Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Nota do Itamaraty lamenta Holocausto sem citar os judeus! Pior: faz daquela barbárie apenas mais uma…

Aiatolá Khamenei, líder supremo do Irã, volta a pôr em dúvida o extermínio deliberado de judeus. Mas o Itamaraty não mexe com seu amigão

Por: Reinaldo Azevedo

O texto já tem cinco dias, mas não importa. Há indignidades que não envelhecem. Um amigo — que nem é judeu — chamou a minha atenção para o texto publicado na página do Itamaraty no dia 27 deste mês, quando o mundo lembra o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”. Ele me enviou o link com a pergunta: “Será que estou lendo de má vontade?” Não! Ele não estava. Reproduzo a nota e comento.

O Brasil une-se hoje, 27 de janeiro, às celebrações em todo o mundo da memória das vítimas do Holocausto, conforme decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Nesta data, em 1945, tropas do Exército Vermelho libertaram o campo de extermínio de Auschwitz.
Ao recordar a memória dos milhões de vítimas inocentes da barbárie nazista e a atuação heroica daqueles que, como os brasileiros Aracy de Carvalho Guimarães Rosa e Luiz Martins de Souza Dantas, trabalharam em condições adversas e com alto risco pessoal para salvar vidas, o Governo brasileiro reafirma seu inabalável compromisso com os direitos humanos e com a eliminação de todas as formas de racismo e de discriminação.
No momento em que manifestações de intolerância se repetem com preocupante regularidade em várias partes do mundo, é fundamental manter viva a memória do Holocausto e educar as novas gerações, para evitar que voltem a ocorrer crimes contra a humanidade como os que marcaram aquele que é um dos períodos mais sombrios da história.

Nota Holocausto

Comento
Observem que coisa estupefaciente. Em nenhum momento o Itamaraty escreveu a palavra “judeus”. Tem-se a impressão de que o “holocausto” que está sendo condenado é um evento de caráter puramente simbólico, mera metáfora do horror, sem a particularidade que faz daquele processo ser o que foi: uma política deliberada de extermínio de um povo.

A nota dos “camaradas” do Itamaraty, assim, expropria os judeus de sua história e, obviamente, minimiza a fealdade do Holocausto ao inscrever aqueles eventos numa cadeia de “todas as formas de racismo” e de “outras manifestações de intolerância”.

Aliás, notas passadas do Itamaraty sobre atentados ocorridos em Israel estão disponíveis no site. De forma deliberada, sempre que o governo brasileiro condena um ataque a judeus, há o “por-outro-ladismo”, evocando a causa palestina, como quem busca uma licença moral que justifique o ataque.

Embaixador
Não custa lembrar: uma nota pusilânime como essa vem a público no momento em que Israel está sem embaixador no Brasil porque o nome designado por Benyamin Netaniahu, primeiro-ministro daquele país, não recebeu o “agrément” do governo brasileiro, isto é, o reconhecimento oficial. Isso significa, pasmem!, que Dilma Rousseff, esta mulher tão hábil e cuidadosa não aceita a escolha.

E por que não? O governo petista não gosta da origem de Dany Dayan, o indicado. Entre 2007 e 2013, ele integrou o Conselho Yesha, que representa os 500 mil judeus que moram na Cisjordânia. Como, oficialmente, o Brasil é contra o que chama “ocupação” do território palestino, então se arvora em censor da indicação do embaixador. É claro que é um absurdo.

Será que os petistas só aceitam diplomatas que sejam comprovadas pombas da paz? Os palestinos, já escrevi a respeito. têm o seu embaixador no Brasil. Trata-se de Ibrahim Alzeben. No dia 30 de setembro de 2011, já ocupando o cargo, numa palestra a universitários, disse: “Esse Israel deve desaparecer”. E ninguém o incomodou por aqui.

Irã
No dia da memória do Holocausto,  aiatolá Khamenei, líder supremo do Irã, divulgou um vídeo (aqui) . O próprio governo do Irã se encarregou de divulgar a mensagem na quarta-feira, no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Como vocês percebem no trecho acima, Khamenei lamenta que, na Europa, ninguém se atreva a falar do Holocausto judeu. Segundo ele, não é certo que tenha acontecido. Vai mais longe: ainda que seja verdadeiro, diz que não está claro como se deu. Ele lamenta que expressar dúvidas a respeito seja considerado um grande pecado.

Eis o Irã, que acaba de ganhar o selo de qualidade dos Estados Unidos para poder voltar a frequentar a mesa das nações civilizadas. Há coisas que só Barack Obama pode fazer pela humanidade, se é que vocês me entendem…

O Brasil, é claro!, não se incomoda com o embaixador iraniano no Brasil, que, por óbvio, endossa as palavras de seu líder espiritual. Ou por outra: o Brasil não aceita um embaixador israelense que tenha sido representante de colonos da Cisjordânia, mas aceita um representante iraniano que, por óbvio, põe em dúvida a existência do Holocausto.

Ah, claro!, cumpre notar: ainda que sua fala seja delinquente, o aiatolá ao menos associa a palavra “holocausto” a “judeus”. O Itamaraty nem isso.

Acreditem: de todas as degradações a que o petismo submeteu o país, a da política externa é a pior. Essa nota é asquerosa e, a meu ver, uma vez mais, deixa entrever a suspeita de antissemitismo.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Luiz Coelho

    Outra observação digna de destaque é o fato de que os autores da “ridícula nota” do Itamarati destacaram tão somente a atuação das tropas do EXÉRCITO VERMELHO na libertação do campo de extermínio de Auschwitz.
    Esses bolivarianos tinham que enaltecer seus ídolos comunistas, como se toda a ação coordenada dos aliados no enfraquecimento das tropas nazistas não tivesse contribuído para o sucesso dessa e de outros importantes feitos para a libertação da humanidade do jugo hitlerista.

  2. Ricardo Melhem Abdo

    Desde 2003 nós não temos mais Diplomacia e, como consequência, Diplomatas!!!!!
    O que temos hoje são um desgoverno terrorista cuja “diplomacia” defende terroristas internacionais e governos comunistas!!!!!
    Israel e Judeu não têm lugar no ItamaraPTY!!!!!

  3. EDMILSON SILVA

    A verdade é que desde que Lula/Dilma ( pt )entraram no poder , é só discriminação contra os Israelenses e a favor dos extremistas e seus líderes , Arafat ; Almaginedad , Bin laden , e grupos terroristas como taliban, djirad islâmica ,Al qaeda,
    Estado islâmico e outros grupos palestinos que se pudessem também vareriam Israel do mapa ! Será que estes governantes brasileiros não conhecem a historia , para saber que aquele território é dos Israelenses , que foram quase que exterminados pelos Romanos no inicio do 1º milênio , no ano 70 DC , e os que sobraram foi por ter fugido para outros países , para escapar da morte ? É petistas vocês é que precisam desaparecer das nossas vidas , bandos de incompetentes , que só pensam em si mesmos , sem reconhecer os direitos que cada pessoa ou nação tem !!
    Mas Deus é misericordioso e irá fazer justiça !

  4. ruth gotlib pilderwasser

    O antissemitismo declarado do Itamaraty vem de longa data .
    Com o PT governando ficou simplesmente menos diplomático, mas não perdeu a característica.

  5. A RAINHA semJUÍZO / TRITURANDO COMUNISTAS . (+)DILMA ACEITA PROF. TERRORISTA NA UFRJ

    Caro Reinaldo me permita … TRITURANDO COMUNISTAS . (+)DILMA ACEITA PROF. TERRORISTA NA UFRJ

    só sei de uma coisa … FATOS … e isso VAI FEDER MAIS …

    CONTRA FATOS VERDADEIROS = REALIDADE … NÃO HÁ ARGUMENTOS

    FATO
    04/2011 –
    QUANTOS ANEIS SEPARAM O PT LULA / DILMA de TERRORISTAS ISLAMICOS QUE ATUAM NO BRASIL? Nenhum
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/quantos-sao-os-aneis-que-separam-o-pt-dos-terroristas-islamicos-que-atuam-no-brasil/

    FATO
    LULA e o HAMAS
    A TROCO de que? LULA APOIA FINANCEIRAMENTE com nosso DINHEIRO pra HAMAS= TERRORISTAS? “… (+) Mas não é tudo. O governo autorizou a doação de até R$ 25 milhões para a Autoridade Palestina Nacional. …”
    http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/guerras/o-anao-diplomatico-usa-nosso-dinheiro-para-ajudar-lideres-palestinos-e-ditadores-cubanos/
    – – –
    FATO
    03/2015 … inicio em 2006
    ESTADO ISLAMICO JÁ TENTA RECRUTAR JOVENS NO BRASIL MAS ESQUERDAS IMPEDEM QUE O PAIS APROVE UMA LEI ANTITERROR ACORDEM SENHORES CONGRESSISTAS
    A Polícia Federal reúne desde 2008 provas de que traficantes ligados ao grupo terrorista Hezbollah, que domina o sul do Líbano, atuam em nosso país em parceria com o PCC. O epicentro dessa ação, em nosso território, é Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). Há muito os órgãos de segurança dos Estados Unidos consideram essa região infiltrada pelo terror, coisa que o governo brasileiro se nega a admitir. Documentos obtidos pelo jornal “O Globo” apontam que a parceria entre o terrorismo e o crime organizado TEVE INÍCIO EM 2006. TRAFICANTES LIBANESES DE COCAÍNA, LIGADOS AO HEZBOLLAH, TERIAM ABERTO CANAIS PARA A VENDA DE ARMAS AO PCC. Quando esses traficantes são presos no Brasil, contam com a proteção da facção criminosa nos presídios.
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/estado-islamico-ja-tenta-recrutar-jovens-no-brasil-mas-esquerdas-impedem-que-o-pais-aprove-uma-lei-antiterror-acordem-senhores-congressistas/

    FATO
    11/ 2015
    “…O Ministério da Justiça / PT publicou nesta quinta em seu perfil oficial no Facebook que “JIHADISTAS” VÊM AO BRASIL “PARA TRAZER MAIS PROGRESSO AO NOSSO PAÍS” E “MERECEM RESPEITO”…
    http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/ministerio-da-justica-elogia-jihadistas-no-facebook-e-depois-apaga-comentario/

    FATO
    04/ 2011
    O QUE SEPARA PT (COMUNISTAS) LULA e DILMA dos TERRORISTAS?… (“nada”e há muito tempo os laços são grandes) – (SUNITAS e XIITAS mesmo pacote)
    10/04/2011?… Mohamad Ali Laila, vice-presidente do Instituto Futuro, instituição voltada para os LIBANESES MUÇULMANOS DE ORIENTAÇÃO SUNITA radicados no Brasil, mantém uma relação estreita com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos últimos oito anos, esteve em todas as comitivas de viagens presidenciais ao Oriente Médio. Em 2007, ele próprio descreveu sua relação com o ex-presidente à então consulesa americana em São Paulo, Lisa Helling. Laila contou à diplomata que é “VELHO AMIGO DE LULA” E SUA ATIVIDADE NO BRASIL É A DE “lobista”, MAS QUE NÃO GOSTA DE SER CHAMADO DESSA FORMA, PORQUE SUA PROFISSÃO NÃO É BEM-VISTA POR AQUI. (…) Laila é tio do comerciante Anuar Pechliye, treinado pela Al Qaeda no Afeganistão e delatado à CIA, agência americana de inteligência, pelo principal recrutador da organização de Osama bin Laden, Abu Zubaydah. Documentos da Polícia Federal obtidos por VEJA mostram que Pechliye é suspeito de ter fornecido passaportes brasileiros à Al Qaeda. A sobrinha do amigo do ex-presidente casou-se com Alan Cheidde – também treinado por Zubaydah no Afeganistão e suspeito de fornecer passaportes a terroristas. Cheidde é um soldado da Jihad Islâmica experimentado em combate. Nos anos 90, mudou-se para a Bósnia a fim de lutar ao lado dos muçulmanos….”
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/quantos-sao-os-aneis-que-separam-o-pt-dos-terroristas-islamicos-que-atuam-no-brasil/

    FATO
    06/2010
    LULA e o DIÁLOGO COM Síria BASHAR AL-ASSAD
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve um ENCANTADOR ENCONTRO com o presidente da SÍRIA, BASHAR AL-ASSAD. Eu entendo. Na lista nos 53 piores ditadores do mundo divulgada pela revista Foreign Policy, Assad está apenas em 12º lugar, entendem? A ordem é decrescente. Antes dele, há um outro grande amigo de Lula: Mahmoud Ahmadinejad, que está em 8º. No topo, o inigualável King Jung-Il, da Coréia do Norte. Em 4º, outro que já foi protegido pelo Brasil no Conselho de Direitos Humanos na ONU: o homicida compulsivo Omar Hassan Al Bashir, do Sudão. Assad é definido pela revista como um “déspota pretensioso”, que tenta seguir os caminhos do pai, tarefa grande demais para ele. Também é acusado de gastar bilhões no Líbano e no Iraque, enquanto ignora as necessidades do povo sírio. Na mosca!
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/lula-discute-a-paz-no-oriente-medio-com-o-12%C2%BA-pior-ditador-do-mundo/

    FATO
    09/2014
    A presidente DILMA Rousseff afirmou nesta terça-feira que “LAMENTA ENORMEMENTE” os ataques da COALIZÃO INTERNACIONAL LIDERADA PELOS ESTADOS UNIDOS CONTRA OS TERRORISTAS DO ESTADO ISLÂMICO NA SÍRIA.
    http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/dilma-diz-lamentar-bombardeio-dos-eua-contra-terroristas/

    FATO
    10/ 2015
    (PT, *PSB, PCdB, ***REDE(MARINA foi do PSB assim como do PT), PSOL) – > esses partidos “SÃO COMUNISTAS E ANDAM DE MÃOS DADAS com o TERRORISMO (até as pedras sabem) eles votaram CONTRA tal LEI- ANTITERRORISMO, são caras de pau, não tem vergonha alguma, são cúmplices do crime e do terrorismo, ELES SÃO 1CÂNCER, (essa lei é para o Brasil não cair mais 1 grau de investimento, no inicio de 2016 terá outra votação – para COMUNISTAS quanto mais CRISE / POBREZA / FALTA DE CONHECIMENTO é melhor, eles fazem questão de nem esconder) melhorhttp://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1699904-senado-aprova-lei-antiterrorismo-proposta-voltara-a-camara.shtml

    FATO:
    JANEIRO 2016
    TERRORISTA contratado pelo GOVERNO FEDERAL para dar AULA na UFRJ

    MERCADANTE d DILMA PT … e o TERRORISTA EI/ALQUAEDA/HAMAS “… diz que professor deveria ter sido “barrado”ao chegar no Brasil” … q conversa mole …
    “ — É o evento de maior impacto midiático do mundo, a maior audiência de todos os eventos é a abertura das Olimpíadas. O BRASIL NÃO É ALVO (DE ATOS TERRORISTAS), MAS PODE SER PALCO — disse Mercadante.”
    http://oglobo.globo.com/mundo/mercadante-diz-que-professor-da-ufrj-deveria-ter-sido-barrado-ao-chegar-ao-brasil-18452571#ixzz3xirj3UJn

    E POR FIM … FATO
    2013
    “O PROJETO” – > “ 1 – IMIGRAÇÃO EM MASSA”

    No vídeo os DOCUMENTOS SECRETOS do “O PROJETO” foram descoberto *** HÁ (+) DE 2 ANOS ***, envolve os COMUNISTAS DO MUNDO = e do Brasil PT, e MARINA SILVA / REDE, e PSOL, e PCdoB, e PSB , em conjunto com HAMAS e AL QAEDA = TERRORISTAS = IRMANDADE MUÇULMANA … transcrevi apartir de 9,13min, segue:

    “(…) OK. CONTE-ME SOBRE OS DOCUMENTOS SECRETOS …
    .
    1 – IMIGRAÇÃO EM MASSA
    .
    2 – PROSELITISMO (O proselitismo é o intento, zelo, diligência, empenho ativista de converter uma ou várias pessoas a uma determinada causa, ideia ou religião (proselitismo religioso).
    .
    3 – CONSTRUÇÃO DE MESQUITAS EM TODA EUROPA TODA AMERICA
    .
    4 – e o ponto chave, CONSEGUIR CARGOS NOS CORREDORES DO PODER, NA MÍDIA, NA ACADEMIA, NO GOVERNO,
    (ACADEMIA, lê-se FACULDADE/ESCOLAS) estamos vendo isto na Europa nos EUA (o entrevista foi feita há +2 anos atrás), trabalhando também com o mesmo sentimento, talvez não ideologicamente similar, mas a ESQUERDA, por exemplo na Europa e na AMERICA vemos a IRMANDADE (MUÇULMANA) trabalhando com ESTREITA COLABORAÇÃO COM A ESQUERDA
    .
    – jornalista: Agora espere um segundo. Esquerda política não vai estar alinhado com alguém que QUER MATAR HOMOSSEXUAIS. Quero dizer, não, não faz sentido Eric
    – Eric: Sid não faz sentido. ESTRANHOS PARCEIROS. TODO MUNDO EM CASA, provavelmente esta pensando que a esquerda será a primeira a ter suas cabeças no cepo se a Lei Shaira chegar ao Poder. Mas aqui está o ponto de discórdia
    .
    – Sid: Essa lei é o objetivo?
    – Eric: ESSE É O OBJETIVO. LEI SHAIRA PARA TODOS. GOSTEMOS OU NÃO.
    – Sid: O que vai acontecer: Solução final para as mulheres?
    – Eric: Não haverá direito para as mulheres; e cada mulher …
    – Sid: Como é que a extrema-esquerda se reúne com eles?
    – Eric: Sid isto faz as nossas cabeças explodirem aqui no set tentando nos envolver em torno disso.
    – Aqui está o NEGÓCIO Sid. e aqui está o PONTO CHAVE que as pessoas EM CASA PRECISAM LEMBRAR,
    – PORQUE OS RADICAIS ISLÂMICOS (terroristas0 QUE QUEREM A LEI SHAIRA, e OS ESQUERDISTAS (comunistas) radicais que querem, eu acho, UMA UTOPIA MARXISTA, porque eles TRABALHAM JUNTOS? Eles parecem ser estranhos parceiros. Sid eles compartilham um inimigo comum: a CIVILIZAÇÃO JUDAICO – CRISTÃ, o INIMIGO do MEU INIMIGO É MEU AMIGO, este ditado é velho. Eles odeiam a America Tradicional, a civilização ocidental judaico cristã tradicional, que é baseada nos 10 mandamentos, Eles Odeiam muito. Eles Odeiam o nome de Yessua (JESUS na língua árabe), tanto que eles vão trabalhar juntos, pelo menos no curto prazo, para corroer a America Tradicional e a Civilização ocidental Tradicional
    (…)
    *** – Eu também quero que você perceba que UM HOMEM CHAMADO ADOLF HITLER escreveu um livro chamado MEIM KAMPF (MINHA LUTA), no qual ELE ESCREVEU TUDO O QUE IA FAZER. NINGUÉM O LEVOU A SÉRIO. NÓS TEMOS UM ESBOÇO DO Q A IRMANDADE MUÇULMANA ESTÁ PLANEJANDO EM SUA ESTRATÉGIA. VAMOS LEVA-LOS A SERIO
    https://www.youtube.com/watch?v=gWmYkIXNIMs
    – – –
    SATANÁS CAIA FORA, leve pro inferno tudo que é teu, CAIA FORA AGORA, ordenamos pelo Nome SAGRADO DE JESUS.
    – – –
    – – –
    FATO
    “ JESUS, MOISÉS E ELIAS

    “Seis dias depois, Jesus foi para um monte alto, levando consigo somente Pedro e os irmãos Tiago e João.

    Ali, eles viram a aparência de Jesus mudar: o seu rosto ficou brilhante como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz.

    E os três discípulos viram Moisés e Elias conversando com Jesus.
    Então Pedro disse a Jesus:
    — Como é bom estarmos aqui, Senhor! Se o Senhor quiser, eu armarei três barracas neste lugar: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias.

    Enquanto Pedro estava falando, uma nuvem brilhante os cobriu, e dela veio uma voz, que disse:
    — Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria. Escutem o que ele diz!
    Quando os discípulos ouviram a voz, ficaram com tanto medo, que se ajoelharam e encostaram o rosto no chão. Jesus veio, tocou neles e disse:
    — Levantem-se e não tenham medo!

    Então eles olharam em volta e não viram ninguém, a não ser Jesus.

    Quando estavam descendo do monte, ele lhes deu esta ordem:
    — Não contem para ninguém o que viram até que o Filho do Homem seja ressuscitado.
    Então os discípulos perguntaram:
    — Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?

    Ele respondeu:
    — É verdade que Elias vem para preparar tudo; porém eu afirmo a vocês que Elias já veio, e não o reconheceram, mas o maltrataram como quiseram. Assim também maltratarão o Filho do Homem.

    Então os discípulos entenderam que Jesus estava falando a respeito de João Batista.

    A CURA DE UM MENINO

    Quando eles chegaram perto da multidão, um homem foi até perto de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse:
    — Senhor, tenha pena do meu filho! Ele é epilético e tem ataques tão fortes, que muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o trouxe para os seus discípulos a fim de que eles o curassem, mas eles não conseguiram.

    Jesus respondeu:
    — Gente má e sem fé! Até quando ficarei com vocês? Até quando terei de aguentá-los? Tragam o menino aqui!

    Então deu UMA ORDEM, o demônio saiu, e no mesmo INSTANTE o menino ficou curado.

    Depois os discípulos chegaram perto de Jesus, em particular, e perguntaram:
    — Por que foi que nós não pudemos expulsar aquele demônio?
    Jesus respondeu:
    — Foi porque vocês não têm bastante fé. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: “Saia daqui e vá para lá”, e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa!

    [Mas esse tipo de demônio só pode ser expulso com oração e jejum.]” Mateus 17:1- Bíblia Sagrada.

    Pai Poderoso DEUS/JESUS tenha misericórdia de nós, perdoe nossos pecados, nos ajude, nos dê sabedoria, paz, mansidão, conhecimento, prudência e união, nos ajude a discernir o que é certo e o que é errado, o que é justo e o que é injusto, continue conosco. Faça a Sua vontade na terra e nos céus. Nos livre do mal, e que Seu no seja Glorificado. Amem.

  6. VaiMelhorar

    Caro tio Rei, parabéns por renovar seus votos de integridade moral e de respeito a todos os povos e à história da humanidade. E parabéns por incansavelmente retornar ao teclado (e – mais recentemente – à telinha) para denunciar reiteradamente os 14 anos de desmando ao que o Brasil vem se submetendo, impunemente para os algozes.
    Esse governo petista/peemedebista/pedetista… e de outras agremiações cujo Aurélio poderia facilmente transformar em sinônimos de palavrões indizíveis, não possui e nunca possuiu pudor, muito menos quando se trata de cortejar dinheiro, ditadores e tiranos, em especial pelo fato de serem “não-alinhados”.
    Os EUA se curvaram ao Aiatolá e a comunidade judaica gritou, exigindo manifestações públicas de coerência.
    No Canadá o jovem primeiro-ministro fez mea culpa e retratou-se por soltar uma nota igual à do Itamaraty na data indicada sem qualquer referência ao foco da ira nazista: os judeus.
    Enfim, parece que a “conspiração mundial” é fácil de ser esclarecida: escolhe-se o povo que sempre foi a Geni da humanidade, por não ter qualquer importância estatística, e satisfazem-se as vontades daqueles que desejam destruir a civilização ocidental.
    Tasso Genro tuitou a pérola da equivalência comparando perseguição a Lula pela mídia como a perseguição aos judeus. Interessante! Esses malucos que acham que contribuem algo ao Brasil fingindo o terem governado por 14 anos para na verdade demonstrarem-se paupérrimos em cultura, caráter e preparo.
    O lixo do Brasil já sabemos onde está.
    Resta varrê-lo.
    Ou meramente, dar descarga.

  7. Dan

    Só faltava o Itamaraty condenar Israel pela repetição dos crimes do Holocausto contra o povo palestino, por exemplo, assim:

    No momento em que manifestações de intolerância [na Cis-jordânia] se repetem com preocupante regularidade em várias partes do mundo [e em Israel em particular], é fundamental manter viva a memória do Holocausto e educar as novas gerações, para evitar que voltem a ocorrer crimes contra [os Palestinos] como os que marcaram aquele que é um dos períodos mais sombrios da história.

  8. VR-760

    Reinaldo,
    Gosto de história e mais particularmente da 2ª Grande Guerra. Gosto de ler sobre a logística e o planejamento estratégico da coisa toda. O que temos até hoje em dia, por exemplo em administração, veio daquela época. Planejamento estratégico, computadores, logística. Os acadêmicos bolam umas teorias e uns nomes bonitos para coisas que foram desenvolvidas a partir de 1935 (antes da guerra).
    Quando viajo, vou a locais da época que acho interessantes e compro livros, muitos livros. E vou lendo a medida que posso. Estou lendo um livro chamado The Secrets of Station X (How Bletchley Park Helped Win The War). Sobre o pessoal de BP que quebrou os códigos da Enigma e,principalmente, da Lorenz (pouco divulgada). E, justamente tem uma passagem do livro onde o Churchill condena o Holocausto, isto em 24 de Agosto de 1941, num discurso de rádio na BBC. Ele condenou de maneira geral, sem citar especificamente os judeus, mas o MI-6 já sabia pelos relatórios dos alemães das tropas de ocupação, tudo quebrado via a Enigma decifrada que eram relatórios do tipo tantos fuzilados, sendo tantos judeus. A coisa era determinada. A tradução mais ou menos da coisa é:
    “Vários localidades estão sendo exterminadas. Muitos milhares – literalmente muitos milhares – de execuções a sangue frio estão sendo praticados pelas tropas policiais de ocupação alemãs sobre os patriotas russos que defendem o seu solo nativo. Desde as invasões dos mongóis sobre a Europa, nunca houve um massacre metódico, sem piedade, sanguinolento em tal escala ou que se aproximasse disto. Nós estamos presenciando um crime sem nome”.
    Ou seja, em 1941, Churchill (talvez o maior nome da 2ª Guerra), já mandava um recado, e sem citar os judeus por razões óbvias (não podia dizer que sabia pelas mensagens do Alto Comando alemão que estavam sendo decifradas pelos ingleses), ja condenava o Holocausto judeu. E as mensagens decifradas levaram muita gente a ser condenada em Nuremberg, e a ser condenada até hoje, quando são achados, porque os caras assinavam as mensagens. Eram sistêmicos mesmo. Industrializaram a chacina.
    Nosso governo e este Itamaraty não honram Rio Branco. Bando de calhordas.
    O nome do livro está aí, a página é a 128, a edição é da Biteback Publishing Ltd. E quem for a Bletchley Park, compre. Fica a 45 minutos de trem de Londres e vale a pena. Lá pode-se ver tudo, inclusive os locais onde foi filmado o Imitation Game (O Jogo da Imitação). Para um filme, está 95% próximo da realidade. Outra coisa, podem ser vistas funcionando as máquinas que quebraram os códigos da Enigma e da Lorenz e ver-se num anexo, o Colossus, o primeiro computador moderno. Os americanos falam que foi o Eniac, mas este sófuncionou em 1946. O Colossus funcionou desde fevereiro de 1944, e ajudou o planejamento do Dia D. O resto é choro de americano (aliás, parece fábula petista, idem o avião).

  9. Carvalho da Font'Seca

    Que medida deste governo (digo: dos últimos 13 anos) não é asquerosa? Em qualquer lugar do mundo civilizado, nem que fosse necessário ferir a democracia, ele já teria, desde muito, sido chutado para fora do palacio do planal, que voltaria a ser o Palácio do Planalto, se é que vocês me entendem!

  10. Jorge Santos

    É incrível como tudo o que esse governo (?) produz tem defeito de fabricação, tanto as palavras quanto as ações. Mas, vindo de quem vem, não se podia esperar outro tipo de manifestação.

  11. Ben sion

    Entao porque os arabes e os Petistas dizem q os soldados da IDF agem como nazistas se eles nao acreditam que houve o Holocausto.

  12. olga

    Muitos podem até não concordar comigo, mas creio que os homossexuais são usados por governos de esquerda. Aprovam o homossexualismo não porque acreditam nele como projeto de nação, de futuro, mas porque querem destruir as bases da civilização judaico-cristã! Fortalecer este grupo é dar combustível, inclusive legal, para justificar a perseguição aos cristãos, por exemplo. Depois que chegam ao poder os homossexuais também são vítimas destes farsantes nazistas, comunistas, jihadistas, etc.
    Meu comentário anterior foi publicado de forma incompleta. Quando citei o exército americano acho estranho a forma como este ultimamente está sendo ridicularizado, inclusive pelos iranianos dias atrás…
    A intenção destes governos mundiais é ridicularizar todo tipo de autoridade desde um professor a um exército. Aliás, um homossexual foi nomeado pelo Obama para comandar o exército americano… Isto não é preconceito não! São fatos! Tudo bem… O cara poderia ser até um homossexual sem assumir pra ninguém, mas a partir do momento que há literalmente uma aprovação do Estado baseado em leis bem especificas visando um determinado grupo (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT)), fica claro a intencionalidade por trás disso! Talvez, não declarem literalmente, mas quem sabe estão tentando dialogar com os terroristas do ISIS a semelhança de nossa presidANTA!
    Por isso odeiam Israel! Israel dá nome aos bois. Terrorista é terrorista! Cidadão é cidadão! Jerusalém não é capital de Israel por aprovação da ONU! Jerusalém e Israel são anteriores e maiores que esta organização! Aliás, parece ser a próxima casa do Obama (ONU)!
    Estamos sendo governados por homens que não tem compromisso nenhum com a humanidade!
    Eles estão esperando a situação ficar incontrolável para introduzir seu governo mundial!

  13. trilegal

    Fechar o MRE Itamaraty seria uma bencao a economia do pais. Reduto de petralhas doutrinados, perderam o rumo da diplomacia onde seu chefe maior, o top top, acabou de vez com as Relacoes exteriores do Brasil. Nao fara falta se fechado, muito pelo contrario, la fora ENVERGONHA o povo do Brasil por expor so. …

  14. Kevin Lomax

    PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR!!!!

    Quem mandou matar Celso Daniel, Toninho do PT e Luis Eduardo Saeger Malheiro ( PRESIDENTE DA BANCOOP) ??

    Por que o Procurador Geral da República Rodrigo Janot não denuncia os 49 parlamentares citados nas delações do PT e dos partidos aliados da criminosa Dilma mesmo com todos indícios de autoria e materialidade dos fatos ??

    Por que Rodrigo Janot pede o afastamento de Eduardo Cunha e não pede o de Renan Calheiros, já que ambos estão envolvidos nas delações do Petrolão da Dilma ??

    É verdade que a esposa do Ministro do STF Luis Roberto Barroso tem uma offshore em Miami ?? E que o escritório do pai dele tem um contrato milionário com o Governo Federal ??

    Ele não deveria se declarar impedido de julgar o tramite do IMPEACHMENT? Qual o motivo de ele ter omitido trechos do Regimento Interno da Câmara propositalmente para justificar o seu voto e dificultar a aprovação do impedimento da Presidente que faz parte do Governo mais corrupto da história do Brasil ? Não deveria ser afastado ??

    Procede que os Ministros Luis Fux e Marco Aurélio Mello ficaram contra o IMPEACHMENT depois que Dilma pessoalmente atuou para que suas filhas virassem Desembargadoras?

    Por que os políticos do Congresso Nacional contrariaram os técnicos do TCU e aprovaram as contas da criminosa DILMA, mesmo ela tendo pedalado e cometido crime de responsabilidade fiscal?

    Qual o interesse da Rede Globo, Record, Band, SBT, REDE TV entre outras emissoras, todos os jornais, revistas e sites, salvo raras exceções; Os maiores Empresários e Banqueiros do país; ARTISTAS e FORMADORES DE OPINIÃO; OAB, CNBB, IURD, Sindicatos e Movimentos Sociais continuarem apoiando e defendendo um Governo que trouxe de volta a inflação, desemprego e literalmente quebrou e rachou o BRASIL?

    Como é possível não responsabilizar criminalmente e politicamente uma Presidente e um Governo que tiveram mais de 20 Ministros de Estado que caíram, foram afastados ou estão denunciados e envolvidos em escândalos de corrupção desde a posse em Janeiro de 2011 ??

    Por que o vice Michel Temer se acovarda, rasgando assim a sua BIOGRAFIA e não rompe de vez com o Governo do PT?

    Por qual motivo os partidos de Direita que foram eleitos com os votos das pessoas conservadoras como o PMDB, PP, PR, PRB, PROS, PSC e PSD continuam apoiando e defendendo um Governo de Esquerda Bolivariana ??

    Por que Lula e seu filho ainda estão soltos diante de tantas provas que as autoridades já possuem ??

    ACORDA BRASIL!!! – Até que quando o POVO vai ser saco de pancada??

    Ou fazemos alguma coisa até Março, ou vamos ter que aguentar mais 3 anos de DILMA/LULA e o PT.

    # TODOS PELO IMPEACHMENT ( Dia 13/03 MEGA MANIFESTAÇÃO PARA PARALISAR O BRASIL )

  15. danir

    Alguns comentários: … Se matassem sua mãe com gas ou tirassem a pele dela para fazer abajur, ela seria uma suposta vitima? Gostaria que você esclarecesse em que ocasião os “bolcheviques judeus mataram 60 milhões de pessoas. Que época, que pais?
    2- Das pessoas de minhas relações, que “sabem que o holocausto existiu e foi algo inominável”, não existe dúvidas quanto ao fato que ele tambem atingiu os ciganos (eslavos na maioria) os homossexuaus e outros grupos menores. Ocorre que toda esta política começou com o uso de um sentimento antissemita pela Europa, talvez causado pela inveja da inteligência e laboriosidade do povo Judeu, talvez por propaganda, com o objetivo de criar um alvo prefencial para o ódio nazista e por tabela cauterizar a capacidade de pensar do povo alemão. Tambem serviu para que se apropriassem dos bens dos Judeus. O hocauto judeu se transformou em um simbolo emblemático do preconceito contra um povo e da crueldade a serviço da eugenia. Não foram mortos menos judeus porque mataram ciganos ou homosexuais. A crueldade se aplica a todos e quem lê um pouco de história sabe que o holocausto existiu, assim como grande número dos reclamos dos arabes são falsos pretestos, inculcados com a razão definida de criar uma bandeira a ser seguida por idiotas e tendentes ao assassinato desde que não seja o dos seus. Os judeus assim como os franceses os alemães os japoneses os ingleses os chineses e outros já cometeram erros no passado, mas poucos se podem comparar em horror e crueldade ao holocausto ´provocado sistematicamente pelos nazistas (socialistas). Talvez o Holomodor ucraniano ou o genocidio armênio pelos turcos, ou quem sabe a revolução cultural de Mao. O genocídio judeu, é importante por ter acontecido nos tempos modernos, praticado por um bando de fanáticos assassinos e depois usado politicamente para desmerecer os méritos judeus e deslocá-los de sua terra de origem. Catalizando o ódio dos árabes. É interessante que até os árabes não muçulmanos (conheço alguns pessoalmente) entraram nesta via racista e hoje tambem são agredidos porque são cristãos e não tem quem os proteja. Os árabes mais protegidos e em melhores condições econômicas, sociais e culturais são aqueles que vivem em israel. A não ser que seja um cheiq saudita, que vive como um nababo e escraviza o próprio povo. Relativizar o holocausto, e a meu ver estupidez, preconceito e falta de cultura. Viu Seu Marcos!

    ReinaldoXXXXXXXXX na cascuda!

  16. Rodrigues

    O problema e a Desgraça que esta postura deste governo de Reus trouxe para o Brasil eles nem imaginam e nem podem resolver. Maldição é Maldição e quem mandou não tira. por isso todo tipo de Miséria esta caindo sobre o Brasil.

  17. marcos

    ReinaldoXXXXXXXXX na cascuda!

  18. Rocco

    Assistindo um documentário sobre a ascensão do 3 Reich na Alemanha, noto que ocorrem grandes coincidências entre aquele e a ascensão petista no Brasil, pasmem que até uma Olimpíada vamos ter também…
    Naquele a perseguição e eliminação do povo judeu foi uma etapa intermediária na busca por algo muito maior que seria o domínio das nações e subjugar os povos segundo os dogmas do nazismo…
    Mas nem tão somente estes ou aqueles sofreram, mas no início do nazismo o próprio povo alemão sofreu todo tipo de atrocidades em função do partido nazista, tais como esterilização de pessoas deficientes, fidelização ideologica incondicional, formação escolar direcionada, etc etc
    Se comparamos a ideologia e ânsia de poder de Hitler naquela época e traçarmos um paralelo c o Brasil atual, dá para acreditar que estamos muito perto daquilo, e muitos e muitos inbecis não percebem…
    Acredito até que essa crise financeira seja uma coisa orquestrada e deliberadamente planejada para empobrecer a Nação, pois quanto mais pobreza geral servirá para fortalecer e blindar esse projeto de poder que está aí, a exemplo da Alemanha de 1923 na fase pré nazista, pois como todos sabem, Hitler foi um oportunista que em 14 anos consolidou seu projeto de poder… Por aí se vêem mais coincidências c o Brasil… Acorda povo Brasileiro !! Não esperemos chegar ao ponto de ser necessário uma guerra pra acabar com esse projeto de poder de um partido político criminoso… Que a Alemanha nazista seja um alerta…

  19. olga

    Reinaldo, o mais agravante disso tudo é que há um claro aumento do antissemitismo no mundo. Não consigo entender como pode exisitir um representa de um país seja da Palestina, Irã ou qualquer outro que vive afirmando que Israel tem ser riscado do mapa e, ninguém toma nenhuma providência, seja aqui no Brasil seja nos Estados Unidos da América, por exemplo.
    Há um outro grupo “invísivel” para o mundo que está sendo a principal vítima de perseguição, tortura, prisão e morte, principalmente na Ásia e países muçulmanos: Os cristãos…
    A História do Holocausto pode se repetir? No meu entender pode! Com a conivência das nações… O Estado Islâmico está aí para comprovar isto… Enquanto a hipocrisia de lideres mundiais continua a afirmar que o Islã é a religião da paz o mal da violência, intolerância e perseguição como um cancer está dominando todos os países. Mas, fizeram um excelente trabalho a semelhança dos nazistas… Transformaram mais uma vez judeus e cristãos em inimigos do Estado, inimigos da paz, da modernidade e do “novo homem”! Li recentemente que um jogador de futebol americano foi punido simplesmente porque fez um lance e levantou os dedos, mãos, sei lá para cima, agradecendo a Deus… Eles alegam que isto não pode acontecer porque no país há ateus, hindus, budistas, muçulmanos, enfim, e isto pode ser visto como uma agressão aos demais… Mas, será que é isto mesmo? Quantas mesquitas foram construidas na Europa e Estados Unidos nos últimos anos? Você vai impedir que uma mulher saia na rua com trajes da mulher muçulmana porque isto ofende os cristãos? Mas, em países como França os judeus já estão evitando sair com o quipá nas ruas com medo de serem identificados e atacados! Estamos andamos em círculos? ahumanidade caminhou tanto para chegar até aqui? Progredimos? E, os direitos humanos?
    Há guerras acontecendo em várias regiões do mundo, inclusive no continente africano, mas parece que a ONU e as grandes potências só sabem citar Oriente Médio, culpando Israel pela ameaçã constante de guerra naquela região!
    Não se iludam com o nosso tempo, nem com o discurso politicamente correto e muito menos com lideres como Obama e Dilma… Sem teorias da conspiração, mas estou inclinada a crer que o Obama foi colocado no posto que está por motivos bem específicos… O próprio exercito americano é escarnecido pelo excesso de violência que depois fazem q
    Muitos menos estes religiosos de fala mansa que só sabem falar de paz!
    O mundo caminha para tempos difícies… Enquanto estamos aqui pensando em desfiles de carnaval, realitys shows e novelas há crianças, melheres, idosos aos milhares em campos de refugiados, se alimentando de restos de animais e até coisa pior! A Mídia ajuda a alimentar a farsa… Não creio que tudo seja culpa de Israel… Não é possível exisitr paz com quem se alimenta de guerra!

  20. Brasileiro Patriota

    Sou dos que acreditam que o holocausto foi uma política nazista de extermínio de judeus, ciganos, Testemunhas de Jeová, perseguidores políticos, homossexuais etc. Acho que devemos lembrar a morte de todos, não só de judeus.

  21. Pierre

    Corrigindo a turma do “Tama rati”
    As tropas vermelhas ,vermelhas de ódio,porque irregulares, invadiram o já destruído nazismo e como cães raivosos ou lobo vorazes, vingaram-se do ataque de Hitler à Rússia, caindo sobre as infelizes alemães, mulheres e crianças, que não conseguiram fugir, estuprando , matando e saqueando, com o ódio próprio dos vândalos e bárbaros sem honra!
    Exercito Vermelho? Aquilo foi tão criminoso quanto o nazismo!

  22. Paulistana

    E, para mim, tem ainda uma frase q quer igualar o Holocausto judeu à rejeição atual aos muçulmanos na Europa: “No momento em que manifestações de intolerância se repetem com preocupante regularidade em várias partes do mundo, …”.
    Eles sempre usam a perseguição aos judeus apenas como desculpa p/defender Palestinos ou muçulmanos.

  23. B

    Aiatoélio, em sua coluna ontem, deu razão à Dilma…

  24. Ney S. Monteiro

    edson moreira

    Não foi o Vaticano.
    Foi o SABUJO governo italiano.
    Uma vergonha!
    Pior ainda, se comparado com a posição digna tomada pelo governo francês, cancelando o jantar.

  25. Henrique

    ReinaldoXXXXXXXXX na cascuda!

  26. Nuno Barros

    Infames…tratam o assassínio de minorias que pensam deferente deles como uma mero fato. E fazem questão de enaltecer a porcaria do exército vermelho, cujos pobres soldados serviram apenas como escudos de carne para os nazistas gastarem suas munições sob ordens do CAMARADA DITADOR LOUCO ASSASSINO STALIN.
    Não fossem os EUA reformarem milhares de quilômetros de estradas de ferro para injetar CAMINHÕES, TONELADAS DE COMIDA, MUNIÇÃO, COMBUSTIVEL e até CALÇADOS para o GLORIOSO EXÉRCITO VERMELHO e a cagada que os soviéticos deram com a maior NEVASCA que se teve notícia até então, os nazistas teriam deitado as mãos nas reservas naturais russas e a guerra poderia ter tido outro desfecho ou se arrastado por mais anos.
    Safados hipócritas que agora querem IMPOR suas cartilhas ideológicas podres e cheias de devassidão também nas escolas PARTICULARES com a desculpa de “NIVELAR” os graus de conhecimento….NIVELAR sempre por baixo….beeeeem baixo, como sempre fazem.

  27. Archibaldo

    Tenho nojo desse Itamaraty vergado, sem coluna vertebral, sem viga de sustentação, que lambe as botas do petismo ese deixa dominar por Marco Aurélio Garcia!!!
    Holocausto sem judeus??? Blasfêmia histórica desse itamaraty sem dignidade!!!

  28. Roland Brooks Cooke

    Reinaldo, e já que o assunto é nazismo, o Tarso Genro empregou o termo para se referir ao trabalho de Veja no tocante aos atos do “São Lula”. Essa gente adora acusar os outros por seus próprios pecados…
    http://rolandbrookscooke.blogspot.com.br/2016/02/nazismo-gaucha-e-xiste-uma-etiqueta.html

  29. Sérgio/SP

    Israel comete o “pecado” de ser aliado dos EUA. Para a canalha esquerdista isso é imperdoável. Para o esquerdista não é tão grave que um cidadão honesto seja vítima da bandidagem; não é tão grave que uma criança testemunhe um menor matar seu pai diante de seus olhos; não é tão grave que professores sejam agredidos e mortos em salas de aula por delinquentes travestidos de alunos; para o esquerdista o verdadeiro “crime”, o grande “pecado” que vai contra sua “religião”, é você PENSAR DIFERENTE dele. E por que o esquerdista relativiza o valor da vida? Porque se ele próprio (esquerdista) amanhã precisar lançar mão da violência para impor sua religião, trucidando vários oponentes, ele o fará sem o menor remorso, cônscio de que o faz por uma causa maior. Por isso eles apoiam as barbáries islâmicas, porque estes tais lhes servem aos seus propósitos de destruição da democracia e dos valores ocidentais.

  30. Mauri

    Se o Brasil é contra um colono que participou de uma ocupação em Israel, porque não é contra o pessoal do MST????

  31. vander

    a presidência e o Itamarati, deve funcionar mais ou menos assim, se indicar um embaixador no caso de Israel, que esta entre os colonos de zonas ocupadas, não aceitamos a indicação, pois estão tomando terras de outros, Agora me expliquem a presidência ela é a favor do MST,que toma terras dos outros?, e aqui dentro do Brasil.

  32. Filipe

    Típico comentário de um anão diplomático…
    Saudades do Barão do Rio Branco.

  33. Angelo Brum

    Brasil: gigante pela própria natureza, mas um anão diplomático.

  34. Newton

    Assisti a entrevista do Embaixador rejeitado por Dilma. Um homem com pensamentos elevados que merece, como todos, respeito por sua crença. Ele não recrutaria membros para criar no Brasil um grupo de apoio aos Judeus que ocupam as terras nas quais ele morou, apenas representaria seu país.
    Agora essa barbárie do holocausto, uma chaga da humanidade que não deve ser esquecida e sirva de lição para todos os seres humanos aprenderem até onde vai a insanidade de governantes desequilibrados.
    Sobre esse tema é bom lembrar que essa ignorância quanto aos Judeus vem de longe e me recordo que ao longo da minha vida professores e conhecidos mentiam quanto ao holocausto e era comum acreditar que o número de mortos foi muito pequeno.
    Eu mesmo, ao ficar mais velho e me deparar com a realidade fiquei assustado com a dimensão da catástrofe imposta ao povo Judeu.
    Se faltava algo para piorar esse governo aconteceu.

  35. Ferrabraz

    O PT submeteu o Brasil a todas as degradações possíveis.
    A politica externa é apenas uma, e para o brasileiro comum é a menos importante.
    Muito pior foi dar forçar a teoria da diversidade, onde minorias impõem seus pontos de vista e suas realidades.
    O Brasil é diverso sim, mas sem impor qualquer ideossincrasia de qualquer das diversidades, culturais, de gênero, sociais, raciais e religiosas aos outros.
    O que o PT fez foi impor o mau senso.

  36. Francisco S

    Para Dilma, crime maior foi a carreira que o bando dela levou durante a ditadura. Esperar o quê dela?

  37. sene

    …”…tropas do EXÉRCITO VERMELHO libertaram…”,…pra mim só esse trecho da “nota” já diz tudo…,…”eles” -e disso eu não tenho nenhuma dúvida- pertencem ao “lado negro” do Universo…,…e a cada momento me parece que estão a fazer questão de deixar isso bem evidente… // …que os Céus nos acudam!

  38. Luiz

    Para não ser injusto com os anões, o Brasil está cada dia mais irrelevante na área da Diplomacia.

  39. Carlos Militão

    O anti-sionismo e anti-semitismo que o PT prega veladamente foi diversas vezes denunciados aqui; pois somente Reinaldo Azevedo não compartilha desta mistura de ódio e desprezo que a gente nota inclusive na Mídia como um todo. E os próprios Judeus do País, infelizmente se calam para não enfrentar polêmicas e perseguições. Quem assistiu o programa Silvio Santos no passado, como eu, por uma infinidade de vezes o viu se definir como Judeu, mas, o senhor Abravanel, com todo o Poder que tem, acha inútil defender a causa de Israel ou pelo menos assinalar uma nota de protesto que seja. Sílvio não quer se expor e acha mais importante manter boas relações com o Governo, seja ele quem for. A Record quase que diariamente ressuscita matérias de padres pedófilos, como que a provar que tal comportamento não é excepcional, e que a Igreja Católica é conivente com estes Padres. Como é fácil “espancar e desmoralizar” Judeus e Católicos no Mundo.TERIA A RECORD, A GLOBO… CORAGEM DE FAZER MATÉRIA CRITICANDO ALGUMA COISA DA RELIGIÃO MUÇULMANA E SEUS SEGUIDORES?

  40. FM

    Quando o Itamaraty se livrar da tralha comunista que perambula por lá há 13 anos, tem que ficar de quarentena. Não, não é quarenta dias como podem pensar. É sim quarenta anos.

  41. Demian

    O exército vermelho, que teria libertado Auschwitz, não seria aquele a serviço de uma ditadura infinitamente mais sanguinária que produziu uma montanha de cadáveres bem maior?

  42. rosan

    Creio, que a nota publicada pelo petralha-Itamaraty foi redigida por algum apedeuta da História!!! Devemos, é claro, respeitar as opiniões iranianas e palestinas, mesmo que discordemos, mas, devemos respeitar também a opinião judaica!!! A nota publicada, deveria citar os judeus (que foram a esmagadora maioria de vítimas), os ciganos, os homossexuais e todos as demais vítimas não arianas. A petralhada é antissemita, mas, o povo brasileiro NÃO!!!

  43. Massa

    Lamento a decisão da Presidenta, embora seja dela, não representa a opinião da maioria dos brasileiros. Lembremos que Jesus foi um judeu e quer queira ou não Ele está envolvido nesta história. Posso afirmar que o pais passa por esta estagnação e corrupção também por este motivo. Lembremos o que diz o livro sagrado “abençoarei os que te abençoarem”. Fora Dilma fora Pt. Dia 13 de março 1 milhão de pessoas nas ruas. Wow.

  44. Marcelo

    Vale lembrar que além de ignorar a palavra ‘judeu’ nesta nota o Governo Brasileiro ignora, ano após ano, outro povo, o Armênio, ao não reconhecer o Holocausto que este povo sofreu .
    Os eventos ocorridos com o povo Armênio levaram o judeu Rafael Lenkin a cunhar o termo ‘Genocídio’ pela primeira vez na humanidade. Adolf Hitler , antes de iniciar a política de aniquilação do Povo Judeu teria dito : afinal quem se lembra dos armênios.
    Mais uma vez a Coluna de Reinaldo Azevedo acerta ao abordar assuntos contra os quais não podemos fugir
    Abraço

  45. Ariel dos Santos Peres

    Não sou especialista nessa questão mas, além de judeus e principalmente aqueles que não tinham dinheiro para fugir, ciganos e outras minorias, sofreram o confinamento imposto pelos nazistas……isso é crime contra a humanidade. A meu ver, embora judeus, nem sempre religiosos, tenham sido a maioria, não se pode ignorar que essas barbáries ocorreram e ocorrem mundo à fora.
    Estamos longe de um convívio pacifico e humano com as diferenças religiosas ou ditos raciais .

  46. Cristiano Silva

    Caro Reinaldo,
    Estimo muito seu trabalho e não sou partidário de nenhum partido político e sou antipetista, mas gostaria de compartilhar uma experiência. Eu estive no museu de Auschwitz e realmente o Holocausto ocorreu não somente para Genocídio de Judeus, mas muitos Poloneses morreram tanto quanto os Judeus, essa parte da historia não chega em nossas Escolas, na visita ao Museu é compartilhado essa informação que para mim foi surpresa.

    Abs.,
    Cristiano Silva

  47. pedrao

    E o Brasil, digo, o desgoverno desgovernado, aceita e mantém nas suas falsas falanges ,um Marco Aurélio Top-Top Garcia, dando pitacos ideologicamente equivocados na “política externa”!
    Sem falar no “padre” Medina e outras “sumidades” aboletadas pela política externa!
    Rio Branco deve estar socando a campa…

  48. DIZ

    O governo PTralha já eliminou a palavra judeu, logo eliminará a palavra Israel.

  49. Daniel Oliveira

    Caro Reinaldo, excelente análise. Permitindo-me, deve-se, ainda, destacar o tom de libertação dada pelo “Exército Vermelho”… Lindo não? Os companheiros de hoje, camaradas de outrora, não conseguem passar uma singela mensagem se fazer o tal proselitismo ideológico. Mas esta “onda vermelha” está no fim, simples assim…
    Abraço!!!

  50. Bruno

    A pior da semana foi essa do Tarso Genro: https://twitter.com/tarsogenro/status/693804287353290753.