Blogs e Colunistas

10/05/2010

às 17:47

LUGAR DE HOMICIDA, COM OU SEM FARDA, É NA CADEIA!

Leiam o que vai no G1. Volto em seguida:

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, determinou nesta segunda-feira (10) o afastamento de dois comandantes da PM responsáveis pelo policiamento no bairro de Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, onde o motoboy Alexandre Menezes dos Santos, de 25 anos, foi morto no sábado (8).

Foram afastados o tenente-coronel Gerson Lima de Miranda, que comandava o 22º Batalhão da PM, e o capitão Alexander Gomes Bento, responsável pela 3ª Companhia do 22º BPM. O secretário afirmou que os dois não tinham controle da tropa. A secretaria determinou abertura de processo administrativo para averiguar o crime de omissão.

Os quatro soldados suspeitos de asfixiar e agredir o rapaz foram presos pela Corregedoria da PM. A defesa dos policiais diz que o motoboy estava com uma moto sem placa, na contramão, e rompeu bloqueio policial. Toda a ação ocorreu em frente à casa onde Alexandre morava com a mãe, a vendedora Maria Aparecida de Oliveira Menezes, de 43 anos. Ela afirmou ao G1 que os policiais espancaram seu filho durante 30 minutos.

Mais cedo, o próprio governador de São Paulo, Alberto Goldman, criticou a ação dos policiais. “Estou absolutamente constrangido e revoltado”, disse. Goldman declarou que “não se justifica de forma alguma” a ação da PM nesse caso. Ele afirmou também que “a atitude criminosa mostra o despreparo destes policiais militares” e assumiu “o compromisso de apurar profundamente o homicídio”.

Os policiais disseram ter aplicado “gravatas” no pescoço da vítima porque ela se recusou a conversar e entrou em luta corporal. Depois disso, afirmaram que Alexandre perdeu os sentidos e desmaiou. Como ele não recobrava a consciência, foi levado pelos policiais a um hospital, onde morreu. Lá, os suspeitos disseram ter encontrado uma arma com o motoboy. O atestado de óbito aponta traumatismo craniano e asfixia, segundo a mãe da vítima.

O caso foi registrado no 43º Distrito Policial, em Cidade Ademar, como homicídio culposo. Os policiais que participaram da ação pagaram uma fiança e foram liberados para responder ao crime em liberdade. Mas, instantes depois, os mesmos policiais foram presos pela Corregedoria da PM e indiciados sob a acusação de assassinar o motoboy. Segundo a PM, os quatro suspeitos estão no presídio Romão Gomes.

Dois processos foram abertos contra eles na corporação: um administrativo, que pode resultar em expulsão da PM, caso sejam considerados culpados; e outro criminal, que prevê pena de 1 a 4 anos de reclusão se eles forem condenados. Eles podem ter usado “excesso de força física”, diz o comunicado da PM.

Segundo caso de motoboy morto
No dia 10 de abril, o motoboy Eduardo Luiz Pinheiro dos Santos também foi morto após ter sido abordado por policiais militares, na Zona Norte de São Paulo. Ele e mais três amigos foram detidos depois de uma discussão. Os quatro foram levados para o quartel da PM. Um dos rapazes confirmou que Santos foi separado do grupo e que foi agredido com chutes. Duas horas depois, os rapazes foram liberados - menos o motoboy, que foi levado por policiais do mesmo quartel, já morto, para o hospital.

Doze policiais apontados por testemunhas como autores da tortura e do assassinato tiveram a prisão decretada pela Justiça Militar, a pedido da Corregedoria da polícia. O comandante geral da Polícia Militar, Álvaro Batista Camilo, enviou na segunda-feira (26) uma carta com pedidos de desculpas à mãe do motoboy.

Comento
A única coisa positiva nesses episódios lamentáveis é que a Polícia Militar e o governo estão agindo com prontidão, procurando punir os responsáveis.  Policiais que matam pessoas já dominadas, sejam bandidos ou não, são bandidos também. Ponto final.  De certo modo, são piores dos que os outros porque abusam da proteção que o estado lhes oferece. Não resta a menor dúvida a respeito. Não podem estar na PM, não. Seu lugar é atrás das grades, junto com outros homicidas. Isso é inaceitável!

Governo e comando da instituição têm de agir com o máximo rigor se não quiserem que uma das PMs mais eficientes do Brasil passe a ser um abrigo de delinqüentes de farda.  E sem essa de acusar os assassinos de homicídio culposo apenas! Culposo uma ova! Quatro pessoas espancando uma vítima durante quase uma hora, levando-a à morte, caracteriza homicídio doloso.

Ou bem esses casos são exemplarmente punidos para servir de advertência a quantos queiram abusar da farda para se impor pela violência, ou bem os maus policiais vão macular uma instituição que tem tido uma atuação respeitável no estado: e ela tem sido eficaz justamente na redução do número de homicídios.

Seria injusto afirmar que há uma orientação em favor da violência. Ao contrário: nunca houve na Secretaria de Segurança Pública um trabalho tão sério contra os desmandos policiais. O que precisa ser investigado, aí sim, é se essa ação, que é correta, não está gerando bolsões de resistência.

Lugar de homicida, com ou sem farda, é na cadeia!

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

46 Comentários

  1. denis

    -

    10/08/2010 às 17:10

    olha vou falar para vcs imagina a familia e filhos destes pms estao sentindo neste momento falo isso por ter contato com todos eles nada justifica a agressao mais tem filhos que estao quase loucos a espera dos pais;e a pm abandou todos sendo que ate o salario foi tirado todos querem a punicao mais as esposas estao sofrendo para alimentar seus filhos e mais a policia continua estes dai que se dane sem apoio de ninguem ja vivenciei na pele e duro para um pai de familia receber visita na cadeia.

  2. Josué

    -

    08/06/2010 às 13:18

    Bom, agora que passou bastante tempo, gostaria se saber se entre as pessoas que são totalmente contra a PM, se nunca passaram um sinal vermelho?, nunca xingaram de palavrão outra pessoa, e até matava se tivesse coragem?. Então vamos a realidade da vida. Falar contra é fácil, ver a farpa nos olhos dos outros é fácil, enxergar a trave que está no seu próprio olho jamais. Por isso, vamos votar em outras pessoas que terão o poder de mudar a situação atual, é votar certo, e não falar mal do profissional, afinal de contas, durante anos ele (PM) foi treinado para defender o Estado, hoje ele tem que defender a sociedade. Essa mudança talvez tenha o efeito esperado daqui uns 50 anos (no mínimo).

  3. Marcelo

    -

    11/05/2010 às 19:51

    Lupini está corretíssimo.

  4. Einar Larson

    -

    11/05/2010 às 14:53

    Nunca me agradou essa história de polícia “militar”. Policia deve ser civil - uma única corporação, com comando único e sob a tutela estreita do estado e da corregedoria. A polícia militar, até onde sei, é uma anomalia criada durante a ditadura.

  5. Rafael Gargalhão

    -

    11/05/2010 às 13:54

    Boa, Reinaldo… Diferencie-se, mesmo, da turma que prega: “Bandido bom é bandido morto”.

    (PS: sou favorável à pena de morte, desde que haja previsão constitucional e legal para tanto)

    É muito fácil defender a legalidade quando o réu é um político corrupto, por exemplo. Difícil é fazê-lo quando se trata de um policial - e, pior, quando a vítima é um bandido.

    Abaixo esse “direito achado na rua”…

  6. Pedro Sousa

    -

    11/05/2010 às 13:32

    Olá,

    Não sei se concordo com o Tio Rei a respeito do caso, mas queria deixar claro três coisas.

    Primeiro, acho que todos estamos passivos a cometer erros. Por nossa sorte, ou pelo menos para a grande maioria das pessoas, errar em suas profissões no máximo trará algum prejuízo financeiro. Então, cuidado antes de lançar a primeira pedra.

    Segundo: supondo a culpa desses policiais, é uma pena que, se condenados em ambos os processos, que outro futuro terão esses rapazes expulsos da PM? Entrar para o crime?

    Terceiro, ao contrario do que disse A. BACCELLI, em muitos países do mundo há polícias militares, como a Gendarmerie, na França e os Carabinieri, na Itália e no Chile.

    Saudações

  7. eneeme

    -

    11/05/2010 às 12:30

    Reinaldo: Se não me engano polícias militares foram criadas para atuarem junto aos governos e a polícia civil ,para a população em geral. Mas, parece que com o tempo as polícias militares vêm avançando no ¨metier¨ inerente às civìs. A QUEM INTERESSA?

  8. Paulo Bento Bandarra

    -

    11/05/2010 às 8:41

    Não só doloso, mas com o agravante por estarem empossados do poder do Estado justamente para evitar o que cometeram. Traidores que abusaram da confiança da sociedade.

  9. EDUARDO

    -

    11/05/2010 às 8:10

    Fico imaginando a situação dessa mãe ao ver seu filho ser espancado. Deveria ter feito o que? Chamado a polícia????

  10. OhMyGod!

    -

    11/05/2010 às 6:25

    Caríssimo.
    Quero deixar claro que não sou policial. Que fique claro também que não dou meu aval a maus policiais.
    Só uma perguntinha.
    O que dizer dos policiais que tombam, indefesos por vezes à paisana, assassinados por marginais que os reconhecem como tais em assaltos a coletivos, por exemplo?
    Já apareceu alguma ONG para defendê-los?
    Um velho truque para montar equipes de policiais. Coloque sempre um “novato” na equipe. Até que este “assimile” os velhos vícios, se borra de medo de cometer ilegalidades…

  11. ALVARO JUNQUEIRA

    -

    11/05/2010 às 2:21

    E enquanto isso, no reino de Banânia, Lula mantém o Tuminha no seu cargo, pois, afinal, ele também não deve ser um homem comum.

  12. elianemoura

    -

    11/05/2010 às 1:39

    É homicídio culposo, não tinham intenção de matar. Se tivessem, levavam o cara pro mato e atiravam nele.
    Policial ruim existe em todo lugar; lá nos USA tem pelo menos 3 detetives no corredor da morte. Tem que identificar e punir.

  13. A. BACCELLI

    -

    11/05/2010 às 1:32

    Esta’ mais do que na hora de acabar com a Policia Militar. Policia, para cuidar de civil, tem de ser Policia civil, como o e’ em todos os paises civilizados do mundo. Nossos PMs parecem soldados prontos para a guerra, mas despreparados para uma acao defensiva que inclui civis.

  14. CEKA

    -

    11/05/2010 às 1:25

    Isso tá parecendo coisa de crack.Alguém mandou fazer exame toxicológico nesses doidos? Também parece coisa encomendada… A gente já sabe que esta eleição vai ser guerra total…Tenho pena da mãe, que vai continuar vivendo com esta lembrança horrorosa.

  15. MOZAN0

    -

    11/05/2010 às 0:07

    Rei

    Eu ouvi uma parte da entrevista, fiquei pasmo quando o Herótodo Barbeiro achacou o Serra com o papo de privatização.
    Praticamente insistiu no fato embora Serra afirmava que não.

  16. Rodesiludido

    -

    10/05/2010 às 23:58

    Os Comandantes foram afastados, porque eram os responsáveis por tudo que acontecia ou deixava de acontecer nas respectivas áreas de atuação, conforme preconiza a legislação militar, não saber o que está acontecendo não é justificativa (pena que isso não é válido para todos os cargos de mando no país), porém, com centenas de subordinados atuando esparramados em uma cidade como São Paulo, fiscalizar tudo chega a ser uma missão impossível, muitas vezes um indivíduo que aparentemente é um bom PM, pode ser justamente o que acaba cometendo as piores ações.
    É fato óbvio que o mundo de violência no qual os policiais atuam, não é nada saudável para a saúde mental de alguém, daí essas surprêsas.

  17. rafael mota

    -

    10/05/2010 às 22:52

    reinaldo o poder ainda que minusculo em mãos erradas da nisso torna-se tão letal quanto armas convencionais, estes autocratas de cotovelo de viela, coagem na maioria das vezes o suposto suspeito não dando direito de resposta ao interpelado defender se é como alguns deles dizem aqui na bahia é a palavra deles contra a do suposto suspeito como se eles fossem guardioes da verdade e ao mesmo tempo proprietarios da lei da qual estão subordinados obs: a muinta gente honesta na policia bahiana e demais estados é claro, sem generalizar refiro me a banda podre no âmbito nacional.

  18. Casca Fina

    -

    10/05/2010 às 22:17

    Caro Reinaldo:

    É a covardia e a sanha assassina de certas ‘otoridades’, ditas policiais, escudadas no bastão da Lei.

    Este é o tipo de abuso, sórdido, que canalhas policiais vêm praticando com frequência.

    Oxalá esses réprobos, essas monstruosidades, sejam trancafiadas em enxovia comum, repleta de detentos, para experimentarem, na carne e na alma, o suplício inominável que infligiram à vítima, tirando-lhe a vida.

    Parece cruel, posto assim. Mas não é. Simplesmente: “A cada um segundo as suas obras.” - Cristo

    Amém.

  19. Guerra

    -

    10/05/2010 às 22:03

    Como é que é? O comandante acha que pode ter havido excesso de força física sobre a vítima? Segundo tenho visto também no Estado onde moro, é a nova terminologia que os altos escalões da PM utilizam pra amenizar o nome do que os seus trogloditas fazem com certos infelizes em que põem as unhas. Um cidadão, muitas vezes de bem, contra três, quatro ou cinco brutamontes. E aí dá excesso de força física! Sei. Força física: pontapé, cacetada na cabeça, murro nos rins, chute no escroto e quebra de membros. Pois é, pessoal! Precisamos entender que pode haver excesso de força física por parte das PMs!

  20. José (eu)

    -

    10/05/2010 às 21:51

    concluindo…
    carro não para na barreira, fogo nele.
    A “civilidade” começa, quando cada indivíduo se coloca em seu respectivo lugar.
    E termina, quando instituições que tem a difícil missão de nos proteger de malfeitores, são desacatadas por porqueiras como esse motoboy, que lutam até a morte, para não se render.
    É por não sabermos colocar “cada um no seu quadrado”, que colocamos Lula na Presidência da República e os ladrões do cofre do Ademar, na guarda da chave do cofre do Banco Central do Brasil.
    José

  21. Wilson1

    -

    10/05/2010 às 21:51

    Reinaldo, não parece estranho três casos graves da PM de SP em cerca de um mês? Ano de eleições. O PT querendo prejudicar o Serra e o Alkimin. Não sou paranóico de pensar que todo mal vem do PT, mas pelo seu passado e, também, pelo seu presente eu me sinto com o direito de achar que ELES são capazes de qualquer coisa para ganhar eleições. Então …

  22. José (eu)

    -

    10/05/2010 às 21:50

    continuação…
    escalão dos tres Poderes da República, meliantes que deveriam estar trancafiados num presídio de segurança máxima.
    “Irreverência”… essa é a mais cultuada das nossas “qualidades”; se o policial interpela um porqueira dum motoboy, este manda “um toco’ para o policial e sai em fuga pela contramão, para mostrar “que ninguém manda em mim”.
    E se , vencendo todas as dificuldades, o policial conseguir capturar o fugitivo, o mesmo se dá ao luxo de “entrar em luta corporal”, afinal de contas, “somos iguais”.
    NÃO SOMOS IGUAIS!
    O Policial, em serviço, representa o Estado e, como tal, deve ser respeitado.
    Vá fazer isso nos Estados Unidos, ditos campeões dos “direitos individuais”.
    Se o

  23. José (eu)

    -

    10/05/2010 às 21:49

    Tá certo…
    Desculpe, Reinaldo, mas esse tema me irrita profundamente, pelo modo como os valores foram distorcidos, ao longo dos anos.
    Acho que os policiais erraram.
    Ao mandar parar e serem desrespeitados, deveriam ter atirado no meliante, pois é para isso que o Estado lhes dá uma arma.
    Desmoralizar o Policial, é desmoralizar o Estado, que ele representa.
    É assim no mundo desenvolvido e civilizado, coisa que estamos longe de ser.
    Nos preocupamos muito com “direitos” e nos esquecemos de “deveres’, entre os quais está o respeito à autoridade policial.
    É por conta dessa nossa visão embaçada em relação ao que significa “liberdade” e “igualdade”, que chegamos onde estamos e colocamos no primeiro

  24. Luis

    -

    10/05/2010 às 21:44

    Infelizmente, Reinaldo, os bandidos de farda são, sim, a maioria. Sou estudante de Direito e tenho vários PMs por colegas e lhe afirmo: eles se consideram acima do bem e do mal e ridicularizam os (poucos) integrantes da corporação que seguem a ordem legal.
    A polícia brasileira, não só a paulista, precisa passar um amplo processo de depuração, fusão da Civil e Militar e municipalização.
    Estes casos recentes são apenas a ponta do iceberg.

  25. CALÉ

    -

    10/05/2010 às 21:28

    NÃO TEM NADA A VER - UMA É POLÍCIA ESTADAL E OUTRA É SECRETÁRIO DE JUSTIÇA FEDERAL.
    MAS COM UM EXEMPLO IGUAL AO DESSE TUMA, QUE É ORIGINÁRIO DA POLÍCIA PAULISTA, VOCÊS QUERIAM QUE ESSES POL. MILITARES SE COMPORTASSE DE QUE MANEIRA?

  26. Lupini

    -

    10/05/2010 às 20:07

    cont…
    Infelizmente, a semente do mal foi plantada lá atrás e hoje o que temos é o resultado; estamos colhendo o que nos foi legado pelos ideólogos e intelectuais da sociedade. Não existe uma verdade mais acertada do que a que diz: o crime existe por conta da existência de criminosos (sei que parece papo do molusco). PAíses muito mais desenvolvidos que o nosso, muito mais respeitadores dos direitos individuais e da coletividade aplicam a pena de morte ou a de prisão perpétua e mais, entendem a condenação como castigo e não reeducação. Isso lhes basta e a nós faz falta.

  27. Lupini

    -

    10/05/2010 às 20:06

    cont…

    que permeia o trabalho do policial uniformizado, um alvo fácil para as quadrilhas fortemente armadas e que não se sentem impedidas por nenhum meio legal a conter o ímpeto assassino. Ora, de que forma os policiais poderiam fazer as necessárias abordagens, sem ser de forma rude, dada a condição de desconfiança entre polícia/cidadão existente? Claro que nada disso justifica um tapa se quer numa pessoa dominada e imobilizada. O respeito ao ser humano não exige classe social nem econômica para se impor.
    Como ex policial, filho, sobrinho, neto e irmão de outros policiais, sei das dificuldades de se prestar um bom serviço à população.
    cont….

  28. Lupini

    -

    10/05/2010 às 20:05

    Reinaldão, simplesmente perfeita sua postura frente à mais este absurdo ato praticado contra uma pessoa indefesa. Não tiro uma vírgula do que disse.
    Entretanto, o momento pede reflexão e análise do “por que” isso acontece. Venho denunciando há mais de 20 anos o discurso da esquerda no sentido da prática da desobediência civil em caso de defender hipotéticos direitos, direitos estes cuja interpretação é dada pelos próceres de alguns partidos políticos. QUem está diáriamente nas ruas tentando manter a ordem sabe e sente na honra os desaforos que é obrigado a aturar (falta de respeito ao agente que representa a lei). Outro lado da questão é a extrema insegurança que permeia o trabalho…cont.

  29. Adao Braga

    -

    10/05/2010 às 19:56

    Atitudes dos policiais; Reação das instituições.
    Sem desculpas de que são infiltrados…

  30. anônimo

    -

    10/05/2010 às 19:54

    só digo que é dureza ser policial.
    quem não é, não imagina como é!

  31. Ana Maria C. Bruni

    -

    10/05/2010 às 19:49

    Ah os desmandos! A cúmplicidade, o silêncio, a omissão! Tudo lamentável para as vítimas. Infelizmente precisamos de mortes para que sirva de alerta. Espero que no país Nordeste a situação dos desmandos também tenha fim

  32. E a punição do Tuma Júnior??? - Crime é crime, seja qual for a tipificação!

    -

    10/05/2010 às 19:28

    Pois é, mas o secretário nacional da justiça Tuma Jr. continua livre, leve e solto… pro Lula, enquanto nada for comprovado contra o Tuminha não há razão para demissão… Meganhas e policiais civis de vez em quando, quando aprontam algo não facilmente “defensável”… então, são punidos. Tudo como dantes no quartel de Abrantes…

  33. flávio

    -

    10/05/2010 às 19:15

    Concordo totalmente. Lugar de homicida, qualquer um, é na cadeia!

  34. Cheise

    -

    10/05/2010 às 19:11

    CARO REINALDO,
    ESCUTEI HOJE PELA CNN DO RECIFE, ATRAVEZ DE UM JORNALISTA LOCAL,QUE PERNAMBUCO NÃO TERIA JOGOS DA COPA CASO SERRA FOSSE ELEITO.
    COMO ELES CONSIDERAM JARBAS SEM CHANCE DE SE ELEGER GOVERNADOR, AS VERBAS PARA A COSTRUÇÃO DO ESTADIO NO GRANDE RECIFE, SERIA INVIABILIZADA POIS NÃO EXISTIRIA SINTONIA ENTRE EDUARDO CAMPOS (GOV DE PE.) E SERRA.
    COLOCANDO ESSE RACIOCINIO A NIVEL NACIONAL, A COPA COM A ELEIÇÃO DE SERRA SERIA ABORTADA.
    ESSES PETRALHAS USAM DE TUDO.
    ESSES

  35. jovem

    -

    10/05/2010 às 19:01

    Corretíssimas as providências tomadas pelo governo do Estado de São Paulo!

    No entanto, com o clima de extrema violência nas grandes cidades do país, o trabalho de um militar ficou extramamente difícil.

    Acho que o nível de tensão num profissional das polícias militares encontra-se extremamente elevado.

    Já morei em diversos países e confesso que nunca vi tanta violência como atualmente se vê no Brasil.

    É urgente serem tomadas providências para que os militares não se contagiem com tudo isso, de maneira a evitar atos de violência desmedida contra a população.

    Além disso, a autoridade de um policial tem de ser respeitada e não ser estimulado o enfrentamento pela população.

  36. Mike

    -

    10/05/2010 às 18:56

    Colegas PM é por isso que ganhamos mal,
    agora tem que indenizar a Família pela perda o Ente,
    dinheiro que poderia melhorar nosso salário mas,
    Vejo da seguinte forma,
    o Governador, quando vai dar aumento, olha o Policial exemplar e pensa, vou propor para aprovação R$4.000, 00 de salário, aí o Noticiarío mostra isso, ele reavalia, para esse vou propor
    R$ 300,00, como não pode individualizar o salário,
    ele soma e divide por dois, por isso nunca melhora,
    até porque tem gente que vive com a metade disso, não faz bico nem enforca Ninguém…

  37. FOX

    -

    10/05/2010 às 18:46

    Aleluia que pela primeira vez na história dos erros Policiais, pegaram de cima pra baixo, e não de baixo pra acima,
    Agora acho que vai, é Isso aí, No meu entender esse é o Caminho, não adianta prender só o Soldado ou o Cabo ou Sargento, Parabéns!
    Sr Secretário,

    Doutor ANTONIO FERREIRA PINTO

    Eu Já gostava do Sr, agora então…

  38. JOE BASH

    -

    10/05/2010 às 18:35

    Reinaldo,

    Eu ouvi a entrevista do Serra no radio…o comentario sobre ser de esquerda ou ser de direita nao foi comprometedor…
    O problema aconteceu no caso do BACEN quando a Miriam Leitao fez uma pergunta num tom provocador…”ja vimos que o presidente do Brasil vai querer ser presidente do Banco Central tambem”.. e ele ficou bastante irritado e se sentindo provocado com a colocacao…no comeco da entrevista de introducao da Miriam, o Serra ainda tentou ser cordial no assunto futebol, mas ela nao deu muito ouvido…creio que o Serra esta muito sozinho nessa campanha inicial enquanto a Dilma tem a maquina de governo do Lula..ele nao vai acertar em todas, deve tirar como aprendizado

  39. Prosecutor

    -

    10/05/2010 às 18:30

    Reinaldo, não acredito em bolsões de resistência. Em crimes praticados por policiais militares posso dizer que tenho alguma experiência, mais de 20 anos na Justiça Militar de SP, como promotor e, hoje procurador de justiça. Acho que não há resistência contra a política de segurança traçada pelo secretário, simplesmente porque, apesar do rigor na apuração de desvios, Ferreira Pinto valorizou os policiais militares. Episódios de violência contra civis que enfrentam policiais sempre existiram. Continuam a existir, felizmente isolados, não como método e jamais incentivados. Mas é a primeira vez que comandantes são afastados por isso, o que nos traz esperança de que não se repitam.

  40. Henrique Moura

    -

    10/05/2010 às 18:21

    Na minha opinião, temos duas opções de acusação: ou assume-se o dolo, a intenção de matar mesmo, ou vamos pro lado de a intenção dos policiais ser “apenas” afligir dor numa pessoa indefesa e incapacitada: pra mim isso é tortura.

  41. Carlos Renato Fortes Vendramini

    -

    10/05/2010 às 18:10

    Concordo plenamente que , SE CULPADOS FOREM, sejam punidos severamente. Acontece que, caiu nas malhas da IMPRENSA, aí fica difícil, não? Duvido que, mesmo se não forem culpados, saiam dessa ilesos. A IMPRENSA, atualmente, age como juiz, promotor e juri, tudo ao mesmo tempo.

    O sr. Goldman não deve ficar constrangido antes de serem apurados os fatos. Ou está com receio de tal episódio virar munição para os petralhas? Época de eleição é fogo.

    Está complicado viver neste país. Muito complicado.

  42. Rodrigo Marques

    -

    10/05/2010 às 18:05

    “”Dois processos foram abertos contra eles na corporação: um administrativo, que pode resultar em expulsão da PM, caso sejam considerados culpados; e outro criminal, que prevê pena de 1 a 4 anos de reclusão se eles forem condenados. Eles podem ter usado “excesso de força física”, diz o comunicado da PM.”"

    Quer dizer, correm o risco de perder o “emprego” e ficarem no máximo 4 anos presos???? Brasil-sil-sil !!!!

  43. INTRUSO 171

    -

    10/05/2010 às 17:59

    A PM SEM COMANDO E UM DESASTRE. NO CASO DE BRASILIA, OS MAIORES SALARIOS DO BRASIL, A PM NÃO ESTA NEM AI. POLICIAMENTO QUE E BOM NECAS. APENAS MULTANDO, FAZENDO SEGURANÇA PARTICULAR, SALARIOS ALTISSIMOS, ALGUNS DEPUTADOS DISTRITAIS COMO CABOS, ENFIM CORPORATIVISMO TOTAL. SEGURANÇA QUE E BOM NECAS. SE OS GOVERNOS, PRINCIPALMENTE O DE BRASILIA NÃO ABRIR O OLHO BREVEMENTE TEREMOS UMA PM APENAS PARA SERVIR O REI, DANDO PORRADA QUANDO SOLICITADA E SUA FINALIDADE MAIOR QUE E PROTEGER A SOCIEDADE, XUNGAS. PRINCIPÁLMENTE AGORA QUE FOI LIBERADA A TROPA PARA FAZER SEGURANÇA PARTICULAR. VEJAM ATE QUE PONTO CHEGOU BRASILIA. INTERVENÇÃO JÁ. CHEGA DE FANTASIAS NA ‘ILHA DA FANTASIA’.

  44. VR-760

    -

    10/05/2010 às 17:58

    Engraçado. A resistência interna à abertura começou quando o Geisel exonerou aquele comandante do 2o exército (Ednardo) e colocou o Dilermando no lugar dele. O cara tinha perdido o comando da tropa (até porque tinha uma certa simpatia pela linha dura).
    Comando de tropa tem que seguir a orientação de cima, se não, os de baixo fazem o que querem, o que aparentemente é o caso.

  45. anônimo

    -

    10/05/2010 às 17:53

    of topic

    DENÚNCIA
    DENÚNCIA

    VIOLÊNCIA !
    HOJE, NA USP, VÁRIOS PRÉDIOS, ECA INCLUSIVE, AMANHECERAM CRIMINOSAMENTE FECHADOS A CORRENTES E CADEADOS E FECHADURAS COLADAS !

    NEM UM PIO DA IMPRENSA !!

    QUEM MANDA NA USP NÃO É O REITOR;
    É O TAL MAGNO E A SUA GANG DE QUADRILHEIROS TERRORISTAS !!


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados