Blogs e Colunistas

22/04/2012

às 7:11

O PT inaugurou no Brasil os “movimentos sociais” em defesa da corrupção! Não chega a ser inédito no mundo! O fascismo já havia chegado lá

Milhares de pessoas, não muitos milhares, saíram às ruas ontem em 80 cidades brasileiras cobrando celeridade do STF no julgamento do mensalão e protestando contra a corrupção. “Celeridade” nem é uma palavra tão boa assim. No dia 6 de junho, a entrevista que Roberto Jefferson concedeu à Folha denunciando o mensalão — à boca pequena, a suspeita estava em todos os cantos e era amplamente comentada por políticos e jornalistas — completa sete anos. Larápios que deveriam estar na cadeia só engordaram, nesse tempo, a sua conta bancária e conspiraram em quartos de hotel, explorando uma espécie de lenocínio contra as instituições e o estado de direito.

Publiquei algumas fotos das manifestações. Numa delas — e a imagem é recorrente em várias cidades —, uma jovem aparece com o rosto pintado de verde e amarelo, remetendo aos caras-pintadas de 1992, que concorreram para a queda de Fernando Collor. O mesmo Collor que agora integrará a CPI do Cachoeira como força auxiliar do PT.

Não, senhores! O PT e os ditos movimentos sociais não participaram do protesto, é claro! Eles agora são poder. Em 1992, estavam na oposição. Para petistas e assemelhados, denunciar corruptos quando se está na oposição é mister; protegê-los, quando se está no governo, é um dever. Para os petistas, o mal não está na corrupção em si, mas em quem a pratica. No adversário, é uma falha grave; nos companheiros, é apenas uma ação tática — ou estratégica, a depender do teórico — para combater “a direita” e “os conservadores”.

Aquela moça de cara pintada nos lembra que Lindberg Farias, por exemplo, presidente da UNE em 1992, passados 20 anos, é senador do Rio pelo PT. Por que ele engrossaria agora uma passeata em favor da punição dos mensaleiros? José Dirceu, um dos mais buliçosos articuladores dos movimentos — JUSTIFICADOS, É BOM QUE FIQUE CLARO! — em favor do impeachment de Collor, está empenhado agora em revistar a história e negar o óbvio: os crimes cometidos pelos mensaleiros e pelo chefe da quadrilha.

Por isso, os petistas e os movimentos sociais que eles controlam não vão às praças. Ao contrário. Quando Dirceu é chamado a falar em fóruns de esquerdistas, alguns deles promovidos, direta ou indiretamente, com dinheiro público, a saudação é outra: “José Dirceu guerreiro/ herói do povo brasileiro”. O PT tenta deixar um legado na política brasileira: a corrupção praticada por esquerdistas é apenas um ato de resistência. Antes que avance, uma consideração importante: não pensem que o partido inova ao fazer tal avaliação. Essa amoralidade constitui a essência do próprio pensamento de esquerda, revelada, já comentei aqui, de forma cristalina por Sartre na peça “As Mãos Sujas”. Tentem encontrar num sebo e leiam (depois ele virou um comunista cretino). Ali está a essência de como as esquerdas, mesmo a “melhor” esquerda, lidam com o crime. Para elas, o que determina se uma ação é criminosa ou não são os seus objetivos. Se servirem ao que chamam “libertação dos oprimidos”, tudo é permitido — e, pior do que isso, tudo passa a ser necessário, desde que assim decida o partido. Não é diferente do fascismo — só que este fala em nome do “estado”. Igualam-se no ódio à democracia e ao liberalismo.

Um pouco de história
Não sei para onde caminha a sociedade brasileira — não tenho bola de cristal. Os que me leem desde a revista República (e o PT ainda era oposição) ou, um pouco mais tarde, desde Primeira Leitura, sabem que nunca fui exatamente otimista. Há muitos anos me incomoda a agressão sistemática promovida por forças do establishment (e o PT já era establishment quando oposição) contra as instituições. Em 2003, fui convidado a falar num seminário promovido pelo PSDB. Discutia-se qualquer coisa como “os caminhos da oposição”. Cheguei a escrever um artigo para a revista da Fundação Teotônio Vilela. Afirmei então, para espanto (e discordância) de muitos tucanos presentes — nunca fui ligado ao PSDB, como sabe ao partido, porque repudio sua esquerdofilia —, que os petistas tendiam a fagocitar (um neologismo derivado do substantivo “fagocitose”) instituições, partidos conservadores, movimentos sociais, entidades de classe trabalhadoras e patronais… Lembro-me de certo espanto dos presentes. Alguns me olhavam indagando: “Quem é esse paranoico aí?’ Pois é…

O meu antípoda da tarde foi o sociólogo Sérgio Abranches, que tranquilizou a todos afirmando que as virtudes do “presidencialismo de coalizão” impediriam aventuras autoritárias do PT. A minha tese não era — e nunca foi a de que o petistas tentariam um golpe bolchevista (sempre achei isso uma grossa bobagem), mas a de que eles dariam um jeito de tornar irrelevantes os controles e filtros democráticos, alterando-lhes os códigos. E falei bastante sobre Antonio Gramsci. A maioria dos tucanos preferiu, visivelmente, a mirada otimista de Abranches. Talvez ela lhes parecesse menos trabalhosa do que anunciava a minha análise. Lembro-me da satisfação de alguns ali quando diziam: “Mas os petistas estão governando com o nosso programa, com os nossos marcos econômicos!”. E eu tentei: “Sei disso! Por isso mesmo, a coisa é mais séria do que parece! Eles estão sequestrando os seu valores e suas conquistas”. Em vão!

O responsável mais direto por eu ter sido convidado para aquele seminário e única liderança que concordou comigo era o então deputado federal tucano (e depois secretário-geral do partido por um tempo) Eduardo Paes, atual prefeito do Rio pelo PMDB. Paes, reitero, endossou a minha constatação de que o petismo estava se articulando como força hegemônica para fagocitar inclusive lideranças da oposição!!! O prefeito poderia dar seu testemunho se fosse o caso. Sabe que falo a verdade. Paes fez depois as suas escolhas, e eu continuei com as minhas. Ambos sabíamos, e louvo-lhe a perspicácia, para onde as coisas estavam caminhando, não é mesmo?

CPI do Cachoeira, mensalão etc
Os primeiros dados que vazaram da investigação da PF dão conta de que o bicheiro Carlinhos Cachoeira está muito mais enfronhado no estado brasileiro do que se supunha. Sozinha, a Construtora Delta pode fazer tremer a República. A CPI seria, sim, um bom momento e um bom lugar para desbaratar o esquema criminoso. Mas já dá para saber que isso não vai acontecer. Ao contrário: os que se moveram, inicialmente, em favor da comissão de inquérito não querem fulminar o esquema criminoso. Ao contrário: usuários e usurários da sem-vergonhice, pretendem apenas fazer valer a maioria de votos de que dispõem na comissão (25 a 6) para intimidar a oposição e para demonstrar que a política brasileira é mesmo essencialmente suja — logo, os crimes do mensalão, que hoje eles negam (contra todas as evidências), ainda que tenham existido, não teriam sido excepcionais.

Vocês são testemunhas de que este blog foi pioneiro em chamar a atenção para essa pilantragem, ainda no dia 1º de abril.  Aí Lula (por intermédio de Paulo Okamoto), Rui Falcão e o próprio Dirceu anunciaram a intenção de usar a CPI do Cachoeira para tentar desmoralizar a peça acusatória do mensalão. Como a coisa pegou mal, tentaram recuar. Mas, vocês sabem, eu não sou petista nem gosto do PT. Assim, é razoável que alguns duvidem do que escrevo a respeito das intenções desses patriotas. Então por que não acreditar no que escreve Kennedy Alencar, insuspeito de antipetismo ou de isenção no que diz respeito ao partido? Leiam:
“Quem conversou recentemente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o ex-ministro José Dirceu e com cardeais petistas obteve algumas pistas que ajudam a explicar a origem dessa CPI. Em resumo, Lula e Dirceu não pretendem aceitar que o mensalão passe para a história como o escândalo de corrupção mais grave dos 512 anos de existência do Brasil.
Lula e Dirceu estariam dispostos “a dividir o país”, nas palavras de um cardeal petista, para evitar que o mensalão seja catalogado como o maior caso de corrupção da história. Isso significa mobilizar os setores mais organizados da sociedade que defendem o PT para uma batalha nas ruas, nas redes sociais e nas articulações em Brasília.”

Huuummm… Quem terá conversado com toda essa gente, hein? Kennedy certamente tem menos dificuldades para falar hoje com Lula do que quando era, oficialmente, seu assessor de imprensa. Se ele diz que o objetivo desses fidalgos da República é só livrar a cara dos mensaleiros, então convém acreditar. As afirmações que fiz no dia 1º de abril não eram só um delírio de um notório crítico do PT. Elas expressavam os delírios daqueles petistas. Não precisei falar com Lula, Dirceu e os cardeais para concluir isso precocemente. A lógica continua a ser uma boa fonte do analista. Com frequência, é melhor do que os políticos, que sempre tentam engabelar jornalistas. A lógica não engabela ninguém.

Fascistoides
O fascismo tem características múltiplas, muitas faces e cor local. O italiano foi diferente do alemão, que foi diferente do português, que foi diferente do espanhol, que foi diferente do da República de Vichy… Com um núcleo comum de valores, cada qual teve as suas especificidades. Uma das características comuns foi o estado de permanente mobilização da sociedade contra “eles”, os “inimigos” — fossem chamados de “judeus”, “comunistas”, “imorais”, “liberais”… Essa sociedade permanentemente crispada pelo estado, estimulada a reivindicar seus direitos contra “eles” — nunca contra o estado —, costumava ir às ruas fazer protestos, exigindo reparações. Vale dizer: uma das características essenciais de qualquer fascismo se revela quando movimentos oficialistas pretendem tomar o espaço da contestação. Ou por outra: você está num regime fascista ou fascistóide quando forças da ordem tomam o lugar das forças de repúdio à ordem.

Não é isso o que vemos hoje? A canalha pode não estar nas ruas, mas se organiza na Internet, aparelhando sites dos grandes veículos de comunicação, as redes sociais, os ditos “movimentos sociais”… Incluem-se no grupo, é evidente os subjornalistas de aluguel, sustentados pelo governo ou pelas estatais. Esses vagabundos fazem o protesto a favor do establishment, a favor do poder, ainda que contra a noção mais comezinha de moralidade. E daí?

“O mensalão nunca existiu”, eles sustentam; tudo invenção da imprensa em conluio com Carlinhos Cachoeira. Muito bem… Mas o que o bicheiro tem a ver com a dinheirama movimentada por Marcos Valério ou com o pagamento a Duda Mendonça feito no exterior? Nada! Kennedy nos ensina:
“Quando fala em ‘farsa do mensalão’, o ex-presidente busca relativizar o que ele mesmo sabe ser um desvio de conduta grave de uma legenda que nasceu se dizendo defensora da ética na política. Lula já disse que o PT errou, mas tenta minimizar o episódio, dando a ele ar de financiamento eleitoral e partidário ilegal.”
Eu diria que o próprio Lula consegue ser mais severo com o PT do que o autor do texto. Eu diria que a expressão “financiamento eleitoral e partidário ilegal” consegue ser mais grave do as palavras cândidas escolhidas pelo articulista para definir o mensalão: “desvio de conduta grave”. Imaginem! Se você cruzar com um mensaleiro na rua ou no aeroporto, não hesite em ser duro com ele: “Você não passa de um sujeito com a conduta desviada!” No caso de ser um estuprador compulsivo, seja fulminante: “Sua conduta desvia da norma culta!” Seja implacável!!

A propósito: se Lula sabe que o mensalão foi um “desvio de conduta grave”, o que isso tem a ver com as outras picaretagens de Cachoeira? Em que estas minimizariam aquelas? A pergunta não tem resposta.

Essa movimentação a soldo na Internet, especialmente aquela que se faz contra a imprensa — como se as comprovadas malandragens de petistas fossem uma invenção do jornalismo em associação com Cachoeira —, é só uma das faces dos fascistóides. Sua expressão mais visível é a mobilização a favor da corrupção e de corruptos.

Os protestos de ontem em favor do julgamento do mensalão mostram que a sociedade ainda respira.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

144 Comentários

  • roberto bezerra

    -

    6/5/2012 às 10:45 am

    BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO.

  • beco

    -

    2/5/2012 às 1:56 am

    O STF é petista dos onze oito indicados pelo mulusco pelo menos uns seis formam a bancada 13, portanto, não alimentem expectativas em punir seus comparsas. Hoje só o poder popular direto talvez resolveria a calhordice do sistema petista infiltrado nos três poderes.

  • João Gabriel Marques

    -

    26/4/2012 às 5:02 pm

    Sabe, o “fascismo” português, e só por ele ponho a mão no fogo, foi excelente para Portugal e os portugueses em geral. Evidentemente, sempre tem quem não gostasse,os comunistas, por exemplo.
    João Gabriel Marques

  • Alex Lima

    -

    24/4/2012 às 6:51 pm

    Pedro Paulo, a razão é óbvia…desde de sempre pesquisas são encomendadas”. Precisa dizer algo mais?Lembrem-se que na era collor, inicialmente as pesquisas anunciadas eram favoráveis, depois foi Lula etc…é sempre assim. Deveriam fazer uma “pesquisa” sobre as “pesquisas de opinião”, pena é quem faria?Talvez uma agência internacional, supostamente isenta? e quem se disporia a pagar milhões por elas?

  • Angelo

    -

    24/4/2012 às 11:01 am

    Senhores,o que esses fatos nos mostram, que mesmo com a
    conivência do jornalismo contaminado e a politica brasileira
    ser podre,a sociedade ainda respira portanto salvem o Brasil
    enquanto é tempo.

  • Anónimo

    -

    23/4/2012 às 9:19 pm

    Imagine se a sociedade em geral respirasse no aparelho do PT… Aí não teria gente lúcida e de coragem para desarticular a quadrilha petista. Eu também sou jovem, e graças a Deus, não caí no conto da ratazanada vermelha.

  • paulo edu

    -

    23/4/2012 às 8:04 pm

    Reinaldo, essa turma está aí prá tumultuar, a cabeça dessa gente ainda está no seculo passado, eles acham que repetindo tanta asneira, vai mudar os fatos, são um bando de desclassificados sendo comandados por gente que deveria estar presa em penitenciária de segurança máxima.

  • Pedro Paulo

    -

    23/4/2012 às 5:58 pm

    Hoje não entendo mais o povo brasileiro, quando vejo pesquisas apontando Dilma como boa presidente, o povo esquece que em menos de um ano de governo Dima, sete ministros seu cairam por corrupção, e esquece ainda os desvios de dinheiro de Erenice Guerra, quando Dilma a chefiava. E o pior é o povo querer lula de volta em 2014, entre tantas corrupção que lula participou, cito aqui o dinheiro que a Oi mdepositou na conta do Lulinha, cinco milhões, e o lula o defendeu dizendo que ele era um fenomeno igual o Ronaldinho, por tudo isso nã dar mais para acreditar neste PT que de arautos da moralidade, viraram os maiores corruptos, e indecentes politicos, superaram tudo de corrupção que este país ja viu, e são cinicos seguiram tudo na risca que o FHC fez, e ainda falam mal dele, PT partido da trapaça.

  • Armagedon

    -

    23/4/2012 às 5:56 pm

    Luiz Inácio !! Já te mandaram um recado, o ex-presidente quase ficou sem voz, por causa desse cancer e está se restabelecendo bem. Fica em casa, pois depois do mensalão quero ver sua cara nos palanques!!

  • Ribamar Bianchini

    -

    23/4/2012 às 3:32 pm

    REINALDOXX!!!

  • Denise

    -

    23/4/2012 às 3:15 pm

    Caro Reinaldo!

    “A ÉTICA DO PT É ROUBAR”, FHC na capa da Veja de fevereiro de 2006!

    Mais uma contribuição para corroborar a sua tese! Mas o Fernando Henrique foi querer ir pela lógica – os eleitores jamais poderiam ter recompensado um governo totalmente corrupto com a reeleição!!! Se o PT tivesse perdido a presidência, eles seriam forçados a repensar sua estratégia, e o próximo governo ficaria sabendo que a partir dalí, governo que não cuidasse bem do dinheiro do contribuinte seria mandado plantar batatas! Mas não, os eleitores deram carta branca para o Lula continuar roubando! E o apedeuta entendeu o recado direitinho!! – e a oposição se deu mal!! Não soube defender um governo que, este sim, colocou o Brasil no cenário internacional como um país sério com várias medidas saneadoras!! E continua sem saber o que fazer! Tem um eleitorado enorme – a maioria dos eleitores não votou na Dilma! Ela ganhou, como é normal nas democracias, com os votos válidos! Mas a oposição não consegue achar um discurso que entusiasme! Critica aqui e ali, mas se acovarda quando pressionada pelos jornalistas “isentos”! Deixou o Lula virar mito! Nada mais falso! Lula é cínico, corrupto, malandro, mau caráter (pisa em qualquer um que passar pelo seu caminho), não tem respeito pelas intituições brasileiras (não respeita a decisão do STF ao acatar o mensalão), pelos acordos internacionais (caso Batistti) e vive forçando homenagens e elogios! É tudo demais, para o meu gosto!

    Vamos ver como vai ser esta CPI do Cachoeira! É bom a oposição tomar cuidado, senão só ela vai apanhar! Mas acho que ela já começou bem: Desenterrou o depoimento do Buratti da CPI dos Bingos que tem tudo a ver com este caso! Olha só o que li hoje na Folha:
    Diz o texto da CPI dos Bingos: “Rogério Tadeu Buratti afirmou de maneira firme e clara que o senhor Waldomiro Diniz, representando José Dirceu, arrecadou dinheiro de ‘bingueiros’ no Estado do Rio de Janeiro, e ainda da Gtech e do empresário de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e que o valor arrecadado por Waldomiro seria algo em torno de R$ 1 milhão.”
    Quero só ver o que o governo vai fazer a respeito desta empresa, a DELTA! Tenho a impressão que eles vão conseguir se livrar; sempre se livraram de todos os problemas – eles sempre conseguem – só estou curiosa para saber como!!!
    Um abraço
    Denise

  • WILLIAM TELLES

    -

    23/4/2012 às 2:01 pm

    Caro Reinaldo,Político, a maioria deles, é espécie rara no mundo vegetativo da sub-escala animal. Afinal qual é o espaço geográfico onde se inclue o país que todos queremos ou os partidos deles onde alguns se locupletam vendendo a própria mãe para defender o Seu?
    O estrago está indo muito além de Bagdá. Comentários mais que infelizes estão fazendo ruir a farsa do partido de um dono só, radical e vingativo, o ex-quase tudo, que não perdoa os adversários, principalmente Marconi Perilo, atual governador PSDB-GO, que no senado afirmou que Lula tinha conhecimento do esquema do mensalão.
    Pior são declarações absurdas do líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto com esta incrível preciosidade arremetendo contra Cachoeira e Demóstenes, tentando desviar a atenção contra o maior escândalo de corrupção da história do Brasil: “Não é CPI contra o governo! O objetivo é apurar a infiltração do crime organizado no Estado brasileiro e pega mais gente da oposição do que do governo”. Esta é de cabo de esquadra, mais uma vez a diferenciação, o cara é líder! Aguarda-se tradução do “cara” com tamanha boçalidade de “líder” que, além de concordar, também admite a existência de corrupção e crime organizado no Estado brasileiro? Os “cumpanhêros” estão ouriçados! Afinal, quem desgoverna o país?

  • Leo Angelo

    -

    23/4/2012 às 1:44 pm

    Fica claro para mim a pretensa resposta a sua pergunta com relação aos eventos do Cachoeira e do mensalão: imprensa. Eles insistem em vender a ideia de um golpe midiático e todas as denuncias saídas em jornal no caso mensalão foram compradas por outros corruptos ligados à Cachoeira como o governador de Goias. Eles querem desqualificar os denunciantes.

  • Jackson

    -

    23/4/2012 às 1:14 pm

    Aquilo que o sociólogo Sérgio Abranches chama de “presidencialismo de coalizão” na verdade resume-se a quatro letrinhas: – PMDB.
    Só que o custo disso para o país é enoooormeeeee… O fisiologismo do PMDB com a roubalheira metódica do PT estão afundando o país. A tão falada genialidade política do Lulla conseguiu ressuscitar pessoas que já deveriam estar fora da política há muito tempo, como Sarney.
    Eu que pensava que advogados eram ruins de cálculo, agora vejo que os sociólogos também são.

  • Jackson

    -

    23/4/2012 às 12:59 pm

    Eu também fiquei intrigado com as mesmas questões que a Rosa do Luxembourg (o jardim) – 22/4/12 23:32h – colocou: Por que só agora resolveram detonar a Delta se ela já está aí há tanto tempo e é a grande “construtora” das obras do PAC?
    Acho que em primeiro lugar há uma tentativa evidente de querer apagar a história do Mensalão, no melhor estilo stalinista. Estariam dispostos a sacrificar algumas peças de menos valor do tabuleiro para este propósito.
    Caso a estratégia fracasse, terão de abrir mão de peças de valor mais elevado, a rainha inclusive, para salvar o “rei” se for o caso, se é que me entendem.
    O “rei” mantém o mesmo discurso: nunca sabe de nada, foi traído e é um santo. Foi assim quando surgiram as primeiras notícias do mensalão.
    A “rainha” também se defendeu da mesma forma quando sua assessora “guerreira” caiu em desgraça, querendo dizer que ela nada tinha a ver com aquilo.
    Em suma, é o “modus operandi” delles. Já pressentem que o caldo pode engrossar e que muitas cabeças poderão rolar, já se incomodam com a popularidade da “rainha” ser maior do que a do “rei” etc. Por isso, o mais importante é salvar o núcleo da organização e contando, para isso, com uma ampla participação popular (ou seja, elles querem dividir o país). É o que me parece, não acham?

  • Fernando Felipe

    -

    23/4/2012 às 12:06 pm

    Em 30 março de 64, naquele histórico discurso de Jango no Automóvel Clube, dizia o presidente:

    “Reconheço que há muitos iludidos de boa-fé. Venho adverti-los de que estão sendo manipulados em seus sentimentos por grupos de facções políticas, agências de publicidade e órgãos de cúpula das classes empresariais.”

    Hoje, quase cinco décadas após, a doença é a mesma, só que num grau muito mais avançado de infestação, e com um agravante: agora eles estão no poder.

  • Vinicius Andrade

    -

    23/4/2012 às 11:57 am

    Reinaldo,

    A grande imprensa e mesmo VEJA ON LINE não deram nenhuma cobertura sobre as manifestações do 21/04. Nenhuma nota no Bom Dia Brasil !!! Enquanto isto, figuram como notícias, informações de baixa relevância …

  • Democracia Vacina Anti-Petralha

    -

    23/4/2012 às 10:51 am

    BRASIL INDEPENDENTE ,BRASIL DEMOCRÁTICO É UM BRASIL QUE ERRADICA O PETISMO E SÓCIOS E OS PEIXES PEQUENOS MORREM POR FALTA DE RECURSOS ,POR ISSO PRESTEM ATENÇÃO A CHAVE DO SUCESSO É A ERRADICAÇÃO DO PETISMO.

  • FM

    -

    23/4/2012 às 10:42 am

    Parece que só sentiremos melhora, piorando. Talvez quando os adesistas sentirem que eles também estão no fundo do poço.

  • isayas

    -

    23/4/2012 às 10:41 am

    Isso é o que dá votar em partidos socialistas…

  • MAYA

    -

    23/4/2012 às 10:36 am

    É Sergio 7:55,vai rindo enquanto pode,esses 64% de aprovação do
    poste é maquiado,a casa está caindo e o seu patrão sabe disso,quem
    viver verá,você duvida ?
    Não ha mau que nunca acabe,nem o bem que nunca chegue .
    Pra mim,você é uma barata cascuda querendo Reinaldox

    MODERADOR EXPLICA: É cascuda mesmo, e viciada em Reinaldoxx! Vem aqui várias vezes ao dia…

  • Mineiro de Uberlandia

    -

    23/4/2012 às 9:53 am

    Temos que ser firmes em nossas posiçoes, é triste ver que a classe C e D estão ficando dependete desses canalhas como os usuarios de craque. vendem tudo que tem para continuar no vicio e assim temos que combatel-los veemetemente. os milhares de votos extraidos nesses bolsões é que alimenta a continuidade dos PeTistas no poder.

  • Paulo Barão.

    -

    23/4/2012 às 9:19 am

    Caro, Jornalista Reinaldo.
    Excelente esse artigo.Deveria ser publicado em redes sociais que lutam contra a corrupção.Esta tudo ai,no texto.
    Estou desconfiado,que o verdadeiro poder,esta na figura do zé dirceu,assim mesmo,no diminutivo.O Rasputin do lula.atua como um verdadeiro manipulador de marionetes.Em 90% de escândalos,o Rasputin esta envolvido.Até quando teremos de conviver com essa nefasta figura?
    Outra coisa: A Valeria Rodrigues,colocou o dedo na ferida.Os nazi fascistas,fizeram a mesma coisa com a juventude alemã.Compraram a consciência dos jovens para se perpetuarem no poder.O Hitler tupiniquim,esta comendo pela beiradinha.
    Barão

  • Marcos F

    -

    23/4/2012 às 9:13 am

    Ontem, domingo, o canal de TV NatGeo passou, por toda a manhã, um documentário completo sobre Hitler, maravilhoso.
    Lá estava o pretenso Brasil do José Dirceu, e quem sabe, na continuação, a utopia de Lula.
    Só não vê (assiste) quem não quer.

  • Alcides

    -

    23/4/2012 às 8:42 am

    Gostei,Gremista, endereço sua pergunta ao falacioso Lula:
    “Se o mensalão não existiu, porque será que o Silvinho Land Rover negociou sua pena com antecedência?”

  • Paulo Bento Bandarra

    -

    23/4/2012 às 8:36 am

    Não é por nada que os nazistas eram o Partido Nacional Socialista dos TRABALHADORES alemães. O PT de Hitler. Até o GRANDE BRASIL José Dirceu sonhou antes de ser tirado do poder. A unificação das forças armadas do continente por espaço vital para enfrentar, no futuro, os democratas liberais americanos nas armas. Eles não usam camisas verdes, pretas ou caqui, usam a camisa vermelha e bandeirinhas.

  • Aldo Matias Pereira

    -

    23/4/2012 às 8:31 am

    Reinaldo,
    Se a sociedade ainda respira, ela o faz por aparelhos! Enquanto existirem jornalistas como os que temos por aqui, a sociedade estará em permanente coma induzido. E ainda vai piorar, porque a decência, a moral e a ética, são artigos de luxo e em falta no mercado (com as sempre presentes exceções que confirmam a regra mas, não basta)!

  • Sergio Oliveira

    -

    23/4/2012 às 8:14 am

    Um pestista(peste + petista) mandou para blog aqui de Porto Alegre,onde publico alguns textos,uma foto da dilma condecorando o nassif com uma medalha, dizendo que era para me irritar; respondi que a medalha era merecidissima, pois o mesmo, sob o patrocínio da Petrobrás, Caixa Federal, além da CUT,em seu blog da esgotosfera, se presta a jagunçassem jornalística, pró-governo.

  • Pica Pau

    -

    23/4/2012 às 8:10 am

    Cade os cara pintada,evoluiram junto com pt e pcdob,transformaram em caras etiquetadas.

  • Hagner

    -

    23/4/2012 às 6:35 am

    Na revista Petista oficial (não citarei o nome aqui, porque JEG não merece Ibope) não há um pio sobre as passeatas populares contra corrupção.
    .
    A verdade sempre vem à tona.

  • leitor fiel

    -

    23/4/2012 às 4:23 am

    Nossa candidata foi bem votada na França, não acha Tio Rei? Mas deve dar mais um socialista, eles estão ganhando todas, lá e aqui. O que fazer?

  • MINEIRIN INVOCADIN

    -

    23/4/2012 às 4:08 am

    Reinaldo,resumindo,ou o Brasil acaba com essa estrovenga bandida ,pt,ou essa organização criminosa sindicalizadora do país acaba(está quase conseguindo!)com o Brasil! Cadeia em todos os integrantes e sustentadores dessa nomenklatura,antes que seja mito tarde!

  • Claudius

    -

    23/4/2012 às 4:05 am

    É isto mesmo! Costuma não acabar bem a atividade fascista. Gosto do Reinaldo porque aprendo. Fascismo é uma coisa tão ignóbil que nem se sabe o que é. Só o dano que ele causa. No Brasil ele vem se manifestando desde quando o PT se transformou em uma agremiação com o fito único de conquistar a administração Pública sem qualquer indíco de ideologia. Seria uma ” ideologia” única destituida de valor, somente atitude.
    Valores podem ser mudados atitudes jamais.

  • raimundo

    -

    23/4/2012 às 2:44 am

    Esse texto, Reinaldo, é mais do que um ensaio, um editorial ou outro termo jornalístico. É um laudo sobre os nossos tempos. Parabéns!

  • AOS TECLADOS AMIGOS - DIVULGUE AOS AMIGOS

    -

    23/4/2012 às 2:43 am

    O Supremo Tribunal Federal precisa saber que o Brasil decente quer que o processo do mensalão seja julgado neste semestre. Aí vão os endereços eletrônicos dos 11 ministros:

    Celso de Mello – mcelso@stf.gov.br

    Marco Aurélio de Mello – marcoaurelio@stf.gov.br

    Gilmar Mendes – mgilmar@stf.gov.br

    Cezar Peluso – carlak@stf.gov.br

    Carlos Britto – gcarlosbritto@stf.gov.br

    Joaquim Barbosa – gabminjoaquim@stf.gov.br

    Ricardo Lewandowski – gabinete-lewandowski@stf.gov.br

    Carmen Lúcia – anavt@stf.gov.br

    Dias Toffoli – gabmtoffoli@stf.jus.br

    Luiz Fux – gabineteluizfux@stf.jus.br

    Rosa Weber – audiencias-minrosaweber@stf.jus.br ou convites-minrosaweber@stf.jus.br

    Ao teclado, amigos!

  • Observador dos Pampas

    -

    23/4/2012 às 2:01 am

    Podridão fétida! Dinheiro a rodo nos bolsos sem fundo dos inescrupulosos! Corrupção vazando por todos os lados. Nomeações de incompetentes comprados para altos cargos. Malditos indignos! Repartições e unidades do Poder Público semelhantes a um prostíbulo onde prostituem integralmente os valores morais, éticos e cívicos da Nação, que jaz inerte às ações dos psicopatas profissionalizados. Acorda Brasil! Antes que teus filhos paguem com a vida o alto preço do caos adredemente instaurado por este bando de facínoras!

  • Anónimo

    -

    23/4/2012 às 12:20 am

    A ação deles é sempre premeditada e nefasta, o tempo todo, como ocorre com esses tais movimentos sociais que são financiados por eles mesmos para lhes dar, no final das contas mais poder. Assim, o MST invade prédios públicos com recursos que são tirados dos próprios Cofres Públicos para, em seguida, dar ao governo mais poder para avançar sobre a propriedade privada. A técnica já é por demais manjada e se repete todo ano, impreterivelmente.

  • Ratoeira

    -

    22/4/2012 às 11:53 pm

    Esses vagabundos querem continuar fraudando a democracia e as instituições democráticas por meio da robalheira seguida de acobertamento. O STF não pode bobear para dar aos bandidos a sentenca que merecem!

  • EDUARDO SOBREIRA MUNIZ

    -

    22/4/2012 às 11:48 pm

    SOMOS A SEXTA ECONOMIA DO MUNDO, MAS ATÉ QUANDO O BRASIL RESISTIRÁ AO DESVIO DO DINHEIRO QUE DEVERIA PROMOVER MUDANÇAS ESTRUTURAIS E EVOLUÇÃO SOCIAL? FALTAM ESTRADAS PARA A SAFRA ESCOAR, FALTAM SILOS PAR ARMAZENAR, FALTAM PORTOS, FALTAM MAIS REDES ELÉTRICAS, FALTAM ESCOLAS, FALTAM HOSPITAIS PARA O POVO, FALTAM POLICIAIS NAS RUAS, FALTAM PROGRAMAS CULTURAIS QUE PRESERVEM A MORAL, A ÉTICA E OS BONS COSTUMES, ETC… A PERGUNTA QUE DEVERÁ SE FEITA É POR QUANTO TEMPO O BRASIL AGUENTA ESTA GIGANTESCA CORRUPÇÃO, POIS A PARTIR DE CERTO PONTO O CRESCIMENTO POPULACIONAL,A VIOLÊNCIA URBANA, O GIGANTESCO ENDIVIDAMENTO PÚBLICO TORNARÃO INVIÁVEL A POSSIBILIDADE DA CRIAÇÃO DE UMA NAÇÃO SOCIALMENTE EQUILIBRADA. SEREMOS UM PAÍS DE GIGANTESCAS FAVELAS, DE UMA GGRANDE MASSA DE GENTE SEM EDUCAÇÃO OU CULTURA, SEM CAPACIDADE TÉCNICA PARA PARTICIPAR DO MERCADO DE TRABALHO, DE UMA MASSA DE DROGADOS PERAMBULANDO PELAS RUAS, O FUTURO DO BRASIL DAQUI A DÉCADAS SERÁ PÉSSIMOPOR FALTA DE UM MÍNIMO DE TRABALHO HOJE??????????????????????

  • Rosa do luxembourg (o jardim)

    -

    22/4/2012 às 11:32 pm

    O que me intriga nesta história toda é a sincronicidade. por que agora às portas do mensalão? A Delta vem de longe trabalhando nas PACs do pt. Com a Dilma. Desde lá longe na casa civil. Foi flagrado o seu diretor em convivência explícita com o governador do Rio, aliado do pt. E aí surgem as histórias. Mas quem as detonou devia saber que iam respingar no partido do governo. Ou melhor cairiam quase que torrencialmente sobre o partido do governo. Eu queria entender o que houve de verdade. Quais os interesses contrariados aqui. Pouco me importam esses alucinados a soldo que vão repetindo sandices sem refletir.
    Por que detonaram a Delta do pt?
    E por que artes do pensamento o senhor Zé Dirceu achou que isto ajudaria na sua participação no mensalão.
    Eu só queria entender.
    Seria o senhor Cachoeira uma personalidade suicida?

  • cleusa maria das dores

    -

    22/4/2012 às 10:57 pm

    SOMENTE NAS URNAS, OS BRASILEIROS IRÃO TIRAR ESSA QUADRILHA, MONTADA POR LULA E ZE DIRCEU DO PODER.MENSALÃO OU CACHOEIRA, A ORIGEM E’ UMA SO’, DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO. OU VAMOS ESPERAR QUE O CANCER FAÇA A FAXINA.!!!! BRASIL ACORDE, AINDA SOMOS UMA DEMOCRACIA !!!

  • SANTANA

    -

    22/4/2012 às 10:56 pm

    Comparados, os ladrões na rua, os do asfalto, porque assumidos,e quando presos, ainda são melhores que os ladrões no governo, cuja sofisticação na arte de mentir, transformada em método político de poder, acompanha o status com o qual imaginam diferir da temerosa bandidagem cotidiana.
    São todos perigosos bandidos, causando estupor a dificuldade com que assim não são qualificados.
    Mensaleiro, não! Ladrão!
    Corrupto, não! Ladrão!
    Enriquecimento abrupto como governante ! Ladrão!
    Apropriação indébita ! Ladrão !
    Desvio de conduta ! Ladrão !
    Malfeito ! Ladrão !
    Chefe de quadrilha ! Ladrão !

    Por que resguardá-los, quando não passam de ladrões ?
    O povo entenderia melhor, quando fossem denominados adequadamente como: ladrões !

  • Incisiva

    -

    22/4/2012 às 10:54 pm

    Sim Reinaldo, a sociedade ainda respira sem a ajuda de aparelhos(aparelhamento do PT)!
    Embora, o PT queira fazer um COMA INDUZIDO, na sociedade brasileira, ainda não conseguiu. E com a força que nos vem de DEUS e da CONSTITUIÇÃO, diremos: NÃO, VOCÊS NÃO PODEM!

  • cleusa maria das dores

    -

    22/4/2012 às 10:53 pm

    SOMENTE NAS URNAS OS BRASILEIROS, IRÃO TIRAR ESSA Q

  • Valeria Rodrigues

    -

    22/4/2012 às 10:43 pm

    Concordo em gênero, número e não muito em grau, Reinaldo. Meu grau de negativismo em relação ao futuro é mais negativo do que o teu. Eu participo ativamente de grupos políticos no Facebook, administro um grupo grande e importante e vejo claramente o que está acontecendo nessas manifestações já desde o ano passado. Elas são orquestradas por grupos “apartidários” no FB. Se você prestar atenção nas fotos, verá que não há (ou são raríssimos) cartazes e faixas contra o PT. Por que? Porque esses grupos organizadores não permitem, porque são “apartidários” a favor de não citar o PT… Entende esse “apartidarismo”? Portanto, Reinaldo, tenho uma péssima notícia para você: a fagocitose petralha chegou às manifestações, sim! O grupo que administro, um dos grandes grupos do FB, se recusou a participar da organização desta última manifestação justamente porque os grupos participantes chegaram ao consenso e proibiram faixas anti-PT. Eu, como cidadã, não poderia deixar de ir para a Paulista. Fui com outros integrantes do grupo, pelas calçadas e não no asfalto junto com o pessoal, com um cartaz anti-PT. Fui contestada por um rapaz que saiu da passeata para falar comigo contra o meu cartaz! Esse é o espírito da coisa! No entanto, meu cartaz solitário fez mais sucesso entre as pessoas do que os “manifestantes” gostariam. As pessoas que assistiam me aplaudiam e concordavam comigo. O espírito das calçadas da Paulista era diferente do espírito do asfalto. Não foi à toa a baderna que aconteceu no final, provocada justamente por alguns grupos organizadores da manifestação. E eles conseguiram o que queriam: nas redes, hoje, são vítimas da “polícia fascista do PSDB”! É a fagocitose petralha! Meu recado aos que participam de grupos no Facebook: quem quiser se manifestar de verdade contra o PT, contra a corrupção, contra o autoritarismo, deve procurar grupos não “apartidários”. Vamos nos unir lá para estancar essa fagocitose petralha, ou…

  • Dayher Giménez

    -

    22/4/2012 às 10:29 pm

    A grande imprensa não fala, mas a verdade (ataques o perfil do STF à Igreja) aparece por “mídias” mais humildes…!:

    1. http://www.deuslovult.org/2012/04/21/e-o-stf-faz-questao-de-manter-o-nivel-de-botequim/

    2. http://beinbetter.wordpress.com/2012/04/20/o-supremo-e-o-aborto-algumas-notas-breves/

    3. http://blogdoemanueljr.blogspot.com.br/2012/04/perfil-do-stf-no-fb-ataca-igreja.html

    Na mídia católica na TV, o Prof. Felipe Aquino, da Canção Nova, se pronunciou sobre.

  • Andrade

    -

    22/4/2012 às 10:16 pm

    Ontem, 21 de abril de 2012 faleceu o Partido dos trabalhadores (honestos), conhecido como PT… nasceu humilde, balbuciando palavras belas como liberdade, ética, moralidade, democracia, e morreu multimilionário, corrupto, desmoralizado… as milhares de viúvas desfrutam de cargos comissionados em aparelhos estatais, mas não detem mais o controle da juventude honesta… a causa mortis, foram os pontapés e chingamentos que recebeu do povão nas ruas.

  • Santana*100

    -

    22/4/2012 às 10:13 pm

    Volto a bater na mesma tecla que venho batendo há muito tempo.
    - Como podem cristãos eleger comunistas para governá-los?
    Resposta: Por que são cristãos de merdas. Na realidade desprezam o cristianismo. São uns bandos de filhos de uma puta.

  • Alzira

    -

    22/4/2012 às 9:53 pm

    Assustador, Reinaldo. Leitores deste Blog e de seus textos em Primeira Leitura e, ainda antes, na revista República aprendemos a levar a sério suas análises políticas. Todos nós – alguns mais do que outros, temos visto ou sentido a movimentação dessas “cabeças fascistóides”. O sentimento que predomina é de desânimo e desesperança. Infelizmente não há saída à vista. Só para aqueles que refestelam-se assaltando o país.

  • CARDOSO

    -

    22/4/2012 às 9:39 pm

    Reinaldo, leio sempre o seu blog, basta eu ler e me sinto totalmente atualizado da política deste país. Só que estou preocupado, quanto eu mais leio, mais eu percebo que estou ficando deprimido com este país, as vezes penso que ser ignorante é melhor, tem um provérbio que diz que quanto mais sábio fica o sábio mas ele se decepciona com a vida, tenho medo do futuro deste país, tento fazer alguma coisa para mudar mas não consigo, você que é uma pessoa formadora de opinião influente neste país pouco faz, fico imaginando eu que nada sou. Não sou pessimista mas já joguei a toalha faz tempo mas mesmo assim eu continuo me deprimindo com esse país, talvez penso que a esperança não morreu totalmente, me parece que tudo isso é inevitável, olho para você e o assemelho com João Batista o homem que clamava no deserto. Penso que estou neste estado porque eu me expresso por dentro todas essas verdades que você se expressa escrevendo. Fico por aqui e peso desculpa pelos erros de portugues sou um semi analfabeto e penso mil coisas pra escrever uma palavra, fica com DEUS você esta nas minhas orações diárias que DEUS o criador de todas as coisas te proteja.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados