Blogs e Colunistas

22/04/2012

às 7:11

O PT inaugurou no Brasil os “movimentos sociais” em defesa da corrupção! Não chega a ser inédito no mundo! O fascismo já havia chegado lá

Milhares de pessoas, não muitos milhares, saíram às ruas ontem em 80 cidades brasileiras cobrando celeridade do STF no julgamento do mensalão e protestando contra a corrupção. “Celeridade” nem é uma palavra tão boa assim. No dia 6 de junho, a entrevista que Roberto Jefferson concedeu à Folha denunciando o mensalão — à boca pequena, a suspeita estava em todos os cantos e era amplamente comentada por políticos e jornalistas — completa sete anos. Larápios que deveriam estar na cadeia só engordaram, nesse tempo, a sua conta bancária e conspiraram em quartos de hotel, explorando uma espécie de lenocínio contra as instituições e o estado de direito.

Publiquei algumas fotos das manifestações. Numa delas — e a imagem é recorrente em várias cidades —, uma jovem aparece com o rosto pintado de verde e amarelo, remetendo aos caras-pintadas de 1992, que concorreram para a queda de Fernando Collor. O mesmo Collor que agora integrará a CPI do Cachoeira como força auxiliar do PT.

Não, senhores! O PT e os ditos movimentos sociais não participaram do protesto, é claro! Eles agora são poder. Em 1992, estavam na oposição. Para petistas e assemelhados, denunciar corruptos quando se está na oposição é mister; protegê-los, quando se está no governo, é um dever. Para os petistas, o mal não está na corrupção em si, mas em quem a pratica. No adversário, é uma falha grave; nos companheiros, é apenas uma ação tática — ou estratégica, a depender do teórico — para combater “a direita” e “os conservadores”.

Aquela moça de cara pintada nos lembra que Lindberg Farias, por exemplo, presidente da UNE em 1992, passados 20 anos, é senador do Rio pelo PT. Por que ele engrossaria agora uma passeata em favor da punição dos mensaleiros? José Dirceu, um dos mais buliçosos articuladores dos movimentos — JUSTIFICADOS, É BOM QUE FIQUE CLARO! — em favor do impeachment de Collor, está empenhado agora em revistar a história e negar o óbvio: os crimes cometidos pelos mensaleiros e pelo chefe da quadrilha.

Por isso, os petistas e os movimentos sociais que eles controlam não vão às praças. Ao contrário. Quando Dirceu é chamado a falar em fóruns de esquerdistas, alguns deles promovidos, direta ou indiretamente, com dinheiro público, a saudação é outra: “José Dirceu guerreiro/ herói do povo brasileiro”. O PT tenta deixar um legado na política brasileira: a corrupção praticada por esquerdistas é apenas um ato de resistência. Antes que avance, uma consideração importante: não pensem que o partido inova ao fazer tal avaliação. Essa amoralidade constitui a essência do próprio pensamento de esquerda, revelada, já comentei aqui, de forma cristalina por Sartre na peça “As Mãos Sujas”. Tentem encontrar num sebo e leiam (depois ele virou um comunista cretino). Ali está a essência de como as esquerdas, mesmo a “melhor” esquerda, lidam com o crime. Para elas, o que determina se uma ação é criminosa ou não são os seus objetivos. Se servirem ao que chamam “libertação dos oprimidos”, tudo é permitido — e, pior do que isso, tudo passa a ser necessário, desde que assim decida o partido. Não é diferente do fascismo — só que este fala em nome do “estado”. Igualam-se no ódio à democracia e ao liberalismo.

Um pouco de história
Não sei para onde caminha a sociedade brasileira — não tenho bola de cristal. Os que me leem desde a revista República (e o PT ainda era oposição) ou, um pouco mais tarde, desde Primeira Leitura, sabem que nunca fui exatamente otimista. Há muitos anos me incomoda a agressão sistemática promovida por forças do establishment (e o PT já era establishment quando oposição) contra as instituições. Em 2003, fui convidado a falar num seminário promovido pelo PSDB. Discutia-se qualquer coisa como “os caminhos da oposição”. Cheguei a escrever um artigo para a revista da Fundação Teotônio Vilela. Afirmei então, para espanto (e discordância) de muitos tucanos presentes — nunca fui ligado ao PSDB, como sabe ao partido, porque repudio sua esquerdofilia —, que os petistas tendiam a fagocitar (um neologismo derivado do substantivo “fagocitose”) instituições, partidos conservadores, movimentos sociais, entidades de classe trabalhadoras e patronais… Lembro-me de certo espanto dos presentes. Alguns me olhavam indagando: “Quem é esse paranoico aí?’ Pois é…

O meu antípoda da tarde foi o sociólogo Sérgio Abranches, que tranquilizou a todos afirmando que as virtudes do “presidencialismo de coalizão” impediriam aventuras autoritárias do PT. A minha tese não era — e nunca foi a de que o petistas tentariam um golpe bolchevista (sempre achei isso uma grossa bobagem), mas a de que eles dariam um jeito de tornar irrelevantes os controles e filtros democráticos, alterando-lhes os códigos. E falei bastante sobre Antonio Gramsci. A maioria dos tucanos preferiu, visivelmente, a mirada otimista de Abranches. Talvez ela lhes parecesse menos trabalhosa do que anunciava a minha análise. Lembro-me da satisfação de alguns ali quando diziam: “Mas os petistas estão governando com o nosso programa, com os nossos marcos econômicos!”. E eu tentei: “Sei disso! Por isso mesmo, a coisa é mais séria do que parece! Eles estão sequestrando os seu valores e suas conquistas”. Em vão!

O responsável mais direto por eu ter sido convidado para aquele seminário e única liderança que concordou comigo era o então deputado federal tucano (e depois secretário-geral do partido por um tempo) Eduardo Paes, atual prefeito do Rio pelo PMDB. Paes, reitero, endossou a minha constatação de que o petismo estava se articulando como força hegemônica para fagocitar inclusive lideranças da oposição!!! O prefeito poderia dar seu testemunho se fosse o caso. Sabe que falo a verdade. Paes fez depois as suas escolhas, e eu continuei com as minhas. Ambos sabíamos, e louvo-lhe a perspicácia, para onde as coisas estavam caminhando, não é mesmo?

CPI do Cachoeira, mensalão etc
Os primeiros dados que vazaram da investigação da PF dão conta de que o bicheiro Carlinhos Cachoeira está muito mais enfronhado no estado brasileiro do que se supunha. Sozinha, a Construtora Delta pode fazer tremer a República. A CPI seria, sim, um bom momento e um bom lugar para desbaratar o esquema criminoso. Mas já dá para saber que isso não vai acontecer. Ao contrário: os que se moveram, inicialmente, em favor da comissão de inquérito não querem fulminar o esquema criminoso. Ao contrário: usuários e usurários da sem-vergonhice, pretendem apenas fazer valer a maioria de votos de que dispõem na comissão (25 a 6) para intimidar a oposição e para demonstrar que a política brasileira é mesmo essencialmente suja — logo, os crimes do mensalão, que hoje eles negam (contra todas as evidências), ainda que tenham existido, não teriam sido excepcionais.

Vocês são testemunhas de que este blog foi pioneiro em chamar a atenção para essa pilantragem, ainda no dia 1º de abril.  Aí Lula (por intermédio de Paulo Okamoto), Rui Falcão e o próprio Dirceu anunciaram a intenção de usar a CPI do Cachoeira para tentar desmoralizar a peça acusatória do mensalão. Como a coisa pegou mal, tentaram recuar. Mas, vocês sabem, eu não sou petista nem gosto do PT. Assim, é razoável que alguns duvidem do que escrevo a respeito das intenções desses patriotas. Então por que não acreditar no que escreve Kennedy Alencar, insuspeito de antipetismo ou de isenção no que diz respeito ao partido? Leiam:
“Quem conversou recentemente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o ex-ministro José Dirceu e com cardeais petistas obteve algumas pistas que ajudam a explicar a origem dessa CPI. Em resumo, Lula e Dirceu não pretendem aceitar que o mensalão passe para a história como o escândalo de corrupção mais grave dos 512 anos de existência do Brasil.
Lula e Dirceu estariam dispostos “a dividir o país”, nas palavras de um cardeal petista, para evitar que o mensalão seja catalogado como o maior caso de corrupção da história. Isso significa mobilizar os setores mais organizados da sociedade que defendem o PT para uma batalha nas ruas, nas redes sociais e nas articulações em Brasília.”

Huuummm… Quem terá conversado com toda essa gente, hein? Kennedy certamente tem menos dificuldades para falar hoje com Lula do que quando era, oficialmente, seu assessor de imprensa. Se ele diz que o objetivo desses fidalgos da República é só livrar a cara dos mensaleiros, então convém acreditar. As afirmações que fiz no dia 1º de abril não eram só um delírio de um notório crítico do PT. Elas expressavam os delírios daqueles petistas. Não precisei falar com Lula, Dirceu e os cardeais para concluir isso precocemente. A lógica continua a ser uma boa fonte do analista. Com frequência, é melhor do que os políticos, que sempre tentam engabelar jornalistas. A lógica não engabela ninguém.

Fascistoides
O fascismo tem características múltiplas, muitas faces e cor local. O italiano foi diferente do alemão, que foi diferente do português, que foi diferente do espanhol, que foi diferente do da República de Vichy… Com um núcleo comum de valores, cada qual teve as suas especificidades. Uma das características comuns foi o estado de permanente mobilização da sociedade contra “eles”, os “inimigos” — fossem chamados de “judeus”, “comunistas”, “imorais”, “liberais”… Essa sociedade permanentemente crispada pelo estado, estimulada a reivindicar seus direitos contra “eles” — nunca contra o estado —, costumava ir às ruas fazer protestos, exigindo reparações. Vale dizer: uma das características essenciais de qualquer fascismo se revela quando movimentos oficialistas pretendem tomar o espaço da contestação. Ou por outra: você está num regime fascista ou fascistóide quando forças da ordem tomam o lugar das forças de repúdio à ordem.

Não é isso o que vemos hoje? A canalha pode não estar nas ruas, mas se organiza na Internet, aparelhando sites dos grandes veículos de comunicação, as redes sociais, os ditos “movimentos sociais”… Incluem-se no grupo, é evidente os subjornalistas de aluguel, sustentados pelo governo ou pelas estatais. Esses vagabundos fazem o protesto a favor do establishment, a favor do poder, ainda que contra a noção mais comezinha de moralidade. E daí?

“O mensalão nunca existiu”, eles sustentam; tudo invenção da imprensa em conluio com Carlinhos Cachoeira. Muito bem… Mas o que o bicheiro tem a ver com a dinheirama movimentada por Marcos Valério ou com o pagamento a Duda Mendonça feito no exterior? Nada! Kennedy nos ensina:
“Quando fala em ‘farsa do mensalão’, o ex-presidente busca relativizar o que ele mesmo sabe ser um desvio de conduta grave de uma legenda que nasceu se dizendo defensora da ética na política. Lula já disse que o PT errou, mas tenta minimizar o episódio, dando a ele ar de financiamento eleitoral e partidário ilegal.”
Eu diria que o próprio Lula consegue ser mais severo com o PT do que o autor do texto. Eu diria que a expressão “financiamento eleitoral e partidário ilegal” consegue ser mais grave do as palavras cândidas escolhidas pelo articulista para definir o mensalão: “desvio de conduta grave”. Imaginem! Se você cruzar com um mensaleiro na rua ou no aeroporto, não hesite em ser duro com ele: “Você não passa de um sujeito com a conduta desviada!” No caso de ser um estuprador compulsivo, seja fulminante: “Sua conduta desvia da norma culta!” Seja implacável!!

A propósito: se Lula sabe que o mensalão foi um “desvio de conduta grave”, o que isso tem a ver com as outras picaretagens de Cachoeira? Em que estas minimizariam aquelas? A pergunta não tem resposta.

Essa movimentação a soldo na Internet, especialmente aquela que se faz contra a imprensa — como se as comprovadas malandragens de petistas fossem uma invenção do jornalismo em associação com Cachoeira —, é só uma das faces dos fascistóides. Sua expressão mais visível é a mobilização a favor da corrupção e de corruptos.

Os protestos de ontem em favor do julgamento do mensalão mostram que a sociedade ainda respira.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

147 Comentários

  1. roberto bezerra

    -

    06/05/2012 às 10:45

    BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO.

  2. beco

    -

    02/05/2012 às 1:56

    O STF é petista dos onze oito indicados pelo mulusco pelo menos uns seis formam a bancada 13, portanto, não alimentem expectativas em punir seus comparsas. Hoje só o poder popular direto talvez resolveria a calhordice do sistema petista infiltrado nos três poderes.

  3. João Gabriel Marques

    -

    26/04/2012 às 17:02

    Sabe, o “fascismo” português, e só por ele ponho a mão no fogo, foi excelente para Portugal e os portugueses em geral. Evidentemente, sempre tem quem não gostasse,os comunistas, por exemplo.
    João Gabriel Marques

  4. Alex Lima

    -

    24/04/2012 às 18:51

    Pedro Paulo, a razão é óbvia…desde de sempre pesquisas são encomendadas”. Precisa dizer algo mais?Lembrem-se que na era collor, inicialmente as pesquisas anunciadas eram favoráveis, depois foi Lula etc…é sempre assim. Deveriam fazer uma “pesquisa” sobre as “pesquisas de opinião”, pena é quem faria?Talvez uma agência internacional, supostamente isenta? e quem se disporia a pagar milhões por elas?

  5. Angelo

    -

    24/04/2012 às 11:01

    Senhores,o que esses fatos nos mostram, que mesmo com a
    conivência do jornalismo contaminado e a politica brasileira
    ser podre,a sociedade ainda respira portanto salvem o Brasil
    enquanto é tempo.

  6. Anónimo

    -

    23/04/2012 às 21:19

    Imagine se a sociedade em geral respirasse no aparelho do PT… Aí não teria gente lúcida e de coragem para desarticular a quadrilha petista. Eu também sou jovem, e graças a Deus, não caí no conto da ratazanada vermelha.

  7. paulo edu

    -

    23/04/2012 às 20:04

    Reinaldo, essa turma está aí prá tumultuar, a cabeça dessa gente ainda está no seculo passado, eles acham que repetindo tanta asneira, vai mudar os fatos, são um bando de desclassificados sendo comandados por gente que deveria estar presa em penitenciária de segurança máxima.

  8. Pedro Paulo

    -

    23/04/2012 às 17:58

    Hoje não entendo mais o povo brasileiro, quando vejo pesquisas apontando Dilma como boa presidente, o povo esquece que em menos de um ano de governo Dima, sete ministros seu cairam por corrupção, e esquece ainda os desvios de dinheiro de Erenice Guerra, quando Dilma a chefiava. E o pior é o povo querer lula de volta em 2014, entre tantas corrupção que lula participou, cito aqui o dinheiro que a Oi mdepositou na conta do Lulinha, cinco milhões, e o lula o defendeu dizendo que ele era um fenomeno igual o Ronaldinho, por tudo isso nã dar mais para acreditar neste PT que de arautos da moralidade, viraram os maiores corruptos, e indecentes politicos, superaram tudo de corrupção que este país ja viu, e são cinicos seguiram tudo na risca que o FHC fez, e ainda falam mal dele, PT partido da trapaça.

  9. Armagedon

    -

    23/04/2012 às 17:56

    Luiz Inácio !! Já te mandaram um recado, o ex-presidente quase ficou sem voz, por causa desse cancer e está se restabelecendo bem. Fica em casa, pois depois do mensalão quero ver sua cara nos palanques!!

  10. Ribamar Bianchini

    -

    23/04/2012 às 15:32

    REINALDOXX!!!

  11. Denise

    -

    23/04/2012 às 15:15

    Caro Reinaldo!

    “A ÉTICA DO PT É ROUBAR”, FHC na capa da Veja de fevereiro de 2006!

    Mais uma contribuição para corroborar a sua tese! Mas o Fernando Henrique foi querer ir pela lógica – os eleitores jamais poderiam ter recompensado um governo totalmente corrupto com a reeleição!!! Se o PT tivesse perdido a presidência, eles seriam forçados a repensar sua estratégia, e o próximo governo ficaria sabendo que a partir dalí, governo que não cuidasse bem do dinheiro do contribuinte seria mandado plantar batatas! Mas não, os eleitores deram carta branca para o Lula continuar roubando! E o apedeuta entendeu o recado direitinho!! – e a oposição se deu mal!! Não soube defender um governo que, este sim, colocou o Brasil no cenário internacional como um país sério com várias medidas saneadoras!! E continua sem saber o que fazer! Tem um eleitorado enorme – a maioria dos eleitores não votou na Dilma! Ela ganhou, como é normal nas democracias, com os votos válidos! Mas a oposição não consegue achar um discurso que entusiasme! Critica aqui e ali, mas se acovarda quando pressionada pelos jornalistas “isentos”! Deixou o Lula virar mito! Nada mais falso! Lula é cínico, corrupto, malandro, mau caráter (pisa em qualquer um que passar pelo seu caminho), não tem respeito pelas intituições brasileiras (não respeita a decisão do STF ao acatar o mensalão), pelos acordos internacionais (caso Batistti) e vive forçando homenagens e elogios! É tudo demais, para o meu gosto!

    Vamos ver como vai ser esta CPI do Cachoeira! É bom a oposição tomar cuidado, senão só ela vai apanhar! Mas acho que ela já começou bem: Desenterrou o depoimento do Buratti da CPI dos Bingos que tem tudo a ver com este caso! Olha só o que li hoje na Folha:
    Diz o texto da CPI dos Bingos: “Rogério Tadeu Buratti afirmou de maneira firme e clara que o senhor Waldomiro Diniz, representando José Dirceu, arrecadou dinheiro de ‘bingueiros’ no Estado do Rio de Janeiro, e ainda da Gtech e do empresário de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e que o valor arrecadado por Waldomiro seria algo em torno de R$ 1 milhão.”
    Quero só ver o que o governo vai fazer a respeito desta empresa, a DELTA! Tenho a impressão que eles vão conseguir se livrar; sempre se livraram de todos os problemas – eles sempre conseguem – só estou curiosa para saber como!!!
    Um abraço
    Denise

  12. WILLIAM TELLES

    -

    23/04/2012 às 14:01

    Caro Reinaldo,Político, a maioria deles, é espécie rara no mundo vegetativo da sub-escala animal. Afinal qual é o espaço geográfico onde se inclue o país que todos queremos ou os partidos deles onde alguns se locupletam vendendo a própria mãe para defender o Seu?
    O estrago está indo muito além de Bagdá. Comentários mais que infelizes estão fazendo ruir a farsa do partido de um dono só, radical e vingativo, o ex-quase tudo, que não perdoa os adversários, principalmente Marconi Perilo, atual governador PSDB-GO, que no senado afirmou que Lula tinha conhecimento do esquema do mensalão.
    Pior são declarações absurdas do líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto com esta incrível preciosidade arremetendo contra Cachoeira e Demóstenes, tentando desviar a atenção contra o maior escândalo de corrupção da história do Brasil: “Não é CPI contra o governo! O objetivo é apurar a infiltração do crime organizado no Estado brasileiro e pega mais gente da oposição do que do governo”. Esta é de cabo de esquadra, mais uma vez a diferenciação, o cara é líder! Aguarda-se tradução do “cara” com tamanha boçalidade de “líder” que, além de concordar, também admite a existência de corrupção e crime organizado no Estado brasileiro? Os “cumpanhêros” estão ouriçados! Afinal, quem desgoverna o país?

  13. Leo Angelo

    -

    23/04/2012 às 13:44

    Fica claro para mim a pretensa resposta a sua pergunta com relação aos eventos do Cachoeira e do mensalão: imprensa. Eles insistem em vender a ideia de um golpe midiático e todas as denuncias saídas em jornal no caso mensalão foram compradas por outros corruptos ligados à Cachoeira como o governador de Goias. Eles querem desqualificar os denunciantes.

  14. Jackson

    -

    23/04/2012 às 13:14

    Aquilo que o sociólogo Sérgio Abranches chama de “presidencialismo de coalizão” na verdade resume-se a quatro letrinhas: – PMDB.
    Só que o custo disso para o país é enoooormeeeee… O fisiologismo do PMDB com a roubalheira metódica do PT estão afundando o país. A tão falada genialidade política do Lulla conseguiu ressuscitar pessoas que já deveriam estar fora da política há muito tempo, como Sarney.
    Eu que pensava que advogados eram ruins de cálculo, agora vejo que os sociólogos também são.

  15. Jackson

    -

    23/04/2012 às 12:59

    Eu também fiquei intrigado com as mesmas questões que a Rosa do Luxembourg (o jardim) – 22/4/12 23:32h – colocou: Por que só agora resolveram detonar a Delta se ela já está aí há tanto tempo e é a grande “construtora” das obras do PAC?
    Acho que em primeiro lugar há uma tentativa evidente de querer apagar a história do Mensalão, no melhor estilo stalinista. Estariam dispostos a sacrificar algumas peças de menos valor do tabuleiro para este propósito.
    Caso a estratégia fracasse, terão de abrir mão de peças de valor mais elevado, a rainha inclusive, para salvar o “rei” se for o caso, se é que me entendem.
    O “rei” mantém o mesmo discurso: nunca sabe de nada, foi traído e é um santo. Foi assim quando surgiram as primeiras notícias do mensalão.
    A “rainha” também se defendeu da mesma forma quando sua assessora “guerreira” caiu em desgraça, querendo dizer que ela nada tinha a ver com aquilo.
    Em suma, é o “modus operandi” delles. Já pressentem que o caldo pode engrossar e que muitas cabeças poderão rolar, já se incomodam com a popularidade da “rainha” ser maior do que a do “rei” etc. Por isso, o mais importante é salvar o núcleo da organização e contando, para isso, com uma ampla participação popular (ou seja, elles querem dividir o país). É o que me parece, não acham?

  16. Fernando Felipe

    -

    23/04/2012 às 12:06

    Em 30 março de 64, naquele histórico discurso de Jango no Automóvel Clube, dizia o presidente:

    “Reconheço que há muitos iludidos de boa-fé. Venho adverti-los de que estão sendo manipulados em seus sentimentos por grupos de facções políticas, agências de publicidade e órgãos de cúpula das classes empresariais.”

    Hoje, quase cinco décadas após, a doença é a mesma, só que num grau muito mais avançado de infestação, e com um agravante: agora eles estão no poder.

  17. Vinicius Andrade

    -

    23/04/2012 às 11:57

    Reinaldo,

    A grande imprensa e mesmo VEJA ON LINE não deram nenhuma cobertura sobre as manifestações do 21/04. Nenhuma nota no Bom Dia Brasil !!! Enquanto isto, figuram como notícias, informações de baixa relevância …

  18. Democracia Vacina Anti-Petralha

    -

    23/04/2012 às 10:51

    BRASIL INDEPENDENTE ,BRASIL DEMOCRÁTICO É UM BRASIL QUE ERRADICA O PETISMO E SÓCIOS E OS PEIXES PEQUENOS MORREM POR FALTA DE RECURSOS ,POR ISSO PRESTEM ATENÇÃO A CHAVE DO SUCESSO É A ERRADICAÇÃO DO PETISMO.

  19. FM

    -

    23/04/2012 às 10:42

    Parece que só sentiremos melhora, piorando. Talvez quando os adesistas sentirem que eles também estão no fundo do poço.

  20. isayas

    -

    23/04/2012 às 10:41

    Isso é o que dá votar em partidos socialistas…

  21. MAYA

    -

    23/04/2012 às 10:36

    É Sergio 7:55,vai rindo enquanto pode,esses 64% de aprovação do
    poste é maquiado,a casa está caindo e o seu patrão sabe disso,quem
    viver verá,você duvida ?
    Não ha mau que nunca acabe,nem o bem que nunca chegue .
    Pra mim,você é uma barata cascuda querendo Reinaldox

    MODERADOR EXPLICA: É cascuda mesmo, e viciada em Reinaldoxx! Vem aqui várias vezes ao dia…

  22. Mineiro de Uberlandia

    -

    23/04/2012 às 9:53

    Temos que ser firmes em nossas posiçoes, é triste ver que a classe C e D estão ficando dependete desses canalhas como os usuarios de craque. vendem tudo que tem para continuar no vicio e assim temos que combatel-los veemetemente. os milhares de votos extraidos nesses bolsões é que alimenta a continuidade dos PeTistas no poder.

  23. Paulo Barão.

    -

    23/04/2012 às 9:19

    Caro, Jornalista Reinaldo.
    Excelente esse artigo.Deveria ser publicado em redes sociais que lutam contra a corrupção.Esta tudo ai,no texto.
    Estou desconfiado,que o verdadeiro poder,esta na figura do zé dirceu,assim mesmo,no diminutivo.O Rasputin do lula.atua como um verdadeiro manipulador de marionetes.Em 90% de escândalos,o Rasputin esta envolvido.Até quando teremos de conviver com essa nefasta figura?
    Outra coisa: A Valeria Rodrigues,colocou o dedo na ferida.Os nazi fascistas,fizeram a mesma coisa com a juventude alemã.Compraram a consciência dos jovens para se perpetuarem no poder.O Hitler tupiniquim,esta comendo pela beiradinha.
    Barão

  24. Marcos F

    -

    23/04/2012 às 9:13

    Ontem, domingo, o canal de TV NatGeo passou, por toda a manhã, um documentário completo sobre Hitler, maravilhoso.
    Lá estava o pretenso Brasil do José Dirceu, e quem sabe, na continuação, a utopia de Lula.
    Só não vê (assiste) quem não quer.

  25. Alcides

    -

    23/04/2012 às 8:42

    Gostei,Gremista, endereço sua pergunta ao falacioso Lula:
    “Se o mensalão não existiu, porque será que o Silvinho Land Rover negociou sua pena com antecedência?”

  26. Paulo Bento Bandarra

    -

    23/04/2012 às 8:36

    Não é por nada que os nazistas eram o Partido Nacional Socialista dos TRABALHADORES alemães. O PT de Hitler. Até o GRANDE BRASIL José Dirceu sonhou antes de ser tirado do poder. A unificação das forças armadas do continente por espaço vital para enfrentar, no futuro, os democratas liberais americanos nas armas. Eles não usam camisas verdes, pretas ou caqui, usam a camisa vermelha e bandeirinhas.

  27. Aldo Matias Pereira

    -

    23/04/2012 às 8:31

    Reinaldo,
    Se a sociedade ainda respira, ela o faz por aparelhos! Enquanto existirem jornalistas como os que temos por aqui, a sociedade estará em permanente coma induzido. E ainda vai piorar, porque a decência, a moral e a ética, são artigos de luxo e em falta no mercado (com as sempre presentes exceções que confirmam a regra mas, não basta)!

  28. Sergio Oliveira

    -

    23/04/2012 às 8:14

    Um pestista(peste + petista) mandou para blog aqui de Porto Alegre,onde publico alguns textos,uma foto da dilma condecorando o nassif com uma medalha, dizendo que era para me irritar; respondi que a medalha era merecidissima, pois o mesmo, sob o patrocínio da Petrobrás, Caixa Federal, além da CUT,em seu blog da esgotosfera, se presta a jagunçassem jornalística, pró-governo.

  29. Pica Pau

    -

    23/04/2012 às 8:10

    Cade os cara pintada,evoluiram junto com pt e pcdob,transformaram em caras etiquetadas.

  30. Hagner

    -

    23/04/2012 às 6:35

    Na revista Petista oficial (não citarei o nome aqui, porque JEG não merece Ibope) não há um pio sobre as passeatas populares contra corrupção.
    .
    A verdade sempre vem à tona.

  31. leitor fiel

    -

    23/04/2012 às 4:23

    Nossa candidata foi bem votada na França, não acha Tio Rei? Mas deve dar mais um socialista, eles estão ganhando todas, lá e aqui. O que fazer?

  32. MINEIRIN INVOCADIN

    -

    23/04/2012 às 4:08

    Reinaldo,resumindo,ou o Brasil acaba com essa estrovenga bandida ,pt,ou essa organização criminosa sindicalizadora do país acaba(está quase conseguindo!)com o Brasil! Cadeia em todos os integrantes e sustentadores dessa nomenklatura,antes que seja mito tarde!

  33. Claudius

    -

    23/04/2012 às 4:05

    É isto mesmo! Costuma não acabar bem a atividade fascista. Gosto do Reinaldo porque aprendo. Fascismo é uma coisa tão ignóbil que nem se sabe o que é. Só o dano que ele causa. No Brasil ele vem se manifestando desde quando o PT se transformou em uma agremiação com o fito único de conquistar a administração Pública sem qualquer indíco de ideologia. Seria uma ” ideologia” única destituida de valor, somente atitude.
    Valores podem ser mudados atitudes jamais.

  34. raimundo

    -

    23/04/2012 às 2:44

    Esse texto, Reinaldo, é mais do que um ensaio, um editorial ou outro termo jornalístico. É um laudo sobre os nossos tempos. Parabéns!

  35. AOS TECLADOS AMIGOS - DIVULGUE AOS AMIGOS

    -

    23/04/2012 às 2:43

    O Supremo Tribunal Federal precisa saber que o Brasil decente quer que o processo do mensalão seja julgado neste semestre. Aí vão os endereços eletrônicos dos 11 ministros:

    Celso de Mello – mcelso@stf.gov.br

    Marco Aurélio de Mello – marcoaurelio@stf.gov.br

    Gilmar Mendes – mgilmar@stf.gov.br

    Cezar Peluso – carlak@stf.gov.br

    Carlos Britto – gcarlosbritto@stf.gov.br

    Joaquim Barbosa – gabminjoaquim@stf.gov.br

    Ricardo Lewandowski – gabinete-lewandowski@stf.gov.br

    Carmen Lúcia – anavt@stf.gov.br

    Dias Toffoli – gabmtoffoli@stf.jus.br

    Luiz Fux – gabineteluizfux@stf.jus.br

    Rosa Weber – audiencias-minrosaweber@stf.jus.br ou convites-minrosaweber@stf.jus.br

    Ao teclado, amigos!

  36. Observador dos Pampas

    -

    23/04/2012 às 2:01

    Podridão fétida! Dinheiro a rodo nos bolsos sem fundo dos inescrupulosos! Corrupção vazando por todos os lados. Nomeações de incompetentes comprados para altos cargos. Malditos indignos! Repartições e unidades do Poder Público semelhantes a um prostíbulo onde prostituem integralmente os valores morais, éticos e cívicos da Nação, que jaz inerte às ações dos psicopatas profissionalizados. Acorda Brasil! Antes que teus filhos paguem com a vida o alto preço do caos adredemente instaurado por este bando de facínoras!

  37. Anónimo

    -

    23/04/2012 às 0:20

    A ação deles é sempre premeditada e nefasta, o tempo todo, como ocorre com esses tais movimentos sociais que são financiados por eles mesmos para lhes dar, no final das contas mais poder. Assim, o MST invade prédios públicos com recursos que são tirados dos próprios Cofres Públicos para, em seguida, dar ao governo mais poder para avançar sobre a propriedade privada. A técnica já é por demais manjada e se repete todo ano, impreterivelmente.

  38. Ratoeira

    -

    22/04/2012 às 23:53

    Esses vagabundos querem continuar fraudando a democracia e as instituições democráticas por meio da robalheira seguida de acobertamento. O STF não pode bobear para dar aos bandidos a sentenca que merecem!

  39. EDUARDO SOBREIRA MUNIZ

    -

    22/04/2012 às 23:48

    SOMOS A SEXTA ECONOMIA DO MUNDO, MAS ATÉ QUANDO O BRASIL RESISTIRÁ AO DESVIO DO DINHEIRO QUE DEVERIA PROMOVER MUDANÇAS ESTRUTURAIS E EVOLUÇÃO SOCIAL? FALTAM ESTRADAS PARA A SAFRA ESCOAR, FALTAM SILOS PAR ARMAZENAR, FALTAM PORTOS, FALTAM MAIS REDES ELÉTRICAS, FALTAM ESCOLAS, FALTAM HOSPITAIS PARA O POVO, FALTAM POLICIAIS NAS RUAS, FALTAM PROGRAMAS CULTURAIS QUE PRESERVEM A MORAL, A ÉTICA E OS BONS COSTUMES, ETC… A PERGUNTA QUE DEVERÁ SE FEITA É POR QUANTO TEMPO O BRASIL AGUENTA ESTA GIGANTESCA CORRUPÇÃO, POIS A PARTIR DE CERTO PONTO O CRESCIMENTO POPULACIONAL,A VIOLÊNCIA URBANA, O GIGANTESCO ENDIVIDAMENTO PÚBLICO TORNARÃO INVIÁVEL A POSSIBILIDADE DA CRIAÇÃO DE UMA NAÇÃO SOCIALMENTE EQUILIBRADA. SEREMOS UM PAÍS DE GIGANTESCAS FAVELAS, DE UMA GGRANDE MASSA DE GENTE SEM EDUCAÇÃO OU CULTURA, SEM CAPACIDADE TÉCNICA PARA PARTICIPAR DO MERCADO DE TRABALHO, DE UMA MASSA DE DROGADOS PERAMBULANDO PELAS RUAS, O FUTURO DO BRASIL DAQUI A DÉCADAS SERÁ PÉSSIMOPOR FALTA DE UM MÍNIMO DE TRABALHO HOJE??????????????????????

  40. Rosa do luxembourg (o jardim)

    -

    22/04/2012 às 23:32

    O que me intriga nesta história toda é a sincronicidade. por que agora às portas do mensalão? A Delta vem de longe trabalhando nas PACs do pt. Com a Dilma. Desde lá longe na casa civil. Foi flagrado o seu diretor em convivência explícita com o governador do Rio, aliado do pt. E aí surgem as histórias. Mas quem as detonou devia saber que iam respingar no partido do governo. Ou melhor cairiam quase que torrencialmente sobre o partido do governo. Eu queria entender o que houve de verdade. Quais os interesses contrariados aqui. Pouco me importam esses alucinados a soldo que vão repetindo sandices sem refletir.
    Por que detonaram a Delta do pt?
    E por que artes do pensamento o senhor Zé Dirceu achou que isto ajudaria na sua participação no mensalão.
    Eu só queria entender.
    Seria o senhor Cachoeira uma personalidade suicida?

  41. cleusa maria das dores

    -

    22/04/2012 às 22:57

    SOMENTE NAS URNAS, OS BRASILEIROS IRÃO TIRAR ESSA QUADRILHA, MONTADA POR LULA E ZE DIRCEU DO PODER.MENSALÃO OU CACHOEIRA, A ORIGEM E’ UMA SO’, DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO. OU VAMOS ESPERAR QUE O CANCER FAÇA A FAXINA.!!!! BRASIL ACORDE, AINDA SOMOS UMA DEMOCRACIA !!!

  42. SANTANA

    -

    22/04/2012 às 22:56

    Comparados, os ladrões na rua, os do asfalto, porque assumidos,e quando presos, ainda são melhores que os ladrões no governo, cuja sofisticação na arte de mentir, transformada em método político de poder, acompanha o status com o qual imaginam diferir da temerosa bandidagem cotidiana.
    São todos perigosos bandidos, causando estupor a dificuldade com que assim não são qualificados.
    Mensaleiro, não! Ladrão!
    Corrupto, não! Ladrão!
    Enriquecimento abrupto como governante ! Ladrão!
    Apropriação indébita ! Ladrão !
    Desvio de conduta ! Ladrão !
    Malfeito ! Ladrão !
    Chefe de quadrilha ! Ladrão !

    Por que resguardá-los, quando não passam de ladrões ?
    O povo entenderia melhor, quando fossem denominados adequadamente como: ladrões !

  43. Incisiva

    -

    22/04/2012 às 22:54

    Sim Reinaldo, a sociedade ainda respira sem a ajuda de aparelhos(aparelhamento do PT)!
    Embora, o PT queira fazer um COMA INDUZIDO, na sociedade brasileira, ainda não conseguiu. E com a força que nos vem de DEUS e da CONSTITUIÇÃO, diremos: NÃO, VOCÊS NÃO PODEM!

  44. cleusa maria das dores

    -

    22/04/2012 às 22:53

    SOMENTE NAS URNAS OS BRASILEIROS, IRÃO TIRAR ESSA Q

  45. Valeria Rodrigues

    -

    22/04/2012 às 22:43

    Concordo em gênero, número e não muito em grau, Reinaldo. Meu grau de negativismo em relação ao futuro é mais negativo do que o teu. Eu participo ativamente de grupos políticos no Facebook, administro um grupo grande e importante e vejo claramente o que está acontecendo nessas manifestações já desde o ano passado. Elas são orquestradas por grupos “apartidários” no FB. Se você prestar atenção nas fotos, verá que não há (ou são raríssimos) cartazes e faixas contra o PT. Por que? Porque esses grupos organizadores não permitem, porque são “apartidários” a favor de não citar o PT… Entende esse “apartidarismo”? Portanto, Reinaldo, tenho uma péssima notícia para você: a fagocitose petralha chegou às manifestações, sim! O grupo que administro, um dos grandes grupos do FB, se recusou a participar da organização desta última manifestação justamente porque os grupos participantes chegaram ao consenso e proibiram faixas anti-PT. Eu, como cidadã, não poderia deixar de ir para a Paulista. Fui com outros integrantes do grupo, pelas calçadas e não no asfalto junto com o pessoal, com um cartaz anti-PT. Fui contestada por um rapaz que saiu da passeata para falar comigo contra o meu cartaz! Esse é o espírito da coisa! No entanto, meu cartaz solitário fez mais sucesso entre as pessoas do que os “manifestantes” gostariam. As pessoas que assistiam me aplaudiam e concordavam comigo. O espírito das calçadas da Paulista era diferente do espírito do asfalto. Não foi à toa a baderna que aconteceu no final, provocada justamente por alguns grupos organizadores da manifestação. E eles conseguiram o que queriam: nas redes, hoje, são vítimas da “polícia fascista do PSDB”! É a fagocitose petralha! Meu recado aos que participam de grupos no Facebook: quem quiser se manifestar de verdade contra o PT, contra a corrupção, contra o autoritarismo, deve procurar grupos não “apartidários”. Vamos nos unir lá para estancar essa fagocitose petralha, ou…

  46. Dayher Giménez

    -

    22/04/2012 às 22:29

    A grande imprensa não fala, mas a verdade (ataques o perfil do STF à Igreja) aparece por “mídias” mais humildes…!:

    1. http://www.deuslovult.org/2012/04/21/e-o-stf-faz-questao-de-manter-o-nivel-de-botequim/

    2. http://beinbetter.wordpress.com/2012/04/20/o-supremo-e-o-aborto-algumas-notas-breves/

    3. http://blogdoemanueljr.blogspot.com.br/2012/04/perfil-do-stf-no-fb-ataca-igreja.html

    Na mídia católica na TV, o Prof. Felipe Aquino, da Canção Nova, se pronunciou sobre.

  47. Andrade

    -

    22/04/2012 às 22:16

    Ontem, 21 de abril de 2012 faleceu o Partido dos trabalhadores (honestos), conhecido como PT… nasceu humilde, balbuciando palavras belas como liberdade, ética, moralidade, democracia, e morreu multimilionário, corrupto, desmoralizado… as milhares de viúvas desfrutam de cargos comissionados em aparelhos estatais, mas não detem mais o controle da juventude honesta… a causa mortis, foram os pontapés e chingamentos que recebeu do povão nas ruas.

  48. Santana*100

    -

    22/04/2012 às 22:13

    Volto a bater na mesma tecla que venho batendo há muito tempo.
    - Como podem cristãos eleger comunistas para governá-los?
    Resposta: Por que são cristãos de merdas. Na realidade desprezam o cristianismo. São uns bandos de filhos de uma puta.

  49. Alzira

    -

    22/04/2012 às 21:53

    Assustador, Reinaldo. Leitores deste Blog e de seus textos em Primeira Leitura e, ainda antes, na revista República aprendemos a levar a sério suas análises políticas. Todos nós – alguns mais do que outros, temos visto ou sentido a movimentação dessas “cabeças fascistóides”. O sentimento que predomina é de desânimo e desesperança. Infelizmente não há saída à vista. Só para aqueles que refestelam-se assaltando o país.

  50. CARDOSO

    -

    22/04/2012 às 21:39

    Reinaldo, leio sempre o seu blog, basta eu ler e me sinto totalmente atualizado da política deste país. Só que estou preocupado, quanto eu mais leio, mais eu percebo que estou ficando deprimido com este país, as vezes penso que ser ignorante é melhor, tem um provérbio que diz que quanto mais sábio fica o sábio mas ele se decepciona com a vida, tenho medo do futuro deste país, tento fazer alguma coisa para mudar mas não consigo, você que é uma pessoa formadora de opinião influente neste país pouco faz, fico imaginando eu que nada sou. Não sou pessimista mas já joguei a toalha faz tempo mas mesmo assim eu continuo me deprimindo com esse país, talvez penso que a esperança não morreu totalmente, me parece que tudo isso é inevitável, olho para você e o assemelho com João Batista o homem que clamava no deserto. Penso que estou neste estado porque eu me expresso por dentro todas essas verdades que você se expressa escrevendo. Fico por aqui e peso desculpa pelos erros de portugues sou um semi analfabeto e penso mil coisas pra escrever uma palavra, fica com DEUS você esta nas minhas orações diárias que DEUS o criador de todas as coisas te proteja.

  51. Gremista

    -

    22/04/2012 às 21:22

    Se o mensalão não existiu, porque será que o Silvinho Land Rover negociou sua pena com antecedência?

  52. WEIMAR

    -

    22/04/2012 às 21:07

    É natural que o Lula consiga ser mais severo com o PT do que o Kennedy Alencar em um ou outro ponto específico. O motivo disso é que o Lula não é exatamente petista, não como o KA ou outro jornalista dedicado a servir ao PT. Não, o Lula é, antes de tudo, o Lula. Se algum dia — hipótese de baixa probabilidade, reconheço — isso interessar ao Lula, o PT, pra ele, pode ir pros quintos dos infernos que ele não vai dar a mínima.

    Em resumo, o Lula hoje é PT, amanhã, quem há de saber, pode vir a ser PMDB, PR ou até um futuro (futuro?) PL (Partido Lulista).

    Weimar

  53. Pedro Augusto Roterfield

    -

    22/04/2012 às 21:01

    ‘Farsa do mensalão’ lembra ‘farsa do holocausto’. O discurso do “contra eles” entra de tal modo na cabeça das pessoas que antes de sair a desculpa oficial as pessoas já inventam desculpas aos faltosos. Lembro-me quando estourou o mensalão e um colega meu defensor du Lula afirmou que tudo isso era necessário para se conseguir “as mudanças”. Aliás, esta tal “mudança” parece o argumento dos porcos na revolução dos bichos: “Voce não quer que o Sr, Jones volte, não é mesmo?”

  54. Toni Bahia

    -

    22/04/2012 às 20:49

    Excelente texto, para não variar!!!

  55. Santo Savatas

    -

    22/04/2012 às 20:40

    Eu não consigo enxergar os pássaros.

  56. Kitty

    -

    22/04/2012 às 20:25

    Caro Reinaldo, este seu artigo está sensacional. Você disse tudo em forma clara e explícita do mesmo jeito que eu teria dito se tivesse o seu dom da escrita! Essa CPI, não esclarecerá nada porque está viciada desde o começo. O PT aceitou em apoiá-la porque queria envolver a oposição nos escândalos que envolvem o bicheiro Cachoeira e Cia.Perante à opinião pública querem igualar os desvios de conduta do Mensalão e este fato novo do caso Demóstenes Torres e o contraventor com múltiplas conexões com políticos, empreiteiras,e vários personagens que faz tempo perderam a vergonha!Vai dar em pizza, do mesmo jeito que o Mensalão. Dirceu, chefe de quadrilha, será inocentado e continuará trabalhando nos bastidores do poder, e quem sabe, até em postular-se para as próximas eleições!Não vão largar do poder nunca!!
    Um abraço, e parabéns pela excelente matéria!!/Kitty

  57. Oliveira

    -

    22/04/2012 às 20:25

    O próprio lula reconheceu, em entrevista em Paris, a existência do mensalão, da roubalheira, do propinoduto etc…
    Duda Mendonça também confessou o propinoduto do PT.
    NÃO TEM COMO NEGAR QUE OS PETRALHAS SÃO OS MAIORES BANDIDOS DA HISTÓRIA DO BRASIL.
    NUNCA ANTES NESTE PAÍS UM PARTIDO ROUBOU TANTO …..

  58. Anônimo

    -

    22/04/2012 às 20:06

    As respostas estão nas fontes de financiamento dos caixas 2. Por isso fica mais forte o cheiro de pizza.

  59. marcusvmp

    -

    22/04/2012 às 20:01

    Bravo, Reinaldo, bravíssimo! Eu sempre disse: os petistas nunca foram contra o roubo. Na verdade, eles eram apenas contra aqueles a quem chamavam de ladrões.

  60. Marina

    -

    22/04/2012 às 20:01

    Reinaldo, “As mãos sujas” deve ser o livro de cabeceira desses petralhas!!!como aprendem bem!!!

  61. Cidadão Indignado

    -

    22/04/2012 às 19:57

    Parabéns, Rei, pelo texto de uma sabedoria incrível. Não poderia ser melhor !!!!!

  62. Marinho

    -

    22/04/2012 às 19:49

    Neste país ninguém respeita as instituições porque vivemos uma fase negra de nossa história. Nunca tivemos tantos políticos e juizes curruptos, estamos desacreditados no mundo e a mídia trata de enganar o povo através de dados falsos de prosperidade. Continuem engolindo as lorotas do canceroso, que em breve conheceremos o fundo do poço. Acorda Exército Brasileiro.

  63. Nelson Simas

    -

    22/04/2012 às 19:44

    Para quem conhece um pouco de história do século XX,nada mais parecido com o facismo do que o nosso lulopetismo, se quizessem copiar não seria mais parecido. Falta apenas a juventude fardada marchando pela pátria.

  64. anticorruptos e anticorruptores

    -

    22/04/2012 às 19:25

    Enquanto o STF não julgar o Mensalão e mandar os culpados para a cadeia, os sócios e bajuladores da asquerosa Petralhas S.A. estarão cada vez mais atrevidos e zombeteiros.

  65. Jorge S

    -

    22/04/2012 às 19:22

    Vi na Veja: Pondé (limitado ao turismo, bem poderia adquirir sentido amplo) – “Dominado pelos pobres de espírito, o mundo hoje virou um grande churrasco na laje”.

  66. POLY

    -

    22/04/2012 às 18:31

    Sempre que ouço- na CBN- e/ou, leio o Sr. Kennedy Alencar
    procuro, nas entre linhas, as mensagens que,normalmente,
    êle externa e, Eu não tenho dúvidas, refletem as orienta-
    ções do comando petista.

  67. Nelson Pereira Bizerra

    -

    22/04/2012 às 18:30

    No congresso não existiam somente 300 picaretas, faltou ele se auto incluir.Haviam 301 picaretas.

  68. Michele Gastão

    -

    22/04/2012 às 18:28

    Boa noite Reinaldo.

    Na minha cidade, Curitiba, houve a manifestação. Não participei porque acho uma incoerência: propagamos aos quatro ventos que somos tolos, afinal, os corruptos só estão atuando na política porque nós os elegemos. Não se resolve a podridão da corrupção com passeatas, acaba-se com ela separando o joio do trigo, nas urnas.

  69. Podrespoderes

    -

    22/04/2012 às 18:18

    A sociedade “ainda respira”… Só que no CTI e por aparelhos. A passividade do povo brasileiro diante de tanto ASSALTO aos seu impostos é APAVORANTE!

  70. Denise

    -

    22/04/2012 às 18:13

    Caro Reinaldo!

    Num determinado ponto do seu texto, você diz: “Não sei para onde caminha a sociedade brasileira …” Pois eu já estou ficando preocupada! Se analisarmos esta nova pesquisa, acho que a população está entrando na jogada do PT! Quanto mais corrupção é denunciada, mais aumenta a popularidade da Dilma! Acho que o raciocino é o segunte: ela é a única que pode dar um jeito nisso! E isto é absolutamente falso.!!!

    A Dilma é do PT, o PT é corrupto como partido (a cúpula do partido é que planeja estas roubalheiras com o dinheiro público), pois os fins justificam totalmente os meios – como você bem analisou:
    “Para petistas e assemelhados, denunciar corruptos quando se está na oposição é mister; protegê-los, quando se está no governo, é um dever. Para os petistas, o mal não está na corrupção em si, mas em quem a pratica. No adversário, é uma falha grave; nos companheiros, é apenas uma ação tática — ou estratégica, a depender do teórico — para combater “a direita” e “os conservadores”.
    “O PT tenta deixar um legado na política brasileira: a corrupção praticada por esquerdistas é apenas um ato de resistência. … Para elas, o que determina se uma ação é criminosa ou não são os seus objetivos.

    Então, não existe a menor possibilidade da Dilma não fazer parte desta corrupção em nome do partido! Enquanto a população não fizer a soma 2 + 2 = 4 (quanto maior a aprovação, menor será o combate real à corrupção), nada vai mudar. Isto já acontecia na época do Lula. Ele fazia uma grande m… (o mensalão), olhava para as pesquisas que continuavam lhe dando aprovação recorde, e ia avançando mais ainda nos malfeitos, como eles gostam de dizer (salvar o Sarney, salvar o Renan, os aloprados, os dossiês). Em vez de melhorar, as coisas só iam piorando! A Dilma está indo pelo mesmo caminho: aprovação recorde = petistas se sentindo à vontade para roubar mais! A única exigência é não deixar a oposição roubar! Parece que assim o roubo diminuiria, mas é justamente o contrário !! Eles vão se tornando donos do Brasil! Eles decidem que empresário pode se dar bem, que político pode roubar sem cair em desgraça, quem pode ser assassinado se tentar denunciar o sistema (caso do prefeito de Campinas e de Santo André), etc! Quando os brasileiros se derem conta, já era!! É só olhar como estão os países onde o Lula-Dilma e o PT têm maior influência (Argentina, Bolívia, Equador e Venezuela)! A população tem que se tocar que a única coisa que político (que finge gostar da democracia) tem medo e da desaprovação popular! Então, se a Dilma receber, digamos, uma aprovação de 45% (que está de ótimo tamanho – educação, saúde, segurança e infra-estrutura ruins), ela vai imediatamente tentar ver o que está fazendo de errado! Com uma aprovação recorde crescente, ela vai deixando tudo como está, trocando seis por meia dúzia! Às vezes, nem isso! O Pimentel ainda está no ministério dela! Ela só tem horror dos corruptos que lhe são impostos! A Dilma quer poder escolher seus próprios corruptos!

    “A minha tese não era — e nunca foi — a de que o petistas tentariam um golpe bolchevista (sempre achei isso uma grossa bobagem), mas a de que eles dariam um jeito de tornar irrelevantes os controles e filtros democráticos, alterando-lhes os códigos”

    É Reinado, infelizmente, parece que a sua tese está virando realidade! O PT está tornando os controles democráticos absolutamente irrelevantes! Eles nem estão mais tão interessados no “controle social da mídia”, porque as denúncias da imprensa, só servem para prejudicar à oposição! O PT como partido POR INCRÍVEL QUE PAREÇA!!!!! sai fortalecido! As pessoas não vêem que enquanto elas não tirarem o PT do governo federal – que em última instância, é quem dá o tom (se está havendo tanta corrupção, só pode ser porque o governo federal não está fazendo nada, de verdade, para que ela dimunua), a corrupção só vai piorar!

    O agora prefeito Eduardo Paes com certeza hoje não convidaria você mais para coisa alguma! Ele é um dos muitos casos que o PT conseguiu “comprar” para o seu lado. Não sei se por dinheiro vivo, mas com certeza, por prestígio político e a chance de ser prefeito! Ele era um desses que batia muito – com razão e com belos argumentos (quase um Demóstenes!!)– no PT e depois virou totalmente a casaca! Infelizmente, pois é muito competente! Os petistas de carteirinha nem isso são!!

    Estive nos prostestos aqui do Rio! Foi dividido – um em Ipanema e um em Copacabana – e os dois foram muito fracos! De verdade, por tudo o que você escreveu no seu excelente texto, só o PT consegue colocar muita gente na rua!!!

    Um abraço

    Denise

  71. Isabela

    -

    22/04/2012 às 18:10

    Quando a gente pensa que não tem mais com o que se surpreender, porque o bando já passou do limite, vê que não é assim. Sempre podem mais. Reinaldo, se a sociedade ainda respira, é por aparelhos. Que, por sinal, o bando criminoso quer desligar de qualquer jeito.

  72. Affonso Sampaio

    -

    22/04/2012 às 18:09

    corrigendas: relão+relação; resolverem partirem=resolverem partir.Excuse-me.Escrever de improviso no meu PC é uma lástima: o modenzinho é para ser 3G, banda larga,mas, na verdade ela é estreitíssima!O quê fazer;, país subdesenvolvido é isso aí…

  73. Newton

    -

    22/04/2012 às 18:06

    O PT faz o que quer e julga com tintas carregadas quem se opõe ao seu plano de dominação do Brasil.
    Do jeito que anda, em breve seremos uma cuba grande e dom Lula, já com sua barba e charutos cubanos, será o nosso fidel castro.
    Por isso a oposição é leniente com essa agremiação do mal que se apossou do Brasil, eles têm medo de serem triturados pela máquina ptralha.
    Será que o Chapolin Colorado poderá nos socorrer? droga ele também é vermelho.
    A pergunta está serm resposta: quem poderá nos socorrer?
    Newton

  74. Indignado Rj

    -

    22/04/2012 às 18:03

    REVISTA VEJA – PRIMERO ROUND – GRAVÍSSIMO.
    Prezados leitores, destaco um trecho da reportagem publicada pela Revista Veja sobre a CPI do Cachoeira, intitulada “O Primeiro Round”. O trecho está publicado na página 80:

    “( … ) O procurador Marinus Marsico, representante do Ministério Público no Tribunal de Contas da União, diz que os aditivos que inflam os contratos não têm outro nome: “É roubalheira mesmo”. Incentivador da CPI do Cachoeira, o ex-presidente Lula sabe dos riscos embutidos na investigação de aliados. Na quarta-feira, ele perguntou a peemedebistas: “E o Serginho, como está?”. Ele se referia a Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro. Cabral é padrinho de casamento de Cavendish. Conheceram-se em 2000 e se tornaram amigos inseparáveis. O fortalecimento dessa relação foi acompanhadao pelo crescimento vertiginoso da Delta com a administração fluminense. Em dez anos, a empresa conseguiu 2,2 bilhões de reais com o estado do Rio. A maior parte – 1,4 bilhão – veio depois que Cabral assumiu o governo, em 2007 ( … ).

    Comento:
    Isso tudo é gravíssimo!
    Juntos Somos Fortes!

    http://blogcoronelpaul.blogspot.com.br/2012/04/revista-veja-primero-round-gravissimo.html

  75. Affonso Sampaio

    -

    22/04/2012 às 17:59

    Esse termo da biologia “fagocitose” ´usado pelo Reinaldo com relão ao PT é bastante apropriado para expressar a política desse partido, no sentido da destruição completa de toda oposiçao,visando à instalação de um governo dito de partido único; isso foi feito pelo nazismo, fascismo e por todas as demais ditaduras.De início- como não podem derrotar as forças contrárias-aliam-se a elas; depois já fortalecidos,destroem-nas; e o fazem nem que seja pela força do terror.O PMDB que se cuide: se eles conseguirem maioria em futuras eleições congressuais(o PT)pode esperar por um belo e certeiro pé no traseiro.E, o maior erro da oposição representada pelo PSDB é acreditar-como temos visto muita vez- que passar a mão na hirsuta cabeleira desse lobo mal chamado PT ele se tornárá mansinho,desistinho de comer a bondosa vovozinha.Ledo engano.Esse lobo é voraz; ele quer mesmo comer todas as vovozinhas do pedaço.Agora,se as vovozinhas resolverem um dia pegarem do tacape ou da borduna e,de forma viril, partirem prá cima dos safadões dando-lhes umas cacetadas bem fortes e honestas, além dos aplausos gerais, terão ganho o troféu dado aos guerreiros que lutam pelo bem comum

  76. alvaro

    -

    22/04/2012 às 17:48

    Com certeza você já leu, mas é possível, que assim como eu, muitos leitores do blog nunca tiveram contato com a denúncia de Antonio Fernando de Souza, ex-procurador-geral da República, sobre o mensalão. O texto é longo mas muito claro. Aos que têm um pouco de paciência e que querem saber sobre o maior escândalo de nosso República, vale a leitura.
    A propósito: o link é do blog do Ricardo Setti, formidável jornalista.

    http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/mensalao.pdf

  77. Lyon

    -

    22/04/2012 às 17:46

    sobre:”Ali está a essência de como as esquerdas, mesmo a “melhor” esquerda, lidam com o crime. Para elas, o que determina se uma ação é criminosa ou não são os seus objetivos. Se servirem ao que chamam “libertação dos oprimidos”, tudo é permitido”. É compamheiro …. salvador allende que o diga!

  78. Jotinha

    -

    22/04/2012 às 17:32

    Lindbergh Farias deixou de ser cara-pintada para ser cara-de-pau. Esse cínico, quando sobe para falar na tribuna do Senado, as pessoas decentes que estão vendo a TV Senado mudam de canal. Brasileiros que têm o mínimo de vergonha na cara dispensam canalhas como ele. Esse sujeito é um claro exemplo de pilantra disfarçado de político que anda desmoralizando o Congresso. O que dói às pessoas decentes é ver Roberto Jefferson, Gilberto Carvalho, Dirceu, Lulla, Delúbio, Dillma, Genoino, Berzoini, Tarso, Ideli, Palocci, toda a corriola do bingo, do bicho e do lixo, em cargos chaves no Governo, livres e poderosos para obstruir investigações, intimidar testemunhas e eliminar provas. Para onde caminha essa sociedade? Não a do PT, a brasileira. A série de crises que passa “estipaíz” confirma que estamos no olho do caos. O Brasil está do jeitinho que pediu parte do eleitorado, o mesmo que hoje está achando a marionete do maior beneficiário do mensalão uma maravilha. Gente sem juízo! Esse povo não se importa de ser roubado ou é cúmplice da vigarice. Nunca vi isso na minha vida: gente lesada descaradamente por uma organização criminosa e, mesmo assim, torcendo para que a turma do mensalão continue impune. Para quem tem vergonha na cara, esse quadro é revoltante.

  79. UNK

    -

    22/04/2012 às 17:24

    Reinaldo e amigos,

    ………A PF do B INFORMA:

    …EXCLUSIVO-EXCLUSIVO-EXCLUSIVO-GRAVAÇÕES DILLMÁ-LULLÁ—–
    EXCLUSIVO- FINALMENTE GRAVAÇÕES DE DILMA E LULA:
    Veja aqui partes da transcrição da gravação da conversa entre Lulla e Dillma na sexta-feira em São Paulo antes de viajar para Cartegena das Índias na Colombia:

    A Dillma em agenda não noticiada teve encontro de 2h e 45 min. com o ex-presidente Lula. A pauta não foi divulgada , mas tivemos acesso exclusivo a trechos da gravação da conversa.
    …………….
    -Cumpanheira presidenta como vai?
    -Tô meia F#$%%%&a com meus ministros e esta P&¨*@a da CPI que o Zé pediu para articular! Mas O cê tá miozinho (com ternura maternal mineira) da dor de garganta, tá?
    -Companheira preisdenta. Falei com aquele V%$%*o do Zé ele queria fu%%$$r com todo mundo que denunciou o nosso mensalão. Foi ele mesmo que pediu prá PF pegar o Demóstenes.
    -Mas o pessoal nosso da PF (seria Prato Feito) disse que tinha um monte de neguinho nosso que recebeu dinheiro do Cacho (apelido carinhoso de Cachoeira:financiador de várias campanhas do PT).
    - Pois é, o Cardosão me ligou para avisá (avisar) que o pessoal dele tava tentando de tudo para não pegar aquele Mané do Agnello (Agnelo Queirós governador do DF, apadrinhado do Lulla para entrar no PT.contra a opinião dos companheiros mais honestos ,!?)
    -Falei para aquele Vi&&*$o do Zé que não era para pegar o Demo (nome carinhoso do senador Demóstenes do DEM de Go) agora, e sim depois do julgamento no TFS.
    -STF, Lula! STF! (irritada) . Mas , como tá esta coisa no STF?.
    -Fica fria presidenta, o LEVA (apelido carinhoso do Juiz Lewandovisky indicado pelo Lula e ex-funcionário do Lulla no sindicato ,indicado pela dona Maria Letícia) é gente nossa é de total confiança.
    -É…. não sei não , tem o Tófoli, que vota com a gente, mas tem aquelas duas mulerzinhas e aquele N$$%ã&o que pode azedar o caldo e… nosso pessoal ir em cana. Um dos carioca gente boa (seria o Fux , ministro do STF) é nosso, o outro, é complicado. Pode até sobrar prá mim esta M%%$#a toda! O César (seria o César Peluzo) é FO%%@ ele não é nosso.
    -Cê (você) acha? Já tá tudo acertado!. Vai dar 7 a 3 prá nóis. Que nem aquela votação do neto andenséfalis (feto anencéfalo).
    -Mas companheiro Lulla, estou mesmo armando para a CPI não virar prá cara da gente. Os nossos amigos jornalistas (seriam os JEGs?)tão sempre perguntando e falando que a CPI- se sabe como começa mas não sabe como termina.Tô pondo o Vaca (seria o deputado Vaccareza) e o Bigode (seria o Senador Romero Jucá.) na nossa tropa de cheque (talvez choque) e instruí eles para negar, negar e negar. Como a gente fazia na cadeia lá no Dops. E é claro que é para por na b#$$%a dos outros. É a tática cumpanheiro. Aí, eu manjo(corruptela do verbo manjar , jantar enteder ).
    -Muito bem companheira . Tem que F%$%$%r com o PSDB e DEM e livrar a cara do nosso pessoal. O Cacho , falei com o Cardosão (ministro da Justiça) vai livra a cara do ôme. Mandei o Bastos (Tomás Bastos , advogado e ex-ministro da Justiça do Lulla)cuidar do caso. Ele é bom de gogó (garganta) e fala bem com a nossa juizada (coletivo coloquial de conjunto de juízes).
    -É mais o ôme enfia a faca. Pediu 15 milhões. Não sei da onde tirar. Cê vai bebe isso?

    ..ouve-se ruidos de copos, taça, garrafas…um copo se quebra,ouve-se barulho de vidro quebrado…
    -Cê que dá um tapa na jararaca? (provalvelmente um gole,e não estapear a Marisa) Num deixa a Marisa vê.
    -Não,brigada, vou dar uma talagada no vôo.Fizeram uma licitação na Presidência, uísque bom viu, Lulla.
    -Aquele pagamento do Bastos é mole, fala com o Zé ,ele é bom de fazer vaquinha (coleta de dinheiro) com as construtoras. Só não mexe com o Valérinho (seria o Marcos Valério do Mensalão) por enquanto.
    1h 34min
    27 min. grunhidos, gritos, risos, gritaria, ININTELIGÍVEIS
    - Companheira presidente cumprimenta a cumpanherada lá na Colômbia por mim. Abração no Hugo,Evo e aquela moçada da pesada da Central (talvez o presidente de um país da América Central possivelmente a Nicarágua). Sabe que sou louco por aquele neguinho(provavelmente o presidente dos EUA , Barak Obama)manda lembranças minhas. O Sargento Garcia (possivlemente o assessor informal que dá balão no ministério das Relações Exteriores –Marco Aurélio Garcia -)vai com você?
    -Claro , num desgrudo dele. Ele é professor colega nosso da Universidade (seria a Unicamp).Ele é muito bom com a cumpanherada….fala difícil é um teórico CÊ sabe. Eu num entendo muito os pensamentos dele mas o Rauzito (seria o Raul Castro?)disse que o Ôme é um gênio.
    -Dilma ,minha querida. Se cuida tá. A Marisa tá me enchendo o S$%&%@o com esta remediada (coloquial de coletivo de remédios).
    -Tchau Marisa! Cê, cuida do Ôme hein! Precisamo tanto dele.
    ……………………………………………

  80. PT CONSULTORIA E SERVIÇOS TÉCNICOS

    -

    22/04/2012 às 17:17

    eNQUANTO ISTO…. VAMOS JOGAR BOLA QUE TUDO VAI DAR CERTO !

  81. Paulo

    -

    22/04/2012 às 17:11

    Titio Rei,

    Voce não escreverá nada sobre o dinheiro que a reitoria da USP (Rodas) terá que devolver para a família do banqueiro que doo este para tal? Gostaria de saber sua opinião.

    REINALDO RESPONDE

    Escrever o quê? Os esquerdopatas rejeitaram algo que se faz nas melhores universidades do mundo. Não restava à família Conde outra coisa, ora. O que estava combinado?

  82. jorge ribeiro

    -

    22/04/2012 às 16:40

    excelentes sua colocações, vejo sempre, uma sugestão : coloque um titulo mais curto para podermos retuitar, os meus seguidores vão agradecer

  83. marcia castro

    -

    22/04/2012 às 16:29

    Isso deve estar no DNA do apedeuta. Lembra do $$$ que o irmão dele achou e que serviu para a mãe pagar os aluguéis atrasados e mudar com a femília para um outro local?
    Triste País de triste memória!

  84. Leticia Martelle Maynard

    -

    22/04/2012 às 16:29

    ESTOU INDIGUINADA!
    Caro José Serra, se o senhor continuar apoiando o oportunismo, a demagogia, hipocrisia, vaidade doentia, egoísmo e maracutais de Lula, pode apostar deixarei de ser sua admiradora e tenho certeza que muitos outros também.
    A proposito, se o senhor é a favor que esse tal instituto Lula receba um terreno milionário em doação, só pode ser parque não sai do seu bolso.
    Porque o senhor e Lula não se juntam e buscam exigir que esse terreno seja utilizado em favor dos menos favorecidos na construção de escolas e hospitais?
    Sejam justos e parem de ficar sarrafeando bens públicos!
    Quem diria em…….. : Primeiro FHC tira fotos com Lula no hospital, agora José Serra. diz que não vê nada D + nessa doação milionária de um bem público para esse tal instituto Lula. A verdade é que se vocês do PSDB e PT , continuarem se afinando tanto assim, vai chegar o momento que nós contribuinte s e leitoras não saberemos + distinguir quem é o bem e quem é o mal.
    Faça-nos um favor, se es a favor dos absurdos que lula pratica, procure no mínimo ficar calado respeitando a ética, e honestidade a qual Lula não representa ok?
    NÃO A DOAÇÃO DO TERRENO PÚBLICO PARA ESSA INSTITUIÇÃO LULA!
    Somos total apoio contra a doação de um terreno público milionário para essa tal instituição Lula.
    Um absurdo essa doação, chega de ficarmos vendo Lula tirando proveito e vantagens do contribuinte para enriquecer seu ego de vaidade doentia.
    Se Lula fosse mesmo um homem justo, ético, correto e de caráter, solidário onde teria na pratica preocupação com o menos favorecido, esse demagogo e hipócrita seria o primeiro a não aceitar a doação e pedir que esse terreno fosse utilizado para beneficiar a comunidade na construção de escolas e hospitais e não para lhe beneficiar.
    Mas como ele é um eterno egocêntrico e egoísta de vaidade doentia, primeiro ele, e depois ele para enriquecer seu ego de vaidade doentia.
    Lula the Silva, um hipócrita, demagogo, egoísta, oportunista e aproveitador, Que só tem Blá, Blá, Bla, mas na pratica se revela muito bem o que es.
    Amigos, vamos fazer um movimento para cobrar do próprio Lula, o porque dessa doação para sua instituição , e não o porque dessa doação para a construção de hospitais e escolas?
    Seria muito interessante ouvir o que ele tem a dizer.
    Com certeza muita demagogia, hipocrisia e mentiras vão sair the boca desse homem egoísta de vaidade doentia isso se ele tivesse corregem de falar sobre o assunto.
    A proposito, uma pequena curiosidade: O que Lula vai expor em sua instituição de faixada?
    Por um acaso vai expor a verdade, onde mostrará que seu ex-governo corrupto foi o mais mentiroso e corrupto já visto no Brasil?

  85. Sônia

    -

    22/04/2012 às 16:25

    Sei porque sei. Nada me convence ao contrário de que foram os bandidos a mando de Lula que “invadiram” a passeata contra a corrupção e provocaram a baderna para desmoralizar esse movimento apartidário. Não querem CPI porque estão envolvidos com a corrupção até o pescoço.

  86. Amaro de Porto Calvo

    -

    22/04/2012 às 16:18

    O pedro caroço vocês sabem quem é? É o chefe da quadrilha (segundo a PGR o terrorista que se escondeu no Paraná, que fez plástica, consultor do mexicano o homem mais rico do planeta, quem acertou? JOSÉ DIRCEU.

  87. Raissa Pedra

    -

    22/04/2012 às 16:15

    Reinaldo,boa tarde.
    Com CPMI ou sem ela a situação é esta,salve-se quem puder.
    O escândalo Cachoeira pode ate ser maior do que o mensalão,mas duvido que Demóstenes Torres tenha a coragem de Roberto Jeferson para indicar o caminho das pedras que ele deve saber,pois esta é tentando salvar seu mandato.
    Talvés se houver cassação,como ocorreu com Zé Dirceu, ele resolva realmente prestar um serviço a sociedade à qual é devedor depois de tanta farsa. Apesar de não ter sido revelado,tudo indica que Silvinho fez acordo de delação premiada,se livrou do processo e cumpre pena social.Se assim foi,esperamos que também apareça um no processo Cachoeira,disposto a atenuar sua pena,para evitar que toda essa lama seja estancada,pois tudo leva a crer que existem muitos interesses em barrar uma investigação mais séria.Se por acaso,os envolvidos forem denunciados e acusados,teremos pela frente outra luta para que sejam julgados como acontece com os mensaleiros.
    Se pensar bem,escândalo e corrupção é o que não tem faltado na política brasileira.

  88. QQISSO

    -

    22/04/2012 às 16:14

    Os movimentos socais e a maioria das organizações da sociedade civil ou são instrumentos de manipulação do PT e PC do B(entre outros) ou são omissas diante da realidade que vivemos.E preciso que os movimentos contra a corrupção busquem aliados em setores não cooptados,crie alternativas de organização e repensem suas táticas de mobilização.Manifestações,por exemplo, em feriados em geral se esvaziam,e talvez fosse mais recomendado que elas ocorram nos sábados úteis de manhã nos locais mais movimentados dos centros das cidades.A distribuição de Panfletos e cartazes são velhos métodos eficazes assim como os Abaixo Assinado, pois se não envolvem diretamente as pessoas as colocam a favor dos movimentos e sua idéias.A mobilização via internet e fundamental mas por si só não atinge amplos setores da população.Distribuir Panfletos leva a mensagem e pode ser feita em pequenos grupos e mesmo individualmente.E preciso politizar os movimentos,dar nome aos” bois”,e o mais importante: NUNCA DESISTIR.O combate a corrupção faz parte da defesa da democracia.Os protestos realizados dia 21 foram um passo histórico para a retomada da luta,agora e ampliar e buscar novos meios de leva los adiante.

  89. Andre

    -

    22/04/2012 às 16:01

    SONHO COM UM BRASIL MAIS JUSTO, MAIS HUMANO, MAIS FRATERNO, MAIS DECENTE, MAIS HONESTO, MAIS DIGNO E MAIS IGUAL… SEM POBREZA, SEM ESPERTALHÕES, SEM MENSALÕES E SEM PETRALLHÕES…. O BRASIL É DOS BRASILEIROS, DOS QUE TRABALHAM HONESTAMENTE E DOS QUE ABOMINAM A BANDALHEIRA, A ROUBALHEIRA E PETRALLHEIRA,,,,,,,,..,,,, PT= CORRUPÇÃO, PT = BANDALHEIRA, PT = SUPERFATURAMENTO DE OBRAS, PT = APARELHAMENTO DO ESTADO E COOPTAÇÃO DE POLÍTICOS BANDIDOS EMPRESÁRIOS INESCRUPULOSOS E IMPRENSA DESPUDORADA! VAMOS PASSAR ESTE PAÍS A LIMPO!

  90. Antonio

    -

    22/04/2012 às 15:41

    Nenhuma surpresa, Reinaldo. É apenas o modus-operandi comunista: tudo, rigorosamente TUDO, se justifica em favor da “causa maior”.

  91. JLV

    -

    22/04/2012 às 15:32

    Acredite, Reinaldo, a parcela dos descontentes é muuuuuito maior do que os protestos de ontem demonstram… está mais que clara a intenção do fanfarrão de tentar “empanar” o julgamento do mensalão com a CPI do Cachoeira… e acredito, honestamente, que dessa CPI não sairá nenhum nome novo, como de alguém do PT, por exemplo… não é essa a intenção da CPI, e sim a de tentar acachapar a dita oposição, que, por sua vez, precisa encontrar logo seu caminho…
    E pensar que ainda hoje li na UOL a manchete dizendo que Lula é o preferido para disputar a Presidência em 2014… meu Deus, merecemos mesmo isso? Que Deus tenha pena de nós… pois já não sei mais quem pode ter, não sei o que há na cabeça desses indivíduos que insistem em votar em alguém tão claramente “inadequado”, para dizer o mínimo… minhas esperanças acabam de se esvair de vez…

  92. gaúcha indignada

    -

    22/04/2012 às 15:19

    BRAVO REINALDO!!!! O cidadão brasileiro conseguirá exterminar com toda a quadrilha.

  93. Zezão

    -

    22/04/2012 às 15:09

    corrijo: em 2014!

  94. Zezão

    -

    22/04/2012 às 15:08

    É emocionante ver essa gente toda protestando. Mas eles estão equivocados ao protestar contra “a corrupção” em abstrato. O protesto deveria ser unicamente direcionado contra LULA, um objeto concreto. Ele é o pai de toda a corrupção, A grande maioria do povo brasileiro tem a vaga idéia de que existe este ou aquele corrupto, muitos corruptos, muito bandido no poder, mas não atina que o foco atual da podridão toda é o apedeuta. Para ter eficácia, o protesto deveria evidenciar o centro podre do sistema, que tem nome, apelido e carteira de identidade. Se os manifestantes fizessem isto, enfraqueceria o único pilar do petismo, fragmentaria o partido e tornaria mais difícil seu retorno em 1914.

  95. tiolando

    -

    22/04/2012 às 14:57

    Está certíssimo o Reinaldo. Muitos desses hoje ainda inocentes fizeram o principal que era sair dos exageros ideológicos, não faltou senso moral ou tirocínio para essa nova postura, mas em relacão a isso que o comentário enfatiza, e que manda a lógica, falta a intuicão do perigo. Certamente acreditam nas instituicões, que acreditam vivas e resistentes aos ataques que vem e virão. Boa parte disso tambem nos move, a ponto de dizermos:- NÀO PASSARÀO.-

  96. Luizinho

    -

    22/04/2012 às 14:53

    Eduardo Paes é a metamorfose de um ser político ,até então “respeitável” – quando era enérgico atuante da CPI do mensalão pelo PSDB,contra os ladrões – em um ser repugnante dígno da quadrilha do mensalão! Todas as empresas flagradas praticando corrupção estão no governo federal,estadual e municipal do Rio de Janeiro. Locanty, Delta, Rufolo,Toesa,Construir ( Fantástico e desdobramentos)… No Rio, PAES e Cabral formam a dupla mais escandalosa a usurpar o dinheiro público. As UPP´s são markenting porque ,quem vive ou conhece alguém que mora nas ditas favelas pacificadas, sabe que o tráfico rola solto e o que impera é a lei do silêncio.O tráfico agradece e não anda mais de armas em punho porque não há necessidade. A polícia pacificadora garante a normalidade. Quantos bandidos foram presos antes das UPP´s? 10? Talvez não chegue a tanto, contando com o NEM,da Rocinha. Estes são os chefes. E os capitães,tenentes, sargentos e soldados? Trabalhando nas vielas e ruas do Rio de Janeiro, ora bolas! A cretinice é tamanha no Estado do Rio de Janeiro, que fizeram uma operação para prender os barões do jogo do bicho, os contraventores Anysio, Turcão, Capitão Guimarães entre outros e os dois mais importantes,Anysio e Turcão, estão presos em suas casas. Descansando? Não, traficando! Se a secretaria de segurança do Rio não consegue bloquear telefones celulares dos bandidos nos presídios, irão bloquear os telefones daqueles que remuneram muito bem a banda podre da polícia? Quem os mandou para casa? A justiça do Rio que está cooptada pelo Cabral!Faremos tudo que seu mestre mandar! Na sexta-feira,21/04, desembaracaram no Rio de Janeiro a super ministra Gleise, o super Gilberto Carvalho entre outros do planalto. Vieram tratar de trânsito…Essa é boa! Mas não cola, apenas a foto oficial,cola na parede de quem vive no mundo da corrupção. Horas mais tarde, a DELTA comunicou que saiu da obra do Maracanã onde tinha 30% do total do dinheiro do governo federal emprestado ao do Rio via BNDES para a obra de reforma bilionária! A mesma DELTA do Cavendish,ligadíssima ao ex- cunhado, não oficial, senhor Cabral. Parece que CAVENDISH teve um surto de honestidade? Não! Tudo para podar as ligações com a mãe do PAC,que fez,como boa genitora que é, a DELTA crescer quando era a dona da casa civil onde hoje está a Gleise…Na foto oficial lá está o prefeito do Rio, algo como ajudante de ordens do Cabral,o grande navegador dos mares de lama.

  97. Fabio

    -

    22/04/2012 às 14:33

    Não deixe de comentar a manifestação que ocorreu em SP capital, onde houve confusão na frente do MASP.

    REINALDO COMENTA

    Se der tempo, trato do assunto. Mas, basicamente, a manifestação já tinha acabado, e um grupo decidiu parar a Paulista, deitando na pista. E não pode mesmo, pouco importa a causa.
    abs,
    R.

  98. Maria do Socorro

    -

    22/04/2012 às 14:29

    Ficaria muito mais bonito para a biografia do sr.Lula, admitir o erro e se desculpar com o povo que o elegeu. Estas mentiras para encobrir mentiras é própria de partidos absolutistas e que todo mundo sabe como começam e também como terminam. Na falência da nação.Se ninguém fizer nada para nos desviar da rota estabelecida pelo partido do poder, caminhamos para isto.

  99. guigui artista

    -

    22/04/2012 às 14:24

    100 anos na História não é nada.
    Veja exemplos na História Universal.
    Se vc é da Lei e por ela viver, não se desespere.
    Tudo é uma transição.
    Todos serão desmascarados e terão suas Bastilhas,
    ricos e poderosos que sejam.
    O povo se equivoca pelas migalhas que escapam das
    solas dos cromos dos coroneis.
    Contudo, não paremos de gritar e pintar a face … jamis!

  100. Geneuronios

    -

    22/04/2012 às 14:12

    O Brasil está PODRE! PoliTicagem, corrupção, tráfico de drogas. Tá TUDO PODRE!!!

  101. FABIO

    -

    22/04/2012 às 13:55

    Lamentável!!TODOS os partidos e políticos,estão pilhando o Brasil e nosso $$ dos impostos!!Por isso meu voto é nulo,a tempos!!NENHUM PRESTA!!

  102. carlos nascimento

    -

    22/04/2012 às 13:54

    Eis aqui a bússola que deve nortear aos brasileiros que almejam oxigenar o País, o grande RA só faltou desenhar, não deixando nenhuma dúvida, façamos nossas escolhas, é hora de REAÇÃO, nossos filhos e netos no futuro irão agradecer.
    Uma coisa os petralhas nunca irão conseguir cooptar, o livre arbítrio, essa dádiva divina, é nossa, intransferível, a verdade sempre vencerá ao final, é tudo uma questão de tempo, como diria Confúcio : o tempo é o Senhor das soluções.
    REINALDO, muito obrigado, a história será justa com o seu trabalho, sua determinação, seu destemor, só quem tem a certeza da verdade possui essa energia.

  103. Marcus Borelli

    -

    22/04/2012 às 13:46

    Mais cedo ou mais tarde, de um jeito ou de outro, o Brasil se verá livre desta gente a começar por lula da silva.

  104. anônima-RJ

    -

    22/04/2012 às 13:38

    Mais um BRAVO!
    A lógica é infalível.

    PS1: O Petismo, na figura do seu aliado atual (PMDB), fagocitou Eduardo Paes!!!

    PS2: algo me diz que os tumultos que aconteceram nas manifestações de Brasilia e SP e que levaram a polícia a agir, foram provocados por infiltrados favoráveis à corrupção, aqueles tipos que gostam de sabotar as boas causas…

  105. Fabio

    -

    22/04/2012 às 13:27

    A sociedade ainda respira, mas por aparelhos! Sou pessimista igual, portanto não me iludo. Esse ano é crucial para sabermos se vamos recuperar o estado de direito ou se ele irá se perder para sempre.

  106. Democracia Vacina Anti-Petralha

    -

    22/04/2012 às 13:02

    QUALQUER MOVIMENTO SOCIAL LIGADO AO PETISMO ,É PAGO PARA IR E VIR E GRITAR PALAVRAS DE ORDEM ,QUEM COMPRA TEM O RETORNO QUE QUISER ,MAS PRA TUDO TEM UM LIMITE E PODEM INVERTER A PAUTA ,COMO O DESEMPREGO CORRENDO SOLTO ,LINHA DURA COM OS GASTOS DO SEGURO DESEMPREGO A COMEÇAR A EXIGIR O QUE SEMPRE DEVERIA TER OCORRIDO E TENTAR DESQUALIFICAR OS GOVERNOS DO PSDB E PRINCIPALMENTE EM SÃO PAULO ,MAS ELES ESQUECEM QUE POR AQUI TEM OLHOS BEM ABERTOS E SABEM QUE SÃO OS PETISTAS E O PAULISTA NÃO TOLERA O PETISMO E SABEMOS QUE A CPI VAI SER ABAFADA EM GRANDE PARTE ,MAS O QUE VAZAR ,VAI DOER E QUEM TEM MAIS RABO PRESO É O PETISMO E O PMDB SABE QUE O PETISMO QUER ENFRAQUECE-LO PARA TOMAR O PODER DE VEZ E ISSO O MICHEL TEMER JÁ PERCEBEU E NÃO VAI DAR BOBEIRA E SABE TAMBÉM QUE TERÁ O PODER NAS MÃOS COM A CPI E SE VAZAR ALGO CONTRA O PMDB ,CERTAMENTE VAI VAZAR ALGO BOM CONTRA O PETISMO E ISSO É BOM PARA O BRASIL QUE VAI CONHECER MAIS AINDA QUEM DE FATO PREJUDICA E ATRASA O BRASIL EM NOME DE PODER ,NADA MAIS DO QUE FOI SEMPRE A PAUTA DO PETISMO E POR ISSO MESMO QUE DEVEMOS FICAR ATENTOS E FAZER O POVO ACORDAR DESSA IGNORÂNCIA QUE O LEVA SEMPRE AO BURACO E A PAGAR POR TUDO ISSO QUE O PETISMO CRIA O BRASIL DA FANTASIA E AOS POUCOS DESCOBREM QUE NUNCA SAÍRAM DO MESMO LUGAR E FORAM APENAS PASSEAR DE CARRO NOVO E TEVE QUE VOLTAR A PÉ PORQUE O GAZ IMAGINÁRIO ACABOU PORQUE TUDO QUE SE CRIA COMO FANTASIA TEM PRAZO DE VALIDADE BEM LIMITADO.BRASIL SEM MISÉRIA É UM BRASIL QUE ERRADICA O PETISMO.

  107. Mãe Brasileira

    -

    22/04/2012 às 13:01

    Rei,

    O que é aquela palhaça bolivariana no Sírio Libanês?

    Os deliquentes invadiram pra valer.

  108. Passaro

    -

    22/04/2012 às 13:00

    O que Lula pretende colocar na cabeça dos brasileiros é que os “recursos não contabilizados” eram para fins partidários e eleitorais.Ou seja,primeiro o partido,depois repartido,entre os companheiros,logicamente.Isso ele se esquiva em dizer.

  109. Anderson Soares

    -

    22/04/2012 às 12:47

    Definitivamente os canalhas lulopetrallhas te odeiam por que, além de escrever muito bem, expõe como ninguém os delírios totalitários dessa gente, as entranhas desse escaravelho coprofágico chamado PT. E este texto exemplifica muito bem a assertiva acima.
    A sociedade ainda respira, também, por que ainda temos um Reinaldo Azevedo e milhares que o admiram.

  110. Renata

    -

    22/04/2012 às 12:40

    Ainda respira e precisa mais do que nunca respirar.

  111. Nôjo do PT e Quadrilha

    -

    22/04/2012 às 12:37

    O velho ditado que diz: – Quer conhecer o Vilão, bote o cajado na mão. O cajado aqui é o Cofre Público na mão do PT. Uma quadrilha, certamente e Vilão é coisa de menino bobo em relação aos PeTistas ……

  112. bereta

    -

    22/04/2012 às 12:35

    Caro Reinaldo…. não quero ser incoveniente, bajulador ou qualquer coisa que se assemelhe a essas duas situações. Primeiro, por não ser parte do meu caráter. Segundo, por você não precisar disso. Sendo um intelectual, saberia muito bem interpretar o tipo de linguagem com a qual é abordado. Isto posto, passo a perguntar:- Um artigo extraordinário como esse que acabo de ler, uma verdadeira aula de anatomia política, onde você disseca sistemática e implacavelmente os inimigos da democracia, atinge quantos leitores no universo Brasil? Raríssimamente posso ver seus escritos na VEJA. Sou assinante antigo, não passo sem a revista, como não passo um único dia sem que acesse várias vezes seu blog. Cheguei a me deslocar de Mato Grosso para estar presente no lançamento de seu livro “Máximas de um país mínimo”. Apresentei-me diante de você barbudo e com uma certa barriga, que hoje desapareceu. Num de seus comentários pouco airosos sobre barbas petistas, fiz minha defesa, pois cultivo barba como parte do meu visual muito antes de surgir esse partido mentiroso e venal. Ao mesmo tempo em que abordo seu artigo, me desnudo publicamente, sem a menor cisma de dizer que sou seu leitor, e não o sou de última hora. Sua inteligência lógica muito me auxilia na compreensão do que se passa no Brasil. Mas…. volto a perguntar, quantas pessoas lêem o que escreve? Veja, que tem tiragem extraordinária, ainda não atingiu dois milhões de exemplares, como fica seu blog, circunscrito aos que tem computador em casa? Penso que seja um tremendo desperdício as aulas que dá, pois poucos, ainda que muitos, o leiam. Não seria possível imprimir, inserir, enfim, fazer pelo menos alguns desses comentários ou verdadeiros seminários políticos, aparecer na Veja ou em qualquer outro periódico? Milhões de pessoas o leriam, propagando assim, a onda de conhecimento. Tenho certeza absoluta que muitas pessoas nem sabem que você existe, Reinaldo. Tenho amigos, com os quais falo a seu respeito e muitos deles o desconhecem. Aliás, são como a grande maioria dos brasileiros, desinteressados por assuntos maiores. E você não trata de assuntos menores. Desculpe-me o desabafo, mas é como ver um pomar repleto de frutas sadias, as quais, uma a uma caem no chão por falta de quem as colha e coma. O tempo urge e é necessário que mais pessoas o leiam. Isso toma grande parte do meu tempo, essa preocupação pela perda dos frutos. É o que eu sinto, é a forma como vejo suas palavras, caindo uma a uma, sem que a grande maioria, muitos até com fome de conhecimento, mas sem acesso ao pomar, não as aproveitem. Obrigado.

  113. bpistelli

    -

    22/04/2012 às 12:31

    Reinaldo, a horda petralha e os JEG já zurraram no Jornal Nacional e outros do mesmo naipe que ” o povo está contente com o seu querido governo brasileiro e 90% querem a eleição do pai dos pobres, o Lula.

    Na Paulista bandos de skaitistas petistas em 99%, brigaram com a PM.
    No trecho entre a Brigadeiro Luiz Antônio e o MASP tem sempre skinheads contra skaitistas PT brigando.
    Este pessoal skinhead é dividido meio a meio entre neonazistas e comunistas. Ambos os lados são utilizados pelos petralhas, os nazistas presos são comemorados pelos JEG como limpeza da sociedade de elementos perigosos ao povo e estabilidade do país, os comunistas são aqueles que fazem a anarquia nas manifestação anticorrupção ou criam as manifestações PRÓ-CORRUPÇÃO E PRÓ-MENSALÃO que Dirceu e a malta petralha tanto desejam. CADEIA AOS PETRALHAS.

  114. cleusa

    -

    22/04/2012 às 12:29

    Collor poderia demonstrar coragem e colocar essa CPI nos eixos. Por muito menos ele ” caiu ” da presidência.Pq deveria poupar o Lulalá e sua thurma?

  115. jopse antonio xavier

    -

    22/04/2012 às 12:24

    Reinaldo; Como vc vê a posição do Presidente da OAB em seu discurso na posse de Ayres Brito, no caso do julgamento do processo dos mensaleiros?

  116. Marcos

    -

    22/04/2012 às 12:16

    Reinaldo
    Tendo a ver o Cachoeira como um “bandido de novela” . Como sabem , os bandidos de novela são generalistas e não especialistas. Se na novela houve um roubo , foi ele. Se houve um sequetro,um assassinato ,um envenenamento, ou uma falência fraudulenta, também foi êle.
    É difícil acreditar que o mesmo cara que sai de Anápolis de carro e vem pra Brasília pra tomar um cafezinho com o Dadá ou com o Lenine , seja o mesmo sujeito que derruba o Dr Pagot da Direção do DNIT.

  117. Fabricio

    -

    22/04/2012 às 12:15

    São os mergulhados no “chiqueiro” do mensalão querendo se banhar nas águas da “Cachoeira” para sentirem-se mais “limpos”.

  118. sobrevivente

    -

    22/04/2012 às 12:11

    Com excelente texto você ensina as pessoas que o admiram toda as armações que os fascistas fazem em todos os países que tomaram o poder.Eles fingem defender causas sociais dos movimentos populares mas querem mesmo se perpetuar no poder.Mesmo que para isso atropelem as leis, matem,roubem sem nenhuma noção de ética e caráter, que eles tanto defendem quando não estão no topo.

  119. Curumim

    -

    22/04/2012 às 12:11

    A sociedade ainda respira, mas com ajuda de aparelhos. O pt está prestes a desligá-los.

  120. Genuino

    -

    22/04/2012 às 12:10

    Caro Reinaldo, enquanto o PSDB for oposição o PT navega a braçada, o maior aliado do PT, não é o PMDB, não é o PR, nem PDT e muito menos o PCdoB, mas sim o PSDB que não faz oposição, não critica nada, não fala nada…O Aécio acha que o tempo Tancredo persiste até os dias hoje, mas o tempo mudou, não é fazendo ligação com um político ou partido que chegará a presidente, além disso vale dizer que o PT já fez isso. Outra, na manifestação de ontem contra a corrupção o PSDB em vez de colocar a militância na rua para andar junto com a comunidade, com a sociedade para julgar o mensalão não fez nada, nem em MG aonde o Aécio tem ampla maioria, onde quem sairia ganhando é a oposição. Essa oposição é uma piada. Tá certo que o movimento e apartidário, mas instiga a militância a ir, sem bandeira e sem proteger uma linha partidária. Como tudo pode ficar pior, a polícia militar que é estadual de SP, ainda entra em confronto com os manifestantes. PASMEN!!! Me ajuda aí Alckimin, o PSDB de SP põe tudo a perder, onde tem tudo para sair ganhando, na FOLHA ONLINE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1079666-ato-contra-a-corrupcao-em-sp-termina-em-confronto.shtml.
    Eu quase apanho em discutir com os petralhas e não vejo ninguém para me defender aí em cima, aí complica. Precisamos de uma oposição atuante, com novas idéias, para uma solução para o Brasil, em 2014 se o Lula for presidente, acho na minha humilde opinião, só sai de lá morto. A democracia brasileira anda em passos largor não para fim, mas para uma interrupção que podemos perder valiosas décadas em ser um país de primeiro mundo.

  121. Roland Brooks Cooke

    -

    22/04/2012 às 11:48

    Reinaldo, não resta dúvida: existe um movimento articulado, concatenado, urdido na base do PT, para a implantação de uma ditadura “popular” no Brasil, nos moldes do que está em vigor na Venezuela. E tudo, pasme, com amplo apoio popular, da mesma forma que lá. Os passos estão aí: a) criação de um mito em torno de figuras-chave do partido; b)aniquilamento da oposição; c)aparelhamento e mordaça no judiciário; d) supressão da imprensa “de oposição”. Nesse processo, mentiras viram verdades, e as verdades ninguém quer ver. As pessoas que possuem senso crítico são rotuladas de “fascistas” (quando o caso é justamente o contrário!). O objetivo final é mais venal do que ideológico: é a roubalheira pura e simples, sem contestação. O enriquecimento dos que usam o poder em benefício próprio. O que nos resta? Fazer de São Paulo e Minas um “bunker” de contestação a esse estado de coisas?

  122. jose afonso

    -

    22/04/2012 às 11:40

    Acho sua leitura sobre a politica brasileira muito lucida e muito importante. Tao importante que a oposicao deveria utiliza-la como norte de planos e programas de acao. Mas cade a oposicao? Me parece que ela tem uns 40 a 50 milhoes de votos. Deve ter empresarios, dos menores aos maiores, ao lado dela. Sei que tem vereadores, prefeitos, gov, deputados, senadores e entidades sociais com ela.
    O que esta a oposicao fazendo? Onde estao os meios de comunicacao, jornalistas, professores, cientistas sociais, sociologos e etc que conseguem ver essa podridao social? Por que nao se declaram e se juntam ao mesmo esforco? Por que a oposicao nao tem pessoas agindo na internet? Onde estao as ONGs do bem, que, sendo do bem, nao seriam governistas? Esse povo na rua, que me parece extremamente espontaneo, mostra que ha, sim, mobilizacoes a serem feitas. O PT comecou mobilizando por melhores salarios, via sindicatos. E foi comendo pelas beradas, encorpando o leque de opcoes oferecidas. Por onde pensa a oposicao se reafirmar como ancora para a populacao decente? E se satisfeita ela estiver com o naco de 40% da podridao? Gostaria nem de pensar nisso, mas que parece, parece.

  123. Braflokan

    -

    22/04/2012 às 11:38

    Rei, como a entrevista do Jefferson foi em 6 de junho de 2005, farão 7 anos já (2012 menos 2005 = 7), e não 6, que ele denunciou o mensalão. A gente até se perde nas contas, de TANTO TEMPO que já faz, não é?

    REINALDO COMENTA
    Ooops! Tem razão. Já corrigi. tks

  124. Timba

    -

    22/04/2012 às 11:37

    Conclamo ao povo brasileiro a não deixar a peteca cair. Vamos protestar sempre. É como disse Reinaldo no final do texto: A SOCIEDADE AINDA RESPIRA e eu completo E MUITO.

  125. Paulo Bento Bandarra

    -

    22/04/2012 às 11:03

    Carlinhos Cachoeira é o PC Farias do PT. Apenas mais gordo e voraz. Na verdade usando a propina e as negociações com o governo. Demostenes é um peão perto do grande esquema que ele mantém com o governo petista há décadas. Agiu no Governo Olívio Dutra no RGS e no Rio, no Governo do Rio. Com a renúncia de Anthony Garotinho para concorrer à Presidência da República em abril de 2002, assumiu o governo do estado do Rio de Janeiro, Waldomiro Diniz, braço direito de José Dirceu, aparecia pedindo propina a Carlos Cachoeira, solicitando contribuições à campanha de 2002 de Geraldo Magela (PT) ao governo do Distrito Federal, e às de Benedita da Silva (PT) e Rosinha Garotinho (então no PSB) ao governo do Rio. Em troca, o então presidente da Loterj prometia ajudar uma empresa Cachoeira em licitações. A possibilidade de ser desvendado todo o esquema é nula com o envolvimento íntimo do partido no comando da CPI.

  126. Paraguaçu

    -

    22/04/2012 às 11:03

    Reinaldo
    Leio o seu blog diariamente e também outros.Reparei que de uma hora pra outra,a mídia passou a chamar o Cachoeira de “bicheiro”.Parece me estranho este adjetivo para quem tem múltiplas atividades.Leva-nos a pensar nos “bicheiros”do Rio de Janeiro e nas lidas com o jogo do bicho.Só porque este “senhor” atua com jogos ilegais,não é necessariamente,um “bicheiro”.
    Pode parecer bobagem,mas de vez em quando,a mídia passa a usar um termo repetitivamente sem que ele seja a expressão da verdade.
    Quanto ao texto acima,estou com você e o admiro muito,

  127. Lucia Freitas

    -

    22/04/2012 às 10:51

    Ontem participei do Protesto contra a corrupção em Florianópolis. O que me chamou à atenção foi que a maioria dos participantes eram jovens universitários e jovens casais, muitos com filhos pequenos! Dá para ter esperanças em um Brasil mais limpo!

  128. Roberto A

    -

    22/04/2012 às 10:48

    Vi a foto desse jornalista Kennedy Alencar na Folha. Ele está olhando para baixo, parecendo estar com vergonha das posições assumidas a favor das ideias de seus verdadeiros
    “chefes”.

  129. sei...

    -

    22/04/2012 às 10:44

    Os militares criaram o Partido Militar Brasileiro. A notícia diz que para o registro no TSE, faltam assinaturas, inscrições, etc… Não li nenhum comentário sobre o mais novo partido político brasileiro. O ex PL (Partido Liberal) , atual PR (Partido da República),que ocupou a vice presidência durante o governo Lula, sempre viveu as voltas com militares. Chegou até a usar mão de obra militar em todas as obras de vulto do Ministério da Integração, Cidades, e por aí vai. O que me parece é q políticos de PL, atual PR e simpatizantes, assistem de camarote os desmandos que cometeram durante o governo anterior, tentam se ocultar exercendo influência entre os militares para a criação do novo partido para que possam continuar na política sem ser incomodado.São camaleões e ficam de fora dos escândalos , apesar de atores principal das falcatruas. Veja só… Na última eleição conseguiram as duras penas eleger meia dúzia de deputados graças a votação recebida pelo artista Tiririca. Até O Waldemar da Costa Neto entrou nessa leva. Não é que conseguiram o milagre da multiplicação! Hoje, são mais de 40 congressistas e ninguém questiona ou verifica quais o meios utilizados para chegaram lá!

  130. Leitor

    -

    22/04/2012 às 10:40

    Ainda temos preciosidades submersas nesse lamaçal. A verdade pode ser escondida por algum tempo, mas não todo tempo. Ela emergirá em algum momento, pois ela nos faz conhecer a ordem das coisas no presente, e nos dá diretrizes para planejar e caminhar para o futuro. A mentira, a farsa e a enganação, se constituíram na única moeda de troca dos síndicos desse condomínio chamado Brasil. Esse arcabouço construído pela canalha é o refúgio dos traidores e covardes, sejam eles mercenários ou simples inocentes úteis. Perfeita sua análise, Reinaldo, sobre as forças dominantes na política e nas esferas administrativas da nação brasileira. Pelo que tenho conhecimento até o momento, você tem sido a única voz confiável a anunciar: a verdade deve prevalecer, custe o que custar. Parabéns!

  131. Luis R N Ferreira

    -

    22/04/2012 às 10:37

    Os protestos de ontem são mais uma amostra do sentimento difuso contra a corrupção que exala da sociedade brasileira. Sentimento que vai se fortalecendo, mas ainda sem direção precisa, como indica a popularidade de Dilma. Popularidade só explicável pela ótica do sentimento popular anticorrupção. A preocupação de Lula com o julgamento do mensalão é que, com a grande divulgação que certamente terá, este sentimento difuso poderá tomar direção. Ele tem certeza que só perde a eleição presidencial se seu nome estiver comprovadamente envolvido em corrupção. Que oportunidade maior disto acontecer do que sessões televisionadas em que juizes impolutos dissecam didática e comprovadamente fotos gravíssimos envolvendo todo o entorno do então presidente?

  132. Drakko

    -

    22/04/2012 às 10:13

    A única coisa que mantém a popularidade desses dois farsantes miseráveis em alta é a estabilidade econômica conquistada pelo Plano Real da equipe econômica do presidente Itamar Franco capitaneada por Fernando Henrique Cardoso. O que provoca a inveja indecorosa dos quadrilheiros petistas é que a história já foi escrita: O Real é obra de FHC e Itamar Franco. O legado de lula e seus cupinchas será o mensalão e os incontáveis escândalos de corrupção perpetrados pelas mais indigentes/cleptomaníacas equipes de governo já formadas em nossa história.
    Ponto final.

  133. Elcio

    -

    22/04/2012 às 10:05

    Reinaldo, fiquei satisfeito com este texto. Eu nunca entendi muito bem a sua aproximação com tucanos. Pois é. Eu sempre disse que o PSDB é a mesma coisa que o PT, só que com políticos mais bem arrumadinhos e articuladinhos. Inobstante isso, estão levando um banho. Mas a essência é a mesma. Diante desta cosntatação, a única oposição possível seria a direita oligarga, mas esta hoje faz o jogo com o PT, defendendo seus interesses. Aqueles que pretendem um Brasil dinâmico, com carga tributária diminuída, com reforma do judiciário, com ênfase em politicas que privilegiem a classe média, que não dê as duas mãos aos ricos e migalhas aos pobres, estes, estão lascados.

  134. nena

    -

    22/04/2012 às 9:59

    O mensalão foi o maior escândalo da história deste país. Ponto.
    Pode não vir a ser julgado, e passaria à história como o maior escândalo de corrupção que foi enrolado e os réus beneficiados.
    Pode ir a julgamento e a poderosa teia de corruptores e corrompidos serem inocentados e ainda assim continuaria sendo o maior escândalo de corrupção da história.
    Podem camuflar os fatos e desvirtuá-los e mesmo assim continua a ser o maior escândalo da história deste país.
    Seus líderes e mentores podem tentar varrê-lo para baixo do tapete e ainda assim este imbróglio continua tendo existido.
    Podem manipular versões, mas assim como fatos anteriores vão sendo inscritos nos anais da história na sua verdadeira ocorrência, também esses serão lembrados para as gerações futuras sem as distorções que querem lhe imprimir os que hoje, corruptos, compõem o poder.
    Foi o maior escândalo de corrupção da história deste país. E ponto.
    Lulla pode se orgulhar: marcou um tento indelével e ao contrário de outras políticas que elle quer impor como criações suas, esta é original e tem a marca do PT.

  135. mullerdavid69@gmail.com

    -

    22/04/2012 às 9:57

    NÃO! não confundir desvio de conduta com CRIME..CRIME….CRIME SÃO CRIMINOSOS E DEVEM SER PUNIDOS DE ACORDO COM A LEI.

  136. Heloísa - a da direira

    -

    22/04/2012 às 9:54

    Meu Deus, o Brasil terá conserto!?
    Em 1940, Mário de Andrade escrevia para Oneyda Alvarenga: “Por enquanto, no Brasil, só ganham os safados.”
    E, finalmente, os “safados” assumiram o poder, divulgando, oficializando e institucionalizando a “safadeza” e, pior de tudo, com essa didática, agradando a gregos e troianos.
    Meu Deus, depois dessa, o Brasil terá conserto!?

  137. Creso

    -

    22/04/2012 às 9:46

    Caro Reinaldo. Perdemos a oportunidade de adotar o parlamentarismo.Apesar que na Italia é pura corrupção,mas tem a vantagem de derrubar políticos mais que tiro ao alvo de parque de diversão. Veja o jornal O ESTADO DE S.PAULO de DOMINGO,31 DE AGOSTO DE 2008:Linha direta entre Lula e FHC evitou pedido de impeachment. Conversas secretas,intermediadas por Palocci e Thomas Bastos,ajudaram a esfriar caso do mensalão. No parlamentarismo Lula teria ido p/ SALMOURA. Veja o artigo de Mario Sergio Conti: Como o PLAYBOY e o RETIRANTE sinalizam que o Brasil continua o mesmo. OS PERSONAGENS SÃO OS MESMOS.SÓ MUDARAM OS ATORES. Para finalizar vai a maxíma: A MALDADE QUANDO É MUITO GRANDE CRESCE E COME O DONO. Um aviso de Carlos Drumon pro ZÉ DIRCEU: No caminho tem uma pedra,tem uma pedra no caminho. E ele que é mineiro não ouviu o poeta. Agora vai dançar.

  138. SILVIO

    -

    22/04/2012 às 9:02

    AH, ENTÃO FOI VC ! NUNCA ENTENDI A VIRADA DO PAES, DE ACUSADOR ATUANTE NO MENSALÃO, AO ABRAÇADOR E CUMPAÑERO DE LULLA MESES APÓS…..
    RAPAZ FUTURISTA ESSE !

  139. GETULIO NEIVA

    -

    22/04/2012 às 8:53

    O MENSALÃO, ASSIM COMO O HOLOCAUSTO DOS JUDEUS, NÃO EXISTIU…

  140. Maria

    -

    22/04/2012 às 8:43

    caro jornalista,
    veja o que está no blog do jornalistaclaudio humberto:
    21/04/2012 | 14:30
    Brasil terá fábrica de Aerotrens
    PRESIDENTE DO PRTB, LEVY FIDELIX O presidente do PRTB, Levy Fidelix, vai se reunir na próxima quarta (25) com o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) para tratar da verba que será destinada à fabricação de aerotrens no Brasil. O investimento vai ser de, aproximadamente, US$ 300 milhões. Levy passou 21 dias na Alemanha para negociar a instalação da fábrica, que ficará em cidade do Sul de Minas. O projeto está sendo acompanhado de perto pelo presidente da Confederação Nacional dos Transportes, senador Clésio Andrade (PMDB-MG), que pretende criar ainda uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para incluir a CNT no modelo. A ideia da empresa suíça-alemã é vender aerotrens para as prefeituras das capitais a fim de integrar os aeroportos ao centro por meio de monotrilhos.
    quem negocia este tipo de financiamento/parceria pelo estado/governo brasileiro é o presidente de um partido?
    não entendi.

  141. Heli Roberto da Silva

    -

    22/04/2012 às 8:35

    É…o Brasil é sim uma caixinha de surpresas, isso para usar um clichê afeito a muitos comentaristas de futebol!Como imaginar que as pessoas – as decentes e verdadeiramente indignadas – com a pletora de crimes denunciada no mensalão, precisariam sair às ruas em sinal de protesto ante possibilidade – real – de impunidade? A iminente prescrição dos vários crimes descritos na peça acusatória da PGR, não somente os financeiros, mas especialmente contra a democracia e a desmoralização do poder representativo – uma das instituições pilar do regime democrático – fez acender a luz amarela na consciência de alguns milhares de brasileiros.Não muitos, é verdade – como se escreveu neste post, mas o suficiente para chamar atenção para a lerdeza da justiça no país do futebol, bem como do risco de ver aqueles larápios por aí leves e soltos a conspirar contra a democracia e o estado de direito!Ah, só do futebol não!!!meu Cruzeiro é agora também campeão da Super liga nacional de Volei Masculino!!!”É nois na fita mano”, hehe…Aliás, tem um senador da república, notório cruzeirense que entra mês e sai mês, aparece escândalo e sai escândalo e ele entra mudo e sai calado.Acho que é hora dos eleitores brasileiros, e os mineiros em particular, chamar às falas o Senador AÉCIO NEVES!Vai chegar o dia em que o Senado da República será incendiado sem que ele diga palavra!Voltando ao curso do comentário, isso foi um parêntese,eu particularmente,acho um absurdo – um absurdo, não algo ilegal, ilegítimo ou um despropositado – que brasileiros tenham que sair às ruas para pressionar a Corte Suprema a bem cumprir aquilo que só a ela cabe fazer:JUSTIÇA!Essa história que dá curso a uma certa “popularização” da justiça, que esta deveria ouvir a voz da ruas, nos permite dizer que os atos [de protesto] devem ser bem acolhidos pelos membros daquela instituição, muito especialmente aqueles que vez por outra se permitem fazer algumas embaixadinhas para as…RUAS!Que tal senhores ministros, mostrar que a rua tem vez também no STF?Seria uma forma bem “justa”, para ser redundante, de casar a realidade, os discursos e a prática!Que fique claro, não sou entusiasta ou defensor do achincalhamento das instituições republicanas, nem da torção da ordenamento jurídico mesmo que para punir criminosos sejam eles quem for, tão pouco do rebaixamento dos ocupantes de cargos instituicionais, em quaisquer circunstâncias!O normal, o natural, o “esperável” é que cada qual cumpra bem seu papel dentro das atribuições que lhes caiba dentro da normalidade institucional!Mas, ao que se vê os membros so SUPREMO, ao menos alguns deles parecem precisar de um empurrãozinho, e ele foi dado!Agora é saber ser pegarão no tranco!
    FORMIGA-MG

  142. rafinha

    -

    22/04/2012 às 8:35

    a respeito do chefe de quadrilha segundo a presidenta ele passaria a se chamar chefe de quadrilho já que o bando era composto por pessoas do gênero masculino?

  143. Lilí

    -

    22/04/2012 às 8:24

    Os pseudo movimentos sociais não defendem coisa alguma, a não ser o que interessa ao PT. E o que evidencia sua força e sua importância é ter sido excluídos dos delitos de terrorismo. Quer dizer, há terroristas do bem! Que gracinhas!!

  144. eleitor comunizado pelo PT

    -

    22/04/2012 às 7:45

    Os PETRALHAS enganaram todo mundo com o PAC-programa de aceleração da corrupção. Uma cortina de fumaça para esconder desvios de dinheiro público, com superfaturamento de obras, dispensas de licitação, aditvos absurdos nos contratos. A sociedade caiu no conto do crescimento e desenvolvimento econômico. O dinheiro desviado poderia ter sido investido nos hospitais públicos sucateados, no controle da violência urbana e no descongelamento dos salários no serviço público. As obras do governo comunista-e-mensaleiro são fáceis de tirar um absurdo “lucro”, por exemplo, o dinheiro gasto no MARACANÃ para 1 jogo da final da COPA 2014 é de R$1 bilhão, somados aos R$400 milhões gastos para o PAN 2007 com várias denúncias de superfaturamento e CPI abafada no congresso, com esse dinheiro todo, a Alemanha construiu 2 estádios novos para a COPA DO MUNDO DE FUTEBOL, mas, se fosse gasto nos hospitais teriam que pagar profissionais, curar doentes, comprar remédios, a possibilidade de desvios seria bem menor, reajuste de salários é a pior coisa para os petralhas pois não tem margem para desvios a não ser parentes contratados sem concurso público, a polícia investigar crimes com cumprimento de mandados de prisão e construção de presídios também é pouco lucrativo para a petralhada…o pior dessa lambança toda do PAC/obras petistas do ministro petralha CARLOS CACHORRADA é que ninguém será condenado e preso definitivamente e, nenhum centavo desviado será recuperado. O APEDEUTA corre o risco de ganhar outra sonora vaia de 90.000 pessoas, como a ocorrida no MARACANÃ e na abertura do PAN 2007, impedindo o besterol dele e obrigando outro dirigente a fazer o discurso oficial dos jogos.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados