02/02/2011
às 19:26O Brasil de fato mudou; no governo FHC, banqueiro incompetente quebrava; no governo Lula, recebem socorro de banco oficial
Existe um escândalo de natureza pública, sim, na raiz do que se pretende apenas uma imoralidade entre privados, ainda muito mal explicada: a compra de parte das ações do Panamericano pela Caixa Econômica Federal. Faz pouco mais de um ano, a CEF pagou R$ 739,2 milhões por 49% do capital votante do banco e 20,7% das ações preferenciais. Ou seja: um banco público e seus especialistas torraram uma montanha de dinheiro para comprar um banco quebrado, podre.
Desde logo, estamos diante de uma evidência: se o Banco quebra, o fato arranharia a imagem da CEF, que, até agora, passa incólume por tudo isso, como se tivesse feito um negocião. Assim, a decisão do Fundo Garantidor de Crédito não privilegia apenas Silvio Santos, mas também livra a Caixa de um belo vexame.
O que me pergunto é se os generosos banqueiros brasileiros não estão recebendo pressão vinda de cima, com garantia de compensações, para fazer o que nunca se fez antes na história destepaiz.
O Brasil do lulo-petismo, de fato, é diferente. No tempo de FHC, banqueiros quebravam – inclusive o outro avô de seus netos e um ministro seu. No novo modelo, eles começam recebendo socorro de banco público e terminam livres, leves e soltos, com o bolso cheio de bufunfa, numa operação dita “privada” absolutamente inexplicável e inexplicada.
Tags: Banco Panamericano


Khan acusa partido vencedor de matar aliada política
Corinthians tenta acabar com a hegemonia do Santos
Tudo o que já se sabe de 'Se Beber, Não Case - Parte III'
'Faroeste Caboclo' promove o encontro de Renato Russo com João do Santo Cristo
São Paulo também tem sua “PEC da impunidade”









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
69 Comentários
Gilberto
-19/07/2011 às 19:25
Está certo a caixa economica federal comprar o banco panamericano para ajudar a recuperar um de nossos bancos nacionais, precisaria até de ajudar a recuperar nossas empresas. Ou seja a caixa economica federal agora iria limpar a bunda do Fernando Henrique Cardoso,que fez a cacada de vender nossas grandes empresas.
cooperado bancoop
-03/02/2011 às 20:17
Escândalo da Bancoop
Justiça aceita denúncia contra João Vaccari Neto
O tesoureiro do PT é réu no processo sobre o desvio de 170 milhões de reais da cooperativa
Laura Diniz e Adriana Caitano
A juíza Patrícia Inigo Funes e Silva, da 5ª Vara Criminal de São Paulo, aceitou a denúncia contra o tesoureiro do PT João Vaccari Neto e outras cinco pessoas envolvidas no caso de desvio de dinheiro da Bancoop, que lesou cerca de 3.000 pessoas. Com a decisão, Vaccari e os demais citados tornam-se réus em processo criminal por estelionato e tentativa de estelionato, formação de quadrilha ou bando e falsidade ideológica. Vaccari e Tomás Edson Botelho Fraga, ex-dirigentes da Bancoop, e Ana Maria Ernica, atual diretora, também respondem por lavagem de dinheiro.
idivan
-03/02/2011 às 16:52
Falar o que só quem pode dar dim dim para eles são sempre
os padrinho de ontem e de amanha, não dá para acreditar num Pais como esse.enfim vamos em frente.
Marcelo
-03/02/2011 às 12:39
Tio Reinaldo, é o mesmo caso dos investimentos na BANCOOP feitos pelos fundos de pensão de estatais comandadas pelo PT!!! Aparentemente não houve prejuízo e foi alardeado que tratou-se de um excelente negócio! Mas a realidade é outra.
POR FAVOR, peço encarecidamente que você escreva mais um artigo sobre a Bancoop e o relatório da CPI aqui da assembléia de SP (relator Bruno Covas) que investigou essa FALSA cooperativa.
Esse assunto está fora da mídia, mas os problemas persistem e ainda somos MILHARES de famílias que correm o grande risco de terem seu patrimônio ameaçado. Querem que paguemos por desvios e dívidas da companheirada!!!!!!! É ABSURDO!!!!
Em tempo: VACCARI, que participou SEMPRE de todas as decisões desde a fundação da Falsa cooperativa Bancoop é CONSELHEIRO DE FURNAS. Quem puder investigar, pode apostar que aí tem coisa pra encontrar.
Ferrabraz
-03/02/2011 às 12:09
Ora, a Caixa é useira e vezeira da classificação do BC, empresa bancária com ” administração temerária” e deve estar sob intervenção branca a tempos.
Cordovero - Stanislow de vez
-03/02/2011 às 11:12
E os graúdos do BC, não vão se manifestar não? Afinal, é quem concede autorização de funcionamento, fiscalizaram a operação da CEF e atuam como reguladores do sistema…
paulo
-03/02/2011 às 9:59
CARA PINTADA,
DIRETAS JÁ, O MAIOR 171+8 DA HISTÓRIA DESTE PAIS.
EGITO BRASILEIRO JÁ!
ney
-03/02/2011 às 9:27
Apenas quem acredita em papai noel vai crer que um fundo privado de banqueiros brasileiros vão bancar um negócio de risco como o Panamericano.O Brasil do petismo funciona nos subterrâneos e com certeza quem vai bancar o final do jogo é o tesouro nacional. Na verdade vira o PROER a moda petista, fazendo mas dizendo que não fez e no término vai custar um absurdo para o país.
Theo
-03/02/2011 às 9:19
Pergunto: por que a Caixa comprou parte do Panamericano? Qual o motivo do “banco do povo”, com século de tradição, entrar nesse jogo?
Gilberto
-03/02/2011 às 8:28
No reinado do partido dos trabalhadores as instituições financeiras proliferaram no mesmo ritmo das igrejas nos bairros das cidades. Exploração financeira e ignorância andam juntas.
Soninha
-03/02/2011 às 1:46
Quando eu me eleger presidentA, inventarei o PROMIM.
Determinarei que o Bacen “aporte” nas minhas contas bancárias em paraísos fiscais uma montanha de Feng Shui. Até lá, os chineses estarão dando as cartas no mundo.
And I let’s go!
Ronald
-03/02/2011 às 1:20
[queira me perdoar por repetir o mesmo comentário em diferentes posts mas é necessário para que fique disponível para todo integrante da escória venha aqui].
Marechal, já peguei comentário postado no Yahoo e defendendo a malfadada operação jurando que o BTG vai assumir as dívidas.
Diante disso fiquei em dúvida entre as seguintes opções, me ajude Mal., por favor. O comentário foi postado por :
a) um canalha analfabeto que contamina e infecta os blogs de gente normal com mentiras típicas dos petralhas;
b) um canalha, petralha, a soldo do ratos petralhas, integrante da esgotosfera que contamina e infecta os blogs de gente normal com mentiras típicas dos petralhas;
c) um analfabeto desses qualquer que ainda defende o SS deixando de lado a questão central que é a do banco falido que vamos cobrir o rombo;
d) Todas as respostas anteriores;
Aceito ajuda dos estudantes também.
Osr
Sds
Chacon
-03/02/2011 às 0:57
Reinaldo, o medelo é da antiga União Soviética, ou porque vc acha que ácheio d mafioso Russo trilhardário que hoje não pode por um fio de cabela na Russia? Um deles é o amigo de José Dirceu, dono de times de futebol na Inglaterra, etc etc, o modelo é esse, mas lá o negócio era o petróleo, Abraço
pop
-03/02/2011 às 0:33
Essas coisas só acontecem no Brasil Maravilha.
pericles
-03/02/2011 às 0:07
As notícias sobre a bolsa hoje indicavam valorização de cerca de 25% nas ações do Panamericano. Cabe à CVM investigar quem ganhou e quanto.
RitaB
-03/02/2011 às 0:03
Maria Cicilia – 02/02 22:00
Não só as empresas se multiplicaram, mas a impunidade, o assalto aos cofres públicos, a ignorância, a falta de educação o retrocesso, o favorecimento, a maracutaia…acordaaaaa!!!
martha
-02/02/2011 às 23:58
É quase certo que o PPS não conseguirá levar os envolvidos ao Congresso para se explicarem. Se conseguirem, serão capazes de fazer o questionamento certo ou terminará tudo em pizza como na CPI da Petrobrás?
ROSANA
-02/02/2011 às 23:51
Reinado, so voce e Salete Lemos, do Jornal CNT, por sinal excelente, explicou o que esta acontecendo realmente. Essa jornalista foi para a Globo e nao interessou, porque ela e boa demais, de mulher so da ela e de homem voce (jornalistas, claro). Aquela Cristina Lobo e pasteurizada, sem graca e puxa-saco do petismo.
Gerson
-02/02/2011 às 23:29
Isso são coisas que precisariam ser ditas em rede nacional de televisão para todos os brasileiros ouvirem.
cris caça petralhas
-02/02/2011 às 23:10
Leandro
-
02/02/2011 às 20:19
AVISO
Reinaldox pegou a cascuda
vitor
-02/02/2011 às 23:05
É de dar risada lembrar dos petistas chamando FHC de ”neoliberal”, amigo dos banqueiros, etc. Olha pra eles agora, salvando banqueiros da falência com dinheiro público. Bando de hipócritas, essa gente. Que nojo.
cris caça petralhas
-02/02/2011 às 23:04
#
Maria Cecília
-
02/02/2011 às 21:50
AVISO
Reinaldox pegou a cascuda
Essa aí, sem saquinho prá gente vomitar, não dá prá encarar.
cris caça petralhas
-02/02/2011 às 22:59
Rei
O Silva, das 22:05, é um ´petinho?
AVISO
Reinaldox pegou a cascuda
Os Trambiqueiros
-02/02/2011 às 22:50
Em qualquer país sério isso seria motivo de investigação profunda. Muita gente “graúda” iria parar na cadeia.
Mas no Brasil é diferente. “Morou?(Sacou?)”
Ano passado o presidente do Banco do Brasil foi pego com mais de 200 mil reais em dinheiro em espécie, que ele diz que guardava em casa e que usou para comprar um apartamento que normalmente custava o dobro. Indício claro de lavagem de dinheiro.
E o caso do mineirinho de Tatuí, Francisco Nunes Pereira, que tem mais de 2 bilhões de reais em sua conta bloqueados pela justiça?
Decisões do Conselho Nacional de Justiça em dezembro de 2010 e janeiro de 2011 já deixaram claro que o dinheiro é real, ou seja, alguém depositou na conta dele essa quantia gigantesca de dinheiro. Quem foi? Para quê e por quê fez isso?
Leiam mais uma vez, eu disse 2 BIlhões de reais.
O Brasil é o país do trambique e da lavagem de dinheiro. Uma vergonha.
wilson
-02/02/2011 às 22:07
Calma pessoal o Na$$ifra irá fazer um pronuciamento
justificando que é o Neo Capitalismo Petralhista.
anonimo
-02/02/2011 às 22:00
Maria Cecília -02/02/2011 às 21:50
Será que a Maria leu, hoje, que o Ministro (sei lá eu o nome) afirmou que elevarão as alíquotas das importações porque o País sofre de uma desindustrialização?
Maria, sabia que o José Serra levantou essa questão no horário eleitoral?
Maria sabe que antes da Presidente havia um outro Presidente que por ali ficou 8 anos, antes dela?
anonimo
-02/02/2011 às 21:56
A petezada ‘ganhou’ mais uma TV, o SBT.
Gramsci agora ‘fala longe, ao vivo e a cores’.
Fora o trambique da valorização das ações.
Ah, esses burgueses do capital alheio! Estão como Tio Patinhas nadando na banheira cheia de moedas de ouro.
São verdadeiros aficionados por gibizinhos.
Maria Cecília
-02/02/2011 às 21:50
AVISO
Reinaldox pegou a cascuda
Rex
-02/02/2011 às 21:29
Reinaldo, boa noite.
Com todo o respeito, vênia máxima como costuma dizer o nobre Jornalista, penso que a Caixa não “comprou um banco quebrado, podre”. Foram pagos 739,2 milhões para comprar apenas 49% do capital votante do banco. Não foi uma compra. Parece que algo semelhante aconteceu com o BB em relação ao Banco Votorantim, um banquinho. Pagou 4,2 bilhões por 49,99% do capital votante. Pelo que eu entendo os dois bancos federais não “compraram” os banquinhos. Apenas fizeram um “aporte” – a palavra está na moda. Como os leitores se renovam, tomo a liberdade de colocar o link do “aporte” do BB ao BV.
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL949226-9356,00-BANCO+DO+BRASIL+COMPRA+PARTE+DO+BANCO+VOTORANTIM+POR+R+BILHOES.html
DILMA # CPI DO PANAMERICANO JÁ
-02/02/2011 às 21:29
O proer do FHC foi para salvar o SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO, hoje um dos mais sólidos do mundo, e não para salvar o SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO. Quanta diferença hã ????
Ah, É, É? Cadê a Oposição?
-02/02/2011 às 21:27
E por falar sobre FHC… Acabo de ler a notícia. “O cantor e escritor Chico Buarque de Holanda elogiou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em entrevista ao jornal espanhol El Pais. Buarque falou sobre as bases econômicas construídas por FHC, utilizadas pelo ex-presidente Lula para combater a miséria e ressaltou que mesmo que muitas pessoas concordem que não foi o Governo mais humanitário, foi uma gestão bastante inteligente”. Agora pode elogiar… José Serra perdeu.
Claudio Amaral
-02/02/2011 às 21:19
É minha gente, nessa do panameriCANO, nós entramos pelo CANO. Alguém tem dúvida quem irá pagar a conta? A dilma já está com um pacote de maldades pronto. Por quê ela não falou no palanque, o que estava tramando contra o povo? Os imbecís úteis, mais uma vêz foram enganados. Até quando, eles irão tomar vergonhas nas caras? O pior é que todos pagam, inclusive nós, que nem nessa praga votamos! Cadê a oposição? Rei, que tal uma enquete, perguntando aonde está a oposição? para ver se ela acorda e toma vergonha na cara?
Noah Shuster
-02/02/2011 às 21:17
Podemos dizer então, que FHC falava grosso contra banqueiro.
E os petralhas falam fininho, fininho.
Jose Figueredo
-02/02/2011 às 21:17
quando era criança piquena lá em barbacena(de mentirinha)eles chamavam isto de “COMPRAR FIADO E AINDA LEVAR O TRÔCO”,heheeh.Eita povo bão sô!!!!!!!!!!
Noah Shuster
-02/02/2011 às 21:16
Eu pergunto, e as Auditorias que todo banco passa, não constataram nada disso?
E o BC não constatou nada disso?
Que essa estória está estranha, isso está.
André
-02/02/2011 às 21:11
Basta assistir aos telejornais do SBT para entender o que se passa. O que vimos durante as eleições foi fichinha. Hoje dia a coisa é escancarada. Deve ser fácil achar na internet uma matéria que o tal SBT Brasil passou sobre a morte de um operário nas obras do metrô esses dias: a repórter aborda Alckmin e pergunta “por que tantos acidentes?”, e o governador, diante da pergunta ignominiosa, deixa a mula falando sozinha; claro que aproveitaram para veicular a deixa, com direito a carinha de reprovação de Cintia Benini e Carlos Nascimento ao fim da matéria. O homem do baú entregou o ouro aos PiraTas.
Tucano Otimista
-02/02/2011 às 21:09
De fato a situação mudou da água para o vinho para os banqueiros. O Doutor Fernando Henrique foi implacável com eles. No seu governo eles pisavam miudinho. Muitos quebraram e ficaram literalmente de tanga.
Daniel
-02/02/2011 às 21:09
Caramba, o dinheiro dos outros é uma beleza mesmo.
Jose Figueredo
-02/02/2011 às 21:09
Conta uma estórinha do anedOTÁRIO brasileiro,que Pedro Malazarte trocou o que tinha de dinheiro em muitíssimas moedas sem valor(cartões) e adquiriu cera de abelha suficiente para colá-las nas folhas de uma frondosa arvore à beira do caminho de viajantes e negociadores.Lá pelo meio dia,sol quente de verão e sob o olhar ganancioso de um avarento comerciante,que por lá passava à caminho de lucrativos negócios,as moedas começaram a cair da árvore,cuja cêra,com o forte calor se derretia e deixava as moedas despencarem.Pedro pulava de alegria e gritava que:_ está madura,está madura.Os olhos da futura vítima pareciam saltar da face e não hesitou em comprar tamanho patrimônio,tranferindo-o para junto ao seu já avantajado .Até hoje ele espera que sua aquisição floresça e sonha com seus galhos arriados pelo peso de tantas libras esterlinas,kkkkkkhehheh.
Já é tempo de se criar uma ong dos sem banco.(risos).Rir para não chorar diante de tamanha safadeza com o sagrado dinheirinho dos trabalhadores;os únicos que pagam a “CONTA”.
JGould
-02/02/2011 às 21:07
Uncle,
“Dona de 35% do capital total do PanAmericano, a Caixa Econômica Federal (CEF) colocou à disposição da instituição um “cheque especial” de R$8 bilhões. Esse limite de crédito faz parte de um acordo fechado entre a estatal e o novo controlador do PanAmericano, o BTG Pactual – do banqueiro André Esteves -, e será usado sempre que houver necessidade de aumentar a liquidez da instituição. Paralelamente, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) vai assumir o rombo contábil já conhecido do banco, da ordem de R$3,8 bilhões”. O Globo
O André é um gênio, o “povinho” vai se contentar com R$545,00 por mês hahaha!
Claudio Amaral
-02/02/2011 às 21:07
Reinaldo, era só o que nos faltava. Vêr o dinheiro dos nossos impostos, servindo para cobrir rombo de Silvio Santos, o maior agiota do Brasil. Ainda pouco, o Panamericano estava no vermelho, o silvio conseguiu um empréstimo com o governo, agora o vende, paga ao governo o que deve, fica sem dividas, e ainda sai no lucro. Isso é o que podemos chamar de golpe de mestre. Quem quer dinheiro? Mas só para banqueiros falidos!
DILMA # CPI DO PANAMERICANO JÁ
-02/02/2011 às 21:04
Que tal uma CPI do PANAMERICANO ???
A tal fiscalização do Banco Central nada viu de errado no balanço do banco, o que induziu ou autorizou mesmo o aporte de 750 milhões de reais da CAIXA(dinheiro público). No final da contas torraram 4 bilhões(dinheiro público) e ninguem sabe onde foi parar essa dinheirama toda ??? Só mesmo uma CPI prá explicar, será que alguém levou aí uns 6% ? Por favor Alvaro Dias entre em ação. Já do ministério público não adianta pedir mesmo, o ministério público foi uma lâmpada que se queimou no dia em que LULA tomou posse.
Alexandre
-02/02/2011 às 21:02
Reinaldo,
Não sou especialista, mas gostaria de lhe sugerir que falasse com especialistas como seu amigo Mendonção nesse caso. Pelo que li num artigo da Bloomberg, há alguns problemas estruturais causados por regras contabeis que, somados ao fato do Panamericano ter fraudado venda de carteiras de credito, faz com que nao se saiba ao certo as consequencias do banco ser liquidado. Alem disso, ao que me consta, o “rombo” seria capital regulatorio – faltaria capital para fazer frente às exigências regulatórias do BACEN, uma vez que o lado de ativos do banco estaria inflado. E estaria inflado para permitir uma maior alavancagem.
De qualquer forma, há um aspecto técnico, regulatório e contábil que não pode ser negligenciado. E você sabe, muito competentemente, traduzir isso para nós.
Reynaldo-BH
-02/02/2011 às 20:53
Algumas contas simples, vamos lá?
Participação da CEF: R$ 740 milhões.
Aporte em dezembro: R$ 2.5 BILHÕES.
Em janeiro: R$ 1.5 BILHÃO!
Preço de venda: R$ 450 milhões.
Forma de pagamento: Até 2028, QUANDO E COMO o comprador quiser! Desembolso inicial: R$ ZERO!
Alguém aí – a petralhada, claro – ainda vai criticar o PROER?
Ou acabaram de inventar o almoço grátis?
Caio Bert
-02/02/2011 às 20:48
Reinaldo ,Veja a foto de Dilma ao lado do presidente do Senado e da Camara,bacana né ? O Sarney com o bigode tingido da cor de coco,vai ser uma foto histórica representa bem a era lula-Dilma,as vergonhas sentimos nos pela panela de malandragens desse pessoal,eles estão fazendo e andando para nos que somos só reacionários,eles veja você são os democratas .Que vergonha meu Deus
Claudio Malagrino
-02/02/2011 às 20:40
Mas a oposição está se movimentando, Reinaldo. O senador Álvaro Dias fará um pronunciamento — no Twitter, em 70 toques.
FM
-02/02/2011 às 20:38
É tanta coisa escabrosa acontecendo neste Brasil e que é vista e aceita com tanta normalidade, que a sensação que temos é que coisas muito piores poderão acontecer sem que ninguém dê um basta a tanto abuso em tanta velhacaria.
DILMA # MORATÓRIA PARA A HERANÇA MALDITA - COTURNO NOTURNO
-02/02/2011 às 20:38
É muita cara de pau. Pura desfaçatez. Dilma, a braço direito, a responsável, a grande artíficie do governo anterior, enterrou o Brasil na maior taxa de juros do mundo, na maior dívida pública de todos os tempos, na maior gastança da história deste país, na escorchante carga tributária, na volta da inflação e, agora, quer pedir uma moratória ao país. O nome bonitinho, mas ordinário, é “pacto social”. Em nome deste acordo que só beneficia o infrator, Dilma quer arrocho no salário mínimo, corte nos investimentos, congelamento da tabela do IR, a volta da CPMF, entre outras medidas deste verdadeiro pacote de maldades. Quem vai fazer o “pacto social” com ela? Não se surpreendam se a turma da “oposição vigorosa” levantar e aplaudir a presidente, batendo as patas com força e relinchando alto no plenário do Congresso Nacional.
DILMA # A RAINHA DO HOSPÍCIO
-02/02/2011 às 20:34
Vem um calote da dívida pública por aí. Além da maxi-desvalorização do real via medida provesória. Aguardem.
DILMA # A RAINHA DO HOSPÍCIO
-02/02/2011 às 20:33
Nesse governo corrupto da DILMA e LULA não tem proer que de jeito. Inflação de alimentos a 17% ao ano. Dívida pública impagável, só em juros foram gastos 200 bilhões de reais em 2010. Os petralhas devem estar contentes.
toby
-02/02/2011 às 20:30
E cadê a m… da oposição?
DILMA # A RAINHA DO HOSPÍCIO
-02/02/2011 às 20:24
Cadê a imprensa brasileira pra seguir a única pergunta que não quer calar desse caso todo, onde estão os 4 bilhões de reais do furo(da fraude), pelo que sei dinheiro não desaparece como em um passe de mágica. Imprensa séria desse país siga a pista do dinheiro.
Jota
-02/02/2011 às 20:23
Operação Panameri… CANO!
E no final todo mundo já sabe quem vai pagar a conta. Advinhem quem?
sergio
-02/02/2011 às 20:20
Reparou que os canalhas estão aparecendo aqui pra te espinafrar?Olhe o idiota das 20,13h! ISSO ME DÁ UMA ESPERANÇA:quem sabe se lendo voce, alguns dos ingorantes aprendem algo? Mas voce precisa ser mais didático, talvez até desenhar.
Leandro
-02/02/2011 às 20:19
AVISO
Reinaldox pegou a cascuda
Vanderlei Simionatto
-02/02/2011 às 20:18
E nós, contribuintes, óóóóóóóóóóó
sergio
-02/02/2011 às 20:17
Vergonha da grosssa sim. Cade os petralhas que eram contra o Proer?Cade os caras-pintadas?
Silvio
-02/02/2011 às 20:16
Os fatos devem ter ocorrido mais menos assim: Silvio Santos, o camelô apresentador, sabendo que seu banco estava quebrando por fraude e incompetência, vai ao presidente Lula( a reunião existiu de fato) e lhe propõe um acordo. O governo salva a instituição e em troca, a emissora do homem do baú, passaria a engrandecer o governo e o presidente por um lado, e por outro, bateria na oposição sem trégua, inclusive mentindo sobre fatos se necessário (bolinha de papel atirada em Serra).Acordo feito,a Caixa Econômica Federal, coloca no banco quase 800 milhões de reais e passa a ser um dos seus principais acionistas . Mas, o mascate não deve ter contado toda a verdade. O furo era ainda maior e foi, meses depois, descoberto pelo Banco Central. A conta chegava à 2,5 bilhões de reais. O governo não podia deixar o banco quebrar, pois a CEF estava envolvida no caso, e seria muito ruim para o governo explicar como colocou uma montanha de dinheiro numa entidade falida. Assim, os banqueiros foram pressionados a financiar o rombo ,se utilizando de um fundo específico para tais casos.Daí para frente todo mundo conhece bem a evolução do caso.O rombo ,até agora já está em 4 bi, e até momento, fora as exceções de praxe, a midia nada estranhou nessa negociata que fere profundamente a lógica. A imprensa se cala,fica muda ,cega e surda. Imaginem se a CEF fosse do Estado de São Paulo, como os valentes jornalistas estariam indagando sobre a maracutaia.O governador já teria sido execrado e alguns banqueiros que participara dessa extravagância monetária, seriam dado como traidores da pátria. Mas como a coisa ocorreu do outro lado, ficam aí uns poucos a gritar no deserto. E a caravana passa…e a oposição… ora ela está se preparando para fazer uma oposição qualificada e rígida na supervisão dos atos do governo federal. Quem sabe, no final de 2013, nossos valorosos oposicionistas já sintam fortes para exercer o papel que lhe foi determinado por quase 44 milhões de eleitores.
Luis FIlipe de Oliveira Costa
-02/02/2011 às 20:12
Ai vai mais um mistério a ser desvendado: 24 horas após noticiada a venda, as ações do Panamericano subiram de maneira meteórica provocando ao que parece desconfiança no pessoal da CVM.
Ivaldo Oliveira
-02/02/2011 às 20:12
OH OPOSIÇÃO , CADÊ VOCÊ ?! NÃO DIZ NADA A RESPEITO DESSA BARRAFUNDA ! ESTAMOS VIVENDO SOBRE A EGIDE DO PARTIDO UNICO.
De Honduras
-02/02/2011 às 20:08
Sr. Reinaldo esse pequeno fragmento do post explica tudo: “numa operação dita “privada”".
Das piores que existem, nem a de praça pública, muito menos a de bar de beira de estrada, são tão problemáticas do que a operação em comento.
Ética e honestidade são princípios que, os fatos demonstram, não fazer parte do governo que está no poder em seu 9º ano. A começar pelos ministros e continuar nos apoiados para a gestão de duas das principais casas do Poder Público brasileiro: a Câmara e o Senado.
Ziu
-02/02/2011 às 20:01
Reinaldo,
É que no Reino Petista tudo cheira muito mal mesmo! As coisas são feitas para parecer que são de um jeito, mas não quer dizer que elas sejam exatamente aquilo que querem que elas pareçam ser.
No caso do Panamericano não restam dúvidas que as coisas se deram desse modo, com o governo provavelmente forçando a barra junto aos banqueiros privados, para que os efeitos da contabiidade fraudada do banco de Silvio Santos não respingasse na CEF, que adquiriu boa parcela desse banco quebrado com recursos que são públicos, dada a condição da Caixa Econômica Federal.
Parece-me que o governo petista tem muito a explicar nessa operação para lá de esquisita do Panamericano!!!
Bocage
-02/02/2011 às 19:57
Como é mesmo? Panameri-CANO?
PT = Pilantras e Trambiqueiros
-02/02/2011 às 19:55
… É O PROER PETISTA ??????????
Juvencio
-02/02/2011 às 19:52
A minha esperança era que tudo isso acabasse em pelo menos uma CPI , mas com a renovação da camara duvido que os Tiriricas Romários e tantos outros tenham suficiente acuidade visual para enxergar essa tramóia. Deve passar em branco.
leo
-02/02/2011 às 19:48
Agora o Panamericano vai se juntar ao Banco Votorantim que também estava quebrado dois anos atrás, quando, num passe de mágica, o Banco do Brasil comprou 49% do seu capital. Desde então alguém viu algum Erminio de Moraes fazer qualquer crítica ao governo Lula? Esse é o capitalismo/patrimonialismo brasileiro. Capital do estado paro os amigos do rei…
luis
-02/02/2011 às 19:47
Por isso são adorados por banqueiros e empresários que recebem tudo o que querem do BNDES. Uma família! O povo ainda vota e defende essa gente. É muita burrice!
Marcel
-02/02/2011 às 19:35
E é bom o governo ficar esperto, porque a oposição já avisou… não vai se pronunciar sobre o caso em hipótese alguma!
José Pereira
-02/02/2011 às 19:34
ISTO PRECISA VIRAR MANCHETES DE JORNAIS, RÁDIO E TV.
A RAINHA PRIMEIRA VAI CONTINUAR MUDA?!