Blogs e Colunistas

30/10/2011

às 18:26

Lula e o serviço público de saúde. Ou: Do que Gilberto Dimenstein deveria se envergonhar

Ai, ai!

No primeiro texto que escrevi sobre a doença de Lula, censurei uma coluneta de Gilberto Dimenstein em que ele afirma que o câncer do ex-presidente “vai servir de lição”. Foi mais longe: Infelizmente é desse jeito, com as pessoas sentindo-se próximas e vulneráveis diante de uma ameaça, que se consegue mudar atitudes” (cito no português original). Já disse o que penso sobre essa abordagem.

Parece que os lulistas radicais não gostaram do texto e resolveram pegar no pé do colunista. Aí ele fez o quê? Ora, resolveu atacar o “outro lado”, escrevendo um texto intitulado: “O câncer de Lula me envergonha”. E escreve:
Centenas de e-mails pediam que Lula não se tratasse num hospital de elite, mas no SUS para supostamente mostrar solidariedade com os mais pobres. É de uma tolice sem tamanho. O que provoca tanto ódio de uma minoria?”

Pronto! O mesmo jornalista que, horas antes, achou irônico que Lula tivesse um câncer justamente no órgão associado à fala (e daí?), agora decidiu “atacar a minoria” para mostrar que ele é um homem favorável “à maioria”. Já que o lulismo pegou no seu pé, ele decidiu lhe puxar o saco.

Não acho que Lula ou qualquer político estejam obrigados a se tratarem em hospitais públicos ou a manterem seus filhos em escolas do estado. Mas que se note: NÃO ACHO PORQUE UM POLÍTICO NÃO É RESPONSÁVEL, SOZINHO, PELA BAIXA QUALIDADE DESTE OU DAQUELE SERVIÇOS. ASSIM COMO NÃO É RESPONSÁVEL ÚNICO POR EVENTUAIS ASPECTOS POSITIVOS DO PAÍS, DA SUA ECONOMIA, DO SEU DESENVOLVIMENTO.

Lula e o petismo tentaram privatizar a história do Brasil. Mais do que isso: fizeram tabula rasa do passado para se colocarem como os fundadores de uma nova civilização, o que é absolutamente mentiroso, estúpido, fraudulento. EU REALMENTE NÃO ACHO QUE LULA ESTEJA OBRIGADO A SE TRATAR NUM HOSPITAL PÚBLICO, mas entendo que se faça a cobrança a quem declarou, e não faz tanto tempo, que “a saúde no Brasil está próxima da perfeição”. AS PESSOAS TÊM O DIREITO DE TER ESSA OPINIÃO.

Acho lamentável esse tipo de postura. Ao perceber que fez uma grande besteira, Dimenstein resolveu jogar os lulistas contra os críticos de Lula para poder se colocar como juiz, dizendo-se “envergonhado”. Tenha a santa paciência!

Reitero: eu não acho que Lula esteja moralmente obrigado a se tratar num hospital público, mas não há nada de ofensivo na sugestão. Rigorosamente nada!

O que deve nos envergonhar, isto sim, é o padrão da saúde pública no Brasil. Aliás, Dimenstein deve achar que a sugestão é ofensiva a Lula justamente porque esse serviço, no país, é um lixo; está, obviamente, “muito longe da perfeição.”

Dimenstein deveria é se envergonhar não da opinião dos leitores — ele não tem nada com isso. Deveria é se envergonhar dos dois textos que escreveu a respeito.

Vai ter de tentar o terceiro.

Por Reinaldo Azevedo
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

199 Comentários

  1. Flaeni Amorim

    -

    13/11/2011 às 7:57

    Seria louvavel que todos os politicos fossem pra fila do SUS, pois a maioria dos Brasileiros usam, os politicos que estão se sentindo ofendidos eles sim que devem se envergonhar, pois se não serve pra o Lula é por que não presta ´pra ninguem´.

  2. sonia regina

    -

    03/11/2011 às 22:36

    Gostaria de concordar com estes que estâo comentando sobre o fato do ex-presidente Lula usar o SUS, pois assim estariamos todos sendo tratado de forma igual. E não desejar esta situação como uma fora ou como castigo. Que Deus traga muita saude para voçe Lula. Graça e Paz.

  3. maria-maria

    -

    02/11/2011 às 17:48

    A fúria no FB dos asseclas de lulla contra a sugestão de que seu líder(?) se tratasse pelo SUS é uma das ondas de selvageria explícita mais eloquentes do tipo de barbárie que foi instalada nesta sbórnia. Outra aberração é quererem, por força, que todas as pessoas se sintam entristecidas com a doença da criatura. É-me indiferente;o que me entristece é o fato de centenas de milhares de doentes curáveis acabarem morrendo por falta de atendimento nos hospitais públicos.

  4. Maria Sédima

    -

    01/11/2011 às 13:27

    Câncer é coisa séria! portanto, desejamos que todos tenham igualdade de condições para fazer um tratamento digno! pois o tempo é inimigo dos que sofrem com essa doença! Esperar um ano para iniciar um tratamento quimioterápico chega a ser desumano, cruel demais com quem não tem condições para fazer um tratamento particular! Palavras de quem já viu o drama de perto! Desejo muita saúde a todos, inclu…sive ao meu querido Lula, a quem admiro sobremaneira, tanto pelo carisma inquestionável, quanto pela força que vem demonstrando neste momento difícil! Suas chances de cura são muito boas e seriam diminuídas, CONSIDERAVELMENTE, se tivesse que submeter-se ao tratamento tardiamente! fica o alerta aos nossos representantes, pois há muito tempo o sistema de sáude, bem como outros serviços essenciais no nosso país, como a educação, por exemplo, beiram o caos! No meu caso, não se trata de ironia, apenas uma forma de utilizar DEMOCRATICAMENTE a minha liberdade de expressão, e REITERAR que muita coisa precisa ser mudada no SUS, para o bem de todos. É o justo!!!

  5. SAMIA

    -

    01/11/2011 às 12:20

    VOCÊ FALOU TUDO!
    PARABÉNS!

  6. ivo francisco de oliveira

    -

    01/11/2011 às 8:14

    o lula tem que tratar a sua doença e na rede publica, pra ele sentir o gosto amargo que e a saude publica.

  7. Abigair

    -

    01/11/2011 às 1:58

    Na minha opinião,se o presidente disse tão recentemente que o SUS,era um dos melhores planos de saúde do mundo, deveria confiar e testar sua eficiência, mostrando ao povo que estava certo quando afirmou isso.Mesmo porque, seu atendimento seria diferenciado.Ele não prega a igualdade? Este é o momento.

  8. Cil

    -

    01/11/2011 às 1:40

    Pois vou eu aqui discordar de você. Eu acho SIM que o Apedeuta e sua cria deveriam se tratar no SUS porque é muito fácil ir na televisão dizer que se está curado qauando não se tem que enfrentar meses de espera no SUS. É muito fácil dizer que “gostaria de passar mal para se internar na UPA”…
    -
    Eu acho SIM que políticos deveriam ter filhos matriculados em escolas públicas. Elles não dizem que estamos aqui para bancar os seus gastos oficiais e não oficiais, quer coisa melhor do que eles colocarem seus filhos em escolas públicas mantidas… pelo povo!

  9. João Lavador.

    -

    31/10/2011 às 21:40

    No meu entendimento:Ibge,datafolha e outros teriam de entrevistar os 190 milhões de brasileiros para saber, precisa mente que percentual acha isso ou acha aquilo. como isso é humanamente impossível, apela-se para o recurso chamado “amostragem”, fórmulas estatísticas e as tais margens de erro para mais ou para menos.Na minha opinião os blogs , sem querer, tambem podem ter o recurso da “amostragem”, bastando isolar os comentários de franca hostilidade, os franco-baguncistas , os franco-bajuladores,etc, e se catar tão somente os de opinião meramente crítica.Se o Sr, dimenstein fez isso, combinou com a ciência de que lula realmente propalou aos sete ventos que a saúde pública do país estava beirando a excelência em qualidade e que a população usuária tem constatado a não honestidade dessa fala de lula e por isso não perder a oportunidade de reclamar, e sendo lógico que essa massa só pode ser uma tremenda maioria, o jornalista, ao meu ver , cometeu uma verdadeira abominação: Tornou a verdadeira maioria em minoria e a verdadeira minoria em maioria!Uma verdadeira lástima!SE, SMJ E…VALHA-NOS!

  10. arqueleu

    -

    31/10/2011 às 20:50

    Li a babaquice que esse cidadão escreveu, de fato o presidente, ou qualquer outra pessoa de posse financeira, deve procurar se tratar com os melhores proficionais afinal é sua saude, sua vida que está em risco. Agora, que o SUS é uma piada de mau gosto, isso é mesmo. O povo, nós Zé povao, merecíamos uma saude de qualidade, não essa miséria cahamda SUS. Tenho dito!

  11. pedro couto

    -

    31/10/2011 às 19:56

    O Jornalista Gilberto Dimenstein,pelo visto, está justificando o recebimento da sua cota em forma de “jabá”. Ou talvez esteja se aproveitando da situação para pedir aumento. Diemnstein, parece que está tirando proveito da enfermidade do Lula. Coisa feia hein, arrume outra desculpa por esta já está muito batida.

  12. esther correa

    -

    31/10/2011 às 19:06

    Tio
    Anteontem, ontem e tb. hj, fiquei cansada com a quase unanimidade dos comentários nos mais variados blogs, dizendo p/ o Apedeuta da Silva ir se tratar no SUS que, segundo ele, está perto da perfeição. Parece uma revolta mesmo muito grande por parte dos eleitores e com razão. É que os mesmos se esquecem que, quando o Apedeuta dizia que o SUS está perto da perfeição, se referia ao “BRASIL MARAVILHA REGISTRADO EM CARTÓRIO” (frase magistral do caro Augusto Nunes) por ele e não ao Brasil Real.
    Quem acreditou, dançou!
    Não desconheço que estão fazendo ironia sobre o assunto. Porém, que tal o pessoal ir a passeata no dia 15 de novembro mandando o Lula ir p/ o SUS? Seria um desabafo bem saudável p/ aqueles que estão tão revoltados.

  13. oriovaldo madureira

    -

    31/10/2011 às 17:14

    Caro Reinaldo:
    Esse colunista Dimenstein é um energúmeno, está fora do Brasil e não conhece a realidade deste Paiz, com “z”.
    Aqui tudo é uma mer…, saúde,segurança,educação,classe política, etc… A única salvação é ter pessoas iguais a vc que ainda conseguem escrever e dizer o que pensam sobre tudo isso.
    Sou da opinião de que o barbudo deve mesmo ser atendido pelo SUS, afinal ele mesmo elogiou este sistema.
    Se eu precisar de um bom atendimento médico, tenho que pagar plano de saúde, caso contrário, morro à mingua.

  14. Angela Leite

    -

    31/10/2011 às 17:05

    “minoria” precisamos refletir sobre isso..

  15. Robert Swadson

    -

    31/10/2011 às 17:00

    Saúde e Política não se misturam! Quando que o sus foi perfeição? Nem há 15 anos atrás! mas podem lacerar o rebosteador utilizando a lâmina que recobre a extremidade distal da nossa falange terminal. Vamos manter firmes!

  16. pedro couto

    -

    31/10/2011 às 14:07

    Pelos comentários, percebe-se que a opinião da maioria dos leitores é em função da própria bravata dita pelo Lula, em que ele diz: “a saúde no Brasil está próxima da perfeição”. Ora, se realmente ele acha que a saúde no Brasil está próxima da perfeição. Então que se faça uso deste sistema. Pelo menos para confirmar a veracidade da sua afirmativa. Por outro lado, não faz sentido o Senhor Gilberto Dimenstein, se revoltar contra os comentários feitos pelos leitores, sobre a doença do Lula. Porque durante oito anos, ouvimos de tudo que o Ex-Presidente pronunciou. Até mesmo, dirigindo palavras ofensivas a muitos Eleitores, principalmente aqueles em que ele julgava ser oposicionista. Agora chegou a vez do pessoal se manifestar, dando-lhe o troco. Não que seja por maldade, mas para que o Lula comprove que a frase acima pronunciada não condiz com a realidade.

  17. celia pereira

    -

    31/10/2011 às 13:20

    Ele blasfemou, ele atacou pessoas honestas atribuindo coisa que estas pessoas não fizeram. Sinto muito, não tenho nem um pouco de generosidade com ele, pois atrás daquele ar de pessoa santificada, existe uma pessoa má, repleta de más intenções, se fosse bom, não teria permitido a roubalheira que hoje esta institucionalizada no país e por ele. Esta roubalheira conivente deixou milharws de crianças sem creche, sem saúde, sem moradia e sem perspectivas de sair do bolsa esmola que propositalmente ele não quer que saia.

  18. Sandra

    -

    31/10/2011 às 13:15

    Ao Lulla:
    - callado!!!

  19. celia pereira

    -

    31/10/2011 às 13:14

    É um verdadeiro Lambe-Botas.

  20. DIOGO FEDERER

    -

    31/10/2011 às 13:08

    Acho que esse Dimenstein tá sem rumo.
    Normal nas mentes dirigidas pela ideologia e não pela verdade.
    Ele nunca foi grande coisa em termos jornalisticos. Só tem moral lá na folha

  21. valdir

    -

    31/10/2011 às 12:47

    como? vc não quer que ele use um serviço a beira da perfeição? o sus está perfeito para ele, vc tem provar do que fala….. afinal, é bom ou não? o lula só perde para o odorico paragussú!!

  22. Isabel

    -

    31/10/2011 às 11:48

    Seria bom o Lula se tratar no SUS sim, pra ele sentir na pele a “perfeição” do sistema público de saúde.

  23. Paulo Bento Bandarra

    -

    31/10/2011 às 11:24

    Ele não estaria obrigado a se tratar na rede pública se não falasse tão demagogicamente contra a iniciativa privada. Aquela atividade que só “pensa no lucro” é a que também garante a excelência, tanto na saúde como na educação. Porque ele não se trata numa “estatal da saúde” agora?

  24. SILVIO

    -

    31/10/2011 às 11:16

    ANALFABETO OU NÃO, CORRUPTO OU NÃO, LULLA FOI PRESIDENTE ELEITO POR PARCELA DA POPULAÇÃO, TERÁ TODOS OS DIREITOS DE UM EX-PRESIDENTE. SÓ UM IMBECIL NÃO APROVEITARIA OS BONS HOSPITAIS DE SÃO PAULO. FAMILIARES MEUS MORRERAM POR MAU ATENDIMENTO DO SUS, OUTROS ESTÃO NA ESPERA DE MESES PARA ATENDIMENTO, MAS SÃO PESSOAS COMUNS. BRASILEIROS DO DIA A DIA….
    A LULLA NADA DEVE SER DESEJADO, SEU ORGANISMO É QUE TERÁ QUE SAIR DESSA…..

  25. Fernando

    -

    31/10/2011 às 11:08

    Reinaldo: mais uma vez com toda razão! Repito: toda!

  26. rodrigo

    -

    31/10/2011 às 11:01

    também não gostei dos textos e sou Lulista, no mais, nos destemperos das paixões e da falta de solidariedade e ainda das odiosidades que não acredito deixar impunes quem as profere, ao se cristalizarem palavras afloram preconceitos talvez piores do que o mérito impõe.
    Como sugestão e para não perder a razão, assim como não é dado apropriado gritar e se exaltar ao falar de assuntos sensíveis, utilizar caixa alta, grifos e aspas, o que sugere os mesmos gritos e açoites insensíveis também demonstra uma paixão desnecessária e inútil.

  27. peregrino

    -

    31/10/2011 às 10:05

    Este Dimenstein é um lixo, é um Petista roxo, o Lulla deveria se tratar era no SUS mesmo, já que ele disse que o SUS chegou a perfeição, ele deveria dá o exemplo, já que afirmou isto ao povo Brasileiro, mas duvido que ele faça isto, espero que o Lulla fique muito tempo sem poder falar, só assim vamos nós livrar de tantas infâmias que o Lulla disse de muitas pessoa sérias e honestas deste País.

  28. Evandro

    -

    31/10/2011 às 9:54

    O que causa tamanha irritação é o fato que uma simples frase expõe anos de governo demagógico. E um político tão demagogo que chegou ao ponte de dizer que tinha até vontade de ficar doente só para ser atendido em uma unidade pública de saúde.

  29. Marcos F

    -

    31/10/2011 às 9:48

    Terceiro?
    Isso é incentivo ao terrorismo, Rei!

  30. Marcelo-SP

    -

    31/10/2011 às 9:34

    Ainda sobre Dimenstein, Cristovam Buarque, Lulla, educação e saúde, ressalto dois pontos:

    1. O projeto de Cristovam Buarque é realmente despropositado, mas seria interessante, hoje, ver alguém perguntar ao senador, no estilo CQC, por que ele não propõe o mesmo remédio - sistema público - para os políticos e seus familiares. A resposta seria uma boa medida para ver até onde param em pé as convicções do parlamentar.

    2. Se por um lado não concordo com obrigar políticos a tratarem-se pelo SUS, por outro, também discordo do “cheque em branco” a parlamentares, ministros, presidentes e ex-presidentes para recorrer aos mais caros estabelecimentos e profissionais de saúde. Qualquer um tem o direito de buscar o melhor para si e sua família, seja em educação, seja em saúde. Mas que, a partir de certo ponto, façam do seu próprio bolso. Pagar a conta com dinheiro público, seja de que tamanho for, para as altas castas políticas no Einstein ou no Sírio-Libanês é um privilégio gritante frente à saúde pública oferecida ao Zé Ninguém.

  31. Marco Antonios de Souza

    -

    31/10/2011 às 9:12

    Esse Dimenstein é um infeliz. Escreve e depois não aguenta a pressão.Acho que ele deveria ir para o caderno Ilustrada da Folha comentar sobre culinaria.Assim não tem que mudar de opnião a cada 24 horas.

  32. Marcelo-SP

    -

    31/10/2011 às 9:06

    Esse bobalhão de convescotes travestidos de movimentos pela educação escreveu em artigo na FSP, em 2007, o seguinte:

    “Ninguém levou a sério projeto lançado, na semana passada, pelo senador Cristovam Buarque, que obriga os governantes e parlamentares a matricular seus filhos apenas em escolas públicas. Não se levou a sério porque sabemos que o projeto jamais seria aprovado, seja por falta de apoio político, seja por questões legais. A provocação, todavia, é séria. Conviver com o descalabro de tanta gente doente silenciosamente só é explicável porque os grupos mais poderosos estão muito distantes da educação pública, acompanhada de longe, apenas pelos frios indicadores.”

    Deveria achar, então, as provocações sobre Lulla tratar-se no sistema público de saúde tão sérias quanto, não? Por que é justo “provocar” os filhos dos políticos na hora de escolher a escola - coisa pela qual, podemos supor, sofrerão as consequências pelo resto de suas vidas - e não se pode fazer o mesmo com o Apedeuta na hora de tratar um câncer? Dimenstein não passa de um nádegas flácidas que defende a educação até o limite de não incomodar os colegas de cocktail esquerdóides.

  33. walter

    -

    31/10/2011 às 9:00

    Parabens Reinaldo pelo seus comentários. Você tem o dom de colocar em palavras claras e limpidas aquilo que eu gostaria de dizer. Como por exemplo nesses textos ridículos do Dimenstein. Esse senhor não deveria se expor tanto assim, acho eu.

  34. Daisy

    -

    31/10/2011 às 8:59

    Reinaldo,
    sou absolutamente solidária ao ser humano Luiz Inácio da Silva.
    Torço ao mesmo tempo em que lhe envio a melhor das minhas energias para que se restabeleça. Conheço bem a maneira peçonhenta como este mal se engendra pelo meio de nosso organismo, evoluindo com suas garras silenciosas. Sei bem a debilidade que causa seu tratamento e, por vezes, penso até que a tentativa de cura mata mais depressa do que a ignorância da existência do mal.
    Mas… isso é fugir do foco de minha consideração.
    Ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cidadão acima da lei e da ordem, desde seu tempo de sindicalista, desejo reflexão.
    O SUS perfeito que inaugurou em Pernambuco, por exemplo, deveria ser mesmo o palco de seu tratamento. Serve ao povo, porque não a ele, “homem do povo e dos pobres”?
    Tendo sido essa a máxima de sua gestão, por que não agora orar pela mesma bíblia?
    Se há mágoa e revolta da parte do povo, que precisa enfrentar a labuta diária sem qualquer benesse do dinheiro do apadrinhamento, esta não é contra a doença, mas a atitude desta criatura de palavra fácil e de atitude equivocada.
    Aliás, palavra tão fácil e enganosa, que a Providência a tornou difícil e, sobretudo, silenciosa.
    É tempo do ser humano Lula repensar no peso que sua expressão de falsa esperança causou naqueles que nele confiaram. Será tempo para refletir a respeito de seriedade e honestidade. Assim como será tempo de restabelecer contato com aquilo que lhe falta, a humildade e equilibrar aquilo que sobejamente lhe sobra, o Ego.
    Que ele use o momento difícil para meditar.

  35. BRUNO

    -

    31/10/2011 às 8:41

    Tio Rei, isso deveria ser lei. Políticos têm de colocar filho em escola pública e se tratar em hospital público. Daí teríamos uma grande chance de melhorar esses serviços. Assim entendo… abs

  36. Silva

    -

    31/10/2011 às 8:30

    O povo nao quer mais SUS! O povo quer mais saude! Quando o tempo varrer os utopistas cinicos e oportunistas do poder todos terao melhor
    assistencia em saude. Lula, Dilma, esses ja estao encontrando com esse fufuro.

  37. Edna

    -

    31/10/2011 às 7:57

    Sempre que sintonizava a CBN, tinha que ouvir ora o Dimenstein ora o Conin. Ou sou muito azarada ou eles aparecem por lá o dia inteiro, daí a coincidêndia de estarem no ar a cada vez que tentava ouvir emissora. Consegui finalmente me livrar dos dois: desisti de ouvir a CBN.

  38. Ubirajara Acacio Pereira

    -

    31/10/2011 às 7:48

    Quando as pessoas sugerem que Lula se trate no SUS, não há qualquer tipo de desejo ou insinuação sobre a doença e sim a manifestação inequívoca de que se o Sistema Único de Saúde, propalado por Lula está próximo a perfeição, porque não utilizá-lo neste caso? É demonstração clara de que o que se fala não representa a expressão da verdade e não se confia na perfeição do sistema. Óbvio.

  39. Adilson

    -

    31/10/2011 às 2:30

    O Jornal das Dez na Globonews deste sábado dedicou os 25 minutos iniciais do programa à doença de Lula. É falta de pauta?

  40. Airton

    -

    31/10/2011 às 2:17

    Quando um parente é assassinado , de qualquer forma que seja , as pessoas vão as ruas pedindo justiça , na minha opinião as pessoas que pedem que o Lula se trate no SUS, , estão simplesmente pedindo justiça .
    PS. tratamento no SUS seguindo a mesma burocracia dada a qualquer ser humano que seja obrigado a se servir do serviço.

  41. Diogo

    -

    31/10/2011 às 2:12

    Fiquei com vergonha alheia do Dimenstein.

  42. Ron

    -

    31/10/2011 às 2:02

    Parabéns pela crítica Reinaldo. Estamos cheios já de bajuladores de plantào do Sr. Lula.
    Nào é porque ficou doente que vai virar santo. NÃO VAI MESMO pois nós não esquecemos a péssima administração que ele fez e nem de tudo o que ele escondeu (dizendo que não sabia de nada). Esse Dimenstein fala tanto do Brasil, de cidadania, da pobreza e blá blá blá. Mas….mora num dos estados mais ricos dos EUA. Por que ele não vem morar aqui na periferia de SP ou RJ? Por que não vai morar em Cuba?

  43. Bianca

    -

    31/10/2011 às 1:54

    Ele tinha q ir para o SUS mesmo. Pois a saúde na sua gestão não melhorou em relação a anterior?

  44. Doubt

    -

    31/10/2011 às 1:54

    Sábado, o repórter de plantão(!), do JN, ao vivo, diretamente da porta do hospital S-L, registrou que o “ex-Presidente saiu andando”! Nossa!!!
    É o primeiro milagre!
    Mas o que será que ele esperava?
    Saísse em carruagem de uma ONG? Carregado em maca por escravos? Nos braços de assessores, já que a doença estaria em seu estágio inicial?
    É cada uma…
    A propósito, qual o nome daquele colunista mesmo? Hein? Dilmenstein? Ah, bom. Tá explicado.

  45. Paola Bonelli

    -

    31/10/2011 às 1:51

    Decididamente, Dimenstein já teve dias melhores. Talvez por estar fora do país, faz com que ele veja as coisas de uma maneira diferente; não sei se melhor ou pior. Mas lendo a matéria inteira, juro que fiquei com medo dele falar em censura. Quando ele fala que a facilidade de propagação da notícia pela internet é boa ‘por um lado’, mas que por outro ‘tem de se educar o leitor’, sinceramente… Já ouvi isso de bocas piores. Sem entrar na doença do Lula, a minha impressão é a de que as pessoas têm o direito de se manifestar, assim como ele o fez. É a melhor maneira para que possamos conhecê-las.

  46. PIMENTA NO SUS DOS OUTROS É REFRESCO É ???

    -

    31/10/2011 às 1:39

    Só pra lembrar que quando Mario Covas estava com câncer levou foi cadeirada, paulada e muito sopapo de ptraias em manifestação preparada pelo PT.
    Zé Dirceu até falou ´´vamos bater neles nas ruas e nas urnas“. É fato.
    Agora todo mundo quer ser santinho ???

  47. Donata Barros

    -

    31/10/2011 às 1:23

    Pois eu acho, sim, que ele deveria se tratar no que sempre pregou como o que havia de melhor para o povo que o elegeu e lhe deu boa via!
    Acho, sim, que ele está moralmente obrigado a se tratar no SUS! Afinal, ele mesmo disse num dos palanques da vida que ele tanto adora, que “dava até vontade de ficar doente”!
    Pronto, Deus, seu subordinado, concedeu-lhe a graça!
    Cumpra-se a promessa, então!

  48. Oliveira Jr

    -

    31/10/2011 às 1:13

    O Dimenstein precisa entupir os ouvidos com papel higiênico para o cérebro não vazar pelas orelhas. Ele está parecendo porteiro de prostíbulo, que sorri para cafetões e prostitutas apenas porque lhe pagam bem. No dia em que tiver uma idéia própria terá um orgasmo simultâneo.
    Dimenstein ainda quer educar e-leitores, como se fosse o suprassumo do brilhantismo intelectual.

  49. DuraLexSedLex

    -

    31/10/2011 às 1:03

    Caríssimo.
    Se “O câncer não é instrumento de vingança política, não é uma lição de vida, não é um livro didático! Ele só ensina que é preciso vencê-lo. Nada mais!.”, o que dizer das diferenças de posturas éticas morais, e de poder aquisitivo?
    NInguém adoece porque quer, nem é castigo de De*s adoecer. Seriam desígnios de De*s? As “insondáveis vontades divinas?” AS pessoas irredutíveis e persistentemente más (sim, elas existem!), assim o são por desígnios divinos, ou na melhor das hipóteses, porque De*s assim permite que sejam, e queimem nos fogos do inferno? As pessoas diagnosticadas, Têm ou não o acesso ao tratamento com ou sem a permissão divina? Ou serão “carmas” de vidas passadas?
    Tanto ódio destilados contra os atos do apedeuta, teriam sido infundidas por “formadores de opiniões”?
    Quem é Lula? A figura pública que conhecemos. Pouca gente Brasil afora conhece o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo os políticos. Mesmo Dilma. Mesmo Marisa. Ninguém sabe se o cidadão Lula, sequer se assemelha ao Lula público, ou se é melhor ou pior. Suspeitamos.
    Os gritos de “vá se tratar pelo SUS!”, ou “vá para Cuba!”, são para o Lula que conhecemos, e são merecidos. Equivalem no Brasil real em que vivemos a “f*da-se!”. Têm tanta maldade como as pragas e “malquerença” dos outros supostos comentários descartados. Só não estão explícitos.
    Ignorar limites ético-morais e locupletarem-se, é um dos caminhos elegido por muitos. Outros, sequer esta chance tiveram. Neste mundão de De*s a gente encontra ambos os tipos. Ignorá-los e seguir em frente?
    Claramente o cidadão Lula escolheu um caminho.
    De*s teria lhe dado uma chance de redenção?
    Gostaria muito de acreditar nisso, mas claramente tem gente que acha que isso é sordidez…
    O que tiver que ser, será.
    Se desejar a mulher do próximo significa que adultério já cometemos, que assim seja também em desejarmos o mal…
    A mulher que desejamos não é baranga, nem o objeto do desejo do mal um santo.

  50. BOB

    -

    31/10/2011 às 0:58

    Não é o caso isolado de Lula; sempre que um político fica doente e procura um hospital da “zelite” chovem mensagens exigindo que ele se trate pelo SUS. Isso já aconteceu com Dilma, com Roseana Sarney e muitos outros. Uma variação é exigir que o político se trate não em SP, mas no seu Estado de origem.

  51. codnome v

    -

    31/10/2011 às 0:55

    QUAL O PROBLEMA DE QUERER QUE O LULA SE TRATE NO SUS?

    O SUS NÃO É “QUASE PERFEITO”?

    ONDE ESTÁ A VERGONHA NISSO DIMENSTEIN?

  52. J L V

    -

    31/10/2011 às 0:46

    Que ridículo o texto de Dimenstein…o que tem demais as pessoas acharem que Lula deveria se tratar no SUS? É ofensivo dizer isso, por acaso?? Provavelmente essas pessoas pensam que se Lula, durante seus dois mandatos, não tivesse sido tão conivente com a corrupção, talvez tivesse sobrado muito mais dinheiro para investir na saúde…ofensivo seria se essas mesmas pessoas estivessem dizendo: que bom, que beleza, tomara que morra…isso sim seria baixar o nível.
    Texto realmente idiota, o jornalista quis se redimir e a emenda ficou pior que o soneto..

  53. misael

    -

    31/10/2011 às 0:44

    Quando LULA declarou que o sistema público de saúde do Brasil estava próximo da perfeição DIMENSTEIN escreveu alguma crítica a esta fala?

  54. Barba

    -

    31/10/2011 às 0:40

    Dimenstein funciona por tentativas e erros, não foi forjado a ferro e fogo; no calor da batalha, como Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes; será sempre coadjuvante. Falta-lhe personalidade! Outra: por que Lulla não poderia se tratar no SUS, se elle e o povo são irmãos siâmeses; seria a união do discurso com a prática, como bem disseram. Os leitores e eleitores tem todo o direito do mundo de questionar homens públicos.

  55. ConnorMcleod

    -

    31/10/2011 às 0:35

    Sempre gostei do Dimeinstein, mas ultimamente acho que o nobre jornalista de outrora segue por caminhos tortuosos…

    Nego-me a acreditar que ele cedeu as tentacoes…….

  56. Ana Jacob

    -

    31/10/2011 às 0:31

    Caros,

    Os textos do Dimeistein só nos revelam que bobagens podem ser escritas por árabes e/ou JUDEUS. O Criador forneceu a todas as criaturas o discernimento. Alguns usam; outros fazem pouco caso. Independentemente de etnia e religião, uma coisa é fato: em sua maioria, os jornalistas mais mistificam que informam. VOCÊ e alguns poucos são a exceção que confirma a regra.

    Deus te abençoe, Rei!

  57. Véio João

    -

    31/10/2011 às 0:10

    Lula, o verdadeiro descobridor do Brasil, adora, como todo o petralha, se vangloriar pelos acertos e eximir-se dos erros culpando antecessores e adversários políticos.Devia sim se tratar pelo SUS por ser o responsável por esta droga de atendimento na saúde pública, afinal estão no poder há nove anos.

  58. Incisiva

    -

    31/10/2011 às 0:07

    Acho que temos o direito de cobrar que Lula vá ao SUS, porque foi ele quem disse que era uma maravilha e que a saúde no Brasil estava chegando à perfeição. Então, que ele tente experimentar essa perfeição e sinta como é tratado o povo, que tem importância para eles todos nas URNAS. Sim, porque tudo o que pregam e fazem de estardalhaço, tem um objetivo: encher URNAS com votos favoráveis. Então, Sr. Dimenstein, recolha-se! E se não conseguir um texto decente, não publique nada! Vá passear!

  59. Giorgio Seixas

    -

    31/10/2011 às 0:02

    Imprensa para “educar o povo” é coisa típica de totalitarismos. Todos os caras que acreditaram ou acreditam que a função do jornalista é “educar seus leitores”, invariavelmente tinham ou têm um ou até todos estes traços em comum: fetiche com bigodes e barbas exóticos, fardas/ternos bem cortados e discursos inflamados e longos. Os mais “modernos(!)” vez por outra até usam agasalhos esportivos… Pessoalmente, enquanto leitor, digamos assim, gosto muito de jornalistas que têm opinião, mas que se limitem a manifestá-las a reboque dos fatos que informam, não o contrário. Um cara na posição do Dimenstein ignorar isso e escrever uma barbaridade pretensiosa dessas naquele texto, só nas seguintes hipóteses: burrice, delírio egóico ou desvio de caráter. E burro, definitivamente, ele não é.

  60. Fátima

    -

    31/10/2011 às 0:01

    Rigorosamente não há NADA de ofensivo na SUGESTÃO. Considerar como ofensa revela o PRECONCEITO, que ele e uma grande parte dos brasileiros alimentam: SE ele não se considera uma pessoa comum, por quê ESTARIA sujeito ao tratamento no SUS? Convenhamos, porque NINGUÉM merece.

  61. Titus Petronius

    -

    30/10/2011 às 23:58

    O assunto já virou piada, mas quem começou a brincar primeiro? Então vamos lá: Lula deveria recorrer aos SUS, sim, por ter dito aquela grande asneira sobre o sistema público de saúde, quase perfeito, segundo ele. Piada, né? Mas as piadas do chefe os petistas não patrulham; só as nossas. Talvez agora Lula aprenda que com saúde não se brinca. Nem com a saúde dos outros…

  62. Humberto de Luna Freire Filho

    -

    30/10/2011 às 23:56

    Realmente, Luiz Inácio Lula da Silva não é o único responsável pela qualidade da saúde pública no Brasil.Concordo totalmente.Porém para ser coerente com o dito,(por ele) que o serviço público de saúde no país está próximo da perfeição, eu como médico(neurocirurgião) acho que ele deveria realizar o seu tratamento nesse mesmo serviço público de preferência não usufruindo da condição de ex presidente, obedecendo o critério de agendamento em consultas e procedimentos. Seria o coroamento de sua gestão na área da saúde.

  63. Luiz Eduardo

    -

    30/10/2011 às 23:55

    Não era mais simples…ele não falar nada? Ou simplesmente torcer por sua recuperação?

  64. Emillie

    -

    30/10/2011 às 23:52

    Eu li o segundo texto de Dimenstein e achei ridículo. Lula pode sim ter um bom tratamento porque ele tem condições financeiras para isso e porque merece. Mas e a maioria da população que não tem um plano de saúde, não tem condições financeiras para pagar exames e tratamentos e dependem única e exclusivamente do SUS? É este ponto que as pessoas questionaram através da internet que este colunista da Folha definiu como “tolice sem tamanho” e “esgoto de ressentimento e da ignorância”, querendo ainda dizer que um dos papéis dos jornalistas é “educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência.”

  65. Cris Azevedo

    -

    30/10/2011 às 23:51

    Rei

    Esses tipos da Folha são tão bajuladores que sempre me provocam um misto de vergonha alheia e nojo.
    Morro de rir, todavia, com a postura “povão” do Dimenstein. Ele é o típico defensor petralha da poveza , daqueles cheios de empregados e carrões na garagem, que só passam férias em Paris.Daqueles que conhecem pobre de ver na TV. É um tolo!

  66. Adriano

    -

    30/10/2011 às 23:49

    Enquanto esse tipo de gente (politicos) nao passar pelo SUS, nao botar o carro nas estradas (avião é moleza) e nao botar o filho na escola publica, vai continuar sem dar a decida atenção a esses setores

  67. Leonardo Diniz

    -

    30/10/2011 às 23:43

    Reinaldo,
    Você tem razão ao afirmar que os políticos não têm obrigação de usarem o SUS. Mas acho que também não deveriam ter suas contas em hospitais de alto nível pagas por quem não tem acesso a esses mesmos hospitais. Esses mesmos que tramam para oferecer aos brasileiros mais humildes médicos formados em Cuba, com revalidação automática de diploma, escolhem a nata para si próprios, sem prejuízo de cantarem em prosa e verso o SUS como o melhor sistema de saúde do mundo, invejado por todos.

  68. O Pica-pau

    -

    30/10/2011 às 23:38

    Mas que português difícil esse do Dimenstein, hein?
    Se o Dimenstein tiver o mesmo “talento” para escrever que o *Chalita, vai que, em milhares de textos, ele acerte? A esperança é a última que morre.

    *Eu não podia perder a chance! He he he!

  69. Henrique

    -

    30/10/2011 às 23:37

    Reinaldo, até ler o seu texto eu também achava que o Lula deveria ser submetido a um hospital do SUS, pois achava que a saúde seria de responsabilidade exclusiva do governo. Depois de lê-lo, eu não havia pensado sob o seu ponto de vista, e como quase todas as outras coisas que você escreve, concordei com ela. Realmente um político não deve ser obrigado a tratar no SUS porque não é o único responsável pelo estado do mesmo. Mas mantenho minha opinião e continuo achando que o Lula deveria ter buscado seu diagnóstico e tratamento no SUS, não por ele ser o único responsável por este sistema, mas sim por ter declarado que a saúde pública no Brasil está próxima da perfeição, ou seja, no nível em que ele se orgulharia de ser tratado.

  70. benesaturnino

    -

    30/10/2011 às 23:24

    A meu ver, quando se diz que um político deveria se tratar na rede SUS, ou, que seus filhos deveriam estudar na escola pública, não se deseja isso, porque seria burrice, mas o que se quer dizer é que essas pessoas(políticos) nada fizeram para melhorar a educação, os hospitais públicos e que o momento é adequado para se pensar o quanto de sofrimento se vive quem não tem outra alternativa.
    De fato, afinal qual a finalidade da dor, do sofrimento?
    Não vejo como castigo não, é a oportunidade que o ser humano tem para refletir, questionar, buscar o porque do sofrimento físico e assim concluir sobre as próprias necessidades de ser melhor, menos arrogante, mais humilde.
    Que o Lula saia desse mal físico ganhando pontos positivos para sua evolução.

  71. Claudio

    -

    30/10/2011 às 23:24

    Dimenstein e Elio Gaspari são a quintessencia do jornalismo petralhista disfarçado de “isentista”.

    É nesse tipo de situação que petistas como o Gilberto admitem a farsa que se criou em torno da situação da saúde no Brasil? E todos os brasileiros que morreram de dengue? O que eles dizem sobre os brasileiros que morrem na fila dos hospitais?

    Você não sente vergonha disso Gilberto?

  72. carlos eduardo

    -

    30/10/2011 às 23:18

    Reinaldo , sabe o que me irrita e envergonha nesse papo Lula/SUS é a falta de vergonha das pessoas que governam o Brasil.
    Na França, Inglaterra e Alemanha os governantes usam o sistema público.
    Nos Estados Unidos a família Obama usa um Hospital Militar (National Naval Medical Center in Bethesda).
    Se uma filha do Obama ficar doente, eu acho que ele gostaria de internar a filha no melhor hospital americano, no caso, no Johns Hopkins Hospital, mas ele não faria isso nunca.
    A primeira coisa que os americanos perguntariam é, quem vai pagar a conta?
    No Brasil após 17 anos de presidentes de esquerda, nos criamos uma “Nomenklatura” de milhares de pessoas no executivo/legislativo/judiciário, que usam os hospitais mais caros do Brasil por nossa conta.
    Eu gostaria de saber do Lula,Dilma e FHC se os hospitais militares,o Hospital de Base de Brasilia e o Hospital da clinicas de SP são tão ruins assim.
    Falta vergonha na cara.

  73. alexandre

    -

    30/10/2011 às 23:11

    Reinaldo

    Aqui, ao meu ver, uma afirmação completamente falsa de Gilberto:

    “Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas…”.
    Ele atribui a manutenção da democracia como obra de Lula, como se Lula tivesse algum respeito pelas regras democráticas ou mesmo, enquanto executivo, tivesse trabalhado por ela.
    Isso pra mim é absolutamente falso!
    A democracia, ao meu ver, ainda não foi para o vinagre por circunstâncias alheias a vontade de Lula e o PT e não por algum empenho democrático dessa gente.

  74. Silva Júnior

    -

    30/10/2011 às 23:02

    Sinceramente, desejo a plena recuperação do Apedeuta. De todo coração, desejo que ele vença essa situação. Agora, com todo respeito, não vejo nenhum problema nessa cobrança que se faz, afinal foi ele mesmo que falou essa bobagem ao dizer que a saúde pública era perfeita.

  75. lez

    -

    30/10/2011 às 22:58

    Grande Rei… Mata a cobra e mostra o pau…. hahahahah

  76. zoot

    -

    30/10/2011 às 22:56

    Excesso de zelo(hospital dazelites) SALVA. Excesso de negligência(SUS) MATA!

  77. Leonardo

    -

    30/10/2011 às 22:55

    Lembrem-se de Florestan Fernandes….

  78. zoot

    -

    30/10/2011 às 22:50

    Quero avisar que a minha mensagem de 22:49 , foi censurada na Folha!

  79. Jorge

    -

    30/10/2011 às 22:49

    E o cara ainda vem dizer que jornalista tem que educar as pessoas. Não esse tipo de pelego. Tem pouco jornalista que está com essa bola toda. Felizmente, caro Reinaldo, você é uma grata exceção.

  80. Gilnei

    -

    30/10/2011 às 22:43

    Gilberto Dimenstein diz em seu texto que Lula tratou de seu câncer com transparência e altivez. Pois bem, em relação a transparência, por que haveria de ser de outra forma? Com relação a altivez, dado ao passado e presente do grande líder, óbvio que o homem do “nunca antes” deveria tratar a doença com superioridade, afinal, como Sarney, Lula não é um homem comum.

  81. Na Granja Petralha - Em Tempo

    -

    30/10/2011 às 22:28

    Quando disse, abaixo, que o subjornalismo “destipaíz” é o cocô do cavalo do bandido, quis dizer que aquele que o defende é a mosca… do cocô do cavalo do bandido.

  82. Gatusso

    -

    30/10/2011 às 22:25

    Eu até duvido dessa doença do apedeuta. Sei que ele costuma copiar as “ideias” do amigão chávez e seu “pai” o ditador miserável de Cuba.

  83. Na Granja Petralha

    -

    30/10/2011 às 22:20

    Será que Dimenstein fará o terceiro texto para explicar o inexplicável ao Brasil decente? Estou certo que não. Afinal, a “maioria” dos brasileiros não pensa, torce! Isso é que se chama subjornalismo, o cocô do cavalo do bandido. O que falta a essa gente tem nome: vergonha na cara!

  84. Jorge Chequer

    -

    30/10/2011 às 22:14

    Caro Reinaldo:
    .
    Moralmente(?),o Lula, ao se recuperar,
    deveria responder porque escolheu um hospital particular
    em vez do SUS,uma vez que (e isto basta),
    como representante maior do país(use,mas não abuse),
    alardeou,forçando a garganta,que estávamos diante
    de uma saúde quase perfeita,tipo exportação.
    Já o sr Gilberto Dimenstein, aos 53 anos,
    se expõe como um “mauricinho” e provavelmente
    não passará disso.

  85. OLHO POR OLHO

    -

    30/10/2011 às 22:13

    REINALDO, ESSA DOENÇA NÃO EXISTE, SERÃO TRES MESES DE MUITA BADALAÇÃO E APÓS , TEREMOS O MAIS NOVO HEROI DO CANCER ,DEPOIS DA DILMA. O PALCO ESTÁ MONTADO E O ESPETÁCULO , QUE NÃO É DO CRESCIMENTO E SIM DA FARSA, JÁ COMEÇOU.

  86. Anônimo

    -

    30/10/2011 às 22:09

    E que tal se tratar na Itália?

  87. CW

    -

    30/10/2011 às 22:08

    Os estadunidenses loirinhos de olhos azuiz, possuem tecnologia e conhecimento para o tratamento dessa doença!

  88. Caio Augusto Limongi Gasparini

    -

    30/10/2011 às 22:07

    A pior parte do texto do Dimenstein é aquela em que ele se refere ao ressentimento e à ignorância. uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância”. Indignação pela vergonhosa situação do sistema público de saúde, que nos fornece diariamente cenas dramáticas de cidadãos aguardando atendimento no chão de corredores de hospitais emporcalhados, que nos surpreende frequentemente com escândalos como os do Hospital de Sorocaba, não é ressentimento! Pressionar a figura pública de um ex-presidente, que viveu de apregoar milagres que operou no Brasil, sempre atuando com rasteira demagogia e evitando o enfrentamento sério e sistemático de nossas dificuldades, e cujo grupo político ainda continua no poder, não é ignorância! Fico aqui imaginando com meus botões: Se ele sente enjoo pela campanha em relação a Lula, e se tem conhecimento sobre a mazela em que o SUS se constitui, que será que ele sente ao ver tanta gente sofrida ser preterida, mal atendida, de certo modo e em alguns casos assassinada pela negligência do Poder Público? Será que ele também sente enjoo? Por que nunca escreveu uma linha a esse respeito?

  89. Lúcia R.

    -

    30/10/2011 às 22:05

    Ai, ai,ai o Fantástico/Patricia Poeta fala ao vivo com reporter na frente da casa do ex-presidente e quer saber a que horas elle sai de SBC para o hospital.Ai, meu Deus.Eles vão acompanhar passo a passo desse tratamento.
    Acho que ninguém quer o mal de uma pessoa seja quem for.
    Sorte que elle pode ter o melhor hospital e melhor equipe médica, não é?
    INDIGNADA 29:54 tem razão vai render notícia por muito tempo.

  90. claudio

    -

    30/10/2011 às 22:05

    Eu gostaria sim que elle fosse se tratar através do SUS que está a beira da perfeição.Mas com tanto desvios vai para A.E.Porém acredito que a conta vai sobrar pra nós.Só de não ouvir sua voz me sinto aliviado.

  91. Bobinha

    -

    30/10/2011 às 21:58

    Eu só desejo ao IGNORANTE MOR, muito sus pra ele e pra familha.

  92. ricardo carvalho

    -

    30/10/2011 às 21:53

    Dimenstein - um bobão.

  93. atenta

    -

    30/10/2011 às 21:51

    Senti a mesma coisa quando li otexto do Dimenstein, defendendo o pobre ex-presidente. Eh facil virar a casaca quando se est’a, como ele, em Harvard, longe daqui e desta realidade desrespetosa com a saude do povo brasileiro. Sou medica e acho sim, que ele deveria usar o sistema que NAO funciona. Pacientes nao conseguem marcar exames, leva no minimo 6 meses uma colonoscopia mesmo com a hipotese diagnostica de algo RUIM como um tumor. Os recursos humanos sao gabaritados mas nao se consegue aplicar o que se sabe pela inercia do sistema e falhas estruturais que parece nao sao sanadas para nao funcionar. Vide o caso das gestantes vira e mexe que nao conseguem maternidade com UTI , vide o caso recente da gestante mae de gemeos no RS que viajou 800km e chegou em choque septico. Ah, tinha uma ambulancia UTI linda parada em sua cidade, mas ainda sem autorizacao pra funcionar…nao precisa ir longe, nao sabia que ate o sr, Dimenstein, a despeito de sua cultura, compactua com a hipocrisia generalizada deste Pais…

  94. Rodesiludido

    -

    30/10/2011 às 21:51

    Pois é né, se Lula fosse rei da Suécia poderia utilizar os hospitais públicos como faz a rainha Sílvia.

  95. Aspilcueta

    -

    30/10/2011 às 21:51

    Deixem o homem se tratar onde ele quizer, isso não vai mudar nada quanto ao seu atual sofrimento, que com certeza, está em voltas de seus conflitos íntimos gerados pela dúvida de sua total cura e, consequentemente, ficar ausente daquilo que ele adora: “viajar, fazer fanfarronice e sentir-se aureolado por onde passa”

  96. Creuza Maria

    -

    30/10/2011 às 21:45

    Ora, ora , ora, se o apedeuta disse que o nosso sistema de saúde está bem, então que ele vá se tratar em um hospital público.Eu estou até gostando da polêmica, porque vai mostrar as contradições desse mollusco, que de povo, não tem mais nada, agora ele pertence à “zelite”

  97. Ulanes

    -

    30/10/2011 às 21:43

    Brasileiro é um povo tão calejado das mazelas deste país que se acostumou a fazer chacota de muitas situações, boas e ruins. As piadas não pouparam o grande e inesquecível Ayrton Senna na sua morte prematura, os Mamonas Assassinas e o cantor Leandro. Aí começam umas piadas aqui e ali sobre o câncer do Lula e muita gente começa a se doer e a censurar, julgar e condenar os outros. Não sou a favor de tripudiar em cima da doença de ninguém, mas estão deturpando e potencializando esta discussão para um viés ideológico partidário.

  98. LUIIZZAOOOO

    -

    30/10/2011 às 21:40

    QUEM PAGA A CONTA DESSES POLITICOS NO SIRIO´LIBANES, NO EINSTEIN, E EM OUTROS HOSPITAIS DE RICOS????????????

  99. PAULO ROBERTO URBANO DA CRUZ

    -

    30/10/2011 às 21:40

    Eu falei para ele ir se tratar no SUS porque ele elogiou o mesmo, eu não me trato no SUS porque sei que é uma porcaria, e nunca disse que beirava a perfeição. Feliz ele que pode iniciar um tratamento no dia em que recebe o resultado de câncer, os que dependem do SUS são obrigados a entrar numa fila e ficam torcendo para que os meses que faltam para ser atendidos passe rápido e a doença evolua inversamente proporcional ao tempo que levará para ser atendido.

  100. Alexandre Gonçalves

    -

    30/10/2011 às 21:39

    “(cito no português original)” HAHA
    Perfeito. Lulla tem o direito de se tratar até no inferno se quiser, mas podia dar o exemplo, assim como HH deu ao se internar pelo SUS.
    Tenho um amigo que deu chilique no TT por causa da tag que PEDE a Lulla para se tratar em um de seus maiores feitos quando presidente. Não é pouca coisa. Ele tem 3 mil seguidores e eu, 2 mil.
    O mais engraçado é que ele defendeu que Lulla tem o direito de se tratar onde quiser mas repudiou um grupo de AMIGOS de protestar da mesma forma, livre arbítrio.
    Pessoas assim precisam ler mais filosofia politica.

  101. zoot

    -

    30/10/2011 às 21:38

    Segundo o hospital “dazelite” , o ex-presidente tem 100% de chances de ficar curado. Já os que dependem do SUS, tem quase o mesmo percentual de chances de morrerem.

  102. Renato

    -

    30/10/2011 às 21:33

    Particularmente sou a favor da obrigatoriedade de pessoas que ocupem cargos públicos fazerem uso de servições públicos. Não digo especificamente os políticos, mas eles também. Pode não ser uma solução, mas também não é um “castigo”. Creio que seria uma forma de conciliar prática e discurso. E que o Lula se trate no SUS, com os devidos prazos de espera por uma consulta que todos os seus eleitores possuem.

  103. Jorge S

    -

    30/10/2011 às 21:31

    Acho que ele deveria se tratar nos EUA.

  104. ANONIMO

    -

    30/10/2011 às 21:27

    BOM QUERO QUE O LULA INDEPEDENTE DO SUS OU HOSPITAL PARTICULAR QUERO VER SUA CURA. POIS PASSEI POR ISTO COM MEU MARIDO É DIFICIL E FOI NO SUS.TENHO CERTEZA COM SUA CURA VAI MELHORAR O SUS PARA OS MENOS FAVORECIDOS.POIS O QUE QUEREMOS ANTES DE CHEGAR A FICAR COM A DOENÇA PREVENÇÃO. LULA QUE NOSSA SENHORA ABENÇÕE VOCE SE CURA LOGO E VEM NÓS AJUDAR MAIS PORQUE A SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR.

  105. Sandra

    -

    30/10/2011 às 21:27

    É mesmo! Quanto ódio, não? Mandar alguém se tratar no lugar que ele disse que era perfeito.
    Dimenstein, você é um babaca.

  106. ClaudioM

    -

    30/10/2011 às 21:21

    Reinaldo, quais as possibilidades de estarmos perante um novo Plano Cohen no Brasil, dada a reação quasi-histérica sobre esse fato?

  107. carlos mattos

    -

    30/10/2011 às 21:20

    Antes de fazer um comentario, eu li uns 300 aqui(rsrsrsrsrsr), para me controlar, mas, so farei outro, depois de ver o energumeno, carequinha, carequinha por causa da quimuioterapia, dai vou acreditar que ele esta com cancer, .Ps: nunca acreditei no da dilmalouca

  108. MALDONADO

    -

    30/10/2011 às 21:16

    REI O TEU BLOG É SEM IGUAL NO BRASIL, POSSUI ALTO NÍVEL DISPENSA COMENTÁRIO, OS QUE DA AQUI PARTICIPAM ESTÃO MUITO ACIMA DA MÉDIA DO QUE SE VÊ POR AI, ENTÃO PORQUE PARTICIPAR DE UMA DIMENÇÃO MENOR DAS COISAS, ONDE AS OPINIÕES GIRAM SEM SENTIDO, E “SABRA DIOS” A SERVIÇO DO QUE.

  109. Junior

    -

    30/10/2011 às 21:14

    Todo moleque e’ assim! Basta alguem que lhe causa medo falar um pouco mais alto, que ele logo muda sua fala, e faz ate uma vizinha mais mansa, do para agradar o menino mal da escola! Bunda-mole esse dimenstein (em minuscula mesmo!).

  110. Patricia Huxley

    -

    30/10/2011 às 21:14

    Ai, Reinaldo…com eu adoro ler estas coisar que você escreve. É maravilhoso poder sentir que não estamos órfãos neste naufrágio moral e nesse ocaso do humanidade! Você acredita que a Falha de São Paulo CENSUROU DEFINITIVAMENTE TODOS OS MEUS COMENTÁRIOS? Pois, é… Tudo porque discordei da agenda gay, critiquei pesadamente as notícias recorrente sobre “pobres alunos infratores” que são punidos (castigados injustamente segundo os jornalistas deste tablóide marxista)pela direção das escolas e por ter dito que jornalistas (escrevedores de caraminholas) da Falha são todos comunistas. E ainda dizem que defendem a liberdade de imprensa!!! Olha, quanto ao Lula, eu quero mesmo é que ele perca a voz de vez pra nunca mais ter que escutar as bobagens que el sempre disse…

  111. nino

    -

    30/10/2011 às 21:11

    Caro Reinaldo, seu artigo como sempre entoa a voz da razão. parabéns.

  112. Tadeu

    -

    30/10/2011 às 21:08

    O bem da verdade é o seguinte: No silêncio do seu quarto, esse Sr. deve estar se perguntando.- Porque eu ?

  113. Jorge Luis

    -

    30/10/2011 às 21:06

    anonimo, às 20:54: conseguiiu expressa exatamente o que também penso; muito bem colocado.

  114. Fernando

    -

    30/10/2011 às 21:03

    Olha na minha opinião o Lula deveria sim esta se tratando num hospital publico, ele não é o filho do Brasil, que “revolucionou,mudou e transformou o país”, então. Seria uma otima oportunidade para ele agora sim conhecer a realidade que os brasileiros passa nas filas do SUS, pessoas que morrem nessas filas sem atendimentos………hospitais sem aparelhos entre mil outros problemas. Entao deveria sim se tratar nos nossos hospitais, ou ele só fica junto do povo na época de eleição????

  115. Tunico Bauer

    -

    30/10/2011 às 21:01

    Eu fui ler o post do Dimenstein e fiquei estarrecido. Que estupidez desse jornalista. E quem é ele para dizer que a função do jornalista é educar os leitores a se comportarem com decência? Só se for para as negas dele.

  116. indignada

    -

    30/10/2011 às 20:54

    REINALDO, ESSE ASSUNTO CÂNCER DO LULA ESTÁ É MUITO CHATO.
    E ISSO VAI RENDER PELO MENOS 3 A 4 MESES. UFA! QUE SACO!

  117. anonimo

    -

    30/10/2011 às 20:54

    Eu me considero no direito de dizer que ele deveria se tratar no SUS. Em especial ele, pois fanfarreou um bocado sobre a maravilhosa saúde que implantara no Brasil, inclusive oferecendo à Obama o SUS como exemplo a seguir.
    Alardeou a mentira, com a boca cheia, durante a campanha eleitoral.
    Alardeou uma mentira. E a mentira se confirma quando se dirige ao Sirio Libanês. É só isso que as pessoas cobram.
    As pessoas estão apontando a VERDADE da realidade brasileira na saúde, da qual até a mentira corre e se refugia na saúde particular.
    Pessoas não querem mal a ninguém, apenas repudiam a MENTIRA ALARDEADA.

  118. zoot

    -

    30/10/2011 às 20:53

    Lula tinha que prestigiar o SUS, que os seus 8 anos de governo, levou à “quase perfeição”. É “perfeito” para o povo mas não serve pra ele? Eu por exemplo me envegonho de ver um presidente engando o povo assim. Eu me envergonho sim, de viver num país onde a mentira é aplaudida, cultuada e incentivada. O eleitor tem todo o direito de fazer essa pergunta ao Lula. E ele tem o dever de respondê-la, mentido mais uma vez ou não.

  119. Fabiana

    -

    30/10/2011 às 20:47

    Por que não vai pros hospitais de Garanhuns?
    Já que tanto odio ele tem dos paulistas.

  120. Marco

    -

    30/10/2011 às 20:46

    Também não acho que as pessoas sejam obrigadas a tratarem seus problemas no SUS, mas quando o PT e Lula fizerem tantos elogios ao SUS, como fizeram no passado recente, passando a impressão de que era o melhor sistema de saúde do mundo, só quem realmente sabe o que é o SUS, é aquele que já usou, e a canalhice desses elogios EXAGERADOS ao sistema de saúde público foi tão grande, que eu sempre achei que quase chegava a ser um desrespeito com as pessoas que precisavam do SUS. E é por isso que entendo perfeitamente a REVOLTA das pessoas nesse momento, e é por isso que o Lula vai ser cobrado por uma grande parte da população.

  121. ClaudioM

    -

    30/10/2011 às 20:41

    Lendo comentários no blog do Dimenstein aprendi que o atendimento do SUS é de excelência em muitos casos. Que maravilha. Essa coisa de gente morrendo em maca no corredor deve ser intriga da mídia golpista…

  122. estela

    -

    30/10/2011 às 20:40

    Nada como um dia após o outro e uma noite no meio. Tudo que se faz aqui na terra se paga, e nós estamos pagando o tratamento desse senhor no Sírio-Libanês, dinheiro que eu e nem a maioria dos brasileiros teria se tivesse que custear seu próprio tratamento no hospital em questão.O povo que sustenta essa gentalha nem pra comer dinheiro tem por isso não sou hipócrita: Deus não mata mais castiga, quanta gente morreu por causa do dinheiro doado à Bolivia, as menesses feitas à Venezuela, Cuba, tudo com o dinheiro que foi surrupiado de mim, de vocês, para sustentar um bando de cretinos,ladrões, assassinos. Quanto é mesmo o custo da corrupção no Brasil? Quanta gente poderia não ter morrido se tivesse educação, saúde, segurança se a camarilha não roubasse, não usasse helicópteros do governo pra passear na ilha particular, se não fizesse festas homéricas, se não beneficiasse a família, os amigos, os companheiros, os comparsas? Cadê a Justiça, o Ministério Públcio, estão todos vendidos? Se partir não incomode pelo menos no derradeiro instante haja como homem e não como verme. Precisamos de um Brasil pleno de Elianes Calmons, de Donas Rutes Cardosos e não de ladrões, assassinos, caras de paus, safados, mentirosos, enganadores, que menosprezam o povo brasileiro.

  123. Renata

    -

    30/10/2011 às 20:39

    Não só por esta declaração; Lula e as pessoas a quem ele e hoje Dilma delegou poderes recebiam e recebem o dinheiro de nossos impostos; eles deveriam ir para dentre outros setores a saúde e não para a corrupção. Lula ficou 8 anos no poder e sabia e muito da corrupção que corre solta.

  124. gafanhoto petista

    -

    30/10/2011 às 20:39

    O Gilberto está Harvard, fora da realidade do país.
    Depois que acabou o diploma para jornalismo, a qualidade caiu muito.

  125. beto

    -

    30/10/2011 às 20:37

    ?”Nunca antes NESTEPAIZ, a saúde esteve tão bem ,dá até vontade de adoecer para ser atendido pelo SUS”Lula. P.S.;Creio que nessa hora Deus pensou,seja feita sua vontade lula.

  126. Elah

    -

    30/10/2011 às 20:37

    Rei, para ser sincera, acho que quando ele escreveu o primeiro texto, a conta corrente dele estava no vermelho. E quando escreveu o segundo, o depósito já estava creditado na conta!

  127. Wagner no Arquivo X

    -

    30/10/2011 às 20:35

    Parabéns. Li o primeiro texto de Dimenstein e achei apenas de mau gosto. Hoje li o segundo texto dele e imediatamente senti exatamente o que você disse. Ele com a maior cara de pau, jogou os críticos do PT como os verdadeiros mau educados e monstros da Internet. Fiz um texto reclamando com ele acusando também os comentaristas petistas de serem imorais, baixos, canalhas e também terem sido EXTREMAMENTE violentos contra Mario Covas quando ele anunciou que estava com câncer. Os petistas não perdoaram. Mas só porque eu usei a palavra “Esgotosfera”, meu texto não foi publicado. Gilberto jogou para a platéia petista acusando apenas um lado. Comentários Boçais na internet são não privilégio de nenhum partido. Por isso mesmo ele foi COVARDE e MEDÍOCRE ao ter MEDO do PT e se esconder através de uma acusação maniqueísta ridícula. Esse Gilberto é um péssimo analista. Péssimo Jornalista. Péssimo puxa Saco Petista. Seus papos furados sobre educação só ficam na superfície. Criticar Haddad? Jamais.

  128. Fernando

    -

    30/10/2011 às 20:35

    Mário Covas teve câncer e se tratou no Incor. Tancredo Neves também.
    É, não dá para comparar os dois com Lula. Mário Covas e Tancredo fazem para do minúsculo time de políticos brasileiros candidatos à estadista. Ainda por cima, não morreram ricos. Lula… bem Lula é apenas um oportunista com mitomania

  129. Leandro

    -

    30/10/2011 às 20:33

    Reinaldo, entre nos comentários da Folha (que não são moderados como o seu) e verá do que o Dimenstein está falando.

  130. Sandro Martins

    -

    30/10/2011 às 20:30

    Covardia, frouxidão, incoerência, cinismo, etc.
    Gilberto Dimenstein perdeu muito mais que uma boa oportunidade de ficar caladinho. Perdeu -se é que um dia teve- a vergonha e a credibilidade. Um terceiro texto ao estilo “nem contra nem a favor, muito pelo contrário” só iria fomentar ainda mais o vexame.

  131. AC

    -

    30/10/2011 às 20:29

    Lembrei do filme “Antes de Partir” em que o personagem de jack nicholson, um bilionário dono, entre outras coisas, de um grupo privado de saúde que presta serviços terceirizados ao Estado, ao descobrir que está com câncer se sente, a contragosto, obrigado a se tratar pelo plano de saúde que vende, onde não tem direito a quarto particular - o que acaba sendo sua redenção.

  132. Teresa

    -

    30/10/2011 às 20:27

    Hoje o Correio Brasiliense, o jornal de maior circulação no DF, que se finge de morto sobre as denuncias contra Agnelo, ou quando publica algo, é como se Agnelo fosse governador do Kasaquistão, ao noticiar sobre o cancer do Lula, informou sobre as grosserias publicadas na internet. Exemplo das “grosserias” foram as sugestões dos internautas de que ele fosse se tratar nos hospitais públicos…

  133. Adriano da Ilha

    -

    30/10/2011 às 20:26

    Reinaldo, desculpe mas comentar o blog do Dimentein, pior, mais de uma vez ? Meu Deus, preferia ver você falando sobre plantação de batatas hidropônicas. Não há a menor condição de comparar seu blog com o dele. A lógica, as idéias e argumentos do Dimenstein nunca param de pé. Ele pode até ser popular, ter mais pageviews que você (nem sei se tem), tal e coisa, mas e daí, o Ratinho (Carlos Massa) também é popular - pelo menos ele não tenta passar a imagem de intelectual descolado, o que o torna mais inofensivo.
    Eu até pensei em visitar o blog dele após seu primeiro comentário mas desculpe-me, não consegui.
    É difícil comparar outro blog com o seu, afinal aqui encontro lógica, coerência, honestidade, ética e respeito por outros pontos de vista, coisas raras no jornalismo brasileiro, principalmente no blog deste sujeito.

    Então Reinaldo, dar créditos para o Dimenstein, não dá, deixe que ele “se enforque na própria corda”. Aqui o nível é outro.

  134. SOCIALISMO SÓ É BOM NO OLHO DOS OUTROS ???

    -

    30/10/2011 às 20:26

    DIMENSTEIN faz de conta que não entendeu que o protesto dos leitores é apenas uma birra pois todo mundo sabe que o LULA não é obrigado a usar o SUS. Primeiro porque o cargo de ex- ainda lhe dê alguns privilégios.Segundo porque senão ele mesmo pode pagar por um ótimo tratamento. Pois o LULA faz tempo que é rico.
    O que o leitor realmente quer é que as criticas repercutam com a finalidade de melhorar o SUS aos que não podem pagar.

  135. João Augusto

    -

    30/10/2011 às 20:23

    Se não me falha a memória, lembro-me do ex-presidente falar, ao inaugurar um hospital, que dava até vontade de ficar doente. As ações, via de regra, provocam reações.

  136. zoot

    -

    30/10/2011 às 20:22

    Quantos milhões de atendimentos não são feitos pelo SUS e bilhões economizados, porque uma parcela enorme da população, além dos impostos extorsivos, ainda paga com enorme sacrifício, por um plano de saúde privado. E mesmo assim esse cancêr chamado SUS , não consegue oferecer um atendimento adequado e humano. Político mentiroso, tem mais é que escutar a reclamação do povo. O povo anda cansado, desses governos caros, patrimonialistas, incompetentes e corruptos. Chega! Vá pra o SUS Lula, já !

  137. Carlos E.

    -

    30/10/2011 às 20:20

    Reinaldo,
    À pessoa Lula e aos seus familiares: Torço pelo seu pronto restabelecimento; afinal de contas todos estamos sujeitos a essa doença, e tudo que se precisa é o conforto e o carinho da família além de esperança de cura.
    Ao político Lula: “Saio da vida pra entrar pra História”. Tudo que o Brasil não precisa é de um novo herói, de um novo mártir, de um novo santo. Não vindo de onde veio.

  138. ilmarnasc

    -

    30/10/2011 às 20:15

    O Lula não precisa do SUS.Vai fazer o tratamento em hospital particular.Só espero que esse tratamento não saia das nossas costas…

  139. verar

    -

    30/10/2011 às 20:14

    Dimenstein deveria ter ficado quieto. A saúde pública brasieira eh um desastre mas os políticos nao se preocupam com isso porque nao precisam se tratar pelo SUS……

  140. Cogo

    -

    30/10/2011 às 20:12

    Sinceramente, interessei-me pela leitura da coluna de Dimenstein, porque imaginei que afirmaria que os moradores do Jardim Ângela, São Paulo-SP, também, eram atendidos no hospital Sirio-libanês, então, seria muito natural o ex-presidente recorrer a tratamento nessa instituição.

  141. Sorales

    -

    30/10/2011 às 20:06

    Reinaldo

    Como é sabido, Zé Dirceu ainda detém um respeitável espaço dentro do PT e, por extensão, no governo. Mesmo porque afaga os petistas insatisfeitos com o leque de alianças partidárias criado por Lula para conquistar o poder. E esse hibridismo ideológico está sepultando o PT da formulação original. Além de Dirceu, existiria algum outro político do quadro do PT para preencher esse espaço? Dilma? Mesmo porque ainda não há como dimensionar a capacidade logística de Lula atuar na política, dependendo ainda do resultado do tratamento.

  142. Petralha para burguês: sou você amanhã

    -

    30/10/2011 às 20:05

    Acho que o articulista se ofendeu com a ‘minoria’ porque Lula não não faz parte da boiada, que se trata no SUS - e morre no SUS. Agora ele é um novo-rico, do dinheiro alheio, da casta dos burgueses de esquerda, dos priviligiados.
    Onde já se viu quererem que deus espere mais de dois meses na fila do SUS por uma quimioterapia básica!? Isso é desumano!

  143. YYZ

    -

    30/10/2011 às 20:05

    Não li o primeiro texto. Mas, quando vi o título do segundo, sabia que vinha porretada bem dada do Reinaldão. Achei que a abordagem seria mais pelo lado: ora, porque Dimenstein teria vergonha da doença de Lula e não do sem número de asneiras, política externa e interna estúpidas, privatização do estado, etc etc etc? Claro… não é culpar do Reinaldão… é difícil tratar de todas as cretinices que Dimenstein consegue propalar num texto curto. O cara é uma besta multi task.

  144. José Afonso

    -

    30/10/2011 às 20:05

    Posso afirmar ,por experiência própria ,q o tratamento de cancêr no Brasil ,feito pelo SUS ,é excelente.O que há é muita desinformaçao .Fui tratado no Piauí pelo hospital S.Marcos,sou um homem marcado para morrer ,não sei quando ,mas o tratamento ,pelo SUS ,foi de primeira qualidade.

  145. ETDS_br

    -

    30/10/2011 às 20:04

    Não tenho a menor dúvida de que os PTistas vão usar a doença de Lula como propaganda partidária.Não tiveram escrúpulos com Jose Alencar e não terão agora.Tudo minuciosamente planejado para angariar votos em 2012/2014.Quanto maior o martírio do “pai da pátria”, melhor para eles.Gente que comemora com “top-top” a morte de centenas de pessoas carbonizadas, não tem limites.Presidente complacente com facínoras que esquartejam uma criança pelas ruas, que emudece e se omite frente às desgraças que se abatem sobre o povo sob sua responsabilidade, sabe bem o que o aguarda.

  146. Décio

    -

    30/10/2011 às 20:02

    Reinaldo,
    creio que qualquer funcionário público seja de que poder for, deve recorrer ao serviço público para doenças ou educação ou seja que serviço for.
    Se não se importar de gastar o rico dinheirinho de seu bolso, é claro, fica a seu arbítrio escolher médico, hospital e quetais.
    Mas que seja com seu próprio dinheiro e não às custas do estado.
    Décio

  147. nilber

    -

    30/10/2011 às 20:02

    Ai,ai, Reinaldo,
    já tinha lido o texto mais cedo e fiquei impressionada com a estupidez do rapaz. Como você disse, os petralhas acabaram com ele na lista de comentários e, aí, o que fez o valentão, tentou acabar com o outro lado, aquele que não é pago pelo erário público e nem vive de verbas públicas. Vamos ver se ele vai ter coragem de fazer um novo texto. Se eu fosse ele, ficaria quietinho e deixaria a onda passar, ou seja, dava uma de cachorro morto. É o melhor que ele tem a fazer.

  148. Mara

    -

    30/10/2011 às 19:57

    Reinaldo, o que você acha do fim do voto obrigatório?

  149. anonimo

    -

    30/10/2011 às 19:55

    quer saber? não quero saber do Lula, meu interesse é saber se foram tomadas atitudes em relação aos bandidos e baderneiros da USP…

  150. Alfredo Bandeira

    -

    30/10/2011 às 19:53

    Reinaldo

    Nesse artigo que você citou, repare na pérola do jornalista:

    “Lula teve muitos problemas (…) a começar por uma conivência com a corrupção. Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas e a economia crescendo, investiu como nunca no social.” Não é uma maneira de dizer que “deixa roubar, mas faz”?

  151. mario

    -

    30/10/2011 às 19:52

    O pior é que a hipocrisia e puxa-saquismo do Dimenstein não parou por aí. Disse que Lula teve o defeito de ser conivente com a corrupção, quando na verdade Lula foi seu principal articulador e beneficiário. Deitou falação sobre ´quem mais fez pelo social´. Bom, vai ver, social pro Dimenstein é petista desempregado e a famiglia. E também disse que Lula não foi um ditador e que manteve as regras democráticas, como se coubesse a Lula, como um soberano, decidir ou não pela manutenção das mesmas. Como você sempre afirmou Rei, Lula só não foi um ditador porque não conseguiu, e não porque não quisesse ser um. E a velha narrativa na base da guetização da sociedade e divisão entre uma maioria governista e sábia contra uma minoria golpista e que precisa de liçãozinha combina bem com um esquizofrênico como o Dimenstein. Tal qual é comum na esquerda americana, que tanto o fascina, Dimenstein é o caso clássico de judeu anti-semita.

  152. VOTO DISTRITAL JÁ!

    -

    30/10/2011 às 19:52

    A pior parte do 2º texto é quando ele diz que um dos papéis dos jornalistas é educar os ´´e-leitores“ . Sinceramente não entendi o duplo sentido.

  153. Douglas

    -

    30/10/2011 às 19:51

    Reinaldo,
    Minoria?
    Na internet aonde alguém ‘planta noticia’ rende muito.
    Na internet não existe minoria. Porque essa minoria consegue fazer um estrago muito grande.
    A respeito do texto, todos temos direitos de se expressa, por isso que vivemos em tempos de liberdade de expressão, de escolha, por que além disso vivemos numa democracia.
    Concordo com que você disse, não acho que sejamos obrigado a nós internar num hospital público por causa de alguns que fazem vista grossa.
    Eu sou a favor que Lula se interne no SUS - aonde ele abriu aquele boca grande pra defecar disparando com essas palavras ‘ a saúde no Brasil está próxima da perfeição’, então
    nessas horas ele tinha que mostra ao povo e honra aquelas palavras que ele jogou no vento para a população. Quero vê esse Sr. acorda 4:30 da manhã pra arruma uma vaga no sistema único de saúde O SUS.
    Essa parte do texto brilhando foi a parte final:
    “Vai ter de tentar o terceiro”
    Tem um jornalistas ‘colegas’ seus, Haja Paciência!!

  154. Anderson Soares

    -

    30/10/2011 às 19:49

    Reinaldo:

    Realmente ninguém deveria ser obrigado a nada, nem aqui na Banânia, nem em Cuba, nem na Coréia ou seja lá onde for. Mas é preciso registrar as BRAVATAS que o APEDEUTA vivia dizendo em palanques: QUE O SUS ESTARIA ATINGINDO A EXCELÊNCIA, e que SE ALGO DESSE ERRADO SOB O REINADO DO IDIOTA MOR, A CULPA SERIA DELE!!!!. Está ai!. O PONTO É ESSE: Por que muitos desdentados, QUE PAGAM SEUS IMPOSTOS ASSIM COMO O APEDEUTA DEVE PAGAR OS DELES(GARANTO QUE PROPORCIONALMENTE, OS DESVALIDOS PAGAM MAIS DO QUE O APEDEUTA) NÃO TÊM O DIREITO DE UM TRATAMENTO NO SÍRIO LIBANÊS, OU NO EINSTEIN?. Afinal, eu duvido que o Barba, a Dilma, ou o falecido ex-presidente desembolsaram UM PUTO para pagar a conta de seus respectivos tratamentos.

  155. Anônimo

    -

    30/10/2011 às 19:48

    Se for grave, els vai se tratar é nos EUA’s, já que não tem os impedimentos do Chávez. Agora, se quiser mesmo um tratamento sério, por médicos competentes, o certo mesmo é ir também para Cuba, pois lá estão os melhores médicos do mundo em qualquer especialidade.

  156. Observadordepirata

    -

    30/10/2011 às 19:44

    O Lula é responsavel sim, uma vez que tudo de bom que aconteceu ao país é “obra sua”, segundo ele. Logo tudo de ruim, só tem um culpado também: o Lula!

    Além do mais, estava na hora da imprensa cobrar essa atitude dele, mesmo sabendo que não daria em nada. Vai ser internar no SUS, pinóquio! Se é que vai conseguir vaga antes de 6 meses, já que o caso dele não é “assim tão grave.” O SUS gosta de “desafios”. Câncer no SUS (que já é um câncer), só com metástase. Vai lá Lula! Vai em busca da “perfeição” que voce criou em 8 anos de governo!

  157. Anônimo

    -

    30/10/2011 às 19:43

    Tio Rei 10 x 0 Gilberto DilmasQueim?
    .
    Isso, no 1º Tempo!
    .
    Imagina quando chegar o “Segundo Tempo”…
    do PC na B (tãtã no tútú e na tãtã) e do Robando Tapioca
    .
    Tô achando que esse tal de DilmasQueim? é ônus-afetivo…

  158. Ana

    -

    30/10/2011 às 19:42

    Reinaldo, a caixa de comentários do Dimenstein vai explodir. Até agora , são 3.300 comentários. O pessoal tá indignado com ele.

  159. Anderson Soares

    -

    30/10/2011 às 19:41

    Reinaldo:

    Realmente ninguém deveria ser obrigado a nada, nem aqui na Banânia, nem em Cuba, nem na Coréia ou seja lá onde for. Mas é preciso registrar a BRAVATA

  160. Jorge Luis

    -

    30/10/2011 às 19:38

    eu discordo: que Lula esteja moralmente obrigado a se tratar num hospital público, sim, já que ele próprio se julga ser o único responsável pelo lado positivo desse país, como economia e desenvolvimento; sendo assim, que seja ele também, inputado, por mim via a omissão dele próprio em faze-lo, como o único responsável pelas mazelas da educação e saúde - se ele não é o culpado, no minimo, é o responsável dentro do seu mandato de 8 anos, e baseado nas tantas vezes que ele e seu partido votaram contra. E, aí concordando, não há nada de ofensivo na sugestão. Rigorosamente nada!

  161. Ros'Angela Fonseca

    -

    30/10/2011 às 19:38

    Nossa! Fico impressionada como um colunista pode ser tão hipócrita a esse ponto! E como é contraditório no que fala. Eu, hein!
    Reinaldo, vc deve ter visto, claro, os comentários a esse texto do Dimesntein. Acabaram com ele…bem feito! Como dizia o meu falecido e amado pai: “quem fala o que quer, ouve o que não quer”. Esta frase, não vale só pra essezinho aí, vale também pro seu Lulla, que até hoje só abriu a boca, a maioria das vezes, pra dizer besteira. Então…tem que escutar caladinho e, realmente, mostrar ao povo brasileiro que acredita em tudo que ele próprio diz. Que nunca antesnahistóriadestepaís houve um presidente que fosse tão verdadeiro nas suas posições. E esta é a hora! Vai ser tratar no SUS!

  162. Patricia Soares

    -

    30/10/2011 às 19:34

    Só faltou o Dimenstein explicitar: “releve-se sua conivencia com a corrupção”, quando disse que Lula investiu “como nunca no social”. Ora, como se essa não fosse uma das causas dos péssimos serviços do SUS! E concordo com aqueles que aventam que tal notícia sirva para desviar o foco do assunto corrupção… Bem cara do PT, mesmo!!!

  163. Marcelo Gabriel

    -

    30/10/2011 às 19:32

    Deixem o Pernambucano em paz!
    Que ele cuide de sua saúde como e onde desejar, nos
    hospitais de primeira linha do Brasil ou atéatravés do SUS, mas aí vai ter de entrar na fila e só seratendido no anoque vem.
    A tecnica nos Estados Unidos e no Japão no setor,
    está muito desenvolvida.
    A voz pode ser afetada.
    Mas deixem que ele e a familia decidam e pr favor:
    A FILA ANDOU.
    “Nao choreis por Mim, chorai por
    vós e por vossos pecados.”
    Amanhâ é segunda feira, dia 31,
    o salário já acabou desde dia 20.
    Amanhã é dia de ralar!
    Avante Brasil!

  164. RPCS

    -

    30/10/2011 às 19:32

    TAMBEM ACHO QUE ELE PODE IR PARA ONDE QUISER, MAS QUEM ESTA PAGANDOA CONTA?

  165. Rose Meire

    -

    30/10/2011 às 19:31

    Se muitos deles são tratados em bons hospitais com o dinheiro dos cofres públicos, as pessoas que tem uma doença grave e não conseguem tratamento rápido, deveriam entrar com um processo pedindo igualdade de direitos e o mesmo hospital que parlamentares se tratam.

  166. ioca100

    -

    30/10/2011 às 19:28

    Esta semana soube que o antigo jogador Amarildo, aquele que substituiu Pelé na copa de 62,está internado no INCA.Que D-us tenha misericórdia dele e de todos os doentes, inclusive do Lula.

  167. Marcio

    -

    30/10/2011 às 19:28

    Quem vai pagar a conta do Sírio?

  168. Rafael Gargalhão

    -

    30/10/2011 às 19:28

    Senti-me enojado com o segundo texto do Dimenstein. Agora, ao saber da existência do primeiro, estou quase vomitando…

  169. Ale Rocha

    -

    30/10/2011 às 19:28

    Sim, Reinaldo, algumas opiniões de leitores causam vergonha pelo alto grau de desrespeito e insanidade. Neste sentido concordo com ele.

    Vivemos num país democrático e Lula foi eleito de forma legítima por duas vezes. Não deu golpe, não promoveu guerras, não matou… Então o porquê desta raiva toda? Por que tanta insanidade? Por que nunca fizeram este tipo de questionamento ou camapnha com outros políticos que também se trataram em grandes hospitais particulares? O problema da saúde não se resume a um ex-presidente.

    Nenhuma diferença política justifica tripudiar sobre doença. Usar a doença de Lula é um tipo de oportunismo inaceitável.

    Nunca votei nele, repudio vários atos de seu governo, mas nem por isso fiquei feliz com sua doença, nem por isso vou lhe desejar a morte, nem por isso vou exigir que ele se trate em hospital A ou B. Isso é contra o bom senso, é contra os princípios democráticos.

    Quem faz isso joga seu bom senso e sua inteligência no lixo.

    Radicalismo imbecil e vergonhoso. Devemos vencer os nossos adversários nas idéias e nas boas ações e não desta forma sórdida. Isso é pobre, é nojento, é irracional. É uma derrota moral. Resposta a políticos se dá nas urnas.

    Melhoras ao Lula. E melhoras a sanidade mental de alguns.

  170. Ana

    -

    30/10/2011 às 19:26

    Caro Reinaldo,

    Voltando ao assunto dos delinquentes da USP que tomaram as dependências da diretoria da FFLCH, em nome da liberdade de cometer crimes no Campus sem serem incomodados pela polícia, tenho a dizer o seguinte: depois que a polícia começou a fazer rondas e blitzes, todos nós, USPianos (que nada devem à Lei, ao contrário, pagamos pontualmente impostos pesadíssimos para termos serviços de enésima categoria, inclusive de segurança pública), ficamos muito satisfeitos com o grupo de policiais que lá trabalha e com as medidas tomadas pelo Reitor. O Prof. Rodas tem sido sistematicaticamente atacado pois tem tido a coragem de combater de frente esses grupelhos delinquentes, os socialistas do capital alheio, o tráfico de drogas no campus, os interesses corporativos dos sindicatos e os partidecos políticos que encontraram na USP seus 15 minutos de fama. Parabéns ao Reitor! Que continue nessa linha - o que nenhum outro conseguiu levar adiante.
    Adicionalmente, você já se deu conta que, justamente, a unidade dos baderneiros é aquela onde atua (ou deveria atuar) o candidato à Prefeitura de SP, Fernando Haddad? (A propósito, você já leu o curriculo Lattes dele? Não está à altura da USP, como docente e pesquisador e muito menos ainda, como administrador para a Prefeitura).

  171. Muttley,

    -

    30/10/2011 às 19:24

    Reinaldo, foi muita generosidade sua ter deixado de comentar os dois últimos parágrafos do trambiqueiro puxa-saco: ” Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado um avanço do jornalismo e, de outro, uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância.
    Isso significa que um dos nossos papéis como jornalistas é educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência”. …Era só o que faltava: o garboso pena-de-aluguel, quer virar teacher do leitor (e, pasme!) tambem dos eleitores. Ai ai, haja paciência!

  172. Laurie

    -

    30/10/2011 às 19:23

    esse Dimenstein é um tremendo babacão e nem sei a troco de que santo ele continua ainda a circular ´pela imprensa falando um besteirol atrás do outro. Agora , que esses políticos todos quando veem a coisa apertar correm para o Sirio ou Einstein ou Incor, ah, lá isso é verdade verdadeira.Os fatos estão aí para provar. o SUS serve para os outros, não para eles. Of course.

  173. Luiz

    -

    30/10/2011 às 19:20

    Lula foi diagnosticado a tempo e vai receber o melhor tratamento disponível no Brasil. Muita gente com a mesma doença dele não têm a mesma sorte. O diagnóstico é tardio e o tratamento no sistema público de saúde inadequado. Aqui em Florianópolis, cidade vendida para o Brasil e o mundo como sendo uma maravilha, leva-se 6 meses, numa previsão otimista, para se conseguir uma consulta com um médico especialista pelo SUS. Neste país que cobra 40% do PIB em impostos não se deseja que Lula seja submetido ao tratamento deficiente do SUS. Mas sim que o tratamento de qualidade dado a ele, semelhante ao do Sírio-Libanês, seja acessível a todos os brasileiros e se possa assim garantir igualdade de oportunidades.

  174. Melusina

    -

    30/10/2011 às 19:19

    Tio Rei:
    O Dimenstein é que “carcou” o pau no Lulla na coluna anterior praticamente dizendo que ele procurou o câncer por ter fumado. No dia seguinte se queixa de quem mandou o Lulla se tratar pelo SUS. Quem fez “humor negro” primeiro? Gilberto Dimenstein está quase chegando a ser o Rafinha Bastos da Folha. Ele ainda tem uma terceira chance de chegar a isso. Uma quarta, uma quinta…

  175. Rose Meire

    -

    30/10/2011 às 19:17

    Se é um servidor público, esse depois de confirmado o câncer, pode chegar em 8 meses para começar o tratamento, agora se ele der sorte de ir em outro hospital e encaminhado para Santa Casa, terá o início do tratamento bem rápido, desde que faça alguns exames por fora, mas se isso não ocorrer, qdo realmente puder ter uma nova consulta ou depender de exames através do SUS, talvez seja tarde para um tratamento dar certo.
    Faz a quimioterapia e retorna para casa, ficará sem um contato com o médico e em torno de uma semana vomitando sem nada parar no estomago.
    Mas ele sendo o Lula, tudo seria diferente não é? Mostrariam que tudo é uma maravilha.

  176. Rafael Claudio

    -

    30/10/2011 às 19:14

    Eu fui um dos muitos que criticaram o texto do Dimenstein, e ele vem se tornando cada vez mais patético. Oras, se o Lula falou que o SUS é quase perfeito, por que não poderiam cobrar dele o motivo dele preferir um Hospital privado?

  177. Ze Maria

    -

    30/10/2011 às 19:11

    Brilhante como sempre! Não há motivo para se indignarem com a campanha popular. Pois o Lulla até mandava o Obama copiar o SUS, ara!

  178. WILSON

    -

    30/10/2011 às 19:10

    Uma doença é muito pessoal e as vezes ela serve para colocar nossos pés no chão e então concluirmos que tem coisas que o dinheiro não compra como por exemplo a saude.
    Aassistência medica de alto nivel até contribui para correção do problema, mas observem que ele aparece em ricos e pobres. A chance que cada governante tem de tentar acertar a saude principalmente para os mais necessitados, melhor as condições de tratamento, ao inves de roubar o recurso que seria usado para isto, nestas horas faz a diferença , pois a conciencia niguem engana. É uma pena que há muitos anos ninguem procura fazer o melhor para os brasileiros mais necessitados, no quesito saude. Acho até que a imprensa mais comprometida com a população em mostrar os problemas, o faz mas os politicos não ligam para as materias, pois eles tem todo um aparato (UNimed, hospitais, aviões, etc) mas não estão livres de contrair a doença, e mesmo com dinheiro muito das vezes desviado, também morrem. Assim deveria ser sado por eles , o momento Lula, para reflexão.
    Será que não é um aviso para as mas condutas sobre o dinheiro da saude. Pensem, principalmente os que devem. A lei da causa e efeito é muito justa .

  179. ANÔNIMO

    -

    30/10/2011 às 19:09

    Tio Rei, não se pode perder o foco. A corrupção, os corruptos e as ONG(s). Quanto a Lula, que ele tenha sucesso no tratamento. Não se esqueça que Ele é filho de um PAI poderoso, quer ele acredite ou não, que é DEUS.

  180. Neile

    -

    30/10/2011 às 19:01

    Será que ele está mesmo doente ?Será que isso não é para causar uma comoção geral ? Será que não é para tentar encobrir a podridão do seu partido e dos aliados ? Naão sei ,não ,mas não dá p´ra acreditar em petralha .

  181. Helton

    -

    30/10/2011 às 18:59

    Concordo com o colega abaixo, este assunto já deu, menos holofote em Lula porque o pais merece atenção e vigilância. Temos que comemorar a queda de mais um ministro.

  182. ClaudioM

    -

    30/10/2011 às 18:57

    Ao “Anônimo” das 18:41. O que isso tem a ver com Facebook, meu caro? E aliás a palavra correta é “opinião”.

  183. Bia Carvalho

    -

    30/10/2011 às 18:55

    Pra mim, a petralhada vai usar o padecimento do apedeuta, por enquanto, para desviar a atenção do que rola de podre no partido e na base aliada de aluguel… Aliás, acabei de ler na Veja uma matéria sobre o que é feito do dinheiro público destinado à UNE.

    Não vamos sair do foco! Tio Rei, continue sua cruzada em prol da verdade. Lula está bem, assistido por bons médicos, e já não há mais o que discutir a respeito. Olho nos safados petistas, comunistas, PRistas… e no Zé Hóstia!!!!

  184. ClaudioM

    -

    30/10/2011 às 18:53

    Esse aí é caso perdido, Reinaldo…

  185. Maria Clara

    -

    30/10/2011 às 18:52

    Dimenstein vive nos EUA, acho que nao sabe direito como a banda toca por aqui.

  186. Zildamara Santos da Silva

    -

    30/10/2011 às 18:50

    Eu li a matéria e também li os comentários escritos e a maioria não era a favor da Jornalista.Ele foi infeliz e estão sendo todos os jornalistas que tentam falar bem do PT,internauta só é iludido se for maniaco possessivo pelo PT ou militante cego de uma ideologia que nem ele mesmo conhece.

  187. Um crítico

    -

    30/10/2011 às 18:48

    Entendo que Lula deve procurar um hospital de qualidade para se tratar. Não obstante isso, concordo com aqueles que acham que a saúde pública é um lixo, independentemente da esfera de poder que a mesma se encontre subordinada.Cabe sim, a cada um político que foi presidente da República, governador ou prefeito, a CULPA pelo estado em que se encontra os hospitais públicos.

  188. MINO NETO

    -

    30/10/2011 às 18:45

    “Vai ter de tentar o terceiro” KKKKKKKK TO ME POCANDO DE RIR! KKKKKKK KKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  189. jony

    -

    30/10/2011 às 18:44

    Pra mim esse assunto ja deu!!! Se formos ficar alimentando isso logo de inicio, imagina então a ‘imprensa baba-ovo delle’ como vai nos saturar com pequenos e grandes melodramas….haja saco!

  190. Maria Helena Garrido Saddi

    -

    30/10/2011 às 18:44

    A entusiátic?a admiração de uma leitora goiana

    Prezadíssimo Reinaldo Azevedo,

    Que mente brilhante e que alma nobre você possui!
    Seus textos encantam-me pela linguagem escorreita, pela lucidez da fala arguta, pela coragem e propriedade das afirmações, enfim, pela fantástica facilidade do autor em manejar o verbo e dizer exatamente o que precisaria de ser dito, e com a competência com que se diz. Com efeito, seus escritos são um verdadeiro instrumento de catarse para muitos.
    Tocou-me, sobretudo, sua declaração de fé cristã, em seu artigo sobre a enfermidade do Lula. Que lindo! Uma preciosidade tal só poderia, mesmo, ter um vínculo com o Ser Maravilhoso, o Verbo divino que se fez Carne, para estabelecer, entre o Céu e a terra, a comunicação no mais alto grau de excelência que se possa conceber.

    Meu nome é Maria Helena Garrido Saddi. Sou professora universitária, doutora em Letras. Defendi, com pleno êxito, uma tese sobre a obra literária de João Guimarães Rosa, cujo título é “Simultaneidade: arte e metafísica em Guimarães Rosa”.

    Se, algum dia, puder apertar-lhe a mão, emocionar-me-ei, sem dúvida!

    Maria Helena

    REINALDO RESPONDE
    Obrigado, minha cara!
    R.

  191. Rogério Viana

    -

    30/10/2011 às 18:40

    Fazendo uma média e bem ao estilo lulista de pensar, Dimenstein deu uma no “gravo ou na fechadura” (ah, não é Lula, é outro corintiano de pedigree, o Vicente Matheus). Agora terá - se é que vai conseguir remendar as duas besteiras que escreveu - que escrever uma versão menos bobinha ou uma versão menos idiota.

  192. Fernando José

    -

    30/10/2011 às 18:36

    A afetação de dignidada ofendida dos petralhas dá nojo Reinaldo. Quantos e-mails terríveis sobre seu tratamento na cabeça você já não leu dos petralhas, Reinaldo? Agopra somos todos obrigados a ter “peninha” do Lula por causa da doença. Uma coisa é não desejar o sofrimento físico do cara enquanto homem, outra é tentar endeusá-lo e deixá-lo imune a críticas.

  193. uiuiuiiiii

    -

    30/10/2011 às 18:36

    Esse cara é um bocó!

  194. Juliana

    -

    30/10/2011 às 18:35

    Eu tinha lido as duas colunas dele, achei a primeira de muito mal gosto e a segunda de uma hipocrisia…

  195. eduardo

    -

    30/10/2011 às 18:34

    TIRO NO PÉ. SE REALMENTE RECEBEU CENTENAS DE E-MAILS COM A SUGESTÃO DE SE TRATAR NO SUS É PORQUE É ASSIM QUE PENSAM SEUS LEITORES. CADA ESCRITOR CULTIVA UM TIPO DE PÚBLICO. SE ACHA QUE SEUS LEITORES SÃO TÃO IDIOTAS ASSIM, ESTES DEVERIAM PARAR DE LER SUA COLUNA. OU MACULOU SEU PATRIMÔNIO PARA SE APARECER, OU TUDO NÃO PASSOU DE UMA GRANDE ESTORINHA…TAMBÉM PARA APARECER.

  196. Marcus Abreu

    -

    30/10/2011 às 18:34

    Este Dimenstein deve ter se sentido envergonhado pela baixa e/ou péssima qualidade da Saude Pública no Brasil, fruto, isto sim, dos desmandos e roubalheiras cometidos nos últimos 09 anos de governo do apedeuta e sua cria. Envergonhe-se Dimenstein, não da doença, e sim, de quem voce tanto defende e baba.

  197. jorge gaúcho

    -

    30/10/2011 às 18:31

    Nove Dedos me lembra da história PEDRO E O LOBO de Sergei Prokofiev, de tanto dizer mentiras já se duvida de tudo, mesmo que pareça sério.


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados