Blogs e Colunistas

10/04/2012

às 23:29

MIT desmente Mercadante sobre abertura de sede no Brasil

É… Pode ser ter sido uma dificuldade de Aloizio Mercante com o inglês… Poder ter sido aquele traço que o fazia se dizer doutor quando não era, vai saber. Mas que foi um vexame, ah, isso foi! Leiam o que informa Gustavo Chacra, no Estadão:

Em sua visita a Boston e Cambridge, a presidente Dilma Rousseff buscou aprofundar as relações acadêmicas do Brasil com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade Harvard, incentivando uma série de parcerias envolvendo estudantes, pesquisadores e professores brasileiros. O problema é que uma declaração do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, provocou um mal entendido ao afirmar que o “MIT abrirá um MIT no Brasil”. E repetiu mais duas vezes – “Teremos uma escola do MIT no Brasil. Vamos criar uma sede do MIT no Brasil”.

Horas depois, a universidade desmentiu o ministro. “O MIT não abre filiais no exterior”, diz comunicado, acrescentando que deve ter havido “um pequeno mal entendido” e que “o ministro falava em uma noção geral de colaboração”. O único acordo oficial envolve uma parceria com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Mercadante, ao saber do desmentido, fez questão de repetir que o “pró-reitor do MIT, Rafael Reif, afirmou que há o interesse em abrir um centro de pesquisa no Brasil”.

No seu discurso depois de encontro com a reitora da universidade americana, Susan Hockfield, a presidente não mencionou o convite à instituição para ir ao Brasil. De acordo com um porta-voz da Presidência, diferentemente do que disse Mercadante, a própria Dilma teria convidado o MIT, que ainda estudava o convite. Em discurso no MIT, Dilma disse apenas acreditar que “a nossa parceria (Brasil-EUA) para o século 21 será baseada no conhecimento. Por este motivo, me comprometi em dar suporte a este acordo (entre o ITA e o MIT)”.

A Universidade Columbia, de Nova York, anunciou há algumas semanas que vai inaugurar um centro no Rio de Janeiro. As negociações duraram meses e foram feitas diretamente com o governo estadual. Universidades como a NYU (Universidade de Nova York, na sigla em inglês) e a Georgetown possuem filiais com graduações no Golfo Pérsico e Yale deve abrir uma em Cingapura. Todas terão graduação e pesquisa.

Também é comum uma série de universidades americanas estabeleceram convênios com instituições de ensino estrangeiras. A própria Columbia, mesmo com o centro no Rio, tem ligações na área de relações internacionais e administração pública com a Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo. Um dos objetivos do Brasil, mencionado tanto por Mercadante como por outras autoridades brasileiras, seria usar o projeto Ciência sem Fronteira para enviar estudantes para o MIT, entre outras universidades americanas. O foco seria nas áreas médicas e tecnológicas.
(…)

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

130 Comentários

  • Joca

    -

    17/3/2013 às 9:32 pm

    É uma vergonha!

    Que DEUS nos proteja dessas coisas.

  • Marozao

    -

    10/5/2012 às 1:19 pm

    Acho seus comentarios, em geral, extremamente simplesmente anti PT… Ainda que o senhor seja um dos unicos, de fato a ser anti governo, o que é bom para a democracia e liberdade de imprensa, o senhor não deve fazer como o PT fez no governo FHC.

  • ivanor

    -

    26/4/2012 às 11:02 pm

    A promessa de um MIT para o Brasil é irrevogável. Aqui a MITira Não necessita do N de negação, ella está embutida na irrevogável maneira de ser do PT e dessa figura carimbada de papagaio de pirata.

  • pericles

    -

    15/4/2012 às 8:43 pm

    Por esta e outras atitudes, parece que o sr. Mercadante luta com uma certa dificuldade!

  • H Torres

    -

    15/4/2012 às 11:00 am

    Todas escolas americanas (não confundir com o governo político) tem interesse em receber estudantes de outras nacionalidades; ajuda a instituição a entender melhor o mundo. Bolsas sempre estiveram disponíveis para bons alunos – estudei 7,5 anos lá, sempre com bolsa e precisei demonstrar todo dia que estava lá para estudar, para fazer jus à bolsa. Vi muitos colegas com bolsas poupudas pagas por seus governos que estavam lá para “se darem bem, namorar/casar uma americana e por lá ficarem”. Vamos esperar o resultado dos primeiros bolsistas, sem tirar o mérito da iniciativa.

  • tony

    -

    12/4/2012 às 8:57 am

    Como já disseram, o MITômano desmentido pelo MIT.

  • PETRALHAS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS

    -

    12/4/2012 às 1:12 am

    Não seria o MINT (ministério da mentira) que ele quis dizer ???

  • ZOG

    -

    12/4/2012 às 1:07 am

    Fiquei muito alegre com a notícia dada pelo Sr. Ministro da Educação de que “teremos uma escola do MIT no Brasil”. Trata-se de notícia que marcará a gestão -que já se mostra aupiciosa – do ministro. Fico ainda mais feliz ao saber que cada aluno selecionado para os cursos avançados do MIT-BRASIL receberãocomo icentivo didático um I-PAD dos produzidos no país desde de Dezembro de 2011, açâo tecnológica e educacional promovida, ao que se sabe, pelo mesmo Ministro. Estamos todos de parabéns.At.ZOG.

  • Nelson® - São Paulo

    -

    11/4/2012 às 11:00 pm

    Mercadante e andante continua…Mercadante e andante.

  • Curioso

    -

    11/4/2012 às 9:51 pm

    Incrivel! A Educação agora está sendo usada como fantoche nas mãos de hipócritas. Espero que as Universidades Americanas não caiam nesta armadilha.

  • Tantinho

    -

    11/4/2012 às 8:09 pm

    Rei, com a palavra ” O IRREVOGÁVEL “.

  • Ivan Baiocchi Filho

    -

    11/4/2012 às 7:27 pm

    Ô gente…num bate no Mercadante não….ele se enganou…ele queria dizer O MITO

  • renato

    -

    11/4/2012 às 6:10 pm

    Não sejamos tolinhos e deslumbrados: na relaidade, será assim – “… O governo brasileiro ficaria incumbido de dar as bolsas, pagando a anuidade da universidade. Os alunos precisariam, de qualquer maneira, passar pelo processo seletivo, sem garantia de vagas. Na prática, altera pouco o cenário porque quase a totalidade de doutorandos brasileiros no MIT já tem bolsa da própria universidade …”

  • renato

    -

    11/4/2012 às 6:06 pm

    PALAVRAS SAíDAS DA BOCA DE UM ALUNO BRAILEIRO DO MIT: “… Uma diferença, porém, seria a obrigatoriedade de retornar ao Brasil. Muitos estudantes brasileiros ainda optam por permanecer no exterior depois de concluírem a pós-graduação. “Acho difícil eu voltar. Não tem mercado na minha área”, afirmou o doutorando de Engenharia Elétrica do MIT Bruno do Valle….”

  • renato

    -

    11/4/2012 às 6:01 pm

    Peraí … diz lá o presidente da AAB (Associação Aeroespacial Brasileira), Paulo Moraes Júnior que o MIT foi um dos colaboradores da fundação do ITA em 1950, com a implantação da mesma filosofia de ensino.

    Então, deixa ver se eu entendi: os militares foram quem realmente fundaram o ITA, certo ? Só que é esse governo PTista -com a sua gerentona Dilma e seu capatáz Mercadante- que vai torna-lo mais moderno … aos mesmos moldes do que já era antes quando foi inaugurado ???? ahauhauahahuahauha como somos tolinhos

  • Ferrabraz

    -

    11/4/2012 às 5:59 pm

    Vale o comentário, mais um minsitro de dar pena nesta republica petista.
    Só ignorantes ainda nas elites políticas, aos pouco só sobram analfabetos.
    Mias um governo petista e seremos a republica da ignorância.

  • renato

    -

    11/4/2012 às 5:50 pm

    Esses acordos de cooperação SEMPRE FAVORECEM QUEM FORNECE os serviços, NUNCA quem os recebe. INTERCAMBIO de alunos e professores é para LEVAR PARA LÁ O NOSSO DINHEIRO, não sejamos idiotas; eles precisam mover a economia deles, e vão usar o dinheiro dos nossos impostos disfarçados de bolsas de estudo para isso; qual aluno que vai ao exterior e volta -se voltar- sabendo mais do que quando foi ? Não sejamos tolinhos. E o que é “mais pior” – a coluna do Elio Gaspari – O que é que Harvard e o MIT têm? Peloamordedeus !!!

  • mrbooz

    -

    11/4/2012 às 5:39 pm

    Então era MITira?

  • Marco BAN

    -

    11/4/2012 às 4:12 pm

    Surpreende o Brasil não negociar filiais com da Universidad de La Habana, da Universidad Central de Venezuela ou da Universidad Boliviana.

  • Carlos Bezerra

    -

    11/4/2012 às 4:03 pm

    Prezados amigos. Esse senhor que diz ter o título de doutor pela Unicamp não passa de MERCAdante. Eu acho que eles querem uma filial do MIT para distribuir quotas para alunos da rede pública, quotas para negros, quotas para o MST, quotas para favelados, quotas para “cumpanheiros”, quota para base aliada no congresso, quota para o CNJ do senado, quota para o STF… e depois eles pederiam os votos nas eleições seguintes rsrsr

  • José Antônio

    -

    11/4/2012 às 4:01 pm

    É, alguém tinha que ter avisado pro Mercadante, que o MIT não é um simples fabricante chinês de tablets.
    Pesquisa ciência e tecnologia feita de maneira séria, não tem espaço pra politicagem barata.Ou seja sr Mercadante, nos EUA, o “buraco” é mais embaixo.

  • reinaldo

    -

    11/4/2012 às 3:56 pm

    ô gente! Seis inda não custumaro com as mintira dos petralha? A “presindenta” tá anunciando mais 2 MILHÕES, 2 MILHÕES de moradia pro tar projeto da “Minha casa, minha dívida”. Isto é o segundo tempo das mintira mas fica tranquilos que até antes de outubro vem o terceiro tempo, uai sô!

  • Andnet

    -

    11/4/2012 às 3:50 pm

    Mais uma do irrevogável, digo revogável, depois digo irrevogável, ah não! revogável, irrev… Mercadante.
    Petralhas, Petralhas! Saiam daqui e vão logo pra Cuba.
    Fiquem la com Fidel e não voltem mais.

  • chega!

    -

    11/4/2012 às 3:34 pm

    Talvez esse Mercadante pense que os americanos são tão idiotas como os brasileiros… mas imagimnar que ele consiga “pensar” já seria muita condescendência… o cara é analfabeto em inglês, mesmo… e nem tradutor tinha para ele…

  • iassai

    -

    11/4/2012 às 3:33 pm

    Era tudo “MITira” do PT. Ó cambadazinha pra gostar disso!

  • Cabo

    -

    11/4/2012 às 3:08 pm

    o ministro”doutor” Mercadante deve estar confundindo o MIT com as casas bahia, casas pernambucanas ou coisa parecida. Que vexame!!!

  • Roberto A

    -

    11/4/2012 às 2:56 pm

    Esse cara é um despreparado. Como pode ser ministro da Educação? Mas, olhando o universo do ministério, nenhum lá tem preparo técnico. Então, está consoante com a desqualificação dos asseclas da governanta.
    Este, em particular, gosta de aparecer, de dar uma de sabichão. Sem contar a mentira sobre o título de doutor, recorde-se também que quis impor um plano B na economia no início da desgovernança do apedeuta.

  • Pedro

    -

    11/4/2012 às 2:55 pm

    Assim como disse o sinistro de que fabricaríamos IPad até o natal passado com preços bem menores, o sinistro fala mais uma besteira típica de populistas anencéfalos!

  • Affonso Sampaio

    -

    11/4/2012 às 2:48 pm

    Esse Doutor irrevogável e irretratável, ao prestar vassalagem s Sua Majestade Dilma primeira e única,deixou a oportunidade de ficar calado, comportando-se de forma vexaminosa perante os gringos; no fundo,no fundo,quer -como o seu ex-patrão – aparecer como grande expoente da cultura nacional brasileira, no cenário internacional.Agora, se vê obrigado a desmentir a mentira!O quê entendia de ciência e tecnologia?; o quê entende agora de Educação esse Ministro da mentira?

  • Padre José Cássio Marinho

    -

    11/4/2012 às 2:04 pm

    Era MST

  • Renato

    -

    11/4/2012 às 1:39 pm

    Esse sujeito não entende de economia, nem de educação e agora vejo que nem de inglês…

  • raddad o BONECÃO do KIT GAY

    -

    11/4/2012 às 1:38 pm

    … Tá tudo dentro do padrão petista. Os gangsters do PT não confiam na dilma, e por isso eles têem que falar pelo POSTE SEM LUZ. Como o ENFEZADO e VINGATIVO Merdadante é um bobalhão, meteu os pés pelas mãos………Assim como está fazendo no ministério da DESeducação……….

  • fogoamigo

    -

    11/4/2012 às 1:34 pm

    Em matéria de “vexames” o ministreco Mercadante é profissional. Esse merece um diploma.

  • Calebi

    -

    11/4/2012 às 1:15 pm

    Mais um vexame,que vergonha!Um ministro tão desinformado quanto seu chefe.

  • duduvieira10

    -

    11/4/2012 às 1:06 pm

    ,,,Rir para não chorar meu caro Tio Rei,,, o Sr. imagina o MIT subordinado ao galã de novela Fernado Haddade e hoje a estrela de 1ª grandeza do PT, Sr. Mercandante e seus delírios amestrados, subordinado ao MEC que não tem competência nem para aplicar uma prova de exame nacional, chamado ENEN? Não é necesaário responder!

  • Steve Ling

    -

    11/4/2012 às 12:35 pm

    Provavelmente o MIT do Mercadante se instalará ao lado da fabrica do iPad.

  • G.A.T.

    -

    11/4/2012 às 12:32 pm

    E o Brasil vai seguindo firme ladeira abaixo com esse bando de ignorantes e incompetentes metidos a sábios e espertos. As bolas fora partem não só da presidência, mas de todos os ministérios. Do Itamarati então, nem se fala. Tá difícil acreditar que iremos sobreviver à era lullo-petista.

  • Donata

    -

    11/4/2012 às 12:24 pm

    esse sujeitinho não se enganou coisa nenhuma, é má fé mesmo!
    a vida toda de todos eles é marcada pela má fé!
    que nojo!

  • Victoria

    -

    11/4/2012 às 11:52 am

    As vezes eu acho que estou recebendo notícias sobre as atividades de um grupo de crianças do jardim de infância em sua visita aos EUA..
    1º leio que a presidente iria questionar o Obama sobre o direito da Flórida de votar leis sobre quem pode ou não investir em seu estado. Agora é a vez do bobo da corte dar sua entrevista dizendo uma balela qualquer para se promover e ser desmentido oficialmente na mesma hora. E assim vamos, eles não percebem o papel ridículo que fazem. Eles não poderiam ler alguma coisa sobre o país que vão visitar para nos poupar de tanta bobagem? Achei que era só o Lula que era ignorante mas parece que tem mais ignorantes no PT, bem mais.

  • Ronaldo

    -

    11/4/2012 às 10:54 am

    Pois bem. Falta agora combinar com o MEC o reconhecimento dos diplomas obtidos no exterior através das bolsas de estudo financiadas pelo prórpio governo.

  • Spitfire

    -

    11/4/2012 às 10:42 am

    Caro Reinaldo,

    O Mercadante(formado em economia e com seu douto saber previu que o Plano Real não daria certo) é tão despreparado que chega a ser ridículo. Não sabe falar inglês (nem russo)e indolente, não se prepara para enfrentar assuntos importantíssimos do seu ministério. Chega nos EUA e fala bobagens infantís. É mais um boçal petista com emprego (boquinha) garantido, sem competência para o cargo. Sua qualificação é alinhar-se irrevogavelmente às imposições dos seus chefes e à ultrapassada, corrupta e ineficaz ideologia comunista. O mestre em dossiês aloprados e amigo do PCC deu mais um fora!
    Caro Reinaldo, embora fora deste assunto, peço-lhe publicar no seu blog, o assunto sobre médicos brasileiros que estudaram em Cuba, Venezuela, Equador e Bolívia e os médicos cubanos, bolivianos, equatorianos e venezuelanos que Dilma, desastradamente, quer trazer p/ o Brasil e que, com preparo do nível do Mercadante, vão prejudicar a saúde dos brasileiros.

  • José

    -

    11/4/2012 às 10:29 am

    Três (3)constatações podemos extrair desta notícia:
    1 – Mercadante pensa que o MIT age como o Mac Donald´s abrindo franquias mndo afora;
    2 – O ITA (obra criativa dos Militares, repito Militares), é a organização de ensino superior mais conceituada do Brasil. Os Colégios Miitares (nível médio), idem. Isto “eles” não dizem.
    3 – O Mercadante continua mentindo.

  • Estado de direito, já!

    -

    11/4/2012 às 10:26 am

    -
    -
    -
    “O Brasil ficou entre 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste.
    Mas é o 85º em educação e não há tristeza. “ Cristóvam Buarque
    -

    -
    -
    Creio que o problema está na notícia… a mídia não entendeu o que el disse, talvez, o tenha feito em Dilmês Clássico……
    -
    -
    O MIT NÃO VI ABRIR NADA, o MEC vai lançar um programa chamado PTMenT, em complemento ao trabalho do A dda d…. que vai revolucionar a EDUCAÇÃO NO BRASIL MARAVILHA…
    -
    -
    como se deve começar a subir uma escada pelo primeiro degrau, COISA QUE O aDDAD e o Lula , não sabem. A ênfase será o ENSINO FUNDAMENTAL, como na Coreia do Sul, é claro….
    -
    AS ESCOLAS TERÃO O MESMO PADRÃO DOS ESTADIOS DA COPA
    -
    OS PROFESSORES TERÃO SALÁRIO DE JOGADOR DE FUTEBOL,… para começar, da segunda divisão…..
    -
    Como o projeto é a longo prazo,a previsão é de que eleserá tema d campanha pelas próximas 10 a 15 eleições, MAS QUANDO FOR POSTO EM PPRATÍCA, muita gente vai fica rica, como na copa… para não perder a praíca, aklguns irão começar a lucrar, pora agora… markting, e outros…
    -
    -
    PT, NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!
    -
    -
    Nota: Lula/Addad começaram pela universidade, ainda que mais no papel, em razão de que necessitam de votos, de propaganda, de babderneiros, e nada melhor do que O UNIVERSITA´RIO, pois jovem pe facilemnte iludido, e uma lavagenm cerebral e´coisa mais fa´pcild e fazer nessa MOÇADA.

  • Márcio

    -

    11/4/2012 às 10:18 am

    Reinaldo,
    Sou da Bahia e sei que com Dilma nos Estados Unidos tem uma penca de gente viajando com nosso dinheiro, inclusive visitando parentes em outros estados diferentes do roteiro, tem gente de Wagner lá fazendo turismo.Descobre para nós.

  • Paulista Indignado

    -

    11/4/2012 às 10:07 am

    Sr. Ronaldo-10/04/2012 às 23:40, para petralhas o ITA, que foi obra do milico, não existe.
    Eles querem tomar si os louros para falar “Nunca antes na história deste pais.”…..

  • Mairalur

    -

    11/4/2012 às 10:05 am

    Ai, meu Jesus Cristinho, e lá o MIT, justamente o MIT, iria subordinar-se a um MEC que já teve Fraudad e agora tem o Herói da Rendição? Os homens lá sabem o que fazem.

  • celia

    -

    11/4/2012 às 10:05 am

    Não consigo parar de rir! Esse Merca é que nem Gugu Dada. Dois super incompetentes e bocós. A educação destepaiz tá ferrada… Petralhas são mesmo uns trapalhões!!!!!!!!

  • naldig

    -

    11/4/2012 às 10:04 am

    Mercadante é fabricador de inverdades! Mas tudo nasce do “wishfull thinking” para o grande progresso brasileiro que nascera sob Dilma, (ou apesar de….)

  • Paulista Indignado

    -

    11/4/2012 às 9:54 am

    Ué, os petralhas não vive as turras com Zelites Zamericanos, e a cultura deles é lixo? Ô bando de incoerentes.
    Dá vergonha de ver gorveno incompetentes dando vexame no exterior.

  • Marcos F

    -

    11/4/2012 às 9:48 am

    Mercadante é um mentiroso contumaz, não fica vermelho nem a porrete, não perde o tom.
    Ninguém acredita nele, nem ele, mas mesmo sem chance alguma, Mercadante se embrenha por frestas petistas, e dá o prazer das suas bizarrices.
    Pior que o cunhado, é Aumenstein.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados