Blogs e Colunistas

07/02/2012

às 6:43

O PT que privatiza – Partido chega aonde estavam os tucanos, mas 15 anos depois; Infraero como sócia de consórcios é só uma vela para o atraso

Eu sou a favor de privatização até de escolinha de jardim da infância, desde que bem-feita. Dilma Rousseff não só é uma notória, como chamar?, retardadora de parcerias com a iniciativa privada como tem em sua carreira um estrondoso insucesso. O seu genial “modelo” de privatização de estradas federais, que levou Elio Gaspari a flertar com a poesia épica, deu com os burros nos buracos. Escrevi bastante a respeito já. Há muita coisa em arquivo. O resumo é este: antes, o usuário enfrentava buracos sem pagar pedágio; agora, enfrenta-os pagando. Bem baratinho!

O setor de aeroportos estava sob o controle de Dilma quando era chefe da Casa Civil. O caos se instalou, e nada de a privatização sair. Saiu. Mas de um jeito, de novo, meio esquisito. Vamos ver. Eu não sou especialista em privatizações, economista, financista ou o que seja. Sou apenas alguém que cuida de alguns aspectos lógicos dos processos. E costumo flagrar algumas incongruências, não devidamente respondidas pelos especialistas. Antes que entre no mérito, uma nota de ironia.

Que coisa, não? Uma das críticas que os petistas, especialmente a sua facção petralha, faziam às privatizações do governo FHC era o financiamento do BNDES. “Então o próprio estado brasileiro vai financiar o capital estrangeiro?”, indagavam, com aquela inteligência peculiar, esquecendo-se que um dos papéis de um banco de fomento é mesmo esse — desde que seja devidamente remunerado. Transformaram a participação do BNDES nas privatizações um crime, o que ajudou a compor a mitologia vigarista da dita “privataria”. Agora, vemos o organismo a financiar nada menos de 80% da operação. Ah, desta vez, estamos diante de uma autêntica obra-prima.

A Folha traz um pequeno e preciso texto na edição desta terça. Leiam. Volto em seguida.
*
Pesos-pesados da administração de aeroportos globais, como os de Cingapura, Frankfurt e Zurique, foram derrotados ontem no leilão dos aeroportos brasileiros de Cumbica, Viracopos e Brasília. Quem levou foram operadores da África e da América Latina, que não administram nenhum dos 30 maiores aeroportos do mundo. Os três grupos vencedores pagarão R$ 24,5 bilhões pela concessão, 347% mais que o lance mínimo. O BNDES financia 80% desse investimento. As concessões serão de 20 anos (Cumbica), 25 anos (Brasília) e 30 anos (Viracopos). A estatal Infraero manterá participação de 49%. Os consórcios são obrigados a manter um investimento mínimo (e mais concentrado) até a Copa-14. A Anac (Agência Nacional de Avião Civil) disse que controlará o reajuste das tarifas.

Os vencedores de Cumbica foram o consórcio formado por 90% da Invepar (sociedade entre a construtora OAS e fundos de pensão Previ, Funcef e Petros) e 10% da sul-africana Acsa. “O fato de ser um país emergente não diminui ninguém porque, senão, teríamos de ter o complexo de vira-lata eterno. Não temos vergonha de ser emergentes”, afirmou o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt. “São atores perfeitamente possíveis de ganhar e ganharam. Pena que os outros não tenham tido tanta ambição.” O maior aeroporto brasileiro, em Guarulhos, com 30 milhões de passageiros/ano, terá como operadora a Acsa, que trabalha, há quase dez anos, com nove unidades da África do Sul, entre elas a de Johannesburgo e a da Cidade do Cabo. Juntas, recebem 35 milhões de passageiros/ano.

Embora o aeroporto de Johannesburgo seja elogiado pela beleza, o país não primou pela excelência na Copa-10. Jatos executivos lotaram os pátios e voos comerciais tiveram de ser desviados. Houve caso de aviões vindos da Europa que tiveram de retornar em pleno voo. Viracopos, em Campinas, será operado pela Egis, consultoria francesa que administra 11 aeroportos na África (Argélia, Congo, Gabão) e na Polinésia, além do terceiro aeroporto de Paris, o Beauvais, a 55 km da capital francesa. Juntos, têm 13 milhões de passageiros ao ano (menos que Congonhas, que recebe 16,7 milhões). A Egis tem 10% do consórcio, em sociedade com a Triunfo (45%) e a UTC (45%).

Vencedores do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal, o consórcio formado pela Infravix (construtora Engevix) e pelo operador aeroportuário argentino Corporación América, foi o mais agressivo no leilão, levando Brasília com 675% de ágio.  Com 40 aeroportos na América do Sul e na Armênia, dos quais 33 na Argentina, a empresa tem uma história conturbada em seu país. Venceu o leilão de privatização nos anos 90 pagando ágio elevadíssimo, mas não conseguiu honrar contratos. Com dívidas de US$ 600 milhões e atrasos no cronograma de investimentos, o grupo conseguiu, em 2007, renegociar o contrato, trocando a dívida por uma participação de 20% do Estado. Com a “reestatização”, deixou de pagar a outorga em troca de um porcentual das receitas para o governo.

Voltei
Como se vê, ninguém tem experiência compatível com o desafio. Vai dar certo? Tomara! Ou estamos lascados. Gigantes não costumam abrir mão de bons negócios, assim, por nada.  Essa conversa do ministro sobre “vira-lata” é só bobagem retórica para tentar transformar inexperiência num elemento de exultação.

O “modelo tucano”, como diriam os petistas, também contemplava a participação dos fundos de pensão (todos dominados pelo PT, note-se) e o financiamento do BNDES. Mas não tinha o governo como sócio — como terá o modelo Dilma, por intermédio da incompetente Infraero. A estatal publica em seu site um longo questionário com perguntas e respostas. Uma delas é esta:
Como fica a situação dos funcionários da Infraero que trabalham nos aeroportos concedidos, eles serão demitidos?
Não. Os empregados não serão demitidos. Aqueles que não quiserem trabalhar nas concessionárias, a seu critério, poderão continuar na Infraero. O governo e os sindicatos estão negociando uma ampla rede de benefícios e garantias aos trabalhadores da empresa de modo que o processo seja vantajoso para todos.

Huuummm… Se a nova administradora do aeroporto não quiser trabalhar com o funcionário “x”, ele fica na Infraero, certo? Mas fazendo exatamente o quê? Nesse caso, quem paga o seu salário? Não será certamente a nova empresa formada pelos investidores e pela estatal. Eu estou enganado, ou, no modelo de privatização do PT, a Infraero, na prática, ficou com todo o passivo trabalhista?

A manutenção de 49% das ações nas mãos da estatal é só o PT acendendo uma vela para o atraso, para marcar a diferença — para pior — na comparação com os tucanos. É claro que as empresas que venceram a disputa poderiam ter oferecido muito mais se soubessem que ficariam com 100% dos rendimentos — não apenas com 51%. De todo modo, notem que o “modelo tucano” não entrega a empresas privadas a administração de um patrimônio público, que é o que vai acontecer no “modelo petista”. Afinal, aqueles 49% que pertencem à Infraero estarão sob gestão privada. Eu dou graças aos céus por isso, confesso. Mas e as esquerdas sempre tão zelosas?

Fim de uma vigarice histórica
O PT venceu três eleições fazendo terrorismo com as privatizações. Em 2002, conseguiu convencer amplas camadas do eleitorado de que as formidavelmente bem-sucedidas privatizações da Telebras e da Vale eram um mal para o país. Em 2006 e 2010, acusou seus adversários de quererem privatizar a Petrobras, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Era só terrorismo eleitoral.

Agora, dado o desastre em que se encontra a infraestrutura aeroportuária brasileira, o partido não teve saída e resolveu fazer o óbvio, chegando aonde estavam os adversários que tanto demonizaram, só que com quase 15 anos de atraso. Não obstante, alguns franjas verdadeiramente criminosas do governismo ainda insistem em criar, ora vejam!, a “CPI da Privataria”… É patético!

A privatização dos aeroportos, que é bem-vinda, também é a evidência de uma fraude: a do discurso petista. Vamos torcer para que os aspectos deletérios da operação, como essa Infraero no meio da pista, não comprometam a sua eficiência. Porque seremos nós, como sempre, a pagar o pato.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

114 Comentários

  1. Mako

    -

    08/02/2012 às 19:18

    Vejam as voltas que o mundo dá, agora os petralhas privatizam, uma privatização mal-feita como lhes é peculiar, atravessada de viés político. Deus do céu como é possível ser tão incompetente, tão ruim?

  2. SANDRA D'AGOSTINI

    -

    08/02/2012 às 15:58

    ?”A privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília (…) significará passagens ainda mais caras e maiores impostos para as empresas aéreas. Foi assim que o setor aéreo mundial reagiu ao processo no Brasil, atacando abertamente o governo por ter adotado um modelo que ameaça prejudicar a indústria aérea e (…) não resolver o problema da falta de eficiência dos aeroportos nacionais”, diz a matéria. Critica tb a falta de transparência no processo! Em: http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Feconomia.estadao.com.br%2Fnoticias%2Feconomia%2520brasil%2C-iata-critica-privatizacao-de-aeroportos-brasileiros%2C102157%2C0.htm&h=pAQEeHHPBAQF-hv_AJfbZdSDvBmqF4jEpQzoyY6KNWXfRCQ

  3. SANDRA D'AGOSTINI

    -

    08/02/2012 às 15:56

    Resgatando privatizações da época do gov/José Sarney, FHC expõe que Dilma acaba com a demonização da privatização. “A privatização não é uma questão ideológica. É uma questão de como você aumenta sua capacidade de gerenciar”, afirma. Em contrapartida, o PT esmera-se para dar um nome diferente a uma prática que rejeitou no passado e tenta rebatizá-la de “concessão”.
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YWuuACfwkjw

  4. Mario Borges

    -

    08/02/2012 às 10:30

    Era só o que faltava, o PT - Pinga com Torresmo, privatizando! Mas como os petralhas não fazem nada sem segundas intenções… Por trás disso vem mais um número enorme de empregos para os apadrinhados do PT, e claro, muito, mais muito dinheiro$$$ Aja cuecas para tanta grana… Valha-me DEUS e vá de retro satanás!!!

  5. Paulo

    -

    08/02/2012 às 7:40

    Eu estive, no ano passado, no aeroporto do Gabão e é menor do que a rodoviária Novo Rio.

  6. anticorruptos e anticorruptores

    -

    08/02/2012 às 3:44

    “Iata critica privatização de aeroportos brasileiros
    Entidade que reúne as 280 maiores empresas aéreas acusa o governo de falta de transparência e diz que passagens podem ficar mais caras
    07 de fevereiro de 2012 | 22h 52
    .
    GENEBRA - A privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília na segunda-feira significará passagens ainda mais caras e maiores impostos para as empresas aéreas. Foi assim que o setor aéreo mundial reagiu ao processo no Brasil, atacando abertamente o governo por ter adotado um modelo que ameaça prejudicar a indústria aérea e ainda não resolver o problema da falta de eficiência dos aeroportos nacionais. (…)”
    .

    Notícia completa: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,-iata-critica-privatizacao-de-aeroportos-brasileiros,102157,0.htm
    .

  7. EUGENIO

    -

    08/02/2012 às 1:49

    “PRIVATALHA”

    PRIVATALHA, A PRIVATIZAÇÃO DOS PETRALHAS

    tudo que diziam os petralhas era balela,mentira,nunca estiveram intenção de ajudar o país, mas sim caluniar e injuriar quem governava, quem inovava.Resumindo pura INVEJA petista.

    AGORA DESAVERGONHADAMENTE TEMOS A PRIVATALHA EXPLÍCITA!

    SERÁ QUE AINDA ENGANAM ALGUÉM?

  8. henrique

    -

    07/02/2012 às 22:15

    voce falando que o pt é igual ao psdb ???cuidado esta denuncia é gravissima !!!!!!!!!ahahahahha

  9. Inocente de Brasília.

    -

    07/02/2012 às 21:13

    Jose, 10:32, não seja questinador. Você quer entender como se compra um patrimônio com o próprio dinheiro do dono. Você é Jose. Cristo, seu filho, é que faz milagre. Imagine quem é Maria. Judas é Argentino, São Tomé, aquele que só acredita vendo é Africano, Barrabás e Governador e Sodoma e Comorra ficam no planalto central, são cidades satélites. José, tenha fé, você é Brasileiro e sempre vai ter uma pedra no meio da pista de decolagem. Aperte o cinto, Jose.

  10. O desconfiado

    -

    07/02/2012 às 20:33

    Tio rei disse: “O seu genial “modelo” de privatização de estradas federais”

    A Fernão Dias possui uma excelente pista e se paga um pedágio justo. Os pedágios paulistas são mais caros que os cobrados pelos americanos.

  11. wagner

    -

    07/02/2012 às 19:23

    O que esta rolando agora na net, twitter e afins pela petralhada eh que a privatização tucana entregou as antigas estatais à preço de banana, e a deles por um ágio fabuloso.

    Realmente a petralhada não larga o osso. Quer dizer, este assunto de privatização infelizmente ainda não morreu.

  12. Mateus

    -

    07/02/2012 às 18:20

    Sr. Reinaldo. Creio eu que esses agios tão exuberantes comemorados pelo governo na verdade não passam de uma forma de superfaturamento das futuras obras dos aeroportos, sem precisar prestar contas,pela nova lei de licitações da Copa2014, o que inclusive poderá ensejar o engordamento do caixa de partidos aliados do governo nestas eleições e nas próximas, pelos fundos estatais e afins que formaram consorcio com os grupos vencedores. As previsões orçamentárias vão estourar e muito e ninguém será incriminado, estará tudo dentro da lei.

  13. Raskol: agora Gaspari tem uma verdadeira PRIVATARIA LULLO-PTRALHEIRA e o consultor deve ter sido dirceu-corleone

    -

    07/02/2012 às 17:55

    Isso é a verdadeira privataria franciscana.
    E seria muito bom saber quantos ptralheiros milionários estão por trás desses testas-de-ferro.
    Os piores ladrões do Brasil - está claro - serão os novos donos dos aeroportos.
    O que está havendo não é uma privatização no bom sentido, onde aqueles capitalistas, que têm recursos disponíveis e um portfolio de competência demonstrado, entram em concorrência. O que dillmá, a governANTA, está fazendo é dar um golpe no Brasil, usando o dinheiro do BNDES para enriquecer os capangas do comuno-nazi-fascismo fracassado, neste caso, aliados de capitalistas-porcos e de privilegiados dos fundos de pensão. Assim, ela e a capangagem lullo-ptralheira, pretendem implantar no Brasil o capitalismo de estado que vige na tirania chinesa e pretendem na tirania fodelica.
    Isso é o que se chama PRIVATARIA, porque está claro que aconteceram ACORDOS PRÉVIOS para definir ganhadores e perdedores e onde um certo “consultor” (dirceu-ladrão) ofereceu, a preço de ouro, sua consultoria lazarenta.
    Na verdade, isso se resume em 2 pontos:
    1)O BNDES foi privatizado pelo lullo-Ptralhismo e, assim, usa a ideologia lazarenta que norteia esse quisto purulento para definir prioridades, ou seja, tudo é bom e virtuoso se for feito por capangas e corriola lullo-ptralha e der lucro para eles; tudo será ruim se apenas for bom para o contribuinte, agora roubado, em seu patrimônio, pelo PT e capangas.
    2)E quem são os sócios no Brasil, além das engevix-infrafix (?) e da OAS (que antes chamavam de obras arranjadas pelo sogro, ACM)? Nada mais que os fundos de pensão, ou seja, o saco sem fundo da corriola lullo-ptralha. Essa gente vem-se apoderando do Brasil há muito tempo. E muitos deles, sobretudo seus rábulas servidores do crime organizado, têm muito dinheiro amalocado em paraísos fiscais. Pode ter certeza, os novos donos do BNDES e da Infraero são os capitalistas do capital alheio, ou seja, os VAGABUNDO e MANDRIÕES DO LULLO-PTRALHISMO. Não me admiraria se até o lullinha-laranjinha tivesse algumas cotas nessa lambança.
    Enfim, Elio Gaspari tem, para curtir em sua morbidez, a verdadeira PRIVATARIA, esta sim contra o interesse do Brasil e dos brasileiros.

  14. GETULIO NEIVA

    -

    07/02/2012 às 17:53

    REPAREM: NÃO SE VIU UM MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA AS PRIVATIZAÇOES NÉM QUALQUER MANIFESTAÇÃO DOS ESQUERDOPATAS !!!!! CADÊ A UNE, PSTU,PSOL, CUT,PCDOB….
    ESSE TROÇO NÃO VAI DAR CERTO. INFRAERO COM DIREITO A VETO??? PARA MIM, ISSO É UMA JOGADA PARA CHANTAGEAR A MAIORIA E PEGAR ALGUMA GRANA POR FORA…
    ATÉ QUANDO PTISTAS ABUSARÁS DA PACIÊNCIA DO POVO BRASILEIRO?

  15. Guto

    -

    07/02/2012 às 17:13

    Não vamos esquecer que o PT, com a política de colocar apaniguados incompetententes, conseguiu destruir os Correios,que era uma das poucas instituições confiáveis do país.

  16. Roberto Lemos

    -

    07/02/2012 às 17:12

    O PT tem que privatizar, mas não pode chamar por esse nome, pois é pecado. Então, inventa um meio termo, que é privatizar, estatizando, sem demitir funcionário público - para não ficar mal com os sindicalistas. Na próxima eleição presidencial, quando questionada, Dilma dirá que seu modelo é melhor do que o tucano, porque preversa o patrimônio nacional e o emprego do funcionalismo.
    No final, quando as coisas não tiverem saindo bem, em razão de inépcia dos consórcios vencedores, a Infraero (ou seja, o governo)reassume a gestão aeroportuária, como ocorreu com algumas rodovias privatizadas.

  17. Sônia

    -

    07/02/2012 às 17:03

    Sei bem como funcionam royalties nos municípios e os valores que são revertidos para este município, fazendo com que estejam entre os maiores do país. Agora, gostaria de saber qual o benefício de uma cidade do tamanho de Guarulhos, que tem uma área enorme entregue ao aeroporto. Cidade esta, com aproximadamente 300 favelas, dois hospitais públicos, falta de segurança, enfim, apesar de estar colocado em oitava posição no ranking, quem passa por aqui não vê evidências que façam desta cidade o reflexo de ter este aeroporto gigantesco. Metrô e trem só nas promessas. Privatizar acaba com cabides de empregos da cumpanheirada, mas de concreto o que a cidade ganha? Alguém sabe dizer? Além do barulho e do trânsito, claro.

  18. Aparecida

    -

    07/02/2012 às 16:46

    “O PT venceu três eleições fazendo terrorismo com as privatizações. Em 2002, conseguiu convencer amplas camadas do eleitorado de que as formidavelmente bem-sucedidas privatizações da Telebras e da Vale eram um mal para o país. Em 2006 e 2010, acusou seus adversários de quererem privatizar a Petrobras, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Era só terrorismo eleitoral”. Parabéns, Reinaldo. Assino embaixo.

  19. jose

    -

    07/02/2012 às 16:39

    Tio Rei, como nos somos pobres o lucro do Itau, daria
    para comprar os tres melhores aeroportos.

  20. Fernando

    -

    07/02/2012 às 16:34

    Além disso tudo, ainda tem a questão do ágio que será abatido do IR das empresas vencedoras e também o fato de que foi observado apenas o quesito da proposta com valor mais alto em detrimento do quesito de uma tarifa menor para os usuários.

    Empresas sem sucesso, sem competência e com histórico de desonrarem contratos.
    Sinceramente, que Deus nos proteja!

  21. Artur da Távola Ribeiro

    -

    07/02/2012 às 16:20

    Dar esmola com a carteira alheia é muito bom, dirão os PeTralhas!!!

  22. Premeditando o Breque

    -

    07/02/2012 às 15:53

    Vão colonizar esses aeroportos com companheiros de todos os matizes. É tudo estatal agora, como antes, só que sem necessidade de licitação. Pode ser ilicitado por lei.

  23. Roberto Campos

    -

    07/02/2012 às 15:44

    O que vc chama de fraude pode muito bem ser declarado de estelionato eleitoral. É muita desonestidade.
    E, assim, sofreremos com o caos aeroportuário até que os investimentos feitos pelas empresas privadas sejam postos a funcionar.
    Muito tarde e muito ruim. Tudo pela ideologia esclerosada ou pela verdadeira privataria incompetente. Ou as duas coisas.
    Lamentável.

  24. Premeditando o Breque

    -

    07/02/2012 às 15:43

    Só uma vela para o atraso? Quem privatizou o quê? Ao que tudo indica companheirizaram o resto. A INFRAERO serviu para trazer a coisa funcionando até à chegada da companheirama daí prá frente nunca mais funcionou. Antes dessa turba ninguém sabia o que era INFRAERO como até agora continua, a maioria, sem saber o que ela é no jogo do bicho.

  25. Renato

    -

    07/02/2012 às 15:42

    O PSDB modernizou o país nos 8 anos de governo e o PT acabou com quase tudo de bom que foi feito. Vamos pagar um preço caro por tudo isso. Vejam as empresas que vão administrar pelos próximos 20,25 ou 30 anos os aeroportos. Deus nos ajude, estamos desperdiçando a oportunidade de sermos uma grande nação.

  26. Premeditando o Breque

    -

    07/02/2012 às 15:41

    Instaura-se a República Socialista e Sindicalista dos Povos da Floresta e Periferias (tem participação do José Nêumane Pinto no nome desse bloco canalhavesco).

  27. Renato

    -

    07/02/2012 às 15:38

    Onde estão os esquerdinhas? Qual a diferença entre aquela privatização do PSDB e agora do PT? Bom, essa term resposta, a do PT é pior porque os funcionários da INFRAERO ficarão sem trabalhar sendo pagos pelo povo. E o povo brasileiro o que tem a dizer sobre tudo isso?

  28. Premeditando o Breque

    -

    07/02/2012 às 15:36

    QUALÉ, Ô!

    Muito curiosa essa “privatização”. O consórcio é composto por 4 entidades: PREVI, FUNCEF e PETRUS (os 3 maiores fundos de pensão do hemisfério sul, com administração colonizada pelo PT, da mesma forma que as empresas e os sindicatos do empregados que contribuem para suas existências), além da ACSA – Airports Company South Africa que entra no negócio apenas para cumprir exigência do edital (ter administradora com experiência em aeroportos aí de uns 5 milhões de passageiros). O “capital” fica dividido em 49% para a INFRAERO e 51% para a INVEPAR. Ou seja, redistribuindo o que foi dividido 90% para fundos de pensão e 10% da ACSA, da parte de 51%, a ACSA comprometeu-se, na verdade com 5,1% e os fundos de pensão com 45,9% da “privatização”(!?). Se algum maldoso disser que os investimentos serão bancados com recursos do BNDES, subsidiados de companheiro para companheiro, está sendo um chato na festa. Privatizaram o acesso aos recursos públicos que estarão facilitados por não necessitarem mais de licitação. A coisa ficou boa. E ninguém grita “pega ladrão”. Privatizaram mesmo? Concessão do quê, dos recursos que eram públicos? A família Batista fez mesmo escola (EBX) com recursos públicos, não?

  29. ESBOFETEADOR

    -

    07/02/2012 às 15:35

    A vela para o atraso Rei que fico muito bem claro para o infeliz do usuário que vai continuar a ser estorquido pagando uma daspassagens aéreas mais cara do planeta tendo em vista a carga tributária (pra variar) do custo brasil dos petralhas que como nunca antes neste país foi tão avassalador. Para os amigos da cambada, vai sobrar boquinha para todos os filhos, sobrinhos, cunhados dos petralhas, todos eles devidamente formados pelas melhores escolas de maracutaia do país e para os infelizes dos usuários, alem dos ladrões que agora circulam e assaltam dentro dos terminais dos aeroportos como o de cumbica vai sobrar, tambem, aquilo que a Infraero já disse a um passageiro … vá procurar a polícia…nós aqui não somos POLICIA, no que o passageiro retrucou: aliás voces tem muito medo dela……..pobre brasil….mais 10 anos dessa raça e nós vamos bater todos os recordes de ineficiência em prestação de serviços.

  30. carlos

    -

    07/02/2012 às 15:34

    Ah! o ágio absurdo não é o valor real da empreitada é apenas para tirar mais dinheiro do BNDES (troixas)já que 80 % é financiado por nos. Caso não fosse, nem o estipulado pelo governo seria atingido.
    Tem muito troixa que acha que essa grana vai entrar nos cofres, vai mais como nas casas Bahia em parcelas mensais pelo tempo de contrato e após ter recebido o financiamento do BNDES se possível com os juros da grana aplicada em títulos do tesouro.

  31. Angelo

    -

    07/02/2012 às 15:32

    Senhores,o PT,não teve saida,por sua incompetência(9 anos)
    desastrados,e evidência mais uma vêz sua incompetência no
    modelo petista de privatização.”Deus salve estePaís”.

  32. carlos

    -

    07/02/2012 às 15:27

    A grande festa da maracutaia petista com os babacas da imprensa fazendo coreografia ao sucesso.
    Nenhuma empresa de gabarito estrangeira, apenas argentina, africana e uma francesa de quinta categoria avalizam a expertise técnica de péssima reputação pela taxa de sucesso de 10 % o restante é dos sindicatos via fundos de pensão e das empreiteiras companheiras de todas as horas.
    Ágio absurdo absurdo inflado para pegar mais dinheiro dos troixas já que 80 % do financiamento será BNDES e de lambuja os companheiros da Infraero ficam intocáveis e de condimento final com direito a veto, esse negocio não tem futuro para melhoria da infraestrutura aeroportuária, será um desastre.
    As empresas campeãs do mundo no assunto jamais entrariam em um negocio de esse tipo com um fardo amarrado nas costas do tamanho da Infraero.

  33. Giovani

    -

    07/02/2012 às 15:18

    Prezado Reinaldo. Na verdade este modelito petista facista de privataria resulta em uma Fusão. Assim, a solidariedade petista, quer dizer Trabalhista, se algumas das espertas, quer dizer, expertas empresas não honrarem compromissos sobrará para o contribuinte nacional, enquanto o lucro será levado no bico, quer dizer, de avião para terras alienígenas, para posterior distribuição aos generosos petralhas.

  34. Valentim Cassandre

    -

    07/02/2012 às 15:16

    Caro Reinaldo nestas privatizações nao consegui ver nenhum
    petista ou esquerdista dando chute no trazeiro de nenhum
    investidor, uma pergunta será que ocorreu, mas a midia não
    divulgou.

  35. André

    -

    07/02/2012 às 15:15

    Que beleza! 80% de nossa gran via BNDES, isso esta mais para doação que para privatização! Na época do PSDB o BNDES também participava mas nunca com esses valores.

    Muito me estranha que os grandes perderam para os pequenos.

    Qual será o esquema??? Ai tem, basta procurar que se acha fácil.

  36. Luiz

    -

    07/02/2012 às 15:12

    Reinaldo, Eles não conseguem fazer a coisa dirieto porque vivem em conflito mental. Nós vamos sim pagar a conta e as novas empresas arrumaram um sócio muito bom que sempre que for necessário vai pingar algum….É o tal negócio de não debater o modelo, como eles tanto gostam de falar e criticar,quando o feito é dos outros.

  37. George Curioso

    -

    07/02/2012 às 15:08

    Reinaldo, não sei se você, como observador atento e arguto, prestou atenção aos lances do consórcio Invepar para os 3 aeroportos: 16,213 bi para Guarulhos; 3,213 bi para Brasília; e 2,113 bi para Viracopos. Eles gostam de um 13… Seria o TREZE um amuleto da sorte? Uma homenagem ao Zagallo? Alguma outra ideia?

  38. Carlos Campos

    -

    07/02/2012 às 15:06

    “Eu sou a favor de privatização até de escolinha de jardim da infância, desde que bem-feita”. Você é realmente a favor disso ou foi só jogo de palavras? Seria realmente bom para as pessoas ter que, OBRIGATORIAMENTE, pagar até pelo ensino, pela saúde?

  39. LIVIO OLIVEIRA

    -

    07/02/2012 às 15:00

    Leandro Roque, editor e tradutor do Instituto Von Mises Brasil, escreveu um texto primorosos onde prova que não houve privatização dos aeroportos ontem, mas uma mal disfarçada reestatização. O link para o texto é esse aqui http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1219&comments=true

    Um comentarista do artigo, chamado José Roberto, escreveu algo interessante:

    Fiz um calculo aqui. Considerando que 80% dos valores pagos pelos aeroportos serão bancados pelo BNDES(sob juros subsidiados que possivelmente ficarão abaixo da inflação), temos a seguinte situação:

    Guarulhos:
    Valor Mínimo: R$3,4 bi
    Valor Pago: R$16,213 bi
    Valor Pago pelo consórcio: R$3,24 bi
    Valor Pago pelo BNDES: R$12,97 bi

    Viracopos:
    Valor Mínimo: R$1,5 bi
    Valor Pago: R$3,821 bi
    Valor Pago pelo consórcio: R$0,76 bi
    Valor Pago pelo BNDES: R$3,05 bi

    Brasilia:
    Valor Mínimo: R$582 mi
    Valo Pago: R$4,501 bi
    Valor Pago pelo consórcio: R$900 mi
    Valor Pago pelo BNDES: R$4,501 bi

    Conclusão: O único aeroporto que foi concedido por um valor acima do mínimo do leilão, se desconsiderarmos os empréstimos do BNDES, foi Brasilia.
    Se o BNDES não se oferecesse para financiar os projetos, Guarulhos precisaria de R$160 milhões a mais e Viracopos de R$ 740 milhões. Porém Guarulhos recebeu R$12,97 bilhões e Viracopos R$4,501 bilhões a mais!
    Apenas Brasilia não precisaria de mais investimento e teria um ágio de verdade, no caso R$380 milhões

  40. Ronaldo

    -

    07/02/2012 às 14:49

    Triste.

  41. Maioria Silenciosa

    -

    07/02/2012 às 14:46

    A maior privatização do PT é a do Estado brasileiro.
    Veja o exemplo da reforma agrária. O que vai na notícia a seguir http://www.jornalstylo.com.br/noticia.php?l=f12baffb2889e08468f93e58ecdf1fac ocorre no Brasil inteiro.
    Em todo o país, os recursos federais disponibilizados para a reforma agrária são desviados por lideranças dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e/ou pelo MST. Há diversas denúncias nos Ministérios Públicos de todos os estados.
    Já passou da hora de VEJA fazer uma reportagem sobre isso. Não basta dizer que o público da reforma agrária não existe, é preciso dizer para onde está indo o dinheiro.
    Em Macaé, há uma série de investigações em curso sobre possíveis desvios do dinheiro do Incra, com ajuda ou negligência de servidores do Incra.
    Esses dirigentes de sindicatos, representantes de federações de trabalhadores na agricultura, advogados dessas federações praticamente dão expediente dentro do Incra.
    Em alguns estados, faturam cargos comissionados, em outros, possuem sala dentro da repartição pública sem dela fazer parte. Muitos superintendentes regionais atuam como subordinados a essas lideranças.
    Há diversos processos administrativos e criminais sobre esse tema em curso em todos os estados brasileiros. As denúncias chegam a completar 10 anos sem que se chegue a uma definição de onde foram parar os vários recursos desviados, ninguém é punido.
    Talvez se VEJA começar a apurar e publicar alguma coisa, essa farra passe a ser vista com seriedade. O Incra divulgou recentemente um balanço da reforma agrária, apontando a destinação de um volume alto de recursos. Os repórteres poderiam circular pelo Incra, ver quem são os agentes externos que circulam como se donos fossem do Estado brasileiro e, principalmente, ver como são falhos e precários os processos de crédito.

  42. Carlos S

    -

    07/02/2012 às 14:41

    Reinaldo

    Remeto novamente porque parece que o endereço não saiu como deveria ter saido.
    Vale a pena ver de novo !
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WqlCjnv6aV4
    Abrs

  43. Anônimo

    -

    07/02/2012 às 14:34

    Com um ágio tão grande quanto os que foram aceitos pelos consórcios e o passivo trabalhista assumido, diria que já estamos pagando a conta. A “privatização” dos aeroportos é mais um bomba relógio montada pelo PT.

  44. Ali

    -

    07/02/2012 às 14:28

    Isso sim é “PRIVATARIA”! O gordinho vigarista, cantor de bolero pra traveco vai “investigar” essa privataria também, ou precisa receber adiantado???

  45. ESBOFETEADOR

    -

    07/02/2012 às 14:13

    O QUE VAI MUDAR NOS PRINCIPAIS AEROPORTOS DO BRASIL COM A PRIVATIZAÇÃO DO GOVERNO DO PT?? RESPOSTA: NADA. O SÓCIO MAJORITÁRIO NADA MAIS É DO QUE UM INFELIZ QUE SE ASSOCIOU À CAMBADA ENQUANTO QUE O MINORITÁRIO SÃO OS PRÓPRIOS CHEFES DA MESMA CAMBADA. EM OUTRAS PALAVRAS O MONTE DE EXTRUME AUMENTOU E OS INFELIZES QUE SOMOS NÓS OS USUÁRIOS DOS AEROPORTOS VAMOS CONTINUAR A RECLAMAR POR MAIS ALGUMAS DÉCADAS. É O FIM.

  46. Enéas

    -

    07/02/2012 às 14:11

    Só para esclarecer, a Dilma leiloou a gestão de serviços, o controle, do que é vital, a gestão do espaço aéreo, isso continua no Brasil, a telefonia no Brasil foram “concedidas” (do termo concessão) para as empresas e 100%, já a Dilma criou partilhas, e 49% está com a Infraero que é público, qualquer coisa errada a Dilma entra na sala e resolve.

  47. JLPM

    -

    07/02/2012 às 13:46

    Isto sim é privataria. Um modelo torto pela ideologia que obriga a participação da Infraero em praticamente a metade do negócio afasta os mais experientes e ficam os aventureiros. Vai dar errado! Aliás, já deu errado! Ô Amaury, ô Elio Gaspari, cadê vocês??

  48. Senta Pua

    -

    07/02/2012 às 13:35

    Reinaldo

    Acho que você, doravante, deve se referir ao PT e aos Petistas na perspectiva que eles sempre se impuseram na sociedade sonolenta brasileira. Um partido FASCISTA (vamos lembrar que, stricto sensu, fascismo não tem haver com esquerda ou direita).
    Algumas premissas:
    - o lema do fascismo “Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado” (não lembra a cantilena do PT contra privatizações, lei das comunicações, controle da mídia, etc???);
    - o culto a personalidade (São Lula, Cefalópode I, lembra quem? quem?)
    - partido único (estão tentando fortemente)
    - erradicação da oposição (palavras do divino na última campanha)

    Oras bolas!!!!
    Isto é ser FASCISTA!!!!

    Portanto o PT É UM PARTIDO FASCISTA (cqd).

  49. GUSTAVO

    -

    07/02/2012 às 13:34

    Olha só como política é engraçada, sendo melhor rir para não chorar.
    O PT segue o modelo tucano que sempre esculhambou nas privatizações, qual seja, $ do BNDS. Concordo em parte com a esculhambação, afinal, já tivemos privatizações com 100% de BNDS e ainda com carência no prazo de pagamento.
    A pergunta que deve ser respondida é o que o governo FHC fez com os lucros das provatizações? Não foi em investimentos na infra do país e nem em projetos sociais de massa.

  50. O locutor

    -

    07/02/2012 às 13:29

    Reinaldo, só pelo passivo da Infraero, pela sua análise eles são incompetentes até em Leilão!!!!

  51. Fernando

    -

    07/02/2012 às 13:22

    Reinaldo, saúde e paz. Professor, não canso de elogiar seus EXCELENTES artigos, matérias e análises sobre os mis variados assuntos e também do momento político Brasileiro. Sempre irretocáveis, bem elaboradas, com conteúdo e profundidade. PARABÉNS.
    Creio estar vivendo EM UM OUTRO MUNDO, talvez naquele do PINÓQUIO, pois já não entendo mais nada em se tratando de política PETRALHA/LULISTA, eles subvertem tudo e a todos, ninguém os supera em ESPERTEZA, senão vejam o que a PRESIDENTE, fala em sua campanha a partir de 1′:59” no link abaixo:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WqlCjnv6aV4
    É como dizem naquela ZORRA BRASIL: ” PAREM O TREM QUE EU QUERO DESCER”.
    CANSEI DE SER IDIOTA EM TODOS OS SENTIDOS.
    Onde está a oposição nessepaiz???????
    Abraços.

  52. Franklin

    -

    07/02/2012 às 13:02

    O PT venceu três eleições presidenciais demonizando as privatizações. Hoje reconhecem sua eficacia ao fazer concessões à iniciativa privada. Fato.

  53. K@R!O$

    -

    07/02/2012 às 12:46

    ” Eles” pediram R$5,5 Bilhões e os interessados pagaram R$24,5 Bilhões, quase 5 vezes o valor pedido. Onde será que está o mistério? “Eles” não sabem o valor do “patrimônio público” ou os compradores é que não sabem?

  54. Surfista Prateado

    -

    07/02/2012 às 12:39

    Quem ficou com o passivo trabalhista fomos NÓS, os contribuintes. Mas mesmo que você insista, o que aconteceu não foi privatização e APOSTO com você que nas próximas eleições o PT virá de novo com o fantasma das privatizações para cima do PSDB e DEM. Dirão que o PSDB vendeu a Vale, etc. e que o PT só deu a concessão e não vendeu o patrimônio público. O prédio do aeroporto ainda é do Estado… Uma piada, mas que vai colar direitinho e não adianta espernear, o povo é muito burro.

  55. Alagoano Mordido

    -

    07/02/2012 às 12:37

    Reinaldo, quem é o empresário maluco que vai querer adotar funcionário público federal preguiçoso? Quem pariu mateu que o balance (já dizia minha avó), é por isso que o modelo de privatização foi deixado um pedaço para o desgoverno que aí se encontra.Do jeito que funcionário público gosta de mamar, passar para a iniciativa privada, nem doido. Abraços …

  56. Marcos

    -

    07/02/2012 às 12:34

    Ainda teremos a oportunidade de saber o porquê de as grandes empresas do setor abrirem mão desse negócio. Não é ser pessimista, mas tudo indica que os aeroportos continuarão uma porcaria embora com tarifas mais altas.

  57. Rodrigo

    -

    07/02/2012 às 12:32

    Em suma: o PeTê não presta para nada!

  58. Mariah Soares

    -

    07/02/2012 às 12:08

    Estamos vivendo numa grande mentira política que nos custará anos de atraso, lágrimas e suor.

  59. Mariah Soares

    -

    07/02/2012 às 12:06

    Será que os brasileiros não vão enxergar nunca o mal causado por essa gigantesca mentira política que nos governa, nos envergonha, nos diminue??

  60. Denis Oliveira Sandes

    -

    07/02/2012 às 11:58

    Falo aqui como estudante e amante da política.
    Hoje o Aeroporto de Guarulhos teve maior valor que a Vale do Rio Doce.
    Será que a Vale não foi vendida com um preço baixo ?

  61. -

    07/02/2012 às 11:58

    Privatização paga com dinheiro público (BNDES) é privataria.

  62. Mariah Soares

    -

    07/02/2012 às 11:57

    É o que eu digo sempre para meus amigos, esse PT é um câncer em metástase. Ele consegue arruinar tudo, por onde ele passa.

  63. antonio

    -

    07/02/2012 às 11:54

    Tio Rei, os estrangeiros estão tomando nossos empregos,
    tudo que voce vai comprar é made in China,Vietna,Koreia,
    Indonesia etc,etc….
    Agora eles vão comprar o nossos aeroportos com o dinheiro do nosso imposto.

  64. Steve Ling

    -

    07/02/2012 às 11:53

    Essa pseudo privatização foi uma forma de burlar a Lei das Licitações. Agora pode-se gastar sem intromissão de órgãos controladores. Pergunta 90% dos 51% das ações na “mão” dos fundos de pensão cujos presidentes são designados pela Presienta é privatização?

  65. anonimo

    -

    07/02/2012 às 11:52

    TIO REI,
    veja só como que é a vida. Antes privatizava e era o fim do mundo, agora privatiza e é a salvação. A privatização de ontem alcançou media de 400% de ágio, imagina se o Serra privatizasse e alcansasse essa média de 400%, o mundo vinha abaixo. A privatização da TELEBRAS alcançou media de 60% o da VALE de 20% e isso tudo o governo FH foi rotulado de entreguista, na privatização tucana o BNDES fazia a mesma função de hoje, igual em tudo, a única diferença é que os COMANDOS dos fundos de pensão da época em sua MAIORIA eram TECNICOS e hoje é COMANDADOS PELA ‘CUMPANHEIRADA’ que está deitando e rolando e transformando aquilo em uma ZONA. Agora justamente pelo fato do BNDES financiar as EX ESTATAIS é que FHC foi ROTULADO de PRIVATARIA, e uma DAS FUNÇÕES do BNDES é financiar as empresas principalmete EX ESTATAIS como está acontecendo agora, pois gera DESENVOLVIMENTO, EMPREGO, PAGAMENTO DE IMPOSTOS e consequentemente RIQUEZA para o MUNICIPIO, ESTADO E NAÇÃO. Antes o nosso querido ELIO NOÇU GHIA GASPARI adorava tirar uma “casquinha”, agora ENG GASPARI está calado, timido quieto, será que antes A TORNEIRA ESTAVA SEMPRE FECHADA e agora de uns anos pra cá A TORNEIRA FOI ABERTA. QUESTÃO DE ÉTICA,MORAL E VERDADE, mas aí é uma outra HISTÓRIA………………….

  66. Thago bini Pigato

    -

    07/02/2012 às 11:51

    Tio Rei, o problema é muito maior do que você explicitou, na prática os aeroportos foram e não foram privatizados, no papel estão privados, mas na prática isso foi apenas uma manobra desonesta de refinanciamento de empresa estatal, se der certo o estado estava presente, se der errado vão botas a culpa nas privatizações, e acredite em mim, tem TUDO para dar errado….

    Como Disse o Leandro Roque, em um blog de economia que acompanho:

    “Em vez de entregar nosso maior e mais movimentado aeroporto para suíços, alemães e cingapurianos comprovadamente competentes, o governo preferiu “vendê-lo” para fundos de pensão de estatais brasileiras e para uma estatal sul-africana. E com recursos do BNDES, é claro, pois capitalismo e risco não são coisas com as quais estamos acostumados — principalmente fundos de pensão de estatais e empreiteiras que sempre trabalharam em parceria com o governo.

    Portanto, ficamos assim: três estatais irão operar o mais movimentado aeroporto da América Latina. Nada menos que 80% do empreendimento será financiado pelo BNDES (leia-se ‘dinheiro tomado dos pagadores de impostos e emprestado a juros muito abaixo dos de mercado para as empresas favoritas do governo’). Para que haja este financiamento, a utilização de equipamentos importados está banida. Suíços, alemães e cingapurianos competentes foram dispensados. E, de alguma forma, isso está sendo vendido como privatização e capitalismo.”

  67. marcos

    -

    07/02/2012 às 11:49

    Reinaldo. A privatização é válida, e não é por isso que se deva sepultar a discussão acerca das privatizações na era tucana. abraço

  68. Henrique

    -

    07/02/2012 às 11:47

    Tio Rei,
    .
    Com certeza o governo vai cantar de galo pelo ágio pago pelos vencedores — ao contrário do que aconteceu nas privatizações da Regis Bitencourt e da Fernão Dias, cuja outorga foi de graça, mas todos viram o fracasso dessa política.
    .
    Agora, o governo resolveu cobrar pela outorga. Muito bem, mas os vencedores, que vão ser financiados pelo BNDES em 80% dos investimentos, não vão ter que investir quase nada do seu próprio bolso. Ou seja, continua sendo investimento estatal, e se tivermos sorte com um pouco mais de qualidade de gestão e menos corrupção que o próprio governo.
    .
    Mas devido a essas facilidades, quem acabou ganhando foram operadores de segunda categoria… Nenhum dos operadores renomados nos maiores aeroportos do mundo, nenhum grande nome da engenharia nacional.
    .
    Vão se gabar, é claro. Mas o resultado tem uma expectativa de sucesso muito baixa… O tempo dirá.
    .

  69. Arlindo

    -

    07/02/2012 às 11:46

    Existem algumas questões que não me saem da cabeça.

    Por que o consórcio vencedor em Guarulhos fez um lance inicial de quase 4 vezes o valor mínimo?

    Num leilão, não é normal que os preços subam ao longo do processo?

    Não poderia ter sido adquirido por um valor bem mais baixo?

    Não houve disputa por parte de outros interessados, por que? Será que acharam o valor ofertado insano?

    Se o consórcio ganhador deterá 51% do negócio, este deverá gerar, grosso modo, 2 bilhões ao ano, LÍQUIDO, só para recuperar o principal do investimento, sem contar com juros, taxa de retorno, investimentos obrigatórios, etc….
    ESSA CONTA FECHA?

  70. Elcio

    -

    07/02/2012 às 11:31

    Nada tenho contra a atividade privada. Mas ela pressupõe concorrência, não? Acho que a privatização de aeroportos criará mais cartórios. Apenas isso. Cartórios e nada mais. E detesto cartórios.

  71. José Carlos

    -

    07/02/2012 às 11:26

    AVISO AOS PETRALHAS:

    O AEROPORTO QUE VCS SEMPRE CHAMAM DE CUMBICA, SUA DENOMINAÇÃO REAL É:

    AEROPORTO INTERNACIONAL GOV. ANDRÉ FRANCO MONTORO!!!!

    ACOSTUMEN-SE!!!!

  72. Claudino

    -

    07/02/2012 às 11:17

    Uma outra hipótese para o que possa estar escondido nestes superhiperultra ágios de 347% destas privatizações do PT pode ser, pura é simplesmente, que os avaliadores do Governo Dilma botaram o patrimônio público dos aeroportos brasileiros a venda a “preço de banana”.
    Help, Élio Gaspari! Qual das duas alternativas é a MAIS correta?

  73. joão batista de souza

    -

    07/02/2012 às 11:12

    Olhando, assim, os percentuais do ágio, nossa, que sucesso, um oba oba bem apropriado para o período carnavalesco; alguns desavisados pensam logo, é muita grana entrando nos cofres do governo. Vai pensando. Depois, como bem se disse, os pesos-pesados ficaram de fora, não sei não, mas tem alguma coisa de errado nisso, mas, tomara que dê certo, vai precisar de muita reza e reza forte.

  74. Ricardo

    -

    07/02/2012 às 11:09

    49%? Este é o modelo cubano para o capital privado, parceria caracu. Aqui, sob o PT, nem isso, pois temos o BNDES. É o estado assumindo todos os riscos. O estado é o dono do negócio. Não é mesmo, Sr. Luciano Coutinho?

  75. Claudino

    -

    07/02/2012 às 11:09

    Reinaldo,
    Eu também digo: Huuuuummmm!…

    Então o negócio, que segundo seu próprio vendedor valia $ 10,00 e teria seu comprador financiado em 80% ($ 8,00) para levá-lo, foi arrematado por $ 44,70 ($ 10,00 + ágio de 347%)?

    Isso quer dizer que o BNDES agora vai botar 80% x $ 44,70 = $ 35,76 no negócio, certo? Dos quais a INFRAÉRO, dona de 49% das empresas que administrarão os aeroportos, tomará 49% x $ 35,76 = $ 17,52, $ 7,52, ou 75,2% a mais do que o valor de todo o negócio que, segundo seu vendedor, deveria montar a $ 10,00, certo? E, ainda, outro tanto do financiamento do BNDES será tomado pelos fundos de pensão das estatais, certo?

    Ainda estou tentando achar a ponta dessa maçaroca, mas aí tem negociata das grandes.

    Para começar, parece que os compradores incluíram neste ágio que estão “pagando” (não parece que estão recebendo?) um valor que determinaria que aquela parte que seria tomada apenas pela INFRAERO, ou seja, pelo sócio governo, junto ao BNDES seria capaz de suportar todos os investimentos que eles teriam que fazer do próprio bolso como contrapartida.

    Chamem o Élio Gaspari, o maior especialista em privataria, please!

  76. Setembrino Aparecido de Jesus da Silva

    -

    07/02/2012 às 10:58

    Uma coisa que não entendo é por que não se pensa em construir mais aeroportos em vez de só ampliar os já existentes. Aqui em Porto Alegre, por exemplo, só se fala na ampliação do Salgado Filho, o único que temos. Mas não seria melhor ter pelo menos dois, e não só um atolhado de gente? Por maior que seja o aeroporto, recebendo muita gente em um só lugar causa transtornos, inclusive no trânsito que se direciona todo para um só lugar. O Salgado fica na zona norte da cidade. É só construir outro na zona sul. Falo de POA por que moro aqui e conheço, mas creio que a situação seja a mesma nas demais capitais.

  77. PALPITEIRO

    -

    07/02/2012 às 10:55

    TÁ NA HORA DE VOCÊ REINALDO, ESCREVER UM BEST SELLER VERDADEIRO E RETUMBANTE: A PRIVATARIA PETRALHA. SUCESSO DE VENDAS ANTES MESMO DA PUBLICAÇÃO E REVELADOR DAS ESTREPULIAS PETRALHAS DE PRIVATIZAÇÃO. O PREFÁCIO JÁ VEIO NESSE SEU ARTIGO.

  78. O Comentarista

    -

    07/02/2012 às 10:53

    PRIVATIZAÇÃO É UMA COISA. ENCAMPAÇÃO É OUTRA MUITO DIFERENTE.
    PREVI, FUNCEF E PETRUS SÃO FUNDOS DE PENSÃO TOTALMENTE CONTROLADOS PELA PETRALHADA SUJA. ENTÃO O AEROPORTO DE CUMBICA FOI ENCAMPADO PELO PT. QUE NA AÇÃO AINDA SE UTILIZA DE COADJUVANTES COMO ODEBRECHT E ACSA.
    O bndes (DINHEIRO DO POVO) financia 80% dos recursos do investimento.
    SERÁ QUE AGORA TODO MUNDO NO braziú É BURRO E NÃO CONSEGUE ENXERGAR MAIS NADA.
    ELES PEGAM O DINHEIRO DO POVO PARA ENCAMPAR ESSE AEROPORTO AO PATRIMÔNIO DO PARTIDO GERANDO UMA FONTE INCONTÁVEL E INESGOTÁVEL DE “RECURSOS NÃO CONTABILIZADOS”.

  79. Carlos S

    -

    07/02/2012 às 10:52

    Reinaldo

    Sobre o tema privatização, vale a pena ver de novo:

    ://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WqlCjnv6aV4#!

    É isso ai meu amigo !

    Abrs

  80. jose

    -

    07/02/2012 às 10:32

    Tio Rei , eu so queria entender não precisa explicar:
    como se compra um patrimonio com o proprio dinheiro do
    dono.

  81. Jorge Nascimento

    -

    07/02/2012 às 10:30

    O DESgovernador do PT, Jaques Wagner, já pode ser considerado um criminoso de guerra, pelo fato de ter dado as costas aos baianos, quando iguinorou o alerta de greve dos policiais militares e preferiu seguir viajem a ilha cubana, acompanhar a presidente Dilma em visita oficial a esse paìs. Mais de 100 mortos em uma semana, è um genocìdio, uma guerra civil.
    http://www.nascimentofotos.blogspot.com

  82. flavio

    -

    07/02/2012 às 10:29

    Pelo que pude observar, isto não foi uma privatização. O governo e o pt continuam mandando, o q

  83. Exilado

    -

    07/02/2012 às 10:29

    Reinaldo,

    vale a pena pesquisar o Board of Directors da Engevix - voce vai achar um velho conhecido la’…

  84. Paulo

    -

    07/02/2012 às 10:26

    Quem faz privataria? Os petistas? Oh que horror.Eles são um PMDB também incompetente , que operam no prejuízo e que todos nós pagamos..

  85. Fábio

    -

    07/02/2012 às 10:04

    Tio Rei, desculpe acabar com a festa, mas não houve privatização alguma.O leilão foi arrematado por um consórcio entre a INVEPAR e ACSA. A INVEPAR, foi criada em 2000 e é gerida por fundos de pensão de empresas públicas (PREVI, PETROS e FUNCEF). A ACSA é uma estatal a África do Sul.
    .
    Perderam o leilão a Changi, Flughafen Zurich e Fraport. São empresas que operam os aeroportos de Cingapura, Zurique e Frankfurt, respectivamente. Em vez dessas empresas competentes operarem nosso o maior aeroporto da américa latina, teremos AQUELE consórcio de empresas que mal tem experiencia no setor.
    .
    Sugiro ler esse artigo aqui: http://mises.org.br/Article.aspx?id=1219
    .
    Estou aguardando pelo próximo apagão, dizem que será em 2014. Eu tenho certeza.

  86. FABRICIO

    -

    07/02/2012 às 9:54

    Reinaldo
    Coloque no ar este video : preste atençao no que ela diz a partir de 01:55:
    http://www.youtube.com/watch?v=WqlCjnv6aV4&feature=player_embedded#!

  87. Sandro Chagas

    -

    07/02/2012 às 9:51

    Melhor investir dinheiro do BNDES em empresa estrangeira do que em pseudo-ditador como Chaves , Morales e nos irmãos Castro ( esses tiranos ) . FHC tem vergonha até hoje de comentar sobre as privatizações .

  88. Robes Mendes

    -

    07/02/2012 às 9:34

    Mais do que por ideologia, a defesa do estatismo pelo PT ( e demais aves da rapinagem esquerdista), se funda em interesses e estratégias bem mais pecuniários.

    Como nunca antes neste país, o PT é a entidade que mais se serve do estado em benefício próprio.Sem as tetas do estado, o petismo morre de inanição.

  89. A. Silva

    -

    07/02/2012 às 9:31

    A “privatização” dos aeroportos patrocinada pelo PT é, no mínimo, sui generis: ao invés de nos igualar aos melhores aeroportos do mundo (Singapura, Seul, Hong Kong, Munique, etc), vai nos rebaixar ao nível das espeluncas latinas e africanas, sem qualquer conotação de ofensa a estes povos. E, o pior: vai entregar o filé nacional a empresas de duvidosa capacidade financeira e operacional. Como esta “privatização” exótica é um sapo atravessado na garganta da gerentona de araque, não me causaria espanto se daqui a dois ou tres anos, o negócio, por mal feito, dê com os burros n’água e o Estado reassuma o controle para deleite dos petralhas…

  90. BPI

    -

    07/02/2012 às 9:29

    Leia no BLOG DA DILMA: dilma13.blogspot.com.

    Em 12 de julho de 2009 para angariar votos dizia:

    “Não a privatização da INFRAERO.
    Privatizar a INFRAERO é jogar na lata do lixo toda a vida de luta do Partido dos Trabalhadores pelo emprego e a moralidade no serviço público. A INFRAERO não precisa ser entregue nas mãos dos donos do poder capitalista”.
    Cadê o Lula, CUT, PT, Dirceu, Gushikem, Berzoine e demais defensores das estatais sugadores de recursos públicos para infernizar a Dilma que está entregando o PATRIMÔNIO PÚBLICO para capitalistas estrangeiros?
    Cadê PSDB, Serra, Alkimin que perderam eleições porque não souberam ou não quiseram demonstrar os benefícios que as privatizações trouxeram ao país?
    O mega-deságio demonstra que a INFRAERO é uma mina de ouro e que a Dilma foi obrigada a privatizar por causa da Copa do Mundo pois a INFRAERO é incompetente e incapaz de efetuar as obras de ampliações e que nas mãos dos administradores estatizantes só dava prejuízo (deve ser dona de dolarduto para escoar os milhões que embocam na caixa preta da Cia).
    Em 11 anos não conseguiu construir nem o puxadinho de Cumbica, pois desabou em plena construção. Ainda bem. Já imaginaram se acontecesse depois da cortada da fita verde-amarela pela Dilma?
    Mesmo sabendo que metade dos lucros tem que ser doada a INFRAERO (ela será dona de 49% das ações) as empresas acharam que os mínimos estipulados eram mixarias.
    Em 2011 embarcaram por Cumbica 18.614.519 de passageiros em viagens nacionais e 11.349.589 internacionais perfazendo 29.964.108 dando uma receita aproximada de R$570 milhões somente com as taxas de embarque de passageiros, sem contar as taxas de embarque, aterrissagem, decolagem e estacionamento de aeronaves; taxas de cargas e descargas de mercadorias; locações de espaços comerciais, receita de estacionamento etc.
    A capacidade instalada de Cumbica é de 20.500.000 passageiros/a ou seja em 2011 teve apagão de 9.464.108/a, daí as filas quilométricas para check in, check out, taxis, estacionamentos, sanitários fétidos; sem cadeiras para descanso, painéis de avisos descontrolados, funcionários que não falam inglês liberando passageiros internacionais etc.
    A ACSA, vencedora da concessão de Cumbica é a operadora do aeroporto de Joanesburgo responsável pelos caos aéreos da Copa 2010.
    Será que dá para confiar? É só aguardar 2014.

  91. Luciano

    -

    07/02/2012 às 9:26

    Me recordando do que aconteceu nas privatizações do setor elétrico… Ésse negócio dos funcionários é que está me deixando com a pulga atrás da orelha, mas não é por causa do passivo trabalhista. É o pessoal técnico-operacional, formado por engenheiros e técnicos de várias áreas, que não crescem em árvores e exercem funções críticas nos aeroportos, as quais requerem um longo treinamento. Não se pode fazer cortes e substituições sem mais nem menos nessa área.

  92. Sobral

    -

    07/02/2012 às 9:26

    Reinaldo, muita saúde e paz para vc e familiares.
    Certamente vc já observou que em nenhum momento eles se referem - inclusive imprensa - ao termo “privatizações”, e sim leilões. Quanto aos 15 anos, trata-se simplesmente de um retardamento mental. Eles demoram mesmo a entender as coisas. Também, chefiados por um apedeuta!!!!!

  93. Jair

    -

    07/02/2012 às 9:25

    E a oposição não fala nada, não capitaliza nada em cima desta contradição do governo com sua história política!
    Deste jeito PT no poder para sempre….

  94. JulioK

    -

    07/02/2012 às 9:18

    Reinaldo,

    Sem falar nas estradas pedagiadas pelo modelo da Dilma!

    Ninguém sabe o que esta acontecendo com elas. Será o mesmo nos aeroportos. Quando começarem a fazer água, somem do noticiario.

  95. Robes Mendes

    -

    07/02/2012 às 9:17

    Há uma nítida relação entre corrupção do dinheiro público e o tamanho do Estado: quanto maior este maior aquela.Quanto maior o poder, a riqueza e o tamanho do Estado maiores são os atrativos e mais variadas as formas e mais amplas são as possibilidades para os ladrões e os capitalistas do capital alheio meterem a mão no bolso do contribuinte.

  96. André

    -

    07/02/2012 às 9:08

    Reinaldo, vc tem essas informações? http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1219

  97. Ataíde

    -

    07/02/2012 às 9:07

    O PT imita o PSDB também no que deu certo. Quando o PT chegou ao Planalto, a RFFSA já havia sido desestatizada (um sistema de arrendamento, onde, me parece, há, também, espécie de aluguel, fora um primeiro montante em dinheiro). Um bom sistema enfim, em que as “Concessionárias Privadas de Carga Ferroviária” pagam aluguel (das linhas) e pagam os impostos. O PT foi, lógico, contra, porém, quando já no poder, em meados do fim do primeiro mandato de Lula, uma ferrovia privada de São Paulo chamada BRASIL FERROVIAS, quebrou. Ora, o que Lula fez? Trouxe-a de novo para o Estado (para a “viúva”, via BNDS) e lhe injetou 1 Bilhão de Reais… Os ferroviários petistas se assanharam e diziam alegremente: “Viu! Lula estatizou de novo a “fulana de tal”. Não demora e todas as ferrovias serão nossas (?) de novo”. Mas Lula, a seguir (depois de ter saneado a Brasil- Ferrovias), a re-privatizou; Passou-a no cobre de novo… Fez o certo então (como o PSDB fez antes e teria feito novamente). E então, se Lula privatizou, a petralhada se calou; até hoje. (Pesquisar data exata da feliz reprivatização lulista da ex-Brasil Ferrovias - paulista).

  98. paulo

    -

    07/02/2012 às 8:59

    vamos descobrir logo que o Araujo tem dedo nisso.

  99. Aécio Souza

    -

    07/02/2012 às 8:54

    Com relação aos trabalhadores, não merecem uma proteção? Veja o que ocorreu no caso do sistema Telebras(Revista Caros Amigos, ano XV,nº178/2012; é isso que o sr. defende?

  100. di Carvalho - Minas/ Sul

    -

    07/02/2012 às 8:53

    Rei, apesar de saber que partes da oposição está morta, talves para fazer a alusão da passagem bíblica que diz que o dragão com seu rabo derrubará a terça parte das estrelas. Penso que o restante dessa oposição está perdendo a oportunidade de falar das privatizações, das quais foram muito criticadas por esse bando de urubús, sem querer ofender o pássaro.
    Obrigado, King.

  101. Roberto

    -

    07/02/2012 às 8:49

    Conheço as empresas que administram os aeroportos de Frankfurt, Zurique e Cingapura e tenho certeza de uma coisa: se eles pularam fora é porque tiveram certeza que a conta não fecha. O faturamento previsto para estes aeroportos não cobrem as despesas de investimentos atuais e futuras. Como eles devem satisfações a seus acionistas, entre o investimento correto e a safadeza financeira, eles optaram pelo primeiro. Questão de “compliance”.
    Ou dito de outra forma: a “bagaça” vai fechar no vermelho por anos a fio e o nosso suado dinheirinho vai continuar a tapar os rombos e a encher os bolsos dos corruptos de sempre.
    Uma dica: entre as atividades comerciais nos saguões (não regulamentadas) e as atividades diretamente relacionadas com o transporte aéreo (regulamentadas), adivinhem onde o investimento será priorizado?

  102. Uber

    -

    07/02/2012 às 8:46

    Tenho medo! Acho que estamos mesmo lascados!
    Para empresas internacionais grandes e experientes terem entregado aquele leilão sem luta é porque viram que a coisa é mais feia do que parece.

  103. POLY

    -

    07/02/2012 às 8:42

    Não acredito nas “privatizações” realizadas pelo govêrno
    petista. Eles não são capazes de copiar nem o sucesso das
    PRIVATIZAÇõES do PSDB pois, são incompetentes.Além do mais,
    mantem sempre, uma parte estatal, haja vista, a participação
    da incompetente INFRAERO, nos leilões dos aeroportos.
    Vai da certo? Nas rodovias até agora há problemas.

  104. Flavio A. Lourenço

    -

    07/02/2012 às 8:38

    Reinaldo
    Mais uma maracutai dos Petralhas, isso não vai dar certo como não deu as rodovias federais, questão de tempo, vai ficar pior que esta. Isso é Brasil!!

  105. K.

    -

    07/02/2012 às 8:27

    Cadê o discurso da oposição?
    Sempre fui favorável as privatizações, mas sinto que o PSDB não consegue articular a crítica às regras agora utilizadas. No campo da comunicação política, eles não tem timming, nem a contundência necessária.
    Infelizmente, o que ficou para a opinião publica é FHC e a maconha…
    E, por favor, não perguntem a ele o que pensa sobre aborto.
    Estamos Sem representação.
    Obrigada por manter o blog.

  106. Inimigo da sinistra

    -

    07/02/2012 às 8:18

    Reinaldo, foi lembrado na área de comentário de outro blog, que o Governador da Bahia bancou um churrasco aos invasores do mst, que invadiram prédio público.

  107. Solo

    -

    07/02/2012 às 8:18

    É a verdadeira privataria. É a privataria petralha.

  108. marli

    -

    07/02/2012 às 8:15

    Que grande idéia para imprimir em camisetas e doá-las para os petralhas na eleição:

    Pinheirinho SEM mortos x Pelourinho 100 MORTOS!
    Título de reportagem no site do coronel.

  109. jgomes

    -

    07/02/2012 às 8:02

    Reinaldo,
    para quem até a pouco babava em discursos contra a
    privatização, é uma marcha a ré muito esquisita. Ou fal
    ta de opção. O fato é que as ganhadoras tem sócios estran
    geiros. Vão negar?

  110. LUNARDELI

    -

    07/02/2012 às 7:55

    Reinaldo, os petistas estão alegando que não é privatização e sim concessão. Visto da forma petista as rodovias paulistas também não foram privatizadas, pois também são concessões. Aliás, dessa forma a VALE não pode ser vista como privatizada, pois as jazidas e minas também foram cedidas em…concessão.

  111. Marco Gaúcho

    -

    07/02/2012 às 7:54

    Chê, o sonho de todo militante de esquerda é viver às custas do trabalho alheio. Isso é regra. É premissa. Partindo daí, qualquer modelo de privatização, ou o que quer que seja parido dessas doentias cabeças, sempre vai bolar um jeito de deixar o chefe, sua mulher, a amante, o churrasqueiro e o compadre e mais seus descendentes e ascendentes, sempre vai garantir (legalmente, claro), uma boquinha

  112. GIL

    -

    07/02/2012 às 7:08

    RECURSOS DO BNDES NAS PRIVATIZAÇÕES DEVERIA SER PROIBIDO.ISSO PARA MIM NÃO É PRIVATIZAR. PRIVATIZAR DEVERIA SER COM CAPITAL PRIVADO,OU FINANCIADO POR BANCO PRIVADO.

    A FINALIDADE DO BNDES NÃO DEVERIA SER ESSA.

    ESSE BANCO NÃO É NADA DE SOCIAL. FICO P…QUANDO LEIO UMA NOTÍCIA DESSA


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados