07/12/2009
às 5:29O GRANDE MEDO
Incrível!
Escrevi na sexta-feira o texto ALÔ, SERRA E AÉCIO: OU É UNIÃO OU É ESMAGAMENTO, chamando a atenção para alguns dados da conjuntura política e afirmando o que a toda gente é óbvio: ou os tucanos José Serra e Aécio Neves, governadores, respectivamente, de São Paulo e Minas, se unem para vencer a eleição presidencial, ou a oposição será esmagada. E não me refiro ao esmagamento nas urnas apenas. Isso é corriqueiro nas democracias. Alguém sempre perde. Às vezes, perde feio — como Lula, nas duas derrotas para FHC no primeiro turno, em 1994 e 1998. Às vezes, há apenas uma derrota, como os tucanos nas duas vezes em que perderam para o líder petista no segundo turno, em 2002 e 2006. O “esmagamento” a que me referi tem um alcance pós-eleitoral. Refiro-me à tentativa de eliminar a oposição do jogo político. Antes que dê seqüência a este texto, uma observação para ver se a petralhada ao menos melhora a qualidade do capim que anda consumindo. Ela segue em azul só para se destacar do objeto principal deste texto.
A observação
Esses seres de casco e orelhas grandes vivem enviando mensagens para o blog mais ou menos assim: “Aí, hein!!! Está desesperado! Dilma vai ganhar! Quero ver o que você vai fazer depois!”. A única coisa, EU JURO, que me entristece um pouquinho no meu trabalho é essa gente ser tão estúpida, tão ruim de lógica. Se eu fosse, como eles dizem, serrista (o que é piada!) e tucano (esta é de morrer de rir), convenham que eu deveria ter, então, mais dificuldade para fazer o meu trabalho se o governador de São Paulo, uma vez candidato, ganhar a disputa, certo?
Caso Dilma se sagre vitoriosa — e digamos que mantenha os quase 80% de popularidade de Lula —, os 20% que sobram me garantiriam um público muito amplo. Afinal, se eu fosse o que eles dizem que sou, bastaria sentar à frente do computador e largar o braço em Dilma… E não faltará quem goste disso. Em certa medida, então, para mim, a vitória da petista traz mais chances de divertimento — ao menos enquanto houver democracia por aqui. O País dos Petralhas, um livro de política, com textos imensos, vendeu mais de 35 mil exemplares em um ano. É um best seller na área. Máximas de Um País Mínimo — cujo foco é mais amplo, embora em textos curtíssimos — vai para a segunda edição com uma semana nas livrarias. Não estou conseguindo mais dar conta dos comentários do blog, tal o número de leitores, sempre crescente. Estamos estudando o que fazer.
O chato de não contar com críticos qualificados é não ter a chance de contestar contraposições inteligentes. Mas notem bem: essa gente está, como sempre, errada! GOSTEM OU NÃO, ESTE É UM BLOG DE PRINCÍPIOS. E só por isso alguns se surpreendem às vezes aqui: “Nossa! Não pensei que você faria tal crítica sobre determinado assunto… Até me surpreendi”. Claro, há uns vagabundos de plantão que costumam me atribuir o que não penso nem nunca pensei. Aliás, estou pensando num quarto livro listando as coisas que nunca disse ou escrevi… Assim, anotem aí: caso Dilma Rousseff vença as eleições, a menos que ela mande me prender por alguma razão que o estado petista se encarregará de especificar, o que me espera é divertimento garantido. E se Serra ganhar? Talvez seja menos divertido. Mas garanto que não cessarão as minhas contraposições ao governo. Mas é preciso, primeiro, que a oposição vença as eleições.
De volto ao ponto
Enquanto escrevo este texto, aquele artigo a que me referi conta com 208 comentários aprovados. Quando vocês lerem, talvez haja mais. Mas ele já bateu um recorde: O DE COMENTÁRIOS REJEITADOS. E por quê? Os petralhas — e uma parcela que se dizia, não creio que seja, partidária da chapa Aécio-Ciro (deve ser urubu se passando por pomba) — decidiram invadi-lo, apontando o que consideram, os delicados, a minha “análise ridícula”, o meu “desespero”, a minha “rendição”, a “minha jogada de toalha”. E a maioria mal disfarçava a fúria, o ódio e… O TEMOR.
Como boa parte dessa gente asquerosa me toma como um “articulista tucano”, leu no post o que seria uma espécie de mensagem do que vai nos bastidores do partido. Antes fosse! Eu não sei o que vai nos bastidores dos partidos E NÃO ACREDITO EM NINGUÉM QUE DIZ SABER. Esse papo de bastidores é conversa mole. Políticos, todos eles, tentam enganar jornalistas e, não raro, fazê-los publicar o que consideram interessante para o seu jogo. E, muitas vezes, se dão bem. Lido bem pouco com esse tipo de coisa aqui. Faço análise política; não dou bola para plantação. Escrevo o que considero que seja o certo. Ainda que me passem uma informação dita “quente”, se eu considerar que ela é uma peça estranha na lógica do processo, ignoro. Assim, a canalhada se acalme: MEU TEXTO NÃO É SINAL DE QUE SERRA E AÉCIO ESTEJAM SE ENTENDENDO, NÃO. Ao contrário até: só o escrevi porque, justamente, acho que ainda não estão. E quem não é um analfabeto político entendeu isso muito bem.
E, SIM, ESCREVI O ÓBVIO: ou eles estão juntos em 2010 — e a melhor forma de estarem juntos é uma chama que reúna os dois —, ou acho que a vaca da oposição caminha gloriosamente para o brejo. COM UM ADENDO NA ADVERTÊNCIA: não é que caminhe para o brejo em outubro do ano que vem. A oposição — ou os partidos que hoje estão na oposição — entra em 2011 liquidada. Aí, para não morrer, o melhor seria mesmo brincar de outra coisa desde já.
E por quê?
E por que escrevi aquele artigo e sustento tal ponto de vista? Porque o status do debate mudou com a operação-desmanche do DEM. E, se vocês notarem, não só do DEM, mas de praticamente todos os partidos — até do PMDB, que também foi empurrado para as cordas. VOU REPETIR: UMA POLÍCIA QUE ENCURRALE OS BANDIDOS CUMPRE A SUA MISSÃO! UMA POLÍCIA QUE SÓ ENCURRALE OS INIMIGOS DO GOVERNO E SEUS AMIGOS INCÔMODOS SE TRANSFORMA EM POLÍCIA POLÍTICA. Então seria o caso de se dizer “coitadinho do Arruda”??? Coitadinho? Se 10% do que se noticia sobre ele for realmente verdade, seu lugar é o xilindró. O que pergunto, sem querer tirá-lo desse aprazível lugar, é quantos outros devem lhe fazer companhia, mas estão por aí posando de moralistas. Mas já há aqui um pequeno desvio. Retomo o fio de novo.
Considero, sim, essencial ao futuro da democracia brasileira demonstrar para o PT que ser derrotado numa eleição, depois de ter permanecido oito anos no poder, é parte da regra do jogo democrático. Considero profilático demonstrar aos brasileiros que é falaciosa a tese, ora vocalizada no horário político do PT, que a eventual derrota do partido significa um recuo, uma manifestação de atraso, uma volta ao passado. Até porque o tal “passado” do Brasil inventado por Lula é tão falso quanto o seu próprio — dentro e fora da cadeia! A memória do líder petista, como sabemos, o trai até em matéria tão íntima como a visita ao túmulo da mulher e a “gandaia”. Quando, em 1979, falava o operário machão, muita gandaia… Quando, em 2009, fala o líder decoroso, o “filho do Brasil”, aí aumentam as idas ao cemitério. Por que diria a verdade sobre o país?
Razão do ódio
E a razão do ódio dos petralhas se deve ao fato de que eles sabem que a eventual união de Serra e Aécio seria uma arma eleitoral poderosa, com capacidade para mudar completamente as expectativas. Toda a estratégia governista foi criada contando com essa impossibilidade. Ao contrário até: ela é pensada prevendo Aécio cristianizando Serra — ou o contrário. O fato de eu ter explicitado isso aqui os deixou nervosos; nervosismo vazado, muitas vezes, em tentativas frustradas de ironia e sarcasmo.
Serra e Aécio vão se entender? Não sei! O fato é que a eventual eleição de Dilma depende mais desses dois do que dos outros dois: ela própria e Lula.
Tags: Aécio Neves, Serra



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
133 Comentários
anônimo
-08/12/2009 às 17:46
Serra e Aécio vão se entender? Para alcançar o poder? Não sei!
Lula, desde o primeiro ano do seu segundo mandato já pensava em fazer qualquer sacrifício para permanecer no poder. Inclusive dividir todas as glórias possíveis do seu governo com a sua candidata-gerenta com fama de competente, que naquele momento pós- mensalão, funcionava exatamente por não ter passado político.
Pescarini
-08/12/2009 às 14:33
Vejam mesmo que é orquestrado: o Davi, além de caluniar o Serra, ainda aponta o Aécio como menos rejeitado. É tudo que o PT quer. Ver a oposição escolher o candidato com menor chance de vitória, como o Reinaldo sempre diz. E aqui, ninguém está menosprezando o Aécio, pelo contrário, queremos a viotória da oposição.
Kirk
-08/12/2009 às 3:06
Caro WEIMAR,às 7:01 pm,subscrevo,TOTALMENTE,cada linha do seu comentário!!!
Parabéns!!!
Rô
-08/12/2009 às 1:50
É isso. Morrem de medo da dobradinha. Estou, há muito tempo, apostando nela e cheguei a comentar que tinha esperanças que a demora na definição pudesse ser apenas uma estratégia para evitar a perseguição dos petralhas, que, infelizmente, virá. Se não tiver nada de concreto, eles inventarão.
Além disso, não confio nas urnas. A salvação, talvez, estivesse em pesquisas idôneas, que pudessem mostrar, até o fim, a preferência do eleitorado por Serra. Isso poderia intimidar as tentativas ou, pelo menos, abrir os olhos da Justiça Eleitoral para possíveis disparidades.
Mas, por toda essa estória de urna “inviolável”, já dá pra imaginar o que poderá ocorrer.Como quero estar errada quanto a isso!
celeraman+
-07/12/2009 às 23:35
Alguém me dê uma luz: e o Estado de São Paulo? Com Serra candidato, quem merecerá administrar o glorioso SP? Kassab? Geraldo?
E o glorioso Minas Gerais? Quem?
Não vão, pelamordedeus, fazer barbeiragem federal e estadual!
Weimar
-07/12/2009 às 19:01
DAVI, dezembro 7, 2009, 4:55 pm, aproveitou o espaço destinado a comentários dos leitores e mandou ver:
“E Serra.. ouso dizer que acha que o Brasil se resume a SP”.
O nome do rapaz é Davi mesmo, ou Franklin Martins? Comentário é comentário, propaganda é propaganda, garoto!
Mais: Ousar é uma coisa, espalhar disse-que-me-disse é coisa feia, coisa de quem não tem o que fazer. Não gosto do Serra, mas gosto ainda menos de gente como você, rapazinho!
Weimar
Ludovicense
-07/12/2009 às 18:43
Reinaldo - Concordo plenamente com sua - sempre - sábia análise .Ou vamos de Serra - Aécio , ou vamos ficar comendo poeira por muito mias tempo . Não acredito que a burrice predomine na decisão .
Antonio,ex-petralha
-07/12/2009 às 18:38
Reinaldo,o titulo do blog lembrou-me a atriz Regina Duarte quando dizia no programa politico do Serra:”Tenho medo…” para se contrapor á “Esperança” dos petralhas.Infelizmente os petralhas ganharam.Diante de tudo que fizeram até hoje:aparelhamento do Estado,mensalão,compra de grande parte do legislativo,bolsas e mais bolsas eleitoreiras,apoio aos governos pouco ou nada democráticos,mentiras,incompetência,namoro com criminosos internacionais,etc,etc,nada mais oportuno do que este Grande Medo de seu blog.Comungo com voce:urge que derrotemos os petralhas.O futuro, com os petralhas,é mais do que esmagamento.É o desastre.A escolha da chapa tucana é fundamental para a vitória da democracia.
Ronald
-07/12/2009 às 18:37
Prezado Reinaldo, se me permite, gostaria de me congratular com o/a Caça-Petralhas por tudo dito @ 1:16 pm. Também me orgulho muito de NUNCA ter votado no PT e JAMAIS votarei nesses delinquentes.
Tudo que me lembra o PT dá nojo, ódio e ânsia de vômito. A cara desta gente idem. Todos frutos de fornicação mal dada…Gente que foi colocada no mundo sem planejamento, fruto de relações furtivas e ordinárias só podem mesmo promover o mal, a delinquencia e por fim o crime. Como vemos todos os dias na TV, nos jornais, na internet…By the way, não tolero o playboy mineiro mas com Serra no cargo de presidente o Brasil mantém viva a chance de dias melhores para a democracia e para a sociedade. Sds
MELO
-07/12/2009 às 18:10
QUEM ACREDITA EM 83% DE APROVAÇÃO ?
EU NÃO !
JÁ PERGUNTEI A VÁRIAS PESSOAS , SE RESPONDERAM A ENQUETE , SE CONHECEM ALGUEM QUE O TENHA FEITO , SE PARENTES RESPONDERAM E , NINGUÉM , NINGUÉM , NINGUÉM SOUBE RESPONDER .
CARGAS DÁGUA !SERÁ QUE SÓ PESQUISARAM NO ANTRO PETRALHA?
toninho
-07/12/2009 às 17:00
Não só acredito na sua previsão, como dou credibilidade. E aos que não acredita, basta ver o que aconteceu com Honduras, quando o mundo todo, condenou aquele Estado, você lhe parabenizou-lhe, pela sua coragem de enfrentar o mundo com a verdade. E ai o que se viu, foi o desfecho final, a vitória de Honduras e suas previsões corretíssimas. Os hondurenhos devem a você, a volta da normalidade e aqui uma grande torcida para aquele povo que calou os bandidos, internos e externos. Por isso eu digo vai firma Reinaldo, só você para apavorar os PETRALHAS BANDIDOS, assaltantes de cofres públicos.
Davi
-07/12/2009 às 16:55
Dando uma vista rápida sobre os comentários, ando vendo uma pequena rejeição ao Aécio como candidato,
Só vale lembrar que ele tem o melhor índce de aprovação como governador do egundo maior colégio eleitoral do Brasil.. (com um pouco de manipulação midiática claro, mas tem!). E Serra.. ouso dizer que acha que o Brasil se resume a SP, como boa parte dos paulistas que comentaram acima.. rsrs
Enquanto isso o nível de aprovação do Governo sobe pra 83% e a Dilma continua a comer pelas beradas..
Agora ela tá na TV gente…
Sinceramente.. Acho que “O GRANDE MEDO” é mutuo..
Explicando disse que
-07/12/2009 às 16:45
A questão é a seguinte, a chapa pura será Serra & Aécio ou Aécio & Serra? Quem será humilde o suficiente para ser vice do outro? Como humildade e política são antagônicos essa chapa tucana não passa de uma utopia maluca. Petistas fiquem tranquilos se a questão for essa, Dilma será a vencedora em 2010 facilmente.
Vera L.
-07/12/2009 às 16:38
Reinaldo você explicou MUITO BEM, se em 2006 a oposição perdeu, ainda tinha algum fôlego para continuar, no segundo governo Lula, além de bagunçar ainda mais com as Instituições, veja, até FGV está no rolo, tratou de aniquilar a oposição demonizando em TODOS os discursos que querem o mal para o Brasil, comprou muito mais políticos, mudou leis para beneficiar apaniguados, está de mãos dadas com TODOS os escroques nacionais e internacionais desde que papariquem seu governo. O quê vai restar para a oposição com Lula com o MAIOR tempo possível para demonizá-la e elogiar o governo Dilma? E os jornalistas? No outro dia ao programa dos Tucanos ouvi:NÃO é VERDADE, está TORCENDO MUITO para NÃO SER.
leo
-07/12/2009 às 16:36
Fora de contexto
O Evo Morales foi reeleito.
Que droga.
duas paralelas
-07/12/2009 às 16:35
Se Dilma, pra ser eleita, depende da divisão tucana entre Serra e Aécio, ela já pode se considerar eleita, os dois governadores são como duas paralelas, jamais se encontrarão numa mesma chapa.
Anônimo Paulistano
-07/12/2009 às 16:23
Reinaldo disse `Caso Dilma se sagre vitoriosa — e digamos que mantenha os quase 80% de popularidade de Lula…´.
A Dilma não vencerá as eleições presidenciais em 2010, uma coisa é fazer campanha sem concorrência, outra coisa é a campanha toda na rua, se sem concorrência ela ainda não deu jeito no quesito rejeição imagine o que será quando a concorrência começar a mexer com os brios da candidata, aqui todos sabemos que ela não é de levar desaforo para a casa, também conhecemos a dimensão dos verbos imperativos que a candidata costuma utilizar à revelia, brasileiras e brasileiros aceitam tudo, exceto barraqueiras no comando.
Rodrigo Marques
-07/12/2009 às 15:49
Eu sei que isso é desagradável, talvez nem democrático, mas lá vai: - Algiuém tem que enquadrar o Aécio! Como tinham que enquadrar o Alckmin…
Vejam, nada contra o segundo, mas calma ae, se colocassem o Serra, ele levava com os pés nas costas contra o apedeuta em 2006. Aí, os “gênios” colocam um cara praticamente desconhecido fora de SP. Eu acho até hoje que foi proposital, para perder mesmo, e não sei, estou achando que esta relutância ou atraso em definir a óbvia candidatura Serra-Aécio está indo pelo mesmo caminho.
Ps. Alckmin no lugar de Serra foi o 2º erro grave daquela época, o primeiro foi não detonar esse governo corrupto ao descobrirem o caixa 2 para pagar o Duda Mendonça.
PP
-07/12/2009 às 15:43
…e, a propósito, acaba de sair a pesquisa CNI/Ibope. Dilma está em acelerado crescimento: foi de 15% para 17%. Nesse ritmo, em 2013 poderá estár com 20 a 22%… Ciro, variou de 17% para 13%. Serra, cresceu de 35% pra 38%. No cenário com Aécio, Dilma ganha…Como dizia um antigo personagem do Chico Anísio: “será impossível, sô!” Só o mineirim que não vê! Aguardamos a exegese da pesquisa que o Rei já deve estar cozinhando.
Ricardo Magalhães
-07/12/2009 às 15:38
Se o Nosso Guia tem essa popularidade toda que é divulgada,por que não aparece em público,principalmente aqui na região Sudeste?Êle só aparece em eventos programados e cercado de seguranças.Gostaria de vê-lo se expondo num evento público para que se prove toda essa popularidade.
PP
-07/12/2009 às 15:32
É claro que devem existir razões que a própria razão desconhece para que Serra e Aécio não fechem logo de uma vez a única chapa com boas chances de derrotar “isso que está aí”. Não importa quais são essas razões. São todas desprezíveis frente ao tamanho do desafio…e a grandeza do que podem fazer juntos se eleitos. Se esses cidadãos quiserem usar a liderança e os votos que possuem (Serra, em âmbito nacional, Aécio, regional) para mostrar o caminho de uma campanha verdadeiramente de oposição, nosso Grão-Gremlin e seu invento irão tremer na base, que rachará inapelavalmente já que é feita de barro do populismo, da esperteza, da falta de ética e da incompetência administrativa.
Mané
-07/12/2009 às 15:25
A forma que um indivíduo trata a sua vida privada está diretamente ligada à forma que ele trata seus compromissos na vida pública. Um presidente de um sindicato que quer papar todas as viuvinhas que recorrem ao préstimos da entidade sindical para obterem seus direitos tipo auxilio funeral e pensão tem algum compromisso com a ética? É extremamente indecoroso uma atitude assim num momento em que essas pobres senhoras estão passando por uma fase dolorosa e se encontram totalmente fragilizada. Isso é no mínimo assédio moral. Quando se torna presidente da República o garanhão de Garanhuns continua com a mesma ética.
Corvo
-07/12/2009 às 15:24
Caro Reinaldo;
Porque quem por acaso ousa divergir de suas opiniões obrigatoriamente deva consumir grama, ter orelhas grandes e casco?
Não é alguma coisa assim meio maluca isso?
Porque se concordamos somos inteligentes, se por acaso temos algum comentário que pode até ser pertinente mas não é consoante com o seu pensamento (que é o dono desta coluna) ele não é aprovado e não aparece nos comentários…
Assim fica difícil, uma democracia teoricamente abre espaço para idéias conflitantes.
Legal sua coluna, mas poderia ter um espacinho para divergencias, desde que bem escritas, sem ofensas, com argumentos ou questionamentos válidos.
Obrigado pela atenção.
REINALDO RESPONDE
E quem disse que não há? Não há espaço para militância petralha.
Anita
-07/12/2009 às 15:16
Reinaldo,
Concordo com você que a petralhada está inquieta… Eles sabem que a candidata fantoche tem o MAIOR ÍNDICE DE REJEIÇÃO entre os atuais pré candidatos a presidencia. Isto é fato: a Dilma tanto a Truculenta quanto a Doce-de Coco não conseguirá ganhar o eleitor, pelo simples fato : é antipática, arrogante, inconfiável, incompetente e… muito feia…E ainda tem o mesmo cirurgião plástico da Marta Suplicy… Eu, particularmente não acredito que a Dilmona tenha chance de se eleger, nem com a truculencia do imperador Lula … E, apesar da incompetencia do PSDB em ser oposição…
Rose Perito
-07/12/2009 às 15:14
No estadao.com.br:
Nova pesquisa CNT/IBOPE divulgada hoje mostra que Serra subiu 2 pontos em relação a setembro - 38% de intenção de votos e Dilma também (de 15 para 17%).
- de qualquer forma, a preferência por Serra continua mais que o dobro em relação à super-ministra.
E a popularidade do NossoGuia também subiu: de 81 para 83%.
Vicky
-07/12/2009 às 14:49
Leio seus artigos todos os dias e concordo plenamente com a burrice que está se generalizando por aí. Também num país em que a pessoa lê um texto e não sabe interpretar, o que se esperar.
Continue. Precisamos de voce
SUJIRO
-07/12/2009 às 14:47
RA, acho que está escapando alguma coisa aos “formadores de opinião”: o inesgotável pendor à traição instrumentalizada por parte da esquerda e a possibilidade de que Dilma simplesmente dê um chega-pra-lá no Lula, deixando todos chupando no dedo e instalando a própria camarilha, mediante os expurgos “necessários à causa”. Homem ocupado que és, terias um tempinho para comentar? Obrigado. Não precisa publicar este comentário.
Alzira
-07/12/2009 às 14:30
Enquanto isso, que sono!, luiz inácio tem 83% de aprovação popular segundo o IBOPE. Acredite quem quiser!
Gerdano Silva
-07/12/2009 às 14:19
Reinaldo.
Embora a concordância, do ponto de vista intelectual, seja sempre menos divertida, não posso evitar: concordo contigo.
Creio que o grande projeto político das oposições no Brasil atual deve ser o de garantir a própria sobrevivência. E isto, em uma perspectiva mais longa, para garantir a sobrevivência da democracia no Brasil.
A consolidação de uma “chapa” Serra-Aécio, seria o carimbo no passaporte do PT para a viagem de volta à oposição, o que seria a vitória do bem.
Agora já sabemos: ter o PT na oposição é o melhor para o Brasil!
Ter o PT na oposição é dor de cabeça para qualquer governo. Mas, tê-lo no governo é um perigo para a democracia!
Luiz Braulio De Vilhena
-07/12/2009 às 14:17
Exatamente isso! Perfeito.
Realmente:
- Não há duvidas quanto ao aparelhamento da Polícia Federal e do Miistério da Justiça…
- Não há dúvidas quanto à manipulação do STF tendo em vista as últimas manifestação daquele Tribunal…
- Não há dúvida, por fim, da inutilização da oposição.
Temos só que lamentar…
anônima
-07/12/2009 às 14:09
Lula não teria sido eleito em nenhuma das eleições se não tivessem contado com a incompetência do PSDB.
Só há Lula, culto à personalidade e pensamento porque o PSDB contribui muito para este estado de coisas.
Serra sai candidato contra Lula, faz campanha contra FHC e Tasso apoia Ciro (impunemente, continuou na presidência do PSDB).
Alckmim e seu jalequinho da Petrobrás (sem comentários…)
Mensalão e PSDB: Lula deve responder apenas nas urnas.
Dilma 2010? Está a caminho, com a contribuição de Aécio.
O difícil é concluir se é questão de incompetência ou se o partido age de forma proposital para aniquilar a possibilidade de alternância no poder no futuro.
AMüller
-07/12/2009 às 14:07
Pode ser que tenhas razão, mas caso não dê certo a estratégia, será como matar dois coelhos com uma paulada só. Será que eles (Aécio e Serra) vão querer correr esse risco … Não acredito ….
Marcos Vinicius
-07/12/2009 às 13:59
Acho Aécio o mais firme do que o Serra.Esse meu achismo recai mais na idéia, de que por ser um político desconhecido, teria mais chance do que Serra.Mais seria bom mesmo que não fosse nem PT,PSDB, PSOL…
Mozart Almeida
-07/12/2009 às 13:39
Não entendo isso… Como um líder que tem 80% de aprovação da população não consegue emplacar um sucessor? É ilógico, não é? Na política, se o candidato tem realmente grande aprovação, ele elege até um graveto para sucedê-lo. Essa lógica persiste em qualquer lugar, seja numa megalópole, seja numa cidade de 1.500 habitantes.
Das duas, uma: ou essa aprovação popular é falácia fascista, ou o presidente quer transparecer que “o povo só quer ele”… Em uma ou outra, estamos em apuros.
Alberto - RJ
-07/12/2009 às 13:24
Falou bem alguém ai embaixo: Serra sem Aécio não é muita coisa, Aécio sem Serra não é ninguém. Por ser Serra mais velho, mais experiente e estar “apenas” com 20 pontos a mais nas pesquisas, pedimos que Aécio seja vice. Mas concordo que todos os dois tem competência para a presidência. É só uma questão de estratégia para que não assistamos o fim do Brasil democrático. De verdade, seria um sacrifício em nome do futuro do país.
Anônimo Paulistano
-07/12/2009 às 13:24
Minha intuição matemática me diz que os petralhas não são muitos, ela me diz que eles parecem serem muitos pela ausência de blogs e sites que fazem observações realmente consistentes sobre as condutas deste governo mitificado pelos bocós de plantão, se eles não aparelham os blogs da Veja vão aparelhar o blog de quem? da carta capital? da istoé? do dinheiro vivo?
Guilherme GHG
-07/12/2009 às 13:20
Tambem nao deixo ninguem esquecer que o presidente do banco central o senhor Henrique Meireles era do PSDB ate ser nomeado Presindente do banco central, agora o que eu queria commentar e a robalheira que o governo lula mostrou que existe no congresso e no subornos feitos la pelos partidos e pelo proprio goveno federal, e mensalao, mensalinho, sanguiçuga, em fim tem de tudo , e ate tem Dilma e sua rabugente mao de ferro que so sabe gritar e dar ordens na rajada, O NEGOCIO DO BRASIL AGORA E TORCER PRA A CHAPA PURO SANGUE DO PSDB SAIR COM SERRA PRESIDENTE E AECIO VICE, ai depois e so alegria, acabou os mensaloes o PT sua distribuiçao de cargos a amigos e colegas de partido.
Caça-petralhas!
-07/12/2009 às 13:16
Bom você tocar nesse assunto, Reinaldo.
Sou “Serrista”? Não. “Aecista”? Também não. “PSDBista”? Nada disso!
Sou, na verdade, anti-petralha até a medula. Sou anti-lula de corpo e alma. Sou adversário figadal (não inimigo mortal que não dou esse gostinho prá essa gente) de tudo que me lembre PT, como máfia sindical, MST, populismo rasteiro, cotas racistas, bolsa-esmola, esquerdistas de botequim, estatização, UNE mercenária e baderneira, ONG chapa-branca, etc.
Voto num talo de capim, numa banana podre, num rolo de papel higiênico mas JAMAIS daria meu voto a um petista. Serra tem chance de varrer esse lixo? Ótimo! Voto nele…
Nei Moreira
-07/12/2009 às 13:16
Reinaldo.:
Você definitivamente é um homem sem medo. Continue nesta tua faina de mostrar aos brasileiros o que esta ocorrendo nos bastidores da politica brasileira com as tramas montadas pelo PT e cia.(Ali babá e os 40 (muito mais)ladrões).Vamos investigar e divulgar os atos e mentiras praticados por estes que por interesse vendem a pátria mãe e lesam seus cidadãos com propagandas mentirosas dia após dia. Chega de “Brasil um pais de todos” milhares de vezes., quanto esta custando isto ? Vamos se unir com brasileiros corajosos e lançar o programa “Mãos limpas” como fez a Itália nos anos 80 e acabar com os mafiosos do Brasil.
Guilherme GHG
-07/12/2009 às 13:14
Mais tambem para o que acontecia em 2002 se da um nome oposiçao, que nao se esqueçam era o PT, alem do mais o governo FHC ja tinha feito tudo o que podia fazer, nada mais podia vir de novo , e como eu digo as coisas so funcionam para o que sao feitas para resolver ( o governo FHC nos dois mandatos foi eleito pra acabar com as bagunças, como inflação, estatais ineficientes) e depois disso perderam o rumo e nao sabiam mais o que fazer.
O governo lula fez muita coisa boa como propaganda com o bolsa familia que nao e mais que uma junçao dos progrmas de FHC, mais e claro no governmo lula tudo foi ampliado a todos os pobres, alem do mais consegui manter a inflaçao.
Vila Nova
-07/12/2009 às 13:08
CHAPA PSDB PURO SANGUE = DEMOCRATAS(ARRUDA) GRITANDO PARA O MUNDO OUVIR OS ROUBOS CONCORRENTES
Guilherme GHG
-07/12/2009 às 13:07
caro Reinaldo, vejo parabeniza-lo pelo otimo trabalho, e pela atitude que teve com sua filha, mais vamos la direto ao ponto.
Tente comprar seu livro mais nao o encontrei neste final de semana, devo tentar compra-lo novamente durante a semana.
Igualmente a voce acho que para que o PT e sua corja de malandros saiam do governo devera ser feita uma chapa puro sangue no PSDB, dizem que nao gosto do PT, mais eu como voce nao defendo um partido ou outro defendo a democracia e etica nas coisas, apesar da politica brasileira sem um vergonha como é.
Quando o lula foi eleito em 2002 achei que foi certo, pois o PSDB estava impreguinado demais no governo e nao funcionava como deveria, mandarei outro.
Cristiano Anti-comunista (sobre a matéria O Medo)
-07/12/2009 às 12:58
No Mato Grosso do Sul o André Puccinelli aceitou como um cordeirinho a ação de office-boy de Marina para dar o controle da água de Mato Grosso do Sul para a ONU.
A mídia abafou o crime que isso foi e ao escrever poucas linhas omitiu muitas verdades. E as forças acovardadas não exigiram explicação.
O tratado impõe taxação até de coleta de água de chuva em açudes. Pode isso? Se não reagirmos, eles podem.
Luiz Corrêa
-07/12/2009 às 12:57
Prezado senhor
Concordo integralmente com o seu texto. Mas não tenho mais esperança, pois:
1. A Dilma está eleita. Terá muito mais tempo na TV, e a propaganda será (já é agora) simplesmente esmagadora.
2. Quem vai mandar é o Luiz Inácio.
3. O governo federal será total e completamente aparelhado pelo PT. Já está, mas terminarão o trabalho nos próximos anos.
4. Em 2014/2015 o Luiz Inácio retorna, para mais oito anos.
5. Alternância no poder? Nem pensar, nos próximos 12 anos.
6. Esse sistema lulista/petista está aniquilando a oposição. Não teremos oposição a eles por muitos anos.
Perspectivas muito tristes para os que apreciam tanto a democracia como regime político.
Cristiano Anti-comunista
-07/12/2009 às 12:49
O MEU GRANDE MEDO É QUE QUANDO VOCÊ DIZ UMA VERDADE, ALGUÉM AQUI VEM COPIAR LIXO DA FRANCE-PRESS E PUBLICA NA PRIMEIRA PÁGINA E NÃO DÁ O NOME… AFINAL QUEM É O OCULTO OU A OCULTA QUE VEM PÔR EM DESTAQUE MENTIRAS E SUAS VERDADES APENAS NUM CANTINHO?
SIM, DE FATO A MÍDIA É GOLPISTA.
SINCERAMENTE,
CRISTIANO
Angelo
-07/12/2009 às 12:47
Para todos que não gostam dos Petralhas, quero dizer que estou torcendo para chapa Serra-kassab emplacar.
Penso que esse Demoníaco seria uma boa presa para o PT. Os demoníacos tem só um Governador e estavam mandando bem no DF e fazendo caixa 2 com uma espetacular desenvoltura.
Acho que dá para se ter uma idéia do que os Demoníacos estão arrecadando na Capital…tudo bem documentado (filmado) pelos Petralhas.
Por outro Os “The toucan” já estão há quase 16 anos tomando conta do nosso Estado. Ninguém sabe, niguém viu !!
v.b.p.f.
-07/12/2009 às 12:46
Onde escrevi “Qual é”… não me dirigi ao Reinaldo e sim posto o (?), eu me dirijo ao Jornalista, o qualé …é para a o texto do sr. elbert. que mesmo não sabendo de sua real intenção (pode até ser honesta), me senti como que alguem falando por mim, e não gosto disso. PONTO FINAL.
v.b.p.f.
-07/12/2009 às 12:41
Esse elbert de 12,05 está falando em nome de quem? quer amedrontar por disfarce de protetor, Vai catar conchinha com a 1a. dama na praia de Ramos. Leio, escrevo, e sou partidario de 95% de tudo que está aqui, ou melhor 105%. Meu email é do conhecimento exclusivo do Reinaldo nesse Blog, mas é tambem do Augusto Nunes, e que estamos fazendo demais. Somos todos da Al qaeda, somos ptistas doentes, e ou demo corruptos? Qual é… Reinaldo, na minha posiçaõ o medo é tão vergonhoso como a utilização de avião pra festinhas do lulinha, roubo do arruda, roubo do cofre do ademar de barros, e por aí vai… é isso seu elbert, quem me protege sou eu mesmo, portanto fique na sua, cidadão.
Carlos S
-07/12/2009 às 12:38
Duas coisas:
- Não confio em gente que muda seu nome para aumentar o apelo eleitoral: ribamares (Sarney), itagibas (Brizola) e cunhas (Aécio, “né” Cunha);
- Já li em mais de um lugar análises, cheias de obtusidade córnea (ou má fé cínica…) alertando da possibilidade de o Brasil vir a se tornar um México sob o domínio do PRI. Nesse caso, o correto seria comparar aquele país com o Brasil totalmente aparelhado pelo PMDB; com o PT, a única comparação válida seria com Cuba.
Onagro
-07/12/2009 às 12:37
Reinaldo.
As maquinações diabólicas já estão elaboradas.
Caixa de Pandora não é somente uma operação.
Devemos lembrar que Epimeteu , contrariando as advertências de Prometeu, casou com Pandora, dada como presente por Zeus.
Em quantos estados e municípios da oposição existem Pandoras casadas com incautos Epimeteus, conseguentemente veremos sendo revelados grandes males sem controle. Tudo a depender do andamento da sucessão presidencial.
Maurício LL
-07/12/2009 às 12:34
Reinaldo
Pelo fato de o Aécio só pensar em si próprio, acho difícil, ainda que não impossível, a união com o Serra. No entanto, não tenho qualquer dúvida de que os petralhas e o senhor deles morrem de medo desta União.
No mais, parabéns Reinaldo por artigos tão maravilhosos, tão bem escritos e pelas valiosas opiniões.
leo
-07/12/2009 às 12:34
E se Dilma ganhar as eleições?
farei uma jangada com tábuas
remarei forte com boas orações
e fugirei destas terras e águas
Encontrarei uma ilha paradisíaca
Acomodar-me-ei belo e faceiro
folgar-me-ei da tormenta e ilíada
Torna-me-ei cidadão leolandeiro
Com o passar dos anos voltarei
para ver como o país está indo
decerto eu não me supreenderei
se o presidente for um tal Lulla V
Voltarei para leolândia com alegria
Levarei junto uma mulata brejeira
terminarei a vida como bem queria
Nos braços da primeira leolandeira
VR-760
-07/12/2009 às 12:30
O passado criado pelo PT é tão falso como uma nota de R$ 3.
Aliás, o “passado glorioso” que o HItler criou para a Alemanha era que, antes dele, só havia o caos, os caras de Weimar que deram uma “bola nas costas” do povo alemão na Paz de Versailles. Depois de Hitler, fez-se a ordem e a luz. Parece com algo que conhecemos?
VR-760
-07/12/2009 às 12:27
Continuando (êta limitação chata).
O inimigo deve ser aniquilado e perder a capacidade de esboçar qualquer reação. Se for cooptado (as elites são mais fáceis, pelos lucros) melhor. Se não, stalag, gulag, qualquer campo serve.
Os volumes 1, 2 e 4 são legais. O 3 é meio maçante. Mas o Shirer mostra como a coisa foi feita, e estamos vendo isto ser feito aqui.
Anderson Soares
-07/12/2009 às 12:27
Sabem que não tenho muitas esperanças em relação ao Aécio estar entendendo a gravidade dessa questão levantada por você. Afinal, não é o tucano de Minas que vive falando em “governar com um ampla aliança”- a tal “concertación chilena”, ou coisa parecida?. Este senhor mostra com isso que ainda não entendeu o que se passa na alma dos petralhas. Ingênuo ou idiota?.
VR-760
-07/12/2009 às 12:25
Eu era guri (lá pelos 15 anos) e cismei de ler Ascenção e Queda do III Reich, do William Shirer. Patacão de 4 volumes, literatura de pesquisa braba (o cara teve financiamento do Readers Digest pra escrever aquilo), que levou uns bons 5 anos. E, como foi fruto de pesquisa em arquivos dos nazistas, a coisa mostra as entranhas da máquina. Quem procurar em um bom sebo, vai achar o livro e vai ver o que foi a Gestapo nas mãos do Himler. Sem tirar nem por o que estamos vendo. As táticas são as mesmas, massacrar qualquer forma de organização que não seja o partido. Colocar pessoas do partido em todos os órgãos sejam governo ou de qualquer forma organizada da sociedade. O inimigo deve ser aniquilado
Helbert
-07/12/2009 às 12:05
Caro Reinaldo, continuando…
Inclusive, gostaria de pedir-lhe um favor: encontre um meio de não registrar IP, e-mail, ou nada parecido de seus leitores. Isto irá proteger-nos de perseguições no futuro. Acha que estou brincando, ou exagerando: vamos nos converter na Venezuela, em Cuba, ou na Argentina, num futuro breve, se as coisas continuarem em seu caminho atual.
Helbert
-07/12/2009 às 12:03
Caro Reinaldo,
Até que enfim! Não tinha lido o seu texto, destacado em azul. Achei-o ótimo. E estou comemorando o fato de a imprensa estar acordando. Acredito que muitos de nós escrevemos comentários dizendo que o país está se transformando em uma Venezuela, o que foi por você contestado. Ainda bem que vocês da imprensa começam a compreender que o SEU FUTURO estará ameaçado com a eleição da Dilma. Ela irá aprofundar a ditadura populista e muitos de vocês irá para a cadeia. Nem sei se eu deveria continuar escrevendo comentários contra o PT, pois eles poderiam ser rastreados no futuro. Continuo…
BOBO
-07/12/2009 às 11:59
É DIFICIL ENTENDER A ATITUDE DE SERRA/AÉCIO.
SERA QUE ALGUEM PODERIA EXPLICAR PRA ESSES DOIS QUE UM NÃO É NADA SEM O OUTRO.
PODEM SE VIRAR NO AVESSO QUE ELES SERÃO ENGOLIDOS PELA MAQUINA.
TEMOS GRANDE CHANCE DE ENGOLIR OS CAFAGESTES COM A UNIÃO DOS DOIS.
FÓRA DISSO. BELELÉU. TAMOFU
Gurjão
-07/12/2009 às 11:57
Antes do comentário propriamente dito, aviso que faço parte dos 20% (da tal popularidade). Não tenho formação técnica pra falar de produção de texto…mas bem que teu texto poderia ser mais direto e simples pra que mais pessoas pudessem “ter acesso” as informações e ideias contidas. Creio que, com testo assim, tu exluis muitos brasileiros; é claro que não tens culpa da deficiência textual da nação (textual e politica!) mas é que em alguns momentos o teu texto (não só essse) fica muito chato.
Anderson Soares
-07/12/2009 às 11:56
Reinaldo:
A sua análise foi brilhante. O que está em curso não é só a desmoralização das oposições- PSDB e DEM, mas a sua completa aniquilação. Basta ver a cobertura que estão dando ao “Mensalão do DEM”- que, até que se prove o contrário, NÃO É DO DEM, mas do governador Arruda. E é duro saber que em grande parte, os partidários do PSDB e DEM TEM SIM GRANDE PARTE DE CULPA NESSA HISTÓRIA- por serem lenientes com as bandidagens e os constantes arroubos autoritários do PT. ACORDEM, caras pálidas. O futuro da democracia no país está em jogo.
O Locutor
-07/12/2009 às 11:55
O Serra esta certissímo, esperar para março, bem como, Aécio se vai com Serra ou não. Os Petistas ficam perdidinhos qual estratégia a ser seguida… Como você mesmo diz políticos, sempre tentam enganar os jornalistas…
MARKITO
-07/12/2009 às 11:54
Quase esqueci: FALTAM 389 DIAS.
MARKITO
-07/12/2009 às 11:53
Agora, já li. Estes petistas, adoram chamar qualquer “inimigo” de Psdebistas.
Como se isto fosse pecado. Não é. Pecado MORTAL é ser petista. como V. Reinaldo, acho o PSDB uma porcaria. Partido que deu legenda a Celso Russomano, o grande batedor de carteira do consumidor fraco, a Albano Franco e, lembrem-se, José Roberto Arruda, não inspira ninguém decente a filiar-se a esta agremiação.
Nem mesmo a considera-la bacana. Mas, se é a maior alternativa à agremiação criminosa PT( apud Joaquim Barbosa), vou de psdb .
Eduardo M. de Carvalho- Brasília.
-07/12/2009 às 11:53
Caro Rei.
Fico realmente preocupado, pois acredito que Aécio está colocando seu projeto político acima e além de 2011. Ele tem todo o direito de fazê-lo, e eu tenho todo direito de detestar tal decisão; ela implica na possível vitória de Dilma e a instalação do horror político.
Aécio é um político jovem, pode esperar 8 anos como vice-presidente, tornar-se conhecido nacionalmente nesse período e, então, consolidar-se como forte candidato à presidência da república. Na atual estratégia de Aécio, o que é bom para o neto de Tancredo é péssimo para nós e para o estado democrático de direito.
NETO SANTANA
-07/12/2009 às 11:44
A RESPONSABILIDADE DA HISTÓRIA NÃO PODERIA SER APENAS QUEM VAI NA CABEÇA DE CHAPA DO PSDB, SOU DO PP DE SANTA CATARINA. SEMPRE VOTEI NO FHC, SERRA E ALKIMIM. NÃO, QUE NÃO ACREDITASSE NO PT NO PASSADO, MAS PORQUE SEMPRE ACREDITEI NA DEMOCRACIA, NA PACIÊNCIA, NOS DIREITOS.
ESPERO QUE SERRA É AÉCIO REALMENTE DEMONSTRE UM POUCO DE HUMILDADE, ESPÍRITO PÚBLICO PELO BRASIL, ACERTEM LOGO ESSA CHAPA PURA, POIS TENHO MEDO O QUE PODE ACONTECER COM ESSE PAÍS NA MÃO DA DILMA. ESSE É O MEU MAIOR MEDO, QUE ISSO VIRE UM PÁIS BOLIVARIANO.
SERÁ QUE O POVO BRASILEIRO MERECE ISSO MESMO?
UM FORTE ABRAÇO AZEVEDO!
markito
-07/12/2009 às 11:35
Reinaldão. Nem acabei de ler o texto ( volto ja pra lá) e me deu urticária de escrever logo. Esta gentinha peidorrenta vai parar de te sacanear logo, logo. Vão perder o emprego-boquinha a que todo “militante” tem direito. Portanto, , formarão os ” sem computador” E voltarão a agitar bandeira vermeha e quebrar vidraça, que é sua única competência. Como propus a Augusto Nunes, farei o mesmo contigo. Não comento mais sobre estes putos. Apenas faço contagem regressiva dos dias que faltam para voltarem a seus lugares. Serra ou Aécio, ou Cyro deus-melivre,qualqer merda serve. Menos o PT. FALTAM 389 DIAS.
EHR
-07/12/2009 às 11:31
Reinaldo.
Acho que a única saída é mesmo Serra-Aécio em 2010, até porque o PSDB quererá como vice alguém do DEM? O DEM está sendo triturado e perdendo o pouco espaço político que tinha. A essa altura talvez nem adiante mais expulsar Arruda do partido.
maristella-sp
-07/12/2009 às 11:28
DE BRINCADEIRA EM BRINCADEIRA, DE PALHAÇADA EM PALHAÇADA E DE CIRCO EM CIRCO……o Brasil chegou até aqui! Mas a maioria dos brasileiros não chegaram a lugar algum.E esses percentuais que são lançados na mídia, nada mais é o grau de miséria que a população brasileira vive!Lamentável !
TITO
-07/12/2009 às 11:27
Reinaldo,
A despeito da sua singular leitura conjuntural de que a aliança Serra e Aécio é indispensável para uma salutar alternância do poder e como pressuposto para o estado democrático de direito,ainda acredito que o bom senso há de prevalecer.A questão não comporta divergências.A política petralha conspira para que isso não se concretize,é o objetivo para que não haja mais oposição.E a prova mais cabal é vender a Dirma como a melhor opção ao Lulo-Petismo, como se isso não fosse o indefectivel CONTINUÍSMO PETRALHA PIORADO !!!A questão se sobrepõe aos partidos de oposição mas à manutenção da democracia, ou o que será do país sem oposição - a manutenção do status quo petralha !!!
SHIRU
-07/12/2009 às 11:22
Caro, Tio Rei. Também não sou serrista e muito menos pessedebista, mas sou, sim, antilulista porque odeio enganação, arrogância, corrupção… vários outros “çãos”… ou “ância”… rsrs. E quer saber, até torci para estar errado quando “o cara” assumiu. Ou seja, para mim, “o cara” perdeu a maior oportunidade na vida para ser realmente “o cara” da História deste paiz!! E o que me segura aqui é exatamente essa sua firme neutralidade que, de tão veemente, dói às pessoas certas verdades. Além disso, suas reflexões nunca são vazias. Pelo contrário, repletas de argumentos consistentes, além de embasados. Então, é isso aí! Com essa postura, continuo contigo e não abro!! Abs.
Passo aqui de vez em quando.
-07/12/2009 às 11:21
SERRA E AÉCIO, SE ENTENDAM POR FAVOR!
Contra a arrogância, o desperdício e a incompetência e a favor da democracia, da alternância e da verdade. O Brasil não precisa de mitos, precisa de estadistas!
Angelo
-07/12/2009 às 11:17
Espero que o PT esteja providenciando os números do “antes, durante e depois”. Afinal, quase 16 anos se passaram entre FHC e LULA.
Os números vão falar por si só e o povo brasileiro vai decidir quem teve o melhor desempenho !
O PSDB por tudo que tentou fazer nos 8 anos de FHC não conseguiu releeger seu sucessor. Será que a gestão do Lula foi melhor?
Vamos esperar os números…
Barbosa
-07/12/2009 às 11:15
ALERTA GERAL!!!
O PT e sua POLICIA POLITICA (PF) detonaram com o DEM.
Pergunta-se: Qual é o próximo partido a ser detonado?
Não se iludam, mas os Petralhas devem estar armando ou já estão preparados para detonar o PSDB e no momento próprio, depois que o Serra e o Aécio definirem. A Delação Premiada serve para fixar mentiras também. Minha espectativa é que não tenham se envolvido com esquemas espúrios.
Quanto aos esquemas espurios do PT e aliados… que imaginamos ter aos montes, há… esses com certeza não virão a publico.
Não ponho a mão no fogo por ninguém. A doutrina politica atual da ÉTICA tem como REITOR o LULA.
Enquanto isso:
“Ave Maria cheia de grassa…………
Pescarini
-07/12/2009 às 11:14
Espero que não ococrra com a oposição o que ocorrreu com o meu ( e de Serra) Palmeiras este ano. Brincadeiras à parte, temos de concordar mais uma vez com o Reinaldo. Não está havendo entendimento na oposição. particularmente, não acho o Serra alguém conciliador como não vejo o Aécio demonstrar um discurso ideológico coerente. Reinaldo não ache ruim comigo, mas vc me força a fazer um paralelo com aquela célebre frase sobre as saúvas:
- OU A OPOSIÇÃO ACABA COM O PT OU O PT ACABA COM O BRASIL.
Tereza E
-07/12/2009 às 11:12
Reinaldo e dona Reinalda,
Análise primorosa, como sempre.
É, ando com muito medo!
Mais até que em 64. Naquela época tínhamos uma briga boa; muitos protestavam, e até que das duas opções mais fortes ainda ficamos com a menos pior, apesar dos anos negros que se seguiram.
Mas agora?
Dependemos apenas da lucidez de duas pessoas - Serra/Aécio
Abraço
Ella
-07/12/2009 às 11:12
Tudo pelo poder!
No programa de televisão do PT, que irá ao ar quinta-feira, não vai ter para ninguém: só vai dar Dilma Rousseff e Lula.
Sobrarão apenas uns míseros instantes para Ricardo Berzoini, atual presidente do partido, e José Eduardo Dutra, o futuro presidente, darem um alô. Segundo quem viu as gravações, o programa está todo embalado numa linguagem para emocionar o eleitor e mostrar por que o governo deu certo. Em sua parte, Lula ressalta o papel de Dilma no governo. Dilma falará de pré-sal, do Minha Casa, Minha Vida e do PAC, interligando os três. O programa trará ainda uma novidade em termos de horário eleitoral na TV: foi todo gravado em alta definição, o que não necessariamente melhora a imagem dos políticos… Radar
Dora
-07/12/2009 às 11:09
Já havia dito antes, é hora de agirmos. De enviarmos emals e pressionarmos o PSDB para que essa união aconterça e rápido. Nós vamos ganhar essa eleição com eles unidos e fortes. Nào tem prá ninguém.
Ataíde
-07/12/2009 às 11:07
2010 vai ser tudo ou nada; civismo ou petismo.
Cida Fraga
-07/12/2009 às 11:05
100% certo. A droga é que ninguem quer ser astro coadjuvante. Só serve se for o galã! Estou vendo repetir a estupidez de 2006. A dupla tucana aglutina. Separada se destrói. Aécio é tão estranho que prefere ser senador em um Senado sem qualquer credibilidade a ser Vice Presidente da República. Será que ele acha pouco?
Lamento mais se a candidata governista ganhar, podemos perder a esperança. O jogo vai ser bruto. Já estão aparecendo os sinais. Quando os tucanos aprenderão a ser frios e racionais? Acho que nunca!
maria-maria
-07/12/2009 às 10:51
Sugiro-te repetires, à exaustão, esse texto, enviando-o, inclusive, a serra e aécio para ver se eles se dão conta da enorme responsabilidade que lhes cabe.
Continuo desconfiando das atitudes do mineiro que me parece murista demais, filopetista, quinta-coluna.
Yara Chiara
-07/12/2009 às 10:51
Momento errinho bobo: na secção “E por quê”, primeiro parágrafo, falta um “s” em “quanto”, na antepenúltima linha. Acho. A CHATA, aqui. : op Mas eu sei que o Rei gosta de deixar o texto bonitinho.
—
Há muita semelhança entre a agressividade dessas pessoas que lhe escrevem essas coisas e a forma como o governo, a depender da conveniência, trata a população: tão logo os cidadãos deixam de ser meros ativos políticos, transformam-se em peças hostis e malditas de uma ofensiva implacável. Do “Top-Top” às investidas do presidente contra este ou aquele setor da sociedade, o populismo governista tem produzido um rebaixamento constante da cidadania, presa entre o escárnio e o confisco.
Fabio
-07/12/2009 às 10:46
TEORIA DOS JOGOS: No segundo turno, todos se unirão contra Serra.
Ou ele e Aécio se acertam e chegam ao poder, ou perdem a eleição e o PT vai se tornar um PRI Mexicano com as consequências que todos nós conhecemos.
Caso se unam, Serra e Aécio são imbatíveis. é disso que os petistas tem medo. Caso vençam, a exemplo do que já aconteceu em São Paulo, nunca mais o PT voltará ao poder.
A eleição será realmente plebiscitário. Será o Brasil do Pt ou o Brasil sem PT.
ney
-07/12/2009 às 10:45
Pode ser que nunca, ou talvez com o tempo este petismo consiga conviver com o que é normal em um estado democrático, o contraditório e esta operação abafa, ganhar no grito das oposições, pode ser que funcione em 2010 ou um tiro que sai pela culatra.
Escobaldo
-07/12/2009 às 10:44
Sinceramente.. voce surpreende a cada post.
indio véio
-07/12/2009 às 10:40
ainda ha tempo d 1 acordo, FHC seria o pensador e o fiador. Por exemplo na reeleição se inverteria a chapa, Serra vice, Aecio presidente. Evidente, acordo d fio d bigode como firmamos aqui no Sul, para ser cumprido e ponto final. O Brasil exige q ambos deixem suas vaidades para traz, e pensem nas gerações futuras
Indignadíssimo
-07/12/2009 às 10:33
A propósito, o jogral da dupla “paz e amor” petralha (isso reproduz?), que começou a se apresentar na TV, é ótimo para limpar revoluções intestinais.
NECO DO SUL
-07/12/2009 às 10:28
Prezado Rei.
Aqui no RS, coisa semelhante ocorre, com o prefeito de POA, José Fogaça aparecendo como grande adversário do Min. Tarso Genro ao Governo do Estado, mas fazendo jogo de cena para definir sua candidatura. Deus nos livre, os gaúchos, de outro governo do PT, especialmente com o Tarso na cabeça! E que Serra e Aécio tenham consideração e, porque não dizer, patriotismo, para se unirem de vez e apearem o PT do Governo Federal!
alberto autran
-07/12/2009 às 10:28
Bom dia Reinaldo,O problema de Aécio e Serra é que Aécio sabe que se Serra ganhar as eleições,não poderá se candidatar daqui a quatro anos,porque já se tornou praxe o presidente ficar oito anos,e a VONTADE DO PODER é maior,porem se Dilma ganhar,seu único objetivo será “apagar”os rastros do Lula,no governo,no que tange da roubalheira.
Em todo caso,se tudo der certo,estarei assistindo a tudo(ou lendo aqui)entre Japão,Slovenia,Portugal e Disney,com meus netos e torcendo para que chegue ao poder alguém que não tenha medo de por o dedo na ferida,,(fiz uma correção do comentário anterior)
José Luiz
-07/12/2009 às 10:21
Caro Reinaldo
Bom dia
Mesmo discordando de boa parte de sua análises dou-lhe os parabéns pelo brilhantismo com que articulas suas idéias. Você é uma pessoa de vasta cultura e de inegável inteligência. Ao ponto:
Gostaria de ter a honra (imagino sua rotina de trabalho) de ler uma resposta sua: objetivamente, em que áreas o governo FHC foi melhor do que o governo Lula? Ou não foi?
Respeitosamente
José Luiz
Olga
-07/12/2009 às 10:10
Parabéns.
Do meu ponto de vista e de muitos que conheço sua análise é perfeita.
Mais oito anos com os petralhas o assalto ao estado e o retrocesso político serão irreversíveis. A minha vida inteira me considerei de “esquerda” por defender a ética na política, a igualdade de oportunidades, a liberdade ,a luta contra a corrupção e agir de acordo com esses princípios (e paguei caro por isso)
Hoje não suporto mais esses rótulos. Esquerda , direita. Imagine só esse governo se considerar de esquerda. É a total inversão de valores.
Acorda oposição! Coloque o interêsse do Pais acima das vaidades
pessoais.
A história será implacável.
A história
Carlos Sampaio
-07/12/2009 às 10:07
O Fracasso do ENEM… O que esperar de um governo cujo presidente se orgulha de ser analfabeto?
Depois de ter sido fraudado e abandonado como parte da média em grandes vestibulares, o ENEM, realizado ontem, teve a maior abstenção da história deste país: 1,5 milhão de ausências ou 37,7% dos inscritos.
Como se não bastasse tanta incompetência, o MEC ainda divulgou o GABARITO ERRADO.
Segundo o governo, havia “inconsistência” nas respostas. Ele foi tirado do portal do MEC por volta das 21h30. Segundo uma nota oficial das 23h50, os gabaritos serão divulgados somente hoje às 10 horas. “Inconsistência” existe, mesmo, na gestão do arrogante e petulante ministro da Educação, Fernando Haddad.
Nunca na história “destepaiz!”
Não fosse o mago nordestino mentindo e a turma acreditando, esse governo já tinha ido para brejo há muito tempo.
Copsme José
-07/12/2009 às 9:56
De Serra e Aecio eu e creio que boa parte do Brasil, esperamos que os dois sejam simplesmente PATRIOTAS, relmente está nas mãos deles o destino da nossa PATRIA.
O FUTURO DIRÁ
-07/12/2009 às 9:54
Em relação a este texto , tenho apenas o seguinte comentário : Espero que daqui a alguns anos vc não escreva outro texto sobre o mesma tema com o titulo :”EU AVISEI “…
Tony
-07/12/2009 às 9:54
Caro Reinaldo, talvez a verdadeira oposição ao Lulismo, pois o que existe aí não é oposição, esteja nascendo com Marina Silva.
apagão do lula
-07/12/2009 às 9:54
Em relação a este texto , tenho apenas o seguinte comentário : Espero que daqui a alguns anos vc não escreva outro texto sobre o mesma tema com o titulo :”EU AVISEI “…
apagão do lula
-07/12/2009 às 9:52
Caro rei, começo a achar que o prjeto delles é mundial: estão pautando até a china e os usa…
Lula: meta do Brasil para clima levou a anúncio de EUA e China
BRASÍLIA (Reuters) - No dia em que começam os debates da conferência sobre o clima em Copenhague, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil está em situação confortável para discutir o tema das mudanças climáticas, uma vez que só depois que o governo brasileiro anunciou sua meta, Estados Unidos e China apresentaram seus números.
fonte : globo online
alberto autran
-07/12/2009 às 9:44
Gostaria de fazer uma sugestão para melhorar o Blog,se me permite,colocar uma ferramenta para o usuário na hora que mandar o comentário poder ele próprio deletar,muitas vezes mandamos comentários emocionais e despropositados que na mesma hora nos arrependemos,Fica a sugestão.
mac z
-07/12/2009 às 9:42
Parece que boa parte da oposição já se contentou em levar a vida recebendo algum tipo de mensalão. Ou seja quem está se dando mal somos nós!
alberto autran
-07/12/2009 às 9:39
Bom dia reinaldo,O problema de Aécio e Serra é que Aécio sabe que se Serra ganhar as eleições,não poderá se candidatar daqui a quatro anos,porque já se tornou praxe o presidente ficar oito anos,e a VONTADE DO PODER é maior,porem se Dilma ganhar,seu único objetivo será “apagar”os rastros do Lula,no governo,no que tange da roubalheira.
Em todo caso,se tudo der certo,estarei assistindo a tudo(ou lendo aqui)entre Japão,Slovenia,Portugal e Disney,com meus netos e torcendo para que chegue ao poder alguém que não tenha medo de por o dedo na ferida
mac z
-07/12/2009 às 9:38
Com aquele bico incômodo, como é que tucano vai enxergar o futuro?
QUAKER
-07/12/2009 às 9:25
É BOM MUITO BOM QUE ALGUNS PETRALHAS LEIAM TEU BLOGCARO REI.
QUERO QUE ELES VISUALIZEM MEUS POSTES.NÃO TEM CONVERSA. SENTO A PUA NESTA QUADRILHA A QUAL TODOS PETRALHAS FAZEM PARTE.
CONTRA SAFADO NÃO RECADO.FALAMOS NA FUSSA DE CADA UM DELES.TENHO CIDADANIA E MORAL.NÃO ROUBO COMO ELES,NÃO ME ESCONDO COMO ELES,NÃO PAGO BANDIDOS PARA PROTESTAR,NÃO COMPRO ESTUDANTES DA UNE PARA ME DEFENDER.SOU LIMPO.ELES COVARDE LAVRADASES,ASSALTANTES DE BANCO RESIDÊNCIAS E UMA FICHA CRIMINOSA TAL COMO A CANDIDATA QUE ELES QUEREM EMPULHAR AOS BRASILEIROS DE BEM.LEMBREM-SE QUE NÃO TEM ESSA DE QUE NÃO CABE MAIS DEPOSIÇÃO DE LADRÃO QUANDO NO PODER.HONDURAS PROVOU ISTO E AQUI TAMBÉM SE FOR PRECISO.
COVARDES.
Leonel Gomes
-07/12/2009 às 9:23
Todos sabemos que o PT aparelhou toda a estrutura de governo e com absoluta certeza vai por esses funcionários a serviço da eleição de 2010. Com absoluta certeza, funcionários especializados em procurar chifres na cabeça de cavalos para elaborar falsos dociês e membros da Polícia federal com interesses político partidários já estão em operação à serviço do PT. A petralhada não quer deixar de mamar nas tetas da poderosa para uma posterior - se ganhar a eleição - (rsrsrsrs) transformar o Brasil numa Venezuela, Bolívia ou Colômbia. A guerra já começou.
olá, Rei!
-07/12/2009 às 9:23
Concordo (embora isso não tenha a menor importância para ninguém, exceto para mim)que a ú-ni-ca saída é a chapa Serra-Aécio. Aliás, se não for assim, acho que eles devem ser informados que a CULPA de nosso possível (cruz credo!)futuro nebuloso vai recair sobre eles. Representam a única chance de sairmos dessa lamaceira e eles não se decidem?
um abraço.
Rakel
dibonfa
-07/12/2009 às 9:19
Caro Reinaldo, tenho a mais absoluta certeza que os petralhas estão a arracar todos os fios de cabelos. Sabem que serão derrotados em 2010, pois todos sabem da suas inabilidades com a arte de governar. Só sabem fazer política,e política barata. Com o dinheiro da máquina compram a tudo e a todos não importando o tamanho do buraco nas contas públicas. Só nos resta então derrotá-los e enxotá-los de vez do poder.
Brasileira
-07/12/2009 às 9:18
Nossa Reinaldo, pobrezinhos, não precisava chicotear tanto.
Se bem que, sendo quem são, para que entendam o espírito da coisa, sejam necessários mais alguns açoites.
Chibatada neles!
Dalvo José Rossi - dalvojrossi@yahoo.com.br
-07/12/2009 às 9:15
Depois de ter cristianizado (e o neologismo deriva de Cristiano Machado, um mineiro foi sacaneado na política nacional, Serra em 2002 e Alckmin em 2006 que se passa pela cabeça de Aécio?
Será que em 2010 ele inventará a sexta coluna?
petralha
-07/12/2009 às 9:11
Voto em Aécio presidente e Serra vice, no mais, não aceito.
Cris
-07/12/2009 às 9:07
cont: Serra terá contra ele:
. falta de dinheiro
. país em frangalhos
. compromissos enormes assumidos por Lula,que demandam…dinheiro e infraestrutura “demolida”
. as instituições aparelhadas e prontas para trabalhar contra
. o MP “atuante”
. a OAB mais “atuante” ainda
. Os movimentos “sociais” mandando bala!
Será um governo muito, muito difícil. tarefa hercúlea. Porém, se bem sucedido, não há povo que estenda os braços para Lula em 2014. Com Dilma, é 90% certo de que não haverá.
netto
-07/12/2009 às 9:06
Todos nós não-petralhas, vemos aflitos os acontecimentos e aonde isso pode descambar se não fizermos nada.
Desde aquele dia que o Collor deu aquela fitada de ódio no Sen. Pedro Simon, que o pobre murchou - um dos únicos a dar gritos no Lulla ao vivo.
Mas tem uma questão - mesmo o noçu guia estando com 180% de popularidade e a economia bombando aos trancos e barrancos: falta combinar com os eleitores qualquer manobra maquiavélica no sentido de neutralizar o grito dos contrários.
Seu alerta foi dado mas, acredito que a dupla Serra/Aécio, não são bobos a ponto de colocar a liberdade democrática em risco no país.
Nicão
-07/12/2009 às 9:05
Voltou renovado. Parabéns Reinaldão. Essa foi perfeita. Coincidência, ou não, a Isto É da semana passada fala das muitas razões para Serra não sair candidato à presidência, a não ser em chapa “pura” - idade, desgaste, praticamente a certeza da reeleição em SP, sem contar o risco de perder mais uma vez, e muitas outras. Além disso, dá a entender que Aécio tenderia a candidatar-se ao Senado. Assim, nenhum dos dois sairia candidato e cada um seguiria o seu caminho. Dá pra entende? Daria, até, se pensarmos o impensável, pelo menos agora: Ser isso uma estratégia para anunciar a sonhada chapa “pura” em 2010. Será?
Cris
-07/12/2009 às 9:03
Rei
Eles têm também muito medo de Serra não concorrer. Já pensou?
Onde Dilmona arrumará dinheiro para fazer trem bala, estádios, consertar aeroportos, a transmissão de energia, as estradas, até 2014?!
Vai que Serra entre para…o governo de S.Paulo e Dilmona ganhe. Quem poderá ser responsabilizado pelas dificuldades enormes que estão por vir, com cofres vazios e o país real nestas condições? Lula? Chi, e 2014 “nos braços do povo”, como fica?
Antonio
-07/12/2009 às 9:03
Caro Reinaldo,
Antes do partido estão os interesses pessoais.
Dessa forma, somente haverá união entre os dois (Serra e Aécio) se tiverem eles a percepção de que essa união é essencial para o fortalecimento de suas posições individuais no processo político presente e futuro.
No sistema político brasileiro, poucos pensam em partido, em oposição, em instituições, etc.
Telma
-07/12/2009 às 9:02
Mais do que a declaração da união de Serra-Aécio, a oposição nos deve uma atitude real de partido político que pretende ao menos participar da próxima disputa eleitoral.
Munição eles têm de sobra.
Estão dando espaço até para o homi reescrever a novahistóriadestepaís. Mais do que isso, o homi está tentando mudar todos os conceitos e valores que tínhamos até hoje. Aliás, que temos. Somos mais fortes. Temos cérebro, coisa que ele deve ter fugido da fila.
Só para ilustrar, nos meus 52 anos de idade sempre soube que uma imagem vale mais que mil palavras. Até o Lula molusco decretar que as imagens não falam por si. Conveniente, né não?
Zeca Brito Bezerra
-07/12/2009 às 9:02
Reinaldo,
Na Índia, os mendigos nos abordam nas ruas. Se você lhes dá um dinheiro, logo vêm dezenas deles, como moscas. Se vocês lhes diz educadamente que não tem trocado, eles te seguem insistentemente, te puxando pela roupa. Para evitar esse assédio, devemos simplesmente ignorar sua existência. O tratamento que se deve dar aos petrelhos (se você me permite esse neologismo para designar “petralhas pentelhos”) é exatamente o mesmo: ignorar sua existência. Eles terão toda uma vida para concluir quão idiotas estão sendo na atualidade. Se eles nunca se derem conta disto até o fim de suas vidas, então não há mesmo jeito a dar.
roby
-07/12/2009 às 8:57
Perfeito o arrazoado, tio Rei. Todavia, penso que mesmo na hipótese de Serra e Aécio se entenderem, resta conter a máquina pública trabalhando a todo vapor (e escorada nos “gastos secretos” dos cartões corporativos) em benefício da candidata governista.
Se agora — a quase um ano das eleições e ainda longe da campanha oficial —, já observamos essas rupturas nos partidos de oposição, imagine o que os próximos meses nos trarão.
Essa é a forma lulo-petista de conspiração, e só nos resta esperar que sejam tão incompetentes nisso quanto seus quadros demonstraram em todas as outras ocasiões apresentadas. Do contrário, é melhor que as oposições enfiem a viola no saco desde já.
Nanado
-07/12/2009 às 8:54
Não resisti. Vou comentar. Ok Reinaldo, “papo de bastidores é coversa mole”. Na maioria das vezes sim, mas nem sempre é conversa mole. Afirmo porque presido o DEM em Ribeirão Bonito (SP). Na realidade não se trata de em entendimento entre Aécio e Serra, mas sim de um entendimento entre PSDB e DEM (especificamente para as próximas eleições).
Quanto ao entedimento partidário, tranquilize-se, já está acontecendo… Os dois partidos se firmarão como fortes concorrentes contra o PT. Não sei quem será o candidato, embora possa arriscar quais são as probabilidades.
E a possibilidade de esmagamento não existe.
Abraço. Continue firme assim….
Uber
-07/12/2009 às 8:46
Aécio deveria ser posto pra fora do partido.
Acho-o um fator desagregador perigoso para esse partido.
Deixa o ego se sobrepor à estratégia política.
G.
-07/12/2009 às 8:45
Admirável,
Espero que as supostas oposições leiam este post.
Especialmente a seguinte “máxima” inesquecível de Tio Rei, que tem lugar garantido na minha coleção particular.
“[O]u os tucanos José Serra e Aécio Neves, governadores, respectivamente, de São Paulo e Minas, se unem para vencer a eleição presidencial, ou a oposição será esmagada. (…) O “esmagamento” a que me referi tem um alcance pós-eleitoral. Refiro-me à tentativa de eliminar a oposição do jogo político.”
(…) Em certa medida, então, para mim, a vitória da petista traz mais chances de divertimento — ao menos enquanto houver democracia por aqui.”
De minha parte, agradeço ter tido a oportunidade de lê-lo.
G.
Marília
-07/12/2009 às 8:41
A razão do ódio é essa mesma: ir ao ponto certo, que pensavam estar camuflado!
clovis
-07/12/2009 às 8:32
Reinaldo,
Na primeira eleição de Lula cheguei a achar que seria interessante a alternância no poder. Nunca votei nele e só em alguns esporádicos petistas, mas começo a achar que esta tática era muito arriscada. Não por culpa deles, mas pela falta de união da oposição. Com o Panetonegate (isto é ótimo!) ficou ainda mais fácil desestruturar a oposição e também acredito que está se formando uma policia política no Brasil. Mas como convencer o Aécio do contrário? Argumentos sobram, mas as vezes o ego fala mais alto!
Marcos
-07/12/2009 às 8:30
Grande Reinaldo
Todo mundo sabe disso. É cristalina a situação. Eu fico me perguntando por que só o PSDB não consegue ver.
José Pereira
-07/12/2009 às 7:52
Concordo c/ tudo e, também, c/ o último parágrafo, negrinho.
Esses dois (Serra e Aécio) são a carta principal do jogo! E não serão só os dois que perderão se errarem. Será o Brasil todo mais boa parte do continente, o que não é pouco.
Reinaldo, abraços.
Até sábado, às 11, na Cultura!
R. L.
-07/12/2009 às 7:47
É verdade que o esforço do governo para o ‘controle público dos meios de comunicação’, impor ’sanções aos jornalistas’ e ‘controlar o uso da internet nas eleições’ está voltado para tornar o Brasil um país civilizado, como China e Irã, por exemplo?
Só perguntando…
R. L.
-07/12/2009 às 7:44
Você sabe dizer se o Governo do Brasil vai mandar uma ‘força de paz’, igual aquele que mandaram para o Haiti, para ajudar o governo do Irã a combater os estudantes hoje?
Só perguntando…
Luciano Marques
-07/12/2009 às 7:04
Fim:
Ainda no mesmo artigo: “Lula não só permanecerá como fará tranquilamente a sua sucessora, porque a sociedade brasileira inteira já se acanalhou ao ponto de aceitar como decreto divino tudo o que venha do “Filho do Brasil”. Todos preferem antes ser humilhados, achincalhados, envergonhados ante o universo, do que correr os riscos de uma crise política. Sabem por que? Porque foram reduzidos a uma tal impotência que já não têm meios nem de criar uma crise política. »
É isso aí, a vaca já foi para o brejo. Para ler a totalidade: http://www.midiasemmascara.org/artigos/governo-do-pt/10568-de-joelhos-ante-sua-insolencia.html
Luciano Marques
-07/12/2009 às 7:02
O PT, como digo há anos, não veio para alternar-se no poder com outros partidos - muito menos com os da ‘direita’ - segundo o rodízio normal do sistema constitucional-democrático. Ele veio para destruir esse sistema, para soterrá-lo para sempre nas brumas do passado, trocando-o por algo que os próprios petistas não sabem muito bem o que há de ser, mas a respeito do qual têm uma certeza: seja o que for, será definitivo e irrevogável.
Não haverá retorno. O Brasil em que vivemos é, já, o ‘novo Brasil’ prometido pelo PT, e não tem a menor perspectiva de virar outra coisa a médio ou longo prazo, exceto se forçado a isso pela vontade divina ou por mudanças imprevisíveis do quadro internacional.”
Luciano Marques
-07/12/2009 às 7:01
Hoje, no Mídia Sem Máscara, o Olavo de Carvalho publicou o artigo “De joelhos ante Sua Insolência” onde lembra o trecho de um artigo publicado em 2004: “Quem quer que, a esta altura, ainda sonhe em ‘vencer o PT’, seja nas próximas eleições, seja ao longo das décadas vindouras, deve ser considerado in limine um bobão incurável, indigno de atenção.(…)
Continua
Marcus Meyer
-07/12/2009 às 6:53
Rei, o seu raciocínio é lógico e demonstra os riscos para o governo de um acerto que até então nem parecia possível. Tamanha é a preocupação do governo que no finalzinho da semana passada o PT veiculou campanha na TV onde Lula praticamente ameaça o eleitorado dizendo que se Dilma não ganhar os benefícios com que o povo foi “comprado” se esvairão. É o velho coronelismo dizendo: Se vocês não votarem “ni mim” vão perder o que conquistaram! E quem está desesperado?
OhMyGod!
-07/12/2009 às 6:39
Caríssimo.
Tragam Regina Duarte de volta! URGENTE!
DuraLexSedLex
-07/12/2009 às 6:37
Caríssimo.
Aécio não pode ser tão egoista como está parecendo ser. Existem muitas historietas a seu respeito, que fica difícil imaginar que conte com tanto apoio para que seja “o” candidato. Serra por sua vez, parece temer o desgaste da sua imagem como “o” candidato. Chapa “pura”, também me parece um despropósito,mas, só para ficar na imaginação…Que tal Serra e FHC? Deixaria o picolé de chuchu para governar São Paulo, Neves em Minas, Souto na Bahia…Na minha padaria, o sonho ainda não acabou!
anônimo
-07/12/2009 às 6:24
Antes tivemos a ganância de um tal Alkimim e agora de um tal Aécio.
Se o PSDB não encontra saída para essas situações, então as eleições já estão perdidas novamente.