Blogs e Colunistas

03/09/2010

às 18:54

O movimento organizado para estuprar a Constituição

Como vocês viram, a Secretaria da Igualdade Racial prepara um parecer “técnico” (risos!) para recomendar ao presidente da República que institua as cotas raciais nas universidades federais “por decreto”, contrariando o Estatuto da Igualdade Racial aprovado pelo Congresso. Segundo o secretário, é para permitir que “pretos e pardos tenham direito a entrar na universidade”. Sei.

Não há uma só lei que impeça os pretos e pardos de ingressar na universidade. Ao contrário: a legislação estimula as políticas de reparação, e as universidades têm autonomia para aplicá-la segundo a realidade local. Ocorre que “autonomia universitária” era uma reivindicação típica dos tempos em que os “nossos” (deles) inimigos estavam no poder; agora que o poder é “nosso” (deles), autonomia pra quê? Essa autonomia, diz o secretário, é “relativa”.

Universidade, para este escriba, é questão de mérito. Ponto final! Se há condicionantes de natureza social que impedem o pobre de lustrar seus bancos, deve-se é mexer nessas condições, fazendo, por exemplo, uma escola pública decente. É o mais difícil, sei. E é também o certo. Mas, vá lá, dos males, o menor: algumas universidades têm recorrido a uma soma de critérios para pôr em prática a reparação: a cor da pele também conta, mas se dá ênfase também à chamada “cota social”, criando facilidades para os alunos pobres, também os brancos.

Sempre lembrando que universidade não é local privilegiado para fazer justiça social, o critério é menos excludente do que a cota puramente (e mal chamada) “racial”, a menos que se admita que o branco pobre, por ser branco, carrega uma carga de culpa, herdeira da escravidão, pela existência de pretos pobres. Trata-se de uma formidável visão de mundo em que a cor da pele determina as culpas.

Se negros vivem hoje numa situação social inferior a de brancos e se isso é culpa dos brancos, os brancos miseráveis que vivem em condições inferiores à de muitos pretos devem cobrar a reparação de quem? E os negros que colaboraram com a escravidão? Ah, não se pode tocar nesse assunto porque Aiatoélio Gaspari, convertido de amigo dos generais em amigo do povo, não gosta. Ele vai usar a sua coluna para satanizar os “reacionários”. E há quem ainda se intimidade com o que lê em jornal. Pretende eliminar trechos da história que não concorram para a aplicação de suas idéias de justiça. Não há lógica que explique a aplicação de cotas raciais, especialmente à luz da Constituição.

Raciocínio torto
Eloi Ferreira deve ter matado as aulas sobre estado de direito. Tentando desqualificar as cotas sociais, afirma que ou elas são aplicadas secundo a sua visão da conformação de classes, ou então não valem, a saber: “Se a população é composta por 80% de pessoas que ganham até cinco salários, então vamos fazer isso.” O argumento parece bom, mas é só uma cretinice.

Isso transformaria a universidade num direito preferencial dos pobres — e não num direito universal, de que desfrutam os mais aptos. “Ah, os mais aptos são os ricos”, logo grita um “amigo do povo”. Bem, isso nos devolve ao começo: onde é que se deve atuar para corrigir essas distorções? Admitamos, no entanto, que o resultado de uma política de qualificação da escola pública demoraria a aparecer. Então que as cotas sociais entrem para compensar o que se considera uma distorção.

Ora, o juízo do secretário Eloi ignora o que é uma democracia. Que outros direitos no Brasil deveriam obedecer a este corte de classe? A lógica é estupenda mesmo: usar-se-ia essa luta de classes censitária para criar uma inversão de classes… Deus nos acuda! A tese é logicamente insustentável. Mas há que se chamar a atenção para seu conteúdo autoritário. O que o secretário quer, e o senador Demóstenes Torres está correto, é dar uma pequeno golpe, alterando, pela via do decreto, o que o Congresso votou.

Há aí embutida uma tese que seduz muita gente no Brasil: causas sociais são usadas como pretexto para a política do bypass, que dribla a Constituição para supostamente fazer “justiça”. É o espírito que anima, por exemplo, as propostas da Conferência Nacional de Comunicação e do “Programa Nacional-Socialista dos Direitos Humanos”. Alguém dirá: “Mas isso não prospera, Reinaldo”. Prospera, sim. O próprio Supremo Tribunal Federal recorreu ao bypass quando considerou constitucional a política de cotas. Ou todos os brasileiros são iguais em direitos na Constituição ou não são.  Ocorre que, na Carta, elkes são; nas universidades, por exemplo, não são mais.

Como se nota, os militantes acham pouco. Isso também faz parte do processo: conceda com um pouquinho de degradação institucional, e vão pedir sempre mais.

Por Reinaldo Azevedo
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

112 Comentários

  1. Sergio

    -

    11/09/2011 às 15:50

    Que brilhante post!

  2. luiz antonio - rj

    -

    05/09/2010 às 11:06

    Se realmente quisessem fazer algo pela melhoria das classes desfavorecidas…tiveram 8 anos para melhorar o ensino básico. No inicio do descalabro lula as crianças com 5 anos que entraram nas escolas estão hoje com 13 anos. o que se ve são crianças tão despreparadas como sempre, mas com bolsa familia, bolsa esmola e que tais.

  3. Caio Túlio

    -

    05/09/2010 às 10:25

    Quotas não são políticas públicas. Para tanto precisariam atender aos seguintes requisitos:
    1) melhorar a qualidade de um serviço público. Elas não se propõem a isso.
    2) Aumentar a oferta de um serviçopúblico. Elas não se propõem a isso.
    3) Atender a necessidade de um bem essencial: as quotas se propõe a oferecer ensino superior. Isso não é bem essencial.
    4) atender aos mais carentes. As quotas querem atender aos que se encontram no portal das universidades. Estes não são os brasileiros mais carentes. Eles abandonam os analfabetos, os que não concluiram o ensino fundamental, os têm o fundamental mas não concluiram o ensino médio.

    As quotas não atendem os requisitos clássicos das políticas públicas. Também não atendem aos novos critérios, que pretendem trocar a isonomia pela eunomia, invocando a proporcionalidade que se pretende justa, porque distributivista. Mas também não atendem a estes novos requisitos, como se evidencia pelo itens 4 e porque privilegiam os alunos das melhores escolas públicas e abandonam os alunos das péssimas escolas particulares de baixo custo.

    As quotas abandonam os pobres oriundos das escolas particulares de baixo preço.

  4. wilson silva

    -

    04/09/2010 às 18:58

    Rei, por acaso a frase “Se negros vivem hoje numa situação social inferior a de brancos”, esse a aí não leva crase não?
    Parabéns pela coluna, é a primeira que consulto todos os dias, o dia todo. Tu é danado, cara, e sem a sensação de puxar o saco, te acho o cara mais inteligente que eu já vi. Dá vontade de sentar e ficar o dia inteiro assistindo você debater com quem quer que seja. Acho que até o FHC, que era o meu norte intelectual, ficou meio que empatado contigo. Continue assim, você nos ensina (bom, pelo menos a mim) bem mais do que qualquer escola jamais fez… Felicidades a você e sua familia.

  5. Pedro Couto

    -

    04/09/2010 às 16:53

    Estou até certo ponto com a pulga atrás da orelha. Tenho a impressão de que estão aguardando o resultado das Eleições, e com isso darem o golpe de misericória. Não que eu seja pessimista ao ponto de chegar ao extremo. É que as evidências estão indicando o caminho. Montaram um esquema que está dificil de ser desarmado. Sempre usando aquéla tática de atacar com tudo, quando a oposição diz a verdade. Bem, quanto ao resultado apurados nas urnas, dependendo poderá ser comparado a uma procuração de amplos poderes. para fazerem o que bem entender. Todavia, contamos com nossos representantes no Comgresso para barrar os planos dos desqualificados. Custe o que custar.

  6. Se-Gyn

    -

    04/09/2010 às 15:33

    Aqui estamos nós: o governo é obrigado a dar escola pública de qualidade à sua clientela, majoritariamente composta de pobres e, para a qual, a escola deveria significar uma ferramenta para a ascenção econômica e social - o que, não quer dizer que todos ficariam milionários e,teriam cobertura no Leblon. Mas, por falta de compromisso e demagogia, a qualidade do ensino bate no chão e, as escolas viram terra de ninguém - tudo justificado teoricamente. E aí, aparecem os oportunistas do racialismo e da política rasteira, e vem com essa idéia vergonhosa, inconstitucional e humilhante de cotas raciais.

    Que tal, voltar ao começo e, pressionar o governo por escola de qualidade?

    Sim, escola com número de vagas suficientes, qualidade de ensino (Serra começou a mostrar o caminho da roça, em São Paulo) e, especialmente com um ambiente onde o processo educacional possa ocorrer…

    Em Goiás, a escola pública estadual não foge do estado de coisas do país - e é um lugar de anarquia, violência e desrepeito aos profissionais da educação.

    Mas, pasmem: a Assembléia Legislativa aprovou uma lei proibindo a entrada de celulares nas escolas (ficou faltando bonés, camisas de times de futebol, Cds, Dvds, aarelhos de MP3, instrumentos musicais, armas brancas ou armas de fogo e, claro, drogas).

    Mas, veio a atual Secretária da Educação e mandou os professores ficarem na deles.

    Eles até que tentam. Mas, o peso na consciência e a revolta de muitos não deixa…

    As cotas raciais num país como o Brasil são um caminho muito fácil, para quem não tem coragem de buscar uma solução democrática e, duradoura…

  7. Surfista Prateado

    -

    04/09/2010 às 12:55

    Vou te que discordar. Pelo que diz essa gente, parece mesmo haver algo que impede alguns grupos de chegar à universidade… Falta MÉRITO. E parece que essa gente acha que é impossível para tais grupos terem o mérito necessário… Ah, eles são os não-racistas…

  8. Mariazinha

    -

    04/09/2010 às 10:05

    Por que não melhorar o ensino médio para todos? Uma escola pública de qualidade seria o melhor caminho e não essa palhaçada ideológica que estamos presenciando. Paguei meu curso universitário com sacrifício, como muitas pessoas no Brasil, não fiquei esperando o maná cair do céu.

  9. Hélio Pimentel

    -

    04/09/2010 às 10:02

    A Constituição diz “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza…”. Vejam bem: a Constituição não diz que todos deveriam ser iguais de fato! Ela diz apenas que todos são iguais perante a lei.

    A Declaração Universal dos Direitos Humanos diz “Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção…”.

    Ou se revoga a cláusula pétrea (anulando a Constituição toda) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos ou nada feito.

  10. roby

    -

    04/09/2010 às 9:02

    Corretíssimo, tio Rei: cria-se um precedente e a coisa — que sob certos aspectos já parece uma casa-de-mãe-joana — degringola de vez. É a maneira mais segura de instalar sorrateira e paulatinamente o “direito achado na rua” — a ditadura das tais “maiorias” — em substituição à Lei; de tornar o suposto “justo” superior ao “legal”.
    O pior é que muita gente, inclusive em altos postos do Poder Judiciário, vê essa estrovenga com estranha simpatia.
    A depender do resultado das próximas eleições, ainda haveremos de deixar Hugo Chávez roxo de inveja por nosso sistema judiciário bolivarianista. Que Deus tenha piedade de nós.

  11. Marta

    -

    04/09/2010 às 2:14

    Pois é, conhenço um caso curioso, que não sei como essa história de cotas raciais resolveria. Conheço uma família, cuja mãe é branca, mineira, descendente de italianos, o pai, cearense, pardo. Tiveram 5 filhos: três ruivos, cabelos de fogo, sardentos e brancos, um outro também branco e alourado e o quinto pardo, como o pai. São pobres, foram criados com a mãe recebendo um salário mínimo a vida toda, hoje aposentada do INSS, e o pai sempre desempregado. Apesar dessas condições, todos concluíram o segundo grau, sempre estudando em escola pública, de uma cidade dormitório. Todos hoje têm emprego, um deles,inclusive,vejam só, o pardo, com muito esforço concluiu a faculdade (particular) e conseguiu passar num concurso público para cargo de nível superior. Com a ajuda dos filhos, os pais conseguiram comprar um lote e construíram uma boa casa na cidade que moram até hoje. Lembrei dessa família e me pergunto: numa mesma família, como essa, em que há irmãos brancos e pardos,resultado da miscigenação, só o pardo teria direito a entrar na universidade pública pelo sistema de cotas? E os irmãos brancos, filhos do mesmo pai pardo, não teriam direito à cota racial? Esse sistema de cotas é mesmo ridículo. Se é para haver cotas, então que o critério seja a renda familiar e não a cor da pele.

  12. José Geraldo Coelho

    -

    04/09/2010 às 0:53

    Esse partido nojento vem, a muito tempo querendo instituir o regime de aparteid no Brasil sendo que para cada negro pobre existem vinte brancos pobres e descriminados. Brancos que aliás ninguém prova se são brancos puros. A maioria das pessoas de pele branca descendem de negros. Não conheço o secretário da igualdade racial mas se for quem eu penso, é um senhor negro, rico e de pouca cultura.

  13. JOSE DE CPS.

    -

    04/09/2010 às 0:49

    NÃO HAVERIA NENHUMA NECESSIDADE PARA ESTAS MEDIDAS DEMAGÓGICAS E ENGANADORAS SOBRE COTAS RACIAIS, SE O SISTEMA EDUCACIONAL NÃO TIVESSE SIDO CORROIDO PELA INCOPENTÊNCIA, PELA NEGLIGÊNCIA, PELO COMODISMO E PELA OMISSÃO, POIS UM POVO IGNORANTE, MAL EDUCADO, É MAIS FÁCIL DE SE ENGANAR, BASTAM ALGUNS AFAGOS E PRONTO, ESTÃO NO PAPO. DE QUE ADIANTA COLOCAR DENTRO DAS UNIVERSIDADES, ALUNOS SEM BASE INTELECTUAL, INCAPAZES DE ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS? COMO SE NÃO BASTASSE, ESTES APÓS SE FORMAREM, VÃO ENFRENTAR UMA DISPUTA FERRENHA NO MERCADO DE TRABALHO, NA SUA GRANDE MAIORIA NÃO CONSEGUE PASSAR NOS PROCESSOS SELETIVOS DAS EMPRESAS, POIS ESTAS BUSCAM SEMPRE OS MELHORES. O MERCADO DE TRABALHO NÃO ESTÁ NEM UM POUQUINHO PREOCUPADO COM COTAS RACIAIS. QUE VENÇA O MELHOR. “DÊ EDUCAÇÃO DECENTE E COM QUALIDADE, QUE NÃO HAVERÁ NECESSIDADE DE PATERNALISMO BARATO E DEMAGÓGICO”

  14. WAGNER

    -

    04/09/2010 às 0:16

    Reinaldo,como parar a atividades da Fundação Ford no Brasil?

  15. Agejota

    -

    04/09/2010 às 0:09

    Se a tal Secretaria é da “Igualdade Racial”, por que promove justamente a desigualdade? E por que é comandada apenas por negros? E quando aboliu-se a escravidão no Brasil a mão-de-obra camponesa tornou-se o imigrante italiano, um semi-escravo. Sou oriundi, minha família era tão pobre quanto a dos meus amigos e eu sou o único da minha turma que formou-se pela USP. Vão lamber sabão e tomar banho na soda.

  16. WAGNER

    -

    03/09/2010 às 23:26

    Para o movimento negro, só tem dignidade o negro sindicalizado, o negro coletivo, ressentido e vítima do sistema. O negro que está pouco se lixando para as diretrizes do “movimento” é o negro alienado, ludibriado por uma falsa consciência.

  17. Ricardo

    -

    03/09/2010 às 23:11

    E isso tudo remete a uma elementar verdade: NAO EXISTEM NÍVEIS SEGUROS DE ESQUERDISMO. Se levar o pensamento da canalhada a rigor (e não há freio que o contenha), retrocederemos à eterna luta de crasse, e reviveremos aquela fase de ouro do comunismo.

  18. John

    -

    03/09/2010 às 23:11

    Acho que estqa questão de cotas especiais aumenta cada vez mais a discriminação e o racismo a disputa deve ser feita por capacaidade de cada um não se olhando para raça ou côr,criação de cotas é perpetuar o racismo.

  19. Dourado em Luta

    -

    03/09/2010 às 23:08

    CONATITUIÇÃO FEDERAL - Art. 144 - A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

    I - polícia federal;
    II - polícia rodoviária federal;
    III - polícia ferroviária federal;
    IV - polícias civis;
    V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

    § 1º - A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:

    I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;

    Não sei mais o que fazer para que abramos os olhos.

  20. Marcos Paula

    -

    03/09/2010 às 22:13

    Reinaldo. Outro artigo maravilhoso. Mas essa bandidagem petista não tem interesse em fazer uma escola pública de boa qualidade para os pobres.

  21. Lorem Ipsum

    -

    03/09/2010 às 22:08

    Por que o ministro não fala em cotas para a Câmara dos Deputados? Se quer cotas em instituições baseadas no mérito, então, por coerência, deveria propor cotas para a Câmara - essa sim baseada na representatividade.

  22. daniel akatsu

    -

    03/09/2010 às 21:55

    O que será que o pessoal dessa jabuticaba chamada Secretaria da Igualdade Racial pensa sobre o garoto Leandro, aquele que teve uma conversa com Lula s Sérgio Cabral?

  23. Nordestina - CURSO DE MEDICINA SÓ PARA ALOPRADOS

    -

    03/09/2010 às 21:46

    Entendi! Entendi até mais do que devia! A partir de então os bons cursos como medicina, direito, informática, etc terão as quotas para OS ALOPRADOS DO PT. Basta um “bilhetinho prum cumpanheiro”

  24. Rolando Lero

    -

    03/09/2010 às 21:43

    Amado mestre desculpe mas num agüento!

    LULA DISSE “Nosso adversário deveria procurar um novo argumento. Não é possível que possa pedir que eu censure a internet. Não posso fazê-lo. Ele não me alertou. Ele se queixou”,

    SERRA não pediu censura nenhuma! Ele informou sobre a ilegalidade que cometeram alguns sites que vazaram o sigilo da receita. Isso era um ALERTA sim! Se o presidente tivesse tomado alguma providência não estaria nessa situação em que se meteu.
    .
    Dilma que estava subindo em “desabalada carreira” nas pesquisas, parou.

  25. anonimo

    -

    03/09/2010 às 21:38

    Rose Perito - 03/09/2010 às 21:19

    IBOPE ouviu 1806 eleitores em Pernambuco e 1204 em SP?? E mais, em SP pesquisou onde? Em Itaquera, bairro petista do município de SP?

    Ah, tá!

    Pro inferno estas pesquisas!!!

  26. naldig

    -

    03/09/2010 às 21:37

    Começa assim;leva vantagem por ser negro, por ser pobre, por ser mestiço, por ser índio, por ser possível eleitor do Lula. Quando ao resto, Constituição inclusive, que se f…!

  27. MLS

    -

    03/09/2010 às 21:35

    Muito engraçado é que os petistas, que defendem essa política de cotas, se dizem contrários à aprovação automática nas escolas públicas de São Paulo, e fazem disso o slogan do “irrevogável” Mercadante! Eu também sou contrária à aprovação, mas sou contrária às cotas. Como sempre, não dá para esperar coerência do PT!

  28. anonimo

    -

    03/09/2010 às 21:33

    Caio s - 03/09/2010 às 20:05

    Sobre índices de inflação: eles são calculados sobre as chamadas ‘cestas’. O da FGV, por exemplo, inclui o dólar, o do IBGE não. IBGE tem dois.

    Os componentes da ‘cesta’ do IBGE é o Governo Federal que determina. Na época do Delfim Neto, tinha o chuchu, que é produto sazonal, na cesta - deu 80% de inflação no mês.

    Eu não ‘acredito’ em nenhum destes índices. A meu ver são manipulados. O que vale é o meu gasto no supermercado em relação ao meu salário.

  29. Marcelo De Souza Lima

    -

    03/09/2010 às 21:31

    Taí o trecho do artigo quinto da constituição prestes a ser estuprado: “Todos são iguais perante a lei, SEM DISTINÇÃO de QUALQUER natureza”

  30. Rose Perito

    -

    03/09/2010 às 21:19

    Pesquisas, sempre pesquisas (e eu já trabalhei com essa encrenca e até escrevi um guia de pesquisas para universitários).

    1. Sondagens internas tanto do PT quanto do PSDB davam por certo que Dilma havia parado de crescer e Serra parado de cair (realmente o IBOPE mostra isso). Entretanto, essas mesmas sondagens apresentavam dados de que a diferença jamais havia chegado a 24 pontos (o que não está na pesquisa IBOPE, mas aí até dá para entender, porque como é que o instituto iria justificar a queda da dita cuja?)

    2. Uma pergunta ingênua: São Paulo e Pernambuco, por exemplo, têm a mesma população e, consequentemente, o mesmo nº de eleitores?
    O motivo da pergunta é que o IBOPE ouviu 1806 eleitores em Pernambuco e 1204 em SP. A que se deve a diferença na contramão do tamanho populacional dos estados?

    De acordo com dados do IBGE (2009):
    1º lugar - São Paulo (41.384.039 - representa 21,6% da população brasileira).

    7º lugar - Pernambuco (8.810.256 - representa 4,6 % da população brasileira).

    Assim, SP tem 4,7x a população de PE - se a amostra de PE é de 1806 entrevistados, a de SP deveria ser de 8.488.

    E eleitores (TSE/set 2010):

    SP - 30.301.398 (22,313%)
    PE - 6.259.850 (4,6%)

    Então, tem ou não tem algo de errado nessas amostras dos institutos? Será por conta de que, por exemplo, Pernambuco é a terra do Alumiado e São Paulo é o estado onde o PT não ganha eleições?

  31. O Dono das Fazendas Boi Bonito

    -

    03/09/2010 às 21:15

    Prezado Reinaldo, já que o assunto é o Estupro da Constituição Brasileira, penso que chegou a hora de revelar para todo o Brasil: Um grande segredo! Como todos já sabem, os Conflitos por Ética das Fazendas Boi Bonito – Porteirinha (MG) não chegaram até ao Supremo Tribunal Federal por uma razão extremamente simples. É que eu fui traído pelas duas advogadas que contratei aqui na Caatinga. Elas trabalham em dupla. Sendo uma de Janaúba (MG) e a outra, a principal, de Montes Claros (MG). Eu não sou racista. Mas a advogada de Montes Claros que me traiu é: Negra!

  32. celeraman+45

    -

    03/09/2010 às 21:13

    As vaquinhas pastam mansas e bucólicas banalidades deixando um rastro de b*sta. Debaixo das postas brotam inconstitucionalidades.

    Parece haikai, mas espere até sentir o cheiro!

  33. Maria Cristina SP

    -

    03/09/2010 às 21:12

    Sherlock
    - 03/09/2010 às 20:57
    Realmente é o método deles, muitos apelidos mas é uma pessoa só, afinal o Lula já os mandou invadir os blogs da oposição. É um tipo de gente que se alinha ao esgoto.

  34. Tião Barbaridade de Erechim

    -

    03/09/2010 às 21:10

    TCHÊ, REINALDO!
    AQUI NO RIO GRANDE O MULUSCO CACHACEIRO NÃO VALE UM TOSTÃO. HOJE FOI VAIADO EM SANTA MARIA (FOI INAUGURAR PROMESSA DE OBRA). EM ESTEIO TENTOU ENTRAR NA EXPOINTER E FOI VAIA E MAIS VAIA. AQUI ELE NUNCA GANHOU ELEIÇÃO. O GAÚCHO NÃO ACREDITA EM MENTIRAS. O QUE ERA PRA SER UM GRANDE COMÍCIO COM DIUMA, CANCELARAM TUDO ALEGANDO “AGENDA”. SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA A TERRA. ACORDA BRASIL!
    TCHÊ!… QUE BARBARIDADE!

  35. Dilma, a cabeça da lacraia

    -

    03/09/2010 às 21:10

    Correção:

    Se Lulla é a cabeça da serPenTe, Dilma é a bunda dela, afinal, quando abre a boca só sai m%$%@!

    Que se saia Dilma, a cabeça da lacraia e entre Dilma, a bunda da serPenTe.

    E assim será!

  36. aluna

    -

    03/09/2010 às 21:01

    Entendo.Com a demora do seu texto sobre o assunto você deve estar é dando MUITA risada primeiro!!
    O canalha tem muito mais para soltar!!
    Quem mandou excluir , é possível verificar? Atenção PF!!!
    Sustentar que não tem viés político não DÁ mais.
    BATE SERRA BATE!!

  37. Paula

    -

    03/09/2010 às 21:01

    Caro Reinaldo,
    E pensar q um dia cheguei a pensar q a preservação do meio ambiente era o mais importante no Brasil…

  38. Climazzen

    -

    03/09/2010 às 21:01

    Um momento! Se as pesquisas são tão certeiras assim, como sempre frisa o diretor da Folha “uma colher de sopa, mostra o sabor de um caldeirão inteiro”, porque IBOp e Folha acabam de vez enquando dando numeros divergentes? 5 pontos numa imensidão como Brasil é voto pra burro! Eu não me cansa de falar que os insitutos deveriam ter regras mais claras, deveriam consultar o mesmo numero de pessoas e teriam que ter criterios mais abrangentes!

  39. Celso

    -

    03/09/2010 às 21:00

    Desculpe aí se vou destoar do tema do post. No momento acho que devo dizer, ou melhor nem isso. Devo dizer que acho que o Serra deve abrir o coração de verdade e falar do seu programa de governo. Deixar de se confrontrar com uma pessoa sem titulos, como parentensis, como todos já sabem uma mentirosa neste assunto,deixar também de se confrontar com uma pessoa sem o patamar necessário, ou seja, sem a experiência como administrador do patrimôminio público, que apenas não passa de uma gerente do que diz o chefe. Um Zé me desculpe o Serra. Mas o Lula só é o que é porque teve a felicidade de ser antecedido por um governo sério, que controlou as contas,impôs limites aos gastos, criou o plano real. Por exemplo hoje eu pego uma nota de 50 reais e sei que ele tem valor e vai prevalecer nao me preocupo com a inflação. Tá, quem foi quem fez? Foi o Zé Luis Lula ou o FernadoHenrique. Povo ignorante, povo pobre e sofredor, filhos da puta e etc até quando serão enganados! Agora mudando de assunto, mas no mesmo tema. A Dilma participou do sequestro do embaixador dos estados unidos. Vixe meu a não mais forte do mundo será que não poderíamos sofreu retaliação um bombardeio como no vietnam ou como no afeganistaão e no iraque. Não. Naquele momento da nossa história tudo se resolveu. Foi um grupo de extremistas, ou outro nome qualquer que se queira, e foram vencidos pela democracia. Isso é ir longe demais. Mas voltando. Você que me lê acredita que a Dilma que participou de um sequestro de um embaixador dos EUA, participou de um assalto armado ao cofre da casa do governador do estado de são paulo, à época, Ademar de Barros, não seja uma pessoa extremista? Você acha que estas ações foram bricandeira? Esta Dilma é extremista até o ultimo instante. Eu sou pela democracia. Pelo diálogo e pela paz.

  40. anonimis

    -

    03/09/2010 às 21:00

    No meu ponto de vista todo ensino superior deve ser pago pelo aluno. Ricos e pobres devem pagar pelo ensino e se o pobre não pode pagar deve recorrer a bolsa patrocinada pellas empresas e ate mesmo pelo governo. Bolsas por merito tambem é uma forma de beneficio. Os governos estaduais, municipais e federail devem isto sim de cuidar e bem do ensino fundamental garantindo a igualdade aos brasileiros pobres e ricos. O ensino superior hoje beneficia apenas a quem é rico e tem um custo elevado por aluno.

  41. Sherlock

    -

    03/09/2010 às 20:57

    Rei,

    Se prepara: o petralhas estão ATACADOS!!! A hora que começarem a invadir o blog, sai de baixo!
    Acabei de entrar no site da FSP, só pra ver o que os comentaristas de aluguel diriam dessa vez, e é uma carnificina só! Tá parecendo briga de foice!

    Raramente visito a Folha on line (uma questão de auto-preservação) e só hoje observei que ao lado dos nomes há também um número - me pareceu que é a quantidade de comentários já feita pelo fulano. Bom, se é mesmo isso, que tem gente ali que vive de fazer comentário! 600, 800, mil comentários! De um mesmo fulano? vai dizer que isso não é de aluguel? Faz-me rir!

  42. Rodrigo

    -

    03/09/2010 às 20:57

    Cotas? Que lixo! Chega dessa baboseira politicamente correta!!!!

  43. Paulo Bomfim

    -

    03/09/2010 às 20:56

    Reinaldo, quanto à questão de as cotas raciais serem totalmente inconstitucionais - e amorais, racistas, vagabundas, mentirosas, segregantes - não resta debate. Qualquer um com a cabeça lúcida reconhece isso. Mas discordo de ti quanto às cotas sociais. Penso que elas vêm, não para criar justiça social, mas as vejo mais como um reconhecimento àqueles alunos que estudam nas péssimas escolas públicas e, por esforço, conseguem chegar ao patamar dos que estudam em escolar particulares. É claro que a correção percentual dada não deve ser tamanha a ponto de fazer com que um aluno de escola pública não tão bom chegue à faculdade, em detrimento de um de escola particular. Em suma: as cotas sociais tem seu fundamento, ao meu ver, ao reconhecer o valor do esforço daquele estudante (branco, preto, vermelho, amarelo). Abraço.

  44. Rose Perito

    -

    03/09/2010 às 20:53

    Brasil, terra de espantos.

    1. O presidente Lula estupra a nossa consciência e o nosso intelecto diariamente. A última foi acerca de Serra ter falado com ele em SP, no dia 25 de janeiro, nas comemorações do aniversário da cidade - já que não podia negar, inventou uma desculpa daquelas bem malandras.
    Segundo Lula “Nosso adversário deveria procurar um novo argumento. Não é possível que possa pedir que eu censure a internet. Não posso fazê-lo. Ele não me alertou. Ele se queixou”.

    Ora, famosa desculpa de ‘joão sem braço’: como presidente deveria prontamente mandar algum subalterno (e há pencas deles à sua volta)investigar do que se tratava - até mesmo pelo fato de se tratar de violação à Cosntituição (dados sigilosos da RF) e atingir a reputação de um órgão federal até então tido como referência.
    Além disso,o assunto fora levantado por um governador de estado.

    Lula: ” E eu não vou permitir que nenhuma futrica menor, porque não tem nenhuma acusação grave contra o Serra, tem aquelas coisas de internet, atrapalhe. O presidente da República tem coisa mais séria para cuidar do que as dores de cotovelo do Serra”.

    E mais: quel disse que foi aventada a hipótese de censurar a internet? É de uma canalhice à toda prova distorcer as palavras e os fatos para se sair bem na foto (o que é uma constante em se tratando de Lula e petistas em geral quando pegos em situações constrangedoras).

    2. E agora qual vai ser a nova versão inventada por este governo de araque para explicar que o tal contador 171, Antonio Carlos, era filiado ao PT de 2003 a novembro de 2009?
    Se isso não é indício de manipulação político-eleitoreira … conte outro conto da carochinha.

  45. Roberto Figueiredo

    -

    03/09/2010 às 20:52

    Prezado Reinaldo:
    Acabou de sair, no Jornal Nacional, a informação de que o sujeito que usou a procuração falsa era filiado ao PT…

    Sinto profunda tristeza e vergonha pelos dias que vivemos. O Brasil merecia sorte melhor. Quanto desrespeito aos direitos e garantias fundamentais e à Constituição…

    E ainda há tontos defendendo o governo e o PT. Estão dando um tiro no próprio pé. Acham que a democracia baseia-se exclusivamente na vontade da maioria.

    Muitas tiranias do passado (e também do presente) tiveram grande legitimidade popular: basta lembrarmos o nazismo alemão, o fascismo italiano e o socialismo soviético…

    Estado Democrático de Direito pressupõe também a proteção da minoria contra as arbitrariedades estatais, o que é justamente o contrário do que vemos nos dias que correm…

  46. 2º tentativa: para reinaldo, por favor

    -

    03/09/2010 às 20:49

    reinaldo,
    criptonita do lula: fhc. erro fugir ao duelo. fhc, real, telefones, vale, petrobras, instituicoes ( q tanto vc gosta, amaciar o ego ), tudo…
    forcas do bem, foras do mal… é serio
    fhc… é o unico caminho.., tentarei levar isso ao candidato, porem, ele tbm é parte do que acontece agora…
    a unica saida é juntar-mos ao general que já derrotou esse bestalhao barbudo…
    o povo, quem pensa, deve estar do lado de FHC… deve ter como mostrar a diferenca, confio em ti

  47. marcia castro

    -

    03/09/2010 às 20:48

    Reinaldo,

    Eles acabaram de enterrar as escolas públicas e desejam fazer o mesmo com as universidades.

  48. FERNANDA

    -

    03/09/2010 às 20:48

    URNAS ELETRÔNICAS SÃO FRAUDE GENTE!ACORDA PESSOAL!ROUBARAM AS PROVAS DO ENEM. E TROCARAM OS CARTÕES DE MEMÓRIA DAS URNAS VC VOTA MARINA , VOTA SERRA E COMPUTA DILMA!POR ISSO ELES RIEM DA NOSSA CARA!VÃO FAZER O QUE QUISER E TODOS VÃO ACEITAR?AS PESQUISAS VÃO BATER COM AS URNAS POR QUE JÁ SABEM OS RESULTADOS ELES TROCARAM OS CARTÕES!

  49. Brasileiro

    -

    03/09/2010 às 20:43

    Belas palavras de um pastor da Igreja Batista:
    http://www.youtube.com/watch?v=ILwU5GhY9MI
    Quando um líder evangélico tem essa postura é de se elogiar, porque senão fica parecendo que só líderes católicos têm se mostrado cristãos, né?

  50. fontana

    -

    03/09/2010 às 20:43

    Analisando tanto do lado criacionismo e do lado evolucionismo, não existem raças.O conceito de raças já foi pro espaço.É fato.Querem moleza?…vão tomar sopa de minhocas.

  51. alvaro

    -

    03/09/2010 às 20:40

    http://www.youtube.com/watch?v=ILwU5GhY9MI

    espalhem esta apresentação para o Brasil todo, principalmente entre os sujos.

  52. MINEIRIN INVOCADIN

    -

    03/09/2010 às 20:35

    REINALDO,AGORA HÁ POUCO NO “JN”,MAIS UMA “DESCOBERTA” SOBRE O ESTELIONATÁRIO DE MULTI-CPFs: ERA PETRALHA DE CARTEIRINHA E TUDO,DESFILIANDO-SE(CREIO QUE SENDO DESFILIADO SERIA O TERMO MAIS APROPRIADO!)CERCA DE DOIS MESES APÓS A VIOLAÇÃO! O ILUMINADO CARDOSOS,SECRETÁRIO DO pt,SAIU-SE COM ESTA “PÉROLA”: “SE ERA FILIADO,NUNCA TEVE PARTICIPAÇÃO ALGUMA NO PARTIDO;SUA FILIAÇÃO ERA APENAS ‘CARTORIAL’!” QUANTO AO ESTELIONATÁRIO,DISSE NÃO SE LEMBRAR DE TER SIDO FILIADO,MAS QUE “SE ACASO FOI,DEVE TER SIDO NUM MOMENTO DE EUFORIA!” BANDO DE SAFADOS! PORCOS IMUNDOS! TODOS OS PINÓQUIOS!

  53. beaujolais

    -

    03/09/2010 às 20:34

    Nos países adiantados, títulos universitários têm pouco valor. Nos estados unidos, por exemplo, 2 anos de College e cursos de especialização (geralmente através de certificações por companhias privadas) é o que basta. O que importa são os “skills”, é o saber fazer bem o que a empresa necessita. O resto é ornamento. Bem, é o que me dizem…

  54. Chiquirta Bacana

    -

    03/09/2010 às 20:32

    QUENTÍSSIMA!!!:
    - Hoje, aloprallu “recorreu”(termo gaudério que significa inspecionou) o potreiro petista UFSM -RS. Babava! Em seu comício bradou: ” - Agora, no ffféculo 21 u que a genti têin que esportá é u cunhecimentu. A genti tem qui esportá u cunhecimentu.”
    Pobre Dr. Mariano! Ver, de tão longe, a sua cria sendo vilipendiada e sem poder impedir… Teve tristeza no Céu.

    MAS O MELHOR VEIO DEPOIS: O HOMEM DOS 96% FOI VAIADO, QUANDO VISITAVA (CORREEENDO) A EXPOINTER. Mais tarde, falas de improviso TENTAVAM DISFARÇAR O MICO. Os discursos foram pra o brejo. “O CARA” AMARELOU!
    Ué, tem rebanho(AGRONEGÓCIO) que não tolera cabresto!
    Roteiro: - 1º) Pavilhão dos pequenos produtores;
    - 2º) Pavilhão das ovelhas.(Significativo,né?)
    E… escafedeu-se dali mesmo, ENTRANDO NO CARRO ESTACIONADO NA PORTA DO PAVILHÃO, abaixo de FORA! FORA!

  55. Oswaldo

    -

    03/09/2010 às 20:29

    Reinaldo, viu no JN agora? O contador Atella era filiado ao PT…

  56. MINEIRIN INVOCADIN

    -

    03/09/2010 às 20:26

    REINALDO,A SENHA PARA IMBECILIDADES AOS MONTÕES,AOS BORBOTÕES,AOS TRAMBOLHÕES FOI EXPEDIDA PELO senhor feudal,A TODOS OS LACAIOS A seu SERVIÇO! ESTE É O “JEITO MINOTÁURICO DE ADMINISTRAR”,DESTRUINDO BAIAS,COCHEIRAS,CURRAIS E DEVASTANDO TUDO E TODOS QUE ESTIVEREM NA TRILHA DA MANDA EM DESABALADA CARREIRA! É O ESTOURO DA BOIADA LIDERADA PELO touro bandido!A ÚNICA ESPERANÇA É QUE,EM SEU TROPEL DESVAIRADO A CORJA SE PRECIPITE EM ALGUM ABISMO! ESSE “PAU MANDADO” DO coroné muladino NÃO TEM MASSA CEFÁLICA PRA ENTENDER sua EMPREITADA E SÓ PROCURA SER MAIS UM “elói da indecência”!

  57. Aluna

    -

    03/09/2010 às 20:24

    Por que ele se desfiliou em 11 /09??
    Hahahaha!!!
    Bate Serra. Bate !!

  58. FERNANDA

    -

    03/09/2010 às 20:23

    ESSAS PESQUISAS NÃO DIZEM A VERDADE!HOJE NO JORNAL NACIONAL ELA NÃO CHEGOU NEM A 100%! ERA QUE 77% GOVERNO LULA ERA ÓTIMO , 18% ERA REGULAR E 4 % ERA RUIM SOMANDO DÁ 99% E O 1% CADÊ????

  59. Mutley,

    -

    03/09/2010 às 20:21

    Reinaldo, imagine que Lullão, ‘O Grande Patrono’ do ensino, no Brasil, multiplicador emérito de universidades como nunca antes nezte paiz. (A que o gigante criou: Universidade Federal do Triangulo Mineiro, em Uberaba, por exemplo, existe há 54 anos, e teve sua criação assinada (com foto e tudo) pelo, nada menos: JUSCELINO KUBTSCHEK DE OLIVEIRA. Voltando. Que lullão criasse uma universidade, exclusivamente para atender cotas raciais, seria uma solução?…Seria uma discriminação?…Que efeito isso provocaria? - Outra questão: Seria produtivo para a sociedade ‘formar’ profissionais em áreas de excelência (mesmo que eles (os alunos) não atendessem aos requisítos mínimos de saber?)… Aí, ai, Renaldo, ajude nos a destrinchar essa pendenga, êta trem custoso, sô!?.

  60. Maurício.

    -

    03/09/2010 às 20:18

    Reinaldo, Dilma parou de crescer. E - depois de tantos escândalos - vai começar a cair.

    É a hora da virada!

    Dilma mantém vantagem sobre Serra e venceria no 1º, aponta Ibope
    03 de setembro de 2010 | 20h 11
    Jair Stangler/SÃO PAULO - Estadão.com.br

    A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, manteve a vantagem de 24 pontos sobre o tucano José Serra apontada na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo feita entre os dias 24 e 26 de agosto. Segundo a nova pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, feita entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, a petista tem 51% das intenções de voto (59% dos votos válidos) contra 27% do tucano.

  61. Marcos Pereira

    -

    03/09/2010 às 20:18

    Reinaldo,

    A discussão racial, sempre leva a discussões calorosas, emotivas. Porém sempre desconsideram os aspectos históricos reais e, ao propria fato de que, queiramos aceitar ou não, a diversidade racial ou étnica é uma realidade em nosso planeta. Portanto, as diferenças fazer parte da natureza humana e, estas diferenças tem um propósito: Desenvolver a tolerância, compreensão e respeito entre povos e raças.
    No Brasil, infelizmente aqueles que lutam pela igualdade racial dos negros, desconhecem ou deturpam a história. Veja bem: A escravidão iniciou-se no Brasil Colônia, no século XVI. A independência do Brasil,de Portugal, foi em 1822. A Libertação do Escravos em 1888. A proclamação da República em 1889.
    Portanto, o regime de escravidão sob responsabilidade brasileira durou 66 anos num regime de governo imperial. No regime republicano, onde se poderia cobrar efetivamente responsabilidade constitucional e moral da Nação Brasileira, já não havia mais escravidão.
    A reinvindicação daqueles que fazem apologia às políticas de cotas para negros simplesmente desconsideram os aspectos históricos e de responsabilidade: Deveriam propor cotas para negros brasileiros nas universidades portuguesas? Afinal foram mais de 300 anos de regime colonia sob escravidão. Deveriam estas mesmas pessoas buscar reparações nos países africanos, de cuja economia era baseada na exploração da escravidão?
    Com isto, esquecem-se dos valores, qualidades e aptidões da raça negra: Exímios atletas, cantores brilhantes, grandes poetas e trabalhadores incansáveis.

  62. justiça

    -

    03/09/2010 às 20:15

    Sem querer voltar no tempo e descobrir como os povos negros “viviam em harmonia”,antes do contato com os diabos brancos,é só lembrar do recente genocídio em Ruanda, prova do quanto os negros se adoram, são unidos, e sabem dar exemplo de respeito e humanismo aos brancos, vermelhos e amarelos.

  63. Jacor1976

    -

    03/09/2010 às 20:08

    ” nem um pedaço da minha biografia precisa ficar trancada num cofre em época de eleição …” - José Serra Candidato a Presidente do Brasil em discurso aos prefeitos dia 02/09/2010
    Quem puder assista e divulgue o link no you Tube o discurso é muito bom mesmo longo é um belo e contundente discurso que qualquer um que viu/ouviu não vai esquecer tão cedo… e como tem passagens de coisas que já discutimos aqui…confiram…

    http://www.youtube.com/watch?v=yDRDFY1XLho

  64. Mass

    -

    03/09/2010 às 20:07

    A pouco tempo éramos brasileiros, agora somos brasileiros, negros, pobres, sem terra, índios, excluídos, sem isso ou aquilo ou seja estão dividindo para reinar.

  65. Caio s

    -

    03/09/2010 às 20:05

    Rei, desculpe fugir do tema mas algo tem me incomodado muito. O índice de inflação no Brasil é medido por dois institutos: IBGE que divulga o IPCA (é o índice oficial do governo) e a FGV que divulga o IGP-M (portanto, independente). Nunca antes na história deste país vi uma diferença tão grande entre eles como nos últimos meses. É assim mesmo ou estamos vendo a “argentinização” dos números oficiais?

    Sugiro que alguém da área de economia da Veja verifique e denuncie!

  66. justiça

    -

    03/09/2010 às 20:02

    Quem realmente quer estudar, não importa se preto ou branco, rico ou pobre, estuda se esforça e trabalha para chegar à Universidade, não por favores ou esmola, mas por mérito. Quem tem dignidade e vergonha na cara não aceita esse tipo de benefício. O bando que tenta fazer do Brasil a casa da mãe Joana, ilustra uma verdade; “O que separa os homens é a estupidez”.

  67. Sergio

    -

    03/09/2010 às 20:01

    Vim de família pobre (continuo pobre, creio eu, apesar de ser enquadrado na “Classe Social A1″). Estudei a vida inteira em escola pública (Inclusive universidade).

    Acho um absurdo completo tentar resolver o problema da desigualdade de oportunidades pelo modo mais fácil.

    Vão corrigir um erro (a desigualdade de oportunidades) com outro (as quotas raciais).

    Políticos….Façam melhor o seu trabalho, roubem menos, se esforcem mais. Quem sabe assim sobre dinheiro para investir na educação.

    Ralei minha vida inteira. Trabalho desde os 15 anos. Estudei feito um maluco pra entrar em faculdade pública porque não teria condições de pagar por uma). A métrica que deve ser levada em conta, em tudo na vida, é o MÉRITO !

  68. nihil

    -

    03/09/2010 às 19:57

    Benedita da Silva, Orlando Silva, Matilde Ribeiro, Joaquim Barbosa, são exemplos de negros que chegaram ao poder e não deram certo. Uns por corrupção comprovada, outros por corrupção ainda não comprovada.
    Talvez umas cotas raciais em presidios fosse mais apropriado.

  69. Rolando Lero

    -

    03/09/2010 às 19:57

    “Movimento organizado para estuprar a constituição.
    Captei! Captei! amado mestre, é o popular: “F@#&r a constituição”

  70. anonimo

    -

    03/09/2010 às 19:56

    Lula só fala para os iletrados e os desrespeita. O que fazer com uma pessoa que debocha publicamente das pessoas mais simples, heim?

    Lula diz, agora, que Serra não o ‘alertou’ sobre sua filha x Receita Federal, Serra só se ‘queixou’!!!

  71. Marcelo

    -

    03/09/2010 às 19:55

    Hoje, participei de uma reunião do PSDB com um candidato a senador, que já foi senador, e diga-se de passagem, um senador q fez história e honrou o meu estado. Ele deixou bem claro que não concorda com a estratégia de serra, acha q está completamente errada e os resultados estão aí. O PT se arroga o construtor de tudo, até dos genéricos. E Serra assiste, impassivelmente, essa mentira, sem mostrar ao povo os avanços de FHC, as conquistas do PSDB. Não está defendendo o partido, e ele está achando q o candidato deveria ter sido o FHC.
    Acho q ele tem total razão. Estou fazendo reuniões com 20 a 40 pessoas nos bairros da minha cidade, levo um retroprojetor e um dvd com videos que baixei na internet. Quando mostro a verdade, sem brincadeira nenhuma, há uma virada de casaca coletiva. Não é fenomeno isolado. é a realidade. Quando Serra vai mostrar a verdade? Infelizmente, acho q nunca.

  72. Bruno Melo Oliveira Santos

    -

    03/09/2010 às 19:54

    Cotas, raciais ou sociais, demonstram o preconceito. O aluno deve ser julgado por sua competência e ponto.

  73. humberto sisley

    -

    03/09/2010 às 19:52

    sobre as origens do Daomé:

    Economicamente, entretanto, Hwegbajá e seus sucessores lucraram principalmente com o tráfico de escravos e relações com os escravistas estabelecidos na costa. Como os reis do Daomé envolveram-se em guerras para expandir seu território, e começaram a utilizar rifles e outras armas de fogo compradas aos europeus em troca dos prisioneiros, que foram vendidos como escravos nas Américas.

  74. Delmar Fontoura

    -

    03/09/2010 às 19:52

    A Democracia Utópica.

    Após: o movimento civil reivindicando eleições diretas - Diretas Já -, l983-l984; a reunificação das Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, simbolizada pela queda do Muro de Berlim em l989; o fim da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética, que durara de l945 a l991, tivemos nas Américas um realinhamento nas correntes políticas.

    No inicio desse havia uma corrente de pensamento de que a tendência ditatorial dos Países Centro e Sul Americanos enfraquecera. A globalização, de início na economia, mostrava sua cara forçando essa linha de pensamento político e que não havia clima para aventuras ditatoriais… …Lamentável engano!

    Os analistas e pensadores esqueceram-se de dois fundamentos: a “Natureza universal” e o “ser humano” escravo do primeiro…

    Embora estejamos dando os primeiros passos na era do conhecimento já temos condições de entender que essas leis universais são inexoráveis no caminho traçado para a humanidade, pois, diante delas, somos partículas desprezíveis, que serão levadas de roldão nesse processo sem retorno.

    Independente do que se pensara permaneceu uma mente doentia como Fidel Castro e ressurgiram outras como: Lula, Ugo Chaves, Evo Morales, Cristina, Zelay, representantes de um “neolateralismo” como se o Dr. Frankstein tivesse usado partes de Hitler, Stalin e Lenim e os corações de “Mau Tse-tung” e “Pol Pot”!…

  75. Jacor1976

    -

    03/09/2010 às 19:52

    wellinton das 19:24 trocou um pouco as bolas mas pelo menos parece que foi para a escola…e pelo jeito sem precisar de cotas quaisquer…

  76. cleusa

    -

    03/09/2010 às 19:49

    Penso que enquanto houver esta diferença de ensino entre escola pública e escola particular será impossível haver uma equiparação dos alunos. enquanto a escola pública diz que a criança só pode começar a escrever após os 5 anos as cianças de escolas particulares estudam com apostilas e já com 3 anos escrevem seus próprios nomes e reconhecem todas as letras. se ditarmos letra por letra elas já escrevem tudo.è isso aí…

  77. Anônimo

    -

    03/09/2010 às 19:47

    No Brasil é dificil dizer quem é negro ou branco.É desculpa do governo que não faz nada pela educação e invetou essa tal de cota.O negro tem que deixar de ser coitadinho.Uma boa escola e professores capacitados seria uma melhor opção.Dinheiro tem!.É só parar de roubar os cofres públicos.

  78. Anônimo

    -

    03/09/2010 às 19:45

    Reinaldo:
    Mais uma coisinha: FHC é alvo do ódio dessa gente porque a ajudou. De fato, foi o nosso Kerensky. Maldito seja!

  79. Matias

    -

    03/09/2010 às 19:45

    Reinaldo, o STF ainda não analisou a constitucionalidade das cotas.

    OFFtopic: Algo estranho acontece quando vou comentar. Aparece um nome totalmente desconhecido e como se a pessoa estivesse logada.

  80. Marcus Borelli

    -

    03/09/2010 às 19:45

    Ótimo comentário do Bobby. Concordo plenamente.

  81. Cris Azevedo

    -

    03/09/2010 às 19:43

    Mas não vão! Assinem a[i, gente! http://www.petitiononline.com/1brasil/petition.html

  82. Claudio Anti-lulismo e petismo

    -

    03/09/2010 às 19:42

    O STF considerou constitucional a discriminação racial? Putz, tamo fudido! Não adiantou nada então minha reclamação ao MPF sobre essa porcaria de política pública, já que os “guardiões da Constituição” consideraram legal a prática. Estou começando a pensar em aderir a certas causas “separatistas”.

  83. Denny Doherty

    -

    03/09/2010 às 19:41

    Caro Reinaldo: Era dessa corja dionisíaca que o glorioso EB lutou por nos livrar. Quem chama de ditadura militar o período que criou o Brasil moderno há de queimar a língua quando vir o que é de fato ditadura.

  84. Esther Correa

    -

    03/09/2010 às 19:41

    Oi tio Rei
    Quer dizer que não existe mais avaliaçõa de mérito, né? Aqueles que são pobres, pardos ou negros devem ingressar na faculdade, independentemente de seus méritos intelectuais?Eles podem, em nome das cotas, entrarem numa faculdade sem ter preparo? Não deveria ser o preparo o único critério p/ os fazerem ingressar numa faculdade, independentemente de serem brancos, pardos ou negros? Eis aqui presente o preconceito racial, proibido pelo art. 5º de nossa Constituição: ‘TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, INDEPENDENTEMENTE DO SEXO OU RAÇA”.
    aI, TIO rEI, A Constituição está sendo violada o tempo todo, por estes gigantes da legalidade.

  85. PT - BOLCHEVÍRUS LETAL À DEMOCRACIA

    -

    03/09/2010 às 19:40

    A boa notícia é que eles não pretendem reinstituir a casa grande e a senzala, mandando os brancos para a senzala por compensação histórica.

  86. @MauroVS

    -

    03/09/2010 às 19:38

    “Todos são iguais…” parece que tratam como blá, blá, blá ou não entenderam. Brasil preto e branco é um saco.

  87. anonimo

    -

    03/09/2010 às 19:38

    Wellington - 03/09/2010 às 19:24

    Wellington: - Dunga mostra que é um bobo. Dilma nunca lutou pela Democracia e sim pelo Comunismo.

  88. Marcus Alcoforado

    -

    03/09/2010 às 19:37

    Reinaldo, veja abaixo o que saiu na Folha a pouco:

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, não o alertou sobre o vazamento de dados fiscais de sua filha Veronica, mas sim se queixou.

    “Nosso adversário deveria procurar um novo argumento. Não é possível que possa pedir que eu censure a internet. Não posso fazê-lo. Ele não me alertou. Ele se queixou”, afirmou o presidente.

    Sobre os artigos mostrados por Serra sobre Veronica em blogs de apoio ao PT, Lula rebateu dizendo que a internet é livre.

    “Sempre achei que a internet livre tem coisa extraordinariamente séria e coisa extraordinariamente leviana. Não tem nada demais o que a internet publicou sobre a filha de Serra. Há insinuações como há contra o presidente Lula, contra a família do presidente Lula, contra vocês jornalistas individualmente. Se escrevem alguma coisa que o internauta não gosta, tomam cacete o dia inteiro”, disse Lula.

    Lula também afirmou que Serra está com “dor de cotovelo”

    “O Serra precisa saber uma coisa: eleição a gente ganha convencendo os eleitores a votar na gente. Não é tentando convencer a Justiça Eleitoral a impugnar a adversária. Isso já aconteceu em outros tempos, na ditadura militar. Na democracia, o senhor Serra que vá para rua, que melhore a qualidade de seu programa [e TV]“, disse Lula em referência ao pedido do PSDB para cassar a candidatura de Dilma Rousseff (PT).

    Ontem, a representação foi arquivada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

    “E eu não vou permitir que nenhuma futrica menor, porque não tem nenhuma acusação grave contra o Serra, tem aquelas coisas de internet, atrapalhe. O presidente da República tem coisa mais séria para cuidar do que as dores de cotovelo do Serra”, completou o presidente.

    O que você acha deste comentário, do Presidente do Brasil?
    Na minha humilde opinião, nunca vi ou li, tamanho cinismo misturado com
    arrogância, verbalizado por um Presidente deste nosso Brasil.
    Que dizer que um Governador de Estado, alerta o Presidente da República,
    sobre possiveis crimes e a bela resposta dele é:
    O presidente da República tem coisa mais séria para cuidar do que as dores de cotovelo do Serra”
    Bom é isto Reinaldo, a que ponto chegamos…

  89. Roubocoop

    -

    03/09/2010 às 19:36

    Rico nem pobre quer estudar em universidade, quer jogar futebol, virar artista, quer ter sucesso nessas peneiras em que só se entra por mérito mesmo.

  90. Cil

    -

    03/09/2010 às 19:36

    Sou negra, descedente de ex-escravos, filha de negros pobres, e que estudou a vida inteira em escola pública, incluindo aí pegar todos os períodos de greve possíveis. Me orgulho de nunca ter perdido ano escolar e de ter entrado na universidade por meus méritos. Acho essa política de cotas um tapa na cara de qualquer negro nesse país. Foi a pior coisa já feita desde a assinatura da lei aurea, que deu liberdade, mas não condições dos negros viverem dignamente nesse país. A política de cotas é tão nociva aos negros no Brasil, como é nossa publicidade, que insiste em mostrar famílias brancas, gente branca, gente loira… comprando shampoo, dirigindo carro, usando pasta de dente ou bebendo refrigerante. Morei nos EUA e me senti mais cidadã americana do que brasileira.

  91. Delmar Fontoura

    -

    03/09/2010 às 19:33

    Alô Reinaldo!

    A simetria do Não Sei.

    Não emburrei, não sou burro
    Não sou cego, pois eu vi.
    Não me digam que não sei.
    Não digam que não entendi!…

    Sei que não foi tudo o que vi.
    Sei o tudo que vi e quis ver.
    Sei, aquilo que vi não foi tudo.
    Sei que não vão querer ver!…

    Não sabem o tanto que vi.
    Não sabem o feio que é tanto.
    Não viram, pois não quiseram.
    Não quiseram aquilo que viram!…

    Sei que adianta pouco dizer muito.
    Sei que dizer muito pouco adianta.
    Sei que ouvir dizer não adianta muito.
    Sei que mais dúvida, ouvir dizer, levanta!…

    Não!… O pior ainda é que sei tudo.
    Sei!… E pior de tudo é o que não sei.
    Não!… O pior é não saber o quê de tudo.
    Sei!… E quê é o pior tudo do que não sei!…

  92. anonimo

    -

    03/09/2010 às 19:33

    Pode fazer 10 decretos desses ou mil - tem tanta Faculdade por aí ociosa, sem candidatos às vagas.

    Pagou, entrou! Não quer gastar seu dinheiro, mente sobre sua renda familiar que o Prouni resolve o seu problema.

    Essa ‘ameaça’ de decreto fajuto, que não tem serventia nenhuma, nada mais é do que mais ‘um recado’ de afronta à Constituição.

  93. Bobby

    -

    03/09/2010 às 19:32

    Melancólica reflexão vespertina

    Reinaldo -
    A noite acaba de descer aqui na cidade. Lá fora, na rua onde moro, o ruído não é tão grande que atrapalhe a reflexão. Minha mulher está na sala vendo sua correspondência pessoal no “laptop”.
    Estou só no meu escritório. Acabei de ler alguns comentários seus e parei para refletir. Agora escrevo minha conclusão muito particular.
    Se houve no passado algum dia em que foi muito necessário rezar pelo Bem Comum do Brasil, hoje, 3 de setembro de 2010, tal necessidade é muitíssimo maior.
    Pesquisas eleitorais suspeitas de dirigismo estatístico; discursos eleitorais repletos de arrogância e grosseria; cinismo escancarado; planos diabólicos para sufocar a liberdade de imprensa; invasão de sigilo; centenas de mentiras; e, enquanto isso, o MST está quietinho, quietinho, para não atrapalhar a candidata inventada,arquitetada pela “turma” (sim, pela “turma”, porque Lula é apenas a fachada do esquema). E muitos bispos ainda calados, como se nada de mal estivesse acontecendo no país…
    Tudo isso, Reinaldo, é dose extremamente forte para ser vencido por meios exclusivamente humanos. Você é católico declarado. Você sabe qual é o significado e a importância da oração. A hora de rezar é AGORA!
    [Se quiser apague este meu comentário].

  94. Oséas R. Oliveira

    -

    03/09/2010 às 19:28

    É, não vou dizer que é a vida porque não é. É mais fácil burlar a lei e oferecer bolsa racismo que lutar por melhores escolas, melhores investimentos sociais e etc.
    Dinheiro para colocar na cueca não falta e o tal secretário sabe bem disso.
    Pobre Brasil, pobre dos brasileiros pretos e pardos que são representados por gente como este secretário.
    Sou pardo e minha parte nesta representação estou doando a quem quiser.

  95. Carlos

    -

    03/09/2010 às 19:27

    Sou contra cotas inclusive para alunos de escolas públicas. Não podem ser penalizadas as famílias que, já pagando uma fortuna em impostos, são obrigadas a gastar outra fortuna com ensino particular para os filhos, uma vez que o setor público não é capaz de ofertar uma educação minimamente decente. Os pais que gastam com a educação dos filhos deviam receber isenção de impostos, uma vez que ele assumem tarefa a qual o estado se diz responsável,reduzindo inclusive a demanda nas escolas públicas e impedindo o caos definitivo nelas. Mas se as cotas para alunos de escolas públicas forem aprovadas, inevitavelmente elas terão que absorver a migração dos alunos das particulares, que vão querer ter acesso a essas cotas eo resultado será absolutamente desastroso.

  96. jefferson

    -

    03/09/2010 às 19:25

    Reinaldo sei que não tem nada haver com o assunto mas queria que deste uma olhada na entrevista de uma senhora ao globo news agora a pouco sobre as tentativas de acordo entre Israel e os palestinos, parecia marco aurélio garcia falando em seus melhores tempos, ela praticamente vociferou toda a propaganda de esquerda contra Israel bem aqui na tv,como a globo deixa uma mulher dessa falar eu não sei.

  97. FERNANDINHO BEIRA RIO

    -

    03/09/2010 às 19:24

    BRILHANTE REINALDO.
    NÃO “PRIVILEGIAR” E PREJUDICAR OS “BRANCOS”, TAMBÉM NÃO É RACISMO? HEHEHEH
    UM LEAL ABRAÇO.

  98. Sapo Barbudo

    -

    03/09/2010 às 19:17

    Os FDPs nunca respeitaram nada, esta é a cara do PT. Constituição, democracia, congresso e senado são empecilhos para o PT chegar à Republica Bolivariana do Brasil. O PT é o pior que tem em política, é a ameba do vírus da bactéria da mosca do coco do cavalo do bandido. São uns merdas sem escrúpulos e ignorantes. Esta é a única raça que tem de ser extinguida do Brasil.

  99. Paulo

    -

    03/09/2010 às 19:17

    Tenho notado aqui em Brasília que os carros raramente tem plásticos de candidato à presidência, ao contrário do que aconteceu em outras eleições. Se a Dilma está tão bem nas pesquisas, porque raramente vejo os malditos plásticos com a latinha da candidata. Se, no entanto, as pesquisas estiverem altamente manipuladas então os carros sem plásticos são de pessoas anti-Dilma acoados como a maioria dos não-petistas e com medo dessa gente bandida que pode fazer qualquer coisa contra a oposição. Acho que é uma imensa espiral do silêncio em curso no Brasil.

  100. Delmar Fontoura

    -

    03/09/2010 às 19:17

    Desse Delírio, Esse Poder!

    Ouço o som de notas,
    um farfalhar…
    Vem de um Planalto,
    que é fétido…
    Espraia-se em névoa,
    ao descer!…

    É um delírio ímprobo,
    sem ética…
    É nauseabundo o cheiro!
    das notas…
    São notas que pagam
    esse delírio,
    desse delírio,
    esse poder!…

  101. olgadisse

    -

    03/09/2010 às 19:16

    me dei ao trabalho de dar um google nesse senhor. Ele estudou na federal do rio (zootecnia). deve ter entrado por vestibular. não deve ter gostado do esforço que teve que fazer (ele e todos nós) para merecer essa vaga. Prefere a moleza, o beneplácito, o compadrio. Pior para nós.

  102. POLY

    -

    03/09/2010 às 19:16

    Quanto custa, hoje, no Brasil o ” CUSTO IDEOLÓGICO”?
    Temos o custo Brasil. Temos a alta carga tributária. Mas, quanto vai nos custar este besteirol ” Ideológico “? Pois,
    isto tambám tem e terá um preço.

  103. bertolozzi

    -

    03/09/2010 às 19:15

    O negocio desse pessoal é sempre nivelar por baixo, educação, terras etc e tal. Para mim, coisa de vagabundo que não quer correr atrás de nada na vida, quer tudo de mão beijada. Que tal estudarem, trabalharem prá valer??? A escola pública não é boa, recorram aos livros nas bibliotecas públicas, leiam, se informem. O cara conseguiu 10 mil bois e sei lá quantos hectares de terra, vá lá e trabalhe a vida toda como ele e tente fazer igual. Mas se ganha um pedaço de terra via essa coisa de reforma agraria e MST, o sujeito rapidamente vende o terreninho, então não encha minha paciência depois. Quer ganhar dinheiro fácil?? Tem bolsa familia, banda de pagode, futebol, Big Brother nús “artísticos”, Farcs e otras cositas más.

  104. Heitor

    -

    03/09/2010 às 19:11

    Disque Denúncia Eleitoral Oficial

    08008803448 Estado de São Paulo

    Corinthians é religião. O Estado não é laico?

    Eu já denunciei, enviei as provas que tinha mão.

    Você encara a torcida?

  105. Inez

    -

    03/09/2010 às 19:11

    Não há lei, não há nada que impeça o negro de ingressar na universidade, assim como quem corrige a prova não tem a menor ideia da etnia da pessoa cuja prova está em suas mãos.
    Eles querem transformar a universidade da produção do conhecimento para a formação de mão-de-obra.
    Mas qualquer que seja o interesse o critério tem que ser um só, O MÉRITO.

  106. João

    -

    03/09/2010 às 19:09

    Correção, dos brasileiros brancos ditos exploradores, 90% tem descêndencia paterna portuguesa, e 40% por cento branca (ou seja, 60% de DNA mitocôndrial negra ou ameríndia). O estudo analisou 247 pessoas

  107. ESTUPRADA ELA JÁ TEM SIDO ,

    -

    03/09/2010 às 19:08

    SE-LO-Á COLETIVAMENTE, ENTÃO.
    SE DO ESTUPRO RESULTAR A MORTE, a pena vai de 12 a 30 anos, segundo encontrei no google, mas uma coisa é certa, não haverá mais juiz para julgar. Será mais um caso de impunidade. Mas todos os juízes e ministros sabem disso.
    Certamente não gostam da profissão. O horror se avizinha.

  108. Newton

    -

    03/09/2010 às 19:08

    Reinaldo,
    Mas, se não tinha nascido na época da escravidão, por que tenho uma parcela de culpa? E vou além: se meus ascendentes sequer viviam no Brasil, como posso ter uma parcela de culpa nisso?
    “Essa gente”, viu…

  109. João

    -

    03/09/2010 às 19:03

    É a vida, minha família trabalha a vida (sem nenhum escravo para ajudá-la, note isso) toda pra ganhar dinheiro e pagar uma escola decente e o que é que ganhamos? Somos punidos pela nossa prosperidade relativa e boa educação, é o cumulo!
    O argumento de branco explorador não funciona, pois 90% dos brasileiros são descendentes de portugueses por parte de pai e 60% por parte de mãe.

  110. O Vampiro de Curitiba

    -

    03/09/2010 às 19:02

    A Universidade, em qualquer lugar do mundo, é para os melhores. Não é lugar para “justiça social”. Outra: quem é contra a meritocracia, é contra a própria democracia. Ponto.


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados