Blogs e Colunistas

05/12/2009

às 6:45

NA VEJA – Poder, dinheiro, corrupção e…

… O governador de Brasília estrela um dos mais repugnantes espetáculos de corrupção já vistos na história. Sem nenhum pudor, políticos foram filmados recebendo dinheiro de propina em meias, cuecas, bolsas e até via Correios. Depois, ainda rezam, agradecendo a Deus a graça alcançada


Diego Escosteguy e Alexandre Oltramari

Celsio Junior/AE
DEPARTAMENTO DA PROPINA
José Roberto Arruda tinha um secretário encarregado exclusivamente de subornar aliados e achacar empresários
VEJA TAMBÉM
Vídeos: O escândalo de corrupção no governo do DF
Nesta edição: Poder, dinheiro, corrupção, e…
Nesta edição: …impunidade
Nesta edição: Contra a parede

No dia 4 de setembro de 2006, no auge da eleição para o governo do Distrito Federal, José Roberto Arruda encaminha-se até o escritório do delegado aposentado Durval Barbosa, então secretário do governo e seu coordenador de campanha. Ele aperta a mão de Durval e lhe dá um tapinha nas costas: “Meu presidente!”. Arruda acomoda-se gostosamente no sofá, dá um profundo suspiro e pede um chazinho à secretária. Tira do bolso um papelzinho e diz a Durval: “Queria ver quatro coisinhas com você. Só posso pedir para você porque é algo pessoal”. Arruda começa pela corrupção miúda, pedindo a Durval que consiga emprego para o filho dele numa das empresas que mantêm contratos com o governo. Depois abusa um pouquinho mais e recomenda que o delegado “ajude” a empresa de um amigo. Finalmente pergunta sobre o financiamento para a campanha. “Estou medroso com esse troço”, diz Arruda. Durval tenta tranquilizá-lo: “A gente só não pode internalizar o dinheiro”. Ato contínuo, Durval abre o armário, pega um pacote com 50 000 reais e o entrega a Arruda. “Ah, ótimo”, agradece o candidato. Num lapso de 23 minutos e 45 segundos, com o equipamento do ladino Durval e a desfaçatez de Arruda, produziu-se o primeiro capítulo da mais devastadora peça de corrupção já registrada na história do país.

Talvez encantado com o espírito do Natal que se aproxima, Arruda veio a público na semana passada para dizer que, sim, ele recebeu o pacotão de dinheiro que aparece no vídeo – mas que, por nobreza de coração, usou os recursos na compra de panetones para os pobres que habitam a periferia de Brasília. Nem Papai Noel acreditou. A burlesca cena protagonizada por Arruda está num dos trinta vídeos entregues por Durval aos promotores do Ministério Público do Distrito Federal, aos quais VEJA teve acesso na íntegra (assista a uma seleção dos vídeos exclusivos). Ele também forneceu documentos e prestou um minucioso depoimento, expondo as vísceras do esquema de corrupção chefiado por Arruda e pelo empresário Paulo Octávio, vice-governador de Brasília. Até o início da crise, o ex-delegado era secretário de Relações Institucionais – uma espécie de embaixador da corrupção do governo de Brasília. Cabia à turma dele coordenar as fraudes nas licitações do governo, achacar os fornecedores e repassar o butim a Arruda e Paulo Octávio, distribuindo o restante da propina aos deputados da base aliada na Câmara Legislativa do DF. Ou seja, uma versão brasiliense e democrata do mensalão petista. Aqui

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

67 Comentários

  • beco

    -

    5/5/2012 às 3:53 am

    Se tivesse algum ético no pt tinha se desligado depois de ver tanta baderna e corrupção. Quem não caiu fora é conivente com os mesaleiros, ou ptizzeiros, os guerilheiros, os invasores de terra, os subversivos, enfim, nada se aproveita na facção petista.

  • Revoltado

    -

    13/12/2009 às 5:15 pm

    Esses partidos de Direita sempre foram a DESGRAÇA deste país. O DEM e o PSDB devia é tomar vergonha na cara e para de sacanear o país.
    Precisamos muito retirá-los de seus cargos na próxima eleição.
    Que também tenhamos vontade de deixar quem faz algo pela nação e abolirmos quem a destroi na forma mais antagônica a “Ordem e Progresso” de nossa bandeira.

  • Lucas

    -

    7/12/2009 às 7:07 pm

    É só olhar a cara dele para ver que se trata de uma pessoa repugnante. Com todos os outros políticos que já vi funciona da mesma forma. Mas os trouxas insistem em votar. Este país é a ditadura dos idiotas.

  • V

    -

    7/12/2009 às 1:01 am

    Interessante a “Carta ao Leitor” da Veja desta semana, que cita
    o suicídio do político americano flagrado afanando dinheiro público. Discordo de Veja quanto ao seguinte: sugiro, SIM, que os corruptos brasileiros sigam o exemplo.

    VAGABUNDOS, FAÇAM-NOS ESTE FAVOR: EXPLODAM SUAS CABEÇAS!!

    Sem hipocrisia. Estamos fartos de vocês.

  • Anna

    -

    6/12/2009 às 11:40 pm

    Nao concordo que esse “é um dos casos de corrupcao mais repugnantes da historia”, a unica diferenca é que está documentado, filmado. É tao repugnante quanto todos os outros…
    Por que os movimentos sociais que estao protestando agora nao aproveitam a cobertura da midia para exigir que o congresso vote a Lei Ficha Limpa? Afinal foram 1.400.000 (um milhao e quatrocentas mil) assinaturas e até agora nada!!

  • RUY

    -

    6/12/2009 às 9:07 pm

    RUY DISSE :

    LULA NÃO FOI GENEROSO COM ARRUDA AO DIZER QUE DEVEMOS AGUARDAR A APURAÇÃO DOS FATOS. ELE ESTÁ MESMO É PREOCUPADO COM O MENSALÃO DO PT. RECEBEU NA EUROPA A NOTÍCIA NÃO CONSEGUINDO DISPARÇAR UM QUASE SORRISO NOS LÁBIOS. VALEU O CINISMO PRESIDENTE…..

  • Antonio

    -

    6/12/2009 às 8:09 pm

    Fala Arruda

    Conta tudo o que você sabe.

    FALA ARRUDA
    .

  • Torres

    -

    6/12/2009 às 3:27 pm

    O maior panetone do mundo virá de Brasília. A massa recheada por Arruda é de primeira.
    Ele foi feito a muitas mãos, de empresários e partidários do DEM.
    O mimo será cortado e distribuído no dia de sua expulsão.
    Quanta vergonha está faltando neste país.

  • Lulu

    -

    6/12/2009 às 2:59 pm

    Arruda vem assaltando os cofres públicos há seculo. Sempre ouvi a boca pequena a roubalheira que foi a construção do Metro de Brasília. Tanto ARRUDA quanto RORIZ ex-Governador corrupto que pretende ser candidato novamente(DEUS NOS LIVRE) a Governador meteram a mão sem dó e piedade. O problema é que nada acontece. Eles tem que ser banido para sempre do Serviço Público e devolver todo dinheiro e seu patrimônio. Todo ele foi
    construído com dinheiro público então não pertence a eles e sim a população que trabalha duro e paga seus impostos. Essa cambada além de roubar, sonegam impostos e o IR não faz nada. Nós devemos tudo isso a IMPUNIDADE.

  • FIM DO TÚNEL...

    -

    6/12/2009 às 2:03 pm

    Definitivamente, essa legislatura federal e esse governo passarão para a história da “gloriosa” república!

  • ARGH!...

    -

    6/12/2009 às 1:59 pm

    Durante o ano todo NADA fazem, esses políticos falcatruas, para melhorar a vida daquele povo miserável da periferia de Brasília. Mas no Natal o povo comerá panetones!
    Quanta demagogia, quanto populismo!
    E o povo lá quer saber de panetones, seus ladrões do dinheiro público?
    Perguntaram a eles o que gostariam de ganhar no Natal?!!!
    Que valor terá UM panetone para aquela família miserável?

  • Nobelda...

    -

    6/12/2009 às 1:52 pm

    “BASE ALIADA” – expressão que pegou bem o mote da corrupção. Quanto mais partidecos aliados ao governo mais chances de se corromperem em troca de cargos, vantagens e dinheiro.
    Foi o que o PT fez para dar força ao executivo.
    É o que Arruda fez no seu governo.

  • Vera L.

    -

    6/12/2009 às 1:32 pm

    Reinaldo eu concordo que Veja denuncie TODAS as falcatruas de Arruda, agora um dos“mais repugnantes” é porque Durval FILMOU, se tivessem filmado aquela FILA dos MENSALEIROS do PT recebendo FORTUNAS da boca do caixa(dinheiro em espécie)no Bando Rural de Brasília essas imagens pareceriam de amadores, e as MALAS de Marcos Valério e Valdemar Costa Neto TODAS devidamente filmadas carregadas por seu donos,seriam o quê? Faltou um DURVAL.Eu notei que no DF a política é corrupta desde de sempre vendo notícias do tal Roriz, quando o senador Cristóvão PERDEU para Roriz vi que o DF era um caso PERDIDO.Não gosto do jeito vacilão de Cristóvão Buarque,mas ele é um homem sério e perdeu para o LADRÃO Roriz.

  • Tito

    -

    6/12/2009 às 12:43 pm

    Lula e Arruda estão disputando quem fez o maior mensalão.
    Ainda acho que o do PT é maior. No Brasil até isso se disputa.
    Ainda assim, o DEM para não ficar totalmente desmoralizado, entendo que o Arruda deverá ser expulso do partido.

  • Paolo

    -

    6/12/2009 às 12:37 pm

    Governador Arruda, você queria ver quatro coisinhas com Durval.
    Eu, já penso diferente, gostaria de ver somente uma coisinha, você pagando pelos seus delitos. Já é bastante salutar.

  • Tenório

    -

    6/12/2009 às 12:31 pm

    O dinheiro da corrupção é o mais asqueroso que um homem pode ter no bolso, quanto mais numa cueca, governador Arruda.
    O seu primeiro indulto já foi vergonhoso. Espero que agora seja diferente, haja punição a altura das suas faltas.
    O povo de Brasília não mais se sensibiliza com as suas lágrimas.

  • ZÉ DO BREJO

    -

    6/12/2009 às 11:29 am

    Imagina se alguém tivesse filmado o mensalão do PT, o Partido dos Totalitários, com uma mentalidade pré- Primeira Guerra. Mas esse tal de arruda com a sua vozinha macia, sua boquinha de ”chupar ovo”,quem diria. Sei lá, mas ele tem um jeitinho assim ”double face”. Vocês sabem do que eu ”falo”, não é?

  • Dino

    -

    6/12/2009 às 11:23 am

    Eu, por ser limpo, acho melhor a morte a ter que passar por essa vergonha.
    Ser corrupto é, acima de tudo, um doente irreversível. Todos os corruptos são iguais, aqueles das favelas ou dos palácios. O que muda é a classe social a que pertence.
    Não se esqueça disso, Governador Arruda.

  • Cleyton-RJ

    -

    6/12/2009 às 11:19 am

    Se possível, Você Governador Arruda, depois de expulso do governo, terá tempo para ler a indignação do povo de Brasília e do restante do país, contida nesse honrado espaço.
    A sua traição ficará marcada, não se esqueça disso.

  • Bráulio

    -

    6/12/2009 às 11:17 am

    É tão deprimente ver a corrupção deste país, que vale mais ser pobre honrado do que ter poder, dinheiro e fama e ser corrupto.
    Arruda, você contribuiu com sua parcela de falta de moral, para que cada brasileiro honrado se sinta envergonhado da política que se tem no país.
    Já não bastava o mensalão do Lula ? Por que não deu em nada, você achou que também poderia fazer?
    Aparelhou o DF para fazer essa vergonha? Tal qual a Lula.

  • Just-for-fun

    -

    6/12/2009 às 10:58 am

    Hoje tenho duvidas se é a ausência de princípios morais e fundamentos éticos bos individuos é que faz deste país e de seus irmanos paraíso de corrupção e vigarice ou o estado farsesco das instituições vigentes, a persistência dos vícios ibéricos que viabiliza, pois a impunidade é assegurada.

  • brasileiro comunizado pelo PT

    -

    6/12/2009 às 10:32 am

    “O lobo pode perder os dentes, porém sua natureza jamais”, diz um ditado romano…a ex-guerrilheira e oportunista da bolsa-ditadura, apenas quer ludibriar os ingênuos eleitores. Basta ver a crise atual dos mensalões, aliás, dois tipos de mensalão: o MENSALÃO DO BEM e do PT, onde o STF identificou uma sofisticada quadrilha que só nos autos do processo consta documentação envolvendo desvio de R$2 bilhões em verbas públicas e, o chefe do mensalão do bem é cabo eleitoral da dil-má, evidente, em troca da sua impunidade; o segundo tipo é o MENSALÃO DO MAL, todo tipo de falcatrua com dinheiro públlico que possa interessar ao PT com fins políticos, esse capaz de indignar os éticos petistas e até OAB

  • Cesar

    -

    6/12/2009 às 8:49 am

    Arruda, possivelmente lendo essas mensagens você não tentará o TRI.
    Bicampeão você já é, em corrupção, é claro.

  • Um chuvisco

    -

    6/12/2009 às 8:46 am

    Os esquemas de corrupção são bem parecidos.
    Eu ainda não esqueci do COLLORGATE. Agora deveria ser chamado ARRUDAGATE.
    A lama em Brasília é grande, não obstante a chuva intensa ter ocorrido no Sul do país.

  • Um brasileiro

    -

    6/12/2009 às 8:42 am

    É revoltante a situação que Arruda arrumou. Ainda quer dá uma de santinho dizendo que era para comprar panetone para os pobres.
    Chora, mas não esqueça que você já disputou o segundo campeonato de corrupção. E foi campeão. Logo, já chegou ao Bi.
    É um vitorioso na corrupção.

  • Renatinho

    -

    6/12/2009 às 8:37 am

    Arruda, cadê você? Os presidiários querem ver você.
    Manda os panetones para eles, cuidado que lá não tem menino do MEP.

  • Brasileira

    -

    6/12/2009 às 8:34 am

    Seguiu à risca o manual petralha da corrupção, aprendeu com eles como se faz e onde malocar a propina.
    Grande Arruda, só não tira nota dez por ter esquecido que não pertence ao PT e não tem as costas quentes de Dirceu, Genoíno e outros protegidos de São Lula.

  • Fausto M.

    -

    6/12/2009 às 7:25 am

    Muitas cuecas GGG para guardar o dinheiro roubado. Não podem ser pequenas, pois do contrário não acomodaram o dinheiro tirado dos pobres.

  • Osvaldo

    -

    6/12/2009 às 7:23 am

    O Brasil está mergulhado na corrupção.
    PT, PMDB e DEM tem uma corja do barulho.
    Roubar deve ser muito fácil, o pior é morrer e deixar o dinheiro aqui na terra.
    Vocês corruptos tem que berrar muito. Sofrer as amarguras de serem chamados de ladrão.

  • Tiago

    -

    6/12/2009 às 7:19 am

    Se o Mensalão do PT tivesse dado cadeia para os corruptos, Arruda teria pensado mais antes de fazer o dele.
    A impunidade leva essa raça política a fazer mais e mais.
    Sabem que no fundo não vai dar em nada.

  • Marcos

    -

    6/12/2009 às 7:14 am

    Aparelham as instituições para que fique fácil roubar o dinheiro público. São os companheiros do Arruda e do Lula.
    Cesinha é que está com a razão.
    o Brasil não precisa de você, Arruda, comece a chorar.

    Eu não disse isso antes

  • Marcos

    -

    6/12/2009 às 7:13 am

    Aparelham as instituições para que fique fácil roubar o dinheiro público. São os companheiros do Arruda e do Lula.
    Cesinha é que está com a razão.
    o Brasil não precisa de você, Arruda, comece a chorar.

  • Moreira

    -

    6/12/2009 às 7:09 am

    Arruda, você vai morrer um dia, a única coisa que eu tenho certeza é que você não levará o dinheiro que roubou das criancinhas pobres de Brasília.
    Seu caso é imperdoável, você é bicampeão de vandalismo.

  • Elmo

    -

    6/12/2009 às 7:03 am

    O Encantado Mor aparelhou todas as instituições para enfraquecer o ESTADO. Enquanto isso, Arruda assalta os empresários de Brasília.

  • Téd

    -

    6/12/2009 às 7:01 am

    O DEM, PT e PMDB estão mergulhados num mar de lama.
    É corrupto para todos os lados. Enquanto isso os hospitais públicos são verdadeiros lixões.
    Arruda, você não sabia disso?

  • Paulo Sil.

    -

    6/12/2009 às 6:58 am

    É mais fácil reabilitar um marginal do que melhorar um corrupto político.
    Arruda, fez a segunda lambança. É muita canalhice. Ele merece a prisão perpétua como o Battisti.

  • Otávio

    -

    6/12/2009 às 6:56 am

    Nem de flores é a vida do corrupto, há também os espinhos.
    O que seu filho tem de melhor, que aqueles que trabalham e estudam, para ter um futuro melhor?
    A única diferença é que seu filho tem um pai corrupto.

  • Marcos

    -

    6/12/2009 às 6:53 am

    Arruda, você deveria ler essas mensagens para ter uma noção do repúdio do povo brasileiro, que não aguenta mais de tanta corrupção no país.
    A canalhice está solta.
    Depois de tantas do Sarney e Lula, agora é você e seus comparsas.

  • Zezinho

    -

    6/12/2009 às 6:50 am

    Arruda, você é tão perigoso como os marginais que roubam nos morros do Rio de Janeiro.
    Leve os panetones para vocêcomê-los na cadeia. Você tira das crianças pobres de Brasília, para se manter na política.

  • mineirinha: chorar de novo não dá!

    -

    6/12/2009 às 1:38 am

    Panetone? Ou pan e tone, a todos em geral e no mesmo tom? Só se for isto.

    Toma vergonha, Arruda! Ou irás para a cena patética de chorar juras de inocência na Câmara e no Senado? Não colaria.

    Vergonha é teu nome. Arruda é o sobrenome que te abandonou – em todos os sentidos.

  • max

    -

    5/12/2009 às 11:10 pm

    Esse é o Arruda do painel de votação do senado ? Alguma coisa do tipo né ? Envelheceu bastante , é a cosciencia consumindo a saúde do corpo…

  • Paulo Magno

    -

    5/12/2009 às 11:03 pm

    Visitando Brasilia e trocando ideias com amigos conclui que o governador Arruda teria um final triste. Facil conclusão….”diga com que andas que direi que és” Segundo a ” radio candando” o Arruda saiu comprando todos os apoios possiveis…..o preço mais alto foi pago ao Presidente do PMDB local – Dep. Tadeu Fillipelli, que com judas traiu o criador J.Roriz por um milhão…não ficou claro em que moeda….dolares….reais….ou euros….mas como ele acabava de fazer uma viagem a sua terra de origem Napoli…com a segunda….todos disseram que na pasta só tinham euros!!! rzrzr.
    O Prudente Imprudente…entre outros na cuecas e malas, já faziam parte dos boatos. Deu no que Deu, e vai dar mais

  • Reginaldo Gadelha

    -

    5/12/2009 às 10:16 pm

    Não concordo com tal desfaçatez, mas, parodiando o Lulla eu digo.

    “e dai, isso vem sendo feito há dezenas de anos”

    Bem, eu concordo que a punição ao Arruda e seus asseclas seja exemplar, mas quero dizer que ptralhas e o próprio lulla não podem dizer nada, afinal, quando os ptralhas foram pegos com a boca na botija o lulla os defendeu.

  • JAXS26

    -

    5/12/2009 às 10:09 pm

    Desculpe-me Veja, mas o caso de corrupção do governador distrital não é “um dos mais repugnantes da história”, até porque o modus operandi é o mesmo desde a era Maluf. Claro que com alguns aprimoramentos, afinal tudo evolui, e no crime não seria diferente! Histórico mesmo foi o mensalão do PT que ensinou aos vigaristas do passado o que é vanguarda em termos de corrupção. Depois do PT tudo mudou no Brasil, até mesmo o Supremo Tribunal Federal. Não existe mais certo ou errado, bom ou mal, honesto ou desonesto, agora impera o relativismo. E a base do relativismo é o dinheiro e o poder.

  • naldig

    -

    5/12/2009 às 10:01 pm

    No contexto, um amigo estrangeiro que mudou-se para Brasília, temporariamente, andou procurando imóvel para locação ou compra e, depois de encontrar um imóvel considerando ideal, ao saber do preço perguntou ao corretor o que se produz, em Brasílial. Ao ouvir que nada ali é produzido, disse sem medo de errar que os preços são inflados porque é um centro de ladrões.
    Será?

  • Eurico

    -

    5/12/2009 às 9:37 pm

    Nobre Arruda, é muito panetone para o povo de Brasília.
    O que eles querem mesmo é que você seja expulso não só do governo, como do DEM. E ainda mais, seja julgado pela justiça dos homens e de Deus.
    Você é Bicampeão em falcatruas.
    Seu filho não é melhor do que os demais brasileiros. Ele deveria estudar e quebrar a cara como os que tem moral.

  • Palo S.

    -

    5/12/2009 às 9:30 pm

    Arruda, veja a lambança dos seus aliados.
    A falta de moral, leva o homem à lama. Local aonde Arruda se encontra.

    Um novo vídeo mostra o presidente afastado da Câmara, Leonardo Prudente (DEM), recebendo propina de Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do governo Arruda. Prudente ficou conhecido por outro vídeo, no qual aparece colocando maços de dinheiro nas meias.

  • VENDRAME olhando pelo buraco da fechadura a estupidez humana e esperando LULA terminar de rastejar

    -

    5/12/2009 às 8:48 pm

    Nunca antes na estoria deste paiz as cuecas e as meias trabalharom tanto!

  • maria

    -

    5/12/2009 às 7:20 pm

    Sei nao … com que intuito esse tal de Barbosa divulgou esses videos onde ele mesmo se compromete? Tem boi nessa linha …ah se tem!!! Esse Arruda alem de corrupto e muito buuurroo!

  • Thiago

    -

    5/12/2009 às 7:19 pm

    Vários pastéis com o mesmo recheio podre, o Marcos Valério.
    Vários Mensalões, e a mesma canalice.

    “Envolvido no escândalo do DF, Marcos Valério reaparece
    Personagem teve papel central no mensalão do PT e do PSDB.
    Durval Barbosa diz ter fraudado licitação para contratar agência de Valério”

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados