01/08/2011
às 14:31O Brasil de Luan Santana gera emprego, riqueza e benefícios sociais; o dos Buarque de Holanda bate a carteira dos pobres com a Lei Rouanet
É o fim da picada que a netinha de Lula consiga autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 300 mil para montar a “A Megera Domada”. A concessão nada tem a ver com Shakespeare. O que conta é o sobrenome desta grande atriz. É a cultura posta sob o tacão da esquerdalha chique dos Buarque de Holanda (no caso de Ana, “de Hollanda”) e companhia, com a conivência dos “críticos” dos segundos cadernos. O que o “povo brasileiro”, em nome de quem falam, ganhou até agora com a Lei Rouanet?
Luan Santana, o ídolo sertanejo-pop, é um dos maiores vendedores de CDs e DVDs do país (num tempo em que esses produtos estão em declínio do mundo!), faz uma média de 4 shows por semana, reúne perto de um milhão de pessoas por mês, emprega 80 pessoas fixas e mobilizou nada menos de 800 para gravar um DVD, numa megaprodução como nunca houve no país, segundo dados do programa “Profissão Repórter”, da Globo. Ele tem 20 anos. Que eu saiba, não pega dinheiro da Lei Rouanet. Ao contrário: a renda de seus CDs e DVDs vai para obras assistenciais. Já fez doações milionárias para o Hospital do Câncer de Barretos e de Campo Grande, sua cidade-natal.
Isso quer dizer que o Brasil de Luan Santana gera riqueza, empregos e distribui benefícios; o dos Buarque de Holanda mete a mão no bolso dos brasileiros na suposição de que os pobres, os desdentados e os sem-escola têm a obrigação de financiar suas metáforas. Aí vem o bobalhão e diz: “Ah, mas o que Luan faz não é arte…” Não chega a ser uma prioridade deste blog, mas talvez fosse o caso de fazer um concurso de metáforas, metonímias e alegorias para a gente saber quem ganharia o concurso de cretinismo. Esse troféu Luan não levaria… Música é diversão, entretenimento. O debate sobre a qualidade pode ser feito, sim, segundo o gênero de cada um — de preferência, sem o financiamento do estado.
Com um pouco mais de esforço, dá até para arriscar alguma sociologia. Boa parte dos cantores pop-sertanejos vem da região Centro-Oeste, do interior do Brasil, em suma, as áreas que mais crescem e que têm sustentado a economia. Há, para sintetizar, os brasileiros que geram riquezas, das quais saem os impostos que financiam tanto os serviços de que são carentes os pobres como a farra, e há o Brasil que “chupinha” (não tem no dicionário; vem de “chupim”) quem trabalha, vendendo-nos a preço de ouro suas metáforas vagabundas e sua preguiça.
Tags: Ana de Hollanda, Lei Rouanet, Luan Santana


Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed
Rebeldes criticam a ONU após novo massacre na Síria
Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola
Atirador em cima de telhado mata uma pessoa na Finlândia
Iêmen: tropas do governo matam 20 membros da Al Qaeda









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
165 Comentários
Kalie Akel
-20/02/2012 às 1:34
Falta educaçao no Brasil mesmo!
Não defendo a familia Buarque de Hollanda, mas vejo este texto, como musico erudito não vou esconder que fiquei chocado.
Tenho saudades do Brasil onde a literatura, o bom portugues, a simplicidade, a propria alegria do samba-canção eram levados a sério.
Fico realmente decepcionado o que fizeram com a continuidade do trabalho das pessoas sérias, tivemos muita gente boa neste lugar, e o curso da musica no Brasil deveria evoluir, mesmo nao sendo no ambito estrito do erudito. O proprio Vila-Lobos, que era violonista era simpatizante do popular, escreveu varias cançoes da nossa terra.
E o que acontece hoje em dia? A literatura e o bom portugues passaram a ser digeridos mais dificilmente pela população, ja que enfrentamos um descaso altissimo com a educação neste pais, levando as pessoas a se interessarem pelas coisas mais faceis de serem percebidas, utilizando-se dos poderes da musica (que deveriam ser benéficos)para estimular a sexualidade e os amores dos ouvintes.
Imagino uma criança de 12 anos ouvindo e cantando essas “obcenidades” que vemos hoje em dia, quando esta deveria estar brincando ou estudando ou estimulando outras areas do cerebro, como as linguas.
Sim, o tal Luan gera uma imensa riqueza nos que os cercam, com capital privado, ja que o povo que, sem educaçao moral, musical e outras areas vai preferir o batida o, enquanto isso, os artistas que levam as artes (no caso a musica)a sério, que estudam, pesquisam e inovam, encontram como unica saida os projetos de incentivos cultural, que, é uma benção, ja que os impostos que iam voltar para os cofres publicos ou de um politico corrupto, vao para o custeamento das atividades culturais desenvolvidas por pessoas SERIAS!
Entao, antes de sair defendendo cantorzinho com vidinha facil, preocupado em alienar os outros e ganhar seus milhoes e vir criticar uma lei de incentivo cultural, pense duas vezes, caro senhor Reinaldo Azevedo.
Voce esta representando uma das editoras que supostamente deveria ter credito no territorio nacional, mas agora, depois de ler seu texto fiquei com as minhas duvidas…
glaucielly aparecida silva
-16/01/2012 às 12:59
eu adorei luan vc esta de parabens
fa do luan santana
-28/12/2011 às 12:50
eu tenho orgulho de ser fa dele
muitos cantor famosos não doar dinheiro para instituição
o luan e humilde, legal, simpatico, etc…
ser eu fosse escrever tudo de bom do luan nao caberia e uma so pagina
ele para min e o melhor cantor do universo
eu AMO ELE
jaqueline souza
-23/08/2011 às 10:14
adorei….te amo luan*.*
Anônimo
-23/08/2011 às 10:12
que orgulho de ser fã desse cantor incrivel,que ele é…te amo luan*.*
Fêh
-17/08/2011 às 23:05
Adorei todo o texto!!! Sou Fã de Luan Santana e tenho ORGULHO de dizer isso!!! Não é qualquer cantor, politico…que doa o seu dinheiro para instituições não…Nosso Luan é humilde, nunca perdeu essa humildade que ele sempre teve, nunca deixou o sucesso subir na sua cabeça, sempre foi aquele menino, as vezes, timido, simpático… E para os críticos, pensem bem antes de falar qualquer coisa do Luan!!!
#FAMILIALUANSANTANAFOREVER ?
Parabéns Reinaldo Azevedo pelo blog!!!
Iara Geísa
-16/08/2011 às 14:36
Eu tenho muito orgulho se ser fã do Luan ! podem falar o que for mas a verdade é essa! O Luan é humilde generoso! Deus deu esse dom a ele e o brasil precisa de pessoas assim ! te amo Luan ?
Eliel
-10/08/2011 às 19:04
Texto pífio e mal fundamentado, para um espaço como esse! E que titulozinho sensacionalista! Em síntese: Chico, Caetano e Gil são clichês de pseudo-intelectuais. Mortos que se esqueceram de cair. Mas, daí a erguer mais uma modinha efêmera no lugar e elevá-la ao patamar de bem sócio-econômico e cultural brasileiro, faça-me um favor! E, cara, arte não é “entretenimento, diversão”, coisa nenhuma. Procure ler Adorno (Educação e Emancipação) pra entender a gravidade da besteira que disseste.
Nathália Loiola
-08/08/2011 às 17:12
Quero que se dane a cultura de massa Chico apresentou um projeto sólido, e dai a verba, Luan Santana fez o que? Pelo amor né, as armas movimentam a economia, as drogas tbm movimentariam, então porque Luan Santana armas e drogas movimentam a economia eles merecem investimento? ótimo devemos divulgar e apoiar qualquer tipo de cultura, agora me dizer que música de dor de corno é cultura, por favor, mas como diria Guimarães Rosa “Pão ou pães é questão de opiniães”
Anônimo
-05/08/2011 às 20:49
cada um e cada um
Anônimo
-04/08/2011 às 20:12
luan so vc mesmo meu deus or isso que sou sua fan,vc é humilde pensa nos pobres deus te enviou pra fazer isso pra ajudar uns aos outros e nao pensando so em vc ne amor vc é unico nunca ouvi dizer que tem mais cantores que fazem isso por isso que vc tem sucesso e eles nao tem porque eles so pensam neles e vc pensa em todos que deus te proteja meu amor.
Jaqueline Anselmo
-04/08/2011 às 20:01
O meu maior orgulho é ter o Luan como ídolo, além dele ser o melhor cantor do mundo ele é a passoa mas importante da minha vida!
Marília
-04/08/2011 às 15:31
É isso ai , concordo plenamente! o Luan além de ser super talentoso , humilde , gente boa , enfim …
Ele tem um coração de ouro , tudo que ele faz é com carinho e amor , tudo que ele tem é fruto de muito trabalho , ele é o meu maior exemplo , exemplo de que não podemos desistir dos nossos sonhos , de lutar , de correr atras e alcançarmos o que queremos , pois só quem sonha consegue alcançar , Luan nunca esqueceu suas raizes , e se eu fosse dizer todas as qualidades dele eu precisaria de 1000 anos , então eu resumo em apenas uma –> PERFEIÇÃO
Eu amo ele e sempre vou amar , Luan Santana , sepre contigo !
Noelli Sheldon
-03/08/2011 às 18:34
Algumas vezes devemos colocar preconceitos, orgulho e emoções de lado e analisar alguns fatos. O fato a ser analisado é que Luan Santana não é só o cantor do momento, o maior vendedor de CD’s e DVD’s que o Brasil tem hoje, o cara que leva em média um milhão de pessoas por mês em seus shows nem a quantidade de prêmios ou status que vem ganhando merecidamente ao longo dos seus poucos quase 6 anos de carreira. O que deve-se analisar é que enquanto ”intelectuais” perdem tempo sentados em suas poltronas de coro macia, em frente ao seu computador criticando a vida e a maneira de ser do artista, o mesmo está fazendo seu trabalho e praticando o bem. Para mim todas as criticas não fazem sentido nenhum. Em determinado momento de nossas vidas iremos falar ou escutar a frase: ”cada um que cuide da sua vida”, o problema é que o sentido real da frase foi perdido a muito tempo.
Luan Santana tem tudo que tem e ganha tudo que ganha porque trabalha com amor, tem uma equipe maravilhosa, e tem fãs fieis e dedicadas ao seu lado.
No entanto, estamos analisando fatos, e os fatos são que a maioria das pessoas que criticam o artista não tem cacife nenhum para fazer o mesmo.
Att, Noelli Sheldon.
Tais
-03/08/2011 às 16:23
Ah o Luan so me orgulha e tem gnt q fla mal dele
Rafaela
-03/08/2011 às 14:34
corrigindo. “um” exemplo.
Rafaela
-03/08/2011 às 14:29
Orgulho de ser fã dele. As verdadeiras fãs que acompanham a carreira do Luan sabe que ele é humilde e uma exemplo de pessoa, nós falamos isso a todo momento, só que vem as pessoas que não gostam e dizem: você acha isso por que você é fã, falamos isso por que sabemos a pessoa que ele: Humilde, sincero, verdadeiro, não passa por cima de ninguém e batalho pra estar onde esta. Parabéns Reinaldo Azevedo pela matéria, até que enfim uma pessoa sabe reconhecer que não precisa julgar as pessoas pelo gênero e nem gosto musical, cada um gosta do que quer, mas tem que saber reconhecer e respeitar que ele é uma grande pessoa. Na idade que ele tem poderia ta jogando dinheiro fora, mas procura fazer o bem ao próximo e não só pensa em sim mesmo. Parabéns Luan e EquipeLS, Anderson, Dagmar, Júnior, Mateus e Marcio.
Júlia Henriques
-03/08/2011 às 14:21
ORGULHO DA MINHA VIDA!
samily
-03/08/2011 às 13:48
isso é nada mais que a pura verdade… luan santana tem muitas qualidades que ninguem que fala mau dele chega a pensar… aos 20 aninhos ja ta assim,imagina quando mais velho?? por issooo que amo demais ele! e tenho orgulho de dizer: MEU ÍDOLO É MEU ORGULHO ATÉ O FIM!!! LS ?
samily
-03/08/2011 às 13:46
isso é nada mais que a pura verdade… luan santana tem muitas qualidades que ninguem que fala mau dele chega a pensar… aos 20 aninhos ja ta assim,imagina quando mais velho?? por issooo que amo demais ele! e tenho orgulho de dizer: MEU ÍDOLO É MEU ORGULHO ATÉ O FIM!!! LS ?
Vivianeh Almeida
-03/08/2011 às 13:37
Concordo com voooc!
teem cantores com mais de 20 anos de carrera que nao faz a Metade que o Luan faz!
Parabens Reinaldo Azevedo pelo Blog!
Orgulho de ser Fã do Luan Santana <3
Ka
-03/08/2011 às 13:26
Marketing do bem!! Mesmo assim não consegue me influenciar… Eu sou DIFÍCIL, hein, cara!!!!
thais vasconcelos
-03/08/2011 às 12:33
Luan é um menino tão novo e mesmo assim consegue ser tão maduro, um menino bom… mesmo com toda essa fama sempre mostra simplicidade diante das câmaras e não falo isso por que sou mega fã, falo isso com olhar crítico! adoro muiiiito você Luan*–*
Lais Secunho
-03/08/2011 às 11:27
Concordo plenamente
aos 20 anos tem essa atitude
ja tem cantores que tem 20 ano de carreira e nunca fizeram isso tenho orgulho em dizer que sou fã dele e você tem meu respeito
Thamiris
-03/08/2011 às 11:25
Por isso que eu tenho orgulho de ser da #FamiliaLuanSantana. *———*
Priscila
-03/08/2011 às 9:12
Nossa ta de parabens
quebro a cara de muitas pessoas que acham que o Luan é um cantor de exemplo e muitos deveriam ter ele como exemplo… amei a reportagem e TENHO ORGULHO DE SER FÃ DO LUAN SANTANA, TENHO ORGULHO DE TER UM FÃ CLUBE DELE SUPER AMOR POR LS… E TOMAAAA QUEM FALA MAL DELE :@
Roseli Meira
-02/08/2011 às 23:57
Concordo Plenamente!
E mais: Luan é um exemplo de pessoa, poucas fazem o que ele faz! Parabéns Luan e toda sua equipe!
Parabéns Reinaldo Azevedo!Sua opinião vale muito, se muitos políticos tivessem essa mesma conclusão o Brasil não estaria assim como esta hoje.
Caroline Sinqüini
-02/08/2011 às 23:13
Haha que orgulho tenho de ser sua fã -> LUAN SANTANA !
Micaela Chagas
-02/08/2011 às 21:23
Concordo em genero, numero e grau. O Brasil precisa de pessoas como Luan para mostrar para nossos politicos o que realmente importa pro Brasil. E se acham que o que Luan faz não é arte, lamento dizer que algumas pessoas não tem nenhum censo artistico.
camila
-02/08/2011 às 21:22
concordo *-*
o nosso país é cheio de ficar jugando as pessoas pelo exterior sem antes conhecer a sua historia e ate mesmo seus atos e já aquilo que é encoberto ninguém fica por ai criticando
Luana
-02/08/2011 às 20:55
Concordo plenamente! *-*
E falo mais: Luan é um exemplo de pessoa, maravilhoso mesmo! Sou fã dele com muito orgulho, tanto do Luan Santana, cantor, compositor e ator quanto do Luan Rafael Domingos Santana que é uma pessoa maravilhosa, um exemplo para milhões de pessoas desse país, inclusive ele é o meu exemplo!
*-*
Valeria
-02/08/2011 às 20:52
Parabéns Reinaldo Azevedo, uma opinião como a sua e maravilhosa serve para pararem de julgar as pessoas sem antes saber da sua Historia dos seus planos e da sua carreira . o Luan é e continua sendo muito julgado, isso só mostra que o Brasil ta ficando mais preconceituoso, Falou tudo, quem não gosta dele respeite!
nanda
-02/08/2011 às 20:04
Corrigindo: maravilhoso
nanda
-02/08/2011 às 20:01
Parabéns Reinaldo Azevedo, você disse tudo que muita gente pensa mas não assume, realmente seu texto é maravilho, digno de respeito; enquanto há pessoas que só conseguem destaque desrespeitando e menosprezando o trabalho dos outros, vc vai na contramão e prova que respeito, graças a DEUS ainda vale à pena nesse país.
Não sou adolescente, mas tenho um carinho muito grande pelo Luan, amo suas músicas sim e admiro o jeito dele se posicionar perante às seu fãs.
Cida Fraga disse o que eu penso:
“Nos tempos que a juventude está se destruindo com drogas. Realmente a diferença de atitude é gritante.”
Rafael
-02/08/2011 às 19:57
Os bons existem ainda que poucos né. Por que de ladrão e ignorante no Brasil não falta. Parabéns Luan Santana e sua equipe.
Rafaela
-02/08/2011 às 19:55
Parabéns pela matéria isso mostra que as pessoas não precisam julgar pelo estilo de musica e sim pelo caráter e humildade da pessoa. Tem gente que não gosta do Luan e por isso falam mal. Mas tem que aprender a reconhecer o trabalho que ele vem fazendo. Que Deus continue te abençoando Luan Santana. E quem não gosta pelo menos respeite.
Matheus George
-02/08/2011 às 19:28
Nossa Tenho o Orgulho Do Luan Santana e Tenho Orgulho de Ser Fã do Luan tbm,elle vai dar Seu cachê desse próximo Show delle em Recife Para intidades POis o Luan Vem Faseno um trabalho Muito Bom … Párábéns Luan Santana Pelo Seu trabalho e por tudo !
Nelson Ferreira Firmo
-02/08/2011 às 19:27
Ainda podemos acreditar num Pais melhor
apostando nos jovens.
Adriano
-02/08/2011 às 19:25
Tem quem goste, eu particularmente não gosto! Ainda continuo preferindo as músicas dos anos 80 aquilo sim tem melodias e letras bem trabalhadas, hoje em dia o povo se contenta com qualquer porcaria!
Beatriz sodré
-02/08/2011 às 19:20
Muito obrigada Reinaldo Azevedo pela sua simpatia e educação…Pena, meu caro, que não são todos os brasileiros que trazem isso de aprendizado na vida. Só sabem menosprezar o trabalho daqueles que se dedicam a ter uma vida com diguinidade …Sou fã de Luan Santana e agradeço por ele e por todos os fãs…bjs e o meu muito obrigada a todos que conseguem me compreender!
YouBreatheLS
-02/08/2011 às 19:07
Tenho Orgulho de ser fã do Luan Santana, orgulho demais do MEU Idolo!
Mel Sampaio
-02/08/2011 às 18:51
Uma opinião como a sua e maravilhosa serve para pararem de julgar as pessoas sem antes saber da sua Historia dos seus planos e da sua carreira . o Luan é e continua sendo muito julgado só pelo seu estilo de musica e pelo seu modo de fala isso e ridículo para as pessoas isso só mostra que o brasil ta ficando mais preconceituoso . não falo isso só por ser fã do Luan e sim pela falta de educação de muitas pessoas um menino maravilhoso como o Luan que ajuda todos e tão julgado pelo seu estilo musical . acho muito bonito a maneira que o Luan Santana age a fama o dinheiro não subiu a cabeça dele ao contrario com a Fama e com o Dinheiro o Luan vai se mostrando um menino brilhante . desejo muito sucesso pra ele porque esse menino merece muito e que ele continue assim porque ele vai longe .
Manuelly Rodrigues
-02/08/2011 às 18:39
Parabéns pela postagem.
Falou tudo, quem não gosta dele respeite!
Todos sabem ver defeitos, mais as qualidades do Luan que são muitas ninguém vê. Infelizmente existe muitos invejosos né?!
Carolina Lemes
-02/08/2011 às 18:37
Ha fico muito feliz em saber que alguém reconhece o Trabalho e a bondade do Luan só muito fã dele e tenho orgulho dele pois tudo que ele faz não e pensando só nele e sim nas outras pessoas Muito bom . isso serve também para as pessoas pararem de julgar o Luan . e uma opinião como a sua e só para mostra pras pessoas que o Luan não e o que falam que o trabalho dele não beneficia só a ele e sim as pessoas que precisam !
Daniela Cristina
-02/08/2011 às 18:29
Nossa parabéns mesmo pela materia (: Falaram tudo, eu particulamente amo demais o Luan Santana como pessoa, ele tem um carater que muitas cantores na tem, a humildade é acima de tudo, e isso ée oq mais me encanta nele, sem contar o taleto do menino. Parabéns mesmo pela materia .
saynara
-02/08/2011 às 18:22
amei a entrevista espero q depois coloquem mais,sou fã do luan e adorei saber noticias dele!!!!
Maria Isabel
-02/08/2011 às 18:22
Muito bom essa postagem! Parabéns mesmo, pois sou Fã do cantor Luan Santana há 2 anos, e sempre confiei na carreira dele! Realmente é o Brasil de Luan Santana, porque o Luan gerou muitos e muito empregos no Brasil! Ele faz as outras pessoas felizes!!! E para as pessoas que achavam que ele não é humilde, se enganaram, pois ele doa seu dinheiro arrecadado de Cd e Dvds, para instituições carentes! Parabens mesmo, é raro ver quando as pessoas elogiam o Luan, fiquei bastante feliz
Bianca Vasconcelos
-02/08/2011 às 18:01
Fico feliz em poder ler em uma tarde onde acabo de ver uma matéria na televisão falando mal do Luan, por um atraso em seu show em Recife, por conta de problemas com seu avião, onde a culpa não é do cantor, é bom saber que ainda existem pessoas que acreditam e apoiam o Luan além de nós fãs e seu empresário Anderson e a Dag sua assesora, eu como fã digo aqui muito Obrigada por acreditar nos fatos, onde se informa a humildade desse artista, o brilho nos seus olhos quando se trata de ajudar ao próximo, e justamente nesse show de Recife onde ouve este problema, todo o cachê foi doado para 10 instituições diferentes de Recife, um pedido do próprio cantor! Após muitas loucuras pude estar perto dele e sentir esse amor que ele tem por cada fã que ele conquistou, e nem tendo milhões de fãs por onde ele vai, jamais deixou de ajudar o próximo ! Obrigada por Apoiar meu ídolo !
Eduarda Valença
-02/08/2011 às 17:43
Até que enfim uma pessoa reconheceu que o Luan Santana faz coisas boas,alem de fazer a alegria de milhares de pessoas,ainda doa para hospitais. É ainda vem pessoas falar mal dele ¬¬’
Caroline
-02/08/2011 às 17:35
Até que enfim alguém veio e falou a verdade.
Vitória
-02/08/2011 às 16:57
Ai,morro de orgulho de fazer parte dessa família e que é a melhor família de todos os tempos ! Te amo Lu !
Marianne
-02/08/2011 às 16:40
Falou tudo, fizeram uma tempestade em copo d’água. Tudo isso por culpa de um atraso. Ele tem culpa que o jatinho quebrou?
Cada dia que passa o amor, admiração só aumenta.
Rafaela
-02/08/2011 às 15:30
Parabéns também ao garoto Luan Santana a seu empresario Anderson, Dagmar. Que cuidam da carreira dele. é com Humildade e batalhando sem passar por cima das pessoas que se chega onde ele esta. Que ele continue fazendo esse trabalho e ajudando instituições de caridade.
Larissa
-02/08/2011 às 15:19
falou tudo, respeito quem não gosta, desde que respeitem quem gosta! Luan Santana é abençoado por Deus, isso não tem nem o que discutir, se ele quizesse poderia se aproveitar de muita gente! mas não é isso que ele quer, que ele faz, muito pelo contrário ele está sempre ajudando ou procurando ajudar as pessoas, gostem dele ou não!
E eu como fã, como Brasileira o admiro muito!
Obrigado @Luansantana por fazer tanta gente FELIZ! *-*
Allana
-02/08/2011 às 14:28
Apenas uma ressalva ao comentário do leitor Victor, que acredita que a “relevância de Luan Santana pra economia brasileira é quase nula”, não acredito que um cantor que movimentou cerca de R$ 115 milhões nos últimos 2 anos e meio com seus shows, publicidade, venda de discos e produtos licenciados, e que estima-se movimentar mais R$ 45 milhões até o final deste ano, seja uma relevância tão ‘nula” para a economia brasileira.
Talita
-02/08/2011 às 14:18
Parabens!!! Esse é o verdadeiro jornalismo, baseado em fatos,não em boatos corriqueiros!!!
Alice Marques
-02/08/2011 às 14:17
Muito bom saber que ainda existe no nosso pais alguém que não se basei por preferencias ou estilos. Não vou aqui manifestar
então tais preferencias, pois respeito todas as opiniões desde que elas estejam embasadas em fatos concretos. Sendo assim Caro Reinaldo, venho aqui agradecer a você por ter a paciência e a sabedoria de escrever algo que eu e outros possamos ler, sem termos vulgares e expressões de “Rebeldes sem causas” cada um sabe do seu gosto o que prova no seu texto é apenas que Luan Trabalha sem “Roubar” ninguém, enquanto quem deveria estar trabalhando dignamente está sendo responsável pela roubalheira deste
pais!
Parabéns Reinaldo! Parabéns Luan Santana! E Parabéns aos Buarque de Holanda! haha
Rafaela
-02/08/2011 às 14:09
Assino embaixo. Mandou muito bem! Parabéns!
Charisma M. S.
-02/08/2011 às 13:39
Reinaldo, gostei, aliás sempre curto seus artigos.Achei muito consistente a sua comparação.Nao sou desta região, mas moro aqui há 20 anos.O Brasil de Luan é um país alegre, de gente que trabalha, gera riquezas,e ajuda a desenvolver esta nação maravilhosa!!! Estas pessoas metidas a “intelectuais” que só querem saber de cultura com metáforas, não conseguem compreender o coração simples do povo.Interpreto também como cultura, pois são músicas que o povo sente e canta. Que é um fenômeno de massa e em massa não há como os pseudos-sábios negarem. Parabéns ao Luan e a todos os cantores sertanejos que fazem o bem com seus cachês com vultosas doações. Eles ajudam e não surrupiam a nação! Um abraço,
walter
-02/08/2011 às 13:38
Por que o ingresso não é gratuito já que o custo total de uma produção é conseguido através de patrocinio?
Jully
-02/08/2011 às 13:14
Aplausos!
Bruno Bonnel RS
-02/08/2011 às 13:09
O Brasil de Luan Santana, não pelo mesmo ser meu ídolo musical e eu admirar muito seu trabalho mas sim pelo contexto da critica aqui mencionada. Como é bonito um trabalho desses que move fortunas, fortuna essa arrecadada de grão em grão de todos Brasileiros, estes que se propoem a comprar um disco, ir a um show do cantor e etc. Estamos em um País que as fortunas são geradas através de impostos obrigatórios, taxas bancárias, juros e etc. Todos nós ajudamos de alguma maneira com nosso suor a encher o bolso dos criminosos de colarinho branco que nem se quer ajudam sua própria familia, quem dirá uma instituição de caridade. É muito confortante investimos em um show musical, um disco ou um dvd sabendo que além de satisfação pessoal a renda esta sendo revertida para no minímo 80 familias que acompanham diretamente Luan Santana, o próprio artista e além disso a generozidade do mesmo em ajudar instituições de caridade. Parabéns família Luan Santana, parabéns Luan, Anderson Ricardo, Dagmar etc… Vocês estão vencendo porque é merecido! Estamos Com vocês! @B_Bonnel
Bruno Bonnel RS
-02/08/2011 às 13:08
O Brasil de Luan Santana, não pelo mesmo ser meu ídolo musical e eu admirar muito seu trabalho mas sim pelo contexto da critica aqui mencionada. Como é bonito um trabalho desses que move fortunas, fortuna essa arrecadada de grão em grão de todos Brasileiros, estes que se propoem a comprar um disco, ir a um show do cantor e etc. Estamos em um País que as fortunas são geradas através de impostos obrigatórios, taxas bancárias, juros e etc. Todos nós ajudamos de alguma maneira com nosso suor a encher o bolso dos criminosos de colarinho branco que nem se quer ajudam sua própria familia, quem dirá uma instituição de caridade. É muito confortante investimos em um show musical, um disco ou um dvd sabendo que além de satisfação pessoal a renda esta sendo revertida para no minímo 80 familias que acompanham diretamente Luan Santana, o próprio artista e além disso a generozidade do mesmo em ajudar instituições de caridade. Parabéns família Luan Santana, parabéns Luan, Anderson Ricardo, Dagmar etc… Vocês estão vencendo porque é merecido! Estamos Com vocês!!!!!!
Bruno Bonnel RS
-02/08/2011 às 13:07
O Brasil de Luan Santana, não pelo mesmo ser meu ídolo musical e eu admirar muito seu trabalho mas sim pelo contexto da critica aqui mencionada. Como é bonito um trabalho desses que move fortunas, fortuna essa arrecadada de grão em grão de todos Brasileiros, estes que se propoem a comprar um disco, ir a um show do cantor e etc. Estamos em um País que as fortunas são geradas através de impostos obrigatórios, taxas bancárias, juros e etc. Todos nós ajudamos de alguma maneira com nosso suor a encher o bolso dos criminosos de colarinho branco que nem se quer ajudam sua própria familia, quem dirá uma instituição de caridade. É muito confortante investimos em um show musical, um disco ou um dvd sabendo que além de satisfação pessoal a renda esta sendo revertida para no minímo 80 familias que acompanham diretamente Luan Santana, o próprio artista e além disso a generozidade do mesmo em ajudar instituições de caridade. Parabéns família Luan Santana, parabéns Luan, Anderson Ricardo, Dagmar etc… Vocês estão vencendo porque é merecido! Estamos Com vocês!
Marco Aurélio Corel
-02/08/2011 às 12:22
Há muito tempo os chamdaos “caipiras” vem sustentando este país, e isto é em diversas áreas, na música além de Luan Santana, destacamos JORGE E MATEUS, que além de fazerem sucesso, gerarem empregos e renda, ainda buscam ajudar outros artistas iniciantes, com isto criam um círculo virtuoso que reflete diretamente em todo Brasil, Para se ter uma idéia um show de JORGE E MATEUS gera em média mais de 500 empregos diretos, dependendo a cidade este número aumenta muito. E os chamados “caipiras e sem cultura”, dificilmente ou nunca vão atrás de governo para financiar seus projetos.
Fabiana Candido
-02/08/2011 às 12:11
Concordo plenamente com Reinaldo Azevedo, o Luan gera muitos empregos com o seu trabalho, e faz doações inacreditáveis, que não são sua obrigação, mas ele faz por solidariedade, enquanto o dinheiro público é gasto com coisas desnecessárias, se todos tivessem essa essência de fazer o bem, talvez o mundo seria um pouco mais justo!Parabéns Luan Santana, com esses atos você orgulha muito seu fãs.
Amanda
-02/08/2011 às 12:05
PARABÉNS! O trabalho do LuanSantan deve ser reconhecido. Hoje, ele é um dos brasileiros jovens mais humilde e dedicado que existe. Tudo que ele consegue é com seu próprio suor. Tem cerca de 100 pessoas trabalando ao seu redor, todas elas são bem gratificadas. Sem falar das muitas instituições de caridade que ele ajuda e também das vendas de seus dvd’s e cds que são todas doadas. LUAN SANTANA é um verdadeiro ARTISTA. Não é atoa que hoje é o maior vendedor de discos, o artista que tem mais fã clubes no Brasil, quase 2 milhões de seguidores no twitter, aquele que acumula prêmios de melhor cantor, melhor música,artista revelação, etc. Tudo que ele faz é sempre com hulmildade, por isso DEUS o acolhe.
LarissaMorrete
-02/08/2011 às 11:50
Fico feliz que alguém como o Reinaldo Azevedo um blogueiro respeitado tenha falado isso, assim as pessoas terão mais respeito ao Luan Santana, que mesmo com a fama, ao contrário do que falam, ajuda as pessoas, e ao seu país. Coisa que quem deveria fazer, não faz.
@FcLuanzienses
-02/08/2011 às 11:44
Linda matéria sobre o Luan muito Linda mesmo quando eu Falo que ele é o MELHOR ÍDOLO do MUNDO , pessoas ainda criticam , mas por favor essa matéria de um dos melhores Jornalistas do Brasil prova que o Luan é Tudo isso que nós Fãs falamos e mais um pouco “…Luan Santana, o ídolo sertanejo-pop, é um dos maiores vendedores de CDs e DVDs do país (num tempo em que esses produtos estão em declínio do mundo!), faz uma média de 4 shows por semana, reúne perto de um milhão de pessoas por mês, emprega 80 pessoas fixas e mobilizou nada menos de 800 para gravar um DVD, numa megaprodução como nunca houve no país, segundo dados do programa “Profissão Repórter”, da Globo. Ele tem 20 anos. Que eu saiba, não pega dinheiro da Lei Rouanet. Ao contrário: a renda de seus CDs e DVDs vai para obras assistenciais. Já fez doações milionárias para o Hospital do Câncer de Barretos e de Campo Grande, sua cidade-natal…” PRECISA FALAR MAIS ALGUMA COISA ? ACHO QUE NÃO NEEEH O LUAN É MUITO FODA .
Yana Souza
-02/08/2011 às 11:20
Música é cultura, é diversão, é arte sim. E o que o Luan Santana faz, além de cantar perfeitamente,é ajudar aqueles que mais precisa. Ele não é apenas um cantor de música sertaneja, ele é um ser humano com um coração enorme, e carrega dento dele muito amor pelo que faz e pelos seus fãs. Não se preocupa apenas com “o seu próprio umbigo”. O Luan Santana se preocupa com todos que estão a sua volta, seja amigo, funcionários, fãs… não importa. Para ele, o que importa é fazer as pessoas felizes através do seu trabalho, é ajudar quem precisa. Não conheço o Luan pessoalmente, mas é isso que vejo, que ele passa, não só para mim, mas para todo os outros fãs, com suas atitudes.
O Luan é merecedor de todas as vitórias que ele vem conquistando. E o que é dele, ninguém tira. Ninguém.
Parabéns Reinado Azevedo pelo texto.
Cristiane Cardoso dos \santos
-02/08/2011 às 11:17
Parabéns Reinaldo… Vc disse tudo que a maioria do povo não tem coragem de dizer! E a cada dia que passa a minha admiração e o meu amor só faz aumentar pelo Luan Santana.
Cida Fraga
-02/08/2011 às 11:10
Não gosto do gênero sertanejo mas é a realidade. Moro em C.Grande/MS e fico feliz por saber que este menino, que aliás nunca ouvi, é um bom caráter nos tempos que a juventude está se destruindo com drogas. Realmente a diferença de atitude é gritante. Palmas p/Luan e vaias p/a Lullete.
jennifer
-02/08/2011 às 11:09
falou tudo mesmo , esta certo em tudo que falou !
Betaryz Gomes
-02/08/2011 às 11:08
Agradeço pelas verdadeiras palavras viu? Você que escreveu essa matéria foi um dos que me emocionou com suas palavras e tá de parabéns, falou toda a verdade do Luan Santana. Coisa que muitos não sabem. Parabéns mesmo, muitos jornalistas criticam ele só pra ganhar ibope em cima disso. Você vai ganhar em cima de uma ótima matéria.
Hariane
-02/08/2011 às 11:05
Nunca ouvi tanta verdade de um colunista, parabéns Reinaldo Azevedo Arrasou.
HenriqueS
-02/08/2011 às 10:56
Diversão é quando agrada as crianças e adolescentes. Arte é quando agrada os mais velhos. Mas é tudo a mesma coisa.
Diego
-02/08/2011 às 10:51
É, tá ai sua opinião, que é só mais uma opinião entre tantas, nada além disso.
Elouquisa
-02/08/2011 às 9:31
Matou a pau Juvenal…Fora vagabundos!Fora esquerdopatas!
silas
-02/08/2011 às 7:35
Caro Rei,
Quem decide o que é e o que não é arte? Pelo menos para mim essa distinção hoje não faz mais sentido. Quanto coisa que é chamada de arte, no meu entender, não passa de borrões, objetos grotescos diante dos quais os “iluminados”, os “entendidos” babam…
Aí aparecem os “salvadores” que vêm me salvar da minha ignorância…
Detesto a música e tudo o mais que Luan Santana faz, mas, meu gosto é o meu gosto. Mas gostando ou não de Luan Santana - os que gostam estão no seu direito de gostar da mesma forma que eu de não gostar - uma coisa é certa: o talento que ele tem e que leva milhões a comprar seus discos, assistir seus shows, enfim, “curtí-lo”, contribui para o Brasil. Já os “culturais” da Lei Rouanet…
SERGIO OLIVEIRA
-02/08/2011 às 6:47
Eu acho que o que faz Luan Santana não é arte, nem cultura; apenas divertimento; o que faz Chico Buarque, também? apenas diversão; não é cultura; em ambos os casos, para vivermos, podemos prescindir do que eles fazem; nas nossas atividades diárias, nas nossas profissões, o que eles fazem não interfere, portanto não é cultura; cultura, no caso de nossas atividades, é o aprimoramento para que possamos executá-las de maneira melhor.
dea C
-02/08/2011 às 0:50
Ana de Holanda ou Ana de Amsterdam, sempre fazendo das suas no seu ministério da incultura e com o apoio da companheira presidente. E onde estão os verdadeiros atores e atrizes desse país que não mugem e nem tosse? Alguns dirão que o povo precisa de Shakespeare, e quem mais poderia interpretar a Megera Domada senão essa grande atriz, deve estar no sangue atuar. Afinal, neta de um enganador.
Anônimo
-01/08/2011 às 22:57
Reinaldo, eu o leio todos os dias. Gosto desse seu propósito de enfrentar o pensamento de esquerda. Já gostava do Paulo Francis na longínqua década de 80. Mas tem hora que o troço passa dos limites. Essa construção a respeito do Luan Santana para mim não tem pé nem cabeça. Vamos avaliar um música, então, pelo número de empregos que ele gera. Quantos empregos gerou o Thelonius Monk? Quantos empregos gerou Noel Rosa? O Tom Jobim, em sua época talvez mais produtiva, nem sequer ganhava dinheiro, quanto mais gerar emprego com a sua música! De um cantor/compositor eu só quero saber uma coisa: se ele faz música boa. O resto não me interessa. Imagina se eu ia gostar do Luan Santana só porque ele gera empregos! E essa tendência de tudo associar ao Chico Buarque é francamente exagerada. Que culpa tem ele se a irmã é Ministra?
Luizão
-01/08/2011 às 22:53
O BRASIL está sustentando uma turma de preguiçosos sem precedentes. Não se encontram profissionais qualificados, na turma dos que recebem até 3 salários mínimos, para mais nada. Os que tem são “meia boca”. Raríssimas exceções. Estão todos mamando nas tetas do governo através das bolsas sociais da vida. Ganhando miséria e achando muito bom. Agora vem esses artistas que poderiam estar produzindo coisas novas e não só vivendo do passado. Pois, que eu saiba, eles não tem idade para parar. Ao invés disso se aproveitam da boa fé dos pobres coitados que não entendem nada mais adoram. Vão trabalhar, escrever, twittar, produzir… Vocês ainda podem, dêem o exemplo, mas um exemplo bom que possa ser seguido por todos.
Sérgio Roswell
-01/08/2011 às 22:35
BRAVO !!!
PARABÉNS REINALDO !!!
luiz indignado
-01/08/2011 às 22:21
Há, o filme “Chatô do Rei” e o circo é uma arte sem discussão é claro, porém que o assiste, são sempre os mesmos com os subsídios da tal lei “Rouanet”…
luiz indignado
-01/08/2011 às 22:14
o nome da lei já soa mal “Rouanet”, a mesma que da subsídio ao Cirque se Soleil, que cobra preços absurdos que alta casta paga, que financiou o tal filminho “Chato não sei das quantas” cuja verbas foram pulverizadas nas mãos do talentoso artista global;e por aí vai, deixa a pimpolha gastar nosso dinheiro na farra Shaskepeariana, para que o avô… aplauda e diga viram o talento e que talento… para de nos achacar, camarilha de Holandas, Lulas e outros Rouants da vida.
Jorge Marum
-01/08/2011 às 22:12
Não curto Luan Santana, mas respeito quem ganha o pão com o suor do próprio rosto, e não à custa do dinheiro alheio.
Fabio Fernandes
-01/08/2011 às 21:53
Gente, a Ana de holanda deve ser a responsável pelo “paitrocínio”. não creio que o Chico tenha a ver com isso. mesmo porque se hoje palpitamos sobre política, certamente se deve em parte a luta de jovens artistas talentosos. E não foram os “Luans” da época.
Uber
-01/08/2011 às 21:48
Reinaldo, só você para me fazer respeitar Luan Santana!
Mas continuarei não gostando das músicas dele, com todo o respeito.
Laércio Ney
-01/08/2011 às 21:48
Apesar de roqueiro convicto há décadas, não há como negar a veracidade dos fatos …
Aliás, serviu até para aumentar minha tolerância a essa corja do sertanejo universitário …
Não catolico
-01/08/2011 às 21:04
Alexis
Ninguém sabe o que Sergio Buarque sentiria. Mas sei com certeza que os rumos do PT no poder não são em nada incongruentes com o que o PT sempre foi. O “norte moral” do PT era o regime soviético. E o que era o regime soviético? Uma falsificação montada com dinheiro de burgueses, para manter o povo como escravo de uma nova aristocracia, fundada na mentira e na violência. Foi isso o que o pt sempre defendeu. Se pudessem, seriam muito mais opressores e muito mais ricos.
LIMA
-01/08/2011 às 21:03
REINALDO
É VERDADE, OS CANTORES SERTANEJOS GANHAM MUITO E BEM. MAS GOSTARIA QUE ELES TIVESSEM CORAGEM, JÁ QUE NÃO PRECISAM DOS BENEFICIOS DA LEI ROUANET, PARA NAS SUAS APRESENTAÇÕES, SEMPRE CONCORRIDAS, CONCLAMAR O POVO A NÃO APOIAR E VOTAR EM CORRUPTOS E SAFADOS.
edsonluchesi
-01/08/2011 às 20:41
Esses cantores e compositores de música, convencionada de MPB, lançam um disco, fazem shows (com ajuda direta ou indireta de dinheiro público)com músicas desse disco em aproximadamente 10, 15 cidades (nos finais de semana) e depois descansam por vários anos. Já os sertanejos e assemelhados fazem shows todo os anos, trabalhando vários dias por semana. Chicos e caterva são parasitas do Estado.
Alexis de Tocqueville
-01/08/2011 às 20:34
A música popular brasileira realmente não está a viver uma quadra das mais felizes, haja vista a profusão de cantores medíocres que nada de relevante têm a dizer. É triste ver o país onde nasceram compositores do quilate de Villa-Lobos, Noel Rosa e Pixinguinha consagrar nulidades como Ivete Sangalo, MV Bill e assemelhados.
Marcos F
-01/08/2011 às 20:32
Se dependesse de Chicos, Anas e nipotessas, não haveria a indústria do entretenimento, CD (cedê) seria verbo de apedeuta. Eles fazem tudo sozinhos, com 2 ou tres amigos ou parentes.
Aí tem o Luan, cara de bom menino, um bom exemplo, fabricando mercado, aberturas, festas, festivais … é disso que precisamos.
Leandro
-01/08/2011 às 20:23
Desculpe Reinaldo. O desabafo é meu. Esqueci de colocar o nome.
Acho que o blog deveria deveria ter uma configuração impedindo o envio anônimo.
Alexis de Tocqueville
-01/08/2011 às 20:22
Tenho razões para acreditar que o venerável historiador Sérgio Buarque de Holanda, se vivo estivesse por ocasião da revelação dos escândalos de corrupção que mancharam o governo Lula, teria sentido uma profunda amargura em relação aos rumos que o PT trilhou no poder.
Anônimo
-01/08/2011 às 20:19
O lamentável de tudo isso é que a arte musical no Brasil está acabando, sendo substituída aos poucos, mas já há tempos, pela mediocridade de artistas relâmpagos, produzidos e enfiados goela baixo dos brasileiros pela mídia e pela ganância das gravadoras, que os substituem assim que o seu raso talento ameaça desaparecer.
O Brasil que sempre teve uma literatura fraca, um cinema desprezível e um teatro chinfrim, vê desaparecer o único segmento artístico que tinha qualidade inquestionável.
Parece que o Brasil mudou. E vai tudo acabar em “sertanejo”, axé e funk da periferia.
Brega no úrtimo!!!
di Carvalho - Minas/ Sul
-01/08/2011 às 20:12
AH!!!
Alexis de Tocqueville
-01/08/2011 às 20:10
O compositor Chico Buarque de Holanda, ao que me conste, jamais afirmou publicamente que se considera um pensador ou uma reserva moral do país, predicados que muitos de seus prosélitos, em uma atitude basbaque, insistem em lhe atribuir. Sua disposição em defender a decrépita ditadura cubana é deveras repugnante, bem assim sua recusa em censurar os malfeitos protagonizados por próceres petistas. Diga-se a favor de Chico Buarque, no entanto, que ele, ao contrário de renomados intelectuais da esquerda brasileira, não teve o desplante de atribuir as denúncias de corrupção contra o governo Lula a uma solerte trama das elites.
André
-01/08/2011 às 20:08
Esse seu post foi de uma infelicidade sem precedentes. Banda Calypso tbm move a economia. Baile Funk tbm move a economia. Afffff.
José Geraldo Coelho
-01/08/2011 às 19:46
Essa lei Rouanet foi feita sobre medida para alguns artistas.
Principalmente agora com a Buarque manobrando tudo ficou mais fácil para a patota esquecida pelo tempo e pela povo.
É indecente pensar que, um artista, que não consegue reunir público e nem vender os produtos de sua arte receba incentivos governamentais.
E ainda tem pessoas que em nome da cultura subestimam e humilham os artistas populares. Sendo que os mais beneficiados se dizem cantores de MPB, musica popular brasileira.
André
-01/08/2011 às 19:31
Não sou fã do Luan Santana. Mas ele é uma artista honesto, que trata bem seus fãs, dá bom exemplo a eles e ainda por cima (esta eu não sabia) doa cifras milionárias a hospitais. Um cara jovem, humilde e que poderia ensinar muitas coisas aos dinossauros da nossa cultura brasileira que sugam os cofres públicos.
cleusa
-01/08/2011 às 19:19
A netinha do “homem” esta desfrutando do tal projeto Brasil sem miséria… e não adianta reclamar pq o vovô já disse que a imprensa tem pouco alcance e o povão não vai ficar sabendo de nada…….
Rafael Gargalhão
-01/08/2011 às 19:13
CONCORDO, Rei! Não sou um fã da cultura “popular” (Luan Santana, Kalypso), mas aprendi a reconhecer que ela, ao contrário da cultura “de elite” (Chico, Caetano), pode se declarar “auto-sustentável”, para usar uma palavra da moda. OS BRASILEIROS NÃO SOMOS OBRIGADOS A SUSTENTAR AS METÁFORAS DE NINGUÉM!!!!!!!
Curioso de Matão
-01/08/2011 às 19:08
Pois é!
E ainda tem quem reclame da grafia do nome do Lulla com dois “LL” . . .
Deve ser alguém que não viveu a campanha do impeachment do Collor . . .
rsrs
Douglas
-01/08/2011 às 18:45
Existe coisas do Brasil que nunca mudam.
Brasil do PT, país dos tolos.
Não suporto essa família hipócrita BUARQUE.
Renata
-01/08/2011 às 18:43
Não se trata de ser arte ou não ser (Ser ou não ser? Ops! Olha Shakespeare de novo, também quero meu incentivo!). Luan Santana não precisa captar nada, ele é auto-sustentável. Como Maria Bethânia também é, como a família Lula também é. Vamos deixar os incentivos pra quem precisa deles de verdade?
ricardo salazar
-01/08/2011 às 18:21
úi,jean willians tambem gosta do luan santana !
Pior chupinhador é chupinhador barbudo
-01/08/2011 às 18:19
Quero fazer uma correção.Chupinhador barbudo também torce contra nos Estados e Municipios onde o PC (Partido dos Chupinhadores)é oposição.
Anônimo
-01/08/2011 às 18:13
errata - são
Anônimo
-01/08/2011 às 18:11
Especialistas na lei Ruanê, dizem, sãos os Holandas e a máfia do acarajé. A Marieta Severo ex-Chico, é patrocinada pela Petrobras em seu teatro, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Subsídio, dinheiro a fundo perdido, é com eles.
Pior chupinhador é chupinhador barbudo
-01/08/2011 às 18:03
Chupinhador Barbudo quando na oposição torce contra o Brasil e faz a política do quanto pior melhor.
Caco
-01/08/2011 às 17:55
“Existe alguma coisa de podre no Reino da Dinamarca”. Da Dinamarca?
Ahmad Jamal
-01/08/2011 às 17:51
Luan Santana é produtivo. Ponto. Não vive na aba do dinheiro público para produzir arte e entretenimento, pois gente que labuta merece os resultados do seu labor. Mas aproveitandoa oortunidade, já que estamos falando de arte, ou arte financiada graças ao suor quase escravizante do trabalhador brasileiro, como ficou aquele caso do Guilherme Fontes, o tal ator que embolsou uma fábula em dinheiro (36 milhões de reais) para produzir um fotograma baseado na vida Assis Chatobrioco e no final das contas o dinheiro sumiu e a fita ninguém viu? Cadê?
Bia Carvalho
-01/08/2011 às 17:43
correção no meu comentário: nunca *precisou* de Lei Rouanet.
Bia Carvalho
-01/08/2011 às 17:42
Para o victor - 01/08/2011 às 17:34
Não se trata do Luan Santana sozinho, porque não é só ele que emprega e arrecada. Eu arriscaria dizer que boa parte dos “top 100? artistas brasileiros em termos de vendagem e público nunca precisou de Lei Rouanet.
Bia Carvalho
-01/08/2011 às 17:40
Para o victor - 01/08/2011 às 17:34
Não se trata do Luan Santana sozinho, porque não é só ele que emprega e arrecada. Eu arriscaria dizer que boa parte dos “top 100″ artistas brasileiros em termos de vendagem e público não precisa de Lei Rouanet.
Edson
-01/08/2011 às 17:36
Nada contra a neta do apedeuta. Tudo contra a lei Rouanet, que beneficia os ricos em detrimento dos pobres. Assim é o mundo em que vivemos.
victor
-01/08/2011 às 17:34
música não é, nem de longe, só diversão e entretenimento. e ainda criar um “brasil de luan santana” é uma coisa imbecil. não existe isso. a relevância dele pra economia brasileira é quase nula.
Bia Carvalho
-01/08/2011 às 17:30
Para o ricardo carvalho - 01/08/2011 às 17:14
não podemos atestar que a netinha do apedeuta não tem talento para as artes cênicas, e se ela puxou ao avô? certamente é uma atriz talentosíssima hehehehe.
aliás, mais que um intérprete, o apedeuta é um verdadeiro dramaturgo, que desbancou o “ser ou não ser” de Shakespeare graças à célebre frase: “eu não sabia de nada” kkkk
Alessandro Garcia
-01/08/2011 às 17:29
Em um país com uma das piores educações do mundo não poderia ter outro tipo de cantor, escritor etc. Não há nada de anormal, pois, a decomposição brasileira é a maior causa dessa enxurrada de porcarias.
Nilza Tabai
-01/08/2011 às 17:26
Perfeito, Rei. Como sempre.
Ismael
-01/08/2011 às 17:25
No dialeto Lulês, aquele ensinado nos compêndios do Fernando Hadad, o autor se chama “Chequespire”.
anônima-RJ
-01/08/2011 às 17:18
BRAVOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!
Alexis de Tocqueville
-01/08/2011 às 17:16
Tenho para mim que o instituto do mecenato, que remonta aos longínquos tempos do imperador Otávio Augusto, perdeu completamente seu propósito original após a Revolução Industrial, pois os artistas não dependem mais dos favores do Estado para o desempenho regular de suas atividades. A motivação que esteve por trás da concessão de prebendas estatais a poetas como Virgílio, Horácio e Terêncio, a dramaturgos como Shakespeare, Molière e Racine e a músicos como Wolfgang Amadeus Mozart e Franz Liszt perdeu completamente sua razão de ser em vista da alfabetização em massa promovida pelos mais diversos Estados a partir de meados do século XIX e do notável desenvolvimento da indústria cultural, termo que os filósofos da Escola de Frankfurt cunharam para designar as empresas privadas que tornaram a cultura um bem de consumo acessível às massas.
As leis de incentivo à cultura aprovadas no Brasil desde o desembarque de Dom João VI em Salvador em 1808, à diferença do que sucedeu em nações européias, não trouxeram benefícios palpáveis e duradouros para o cenário artístico nacional, pois não lograram estimular o fomento de atividades culturais mediante a criação de um vasto mercado consumidor. Tais diplomas legais têm servido, no mais das vezes, para enriquecer artistas prontos a render vassalagem aos donos do poder.
ricardo carvalho
-01/08/2011 às 17:14
Reinaldo. Já perguntei, aqui mesmo, qual a entidade social que o senhor Francisco Buarque ( um tal de Chico) ajuda ? Ninguém soube responder. A verdade é que ele, como o Lulla, pertencem a chamada esquerda corrupta. Agora, vem a netinha e pede uma ajuda do avô, que imediatamente, com o dinheiro público, financia o brinquedinho dela. Esta é daquelas notícias que deveria ser divulgada pelas televisões e rádios, que diferente dos jornais e revistas, entram na casa do povo. A netinha começou mal, muito mal. Subir na vida, sem talento e as custas do dinheiro público, demonstra bem o que é a família Lulla da Silva. Ela devia ter vergonha… na cara.
gaúcha indignada
-01/08/2011 às 17:14
A família Hollanda só pensa em sugar o dinheiro público, trabalhar que é bom, nem pensar.
Bia Carvalho
-01/08/2011 às 17:01
Nem pelo Luan, nem pelo Chico…
E a gurizada criativa que rala em busca de patrocínio e não consegue? Nas letras, nas artes, no esporte… lembram daquele guri que reinvidicou ao apedeuta e seu assecla Cabral (registrado com a própria câmera digital) uma quadra de tênis numa comunidade carente no RJ? E as 2 raposas debocharam do guri, dizendo que tênis é coisa de rico?
No Brasil, se vc não é Chico Jabuti, Ronaldo ou Mulher Melancia, não é ninguém. O pobre do moleque errou de cara na hora de sonhar…
Marco Antonio
-01/08/2011 às 16:52
Chico Buarque de de Holanda, a história pergunta: Quem é esse?
Lopes
-01/08/2011 às 16:52
Como sempre! Post irretocável!
Sergio
-01/08/2011 às 16:52
Com este elenco arrasador esta obra prima da dramaturgia vai ser um sucesso estrondoso, fico imaginando milhões de
pessoas se acotovelando em filas quilométricas , transito parado nas imediações do teatro, tapete vermelho para as personalidades, vendedores ambulantes e cambistas se fartando em lucro, ingressos vendidos antecipadamente a meses da estreia, atrizes como Fernanda Montenegro, Marília Pera se rasgando de inveja com a desenvoltura daquela novata atriz. Sucesso de critica com pagina inteira nos melhores jornais, ganhará todos os premios patrocinados pelas Estatais, por ultimo, apresentações de gala na Broadway e no New Globe Theatre.
SHAKESPEAR RENASCERÁ.
Meu Deuszinho, não sei o que e pior, essa peça ou um show “remember” dos novos baianos.
José Cláudio
-01/08/2011 às 16:46
Reinaldo….parece que estamos vivendo em um castelo de horrores….meu Deus….onde este Brasil vai chegar ?
Snitram
-01/08/2011 às 16:42
O Chico Buarque foi ajudado pelo mesmo engano e mentiras que beneficiaram nossos guerrilheiros. Eles e Chico Buarque criticavam a ditadura militar, não por ser ditadura, mas apenas por não ser de esquerda. Chico é adorador da ditadura de Fidel Castro e aqueles guerrilheiros eram na época e muitos ainda são. Chico seria o bardo oficial do regime se conseguissem cubanizar o Brasil. Simples assim. O cara pode não gostar de ditaduras de direita, mas apóia as de esquerda. Não o tenham por democrata. Quem adora Fidel é democrata?
AF
-01/08/2011 às 16:38
A caridade é coisa de reacionários, no entender destes parasitas. O negócio é “acirrar as contradições burguesas” e encher os bolsos.
Snitram
-01/08/2011 às 16:36
Mas os esquerdinhas sempre fizeram isso: viver às custas do povo, em nome do povo. Basta ver que os do partido comunista viviam como nababos na URSS às custas da miséria e opressão daqueles que alegavam proteger. Nossos artistas esquerdinhas instalam-se como carrapatos nas axilas do estado e ficam lá chupando sangue em nome do povo, logicamente.
MINEIRIN INVOCADIN
-01/08/2011 às 16:28
Reinaldo,vai ver os bestalhões,os ratos submissos e encantados pela flauta “mágica” tocada por suína majestade javali furibundo,O InimPuTável,na versão tupiniquim de Hamelin,acham mais importante e patriota que lullinha tenha recebido milhões da Oi do que Luan Santana suar em bicas nos shows que faz Brasil afora,e daí pretendem que seja correto agraciar a filha da que escapou de ser abortada por ordem do virtuoso vovô metralha! Mais uma defecada da corja caPiTaneada pelo ignorácio!
alberto autran
-01/08/2011 às 16:24
…..so para lembrar………..DEVOLVE O JABUTIZINHO CHIQUINHO…………………………………………………………………………………………..
BETHS
-01/08/2011 às 16:23
Perfeito!
Mártin H.
-01/08/2011 às 16:19
Reinaldo, estou escrevendo um texto (que, se e conseguir o tempo necessário para tanto, vira livro até o final do ano, sobre a ideologia que vem dominando o Direito brasileiro). Nele, faço uma relação com os chupins e descobri essa interessante pesquisa sobre o tema: HOOVER, Jeffrey; ROBINSON, Scott. Retaliatory mafia behavior by a parasitic cowbird favors host acceptance of parasitic eggs. In: PNAS – Proceedings of the National Academy of Science of the United States of America, vol. 104, n. 11, p. 4479-4483, March 13, 2007. Disponível em: . Acesso: 27 jun. 2011. A novidade dela está na descoberta de que os chupins, além de deixar os ovos em ninhos alheios (coisa que já se sabe há tempo), eles fazem isso de modo “mafioso”, ameaçando as suas vítimas (outras aves) a chocar os ovos e criar os seus filhotes sob pena de destruição dos ovos “legítimos”.
BRASILEIRO DE LUTO
-01/08/2011 às 16:16
Reinaldio, como cantor, não gsoto dele, nem das músicas, alias, só ouvi uma… sempre a emsma, MAS com essa notíca, NÃO POORIA DEIXAR DE ADMIRÁ-LO, COMO HOMEM, E CIDADÃO.
-
–
MAIS UAMV EZ DIGO QUE NÃO ESTOU DEFNSDENDO O COLLOR, mas ele tentou acabar com essa manmata… reoito porqu havia esquecido de uma reprotagem com o Caetano, maquela ecosiaõ. Um reproter, daqueles bajuladores e baabca, perguntou o que ele achava do absurdo… ELE, disse maism oum memso isso : QUEM DEPENDE DO DSINEHRIO DO GOVERNO SÃO OSM INCOMPETENTES, e é essa gente que stá contra ….
-
O babaca contionuou e cruitocou o reguime miliatr, lem,branmdo que eel tin ah sido ptrejudicado e a falta de poio a cultura… A RESPOSTA ME SURPREENMDEU; Caetano discordou e sidde, amsi ou menos, que ao contra´rio, os prêmios que nós gfanhamos noe xterior foram naqueleperíodo de chumbo….. sei lá, digo eu. EM RESUNMO: TUDO QUE SE OUVIA ERA PROPAGANDA ENGANOSO… a intenção do Collor era boa, e o regime nunca foi cotra a cultura, ou coisa assim, APEAr da censura que havia.
-
-
QUEM TIVER AMSI DETALHES QUE OM DIGA… fico por aqui.
Mauro
-01/08/2011 às 16:02
Eu não havia pensado nisso. Obrigado, Reinaldão.
Memyself
-01/08/2011 às 15:53
Veja só, Luan Santana, o tal que não é artista e fatura uma nota pretíssima, gera impostos sem avançar nos nossos impostos e faz benemerência com seu dinheiro. Os artistas do governo, chico e betânia, entre eles, são tão geniais que tem de sustentar-se com nosso trabalho e não rendem um tostão furado para melhorar o país. É cara da petralhada isso, não é?
Ex-petista
-01/08/2011 às 15:52
Eu era fanzaço do Chico. Curtia muito mesmo, ao ponto de ter todos os lps dele. Quando os lps acabaram, comprei cds pra substituir.
Hoje, é raro eu colocar o Chico pra cantar no meu carro. Quando o faço, fico com a sensação de ter sido traído, de ser um boboca que caiu na conversa de um dissimulado.
Chico, para mim, tinha a autoridade moral de quem lutou contra a ditadura… de quem resistiu e se arriscou pra defender a liberdade.
Liberdade??? Que o digam os prisioneiros de Fidel.
Moral??? Defender uma quadrilha… de que sua irmã faz parte?
MAS NÃO VIRO FÃ DO LUAN SHIT SANTANA NEM A PAU.
baruch
-01/08/2011 às 15:49
A famiglia Buarque de Holanda achou a teta dos sonhos. Amigos intìmos do APEDEUTA agora deitam e rolam com dinheiro publico
Aprenderam cedo que dinheiro público podem comprar outro apartamento em Paris!!! E gozado a famiglia dá um estudo de caso para peritos criminais, ou seja a toria pode ser renegada mas Lombroso acerta nesta. Um tempo destes o tal Chico mewnsalão havia ganho um premio de loteria na Italia, quando alegou estar sendo perseguido pela ditadura,alias ninguem teve noticia disto. Um exilio fajuto como o de Tarso Genro, o Lenine dos pampas.
lodisval
-01/08/2011 às 15:49
Tenho a esperança de que um dia “enterraremos” o país do faz-de-conta de lula & cia e nos mudaremos todos para o Brasil de Luan Santana. O Brasil de verdade que trabalha, produz e gera empregos e distribui beneficios apesar de tudo aquilo que nosso governo faz para atrapalhar. O país se encontra dividido ao meio é o famoso “dividir para vencer” numa escala jamais vista.
Ex-petista
-01/08/2011 às 15:41
Seria, no meu entender, causa de revolução financiar Luan Lixo Santana com dinheiro público, heheheh.
Falando sério: num país sério, a netinha do cachaceiro quadrilheiro seria impedida de pleitear capilé estatal. Aqui, o sobrenome da pimpolha faz é abrir os cofres.
Joao da Silva
-01/08/2011 às 15:34
A cada dia que passa fica mais questionável se, no conjunto da obra, o que Chico Buarque faz é arte. Uns lampejos.
Sonífero, sim, com certeza, podemos considerar que isso ele faz. Porque quando estou com sono, abro o “Leite Derramado” e “caixão”… Ronco uma barbaridade.
leonardo
-01/08/2011 às 15:31
Genial!
Anônimo
-01/08/2011 às 15:30
FARISEUS
O sujeito que cantava a ditadura militar como o reino do terror(Chico Buarque)se desmancha(va) para a ditadura fidelista.
Não esquecer que na nossa ditadura…
1-O Pasquim circulava enriquecendo os futuramente indenizados Ziraldo e Jaguar.
2-O jornal Opinião-embora censurado-fazia clara oposição ao regime.
3-O cinema novo-financiado pelos próprios militares-posava internacionamente como cinema de resistência ao arbítrio.
4-A oposição elegeu 16 senadores para 24 vagas,alguns claramente esquerdistas(1974)
jefferson
-01/08/2011 às 15:18
Reinaldo,
Eu assino em baixo. A lógica não me permite ir contra.
PauloRoberto
-01/08/2011 às 15:17
E mais uma vez… e outra…
A OI deveria acelerar o processo e dar a quinta parte para a família do reizinho.
Quem sabe essa gente iria de uma vez pros quintos do inferno.
Bom, resta ao povo educado pagar o ingresso só pelo sublime prazer de vaiar a aspirante a atriz…
talvez ela [i]realmente[/i] mereça as vaias.
HOSPITAL AMARAL CARVALHO EM JAÚ..
-01/08/2011 às 15:15
E O CANTOR DANIEL SUSTENTA DO BOLSO A ALA INFANTIL PEDIATRICA DO HOSP. ONCOLOGICO AMARAL CARVALHO E NAO FAZ PUBLICIDADE DISTO NAO, ASSIM COMO OS OUTROS CANTORES SERTANEJOS COM O HOSPITAL DE BARRETOS !
CARATER É TUDO NÉ ?
SOU TESTEMUNHA DO TRABALHO HONESTO (NAO SE ROUBA UM TOSTAO ) DA FUNDAÇÃO AMARAL CARVALHO QUE GRAÇAS A ESTAS DOAÇOES MAIS A ESMOLA DO SUS ‘DOA’, FAZ MILAGRES !
ATE OS ACOMPAHANTES POBRES GANHAM REFEIÇÃO E ALOJAMENTO…SIMPLES MAS GANHAM !
SOU TESTEMUNHA !!
MINHA ESPOSA REINALDO ESTA COM CANCER E FOI OPERADA LÁ E AFIANÇO, NAO TRATAM RICOS E POBRES OU QUEM QUER QUE SEJAM DE MANEIRAS DIFERENTES…AO CONTRARIO, TODOS SAEM COM QUIMIO, CIRURGIA, ETC., GENTE HONESTA, ABNEGDA, QUE AJUDA LUTANDO AO PACIENTE QUE LUTA CONTRA O CANCER !
É UM BRASIL ALI NO AMARAL CARVALHO DE JAU, QUE POSSUE BRASILEIROS (MEDICOS, ENFERMEIROS, FUNCIONARIOS) QUE DÁ GOSTO !
PARA ELES, PARA ESTES HOSPITIIS QUE FAZEM A DIFERENÇA PARA QUEM COMO EU TEM UM AMADO COM CANCER, NAO HA BENESSES OU PREBENDAS DE ISENÇAÕ FISCAL OU APADRINHAMENTO DE POLITICOS (alias, eles nem querem)…
DEUS ABENÇOE AO CANTOR DANIEL QUE ALIAS, É SEU VIZINHO ALI DE BROTAS !!
/ricco
-01/08/2011 às 15:14
Esse país aí do qual vc fala é Dilmaville ou Lulaland? Tô pensando em montar um monólogo, deverei entrar em contato com qual ser maligno pra vender minha pobre alma?
Rogerio Morais(SP)
-01/08/2011 às 15:13
Burguesia do capital alheio!
MRP
-01/08/2011 às 15:07
Mais uma vez você arrebentou Reinaldo.
Parabens!!!!!!!!!!!!!!
Think tank
-01/08/2011 às 15:04
Na Cleptolândia tudo é propinoduto, milhares de dutos que drenam recursos diretamente dos nossos bolsos para a conta bancaria destes saqueadores da nação.
maurinho
-01/08/2011 às 15:04
Você acaba de ganhar pontos e subir no conceito de minha filha, “Luanete” devotada, rsrsrs…
Vc acredita q eu até fui num show dele, com ela nos ombros?
Muito bem educado (e afinado!) o moço, ao contrário de certos petralhas…
Leticia
-01/08/2011 às 14:54
Enquanto isso (eu vi), grupos de teatro amador se virando pra produzir, ensaiar, arrumar figurino e apresentar peças ótimas. Meninos e meninas excelentes, estudiosos e exultantes quando conseguem alguma visibilidade para encher suas pequenas plateias.
Ótimo que Luan Santana destine rendas a hospitais. Ele não é Ministério da Cultura e saúde é muito mais prioritário.
Já o Ministério da Cultura… E não é só familinha de bacana, não. Tem um monte de gente que quer resolver a vida no Minc.
Talento nem entra na jogada. Mas uns contatinhos vão bem…
anonimis
-01/08/2011 às 14:50
Já ta escalada para a próxima novela do SBT. Titulo provisório: fuga dos milhões.
Rodrigo L.
-01/08/2011 às 14:47
A pergunta que se faz é: teria sido aprovada a captação do dinheiro pela Lei Rouanet, sem a presença da neta do Brasil? Quem (e o que) já foi preterido? Sob quais justificativas? E, por fim, mas não menos importante: ela já devolveu o passaporte especial (não sei se ela tem, mas ninguém mais tocou no assunto)?
jose carlos
-01/08/2011 às 14:47
Valeu rei estao construindo um pais de corruptos evagabundos
PAULO ROBERTO URBANO DA CRUZ
-01/08/2011 às 14:47
A familia do apedeuta não é fraca não, já querem iniciar no topo, a netinha dele poderia como qualquer aspirante a atriz começar pela Malhação e se tivesse algum talento ir subindo aos poucos, mas não já começa com uma peça do Shakespeare, foi-se o tempo em que se atriz iniciante começava por Pluft o Fantasminha da Maria Clara Machado. Deve estar no fato dela ser neta do maior mitonano que já pisou no planeta terra, e esta mania de grandeza deve ser genetica, pois parece que a menina possui as mesma característica do avô.
Sandra
-01/08/2011 às 14:42
A esquerda hoje é composta de adolescentes de terceira idade que ainda querem mesada, geralmente paga pela classe C.