas - SP, podemos ver a revolução http://cosmo.uol.com.br/noticia/68554/2010-11-23/comerciantes-reclamam-da-degradacao-do-centro.html/ aqui estão as classes C e D que andam de avião / graças às terras que ao MST dão / veja a riqueza que essa política traz / Tudo que fazem, um dia jaz.
Disraeli
-23/11/2010 às 8:48
Jamais esquecerei quando diziam o crime tinha sido banido da Cidade de Deus e vários ônibus foram incendiados alguns com pessoas ainda tentando sair. Um amigo que morava por ali dizia que estava tudo pacificado e eu dizia que era esquema. Quando aconteceu isto eu perguntei: “E aí rapaz? A UPP estava queimando ônibus”? Se os criminosos foram banidos, só a UPP para queimar ônibus, é ou não é?
Herik
-23/11/2010 às 8:45
Bandido não pode ter recursos para medir força com a polícia.Enquanto eles tiverem armas ,vão continuar enfrentando e “azucrinando” a vida dos policiais e das pessoas de bem.Traficante é um comerciante , o delinguente fica parado lá na boca de fumo dele , são os usuários(ditos nóias) que vão comprar a droga.Trafiacnte não obriga ninguém a usar droga nenhuma, os pais também tem que ficar de olho em seus filhos.É tudo liberado.Acoredem!Seu filho fala que vai ao cinema e pode tá indo usar crack.Fiquem atentos!
Rods
-23/11/2010 às 8:44
REI.
HÁ MUITA GENTE CAINDO NESSA ESPARELA DAS UPPs, AQUI MESMO EM OUTRO “POST” SEU, SOBRE O MESMO ASSUNTO, MUITOS ELOGIARAM TAL FARSA.
A VERDADE É UMA SÓ, O RIO ESTÁ CONFLAGRADO.
Rods
Mariazinha
-23/11/2010 às 8:44
Bandido tem que ser tratado como…bandido, ora essa! Esse negócio onguista de ficar teorizando sobre a violência, achando que criminoso deixa de ser criminoso se falar com jeitinho, cansa minha beleza! Temos leis, que as mesmas sejam aplicadas!
A BANDIDAGEM CEM CERTEZA AGRADECE
-23/11/2010 às 8:41
As doces e amáveis palavras com que os “especialistas” contemplam a situação, como se fosse a coisa mais normal do mundo e o estado de absoluta tranquilidade apenas uma reaçãozinha esperada e administrável , certamente com novos afagos. Desta vez me obrigo a concordar que “nincaantij…”
Cris Azevedo
-23/11/2010 às 8:36
Rei
Espero que meus comentários não passem por nenhuma barreira do politicamente correto, porque fui muito politicamente incorreta, mesmo. Mas não me entra na idéia que um povo que foi o que mais sofreu e sofre com a dengue (lembra dos hospitais de campanha?), com a falta de leitos em hospitais, com balas perdidas,e que tem milhares de meninos de rua abandonados, sem qualquer assistência passeando embaixo dos seus narizes, que viu casos mais que terríveis, como o de cadáveres transportados em carrinho de supermercado, “meio cadáver” em lata de lixo e por aí afora, achar que está tudo tão bacana. Tanto acha, que votou em Cabral e Dilma.
Heitor
-23/11/2010 às 8:35
Pedágio à vista. Pedágio de acordo social (PAS). Os cariocas pagarão pedágio para que os bandidos fiquem entocados.
jorge
-23/11/2010 às 8:35
De pessoas como você só podia se esperar palavra sábias!
Viva a liberdade de imprensa,sem ela você não nos brindaría com tanta sabedoria.
Menelau Santos
-23/11/2010 às 8:33
Reinaldo,
“A fraqueza atrai a agressividade”.
Cris Azevedo
-23/11/2010 às 8:31
Mais ainda - e não se trata de cometário bairrista, xenófobo, ou qquer orcaria dessas!
Enquanto o carioca insistir em não ver as coisas como elas são e não retirarem as lentes cor de rosa que usam, não vão melhorar nada.
O “Rio continua lindo”, mesmo com as praias cheias de cocô, a Lagoa fedendo, a baia cheia de lixo? As ruas imundas? Os morros pelados, tomados por barracos? Alô, cariocas! Ou uma coisa ou outra!
“O Rio é seguro”. Vê-se! Os cariocas precisam parar de acreditar no que seus governantes dizem e ver as coisas com os SEUS próprios olhos.
Cris Azevedo
-23/11/2010 às 8:26
Rei
Falta aos especialistas explicarem por que os atentados começaram DEPOIS das eleições. Juro que eu gostaria de ler alguma explicação para o fato de, durante a campanha, não se ouvir falar em violência e depois…
Estavam todos em campanha? Seriam estes bandidos candidatos que perderam a eleição?
Só tenho uma discordância de ti, Rei: bandidinho merreca não usa fuzil. Ou melhor, acho que eles não têm arsenal tão “bacana”. Se vc quer mesmo saber, acho que o Rio simplesmente voltou a ser o que era, antes da campanha. Basta ler os jornais antigos. Arrastões e bloqueios? Coisa velha. Acabou a trégua.
Marcos Carioca
-23/11/2010 às 8:25
Chego a compreender o fato da marmota eleita ver o Rio como modelo para o Brasil…. Desmandos, corrupção, violência, médicos e, principalmente, professores (do Estado) humilhados e aviltados pelos baixos salários, atuoridades ineptas e mais preocupadas com perfumarias, viagens, carnavais, copas e jogos olímpicos ou não… nos próximos quatro anos o Brasil vai ficar mais parecido com o Rio, assim como tem ficado nos últimos oito anos…. que pena…
Kah Leew
-23/11/2010 às 8:20
Caro Reinaldo
Diversos repórteres e comentaristas cariocas da radio CBN e tv GloboNews finalmente admitiam ontem o que voce afirmou há vários meses: as UPPs não prenderam ninguém em suas pacificações, portanto um dia a real situação iria EXPLODIR!
maria angélica
-23/11/2010 às 8:16
Sr. Hélio Pimentel 23/11/2010 às 7:14
Concordo plenamente com você….. os cariocas, pagarão caro pela escolha feita nas eleições, nada irá mudar, porque o governo desse Estado, não tem interesse por motivos demagogos, acabar com essa situação.
A população à partir de 2011, também não deve esperar nada de bom da presidente eleita, ela é despreparada para o cargo, e quem vai mandar no país será o pmdb, e o pt,
sem ideologia política, eses dois partidos, ficarão brigando durante os 4 anos, para ver quem tem mais poder no governo, enquanto isso, a inflação que já está subindo aos poucos, irá parar na estratosfera.
André Lima
-23/11/2010 às 8:08
Reinaldo,
Esse seu post tem uma falha lógica bastante importante. Eu explico: quando estas UPPs começaram eu preví cá com os meus botões que num segundo momento a bandidagem desempregada (seja pela extinção/diminuição do tráfico, seja pelo enxugamento de quadros como você apontou corretamente) iria descer o morro pra ganhar a vida de outras formas no asfalto. Acontece a confirmação disto seria o aumento de sequestros (relâmpago e retorno da modalidade “normal”) assaltos a banco, roubos, furtos etc etc. Mas NÃO é isto que está acontecendo. O que estamos vendo é uma série de ataques sem motivo econômico aparente. Os ataques tem jeito de represália, de terrorismo. Represália/terrorismo sempre tem uma origem política. Daí eu lanço algumas hipóteses:
1) É coisa da milícia, a real causadora e verdadeira prejudicada com as UPP’s.
2) É coisa de bandidagem que está muito putíssima por ser obrigada a mudar de ramo: estão saindo do conforto do tráfico (bandidagem passiva) para a pauleira das ações no asfalto (bandidagem ativa).
3)É coisa do Serra, em represália por ter perdido as eleições. Mrs. Chauí defende esta tese e usará argumentos sólidos, baseados em Spinoza, para prová-la.
Não acredito muito em 2) e só a Mrs. C acredita em 3). Na verdade também não gosto muito de 1) pois as evidências apontam para ataques do tráfico mesmo, e não da milícia.
Conclusão: a coisa ainda não fecha. Falta alguma peça deste quebra cabeças. Gostaria da sua opinião a respeito.
Nunes
-23/11/2010 às 8:03
É por essas e outras análises que esse é o melhor blog de política do Brasil.
maria mariana
-23/11/2010 às 7:59
O governador, e o secretário de segurança do Estado do Rio de Janeiro, aparecem em todos os notíciarios na TV, dizendo que está tudo controlado, e que os atentados acontecidos nos últimos dias, são fruto de um trabalho bem elaborado, feito pela polícia.
O texto do Reinaldo, nós dá a dimensão exata do conflito, (para não dizer guerra) que existe no RJ.
Enquanto a população está orfã em matéria de segurança, o
governador e seu secretário, querem tapar o sol com a peneira.
gaúcha indignada
-23/11/2010 às 7:37
Este sistema de “segurança” no Estado do Rio é outra ilha da fantasia. Os bandidos não são presos e nem mortos, apenas mudam de endereço. E esta “segurança” que a Criatura vai utilizar para aplicar em todos os estados brasileiros. É só incomPeTência!!!
Burduna nelles !!!
-23/11/2010 às 7:33
” o tráfico não foi banido das áreas a que chegaram as UPPs coisa nenhuma! ”
é a mais pura verdade, o estado perverso continua a andar de mãos dadas com a bandidagem, com a policia, com todos os cheiradores, maconheiros, alunos deslumbrados com a apologia do crime vamos reclamar do que??? a nossa liberdade foi consumida no pó,
carlos alberto
-23/11/2010 às 7:26
Reinaldo, sua análise é precisa e preciosa. Permita-me fazer apenas um reparo, que uma questão de enfoque.
Todas as pessoas que proclamam o sucesso das UPPs ressaltam o resultado da “pacificação” -ocupação sem violência, mas não cantam loas quanto ao banimento do tráfico, um mal menor.
Essas pessoas querem a liberação das drogas, que consideram um direito pessoal -gosto, consumo e ninguém tem nada com isso.
Esse é que é o resultado estratégico dos propagandistas da liberação das drogas: fazer o comércio sem espalhafato. Como? Pacificar os morros e continuar, e porque não ampliar, a venda.
Maria Helena
-23/11/2010 às 7:26
Eu tenho acesso apenas às notícias de que o cidadão carioca foi morto por bandidos, teve o carro roubado ou incendiado em suas fuças, seu filho sequestrado, sua esposa agredida a coronhadas, a caminho do trabalho, presenciado cenas de sangue e horror no meio da rua… Se tudo isso é verdade, pergunto: e os prejuízos ficam com quem? Quem paga as perdas do cidadão de bem? Será que os governos seriam tão omissos, se cada brasileiro achacado lhes cobrasse altos preços pelo desleixo com a segurança pública? Eu nunca vi alguém ser ressarcido por governo algum, quando tem seu carro roubado. Aliás, ele é que tem que pagar um seguro adicional, caríssimo, pra se defender de ladrões. E, aí, os roubos continuam acontecendo com naturalidade, assim, como quem se tira pirulito da boca de criança. Conclusão: não tendo com que gastar, o dinheiro do governo que deveria ser aplicado em segurança pública vai servir mesmo pra ser rachado com outro tipo de ladrões.
Fabio
-23/11/2010 às 7:26
No governo Benedita da Silva também houve ataques de traficantes e a explicação foi a mesma: resposta à política de segurança ‘bem sucedida’. É só comparar as respostas dos ‘especialistas’ naquela época com as atuais.
Hélio Pimentel
-23/11/2010 às 7:14
Não tenho nada contra o Rio. Adoro a cidade e tenho dois amigos que moram lá. Mas os cariocas terão que pagar pelas escolhas eleitorais que fizeram.
Os brasileiros em geral também, principalmente os mais pobres, porque a inflação está voltando, porque o ensino público vai continuar ruim (inclusive em São Paulo), etc.
CLAUDIO/NITERÓI
-23/11/2010 às 7:13
Eu acredito que o preço da droga não subiu,também, em função da redução dos custos dos traficantes. Quanto aos “desempregados”, viraram “empreendedores”.
Anderson V.
-23/11/2010 às 7:06
Reinaldo, a Korea do Norte atacabou a Korea do Sul HOJE!!
Segue o link no site da CNN!
http://edition.cnn.com/2010/WORLD/asiapcf/11/23/nkorea.skorea.military.fire/index.html?hpt=T1
P Faustini
-23/11/2010 às 7:06
Esta jabuticaba de ocupação pacífica só vai servir para facilitar a corrupção, o policial mais perto do bandido, confraternizando, daí para a formação de uma SA é um pulo.
Antonio Augusto Carvalho
-23/11/2010 às 6:52
Nem é preciso desenhar, não é?
vera scheidemann
-23/11/2010 às 6:47
Pois é, Reinaldo, a conclusão é elementar, mas parece
que só eu e você entendemos assim. Pena…
Um grande abraço !
Vera Scheidemann