Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

O manifesto picareta de ditos “profissionais de cinema” em favor de Dilma. Que façam greve geral! A arte agradece!

O texto — iniciativa de Dandara Ferreira, filha do ministro Juca Ferreira (Cultura), e de Luiz Carlos Barreto — abusa do direito de dizer bobagens

Por: Reinaldo Azevedo

Ai, ai…

Profissionais de cinema — diretores, atores, roteiristas, distribuidores etc. — lançaram um manifesto contra o impeachment da presidente Dilma. Quem encabeça a iniciativa é Dandara Ferreira, filha de Juca Ferreira, ministro da Cultura, e Luiz Carlos Barreto, produtor conhecido, inclusive por seu governismo. Se Dandara é alguma coisa além de filha de seu pai, ignoro. Consta que é cineasta. Foi ela que dirigiu aquele filme, o… O…. Como é mesmo?

O manifesto, que segue abaixo, com alguns comentários meus, está na Internet e já tem mais de 2 mil assinaturas.

Como haverá impeachment, não sei o que essa gente pretende fazer em seguida. Recomendo uma greve geral. Seria uma comoção em algumas coberturas da Zona Sul do Rio e da Vila Nova Conceição, em São Paulo. Sem a autorização para captar recursos pela Lei Rouanet, cairia drasticamente o consumo de champanhe e caviar nesses dois redutos da esquerda intelectual brasileira.

Imagino o trauma que não seria para os brasileiros, em especial os mais pobres, que recebem Bolsa Família, se essa gente toda parar de trabalhar. Fico cá me perguntando por que o sujeito acha que pertencer a uma categoria — e o manifesto fala em nome de um setor — lhe confere um lugar especial de fala para opinar com mais qualidade do que o cidadão comum — aquele que vaiou Dilma no estádio, por exemplo (trato do assunto em outro post).

Segue o manifesto em vermelho. Comento em azul.

Nós, cineastas, roteiristas, atores, produtores, distribuidores e técnicos do audiovisual brasileiro, nos manifestamos para defender a democracia ameaçada pela tentativa de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Entendemos que nossa jovem democracia, duramente reconquistada após a ditadura militar, é o maior patrimônio de nossa sociedade.
O impeachment não pode ameaçar a democracia porque é elemento constitutivo do regime. Como está previsto na Constituição e na Lei 1.079, integra o conjunto de recursos de que dispõe o Estado de Direito para afastar um governante que tenha cometido crime de responsabilidade, crime comum ou que tenha atentado contra a probidade. O primeiro presidente eleito depois da ditadura militar foi deposto por impeachment, e ninguém se lembrou dos riscos que a “nossa jovem democracia” corria. E não havia mesmo risco nenhum.

Sem ela, não teríamos obtido os avanços sociais, econômicos e culturais das últimas décadas. Sem ela, não haveria liberdade para expressarmos nossas distintas convicções, pensamentos e ideologias. Sem ela, não poderíamos denunciar o muito que falta para o país ser uma nação socialmente mais justa. Por isso, nos colocamos em alerta diante do grave momento que ora atravessamos, pois só a democracia plena garante a liberdade sem a qual nenhum povo pode se desenvolver e construir um mundo melhor.
Retórica balofa a serviço do nada. Parte dos avanços sociais nos últimos anos, ora vejam, se deveu justamente ao impeachment de Collor, que criou as circunstâncias que permitiram a implementação do Plano Real. O que vai acima poderia ser só ignorância, mas é mais do que isso: trata-se mesmo de má-fé. Quem está a ameaçar a democracia? Seria o livre funcionamento do Congresso? O exercício pleno das prerrogativas do Judiciário?

Como nutrimos diferentes preferências políticas ou partidárias, o que nos une aqui é a defesa da democracia e da legalidade, que deve ser igual para todos. Somos frontalmente contra qualquer forma de corrupção e aplaudimos o esforço para eliminar práticas corruptas em todos os níveis das relações profissionais, empresariais e pessoais.
Huuummm… “Nutrir diferenças”, é? Eis por que o cinema brasileiro, em regra, é uma porcaria. Gente que “nutre diferenças” deveria levar umas chicotadas da professora de estilo. Mas vá lá: exibam aí a pluralidade! Quantos da lista são simpatizantes do PSDB, do PMDB, do DEM… Também me comove saber que os signatários são “frontalmente contra qualquer forma de corrupção”. Quando isso precisa ser anunciado num manifesto, convenham, é porque há motivos de sobra para a dúvida.

Nesse sentido, denunciamos aqui o risco iminente da interrupção da ordem democrática pela imposição de um impeachment sem base jurídica e provas concretas, levado a cabo por um Congresso contaminado por políticos comprovadamente corruptos ou sob forte suspeição, a começar pelo presidente da casa, o deputado federal Eduardo Cunha.
Não entendi ali o que quer dizer “nesse sentido”. Em qual sentido? Quem disse que o impeachment não tem base jurídica? Eu queria debater a Lei 1.079 com a Dandara, a diretora do… do… Como é mesmo? Ou com o Barretão.

Um texto que diz defender a democracia e que afirma que o Congresso “leva a cabo” o impeachment só pode ser obra de energúmenos. A denúncia foi oferecida por entes da sociedade civil, e o Legislativo é o Poder que a recebe. Então o Congresso está contaminado por políticos “comprovadamente corruptos”, mas o Executivo é limpo? Justo o Executivo, que fez os negócios, que nomeou os larápios e que negociou com os “políticos corruptos”?

Vão estudar! Eduardo Cunha é presidente da Câmara, que é só uma das “Casas” do Congresso. A outra “Casa” também é presidida por um investigado: Renan Calheiros. Enquanto eram aliados do PT, a Dandara, o Barretão e trupe de signatários ignorantes não se preocuparam com a sua moralidade.

Manifestamos a nossa indignação diante das arbitrariedades promovidas por setores da Justiça, dos quais espera-se equilíbrio e apartidarismo.
Corrigindo a gramática dos brutos: “dos quais se esperam”!!! A propósito: qual é a evidência de “partidarismo” da Lava Jato? Talvez haja uma: há muito tempo Lula já deveria ser réu. Ele está sendo protegido. Se a Dandara quiser saber mais, é só pesquisar no blog.

Da mesma forma, expressamos indignação diante de meios de comunicação que fomentam o açodamento ideológico e criminalizam a política. Estas atitudes colocam em xeque a convivência, o respeito à diferença e a paz social.
Grandes democratas! Já se indignaram com o Congresso, com a Polícia Federal, com o Ministério Público e, agora, com “os meios de comunicação”. O que mais me encanta nesse texto é o tom supostamente elevado do adesismo. Como se nota, por contraste, há um governo que é fonte do bem e da legitimidade, acuado por esses entes que ameaçam a democracia. Que gente asquerosa!

Repudiamos a deturpação das funções do Ministério Público, com a violação sistemática de garantias individuais, prisões preventivas, conduções coercitivas, delações premiadas forçadas, grampos e vazamentos de conversas íntimas, reconhecidas como ilegais por membros do próprio STF. Repudiamos a contaminação da justiça pela política, quando esta desequilibra sua balança a favor de partidos ou interesses de classes ou grupos sociais.
Bem, os signatários ficam obrigados agora a exibir exemplos de cada uma das acusações que fazem. Mais: deveriam dizer por que decidiram se manifestar apenas quando a investigação chegou a Lula. Por que não redigiram manifestos quando os empreiteiros foram presos? Não sejam hipócritas!

Daqui a pouco, esses valentes vão se dizer construtores de narrativas. Pois é… Vai ver é por isso que o cinema brasileiro, com uma exceção ou outra, é tão ruim. Os narradores são picaretas. Uma conversa “vaza” quando passa a circular ao arrepio da Justiça. No caso, não houve vazamento, mas quebra do sigilo da investigação.

Quais “partidos” e “interesses de classe ou grupos sociais” estão sendo privilegiados pela Lava Jato? Ora, fazer essa acusação num manifesto que é divulgado em nome de um “grupo” expõe a honestidade intelectual dos formuladores e dos signatários.

Nos posicionamos firmemente a favor do estado de direito e do respeito à Constituição Brasileira de 1988. Somos contrários à irracionalidade, ao ódio de classe e à intolerância.
Quem se diz favorável à Constituição e afirma que impeachment é ruptura da ordem democrática é só um idiota que não sabe o que diz ou um oportunista que está defendendo interesses contrariados. Vão ler os Artigos 85 e 86, ora!

Como construtores de narrativas, estamos atentos à manipulação de notícias e irresponsável divulgação de escutas ilegais pelos concessionários das redes de comunicação.
Façam o seguinte: tenham a coragem e rompam com os “concessionários”. Os que forem funcionários das emissoras de TV que cumprem o seu papel — noticiar o que apuram — peçam demissão na segunda-feira. Não aceitem ganhar o pão de cada dia em empresas que tanto mal fazem ao Brasil. Pode não parecer, mas o que vai acima é uma defesa velada da censura, acompanhada da sugestão de que o estado deveria punir as emissoras de rádio e televisão. Vocês são, sim, construtores de narrativas. Em regra, são tão ruins como esse manifesto ignorante e vigarista.

Televisões, revistas e jornais, formadores de opinião, criaram uma obra distorcida, colaborando para aumentar a crise que o país atravessa, insuflando a sociedade e alimentando a ideia do impeachment com o objetivo de devolver o poder a seus aliados. Tal agenda envolve desqualificar as empresas nacionais estratégicas, entre as quais se insere a emergente indústria do audiovisual.
Hein? Até onde se sabe, a “emergente indústria do audiovisual” vive uma relação simbiótica com aqueles outros meios, muito especialmente a televisão.

Qual é a distorção “da obra”? Porque esses notáveis narradores não nos dizem, então, qual é a história verdadeira, já que seria falsa a que anda por aí?

Por todos esses motivos, nos sentimos no dever de denunciar essa enganosa narrativa e de alertar nossos pares do audiovisual em outros países sobre este assombroso momento que vivemos.
É realmente assombroso que um bando de gente do nariz marrom, dependente do dinheiro público; que vive pendurada em subsídios e leis de incentivo; que responde por uma produção mixuruca, incapaz de emular mesmo com a de países latino-americanos bem mais pobres, é realmente assombroso que essa pelegada se arvore em dona da verdade e fale besteiras em penca sobre Constituição, leis, Justiça e política. São o que são: esbirros de um partido político e beneficiários de mamatas. Entendo a tristeza: fecharam a torneira da Petrobras, a maior financiadora de narrativas picaretas do Ocidente. Uma informação aos bacanas: não foi a Lava Jato que quebrou a estatal. Foi a Dilma.

Usaremos todos os instrumentos legais à nossa disposição para impedir um retrocesso em nossa frágil democracia.
Frágil uma ova! E, bem, façam isto mesmo: usem os instrumentos legais. Sempre lembrando que o manifesto põe a Justiça em descrédito. Esses artistas de esquerda ainda acham que podem ser donos da opinião pública. Não se deram conta de que o país mudou e de que essa gritaria não intimida mais ninguém. Não se esqueçam, signatários! Façam greve geral contra o impeachment. A qualidade média do cinema certamente vai melhorar.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Willivam Lambert de Sousa

    Não vamos permitir que dinheiro PUBLICO seja novamente jogado no lixo, financiando “arte” de cunho partidários. AGORA reclamam dos cortes na “cultura” dinheiro nosso destinado a projetos duvidosos ??? NÃO !! NÃO VAMOS CEDER AOS SEUS CAPRICHOS!

  2. Thales

    Vamos boicotar o cinema nacional!Ah é! Ninguém assiste mesmo…

  3. Virgínia

    Reinaldo Azevedo !! AMEEEEIIIIII !!! Você é daqueles que mata a cobra e mostra o pau ! Parabéns !

  4. Bruninha

    Uuuuu. Que medo! O cinema nacional vai entrar em greve. Kkkkkkk. Não sei quem vá sentir falta.

  5. Angélica Pinto

    Parabéns pelo comentário. Quero ainda expressar minha mágoa em relação a determinados artistas brasileiros sempre aclamados pela população. Muitos nunca passaram fome, viveram muito bem todos estes anos graças a popularidade e venda de suas obras para este povo que agora resolveu dizer CHEGA e não quer mais viver num país onde a classe política não vale um décimo do que ganham. Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil deveriam ter um pouco mais de respeito com o povo que deu a eles tudo o que têm. Nos acusam de golpistas, de colaboradoes com da ditadura e mais um monte de bobagens que apenas os fanáticos insistem em dizer. São o baluarte da democracia e da defesa dos menos favorecidos. É bem fácil defender aquilo que nunca se viveu na pele. É facil encher a boca quando se faz parte da elite. Ninguém em sã consciência nega que foram perseguidos pela abominável ditadura militar. Mas para quem se diz alinhado com as classes populares exílio em Paris é bem cômodo. Peço a estes senhores um pouco mais de respeito com a grande parcela do povo brasileiro que não se alinhou a partido nenhum e cujo único objetivo é livrar nosso país dessa classe política corrupta independente de partido político.

  6. Ney José Remus

    Eles estão defendendo a “Lei de incentivo a cultura” não estão na verdade se esmerando em raciocinar para chegar a conclusão que o governo com essa lei está comprando o apoio dos artistas, uma classe com um poder de influência sem igual no meio de pessoas que não veem lá na frente. O que necessitamos de verdade é educação integral em tempo integral, porque nisso já está contemplado a cultura teatral, a musical, a esportiva, etc… Várias ONG’s também mamam nas tetas do governo e tudo isto dentro da escola, com certeza ficaria melhor e mais completo. CRISTÓVÃO BUARQUE PRESIDENTE.

  7. Valdemir Zanella Junior

    Eu sou produtor eu tenho empresa fixa e pago impostos eu existo estou a 15 anos no mercado e nunca participei e nem me juntei a produtores que escreveram esta porcaria, Não faço parte e nem conheço estes loucos que dizem nos representar, bando de comunistinha sem vergonha, metidos a intelectuais. Que não recolhe impostos e nem sequer dão seus nomes. PORQUE VOU DEIXAR BEM CLARO NENHUM DESTES VAGABUNDOS TRABALHARA EM MINHA PRODUTORA. bando de comunistinha e playbozinho revoltadinho manda mostrar seus prêmios e depois me representa.

  8. Celso Borges

    Eis aqui, um dos melhores Artigos de Reinaldo Avezedo!!!
    Valeu maninho…

  9. Aguinaldo Rodrigues

    Declaração de esquerdoides, que não sobrevivem sem financiamentos (desvios) do governo, pois não há participação da inciativa privada, por conta da má qualidade de suas produções, com consequente ausência de retorno.
    Quanto a retórica do texto, além de atrasada, em relação à situação econômica e política, em que este governo corrupto nos impõe, é apenas aceitável, sem deixar de ser repugnante, por conhecermos sua origem
    Este grupelho, há muito tempo desmascarado, já não consegue adesões. Vejam a triste morte de um ídolo no passado, Chico Buarque.
    Se Chico, que ERA o Chico Buarque, morreu xingado, o que será de vocês que assinam este pífio manifesto, pretendendo dizer que o fazem em nome de um grupo de inominados.
    Quem são vocês ? O que fazem ou fizeram, que tenha produzido uma marolinha (conhecem o profeta?).
    Ora!!!!! Vão plantar batatas, para não lhes para onde ir, mais precisamente.
    Aguinaldo Rodrigues.
    Médico
    Professor no ensino superior
    Empresário
    Trabalhador.

  10. Maria Alice

    ReinaldoXXXXXXXXX na cascuda petralho-pixuleca!

  11. Brasileiro

    Recentemente assisti dois filmes de grande QUALIDADE que não são americanos, nem de grandes estúdios, nem de grandes orçamentos, nem bancados pelos impostos dos cidadão, muito menos pela petrobras e/ou governo petista.

    Um Argentino (sim, apesar DE TUDO…) e outro franco suíço.

    Cade o bom filme brasileiro?

    Onde está a tal indústria?

    O que ouço falarem é de filmes ruins feitos no Brasil no final das contas.

    Quem paga a conta?

    Você!

  12. O Arrogante

    dispenso a narrativa alheia!

  13. luizs

    Prezado Reinaldo, parei de ler o manifesto, assim que topei com a palavra “presidentA”.
    Aproveitando a troca de governo que teremos em breve, seria muito importante propor a cassação da tal lei rouanet.
    O cinema brasileiro tem que ser feito por profissionais. Enquanto amadores, pegarem nossa grana para brincar de fazer cinema, não iremos ganhar um Oscar.

  14. Carioca Zona Sul Surfista do Leblon

    é que se cortarem a verba que vem dos impostos pagos pelo povo alguns profissionais do cinema que não consegume sobreviver nem andar com suas próprias pernas vão ter que abandonar seus apartamentos e casas luxuosas do Leblon

    mas e aquele filme, Lula, o filho do Brasil…que sucesso!

  15. Antimposto

    Não interessa se é Chico, Caetano, Gil na música; ou Betti, Sabatela, Moura no cinema, não estão acima de ninguém, de nenhum cidadão comum, perante as leis.

    Se querem fazer algo, que façam com seu dinheiro ou com patrocínio privado e NÃO COM O DINHEIRO DOS OUTROS, MAIS PRECISAMENTE O NOSSO DINHEIRO ARRECADADO A FORÇA PELO ESTADO, O DINHEIRO DO POVO.

    Gastar o que é do outros é fácil, difícil a fazer com o próprio.

    Discurso “politicamente correto“ não é dinheiro, é vento.

  16. José Silva

    Boa Reinaldo, você colocou essa cambada de petralhas em seus devidos lugares, eles gostam mesmo é de uma mamata. Como seria bom se “democratas” pedissem demissão de seus empregos em emissoras de televisão, rádios e jornais, ou, ainda, fizessem greve. O Brasil, com certeza, ficaria muito melhor.

  17. maria monteiro

    A melhor resposta a essa gente que acha que cuida de cultura nacional é a entrevista de José Padilha nas páginas amarelas de Veja há 2 ou 3 semanas. O resto é balela de quem vive à custa de dinheiro oficial. Aliás, no tal Manifesto dos profissionais do Livro quantos não são aqueles que o assinam que vivem, quase exclusivamente, do que ganham com os editais do governo. Agora sem estes, estão demitindo funcionários, suspendendo projetos, fechando sua editora, porque a maior parte desse mercado não vive do que vende em livrarias.

  18. leandro

    È de “estarrecer a Dilma”, os caras dizem que a mídia, MP, Polícia, Justiça, Congresso, a sociedade inteira trama contra quem mesmo? “Eles” contra “nós”, cineastas, roteiristas, atores, produtores, distribuidores e técnicos do audiovisual brasileiro e a Dilma.
    E continuam com ameaças: “nos sentimos no dever de denunciar essa enganosa narrativa e de alertar nossos pares do audiovisual em outros países sobre este assombroso momento que vivemos”.
    Parece piada. Quem, no mundo inteiro, levará a sério uma “denúncia” dessas? Não mais em Cuba, talvez na Venezuela.

  19. Paulo

    Reinaldo, acha mesmo que essa turma produziu esse texto? Já veio pronto para assinar e com o perdão da palavra, fede ao marketing mais barato, o estilo é bem conhecido. Para medíocre tem que melhorar muito…

  20. Marcio Antonio

    Só você, Reinado Azevedo, para desenhar o mapinha e explicar o óbvio. Eu já perdi a paciencia com esses idiotas da esquerda caviar…

  21. Ricardo

    Simplesmente SENSACIONAL!! Reinaldo,essa gente papo cabeça que aos 47 anos ainda vive às custas dos pais, é de enojar até os catadores de lixo nos aterros sanitários.

  22. J.B.CRUZ

    Vendo a lista de assinantes dos ‘cabeças lavadas’ pró Dilma (governo), destaca-se alguns gatos pingados de segundo escalão das artes cênicas como; Paulo Betti, Wagner Moura, Letícia Sabatela e Chico Diaz..
    O restante é tudo ‘japonês’ no mundo dos espetáculos..
    Não me representam…

  23. RODRIGUES

    Artista vive de maquilagem e da emoção do povo. Quanto mais a economia afunda e o povo não tem dinheiro para bancar o luxo desses desocupados mais se penduram nas tetas do governo. Afinal são os maiores propagandistas do governo. O artista não vai mais aonde o povo está, vai a onde o governo está, buscar dinheiro é claro!

  24. Paganella

    Pergunta aos autores do manifesto: quem é frontalmente contra qualquer forma de corrupção seria “traseiramente” a favor da mesma?

    Bando de larápios covardes.

  25. massa

    ótimo comentário. cadeia ao PT. a torneira está fechada. acabou o dinheiro fácil. não tem pão com mortadela agora é com linguiça. papuda na Dilma, Lula e todos os corruptos. o Brasil precisa passar a limpo com mudanças profundas. FORA DILMA FORA PT IMPEACHMENT JÁ.

  26. Dantas

    Esse pessoal é um bando de parasitas que nada faz ou fizeram pelo Brasil. Eles estão preocupados com a grana que certamente irão perder e ainda o bolsa família.Vão trabalhar seus idiotas.

  27. wilson almeida

    “Parabéns Reinaldo”

    Acho que o pior cego é aquele que vê e mas não quer enxergar.

  28. wilson almeida

    “Parabéns Reinaldo”

    Acho que essas duas palavras resumem tudo que sentimos por você

  29. Alberti

    Não passam de um bando de parasitas de verbas públicas para produzirem um cinema que é um verdadeiro lixo, salvo raríssimas exceções, sinceramente o cinema que se fazia no Brasil nos anos 50 era bem melhor…

  30. wanderlei lima

    Enquanto milhões de brasileiros passam por muitas agruras para poder alimentar suas famílias em consequência do desgoverno e roubalheira petralha vem um bando de desocupados declarar asnices fundamentadas na ignorância e na má fé. Estou começando a pensar que esquerdismo no Brasil atual é sinônimo de burrice. Vão plantar mandioca, ensacar vento ou caçar a mosquita da zika. Fora petralhas e levem o luladrão e a dilmaldição com vocês. Panacas.

  31. De olho

    Claro é que estão se borrando de medo de perder a vida mole, mas, considerando que a queda do governo é inevitável, deveriam ficar quietinhos, pois quem quer que venha a ocupar o posto poderia não mexer na galinha deles.
    São mesmo muito burros, pois acabaram de provocar uma discussão que certamente acabará por lhes cortar privilégios.
    Muita gente vai quebrar, para o bem geral da nação.

  32. Vinícius F. de Oliveira

    E pensar que no fim da vida GLAUBER ROCHA defendia ardorosamente GOLBERY e GENERAL GEISEL…

  33. Vinícius F. de Oliveira

    Só JOSÉ PADILHA salva.

  34. cláudia

    Pera lá! Nem toda esquerda compactua com esses cineastas, a dizer os mais conhecidos e não participantes da máquina como o conhecido Barretão. Não se preocupem com a democracia porque a maioria da sociedade civil organizada mostrou que ela já passou da adolescência, e sabem quem deseja eliminá-la por interesses de poder. O ódio e intolerância ninguém tiraria de Lula a autoria que tem no story board: o nós contra ele, ameaças com seu exército de Stédile, a jararaca, o sabe com quem tá falando e os seus queridos peões para mandar bater! Quanto à narrativa do jornalismo, ela se baseia muito mais na tentativa de descrever os fatos do que roteiros de propaganda e de cinema que lidam com o imaginário, por vezes, perversos com a emoção ingênua de desinformados. Assim como a inconsequência de braços do poder no meio diplomático a propagar mentiras e ter que desmenti-las minorizando a imagem já tão desgastada do Itamaraty. A credibilidade é de uma tola minoria que ainda cai na conversa que o foco é ideológico ao invés do interesse financeiro dos “funcionários públicos do patrocínio a qualquer preço”, e claro, dos ditadores de suas verdades absolutas acima de qualquer intelectualidade que as supere. Haja!

  35. Fernando

    kkkkk, que chinelada nesses esquerda-caviar! Realmente, esse pessoal tem mais é que fazer greve mesmo, por que cinema de média qualidade nessa região do mundo, acho que só na Argentina mesmo.

  36. Renata.grossi

    Reinaldo,

    Parabéns! Mais um EXCELENTE artigo!

  37. Giovani

    Agora entendo por que o ‘cinema nacional’ é um lixo. Esses ditos representantes desta ‘classe’ pensaram e redigiram uma opinião sem lastro, sem fundamentos, sem nexo, em gramática rudimentar e carente de raciocínio lógico.

  38. leliEL

    O “ESPANTOSO” QUE ELA FALA DEVE SER O HORROR DE TER QUE PERDER AS BOQUINHAS DO GOVERNO, DANDARA, HAN QUE, NUNCA OUVI FALAR, GRAÇAS A DEUS, COM CERTEZA NÃO PERDI NADA , GREVE HEHEHHE BOA QUE FAÇAM GREVE TAMBÉM DE FOME ATÉ…..

  39. daniel

    Coitadinha da democracia… precisa de esquerdistas corruptos para tomar conta dela! Meu Deus, que gente ignorante. Militância petista escondida atrás do rótulo de “cineastas”… as “produções independentes” que mamam no Estado… é claro que vão sair em defesa do governo. Macaco quer banana????

    NÃO REPRESENTAM OS VERDADEIROS CINEASTAS!! CONCHAVO DE CLASSE!!! GENTE QUE SE ACHA SUPERIOR PORQUE DEFENDE A CORRUPÇÃO.

    Essa é só uma prova de que o brasileiro mais simples, que trabalha, estuda e vive com muita dificuldade na “odiada classe média”… e não o esquerdista caviar de classe média alta (mas que odeia a memsa)… quer o FORA DILMA!!!!

  40. Eva Marlene

    Por que não houve manifesto em 2012? Conveniente …muito dinheiro em jogo. Vão pedir incentivo à Venezuela que tem um regime político tão bom que, o Papa Francisco na missa de hoje está pedindo ajuda ao povo venezuelano por estar passando fome.
    As críticas ao baixo incentivo ao cinema vão além dos escândalos de corrupção. “Há pelo menos dois anos a Petrobras não faz mais o edital de apoio à produção de cinema. Esta era uma das principais áreas em que a empresa investia. O cinema brasileiro tinha virado sinônimo de Petrobras”, disse Sturm. “A última vez em que a Petrobras abriu uma seleção pública nacional foi em 2012, ano em que destinou o maior volume de recursos na história do programa – R$ 67 milhões para 133 projetos aprovados. O maior montante –R$ 25 milhões– foi repassado para o setor audiovisual.

  41. silvio

    Rei, já assisti esse filme da Dandara que voce se refere: “filme, o… O…. Como é mesmo?” Apesar de não ser expert no assunto, acho um ótimo concorrente do próximo Oscar, pois como todo filme brasileiro, é um filme que não diz nada, não leva a nada, não sabe de nada, e não informa a nada, não mostra nada: ou seja, é a própria narrativa da vida do Lullarapio.

  42. marciasocial

    É verdade né??!! Já que a imprensa é golpista, porque não pede demissão, pois a maioria desses ditos “artistas” são empregados da Globo…

  43. Pug Albuquerque

    QUEM DEVERIA RECLAMAR MAIS QUE OS NEGROS NO OSCAR É O CONTRIBUINTE BRASILEIRO.

  44. Renata Tremura

    Excelente!!! Reinaldo Azevedo!!! Esses artistas que estão assinando embaixo desse manifesto estão com seus dias contados! E cheirinho de enxofre está no ar , petistas fedorentos!!!

  45. ancof

    Dandara ! ….. Você está desesperada em ver o seu Pai perder a teta da vaca leiteira. Vá trabalhar com labor e honestidade em vez de ficar recebendo pixulecos como cala boca, é por isso que você fala, mas, contra o Brasil.
    Dandara !….. Qual a diferença entre a Quadrilha Partido dos Trabalhadores do bandido Lula Pixuleco das Quadrilhas PCC e do Comando Vermelho ?….
    Dandara !…. Qual a diferença do bandido Lula Pixuleco para os bandidos Marcola e Fernandinho Beira-Mar ?….
    Dandara, você e esta cambada de xinxeiros do cinema nacional que só produzem porcaria, só prestam para isto mesmo, se esconderem na “merda de um manifesto”. O Brasil mudou, queremos algo forte que não seja de direita e de esquerda.
    Queremos e buscamos algo desenvolvedor, uma política democrática com um forte toque capitalista social, com metas preestabelecidas abarrotadas de objetividade e responsabilidade. CHEGA DE CONVERSA FIADA !……. CHEGA DE IDEOLOGISMO PICARETA !…… CHEGA DE VAGABUNDAGEM !…..

  46. alfredo

    Muito bom comentário. Essa de esquerda que consome champanhe e caviar, foi o máximo. Mas é uma realidade. Assim até eu sou do ramo artístico. Por isso que a gente vê tanta porcaria por aí, dizendo que é arte. Filme brasileiro não assisto de jeito nenhum.

  47. walter santos

    Todos os grupelhos que mamam nas tetas do Estado são contra o impeachment da Dilma.

  48. Roberto F Campos

    Nossa…a manifestação deles foi tão importante e comovente que, somada ao apoio dos “profissionais de vendas de velas de ignição para motores diesel” – categoria talvez mais relevante e numerosa – resgatará a credibilidade da nossa governAnta!

  49. Newton

    Esse povinho que rasteja nos valados das boquinhas do desgoverno petista sempre alega o que não existe e esgrime sem espada. Quando era garoto aprendi que não se discute com esquerdista por dois motivos: o primeiro é que eles têm sempre um exemplo bem sucedido de suas ideias em algum lugar obscuro que citam como se fosse o melhor do mundo. O segundo é devido à obstinação de conhecer apenas o que eles e seus pares pensam e não conseguem compreender a realidade. Seus argumentos sempre se remetem à visão pronta do comunismo que deveria existir e a realidade é apenas uma passagem para alcançar o que desejam. Por isso passam por cima de tudo e sequer são capazes de reconhecer as asneiras e crimes que cometem.
    Dizer a um stalinista que ele foi um canalha e assassino ouvirá uma argumentação sem pé nem cabeça, mas com muita cauda justificando tudo e transformando o safado em gênio.
    Outro dia em um debate na TV aprendi outro motivo para ficar longe do debate com esse povo. Disse um membro da mesa: “debater com o pt é o mesmo que jogar xadrez com um polvo você faz um lance ele derruba todas as peças do tabuleiro, suja tudo com tinta e estufa o peito dizendo que venceu.” Isso vale para todos os vermelhos.
    Todos que estão contra o impeachment perderão a boquinha ou a bocada e pela incompetência de fazer algo que preste ficarão à míngua.
    Michel Temer assim que assumir deve acabar com essa lei Rouanet que usa o dinheiro dos impostos para beneficiar artistas ricos que cobram bilheteria cara e os menos favorecidos, que pagaram os ditos impostos, ficam de fora.

  50. Rose Dias

    SERÁ VERDADE? Sindicato de Santa Catarina paga R$300 para mortadelas irem se manifestar em favor do PT em 31/03
    O mais relevante está ao final: uma ajuda de custo de R$ 300,00 para cada um que participar.
    De onde saiu essa grana?

    http://lucianoayan.com/2016/03/27/sindicato-de-santa-catarina-paga-r300-para-mortadelas-irem-se-manifestar-em-favor-do-pt-em-3103/