Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

O novo marqueteiro do PT já sabe como pretende deixá-lo careca ou matá-lo de diarreia

Da publicidade às técnicas, ou sei lá como chamar, da neurolinguística, é preciso que se tenha um símbolo, um emblema, um mito-referência a seguir. Edinho Barbosa escolheu o seu: a luta, considerada a maior de todos os tempos, entre Muhammad Ali (Cassius Clay) e George Foreman, ocorrida no Zaire (hoje República Democrática do Congo), em 1974

Por: Reinaldo Azevedo

O PT tem o seu terceiro marqueteiro baiano: depois de Duda Mendonça e de João Santana, é a vez de Edson Barbosa, também ele Edinho. Agora, um mesmo diminutivo, em pessoas diferentes, cuida do marketing do governo (o Edinho Silva) e do partido (o Barbosa). Lembro o primeiro verso de uma música de Chianca de Garcia e Herivelto Martins: “A Bahia da magia, dos feitiços e da fé…”. Numa entrevista concedida ao Estadão, publicada neste domingo, o novo marqueteiro expõe, vamos dizer assim, os seus achados para enfrentar o novo momento.

Dos três, não se duvide, é ele quem vai precisar mais de magia, feitiços e fé. Duda pegou o PT antes de chegar ao poder. Tinha nas mãos o Lula carismático, um país que havia acabado de sair de um apagão e uma enorme esperança pela frente, que deveria vencer o “medo”. Santana foi o mais sortudo. Contava com um governo popular e com uma economia em crescimento. Em 2014, com o sonho já se esfarelando, fez a bola bater na trave, mas conseguiu marcar o gol. O tal Edinho tem um forte adversário a vencer para convencer as pessoas de que o PT é a saída: seu nome é PT. Mas ele está, claro!, muito animado e confiante. Ou seria um filósofo cínico, não um marqueteiro.

Não considero a marquetagem política, como se faz habitualmente, um ramo da publicidade, cujo trabalho intelectual é essencialmente honesto, havendo, claro, a propaganda enganosa como exceção. No primeiro caso, lamento constatar, a desonestidade intelectual é a regra. Se um publicitário faz bem o seu trabalho buscando ressaltar as qualidades do produto, o marqueteiro político se dedica principalmente a esconder os defeitos do seu. Há outras diferenças relevantes: a escolha da maionese, da sandália ou do detergente não salva ou dana um país. Já uma escolha infeliz para a Presidência da República…

Vejam o caso de João Santana em 2014. O seu principal trabalho consistiu, atendendo à necessidade de sua cliente, em esconder a real situação econômica do país. Ao contrário: ele ajudou a dar uma bela embalagem, sem dúvida muito competente no gênero, ao maior estelionato eleitoral da história — talvez sem comparação no mundo. Fosse um xampu, os consumidores teriam ficado carecas. Fosse uma salsicha, teriam morrido de infecção intestinal; fosse um automóvel, teriam se lascado em acidentes provocados por deficiências técnicas.

Um pouco mais pode ser dito. Os marqueteiros estão convencidos de que crises políticas, econômicas, morais — e sei lá quais outras — podem ser resolvidas com a criação de um “conceito”, que depois será traduzido numa “frase” e, finalmente, com um pouco de sorte, até num programa de governo. Saibam que o “Fome Zero” foi uma ideia de Duda Mendonça, depois de uma conversa com Lula. O programa nunca existiu ou saiu do papel. Mas nascia ali o mito de que o Demiurgo acabou com a fome no Brasil.

O novo Edinho já tem o seu conceito. Curiosamente, nasce do cruzamento da fala de dois argentinos. Segundo diz, é uma mistura de papa Francisco com Che Guevara, de “baixem os vidros” (do carro, pedido do Sumo Pontífice em viagem ao Brasil) com “hay que endurecerse pero sin perder la ternura jamás”. A fala do papa remete ao encurtamento das distâncias, ao “somos todos iguais”, ao “nada nos separa, e tudo nos une”. A memória de Guevara, o assassino, o porco fedorento, evoca a mística socialista e redentora, sem a qual não se podem prometer as doces abstrações que matam, não é mesmo?

Por isso o PT levou ao ar comerciais de 30 segundos que, a um só tempo, faziam de Lula um homem acima dos mortais — aquele que mora no coração dos brasileiros —, mas também convidavam as pessoas a ignorar essa conversa de partidos, de oposição, de divisão. Mensagem da enganação: “Estamos todos juntos, apesar das nossas diferenças, e Lula é o nosso guia”. Vocês avaliam se esse é um produto honesto ou se é um xampu do tipo que deixa careca ou uma salsicha que mata de diarreia.

O publicitário é novo, sim, mas vem para reforçar a tradição. Entre as suas atribuições está o culto a Lula. Daí que assegure na entrevista, contra todas as evidências, que Lula seria eleito de novo presidente da República ainda que a disputa ocorresse agora, quando ele não consegue explicar a sua relação com um apartamento e com um sítio. Confrontado com os levantamentos que indicam o contrário, dispara uma frase forte, bem marqueteira: “Pesquisa em cima do que não existe não vale nada. É prestidigitação. Parou-se o País numa maluquice esquizofrênica, como se fosse uma Câmara de Vereadores comandada por Eduardo Cunha, num contrassenso total”.

A frase embute mentiras sobre o xampu que deixa careca: o impeachment seria obra de Cunha, e as dificuldades que o governo enfrenta no Congresso, decorrentes da atuação do presidente da Câmara. Um marqueteiro político precisa de magia, feitiços e fé. Para conseguir o cargo, talvez o emprego mais bem pago da República, também é preciso convicção, e o Edinho baiano tem: “Se tivesse eleição hoje, o Lula ganharia, total. Seria muito mais fácil do que em 2018. Seria uma porrada só, não tinha nem discussão”.

Da publicidade às técnicas, ou sei lá como chamar, da neurolinguística, é preciso que se tenha um símbolo, um emblema, um mito-referência a seguir. Edinho Barbosa escolheu o seu: a luta, considerada a maior de todos os tempos, entre Muhammad Ali (Cassius Clay) e George Foreman, ocorrida no Zaire (hoje República Democrática do Congo), em 1974. Ali apanhou durante sete rounds, ficando nas cordas, esquivando-se, levando o adversário, muito mais forte e mais jovem do que ele (25 a 32 anos), ao cansaço. No oitavo, numa sequência surpreendente, nocauteia Foreman, que havia vencido, até então, as 40 lutas que travara. Ocorre que era um atleta de explosão, despreparado para o confronto longo.

Edinho Barbosa acha que a oposição é Foreman e que Lula é Muhammad Ali. Vale dizer: sua tarefa é transformar Lula num herói da resistência.

Você topa usar comer essa salsicha, usar esse xampu, andar nesse carro?

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

78 comentários
  1. covarde sei que me podem chamar

    é apenas um boquirroto!com esta conversa mole,primeiro vende a si mesmo,garantindo seus muitos e fartos caraminguás,
    agradando aos milicianos mais ferozes da esquerda et caterva!depois,agrada ao patrão lula,acenando com uma só cheirada matreira para uma longa fieira de impactantes ácidos acetil salicílicos em
    uma carreira de delírios digna do alto teor do absinto muito mas se equivocou!entenderam?eu também,não!

  2. Newton

    Ato IV (atrasado) : Luloudini é na verdade um Bezerro de Ouro arquitetado para iludir, ser seguido e corromper.

  3. Arauto

    O novo símbolo do feiticeiro-mor, o novo lema do bruxo da magia negra, o novo ícone do cacique nu da tribo do balacobaco, ou outra denominação que for adequada, um emblema que lhe cai bem é o pixuleco com uniforme listado. Essa seria a propaganda verdadeira, não enganosa.
    PS: Os “dudas”, os “santanas”, os “edinhos” que paguem a conta.

  4. Mari

    Bem, pode até ser que ele consiga convencer alguns que vivem nas nuvens. Ou que o brasileiro está tão cheio de tantas enganações que prefere pagar a multa irrisória e ir à praia no dia da eleição. Que o PT está forrado de dinheiro que desviu da Petrobrás, isso até meu piriquito sabe. Vamos aguardar os marqueteiros dos outros partidos. Temos uma opção que até agora não se deu muita importância, é um partido que foi criado, chama-se Partido Novo, é liberal, portanto mais à direita. É bom conhecer as propostas desse Partido Novo. Quem sabe está nascendo um novo Brasil. Acho que Lula não vai ser candidato em 2018, mesmo com marqueteiro novo. Confio na justiça de Sérgio Moro. Já tem muito PT enjaulado, falta o chefe.

  5. MALDITOS

    Malditos e amaldiçoados PT, Dilma, Lula e petralhas, as centenas de trabalhadores da Dako postos na rua hoje os saúdam.

  6. Paulo

    Tenho muita fé, de que com um pouco mais de paciência, assistirei aliviado e justiçado.uma “revoada de jatinhos”, entre os quais um levando em seu bojo o casal de EX com destino a Venezuela ou Cuba. Seu apóstolo mór jura que são figuras muito importantes para a América Latina. Por mim, gostaria que fosse levado para buraco negro, para nunca mais sair.

  7. NOVA PESQUISA NACIONAL!

    O POVO QUER!
    O POVO CLAMA!
    DILMA? FORA!
    TEMER? FORA!
    RENAN? FORA!
    CUNHA? FORA!
    LULA! DENTRO!
    DA PRISÃO!
    PT? EXTINTO!
    PMDB? EXTINTO!
    DIA 17, QUARTA FEIRA,
    TRIPLEXXX NA PARADA!
    DIA 13 DE MARÇO,
    IMPEACHMENT, JÁ!
    TSE NA DUPLA
    DOS DONATIVOS
    SUSPEITOS!

  8. pericles

    “Estamos todos juntos, apesar das nossas diferenças, e Lula é o nosso guia”. Guia em alemão é Fuehrer.

  9. Hélio Almeida

    Eu não. O povão com certeza.

  10. Samuel Pavan

    “Nem a pau, Juvenal!”

  11. NÃO CONCORDO COM O É DINHO!

    NÃO ADIANTA FAZER
    PUBLICIDADE SE
    NÃO TEM PRODUTO!
    O CONSUMIDOR ATÉ
    CAI NO COMEÇO,
    MAS CONSTATADA
    A FRAUDE, O
    BOCA A BOCA SE
    ENCARREGA DE
    EXPOR A MENTIRA!
    QUANDO O PRODUTO
    TÁ QUEIMADO, JÁ ERA!

  12. Carlos Eduardo Krass

    Hehe. Só na cabeça desses lunáticos Lula seria eleito hoje; ou em 2018. Adeus, nunca mais esse ser vil será presidente da República. Poderá até ser senador, deputado federal etc. Mas, muito mais longe do que isso não irá. Vejamos a tese: em 2002 Lula teve diferença de 26 milhões de votos para Serra, ou seja 13 milhões de eleitores, deram um voto e tiraram um do adversário. Em 2006, para Alckmin, 21 milhões – 10.500 mil eleitores. Em 2010, 12 milhões – 6 milhões de eleitores – Dilma para Serra. 2014, 3 milhões – 1.500 mil de eleitores, Dilma para Aécio. Agora, ou se é pró-PT e vota no candidato que for – Lula no caso, ou se vota na oposição, Aécio, Serra ou Alckmin. Como que Lula conseguirá convencer o eleitor do PT, depois desses escândalos todos. Ele tinha em 2010 – 6 milhões de eleitores a mais. Quantos serão hoje? Pensem nisso.

  13. Carlos Steinsfield

    Foreman e Muhammad Ali. Personalidades que vivenciaram o auge de suas carreiras, nos anos 70. Ou seja, a mais de 40 anos atrás. A cerca de duas gerações atrás. O que se sabe de publicidade, é que ela basicamente existe para comunicar e convencer o maior número possível de pessoas. Um dos artifícios para que isso aconteça, é procurar causar o maior impacto possível, com a comunicação proposta. Usando símbolos, totalmente ultrapassados e dissonantes, para uma gicantesca massa de pessoas, que formam as novas gerações; e sem claro, invalidar ou mesmo, questionar o valor de cada personalidade citada, porém, fica clara, a total fragilidade, deste pretenso resgate da “imagem” de Lula. Fica evidente também, a total falta de sintonia com o momento! Fica a grande questão: qual é a eficiência, de uma ação publicitária desta? – Se ao menos o “produto” tivesse alguma qualidade…

  14. Marta

    Digam o que quiserem, mas acho os marqueteiros que ajudam a eleger políticos corruptos, tão repulsivos e culpados quanto estes.

  15. Wilson Rodrigues

    Caro Anon de Azevedo (06:10 pm), é claro que aos 81 anos um homem bafejado pelo conhecimento e experiência ainda tem o direito, senão a obrigação, de dividir seus predicados com o povo ávido de conhecimento. Só não tem o direito de tecer elogios a quem não os mereça e, claro que falo sobre competências atribuídas indistintamente aos 11 integrantes do STF. “Todos eminentes juristas, com atuação doutrinária marcante no direito brasileiro, independentemente da atuação como magistrados.”, de quantos ele está falando mesmo?. de 11?. Não quero nem ter o trabalho de esmiuçar os termos empregados naquela sentença como qualitativos inerentes aos 11, como poderia dizer, um a um, me contento em citar o Dias Toffoli, que nunca foi jurista nem magistrado, queimando etapas até deixar que o togassem, provavelmente como prêmio pelos grandes serviços prestados ao mesmo patrão que o togou: O PT. Os outros, bem, como dito anteriormente, nem vou esmiuçar, só o Toffoli já ilustra bem o despropósito do inicio do artigo do Dr. Ives que, no mais, está perfeito, incluindo a História do Senado americano. Resumindo, ele não precisava acariciar tão docemente quem não tem as qualidades citadas por ele no atacado, ainda que o Dias Toffoli tenha se distanciado um pouco da orientação petista, não sei se por tática petista (vejam, até nosso advogado tem ido contra o partido em alguns casos, o que demonstra a isenção do Ministro!!!!!!) ou por convencimento. Sou bastante cético em relação a esse Ministro.

  16. paulo

    Uma coisa temos que reconhecer, o Santana é bom no que faz, olha o monte de m… que conseguiu nos vender.

  17. Marco Antonio Ferrari

    Pois é, caríssimo Reinaldo… Aliás, relativamente à História da Humanidade, pasmos, atônitos e perplexos, muuuuuuitos Humanos, justificadamente, questionam “coisas” tipo… “Como é que os Judeus se quedaram passivos, inertes e cordatos ao “quase” extermínio de seu POVO e de sua cultura pela truculência nazista, aparentemente SEM reação alguma????”, ooou… “Como é que civilizações cultas e desenvolvidas se deixam enganar e se submetem de forma absoluta à governos totalitários, opressores, escravizadores e sanguinários SEM nenhuma reação de inconformidade, meeeesmo com MILHÕES e MILHÕES de vítimas????”, né, caríssimo Reinaldo?????????? Aliás2, SMJ, já dá até prá imaginar que, no FUTURO, os Cidadãos Brasileiros quando estudarem a “História do Brasil” que tratará do período inicial do Século XXI, também se HORRORIZARÃO com a ingenuidade, permissividade, passividade, omissão e covardia do Povo Brasileiro “daquela época” que, inerte, permitiu que uma “Sofisticada Organização Criminosa” saqueasse asquerosamente ao País por MAIS de TREZE ANOS consecutivamente, SEM tomar NENHUMA ÓBVIA PROVIDÊNCIA à respeito, meeeeesmo com FRAUDES e CORRUPÇÕES DE GIGANTESCAS PROPORÇÕES à ponto de classificarem como sendo, em tamanho, a SEGUNDA MAIOR DA HISTÓRIA MUNDIAL, meeeeeesmo com TODOS os ALERTAS contundentemente e brilhantemente realizados por Jornalistas como você, né, caríssimo Reinaldo?????? Enfim, TOMARA que também digam: “PELO MENOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS REAGIRAM À TEMPO: EMPAPUDARAM À TODOS!!!!!!!”, né????????????????????????,

  18. Daomao

    Até agora ninguém na oposição, sobretudo tucana, botou a boca no trombone em relação ao candidato do PT a 2018.
    Alckmin ensaiou uma crítica, mas já se recolheu ao silêncio recatado diante do chumbo trocado pelo PT paulista.
    Assim, a depender apenas do andamento da judicialização da suposta lavagem de dinheiro sob ocultação de patrimônio, Lula não tem o que temer, porque o procurado do MP paulista parece ter pouca onda na manga capaz de provocar um tsunami na candidatura Lula.
    Bem, há sempre a possibilidade do julgamento colegiado na jurisdição paulista, sob a influência tucana, encontrar um jeito de aprisionar Lula nas malhas da Lei da Ficha Limpa.
    A conferir…

  19. edgar devincenzi

    Sabe Reinaldo, é de enojar até os melhores estômagos, esse DEMAGOGOS, E NÃO SÃO BARATOS, SÃO DEMAGOGOS, CAROS, PAGOS A PREÇO DE OURO, E O PIOR DO NOSSO DINHEIRO, ESSA GENTE VIL, “APROVEITA-SE AGORA DE UM MOSQUITO, FAZENDO TODO O MINISTÉRIO IR AS RUAS, QUANTA DEMAGOGIA, COMO SE ELES NADA TIVESSEM COM A PROLIFERAÇÃO DESSES MOSQUITOS, COMO SE FOSSE UMA PRAGA MANDADA PELA OPOSIÇÃO, QUALQUER DIA VÃO CULPAR FHC, AQUI NO SUL NOSSO SECRETÁRIO DA SAÚDE FOI ENFATICO, E MANDOU SUSPENDER A DISTRIBUIÇÃO DESSE LARVICIDA, QUE É DISTRIBUIDO PELO GOVERNO FEDERAL, POIS TÁ AI GRANDE POSSIBILIDADE DE TER FEITO, A MUTAÇÃO NO MOSQUITO E COM ISSO O MESMO AO PICAR UMA GRAVIDA ADENTRE À PLACENTA, E VENHA ALOJAR-SE NO CEREBRO DO FETO, POIS PORQUE SOMENTE NO BRASIL, ESTÁ ESSE SURTO DE MICROCEFALIA? SE QUASE TODA AMÉRICA LATINA ESTÁ SOFRENDO COM O MOSQUITO? NA COLOMBIA SÃO MAIS DE 3.000 MIL GRAVIDAS INFECTADAS E NENHUM CASO DE MICROCEFALIA? ISTO PRECISA SER APURADO? OS RESPONSAVEIS PRESO? VAMOS NOS MIRAR NEM QUE SEJA EM TAIWAN, ONDE JÁ PRENDERAM OS CONSTRUTORES DOS PRÉDIOS QUE CAIRAM? E AQUI JÁ PRENDERAM OS DIRETORES DA SAMARCO? QUE DESTRUIRAM UM RIO? UMA CIDADE?MATARAM PESSOAS PELA GANANCIA? TÃO PRESOS?NÃO AQUI NINGUEM VAI PRESO? A NÃO SER UM RELES LADRÃO DE GALINHA, ESSE SOFRE AS AGRURAS DA LEI? HÀ MAS E OS PRESOS DA LAVA JATO? JÁ PRENDERAM OS MANDANTES? JÁ PREENDERAM OU INDICIARAM, QUEM NOMEOU OS DIRETORES? JÁ PREENDERAM OU INDICIARAM ALGUEM DO CONSELHO DA PETROBRAS? PELA COMPRA DA SUCATA DE PASADENA? QUE SERVIU UNICAMENTE PARA FAZER CAIXA PARA EL PARTIDON? JÁ PREENDERAM OU INDICIARAM ALGUM PRESIDENTE DA PETROBRAS?ONDE NOS ULTIMOS 13 ANOS TEVE O MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DO MUNDO, PORTANTO OS QUE AGORA ESTÃO PRESO, SÃO SÓ OS LAMBARIS, OS VERDADEIROS TUBARÕES ESTÃO DE FORA, TEM UNS GRANDÕES, COM UMA LEGIÃO DE ADVOGADOS, QUE ESTÃO ESPERANDO, AGUENTANDO, PARA DAQUI Á POUCO VER-SE LIVRE, POIS NOSSA LEI SEMPRE TEM BRECHAS? SALVE O JUÍZ SERGIO MORO, UM DOS GUARDIÕES DA MORALIDADE DESSE JUDICIÁRIO, POIS COM ESSE STF, POLITIZADO QUE TEMOS, SÓ UM ABNEGADO POR JUSTIÇA, É CAPAZ DE TAIS ATOS. RUI BARBOSA “POVO QUE NÃO LUTA POR SEUS DIREITOS, NÃO É DIGNO DE TE-LOS.”

  20. Brutus

    Nãoooo! Vade retro, Satanen! Não topo nenhuma destas coisas.

  21. Wall Oliveira

    Bom um gosta de dinheiro o outro de mentiras, juntou o útil ao agradável, saiu essa puxacão de saco. MERCENÁRIOS (DINHEIRO E PODER).

  22. Diako

    para ser marqueteiro do pt,têm que ser baiano branco,êles têm a receita para enganar a maioria dos outros baianos que
    sempre querem um ajutório e acreditam serão êstes que lhes darão,a Bahia é o laboratório dêles pois,se contentam com pouca coisa,e dando certo na Bahia,o nordeste vai atrás,os morros do Rio de Janeiro,as favelas de São Paulo também.
    vão voltar com a estorinha do preconceito,e os que se sentem inferiores abdicarão de pleitearem reais melhorias em troca
    do ajutório…é…é o velho ditado do antes pingar do que secar…e continuarão assim até a próxima,até a próxima e até a
    próxima eleição,é a forma tribal de quem não quer evoluir,de quem não quer progredir por foças próprias mas querem
    uma parte do outro que lutou,e continuarão debaixo das asas dos politicos conterrâneos corruptos e espertalhões,
    a história se repete,se repete,se repete e sempre se repetirá,talvez por isso,a Pátria Mãe continue na pré-historia.

  23. Sherlock

    É por essas que o Washington Olivetto é categórico ao afirmar que jamais trabalharia para partidos.

  24. nom

    O PT só existe no Marketing, e como gasta dinheiro com isso.

  25. Kevin Lomax

    FATOS DA ERA DILMA

    DILMA de PASADENA – esse é o seu novo apelido da presidente, pois segundo Nestor Cerveró ela sabia de tudo sobre Pasadena e cobrou pessoalmente o diretor sobre a compra da Refinaria Ruivinha.

    MÃE DO PETROLÃO – pois ela era Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Ministra de Minas e Energia, Ministra Chefe da Casa Civil e Presidente da República durante o maior escandalo de desvio de recursos públicos da história da política mundial que aconteceu na Petrobrás.

    PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO PAÍS – Na sua gestão ela conseguiu quebrar o Brasil, fechando o ano com um rombo de 120 bilhões de reais nas contas, cometeu crime de responsabilidade fiscal apontada pelo TCU,está sendo denunciada no TSE por usar dinheiro de propina da Petrobrás na sua campanha eleitoral, volta da inflação, desemprego, violência desenfreada em todas as capitais, transporte público precário, obras da Copa superfaturadas, desastres ambientais por falta de fiscalização correta como o de Mariana, crescimento do desmatamento das florestas, saúde pública vergonhosa usando o ministério como barganha política, falta de saneamento básico que possibilitou o ZIKA VIRUS que atinge as populações mais carentes, educação com números vergonhosos teve 3 ministros em menos de 1 ano e ainda tentou dividir o pais entre Norte contra Sul, Negros contra Brancos, Homens contra Mulheres, Gays contra Héteros, Ricos contra Pobres, Católicos contra Evangélicos. Entre outros diversos erros de gestão por falta de competência, habilidade política e conhecimento teórico. Lembrando que 70% dos impostos pagos pelos brasileiros fica com o Governo Federal.

    GOVERNO NOTA 10-
    10% de popularidade
    10% de inflação ao ano.
    10% de desemprego.

    GOVERNO MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DO BRASIL – Participa a 13 anos do governo que mais patrocinou corrupção na nossa história com diversos filiados do seu partido presos como Jóse Dirceu, José Genoino, Delubio Soares, Silvinho Pereira Land Rover, João Vaccari, Renato Duque, André Vargas e o líder do seu governo Delcidio do Amaral, fora diversos empresários ligados aos esquemas. ( Só está faltando o NOVE DEDOS )

    CONTRA FATOS NÃO EXISTE ARGUMENTOS.

    PS: Quem concorda com o texto, por favor repasse ele nas redes sociais e e-mail os verdadeiros motivos da saída da presidente. Não é Dilma contra Cunha é Dilma contra o Brasil. FORA DILMA, FORA RENAN e FORA CUNHA!!!!

    Dia 23/02 – Maior PANELAÇO da História do Brasil no horário político do PT

    Dia 13/03 todos na rua de verde amarelo azul e branco para a MEGA MANIFESTAÇÃO pelo IMPEACHMENT

    .

  26. NO 5o MUNDO, MENTIR É PROFISSÃO!

    SE QUANDO GAROTO,
    ME DISSESSEM QUE
    SE TORNAR UM HÁBIL
    E CONTUMAZ MENTIROSO
    SERIA “PROFISSÃO?”
    E ALTAMENTE RENTÁVEL?
    PROVAVELMENTE NÃO
    ACREDITARIA!
    MAS FAZER O QUE?
    SE ESTA DESGRAÇA
    EXISTE, É PORQUE TEM
    DESGRAÇADOS QUE
    USAM OS SEUS
    SERVIÇOS!

  27. Angela

    Esse marqueteiro era contratado de Eduardo Campos na eleição de 2014 – e fez um excelente trabalho, lembro das publicidades do PSB e achava ótimas, muito melhores do que as de Aécio!! Tanto que Campos morreu…

  28. Ze Bebelo

    É óbvio que Edinho, o baiano, está alegre e entusiasmado: acaso já conferiram quanto o PT pagava para o João Santana?
    70 milhões por semana, ou por cada palpite de sacada excêntrica. E este Edinho não deixará por menos, afinal o PT depois de tanto caixa 2 e propinas está com dinheiro saindo pelo ladrão (nos dois sentidos que se entende) Edinho vai ficar muito rico fazendo mais do mesmo – que todos sabem, não irá funcionar, irá dar com os burros n’água, mas o problema do prejuízo é do cliente, o do Edinho vai pra conta suiça, ou sai de uma conta suiça para outra conta suiça, e isto tudo só para o marketeiro ficar enchendo linguiça.

  29. Beatriz

    Só ganharia de “lavada” se as urnas forem novamente fraudadas ou alguém em sã consciência ainda acredita que foi uma eleição limpa?

  30. pedrao

    A maior preocupação dessa turma é a desviar as atenções sobre o principal!
    Daqui a dois dias o Babalorixá e sua sem-sorte terão de depor no MPE e à PF!
    O que faz a vendida e alugada rede Bobo de TV?
    Aumenta o terrorismo com o Zica-vírus e requenta, maliciosa e covardemente, a amizade de S.João Paulo ll com uma filósofa polonesa, casada, mãe de tres filhos e que manteve,sim amizade com o Voitila, para estudos da Filosofia!
    Não “amizade” para a corrupção moral, característica dessa porca e degradada rede de tv!
    Essa rede é suja, feia e malvada! E sobretudo, é covarde, porque depende do patrocínio oficial para sobreviver, tentando fazer, por isso, o desvio das atenções, usando notícias maliciosamente falsas, para os problemas criados pelo seu senhorio e sua corja de ladrões e corruptos que assaltaram, através do poder, a nação!

  31. Papai Sabetudo

    Me perdoem os que pensam diferente (a esmagadora maioria), mas acho esse negócio de “marqueteiro” uma coisa tão antiga! É de apenas o ano passado, mas me soa tão vetusta! Não creio que se vivencie daqui pra frente personagem tão antigo. O povo passou por experiência muito humilhante e penosa ao se deixar engabelar por propostas indecentes, e ver prosperar a mentira, daí adotará nova postura diante dos candidatos. É o que penso.

  32. Valter Pitelli

    Não podemos duvidar dessa gente. Eles mudaram a história da administração pública e privada, e a coisa caminha com ajuda da situação e da oposição e até o sistema aceitou.Mudou as atribuições de cargos de chefia , dos cargos de alta importância,o topo,de qualquer chefia pública ou privada e criou jurisprudência : a partir de agora temos a tese magna de que chefia não tem nada a ver com o que fazem seus subordinados. Não é pouco.E tome jurisimprudências.

  33. José C

    Reinaldo, estou numa fase, e acredito que a maioria dos brasileiros, que dá nojo ver a propaganda eleitoral. Confesso que fico pasmo em saber que tem pessoas que assistem aquilo. Ah!, ao contrário, já propaganda de produtos, empresas, etc. na TV é algo espetacular. Adoro. As nossas empresas de marketing são muito criativas, fazem nosso cérebro flutuar na imaginação. Voltando à propaganda partidária, é sempre a mesmice. É aquele enfileiramento de mentiras e de promessas que não podem ser cumpridas. Eu encaro aquilo como um deboche.

  34. Tony

    Esse Edinho Barbosa realmente não sabe o que está ocorrendo no Brasil. É claro que é um grande enganador, mas foi longe demais e acho ninguém acredita nas bobagens que está dizendo. Se a sua tarefa é erguer o prestígio do lulla, não vai conseguir.

  35. Nathos

    E como esse marqueteiro sera pago, o Brasil todo ja sabe, vai sair do nosso bolso atravez de desvios em alguma estatal e sera pago atravez de alguma empreiteira ou outra empresa la fora do Brasil.

  36. ELI

    SAO PAULO EMBAIXO DÁGUA E O HADDAD EM REUNIÂO DO PT PRA SABER COMO DEFENDER O MALDITO PERNAMBUCANO, VIU POVO DE SAO PAULO COMO ELE É BONZINHO COM VOCES.
    AGORA SIM ACHO MELHOR VOTAR NO HADDAD , ASSIM VOCES APRENDEM POIS NO ANDAR QUE EU MORO NAO VAI ENTRAR AGUA.
    QUALQUER COISA EMPRESTEM O BARQUINHO DA MARUSA E DO LUULA.
    VOCES MERECEM.

  37. Antonio Carlos

    Assim que li a entrevista desse marqueteiro, senti meu estômago embrulhado, uma ânsia de vômito enorme provocada porque acham que as pessoas que leem tais textos são analfabetas, sem memória ou apenas imbecis! Tudo bem que ele queira trabalhar e ganhar seu sustento, mas abusar de nossa inteligência é demais. Melhor seria se,ao menos, ele pudesse garantir que o dinheiro que deve receber pelo seus serviços tem origem legal!

  38. Mirogonzaga

    Caro amigo Reinaldo,
    Sei que não adepto de teorias conspiratórias, mas nunca lhe ocorreu que essa senhora aí(Dilma) não seja a mesma de 2010??
    Que a outra morreu de canser e que o PT colocou um sósia no lugar dela?? Meu, a outra era menos burra!!

  39. Elizeu Paes

    É por textos como esse que tu deverias ganhar o Nobel de Literatura, mermão! Permita-me dizer algo sobre se o Lula venceria as eleições hoje: contra um opositor tucano, seria bem possível, já que o PSDB nunca soube disputar eleições presidenciais contra o PT de 2002 pra cá. Falta coragem de dizer a versade e disposição pra ser didático com a população, explicando-lhe com clareza algumas coisas que os marqueteiros parecem ter preguiça de explicar.

  40. WEL COME

    MAGUÏ.LALAU

  41. Inides

    O horizonte está muito nebuloso depois das últimas revelações.
    Agora eles vão jogar pedra para todo lado para ver se atinge alguém. É uma tática antiga deles quando estão no mato sem cachorros. Mas só temos que manter nossa presença no próximo dia 13, pois nada mais podemos fazer a não ser mostrar nosso alerta, nossa indignação através dos blogs, como este. Esse é nosso palanque e nele expressamos nossos pensamentos e nos mostramos atentos a tudo que acontece.

  42. Wilmar Castro

    Não provo nada do que foi sugerido. Nem que a vaca tussa! O “mito” está desgastado, destroçado mas não está morto! Do ponto de vista da sociedade será difícil se levantar porque seu governo foi desastrado, faltando-lhe coragem e iniciativa para fazer algumas reformas, pois que o povo o via como um “reformista”, coisa que eu não endosso, pois que ele não tem perfil de quem briga, no bom sentido, por alguma coisa. Quando “vendeu” sua sucessora disse aos quatro cantos as qualidades dela. Tudo mentira que o catastrófico governo dela atesta de “A” a “Z”. Diante desse histórico, será muito difícil ele se reerguer para disputar uma eleição. Não há como reescrever sua história. Ela está lá nos arquivos. Sua palavra não encontrará eco na sociedade e não irá além dos ouvidos dos petralhas de plantão. A tentativa de vitimizar o ex-presidente que o marqueteiro tenta construir não tem sustentação. Ele nunca foi e nem será uma herói da resistência. Ao primeiro arrocho saiu por aí a dizer que não sabia de nada; não ouviu nada; não viu nada; que não é proprietário de nada! É uma “nadismo” vazio.

  43. Claudia

    Não topo de jeito nenhum!
    O que eu topo é ir pra rua no dia 13/03 pra estravasar minha indignação com a quadrilha petista. FORA DILMA! LULA NA CADEIA!

  44. jose oswaldo bueno

    OBrasil ta perdido com o ZICADILMA E CHICUNGULULA. VÃO ACABAR COM OS BRASILEIROS.

  45. Luciano

    Vergonha nacional, de um código eleitoral que permite terceirização de marquetagem para campanha política. O CDC (código de defesa do consumidor) proíbe a propaganda enganosa, e o que o marqueteiro faz para os partidos políticos? Pior, o que os partidos políticos vendem para eleitores? Só mentiras e enganações.
    Fundo partidário? verbas para subornos? Se houvesse honestidade, o código eleitoral, só permitir propagandas em rádios e nenhuma exposição em meios visuais, mas… como receber propinas se não existir publicitários?

  46. Strapasson

    URGENTE!!! VAMOS ESPALHAR!!! 13.03 para nós é o recado
    “Estou vinculado aos fatos, às provas e à lei. E é isso que vou fazer nos meus processos, seja para absolver o inocente ou condenar o culpado. Eu me disponho ir até o final dos meus casos, mas estes casos envolvendo graves crimes de corrupção envolvendo figuras públicas poderosas só podem ir adiante se contarem com o apoio da opinião pública e da sociedade civil organizada. E este é o papel dos senhores” – do juiz Sérgio Moro em recente pronunciamento sobre as ações da Lava Jato. 15.02.16 Bl0g Fabio Campana – CURITIBA

  47. anon de azevedo

    Antena do Lula:
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1739689-sitio-vinculado-a-lula-tem-privilegio-na-cobertura-de-celular-diz-jornal.shtml

  48. toninho

    Nem a pau Juvenal!
    Primeiro esse ai nem chegou já merece ir direto pra Papuda.
    Porque o Tal Santana já saiu de cena, o Ministério Público não vai enquadra-lo, ele será um novo Duda Mendonça que em plena CPI confessa um crime em favor da quadrilha petista e tudo ficou por isso mesmo?
    O que assistimos hoje é fruto do descaso do MP da PF das oposições que foram lenientes e fizeram cara de paisagem quando:
    JOSÉ DIRCEU SE REUNIA EM HOTEL DE BRASÍLIA E DESPACHAVA COM PRESIDENTE Pilantra da Petrobrás e Ministros de estados;
    QUANDO OS ESCÂNDALOS DA CONSTRUTORA DELTA, expôs as ligações do Governador Cabral, o menino do Lularápio no Rio;
    QUANDO O SILVIO SANTOS DEU UM CALOTE COM O SEU BANCO e essa quadrilha petista, usou o André Esteves na operação de compra do Banco falido usou a grana do Tesouro e da Caixa para tapar e esconder o rombo;
    As sociedades mal explicada do Filho do Lula e seus Aloprados construtores.

    Tudo isso foi acontecendo e não sendo investigado com o devido cuidado que os assaltos exigiam, agora o país esta quebrado, seus cidadãos assombrado com o desemprego e uma inflação que irar corroer tudo que se conquistou com muito trabalho e não fruto desses vagabundos que se dizem, salvadores da pátria.
    O país sem credibilidade, suas empresas quebradas e só quem tem grana são os empresários pilantras que municiaram a quadrilha com migalhas em suas contas e assaltaram em bilhões os cofres públicos. Esses senhores que estão no governo, se deixaram corromper por migalhas sim: Apto cafona, sítio que qualquer empresário desse país, trabalhando honestamente, adquire coisa muito melhor e não tem que se explicar com o que faz com uso de seu patrimônio, Pixulecos de propinas, enquanto os verdadeiros assaltantes levam bilhões.
    Seu Lula, para encobrir o seu crime em Santo André, recebeu 12 milhões e deixou assaltar a petrobrás em 1,6 bilhão, como um vagabundo desse esta solto?

  49. FM

    Careca não tem problema, é de família mesmo assim esse shampoo, acho que me faria perder o cérebro pois só mesmo sem cérebro votaria em Lula. Quanto as salsicha, preferiria me tornar um fome zerado para nem por engano comer essa salsicha. Esse artigo tem a sua cara Reinaldo, de mestre. Infelizmente, dois fatores esse marqueteiro ou qualquer outro receberá de graça, sem pedir, e devido a ele deveria dar um descontão nos milhões que possa ganhar: a ignorância que é vasta e o fanatismo partidário ideológico. O primeiro, a ignorância, já existia mas alguns governos anteriores procuravam diminuí-la mas sempre timidamente, em alguns casos devido à escassez de recursos, mas o pt fez ao contrário, deu importância zero para o problema pois fazendo assim encontrava um campo fértil para seus propósitos políticos. Quanto aos fanatismo o pt encontrou motivações para mostrar que suas propostas tinham soluções fáceis para todos os problemas. Nesse caso, basta o marqueteiro bater na mesma tecla e se ele tiver tendência esquerdizantes fará isso com satisfação mais a ideologia que ao dinheiro. Se faltar dinheiro ele, se for o caso faz até de graça. Obs.Comentário do colega Guilherme Fevereiro 15, 2016 às 5:14 pm muito correto.

  50. marcelo custodio pereira

    ¨Mas ele está, claro! muito animado e confiante ! : COM A GRANA PRETA QUE COLOCARÃO PARA ELE, EM UM PARAÍSO FISCAL QUALQUER. KKK ( para não chorar).