Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

MPF denuncia o marqueteiro do PT João Santana e a mulher dele por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa

Lobista Zwi Skornicki também é denunciado na esteira das investigações da Lava Jato

Por: Reinaldo Azevedo

Na VEJA.com:

O Ministério Público Federal do Paraná denunciou, neste sábado, o marqueteiro do PT João Santana, a mulher dele, Monica Moura, e o lobista Zwi Skornicki, apontado como operador de propina da Odebrecht no exterior. Presos desde fevereiro, quando foi deflagrada a 23ª fase da Operação Lava Jato, eles são acusados de terem cometido os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

Na semana passada, a Polícia Federal indiciou os três, além de mais cinco investigados na etapa batizada Acarajé. De acordo com as investigações, Santana recebeu 3 milhões de dólares de offshores ligadas à construtora Odebrecht e 4,5 milhões de dólares do lobista e engenheiro representante no Brasil do estaleiro Keppel Fels, Zwi Skornicki. Monica Moura é acusada de dar as coordenadas de duas contas no exterior a Skornicki.

Nesta segunda-feira, o juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba (PR), enviou os processos referentes à 23ª fase da Lava Jato ao Supremo Tribunal Federal (STF). Isso inclui a “superplanilha da Odebrecht”, que foi apreendida na casa do ex-diretor-presidente da construtora Benedicto Barbosa Silva Junior. A planilha indica repasses da construtora a mais de 200 políticos de 24 partidos. Não está claro se os valores foram transferidos legal ou ilegalmente.

O documento inclui citações a políticos no exercício do mandato, que, por isso, têm direito a foro privilegiado. Por essa razão, todo o processo foi remetido por Moro so Supremo.

Voltar para a home

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Pug Albuquerque

    A DEFESA VAI ARGUMENTAR QUE ELE NÃO CONHECIA A ORIGEM SUJA DO DINHEIRO!
    JÁ DEU CERTO UMA VEZ…
    SE A ESPOSA TOMAVA CONTA DAS FINANÇAS É ALI QUE TEM QUE APERTAR.
    ELA FALA.

  2. Pedro

    Gente cadê o Procurador Geral do Cunha, digo d República Rodrigo Janot?

  3. SOLRAC

    Monica Moura! Tão confiante! Tão superior! Tão debochada!
    Nada como um “molho de cadeia” para “quebrar” toda a prepotência.
    E o nosso sistema de justiça por castas?
    É patético!
    Em pleno século XI, ainda existir “foro privilegiado” para políticos.
    A sociedade tem que acabar com este anacronismo.
    O processo contra o marginal lula, foi parado por uma decisão partidária do “agradecido” teori, atrapalhando sobremaneira, o andamento das investigações.
    Se não fosse decisão amiga de teori, muito provavelmente lula estaria preso, pagando por seus crimes contra a pátria.
    PS: alguém sabe como faço para enviar uma caixa de chicletes para Mônica, a debochada?

  4. wall de oliveira

    A dona Monica e o senhor Ferira achavam que um bom marketing os livraria da cadeia, com aquele sorriso e goma de mascar, mas esqueceram que a justiça (pelo menos em CURITIBA), não vive de marketing, entrevistas, you tube, e sim do cumprimento das leis de nossa constituição não fazendo acepção de pessoas seja ela quem for, exemplo este que deveria ser seguido nos 4 cantos do Brasil. De qualquer forma o primeiro passo ja foi dado, a semente de Moro, vai alcançar toda a nossa nação,e até nosso pequenos hábitos não corretos serão envergonhados diante desta semente de retidão, FORA LEI DE GERSON, FORA JEITINHO BRASILEIRO.

  5. Oliva

    E se a dupla do chiclete entregar Dilmao …, vai STF também?
    Se a turma do STF e acorvadada não sei, mas Luiz Inacio falou, Luiz Inacio avisou,sao acovardados!

  6. pastor

    Vou lhe mandar caixas de goma de mascar para ela curtir a vida atras das grades. DEBOCHADA

  7. maria-maria

    Estão discutinho valores de gorjeta; a própria mulher sapiens já declarou ; ” Eu quero que me expliquem por que é que teria recursos não registrados do João Santana se eu lhe paguei 70 milhões”.

  8. kátia

    200 políticos para 11 ministros? é bem provável que demore no mínimo uns 10 anos no supremo… é lasca.

  9. Regina

    Olha Dilma chegando gente!!!!
    Moro realmente muito inteligente… ao jogar Santana e Mônica no STF… coloca praticamente todas as provas contra Dilma nas mãos do SUPREMO..
    MORO GENIAL!!!

  10. Carvalho da Font'Seca

    Adeus mesas ricas com caviar e champagne! Adeus viagens internacionais! Adeus hotéis 05 estrelas, 06 ou 07, adeus! Adeus voos em classe privilegiada, adeus lojas de grife, adeus! Adeus vida mansa, vivida a custa do trabalho de uma nação inteira, do sacrifício de seus filhos, do desespero das mães sem feijão para matar a fome de seus rebentos, ADEUS! A cela fria, as quentinhas, o banho gelado espera por vocês, pois quem foi criminoso na vida, costuma pagar seus crimes aqui mesmo!

  11. ricardo

    kkkkkk,continua mostrando os dentes de porcelana ????

  12. burduna nelles !!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkk será que a morenaça vai manter seu bronzeado dentro do cubículo Federal ??

  13. Serafim

    Será que a mulher do Santana continua com aquele sorriso de deboche atrás das grades?

  14. josé reis barata


    Pelo que compreendi,a denúncia, ó, caiu no buraco negro do STF e tomou doril.

  15. Brasileira

    Ótima notícia!!! Vamos fazer uma campanha pra arrecadar muito chiclete pra Monica ter o que fazer durante o período sabático que vai passar na penitenciaria.

  16. Rose Dias

    PMDB FORA DO GOVERNO DILMA… UM PARTIDO COM O TAMANHO DO PMDB NÃO PODE SER COADJUVANTE… Finalmente alguém colocou o pau na mesa! Dá-lhe Michel!

  17. analu

    Lula diz que Moro é competente, mas foi mordido pela mosca azul.
    A inveja é a arma dos incompetentes. O insulto, o instrumento dos invejosos.

  18. Gerson

    Leio no Estadão o seguinte:”Fidel Castro diz que Cuba não precisa de presentes dos EUA e também não esquecerá o passado”. … Obama!! Se lesse o Reinaldo de Azevedo saberia que os esquerdistas nunca aprendem e também nunca esquecem.

  19. cAnTa

    C_A_N_T_A_R_E_I
    &
    A…
    …Na Lua-CHEIA…
    Eu SEI : Meu Namorado é REI…
    Por Onde For… QUERO SER SEU PAR

  20. Dobermann

    Que boa notícia !