Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

O MINISTÉRIO DILMA – Nova ministra da Mulher confessa que já treinou abortos por sucção mesmo não sendo médica. Mais: ela se considera avó de um neto, mas também do aborto

Por: Reinaldo Azevedo

No dia 14 de outubro de 2004, a então apenas professora Eleonora Menicucci, que tomou posse como ministra das Mulheres na semana passada, concedeu uma entrevista a uma interlocutora chamada Joana Maria. O texto está nos arquivos da Universidade Federal de Santa Catarina (a íntegra está aqui). Já fiz uma cópia de segurança porque essas coisas costumam desaparecer quando ganham publicidade. Está certamente entre as coisas mais estarrecedoras que já li. De sorte que encerro assim este primeiro parágrafo: se um torturador vier me dar a mão, eu a recuso, cheio de asco. Se a ministra Eleonora vier me dar a mão, eu me comportarei da mesma maneira, com o estômago igualmente convulso.

Antes que entre propriamente no mérito, algumas considerações. Aqui e ali, tenta-se caracterizar a ministra como uma espécie de defensora apenas intelectual do aborto, apegada à causa no universo conceitual, retórico, de sorte que a sua nomeação não representaria um engajamento da presidente Dilma Rousseff e de governo na causa do aborto. Falso! Falso e na contramão dos fatos. Alguns parlamentares, notadamente da bancada evangélica, fizeram duros discursos contra a ministra e foram caracterizados pela imprensa como uns primitivos ideológicos. Então vamos ver se a ministra está com a civilização…

Abaixo, transcrevo alguns trechos daquela sua entrevista, concedida quando ela já estava com 60 anos. Não se pode dizer que o diabo da imaturidade andava soprando em seus ouvidos. Não! Eleonora confessa na entrevista que não é apenas “abortista” — termo a que os ditos progressistas reagem porque o consideram uma pecha, uma mácula. Ela também é aborteira. Viajou pela sua ONG à Colômbia para aprender a fazer aborto por sucção, o método conhecido como AMIU (Aspiração Manual Intra-Uterina). Deixa claro que o objetivo de seu trabalho é fazer com que as pessoas se “autocapacitem” para o aborto, de sorte que ele possa ser feito por não-médicos. É o caso dela! Atenção! DILMA ROUSSEFF NOMEOU PARA O MINISTÉRIO DAS MULHERES uma senhora que defende que o aborto seja uma prática quase doméstica, sem o concurso dos médicos. Por isso ela própria, uma leiga, foi fazer um “treinamento”. Não! Jamais apertaria a mão de torturadores. E jamais apertaria a mão de dona Eleonora por isto aqui (volto depois)

“ESTIVE TAMBÉM FAZENDO UM TREINAMENTO DE ABORTO NA COLÔMBIA, POR ASPIRAÇÃO”
Eleonora –  Dois anos Aí, em São Paulo, eu integrei um grupo do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde. ( ). E, nesse período, estive também pelo Coletivo fazendo um treinamento de aborto na Colômbia.
Joana – Certo.
Eleonora – O Coletivo nós críamos em 95.
Joana – Como é que era esse curso de aborto?
Eleonora – Era nas Clínicas de Aborto. A gente aprendia a fazer aborto.
Joana – Aprendia a fazer aborto?
Eleonora – Com aspiração AMIU.
Joana – Com aquele…
Eleonora – Com a sucção.
Joana – Com a sucção. Imagino.
Eleonora – Que eu chamo de AMIU. Porque a nossa perspectiva no Coletivo, a nossa base…
Joana –  é que as pessoas se auto auto-fizessem!
Eleonora – Autocapacitassem! E que pessoas não médicas podiam…
Joana – Claro!
Eleonora – Lidar com o aborto.
Joana – Claro!.
Eleonora – Então vieram duas feministas que eram clientes, usuárias do Coletivo, as quais fizeram o primeiro auto-exame comigo. Então é uma coisa muito linda.
Joana – Hum.
Eleonora – Muito bonita! Descobrirem o colo do útero e…
Joana – Hum.
Eleonora – Ter uma pessoa que segura na mão.
Joana – Certo.

“NÓS DECIDIMOS, EU E O PARTIDO, QUE EU DEVERIA FAZER UM ABORTO”
Num outro trecho, Eleonora conta como ela e o seu partido, o POC (Partido Operário Comunista), tomaram uma decisão: ela deveria fazer um aborto. Tratava-se apenas de uma questão… política!
Eleonora – Porque a minha avaliação era que eu tinha que fazer
Joana – a luta armada aqui.
Eleonora – a luta armada aqui. E um detalhe importante nessa trajetória é que, seis meses depois de essa minha filha ter nascido, eu fiquei grávida outra vez. Ai junto com a organização nós decidimos, a organização, nós, que eu deveria fazer aborto porque não era possível
Joana – Certo.
Eleonora – Na situação ter mais de uma criança, né? E eu não segurava também. Aí foi o segundo aborto que eu fiz.

“EU TIVE MINHA PRIMEIRA RELAÇÃO COM MULHER. E TRANSAVA COM HOMEM; ESTAVA COM MEU MARIDO”
Falastrona e ególatra, como já apontei aqui, ela faz questão de contar na entrevista que teve a sua primeira relação homossexual quando ainda estava casada. Era o seu mergulho no que ela entende por feminismo.
Eleonora – Aí já nessa época eu radicalizei meu feminismo. Eu comecei a militar.
Joana – Onde?
Eleonora – Em Belo Horizonte, eu comecei a militar neste grupo.
Joana – Neste mesmo grupo?
Eleonora – É
Joana – O que se fazia além de discutir?
Eleonora – Nós discutíamos o corpo.
Joana – Certo.
Eleonora – Discutíamos a sexualidade. Eu tive a minha primeira relação com mulher também.
Joana – Hum.
Eleonora – Quer dizer que foi bastante precoce pra essa E transava com homem.
Joana – Certo.
Eleonora – Pra minha trajetória
Joana – Mesmo porque tu também estavas com o teu marido eu acho, não estavas?
Eleonora
– Sim, sim.
Joana – Estavas. Ah
Eleonora – Mas nós nunca tivemos esse E ele era um cara muito libertário. Nós nunca tivemos essa questão de relação
Joana: Certo.

“SOU MUITO AMIGA DO FREI BETTO. ELE ME PÔS NO CENTRO DE DIREITOS HUMANOS DA DIOCESE DE JOÃO PESSOA”
Ora, qual é o lugar ideal para uma humanista desse quilate trabalhar? Frei Betto — sim, aquele… — deu um jeito de arrumar para ela um emprego na Arquidiocese de João Pessoa:
Eleonora – E aí, no início de 78, eu já tinha me separado do meu ex-marido e resolvo sair de Belo Horizonte. Aí quando eu saio de Belo Horizonte eu busco um lugar bem longe porque eu não queria mais ser referência para a esquerda.
( )
Eleonora – E eu não podia. Então eu procurei isso. Sou muito amiga, por incrível que pareça, a vida inteira, do Frei Betto e pedi a ele pra me encontrar um lugar o mais longe possível de Belo Horizonte. Aí ele falou “Eu tenho dois lugares onde a Diocese é muito aberta: em Vitória, com Dom Luís, ou em João Pessoa, com Dom José Maria Pires. Eu falei: “Eu quero João Pessoa”, quanto mais longe melhor.
( )
Eleonora – É Mas, assim, eu cheguei, eu. Eu tive que construir minha vida.
Joana –  Hum. Foste trabalhar?
Eleonora – No Centro de Direitos Humanos da Arquidiocese da Paraíba.
Joana – Tá legal.
Eleonora – E aí eu comecei a trabalhar com as mulheres rurais de Alagamar, que era o que eu queria ( ) Logo depois, retomei um grupo, a minha atividade de grupo de reflexão feminista com algumas mulheres em João Pessoa. A maioria de fora de João Pessoa e duas de dentro Então nós criamos o primeiro grupo feminista lá em João Pessoa. Chamado Maria Mulher.
( )
Eleonora – É. “Quem ama não mata” e “O silêncio é cúmplice da violência”, e aí começamos a nos articular dentro do Nordeste.
Joana – Tá.
Eleonora – Era o SOS Mulher. O SOS Corpo e um grupo de reflexão que tinha em Natal

Joana
: Hum.
Eleonora – De auto-reflexão. E no Maria Mulher, o que é que nós fazíamos? Nós fazíamos auto-exame de colo de útero, auto-exame de mama.
( )
Eleonora – Depois, em 84, eu venho pra São Paulo fazer doutorado em Ciência Política, já articuladíssima…

Joana–  Imagino…
Eleonora – com o feminismo e com linhas de pesquisa bem definidas do ponto de vista feminista.
Joana – Quem é que te orientou em São Paulo?
Eleonora – Em São Paulo, foi a Maria Lúcia Montes, uma antropóloga. Embora, na época, ela fosse da Ciência Política. E, em 84, eu entro para o doutorado com uma tese que era sobre Direitos Reprodutivos e Direitos Sexuais a partir É a construção da cidadania a partir do conhecimento sobre o próprio corpo.
Joana –  Isso por conta do teu trabalho com as mulheres?
Eleonora – Por conta do meu trabalho com as mulheres em uma favela chamada Favela Beira-Rio.
Joana – Certo.
Eleonora – Lá em João Pessoa.
Joana – Hum.
Eleonora –  Que hoje é um bairro. Então nesta época eu fiquei quatro anos em São Paulo fazendo a tese e voltando a João Pessoa. ( ) E aí fui coordenadora do grupo de Mulher e Política da ANPOCS, do GT.
Joana: Hum.

“EU TINHA ATITUDES MASCULINAS ( ) ERA DECIDIDA, DETERMINADA, FORTE, SABIA ATIRAR”
Neste trecho, ela revela como enxergava — enxergará ainda? — os papéis masculino e feminino. Ah, sim: ela sabia “atirar”. Afinal, não se tenta impor uma ditadura comunista no país só com bons sentimentos, não é?
Joana – Já. E com relação às organizações das quais tu participavas?
Eleonora – Ah, primeiro que as mulheres dificilmente chegavam a um cargo de poder

Joana –
Mas tu eras a chefe?
Eleonora – Eu era. Fui uma das poucas. Por quê? Eu me travesti de masculino
Joana – É? Como era?
Eleonora – Eu tinha atitudes masculinas ( ) Era decidida, determinada, forte, sabia atirar

Joana –
Huuunnnn.
Eleonora – Entendeu?
Joana – Entendi.
Eleonora – Sendo que muitas mulheres sabiam isso tudo.
Joana – Certo.
Eleonora – Transava com vários homens.
Joana – Certo.
Eleonora – Essa questão do desejo e do prazer sempre foi uma coisa muito libertária pra mim, e por isso eu fui muito questionada dentro da esquerda.
Joana – É?
Eleonora – É.
Joana – Dentro do mesmo grupo do qual tu eras a líder?
Eleonora – Sim. Porque o próprio Por questões de segurança, eu só poderia ter relação sexual com os companheiros da minha organização.
Joana – Certo.
Eleonora – Num determinado momento, sim, mas na história do movimento estudantil, também já existia isso.

“EU TIVE MUITAS REFLEXÕES COM MINHAS AMIGAS NA CADEIA; UMA DELAS, A DILMA”
Neste outro trecho, a gente fica sabendo que Dilma Rousseff foi sua companheira também nas reflexões sobre o feminismo.
Eleonora – E, depois, imediatamente eu quis ter outro filho
Joana – Hum.
Eleonora – E muito no sentido de pra provar para os torturadores, mesmo que fosse simbolicamente, que o que eles tinham feito comigo não tinha me tirado a possibilidade de reproduzir e de ter uma escolha sobre meu próprio corpo
Joana – Hum.
Eleonora – Então eu tive mais um filho e logo que ele nasceu também de cesária eu me laqueei.
Joana – Certo.
Eleonora – Então Eu tinha , Eu fui presa com 24 para 25 mais ou menos.
Joana – Nossa Senhora!.
Eleonora -.E sai com 30.
Joana – Certo.
Eleonora – Assim, da história toda e com 30 para 31, tive o meu segundo filho e fiz a laqueadura de trompas
( )
Joana –  E então, tu saíste da cadeia em 74.
Eleonora – Certo.
Joana – Tu tiveste algum contato com o feminismo dentro da cadeia, com leituras feministas.
Eleonora – Não.
Joana – Ou depois?
Eleonora – Não, não. Ao longo da cadeia eu tive Durante a cadeia? Eu tive muitas reflexões com as minhas companheiras de cadeia
Joana – Tá.
Eleonora – Uma delas é a Dilma Roussef.
( )
Joana – Fizeram uma espécie de grupo de consciência?
Eleonora – Grupo de reflexão lá dentro.
Joana – Grupo de reflexão.
( )
Eleonora – Porque eu já saí É.. Eu já saí em 74, eu saí em outubro.
Joana – Certo.
Eleonora – No dia 12, Dia da Criança, eu saí já bem claro que eu era feminista.
Joana – Certo.
Eleonora – E, logo que eu saí da cadeia, eu em Belo Horizonte, fui procurar um grupo de mulheres.
Joana – Esses grupos de consciência?
Eleonora – É, só que era um grupo de lésbicas.
Joana – Certo.
Eleonora – E eu não sabia. Era um grupo de pessoas amigas minhas.
( )
Eleonora – Porque eu voltei a estudar!
Joana – Ah, legal!
Eleonora – Eu parei de estudar em 68.
Joana – Huuummm.
Eleonora – Eu parei no quarto ano de Medicina e no quarto de Ciências Sociais.
Joana – Foste concluir?
Eleonora – Fui, aí eu voltei pra concluir.
Joana – Certo.
Eleonora –  Na UFMG, e optei por acabar Sociologia.

“SOU AVÓ DE UMA CRIANÇA NASCIDA POR INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL NA MÃE LÉSBICA; E TAMBÉM SOU AVÓ DO ABORTO”
Finalmente, destaco outro momento de grande indignidade na fala desta senhora. Ao se dizer avó de um neto gerado por inseminação numa filha lésbica e também “avó do aborto”, não só expõe a sua vida privada e a de seus familiares como, é inescapável constatar, demonstra não saber a exata diferença entre a vida e a morte. Leiam. Volto para encerrar.
Eleonora – E eu digo que a questão feminista é tão dentro de mim, e a questão dos Direitos Reprodutivos também, que eu sou avó de uma criança que foi gerada por inseminação artificial na mãe lésbica.
Joana – Hum, hum.
Eleonora – Então eu digo que sou avó da inseminação artificial.
Joana: (risos)
Eleonora – Alta tecnologia reprodutiva. E aí eu queria colocar a importância dessa discussão que o feminismo coloca no sentido do acesso às tecnologias reprodutivas.
Joana – Certo.
Eleonora – Entendeu? E eu diria: “Eu fiz dois abortos e também digo que sou avó do aborto também porque por mim já passou.
Joana – Sim.
Eleonora – Também já passou nesse sentido. E diria que eu sou uma mulher muito feliz e muito realizada. E eu pauto em duas questões: na minha militância política e no feminismo.

Encerro
É isso aí. Ao nomeá-la ministra, Dilma escolheu sua trajetória, suas idéias, suas práticas. Peço a vocês que comentem com a fleuma necessária. É preciso que se evidencie, com a devida serenidade, que uma aborteira informal e confessa não pode ter lugar na Esplanada dos Ministérios. A sua entrevista como um todo evidencia um pensamento torto. É inconcebível que esta senhora seja considerada uma articuladora de políticas públicas depois da confissão que fez. Até porque, se estivesse no Brasil, não na Colômbia, seu lugar seria a cadeia — em pleno regime democrático, sim, senhores!

É o fundo do poço.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Sandra Maria Portela Maximo

    Infelizmente pessoas como esta”ministra” são escolhidas para cargos ministeriais e para exercer um trabalho referente a mulher, com um testemunho negativo deste eu digo com toda certeza que a srª presidenta conseguiu se superar !!! Uma pena que decisões tão sérias como ABORTO sejam discutidas e banalizadas por “pessoas”como esta. Até um animal (fêmea) defende sua cria de predadores.Nossas crianças estão em desvantagem, com estas escolhas!!!

  2. marcelo

    nossa, essa ministra tem currículo de arrepiar o cabelo, parabens para Dilma, realmente ela sabe escolher seus ministros.

  3. Tania

    Esse depoimento ou entrevista,não sei,ainda estou em choque,foi uma das coisas mais horríveis que já lí em minha vida.E essa senhora(senhora?)fala com orgulho dessas práticas assassinas contra criaturinhas indefesas,sem o menor pejo.E é amiga de Dilma!E é amiga de frei Betto,que a colocou em João Pessoa,em contato direto com outras vítimas!Meu Deus,como se permite e incentiva essa barbaridade?

  4. FRANCISCO TOFFETI

    – aqui chico praia da pipa – lembra-se ? AINDA HÁ TEMPO PARA FAZER A “”DIFERENÇA”” … . !!FALE COM VOSSA AMIGA !!

  5. CRESO VIANA SALES

    TENHO GEMÊAS DUAS LINDAS FILHAS COM 2 ANOS E OITO MESES,ESTOU PREOCULPADO. TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO, O QUE DEVO FAZER MEU SENHOR?

  6. sebastiao geraldo

    A Dilma desse na campanha eleitoral que nao deixaria a lei do aborto passar pois quase perdeu a aleiçao depois de ganhar nomeou uma abortista chamada Eleonora Menecuse na politica para as mulheres GRANDE MENTIRA POIS ELA QUER MATAR AS MULHERES AINDA PEQUENAS ANTES DE NASCEREM.DILMA NAO VAI HAVER REELEICAO.NÃO VOTEI EN TI E NUNCA VOTAREI.O PT TEM QUE SAIR DO PODER.

  7. Marcelo França

    A galera filosofa. Ela é a típica mulher que nunca foi bem amada. Aê estuda para “fundamentar” seus rancores.

  8. Machado

    Achei um link que contém o arquivo da entrevista. Por favor, confiram:
    http://www.bibliotecafeminista.org.br/index.php?option=com_remository&Itemid=53&func=startdown&id=179

  9. Raquel

    Reinaldo! O link está quebrado, tem esse tim-tim por tim-tim todo mesmo? Abraços!

  10. Mariana Trigo

    O Brazil é governado por um bando de atrasados mentais, que deveriam ser abortados do governo. O povo Brazileiro deve exercer o direto á cidadania, e manifestar-se contra o aborto, que meia duzia de agentes de satanás, querem legalizar, a fim de enriquecer com a infelicidade dos outros.

  11. Mthereza

    Quosque tanden Eleonora abutere patientia mostra?!

  12. Gustavo Nogy

    Link quebrado, como você previa. Gostaria de ler a íntegra do documento. Agora é incrível como a… cof-cof, direita brasileira não sabe construir uma narrativa, não é mesmo? Dilma se declara favorável ao aborto. Dilma se declara contrária ao aborto. Dilma escolhe ministra mais do que favorável ao aborto. E fica tudo por isso mesmo. Os vídeos circulam, todo mundo comenta, reclama, mas… nada, simplesmente nada acontece. PSDB, Democratas, ninguém constroi a narrativa da degradação. Ela não entra no imaginário. Fica como uma verdade muda.

  13. Filipe Oliveira

    A culpa é de quem? Da população brasileira, gado do planalto!!
    “Brasília não devia ter sido construida em forma de avião, e sim em forma de camburão”.

  14. Kelson

    Caro Reinaldo Azevedo, entenda, esse nosso país é o país do BBB, onde as só se interessam em tomar conta da vida um do outro e esquece de se OCUPAR COM A VIDA DA SOCIEDADE (uma realidade maldita de pobreza, miséria e ignorância, pois o próprio governo nos deixa burro para que ELES possam pensar por nós, e que de certa forma somos passiveis de tal realidade). Enquanto não deixarmos de ser o país do samba, mulher e futebol, doa a quem doer, NÃO VAMOS PARA FRENTE.

  15. Bia

    “Semelhante atrai semelhante”
    Se a presidente tem amizade e confiança nesse tipo de “gente”, então…
    Pobre Brasil. Pobre de nós, reféns da ignorância da maioria e da manipulação dos poderosos.
    Ahh mas temos carnaval, futebol, os “heróis” do “big brother”…
    NOJO DISSO TUDO!!!

  16. Josa

    Conforme disse o sábio Boileau “Todo tolo tem um tolo maior que o aprecia”. Considerando essa real possibilidade, a nossa execrável presidenta é ainda bem pior que ela! Mas não foi o povo que a pôs no poder? Ou a corrupção? Ou a miséria? Ou a ignorância? É tudo incrivelmente inacreditável!

  17. jailson machado

    Para um país que tem o nível escolar de baixo padrão, e por sua vez temos um país governado por pessoas que “precisam de pscólogos”(pois são débieis mentais) “não tem descência de respeitar a vida”. Somo hipnotizados pela TV, que por sua vez coloca nosso povo a dormir e ter por certo respeitar as pessoas tendo que engolir “gente” como esta que tem orgulho de dizer que lutou pelas mulheres, uma pessoa assim matou quantas histórias? ou gerações?….ah vai a M….

  18. william de so franciso pereira

    incrivel, o brasil um pais catolico,acho a eleonora um lixo, levado pela correnteza.

  19. Kri K. Rálio

    Onde estarão, oh nossas gloriosas RESERVAS MORAIS?
    “Quosque tanden” se aninharão nessa vergonhosa tibieza?Estão confortados em alguma polpuda bolsa salário,bolsa
    cala a boca,bolsa mensalão ou outras que tais…?
    O BRASIL MERECE?

  20. José Messias

    Arrogância, Jacosidade, Senhora de Si, mais amiga dos prazeres do que de Cristo, Imoralidade no apoio a morte de de crianças. As escrituras são claras, sobre o quê devemos esperar. Não devemos mais nos escandalizar, pois o mundo jaz no malígno. Que o Senhor Deus de Abraão, Isaque e Jacó, tenha piedade de nós.

  21. Kri K. Rálio

    Acorde berço explêndito…Ressuscitar o maior dos baianos e um dos mais inteligentes brasileiros que nos ensinou,”Maior que a tristeza de não haver vencido é a ver
    gonha de não ter lutado!”-Rui Barbosa ( Salvador-BA )É NOSSO DEVER ACABAR COM TÔDA ESSA IMORALIDADE…..

  22. Mauricio

    Nogenta! Assim como nogentos são esses bandidos palacianos. Pena que as mães dessas pessoas execráveis não os tenham abortado… Estaríamos livres de presidentas e presidentos que tanto mal estão fazendo a toda uma geração.

  23. Lucila Fernandes

    Achei muito triste, decepcionante.
    Realmente chegamos ao fundo do poço!.

  24. Lucila Fernandes

    Indecente,triste, decepcionante. Mas, afinal, o que esperar
    de petista? Estamos nas mãos de ignorantes que infelizmente
    chegaram ao poder pelas mãos de corruptos e aproveitadores
    sem cultura, sem moral, sem ética,etc…Vergonha!

  25. Ernesto M Terron

    Concordo com meu querido padre Jose Cássio, jamais podemos chamar uma pessoa como esta de cristá, comungar o Cristo Jesus Amado jamais,na minha concepção uma pessoa desta não é digna. É um monstro que se inseriu na sociedade. O pior que muitos dos nossos jovens estão se epelhando nestas pessoas. Para que ter tanto estudo como ela se diz ter, para que pegar um cargo tao importante como este que ela almeja agora o de (Ministra). Aprenda primeiro a respeitar a vida que nos foi dada pelo amado Mestre Jesus não fazendo nunca mais este tal de aborto, para depois minha senhora você pensar em ser algum tipo de autoridade. Infelizmente algns dos nossos Jovens estao se inspelhando em pessoas como a senhora. Que Deus tenha misericordia da senhora e de todos os seus que a ajudaram nesta barbaridade sem explicação.

  26. Padre José Cássio Marinho

    Lamentável que este tipo de gente esteja conduzindo o país. Mia lamentável ainda que tenha gente que se diz cristão apoiando. É bom lembrar quem aborta ou quem apoia de qualquer modo o aborto é excomungado da fé da Igreja. Não deve entrar na fila da Sagrada Comunhão na Missa e e não deve dizer-se católico, pois não o é. Quem leva abortista pela mão para a Basílica Nacional em época de eleição, fingindo não saber das coisas, deveria também ser excomungado. “De Deus não se zomba”

  27. Edeney

    É impressionante o que estão fazendo com o nosso país. E o pior, estamos deixando. Vamos parar de ser hipócritas e protestar contra este tipo de autoritarismo que está cada vez mais presente em nosso dia a dia.

  28. RJPBHMG

    VIVEMOS TEMPOS OBSCUROS NO BRASIL. O PARTIDO DOS PETRALHAS, MOSTRA CADA DIA MAIS A INCOMPETENCIA DE SUA INGOVERNABILIDADE,PERANTE TODOS NÓS BRASILEIROS E BRASILEIRAS. DENTRE TODOS OS ESCANDALOS NESTE PAÍS. NUNCA HOUVE ALGUÉM COM IDEIAS TÃO NEOFASCISTASMARXISTAS, NESTES ÚLTIMOS GOVERNOS DE NEGOCIATAS, QUE TUDO TERMINA EM PIZZA COM SOBREMESA DE MARMELADA DA POUCA VERGONHA E FALTA DE JUSTIÇA SÉRIA DE QUEM DEVERIA ESTAR ATRÁS DAS GRADES. ESTÃO RINDO SEMPRE DE TODOS NÓS, QUE SOMOS OS ELEITORES E CONTRIBUINTES DE SEUS SALÁRIOS CADA VEZ MAIS ALTOS E SEM MEDIDA PARA COM O CIDADÃOS DE BEM DESTE IMENSO PAÍS CHAMADO BRASIL. A FALTA DE RESPEITO COM OS APOSENTADOS,PENSIONISTAS,TRABALHADORES, OS MENOS FAVORECIDOS NAS CAMADAS SOCIAIS DO NOSSO PAÍS. AGORA DEPARAMOS COM UMA ESCOLHA FEITA POR NOSSA PRESIDENTA COM UMA INESCRUPULOSA NEOFACISTAMARXISTA SE DIZ MINISTRA DAS MULHERES,COM UM CURRICULUM INVEJÁVEL PARA QUALQUER TERRORISTA DA ATUALIDADE.QUALQUER MULHER BOMBA PERTO DELA E FICHINHA.AS SUAS DECLARAÇÕES DE PRÁTICAS CONTRA A VIDA DISPENSAM COMENTÁRIOS. AS DUAS AUTORIDADES SEMPRE FORAM AMIGAS.APRENDERAM TODAS AS FORMAS DE CONTRAVENÇÕES ENQUANTO TIVERAM EM CÁRCERE DA DITADURA MILITAR.REALMENTE É UM TERRORISMO TER NOMEADA TAL MINISTRA DAS MULHERES A SENHORA ELEONORA MENICUCCI PARA EXERCER O CARGO NESTE MINISTÉRIO, E AINDA REPRESENTARÁ O BRASIL NO PRÓXIMO COMITE DA ONU DA POSICÃO DO PAÍS A RESPEITO DE UM TEMA QUE CONSIDERADO UMA BLASFEMIA PELO POVO BRASILEIRO.COMO AS CRIATURAS DIABÓLICAS ESTAM SEMPRE A ESPREITA EM! AUTORIDADES DAS IGREJAS COMO A CNBB,IGREJAS EVANGÉLICAS DEVERIAM MANIFESTAREM DE MUITAS FORMAS CONSCIENTIZANDO TODA A SOCIEDADE DESTE ANTICRISTO NO PODER. E NÓS BRASILEIROS E BRASILEIRAS COBRARMOS DAS AUTRORIDADES COMPETENTES A SAIDA IMEDIATA DESTA FIGURA DO PODER.EM RELAÇÃO AO FREI BETO O PAPA BENTO TEM AUTORIDADE PARA EXCOMUMGAR ESTE CIDADÃO.E SENHOR DEPUTADO FEDERAL GABRIEL CHALITA DEVE TER SEU MANDATO CAÇADO PELA CAMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS EM BRASILIA.ASSIM PELO MENOS MORALIZA ESTE GENOCÍDIO.É LAMENTÁVEL PESSOAS DESTE NIVEL CONSEGUIREM CHEGAR NO PODER E TER IDEIAS RETROGRADAS COMO ESTA FIGURA SATANICA. COMO ESSA ESPÉCIE DE FEMEA IRRACIONAL AINDA DIZ SER AVÓ? QUE VERGONHA! E FALTA DE ÉTICA DA NOSSA PRESIDENTA. VAMOS TODOS REAGIRMOS DIANTE DESTA SITUAÇÃO,ATRAVÉS DA IMPRENSA,RÁDIO,TELEVISÃO,INTERNET,TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES POSSÍVEIS PARA POR FIM NESTA BADERNA DESENFREADA.FORA!ANTICRISTO!NEOFACISTAMARXITA GENOCIDA!

  29. Zanone Batista

    O unico comentario que faço é que essa Ministra é um MONSTRO. O lugar dela deveria ser a cadeia. A Dilma colocou uma desclassificada para tentar desclassificar a mulheres Brasileiras. Esta mulher vare a Moral para debaixo do tapete. E agora o esperar de nosso futuro? Sodoma e Gomorra era melhor, que isso que ai está.

  30. Francisco - Blumenau

    Isso é só o começo. Faltam ainda 3 anos. Estou torcendo pela sua baixa, o mais rápido possível e que o futuro seja promissor. Será que tem ainda alguma companheira para agraciar com o mérito ministerial, ou já acabou. Quantas cabiam em cada cela??

  31. matilde martins de Toledo

    Apenas uma correção: “Essa coisa, que não sei se feminino ou masculino, é na verdade, um animal qualquer”

  32. matilde martins de Toledo

    Bom seria se tivéssemos chegado ao fundo do poço…esse poço não tem fundo!Cada dia aparece no governo, ministros(as) que pensávamos não existissem como humanos.Os humanos agem pela consciência, os animais por instinto.Essa coisa, que não sei se feminino ou masculino, é não verdade um animal qualquer.

  33. Larissa de Souza

    è LAMENTÁVEL E INFELIZ a escolha da presidenta Dilma….
    como escolher uma ASSASSINA DESSAS pra representar os interesses femininos…

  34. jesser

    O link para o artigo com a entrevista foi retirado. por gentileza, seria possivel enviar o referido para mim por email?
    Em tempo, isso não é uma mulher e sim um projeto de coisa ruim com miserabilidade ou quem sabe, filhote de cruz credo com Deus me livre.

  35. Denise

    Com tudo que foi escrito até agora, não sobra muito a ser dito. Só posso e devo colocar toda a minha revolta, nojo, asco, repugnância e ódio contra essa gentalha abjeta e podre que infelizmente governa este miserável e infeliz país. E quero que todos saibam que nunca, nem por um momento, compactuei com esta nojeira toda, pois nunca votei em nenhuma dessas excrecências que ocupam e conspurcam brasília (assim mesmo, com minúscula).ODEIO o pt e toda a sua corja e seguidores imundos. E Deus que me perdoe, mas gostaria mesmo é de ver essa escória toda MORTA!!!!!!!

  36. Augusto

    Aberração. Lamentável. O Brasil está a cada dia mais parecido com “1984”, de Eric Arthur Blair (também conhecido George Orwell). Uma grande palhaçada. O fato de ter uma “ministra das mulheres” também é uma grande tolice. O governo do PT seria uma comédia se não fosse o governo do Brasil…

  37. ZARATHUSTRA

    A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA REALMENTE SUMIU DOS ARQUIVOS DA UNIV. FEDER.DE STª CATARINA!

  38. ZARATHUSTRA

    ESSA MULHER É LOUCA, MAIS AINDA QUE O TAL FREI BETO.
    FOI INTERROGADA PELA POLÍCIA POLÍTICA DO REGIME MILITAR, DEVE TER FICADO MAIS MALUCA AINDA.

  39. Odilson Vargas

    Esse desgoverno do PT (partido da trapaça), aceite qualquer um que faça seu jogo sujo e imundo. O meios justifcam os fins. Odilson
    P.S Graças a Deus não votei nela. PT NUNCA MAIS

  40. Giovani Filho

    Infelizmente a maioria da população ainda não acredita que somos governados por uma horda de indivíduos repugnantes.
    Em verdade, os colegas dessa senhora ministra, nutrem essa mesma linha de princípios e decorrente desses agem afinados nos demais setores da vida pública.
    São pessoas crueis, problemáticas, infelizes, desonestas e com um ponto muito em comum: enxergam-se como pessoas especiais, brilhantes, pioneiras do bem e donos da verdade. Se tiver dúvida, dê uma “olhadinha”.
    Só mesmo por aqui podemos acreditar que aquelas palavras insanas brotaram de uma doutora! Meu Deus! Essa senhora mal consegue se expressar!
    Em suma, são pessoas perigosas que aproveitam o infeliz momento histórico político-partidário para se fantasiar de “novo” usando discursos incoerentes, velhos, ultrapassados.
    A presidentA não possui o menor escrúpulo. Mesmo sendo alinhada com esses princípios, como sabemos, deveria, no mínimo, respeitar os princípios do povo ingênuo que a elegeu. Eles não pensam assim presidentA! Eles repudiam essa nojeira que essa desiquilibrada está propondo com ares de heroína!
    Mas ao menos uma coisa boa resta disso tudo. A arrogância que o poder produz faz aflorar o sentimento infantil da onipotência. Quem sabe amanhã não tenhamos uma manchete assim:
    Ministro declara que é avô da corrupção e da pedolatria.
    Talvez asssim essa ingenuidade popular levante-se do berço esplêndido e procure refletir um pouco mais ao invés de esperar a educação prometida por esses que estão ai.

  41. Ricardo Mendes

    Nós estamos sendo comandados por proto-assassinos, do pensamento de que um filho gerado conscientemente para ser abortado e assim demonstrar sua aplicação política e doutrina a um pensamento de que pessoas de pensamento divergente deva ser criminalizada, presa ou assassinada meramente para demonstrar sua aplicação doutrina, basta um passo. Vimos isto na história com Hitler, Hitler, Stalin, Beria e mais recentemente com os Pms da Bahia cometendo crimes nas ruas para provar sua capacidade de proteção, ah os milicianos do Rj possuem práticas semelhantes.

  42. Sabá

    Reinaldo, vc prestou um serviço à Nação c estas informações. É realmente o fundo do poço. É o fim do caminho. Depois disso não tem como piorar .. Q falta Deus faz na vida das pessoas….

  43. FRANCISCO

    É assustador ler uma reportagem como esta!
    Não é possivel que o pt tem coragem de chamar isso de democrecia!?
    Isso pra mim é comunismo mesmo…DEUS me livre disso!

  44. MARIZETE

    Estarrecedor!
    Considerando que o aborto é crime no país estou chocada pela indicação: Secretária de Políticas para as Mulheres.
    O que esperar enquanto cidadã brasileira? A secretária defende abertamente descriminalização do aborto.
    Que decepção!

  45. palm

    Que coisa mais diabólica…

    Depois dessa outra notícia, muita coisa fez sentido para mim:
    http://juliosevero.blogspot.com/2011/12/quatro-bebes-correm-risco-de-serem.html

  46. Vítor Jó

    Reinaldo, desapareceu o link. Posta novamente!

  47. flavio

    Essa mulher, que não deveria ser chama da mulher, pois estaria ofendento todas as mulheres honrradas e de bem, assim como esse tal frei beto, que é um câncer na igreja, e por isso deveria ser estirpado da sociedade, e são essas as tais pessoas que fazem do nosso mundo ser tão pecaminoso. E o povo vai lá… e sem estudar seus candidatos, indiretamente colocam esses tipos de pessoas no poder.

  48. tania

    Esta mulher vai para o inferno, direto e reto. Como pessoas não podemos ser omissos e nos acostumarmos com a idéia ridícula de q o Brasil é um país de gente burra, por Deus, já chega!!!!!!!!!!!!! vamos fazer uma campanha anti-reeleição dessa gente e observe bem quem a
    Dilma coloca no governo, geralmente pessoas que compactuam com ela e seus ideais. Hoje clamo a Justiça de Deus sobre estas pessoas.

  49. Maria das Dores

    É estarrecedor constatar a que ponto chegou a politica brasileira. Depois de tantos escândalos financeiros de tantas aberraçoes políticas, você imagina que não tem mais nada para acontecer, aparece esta senhora para nos assombrar com suas práticas nazistas. Aí eu pergunto: o que está acontecendo com o povo brasileiro, que se diz “maior nação católica do mundo” mas que aceita passivamente que uma mulher desta estirpe ocupe um cargo desta relevância, pago com nossos impostos, sem esboçar nenhuma reação? será que estamos “hipnotizados” ou coisa parecida? Ou será porque temos consciência de que não estamos mais vivendo em um país democrático e temos medo de abrir a boca e protestar? ACORDE POVO BRASILEIRO ANTES QUE SEJA TARDE, POIS TEREMOS QUE ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS DA NOSSA COVARDIA.

  50. Leo Andre

    O arquivo da integra da entrevista sumiu mesmo do link?
    Pode colocar outro link para podermos baixar?